Essa história me fez reviver minha juventude, da qual não tenho a menor saudade: tudo era coisa de put..., a cada cartomante que minha mãe visitava era um novo pavor "sua filha engravidará no próximo ano" ( tive a minha relação aos 22 anos e o primeiro beijo aos 19 anos ) e, para coroar o fim da adolescência uma mega surra aos 20 anos, porque fui tomar vitamina de morango com amigos, mas, para meus pais " fui dar ". O resultado prático: para me proteger comecei a mentir sistematicamente. Hoje, aos 49 anos, mãe de uma moça e um moço, não repito a mesma cartilha em que fui educada, cobro responsabilidade, exijo respeito, mas, não tenho uma postura castradora e nem puritana, procuro orientar e entender meus filhos.
@@danielafatimadossantosalve9643 pra vc vê, que muitas vezes nao tem haver com religiao e sim com a maldade do coraçao. Sou evangelica e todo dia oro a Deus pra que eu e meu sejamos pais melhores, para que tenhamos sabdoria nas nossas palavras e atitudes ao disciplina los. Tenho 3 jovens .
Bando de hipócritas. Pais gostam de exigir dos filhos que nao façam as coisas que sempre fizeram. Hoje vejo minhas amigas querendo dos filhos o que elas nunca fizeram ou o contrário. Mas eu falo que vou contar tudo kkkk
@@priscilabarbosa2105 Quando vc tiver seus filhos entendera. Elas fizeram coisas que nao troxeram bons resultados pra elas e por isso elas nao querem o mesmo pro seus filhos.
@@camillarezende2217Sra. Camilla, gente fofoqueira existe em todos os lugares, acho que é uma coisa muito feia, sou evangélico e se eu fosse sair falando das coisas que chegam ao meu conhecimento, muitas confusões já teriam surgido, entretanto prefiro me calar, pois qdo uma pessoa sai espalhando fofocas, ela está julgando a outra pessoa, e eu não sou juiz de ninguém, só existe um reto Juiz que é Deus, e a Ele que todos prestarmos contas dos nossos atos. Que Deus abençoe sua vida. Paz.
@@anatoliveira9174a ética deveria ser a mesma, o que acontece que os pastores não fazem nenhum juramento de sigilo com os padres e outros profissionais da área de saúde
Pode ficar sossegada, porque com certeza absoluta o pessoal da sua igreja deve ter segredos muito mais cabeludos escondidos debaixo de uma camada grossa de hipocrisia 😂😂😂
O PAI FOI VISITAR A FILHA QUE HAVIA TIDO BEBÊ E PERGUNTOU: FILHA, ESSA CRIANÇA NÃO TA MUITO ADIANTADA? NAO PAI, O SENHOR E QUE E MUITO ATRASADO.😂
8 месяцев назад+253
Como mãe, acredito que os filhos não são nossos, devemos ensina-los e os prepararmos pro mundo. Se seus pais querem que você viva sua vida pela cabeça deles, não conte até ter condições de se bancar... financeira e emocionalmente!
Aqui em casa eu (23) e minha irmã (29 a) temos condições para viver muito bem, mas isso sobe na cabeça do meu pai e ele pega todo o nosso salário, incluindo o da minha mãe, na cabeça dele, a gente ainda é criança e vamos ficar mais uns 20 anos na casa dele, é muito desanimador 😢
@@leticiamoraes8650 E VOCÊ E SUA IRMÃ (ELA JÁ COM 29 ANOS) NÃO TEM NENHUM PLANO PRA VIDA DE VOCÊS? TUDO BEM SE VOCÊS CONTRIBUEM COM UMA PARTE DOS SUS SALÁRIOS PARA AJUDAR COM AS DESPESAS DA CASA, MAS DEVERIAM DECIDIR O PRÓPRIO FUTURO E NÃO FICAREM APENAS "DESANIMADAS"... VOCÊS DEVERIAM PROCURAR UMA PSICOLOGA COM URGÊNCIA, PORQUE PARECE QUE SE NÃO TIVEREM UMA AJUDINHA, VÃO FICAR PARADAS E FRUSTRADAS, DANDO O DINHEIRO DE VOCÊS PRO RESTO DA VIDA !
@@leticiamoraes8650 se ele pega seu salário e o da sua irmã é porque vocês permitem, não é mesmo? Não é só sentar e conversar seriamente com o papai? 😉 Se o diálogo não resolver, você pode se mudar e morar sozinha ou com a irmã!
Certas posturas parece que só trazem sofrimento. Entendo os dois lados... mas tirar a filha da faculdade por não ser mais virgem é empatar a vida da filha, uma punição sem cabimento. Que contexto terrível, viu... Seguidora, você é adulta, então, seja responsável: NÃO SE DESVIE DOS ESTUDOS mas se informe, se cuide, use algum anticoncepcional e não abra mão da camisinha. Toda precaução é bem vinda, pois, ISTs não tem a menor graça e você não tem condições de arriscar engravidar. Também vá buscar estágio, trabalho mesmo ou cursos complementares para incrementar seu currículo, encaminhe sua vida profissional para poder ter liberdade para ser adulta o quanto antes. Obs.: para mim, sexualidade é de foro íntimo. E diante do cenário familiar apresentado, eu não contaria mesmo.
Querida..só Deus pode julgar...fica em paz...estude..se forme...consiga se sustentar..e se for o caso, dai vc conta....bjs..fica c Deus..Ele lhe dara a soluçao
Também cresci em uma família muito religiosa e perdi minha virgi#dade aos 17. Quando minha mãe desconfiou, coisa de uma semana, me fez contar tudo com a mão na bíblia, disse que não era pra mentir pq estava jurando pra Deus e ele ia me castigar se mentisse, senti um desespero tão grande que nem raciocinei que obviamente Deus Já sabia claro (além disso, já tinha orado pedido perdão antes, pq realmente foi algo impensado) . Nunca tive tanta vergonha, estava ela e meu pai lado a lado, me senti a pessoa mais suja que eles conheciam. So fui me relacionar novamente aos 21 anos. Realmente só me "libertei" depois que sai da casa deles. Hoje em dia não sinto aquele amor genuino por meus pais, é mais um sentimento de respeito mesmo, até os abraços são longos pra 1 seg e parecem ter uma barreira que me faz ficar desconfortável. Fiz terapia (não só por isso, mas por inúmeras coisas) e estou muito melhor. Tenho 2 filhos e quero ser diferente nesse quesito, pq não quero que eles me abracem como abraço meus pais. Não adianta prender, basta 5 minutos ou menos pra coisas erradas acontecerem. Todo mundo passa por isso.
Aconteceu comigo algo muito semelhante por causa de religião tambem. A atitude da minha mãe prejudicou meu futuro profissional e sentimental. Perdi uma grande oportunidade profissional e um grande amor. Hoje sou mãe e minha filha hoje com 25 tem TODA liberdade pra escolher TUDO na vida dela, erra e acerta, estou aqui para apoia-la. Minhas sobrinhas da mesma idade passaram maus pedaços por causa de religião também, muita confusao e sofrimento. Conselho de quem esteve dos dois lados NÃO CONTE ! Mas se cuide, mantenha o amor, o respeito e a gratidão por eles. Termine sua faculdade, construa sua vida profissional, se torne independente. Seja eternamente grata a eles. Não precisa se rebelar em.momento nenhum, nem depois. Com o tempo vá mostrando sutilmente que tem opiniões diferentes, que apesar disso se dedicou, fez as escolhas certas e teve sucesso e assim eles vao respeitar suas escolhas e ter orgulho de vc. Deus é contigo, nada sinta culpa, você não esta traindo ninguem. Você não está frequentando a igreja deles, mas por ser criada assim desde sempre está presa nas crensas limitantes dessa religião e por isso sente culpa. Limpe isso de dentro de você. Você não está fazendo mal a ninguem, não existe pecado em nada disso. Você é jovem, não esta comentendo nenhum pecado.
É uma bola de neve, mentir para sustentar mentiras, vc acaba ficando sem saída no final! Arrume um emprego e se sustente sozinha, pague sua faculdade, seu aluguel e suas saídas com os amigos. É difícil? É, mas também é o melhor caminho, assim vc estará livre para poder se abrir e acabar com todas essas mentiras.
Bom dia Medrados!! Sei bem o que é isso na minha casa não podíamos ler gibis, ter álbuns de figurinha, ir em parques, usar calça comprida, tudo era do "tinhoso". Na minha infancia e adolescência tinha o Play center aqui em SP nunca pude ir, conheci esse parque depois de casada e com 3 filhas. Kkkkkk
Gente, esta mãe PEDE para "ser corna" de filho. Eu tenho duas filhas e sempre conversamos sobre tudo e elas confiam em mim. Deixando claro que prioritariamente sou mãe, e ser amiga delas vai até o imite da minha responsabilidade como mãe.ali
Tenho pena desses pais em quem os filhos não confiam. Continua levando sua vida. Se seus pais não merecem confiança, guarde pra você, sua vida não interessa pra ninguém. E saiba, que Deus, só se importa em amar. Incondicionalmente.
@JocineiaLoyolaQuanto à gravidez, ela deve procurar uma ginecologista pra se precaver. Quanto ao dinheiro dos pais, eu sou mãe, dou com o maior prazer o apoio monetário pra minha filha fazer a faculdade e não fico me metendo na vida dela. SER MÃE NÃO É SER DONA !
Moça, um conselho, não conte a ninguém que você conheça, e como é seu corpo e seus sentimentos, continue namorando, só um conselho vá ao ginecologista para ele passar a melhor pílula para você e toda vez que você for namorar use também preservativo, a pílula tem uma porcentagem pequena de não efeito e seja feliz, mãe não precisa saber de tudo, principalmente quando privou você de uma liberdade que você tem direito, apenas tenha responsabilidade pelos riscos das consequências e seja feliz, muito feliz.Beijos no coração.
Não há nada tão ruim que não possa piorar. Vê se não engravida seguidora e tenta arrumar um trabalho ou estágio se possível. Assim seus pais não estarão bancando coisas que eles não querem bancar.
Vdd, tenha tdos os cuidados possíveis e imagináveis pra não cair numa gravidez, isso arruinaria sua vida, primeiro se forme e depois pense em filhos, não só pq os pais são ultra religiosos mas pq ter filhos ser estrutura é suicidio
Eu acredito que se a gente quer viver uma vida diferente do que a que nossos pais nos oferecem, devemos nos tornar independentes. Mentir nunca é a escolha certa, se você quer viver da sua maneira, deve procurar um trabalho e pagar pelas suas coisas, não será nem a primeira nem a última pessoa que faz faculdade e trabalha. Não concordo com a maneira de agir dos seus pais e já estive em situação semelhante (eu levava uma vida dupla, em casa era a filha perfeita e na faculdade pegava todo mundo e bebia horrores), um belo dia cheguei em casa após beber muito e entrei em coma alcoolico, tudo foi descoberto e ver a decepção nos olhos dos meus pais me deixou em depressão, não somente isso, mas perceber que eu nunca encontraria felicidade real na vida que eu estava levando, curiosamente a encontrei em Jesus. E sendo uma pessoa que é membro de igreja nunca agiria assim com meus filhos, as pessoas são livres para fazerem o que elas desejarem, eu os alertarei sobre os perigos e as consequencias, e no seu caso vejo que a consequencia é perder a "liberdade" que conseguiu usando o dinheiro dos seus pais e mentindo para eles. Vejo que você não é alguem que se importa. Permanecer nessa situação vai te destruir, e se for descoberta vai te destruir ainda mais....
Exatamente! Talvez a verdade faça com que os pais reavaliem o apoio financeiro. Se isso acontecer, ela pode se planejar para buscar mais autonomia financeira, aos poucos, com foco na faculdade e na vida que quer construir. Isso é difícil, mas pode ser uma chance de crescer e encontrar soluções para ser cada vez mais independente. E "ser dona da própria vida" significa liberdade e autenticidade, esconder a verdade parece uma contradição. A partir do momento em que ela é sincera, está começando a viver a vida que quer de forma completa.
Aqui em Portugal, diriam que esses pais são do tempo dos Afonsinhos, mas contar para alguém de uma igreja, isso sim, é o pior erro, não têm empatia por ninguém, por muito que pareça o contrário. Que se deixe ficar como está, com o passar do tempo a culpa vai diminuindo e o curso entretanto está concluído, como diz a Suelen, primeiro ganhe a independência, depois veem as verdades. Beijo 😘
Vamos lá Concordo com Suelen. Agora, não é o momento. Você tem como se manter? Tem como se virar? Então, por favor, pense muito sobre isso, de forma mais fria possível. Porque é sua vida, seus valores e todas as conclusões tiradas daí, determinarão sua vida futura, muito depois de seus pais terem partido. É um evento canônico e merece ser observado com todo o carinho e respeito. Mas Á TODOS, principalmente á você, meu anjo. Deus guie teus passos ❤
Eu não contaria porque o jeito de ver a vida da sua mãe é totalmente diferente do seu. Ela não vai entender. Mas comece a mostrar que você pensa diferente e nem por isto é melhor ou pior pessoa. As pessoas são diferentes e devemos respeitar, mesmo sendo nossos filhos. ❤
Fez bem essa moça de não contar nada. Pros evangélicos Tudo é pecado...e a mãe é fanática...o fanatismo é mais pecado ainda, viva sua vida e seja feliz ❤😘
No lugar da garota eu não contaria pela dependência... Primeiro sua formação acadêmica! "O que os olhos não vêem o coração não sentem". Guenta a língua na boca garota rs Edit.: Use dois métodos contraceptivos, sendo um deles camisinha camisinha. Vá num postinho pra procurar informações. Tudo é gratuito(camisinha, injeção contraceptiva, diu..)!
Sou Evangelica, mae de adolecentes e sei que eles tem seus segredos e seus pensamentos diferentes. Eu sempre falo pro meus filhos que eu nao preciso saber de tudo, porem eles nao podem ter segredos entre eles. Pois caso aconteça algo, irmaos saberam aconselhar e ajuda. Quando essa jovem eu aconselharia a nao contar a mae, sim terminar esse relacionamento por enquanto e se focar nos estudos. Minha jovem vc como evangelica conhece o mundo espiritual e sabe que esse relacionamento ( pelo menos nesse momento) nao terminara bem. Uma mentira puxa outra.
@@maaqogqn3428 a questão é que, os pais dela são muito rígidos, especialmente a mãe... Se ela for de fato muito nova (-20), estiver no início da faculdade, se o namorado dela não for de incentivar-la aos estudos, e/ou ela estiver muito apaixonada a ponto de esquecer ou se dedicar mais ao relacionamento do que a faculdade, pode atrapalhar, de fato, mas sem essas prerrogativas... Eu usaria dois métodos contraceptivos (camisinha, e outro método contraceptivo. Obs.: Não faça tabelinha e coito interrompido. Geralmente são ineficazes, principalmente sem camisinha), e seria feliz com meu namorado...
Esses métodos contraceptivos gratuitos não presta e ainda causa problemas a saúde, fazem propositadamente para as pessoas não usarem só funciona se for caro e no particular pois tudo que vem de governo não é eficaz e muitas vezes falho, é fácil falar pois não sabe os planos dos senhores do mundo para estar essa bagunça toda e o plano nojento deles para humanidade, se fosse tão simples não teria pobreza uma coisa leva outra.
dica: TERAPIA, tudo que eu não consigo desabafar eu desabafo com minha terapeuta. Ela vai saber muito mais facilmente como te ajudar e se der ruim, como melhorar isso (deem bastante like pra isso chegar nela, Frank, se vc puder fixar o comentário ajudaria muito pra ela ver
Na minha vida fiz minha própria regra. O dia que eu decidi não aceitar os conselhos dos meus pais, decidi não aceitar também o dinheiro deles. Porque eles podem estar errados, mas é sacanagem SIM aceitar deles o que convém só pra gente.
Sabe que a sua teoria parece honesta e justa. Só que não é! Porque está na lei. O dever do cidadão é prover o alimento e a educação para os filhos, até que ele seja capazes de fazer isso por conta própria. Então, Não existe Respaldo para Pai e mãe Deixarem de fazer isso, se tiverem condições. Eu não estou querendo te atacar. Eu acabei de descobrir isso também. Há há muitos anos eu estudo legislação e eu só fui descobrir essa informação agora. Achei interessante compartilhar.
Eu passei pela mesma coisa...na verdade eu nunca contei pra ngm da minha familia ou da igreja, mas depois que a mina avo faleceu, toda a familia relaxou um pouco e nem foi preciso contar nada. Minha avo era o amor da minha vida, mas ela controlava nossas vidas pela religiao. Depois q ela se foi e nao tinha mais aquela pressao, tudo ficou mais leve. Anos depois, tenho um excelente emprego, nao sou casada no papel, mas vivo com meu marido (isso seria impossivel se ainda estivesse vivendo sob o controle da igreja),tenho minha filha e estou gravida do meu segundo filho, vivendo minha vida sem pressao, sem estresse...mas de vez em qnd ainda vem aquela culpa, mas que logo passa pq a gente eh cara de pau.😁😁
Não conta nunca. Isso é sobre vc, sua vida, seu corpo. Eu vivi coisas parecidas, eu dizia o que minha mãe queria ouvir para ter paz. Terminei a faculdade e sai de casa.
Enquanto depender financeiramente dos pais vai ter que aguentar pois teu futuro depende da faculdade.Namoro pode terminar sempre,nao enfrente tua familia sem poder se manter. Pense em tudo o que pode dar errado,oque vc pode perder. Vc esta esperimentando a liberdade pela primeira vez ,mas nao significa que esteja certa. Meu primeiro grande amor provou com o passar do tempo ser um legitimo canalha. E nao valeu a pena o que perdi por ele.Fiz a escolha errada....mas na epoca estava cheia de razao.boa sorte
Achei o melhor comentário que eu li. Afinal de contas, a maioria dos comentários estão falando mal dos pais, porém os pais se preocupa com a filha, e investem no futuro dela (embora entendo que a falta de dialogo é um problema).
Fato... cometi o mesmo erro. Eu me arrependo e já perdi perdão a minha mãe. Só percebemos algumas coisas quando quebramos a cara. Não consigo nem achar graça.
Quanto a rigidez de educação e conduta de seus pais não tem o que fazer, a gente só consegue mudar a nossa cabeça, os nossos valores, mas os valores dos outros não tem como. Então ou vc começa a trabalhar e estudar, aprender a se manter e termina sua faculdade e seguir sua vida, ou acaba com qualquer chance de andar com suas pernas e fica prisioneira desta situação pro resto da vida. Pq ninguém da sua igreja vai querer casar com vc, quando descobrirem a verdade... Pq seus pais irão dar testemunhos na igreja, pode crer. Na minha opinião, ninguém tem que saber da sua vida. E toda a pressão que sua mãe faz é pq ela aprendeu a ser assim. Então ela que fique com o aprendizado dela e vc segue com sua vida... Omitir a verdade não é o mesmo que mentir. Preservar a paz dos outros também é uma forma de amor...
Lindo Monica. Eu não falo de religião com meus pais. Cada um tem as suas convicções e independência. Preservar a paz dos outros também é uma forma de amor! Lindo!!!!
Tem coisas tão claras,não é?! Mulher,vou te dar a real que vc já sabe inclusive! Vc tem apenas 3 caminhos! 1) continuar sendo vc mesma e fazendo o que vc bem entende,mas com sentimento de culpa por estar mentindo pra sua família que te sustenta e não aprova o caminho que não é o que eles traçaram pra vc. 2) vc usar o seu tempo livre e procurar um emprego pra começar a cuidar da sua vida como vc bem entende,sem sentir que está enganando e explorando seus pais e 3) até vc poder ter o controle econômico da sua vida,viver como eles querem que vc viva! Sem mais delongas,baby!!!! Isso é vida real! Boa sorte pra vc não se perder nessa jornada,que é na verdade,a única coisa que importa!
estudei e trabalhei simultaneamente desde o colégio, qual a dificuldade disso minha gente? quer ser livre e fazer o que bem entender? TRABALHE e banque as suas escolhas, simples assim.
Fico triste de ver essas histórias. A primeira pessoa pra quem contei do primeiro beijo e da primeira "brincadeira profunda" foi pra minha mãe, e hj sendo mãe tento ter esse tipo de relação com meus filhos. Das experiências que vi na família e amigos, que tiveram esse tipo de criação mto restritiva, o melhor é não contar. Espera passar todo esse período e só conte quando estiver melhor estruturada, trabalhando e fora da casa dos pais.
Seguidora linda de Deus! Eu sei o que vc tá passando, já vivi esse dilema com meus pais. Não contei nada pra ninguém, vivi feliz com meu amor até ele se vender e se casar com uma¨ vaca¨ velha e ainda me deixou grávida 🤰 🤰. Foi muito sofrido e doloroso, já faz 38 anos, ele já faleceu, mas ainda hoje eu não consegui esquecê-lo. Só toma cuidado pra não se ferir, viva seu amor o quanto puder e seja feliz.
Eu não recomendo buscar a independência no momento atrás de qualquer trabalho, pois pode cair num callcenter da vida e ficar mentalmente doente. Não vale a pena trabalhar de callcenter. Paga mal e te deixa doente!
@@maaqogqn3428 uma coisa é abuso, outra coisa é assédio moral e violência psicológica... O burnout me fez tentar o suicídio. Não recomendo esse tipo de trabalho pra ninguém. 99,9% dos produtos de teleatendimento tem um modo operacional insalubre (psicologicamente falando), e conciliar trabalho e estudo já é difícil, assim é pior...
Pai e mãe não tem que ser amigo, tem que ser pai e mãe! Quando eu não cabia mais na aba do chapéu da minha mãe, fui obrigado, mas peguei meus galo de briga e meus pano de bunda e me mandei embora. Vá viver sua vida!!!
Minha infância e minha adolescência também não foi fácil, não tenho saudade dessa época É horrível ter que mentir por tudo Minhas filhas foram criadas do jeito que eu gostaria de ter sido E elas nunca me deram trabalho nem me decepcionaram Hoje elas estão na fase adulta e somos muito amigas e até hoje temos segredos que nem o pai delas sabe
Boca fechada, não entra mosca. Fica quieta e guarda só pra vc. Há certas coisas q nós contamos nem para nós mesmos. Sua mãe não precisa saber porque ela não entenderia.
Você é maior de idade, mas depende financeiramente dela então tenta um estágio ou um trampo meio período vai pagando algumas contas e quando tiver independente conta, por enquanto deixa quieto, mas sabendo que qualquer hora pode estourar
Eu mentia compulsivamente para meus pais na adolescência e na fase adulta que ainda morava com eles, mentiaaaaa muito mesmo, eu não me arrependo, não me sinto culpada e nunca senti, eu fiz pra me proteger, não tenho culpa dos medos e das expectativas dos meus pais para minha vida. Sempre soube que essa vida pertence a mim, NINGUÉM vai retirar de mim a posição de fazer escolhas em relação a minha vida. Só sinto muito que meus pais não criaram um ambiente seguro para mim, onde eu poderia buscar conselhos e apoio em seus braços.
Não tem que contar nada pra mãe. Você já é adulta, seus pais não podem decidir sua vida. Eu procuraria um emprego urgente e cuidaria da minha própria vida sem dar satisfações pra mais ninguém.
Conselho, peça perdão a Deus, não conte a seus pais por enquanto!!!! Só Cuidado em confiar em homens!!!! Já q, vc percebeu q não quer viver nas asas d seus pais, procure urgentemente um emprego, e DEPOIS assuma o q fez a seus pais, se eles não continuarem a te ajudar na faculdade, vc já terá emprego pra se sustentar. Massss seus pais não tem mais autoridade sobre vc, MASSSS vc precisa ser independente!!!! E PELO AMOOOOR D DEUS!!!! TOME ANTICONCEPCIONAL EM NOME D JESUS CRISTO!!!!!! POR FAVOR NÃO GUARDE ESSE TRAUMA, ACREDITE, NÃO SERA BOM, TENHO 50 ANOS E TENHO TRAUMAS D INFÂNCIA Q SÓ DEUS SABE!!!!
Nada de bom vem da mentira e consciência pesada, quer viver como adulta mas bancada pelos pais, fala a verdade e lide com as consequências. Fala que se arrependeu de mentir e não concorda com a opinião deles, mas respeita e não vai mais cometer o mesmo erro, só não fala a parte que pega dinheiro pra barzinhos pois isso é falta de carater e respeito. Se a mãe perguntou provavelmente ela já sabe, uma amiga fofoqueira dela deve ter te visto e aumentado tudo, fala com teu pai pede desculpas e arruma um emprego.
Engraçado q ela quer viver a vida dela, mas depende dos pais....se quer viver a vida, seja independente e ponto. Nao dependa dos pais e viva a vida! Pq, na hr q der merda, quero ver pra quem ela vai recorrer.
ESSA CULPA QUE A SEGUIDORA CARRREGA, É POR CAUSA DA RELIGIÃO, QUE COLOCA FARDOS PESADOS NAS PESSOAS,E MESMO QUANDO A PESSOA SE AFASTA DA RELIGIÃO, AINDA LEVA UM TEMPO PRA ELA SE LIBERTAR DESSA CULPA QUE TUDO É PECADO. MENINA, FICA EM PAZ,VIVA SUA VIDA DA MELHOR FORMA PRA VOCÊ,SE PREVINA NO ATO,E PRONTO. POUPE OS SEUS PAIS DOS DETALHES DA SUA VIDA.❤
"Seguidora", concordo com o namorado. Não conte nada pra ninguém, até você poder se bancar, porque seus pais não vão facilitar sua vida. Mas trate de não engravidar! Vá ao ginecologista, se oriente e tome anticoncepcionais direitinho e também não deixe seus pais e familiares e possiveis fofoqueiros saberem nem mesmo dos anticoncepcionais.
E o namarado que diz gostar tanto dela? Ele faz parte dessa história, e se realmente se importasse com ela já teria ido conversar com os pais e acertar a situação. Mentir nunca vale apena, a confiança quando se perde, você pode até reconstruir, mas jamais será a mesma. A verdade causa problemas, mas esses podem ser resolvidos, por mais árduo que seja.
Não conta pra ninguém, tenta ser bem discreta com o namorado,e se forma!!! Depois vai viver sua vida! Não precisa contar,nem pra sua mãe, nem pro seu pai e muito menos "para amiga" ! Foque na sua faculdade,e pelo amor de Deus,não engravida antes de se formar, e de ter sua independência financeira! Seja feliz fazendo o certo! Se forme,ganhe sua liberdade com uma base sólida! Pra depois, não ter que viver debaixo das asas dos seus pais o resto da vida ,sendo humilhada.
Perfeito. Perfeito perfeito. Tem que ser discreta e acabar a faculdade depressa. Sendo uma jovem adulta com criação religiosa acha que a sua vida sexual e afetiva é da conta dos outros, mas não é da conta de NINGUÉM. Se tivesse outros pais poderia viver despreocupada, tendo esses pais tem que ser discreta, acabar o curso rapidamente e ficar independente de pais, de marido, de igreja. iNDEPENDENTE para viver a sua vida segundo as SUAS escolhas.
Não conta pra amiga pq sim ela vai contar pra outra pessoa ainda q não seja a mãe. Procura um trabalho e se banca, pq qdo vier a tona continuando assim vai ser mto mto ruim e no fim das contas é para a sua família que vai recorrer qdo tudo estiver saindo do controle
É muito simples. Quando você tiver sua independência financeira, conte tudo. E não se culpe. Se os pais aceitassem a diferença, você exporia o quão singular você é.
Que triste ver que a religiosidade ainda afeta muito o relacionamento familiar!! Se ela contar, vai perder a faculdade, a "confiança" que os pais tem nela e a imagem de moça "santa"!... por outro lado, não contar pode afetar sua consciencia!! Eu escolheria acalmar o coração, tentar conversar aos poucos com sua mãe sobre o quanto vc gosta do rapaz, e o quanto ele tem feito bem e q vcs estão em um relacionamento sério.. e o resto é consequencia, segue a vida, estuda, corre atraz da sua independencia e escolha sempre ter paz!
Conselho,,,,,passei pelo mesmo, minha família parte de pai e mãe são 90% todos evangélicos, nasci num lar cristão desde sempre....porém, com a adolescência comecei a ter curiosidade pelas coisas mundanas, eu não queria mais ir na igreja , mas minha mãe me obrigava, então eu comecei a sair escondido , matava aula pra ficar cm os amigos na praça, e olha q sempre fui ótima aluna, toda certinha, só podia ir pra aula de saia , cabelo lá no pé,,,, enfim,,,, perto do aniversário de 15, criei coragem e tive uma conversa cm minha mãe sobre a igreja, ela chorou muito, mas fiz ela enchergar q a parte dela ela fez por mim, me ensinou o caminho correto , certo e errado, e o que eu decidisse a partir dali era de responsabilidade minha e eu que ia ter cm Deus,,,,comecei a trabalhar de baba meio turno e outro turno estagiar de vendedora, sempre ajudava minha mae nas despesas de casa, eramos so eu , ela e meu irmao....comecei a fazer cursos, namorei , sai , fiz amizades , nunca fiz nada de pecado grave, mas experimentei cigarro e bebidas ,,,,cigarro só experimentei mesmo , não fumo,mas nunca sai para festas , boates, essas coisas ,,,,comecei a namorar cm o meu marido mundano kkk aos 17 anos , fizemos brincadeiras profundas e por ser muito burrinha não conhecer nada sobre sexo, proteção,, engravidei cm 18 e casamos, hj temos 3 filhos, 18 anos juntos , e a primeira vez q fui em festa e boates foi cm meu marido. Crescemos juntos , eu e ele , passei por muitas coisas, provações, e Deus sempre esteve comigo, pois ainda oro , conheço a verdade e tenho temor de Deus, damos o dizimo,,,,sinto falta d ir a igreja, da comunhão, hj a igreja está bem diferente do meu tempo, hj tudo pode , e eu me visto mais descente do q muitas *irmas*,,,,enfim, sei q um dia vou voltar pra comunhão da igreja , cm Deus , mas quero minha família convertida junto comigo,,,,esqueci do conselho kkkk meu conselho é não contar nada agora,,,,espere , porq eles não vão entender, o resto da família e a igreja vão te julgar,,, é ruim mentir, mas confesse e ore sempre pra Deus, e faça o seu melhor , não esqueça nunca de Deus.
Tenho 58 anos e até hoje minha mãe não sabe que perdi a virg....antes do meu casamento! Perdi com a oessoa que seria meu marido! Acabei casando muito cedo pra ter a tal liberdade. Na minha cidade, na época, tinha apenas duas faculdades e nenhuma me satisfazia, meu pai não quis que eu fosse fazer faculdade na capital...enfim... Duas alternativas: vc conta, desaponta seus pais, sai da faculdade e espera seus pais te darem alforria... ou... não conta, termina faculdade, tem paz entre vc e seus pais, se liberta e seus pais nunca ficariam "decepcionados" com vc e todos ficariam felizes! A vida é sua, e a escolha de como vc quer ser feliz TB é sua!
Menina tudo nessa vida passa e certamente esse momento que estás a viver vai passar, só se cuida pra não engravidar ou pior contrair doenças , que é um risco quando não nos protegemos , procure uma forma de ter um sua independência financeira e assim não depender dos seus pais ! Com certeza Deus não é esse carrasco que muitos dizem ser. Deus te abençoe sempre! Beijos!
Não contar até conseguir se formar é a opção mais segura, mas sugiro que vc procure um serviço mesmo que seja meio período. Quanto mais independente vc se tornar mais fácil será lidar com seus pais de igual para igual.
Não é uma história fácil, ao mesmo tempo que você se sente culpada, você também não tem ninguém em quem possa confiar de contar. Uma sugestão, não conte, pelo menos não agora. Faça a sua faculdade, vai atrás de um estágio em uma empresa com possibilidade de efetivar. Se empenhe para ser efetivada e depois que as coisas estiverem bem para você, ai você conta. Outro adentro..... Conversa com seu namorado, você está se arriscando para está ao lado dele. O mínimo que ele pode fazer é pelo menos mostrar aos seus pais que quer levar você a sério.
Não conta pra ninguém, se vc tá feliz com seu namorado vai em frente. Quando vc for independente vc fala, isso se achar conveniente. Quem te julga é Deus e Ele é misericórdia.
A moeda de troca do AMOR é basicamente o RESPEITO. Seus pais não são obrigados a bancar nada, mas fazem isso por puro AMOR; o mínimo que esperam é o seu RESPEITO! Se foi madura o suficiente para dar esse importante passo em sua vida, seja madura também para devolver a eles o respeito que merecem! Seja respeitando as regras, ou mesmo o sacrifício que fazem para te manter estudando longe. Deus te abençoe, e te ajude a tomar a melhor decisão.
Sou mãe de dois meninos, hoje quase homens feitos. O meu filho mais velho namora uma moça maior de idade, muito boazinha, amo ela de paixão. O pai dela não deixa ela chegar tarde em casa, viajar, ficar sozinha aqui em casa com meu filho, enfim, ela tem q esconder algumas coisas porque o pai é superprotetor. Ela infelizmente TEM que esconder, isso não é culpa dela. No seu caso não se sinta culpada por uma situação que seus pais impuseram. Fica em paz e siga sua faculdade, namore com responsabilidade, cuide para que seu curso seja proveitoso e depois da faculdade, já com sua independência, aí sim vc pode até contar pra eles. Já fui adolescente e meu pai era um tanto qto puritano, tive que omitir verdades dele e não me arrependo. Me arrependeria de não ter feito. Espero muito que vc consiga viver sua juventude do jeito que vc quer. Deus te abençoe!
Meu medo é educar meus filhos, ensinando os princípios cristãos e depois eles se esquecerem e cairem em qualquer armadilha do diabo. Porque não poderei privalos de muita coisa que eles vão querer participar, porém farei de tudo pra que quando eles estiverem sozinhos, busquem na consciência e pessam ao Espírito Santo que lhes ajude a tomar a decisão certa. Que meus filhos sejam verdadeiros seguidores de Cristo, e não filhos de crentes que na primeira oportunidade vão pecar. Afinal Deus não tem netos, somente filhos.
@@nadirsantos7894 O que a Bíblia fala que é pecado, é pecado e ponto final. Não adianta se denominar cristão e não seguir os ensinamentos por completo, esse papo que Deus vê só coração e balela. E sim a Bíblia deixa bem claro em todo tempo que temos um inimigo, e que ele vai fazer de tudo pra nós tirar do céu e levar pra condenação eterna com ele. É nunca se esqueçam, Deus é amor, mas é justiça e dá a cada um conforme as suas obras.
@@adrianadefreitas598 falas como se toda população do mundo fosse cristã. Apenas uma pequena parte. Vão querer impor isto também? A perseguição religiosa foi em séculos passados. Pecado? Ah tá.
@@nadirsantos7894 o conteúdo do vídeo trata-se da religião CRISTÃ, e eu comentei sobre o vídeo, se vc é de outra religião e caiu aqui de paraquedas aí já não é problema meu. Passar bem. Tudo de bom 👍🏻 O Livro Sagrado, nas lições do Maior dos Mestres, em Mateus 7:6, ensina: “Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os desperdiçarão”.
Tenho uma mãe que não é religiosa, mas é extremamente controladora. Quando me separei e fui morar em cima da casa dela, ela se achou minha dona. Ela é daquelas que se faz de vítima e fala mal de mim pra todos. Narcisista mesmo. Por causa disso, já menti muitas vezes e com a consciência tranquila, porque ela força isso. Comecei um novo relacionamento em 2008, sim, já tem 16 anos. Ele não ganha muito, mas é um amorzinho (Franklin ele é feio tá kkkkk ) e se dá muito bem com meus filhos, mas ela faz o inferno. Fico sempre engolindo as indiretas e por causa disso desenvolvi depressão e agravou muito o transtorno de ansiedade. Detalhe importante: ela tem mais de 90 anos, ganha muito bem e tem muitos problemas de saúde. Parei de trabalhar para cuidar dela e ela me ajuda muito financeiramente. Meus filhos e meu irmão mais novo sabem que ela é assim e me apoiam. Minha situação é muito difícil, não posso simplesmente me mudar porque ela precisa de mim. Por outro lado, não consigo mais viver numa situação que me causa problemas psicológicos. Então, não se preocupe se você mente pra que quer te controlar. Quem age assim está pedindo por essas mentiras. Segura a onda até se formar. Se puder, faz terapia que ajuda bastante
Sinceramente, guarde pra você, só voce sabe o que voce passa, não é legal mentir, mas eles nao te dao outra alternativa, concordo que você tem que arrumar um jeito de se sustentar e sair da casa deles para ai sim ter sua vida em paz, e concordo com suelen, se ela falasse nao seria acolhida ou entendida pelos pais
Meus pais sempre foram sensacionais! Diziam que "quem aperta muito, a areia escorre pelos dedos", então eu sempre tive liberdade em casa. Porém, por mais modernos que eles foram (infelizmente eles já partiram para o Céu), eu nunca dividi minha intimidade com eles. A coisa é muito simples, a intimidade é particular, e nossos pais, são de outra geração. Preservei minha intimidade, e foi tudo ótimo. Essa menina não tem que se sentir culpada, não! Viva sua vida, mas com responsabilidade. Tenho 56 anos, e acho bem estranho discutir a vida sexual com os pais, a não ser que seja algo sério ou que envolva violência ou agressão. Me casei com 28 anos, e até a véspera do meu casamento, minha mãe marcava hora para eu voltar para casa, sempre respeitei. Trabalho desde os meus 17 anos, mas eu sentia que respeitar os horários marcados, deixavam minha mãe despreocupada. Hoje eu entendo o que eles passavam, quando meus filhos saem, me preocupo com o mundo, mas confio neles. Muitos pais querem saber TUDO da vida dos filhos, para terem controle, ou acham que fazem isso. Seja feliz, menina! Você não fez nada de errado, e cuidado com quem você desabafa... pq se bobear, a notícia corre, e aí sim, você será a vilã da coisa.
Sua amiga contar para ´salvar a sua alma´ é comlicado, por que se você não pode confiar nela para um conselho, porque ela é sua amiga? Mentir para a mãe é uma ideia ruim, ela ja descobriu que você está vendo alguém, se descobrir tudo a briga vai estar armada. E apesar de a vida ser sua, ela vai ter certa razão. ->Você recebe o dinheiro dos seus pais para gastos com a faculdade e pare as suas necessidades, economizar o dinheiro deles para gastar com coisas que eles não concordam é desonesto da sua parte. Seria completamente ok se você ganhasse esse dinheiro em algum trabalho meio periodo ou bico (e eu sei que com algumas faculdades é quase impossivel de trabalhar). Você tem direito a suas opiniões e a levar sua vida como quiser, mas ainda depende dos seus pais e mesmo que não more perto deles a maior parte do tempo ainda deve obediencia as regras deles. O que fazer ? ***(meu conselho de o que voce poderia ter feito) O que sempre digo quando me pedem esse conselho - Se torne independente e vá viver sua vida, seus pais ainda podem ficar decepcionados com suas escolhas, mas não poderão interferir já que você não é dependente deles. **O que eu aconselho a fazer agora** Você confia na sua mãe? Não vai ser facil e provavelmente eles vão ficar decepcionados (não há como evitar isso) mas você deve contar. Mentir diretamente para pais (que amamos e nos importamos) principalmente em coisas tão importantes vai te fazer mal, com o tempo o peso da mentira se torna maior e mais desconfortavel. Você esta se sentindo culpada- já imagina a reação e possiveis consequencias- mas voce precisa enfrentar isso. Você pode ate estar usando metodos contraceptivos, mas nenhum é 100% eficaz e se voce tiver uma gravidez não planejada o choque da noticia vai ser pior.
Eu compreendo sua situação é oro pra que resolva da melhor forma possível! Se o que você fez não está te deixando em paz, conte! A melhor coisa é a consciência tranquila. É muito fácil dizer pra não contar, mas no fundo vc quer ser sincera com seus pais. E isso não está errado. O problema é que para cada ação tem sua consequência! Mas isso não significa que tem que permanecer com o peso na consciência! Dica: não conte pra ninguém antes de resolver contar ou não para seus pais! Um grande abraço! 😊
Eu tinha 21 anos quando mandei o lacre pro Universo. Nem precisei contar pra minha mãe, foi só passar na frente dela que ela percebeu. Ela só de ver a menina andando já sabia que criatura não era mais virgem. Todas as meninas que moravam no meu prédio, minha mãe soube antes das mães dela. Algumas ficavam paradas ou andavam com as costas na parede pra disfarçar quando viam minha mãe 😆. Acho a moça da história precisa esperar até poder ficar independente.
SÓ PENSA K COM GDES PODERES VEM GDES RESPONSABILIDADES VC TERIA CONDIÇOES PRA BANCAR UM FILHO SE APARECER.. OU UMA DEPRESSAO PÓS ABORTO..? SEU PARCEIRO TERIA CONDIÇOES??? E AI QUE ESTA O FATO QUER TER VIDA LIVRE PRECISA SABER SE TEM COMO SE BANCAR DEPOIS PK O DEPOIS... É QUE CONTA CRESCEU.. MAS AINDA É DEPENDENTE...
Somos evangélicos,e eu ouço com minhas meninas (13 e 5 anos) música da Myiley Cyrus,Joelma 😂😂 a gente dança e ri em casa. Mas a maior parte das músicas q ouvimos são louvores,e não proíbo música secular boa,as ruins q acabam com o belo ,essas ruins nao mesmo Culitvar hábito de ouvir boa musica ,isso sim. Funk?jamais kkkkkkkk Sexo antes do casamento traz algumas consequências,se essa jovem sabe lidar... E sim ,pais crentes nem sempre terão filhos crentes. Eu entendi a filha e a mãe. Infelizmente temos a Deus e seguir instruções bíblicas não é fácil...para juventude.
Concordo com o que eles falaram no final. Termina a faculdade, esteja trabalhando e depois disso, quando se sentir pronta conte....se você sentir que precisa... é realmente difícil se sentir uma traidora, ainda mais para quem te dá tudo, mas na sua situação atual, não conte. E o dia que tiver teus filhos, lembre disso tudo para não repetir a história...
Nao se pode agradar ao pais e a nós se as opinioes sao diferentes. Minha colega de trabalho é indiana. Ela foi OBRIGADA a se casar com um rapaz que nao conhecia, uma pessoa escolhida pela familia dela. Embora ela seja adulta (30 anos), seja independente financeiramente, mora em outro país… ela se sentia na obrigação de atender a vontade dos pais porque eles emprestaram o dinheiro para ela fazer seu mestrado na Australia. Veja bem, eles EMPRESTARAM o dinheiro. Ela devolveu TUDO. Mesmo assim a pressao pra ela se casar era tanta, com tantas chantagens emocionais, que ela sucumbiu: casou com o tal rapaz. Desde entao, é ela quem sustenta a casa. Foi ela quem pagou todo o processo de imigração dele para o Canada e o tal so fica arrumando desculpa pra nao trabalhar. O pior é que como ela foi o sponsor dele na imigraçao, ela sera responsavel por ele, e respondera por qualquer coisa que ele fizer, por 10 ANOS! Mesmo se eles se divorciarem, ela ainda continuara sendo responsavel juridicamente por tudo o que ele fizer. Cansei de avisa-la: “ nao casa!” “ nao seja sponsor” “deixe que ele faça o processo sozinho” mas… ela nao ouviu. A pressao da familia era (e ainda é) enorme. E pensa que acabou? Claro que nao! As familias querem que eles tenham filhos! E eu fico so mostrando: olha, se esta ruim so voces dois, imagina ter criancas pra alimentar e cuidar…. Sim, porque alem de trabalhar o dia todo, ainda tem que cuidar da casa, cozinhar, lavar, etc. ele, que nao trabalha, fica a toa o dia todo, nao ajuda em nada dentro de casa. Eu nao aguento essas coisas. Rezo pra que ela arrume forças pra sobreviver a esse casamento / tormento. Cultura ignorante, fazer alguem se casar so por tradição. Ignorancia. Pura ignorancia. 🙁🙁🙁
Ótimo exemplo que as imposições, religiosas, de castas, de papel de gênero, sociais, são da circunstância e quem vê de fora fica abismado. Como é possível que uma mulher adulta tenha que dar conta da sua vida sexual e sentimental aos seus pais. Deveria aproveita para acabar a faculdade o quanto antes pare ficar livre de amarras de pais, religião, homem, pobreza... E da sua vida íntima não tem que dar conta a NINGUÉM!!!
Anos 90, meus pais ficaram bitolados na igreja. Eu também ía mas nessa época estava decepcionada com a igreja e o comportamento e julgamento de meus pais, tudo era pecado, tudo era do demônio... Uma vez saí no Domingo a tarde, com o carro de meu pai, fui visitar uns amigos e me atrasei uns minutos. Quando cheguei, eles estavam prontos pra irem ao culto, me esperando voltar, com caras de bravos. Minha mãe olha pra mim e diz: "você tá com cara de quem deu!" Eu completamente virgem e nem pensava em ter relações e só queria fazer isso após casar... Chorei muito por ter sído julgada. Não consigo esquecer a cara de raiva, nojo e decepção dela...
Tenho certeza que quando eles tiverem saberão educar par a vida é não porque os pais acham. Contariam os laços da ignorância que torna infeliz tanta gente.
Eu nunca proibi minha filha de namorar, sempre trouxe os namorados dela para dentro de casa, foi a sorte o primeiro era um abusador, quando percebi dei todo o apoio para ela sair do relacionamento. Com relação a moça em questão. Você não tem como conseguir um emprego e se sustentar enquanto estuda ?
Sou mãe e te digo : NÃO CONTE PRA SUA MÃE ! As mães costumam ser impulsivas e irracionais nessas horas. Depois se arrependem mas aí já prejudicaram os filhos sem querer! Aprenda a se cuidar com os conselhos de seus pais . Nem tudo se compartilha com eles nem com “amigos”. Você é muito nova. Amigos vão se consolidar ao longo dos anos. Tenha calma. Se foque nos estudos. Provavelmente esse não será seu único é verdade amor! Tenha juízo e amir próprio!
Ou seja, vc deve obediência a eles pois além de serem seus pais são eles que te bancam, quer fazer o que vc quiser, arrume um emprego, um lugar para morar e viva a sua vida da maneira que vc quiser. Pra mim não tem haver só com religião, tem haver com respeito, honestidade, sinceridade o que vc está fazendo para mim que sou mãe e não sou religiosa é uma tremenda sacanagem e traição com aqueles que só querem o seu bem.
Procure psicoterapia !! São muitas questões. Um lugar seguro vai te acolher. Não desabafe com "amigas"
Essa história me fez reviver minha juventude, da qual não tenho a menor saudade: tudo era coisa de put..., a cada cartomante que minha mãe visitava era um novo pavor "sua filha engravidará no próximo ano" ( tive a minha relação aos 22 anos e o primeiro beijo aos 19 anos ) e, para coroar o fim da adolescência uma mega surra aos 20 anos, porque fui tomar vitamina de morango com amigos, mas, para meus pais " fui dar ". O resultado prático: para me proteger comecei a mentir sistematicamente. Hoje, aos 49 anos, mãe de uma moça e um moço, não repito a mesma cartilha em que fui educada, cobro responsabilidade, exijo respeito, mas, não tenho uma postura castradora e nem puritana, procuro orientar e entender meus filhos.
Mas vcs eram evangelicos??? Cartomante???
@@maaqogqn3428 não, meu pai e mãe não são evangélicos.
@@danielafatimadossantosalve9643 pra vc vê, que muitas vezes nao tem haver com religiao e sim com a maldade do coraçao. Sou evangelica e todo dia oro a Deus pra que eu e meu sejamos pais melhores, para que tenhamos sabdoria nas nossas palavras e atitudes ao disciplina los. Tenho 3 jovens .
Bando de hipócritas. Pais gostam de exigir dos filhos que nao façam as coisas que sempre fizeram. Hoje vejo minhas amigas querendo dos filhos o que elas nunca fizeram ou o contrário. Mas eu falo que vou contar tudo kkkk
@@priscilabarbosa2105 Quando vc tiver seus filhos entendera. Elas fizeram coisas que nao troxeram bons resultados pra elas e por isso elas nao querem o mesmo pro seus filhos.
Arrumei um emprego pra ser livre. Enquanto depender totalmente, seja obediente
Um conselho, não conte pra ninguém da igreja. Uma vez desabafei com um líder da igreja e, num dia em que eu não estava lá, espalhou pra TODA IGREJA!
Fato esse povo da igreja são mais fofoqueiros do que quem não frequenta.
Pastor não é como padre…..kkk por isso sou católica.
Concordo, qdo algo está nos incomodando mto, desabafe com o travesseiro, ou envie para os medrados 😂😂😂😂😂😂
@@camillarezende2217Sra. Camilla, gente fofoqueira existe em todos os lugares, acho que é uma coisa muito feia, sou evangélico e se eu fosse sair falando das coisas que chegam ao meu conhecimento, muitas confusões já teriam surgido, entretanto prefiro me calar, pois qdo uma pessoa sai espalhando fofocas, ela está julgando a outra pessoa, e eu não sou juiz de ninguém, só existe um reto Juiz que é Deus, e a Ele que todos prestarmos contas dos nossos atos. Que Deus abençoe sua vida. Paz.
@@anatoliveira9174a ética deveria ser a mesma, o que acontece que os pastores não fazem nenhum juramento de sigilo com os padres e outros profissionais da área de saúde
Boa tarde.. Se você contar perderá a faculdade e ainda será julgada , condenada e punida.
Mas mentir a vida toda é pesado. E outra, se antes disso eles descobrirem ou ela engravidar. Aí vai sofrer mais.
Pode ficar sossegada, porque com certeza absoluta o pessoal da sua igreja deve ter segredos muito mais cabeludos escondidos debaixo de uma camada grossa de hipocrisia 😂😂😂
Com a máxima certeza...
Kkkk sem a menor dúvida.
Concordo plenamente!!! Um poço de hipocrisia... Infelizmente!
Querida, a sua família deve ter segredos bem cabelodos, por isso tanta restrição; O NOME DISSO E HIPOCRISIA.
O PAI FOI VISITAR A FILHA QUE HAVIA TIDO BEBÊ E PERGUNTOU: FILHA, ESSA CRIANÇA NÃO TA MUITO ADIANTADA? NAO PAI, O SENHOR E QUE E MUITO ATRASADO.😂
Como mãe, acredito que os filhos não são nossos, devemos ensina-los e os prepararmos pro mundo. Se seus pais querem que você viva sua vida pela cabeça deles, não conte até ter condições de se bancar... financeira e emocionalmente!
Aqui em casa eu (23) e minha irmã (29 a) temos condições para viver muito bem, mas isso sobe na cabeça do meu pai e ele pega todo o nosso salário, incluindo o da minha mãe, na cabeça dele, a gente ainda é criança e vamos ficar mais uns 20 anos na casa dele, é muito desanimador 😢
Bom que todas as mães pensassem como você
@@leticiamoraes8650 E VOCÊ E SUA IRMÃ (ELA JÁ COM 29 ANOS) NÃO TEM NENHUM PLANO PRA VIDA DE VOCÊS? TUDO BEM SE VOCÊS CONTRIBUEM COM UMA PARTE DOS SUS SALÁRIOS PARA AJUDAR COM AS DESPESAS DA CASA, MAS DEVERIAM DECIDIR O PRÓPRIO FUTURO E NÃO FICAREM APENAS "DESANIMADAS"... VOCÊS DEVERIAM PROCURAR UMA PSICOLOGA COM URGÊNCIA, PORQUE PARECE QUE SE NÃO TIVEREM UMA AJUDINHA, VÃO FICAR PARADAS E FRUSTRADAS, DANDO O DINHEIRO DE VOCÊS PRO RESTO DA VIDA !
@@leticiamoraes8650 se ele pega seu salário e o da sua irmã é porque vocês permitem, não é mesmo? Não é só sentar e conversar seriamente com o papai? 😉 Se o diálogo não resolver, você pode se mudar e morar sozinha ou com a irmã!
@@leticiamoraes8650 mas mulher vocês vão ficar nessas até quando?? Saiam de casa juntas, vão morar só vocês!
Não conta não, espere acabar a faculdade e ter sua vida independente.
Certas posturas parece que só trazem sofrimento. Entendo os dois lados... mas tirar a filha da faculdade por não ser mais virgem é empatar a vida da filha, uma punição sem cabimento. Que contexto terrível, viu... Seguidora, você é adulta, então, seja responsável: NÃO SE DESVIE DOS ESTUDOS mas se informe, se cuide, use algum anticoncepcional e não abra mão da camisinha. Toda precaução é bem vinda, pois, ISTs não tem a menor graça e você não tem condições de arriscar engravidar. Também vá buscar estágio, trabalho mesmo ou cursos complementares para incrementar seu currículo, encaminhe sua vida profissional para poder ter liberdade para ser adulta o quanto antes.
Obs.: para mim, sexualidade é de foro íntimo. E diante do cenário familiar apresentado, eu não contaria mesmo.
Querida..só Deus pode julgar...fica em paz...estude..se forme...consiga se sustentar..e se for o caso, dai vc conta....bjs..fica c Deus..Ele lhe dara a soluçao
Muito sensato o seu ponto de vista! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Melhor comentário!!
@carolinacosta2904 SEM DÚVIDA, O MELHOR CONSELHO !
Resposta muito sensata.
Também cresci em uma família muito religiosa e perdi minha virgi#dade aos 17. Quando minha mãe desconfiou, coisa de uma semana, me fez contar tudo com a mão na bíblia, disse que não era pra mentir pq estava jurando pra Deus e ele ia me castigar se mentisse, senti um desespero tão grande que nem raciocinei que obviamente Deus Já sabia claro (além disso, já tinha orado pedido perdão antes, pq realmente foi algo impensado) . Nunca tive tanta vergonha, estava ela e meu pai lado a lado, me senti a pessoa mais suja que eles conheciam. So fui me relacionar novamente aos 21 anos. Realmente só me "libertei" depois que sai da casa deles. Hoje em dia não sinto aquele amor genuino por meus pais, é mais um sentimento de respeito mesmo, até os abraços são longos pra 1 seg e parecem ter uma barreira que me faz ficar desconfortável. Fiz terapia (não só por isso, mas por inúmeras coisas) e estou muito melhor. Tenho 2 filhos e quero ser diferente nesse quesito, pq não quero que eles me abracem como abraço meus pais. Não adianta prender, basta 5 minutos ou menos pra coisas erradas acontecerem. Todo mundo passa por isso.
Aconteceu comigo algo muito semelhante por causa de religião tambem. A atitude da minha mãe prejudicou meu futuro profissional e sentimental. Perdi uma grande oportunidade profissional e um grande amor. Hoje sou mãe e minha filha hoje com 25 tem TODA liberdade pra escolher TUDO na vida dela, erra e acerta, estou aqui para apoia-la. Minhas sobrinhas da mesma idade passaram maus pedaços por causa de religião também, muita confusao e sofrimento. Conselho de quem esteve dos dois lados NÃO CONTE ! Mas se cuide, mantenha o amor, o respeito e a gratidão por eles. Termine sua faculdade, construa sua vida profissional, se torne independente. Seja eternamente grata a eles. Não precisa se rebelar em.momento nenhum, nem depois. Com o tempo vá mostrando sutilmente que tem opiniões diferentes, que apesar disso se dedicou, fez as escolhas certas e teve sucesso e assim eles vao respeitar suas escolhas e ter orgulho de vc. Deus é contigo, nada sinta culpa, você não esta traindo ninguem. Você não está frequentando a igreja deles, mas por ser criada assim desde sempre está presa nas crensas limitantes dessa religião e por isso sente culpa. Limpe isso de dentro de você. Você não está fazendo mal a ninguem, não existe pecado em nada disso. Você é jovem, não esta comentendo nenhum pecado.
Não conta. Não haverá benefício pra ninguém.
É uma bola de neve, mentir para sustentar mentiras, vc acaba ficando sem saída no final!
Arrume um emprego e se sustente sozinha, pague sua faculdade, seu aluguel e suas saídas com os amigos.
É difícil? É, mas também é o melhor caminho, assim vc estará livre para poder se abrir e acabar com todas essas mentiras.
Bom dia Medrados!! Sei bem o que é isso na minha casa não podíamos ler gibis, ter álbuns de figurinha, ir em parques, usar calça comprida, tudo era do "tinhoso". Na minha infancia e adolescência tinha o Play center aqui em SP nunca pude ir, conheci esse parque depois de casada e com 3 filhas. Kkkkkk
Gente, esta mãe PEDE para "ser corna" de filho. Eu tenho duas filhas e sempre conversamos sobre tudo e elas confiam em mim. Deixando claro que prioritariamente sou mãe, e ser amiga delas vai até o imite da minha responsabilidade como mãe.ali
Tenho pena desses pais em quem os filhos não confiam. Continua levando sua vida. Se seus pais não merecem confiança, guarde pra você, sua vida não interessa pra ninguém. E saiba, que Deus, só se importa em amar. Incondicionalmente.
@JocineiaLoyolaQuanto à gravidez, ela deve procurar uma ginecologista pra se precaver. Quanto ao dinheiro dos pais, eu sou mãe, dou com o maior prazer o apoio monetário pra minha filha fazer a faculdade e não fico me metendo na vida dela. SER MÃE NÃO É SER DONA !
Nesse caso, nenhum deles merece a confiança do outro.
Eu não queria estar no seu lugar
Não conte p/ ninguém e tbm não fique se culpando. Continue sua faculdade e se cuide em todos os aspectos felicidades❤🙏👊
Moça, um conselho, não conte a ninguém que você conheça, e como é seu corpo e seus sentimentos, continue namorando, só um conselho vá ao ginecologista para ele passar a melhor pílula para você e toda vez que você for namorar use também preservativo, a pílula tem uma porcentagem pequena de não efeito e seja feliz, mãe não precisa saber de tudo, principalmente quando privou você de uma liberdade que você tem direito, apenas tenha responsabilidade pelos riscos das consequências e seja feliz, muito feliz.Beijos no coração.
De preferência, tomar um anticoncepcional injetável, assim ela não corre o risco da mãe vasculhar as coisas dela e achar a cartela.
Não há nada tão ruim que não possa piorar. Vê se não engravida seguidora e tenta arrumar um trabalho ou estágio se possível. Assim seus pais não estarão bancando coisas que eles não querem bancar.
Vdd, tenha tdos os cuidados possíveis e imagináveis pra não cair numa gravidez, isso arruinaria sua vida, primeiro se forme e depois pense em filhos, não só pq os pais são ultra religiosos mas pq ter filhos ser estrutura é suicidio
Exatamente 😅
A inversão de valores é grande. Lamentável.
Claro, certo era o tempo em que médicos homens enfiavam os dedos na vagina de meninas pra certificar a virgindade.
Eu acho que ela deveria ter mentido sim. Não tem saída boa pra ela com a verdade. Chega desse moralismo ridículo.
Eu acredito que se a gente quer viver uma vida diferente do que a que nossos pais nos oferecem, devemos nos tornar independentes. Mentir nunca é a escolha certa, se você quer viver da sua maneira, deve procurar um trabalho e pagar pelas suas coisas, não será nem a primeira nem a última pessoa que faz faculdade e trabalha. Não concordo com a maneira de agir dos seus pais e já estive em situação semelhante (eu levava uma vida dupla, em casa era a filha perfeita e na faculdade pegava todo mundo e bebia horrores), um belo dia cheguei em casa após beber muito e entrei em coma alcoolico, tudo foi descoberto e ver a decepção nos olhos dos meus pais me deixou em depressão, não somente isso, mas perceber que eu nunca encontraria felicidade real na vida que eu estava levando, curiosamente a encontrei em Jesus. E sendo uma pessoa que é membro de igreja nunca agiria assim com meus filhos, as pessoas são livres para fazerem o que elas desejarem, eu os alertarei sobre os perigos e as consequencias, e no seu caso vejo que a consequencia é perder a "liberdade" que conseguiu usando o dinheiro dos seus pais e mentindo para eles. Vejo que você não é alguem que se importa. Permanecer nessa situação vai te destruir, e se for descoberta vai te destruir ainda mais....
Exatamente! Talvez a verdade faça com que os pais reavaliem o apoio financeiro. Se isso acontecer, ela pode se planejar para buscar mais autonomia financeira, aos poucos, com foco na faculdade e na vida que quer construir. Isso é difícil, mas pode ser uma chance de crescer e encontrar soluções para ser cada vez mais independente. E "ser dona da própria vida" significa liberdade e autenticidade, esconder a verdade parece uma contradição. A partir do momento em que ela é sincera, está começando a viver a vida que quer de forma completa.
Aqui em Portugal, diriam que esses pais são do tempo dos Afonsinhos, mas contar para alguém de uma igreja, isso sim, é o pior erro, não têm empatia por ninguém, por muito que pareça o contrário. Que se deixe ficar como está, com o passar do tempo a culpa vai diminuindo e o curso entretanto está concluído, como diz a Suelen, primeiro ganhe a independência, depois veem as verdades. Beijo 😘
Vamos lá
Concordo com Suelen.
Agora, não é o momento.
Você tem como se manter?
Tem como se virar?
Então, por favor, pense muito sobre isso, de forma mais fria possível.
Porque é sua vida, seus valores e todas as conclusões tiradas daí, determinarão sua vida futura, muito depois de seus pais terem partido.
É um evento canônico e merece ser observado com todo o carinho e respeito. Mas Á TODOS, principalmente á você, meu anjo.
Deus guie teus passos ❤
Meu conselho é deixar o tempo passar e se cuidar pra não engravidar. E vai ser feliz
Eu não contaria porque o jeito de ver a vida da sua mãe é totalmente diferente do seu. Ela não vai entender. Mas comece a mostrar que você pensa diferente e nem por isto é melhor ou pior pessoa. As pessoas são diferentes e devemos respeitar, mesmo sendo nossos filhos. ❤
Cada um ter o direito de viver a própria vida, não conte nada, somente quando você tiver sua independência.
Fez bem essa moça de não contar nada.
Pros evangélicos
Tudo é pecado...e a mãe é fanática...o fanatismo é mais pecado ainda, viva sua vida e seja feliz ❤😘
Não conta, espera terminar a faculdade e arrumar um emprego. Aguenta no osso. Sua vida vai ser um inferno se contar agora.
No lugar da garota eu não contaria pela dependência... Primeiro sua formação acadêmica! "O que os olhos não vêem o coração não sentem". Guenta a língua na boca garota rs
Edit.: Use dois métodos contraceptivos, sendo um deles camisinha camisinha. Vá num postinho pra procurar informações. Tudo é gratuito(camisinha, injeção contraceptiva, diu..)!
Exatamente
Sou Evangelica, mae de adolecentes e sei que eles tem seus segredos e seus pensamentos diferentes. Eu sempre falo pro meus filhos que eu nao preciso saber de tudo, porem eles nao podem ter segredos entre eles. Pois caso aconteça algo, irmaos saberam aconselhar e ajuda. Quando essa jovem eu aconselharia a nao contar a mae, sim terminar esse relacionamento por enquanto e se focar nos estudos. Minha jovem vc como evangelica conhece o mundo espiritual e sabe que esse relacionamento ( pelo menos nesse momento) nao terminara bem. Uma mentira puxa outra.
@@maaqogqn3428 a questão é que, os pais dela são muito rígidos, especialmente a mãe... Se ela for de fato muito nova (-20), estiver no início da faculdade, se o namorado dela não for de incentivar-la aos estudos, e/ou ela estiver muito apaixonada a ponto de esquecer ou se dedicar mais ao relacionamento do que a faculdade, pode atrapalhar, de fato, mas sem essas prerrogativas... Eu usaria dois métodos contraceptivos (camisinha, e outro método contraceptivo. Obs.: Não faça tabelinha e coito interrompido. Geralmente são ineficazes, principalmente sem camisinha), e seria feliz com meu namorado...
Esses métodos contraceptivos gratuitos não presta e ainda causa problemas a saúde, fazem propositadamente para as pessoas não usarem só funciona se for caro e no particular pois tudo que vem de governo não é eficaz e muitas vezes falho, é fácil falar pois não sabe os planos dos senhores do mundo para estar essa bagunça toda e o plano nojento deles para humanidade, se fosse tão simples não teria pobreza uma coisa leva outra.
e se a mãe descobre ,se ela é assim ,com certeza mexe nas coisas da filha (que ela entende q paga e no fim são delas)🤷🏽♀️
Que saco que as pessoas acham que devemos contar tudo para os pais. Não, não precisa. A vida é sua. Não deles.
Já vivi isso, então eu não contaria, se cuida pra não ter surpresas e deixa a vida te levar...
Logo vc começa a trabalhar e será dona do seu nariz.
dica: TERAPIA, tudo que eu não consigo desabafar eu desabafo com minha terapeuta. Ela vai saber muito mais facilmente como te ajudar e se der ruim, como melhorar isso
(deem bastante like pra isso chegar nela, Frank, se vc puder fixar o comentário ajudaria muito pra ela ver
Na minha vida fiz minha própria regra. O dia que eu decidi não aceitar os conselhos dos meus pais, decidi não aceitar também o dinheiro deles. Porque eles podem estar errados, mas é sacanagem SIM aceitar deles o que convém só pra gente.
Sabe que a sua teoria parece honesta e justa. Só que não é! Porque está na lei. O dever do cidadão é prover o alimento e a educação para os filhos, até que ele seja capazes de fazer isso por conta própria. Então, Não existe Respaldo para Pai e mãe Deixarem de fazer isso, se tiverem condições. Eu não estou querendo te atacar. Eu acabei de descobrir isso também. Há há muitos anos eu estudo legislação e eu só fui descobrir essa informação agora. Achei interessante compartilhar.
Eu passei pela mesma coisa...na verdade eu nunca contei pra ngm da minha familia ou da igreja, mas depois que a mina avo faleceu, toda a familia relaxou um pouco e nem foi preciso contar nada. Minha avo era o amor da minha vida, mas ela controlava nossas vidas pela religiao. Depois q ela se foi e nao tinha mais aquela pressao, tudo ficou mais leve. Anos depois, tenho um excelente emprego, nao sou casada no papel, mas vivo com meu marido (isso seria impossivel se ainda estivesse vivendo sob o controle da igreja),tenho minha filha e estou gravida do meu segundo filho, vivendo minha vida sem pressao, sem estresse...mas de vez em qnd ainda vem aquela culpa, mas que logo passa pq a gente eh cara de pau.😁😁
Não conta nunca. Isso é sobre vc, sua vida, seu corpo.
Eu vivi coisas parecidas, eu dizia o que minha mãe queria ouvir para ter paz. Terminei a faculdade e sai de casa.
Exatamente o que vc quer fazer. Faz de besta, tenha paz e mete o pé
Mas você é feliz?
Isso!!
@@lohannasousa5728 Porque não seria?!?!😊
Enquanto depender financeiramente dos pais vai ter que aguentar pois teu futuro depende da faculdade.Namoro pode terminar sempre,nao enfrente tua familia sem poder se manter.
Pense em tudo o que pode dar errado,oque vc pode perder.
Vc esta esperimentando a liberdade pela primeira vez ,mas nao significa que esteja certa.
Meu primeiro grande amor provou com o passar do tempo ser um legitimo canalha.
E nao valeu a pena o que perdi por ele.Fiz a escolha errada....mas na epoca estava cheia de razao.boa sorte
Eita! Um dos melhores conselhos e Verdades que li .
Achei o melhor comentário que eu li. Afinal de contas, a maioria dos comentários estão falando mal dos pais, porém os pais se preocupa com a filha, e investem no futuro dela (embora entendo que a falta de dialogo é um problema).
Fato... cometi o mesmo erro.
Eu me arrependo e já perdi perdão a minha mãe. Só percebemos algumas coisas quando quebramos a cara. Não consigo nem achar graça.
Quanto a rigidez de educação e conduta de seus pais não tem o que fazer, a gente só consegue mudar a nossa cabeça, os nossos valores, mas os valores dos outros não tem como.
Então ou vc começa a trabalhar e estudar, aprender a se manter e termina sua faculdade e seguir sua vida, ou acaba com qualquer chance de andar com suas pernas e fica prisioneira desta situação pro resto da vida.
Pq ninguém da sua igreja vai querer casar com vc, quando descobrirem a verdade... Pq seus pais irão dar testemunhos na igreja, pode crer.
Na minha opinião, ninguém tem que saber da sua vida.
E toda a pressão que sua mãe faz é pq ela aprendeu a ser assim.
Então ela que fique com o aprendizado dela e vc segue com sua vida...
Omitir a verdade não é o mesmo que mentir.
Preservar a paz dos outros também é uma forma de amor...
É isto aí, Mônica...
Lindo Monica. Eu não falo de religião com meus pais. Cada um tem as suas convicções e independência. Preservar a paz dos outros também é uma forma de amor! Lindo!!!!
Como cristã digo, não confia em ninguém, só porque diz ser amiga, mesmo sendo crete...
Ou melhor, nao conta, peca sabedoria para Deus.
Tem coisas tão claras,não é?! Mulher,vou te dar a real que vc já sabe inclusive! Vc tem apenas 3 caminhos! 1) continuar sendo vc mesma e fazendo o que vc bem entende,mas com sentimento de culpa por estar mentindo pra sua família que te sustenta e não aprova o caminho que não é o que eles traçaram pra vc. 2) vc usar o seu tempo livre e procurar um emprego pra começar a cuidar da sua vida como vc bem entende,sem sentir que está enganando e explorando seus pais e 3) até vc poder ter o controle econômico da sua vida,viver como eles querem que vc viva!
Sem mais delongas,baby!!!!
Isso é vida real! Boa sorte pra vc não se perder nessa jornada,que é na verdade,a única coisa que importa!
Falaste bem.
Tem que contar nada não. Mas tenha juízo e não engravide nem pegue doença e não deixe de estudar.
estudei e trabalhei simultaneamente desde o colégio, qual a dificuldade disso minha gente? quer ser livre e fazer o que bem entender? TRABALHE e banque as suas escolhas, simples assim.
Fico triste de ver essas histórias. A primeira pessoa pra quem contei do primeiro beijo e da primeira "brincadeira profunda" foi pra minha mãe, e hj sendo mãe tento ter esse tipo de relação com meus filhos.
Das experiências que vi na família e amigos, que tiveram esse tipo de criação mto restritiva, o melhor é não contar. Espera passar todo esse período e só conte quando estiver melhor estruturada, trabalhando e fora da casa dos pais.
Seguidora linda de Deus! Eu sei o que vc tá passando, já vivi esse dilema com meus pais. Não contei nada pra ninguém, vivi feliz com meu amor até ele se vender e se casar com uma¨ vaca¨ velha e ainda me deixou grávida 🤰 🤰. Foi muito sofrido e doloroso, já faz 38 anos, ele já faleceu, mas ainda hoje eu não consegui esquecê-lo. Só toma cuidado pra não se ferir, viva seu amor o quanto puder e seja feliz.
😮😮😮
Eu não recomendo buscar a independência no momento atrás de qualquer trabalho, pois pode cair num callcenter da vida e ficar mentalmente doente. Não vale a pena trabalhar de callcenter. Paga mal e te deixa doente!
É o preço que se pagar por querer fazer e ter vontade propria. Deixa de aguentar abuso de pai para aguentar de patrao.
@@maaqogqn3428 uma coisa é abuso, outra coisa é assédio moral e violência psicológica... O burnout me fez tentar o suicídio. Não recomendo esse tipo de trabalho pra ninguém. 99,9% dos produtos de teleatendimento tem um modo operacional insalubre (psicologicamente falando), e conciliar trabalho e estudo já é difícil, assim é pior...
Pai e mãe não tem que ser amigo, tem que ser pai e mãe! Quando eu não cabia mais na aba do chapéu da minha mãe, fui obrigado, mas peguei meus galo de briga e meus pano de bunda e me mandei embora. Vá viver sua vida!!!
Minha infância e minha adolescência também não foi fácil, não tenho saudade dessa época
É horrível ter que mentir por tudo
Minhas filhas foram criadas do jeito que eu gostaria de ter sido E elas nunca me deram trabalho nem me decepcionaram
Hoje elas estão na fase adulta e somos muito amigas e até hoje temos segredos que nem o pai delas sabe
Boca fechada, não entra mosca. Fica quieta e guarda só pra vc. Há certas coisas q nós contamos nem para nós mesmos. Sua mãe não precisa saber porque ela não entenderia.
Eita que se a mãe for crente pentecostal Deus já revelou na igreja. A pobi da moça está numa enrascada😂😂. Moça só NÃO ENGRAVIDE plmdds .
Pois é! Deus revela mesmo.
Você é maior de idade, mas depende financeiramente dela então tenta um estágio ou um trampo meio período vai pagando algumas contas e quando tiver independente conta, por enquanto deixa quieto, mas sabendo que qualquer hora pode estourar
Eu mentia compulsivamente para meus pais na adolescência e na fase adulta que ainda morava com eles, mentiaaaaa muito mesmo, eu não me arrependo, não me sinto culpada e nunca senti, eu fiz pra me proteger, não tenho culpa dos medos e das expectativas dos meus pais para minha vida. Sempre soube que essa vida pertence a mim, NINGUÉM vai retirar de mim a posição de fazer escolhas em relação a minha vida. Só sinto muito que meus pais não criaram um ambiente seguro para mim, onde eu poderia buscar conselhos e apoio em seus braços.
Não tem que contar nada pra mãe. Você já é adulta, seus pais não podem decidir sua vida. Eu procuraria um emprego urgente e cuidaria da minha própria vida sem dar satisfações pra mais ninguém.
Conselho, peça perdão a Deus, não conte a seus pais por enquanto!!!! Só Cuidado em confiar em homens!!!! Já q, vc percebeu q não quer viver nas asas d seus pais, procure urgentemente um emprego, e DEPOIS assuma o q fez a seus pais, se eles não continuarem a te ajudar na faculdade, vc já terá emprego pra se sustentar. Massss seus pais não tem mais autoridade sobre vc, MASSSS vc precisa ser independente!!!!
E PELO AMOOOOR D DEUS!!!! TOME ANTICONCEPCIONAL EM NOME D JESUS CRISTO!!!!!!
POR FAVOR NÃO GUARDE ESSE TRAUMA, ACREDITE, NÃO SERA BOM, TENHO 50 ANOS E TENHO TRAUMAS D INFÂNCIA Q SÓ DEUS SABE!!!!
Só conte quando vc tiver condições de se sustentar fora de casa. Infelizmente os pais não vão entender, pois já fizeram lavagem cerebral neles
Nada de bom vem da mentira e consciência pesada, quer viver como adulta mas bancada pelos pais, fala a verdade e lide com as consequências. Fala que se arrependeu de mentir e não concorda com a opinião deles, mas respeita e não vai mais cometer o mesmo erro, só não fala a parte que pega dinheiro pra barzinhos pois isso é falta de carater e respeito. Se a mãe perguntou provavelmente ela já sabe, uma amiga fofoqueira dela deve ter te visto e aumentado tudo, fala com teu pai pede desculpas e arruma um emprego.
Seguidora, conta quando terminar a faculdade e estiver a trabalhar.
A sua mãe vai ficar triste? Vai! Mas depois vai aceitar. Beijos
Engraçado q ela quer viver a vida dela, mas depende dos pais....se quer viver a vida, seja independente e ponto. Nao dependa dos pais e viva a vida! Pq, na hr q der merda, quero ver pra quem ela vai recorrer.
Vc deve ser uma tirana como é mãe 😂😂😂
@alinelobo2438 concordo plenamente com vc
Depender de trocado pra sair com o boy escondido é coisa de adolescente! Bora trabalhar e viver como adulto.
@@mimoura6216 E é claro, não engravidar.
Falou tudo! Quando da merda, vai pedir socorro aos pais.
ESSA CULPA QUE A SEGUIDORA CARRREGA, É POR CAUSA DA RELIGIÃO, QUE COLOCA FARDOS PESADOS NAS PESSOAS,E MESMO QUANDO A PESSOA SE AFASTA DA RELIGIÃO, AINDA LEVA UM TEMPO PRA ELA SE LIBERTAR DESSA CULPA QUE TUDO É PECADO.
MENINA, FICA EM PAZ,VIVA SUA VIDA DA MELHOR FORMA PRA VOCÊ,SE PREVINA NO ATO,E PRONTO.
POUPE OS SEUS PAIS DOS DETALHES DA SUA VIDA.❤
E arranje um emprego e deixe de ser dondoca.
"Seguidora", concordo com o namorado. Não conte nada pra ninguém, até você poder se bancar, porque seus pais não vão facilitar sua vida. Mas trate de não engravidar! Vá ao ginecologista, se oriente e tome anticoncepcionais direitinho e também não deixe seus pais e familiares e possiveis fofoqueiros saberem nem mesmo dos anticoncepcionais.
E o namarado que diz gostar tanto dela? Ele faz parte dessa história, e se realmente se importasse com ela já teria ido conversar com os pais e acertar a situação.
Mentir nunca vale apena, a confiança quando se perde, você pode até reconstruir, mas jamais será a mesma. A verdade causa problemas, mas esses podem ser resolvidos, por mais árduo que seja.
" Não verdade apaziguadora" kkkkkk esse Franklin
Não conta pra ninguém, tenta ser bem discreta com o namorado,e se forma!!! Depois vai viver sua vida! Não precisa contar,nem pra sua mãe, nem pro seu pai e muito menos "para amiga" ! Foque na sua faculdade,e pelo amor de Deus,não engravida antes de se formar, e de ter sua independência financeira! Seja feliz fazendo o certo! Se forme,ganhe sua liberdade com uma base sólida! Pra depois, não ter que viver debaixo das asas dos seus pais o resto da vida ,sendo humilhada.
Perfeito. Perfeito perfeito. Tem que ser discreta e acabar a faculdade depressa. Sendo uma jovem adulta com criação religiosa acha que a sua vida sexual e afetiva é da conta dos outros, mas não é da conta de NINGUÉM. Se tivesse outros pais poderia viver despreocupada, tendo esses pais tem que ser discreta, acabar o curso rapidamente e ficar independente de pais, de marido, de igreja. iNDEPENDENTE para viver a sua vida segundo as SUAS escolhas.
Tb vivi algo parecido, não contei porque sabia o que viria, foi a melhor coisa que eu fiz. Só causaria mais prblemas
Não conta pra amiga pq sim ela vai contar pra outra pessoa ainda q não seja a mãe. Procura um trabalho e se banca, pq qdo vier a tona continuando assim vai ser mto mto ruim e no fim das contas é para a sua família que vai recorrer qdo tudo estiver saindo do controle
É muito simples. Quando você tiver sua independência financeira, conte tudo. E não se culpe. Se os pais aceitassem a diferença, você exporia o quão singular você é.
Que triste ver que a religiosidade ainda afeta muito o relacionamento familiar!! Se ela contar, vai perder a faculdade, a "confiança" que os pais tem nela e a imagem de moça "santa"!... por outro lado, não contar pode afetar sua consciencia!! Eu escolheria acalmar o coração, tentar conversar aos poucos com sua mãe sobre o quanto vc gosta do rapaz, e o quanto ele tem feito bem e q vcs estão em um relacionamento sério.. e o resto é consequencia, segue a vida, estuda, corre atraz da sua independencia e escolha sempre ter paz!
Só lembrando que a mãe dela é uma fanática religiosa.
@@iaraoeste1780 exato, a religiosidade que é o fanatismo!
Conselho,,,,,passei pelo mesmo, minha família parte de pai e mãe são 90% todos evangélicos, nasci num lar cristão desde sempre....porém, com a adolescência comecei a ter curiosidade pelas coisas mundanas, eu não queria mais ir na igreja , mas minha mãe me obrigava, então eu comecei a sair escondido , matava aula pra ficar cm os amigos na praça, e olha q sempre fui ótima aluna, toda certinha, só podia ir pra aula de saia , cabelo lá no pé,,,, enfim,,,, perto do aniversário de 15, criei coragem e tive uma conversa cm minha mãe sobre a igreja, ela chorou muito, mas fiz ela enchergar q a parte dela ela fez por mim, me ensinou o caminho correto , certo e errado, e o que eu decidisse a partir dali era de responsabilidade minha e eu que ia ter cm Deus,,,,comecei a trabalhar de baba meio turno e outro turno estagiar de vendedora, sempre ajudava minha mae nas despesas de casa, eramos so eu , ela e meu irmao....comecei a fazer cursos, namorei , sai , fiz amizades , nunca fiz nada de pecado grave, mas experimentei cigarro e bebidas ,,,,cigarro só experimentei mesmo , não fumo,mas nunca sai para festas , boates, essas coisas ,,,,comecei a namorar cm o meu marido mundano kkk aos 17 anos , fizemos brincadeiras profundas e por ser muito burrinha não conhecer nada sobre sexo, proteção,, engravidei cm 18 e casamos, hj temos 3 filhos, 18 anos juntos , e a primeira vez q fui em festa e boates foi cm meu marido. Crescemos juntos , eu e ele , passei por muitas coisas, provações, e Deus sempre esteve comigo, pois ainda oro , conheço a verdade e tenho temor de Deus, damos o dizimo,,,,sinto falta d ir a igreja, da comunhão, hj a igreja está bem diferente do meu tempo, hj tudo pode , e eu me visto mais descente do q muitas *irmas*,,,,enfim, sei q um dia vou voltar pra comunhão da igreja , cm Deus , mas quero minha família convertida junto comigo,,,,esqueci do conselho kkkk meu conselho é não contar nada agora,,,,espere , porq eles não vão entender, o resto da família e a igreja vão te julgar,,, é ruim mentir, mas confesse e ore sempre pra Deus, e faça o seu melhor , não esqueça nunca de Deus.
Minha querida: até saí da casa dos seus pais, fica quieta!
Amada, quantos anos vc tem ? 12 ? Esquece... deixa a sua mãe com as piras dela e vai viver a vida.
Tenho 58 anos e até hoje minha mãe não sabe que perdi a virg....antes do meu casamento! Perdi com a oessoa que seria meu marido! Acabei casando muito cedo pra ter a tal liberdade. Na minha cidade, na época, tinha apenas duas faculdades e nenhuma me satisfazia, meu pai não quis que eu fosse fazer faculdade na capital...enfim...
Duas alternativas: vc conta, desaponta seus pais, sai da faculdade e espera seus pais te darem alforria... ou... não conta, termina faculdade, tem paz entre vc e seus pais, se liberta e seus pais nunca ficariam "decepcionados" com vc e todos ficariam felizes!
A vida é sua, e a escolha de como vc quer ser feliz TB é sua!
A criação dela foi reprimida. Que ela termine a faculdade. E depois vc decide se conta ou não mas por favor não engravide!!!
Não precisa contar, e quando você conseguir sua liberdade, continue sem contar ! Já fez a besteira mesmo, então não piore as coisas.
Não conta nada e segue a sua vida. Um hímem não significa nada, seja feliz. E não conte nada pra ninguém, fique em silêncio.
Nos dias de hoje ainda existe Isso? É inacreditável.
Pois é, inacreditável...
Menina tudo nessa vida passa e certamente esse momento que estás a viver vai passar, só se cuida pra não engravidar ou pior contrair doenças , que é um risco quando não nos protegemos , procure uma forma de ter um sua independência financeira e assim não depender dos seus pais !
Com certeza Deus não é esse carrasco que muitos dizem ser. Deus te abençoe sempre! Beijos!
Não contar até conseguir se formar é a opção mais segura, mas sugiro que vc procure um serviço mesmo que seja meio período. Quanto mais independente vc se tornar mais fácil será lidar com seus pais de igual para igual.
Não é uma história fácil, ao mesmo tempo que você se sente culpada, você também não tem ninguém em quem possa confiar de contar. Uma sugestão, não conte, pelo menos não agora. Faça a sua faculdade, vai atrás de um estágio em uma empresa com possibilidade de efetivar. Se empenhe para ser efetivada e depois que as coisas estiverem bem para você, ai você conta. Outro adentro..... Conversa com seu namorado, você está se arriscando para está ao lado dele. O mínimo que ele pode fazer é pelo menos mostrar aos seus pais que quer levar você a sério.
Não conta pra ninguém, se vc tá feliz com seu namorado vai em frente.
Quando vc for independente vc fala, isso se achar conveniente.
Quem te julga é Deus e Ele é misericórdia.
A moeda de troca do AMOR é basicamente o RESPEITO. Seus pais não são obrigados a bancar nada, mas fazem isso por puro AMOR; o mínimo que esperam é o seu RESPEITO!
Se foi madura o suficiente para dar esse importante passo em sua vida, seja madura também para devolver a eles o respeito que merecem! Seja respeitando as regras, ou mesmo o sacrifício que fazem para te manter estudando longe.
Deus te abençoe, e te ajude a tomar a melhor decisão.
Sou mãe de dois meninos, hoje quase homens feitos. O meu filho mais velho namora uma moça maior de idade, muito boazinha, amo ela de paixão. O pai dela não deixa ela chegar tarde em casa, viajar, ficar sozinha aqui em casa com meu filho, enfim, ela tem q esconder algumas coisas porque o pai é superprotetor. Ela infelizmente TEM que esconder, isso não é culpa dela. No seu caso não se sinta culpada por uma situação que seus pais impuseram. Fica em paz e siga sua faculdade, namore com responsabilidade, cuide para que seu curso seja proveitoso e depois da faculdade, já com sua independência, aí sim vc pode até contar pra eles. Já fui adolescente e meu pai era um tanto qto puritano, tive que omitir verdades dele e não me arrependo. Me arrependeria de não ter feito. Espero muito que vc consiga viver sua juventude do jeito que vc quer. Deus te abençoe!
Meu medo é educar meus filhos, ensinando os princípios cristãos e depois eles se esquecerem e cairem em qualquer armadilha do diabo. Porque não poderei privalos de muita coisa que eles vão querer participar, porém farei de tudo pra que quando eles estiverem sozinhos, busquem na consciência e pessam ao Espírito Santo que lhes ajude a tomar a decisão certa. Que meus filhos sejam verdadeiros seguidores de Cristo, e não filhos de crentes que na primeira oportunidade vão pecar. Afinal Deus não tem netos, somente filhos.
Incrível que crente cite mais o demônio do que Deus. Os filhos precisam de uma forte base educacional, religiosa sem estas bobagens que tudo é pecado.
@@nadirsantos7894 O que a Bíblia fala que é pecado, é pecado e ponto final. Não adianta se denominar cristão e não seguir os ensinamentos por completo, esse papo que Deus vê só coração e balela. E sim a Bíblia deixa bem claro em todo tempo que temos um inimigo, e que ele vai fazer de tudo pra nós tirar do céu e levar pra condenação eterna com ele. É nunca se esqueçam, Deus é amor, mas é justiça e dá a cada um conforme as suas obras.
@@adrianadefreitas598 falas como se toda população do mundo fosse cristã. Apenas uma pequena parte. Vão querer impor isto também? A perseguição religiosa foi em séculos passados. Pecado? Ah tá.
@@nadirsantos7894 o conteúdo do vídeo trata-se da religião CRISTÃ, e eu comentei sobre o vídeo, se vc é de outra religião e caiu aqui de paraquedas aí já não é problema meu. Passar bem. Tudo de bom 👍🏻
O Livro Sagrado, nas lições do Maior dos Mestres, em Mateus 7:6, ensina: “Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os desperdiçarão”.
Tenho uma mãe que não é religiosa, mas é extremamente controladora. Quando me separei e fui morar em cima da casa dela, ela se achou minha dona.
Ela é daquelas que se faz de vítima e fala mal de mim pra todos. Narcisista mesmo.
Por causa disso, já menti muitas vezes e com a consciência tranquila, porque ela força isso. Comecei um novo relacionamento em 2008, sim, já tem 16 anos. Ele não ganha muito, mas é um amorzinho (Franklin ele é feio tá kkkkk ) e se dá muito bem com meus filhos, mas ela faz o inferno. Fico sempre engolindo as indiretas e por causa disso desenvolvi depressão e agravou muito o transtorno de ansiedade.
Detalhe importante: ela tem mais de 90 anos, ganha muito bem e tem muitos problemas de saúde. Parei de trabalhar para cuidar dela e ela me ajuda muito financeiramente. Meus filhos e meu irmão mais novo sabem que ela é assim e me apoiam.
Minha situação é muito difícil, não posso simplesmente me mudar porque ela precisa de mim. Por outro lado, não consigo mais viver numa situação que me causa problemas psicológicos.
Então, não se preocupe se você mente pra que quer te controlar. Quem age assim está pedindo por essas mentiras. Segura a onda até se formar. Se puder, faz terapia que ajuda bastante
Você se submeteu a isso por escolha, não?
Poderia ter alugado um imóvel, e não precisar dela financeiramente.
@@balaiodeassuntos acho que não entendeu muito bem...
Sinceramente, guarde pra você, só voce sabe o que voce passa, não é legal mentir, mas eles nao te dao outra alternativa, concordo que você tem que arrumar um jeito de se sustentar e sair da casa deles para ai sim ter sua vida em paz, e concordo com suelen, se ela falasse nao seria acolhida ou entendida pelos pais
Meus pais sempre foram sensacionais! Diziam que "quem aperta muito, a areia escorre pelos dedos", então eu sempre tive liberdade em casa. Porém, por mais modernos que eles foram (infelizmente eles já partiram para o Céu), eu nunca dividi minha intimidade com eles. A coisa é muito simples, a intimidade é particular, e nossos pais, são de outra geração. Preservei minha intimidade, e foi tudo ótimo.
Essa menina não tem que se sentir culpada, não! Viva sua vida, mas com responsabilidade.
Tenho 56 anos, e acho bem estranho discutir a vida sexual com os pais, a não ser que seja algo sério ou que envolva violência ou agressão.
Me casei com 28 anos, e até a véspera do meu casamento, minha mãe marcava hora para eu voltar para casa, sempre respeitei. Trabalho desde os meus 17 anos, mas eu sentia que respeitar os horários marcados, deixavam minha mãe despreocupada.
Hoje eu entendo o que eles passavam, quando meus filhos saem, me preocupo com o mundo, mas confio neles.
Muitos pais querem saber TUDO da vida dos filhos, para terem controle, ou acham que fazem isso.
Seja feliz, menina! Você não fez nada de errado, e cuidado com quem você desabafa... pq se bobear, a notícia corre, e aí sim, você será a vilã da coisa.
Sua amiga contar para ´salvar a sua alma´ é comlicado, por que se você não pode confiar nela para um conselho, porque ela é sua amiga?
Mentir para a mãe é uma ideia ruim, ela ja descobriu que você está vendo alguém, se descobrir tudo a briga vai estar armada. E apesar de a vida ser sua, ela vai ter certa razão.
->Você recebe o dinheiro dos seus pais para gastos com a faculdade e pare as suas necessidades, economizar o dinheiro deles para gastar com coisas que eles não concordam é desonesto da sua parte. Seria completamente ok se você ganhasse esse dinheiro em algum trabalho meio periodo ou bico (e eu sei que com algumas faculdades é quase impossivel de trabalhar). Você tem direito a suas opiniões e a levar sua vida como quiser, mas ainda depende dos seus pais e mesmo que não more perto deles a maior parte do tempo ainda deve obediencia as regras deles.
O que fazer ? ***(meu conselho de o que voce poderia ter feito) O que sempre digo quando me pedem esse conselho - Se torne independente e vá viver sua vida, seus pais ainda podem ficar decepcionados com suas escolhas, mas não poderão interferir já que você não é dependente deles.
**O que eu aconselho a fazer agora**
Você confia na sua mãe? Não vai ser facil e provavelmente eles vão ficar decepcionados (não há como evitar isso) mas você deve contar. Mentir diretamente para pais (que amamos e nos importamos) principalmente em coisas tão importantes vai te fazer mal, com o tempo o peso da mentira se torna maior e mais desconfortavel. Você esta se sentindo culpada- já imagina a reação e possiveis consequencias- mas voce precisa enfrentar isso.
Você pode ate estar usando metodos contraceptivos, mas nenhum é 100% eficaz e se voce tiver uma gravidez não planejada o choque da noticia vai ser pior.
Eu compreendo sua situação é oro pra que resolva da melhor forma possível! Se o que você fez não está te deixando em paz, conte! A melhor coisa é a consciência tranquila. É muito fácil dizer pra não contar, mas no fundo vc quer ser sincera com seus pais. E isso não está errado. O problema é que para cada ação tem sua consequência! Mas isso não significa que tem que permanecer com o peso na consciência!
Dica: não conte pra ninguém antes de resolver contar ou não para seus pais!
Um grande abraço! 😊
Eu tinha 21 anos quando mandei o lacre pro Universo. Nem precisei contar pra minha mãe, foi só passar na frente dela que ela percebeu. Ela só de ver a menina andando já sabia que criatura não era mais virgem. Todas as meninas que moravam no meu prédio, minha mãe soube antes das mães dela. Algumas ficavam paradas ou andavam com as costas na parede pra disfarçar quando viam minha mãe 😆. Acho a moça da história precisa esperar até poder ficar independente.
Amada não conta termina os seus estudos e depois conta e melhor assim e entrega tudo nas mãos de Deus...❤❤❤❤❤
SÓ PENSA K COM GDES PODERES VEM GDES RESPONSABILIDADES VC TERIA CONDIÇOES PRA BANCAR UM FILHO SE APARECER.. OU UMA DEPRESSAO PÓS ABORTO..? SEU PARCEIRO TERIA CONDIÇOES??? E AI QUE ESTA O FATO QUER TER VIDA LIVRE PRECISA SABER SE TEM COMO SE BANCAR DEPOIS PK O DEPOIS... É QUE CONTA CRESCEU.. MAS AINDA É DEPENDENTE...
Somos evangélicos,e eu ouço com minhas meninas (13 e 5 anos) música da Myiley Cyrus,Joelma 😂😂 a gente dança e ri em casa.
Mas a maior parte das músicas q ouvimos são louvores,e não proíbo música secular boa,as ruins q acabam com o belo ,essas ruins nao mesmo Culitvar hábito de ouvir boa musica ,isso sim.
Funk?jamais kkkkkkkk
Sexo antes do casamento traz algumas consequências,se essa jovem sabe lidar...
E sim ,pais crentes nem sempre terão filhos crentes.
Eu entendi a filha e a mãe.
Infelizmente temos a Deus e seguir instruções bíblicas não é fácil...para juventude.
Concordo com o que eles falaram no final. Termina a faculdade, esteja trabalhando e depois disso, quando se sentir pronta conte....se você sentir que precisa... é realmente difícil se sentir uma traidora, ainda mais para quem te dá tudo, mas na sua situação atual, não conte. E o dia que tiver teus filhos, lembre disso tudo para não repetir a história...
Nao se pode agradar ao pais e a nós se as opinioes sao diferentes. Minha colega de trabalho é indiana. Ela foi OBRIGADA a se casar com um rapaz que nao conhecia, uma pessoa escolhida pela familia dela. Embora ela seja adulta (30 anos), seja independente financeiramente, mora em outro país… ela se sentia na obrigação de atender a vontade dos pais porque eles emprestaram o dinheiro para ela fazer seu mestrado na Australia. Veja bem, eles EMPRESTARAM o dinheiro. Ela devolveu TUDO. Mesmo assim a pressao pra ela se casar era tanta, com tantas chantagens emocionais, que ela sucumbiu: casou com o tal rapaz. Desde entao, é ela quem sustenta a casa. Foi ela quem pagou todo o processo de imigração dele para o Canada e o tal so fica arrumando desculpa pra nao trabalhar. O pior é que como ela foi o sponsor dele na imigraçao, ela sera responsavel por ele, e respondera por qualquer coisa que ele fizer, por 10 ANOS! Mesmo se eles se divorciarem, ela ainda continuara sendo responsavel juridicamente por tudo o que ele fizer. Cansei de avisa-la: “ nao casa!” “ nao seja sponsor” “deixe que ele faça o processo sozinho” mas… ela nao ouviu. A pressao da familia era (e ainda é) enorme. E pensa que acabou? Claro que nao! As familias querem que eles tenham filhos! E eu fico so mostrando: olha, se esta ruim so voces dois, imagina ter criancas pra alimentar e cuidar…. Sim, porque alem de trabalhar o dia todo, ainda tem que cuidar da casa, cozinhar, lavar, etc. ele, que nao trabalha, fica a toa o dia todo, nao ajuda em nada dentro de casa. Eu nao aguento essas coisas. Rezo pra que ela arrume forças pra sobreviver a esse casamento / tormento. Cultura ignorante, fazer alguem se casar so por tradição. Ignorancia. Pura ignorancia. 🙁🙁🙁
Ótimo exemplo que as imposições, religiosas, de castas, de papel de gênero, sociais, são da circunstância e quem vê de fora fica abismado. Como é possível que uma mulher adulta tenha que dar conta da sua vida sexual e sentimental aos seus pais. Deveria aproveita para acabar a faculdade o quanto antes pare ficar livre de amarras de pais, religião, homem, pobreza... E da sua vida íntima não tem que dar conta a NINGUÉM!!!
@@isabelveiga5911interessante que o papel de gênero não faz os homens da familia pressionarem o marido a trabalhar.
Vá trabalhar e seja independente e feliz. Se não conseguires trabalhar de primeira, não conte agora.
Não conte para ninguém. Se é segredo, guarde para você 🫵🏽
Anos 90, meus pais ficaram bitolados na igreja. Eu também ía mas nessa época estava decepcionada com a igreja e o comportamento e julgamento de meus pais, tudo era pecado, tudo era do demônio...
Uma vez saí no Domingo a tarde, com o carro de meu pai, fui visitar uns amigos e me atrasei uns minutos. Quando cheguei, eles estavam prontos pra irem ao culto, me esperando voltar, com caras de bravos.
Minha mãe olha pra mim e diz: "você tá com cara de quem deu!" Eu completamente virgem e nem pensava em ter relações e só queria fazer isso após casar... Chorei muito por ter sído julgada.
Não consigo esquecer a cara de raiva, nojo e decepção dela...
Acho engraçado Franklin e Suellen, que não tem filhos, incentivando filhos a enganar seus pais. No dos outros é mole, né?!
Tenho certeza que quando eles tiverem saberão educar par a vida é não porque os pais acham. Contariam os laços da ignorância que torna infeliz tanta gente.
Eu nunca proibi minha filha de namorar, sempre trouxe os namorados dela para dentro de casa, foi a sorte o primeiro era um abusador, quando percebi dei todo o apoio para ela sair do relacionamento. Com relação a moça em questão. Você não tem como conseguir um emprego e se sustentar enquanto estuda ?
A minha pergunta pra ela é: " E se ela engravidar, o que pensa em fazer?" Sinceridade é tudo, mentira tem prazo de validade.
Pra isso existe métodos contraceptivos
Hoje em dia, engravidar é opção. É muito fácil evitar
e quando chegar o fim do prazo de validade, *CONTE OUTRA MENTIRA NOVA*
@@luisclaudiofontenelle5513 🤣🤣🤣🤣🤣
Ser sincero com quem nem liga se você concorda ou está feliz com as imposições que te são impostas ? O nome disso é escravidão psicológica.
Sou mãe e te digo : NÃO CONTE PRA SUA MÃE !
As mães costumam ser impulsivas e irracionais nessas horas. Depois se arrependem mas aí já prejudicaram os filhos sem querer! Aprenda a se cuidar com os conselhos de seus pais . Nem tudo se compartilha com eles nem com “amigos”. Você é muito nova. Amigos vão se consolidar ao longo dos anos. Tenha calma.
Se foque nos estudos. Provavelmente esse não será seu único é verdade amor!
Tenha juízo e amir próprio!
Ou seja, vc deve obediência a eles pois além de serem seus pais são eles que te bancam, quer fazer o que vc quiser, arrume um emprego, um lugar para morar e viva a sua vida da maneira que vc quiser.
Pra mim não tem haver só com religião, tem haver com respeito, honestidade, sinceridade o que vc está fazendo para mim que sou mãe e não sou religiosa é uma tremenda sacanagem e traição com aqueles que só querem o seu bem.