*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!* Planilha de Cálculos Elétricos: hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas: hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas: hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Facilidade de explicação ao unir a objetividade adequada sem prejuízo ao detalhamento necessário. De fácil compreensão todos independente do nível de conhecimento. Capacidade somente para os que têm DOM. Parabéns Mestre Adoniram! Você faz parte do seleto grupo - Os DOMáveis.
Show de bola a aula, não sou eletricista, mas vendo essas aulas já estou com vontade de ser um eletricista, gratidão por está compartilhando conhecimento.
Adoniran parabéns mais uma vez provou de novo que é o melhor canal de elétrica. Que Deus abencoe você é toda sua equipe.parabéns pelo excelente trabalho
Adoniran, fui aluno de escola técnica federal quando o curso de eletrotécnica era integrado com o ensino médio com 4 anos de duração. Naquela época, os cursos técnicos eram de excelência, mas nunca vi nada nesse nível de apresentação! Parabéns pelo conhecimento e didática!
Parabéns e obrigado pela explicação detalhada. Certamente a grande maioria desconhece estes detalhes de cálculos simples de um circuito elétrico importantes antes de realizar qualquer instalação elétrica!
Ótimo vídeo, inclusive explica a existência de um.disjuntor de valor de 16 A, que em muitos casos é usado com cabos de 2,5 mm2, e erroneamente algumas pessoas colocam disjuntor de 20A sem perceber o erro que comete.
Abraço! Parece confuso, mas não é. Ta bem explicado no vídeo. O cabo de 2,5 mm2 em funcionamento numa temperatura 70ºC e a uma temperatura ambiente de 30ºC , sem nenhum fator de correção (agrupamento de circuitos ou temperatura): 24A com dois cabos carregados (monofásico ou bifásico) 21A trifásico (com neutro ou sem neutro) Além desse valor máximo de funcionamento do cabo ele suporta por uma hora até 1,45 x esse valor máximo. 24A x 1,45 = 34,8A 21A x 1,45 = 30,45A O disjuntor de 20A pode ser usado no cabo de 2,5mm2 tranquilamente.
Olá prof boa noite ! O seu canal é ótimo pois é bastante técnico.aprendo bastante obrigado ! Gostaria se possível você fazer um vídeo mostrando a capacidade e o cálculo para escolher os barramentos do quadro elétrico. Por favor. Obrigado
Vídeo excepcional como sempre.pena que temos muitos cabos fabricados sem qualquer critério de segurança e vendidos normalmente nas lojas sem nenhuma fiscalização,pondo em risco muitas instalações por ai fora.
Olá Luiz, A capacidade de interrupção é dada pelo fabricante. O que temos condição de calcular é a corrente de curto circuito e saber se é ou não compatível com o disjuntor.
Sugestão: faça esse teste prático, colocando uma corrente de 1,45x (ou até mais, digamos, 1,50x) em um condutor com alguns metros de comprimento, talvez um cabo de 1,5mm² ou um cabo de 0,5mm² para não precisar de uma corrente muito alta, para ver a que temperatura o cabo irá operar após mais de 20 minutos.
Em outro vídeo vc fala sobre curvas do disjuntor. Quais seriam as curvas para o disjuntor num DDR? Eles são bons como dos disjuntores? São termo-magnéticos e suportam p.ex. 1,45 vezes?
Boa noite, Adoniram! Videos muito bons e muito explicativos. peço se for possível fazer uma aula sobre agrupamento de condutores e fator de correção. Desde já agradeço e um forte abraço.
Olá, boa tarde ! Eu me inscrevi no canal e gosto muito de seus ensinamentos, tá de parabéns. Eu só sugeriria que baixassem a música de fundo um pouco,ela tá na mesma altura de sua voz. Obrigado
Adoniran, faz um video mostrando como saber que seção transversal é do condutor sem vc saber que fio é... Ja vi usando paquimetro mas o video não ficou nitido. Forte abraço
Tenho outra dúvida sou eletrotécnico trabalho no momento para mim mesmo numa instalação que está forrada de pvc não, mais de gesso o cabeamento descendo do octogonal para a luminária no teto de gesso sempre fica uma sobra de cabo no gesso no caso das maioria das vezes retorno e neutro salvo se tiver uma caixinha de tomada 4/2 no teto quando está usando uma tomada no teto essa sobra que fica no teto de gesso se ela perder a isolação encostando até mesmo na luminária se ela esquentar a corrente do circuito não corre para a parede através do gesso como se faria nesse caso como faria a sua empresa pois vejo que a sua empresa trabalha no nível de muita qualidade agradeço por ter tirado minhas dúvidas
Olá amigo. Estava vendo o vídeo aqui e me deparei com a sua pergunta. Na verdade, para mim, ficou meio confuso a sua pergunta. eu entendi, me corrija se eu estiver errado, que você está preocupado com uma possível ruptura do isolamento do condutor e este (condutor) entrar em contato com o gesso ou com a luminária. Se encostar na luminária, as consequências dependerão do tipo de luminária. Se a estrutura dela (luminária) é de metal ou de material não condutor de eletricidade. Se encostar no gesso, uma vez que o gesso é mau condutor de eletricidade, provavelmente, você não terá nenhum problema. Espero ter ajudado. Um grande abraço e fique com Deus.
Professor, parabéns... por favor faça um vídeo como transformar BTU em Watts. Eu créio muitos colegas eletricistas assim como eu, tem essa dúvida. Um abraço e muito obrigado!
Parabéns pelo trabalho! Os condutores suporta a corrente nominal vezes 1.45 ?? No caso se tiver um circuito com cabo 2,5mm disjuntor de 20A curva C e aver uma sobrecarga de 28 ou 29A ou até maior o condutor estará protegido mesmo permanecendo por horas com essa corrente ??? considerando a tabela e método de instalação condutor suporta 21A. Obrigado
Olá amigo. Estou vendo o vídeo hoje e me deparei com a sua pergunta. Até certo ponto, na minha opinião, você está correto. Na verdade, o condutor não está protegido. O condutor vai suportar essa sobrecarga, contudo, ele (condutor) vai aquecer e terá sua vida útil reduzida. Uma maneira prática (frisando que é uma maneira prática e não a correta) de evitar que o seu condutor venha a aquecer por sobrecarga sem que o disjuntor atue é dimensionar o disjuntor dividindo a corrente nominal do disjuntor por 1,45. No caso de um condutor de 2,5 mm², que você cita que suporta 21 A, essa conta daria em torno 14,5. Sendo assim, se você utilizar um disjuntor de no máximo 16 A para esse tipo de condutor, você não terá problemas com aquecimento do cabo por sobrecarga. Reitero que é uma maneira prática para dimensionar o disjuntor e não ter problemas. Espero ter ajudado. Um grande abraço e fique com Deus.
Vai depender da potência das lâmpadas, pq a corrente do interruptor é até 10A AI VC PEGA POTENCIA TOTAl DAS LÂMPADAS QUE VC QUER LIGAR DIVIDE PELA TENSÃO AI VC ACHA A CORRENTE
Achei esse material muito prático! Surgiu uma dúvida. Percebi que as correntes (In) de disjuntores variam de 2A à 5A até o Disjuntor de 25A, partir daí variam de 8A a 10A de um para o outro. Por exemplo: imagine que a corrente (Ib) seja 53A, e a corrente (In) mais próximo seja 63A, essa diferença seria irrelevante, eu ainda estaria aplicando essas regras se eu aplicasse esse Disjuntor de 63A para a proteção de (In) de 53A ?? Obrigado pelo espaço!!
Você calcula Ib, calcula Iz e depois escolhe o disjuntor que é In. Se In não puder estar na faixa entre Ib e Iz, você muda o cabo para ampliar a faixa e poder determinar um In.
Professor boa noite me tire uma duvida, é pq estou com esse exercício da escola para resolver. Um chuveiro de 3600 Watts a uma distancia de 20 metros do QD. 120 Volts e só posso ter uma queda de tensão de 2 %. Qual cabo devo usar? Qual disjuntor ? Há, vc tem alguma tabela de cabos que tenha sua bitola e até quantos metros o mesmo mantém a sua corrente sem ter queda de tensão? Fico grato.
Professor Boa Noite! A intensidade de um choque que você leva em um dos cabos do disjuntor trifásico de entrada de um prédio tem a mesma intensidade do choque em uma tomada comum? Digo trifásico de entrada predial 127 + 127 + 127. Fique com deus!
Pq os fabricantes de equipamentos portáteis, aspiradores, liquidificador etc... Adotam na fabricação fios com diâmetro menor que a norma específica? Digo pois, comprei um aspirador de 1400W em 127V e o cabo elétrico veio com 5m e fios de 0,75mm2. Creio que deveria ser de 2.5mm2
Normas de fabricação são diferentes de normas de instalação. O cabo 0,75mm² em uma extensão de equipamento se assemelha a uma maneira de instalar que faz com que ele suporte facilmente a corrente do equipamento. No caso de instalações elétricas existem outras regras a serem seguidas. Um cabo de o,75mm² pode se romper a ser distribuído em uma tubulação, por exemplo.
Professor, por gentileza, estou precisando da sua ajuda, minha casa é nova e tem um um circuito trifásico com um disjuntor tripolar curva C de 63 amperes bem próximo ao medidor, não tem nenhuma carga ligada dentro da casa, ja testei e não tem indícios de curto circuito no circuito de entrada entre o quadro medidor e o QDC, porém ao ligar o disjuntor ha uma faisca em uma das fases de ENTRADA, ou seja, que vem do medidor e o disjuntor desliga instantaneamente, e o pior, tem horas que ele não desarma, ja pensei em tudo mas não encontrei onde está o problema, ja troquei o disjuntor e o problema persiste, agradeço desde ja
@@eletricityeletrica Muito obrigado pela disponibilidade, por incrível que pareça fui prejudicado pela irresponsabilidade de um ajudante de pedreiro que ao cavar uma vala para passar canos de esgoto cortou a fiação trifásica em vários lugares com a ponta de um martelete, não sei por qual motivo o multímetro não constatou continuidade nos cabos e os curtos eram intermitentes, o problema estava no meio de um eletroduto sem nenhum emenda e sem nenhum motivo para desconfiar que meu serviço havia sido prejudicado por um irresponsável, hoje de manhã me surpreendi com fuligem na caixa do disjuntor e quando foi verificar o neutro de 16mm havia se rompido tamanho o curto, o disjuntor tripolar de 63A curva C não atuou, talvez a marca do disjuntor não seja tão confiável assim, enfim, achei o defeito, um eletroduto bastante danificado e os cabos com várias avarias em um espaço de 1,2 metros dentro de uma laje de piso, ou seja, bem difícil de acreditar que ocorreria isso, muito obrigado, vocês são os melhores
Oque acontece se vc colocar um dijuntor de 10a em uma linha com tomada de 20a com condutor de 4 mm em 220v.? O dijuntor atuaria se usarmos uma carga maior que 10a ? Ex uma carga de 3200w.
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Explicação simples e sem rodeios.
Os meus parabéns .
Facilidade de explicação ao unir a objetividade adequada sem prejuízo ao detalhamento necessário. De fácil compreensão todos independente do nível de conhecimento. Capacidade somente para os que têm DOM. Parabéns Mestre Adoniram! Você faz parte do seleto grupo - Os DOMáveis.
Obrigado pelo elogio, valeu!!!
eletricity , o melhor canal de elétrica.
Olá
Gosto muito de assistir seus videos
Parabéns..
Melhor canal de elétrica do youtube.
Muito mas muito boa aula
Parabéns pelo conteúdo, Primeira vez que vejo 100% de aprovação com milhares de votos!!
Excelente explicação!!
Ótimo 👏👏👏👏👏👏
Ótima explicação, sou sei fã.
Show de bola a aula, não sou eletricista, mas vendo essas aulas já estou com vontade de ser um eletricista, gratidão por está compartilhando conhecimento.
Ótimo muito bom
Sensacional!!
Adoniran parabéns mais uma vez provou de novo que é o melhor canal de elétrica. Que Deus abencoe você é toda sua equipe.parabéns pelo excelente trabalho
Muuuuito bom!!! Obrigado
Muita Teoria boa, que nos capacita, a entender a pratica !!
Excelente qualidade de ensino.
Excelente.
Adoniran, fui aluno de escola técnica federal quando o curso de eletrotécnica era integrado com o ensino médio com 4 anos de duração. Naquela época, os cursos técnicos eram de excelência, mas nunca vi nada nesse nível de apresentação! Parabéns pelo conhecimento e didática!
Parabéns e obrigado pela explicação detalhada. Certamente a grande maioria desconhece estes detalhes de cálculos simples de um circuito elétrico importantes antes de realizar qualquer instalação elétrica!
professor !!! vc é simplesmente o melhor !!!
Isso é gostar do que faz !!
Parabéns !!!
Muito interessante a questão do cabo suportar 1h de sobrecarga de 1.45x
Ótimo vídeo, inclusive explica a existência de um.disjuntor de valor de 16 A, que em muitos casos é usado com cabos de 2,5 mm2, e erroneamente algumas pessoas colocam disjuntor de 20A sem perceber o erro que comete.
Abraço! Parece confuso, mas não é. Ta bem explicado no vídeo.
O cabo de 2,5 mm2 em funcionamento numa temperatura 70ºC e a uma temperatura ambiente de 30ºC , sem nenhum fator de correção (agrupamento de circuitos ou temperatura):
24A com dois cabos carregados (monofásico ou bifásico)
21A trifásico (com neutro ou sem neutro)
Além desse valor máximo de funcionamento do cabo ele suporta por uma hora até 1,45 x esse valor máximo.
24A x 1,45 = 34,8A
21A x 1,45 = 30,45A
O disjuntor de 20A pode ser usado no cabo de 2,5mm2 tranquilamente.
Like antes de ver o vídeo, sei que vou aprender muito
Sensacional
Bom dia parabéns eu gosto de mais desse vídeo técnico
Vídeo sensacional. Sem dúvidas, o melhor canal de elétrica do youtube, especialmente na questão didática.
Bom dia quero lhe dar os parabéns
Meus amigos vcs são show........
Muito didático, parabéns
Quão brilhante explicação!
Muitos professores dão muita volta ao falar do assunto.
🇦🇴
Obrigado sempre mestre!
Rapaz esse cara é fera, rapidinho esse canal vai crescer bastante
Muito boa a aula professor Você já tirado minha dúvida com esse video complementou
Adoniran .... não quero nem saber, depois de estudar as suas aulas, vou querer meu Diploma de Engenheiro .... rsrs ... sensacional
😂😂😂😂😂
Muito esclarecedor! É preciso estudar cada vez mais. Valeu Adoniran!
Muito bom!
Top!
Boa noite Adoniran. Excelente explicação. Parabéns, e que Deus esteja sempre lhe dando sabedoria.
Muito bom o vídeo meus amigos. Parabéns
Excelente vídeo! Obrigado!
Muito bom a explicação
Parabéns pelo canal like
Excelente vídeo! Assunto super técnico a nível de engenharia!
Olá prof boa noite ! O seu canal é ótimo pois é bastante técnico.aprendo bastante obrigado !
Gostaria se possível você fazer um vídeo mostrando a capacidade e o cálculo para escolher os barramentos do quadro elétrico. Por favor. Obrigado
Excelente aula... Isso agrega mais informações na minha bagagem. Obrigado, e continue sempre com esse trabalho ótimo.
Muito boas dicas importante sabe dimensionar
Parabéns.mais um show de explicação.
Bom dia seria possível vcs fazerem o dimensionamento de um pequeno projeto aplicando os fatores de correção. Parabéns pelos vídeos e explicações.
Boa noite
Ótima explicação Parabéns
Um dos melhores canais de elétrica. Parabéns
Nossa, professor, que aula importantíssima. Parabéns!
EXCELENTE!
Excelente !
Ótimas respostas 👏
Elétrica é muito bom
Excelente explicações
Mto bom. Me lembrei das aulas de instalações elétricas na UNESP Bauru. Conteúdo mto didático.
Fez Instalações com o Cagnon?
Sempre com aulas excelente.
Vídeo excepcional como sempre.pena que temos muitos cabos fabricados sem qualquer critério de segurança e vendidos normalmente nas lojas sem nenhuma fiscalização,pondo em risco muitas instalações por ai fora.
Vá de Prysmian ou, no máximo, de Sil, e dormirá sossegado!
😏
Pesquise na associação brasileira de fios e cabos. La tem todos fabricantes homologados
Muito bom professor
Este canal é excelente!
Estão de parabéns
Valeu professor dica muito boa
Valeu mestre, como sempre trazendo muito conhecimento. Parabéns.
Sempre super didático. Top.
Parabéns pelos vídeos!!!!; Pergunto, como calcular a capacidade de interrupção de disjuntores de baixa tensão??????
Olá Luiz,
A capacidade de interrupção é dada pelo fabricante.
O que temos condição de calcular é a corrente de curto circuito e saber se é ou não compatível com o disjuntor.
Showww gostei
Sugestão: faça esse teste prático, colocando uma corrente de 1,45x (ou até mais, digamos, 1,50x) em um condutor com alguns metros de comprimento, talvez um cabo de 1,5mm² ou um cabo de 0,5mm² para não precisar de uma corrente muito alta, para ver a que temperatura o cabo irá operar após mais de 20 minutos.
Boa sugestão.
Em outro vídeo vc fala sobre curvas do disjuntor. Quais seriam as curvas para o disjuntor num DDR? Eles são bons como dos disjuntores? São termo-magnéticos e suportam p.ex. 1,45 vezes?
Muito bom
Boa noite, Adoniram! Videos muito bons e muito explicativos. peço se for possível fazer uma aula sobre agrupamento de condutores e fator de correção.
Desde já agradeço e um forte abraço.
Faremos um vídeo sobre dimensionamento em breve.
@@eletricityeletrica Obrigado! Um forte abraço.
Faz um curso de QDC 220V TRIFASICO 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Sensacional! Parabéns!
Olá, boa tarde ! Eu me inscrevi no canal e gosto muito de seus ensinamentos, tá de parabéns. Eu só sugeriria que baixassem a música de fundo um pouco,ela tá na mesma altura de sua voz. Obrigado
Obrigado pela sugestão.
Parabéns Professor! Gostaria de saber onde está mencionado na NBR 5410 o fator 1,45 sobre os condutores que foi apresentado. Obrigado.
Olá Adilson,
Está em 5.3.4.1 Coordenação entre condutores e dispositivos de proteção.
@@eletricityeletrica muito obrigado.
Show. É like.
tem meu respeito quem entende tudo isso de cara 😅
Show !
Adoniran, faz um video mostrando como saber que seção transversal é do condutor sem vc saber que fio é... Ja vi usando paquimetro mas o video não ficou nitido.
Forte abraço
show
Tenho outra dúvida sou eletrotécnico trabalho no momento para mim mesmo numa instalação que está forrada de pvc não, mais de gesso o cabeamento descendo do octogonal para a luminária no teto de gesso sempre fica uma sobra de cabo no gesso no caso das maioria das vezes retorno e neutro salvo se tiver uma caixinha de tomada 4/2 no teto quando está usando uma tomada no teto essa sobra que fica no teto de gesso se ela perder a isolação encostando até mesmo na luminária se ela esquentar a corrente do circuito não corre para a parede através do gesso como se faria nesse caso como faria a sua empresa pois vejo que a sua empresa trabalha no nível de muita qualidade agradeço por ter tirado minhas dúvidas
Olá amigo.
Estava vendo o vídeo aqui e me deparei com a sua pergunta.
Na verdade, para mim, ficou meio confuso a sua pergunta.
eu entendi, me corrija se eu estiver errado, que você está preocupado com uma possível ruptura do isolamento do condutor e este (condutor) entrar em contato com o gesso ou com a luminária.
Se encostar na luminária, as consequências dependerão do tipo de luminária. Se a estrutura dela (luminária) é de metal ou de material não condutor de eletricidade.
Se encostar no gesso, uma vez que o gesso é mau condutor de eletricidade, provavelmente, você não terá nenhum problema.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço e fique com Deus.
Muito bom, quantos anos de experiência?
Cada vez mais descubro que tenho muito que aprender.
Professor, parabéns... por favor faça um vídeo como transformar BTU em Watts. Eu créio muitos colegas eletricistas assim como eu, tem essa dúvida.
Um abraço e muito obrigado!
Quero fazer uma pergunta porque toda vez que chove o transformador da um clarao e desarma
Parabéns pelo trabalho!
Os condutores suporta a corrente nominal vezes 1.45 ??
No caso se tiver um circuito com cabo 2,5mm disjuntor de 20A curva C e aver uma sobrecarga de 28 ou 29A ou até maior o condutor estará protegido mesmo permanecendo por horas com essa corrente ??? considerando a tabela e método de instalação condutor suporta 21A.
Obrigado
Olá amigo.
Estou vendo o vídeo hoje e me deparei com a sua pergunta.
Até certo ponto, na minha opinião, você está correto. Na verdade, o condutor não está protegido. O condutor vai suportar essa sobrecarga, contudo, ele (condutor) vai aquecer e terá sua vida útil reduzida.
Uma maneira prática (frisando que é uma maneira prática e não a correta) de evitar que o seu condutor venha a aquecer por sobrecarga sem que o disjuntor atue é dimensionar o disjuntor dividindo a corrente nominal do disjuntor por 1,45. No caso de um condutor de 2,5 mm², que você cita que suporta 21 A, essa conta daria em torno 14,5. Sendo assim, se você utilizar um disjuntor de no máximo 16 A para esse tipo de condutor, você não terá problemas com aquecimento do cabo por sobrecarga.
Reitero que é uma maneira prática para dimensionar o disjuntor e não ter problemas.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço e fique com Deus.
Então eu uso a IB sem corrigir para dimensionar o disjuntor,e a IB corrigida para dimensionar o condutor?
Adoniran, bom dia!
Em qual cidade voce está localizado?
Gostaria de falar com voce no privado.
É possivel?
Sim, mande email para contato@eletricity.com.br.
Estamos em Belo Horizonte.
Muito bom professor, poderia dizer para nós, até quantas lâmpadas eu consigo ligar com apenas um interruptor? Deus abençoe!
Vai depender da potência das lâmpadas, pq a corrente do interruptor é até 10A AI VC PEGA POTENCIA TOTAl DAS LÂMPADAS QUE VC QUER LIGAR DIVIDE PELA TENSÃO AI VC ACHA A CORRENTE
@@felipealexandre7982 essa é a questão, sempre quando vamos procurar a capacidade dos interruptores, eles não vem especificando nada, vlw ai.
@@jefersonoliveira855nos interruptores vem especificada a corrente, geralmente 10A. Existem alguns de 25A.
@@eletricityeletrica encontrei aqui em algumas marcas!
Achei esse material muito prático! Surgiu uma dúvida. Percebi que as correntes (In) de disjuntores variam de 2A à 5A até o Disjuntor de 25A, partir daí variam de 8A a 10A de um para o outro.
Por exemplo: imagine que a corrente (Ib) seja 53A, e a corrente (In) mais próximo seja 63A, essa diferença seria irrelevante, eu ainda estaria aplicando essas regras se eu aplicasse esse Disjuntor de 63A para a proteção de (In) de 53A ??
Obrigado pelo espaço!!
Você calcula Ib, calcula Iz e depois escolhe o disjuntor que é In.
Se In não puder estar na faixa entre Ib e Iz, você muda o cabo para ampliar a faixa e poder determinar um In.
@@eletricityeletrica Muito obrigado pela resposta!!
Mas se a corrente (In) for muito maior do que a corrente (Ib) não poderia gerar complicações por exemplo em um equipamento??
Se possível faz um video com números. O cálculo passo a passo vlw.
Em breve.
Existe algum problema em utilizar disjuntor para frequencia de 50hz na rede de 60hz?
Se eu tenho dois dijuntor de curva b e c no curto guem dispara primeiro
👍👍👍👍👍👍👏👏
Professor boa noite me tire uma duvida, é pq estou com esse exercício da escola para resolver.
Um chuveiro de 3600 Watts a uma distancia de 20 metros do QD. 120 Volts e só posso ter uma queda de tensão de 2 %.
Qual cabo devo usar?
Qual disjuntor ?
Há, vc tem alguma tabela de cabos que tenha sua bitola e até quantos
metros o mesmo mantém a sua corrente sem ter queda de tensão?
Fico grato.
Professor Boa Noite!
A intensidade de um choque que você leva em um dos cabos do disjuntor trifásico de entrada de um prédio tem a mesma intensidade do choque em uma tomada comum?
Digo trifásico de entrada predial 127 + 127 + 127.
Fique com deus!
A intensidade PODE ser a mesma, desde que o toque na entrada seja entre uma fase e um neutro e sua tomada também tenha fase e neutro.
@@eletricityeletrica Muito Bom! Parabéns pelo canal!
Obrigado
Pq os fabricantes de equipamentos portáteis, aspiradores, liquidificador etc... Adotam na fabricação fios com diâmetro menor que a norma específica?
Digo pois, comprei um aspirador de 1400W em 127V e o cabo elétrico veio com 5m e fios de 0,75mm2.
Creio que deveria ser de 2.5mm2
Normas de fabricação são diferentes de normas de instalação.
O cabo 0,75mm² em uma extensão de equipamento se assemelha a uma maneira de instalar que faz com que ele suporte facilmente a corrente do equipamento.
No caso de instalações elétricas existem outras regras a serem seguidas.
Um cabo de o,75mm² pode se romper a ser distribuído em uma tubulação, por exemplo.
Professor, por gentileza, estou precisando da sua ajuda, minha casa é nova e tem um um circuito trifásico com um disjuntor tripolar curva C de 63 amperes bem próximo ao medidor, não tem nenhuma carga ligada dentro da casa, ja testei e não tem indícios de curto circuito no circuito de entrada entre o quadro medidor e o QDC, porém ao ligar o disjuntor ha uma faisca em uma das fases de ENTRADA, ou seja, que vem do medidor e o disjuntor desliga instantaneamente, e o pior, tem horas que ele não desarma, ja pensei em tudo mas não encontrei onde está o problema, ja troquei o disjuntor e o problema persiste, agradeço desde ja
Olá,
Pode enviar mais detalhes em contato@eletyricity.com.br?
Tentaremos ajudar. Pode até virar um vídeo.
@@eletricityeletrica Muito obrigado pela disponibilidade, por incrível que pareça fui prejudicado pela irresponsabilidade de um ajudante de pedreiro que ao cavar uma vala para passar canos de esgoto cortou a fiação trifásica em vários lugares com a ponta de um martelete, não sei por qual motivo o multímetro não constatou continuidade nos cabos e os curtos eram intermitentes, o problema estava no meio de um eletroduto sem nenhum emenda e sem nenhum motivo para desconfiar que meu serviço havia sido prejudicado por um irresponsável, hoje de manhã me surpreendi com fuligem na caixa do disjuntor e quando foi verificar o neutro de 16mm havia se rompido tamanho o curto, o disjuntor tripolar de 63A curva C não atuou, talvez a marca do disjuntor não seja tão confiável assim, enfim, achei o defeito, um eletroduto bastante danificado e os cabos com várias avarias em um espaço de 1,2 metros dentro de uma laje de piso, ou seja, bem difícil de acreditar que ocorreria isso, muito obrigado, vocês são os melhores
Oque acontece se vc colocar um dijuntor de 10a em uma linha com tomada de 20a com condutor de 4 mm em 220v.? O dijuntor atuaria se usarmos uma carga maior que 10a ? Ex uma carga de 3200w.
O disjuntor atuaria em alguns segundos ou minutos.
Pegunta se o disjuntor não vai atuar na faixa de 1,13 porque ela existe?