Bom dia, eu conheço gramado desde 2006 fomos nove vezes a cidade, e observei um crescimento desordenado em hotéis, resort, principalmente nas áreas altas, isso pode causar erosão em baixo do solo. Uma vez peguei uma dublo de turismo e o motorista comentou sobre esse crescimento desordenado , políticos locais mudam as leis para beneficiar construções .
Fui três vezes em Gramado, na primeira vez, em 2015, foi muito mágico, amei tudo. Da segunda vez, em 2016, também foi legal. E da última em 2023 foi bom, mas achei que as atrações e tudo ficaram o triplo mais caras, um absurdo, principalmente as atrações. Então, nao tenho planos de voltar.
Fui 2 vezes à Gramado gosto muito mais do que da Europa, porém ano passado achei muitos preços abusivos nas ofertas de lazer e isso foi constatado por todos nós da família excursão!!!!!!
Olá!esti e com i ha esposa e familia 9 vezes,e sem duvidas é que gramado se tornou uma cidade cara e um transito caótico,quem vai uma vez nao volta e fala mal!l
Gramado é uma cidade com fortes bases e já está no turismo a muitos anos, pode até ser que ela tenha um retrocesso em um determinado momento por estar dentro do Brasil com governos corruptos, mas ela não vai acabar tão fácil pois Gramado já passou pelas principais crises e sempre está se inovando com novos parques, museus, resorts, etc. Sem contar que a cultura da cidade é muito diferente do resto do Brasil.
Você tem razão, mas podemos acrescentar os altos preços praticados em todos os aspectos, a dificuldade do trânsito de acesso em toda as regiões e o fato da grande migração de trabalhadores que vem de outros estados, quebrando a característica que considero muito importante que é o jeito de ser do colono gaúcho que é bem peculiar! Ora somos atendidos por cariocas, nortistas, mineiros e africanos, isso acontece por causa da ganância que resulta em baixos salários e o desemprego atual nos outros estados, desestabilizando melhores oportunidades na região para o povo da região e descaracterizando o contato humano diferenciado!
Eu curto gramado Mais o que impacta atualmente são preço abusivos, assim vc acaba procurando outros lugares ou até países com pacotes mais acessíveis...canela para mim melhor até em preços e opções de gastronomia
Eu acho que o problema é “shopping on-line” que está acabando com as lojas. Moro no exterior e isso está acontecendo muito, lijas tradicionais fechando o tempo todo.
Estive em Gramado este mês de novembro mas só passei de carro , não tinha onde estacionar, só consegui visitar o lago negro mesmo, já em Canela consegui estacionar , visitar , comer, comprar , achei Canela bem mais fácil de circular .
Tá abrindo muitos estabelecimentos “Parque da Nasa”, Parque da Mônica” etc, tudo dizendo que são “parques”, e cobrando por preços de “parques da Disney”.
Ano Passado fiquei Hotel Luxo JOINVILLE Sc 😊😊Cafe Manhã EXCELENTE precos Justo sem Exploração faz passeios 🛳 NAVIO Cidade 🏙 sem muita Exploração Igual Gramado
Fui várias vezes a Gramado e não pretendo voltar como turista. Constatei o crescimento desordenado da malha urbana. Certos loteamentos estão engolindo as áreas verdes. É o caso de um loteamento bem próximo ao Lago Negro. A especulação imobiliária desenfreada já é percebida por muitas pessoas. Sem os atrativos naturais, Gramado vai perder muitos turistas, penso eu.
Conheço Gramado e cidades adjacentes,há mais de 40 anos.Até uns 10/15 anos atrás,podia-se trafegar de carro tranquilamente pela área central da cidade o que hoje é praticamente impossível.Além do trafego caótico,os Empresários ficaram ganaciosos demais e inflacionaram drasticamente os preços de tudo na cidade.....como mencionei,há 10/15 anos tudo era melhor e mais tranquilo além dos preços/valores praticados.Hoje prefiro ficar em Nova Petrópolis que também é linda e os preços praticados são bem menores.....espero que os Empresários não façam como seus colegas de Gramado senão,podem terem o mesmo destino.
Desde que Gramado ficou comercial demais, deixei de ir. Até para se respirar deve ter algum tipo de cobrança. Prefiro ir para outras cidades como Cambará do Sul.
@@wilsonricardo9927 Esses lugares muito comerciais acabam fazendo as pessoas medirem as outras pelo seu status, carro, roupas. Lembro uam vez que fui com amigos e eles queriam comer chocolate de gramado, aí chegamos numa loja de marca famosa e o cara mostrou os chocolates, tudo caríssimo. Aí quando falei que não iria levar nada o cara fez uma cara de desprezo. Eles acham que turista chega lá tem que sair abrindo a carteira para qualquer um que atira os preços lá em cima. E olha que os chocolates não tinham nada de mais. Prefiro ir no Uruguay pegar chocolate Lindt genuíno a 10,00 U$ a barra.
Estive lá no começo deste mês , e será a última pois é surreal os preços de tudo lá . Para ir lá vc tem que ir com um carro forte cheio de dinheiro. Se vc pagar caro e a comida for boa , vc aceita , mais como a comida é horrível fica difícil 😞😞😞😞
O caso de uma rede grande de hotéis na subida à aldeia do papai Noel, quando fomos em 2005 não existia, no local do existia plantações de pinheiros a araucarias.
Tem 10 anos que não vou a gramado, troquei pelo sul de Minas, já achava caro à época e fiz um tour pela serra, passando de canela não existe nem uma viva alma, quando cheguei a São Chico fiquei admirado com a sua decadência e que lago!! Caxias mais parece baixada fluminense, nova Petrópolis é fraquinha, as melhores são: bento e garibaldi. O povo não é acolhedor e poderiam aprender muito com os mineiros, pronto falei.
Engraçado. Fui muito mal atendido nesse sul de minas que você citou. Quando fui para Ouro Preto e demais cidades, estava uma bagunça, gente brigando, não tinha lugar para estacionar, sem falar que muitos lugares pareciam ter preguiça de atender as pessoas. Na estrada então, muito acidente. Falta de respeito e de noção no transito. Pessoal ultrapassando em curva, em lugares sem visão alguma do sentido contrário da via. Me salvei de dois acidentes jogando para o "acostamento" que é quase inexistente. Sem contar que achei as estradas mal mantidas. Conclusão é que mineiro não sabe dirigir. Em BH então, assalto o tempo todo na rua. Sem falar de muitos prédios pichados. Nunca vi outra capital brasileira com tanta pichação. Agora entendo porque estão pintando as laterais de alguns prédios. Em questão de custos, gastei a mesma coisa na serra gaúcha em relação ao sul de minas e até nas cidades histórias de MG sendo que tive muito mais retorno em divertimento, fotos e memorias na serra gaúcha, pronto falei.
Quando a Serra de SC fizer algo a altura de Gramado ( e estão a caminho), podem escrever que gramado vai definhar, Hoje SC esta na boca do povo, o pessoal de cima não vai descer até aqui, vai ficar por SC, o que aliás já vem acontecendo em outros setores do turismo.
Pura mentira. A serra catarinense não vai desenvolver igual a gaúcha. Sem contar que o leste catarinense (litoral) já está saturado. Muita gente para pouca área. Todo desenvolvido está nas margens da BR-101 que é um caos de transitar. Muita tranqueira no transito, muito radar, muito remendo no asfalto, sem falar na educação dos motoristas. SC está gastando demais em obras que desde o projeto já estão defasadas. E com a grande migração para SC durante a pandemia os preços estão super faturados. Enquanto isso, o oeste catarinense é esquecido, jogado a própria sorte. Sem contar na crescente criminalidade em SC. Boa parte do dinheiro do crime é lavado em Balneário Camboriú, que cresceu sem total controle. Tiveram que alargar a faixa de areia, esta que, já está sendo engolida novamente pelo mar, mais uma obra jogando dinheiro fora. E com aquelas ruas e calçadas estreitas e prédios altos, é impossível comportar o transito de carros e até mesmo de pedestres dependendo da época do ano. E voltando para a serra catarinense. Quem é do estado sabe o qual instável é o solo. Que sempre foi frequente os deslizamentos e enchentes. E o quão inseguro é construir nas encostas catarinenses.
Eu morro em Gramado ,mais não está acabando,tem ruas que precisam consertar ,pois as coisas que estam acontecem no rs não vem muitos turistas pois não conseguem chegar até gramado . Hoje vi no jornal do Almoço que uma jornalista não conseguiu chegar em Gramado por causa que muitas ruas estão fechadas
A prefeitura deveria ter vários ônibus grátis e trem pela cidade e ter varios estacionamentos grátis para colocar as viaturas. Todo e centro deveria ser pedonal e com bicicletas. Não deixem desaparecer gramado pois é um lugar mágico no brasil.
Gramado já foi bom, hoje em dia a infraestrutura urbana, nao comporta o grande fluxo. Sou apaixonado pela cidade, mas nos últimos anos tenho preferido Nova Petrópolis, Garibaldi e Flores da Cunha. Sem contar que com a desvalorização do peso argentino, está compensando muito mais, fazer turismo gastronômico na Argentina do que na serra gaúcha.
Só cuidado com a policia Argentina. Evite andar com carros com placa brasileira. E se for parado, deixe separado os "regalos" para os hermanos, porque eles os exigirão.
Gramado inflacionou na questão de valores. Se torna inviável para a maioria dos turistas que vai lá só pra curtir a cidade sem gastar. Ainda existe uma falha grande de planejamento e ampliação do sistema viário, que pensado para a região, está anos atrasada.
Sou paulista, morava no RS e estive em Gramado 4 vezes. Das 4, 3 vezes fui apenas para levar amigos e parentes. A cidade é linda. Porém, o trânsito é caótico e a comida é bem fraquinha. Eu até voltaria a visitar, mas apenas se estivesse passando pela região. Aliás, sobre a região, eu gostei muito de ir até os cânions e odiei Nova Petrópolis, onde fui maltratado por uma comerciante local.
Acho que você não se deu conta do que existe em GRAMADO, CANELA E NOVA PETROPOLIS! Este povo se dedica há décadas para transformar e manter este que é um dos, senão o melhor destino turístico da América do Sul. Abraço
O que acontece é quê exploram muito os turistas com restaurantes e hospedagem cara, principalmente na alta estação, querem ganhar muito dinheiro num mês, o dinheiro que ganham num ano, foi o que me decepcionou durante mês de dezembro.
Muita informação errada em um único vídeo. Só nesse ano gramado já recebeu 8 milhões de turistas, antes da pandemia já recebia uma média de 6 milhões de turistas. Teve uma baixa em 2022, mas já recuperou as visitações depois de alteração do ticket médio dos hotéis.
Sem falar os parques e comércios abrindo na cidade,estive em Gramado,Canela e Nova Petrópolis em 2019 e tinha muito comércio ainda em construção e imagino que agora devem estar bombando,a movimentação do aeroporto internacional de Porto Alegre se ressume a serra Gaúcha.
Ja fui em Gramado diversas vezes entre o ano de 2007 a 2010, depois só voltei agora em março de 2023, e fiquei horrorizada com o crescimento, achei tudo muito exagerado, a cidade ficou com cara de parque temático da Disney..tudo muito artificial e exagerado...sinceramente..pra mim, perdeu a graça...
Já fui 2x. No final do ano. Tudo é muito caro, a cidade e os arredores não tem nada pra fazer que não tenha custo. E além disso, todos os locais pra se divertir estão lotados, então você paga caro, tem fila pra sentar e tudo em Gramado é apenas materialista. Até as atrações naturais, tem que pagar. Isso reflete em algo simples: - as pessoas não vão o ano inteiro. Pega Campos Do Jordão por exemplo. Tem muito mais coisas de graça ou barata pra fazer: 1- Horto Florestal. Baita infra e inúmeras trilhas. 2- Barzinhos e baladas pra todos os bolsos. Muita gente faz despedida de solteiro lá. Famílias levam jovens pra sair porque é seguro. Ou até mesmo tem baladas pra pais e filhos saírem juntos. 3- Tem festivais muito maiores, dos mais diversificados. Diferente de Gramado que é uma Ruazinha. 4- Quantidade de Airbnb e Hotéis de todos os tipos, pra todos os bolsos. 5- Inúmeras atrações fora da cidade com preços acessíveis. Isso faz com que as pessoas queiram sempre voltar.
É importante dizer: Final de 2022 teve um povo brigando na rua, famílias tendo com criança de colo ouvindo funk pesadíssimo, e as únicas opções bacanas de festa de final de ano eram em hotéis, bem caras… ou a rua, com um povo bemmmm esquisito… parecia que eu estava na Praia Grande de tanta gente zuada. Não estou falando de gente pobre ou rica, to falando de gente drogada, muito louca, pareciam os cracudos da Cracolândia aqui do Minhocão em São Paulo. Ou a cidade cria um posicionamento de marca, e faz algo bem hypado, ou então investe em infra fod@ de verdade... ficar investindo pra colocar uma porcaria de atração, onde você anda 5 minutos em uma plataforma de vidro eh zuadissimo. Se pegar o Horto de Campos: - tem trilha pra cachoeira - aluguel de bike - festival gastronômico - pesca - piquenique - atrações de aventura Aí você pega por exemplo o Tarundu. Parque gigante, da pra passar o dia inteiro lá. Aí você vai para o Amantkir, flores lindas, lugar gigante. Aí você pode ir pro elefantinho. Pro rinque de patinação. Ou você pode ir pra uma cervejaria, ou andar de cavalo ou de quadriciclos. Tem mini golf. Isso faz com que a cidade tenha um espaço inteiro, diversão pra 10 dias.
Tá sabendo POUCO. De outubro a janeiro Gramado é frequentado por conta do Natal Luz. Fevereiro e Março muito gente frequenta conta das férias, vive tudo lotado, sendo que em fevereiro acontece o Gramado in Concert. Março e Abril a Pascoa é o chamariz para os turistas. Maio, Junho e Julho já tem frio o que atrai muitos turistas, sem contar que em meio vemos muitos casais viajando para Gramado e fazendo fotos para o book de casamento. Agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado e a Green Valley, além de continuar fazendo frio e atraindo turistas assim como em Setembro que ainda acontece o festival de gastronomia da cidade, aí já chegamos em Outubro de novo. Isso que resumi bastante os eventos. Quanto ao custo. Parece que não conhece Gramado. Gasta muito quem quer, E Gramado não se resume a uma única rua. Alias, Gramado é uma cidade legitima, tem vida própria, tem orgãos do governo. Diferente de Campos do Jordão. Conversa com o Rafael Scapella a respeito de Gramado. Quanto ao que falou das pessoas na rua. Quem conhece Gramado sabe que é mentira. Que essas coisas não acontecem. Já está mentindo na cara dura. Alias, muita cara de xenofobia o que falou a respeito. sugestão para parar de mentir na internet: ruclips.net/video/ueNaLv3Jrc4/видео.html ruclips.net/video/l1-lIcZpqvE/видео.html E consegue achar muitos outros relatos e vídeos, de outras pessoas e influencers mostrando a realidade de Gramado.
@@BSRenankkkkkk, Rafael Scapella. Pelo amor, esse cara só fala groselha, kkk. Ele acha que Gramado, um lugar totalmente fake e artificial, é o Brasil 2.0. Ele também acha que Balneário Camboriú, uma lavanderia de dinheiro sujo a céu aberto, péssimo exemplo de urbanisno é o Brasil 2.0, kkkkkkk. Menos, jovem. Gramado é interessante e bonita, sim. Mas tá longe de ser o que tal Rafael diz kkkk.
Nao tem como criar mais ruas, nas beiradas o solo é instável e com uma chuva mais volumosa o solo cede. Só restringindo a circulação de carros, criando bolsoes de estacionamento e transporte rápido entre os pontos turísticos e maior disposição para caminhar. Eu nao volto mais.
Só aconteceu em um pequeno morro da cidade. Então você também não deve querer frequentar RJ, SP, MG, SC, e muitos outros estados que varias vezes por ano sofrem com deslizamentos de terra, mesmo sem chuvas torrenciais. Pesquisa aí e verá que a serra gaúcha não sofre com isso. Apenas este ano aconteceu com a volta do El Niño somando ao aquecimento do planeta. Os últimos anos foram todos seco, de pouca chuva. E por falar sem secura, pelo seu raciocínio então, também não deve frequentar nordeste, norte e centroeste do país, já que será extremamente quente, seco e sofrido o verão para estas regiões.
Estive em Gramado pela primeira vez em 2015 no Natal Luz e ao todo foram seis Natais luz o último e definitivo agora em 2023. Vou falar a minha opinião dos pontos negativos que vi e a sensação de ser feito de otário que tive. Os pontos positivos são muitos, uma cidade linda e tudo bem decorada para a ocasião, notei que antes a decoração era mais bonita. Sou da classe C e compro tanto o Hotel, quanto a passagem aérea logo no começo do ano, e vou pagando de modo que quando viajo já está tudo pago. Recebo uns três meses antes da viagem anúncios de promoções e descontos em passeios e restaurantes e vou organizando numa planilha por data e o itinerário do dia, onde almoçar, as atividades do dia e onde jantar. Gastando então já instalado na cidade apenas com transporte e lembranças para a família. Estava almoçando tranquilo em um restaurante, quando do nada chega um ônibus e lota o local. Geralmente as mesas já estão reservadas, tudo bem, o problema e a confusão que esse povo faz ao entrar falando alto, crianças gritando e quanto mais entra pessoas, maior o barulho! A ponto de ficar insuportável o local! Chega a dar dor de cabeça com a gritaria! E em nenhum momento você alguém pedir para o povo diminuir, falar mais baixo! Uma tremenda falta de educação! Essa organização já deveria partir de dentro do ônibus alertando para se precisar falar, fale baixo! Lembrando que é minha opinião! Outra coisa desagradável que tive com um desses voucher de restaurante foi na hora de acertar a conta, onde a atendente relatou que o voucher em questão já tinha sido usado! Disse a ela, minha filha, essa foi a primeira vez que tive aqui! Lembrando que minha planilha é toda organizada onde um dia eu como massas, a noite carnes, no outro dia café colonial, a noite sopas e pratos leves, enfim tive de pagar de novo e sai do local como se fosse um falsário sem vergonha! E sempre nunca tem um para checar e resolver a bagunça de modo que um sem-vergonha desses que vendeu o voucher, nunca mais venda nada! Outros problemas tive foram em parques onde a entrada são pagas! Um, havia um mirante lindo de onde se podia ver uma linda cachoeira despencando e eu foi munido para poder tirar lindas fotos e fazer lindos filmes, porém, havia no local uma família grande que se apoderou dali para fazer um delicioso piquenique, com crianças correndo e gritando e pessoas te encarando só de você chegar perto! E mais uma vez, ninguém aparece para dizer a aquelas pessoas que ali é um mirante, portanto não poderiam estar ali lanchando descontraidamente! Em outro parque havia uma noiva tirando fotos com um fotografo e eu fiquei recuado, aguardando para poder se aproximar e já havia um casal na frente também esperando. Fui ao parque bem cedo, praticamente no horário de abertura, e estava vazio ainda. Quando o casal saiu e eu comecei a filmar entrou na minha frente um menino que apontava e para a cachoeira e gritava para os pais virem! De modo que os gritos estragaram toda a filmagem! Porém quando os pais chegaram e eu pensei que iam puxar o menino para que eu pudesse terminar de filmar, eles entraram na minha frente praticamente empurrando a ponto de quase derrubar a filmadora! Ninguém para encimar a esses cavalos a respeitar, a esperar a sua vez em silencio, nada! Você paga e é o otário! O ponto alto ficou por conta o espetáculo que era anteriormente em volta de um lago e eles mudaram para um local isolado e de difícil acesso! Paguei caro nesses ingressos e descobri por um motorista de aplicativo que o trânsito vira um inferno e é impossível chegar até ali! E mais, no ano anterior foi uma bagunça e mesmo assim eles venderam os ingressos se lixando para mim como eu chegaria até ali! De modo que não adiantaria chamar pelo aplicativo que ninguém viria! Tentei até contratar o motorista, pagando para levar e me trazer e ele não aceitou! Perdi meus ingressos! Disse então a minha esposa, esse foi o último papel de otário que fiz aqui! Não existe respeito com o turista e o nível de pessoas que estão acessando o local são de baderneiros! Minhas próximas férias serão em alguma praia do nordeste, menos badalada, com paz e tranquilidade! Otário nunca mais!
Sim é verdade. Com a atual administração eles estão passando por maus momentos por lá. Quando estive em Maceió eu aluguei um carro por uma semana, um Toyota Etios. Na época não lembro se tinha esses GPS no celular, eu levei um que eu usava em casa com IGO amigo. E eu ia em praia praticamente desertas da parte norte de Maceió. É um lugar com um potencial imenso, porem a infraestrutura é fraca. Num desses lugares uma senhora me ofereceu uns três tipos de porção para comer, não lembro o que ela tinha na época, mas lembro que pedi de aipim! Eu nunca comi na minha vida uma mandioca frita tão boa! E esse foi meu almoço, sem nenhum problema! Estava no paraíso! Descia com minha esposa a tarde no hotel e ficava numas mesas conversando um funcionário muito gente boa, me ofereceu um café com pão na chapa com manteiga e quando trouxe veio vários pães e um bule de café que ele deixou na mesa! Sensacional Que delicia! Depois disso era só descer e falar o mesmo de ontem! E eu falava para a mulher, será que ele vai trazer o bule de novo? E acreditem, o bule não falhou nenhuma vez! Antes de ir embora chamei o cara do bule e dei uma gorjeta para ele com direito a abraços e muito obrigado! Gente boa.@@silvanasilva2915
Boa! Existe uma lambeção com Gramado que dá até dó, só vemos gente de outras partes do país andando feito zumbis com um celular na mão e gravando "conteúdo"! Afff bora nordeste!!!
Agora com esse hotel que desabou e com risco de descer o barranco sobre a rua de baixo deixou muita gente preocupada com os outros morros e isso vai prejudicar o turismo já agora para o Natal. E no RUclips apareceu vários vídeos catastróficos
Como vc diz no início amigo esse boom do turismo deu-se em virtude das restrições pandêmicas. Ocorre que Gramado antecede a esse período em toda sua pujança, na realidade o que está acontecendo é resultado da ambição humana com conivência do poder público claro "mais impostos", cuidado com tais opiniões os pobres poderão sentir-se magoados e procurarem outros destinos.
Gramado continua a mesma cidade linda que sempre foi! As mudanças são necessárias! Tudo evolui, sempre! Nós não somos os mesmos de outrora! Não identifico esse crescimento como negativo... O problema maior está nos valores cobrados: hotéis, restaurantes, serviços! Outra coisa, a mobilidade precisaria de intervenções para evitar engarrafamentos... E, atualmente, está meio feia: sem decoração de inverno, já na Páscoa não existiu! Está esburacada, calçadas quebradas...
Usted va a hacer turismo a Gramado y Canela? Usted va cada año? Duvido muito !! Eu vou sempre, tudos os anos, e posso ver cómo Gramado cada ano tem muita novidade, você já viu que agora tem o famoso restaurante Chalezinho? e não só tem vários restaurante novos, também tem hotéis e parques, você já foi para o novo Parque de Flores Mátria? Acho muito ruim Brasileiro falar mal da suas próprias cidades !! Eu sou do Chile e acho que Gramado com certeza é o melhor destino turístico da América do Sul e um dos mais preparados para o turista do mundo !! Porque além de ter um monte de variedade turística e pra tudas as idades, é uma das cidades mais seguras de América. Você deveria estar orgulhoso dessa cidade e não estar falando tanta besteira !!
Tudo tem início meio e FIM👍e tudo que se torna extremamente repetitivo demais enjoa👍e o Tempo na região está ficando cada vez pior 👎chuvas DEMAIS ✌️ desculpe se sou sincero 👍acho muinto ruim isto influi diretamente aqui em Cambará do Sul RS, ESTAMOS sem TURISTAS aqui também porque se está bom em Gramado e Canela está bom aqui também,preocupa isto que você está dizendo✌️✴️⚡
Gramado e Canela são cidades lindas, que colocam o Turismo Nacional em padrões internacionais, com certeza a gestão Municipal já tem planejamento para a solução de problemas urbanos. Aproveito para perguntar se você conhece a região? A sua análise não condiz com a realidade.
Totalmente sem noção,estive em Gramado,Canela e Nova Petrópolis em 2019 e as três cidades são mega movimentadas,comércio bombando o tempo todo,trânsito intenso de Gramado para Canela devido a alta quantidade de turistas no inverno,o aeroporto Salgado Filho estava abarrotado e gente alugando carro para ir para Gramado e o de Caxias do Sul imagino que também se movimenta bastante nessa época. Gramado é outro padrão.
@@FranciscoHonorato1986aqui na europa todo mundo sabe que o Kazajistán existe más nâo sabem quase nada do Brasil, eles não estão nem aí para história de imigração ou escravidão do Brasil. O turismo extrangeiro enchem os países de euros, dólares, yenes etc,... o que é muito importante para a economia.
Para turismo é bom .., fui uma vez celebrar o meu aniversário, Canela não tem nada , mas , fiquei em um hotel ótimo , foi muito divertido, porém não volto mais !! Uma vez chega !!
Nossa, quantos vídeos de "yourtubers" sobre Gramado, a gente abre o RUclips e só vê vídeos das rachaduras no solo em decorrência das chuvas, tem um cara que anuncia live sobre o perigo do prédio cair para hoje, amanhã e o prédio até já desmoronou! Quanta exploração! Bahhhh muita fixação nessa cidade! É bonita sim, mas a parte pobre ninguém mostra, os morros, a periferia, onde moram os que limpam e arrumam camas dos hotéis. Ninguém mostra a dura realidade dessa cidade tão cheia de glamour!😢
Moro há 2 horas de Gramado, já fui 5 vezes, irei este ano, só para levar minha nora para conhecer, isso se as rachaduras que apareceram, cessarem 🙏 Infelizmente a ganância tomou conta de Gramado 😢
Boa noite. As rachaduras são na próximas de um barranco, onde desabou o prédio, que há seis meses atrás fizeram reforço nos alicerces pois já estava com problemas na estrutura. Fique tranquila, tem muita fake news e notícias mal interpretadas e generalizadas.
Outras cidades recebem bem menos turistas, menos empreendimentos e menos recursos, nem de longe chega à metade e não estão perto de acabar. Gramado pode até deixar de ser a mesma, mas ainda terá destaque entre muitos outros lugares no Brasil. Quando vejo cidades próximas de onde moro e não se acabam, gramado está muito melhor. E com os acontecimentos recentes, tenho certeza que em poucos anos estará com muita coisa recuperada.
Claro que Gramado não vai se acabar. Essa estória é a mesma daquele jargão estúpido que diz que "o fim do mundo está próximo". Não só NÃO ESTÁ PRÓXIMO como ela (a Terra) permanecerá a girar no Cosmos após o "armaggedon"; Assim também é essa bela cidade gaúcha, que encontrará um caminho para continuar a viver. Mãos à obra, Engenheiros, Arquitetos, Geólogos e políticos.
Na verdade gramado é pra classe média. pq é uma amostra "grátis" e bem fake de cidades alpinas como na Suiça ou até Bariloche ou Chile. quem tem dinheiro mesmo não precisa ir pra gramado. vai pra essas outras ver neve real. Gramado é puro golpe, tudo lá é fake e metem a faca nos preços; só bobo gasta lá, sai mais barato ir a Bariloche e a pessoa curte muito mais.
Cidade muita cara para turistas. Antendimento nos bares e restaurantes não são muito bons. Anda de carro lá é um caos. Não vale a pena . Já fui muitas vezes mais hj não tenho mais interesse.
Kkkkk. Ele comenta que "A maior parte da população local de alta renda se concentra no bairro Planalto". Por essa informação já se vê que ele nâo conhece a cidade ou sua pesquisa deixou a desejar. Coloca uma imagem com placa de aluga-se de um estabelecimento que nunca existiu na cidade. Se tem tantas placas assim como ele diz, qual seria a dificuldade de colocar uma placa da cidade de Gramado mesmo? Por aí já questiono todos os outros dados apresentados. Pra se apresentar como analista e crítico, está devendo, meu amigo....
Você, autor do vídeo, não conhece Gramado. Precisa vir aqui e ficar um bom tempo para entender como de fato funciona. Não existe Bairro Minuano, e sim, Clube Minuano que fica no Bairro Floresta (tenha ao menos, o cuidado de abrir o google maps que seja, para conferir a informação). Moro aqui a 30 anos e vi o desenvolvimento do turismo, estimulado e implementado com sucesso a partir da década de 80 e levado a cabo com maior intensidade pelo prefeito Pedro Bertolucci a partir da década de 90/2000. Gramado está se tornando uma versão de mais baixa altitude, de Petrópolis, no RJ. A construção civil destruiu o que era uma verdadeira maravilha da cidade: O mato. Grandes áreas de floresta foram dizimadas pela ganância e ânsia de lucro. Deu certo. Cresceu, muitos enriqueceram, mas acabou o clima frio do verão e aumentou a pobreza do morador comum, como eu, e as construções sem muita inspeção e critério se sucederam, deteriorando o solo. Óbvio que ia dar merda. Não há espaço para carros e não tem para onde crescer a malha viária. Some-se a isso, a ignorância dos turistas, que querem "turistar" de carro, tirando fotos em movimento enquanto dirigem, sem se importar com os demais, fazendo das ruas uma zona de guerra, achando que estão no meio do mato, numa cidade sem lei. Mas dai dizer que Gramado vai acabar? É click bait oportunista para explorar uma tragédia causada por 3 meses de chuvas intensas e constantes e ganhar views e dinheiro.
Pra mim,Gramado é a Cidade mais glamourosa do Brasil! A sensação da primeira vez que a gente entra em Gramado,é indescritível! Já fui várias vezes,a cada ano era algo novo sendo construído! Me encantava as araucárias lambendo a fachada dos predinhos,e eu achando lindo como se constrói,sem precisar derrubar os pinheiros que legal! Mas aí um colega me disse que apesar de muitas araucárias preservadas ali no centro,em alguns lugares licença pra devastar,para grandes projetos arquitetônicos! É, o lugar perfeito não existe,toda cidade pode ter problemas! Me tire uma dúvida: Na região que houveram estes deslizamentos existe alguma pedreira em atividade? Eu pergunto porque aqui na cidade onde moro, há bastante tempo atrás, ocorreu algo bem parecido,com rachaduras nas casas, fendas enormes no solo dos pátios e até a água de um poço foi engolida! O bairro foi evacuado,e interditado por anos até que voltasse ao normal! E no lugar havia uma pedreira que detonava explosivos direto! Na época, parece que ficou tudo por culpa da chuva,mas o solo já estava mexido por conta das detonações! Passado muito tempo, hoje ninguém mais fala no assunto!
@@eliseterodrigues4989, A pedreira em exploração fica na Várzea Grande e o desastre foi no Bairro Três Pinheiros. A distancia entre os locais é grande. Não creio que haja relação. O solo é de saibro poroso. Talvez falhas na fundação e o excesso de infiltração podem ter causado isso.
Cidade preconceituosa, cara demais. Estive ai 2023 tudo é absurdamente caro. Ainda bem que a coasse D é a maioria, senão não tinha ninguem. Detesto lugar que segregam as pessoas. É pura ostentação. Não volto mais.
Não, vai afundar,pois ela é pioneira,no Natal Luz. O ano passado,estive no Natal Luz, pela qta vez. Continua linda e charmosa. Tudo é intriga da oposição.
Você vê que é um assunto polêmico Denisar! haha O bom é que todas as visões sobre o assunto são importantes, essa, é a de arquitetos urbanistas com pós-graduação em planejamento urbano e marketing, com mais de 1.400 análises em 17 países, nos últimos 8 anos, da maior consultoria de análise urbana do Brasil! Nos explica melhor, por que achas isso?
Simples, tudo que cresce sem planejamento está fadado a despencar muito rapidamente, e outra, fazer turismo em GRANADO ficou inviável, tudo absurdamente CARO, não tem como se sustentar.
@@silvanafrigola9739 eu sentei numa mesa com meu filho e vi a comida ser muito ruim,so ele almocou,,na hora de sair tentaram me cobra almoco livre por eu ter sentado na cadeira,,chamei a pulica,,,muito olho no dinheiro do pobre visitador
Conheci Gramado este ano confesso que não me encantei com a cidade.Parece uma cidade fake para turista.Gostei muito da cidade bizinha Nova Petrópolis Rs.
Gramado/Canela é uma cidade muito organizada, centros que você citou ficam as empresas, porém o resto da cidade ficam os principais parques e hotéis que não foram mencionadas no vídeo. Sua pesquisa de perfil de publico é COMPLETAMENTE fora da realidade, a secretaria de turismo aponta que 42% dos turistas possuem renda familiar acima de 10 mil, não tem como você imaginar que a classe D mantem gramado funcionando, classe D, segundo a FGV, tem renda familiar de até 2mil, para vc ter uma ideias, turistas de gramado na maioria gastam mais de 1mil reis por dia na viagem. Não faz sentido.
Vou lá seguido e o q mais tem é pobre ostentando 😢.vc percebe pelo jeito que se portam nos detalhes.no mau gosto,etiqueta.vc há de concordar q a classe D tem pouco esforço pra querer evoluir.
O que vc explana está longe de ser a realidade...pelo visto vc deve gostar de fazer turismo em Alvorada./RS. Matéria fora da realidade. Gramado co tinha sendo a cidade mais procurada para turismo, os investimentos no setor crescendo a cada temporada, atrações novas a cada ano, exatamente para atender a demanda que está cada vez maior. Só falou besteiras
Vocês gostam de tornar as coisas piores do que poderiam ser. Porque simplesmente não relatam os fatos, sem adicionarem vossas professias catastróficas!!!
Bom dia, eu conheço gramado desde 2006 fomos nove vezes a cidade, e observei um crescimento desordenado em hotéis, resort, principalmente nas áreas altas, isso pode causar erosão em baixo do solo. Uma vez peguei uma dublo de turismo e o motorista comentou sobre esse crescimento desordenado , políticos locais mudam as leis para beneficiar construções .
Fui três vezes em Gramado, na primeira vez, em 2015, foi muito mágico, amei tudo. Da segunda vez, em 2016, também foi legal. E da última em 2023 foi bom, mas achei que as atrações e tudo ficaram o triplo mais caras, um absurdo, principalmente as atrações. Então, nao tenho planos de voltar.
Fui 2 vezes à Gramado gosto muito mais do que da Europa, porém ano passado achei muitos preços abusivos nas ofertas de lazer e isso foi constatado por todos nós da família excursão!!!!!!
Gramado se tornou absurdamente cara. É mais barato passar um feriadão em Cancun ou Punta Cana do que em Gramado.
Concordo, estive em dezembro passado senti isso, restaurante em Canela são mais baratos.
Olá!esti e com i ha esposa e familia 9 vezes,e sem duvidas é que gramado se tornou uma cidade cara e um transito caótico,quem vai uma vez nao volta e fala mal!l
Gramado é uma cidade com fortes bases e já está no turismo a muitos anos, pode até ser que ela tenha um retrocesso em um determinado momento por estar dentro do Brasil com governos corruptos, mas ela não vai acabar tão fácil pois Gramado já passou pelas principais crises e sempre está se inovando com novos parques, museus, resorts, etc. Sem contar que a cultura da cidade é muito diferente do resto do Brasil.
Aqui em Gramado eu já vejo exatamente isso que fala, não parece NENHUM pouco que vai acabar.
Gramado nunca vai acabar é muito menos falir,cidade que atrai empresas e turistas em massa principalmente no inverno,Páscoa e natal.
Você tem razão, mas podemos acrescentar os altos preços praticados em todos os aspectos, a dificuldade do trânsito de acesso em toda as regiões e o fato da grande migração de trabalhadores que vem de outros estados, quebrando a característica que considero muito importante que é o jeito de ser do colono gaúcho que é bem peculiar! Ora somos atendidos por cariocas, nortistas, mineiros e africanos, isso acontece por causa da ganância que resulta em baixos salários e o desemprego atual nos outros estados, desestabilizando melhores oportunidades na região para o povo da região e descaracterizando o contato humano diferenciado!
Atrair mais turistas com os preços que praticam, o boca em boca corre rapido😅😅 Acho bom que nao encha mesmo, melhor pra passear❤
Eu curto gramado
Mais o que impacta atualmente são preço abusivos, assim vc acaba procurando outros lugares ou até países com pacotes mais acessíveis...canela para mim melhor até em preços e opções de gastronomia
Eu acho que o problema é “shopping on-line” que está acabando com as lojas.
Moro no exterior e isso está acontecendo muito, lijas tradicionais fechando o tempo todo.
Concordo parcialmente, mas comprar roupas ou calçados a maioria do pessoal prefere ir nas lojas físicas inclusive eu.
Estive em Gramado este mês de novembro mas só passei de carro , não tinha onde estacionar, só consegui visitar o lago negro mesmo, já em Canela consegui estacionar , visitar , comer, comprar , achei Canela bem mais fácil de circular .
Tá abrindo muitos estabelecimentos “Parque da Nasa”, Parque da Mônica” etc, tudo dizendo que são “parques”, e cobrando por preços de “parques da Disney”.
Isso porque segundo o rapaz do vídeo, a coisa tá ruim 🤔
Pior que os altos preços, são a qualidade de muitos eventos, que não correspondem na qualidade!
Discordo qdo tu diz que GRAMADO vai acabar.....realmente GRAMADO mudou muito nos últimos anos .....moro aqui faz 34 anos.....
Ano Passado fiquei Hotel Luxo JOINVILLE Sc 😊😊Cafe Manhã EXCELENTE precos Justo sem Exploração faz passeios 🛳 NAVIO Cidade 🏙 sem muita Exploração Igual Gramado
O problema também é uma cidade turística que é muito caro todos os produtos.
Fui várias vezes a Gramado e não pretendo voltar como turista. Constatei o crescimento desordenado da malha urbana. Certos loteamentos estão engolindo as áreas verdes. É o caso de um loteamento bem próximo ao Lago Negro. A especulação imobiliária desenfreada já é percebida por muitas pessoas. Sem os atrativos naturais, Gramado vai perder muitos turistas, penso eu.
A avenida das Hortênsia à quinze ou vinte anos atrás não tinha tantos prédios como acontece hoje.
Conheço Gramado e cidades adjacentes,há mais de 40 anos.Até uns 10/15 anos atrás,podia-se trafegar de carro tranquilamente pela área central da cidade o que hoje é praticamente impossível.Além do trafego caótico,os Empresários ficaram ganaciosos demais e inflacionaram drasticamente os preços de tudo na cidade.....como mencionei,há 10/15 anos tudo era melhor e mais tranquilo além dos preços/valores praticados.Hoje prefiro ficar em Nova Petrópolis que também é linda e os preços praticados são bem menores.....espero que os Empresários não façam como seus colegas de Gramado senão,podem terem o mesmo destino.
Na minha opinião, Nova Petrópolis está mais acolhedora que Gramado.
Desde que Gramado ficou comercial demais, deixei de ir. Até para se respirar deve ter algum tipo de cobrança. Prefiro ir para outras cidades como Cambará do Sul.
Estive lá em 2016 e me senti muito desprezado pelos habitantes e comerciantes locais.
Minha percepção é que fui muito mais bem recebido na Disney.
@@wilsonricardo9927 Sai dai Chinelo 😂
@@wilsonricardo9927 Esses lugares muito comerciais acabam fazendo as pessoas medirem as outras pelo seu status, carro, roupas.
Lembro uam vez que fui com amigos e eles queriam comer chocolate de gramado, aí chegamos numa loja de marca famosa e o cara mostrou os chocolates, tudo caríssimo. Aí quando falei que não iria levar nada o cara fez uma cara de desprezo. Eles acham que turista chega lá tem que sair abrindo a carteira para qualquer um que atira os preços lá em cima.
E olha que os chocolates não tinham nada de mais. Prefiro ir no Uruguay pegar chocolate Lindt genuíno a 10,00 U$ a barra.
Estive lá em 2021 de passagem e fugi rapidamente, em plena pandemia trânsito infernal.
Estive lá no começo deste mês , e será a última pois é surreal os preços de tudo lá . Para ir lá vc tem que ir com um carro forte cheio de dinheiro. Se vc pagar caro e a comida for boa , vc aceita , mais como a comida é horrível fica difícil 😞😞😞😞
O caso de uma rede grande de hotéis na subida à aldeia do papai Noel, quando fomos em 2005 não existia, no local do existia plantações de pinheiros a araucarias.
Tem 10 anos que não vou a gramado, troquei pelo sul de Minas, já achava caro à época e fiz um tour pela serra, passando de canela não existe nem uma viva alma, quando cheguei a São Chico fiquei admirado com a sua decadência e que lago!! Caxias mais parece baixada fluminense, nova Petrópolis é fraquinha, as melhores são: bento e garibaldi. O povo não é acolhedor e poderiam aprender muito com os mineiros, pronto falei.
Concordo. Povo é refratário a turista principalmente de SP. Também prefiro o Sul de Minas há anos.
Sabe nada, inocente!!!
Conheço os dois, GRAMADO é incomparável! O sul de Minas tem um caminho muito longo para torna se turístico. Abraço
A inveja é uma m...
Engraçado. Fui muito mal atendido nesse sul de minas que você citou. Quando fui para Ouro Preto e demais cidades, estava uma bagunça, gente brigando, não tinha lugar para estacionar, sem falar que muitos lugares pareciam ter preguiça de atender as pessoas. Na estrada então, muito acidente. Falta de respeito e de noção no transito. Pessoal ultrapassando em curva, em lugares sem visão alguma do sentido contrário da via. Me salvei de dois acidentes jogando para o "acostamento" que é quase inexistente. Sem contar que achei as estradas mal mantidas. Conclusão é que mineiro não sabe dirigir. Em BH então, assalto o tempo todo na rua. Sem falar de muitos prédios pichados. Nunca vi outra capital brasileira com tanta pichação. Agora entendo porque estão pintando as laterais de alguns prédios. Em questão de custos, gastei a mesma coisa na serra gaúcha em relação ao sul de minas e até nas cidades histórias de MG sendo que tive muito mais retorno em divertimento, fotos e memorias na serra gaúcha, pronto falei.
Fui uma vez só nunca mais vou e tudo muito caro tem que acabar mesmo
Estive hj pela manhã em Gramado, movimento intenso parecia td normal.
Como faço para ter acesso a esses dados, Professor? Tem assinatura?
CaxiasRS parece Baixada FluminenseRJ, verdade.
Quando a Serra de SC fizer algo a altura de Gramado ( e estão a caminho), podem escrever que gramado vai definhar, Hoje SC esta na boca do povo, o pessoal de cima não vai descer até aqui, vai ficar por SC, o que aliás já vem acontecendo em outros setores do turismo.
Pura mentira. A serra catarinense não vai desenvolver igual a gaúcha. Sem contar que o leste catarinense (litoral) já está saturado. Muita gente para pouca área. Todo desenvolvido está nas margens da BR-101 que é um caos de transitar. Muita tranqueira no transito, muito radar, muito remendo no asfalto, sem falar na educação dos motoristas. SC está gastando demais em obras que desde o projeto já estão defasadas. E com a grande migração para SC durante a pandemia os preços estão super faturados. Enquanto isso, o oeste catarinense é esquecido, jogado a própria sorte. Sem contar na crescente criminalidade em SC. Boa parte do dinheiro do crime é lavado em Balneário Camboriú, que cresceu sem total controle. Tiveram que alargar a faixa de areia, esta que, já está sendo engolida novamente pelo mar, mais uma obra jogando dinheiro fora. E com aquelas ruas e calçadas estreitas e prédios altos, é impossível comportar o transito de carros e até mesmo de pedestres dependendo da época do ano. E voltando para a serra catarinense. Quem é do estado sabe o qual instável é o solo. Que sempre foi frequente os deslizamentos e enchentes. E o quão inseguro é construir nas encostas catarinenses.
Eu morro em Gramado ,mais não está acabando,tem ruas que precisam consertar ,pois as coisas que estam acontecem no rs não vem muitos turistas pois não conseguem chegar até gramado . Hoje vi no jornal do Almoço que uma jornalista não conseguiu chegar em Gramado por causa que muitas ruas estão fechadas
A prefeitura deveria ter vários ônibus grátis e trem pela cidade e ter varios estacionamentos grátis para colocar as viaturas.
Todo e centro deveria ser pedonal e com bicicletas.
Não deixem desaparecer gramado pois é um lugar mágico no brasil.
Gramado já foi bom, hoje em dia a infraestrutura urbana, nao comporta o grande fluxo. Sou apaixonado pela cidade, mas nos últimos anos tenho preferido Nova Petrópolis, Garibaldi e Flores da Cunha. Sem contar que com a desvalorização do peso argentino, está compensando muito mais, fazer turismo gastronômico na Argentina do que na serra gaúcha.
Só cuidado com a policia Argentina. Evite andar com carros com placa brasileira. E se for parado, deixe separado os "regalos" para os hermanos, porque eles os exigirão.
Solo fino em cima de rocha...
Nao infiltra agua ai para na rocha...
Ai desliza...
Gramado inflacionou na questão de valores. Se torna inviável para a maioria dos turistas que vai lá só pra curtir a cidade sem gastar. Ainda existe uma falha grande de planejamento e ampliação do sistema viário, que pensado para a região, está anos atrasada.
Sou paulista, morava no RS e estive em Gramado 4 vezes. Das 4, 3 vezes fui apenas para levar amigos e parentes. A cidade é linda. Porém, o trânsito é caótico e a comida é bem fraquinha. Eu até voltaria a visitar, mas apenas se estivesse passando pela região. Aliás, sobre a região, eu gostei muito de ir até os cânions e odiei Nova Petrópolis, onde fui maltratado por uma comerciante local.
Estou em Gramado , e estou feliz ! 👏👏👏
❤❤❤ I love Gramado
Nova Petrópolis, que fica ao lado, é muito mais charmosa
Acabei de ver um vídeo que o engenheiro explica que as rachaduras que aconteceu em gramado é uma região de solo frágil.
Uma crise sem fim 😔😔😢
Acho que você não se deu conta do que existe em GRAMADO, CANELA E NOVA PETROPOLIS! Este povo se dedica há décadas para transformar e manter este que é um dos, senão o melhor destino turístico da América do Sul. Abraço
Moro a 6 anos, nunca ví essa farmácia Bem Barato. Acho que é de outra cidade.
O que acontece é quê exploram muito os turistas com restaurantes e hospedagem cara, principalmente na alta estação, querem ganhar muito dinheiro num mês, o dinheiro que ganham num ano, foi o que me decepcionou durante mês de dezembro.
Muita informação errada em um único vídeo. Só nesse ano gramado já recebeu 8 milhões de turistas, antes da pandemia já recebia uma média de 6 milhões de turistas. Teve uma baixa em 2022, mas já recuperou as visitações depois de alteração do ticket médio dos hotéis.
Sem falar os parques e comércios abrindo na cidade,estive em Gramado,Canela e Nova Petrópolis em 2019 e tinha muito comércio ainda em construção e imagino que agora devem estar bombando,a movimentação do aeroporto internacional de Porto Alegre se ressume a serra Gaúcha.
Ja fui em Gramado diversas vezes entre o ano de 2007 a 2010, depois só voltei agora em março de 2023, e fiquei horrorizada com o crescimento, achei tudo muito exagerado, a cidade ficou com cara de parque temático da Disney..tudo muito artificial e exagerado...sinceramente..pra mim, perdeu a graça...
Uma semana em Gramado é mais caro do que 15 dias na Argentina.
Já fui 2x. No final do ano. Tudo é muito caro, a cidade e os arredores não tem nada pra fazer que não tenha custo. E além disso, todos os locais pra se divertir estão lotados, então você paga caro, tem fila pra sentar e tudo em Gramado é apenas materialista. Até as atrações naturais, tem que pagar.
Isso reflete em algo simples:
- as pessoas não vão o ano inteiro.
Pega Campos Do Jordão por exemplo. Tem muito mais coisas de graça ou barata pra fazer:
1- Horto Florestal. Baita infra e inúmeras trilhas.
2- Barzinhos e baladas pra todos os bolsos. Muita gente faz despedida de solteiro lá. Famílias levam jovens pra sair porque é seguro. Ou até mesmo tem baladas pra pais e filhos saírem juntos.
3- Tem festivais muito maiores, dos mais diversificados. Diferente de Gramado que é uma Ruazinha.
4- Quantidade de Airbnb e Hotéis de todos os tipos, pra todos os bolsos.
5- Inúmeras atrações fora da cidade com preços acessíveis.
Isso faz com que as pessoas queiram sempre voltar.
É importante dizer:
Final de 2022 teve um povo brigando na rua, famílias tendo com criança de colo ouvindo funk pesadíssimo, e as únicas opções bacanas de festa de final de ano eram em hotéis, bem caras… ou a rua, com um povo bemmmm esquisito… parecia que eu estava na Praia Grande de tanta gente zuada. Não estou falando de gente pobre ou rica, to falando de gente drogada, muito louca, pareciam os cracudos da Cracolândia aqui do Minhocão em São Paulo.
Ou a cidade cria um posicionamento de marca, e faz algo bem hypado, ou então investe em infra fod@ de verdade... ficar investindo pra colocar uma porcaria de atração, onde você anda 5 minutos em uma plataforma de vidro eh zuadissimo.
Se pegar o Horto de Campos:
- tem trilha pra cachoeira
- aluguel de bike
- festival gastronômico
- pesca
- piquenique
- atrações de aventura
Aí você pega por exemplo o Tarundu. Parque gigante, da pra passar o dia inteiro lá.
Aí você vai para o Amantkir, flores lindas, lugar gigante.
Aí você pode ir pro elefantinho. Pro rinque de patinação. Ou você pode ir pra uma cervejaria, ou andar de cavalo ou de quadriciclos. Tem mini golf.
Isso faz com que a cidade tenha um espaço inteiro, diversão pra 10 dias.
Tá sabendo POUCO. De outubro a janeiro Gramado é frequentado por conta do Natal Luz. Fevereiro e Março muito gente frequenta conta das férias, vive tudo lotado, sendo que em fevereiro acontece o Gramado in Concert. Março e Abril a Pascoa é o chamariz para os turistas. Maio, Junho e Julho já tem frio o que atrai muitos turistas, sem contar que em meio vemos muitos casais viajando para Gramado e fazendo fotos para o book de casamento. Agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado e a Green Valley, além de continuar fazendo frio e atraindo turistas assim como em Setembro que ainda acontece o festival de gastronomia da cidade, aí já chegamos em Outubro de novo. Isso que resumi bastante os eventos.
Quanto ao custo. Parece que não conhece Gramado. Gasta muito quem quer, E Gramado não se resume a uma única rua. Alias, Gramado é uma cidade legitima, tem vida própria, tem orgãos do governo. Diferente de Campos do Jordão.
Conversa com o Rafael Scapella a respeito de Gramado. Quanto ao que falou das pessoas na rua. Quem conhece Gramado sabe que é mentira. Que essas coisas não acontecem. Já está mentindo na cara dura. Alias, muita cara de xenofobia o que falou a respeito.
sugestão para parar de mentir na internet:
ruclips.net/video/ueNaLv3Jrc4/видео.html
ruclips.net/video/l1-lIcZpqvE/видео.html
E consegue achar muitos outros relatos e vídeos, de outras pessoas e influencers mostrando a realidade de Gramado.
@@BSRenankkkkkk, Rafael Scapella. Pelo amor, esse cara só fala groselha, kkk. Ele acha que Gramado, um lugar totalmente fake e artificial, é o Brasil 2.0. Ele também acha que Balneário Camboriú, uma lavanderia de dinheiro sujo a céu aberto, péssimo exemplo de urbanisno é o Brasil 2.0, kkkkkkk.
Menos, jovem.
Gramado é interessante e bonita, sim.
Mas tá longe de ser o que tal Rafael diz kkkk.
Nao tem como criar mais ruas, nas beiradas o solo é instável e com uma chuva mais volumosa o solo cede. Só restringindo a circulação de carros, criando bolsoes de estacionamento e transporte rápido entre os pontos turísticos e maior disposição para caminhar. Eu nao volto mais.
Só aconteceu em um pequeno morro da cidade. Então você também não deve querer frequentar RJ, SP, MG, SC, e muitos outros estados que varias vezes por ano sofrem com deslizamentos de terra, mesmo sem chuvas torrenciais. Pesquisa aí e verá que a serra gaúcha não sofre com isso. Apenas este ano aconteceu com a volta do El Niño somando ao aquecimento do planeta. Os últimos anos foram todos seco, de pouca chuva. E por falar sem secura, pelo seu raciocínio então, também não deve frequentar nordeste, norte e centroeste do país, já que será extremamente quente, seco e sofrido o verão para estas regiões.
Se vai acabar ou não pra mim não faz diferença sou aposentado e recebo o meu in dólares quero paz e tranquilidade 🤑
E uma correção: não é pomerania é Pomerode 😂
Conversa! Gramado está bombando .
Estive em Gramado pela primeira vez em 2015 no Natal Luz e ao todo foram seis Natais luz o último e definitivo agora em 2023. Vou falar a minha opinião dos pontos negativos que vi e a sensação de ser feito de otário que tive. Os pontos positivos são muitos, uma cidade linda e tudo bem decorada para a ocasião, notei que antes a decoração era mais bonita. Sou da classe C e compro tanto o Hotel, quanto a passagem aérea logo no começo do ano, e vou pagando de modo que quando viajo já está tudo pago. Recebo uns três meses antes da viagem anúncios de promoções e descontos em passeios e restaurantes e vou organizando numa planilha por data e o itinerário do dia, onde almoçar, as atividades do dia e onde jantar. Gastando então já instalado na cidade apenas com transporte e lembranças para a família. Estava almoçando tranquilo em um restaurante, quando do nada chega um ônibus e lota o local. Geralmente as mesas já estão reservadas, tudo bem, o problema e a confusão que esse povo faz ao entrar falando alto, crianças gritando e quanto mais entra pessoas, maior o barulho! A ponto de ficar insuportável o local! Chega a dar dor de cabeça com a gritaria! E em nenhum momento você alguém pedir para o povo diminuir, falar mais baixo! Uma tremenda falta de educação! Essa organização já deveria partir de dentro do ônibus alertando para se precisar falar, fale baixo! Lembrando que é minha opinião! Outra coisa desagradável que tive com um desses voucher de restaurante foi na hora de acertar a conta, onde a atendente relatou que o voucher em questão já tinha sido usado! Disse a ela, minha filha, essa foi a primeira vez que tive aqui! Lembrando que minha planilha é toda organizada onde um dia eu como massas, a noite carnes, no outro dia café colonial, a noite sopas e pratos leves, enfim tive de pagar de novo e sai do local como se fosse um falsário sem vergonha! E sempre nunca tem um para checar e resolver a bagunça de modo que um sem-vergonha desses que vendeu o voucher, nunca mais venda nada! Outros problemas tive foram em parques onde a entrada são pagas! Um, havia um mirante lindo de onde se podia ver uma linda cachoeira despencando e eu foi munido para poder tirar lindas fotos e fazer lindos filmes, porém, havia no local uma família grande que se apoderou dali para fazer um delicioso piquenique, com crianças correndo e gritando e pessoas te encarando só de você chegar perto! E mais uma vez, ninguém aparece para dizer a aquelas pessoas que ali é um mirante, portanto não poderiam estar ali lanchando descontraidamente! Em outro parque havia uma noiva tirando fotos com um fotografo e eu fiquei recuado, aguardando para poder se aproximar e já havia um casal na frente também esperando. Fui ao parque bem cedo, praticamente no horário de abertura, e estava vazio ainda. Quando o casal saiu e eu comecei a filmar entrou na minha frente um menino que apontava e para a cachoeira e gritava para os pais virem! De modo que os gritos estragaram toda a filmagem! Porém quando os pais chegaram e eu pensei que iam puxar o menino para que eu pudesse terminar de filmar, eles entraram na minha frente praticamente empurrando a ponto de quase derrubar a filmadora! Ninguém para encimar a esses cavalos a respeitar, a esperar a sua vez em silencio, nada! Você paga e é o otário! O ponto alto ficou por conta o espetáculo que era anteriormente em volta de um lago e eles mudaram para um local isolado e de difícil acesso! Paguei caro nesses ingressos e descobri por um motorista de aplicativo que o trânsito vira um inferno e é impossível chegar até ali! E mais, no ano anterior foi uma bagunça e mesmo assim eles venderam os ingressos se lixando para mim como eu chegaria até ali! De modo que não adiantaria chamar pelo aplicativo que ninguém viria! Tentei até contratar o motorista, pagando para levar e me trazer e ele não aceitou! Perdi meus ingressos! Disse então a minha esposa, esse foi o último papel de otário que fiz aqui!
Não existe respeito com o turista e o nível de pessoas que estão acessando o local são de baderneiros!
Minhas próximas férias serão em alguma praia do nordeste, menos badalada, com paz e tranquilidade!
Otário nunca mais!
Nordeste? Acho melhor não, tá tudo fechando por lá.
Sim é verdade. Com a atual administração eles estão passando por maus momentos por lá. Quando estive em Maceió eu aluguei um carro por uma semana, um Toyota Etios. Na época não lembro se tinha esses GPS no celular, eu levei um que eu usava em casa com IGO amigo. E eu ia em praia praticamente desertas da parte norte de Maceió. É um lugar com um potencial imenso, porem a infraestrutura é fraca. Num desses lugares uma senhora me ofereceu uns três tipos de porção para comer, não lembro o que ela tinha na época, mas lembro que pedi de aipim! Eu nunca comi na minha vida uma mandioca frita tão boa! E esse foi meu almoço, sem nenhum problema! Estava no paraíso! Descia com minha esposa a tarde no hotel e ficava numas mesas conversando um funcionário muito gente boa, me ofereceu um café com pão na chapa com manteiga e quando trouxe veio vários pães e um bule de café que ele deixou na mesa! Sensacional Que delicia! Depois disso era só descer e falar o mesmo de ontem! E eu falava para a mulher, será que ele vai trazer o bule de novo? E acreditem, o bule não falhou nenhuma vez! Antes de ir embora chamei o cara do bule e dei uma gorjeta para ele com direito a abraços e muito obrigado! Gente boa.@@silvanasilva2915
Boa! Existe uma lambeção com Gramado que dá até dó, só vemos gente de outras partes do país andando feito zumbis com um celular na mão e gravando "conteúdo"! Afff bora nordeste!!!
Agora com esse hotel que desabou e com risco de descer o barranco sobre a rua de baixo deixou muita gente preocupada com os outros morros e isso vai prejudicar o turismo já agora para o Natal. E no RUclips apareceu vários vídeos catastróficos
Gramado é Brasil e o Brasil é bagunça.
Visão distorcida, hoje Gramado tem negócios para vários ninchos de públicos, pode atender todas as formas de turismo e atender vários públicos.
Como vc diz no início amigo esse boom do turismo deu-se em virtude das restrições pandêmicas. Ocorre que Gramado antecede a esse período em toda sua pujança, na realidade o que está acontecendo é resultado da ambição humana com conivência do poder público claro "mais impostos", cuidado com tais opiniões os pobres poderão sentir-se magoados e procurarem outros destinos.
Gramado continua a mesma cidade linda que sempre foi! As mudanças são necessárias! Tudo evolui, sempre! Nós não somos os mesmos de outrora! Não identifico esse crescimento como negativo... O problema maior está nos valores cobrados: hotéis, restaurantes, serviços! Outra coisa, a mobilidade precisaria de intervenções para evitar engarrafamentos... E, atualmente, está meio feia: sem decoração de inverno, já na Páscoa não existiu! Está esburacada, calçadas quebradas...
Usted va a hacer turismo a Gramado y Canela? Usted va cada año? Duvido muito !! Eu vou sempre, tudos os anos, e posso ver cómo Gramado cada ano tem muita novidade, você já viu que agora tem o famoso restaurante Chalezinho? e não só tem vários restaurante novos, também tem hotéis e parques, você já foi para o novo Parque de Flores Mátria? Acho muito ruim Brasileiro falar mal da suas próprias cidades !! Eu sou do Chile e acho que Gramado com certeza é o melhor destino turístico da América do Sul e um dos mais preparados para o turista do mundo !! Porque além de ter um monte de variedade turística e pra tudas as idades, é uma das cidades mais seguras de América. Você deveria estar orgulhoso dessa cidade e não estar falando tanta besteira !!
Tudo tem início meio e FIM👍e tudo que se torna extremamente repetitivo demais enjoa👍e o Tempo na região está ficando cada vez pior 👎chuvas DEMAIS ✌️ desculpe se sou sincero 👍acho muinto ruim isto influi diretamente aqui em Cambará do Sul RS, ESTAMOS sem TURISTAS aqui também porque se está bom em Gramado e Canela está bom aqui também,preocupa isto que você está dizendo✌️✴️⚡
Gramado esta com o crescimento desordenado! Pura ganância.
Gramado e Canela são cidades lindas, que colocam o Turismo Nacional em padrões internacionais, com certeza a gestão Municipal já tem planejamento para a solução de problemas urbanos. Aproveito para perguntar se você conhece a região? A sua análise não condiz com a realidade.
Parece que ele nunca veio aqui😂
Totalmente sem noção,estive em Gramado,Canela e Nova Petrópolis em 2019 e as três cidades são mega movimentadas,comércio bombando o tempo todo,trânsito intenso de Gramado para Canela devido a alta quantidade de turistas no inverno,o aeroporto Salgado Filho estava abarrotado e gente alugando carro para ir para Gramado e o de Caxias do Sul imagino que também se movimenta bastante nessa época. Gramado é outro padrão.
Aqui na Europa ninguém sabe que Gramado existe quando eu falo de Gramado ninguém da bola.
@@elmorohernandez aqui em Gramado ninguém conhece o Cazaquistão, nem dão bola quando eu falo 🥲
@@FranciscoHonorato1986aqui na europa todo mundo sabe que o Kazajistán existe más nâo sabem quase nada do Brasil, eles não estão nem aí para história de imigração ou escravidão do Brasil. O turismo extrangeiro enchem os países de euros, dólares, yenes etc,... o que é muito importante para a economia.
Nossa! Quanto desconhecimento
Quanta informação incorreta.
tomou seu remedinho hoje
Para turismo é bom .., fui uma vez celebrar o meu aniversário, Canela não tem nada , mas , fiquei em um hotel ótimo , foi muito divertido, porém não volto mais !! Uma vez chega !!
Fui uma vez e nunca mais voltarei, comida horrivel e precos absurdos, vai falir esta cidade
Para de falar bobagem rapaz
Nossa, quantos vídeos de "yourtubers" sobre Gramado, a gente abre o RUclips e só vê vídeos das rachaduras no solo em decorrência das chuvas, tem um cara que anuncia live sobre o perigo do prédio cair para hoje, amanhã e o prédio até já desmoronou! Quanta exploração! Bahhhh muita fixação nessa cidade! É bonita sim, mas a parte pobre ninguém mostra, os morros, a periferia, onde moram os que limpam e arrumam camas dos hotéis. Ninguém mostra a dura realidade dessa cidade tão cheia de glamour!😢
Moro há 2 horas de Gramado, já fui 5 vezes, irei este ano, só para levar minha nora para conhecer, isso se as rachaduras que apareceram, cessarem 🙏 Infelizmente a ganância tomou conta de Gramado 😢
Boa noite. As rachaduras são na próximas de um barranco, onde desabou o prédio, que há seis meses atrás fizeram reforço nos alicerces pois já estava com problemas na estrutura. Fique tranquila, tem muita fake news e notícias mal interpretadas e generalizadas.
De 6 meses a 1 ano estará tudo resolvido!
Gramado tá cada dia mais forte. Tem cada caça clique fazendo vídeos sem noção na internet.
Outras cidades recebem bem menos turistas, menos empreendimentos e menos recursos, nem de longe chega à metade e não estão perto de acabar. Gramado pode até deixar de ser a mesma, mas ainda terá destaque entre muitos outros lugares no Brasil. Quando vejo cidades próximas de onde moro e não se acabam, gramado está muito melhor. E com os acontecimentos recentes, tenho certeza que em poucos anos estará com muita coisa recuperada.
Claro que Gramado não vai se acabar. Essa estória é a mesma daquele jargão estúpido que diz que "o fim do mundo está próximo". Não só NÃO ESTÁ PRÓXIMO como ela (a Terra) permanecerá a girar no Cosmos após o "armaggedon"; Assim também é essa bela cidade gaúcha, que encontrará um caminho para continuar a viver. Mãos à obra, Engenheiros, Arquitetos, Geólogos e políticos.
" NÓS "😮
Que bom que Gramado está recebendo também turistas de classe média , e não só de alto poder aquisitivo .
Na verdade gramado é pra classe média. pq é uma amostra "grátis" e bem fake de cidades alpinas como na Suiça ou até Bariloche ou Chile. quem tem dinheiro mesmo não precisa ir pra gramado. vai pra essas outras ver neve real. Gramado é puro golpe, tudo lá é fake e metem a faca nos preços; só bobo gasta lá, sai mais barato ir a Bariloche e a pessoa curte muito mais.
E a mundiça já chegou por lá.
Cidade muita cara para turistas. Antendimento nos bares e restaurantes não são muito bons. Anda de carro lá é um caos. Não vale a pena . Já fui muitas vezes mais hj não tenho mais interesse.
Gostei da análise, mas fica a dica: da uma focada na melhoria das concordâncias no português😉
As melhores cidades do RS são Pelotas e Bagé. Falo isso pq conheço todas as cidades do estado.
Estes dados de 6 milhões por ano , papel aceita tudo , acredita quem quer, vai ter de se ajustar acaba não acaba .
Deus castiga!
Tudo muito caro
Kkkkk.
Ele comenta que "A maior parte da população local de alta renda se concentra no bairro Planalto".
Por essa informação já se vê que ele nâo conhece a cidade ou sua pesquisa deixou a desejar.
Coloca uma imagem com placa de aluga-se de um estabelecimento que nunca existiu na cidade.
Se tem tantas placas assim como ele diz, qual seria a dificuldade de colocar uma placa da cidade de Gramado mesmo?
Por aí já questiono todos os outros dados apresentados.
Pra se apresentar como analista e crítico, está devendo, meu amigo....
No Sul nada me interessa
Você, autor do vídeo, não conhece Gramado. Precisa vir aqui e ficar um bom tempo para entender como de fato funciona. Não existe Bairro Minuano, e sim, Clube Minuano que fica no Bairro Floresta (tenha ao menos, o cuidado de abrir o google maps que seja, para conferir a informação). Moro aqui a 30 anos e vi o desenvolvimento do turismo, estimulado e implementado com sucesso a partir da década de 80 e levado a cabo com maior intensidade pelo prefeito Pedro Bertolucci a partir da década de 90/2000. Gramado está se tornando uma versão de mais baixa altitude, de Petrópolis, no RJ. A construção civil destruiu o que era uma verdadeira maravilha da cidade: O mato. Grandes áreas de floresta foram dizimadas pela ganância e ânsia de lucro. Deu certo. Cresceu, muitos enriqueceram, mas acabou o clima frio do verão e aumentou a pobreza do morador comum, como eu, e as construções sem muita inspeção e critério se sucederam, deteriorando o solo. Óbvio que ia dar merda. Não há espaço para carros e não tem para onde crescer a malha viária. Some-se a isso, a ignorância dos turistas, que querem "turistar" de carro, tirando fotos em movimento enquanto dirigem, sem se importar com os demais, fazendo das ruas uma zona de guerra, achando que estão no meio do mato, numa cidade sem lei. Mas dai dizer que Gramado vai acabar? É click bait oportunista para explorar uma tragédia causada por 3 meses de chuvas intensas e constantes e ganhar views e dinheiro.
Pra mim,Gramado é a Cidade mais glamourosa do Brasil! A sensação da primeira vez que a gente entra em Gramado,é indescritível! Já fui várias vezes,a cada ano era algo novo sendo construído! Me encantava as araucárias lambendo a fachada dos predinhos,e eu achando lindo como se constrói,sem precisar derrubar os pinheiros que legal! Mas aí um colega me disse que apesar de muitas araucárias preservadas ali no centro,em alguns lugares licença pra devastar,para grandes projetos arquitetônicos! É, o lugar perfeito não existe,toda cidade pode ter problemas! Me tire uma dúvida: Na região que houveram estes deslizamentos existe alguma pedreira em atividade? Eu pergunto porque aqui na cidade onde moro, há bastante tempo atrás, ocorreu algo bem parecido,com rachaduras nas casas, fendas enormes no solo dos pátios e até a água de um poço foi engolida! O bairro foi evacuado,e interditado por anos até que voltasse ao normal! E no lugar havia uma pedreira que detonava explosivos direto! Na época, parece que ficou tudo por culpa da chuva,mas o solo já estava mexido por conta das detonações! Passado muito tempo, hoje ninguém mais fala no assunto!
@@eliseterodrigues4989, A pedreira em exploração fica na Várzea Grande e o desastre foi no Bairro Três Pinheiros. A distancia entre os locais é grande. Não creio que haja relação. O solo é de saibro poroso. Talvez falhas na fundação e o excesso de infiltração podem ter causado isso.
A EXPLORAÇÃO IMOBILIARIA, GANANCIA E, QUEM SABE CORRUPÇÃO AOS MONTES. EXCESSO DE RUA ASFALTADAS E A NATUREZA MEIO DESCORDENADA
Fui uma vez a Gramado não gostei tudo muito caro
Cidade preconceituosa, cara demais. Estive ai 2023 tudo é absurdamente caro. Ainda bem que a coasse D é a maioria, senão não tinha ninguem. Detesto lugar que segregam as pessoas. É pura ostentação. Não volto mais.
Não, vai afundar,pois ela é pioneira,no Natal Luz.
O ano passado,estive no Natal Luz, pela qta vez.
Continua linda e charmosa.
Tudo é intriga da oposição.
Tudo absurdamente caro ,uma exploração exagerada,e as atrações não são aquilo.
E agora com estas rachaduras no solo. Vao precisar de receita.
Análise equivocada, de quem não conhece ou não sabe do que está falando.
Você vê que é um assunto polêmico Denisar! haha
O bom é que todas as visões sobre o assunto são importantes, essa, é a de arquitetos urbanistas com pós-graduação em planejamento urbano e marketing, com mais de 1.400 análises em 17 países, nos últimos 8 anos, da maior consultoria de análise urbana do Brasil!
Nos explica melhor, por que achas isso?
Simples, tudo que cresce sem planejamento está fadado a despencar muito rapidamente, e outra, fazer turismo em GRANADO ficou inviável, tudo absurdamente CARO, não tem como se sustentar.
@@silvanafrigola9739 eu sentei numa mesa com meu filho e vi a comida ser muito ruim,so ele almocou,,na hora de sair tentaram me cobra almoco livre por eu ter sentado na cadeira,,chamei a pulica,,,muito olho no dinheiro do pobre visitador
está querendo só classe A e B , deve ser dono de comércio.
Conheci Gramado este ano confesso que não me encantei com a cidade.Parece uma cidade fake para turista.Gostei muito da cidade bizinha Nova Petrópolis Rs.
Que comédia esse cara kkkkkk te informa melhor, não ganhou cortesia no mínimo 😂😂😂😂😂
Cassete, um copiando vídeo do outro. 😂😂😂😂😂😂
Os likes estão travados em 727 likes já vi dois vídeos com o mesmo número de likes
É uma disneylandia serrana, inclusive nos preços de tudo.
E com péssimo atendimento também.
😊😅
Vem pra goias aqui não tem problemas 😅
Gramado muito caro não vá para lá
Nunca vi tanta bobagem reunida em tão pouco tempo.
Classe A com poder aquisitivo vai viajar para fora do Brasil.
Ótimo lugar pra deixar a sogra do cunhado pra sempre😅😅
Nossa VCS fazem muito barulho VC não faz oração daqui a pouco e todo mundo
Gramado/Canela é uma cidade muito organizada, centros que você citou ficam as empresas, porém o resto da cidade ficam os principais parques e hotéis que não foram mencionadas no vídeo. Sua pesquisa de perfil de publico é COMPLETAMENTE fora da realidade, a secretaria de turismo aponta que 42% dos turistas possuem renda familiar acima de 10 mil, não tem como você imaginar que a classe D mantem gramado funcionando, classe D, segundo a FGV, tem renda familiar de até 2mil, para vc ter uma ideias, turistas de gramado na maioria gastam mais de 1mil reis por dia na viagem. Não faz sentido.
Vou lá seguido e o q mais tem é pobre ostentando 😢.vc percebe pelo jeito que se portam nos detalhes.no mau gosto,etiqueta.vc há de concordar q a classe D tem pouco esforço pra querer evoluir.
O que vc explana está longe de ser a realidade...pelo visto vc deve gostar de fazer turismo em Alvorada./RS. Matéria fora da realidade. Gramado co tinha sendo a cidade mais procurada para turismo, os investimentos no setor crescendo a cada temporada, atrações novas a cada ano, exatamente para atender a demanda que está cada vez maior. Só falou besteiras
Vocês gostam de tornar as coisas piores do que poderiam ser.
Porque simplesmente não relatam os fatos, sem adicionarem vossas professias catastróficas!!!
Alguém qui está em gramado hoje?...24/11/2023 ... como está? Chovendo muito??
Vou em dezembro e sstoy preocupado com o vlima...muita chuva...
Vídeo mentiroso deveria ser processado
Resumindo muito empreendimento na área e causou erosão