Se em determinado instante De um mero dia qualquer Dentro da velocidade discreta Da minha breve vida inquieta Eu aprender CLOVISAR, Tornar-me-ei poeta.
"Mineiros não dizem eu te amo, fazem café fresquinho e assam pão de queijo! Para os nascidos nas ‘Terras Gerais’, palavras nem sempre expressam a verdade de um coração, mas quitanda e prosa boa são declarações de afeto genuíno. E enquanto a chuva cai sobre o mundo lá fora e as dores apertam o peito aqui dentro, na casa do mineiro a fumaça do bule baila feito criança no teto da cozinha. No forno, os pãezinhos assam, dourando sem pressa a casquinha que ficará crocante. A avó busca o forro bordado à mão, guardado na velha caixa de madeira, e o coloca sobre a mesa. De repente, a xícara cor de âmbar é recheada até a beirada com o líquido preto. Café bom é escuro e adoçado com disciplina! Os pãezinhos de queijo, ainda quentes, são servidos no prato de ágata, ao lado do bolo de fubá, feito com generosidade. O barro lá fora não incomoda, os pardais encharcados também não! Na cozinha, entre cafés e quitandas, esticam-se as palavras no ritmo de um novelo de algodão na velha máquina de fiar, enquanto as mãos enrugadas passam e repassam os dedos sobre o forro, sentindo assim, as nervuras das linhas vermelhas dos bordados. Chama-se a Deus para os males que parecem não ter remédio, faz cara de espanto para as modernidades, reclama-se dos mandruvás que comeram as folhas das hortas. Rememora-se os mortos com uma pontinha de tristeza e muita saudade! Permanecem assim, dizendo eu te amo, silenciosamente. Eu te amo no bolo feito com capricho, no queijo guardado para fazer o seu pão, no forro da mesa guardado para horas especiais e no café coado na hora para encher a casa com o perfume da gratidão. Eu te amo no chá para gripe com folha de canela e açúcar, no uai dito para perguntas e respostas, no trem a que tudo se define… Nas palavras comidas pelas beiradas, mas sustentadas pelo olhar. Mineiros não dizem eu te amo, porque amar é verbo de se benzer! » Por: Cristiane Mendonça
Conheci o Professor Clóvis, há bem pouco tempo e desde então tenho desejado ouví-lo quase que o tempo todo! Obrigada, Professor! Deus o abençoe, sempre!
Convido à seguinte reflexão, esse afeto a que se refere o professor, embora possa ser chamado de "amor", está mais para paixão do que amor, explico:-é bom lutar pelo que ainda não se possui e também se alegrar pelo já se tem contudo, o afeto para se chamar de amor é o amor agape de Jesus, isto é, desejar o melhor para o próximo sem desejar nada em troca! Assim, paixão é ótimo porém, Amor Agape é o unico verdadeiro!
...E POR FALAR DE AMOR... Por que causa, motivo, razão ou circunstância alguém ousaria dizer que não AMA ESTE SER HUMANO? SOU HOMEM, E NÃO FAÇO NENHUMA CERIMÔNIA EM AFIRMAR QUE O AMO PROFUNDAMENTE POR TODA A ETERNIDADE, POR TUDO O QUE ELE JÁ ME ENSINOU... E ESTE AMOR É O MESMO QUE DEDICO AO MEU IRMÃO, AOS MEUS DOIS FILHOS, AO BELCHIOR, AO NIETZSCHE, AO LUIZ GAMA ETC. ...
Não gosto de pamonha para comer, mas sua "inédita pamonha" é deliciosa. Adoro te ouvir. Aprender e absorver sua sabedoria. Não me canso. Obrigada por existir. 🙌
Excelente trabalho Professor, suas aulas são como pamonhas que me sacia a cada podcast e quanto mais degusto dessas pamonhas mais fome de conhecimento tenho.
Ouvi hoje dia 06/06 e no dia 03/06 Meu amado digitou o eu te amo e eu respondi minutos depois em formato de versos essa indagação, o curioso no contexto similar que o professor trouxera, segue : Lá sei o que é amor Indagação constante da forma consoante Se calo ele expande Externo não é o bastante Afirmo o abstrato Desenho esse desconhecido É livre desconstruido infinito que transborda Acorda e me serena Alenta a alma sedenta. Li Querosene
Reparem que em nenhum momento ele disse q continuou amando a Universidade depois de ter conseguido dar aulas nela... Deve ser mto tensa a vida de professor em universidades desse porte.. Não pelos alunos, mas pelas picuinhas entre os próprios professores... pressões e etc..
O amor com desejo do EU me satisfazer e algo egoistico e vaidoso ? Sim... E o amor ao próximo no ideal do bem deste e sem interesses, seria o amor ideal... ou o amor chamado: cristão, digamos assim...
21 mil visualizações neste vídeo. E se os desejos descritos nele fossem além daqueles que as classes médias possuem? E se houvessem desejos outros, a audiência poderia ser maior, ou não? Aqueles que têm desejos outros, mais modestos, não ouvem mesmo o podcast e por isso nem vale a pena descrevê-los?
Clovão, deixa eu aproveitar que o podcast está começando, e ainda temos poucos comentários, então há uma boa chance de que você receba essas sugestões de um grande admirador seu: 1. *Parabéns por ter deixado de lado os exemplos sexistas e até mesmo machistas que diversos conteúdos seus traziam* . Eu sei muito bem que o palavrão é uma marca registrada sua e você já deixou isso claro em várias palestras suas. E isso não há problema. Entretanto, exemplos diversos como àqueles com a Isis Valverde, insinuações sexuais com mães de alunos, 'comer fulana', 'dar para ciclano', entre outras 'clovadas' hahahaha, acabam afastando o público feminino. Minha esposa mesmo já perdeu um pouco a paciência com você, e por várias vezes tenho que ficar passando pano hahahaha. Mas pense nisso. Seu conteúdo faz muita diferença na vida das pessoas, e é uma pena que ele não possa chegar ao público feminino devido a essa linguagem que é ofensiva para elas. 2. Cara, *você promoveu uma cruzada para retirar os seus conteúdos do RUclips*. Tudo bem, afinal de contas é a sua imagem e você merece ser remunerado devidamente por isso. Mas *nos dê, então, opções de adquirir as suas aulas* ! Na minha opinião a sua aula mais brilhante é sobre *'A Náusea' de Sartre* . Já revirei a internet de cabeça para baixo e não a encontro. E pagaria por ela tranquilamente, mas nem mesmo essa opção é possível. Portanto, veja essa questão com carinho e tente tornar possível o acesso a esse vasto e interessante conteúdo produzido por você de uma forma que você também se sinta gratificado por isso. Por mais, parabéns pelo trabalho e por tornar a filosofia tão acessível à população brasileira. O seu trabalho faz diferença para muita gente, jamais se esqueça disso! Beijo para vocês! =*
Acompanho ele nas redes há uns 5 anos, desde a comunidade antiga do - espaço ética. Tenho muitas aulas, algumas delas "A náusea!". Como José Monir Nasser dizia: "Cultivador o espírito, para ampliar seu horizonte de consciência, para não deixar neutorizar!". Temos que nos municiar literárimente, daqui uns 10 anos, metade da população mundial estará sofrendo alguma síndrome mental, caso não tenha um repertório com propriedade.
E um pouco escroto esse pensamento platônico 🤔 na falta se ama ou deseja, então eu digo; só a gosto na alegria na falta ou na distância; não! Não a lógica nisso mas respeitamos esse atributo de Platão.
As pamonhas podem entristecer, mas prof Clovis sempre é e será para mim motivo de alegria e ineditismo. Não me canso de ouvi-lo. ❤️
li isso com a voz dele
@@wellington66440como 9t z
😮a ⁵
Vou assistir todos! 26/07/2022
No final o Clóvis finaliza demonstrando sua astúcia e talento , fazendo o que estava falando se encaixar perfeitamente e fazer o total sentido kkk
Eu em 2021 assistindo pela primeira vez
A maré mareia , o gato gateia e o Clóvis Cloveia
Se em determinado instante
De um mero dia qualquer
Dentro da velocidade discreta
Da minha breve vida inquieta
Eu aprender CLOVISAR,
Tornar-me-ei poeta.
Enfatizar a falta e o desejo e sonegar a alegria da vida vivida. Perfeito! Obrigada ✨️
Insuperável Clóvis
Muito bom! Grato!
cada dia vai aumentando o nivel de dificuldade
Professor Explicador Clóvis de Barros Filho. Saúde Paz e visa longa e próspera para você. 🕊❤🙏🏼🙏🏼🙏🏼
É um enorme prazer escutar Clóvis dando um show, obrigado mestre!
Ótimo
Perfeita explicação de um ótimo Explicador!!!! Show.!!!!
O desejo pode ser cogitado....
Isso as vezes leva uma vida....
Eu amo na presença!!
👏🏾👏🏾
Rosana Neves, prazer, Clodoaldo Neves!..
"Mineiros não dizem eu te amo, fazem café fresquinho e assam pão de queijo! Para os nascidos nas ‘Terras Gerais’, palavras nem sempre expressam a verdade de um coração, mas quitanda e prosa boa são declarações de afeto genuíno.
E enquanto a chuva cai sobre o mundo lá fora e as dores apertam o peito aqui dentro, na casa do mineiro a fumaça do bule baila feito criança no teto da cozinha. No forno, os pãezinhos assam, dourando sem pressa a casquinha que ficará crocante.
A avó busca o forro bordado à mão, guardado na velha caixa de madeira, e o coloca sobre a mesa. De repente, a xícara cor de âmbar é recheada até a beirada com o líquido preto. Café bom é escuro e adoçado com disciplina! Os pãezinhos de queijo, ainda quentes, são servidos no prato de ágata, ao lado do bolo de fubá, feito com generosidade.
O barro lá fora não incomoda, os pardais encharcados também não! Na cozinha, entre cafés e quitandas, esticam-se as palavras no ritmo de um novelo de algodão na velha máquina de fiar, enquanto as mãos enrugadas passam e repassam os dedos sobre o forro, sentindo assim, as nervuras das linhas vermelhas dos bordados.
Chama-se a Deus para os males que parecem não ter remédio, faz cara de espanto para as modernidades, reclama-se dos mandruvás que comeram as folhas das hortas. Rememora-se os mortos com uma pontinha de tristeza e muita saudade!
Permanecem assim, dizendo eu te amo, silenciosamente. Eu te amo no bolo feito com capricho, no queijo guardado para fazer o seu pão, no forro da mesa guardado para horas especiais e no café coado na hora para encher a casa com o perfume da gratidão.
Eu te amo no chá para gripe com folha de canela e açúcar, no uai dito para perguntas e respostas, no trem a que tudo se define… Nas palavras comidas pelas beiradas, mas sustentadas pelo olhar.
Mineiros não dizem eu te amo, porque amar é verbo de se benzer! »
Por: Cristiane Mendonça
❤
Show
Obrigado por compartilhar
Conheci o Professor Clóvis, há bem pouco tempo e desde então tenho desejado ouví-lo quase que o tempo todo! Obrigada, Professor! Deus o abençoe, sempre!
💜Visto!💜3
Bora maratonar!
Professor é pica das galáxias!
Sempre me ajuda e motiva..
Bom que encontrei a inédita pamonha aqui.
Vi uns vídeos mais adiantados e optei pelo melhor: a começar do começo e com 3 por dia🙏🏼
Perfeito
meu professor do youtube
Grande Clóvis, que aumenta minha potência, que motivou-me a estudar, buscar minha faculdade!
Excelente!
Amor para mim, é como sentir a brisa do vento; sem explicação! sétimos como se fosse físico.
Muito bom mesmo vídeo parabéns 👏
Professor, o sr sempre nos alegrará.
Parabéns, professor. Acompanho sempre os seus podcast.
Obrigada!
Música para os meus ouvidos 🎶🎵 grata!
Parabens professor Clovis de Barros Filho. Muito obrigado pela fala.
Eu amo esse podcast ! Com carinho, alegria e sempre ouvindo, enternecidamente presente em minhas memórias. rs... um abraço mestre.
Grande conteúdo!
Convido à seguinte reflexão, esse afeto a que se refere o professor, embora possa ser chamado de "amor", está mais para paixão do que amor, explico:-é bom lutar pelo que ainda não se possui e também se alegrar pelo já se tem contudo, o afeto para se chamar de amor é o amor agape de Jesus, isto é, desejar o melhor para o próximo sem desejar nada em troca! Assim, paixão é ótimo porém, Amor Agape é o unico verdadeiro!
como fiquei feliz de descobrir esse canal!!!
...E POR FALAR DE AMOR...
Por que causa, motivo, razão ou circunstância alguém ousaria dizer que não AMA ESTE SER HUMANO?
SOU HOMEM, E NÃO FAÇO NENHUMA CERIMÔNIA EM AFIRMAR QUE O AMO PROFUNDAMENTE POR TODA A ETERNIDADE, POR TUDO O QUE ELE JÁ ME ENSINOU...
E ESTE AMOR É O MESMO QUE DEDICO AO MEU IRMÃO, AOS MEUS DOIS FILHOS, AO BELCHIOR, AO NIETZSCHE, AO LUIZ GAMA ETC. ...
Gratidão Antônio! Fica bem!
Não gosto de pamonha para comer, mas sua "inédita pamonha" é deliciosa. Adoro te ouvir. Aprender e absorver sua sabedoria. Não me canso. Obrigada por existir. 🙌
Creio que seja possível amar e ou desejar na presença, mas que certamente é bem mais fácil amar e ou desejar aquilo que ainda não alcançamos.
Maravilhoso professor, sempre inspirando. 👏👏👏👏
Excelente
É sempre um devaneio lúcido e cabal te ouvir prof Clovis
obrigado
Ótimo!
Excelente trabalho Professor, suas aulas são como pamonhas que me sacia a cada podcast e quanto mais degusto dessas pamonhas mais fome de conhecimento tenho.
O que eu retirei é que o desejo acontece quando não estamos na presença do que a amamos e a alegria acontece quando estamos na presença do que amamos.
Erosssss
Clovis merece sempre o meu aplauso, na presença amável e alegre do hoje. Obrigada 🙏
categorico
✨🙏🙏✨🙏🙏🙏✨🙏🙏✨
❤
Professor, pois eu desejo algo desde sempre e jamais quero ter ou ver.
Ouvi hoje dia 06/06 e no dia 03/06 Meu amado digitou o eu te amo e eu respondi minutos depois em formato de versos essa indagação, o curioso no contexto similar que o professor trouxera, segue :
Lá sei o que é amor
Indagação constante da forma consoante
Se calo ele expande
Externo não é o bastante
Afirmo o abstrato
Desenho esse desconhecido
É livre desconstruido infinito que transborda
Acorda e me serena
Alenta a alma sedenta.
Li Querosene
Que lindo e profundo!
Foda
Esclarecedor! Muito obrigada!
Monstro! 👏👏👏
Reparem que em nenhum momento ele disse q continuou amando a Universidade depois de ter conseguido dar aulas nela...
Deve ser mto tensa a vida de professor em universidades desse porte.. Não pelos alunos, mas pelas picuinhas entre os próprios professores... pressões e etc..
😍😍😍😍😍😍
Se desejamos é por que estamos pertos de Platão.kkkk
O amor com desejo do EU me satisfazer e algo egoistico e vaidoso ? Sim... E o amor ao próximo no ideal do bem deste e sem interesses, seria o amor ideal... ou o amor chamado: cristão, digamos assim...
21 mil visualizações neste vídeo.
E se os desejos descritos nele fossem além daqueles que as classes médias possuem? E se houvessem desejos outros, a audiência poderia ser maior, ou não? Aqueles que têm desejos outros, mais modestos, não ouvem mesmo o podcast e por isso nem vale a pena descrevê-los?
Quem não curtiu não ama nada, aliás, ama ser chato! 😂
PORRA CLOVIS.... ESTOU SENTINDO FALTA DA SUA IMAGEM ,... por mais que vc seja esquisito como como tu mesmo diz ,...O MEU GRANDE MESTRE
Clovão, deixa eu aproveitar que o podcast está começando, e ainda temos poucos comentários, então há uma boa chance de que você receba essas sugestões de um grande admirador seu:
1. *Parabéns por ter deixado de lado os exemplos sexistas e até mesmo machistas que diversos conteúdos seus traziam* . Eu sei muito bem que o palavrão é uma marca registrada sua e você já deixou isso claro em várias palestras suas. E isso não há problema. Entretanto, exemplos diversos como àqueles com a Isis Valverde, insinuações sexuais com mães de alunos, 'comer fulana', 'dar para ciclano', entre outras 'clovadas' hahahaha, acabam afastando o público feminino. Minha esposa mesmo já perdeu um pouco a paciência com você, e por várias vezes tenho que ficar passando pano hahahaha. Mas pense nisso. Seu conteúdo faz muita diferença na vida das pessoas, e é uma pena que ele não possa chegar ao público feminino devido a essa linguagem que é ofensiva para elas.
2. Cara, *você promoveu uma cruzada para retirar os seus conteúdos do RUclips*. Tudo bem, afinal de contas é a sua imagem e você merece ser remunerado devidamente por isso. Mas *nos dê, então, opções de adquirir as suas aulas* ! Na minha opinião a sua aula mais brilhante é sobre *'A Náusea' de Sartre* . Já revirei a internet de cabeça para baixo e não a encontro. E pagaria por ela tranquilamente, mas nem mesmo essa opção é possível. Portanto, veja essa questão com carinho e tente tornar possível o acesso a esse vasto e interessante conteúdo produzido por você de uma forma que você também se sinta gratificado por isso.
Por mais, parabéns pelo trabalho e por tornar a filosofia tão acessível à população brasileira. O seu trabalho faz diferença para muita gente, jamais se esqueça disso!
Beijo para vocês! =*
Não é ele quem mexe com essas plataformas.. único caso dele ler isso é se alguém da equipe dele responsável por isso conte pra ele..
Acompanho ele nas redes há uns 5 anos, desde a comunidade antiga do - espaço ética. Tenho muitas aulas, algumas delas "A náusea!". Como José Monir Nasser dizia: "Cultivador o espírito, para ampliar seu horizonte de consciência, para não deixar neutorizar!". Temos que nos municiar literárimente, daqui uns 10 anos, metade da população mundial estará sofrendo alguma síndrome mental, caso não tenha um repertório com propriedade.
@@djalmasjr1831 ta esperando oq pra passar pro pessoal todo??
ruclips.net/video/erKxuO9NNcE/видео.html
E um pouco escroto esse pensamento platônico 🤔 na falta se ama ou deseja, então eu digo; só a gosto na alegria na falta ou na distância; não! Não a lógica nisso mas respeitamos esse atributo de Platão.
Muito obrigado pelas palavras
Excelente