Estes variac usavam muitos na antiga RCT, fabrica que montava os tubos de televisores. Eram duas locomotivas pequenas e 150 vagões com um tubo em cada vagão, fazendo vaquo e dando uma volta dentro de um forno de 360° de temperatura. Cada volta levava uma hora e cada painel que ficava na parte de baixo do forno usava dois variacs atuando em um tranformador de 12v e um mini forno eletrico no canhão do tubo, para fazer o fechamento do canhão no final do percurso. A corrente de aquecimento tinha que ser reguladas constantes. Pensa no sofrimento dar manutenção em 150 paineis andando abaixado de lado que nem caranguejo e tubos implodindo por corrente de ar frio.🤕
Show, usávamos muito para consertar fontes chaveadas (ATX). Fazia o conserto da placa. depois alimentava ela no Variac, virava a fonte de cabeça pra baixo na bancada (por segurança, rssss) e ia aumentando a tensão no Variac . Chegando em 80 V o circuito gerava um ruído e se não explodisse nenhum eletrolítico era só alegria. A fonte já estava com alimentação na saída. Dai era só aumentar a tensão no Variac até o máximo e se certificar que ela aguentaria a tensão da rede.. Fonte consertada. Variac grandão de 220V. Realmente esse equipamento é fundamental em uma bancada. Eu até hoje não sei exatamente porque a fonte chaveada gera aquele ruído em 80, 90VCA. Eu apenas desconfio. Tem aula sobre isso no Electrolab? Vlw Electrolab.
También sirve para ver cuanto voltaje soporta una persona , en el instituto politécnico yo solo aguantaba hasta 90 V me cagaba en todos los santos y tenia que soltar 🤔(eramos diablillos). Yo diría que es indispensable , en un taller de electrónica , yo tengo 2 variac , uno de 250 VA , y un magnifico philips de 2KVA aislado de fabrica ,tiene 45 años y esta como el primer día , va de 0 a 280 V y 230 V de primario pues vino de de Alemania es una verdadera joya muy robusto , el pequeño ya le bobine las 50 primeras espiras....me dio problemas y es muy difícil de esperar y no veas que paciencia ! Para reparar motores es muy bueno o si no sabes la tensión del aparato bajo prueba. Buen video Españolito .😁 Con dos transformadores de 1KVA de 220V / 125 V reversible , con el fin de aislar la mesa de trabajo pues tengo muchos instrumentos antiguos a válvulas y para reparaciones de aparatos a lamparas, yo los tengo conectados así : entrada primer transformador a la red 230V en mi caso , el secundario de 125V al segundo transformador por su entrada de 125V y la la salida de este ya su salida a 230V , Y entre los transformadores tengo 2 tomas de 125V para receptores de radio antiguos , un automático de 2 x 5A y una lamparilla de neón a 230V. Si lo haces a la inversa sirve para tu país además de tener 220V entre transformadores . Es muy importante tener en cuenta las diferencias equipotenciales entre equipos y personas sobre todo. Para mi es lo mas importante del taller de cualquier técnico o aficionado a la electrónica y electricidad en general. Saludos y gracias por tus vídeos .
Si, também sirve para esos testes , je, je, je, pero no és muy recomendável!! El variac és realmente imprescindível. Ese Philips aislado és perfecto! Gracias Michel!
Muito bonito.. vou comprar um. a melhor maneira de ajustar a tensão. não deforma a onda senoidal.. o dimer com o corte abrupto não é bom , além das interferências.
Eu ja consegui algo parecido com um estabilizador sucateado e uma chave rotativa, consegui tensões entre 80 e 120V e usei pra controlar a velocidade de um ventilador grande.
Olá Eloi (desculpe se troquei o nome se me lembro é este), estou voltando com o resultado do teste utilizando técnicas de reflectometria nos cabos de ECG, fiz o teste com a configuração apresentada no vídeo sobre impedância de cabos coaxiais não tive aquele degrau que se mostra na forma de onda de seu vídeo, liguei na malha de aterramento e no núcleo do cabo (medindo com ele em aberto), no momento que fiz o teste não cheguei a colocar o potenciômetro na outra extremidade. Com esses resultados decidi fazer um teste mais simples, dado que os cabos de ECG tem que fazer a transmissão de sinais giram em torno de 1mv eu injetei um sinal com meu gerador de funções com uma onda quadrada de amplitude de 2mv com uma frequência de 40hz, neste teste consegui perceber um ruído em cabos sabidamente ruins, substituído os cabos foi sanado o problema (lembrando que o comparativo foi feito do sinal sendo lido através das próprias ponteiras do osciloscópio). Os cabos reparados estão aguardando para serem testados em um voluntário na proxima semana (vou lhe dar o retorno do teste em humanos). Acredita que seja um teste satisfatório esse método que utilizei? Estava pensando em utilizar um micro ohmimetro pra avaliar a resistência nos pontos de soldagem, acha interessante também utilizar isso como complemento para avaliação desses cabos? Obrigado e desculpe o tamanho do comentário hehe.
Olá Boris, quase isso, é Eloy! Perfeito, se encontrou ruído no teste comparativo, certamente há algum tipo de deterioração no cabo (malha/condutor principal). O teste de resistência das solda seria interessante, mas se passou no teste do sinal, provavelmente estaria bom! Esses cabos de ECG são críticos pelo nível baixo de sinal que trafegam por ele, por isso qualquer interferência prejudica. Agora imagina isso num ambiente hospitalar ou pior de CTI ou centro cirúrgico, onde bisturis elétricos centelham alguns watts na frequência de vários KHz bem ao lado do instrumento! Se o cabo não tem seus condutores perfeitos, e principalmente a malha de aterramento com baixíssima resistência e íntegra, certamente teremos problemas. Boa sorte nos testes!
Agradeço a atenção prestada, no laboratório em que trabalho eles fazem a compra de cabos para a substituição e encontrei uma empresa que me parece se bem séria quanto a fabricação de cabos sob rígidos critérios do cliente, para esse tipo de cabo que faz a leitura de tensões extremamente baixas e precisa de uma malha de aterramento muito eficiente saberia me indicar que características um cabo (tanto manga quanto derivação) poderia ou deveria ter no sentido de tipo de trança na malha e material do condutor. Obrigado pelo compartilhamento de conhecimento aqui no youtube!
Olá Boris, hoje não tenho mais esses specs, na época que trabalhei nessa área, eram cabos da HP importados de alta qualidade, mas não me lembro dos detalhes! Isso tem mais de 20 anos!
De igual forma fico grato Eloy, foram boas dicas as que passou, vou continuar a peleia la pra achar um bom método de análise desses cabos haha. Continue o ótimo trabalho com o canal, sempre que sai vídeo novo eu to por aqui :D de que cidade tu é? Eu sou aqui de Porto Alegre - RS. Abraço!
Bom video. Tinha algumas duvidas de inicio mas você foi explicando tudo direito. Só é de lamentar que o aparelho não traga um voltimetro digital (RMS), e como diz aí o amigo Acesar2002, tambem um Amperimetro. Ao preço que eles fazem esses aparelhos de medida, o preço total pouco variaria. Acho demasiado rudimentar um voltimetro analogico de pequena dimensão e pelo que vi, insuficientemente graduado. Ate porque o que parece ser mais caro lá para a China, (e por cá tambem...) é o transformador com toroide de contacto. E isso ele traz! Abraço de Portugal.
Obrigado Jorge! É verdade, poderiam melhorar os instrumentos, mas como comentei o que vem é somente para uma referência, para um ajuste mais preciso precisaria medir externamente!! Pelo visto esse modelo tem sido padrão nos Variacs do mercado.
Da pra ligar as três bobinas em paralelo e assim o variac trifásico passaria para monofásico triplicando sua potência? Pergunto pq sei q existira uma diferença entre as bobinas e seus ajustes, mas acredito ser pequena q ñ venha sobrecarregar uma bobina mais q a outra, correto? Sabemos q funciona como fosse um potenciômetro, sendo assim daria pra usar também como resistor variável desligando uma das entradas e a potência do resistor variável seria a mesma do variac mesmo o enrolamento ñ tendo sido feito de fio de níquel-crómio? São só ideias só para maior aproveitamento do equipamento o transformando em um 4x1. 😉 Obrigado.A
Desejo fazer manutenção em amplificadores de áudio, amplificadores de instrumentos musicais, caixas amplificadas, et cetera, sendo assim, quais equipamentos são imprescindíveis? O variac seria um deles? Grato pelo conteúdo do canal! Um dos melhores, senão o melhor canal de Eletrônica do RUclips.
Obrigado Everson! Na categoria dos imprescindíveis, entraria somente um bom multímetro True RMS, com boa precisão e bom alcance em diversas escalas. O Variac não entra nessa categoria, ficaria mais para os desejáveis. Agora, entre os importantes de termos, embora não obrigatórios, estariam um osciloscópio acima de 50MHz de preferência com FFT e um bom gerador de funções. Fora isso, uma lâmpada série, uma boa fonte de bancada (de preferência simétrica) e as ferramentas tradicionais para eletrônica, complementariam bem uma bancada para reparo em equipamentos de áudio.
@@Electrolab-Eletronica Além disso, você teria noção de quais componentes comprar para montar um pequeno estoque? Existe algum vídeo no seu canal sobre isso? Obrigado.
Eu uso este da UNI-T (UT-61E) na bancada é excelente, tem o review dele no canal: ruclips.net/video/kkxFBiXD4Yc/видео.html . Amanhã teremos um vídeo com um similar.
Não tenho vídeo sobre isso! Mas em geral, um bom kit com capacitores eletrolíticos de valores e isolamentos variados, pois deverá trocar muitos desses. Os CIs e transistores de potência mais usados nos equipamentos que vai reparar (para isso precisa pesquisar bem, pois há uma variedade muito grande), além de um kit com resistores 1/4W de valores diversos, diodos, capacitores cerâmicos/poliester de valores mais usuais (100nF, 10nF, 47nF, 22nF, etc), reguladores 7805 e 7812, LEDs, soquetes para CIs, material para dissipadores (mica, pasta térmica). Mesmo assim, sempre faltaria algo, mas já seria um bom início para não depender sempre de comprar qualquer peça.
ola amigo,tenho um variac de 1.7A que nao tem fusivel penso colocar um de 2A ou será demais? a colocaçao do fusivel eu penso que é do lado da entrada do transformador,certo? obrigado,pela ajuda Laurindo
Olá Laurindo, se essa for a corrente máxima em 127V ou 220V, talvez você precise colocar um um pouco maior, por conta de correntes de pico na partida de alguma carga. Digo isso pois Variacs são dimensionados pela potência em VA. Se for o caso um de 2.5A estaria bom. Você deve colocar na saída.
Tái vc podia fazer um vídeo de como ligar o osciloscópio em um transformador isolador de maneira adequada pra medir por exemplo as tensões e formas de ondas provenientes das tomadas
Se não me engano existe ainda ajustes no osciloscópio principalmente pra cuidados na rede 220v(fase/ neutro). Tensão de pico a pico q geralmente pode ultrapassar os 300 volts de entrada dos osciloscópio
Legal, quero comprar um. Parabéns pelo vídeo, você narra muito bem, inclusive a sua voz é parecida com o dublado de Robin do Jovens titans em ação. Kkkkkk
Lembro que quando eu trabalhava com No break de grande porte e também short breaks, eu utilizava cargas líquidas e um varivolt (como era também chamado) de 10KVAs trifásico. Ferramenta fundamental para tal serviço pois os N breaks estabilizavam em uma faixa de 90 à 130 (monofásicos) e ao estourar essa margem entrava em operação as baterias, pois os inversores eram on line. Como eu falei, FUMDAMENTAL
Obrigado pela Aula Eloy. Em média qual o Fator de Potência do Variac? Outra dúvida: Vc saberia qual tensão minina que uma caixa de som ativa que tem como entrada nominal 110V funcionaria ? Obrigado mais uma vez.
Olá Claudio, o fabricante não especifica, mas deve ser algo em torno de 0.75. Tensão mínima nessas fontes vai depender se a fonte é chaveada ou não, se for chaveada, dificilmente funcionará com menos de 95V., se for linear pode até funcionar com menos, mas o desempenho será afetado.
Realmente o Variac é muito útil na bancada do projetista desenvolvedor ou na manutenção de estabilizadores de tensão e nobreaks. Tenho na minha bancada dois de 1KVA da antiga STP. Parabéns pela iniciativa em divulgar o conhecimento técnico de forma adequada e balizada. Tenho assistido seus vídeos e percebo que vc tem uma boa formação acadêmica o que é muito raro hoje em dia devido à baixa qualidade do ensino na maioria dos cursos de formação seja ele superior ou técnico.
@@Electrolab-Eletronica Boa noite! Gostei do vídeo e tenho interesse! Gostaria de fazer contato com vc pelo whatsapp seria possível?! Meu número é 63 9 84160664! Obrigado!
Olá João Carlos, eu não comercializo esses produto, apenas faço o review deles no canal. Para aquisição, veja diretamente no link da Banggood, que foi onde eu comprei. Veja aqui: bit.ly/2pBWUWf
Boa noite professor, olha eu de novo aqui com minhas perguntas. Existe um site onde está oferecendo um variac entrada 220Vac com saída regulável de até de 250Vac - 12 A. Acontece que eles acabam por modificar este variac e conseguem colocar nele mais 2 bornes com saída retificada DC. Seria interessante adquirir este aparelho ou seria melhor eu adquirir um variac normal sem esta modificação e ai partir para um circuito extra DC regulável como o Sr fez no vídeo onde explicava as explosões dos capacitores eletrolíticos ? De toda forma, aproveitando a deixa, caso eu tenha de fazer este circuito à parte ele teria, além de ter uma ponte reticadora de uns 15A um capacitor eletrolítico de quantos Volts e quantos uF ??? uma vez que eu preciso ter um filtro para eliminar meu ripple ? Tentei procurar um capacitor de 5000uF x 300v mas não encontrei. Fico no aguardo e mais uma vez obrigado pela paciência e pela resposta. Vida longa ao canal !!!
Olá Alexandre! As duas opções são válidas, se esse Variac modificado já sai com DC, é interessante, mas provavelmente não deve ter capacitor filtro. Se comprar um comum e depois fizer a retificação, use uma ponte com bastante folga, eu recomendo de 20A para cima e que suporte pelo menos 600V. O capacitor pode ser um de 250 a 470uF x 450V. Você não encontrará muito maior que isso com essa tensão (300V não suportaria, pois a tensão depois de retificada fica maior que a RMS). Quando for usar DC, certamente não usará correntes muito altas com as tensões mais elevadas, por isso um ou dois capacitores desses bastariam. Se precisar usar baixa tensão em DC com alta corrente, não recomendo esse esquema, pois você não está isolado da rede elétrica. O Variac (em geral) é um auto trafo.
Mais uma vez muito obrigado pela pronta resposta ! Por acaso o sr teria o esquema elétrico daquele retificador usado no teste de explosão de capacitores ? ( isso caso eu opte por fazer a minha própria retificação do sinal DC )
Não tenho Alexandre, mas não tem nada de mais, apenas uma ponte retificadora pronta, dessas de 4 pinos, com um eletrolítico e mais um cap de 100nF x 600V, em paralelo, na saída DC. Fora isso, coloquei um varistor e um fusível de proteção na entrada A/C, para dar uma maior segurança ao conjunto.
Perfeito professor. Este capacitor eletrolítico que o sr colocou foi de que medida ? E pq tb colocou o capacitor de 100nF x 600V em paralelo ? Queria salientar aqui que tb acompanho diversos outros canais de eletrônica, mas o seu se sobressai à todos os demais, não só pela qualidade dos assuntos abordados, bem como o seu canal é o único até agora que responde a todas as perguntas dos seus assinantes. Parabéns mais uma vez e vida longa ao seu canal !
Obrigado Alexandre! Eu usei um de 330uF x 350V, pois no meu caso a entrada é 127V A/C, você poderia usar um desses de 330uF, porém seria mais seguro um isolamento de 450V. O capacitor de 100nF é um filtro adicional para altas frequências.
Show Eloy, parabéns pela aquisição. Realmente muito útil para bancada. Ao utilizar transformador isolador na entrada do osciloscópio, é necessário ainda retirar o pino de aterramento AC?
Ferramenta bastante útil. Pena não termos variacs já com isolação no mesmo gabinete, como aqueles antigos Sencore PR-57 que os americanos que restauram aparelhos valvulados usam.
Sugestão anotada João! A grande questão aqui é não medir direto da rede elétrica se o osciloscópio estiver aterrado ou não isolado com um transformador isolador.
Obrigado Chaves! Seriam funcionamentos diferentes, já que com o Variac o equipamento só funcionaria ao atingir a tensão mínima de entrada e você poderia acompanhar a corrente com um amperímetro para detectar algum curto já nas baixas tensões. Já na lâmpada, ela já entra com a tensão num nível de funcionamento, porém em caso de curto, ela "conserva" a maior parte na lâmpada série e não no equipamento em teste, fazendo a devida proteção.
Está difícil de achar um igual a esse pra comparar.😕 Agora que consegui juntar dinheiro não acho. Aqueles com bornes aparente dão uma sensação de insegurança.
Mas na descrição do vídeo coloquei o link de venda do modelo atual que é de 2000W e está disponível: Link para o Variac (modelo de 2000W): bit.ly/30BnWjY
Pois é Márcio! Ao longo dos anos há prioridades na vida! Eu nunca disse que não pude comprar, disse que não tive oportunidade, o que é bem diferente de não poder. Também não disse que é barato. Creio que não atentou para o mais importante no vídeo que foi o conteúdo. Mas depois de muito tempo, resolvi essa questão! E mesmo na bancada, há instrumentos mais relevantes e importantes para ter antes do Variac, depende muito da sua atividade.
Gracias al cd 4017 de casualidad encontré tu canal y aunque yo soy de vieja escuela o sea de las lamparas pues son maravillosas y les tengo cariño , sigo con esto como hobby . Aunque estudie electrónica no me dedique a ello. al 100% , reparaba tv's después de salir de trabajar Ahora estoy prejubilado de las rodadoras que si fue mi trabajo .....cosas de la vida ... ruclips.net/video/kzBH5_nq-QI/видео.html
Así es Michel! Pero a quien le gustó un día electrónica nunca más se olvida! Como hobby también es bárbaro! Yo trabaje con electrónica en los primeros años de mí carrera (soy ingeniero), más debido al mercado cambié para TI, que también es tecnología, pero no es electrónica pura! Y estoy en esa área hasta hoy!
@@Electrolab-Eletronica la electrónica es adictiva , si de veras te gusta es el máximo , al menos para mi. Me alegra que seas ingeniero me he percatado que tenias estudios superiores y las matemáticas son nuestro único verdadero instrumento , pues ya sabes lo que hay por ahí que da asco , pena y dolor.. De que zona de España son tus padres ? Saludos amigo . Un adicto a la electrónica...😂
Link para o Variac similar :s.click.aliexpress.com/e/_DnES9ud
Realmente o Variac ajuda muito, tenho um de 220V/2000VA que uso muito para fazer ensaios. Obrigado pelo video, sempre aprendo algo novo assistindo-os!
Obrigado Leandrisson!! É um item realmente de grande ajuda!
Realmente muito bom 👍 electrolab.....
Obrigado Bruno!
Estes variac usavam muitos na antiga RCT, fabrica que montava os tubos de televisores.
Eram duas locomotivas pequenas e 150 vagões com um tubo em cada vagão, fazendo vaquo e dando uma volta dentro de um forno de 360° de temperatura.
Cada volta levava uma hora e cada painel que ficava na parte de baixo do forno usava dois variacs atuando em um tranformador de 12v e um mini forno eletrico no canhão do tubo, para fazer o fechamento do canhão no final do percurso.
A corrente de aquecimento tinha que ser reguladas constantes.
Pensa no sofrimento dar manutenção em 150 paineis andando abaixado de lado que nem caranguejo e tubos implodindo por corrente de ar frio.🤕
Caramba! Realmente devia ser desafiador! Interessante o relato!
tenho um variac com trafo isolador, evita choque eletrico ! obrigado pelas informações!
Ótimo Dagoberto!
Show, usávamos muito para consertar fontes chaveadas (ATX). Fazia o conserto da placa. depois alimentava ela no Variac, virava a fonte de cabeça pra baixo na bancada (por segurança, rssss) e ia aumentando a tensão no Variac . Chegando em 80 V o circuito gerava um ruído e se não explodisse nenhum eletrolítico era só alegria. A fonte já estava com alimentação na saída. Dai era só aumentar a tensão no Variac até o máximo e se certificar que ela aguentaria a tensão da rede.. Fonte consertada. Variac grandão de 220V. Realmente esse equipamento é fundamental em uma bancada. Eu até hoje não sei exatamente porque a fonte chaveada gera aquele ruído em 80, 90VCA. Eu apenas desconfio. Tem aula sobre isso no Electrolab? Vlw Electrolab.
Valeu Evandro! Ainda não temos!
@@Electrolab-Eletronica Taí uma sugestãio.
Legal esse teste da tensão mínima da lâmpadas, já tinha me feito essa pergunta quando vejo que algumas lâmpadas ficam piscando mesmo desligadas.
Obrigado Peao!
Ferramenta nunca é demais, mesmo sendo um pouco mais específicas, é bom conhecer.
Verdade Johnny! Obrigado!
También sirve para ver cuanto voltaje soporta una persona , en el instituto politécnico yo solo aguantaba hasta 90 V me cagaba en todos los santos y tenia que soltar 🤔(eramos diablillos).
Yo diría que es indispensable , en un taller de electrónica , yo tengo 2 variac , uno de 250 VA , y un magnifico philips de 2KVA aislado de fabrica ,tiene 45 años y esta como el primer día , va de 0 a 280 V y 230 V de primario pues vino de de Alemania es una verdadera joya muy robusto , el pequeño ya le bobine las 50 primeras espiras....me dio problemas y es muy difícil de esperar y no veas que paciencia !
Para reparar motores es muy bueno o si no sabes la tensión del aparato bajo prueba.
Buen video Españolito .😁
Con dos transformadores de 1KVA de 220V / 125 V reversible , con el fin de aislar la mesa de trabajo pues tengo muchos instrumentos antiguos a válvulas y para reparaciones de aparatos a lamparas, yo los tengo conectados así : entrada primer transformador a la red 230V en mi caso , el secundario de 125V al segundo transformador por su entrada de 125V y la la salida de este ya su salida a 230V ,
Y entre los transformadores tengo 2 tomas de 125V para receptores de radio antiguos , un automático de 2 x 5A y una lamparilla de neón a 230V.
Si lo haces a la inversa sirve para tu país además de tener 220V entre transformadores .
Es muy importante tener en cuenta las diferencias equipotenciales entre equipos y personas sobre todo.
Para mi es lo mas importante del taller de cualquier técnico o aficionado a la electrónica y electricidad en general.
Saludos y gracias por tus vídeos .
Si, também sirve para esos testes , je, je, je, pero no és muy recomendável!! El variac és realmente imprescindível. Ese Philips aislado és perfecto! Gracias Michel!
Sempre tive interesse em adquirir um Variac, infelizmente ainda não tive oportunidade, é um equipamento muito útil na bancada!
Estava nessa situação também! Desta vez decidi por ele e está valendo a pena!
Muito massa um variac, conheci recentemente no curso , mas o professor falou muito pouco sobre ele
Sim, é um equipamneto bem útil na bancada!
Muito bonito.. vou comprar um. a melhor maneira de ajustar a tensão. não deforma a onda senoidal.. o dimer com o corte abrupto não é bom , além das interferências.
Sem dúvida Rufino, uma mão na roda na bancada!
Eu ja consegui algo parecido com um estabilizador sucateado e uma chave rotativa, consegui tensões entre 80 e 120V e usei pra controlar a velocidade de um ventilador grande.
Perfeito Fabio, no estabilizador você usa os taps do autotrafo com tensões pré definidas.
Olá Eloi (desculpe se troquei o nome se me lembro é este), estou voltando com o resultado do teste utilizando técnicas de reflectometria nos cabos de ECG, fiz o teste com a configuração apresentada no vídeo sobre impedância de cabos coaxiais não tive aquele degrau que se mostra na forma de onda de seu vídeo, liguei na malha de aterramento e no núcleo do cabo (medindo com ele em aberto), no momento que fiz o teste não cheguei a colocar o potenciômetro na outra extremidade. Com esses resultados decidi fazer um teste mais simples, dado que os cabos de ECG tem que fazer a transmissão de sinais giram em torno de 1mv eu injetei um sinal com meu gerador de funções com uma onda quadrada de amplitude de 2mv com uma frequência de 40hz, neste teste consegui perceber um ruído em cabos sabidamente ruins, substituído os cabos foi sanado o problema (lembrando que o comparativo foi feito do sinal sendo lido através das próprias ponteiras do osciloscópio). Os cabos reparados estão aguardando para serem testados em um voluntário na proxima semana (vou lhe dar o retorno do teste em humanos). Acredita que seja um teste satisfatório esse método que utilizei? Estava pensando em utilizar um micro ohmimetro pra avaliar a resistência nos pontos de soldagem, acha interessante também utilizar isso como complemento para avaliação desses cabos? Obrigado e desculpe o tamanho do comentário hehe.
Olá Boris, quase isso, é Eloy! Perfeito, se encontrou ruído no teste comparativo, certamente há algum tipo de deterioração no cabo (malha/condutor principal). O teste de resistência das solda seria interessante, mas se passou no teste do sinal, provavelmente estaria bom! Esses cabos de ECG são críticos pelo nível baixo de sinal que trafegam por ele, por isso qualquer interferência prejudica. Agora imagina isso num ambiente hospitalar ou pior de CTI ou centro cirúrgico, onde bisturis elétricos centelham alguns watts na frequência de vários KHz bem ao lado do instrumento! Se o cabo não tem seus condutores perfeitos, e principalmente a malha de aterramento com baixíssima resistência e íntegra, certamente teremos problemas. Boa sorte nos testes!
Agradeço a atenção prestada, no laboratório em que trabalho eles fazem a compra de cabos para a substituição e encontrei uma empresa que me parece se bem séria quanto a fabricação de cabos sob rígidos critérios do cliente, para esse tipo de cabo que faz a leitura de tensões extremamente baixas e precisa de uma malha de aterramento muito eficiente saberia me indicar que características um cabo (tanto manga quanto derivação) poderia ou deveria ter no sentido de tipo de trança na malha e material do condutor. Obrigado pelo compartilhamento de conhecimento aqui no youtube!
Olá Boris, hoje não tenho mais esses specs, na época que trabalhei nessa área, eram cabos da HP importados de alta qualidade, mas não me lembro dos detalhes! Isso tem mais de 20 anos!
De igual forma fico grato Eloy, foram boas dicas as que passou, vou continuar a peleia la pra achar um bom método de análise desses cabos haha. Continue o ótimo trabalho com o canal, sempre que sai vídeo novo eu to por aqui :D de que cidade tu é? Eu sou aqui de Porto Alegre - RS. Abraço!
Obrigado Boris! Sou do Rio de Janeiro. Abcs!
Bom video. Tinha algumas duvidas de inicio mas você foi explicando tudo direito.
Só é de lamentar que o aparelho não traga um voltimetro digital (RMS), e como diz aí o amigo Acesar2002, tambem um Amperimetro. Ao preço que eles fazem esses aparelhos de medida, o preço total pouco variaria. Acho demasiado rudimentar um voltimetro analogico de pequena dimensão e pelo que vi, insuficientemente graduado. Ate porque o que parece ser mais caro lá para a China, (e por cá tambem...) é o transformador com toroide de contacto. E isso ele traz! Abraço de Portugal.
Obrigado Jorge! É verdade, poderiam melhorar os instrumentos, mas como comentei o que vem é somente para uma referência, para um ajuste mais preciso precisaria medir externamente!! Pelo visto esse modelo tem sido padrão nos Variacs do mercado.
ok
Boa tarde. Um Variac para 220v pode funcionar em 110V? Isso só influencia a potência máxima? Desde já agradeço pela ajuda.
Sim, pode, com alteração na potência.
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado pelo retorno.
Muito legal. Namoro anúncios de variacs há muito tempo. Até o fim do ano compro um.
É um equipamento muito útil, vale a pena!
Eu tenho dois um tá original o outro com uma ponte retificadora e um voltímetro dc e amperímetro digital.me ajuda de mais para no break
Maravilha Alexandre!
Parabéns pela aquisição. Obrigado por nos orientar como ele funciona. Um abraço.
Obrigado Luiz Antônio!
muito bom!
adoro suas aulas!
Obrigado Rafael!
Parabéns pelo produto... Seus vídeos são bons e fácil de entender.
Obrigado Maicon!
nossa, ótimo equipamento, eu improvisada com dobrador de tensão quando precisava que uma tensão que não tinha em trafo
Realmente ajuda bastante na bancada!
Da pra ligar as três bobinas em paralelo e assim o variac trifásico passaria para monofásico triplicando sua potência?
Pergunto pq sei q existira uma diferença entre as bobinas e seus ajustes, mas acredito ser pequena q ñ venha sobrecarregar uma bobina mais q a outra, correto?
Sabemos q funciona como fosse um potenciômetro, sendo assim daria pra usar também como resistor variável desligando uma das entradas e a potência do resistor variável seria a mesma do variac mesmo o enrolamento ñ tendo sido feito de fio de níquel-crómio?
São só ideias só para maior aproveitamento do equipamento o transformando em um 4x1. 😉
Obrigado.A
Cada enrolamento de um sistema trifásico tem uma fase diferente, por isso em tese não seria possível a conexão em paralelo.
Tenho um variac antigo 300voltes / 300 watts uso sempre!!!
Sim, ótima ferramenta!
@@Electrolab-Eletronica procuro um isolador de Rede
Um transformador 1:1 é o recomendado nesse caso.
@@Electrolab-Eletronica ok
Desejo fazer manutenção em amplificadores de áudio, amplificadores de instrumentos musicais, caixas amplificadas, et cetera, sendo assim, quais equipamentos são imprescindíveis? O variac seria um deles? Grato pelo conteúdo do canal! Um dos melhores, senão o melhor canal de Eletrônica do RUclips.
Obrigado Everson! Na categoria dos imprescindíveis, entraria somente um bom multímetro True RMS, com boa precisão e bom alcance em diversas escalas. O Variac não entra nessa categoria, ficaria mais para os desejáveis. Agora, entre os importantes de termos, embora não obrigatórios, estariam um osciloscópio acima de 50MHz de preferência com FFT e um bom gerador de funções. Fora isso, uma lâmpada série, uma boa fonte de bancada (de preferência simétrica) e as ferramentas tradicionais para eletrônica, complementariam bem uma bancada para reparo em equipamentos de áudio.
@@Electrolab-Eletronica Qual multímetro recomenda? Eu tenho uma fonte PS 305D, mas ela é assimétrica.
@@Electrolab-Eletronica Além disso, você teria noção de quais componentes comprar para montar um pequeno estoque? Existe algum vídeo no seu canal sobre isso? Obrigado.
Eu uso este da UNI-T (UT-61E) na bancada é excelente, tem o review dele no canal: ruclips.net/video/kkxFBiXD4Yc/видео.html . Amanhã teremos um vídeo com um similar.
Não tenho vídeo sobre isso! Mas em geral, um bom kit com capacitores eletrolíticos de valores e isolamentos variados, pois deverá trocar muitos desses. Os CIs e transistores de potência mais usados nos equipamentos que vai reparar (para isso precisa pesquisar bem, pois há uma variedade muito grande), além de um kit com resistores 1/4W de valores diversos, diodos, capacitores cerâmicos/poliester de valores mais usuais (100nF, 10nF, 47nF, 22nF, etc), reguladores 7805 e 7812, LEDs, soquetes para CIs, material para dissipadores (mica, pasta térmica). Mesmo assim, sempre faltaria algo, mas já seria um bom início para não depender sempre de comprar qualquer peça.
ola amigo,tenho um variac de 1.7A que nao tem fusivel penso colocar um de 2A ou será demais? a colocaçao do fusivel eu penso que é do lado da entrada do transformador,certo?
obrigado,pela ajuda
Laurindo
Olá Laurindo, se essa for a corrente máxima em 127V ou 220V, talvez você precise colocar um um pouco maior, por conta de correntes de pico na partida de alguma carga. Digo isso pois Variacs são dimensionados pela potência em VA. Se for o caso um de 2.5A estaria bom. Você deve colocar na saída.
obrigado amigo pela ajuda,um abraço
Laurindo
Tái vc podia fazer um vídeo de como ligar o osciloscópio em um transformador isolador de maneira adequada pra medir por exemplo as tensões e formas de ondas provenientes das tomadas
É uma boa ideia Carlúcio, mas não tem muito segredo, basta ligar o primário do trafo na tomada e o secundário no osciloscópio!
Se não me engano existe ainda ajustes no osciloscópio principalmente pra cuidados na rede 220v(fase/ neutro). Tensão de pico a pico q geralmente pode ultrapassar os 300 volts de entrada dos osciloscópio
Sim, manter sempre escala mais alta, de preferência com a ponta em 10x.
Muito boa a aula !
Obrigado Max!
Olá com ponte de díodos pode carregar baterias? Ótimo vídeo
Olá Edson, ponte de diodos e capacitor eletrolítico de filtro. Também de preferência um regulador de corrente na saída, seria mais seguro.
Legal, quero comprar um. Parabéns pelo vídeo, você narra muito bem, inclusive a sua voz é parecida com o dublado de Robin do Jovens titans em ação. Kkkkkk
Obrigado Diego!
Lembro que quando eu trabalhava com No break de grande porte e também short breaks,
eu utilizava cargas líquidas e um varivolt (como era também chamado) de 10KVAs trifásico. Ferramenta fundamental para tal serviço pois os N breaks estabilizavam em uma faixa de 90 à 130 (monofásicos) e ao estourar essa margem entrava em operação as baterias, pois os inversores eram on line. Como eu falei, FUMDAMENTAL
Excelente Jacobson! Esses de alta potência então são bem bacanas!
Obrigado pela Aula Eloy.
Em média qual o Fator de Potência do Variac?
Outra dúvida: Vc saberia qual tensão minina que uma caixa de som ativa que tem como entrada nominal 110V funcionaria ?
Obrigado mais uma vez.
Olá Claudio, o fabricante não especifica, mas deve ser algo em torno de 0.75. Tensão mínima nessas fontes vai depender se a fonte é chaveada ou não, se for chaveada, dificilmente funcionará com menos de 95V., se for linear pode até funcionar com menos, mas o desempenho será afetado.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela Atenção, Valeu.
Show de bola essa ferramenta.👍🏻
Sim, muito útil! Obrigado.
Da para colocar uma ponte retificadora e controlar equipamento e motores em tensão continua Vcc
Positivo, é perfeitamente possível!
Boa noite! Muito bom esse vídeo, parabéns!!! Qual seria a corrente máxima que o VARIAC pode entregar?
Obrigado Ricardo, depende do modelo, esse é em torno de 5A.
Vc poderia fazer um vídeo utilizando o variac na bancada
Sugestão anotada Fernando, obrigado!
Realmente o Variac é muito útil na bancada do projetista desenvolvedor ou na manutenção de estabilizadores de tensão e nobreaks. Tenho na minha bancada dois de 1KVA da antiga STP. Parabéns pela iniciativa em divulgar o conhecimento técnico de forma adequada e balizada. Tenho assistido seus vídeos e percebo que vc tem uma boa formação acadêmica o que é muito raro hoje em dia devido à baixa qualidade do ensino na maioria dos cursos de formação seja ele superior ou técnico.
Muito obrigado Julio Cesar!
Ferramenta Top amigo, parabéns pela aquisição!
Obrigado Maik!!
@@Electrolab-Eletronica
Boa noite! Gostei do vídeo e tenho interesse! Gostaria de fazer contato com vc pelo whatsapp seria possível?! Meu número é 63 9 84160664! Obrigado!
Olá João Carlos, eu não comercializo esses produto, apenas faço o review deles no canal. Para aquisição, veja diretamente no link da Banggood, que foi onde eu comprei. Veja aqui: bit.ly/2pBWUWf
Estou fazendo uma bobinadeira com motor monofásico , posso usar um o variac para controle de velocidade ?
Em geral sim Juliano, mas não seria a melhor forma de controlar velocidade no motor, pelo menos não a mais barata.
Eloy, ao diminuir a tensão eu diminuo também a corrente ?
Abraços
Olá Arnaldo, ao diminuir, a capacidade de corrente aumenta, pois ambas ficam sempre limitadas à potência máxima do Variac.
Nossa achei que fosse o contrário, já que ao mover a escova para uma menor tensão a resistência entre a entrada e saída aumentaria.
Obrigado Eloy
Show, sempre queria ter um desses, (basicamente para retificar e ter uma fonte DC de 1v até uns 100v ahahahhahaha)
Obrigado Rodrigo!
Para manutenção em nobreak é uma ferramenta fundamental?
Fundamental não é, mas é desejável.
É usado pra manter os 220volts da rede eletrica?
Não tem essa finalidade e sim variar a tensão de zero até a máxima. Para manter a tensão em 220V usam-se estabilizadores de tensão.
Parabéns meu amigo!
Realmente muito útil!
Obrigado Michel!!
Para você que tem condição de adquirir um... para começar a se aventurar em eletrônica compre um multimêtro e faça testes em eletrônicos queimados
Boa noite professor, olha eu de novo aqui com minhas perguntas.
Existe um site onde está oferecendo um variac entrada 220Vac com saída regulável de até de 250Vac - 12 A. Acontece que eles acabam por modificar este variac e conseguem colocar nele mais 2 bornes com saída retificada DC. Seria interessante adquirir este aparelho ou seria melhor eu adquirir um variac normal sem esta modificação e ai partir para um circuito extra DC regulável como o Sr fez no vídeo onde explicava as explosões dos capacitores eletrolíticos ? De toda forma, aproveitando a deixa, caso eu tenha de fazer este circuito à parte ele teria, além de ter uma ponte reticadora de uns 15A um capacitor eletrolítico de quantos Volts e quantos uF ??? uma vez que eu preciso ter um filtro para eliminar meu ripple ? Tentei procurar um capacitor de 5000uF x 300v mas não encontrei.
Fico no aguardo e mais uma vez obrigado pela paciência e pela resposta.
Vida longa ao canal !!!
Olá Alexandre! As duas opções são válidas, se esse Variac modificado já sai com DC, é interessante, mas provavelmente não deve ter capacitor filtro. Se comprar um comum e depois fizer a retificação, use uma ponte com bastante folga, eu recomendo de 20A para cima e que suporte pelo menos 600V. O capacitor pode ser um de 250 a 470uF x 450V. Você não encontrará muito maior que isso com essa tensão (300V não suportaria, pois a tensão depois de retificada fica maior que a RMS). Quando for usar DC, certamente não usará correntes muito altas com as tensões mais elevadas, por isso um ou dois capacitores desses bastariam. Se precisar usar baixa tensão em DC com alta corrente, não recomendo esse esquema, pois você não está isolado da rede elétrica. O Variac (em geral) é um auto trafo.
Mais uma vez muito obrigado pela pronta resposta !
Por acaso o sr teria o esquema elétrico daquele retificador usado no teste de explosão de capacitores ? ( isso caso eu opte por fazer a minha própria retificação do sinal DC )
Não tenho Alexandre, mas não tem nada de mais, apenas uma ponte retificadora pronta, dessas de 4 pinos, com um eletrolítico e mais um cap de 100nF x 600V, em paralelo, na saída DC. Fora isso, coloquei um varistor e um fusível de proteção na entrada A/C, para dar uma maior segurança ao conjunto.
Perfeito professor. Este capacitor eletrolítico que o sr colocou foi de que medida ? E pq tb colocou o capacitor de 100nF x 600V em paralelo ? Queria salientar aqui que tb acompanho diversos outros canais de eletrônica, mas o seu se sobressai à todos os demais, não só pela qualidade dos assuntos abordados, bem como o seu canal é o único até agora que responde a todas as perguntas dos seus assinantes. Parabéns mais uma vez e vida longa ao seu canal !
Obrigado Alexandre! Eu usei um de 330uF x 350V, pois no meu caso a entrada é 127V A/C, você poderia usar um desses de 330uF, porém seria mais seguro um isolamento de 450V. O capacitor de 100nF é um filtro adicional para altas frequências.
Uso o meu variac para secar o enrolamento de motores elétricos com umidade
Boa aplicação Luciano!!
Show! Fiquei interessado também neste aparador de borracha debaixo do equipamento. Po xizer aonde comprou?
Obrigado Ciro! Tem tempo que comprei, foi na Banggood, segue o link: bit.ly/2L8cbvb
Electrolab obrigado teve meu like.
Muito bom não conhecia legal
Obrigado Leandro!
Olá quero ligar um Amplificador de guitarra valvulado que vem com 127v. Serve este aparelho ai ?
Qual a tensão da sua rede? 220V? Se for, o melhor é usar um auto transformador.
Você sabe das coisas
Obrigado Thiago!
E se a tensão de entrada for um pouco baixa como vai funcionar o varistor?
Ela vai variar da mesma forma, porém proporcionalmente ao valor de entrada e limitado a um novo valor máximo.
Show Eloy, parabéns pela aquisição. Realmente muito útil para bancada. Ao utilizar transformador isolador na entrada do osciloscópio, é necessário ainda retirar o pino de aterramento AC?
Obrigado Júnior! Negativo, se usar o trafo isolador, não precisa desconectar o terra do cabo AC.
Electrolab obrigado Eloy.
muito bom, muito esclarecedor, parabéns!
Obrigado!
Uso em cabeçote de máquina de solda !!!
Ótima aplicação Allan!
oi, muito boa explicação, eu quero saber se foi pago a taxa de importação nesse produto?
Obrigado! Negativo esse passou sem tributação no meu caso.
gostei muitoooooooooooooooo;
Valeu!!
Ferramenta bastante útil. Pena não termos variacs já com isolação no mesmo gabinete, como aqueles antigos Sencore PR-57 que os americanos que restauram aparelhos valvulados usam.
Sim, seriam muito úteis sim! Mas que o que se vê por aí hoje são os modelos sem trafo isolador.
Amigo, por favor dá uma reforçada nesta questão da segurança na ligação do osciloscópio para leigos como eu.
Sugestão anotada João! A grande questão aqui é não medir direto da rede elétrica se o osciloscópio estiver aterrado ou não isolado com um transformador isolador.
Mestre, excelente vídeo. Me tire uma dúvida: este fusível de 5A está protegendo a saída do Variac, correto ? Vida longa ao canal !!!
Obrigado Alexandre! Sim, protege a saída!
Perfeito, foi o que eu imaginei !!! Obrigado mais uma vez e vida longa ao canal !!!
em vez de uma lapada em serie posso usar um varia? curto muito seus vídeos
Obrigado Chaves! Seriam funcionamentos diferentes, já que com o Variac o equipamento só funcionaria ao atingir a tensão mínima de entrada e você poderia acompanhar a corrente com um amperímetro para detectar algum curto já nas baixas tensões. Já na lâmpada, ela já entra com a tensão num nível de funcionamento, porém em caso de curto, ela "conserva" a maior parte na lâmpada série e não no equipamento em teste, fazendo a devida proteção.
obrigado. vou fazer esses testes com um amperímetro, grato pela dica.
Está difícil de achar um igual a esse pra comparar.😕 Agora que consegui juntar dinheiro não acho.
Aqueles com bornes aparente dão uma sensação de insegurança.
Mas na descrição do vídeo coloquei o link de venda do modelo atual que é de 2000W e está disponível: Link para o Variac (modelo de 2000W): bit.ly/30BnWjY
O que é melhor,fonte variável ou o VARIAC?
São coisas distintas. Variac varia tensão alternada e fonte de alimentação variável tem tensão contínua na saída.
Mais do que um voltímetro, o painel dele deveria ter um amperímetro, acho mais útil. De toda forma é um excelente equipamento pelo preço.
É uma opção boa, mas são raros os que têm. Precisa colocar por fora.
Multiteste foda esse heim 5 digitos 😁
Poderia fazer uma video sobre esse multiteste
Sim, muito bom!
Já temos, segue o link: ruclips.net/video/kkxFBiXD4Yc/видео.html
Usamos com uma ponte de doido para fazer resistência de contato de seleccionadores.
Boa aplicação Louis!
Eu pensei que se eu alimentasse com 127 volts a tensao variasse entre 90 a 240 volts
Depende sempre do modelo, mas em geral eles vão de 0V até algo um pouco acima da tensão de entrada.
"Sempre quis ter nunca pude comprar", amigo? Você me lembrou o castelo ratimbum do João e Maria.
Amigo é barato e você ficou a vida toda sem ter?
Pois é Márcio! Ao longo dos anos há prioridades na vida! Eu nunca disse que não pude comprar, disse que não tive oportunidade, o que é bem diferente de não poder. Também não disse que é barato. Creio que não atentou para o mais importante no vídeo que foi o conteúdo. Mas depois de muito tempo, resolvi essa questão! E mesmo na bancada, há instrumentos mais relevantes e importantes para ter antes do Variac, depende muito da sua atividade.
Gracias al cd 4017 de casualidad encontré tu canal y aunque yo soy de vieja escuela o sea de las lamparas pues son maravillosas y les tengo cariño , sigo con esto como hobby .
Aunque estudie electrónica no me dedique a ello. al 100% , reparaba tv's después de salir de trabajar
Ahora estoy prejubilado de las rodadoras que si fue mi trabajo .....cosas de la vida ...
ruclips.net/video/kzBH5_nq-QI/видео.html
Así es Michel! Pero a quien le gustó un día electrónica nunca más se olvida! Como hobby también es bárbaro! Yo trabaje con electrónica en los primeros años de mí carrera (soy ingeniero), más debido al mercado cambié para TI, que también es tecnología, pero no es electrónica pura! Y estoy en esa área hasta hoy!
@@Electrolab-Eletronica la electrónica es adictiva , si de veras te gusta es el máximo , al menos para mi.
Me alegra que seas ingeniero me he percatado que tenias estudios superiores y las matemáticas son nuestro único verdadero instrumento , pues ya sabes lo que hay por ahí que da asco , pena y dolor..
De que zona de España son tus padres ?
Saludos amigo .
Un adicto a la electrónica...😂
Hola Michel! Es verdad! Pero es un vicio saludable! Son de Galicia!!
500va
Exato!