Já trabalhei em fábrica de software, e recebi esse mesmo conselho assim que fui contratado: não produza muito rápido e nunca produza algo que não vá dar nenhum problema no futuro. Ganhávamos fazendo a manutenção dos sistemas que produzíamos, por isso era importante que os sistemas apresentassem certos bugs de vez em quando, pra atualizarmos. Os melhores caras e mulheres que conheci trabalhando lá trabalham no mesmo cargo. No máximo mudaram de empresa, mas estão no mesmo cargo, no "chão" da fábrica. O que tinha a melhor lábia subiu de cargo, vivi isso aí que o Gustavo falou. Não vou falar nome da empresa nem nome de ninguém pra não comprometer ninguém.
Na área de TI quem mais tem o devido "mérito" é o pessoal comercial, bons de lábia, mentirosos (90%?) e amiguinhos dos donos. Quem entrega o serviço, os "bits & bytes", no máximo ganham uma máquina nova pra trabalhar, dois monitores e tal. Estou mais de 20 anos nessa área, como consultor técnico.
@@perobusmaximus não me refiro à capacidade de comunicação. Hoje não tem mais como ser um nerd que trabalha em um canto. Digo "bom de lábia ", o que é pejorativo, desonesto.
@Psicologia e Racionalidade saber trabalhar sim, o que citei acima é desonestidade. Pelo seu raciocínio, uma pessoa técnica que abre a própria empresa tem seu mérito. Concordo. E aquelas que não fazem isso, não tem mérito algum? O mérito dos bons de lábia na área de TI é real. Digo isso porque sou da área há decadas. Mas não digo de forma contendo mágoas, estou muito bem, obrigado.
@Psicologia e Racionalidade não sei, nunca conheci ninguém dessa área em um sistema socialista. Particulamente acredito que meritocracia foi algo criado para tentar moldar a sociedade com a ideia de vencer, nitidamente visível na sociedade norte americana.
Sugestão de tema para um vídeo futuro: "Socialismo e individualidade". Tá na hora de acabar com o mito de que o socialismo suprime o indivíduo e a individualidade. Dá até preguiça ter que ficar escutando que "o socialismo quer tornar todo mundo igual".
@@gustavoandrade58 socialismo é baseado no controle econômico por meio de um órgão central. Ao dar essa característica, podemos ver que as pessoas não são mais livres para produzir ou consumir. Sendo o socialismo, por definição, um sistema que defenda a supressão da liberdade individual.
@@mateus3139 Por definição, hum.. Por qual definição? E porque eu deveria levar essa definição em particular em conta? Você diz restrição de liberdade econômica. O que é "liberdade econômica"? Um dos pilares do capitalismo é a propriedade privada, certo? Olha aí! O aspecto mais fundamental da coisa já é a PRIVAÇÃO de propriedade de uns em favor de outros. Eu poderia chamar isso de "restrição da liberdade econômica e, consequentemente, individual", não? Você pode evocar categorias genéricas como "liberdade econômica", mas isso não esclarece nada; muito menos encerra a discussão.
@@MacacoArrogante não, é uma besteira chamar propriedade privada de "restrição de liberdade". Sendo a propriedade um determinante para a liberdade, sendo um non sequitur. O fato é que a liberdade, no caso a liberdade econômica, implica no direito de fazer o que bem entender COM SUA PROPRIEDADE e, posteriormente, produzir e consumir o que bem entender. Assim, o socialismo é uma agressão a propriedade e a liberdade.
Cara, eu estou passando isso na pele, também sou área de computação, programador, o problema é que eu amo programar e eu me sinto um idiota por conta disso. Até penso em mudar de área e ficar programando por hobby mesmo.
Rapaz, é tudo igual. A sociedade é assim. Individualmente, muda de área se tiver algo que vc prefira fazer. Afora isso, é lutar contra a forma de sociedade, com os meios que essa possibilita.
@@Infinity2083 Se sua definição tem o capitalismo como um sistema de opressão e exploração geral e incessante, seria uma inferência lógica que nesse sistema a meritocracia inexiste e os reais beneficiados são as classes economicamente favorecidas que, às custas dos desfavorecidos, acumulam riquezas. No entanto, no meu ponto de vista essa condição que, de fato existe, é impulsionada pelo estado e o capitalismo seria apenas um sistema de trocas voluntárias
@@ElektroGamer Cara ninguém é obrigado a ser marxista, tem gente que defende mutualismo anarquista, distributismo, anarco sindicalismo, mas é fato que o capitalismo favorece concentração de renda.
As organizações tribais e primeiros grupos humanos a meritocracia era essencial, basta ver que a condição humana é de pobreza, nessas circunstâncias quem sai beneficiado é o que melhor se destacar nas suas funções. O fato é que deturpamos a ideia de meritocracia, acredito em uma igualdade de oportunidade, que deve ser garantido, no entanto, a iguladade d resultados não deve existir, uma vez que cada um deve tomar um caminho e seus resultados dependem dessa escolha, questões externas não posso evitar!!!
pow, eu também tô interessado nessas leituras. até fiz aqui uma lista e coloquei nessa ordem: miséria da filosofia; manuscritos econômicos-filosoficos; grundrisse; e capital. tava pensando que seria mais interessante antes de começar pelos textos econômicos de Marx, ler os mais filosóficos: ideologia alemã, introdução a crítica da filosofia do direito de Hegel, etc.
Já falaram do Salário, Preço e Lucro acima, eu também recomendaria o Trabalho Assalariado e Capital, outro texto bem introdutório. De resto, costumo achar os Grundrisse mais complicados para se começar pela complexidade de algumas partes que claramente não foram escritas para um leitor iniciante no tópico (visto que a própria obra não foi feita para ser publicada), acredito que nesse sentido o Capital é bem diferente, tendo em base esses textos introdutórios acho que consegue fluir bem pelos capítulos (O primeiro talvez seja o mais complicado, mas também é o mais importante).
@Heberth Ryan acreditar em meritocracia na sociedade onde cachorros(de madames) possuem mais que milhares de pessoas juntas. Mais fácil acreditar em papai Noel, coelhinho da páscoa, etc
Alocação de capital de investimento é um grande mérito, bolsas só existem através do IPO. Siga seu professor do Marx não Marxista e caia na ignorância.
Pesado. Pior que é verdade, mais de uma vez já vi nego ser considerado "bom demais pra sair do cargo" e puxa-saco subir na hierarquia, no lugar. Se promover é quase uma arte, que pouco tem a ver com ser muito bom no que faz.
Outro dia eu vi o Paulo Ghiraldelli falando sobre a Anhanguera. Ele disse que quanto mais alunos ingressam, mais as ações da instituição de ensino sobem. O compromisso da instituição com a qualidade do ensino diminui para manter o crescente número de alunos. Dessa forma o nome da faculdade se valoriza.
O pior é que o cara que ganha um pouquinho mais acredita que é exemplo da meritocracia, quando na realidade ele só se destaca em contraste com o outro que recebe um salário-escravo, não porque está recebendo pelo valor que gera.
@@arturrocha7086, amigo... A liberdade a que me referi é ontológica. Temos um liberdade dentro de uma fatalidade social. Assim como temos uma fatalidade na liberdade, se considerar liberdade como escolha. A própria frase de Marx deixa claro a dificuldade da liberdade a nível social, e isso acontece em qualquer modelo, do socialismo ao capitalismo.
@@FelipeLima-rs3wk esse cara não sabe o que é "ontológico" eles partem de um conceito que vinculam "liberdade a propriedade" ( a propriedade privada condiciona a liberdade), uma piada!
@@FelipeLima-rs3wk pensando a partir de uma perspectiva ontológica e tendo o "trabalho" como categoria que funda o ser social, podemos pensar que ao agir sobre a natureza (via trabalho) o homem a modifica e, ao mesmo tempo modifica a si mesmo. Na natureza as causalidades ocorrem, ao passo que, nós seremos humanos podemos agir visando a um fim (teleologia) e modificando as causalidades. A liberdade estaria na escolha dentre as alternativas do por teleológico, no controle das causalidades, ampliação da consciência e etc.
Excelente vídeo, Gustavo. Boa tarde. Gostaria de ver na tua ótica vídeos que abordam questões sociais importantes , como pobreza, sexualidade sob a ótica marxista e socialista. Outra coisa que gostaria de saber de vc é porque existe tanta divergência entre as diversas posturas de orientação marxista/socilista, como no caso seu e do Humberto, do Orientação Marxista, do Jones Manuel e da Sabrina Fernandes. Grato.
@@orientacaomarxista O que lhe faz ter a convicção de que a sua interpretação é a mais fidedigna? Para mim, com conhecimento nesse campo ainda muito rudimentar, confio no que vc explica e,em relação aos outros, me parece o mais correto. Vc é ou já foi um hermeneuta?
Cara, preciso dos teus videos no spotify hehe. Coloca lá. Sei que alguns vídeos serão prejudicados, mas, em geral, só o teu áudio basta. Eu e muito mais gnt iria te ouvir. Abraço.
Recomendo um filme 'Tucker, um homem e seu sonho'. Sobre meritocracia. A sinopse é assim: Um cara, que era genial inclusive, engenheiro mecânico que tenta montar um modelo de carro pra desbancar as quatro grandes montadoras do mercado americano. Um projeto de veículo tão inovador que vários dos seus recursos foram depois implementadas na indústria. E qual foi o resultado? Fracasso total! Por que? Porque o capitalismo já passou da fase da livre concorrência. É um filme interessante sobre meritocracia. E como ela é um mito.
"são tão exceção que se tornam lenda". Lembrei do filme "Joy: o nome do sucesso", ou seja, até filmes são produzidos com essas pessoas "exceções" no capitalismo. ruclips.net/video/jbiMQqKGTxY/видео.html
@Psicologia e Racionalidade botar comida na mesa de forma honesta quando todo seu contexto social te empurra pra marginalidade é uma história de sucesso, mas o senso comum acha que essa é a história de um fracassado que não fez nada além da sua obrigação.
Semana retrasada convidei um ancap desses pra conversa no discord e tentar curar. Depois de trocar algumas palavras, explicando minimamente a teoria do valor e desfazendo seus pressupostos insanos acho que ele percebeu que quem acabaria saindo convencido era ele, chegamos até a marcar a call, mas ele nunca mais apareceu kkkk
Dois tios meus foram projetistas de aviões da Embraer por décadas. Um deles foi mandado embora num momento ruim do Mercado e outro sempre viveu no perrengue (filho doente e salário insuficiente) porque ascendiam à chefe os que tinham mais amizade com os outros chefes, jogo de cintura e outros atributos periféricos à função. O senso comum acha q basta ter talento, esforço e criatividade para ser um novo Steve Jobs, exceção de um inovador e empreendedor ao mesmo tempo. A exceção vira regra no discurso limitado de autoajuda liberal.
Gustavo. No fim você faz um comentário. Grava um vídeo desenvolvendo essa ideia. Eu artículo do seguinte modo e queria saber sua opinião: 1) a ideologia eh o terreno no qual as pessoas tomam consciência dos conflitos levando-os até o fim (Prefácio de 1859). 2) socialismo significa "a cada um conforme a sua capacidade" (Crítica ao Programa de Gotha). Conclusão: No lugar de uma crítica negativa ao capitalismo como não meritocratico, não seria mais eficiente uma critica positiva do socialismo como meritocracia efetiva?
@@adpg10 kkkkkkkkkkk pow, camarada. bora se fortalecer. acho que o Jones manda bem no que se propõe a fazer. apesar das discordância, é sempre uma boa recomendar. outro bom RUclipsr é o cara da filosofia vermelha.
Gustavo, penso que meritocracia só faz sentido em um forma de sociedade específica. Há evidentemente o mérito do indivíduo em relação a ele mesmo, por sua vez socialmente essa noção é muito flutuante dependendo desta ou daquela forma de sociedade. Um profissional brilhante em relação ao trabalho do conhecimento , por exemplo, em relação na sociedade capitalista pode obter relativamente “sucessos” em determinadas circunstâncias, é claro. Entretanto em um modelo de sociedade diametralmente oposta ele seria um “incompetente”. Isso posto, só faz sentido falar em mérito a partir das formas sociais e no contexto da sociedade capitalista onde todas as relações sociais estão “escondidas” faz ainda menos sentido falar em mérito.
Aconteceu a mesma coisa com a Konami. A indústria de jogos (como quase toda) é autodestrutiva. A busca por lucros destrói a própria essência da atividade fim.
Os lucros líquidos da Blizzard chegaram a 600 milhões de dólares no ano que despediram os 800 funcionários, os custos de manter essa galera não deve ser 0.5% disso
A Blizzard vem sendo processada por fraude vendendo jogos inacabados eles devem ter despedido 800 funcionarios pra ter essa emoção na vida ne? Tava chato ser uma empresa vanguardista e respeitada.
As organizações tribais e primeiros grupos humanos a meritocracia era essencial, basta ver que a condição humana é de pobreza, nessas circunstâncias quem sai beneficiado é o que melhor se destacar nas suas funções. O fato é que deturpamos a ideia de meritocracia, acredito em uma igualdade de oportunidade, que deve ser garantido, no entanto, a iguladade d resultados não deve existir, uma vez que cada um deve tomar um caminho e seus resultados dependem dessa escolha, questões externas não posso evitar!!!
Ótimo vídeo, como todos que vc sempre faz! Mas eu faria só uma provocação: será que outras formas de sociedade, orientadas por outros modos de produção, são tão pouco meritocráticas ou até piores? Será que o feudalismo, por exemplo, também não desvalorizava em excesso o mérito, já que a sociedade era estamental e seu título de nobreza valia mais do que seu "mérito"?
Gustavo, POR FAVOR, faça um react do vídeo tenebroso "E se Karl Marx vivesse hoje em dia? Capitalismo vs socialismo" (já tem quase 200 mil vizualizações) do canal Jovens de negócios. Por favor, tem muita gente valorizando aquilo como a refutação última a Marx...
Interessante. Não sei se é pedir demais, talvez em vídeos posteriores quando o total do pensamento de Marx estiver mais eficientemente coberto por ti, de adicionar uma playlist com convidados ou contigo mesmo explorando por exemplo Baudrillard. Essas correntes que quebram com o pensamento Marxista são muito interessantes pro debate da própria atuação anticapitalista.
Isso me lembrou uma pesquisa que constatou que as famílias mais ricas de Florença, na Itália, são as mesmas a 600 anos. Hahahaha Podem pesquisar no google.
Eu vi o seu curso dO Capital e tenho uma dúvida. Quando Marx vai estudar a troca ele já parte de um pressuposto: para que duas mercadorias sejam trocadas algo de comum, igual, equivalente tem que ter entre elas. Mas porque ele parte desse ponto? Porque ele já pressupõe que tem que ter algo de igual?
@Henrique Eu sei que para equiparar, igualar duas coisas essas duas coisas precisam ter algo mensurável. Nesse caso é o valor (medido em tempo de trabalho socialmente necessário). Então para uma troca acontecer as duas mercadorias tem que ter a mesma quantidade de trabalho abstrato (O tempo socialmente necessário para a fábricacao deles tem que ser igual). Confere?
Ele fala no primeiro livro sobre isso pra mostrar que mesmo nessa situação de trocas equivalentes já está tudo errado. Depois ele mostra que as trocas não necessariamente são de equivalentes e como isso agrava os problemas. O Gustavo fala disso em alguns vídeos.
Sempre dou esse conselho dentro das empresas, para as pessoas não ficarem se matando, pq a única coisa que ganham é mais trabalho, podem até ganhar algum reconhecimento, mas quase nunca isso se converte em valorização.
Você tem que ter o mérito de ser filho das pessoas certas, amigo das pessoas certas e pertencer à classe correta. Aí você consegue muitas coisas graças a esses méritos...
A economia funciona como um organismo vivo. Por exemplo o ser o humano é uma coleção de bilhões de células. Se algum órgão do corpo parar de funcionar todos os outros órgãos que dependem dele também vão parar até o organismo inteiro morrer. Do mesmo jeito funciona a economia se uma parte da economia não funcionar direito todo resto começa a ter problemas. Um exemplo recente foi a greve dos caminhoneiros. Em 2 semanas não tinha mais estoque nas lojas. Um cara que é especialista em determinada área precisou da ajuda de varias outras pessoas desde de o nascimento para alcançar tal posição. Mesmo precisando de toda essa ajuda da sociedade de alguma maneira argumentam que essa pessoa alcançou isso tudo sozinho e por isso ele merece receber mais recursos materiais que as outras pessoas. A questão fundamental é que meritocracia é apenas uma justificativa para uma ganância irracional. Essas pessoas que defendem a meritocracia são pessoas egoístas que se importam apenas com elas mesma e tem uma fantasia de ter poder e ser especial. Elas defendem a meritocracia por querem fazer parte do sistema de exploração para alcançar posições de poder e com isso oprimir as outras pessoas.
Não sei se sou eu que to mto inserido na minha bolhinha de 'esquerda', mas faz tempo q nao vejo liberal e conservador argumentando em favor da meritcracia. Lembro q antigamente era bem mais comum. Me questiono sobre isso pq parece q esse discursso se desgastou até pras pessoas q as defendiam. Enfim, eu nunca acreditei q nossa sociedade fosse meritocrática, mas ultimamente percebo q essa ideia perdeu o apelo ate para quem defendia. Enfim uma divagação q tive
Eu achei muito interessante o seu argumento sobre as empresas, então eu lhe pergunto, quem manda nesses lugares? Quem realmente escolhe o CEO, o Presidente, a alta gestão mesmo? Pois os acionistas raramente participam da administração delas.
A questão não é o capitalismo, mas sim a realidade. E a realidade é que trabalho por si só não gera renda. O que gera a renda é venda. Se alguém fizer um trabalho muito bom e elaborar um produto de ótima qualidade, isso por si só não é o suficiente; é necessário ter capacidade para vendê-lo. Caso aquele produto fique encalhado e não chegue às pessoas, aquele trabalho (por melhor que seja) será uma nulidade economicamente falando. A realidade é essa. Por isso que a riqueza não vem diretamente da produção: uma celebridade (ator, cantor, atleta, etc.) coloca um boné na cabeça com determinada marca e aquilo gera uma quantidade imensa de vendas. O "trabalho" da celebridade nesse caso foi apenas colocar um boné na cabeça. A celebridade não tem participação nenhuma na elaboração do produto, sua função se limita ao campo das vendas, que é onde a renda é efetivamente gerada. Se isso é justo ou não, se é bacana ou não, se me agrada ou não, pouco importa. O que importa é que a realidade é assim. Nossos gostos são irrelevantes em relação a realidade, pois esta é inexorável.
O escravo tinha que se vender para o senhor? O servo tinha que se vender para o vassalo? O capitalismo é o único sistema até hoje, em que o ser humano tem que ser capaz de se vender para ser relevante. Longe de mim defender escravidão e feudalismo pois, o salto de liberdade entre àqueles sistemas sistemas e esse é evidente. Na minha opinião e de qualquer indivíduo que se diz comunista, dizer que uma coisa só tem valor se puder ser vendida é uma opinião muito embasada no sistema em que vivemos. Não estou menosprezando o papel da influência de uns indivíduos sobre os outros. Essa característica se amplia no sistema em que vivemos.
@@mateusdebem1153 Veja bem, tem algumas questões que não são como você colocou.. 1) Quando se concebe que "uma coisa só tem valor se puder ser vendida", está-se falando de valor econômico. Uma coisa pode não ter valor econômico, mas pode ter valor estimativo, sentimental, emocional, etc. Mas para ter valor econômico, é necessário que tenha valor venal, senão será nulo economicamente. 2) Quando você fala que "o ser humano se vende", não é bem assim... Na realidade o ser humano vende um serviço ou um bem: pode-se vender colchões, ou pode-se vender uma apresentação de performance, como é no caso dos atletas. No caso das celebridades, que ganham dinheiro fazendo propaganda, está-se vendendo a imagem e a audiência que a aquela pessoa é capaz de aglutinar.
Sobre direita e esquerda não são esses os conceitos, embora isso seja muito distorcido no Brasil. Acho que o melhor para entender isso é ler Burke e Paine, eles foram os que melhores discutiram o assunto - em sua origem - e com bons argumentos, assim dá para entender perfeitamente o conceito.
Na minha opiniao existe meritocracia sim, ainda que muitos nao reconhecam ate porque isso nao depende do fato de ser reconhecido especificamente por alguem, essa questao de meritocracia independe de alguem te reconhecer ou nao o esforco e capacidade de alguem, cabe muito ao proprio individuo se reconhecer isso. Merito nao esta ligado exatamente a vc ganhar mais dinheiro que outro e sim em vc fazer a diferenca revolucionaria de fato.
@Ygor o conceito de democracia que é sintetizado na máxima "povo no poder" é um anacronismo histórico e uma falácia. Não tem nada a ver com a Grécia Antiga (escravista) nem com nenhuma forma de sociedade existente até a atualidade. Como não há democracia na realidade o conceito de democracia é uma palavra vazia de conteúdo, uma falsidade, assim como a tal meritocracia.
@@camd0407 não se trata de "coerência", o capitalismo, por exemplo, é real, assim como a exploração, o racismo, etc. Democracia no capitalismo ou capitalismo "humano" é história da carochinha.
@Arnaldo Aguiar Não diria isso... Nunca vi uma experiência em que uma ditadura fosse efetivada por uma maioria. O problema pra mim é o anacronismo que o termo "democracia" carrega. Democracia seria aproximadamente um regime onde as decisões políticas da pólis baseava-se nos "demos" (territórios periféricos de Atenas, algo análogo aos municípios da região metropolitana das grandes cidades), onde apenas os proprietários de terra e escravos podiam participar da assembléia.
@@eliabeoliveira9965 Lembrando que uma pequena parcela era considerada como cidadã e, portanto, poderia participar diretamente das decisões. Eu queria entender melhor o que vc considera falacioso na democracia grega, ou seria somente em relação ao anacronismo quando em comparação ao que consideramos democracia ao longo do tempo/ atualmente?
Uai. Como ‘exemplo de esforço’ dessa sociedade doente é aquele em que o filme “à procura da felicidade” é baseado. Esqueci o nome dele. Direto é possível ver postagens motivacionais c cenas deste filme. A mais pura romantização do “basta esforço para alcançar seus sonhos” e esquecem dos milhões que ficam pelo caminho por causa deste sistema fudido.
Acho que teve gente que não entendeu... A relação decausa e consequência sempre há, mesmo no capitalismo. O que acontece é que pra conseguir prosperar o capitalista usa a técnica d- m -d', e foda-se o que seja m. Marketing, importa mais que o suposto fim do trabalho. Compre xxxx (qq coisa) e seja feliz. E, por melhor que seja seu trabalho no xxxx o que importa, pro sistema, é o d' !!!
No livro Pai rico e Pai pobre fala sobre isso. O Conselho do Pai rico é: aprenda somente a ganhar dinheiro, aí você tem tudo e paga os outros para fazer para você.
Já trabalhei em fábrica de software, e recebi esse mesmo conselho assim que fui contratado: não produza muito rápido e nunca produza algo que não vá dar nenhum problema no futuro. Ganhávamos fazendo a manutenção dos sistemas que produzíamos, por isso era importante que os sistemas apresentassem certos bugs de vez em quando, pra atualizarmos. Os melhores caras e mulheres que conheci trabalhando lá trabalham no mesmo cargo. No máximo mudaram de empresa, mas estão no mesmo cargo, no "chão" da fábrica. O que tinha a melhor lábia subiu de cargo, vivi isso aí que o Gustavo falou. Não vou falar nome da empresa nem nome de ninguém pra não comprometer ninguém.
Na área de TI quem mais tem o devido "mérito" é o pessoal comercial, bons de lábia, mentirosos (90%?) e amiguinhos dos donos. Quem entrega o serviço, os "bits & bytes", no máximo ganham uma máquina nova pra trabalhar, dois monitores e tal. Estou mais de 20 anos nessa área, como consultor técnico.
Estou estudando História para ser pesquisador e professor, cansei de TI, 20 anos tambem. E ganho muito bem, mas acho um saco.
@@perobusmaximus não me refiro à capacidade de comunicação. Hoje não tem mais como ser um nerd que trabalha em um canto. Digo "bom de lábia ", o que é pejorativo, desonesto.
@Psicologia e Racionalidade saber trabalhar sim, o que citei acima é desonestidade. Pelo seu raciocínio, uma pessoa técnica que abre a própria empresa tem seu mérito. Concordo. E aquelas que não fazem isso, não tem mérito algum?
O mérito dos bons de lábia na área de TI é real. Digo isso porque sou da área há decadas. Mas não digo de forma contendo mágoas, estou muito bem, obrigado.
@Psicologia e Racionalidade não sei, nunca conheci ninguém dessa área em um sistema socialista. Particulamente acredito que meritocracia foi algo criado para tentar moldar a sociedade com a ideia de vencer, nitidamente visível na sociedade norte americana.
Isso é o que chamamos contradição, Rodrigo...
Sugestão de tema para um vídeo futuro: "Socialismo e individualidade".
Tá na hora de acabar com o mito de que o socialismo suprime o indivíduo e a individualidade. Dá até preguiça ter que ficar escutando que "o socialismo quer tornar todo mundo igual".
Por definição, socialismo implica em restrição de liberdade. Restrição de liberdade econômica e, consequentemente, individual.
@@mateus3139 Explica ai então, qual a definição.
@@gustavoandrade58 socialismo é baseado no controle econômico por meio de um órgão central. Ao dar essa característica, podemos ver que as pessoas não são mais livres para produzir ou consumir. Sendo o socialismo, por definição, um sistema que defenda a supressão da liberdade individual.
@@mateus3139 Por definição, hum.. Por qual definição? E porque eu deveria levar essa definição em particular em conta?
Você diz restrição de liberdade econômica. O que é "liberdade econômica"?
Um dos pilares do capitalismo é a propriedade privada, certo? Olha aí! O aspecto mais fundamental da coisa já é a PRIVAÇÃO de propriedade de uns em favor de outros. Eu poderia chamar isso de "restrição da liberdade econômica e, consequentemente, individual", não?
Você pode evocar categorias genéricas como "liberdade econômica", mas isso não esclarece nada; muito menos encerra a discussão.
@@MacacoArrogante não, é uma besteira chamar propriedade privada de "restrição de liberdade". Sendo a propriedade um determinante para a liberdade, sendo um non sequitur.
O fato é que a liberdade, no caso a liberdade econômica, implica no direito de fazer o que bem entender COM SUA PROPRIEDADE e, posteriormente, produzir e consumir o que bem entender.
Assim, o socialismo é uma agressão a propriedade e a liberdade.
Cara, eu estou passando isso na pele, também sou área de computação, programador, o problema é que eu amo programar e eu me sinto um idiota por conta disso. Até penso em mudar de área e ficar programando por hobby mesmo.
Rapaz, é tudo igual. A sociedade é assim. Individualmente, muda de área se tiver algo que vc prefira fazer. Afora isso, é lutar contra a forma de sociedade, com os meios que essa possibilita.
Programa em qual linguagem? Estou iniciando na área e estudando Python
@Arnaldo Aguiar Mas cara, isso não muda a situação. O problema esta enraizado.
@@zoka945 Sou dev mobile. Mas já mexi com django, que utiliza python. Boa sorte na área mano, te desejo tudo de bom.
Trabalhe com aquilo que vc ama e você nunca mais vai amar nada.
Cheguei mais rápido do que o primeiro ancap que vai vir aqui chorar nos comentários
Verdade 😂😂😂
Capitalismo não é meritocrático? Depende da sua perspectiva pela qual você acredita ser a real definição de capitalismo.
@@ElektroGamer Seria interessante explicar melhor sua colocação
@@Infinity2083 Se sua definição tem o capitalismo como um sistema de opressão e exploração geral e incessante, seria uma inferência lógica que nesse sistema a meritocracia inexiste e os reais beneficiados são as classes economicamente favorecidas que, às custas dos desfavorecidos, acumulam riquezas. No entanto, no meu ponto de vista essa condição que, de fato existe, é impulsionada pelo estado e o capitalismo seria apenas um sistema de trocas voluntárias
@@ElektroGamer Cara ninguém é obrigado a ser marxista, tem gente que defende mutualismo anarquista, distributismo, anarco sindicalismo, mas é fato que o capitalismo favorece concentração de renda.
Concordo com o que você disse no seu vídeo. Mas eai, o que fazer diante dessa situação?
É pra ter proposta? Se segure, não se esforce à toa, não viva por demandas criadas e deixa essa bagaça explodir.
As organizações tribais e primeiros grupos humanos a meritocracia era essencial, basta ver que a condição humana é de pobreza, nessas circunstâncias quem sai beneficiado é o que melhor se destacar nas suas funções. O fato é que deturpamos a ideia de meritocracia, acredito em uma igualdade de oportunidade, que deve ser garantido, no entanto, a iguladade d resultados não deve existir, uma vez que cada um deve tomar um caminho e seus resultados dependem dessa escolha, questões externas não posso evitar!!!
@orientaçãomarxista quero começar os escritos econômicos de Marx, estou com uma duvida: leio o grundrisse primeiro que o capital?
Começa pelo Salário, Preço e Lucro
pow, eu também tô interessado nessas leituras. até fiz aqui uma lista e coloquei nessa ordem: miséria da filosofia; manuscritos econômicos-filosoficos; grundrisse; e capital.
tava pensando que seria mais interessante antes de começar pelos textos econômicos de Marx, ler os mais filosóficos: ideologia alemã, introdução a crítica da filosofia do direito de Hegel, etc.
Já falaram do Salário, Preço e Lucro acima, eu também recomendaria o Trabalho Assalariado e Capital, outro texto bem introdutório. De resto, costumo achar os Grundrisse mais complicados para se começar pela complexidade de algumas partes que claramente não foram escritas para um leitor iniciante no tópico (visto que a própria obra não foi feita para ser publicada), acredito que nesse sentido o Capital é bem diferente, tendo em base esses textos introdutórios acho que consegue fluir bem pelos capítulos (O primeiro talvez seja o mais complicado, mas também é o mais importante).
Bruno Oliveira procura a RB do PSOL ou a Universidade Marxista (fez um curso esses dias com 6000 alunos do mundo todo)
@@luimollossi661 valeu, camarada
Tem que ser muito inocente para acreditar em meritocracia na sociedade em que vivemos
@Heberth Ryan acreditar em meritocracia na sociedade onde cachorros(de madames) possuem mais que milhares de pessoas juntas. Mais fácil acreditar em papai Noel, coelhinho da páscoa, etc
Alocação de capital de investimento é um grande mérito, bolsas só existem através do IPO. Siga seu professor do Marx não Marxista e caia na ignorância.
Não é inocência é malandragem msm.
Eu gosto muito de assistir este canal, pois me sinto menos só, ....
Os caras trabalham, trabalham achando que um dia vão ganhar mais do que o patrão deles kkk
E enquanto a mobilidade social? Como fica? Gostaria de tirar essa dúvida. Agradeço!
Pesado. Pior que é verdade, mais de uma vez já vi nego ser considerado "bom demais pra sair do cargo" e puxa-saco subir na hierarquia, no lugar. Se promover é quase uma arte, que pouco tem a ver com ser muito bom no que faz.
Outro dia eu vi o Paulo Ghiraldelli falando sobre a Anhanguera. Ele disse que quanto mais alunos ingressam, mais as ações da instituição de ensino sobem. O compromisso da instituição com a qualidade do ensino diminui para manter o crescente número de alunos. Dessa forma o nome da faculdade se valoriza.
Comentário do engajamento
O pior é que o cara que ganha um pouquinho mais acredita que é exemplo da meritocracia, quando na realidade ele só se destaca em contraste com o outro que recebe um salário-escravo, não porque está recebendo pelo valor que gera.
Somos livres para construirmos nossa história, mas não sob nossas condições. Karl Marx
Não,numa sociedade socialista vc não é livre.
@@arturrocha7086, amigo... A liberdade a que me referi é ontológica. Temos um liberdade dentro de uma fatalidade social. Assim como temos uma fatalidade na liberdade, se considerar liberdade como escolha. A própria frase de Marx deixa claro a dificuldade da liberdade a nível social, e isso acontece em qualquer modelo, do socialismo ao capitalismo.
@@FelipeLima-rs3wk esse cara não sabe o que é "ontológico" eles partem de um conceito que vinculam "liberdade a propriedade" ( a propriedade privada condiciona a liberdade), uma piada!
@@jeannominato4169 e na sua opinião, o que pode condicionar a liberdade, ao menos em algum nível palpável?
@@FelipeLima-rs3wk pensando a partir de uma perspectiva ontológica e tendo o "trabalho" como categoria que funda o ser social, podemos pensar que ao agir sobre a natureza (via trabalho) o homem a modifica e, ao mesmo tempo modifica a si mesmo. Na natureza as causalidades ocorrem, ao passo que, nós seremos humanos podemos agir visando a um fim (teleologia) e modificando as causalidades. A liberdade estaria na escolha dentre as alternativas do por teleológico, no controle das causalidades, ampliação da consciência e etc.
O melhor canal marxista do youtube. Parabéns pelos vídeos, Gustavo.
Excelente vídeo, Gustavo. Boa tarde. Gostaria de ver na tua ótica vídeos que abordam questões sociais importantes , como pobreza, sexualidade sob a ótica marxista e socialista. Outra coisa que gostaria de saber de vc é porque existe tanta divergência entre as diversas posturas de orientação marxista/socilista, como no caso seu e do Humberto, do Orientação Marxista, do Jones Manuel e da Sabrina Fernandes. Grato.
Certo. Esses temas surgirão. Existem divergências e posturas diversas em TODOS movimentos políticos, sem exceção.
@@orientacaomarxista O que lhe faz ter a convicção de que a sua interpretação é a mais fidedigna? Para mim, com conhecimento nesse campo ainda muito rudimentar, confio no que vc explica e,em relação aos outros, me parece o mais correto. Vc é ou já foi um hermeneuta?
Cara, preciso dos teus videos no spotify hehe. Coloca lá. Sei que alguns vídeos serão prejudicados, mas, em geral, só o teu áudio basta. Eu e muito mais gnt iria te ouvir. Abraço.
Pro engajamento!!
Recomendo um filme 'Tucker, um homem e seu sonho'. Sobre meritocracia. A sinopse é assim: Um cara, que era genial inclusive, engenheiro mecânico que tenta montar um modelo de carro pra desbancar as quatro grandes montadoras do mercado americano. Um projeto de veículo tão inovador que vários dos seus recursos foram depois implementadas na indústria. E qual foi o resultado? Fracasso total!
Por que? Porque o capitalismo já passou da fase da livre concorrência.
É um filme interessante sobre meritocracia. E como ela é um mito.
@@simulacronify Valeu moça, eu vou atrás desse pra assistir viu.
Tem na Netflix?
@@rafaeldiniz4083 Acho que não, mas é fácil de baixar.
"são tão exceção que se tornam lenda". Lembrei do filme "Joy: o nome do sucesso", ou seja, até filmes são produzidos com essas pessoas "exceções" no capitalismo. ruclips.net/video/jbiMQqKGTxY/видео.html
A procura da felicidade tbm.
@Psicologia e Racionalidade botar comida na mesa de forma honesta quando todo seu contexto social te empurra pra marginalidade é uma história de sucesso, mas o senso comum acha que essa é a história de um fracassado que não fez nada além da sua obrigação.
Semana retrasada convidei um ancap desses pra conversa no discord e tentar curar. Depois de trocar algumas palavras, explicando minimamente a teoria do valor e desfazendo seus pressupostos insanos acho que ele percebeu que quem acabaria saindo convencido era ele, chegamos até a marcar a call, mas ele nunca mais apareceu kkkk
Sim, eu era o discord
Pra ver um AnCap sair correndo de medo de debate é só fazer uma ou duas perguntas sobre como o capitalismo pode existir sem estado kkkk
Vdd eu era a call
marca um debate com o henrido, ele faz live todo dia quase no discord. aki esta o discord do henrido discord.gg/nfnuu9
@@luisotaviorochamaruno9076 ruclips.net/video/kpYl55E1dS8/видео.html foi o Hudson Santos, que respondeu ao meu comentário
Dois tios meus foram projetistas de aviões da Embraer por décadas. Um deles foi mandado embora num momento ruim do Mercado e outro sempre viveu no perrengue (filho doente e salário insuficiente) porque ascendiam à chefe os que tinham mais amizade com os outros chefes, jogo de cintura e outros atributos periféricos à função. O senso comum acha q basta ter talento, esforço e criatividade para ser um novo Steve Jobs, exceção de um inovador e empreendedor ao mesmo tempo. A exceção vira regra no discurso limitado de autoajuda liberal.
Caramba, adoro esse canal! Obrigado por ele existir aqui no youtube! Cadê o "tornar-se membro", pra gente te ajudar a produzir, Gustavo?
Nikola tesla é um excelente exemplo disto
E Elon Musk, a contrassenso, também é.
Tesla é um exemplo em milhões.
A exceção não é a regra.
@Igor 27 Tesla representa justamente a regra nesse caso
@Arnaldo Aguiar certo, o cara foi sabotado por um pária com poder, um terraplanista da época.
Gustavo. No fim você faz um comentário. Grava um vídeo desenvolvendo essa ideia. Eu artículo do seguinte modo e queria saber sua opinião: 1) a ideologia eh o terreno no qual as pessoas tomam consciência dos conflitos levando-os até o fim (Prefácio de 1859). 2) socialismo significa "a cada um conforme a sua capacidade" (Crítica ao Programa de Gotha). Conclusão: No lugar de uma crítica negativa ao capitalismo como não meritocratico, não seria mais eficiente uma critica positiva do socialismo como meritocracia efetiva?
O canal tá crescendo rapidamente. Você merece. Conteúdo excelente.
Triste ver gente nadando em banheira de Nutella ter muito mais ibope so que o orientação marxista.
Comentando para relevar ainda mais o vídeo, Gustavo.
a revirada de olho do Gustavo em 18:51 é a melhor coisa que vocês verão hoje! hahahahaha
Óbvio, mas precisa ser dito e repetido!
Parabens pelo vídeo, camarada.
Para quem interessar, o Jones também tem um vídeo sobre esse tema. bem interessante!
Beleza, mas o jonas é um merdinha. Mas obrigado pelo comentário camarada.
@@adpg10 kkkkkkkkkkk pow, camarada. bora se fortalecer.
acho que o Jones manda bem no que se propõe a fazer.
apesar das discordância, é sempre uma boa recomendar.
outro bom RUclipsr é o cara da filosofia vermelha.
Muito esclarecedor Gustavo, ótimo trabalho.
Ótimo vídeo!
Meritocracia é o Darwinismo Social repaginado.
Excelente vídeo, como sempre!
Sempre um ótimo vídeo
Algoritmo.
Muito bom, agradecido pelas analises compartilhadas!
Ótimo vídeo como sempre, professor!
Gustavo, penso que meritocracia só faz sentido em um forma de sociedade específica. Há evidentemente o mérito do indivíduo em relação a ele mesmo, por sua vez socialmente essa noção é muito flutuante dependendo desta ou daquela forma de sociedade. Um profissional brilhante em relação ao trabalho do conhecimento , por exemplo, em relação na sociedade capitalista pode obter relativamente “sucessos” em determinadas circunstâncias, é claro. Entretanto em um modelo de sociedade diametralmente oposta ele seria um “incompetente”. Isso posto, só faz sentido falar em mérito a partir das formas sociais e no contexto da sociedade capitalista onde todas as relações sociais estão “escondidas” faz ainda menos sentido falar em mérito.
Muito bom!
Me lembrou a empresa de jogos Blizzard que no ano que o CEO anunciou quebra dos recordes históricos de lucros despediu 800 funcionarios
Aconteceu a mesma coisa com a Konami. A indústria de jogos (como quase toda) é autodestrutiva. A busca por lucros destrói a própria essência da atividade fim.
Os lucros líquidos da Blizzard chegaram a 600 milhões de dólares no ano que despediram os 800 funcionários, os custos de manter essa galera não deve ser 0.5% disso
A Blizzard vem sendo processada por fraude vendendo jogos inacabados eles devem ter despedido 800 funcionarios pra ter essa emoção na vida ne? Tava chato ser uma empresa vanguardista e respeitada.
Cara percebo que vc tá muito empolgado, a ordem cronológica é
Batem recorde de lucros
Despedem funcionários
Vendem jogo incompleto e tomam processo
perfeito
Antes de abrir o vídeo, vou ali passar um café. E tomar assistindo esse vídeo hahahah
As organizações tribais e primeiros grupos humanos a meritocracia era essencial, basta ver que a condição humana é de pobreza, nessas circunstâncias quem sai beneficiado é o que melhor se destacar nas suas funções. O fato é que deturpamos a ideia de meritocracia, acredito em uma igualdade de oportunidade, que deve ser garantido, no entanto, a iguladade d resultados não deve existir, uma vez que cada um deve tomar um caminho e seus resultados dependem dessa escolha, questões externas não posso evitar!!!
Mais um excelente vídeo.
Parabéns.
Ótimo vídeo, como todos que vc sempre faz! Mas eu faria só uma provocação: será que outras formas de sociedade, orientadas por outros modos de produção, são tão pouco meritocráticas ou até piores? Será que o feudalismo, por exemplo, também não desvalorizava em excesso o mérito, já que a sociedade era estamental e seu título de nobreza valia mais do que seu "mérito"?
caralho, que vídeo necessário. sensacional!
Esquentando a janta e passando um café pra assistir de boa mais esse vídeo.
Interessante Gustavo...
Comentando pelo engajamento, Companheiro. Siga na luta!
O recado dado pelo então ex-colega da sua empresa eu já ouvi também. Que fique o comentário para atiçar o algotritmo.
Gustavo, POR FAVOR, faça um react do vídeo tenebroso "E se Karl Marx vivesse hoje em dia? Capitalismo vs socialismo" (já tem quase 200 mil vizualizações) do canal Jovens de negócios. Por favor, tem muita gente valorizando aquilo como a refutação última a Marx...
Adoro as suas aulas.
Você sim é um marxista serio e honesto. Jones Manoel é uma piada pronta.
@Vinicius Ataide Mas o Jones é muito picareta.
A partir do minuto 18:30 é perfeito.
Interessante. Não sei se é pedir demais, talvez em vídeos posteriores quando o total do pensamento de Marx estiver mais eficientemente coberto por ti, de adicionar uma playlist com convidados ou contigo mesmo explorando por exemplo Baudrillard. Essas correntes que quebram com o pensamento Marxista são muito interessantes pro debate da própria atuação anticapitalista.
Muito obrigada pela aula 👏🤗
Você põe a forma de um assunto ser pertinente em um outro patamar. Parabéns.
Gustavo, tem como você abordar Robert Owen, o que ele fez, o que deu certo e o que deu errado em New Lanark? Obrigado
Em um país onde as estruturas das capitanias hereditárias ainda se fazem presentes, falar em meritocracia é glorificar o coronelismo e o latifúndio.
Isso me lembrou uma pesquisa que constatou que as famílias mais ricas de Florença, na Itália, são as mesmas a 600 anos. Hahahaha Podem pesquisar no google.
Revendo esta pedrada.
Boa
Eu vi o seu curso dO Capital e tenho uma dúvida. Quando Marx vai estudar a troca ele já parte de um pressuposto: para que duas mercadorias sejam trocadas algo de comum, igual, equivalente tem que ter entre elas. Mas porque ele parte desse ponto? Porque ele já pressupõe que tem que ter algo de igual?
@Henrique Eu sei que para equiparar, igualar duas coisas essas duas coisas precisam ter algo mensurável. Nesse caso é o valor (medido em tempo de trabalho socialmente necessário). Então para uma troca acontecer as duas mercadorias tem que ter a mesma quantidade de trabalho abstrato (O tempo socialmente necessário para a fábricacao deles tem que ser igual). Confere?
Ele fala no primeiro livro sobre isso pra mostrar que mesmo nessa situação de trocas equivalentes já está tudo errado.
Depois ele mostra que as trocas não necessariamente são de equivalentes e como isso agrava os problemas.
O Gustavo fala disso em alguns vídeos.
Sempre dou esse conselho dentro das empresas, para as pessoas não ficarem se matando, pq a única coisa que ganham é mais trabalho, podem até ganhar algum reconhecimento, mas quase nunca isso se converte em valorização.
Só pra engajar
Assistindo novamente.
Você tem que ter o mérito de ser filho das pessoas certas, amigo das pessoas certas e pertencer à classe correta. Aí você consegue muitas coisas graças a esses méritos...
Pra engajar.
Mais um vídeo foda
A economia funciona como um organismo vivo. Por exemplo o ser o humano é uma coleção de bilhões de células. Se algum órgão do corpo parar de funcionar todos os outros órgãos que dependem dele também vão parar até o organismo inteiro morrer. Do mesmo jeito funciona a economia se uma parte da economia não funcionar direito todo resto começa a ter problemas. Um exemplo recente foi a greve dos caminhoneiros. Em 2 semanas não tinha mais estoque nas lojas. Um cara que é especialista em determinada área precisou da ajuda de varias outras pessoas desde de o nascimento para alcançar tal posição. Mesmo precisando de toda essa ajuda da sociedade de alguma maneira argumentam que essa pessoa alcançou isso tudo sozinho e por isso ele merece receber mais recursos materiais que as outras pessoas.
A questão fundamental é que meritocracia é apenas uma justificativa para uma ganância irracional. Essas pessoas que defendem a meritocracia são pessoas egoístas que se importam apenas com elas mesma e tem uma fantasia de ter poder e ser especial. Elas defendem a meritocracia por querem fazer parte do sistema de exploração para alcançar posições de poder e com isso oprimir as outras pessoas.
Não sei se sou eu que to mto inserido na minha bolhinha de 'esquerda', mas faz tempo q nao vejo liberal e conservador argumentando em favor da meritcracia. Lembro q antigamente era bem mais comum. Me questiono sobre isso pq parece q esse discursso se desgastou até pras pessoas q as defendiam. Enfim, eu nunca acreditei q nossa sociedade fosse meritocrática, mas ultimamente percebo q essa ideia perdeu o apelo ate para quem defendia. Enfim uma divagação q tive
😮 bem interessante
Muito bom vídeo
Cheguei atrasado, mas cheguei!
cara o seu video resume exatamente o que eu tenho vivido .
Eu achei muito interessante o seu argumento sobre as empresas, então eu lhe pergunto, quem manda nesses lugares? Quem realmente escolhe o CEO, o Presidente, a alta gestão mesmo? Pois os acionistas raramente participam da administração delas.
@Ivan Angelocci Filho Então quem manda e desmanda, de certa forma são as empresas de consultoria?
@@perobusmaximus Me refiro as Sociedades Anonimas
A questão não é o capitalismo, mas sim a realidade. E a realidade é que trabalho por si só não gera renda. O que gera a renda é venda. Se alguém fizer um trabalho muito bom e elaborar um produto de ótima qualidade, isso por si só não é o suficiente; é necessário ter capacidade para vendê-lo. Caso aquele produto fique encalhado e não chegue às pessoas, aquele trabalho (por melhor que seja) será uma nulidade economicamente falando. A realidade é essa. Por isso que a riqueza não vem diretamente da produção: uma celebridade (ator, cantor, atleta, etc.) coloca um boné na cabeça com determinada marca e aquilo gera uma quantidade imensa de vendas. O "trabalho" da celebridade nesse caso foi apenas colocar um boné na cabeça. A celebridade não tem participação nenhuma na elaboração do produto, sua função se limita ao campo das vendas, que é onde a renda é efetivamente gerada. Se isso é justo ou não, se é bacana ou não, se me agrada ou não, pouco importa. O que importa é que a realidade é assim. Nossos gostos são irrelevantes em relação a realidade, pois esta é inexorável.
O escravo tinha que se vender para o senhor? O servo tinha que se vender para o vassalo? O capitalismo é o único sistema até hoje, em que o ser humano tem que ser capaz de se vender para ser relevante. Longe de mim defender escravidão e feudalismo pois, o salto de liberdade entre àqueles sistemas sistemas e esse é evidente. Na minha opinião e de qualquer indivíduo que se diz comunista, dizer que uma coisa só tem valor se puder ser vendida é uma opinião muito embasada no sistema em que vivemos. Não estou menosprezando o papel da influência de uns indivíduos sobre os outros. Essa característica se amplia no sistema em que vivemos.
@@mateusdebem1153 Veja bem, tem algumas questões que não são como você colocou.. 1) Quando se concebe que "uma coisa só tem valor se puder ser vendida", está-se falando de valor econômico. Uma coisa pode não ter valor econômico, mas pode ter valor estimativo, sentimental, emocional, etc. Mas para ter valor econômico, é necessário que tenha valor venal, senão será nulo economicamente. 2) Quando você fala que "o ser humano se vende", não é bem assim... Na realidade o ser humano vende um serviço ou um bem: pode-se vender colchões, ou pode-se vender uma apresentação de performance, como é no caso dos atletas. No caso das celebridades, que ganham dinheiro fazendo propaganda, está-se vendendo a imagem e a audiência que a aquela pessoa é capaz de aglutinar.
brabo
👏👏👏
Meritocracia e capitalismo é uma relação conflituosa na verdade.
Sobre direita e esquerda não são esses os conceitos, embora isso seja muito distorcido no Brasil. Acho que o melhor para entender isso é ler Burke e Paine, eles foram os que melhores discutiram o assunto - em sua origem - e com bons argumentos, assim dá para entender perfeitamente o conceito.
Obrigada por esse vídeo. Eu recaio demais nesse erro. Muito bacana.
É aquela velha história, todo mundo foca no Onassis mas se esquece dos seus estivadores!
Realmente, mérito pra quem?
que vídeo bão
O que se ouve é que nas sociedades mais antigas a Ascenção social era ainda mais difícil.
Não há nada mais meritocrático que ganhar milhões do papai de herança e sair comprando ações.
Vídeo top
Na minha opiniao existe meritocracia sim, ainda que muitos nao reconhecam ate porque isso nao depende do fato de ser reconhecido especificamente por alguem, essa questao de meritocracia independe de alguem te reconhecer ou nao o esforco e capacidade de alguem, cabe muito ao proprio individuo se reconhecer isso. Merito nao esta ligado exatamente a vc ganhar mais dinheiro que outro e sim em vc fazer a diferenca revolucionaria de fato.
Meritocracia é um pseudoconceito, assim como a "democracia".
@Ygor o conceito de democracia que é sintetizado na máxima "povo no poder" é um anacronismo histórico e uma falácia. Não tem nada a ver com a Grécia Antiga (escravista) nem com nenhuma forma de sociedade existente até a atualidade. Como não há democracia na realidade o conceito de democracia é uma palavra vazia de conteúdo, uma falsidade, assim como a tal meritocracia.
@@eliabeoliveira9965 Em relação à significação e práxis, qual sistema político vc considera ser o mais coerente e "real"?
@@camd0407 não se trata de "coerência", o capitalismo, por exemplo, é real, assim como a exploração, o racismo, etc.
Democracia no capitalismo ou capitalismo "humano" é história da carochinha.
@Arnaldo Aguiar Não diria isso... Nunca vi uma experiência em que uma ditadura fosse efetivada por uma maioria. O problema pra mim é o anacronismo que o termo "democracia" carrega.
Democracia seria aproximadamente um regime onde as decisões políticas da pólis baseava-se nos "demos" (territórios periféricos de Atenas, algo análogo aos municípios da região metropolitana das grandes cidades), onde apenas os proprietários de terra e escravos podiam participar da assembléia.
@@eliabeoliveira9965 Lembrando que uma pequena parcela era considerada como cidadã e, portanto, poderia participar diretamente das decisões. Eu queria entender melhor o que vc considera falacioso na democracia grega, ou seria somente em relação ao anacronismo quando em comparação ao que consideramos democracia ao longo do tempo/ atualmente?
Capitalismo é tudo aquilo que eu concebo como racional, mesmo eu sendo um chupa dedo que só quer um PS5 mais barato.
Uai. Como ‘exemplo de esforço’ dessa sociedade doente é aquele em que o filme “à procura da felicidade” é baseado. Esqueci o nome dele. Direto é possível ver postagens motivacionais c cenas deste filme. A mais pura romantização do “basta esforço para alcançar seus sonhos” e esquecem dos milhões que ficam pelo caminho por causa deste sistema fudido.
@Arnaldo Aguiar não estão boas neste atual. Acho que é o que realmente conta.
@@lexluthorjf E nunca estarão, infelizmente... Só aquele 1% mesmo.
Eu sou a Betina, usando um apelido de Manoela pra vigiar seu canal e tenho que dizer, " Estou aqui porque mereci!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!" 😂😂😂😂😘
Acho que teve gente que não entendeu...
A relação decausa e consequência sempre há, mesmo no capitalismo.
O que acontece é que pra conseguir prosperar o capitalista usa a técnica d- m -d', e foda-se o que seja m.
Marketing, importa mais que o suposto fim do trabalho.
Compre xxxx (qq coisa) e seja feliz.
E, por melhor que seja seu trabalho no xxxx o que importa, pro sistema, é o d' !!!
No livro Pai rico e Pai pobre fala sobre isso. O Conselho do Pai rico é: aprenda somente a ganhar dinheiro, aí você tem tudo e paga os outros para fazer para você.
"faça seu dinheiro trabalhar pra você"
na verdade é "faça os outros trabalhar pra você"
Didática admirável
Seria interessante um vídeo sobre o Estudiantes
primeiro o like dps o play
Durma bêbado, acorde tarde, se inscreva e dê like! Bjs!
Grande homem
homão da porra