Respiração oral - Por onde começar?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 ноя 2024

Комментарии • 16

  • @rosanadossantosrosana9380
    @rosanadossantosrosana9380 Месяц назад +1

    muiiiiito importante essa informacao eu tava precisando ouvir isso obrigado

    • @PatriciaTaranto
      @PatriciaTaranto  Месяц назад

      @@rosanadossantosrosana9380 fico feliz que tenha ajudado. Na playlist de respiração oral você encontra mais sobre o tema.

  • @AlessandraRibeiro-e2z
    @AlessandraRibeiro-e2z Месяц назад +1

    Mas acho wue tenho que procurar outro otorrino, pos a ano estamos neste e ate hoje ele nuca me pediu uma vídeo, o Rafael as vezes tem crises interminável de tosse ,o nariz e sempre entupido.
    Vim prlo canal da Lorena Asalve .
    To aprendendo muito com vc, muito obrigada.
    Gostaria de sabe se esta síndrome pode ser confundido com o TEA?
    O que acha com a sua experiência?

    • @PatriciaTaranto
      @PatriciaTaranto  Месяц назад

      @@AlessandraRibeiro-e2z seja bem-vinda por aqui! A Lorena e o Diego são queridos amigos nossos ❤️. Se não está satisfeita é muito válido buscar outra opinião médica. E sobre o TEA não é comum que se confunda, pois no autismo as características são bem distintas. Com meu filho só melhoramos de forma definitiva com a homeopatia, enquanto ficava em remédio era troca, troca de antibiótico sem fim.

  • @anadasnevessobralmartins3441
    @anadasnevessobralmartins3441 Месяц назад +1

    Os alinhadores ivisiling seriam aconselhados para respidor bucal de 14 anos? Tem adenóides aumentadas e orl quer operar mas eu já li que as adenóides aumentam devido à respiração bucal, é verdade? 🙏🙏

    • @PatriciaTaranto
      @PatriciaTaranto  Месяц назад

      @@anadasnevessobralmartins3441 é verdade que a adenoide aumenta devido à respiração bucal. Isso porque ela aumenta sempre que for provocada. O invisilign pode ser uma opção, mas ele é indicado para casos específicos não atende a toda alteração ortodôntica. Você pode compartilhar com o dentista qye acompanha seu filho a sua preocupação, assim ele pode escolher a melhor estratégia. Para essa idade ainda existe a ortodontia convencional e a ortopedia funcional. O mais importante no respirador oral é compreender que o aparelho vai resolver a questão estrutural e não a muscular, por isso a necessidade de uma avaliação multiprofissional.Na minha playlist sobre respirador oral você encontra outros vídeos sobre o tema.

    • @anadasnevessobralmartins3441
      @anadasnevessobralmartins3441 Месяц назад +1

      @@PatriciaTaranto muito obrigada pela atenção. O problema é que aqui na Europa não encontro ortodontista funcional, esta que levo ele só tem o ivisiling, as braquetes e o myo brace mas ela diz que por ser respirador oral não pode usar este último...

    • @PatriciaTaranto
      @PatriciaTaranto  Месяц назад

      @@anadasnevessobralmartins3441 opte pelo que for mais acessível no momento e mantenha a fono. O invisilign tem uma vantagem em relação ao myobrace por ele ser personalizado e por isso espera-se um resultado melhor.

    • @PatriciaTaranto
      @PatriciaTaranto  Месяц назад

      @@anadasnevessobralmartins3441 nesse caso o invisiling vai te dar melhores resultados, mas busque uma fonoaudióloga para acompanhar vocês.

    • @PatriciaTaranto
      @PatriciaTaranto  Месяц назад

      @@anadasnevessobralmartins3441 vai ter bom resultado com o invisiling ,mas busque uma fonoaudióloga para acompanhar vocês.

  • @rcn3923
    @rcn3923 11 дней назад +1

    Olá Patrícia! Por favor, para uma criança de 1 ano e 10 meses. Quais seriam as consequências dessa respiração? Gagueira é uma possibilidade?
    Minha filha de 1 ano e 10 meses sempre falou de tudo e está sendo criada no Brasil em uma ambiente trilíngue. Ela sempre se comunicou bem, desde cedo. Agora já fala pequenas frases (deixa eu ver... I want to draw... ) e começou com gagueira. Principalmente no início de frases. Ela apresentou isso nos 3 idiomas. Às vezes prolonga para iniciar a palavra (aaaaaaanother one) e às vezes repete algumas sílabas da palavra. Geralmente isso acontece na primeira palavra. Por exemplo, "ge ge geeet the toy". O avô paterno agarra para falar algumas coisas, mas isso aconteceu após ele ter um quadro, já adulto, de depressão. Será que eu já devo procurar um profissional? Estou muito triste pq a forma que a linguagem dela se desenvolveu em inglês, português e alemão é incrível.. e agora isto está acontecendo. Se intensificou há 1 semana e eu notei faz menos de 1 mês.

    • @PatriciaTaranto
      @PatriciaTaranto  11 дней назад

      @@rcn3923 recomendo que assista à minha playlist sobre gagueira, o quadro de sua filha se trata de uma gagueira fisiológica. É importante que saiba como lidar para que os sintomas não se perpetuem. A respiração oral não tem uma relação direta com esse padrão de fala, mas sim a disfluência e o fato de ter a predisposição genética torna mais importante que saibam o que fazer. Qualquer necessidade estou à disposição.

    • @rcn3923
      @rcn3923 11 дней назад +1

      Muito obrigada pelo retorno. Marotenei a playlist e agora estou vendo outros vídeos do seu canal. O seu conteúdo é riquíssimo. Você é generosa no compartilhamento de informações. Obrigada por essa orientação inicial!
      Se não melhorar em 2 a 3 meses vou procurar ajuda profissional. Por agora, vou retirar telas e observar se consigo melhora nos quadros. Tenho achado que a possibilidade de ver yt e trocar de vídeo com tanta facilidade (ela até escolhe o que quer ver) tem gerado uma ansiedade nela que não tem ajudado. Tenho notado que ela está mais agitada, embora desde muito cedo tenha assistido a telas. Eu achava que seria um auxílio na aquisição de vocabulário em outro idioma, mas pelo visto não foi uma escolha boa. Espero que ainda seja possível reverter. :(

    • @PatriciaTaranto
      @PatriciaTaranto  11 дней назад +1

      @rcn3923 fique tranquila, essa é uma percepção muito comum, até que os pais começam a observar mudanças no comportamento de seus filhos. Isso acontece porque a tela estimula a produção de dopamina no cérebro, um neurotransmissor importante nessa regulação de desejo, compulsão. Logo irei lançar um vídeo sobre o tema.

  • @AlessandraRibeiro-e2z
    @AlessandraRibeiro-e2z Месяц назад +1

    Meu Deus me filho dorme de boca aberta , ronca, mexe muito,tem atraso na fala,,rinite, lingua baixa a fono falou que ele r classe 3, a mandíbula dele a parte inferior e jogada pra frente . Fui ao dentista ele sugeriu colocar o sparelho. Os instrumentos ele consegue, lingua se sogra, bolha de sabão, encher balão ele não consegue.
    Come de boca aberta , sgora ele quer beber tudo de um canto da boca.
    Ele e desenqueto na sala, vc conversa muito.
    Ele nao consegue mastigar com a boca fechada .
    Ele realmente o nariz fica sempre entupido., muito espiros, tem fez que da crises intermináveis de tosse .
    Ele come em um segundo kkkkk , realmente ele nao letarsliza o alimento. Ele esta em investigação pra TEA , pelo atraso na fala, vc acha que tudo isto pode ser confundido com TEA?
    Ele ta sempre cansado ,com olheiras, e desatento,.
    Ele tem sete anos hoje . Faz fono desde os 2 anos e o otorrino, hoje também estamos no destista pra providenciar o aparelho.

    • @PatriciaTaranto
      @PatriciaTaranto  Месяц назад

      @@AlessandraRibeiro-e2z você descreve vários sintomas de um respirador oral. O aparelho pode lhe ajudar, é parte do tratamento, mas melhorar essa condição de saúde vai ser bem importante também. Conforme respondi no seu outro comentário a respiração oral pode aparecer como uma comorbidade, mas dificilmente ser confundida com autismo. No autismo temos outras características presentes e o atraso na fala é só uma delas. Mas melhorar a condição de saúde, o padrão mastigatoio, a alimentação, vão com certeza auxiliar no desenvolvimento do seu filho e quem sabe não chega a fechar esse diagnóstico e fica só com um atraso na fala?!