Gramsci, uma introdução - Aula 5: Gramsci e a educação
HTML-код
- Опубликовано: 29 ноя 2024
- A Livraria Leonardo da Vinci apresenta o curso online Gramsci, uma introdução. O curso aborda a obra e a trajetória intelectual e militante do pensador marxista italiano Antonio Gramsci. Dividido em oito aulas, o curso traz análises de diferentes aspectos e contribuições teóricas do pensamento de Gramsci, relacionando-os com os eventos do seu tempo, notadamente a emergência do movimento socialista e a Revolução de Outubro na Rússia, a ascensão do fascismo na Europa, em especial na Itália, e a dinâmica organizativa do sistema capitalista. Da mesma forma, a partir da leitura da obra do autor e da tradição crítica surgida a partir dela, são analisadas chaves para entender o mundo e o Brasil contemporâneos.As aulas são ministradas por professores especializados na obra de Gramsci e com vasta produção publicada sobre os temas do curso e outros relacionados à história, ciência política e educação.
Aula 1 - Antonio Gramsci, trajetória
Marcelo Badaró Mattos (UFF)
Aula 2 - Gramsci e o Estado
Felipe Demier (UERJ)
Aula 3 - Gramsci e o fascismo
Gilberto Calil (Unioeste)
Aula 4 - Gramsci e a questão democrática
Virgínia Fontes (UFF - Fiocruz)
Aula 5 - Gramsci e a educação
Lúcia Neves (UFF)
Aula 6 - Gramsci, cultura e literatura
Daniela Mussi (USP)
Aula 7 - Gramsci para entender o Brasil
Demian Melo (UFF)
Aula 8 - Gramsci para mudar o mundo
Eurelino Coelho (UEFS)
Muito bom! Me interessei mais ainda pelo o Gramsci
Maravilhosa! Meu Deus! 😳😳😳 Que vídeo magnifico!
A importância da reflexão, para uma evolução educacional.
Fantástica aula, obrigade.
Adorei!
Professora.
Sumariamente, a educação sob a égide da Anarquia, trás para um mesmo patamar os conceitos de Gramsci e Bakunin?
Por favor, em se tendo tempo, vc poderia fazer esta correlação?
Obrigado.
Que pena o som tá horrível. Aula magnífica.
Por que esse vídeo não tem a massa assistindo? Que vídeo riquíssimo!
Pelo que entendi, Gramsci diz que através da escola e da cultura devemos construir nas cabeças das nossas crianças desde pequenas a idéia da luta de classes e que o socialismo é bom e o capitalismo é mau, porque sabemos que as crianças são o futuro do país e do mundo
Devemos coibir e combater qualquer discurso contrário, evitando assim, que as crianças tenham outros conhecimentos e possam comparar e decidir por conta própria porque o único conhecimento que ela terá será o que aprendeu desde pequena e não estará pensando por si própria, e isso a levará a acreditar que seu pensamento está sempre certo!
E no futuro com o passar dos anos não existirá mais oposição ao nosso pensamento, todos pensarão da mesma forma e desse jeito conseguiremos manipular o povo da forma que quisermos!
Não me sinto muito confortável com esse pensamento, me parece bem maléfico!
Mas dou nota 1000 ao Gramsci porque concordo plenamente com ele de que para que o socialismo tenha êxito e governe pra sempre, tem que ser implantado nas crianças a partir da primeira infância para que não haja oposição no futuro!
Mas tenho uma ressalva quanto a isso, pra dar certo acho que temos que aplicar este mesmo método nas redes sociais, youtube e internet em geral pra eliminar qualquer ideologia e discursos contrários, desta forma acho que teremos sucesso!
Desculpem se não consegui interpretar direito, e se alguém discorda e gostaria de me explicar o certo, estou disposto a aprender...
Pois eu entendi de outra forma.
Através da educação e da cultura, o indivíduo é exposto a entidades que irão lhe expor a construção social através de suas lentes, e por consequente, fragmentos destas lentes passam a fazer parte da construção da lente do indivíduo. O que Gramsci aponta é que o Fascismo constrói um jogo de marionetes dizendo A, mas ofertando B. Não gerando censo crítico, mas sim, fanatismos, e o que ele sugere a partir deste ponto é que o senso crítico social seja construído diretamente através da pedagogia (não confundir com escola, o ato de ensinar é muito mais plural que isso e quem se equivoca é no mínimo ingênuo), novamente, esse senso crítico que será desenvolvido poderá então fazer os apontamentos sobre o que há de positivo e negativo no socialismo, e também no capitalismo.
E uma parcela mais eficiênte desse cenário de construção do indivíduo precisa ser de responsabilidade do Estado.
São sugestões muito boas quando se para para pensar que o bem-estar do indivíduo nunca se dá somente por ele.
A educação neste viés cria ressentimento e pseudointelectuais ao invés de pessoas autônomas e com conhecimento. Sem o qual, como ele mesmo dizia que era impossível mudar a sociedade.
Educação não é imposição. Vc parece chapéu de alumínio
E VC vivendo dentro da superestrutura capitalista criada em contraposto para combater os adversários da mesma assim tal a que VC crítica./
@@constantinelucius9387 Ele falou "educação neste viés" e não "imposição neste viés"!