Senti falta de falar da inclusão por exemplo desse comando na migration: $table->foreign('user')->references('id')->on('users'); para que então no banco seja criado o relacionamento.
Ótimo. Bem conciso e completo. Também muito válido, para quem trabalha com sistemas legado, pois da forma como o Gustavo apresentou, não ficou "preso" ao padrão. Muitos vídeos te mostram somente a forma padrão ("user_id" ...), como se fosse uma regra dura, única. Lógico, que se tiver criando do zero, é melhor seguir os padrões. Acho que já coloquei em outro post, mas agora só falta, uma view mestre-detalhe, bem objetiva como têm sido os laravel tips. Coloco isso como desejo, pois uma boa parte dos modelos, que vi na web, são longos, interfaces não tão amigáveis, js pouco reutilizável e assim por diante. Confio mais no taco da UpInside para um modelo aproveitável. T+
Muuuuuuito obrigado pelo feedback! Inclusive acabei de responder o camarada Francisco Junior aqui no comentário de cima justamente informando sobre essa necessidade que você colocou de maneira muito assertiva! Esse é o ponto que a galera começa a reclamar de framework, porque diz que o framework "LIMITA" o que pode ser feito! E na verdade não é bem assim, é só seguir adicionando parâmetros que fica tudo 100% :) Quanto as visões, os próximos episódios eu devo começar a fazer voltado para a camada de view! Daí vamos ver mais sobre blade, npm, laravel mix, minificação, reutilização... Material de primeira! \o/
Ótima aula. Porém tem algumas considerações, o Laravel segue um padrão chamado convenção sobre configuração. Resumindo você seguinte o padrão que o framework estabelece você configura bem pouco. Então ao criar os métodos de relacionamento e chamar os métodos hasOne, hasMany, belongsTo e por aí vai se vc usar o padrão de nomenclatura na chave estrangeira "tabela_id" vc pode omitir o segundo e terceiro parâmetro ficando a chamada apenas com $this->belongsTo (User::class) ou $this->hasMany(Post::class). Outra coisa é com relação a tabela pivot o padrão é nome das tabelas no singular em ordem alfabética: category_post não esquecendo que o padrão de linguagem é o inglês. Outro ponto importante é falar sobre os outros métodos de relacionamento das tabelas que são muito úteis has-many-through e os de relacionamento polimorficos.
Fala moquerido! Sim sim, inclusive eu falo sobre o padrão que o Laravel segue e que se você tiver a possibilidade de seguir o padrão do laravel você não precisa informar os demais parâmetros (no minuto 14:20 aproximadamente, mas eu falo em outros momento também). Só que a gente tem duas questões que devem ser levadas em consideração: 1 - Eu prefiro deixar tudo declarativo! Explícito! De bater o olho eu sei quais são os modelos, qual a chave primária, qual a chave estrangeira! Isso é pessoal, eu prefiro deixar assim para ser mais ágil na minha interpretação. 2 - Nem todo mundo pode estar modelando o banco de dados agora, pode ser que estejam migrando para o framework com base num banco legado ou algo do tipo... Ou até mesmo não quer seguir o padrão imposto pelo framework! Infelizmente isso acontece, então eu mostro como definir todos os pontos sem que você siga exatamente o que é solicitado pelo laravel... Lembrando que o framework está aqui para te ajudar, e não para te limitar :) Quanto aos demais relacionamentos, existem sim diversos outros! Eu mostrei os principais que no geral é o que a aplicação vai ter... Os demais, por mais que existam, no meu ponto de vista raramente são utilizados... e já que não são tão populares, eu deixei esse conteúdo para mostrar num próximo episódio senão este ficaria com algumas horas heheheheheh Maaaas, muuuuito obrigado pelo feedback :) Agradeço suas considerações!
Inclusive, estava lendo os outros comentários... Dá uma olhada aqui nos comentários desse vídeo e lê o do nosso camarada Duca Luz! Cai exatamente no que eu acabei de informar :P
Cara que aula show! Como a gente pode agradecer por um trabalho desse nível? _não tem como! Que Deus te abençoe (sua equipe e família). Não sei como é para os profissionais do ramo, mas "eu" que sou aspirante, estou muito grato e sigo acompanhando o seu trabalho (não gosto muito de aparecer por aqui, mas se fez valer) rs. Abraço daqui do Pará. (salve Gustavo.. pow vc faz parecer tão fácil, que humilha)rs
guga poderia falar sobre sdesign patterns como servieces and repositories pra remover as regras de negocio dos controladores e deixarisso com a camada service e repositoryeu entendo razoavelmernte do design pattern m,as estou a um bopm tempo apanhando pra implementar isso em laravel
Gustavo ainda não reproduzi, mas estou assimilando bem as aulas, gosto conhecer os recursos disponíveis, aplicação acompanhando as videos aulas, ajuda bastante, havia lido o conteúdo com as aulas entendi melhor, situação similar é ver um carro e saber que é um, velo em movimento seria como as videos aulas assistidas. Fico grato.
Tudo bom Gustavo? Obrigado pelo conteúdo. Uma dúvida de iniciante... Qual a diferença entre criar os relacionamentos no Model (da forma que você apresentou) e utilizar a clausula "JOIN" no Controller? Obrigado!
Parabens pela didatica! Estudei Laravel pela primeira vez no Laracast, com o Jeffrey, e achei ele bem rapido. Seu metodo eh mais facil de compreender, tendo em vista que sou iniciante. Parabens pelo conteudo! :)
muito bom, estou vem em 2021.. rss Só faltou explicar sobre o tipo de relação polimórfica.. Estou estudando lavrável e estou alguns dias estudando relacionamento!
Conteúdo top, ótimo, aprendizado esse conceito de relacionamento de entidades não é tão complexo mais se não práticarmos ficamos sem o domínio em momentos que mais prisamos em projetos, obrigadão.🤙🤙🤙
Ótima aula e playlist. Eu achei o repositório público da UpInside, o seu e do Robson, não vi desta aula ou desta playlist. Se for possível vcs poderiam colocar esta playlist em um repositório público ? Se não poderem tudo bem. Muito obrigado por esta playlist e este canal.
Excelente aula, professor. Existe alguma maneira de utilizar esses relacionamentos para criar linhas em todas as tabelas relacionadas num mesmo momento. Ou até duplicar todos esses registros que já existem em todas as tabelas relacionadas. Por exemplo: Tenho um Formulário com vários campos para preencher um documento. Eventualmente esses campos são select e têm options. Portanto a estrutura de tabelas é: documentos (id, nome, etc) campos_documentos (id, id_campos, id_documentos) campos (id, label, placeholder, type, etc) campos_extras (id, id_campos, id_extras) extras (id, label, value)-esta table existe para campos do typo select. Seria possível eu duplicar o Documento 1 e, automaticamente, todos os campos e extras(options dos campos tipo select)?
Cara, que didática sensacional, que vídeo maravilhoso, conteúdo de primeira! Com toda certeza vou comprar o seu curso, obrigado por trazer esse conteúdo de qualidade.
Ótima aula Gustavo! Parabéns pelo conteúdo de qualidade. Existe também o hasManyTrought que não foi mencionado no vídeo. Poderia fazer um vídeo tratando sobre? Também seria legal saber sobre a parte de autenticação e autorização no Laravel! Fica essas 2 sugestões para as próximas aulas! Abraço.
Fala moquerido! Realmente há outros relacionamentos, inclusive os polimórficos... Mas no geral, dificilmente você usa eles dentro da sua aplicação! Raramente você foge do papai mamãe de sempre... De qualquer forma eu tenho esse assunto como "pendente" aqui para abordar num episódio. Quanto a autenticação eu já gravei um episódio contendo esse tema, chegou a ver? É o episódio 8 :)
Opa Gustavo... Cara, com muita humildade confesso que estou iniciando na linguagem e no framework... Mas por necessidade de trabalho, estou gostando muito dos tips e estão me ajudando muito nessa caminhada, gostaria de ver gráficos, como trabalho com BI tbm queria ver esse algo nesse sentido!! Agradeço demais!!
Gostaria de saber como resolver no seguinte caso: usuários e tipos de acesso (admin, user, report). Como eu faço o relacionamento com a tabela de tipos de acesso, se esses tipos são fixos e podem ou não estar relacionados aos usuários. Obrigado Gustavo, parabéns pelo excelente material.
Opa Gustavo, tudo bem? Primeiro obrigado pelo excelente conteúdo seguido de uma ótima didática!! Facilitou muito minha vida!! Uma dúvida que eu tenho é o seguinte...no caso de qualquer model que tenha um atributo de uma outra model...como no caso do hasOne... é possível associar essa informação a um atributo, como acontece por exemplo no Java? Seria algo como por exemplo, na model pedido eu tivesse um atributo do tipo lista de produtos
Parabéns meu amigo pelo conteudo, sugestão pro próximo vídeo, nos relacionamentos 1;1 ,1;n ,n;n eu ja entendi o basico, mas tenho muita dúvida , não sei quando estou usando associação, agregação, composição e polimorfismo , nunca vi alguém ensinando isso no laravel. Ajuda nos ai meu amigo.
Mano, muito bom seu vídeo, parabéns! Você possui algum vídeo explicando como levar essa lógica pra dentro dos formulários do CRUD? Tipo, pra conseguir por exemplo, criar um formulário para cadastrar/editar um artigo, podendo selecionar a sua categoria... Desde já agradeço!
Fala gustavo, tudo bem? Obrigado pelo belissimo trabalho com as aulas, ta me ajudando muito...minha sugestão está relacionado com RestFull Api, tem como criar uma aula a respeito? Como usar esse recurso no laravel. Desculpe os erros de digitação o telefone nao ajuda muito
Nao estou encontrando uma forma de obter o relacionamento entre uma tabela intermedia (tabela que recebe par de chaves do 2 modelo normal N:N) e um outro modelo, sendo a tabela intermediaria o lado N e o modelo 1. Um conteúdo interessante que talvez ajude muitos.
Eu tô quebrando a cabeça pra fazer uma calendário, em um modal, que pode mudar o mês e o ano e, quando clicar no dia, ele fecha o modal e retorna a data completa selecionada. Você tem alguma aula sobre isso? Vlw. No mais, essa série é ótima, obrigado!
tenho as tabelas que sao preenchidas separadamente Turma Materia Professor turma_serie_materia E a tabela do relacionamento da junção das 3 turma_serie_materia que é necessário na tela de turmas para saber quais as materias e quais professores a ministrarão nesta turma EX turma 3 -> professor 2 materia 1 -> professor 2 materia 2 Turma 4 -> professor 2 materia 3 -> professor 2 materia 2 estou perdido agora
Esse é um assunto muuuuito extenso pra conseguir colocar aqui no youtube! Isso é conteúdo pra um curso completo hahahahaah, mas eu vou fazer pros alunos do Laravel Developer e depois eu faço um review aqui :)
A pergunta que fica aqui e está bem complicado de resolver, como funcionaria o cadastramento do relacionamento ManyToMany na pratica (33:05)??? Adiciona direto no DB é tranquilo, mas como desenvolver isso? Não existe uma canal que mostre como. Até fica a dica para uma próxima aula "Criando as views dos relacionamentos entre modelos".
Uma dúvida referente as fks da tabela posts_categories fk post e fk category, como fazer pra considerar uma FK composta para essas duas chaves? pois veja que se você cadastrar duas vezes o mesmo post e category ele vai deixar cadastrar, ou sej: id post category 1 1 1 2 1 1 veja que tem duas vezes o mesmo post e category, deveria ser uma chave composta com uniq index. tem como fazer isso na criação da tabela pelo laravel ou tem que fazer na mão no banco de dados?
Porque via banco ficaria dessa forma: ALTER TABLE `posts_categories ` DROP INDEX `posts_categories _post _foreign`, ADD UNIQUE `posts_categories _post _foreign` (`post `, `category`) USING BTREE; E pelo que eu vi na documentação do laravel não tem esse méthodo, só tem desse tipo: P.S troquei a tabela category por users, pois ainda não havia cadastrado a tabela category Schema::create('user_posts', function (Blueprint $table) { $table->id(); $table->unsignedBigInteger('user'); $table->unsignedBigInteger('post'); $table->unique('user'); $table->index(['user', 'post']); $table->foreign('user')->references('id')->on('users'); $table->foreign('post')->references('id')->on('posts'); });
gente, no tempo 4:57, linha 25 - "$table->foreign('user')->references" alguem sabe o final dessa linha ? como termina esse relacionamento ? to há 5h aqui pesquisando mas nao consigo...sniff :) tks
Alguém ai, sabe como acessar na view de lista de endereços onde em cada linha tenho o nome do usuário?? Na view. No controller "INDEX" estou pegando todos endereços e usuários e na view para cada linha de endereço tenho que fazer um @foreach($users as $user) @if($user->id == $adress->user) {{$user->name}} ... Consigo mostrar, mas acredito não ser a melhor forma de mostrar na view... dicas sugestões, please!
Otimas aula, agradeco demais pelo conteudo disponibilizado. Pode me tirar uma dúvida? usando como exemplo o seu relacionamento mesmo, por exemplo: vai ter uma tela onde vai ser listado todos os artigos e eu queria que para cada artigo listado tivesse o nome do usuario que escreveu esse artigo, como eu faria? pensei numa solucao que seria uma nova coluna contendo o nome do usuario no post, mas nao sei se isso é necessario.
Respondendo a mim mesmo, não acredito que só bastava um foreach com artigo->usuario... Como laravel é parece mágica, pra mim que veio do java, onde tudo é mais "implemental" onde você teria que por como atributo na classe artigo um usuário...
sei que sou muito chato ...(só um pouco) mais vou pedir novamente para por favor responda os comentários outro detalhe que tive dificuldade sei que outros tiveram mais ... crie tudo do zero não inicie com as coisas parametrizadas pq as vezes acho que só as vezes temos alunos que não tem a mesma capacidade de raciocínio do que os demais e tb da sua que já esta nisso ha um milhão de anos então por favor cria tudo do inicio ate pq ajuda no aprendizado mesmo que o vídeo fique extenso mais seria muito bom por que a aprendizagem nada mais é que a repetição de um determinado movimento ou neste caso exercício....desde já peço desculpa pelo transtorno e já agradeço pelo coração neste comentário ....
Estes relacionamentos precisam estar criados certinhos tambem no banco ? ou se o banco contiver as colunas porem sem serem FK somente com as PK ja da certo?
Por favor alguém me de uma luz: projeto laravel: tenho na view ordem de serviço o select que mostra os produtos, mas gostaria de ao selecionar um produto o campo seguinte mostrasse o preço.
Aula boa, mas poderia ser melhor! A parte de relacionamento N:N como eu faco? sua base de dados já está construida, eu estou tentando fazer na minha e sem sucesso. Vou pesquisar e colocar aqui, mas acho que é uma informação que o curso deveria fornecer não eu ter que prcurar.
Gustavo: alguma razão específica para neste ponto: ruclips.net/video/qTH0b59Y00o/видео.html vc não ter passado o argumento "--model=User"? Achei que fica mais simples e que tem menos código envolvido no controlador quando é passado o "--model=User"...
Gu, achei as soluções para as minhas duvidas, rsrsr. Quem precisar pessoal, segue: 1) o final da linha está na aula anterior 2) A aula começa com várias migrations, e para descobrir todos os seus campos, é necessário ir avançando na aula, que o Gu mostra tais campos, daí é só alterar o respectivo arquivo dela e rodar o php artisan migrate 3) Já a migrate pivo, ele tb mostra os campos, e é necessário criá-la com o comando: php artisan make:migration create_posts_categories_table 4) No final dá tudo certo. 5) Eu acho espetacular tudo que o Laravel pode fazer e como ganhamos tempo, por exemplo com os relacionamentos, muito fácil e rápido 6) No meu caso, para fazer todos os relacionamentos, só deu certo assim: return $this->belongsToMany('App\Post', 'posts_categories', 'category', 'post'); usando 'App\Post', só com 'Post' dá erro ao localizar esta class. 7) E para finalizar, eu já quero de antemao agradeder o professor Gustavo, o cara é foda mano, muito melhor que muitos estudantes aqui da Poli-USP, isso prova que ele é esforçado, dedicado e consegue o que quiser, com muito estudo e dedicacao. Eu faco direito mas amo programação e assim que eu tiver uma grana vou fazer o curso developer Laravel. Muito obrigado Upinside, e desculpe qq erro aqui.
alguem pode escrever pra mim esse comando que ele diz na aula em 2:26 da forma que eu ouvi não funcionou ... php artisan make:migration create_exemplo_table -mcr ;-;
@@thiagomenezes8975 ja deu certo , sabe a aula 6 sobre models onde ele mostra esse comando no final php artisan make:model Model -mcr pois é ela tinha sumido da playlist e por isso fiquei fora de contexto , mas ela foi repostada esses dias e consegui aprender de boas ^^, obrigado por tentar ajudar a comunidade precisa disso ^^
Salvou o tcc do meu BSc em computação, eu estava com uma baita dificuldade em fazer isso no Laravel! Obrigado por compartilhar
Autenticação com LDAP, será um grande suporte, más contudo, os mues 100% de aplausos para esta aula.
cara, depois de muitas aulas somente agora eu vim colocar na minha cabeça como funciona, continue com esse conteudo top. PARABENS
Melhor aula
Melhor aula e professor de todos - Obrigado
Muito obrigado. Estava apanhando que só um condenado. Mas sua explicação me salvou
muito bom parabéns
Excelente vídeo, bem informativo e conciso, porém senti falta de como que ficaria a tabela de uma entidade com herança
Senti falta de falar da inclusão por exemplo desse comando na migration: $table->foreign('user')->references('id')->on('users'); para que então no banco seja criado o relacionamento.
Incrivel! Parabens!!!
muito conhecimento de uma só vez... Tô atordoado aqui
Ótimo. Bem conciso e completo.
Também muito válido, para quem trabalha com sistemas legado, pois da forma como o Gustavo apresentou, não ficou "preso" ao padrão.
Muitos vídeos te mostram somente a forma padrão ("user_id" ...), como se fosse uma regra dura, única.
Lógico, que se tiver criando do zero, é melhor seguir os padrões.
Acho que já coloquei em outro post, mas agora só falta, uma view mestre-detalhe, bem objetiva como têm sido os laravel tips.
Coloco isso como desejo, pois uma boa parte dos modelos, que vi na web, são longos, interfaces não tão amigáveis, js pouco reutilizável e assim por diante.
Confio mais no taco da UpInside para um modelo aproveitável.
T+
Muuuuuuito obrigado pelo feedback! Inclusive acabei de responder o camarada Francisco Junior aqui no comentário de cima justamente informando sobre essa necessidade que você colocou de maneira muito assertiva!
Esse é o ponto que a galera começa a reclamar de framework, porque diz que o framework "LIMITA" o que pode ser feito! E na verdade não é bem assim, é só seguir adicionando parâmetros que fica tudo 100% :)
Quanto as visões, os próximos episódios eu devo começar a fazer voltado para a camada de view! Daí vamos ver mais sobre blade, npm, laravel mix, minificação, reutilização... Material de primeira! \o/
Teria conteúdo de consultas com funcition e with para relações nas models em Laravel
Ótima aula. Porém tem algumas considerações, o Laravel segue um padrão chamado convenção sobre configuração. Resumindo você seguinte o padrão que o framework estabelece você configura bem pouco.
Então ao criar os métodos de relacionamento e chamar os métodos hasOne, hasMany, belongsTo e por aí vai se vc usar o padrão de nomenclatura na chave estrangeira "tabela_id" vc pode omitir o segundo e terceiro parâmetro ficando a chamada apenas com $this->belongsTo (User::class) ou $this->hasMany(Post::class).
Outra coisa é com relação a tabela pivot o padrão é nome das tabelas no singular em ordem alfabética:
category_post não esquecendo que o padrão de linguagem é o inglês.
Outro ponto importante é falar sobre os outros métodos de relacionamento das tabelas que são muito úteis has-many-through e os de relacionamento polimorficos.
Fala moquerido! Sim sim, inclusive eu falo sobre o padrão que o Laravel segue e que se você tiver a possibilidade de seguir o padrão do laravel você não precisa informar os demais parâmetros (no minuto 14:20 aproximadamente, mas eu falo em outros momento também). Só que a gente tem duas questões que devem ser levadas em consideração:
1 - Eu prefiro deixar tudo declarativo! Explícito! De bater o olho eu sei quais são os modelos, qual a chave primária, qual a chave estrangeira! Isso é pessoal, eu prefiro deixar assim para ser mais ágil na minha interpretação.
2 - Nem todo mundo pode estar modelando o banco de dados agora, pode ser que estejam migrando para o framework com base num banco legado ou algo do tipo... Ou até mesmo não quer seguir o padrão imposto pelo framework! Infelizmente isso acontece, então eu mostro como definir todos os pontos sem que você siga exatamente o que é solicitado pelo laravel... Lembrando que o framework está aqui para te ajudar, e não para te limitar :)
Quanto aos demais relacionamentos, existem sim diversos outros! Eu mostrei os principais que no geral é o que a aplicação vai ter... Os demais, por mais que existam, no meu ponto de vista raramente são utilizados... e já que não são tão populares, eu deixei esse conteúdo para mostrar num próximo episódio senão este ficaria com algumas horas heheheheheh
Maaaas, muuuuito obrigado pelo feedback :) Agradeço suas considerações!
Inclusive, estava lendo os outros comentários... Dá uma olhada aqui nos comentários desse vídeo e lê o do nosso camarada Duca Luz! Cai exatamente no que eu acabei de informar :P
Cara que aula show! Como a gente pode agradecer por um trabalho desse nível? _não tem como! Que Deus te abençoe (sua equipe e família). Não sei como é para os profissionais do ramo, mas "eu" que sou aspirante, estou muito grato e sigo acompanhando o seu trabalho (não gosto muito de aparecer por aqui, mas se fez valer) rs. Abraço daqui do Pará. (salve Gustavo.. pow vc faz parecer tão fácil, que humilha)rs
O melhor curso que eu já vi. Ótima didática!
Gostei
Salve salve Gustavo, gostaria também de ver uma aula de integração de um sistema com um leitor de impressão digital.
Top mano! Obrigado pela generosidade!
Obrigado pela aula
muito bom me ajudou muito
Excelente aula. Simplificando o que parece ser complicado.
Tudo é sempre mais assustador do que realmente é :)
@@GustavoWeb kkkkkkkkkkkkkkkk
Ótimo conteúdo, minha sugestão para assinto é DTO com lavrável
Ótima aula. Sugestão de vídeo implementar no laravel o AdminLTE
mano eu te amo
Você realmente tem uma didática muito boa, parabéns pelo mega trabalho
guga poderia falar sobre sdesign patterns como servieces and repositories pra remover as regras de negocio dos controladores e deixarisso com a camada service e repositoryeu entendo razoavelmernte do design pattern m,as estou a um bopm tempo apanhando pra implementar isso em laravel
Ótimas aulas. Tomara que continue postando mais aulas.
Queria algo sobre testes no laravel.
Gustavo ainda não reproduzi, mas estou assimilando bem as aulas, gosto conhecer os recursos disponíveis, aplicação acompanhando as videos aulas, ajuda bastante, havia lido o conteúdo com as aulas entendi melhor, situação similar é ver um carro e saber que é um, velo em movimento seria como as videos aulas assistidas. Fico grato.
Top esta aula... Gostaria de saber se é possível fazer uma tratativa no retorno do relacionamento "belongsToMany"
Tudo bom Gustavo? Obrigado pelo conteúdo. Uma dúvida de iniciante... Qual a diferença entre criar os relacionamentos no Model (da forma que você apresentou) e utilizar a clausula "JOIN" no Controller?
Obrigado!
Ótima aula, entendi e fiz o que eu precisava no meu projeto, parabéns pela vídeo aula.
Parabens pela didatica! Estudei Laravel pela primeira vez no Laracast, com o Jeffrey, e achei ele bem rapido. Seu metodo eh mais facil de compreender, tendo em vista que sou iniciante. Parabens pelo conteudo! :)
Que aula espetacular! obrigado! usei para a versão 8 e foi perfeito!
muito bom, estou vem em 2021.. rss
Só faltou explicar sobre o tipo de relação polimórfica..
Estou estudando lavrável e estou alguns dias estudando relacionamento!
Conteúdo top, ótimo, aprendizado esse conceito de relacionamento de entidades não é tão complexo mais se não práticarmos ficamos sem o domínio em momentos que mais prisamos em projetos, obrigadão.🤙🤙🤙
Mto obrigada pela aula! Estou estudando Laravel e essa parte de relacionamentos tava mais difícil de entender. Sua explicação ajudou mto. Parabéns!
Sugestão: "Laravel autenticando com LDAP."
Realmente, precisa-se!
sou estudante de programação rumo a primeira oportunidade, e somente neste canal UpInside
Tooooooop
Ótima aula e playlist. Eu achei o repositório público da UpInside, o seu e do Robson, não vi desta aula ou desta playlist. Se for possível vcs poderiam colocar esta playlist em um repositório público ? Se não poderem tudo bem. Muito obrigado por esta playlist e este canal.
Oi onde está a aula que mostra a criação das migration as que eu assistir não fica igual essa aula.
Muito bom, a minha sugestão é sobre níveis de permissão de um usuário... Tipos de usuários com permissões diferentes
Consegui sanar essa situação com o Spatie
Excelente aula, professor. Existe alguma maneira de utilizar esses relacionamentos para criar linhas em todas as tabelas relacionadas num mesmo momento. Ou até duplicar todos esses registros que já existem em todas as tabelas relacionadas.
Por exemplo: Tenho um Formulário com vários campos para preencher um documento. Eventualmente esses campos são select e têm options.
Portanto a estrutura de tabelas é:
documentos (id, nome, etc)
campos_documentos (id, id_campos, id_documentos)
campos (id, label, placeholder, type, etc)
campos_extras (id, id_campos, id_extras)
extras (id, label, value)-esta table existe para campos do typo select.
Seria possível eu duplicar o Documento 1 e, automaticamente, todos os campos e extras(options dos campos tipo select)?
Boa aula! Parabéns!
Depois das atualizações! do próprio Laravel 6x alguns dos códigos não pode ser executado tive que recorrer a documentação rsrrs.
Bixo tua aula na moral é foda!!
Ótima aula. Incrível!!!!
Que bom que curtiu o conteúdo :)
Top Men!
\o/
Se puderem habilitar a opção seja membro, gostaria muito de ajudar vocês! Parabéns pelo conteúdo!
Doctrine se puder falar sobre isso
Cara, que didática sensacional, que vídeo maravilhoso, conteúdo de primeira! Com toda certeza vou comprar o seu curso, obrigado por trazer esse conteúdo de qualidade.
Ótima aula Gustavo! Parabéns pelo conteúdo de qualidade. Existe também o hasManyTrought que não foi mencionado no vídeo. Poderia fazer um vídeo tratando sobre? Também seria legal saber sobre a parte de autenticação e autorização no Laravel! Fica essas 2 sugestões para as próximas aulas! Abraço.
Fala moquerido! Realmente há outros relacionamentos, inclusive os polimórficos... Mas no geral, dificilmente você usa eles dentro da sua aplicação! Raramente você foge do papai mamãe de sempre... De qualquer forma eu tenho esse assunto como "pendente" aqui para abordar num episódio. Quanto a autenticação eu já gravei um episódio contendo esse tema, chegou a ver? É o episódio 8 :)
Eu amo voces de coração viu muito bom, o conteúdo!
Muuuuuuito obrigado, salvou meu emprego! hahahahaha
Parabéns pelo conteúdo e força pro canal! +1
Opa Gustavo... Cara, com muita humildade confesso que estou iniciando na linguagem e no framework... Mas por necessidade de trabalho, estou gostando muito dos tips e estão me ajudando muito nessa caminhada, gostaria de ver gráficos, como trabalho com BI tbm queria ver esse algo nesse sentido!! Agradeço demais!!
Em uma próxima aula gostaria que fosse abordada a parte de criação de gráficos no Laravel.
Gostaria de saber como resolver no seguinte caso: usuários e tipos de acesso (admin, user, report). Como eu faço o relacionamento com a tabela de tipos de acesso, se esses tipos são fixos e podem ou não estar relacionados aos usuários.
Obrigado Gustavo, parabéns pelo excelente material.
Opa Gustavo, tudo bem? Primeiro obrigado pelo excelente conteúdo seguido de uma ótima didática!! Facilitou muito minha vida!!
Uma dúvida que eu tenho é o seguinte...no caso de qualquer model que tenha um atributo de uma outra model...como no caso do hasOne... é possível associar essa informação a um atributo, como acontece por exemplo no Java?
Seria algo como por exemplo, na model pedido eu tivesse um atributo do tipo lista de produtos
Parabéns meu amigo pelo conteudo, sugestão pro próximo vídeo, nos relacionamentos 1;1 ,1;n ,n;n eu ja entendi o basico, mas tenho muita dúvida , não sei quando estou usando associação, agregação, composição e polimorfismo , nunca vi alguém ensinando isso no laravel. Ajuda nos ai meu amigo.
Tenho dificuldade para filtrar dentro dos campos pivot
Didática incrível. Seria um prazer ser seu colega de trabalho. Deixaria de ser júnior em 6 meses hahaha
Mano, muito bom seu vídeo, parabéns! Você possui algum vídeo explicando como levar essa lógica pra dentro dos formulários do CRUD? Tipo, pra conseguir por exemplo, criar um formulário para cadastrar/editar um artigo, podendo selecionar a sua categoria... Desde já agradeço!
acho que deveria ter criando uma visao quanto mais completo melhor obrigado!
Fala gustavo, tudo bem? Obrigado pelo belissimo trabalho com as aulas, ta me ajudando muito...minha sugestão está relacionado com RestFull Api, tem como criar uma aula a respeito? Como usar esse recurso no laravel. Desculpe os erros de digitação o telefone nao ajuda muito
Vamos ver sim um conteúdo de API REST, o processo é até que simples :)
@@GustavoWeb isso me interessa tb se puder colocar na lista desse curso.
Nao estou encontrando uma forma de obter o relacionamento entre uma tabela intermedia (tabela que recebe par de chaves do 2 modelo normal N:N) e um outro modelo, sendo a tabela intermediaria o lado N e o modelo 1. Um conteúdo interessante que talvez ajude muitos.
Minha sugestão é uma aula com exemplos reais de carregamento de models com eloquent-relationships#eager-loading
Bom dia! Aonde eu baixo o conteúdo da aula e/ou estrutura das tabelas?
Desafios do simples ao complexo.
Exercícios elaborados!
Se possível, fazer exercícios/desafios para cada vídeo!
Valeu
Sugestão para próximo video: Como usar um banco de dados já existente e populado, que possua várias tabelas com relacionamentos entre elas?
Eu tô quebrando a cabeça pra fazer uma calendário, em um modal, que pode mudar o mês e o ano e, quando clicar no dia, ele fecha o modal e retorna a data completa selecionada. Você tem alguma aula sobre isso? Vlw. No mais, essa série é ótima, obrigado!
tenho as tabelas que sao preenchidas separadamente
Turma
Materia
Professor
turma_serie_materia
E a tabela do relacionamento da junção das 3 turma_serie_materia que é necessário na tela de turmas para saber quais as materias e quais professores a ministrarão nesta turma
EX
turma 3
-> professor 2 materia 1
-> professor 2 materia 2
Turma 4
-> professor 2 materia 3
-> professor 2 materia 2
estou perdido agora
Teria como criar na view o usuário e ao mesmo tempo tmb o endereço e salvar? Como seria na view?
Mostrar Laravelcom multi tenancy no mesmo banco de dados
Esse é um assunto muuuuito extenso pra conseguir colocar aqui no youtube! Isso é conteúdo pra um curso completo hahahahaah, mas eu vou fazer pros alunos do Laravel Developer e depois eu faço um review aqui :)
A pergunta que fica aqui e está bem complicado de resolver, como funcionaria o cadastramento do relacionamento ManyToMany na pratica (33:05)???
Adiciona direto no DB é tranquilo, mas como desenvolver isso? Não existe uma canal que mostre como. Até fica a dica para uma próxima aula "Criando as views dos relacionamentos entre modelos".
Se alguém puder me ajudar, por favor... thanks!!
Uma dúvida referente as fks da tabela posts_categories fk post e fk category, como fazer pra considerar uma FK composta para essas duas chaves? pois veja que se você cadastrar duas vezes o mesmo post e category ele vai deixar cadastrar, ou sej:
id post category
1 1 1
2 1 1
veja que tem duas vezes o mesmo post e category, deveria ser uma chave composta com uniq index.
tem como fazer isso na criação da tabela pelo laravel ou tem que fazer na mão no banco de dados?
Porque via banco ficaria dessa forma:
ALTER TABLE `posts_categories ` DROP INDEX `posts_categories _post _foreign`, ADD UNIQUE `posts_categories _post _foreign` (`post `, `category`) USING BTREE;
E pelo que eu vi na documentação do laravel não tem esse méthodo, só tem desse tipo:
P.S troquei a tabela category por users, pois ainda não havia cadastrado a tabela category
Schema::create('user_posts', function (Blueprint $table) {
$table->id();
$table->unsignedBigInteger('user');
$table->unsignedBigInteger('post');
$table->unique('user');
$table->index(['user', 'post']);
$table->foreign('user')->references('id')->on('users');
$table->foreign('post')->references('id')->on('posts');
});
11:45 - 1..1
20:58 - 1..N
31:05 - N..N
gente, no tempo 4:57, linha 25 - "$table->foreign('user')->references" alguem sabe o final dessa linha ? como termina esse relacionamento ? to há 5h aqui pesquisando mas nao consigo...sniff :) tks
$table->foreign('user')->references('id')->on('users');
$table->foreign('post')->references('id')->on('posts');
pode adicionar integridade referencial assim:
$table->foreign('user')->references('id')->on('users')->onDelete('cascade');
pena que ficou faltando como inserir e atualizar e até um exemplo de delete....
caralho mano, muito foda essa aula. Parabéns
Se elas funcionam sem definir as estruturas de relacionamento, tem algum problema usar os relacionamentos sem definir, so definir via codigo no model
Alguém ai, sabe como acessar na view de lista de endereços onde em cada linha tenho o nome do usuário?? Na view.
No controller "INDEX" estou pegando todos endereços e usuários e na view para cada linha de endereço tenho que fazer um @foreach($users as $user)
@if($user->id == $adress->user)
{{$user->name}}
...
Consigo mostrar, mas acredito não ser a melhor forma de mostrar na view... dicas sugestões, please!
Primeiramente, obrigado.
E "segundamente", como posso deixar meu PHPStorm nesse estilo ai com fontes e tudo?
Richelly Italo pesquisa ai sobre scheme netbens default lighr
alguém me ajude, nao conseguir fazer esse processo no meu projeto, a ideia e mostra qual o nome do perfil do usuario
Otimas aula, agradeco demais pelo conteudo disponibilizado.
Pode me tirar uma dúvida?
usando como exemplo o seu relacionamento mesmo, por exemplo:
vai ter uma tela onde vai ser listado todos os artigos e eu queria que para cada artigo listado tivesse o nome do usuario que escreveu esse artigo, como eu faria?
pensei numa solucao que seria uma nova coluna contendo o nome do usuario no post, mas nao sei se isso é necessario.
Respondendo a mim mesmo, não acredito que só bastava um foreach com artigo->usuario... Como laravel é parece mágica, pra mim que veio do java, onde tudo é mais "implemental" onde você teria que por como atributo na classe artigo um usuário...
sei que sou muito chato ...(só um pouco) mais vou pedir novamente para por favor responda os comentários outro detalhe que tive dificuldade sei que outros tiveram mais ... crie tudo do zero não inicie com as coisas parametrizadas pq as vezes acho que só as vezes temos alunos que não tem a mesma capacidade de raciocínio do que os demais e tb da sua que já esta nisso ha um milhão de anos então por favor cria tudo do inicio ate pq ajuda no aprendizado mesmo que o vídeo fique extenso mais seria muito bom por que a aprendizagem nada mais é que a repetição de um determinado movimento ou neste caso exercício....desde já peço desculpa pelo transtorno e já agradeço pelo coração neste comentário ....
Estes relacionamentos precisam estar criados certinhos tambem no banco ? ou se o banco contiver as colunas porem sem serem FK somente com as PK ja da certo?
Por favor alguém me de uma luz: projeto laravel: tenho na view ordem de serviço o select que mostra os produtos, mas gostaria de ao selecionar um produto o campo seguinte mostrasse o preço.
veja o video da playlist sobre ajax
Aula boa, mas poderia ser melhor! A parte de relacionamento N:N como eu faco? sua base de dados já está construida, eu estou tentando fazer na minha e sem sucesso. Vou pesquisar e colocar aqui, mas acho que é uma informação que o curso deveria fornecer não eu ter que prcurar.
Eu não gostei do vídeo, eu AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII hehehehe
enfim vamos para o ep08 :-0
Kkk wchei q ele ia dixer sou Robson leite 😂😂
18:00
4:53
Gustavo: alguma razão específica para neste ponto: ruclips.net/video/qTH0b59Y00o/видео.html vc não ter passado o argumento "--model=User"? Achei que fica mais simples e que tem menos código envolvido no controlador quando é passado o "--model=User"...
gente, nessa tips, o Gu já começa o video com todos os arquivos das migrations criadas, nao dá pra seguir né ? grato
Gu, achei as soluções para as minhas duvidas, rsrsr. Quem precisar pessoal, segue:
1) o final da linha está na aula anterior
2) A aula começa com várias migrations, e para descobrir todos os seus campos, é necessário ir avançando na aula, que o Gu mostra tais campos, daí é só alterar o respectivo arquivo dela e rodar o php artisan migrate
3) Já a migrate pivo, ele tb mostra os campos, e é necessário criá-la com o comando: php artisan make:migration create_posts_categories_table
4) No final dá tudo certo.
5) Eu acho espetacular tudo que o Laravel pode fazer e como ganhamos tempo, por exemplo com os relacionamentos, muito fácil e rápido
6) No meu caso, para fazer todos os relacionamentos, só deu certo assim: return $this->belongsToMany('App\Post', 'posts_categories', 'category', 'post'); usando 'App\Post', só com 'Post' dá erro ao localizar esta class.
7) E para finalizar, eu já quero de antemao agradeder o professor Gustavo, o cara é foda mano, muito melhor que muitos estudantes aqui da Poli-USP, isso prova que ele é esforçado, dedicado e consegue o que quiser, com muito estudo e dedicacao. Eu faco direito mas amo programação e assim que eu tiver uma grana vou fazer o curso developer Laravel. Muito obrigado Upinside, e desculpe qq erro aqui.
alguem pode escrever pra mim esse comando que ele diz na aula em 2:26 da forma que eu ouvi não funcionou ... php artisan make:migration create_exemplo_table -mcr ;-;
pq nao funcionou ? qual foi o erro ? vc está dentro do diretório da instalacao do laravel ?
@@thiagomenezes8975 ja deu certo , sabe a aula 6 sobre models onde ele mostra esse comando no final php artisan make:model Model -mcr pois é ela tinha sumido da playlist e por isso fiquei fora de contexto , mas ela foi repostada esses dias e consegui aprender de boas ^^, obrigado por tentar ajudar a comunidade precisa disso ^^
php artisan make:model Product --mcr
desisto vou pedir pro Google remover este coração do youtube :-(