Dom
HTML-код
- Опубликовано: 24 дек 2024
- O mundo mudou e precisamos cada vez mais pensar em novas metodologias. Atitude que não é nada fácil, pois com toda correria das tarefas do dia a dia o caminho mais curto é usar os métodos nos quais já estamos acostumados a lidar. Todavia, lancei um desafio a mim mesma e à minha turma. “Que tal construirmos uma releitura de Dom Casmurro”?. Desafio aceito!
Trabalhamos: intertextualidade, tipos de texto, gêneros textuais e tipos de discurso. A partir daí foi a hora da produção textual. Nossas aulas tornaram-se “reunião de produção” e em conjunto foi criado um novo texto a partir do primeiro. Dom Casmurro tornou-se um personagem novo, pois passou a ser um velho amargo que curtia suas amarguras entregue à bebida. O poeta do início da narrativa original, tornou-se um “rapper” que recitava “slams” no bar.
Nosso personagem, assim como o primitivo, tem “flashbacks” e a partir disso a história passa a ser narrada. Bentinho e Capitu são agora alunos da E. E. E. M. Brigadeiro José da Silva Paes e os personagens secundários passam a ser adaptados para uma nova história onde a velha temática do ciúmes toma conta de nossa narrativa.
Foi um trabalho de pouquíssimos recursos e de muita boa vontade. Os alunos primeiramente apropriaram-se da obra de Machado de Assis em uma leitura atenta. Logo após foi a hora deles escolherem os atores para os personagens, gerando, dessa forma, uma nova apropriação. Pois cada personagem foi analisado psicologicamente para que o novo pudesse ser criado.
A partir disso, a equipe (turma) partiu para a produção e filmagens. Com apenas um celular, muitos “produtores e diretores” nossa obra foi sendo construída. Elaboramos então vários vídeos pequenos. Foi nessa hora que o curso técnico em informática (do qual eles são alunos) veio fazer parte. A edição e montagem foi toda feita pelos alunos.
Até que finalmente, após semanas de muito trabalho, nosso vídeo foi concluído. Tenho a consciência de que temos muito a melhorar, mas também sei de que meus alunos se esforçaram muito e o objetivo principal, que seria conhecer a obra machadiana, foi concluído com muito sucesso.