Profundidade de Bits e Taxa de Amostragem

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 ноя 2024

Комментарии • 23

  • @fabricadebeats4252
    @fabricadebeats4252 3 года назад +1

    Olá, irmão!
    Não existe explicação melhor que essa!!!, 👏👏👏👏👌

  • @nestorgebhardtjunior5150
    @nestorgebhardtjunior5150 Год назад +2

    Adorei sua explicação, só no bit q tava em duvida! Ele é tipo uma amostragem na vertical da onda, que determina a intensidade pra cada amostra em kHz é isso? Eu percebo ja musicas 44kHz pra 48kHz, o 48 tem um pentelheco de agudos melhores. Eu gravo em WAV os arquivos tem maior realismo no som, tanto em subgraves tanto pra agudos, da pra perceber se tiver lado a lado o MP3 para WAV em meu sistema high end analogico, aparelho deve ser analogico e de alta qualidade ai vc percebe a diferença, para mim quê sou audiofilo é WAV em amplificador de alta pureza classe A ou AB analogico! Mas na cidade é coreria e barulhento, então o mp3 vai pra maioria ja que os aparelhor tbm são digital que não consegue alta qualidade e o barulho disfarça tudo kk! Mas obrigado

  • @wvagner284
    @wvagner284 3 года назад +1

    Excelente explicação! Parabéns e obrigado! Abraço

  • @marsipo
    @marsipo Год назад +2

    Fala fera! Vale a pena assinar o plano mais caro do Tidal para ter qualidade 24 bits/96 khz? Vou perceber diferença do plano 16 bits/44 khz? Uso fone Bluetooth Anker Hi-Res com LDAC. Grato

    • @Audiofilicocom
      @Audiofilicocom  Год назад +1

      Fala Marcelo, faz uns anos que eu não faço esse teste. Na época, desisti doTidal porque simplesmente o 3G (ou talvez já fosse 4G) e o próprio servidor do Tidal eram um atraso e a música vivia travando. Em casa, eu escutava CD ou Vinil e o streaming em geral era para a rua. Mas nos testes que notei, sim, algumas músicas faziam diferença, especialmente em músicas com muito agudo! O importante é saber que como a música foi produzida e masterizada tem um peso maior do que a profundidade de bits e a taxa. Não adianta criar o espaço sem preencher o espaço. Então tudo depende da música que você escuta. Até mais!

  • @marciogomes7456
    @marciogomes7456 4 года назад

    Chegando para dar aquele apoio!!!

  • @AndersonSoares-s9l
    @AndersonSoares-s9l Год назад

    Amigo me ajuda, eu baixei um pac .wv e descompactei obtive wav, só que o áudio do wav ficam extremamente mais baixos que o .wv você sabe o motivo ?

  • @carlosrodrigues7695
    @carlosrodrigues7695 4 года назад

    Ótimo vídeo e com uma excelente explicação

  • @estadograve
    @estadograve Год назад

    A taxa de amostragem influencia no volume do som ?

    • @Audiofilicocom
      @Audiofilicocom  Год назад

      Não, mas como pode trazer mais clareza em certas regiões do som, especialmente agudos, algumas pessoas podem ter a percepção de que o som aumentou, mas não, a intensidade sonora permanece a mesma.

  • @caiogolfeto
    @caiogolfeto 9 месяцев назад

    Sempre que vou digitalizar LP pra mandar pras gravadoras usarem mas plataformas (casos em que se perderam os tapes masters) faço a captação em 96.0 hz e 32bits porque meu monitor é de 32. Então quando vou finalizar o arquivos em WAV pra mandar eu fecho em 16. Já os 96.0hz eu prefiro porque na hora de usar filtros como Redução de ruído branco. Redução de cliques e estalos, até mesmo na reequalização, ela me dá um campo maior e diminuiu a perda do conteúdo gravado. Já fiz testes com arquivos em 44.1 hz e a perda de detalhes ao passar filtros é muito maior. Porém hoje em dia existem vários programas de inteligência artificial no mercado que fazem uma boa divisão de pistas em áudios estéreo. Como bateria , baixo, piano, guitarra, coro e vocal. Fazendo assim com que vc tenha um amplo campo de possibilidades de filtrar os instrumentos separados. Por exemplo remover o ruído de vinil de uma faixa estéreo machuca mais a definição dos pratos da bateria se comparar quando vc dividi a faixa e pistas e filtra de forma mais branda a pista da bateria isolada. Ju tandi tudo no final , percebe se que a bateria está melhor na que foi filtrada com as pistas individuais. Fora outros benefícios como: postura da pista vocal principal. Diminuição do da reverberação vocal e equalização de instrumentos separados. Está cada vez mais fácil trabalhar com isso e tbm deixar a qualidade do trabalho bem superior se compare com recursos que tínhamos há anos atrás.

    • @ivangomes9030
      @ivangomes9030 23 дня назад

      Bom dia, vc usa qual placa de som ? Aqui comprei uma Asus Xonar U5 Usb e para minha surpresa não grava melhor meus discos que uma antiga Turtle Beach Pinnacle. E para remover Clicks uso o Vinylstudio em modo manual juntamente com o Sonnox Declicker com setup ajustado, denoiser não uso pois a cápsula Ortofon Blue é muito boa.

  • @euridiolima6078
    @euridiolima6078 3 года назад

    Melhor comentário " A profundidade de bit é um pouco complicada de se explicar profundamente" kikkk

  • @paulobispo1551
    @paulobispo1551 10 месяцев назад

    porque tem música que parece ficar melhor em 128 e nao em 320kps

  • @gilsontavares9152
    @gilsontavares9152 4 года назад

    @Audiofilico.com Prezado, por favor tenho uma duvida e curiosidade acredito que você possa ajudar, costumo baixar clipes em MP4 e na maioria das vezes se eu baixar em 360p ele vem com 95 ou 96 Kbps e uma taxa de amostragem de 48Khz mas se eu baixar em 480p não terei um arquivo tão pesado mas com um Kbps maior que quase sempre o MP4 vem com 127 ou 128 Kbps e 44Khz, no meu entendimento e alguns testes que fiz alguns clipes ficam com uma qualidade melhor sem distorção, um som mais equilibrado, mas o que fiquei na dúvida por que? ele diminuiu o Khz na taxa de amostragem, e pelo que entendi do que li e de vídeos que assisti, quanto maior for o Khz, ele atinge uma proporção maior de som no espaço correto???Obrigado!!

    • @Audiofilicocom
      @Audiofilicocom  4 года назад +2

      Mais ou menos. Sim, é verdade que o arquivo com uma maior taxa de kHz tem a capacidade de ter melhor qualidade de som, especialmente nos agudos. Porém, é importante que o arquivo tenha sido gravado corretamente usando essas configurações. Entretanto, como o arquivo é baixado da internet, o codec de áudio provavelmente é o mp3 ou algum outro com perdas o que faz com que a taxa de amostragem seja menos relevante. Como o mp3 é muito focado no tamanho do arquivo em si, sendo classificado pelo tamanho do arquivo por segundo, realmente ter um kbps maior deve trazer uma qualidade de áudio com menos perdas. Resumindo: o que falo nesse vídeo vale muito para arquivos sem perdas como os WAV. Os arquivos MP3 e outros com perdas que povoam a internet normalmente já tiveram muitas informações perdidas com o intuito de compactação e com isso a taxa de amostragem e profundidade de bits nem sempre refletem a qualidade do som.

    • @gilsontavares9152
      @gilsontavares9152 4 года назад

      @@Audiofilicocom Prezado muito obrigado pela sua explicação, já esclareceu minha dúvida que era isso mesmo se a mudança de 44khz para 48Khz ou vice-versa iria interferir na qualidade do áudio do MP4!! Abs

    • @gilsontavares9152
      @gilsontavares9152 4 года назад

      @@Audiofilicocom Prezado, por favor, como você foi bastante prestativo em responder, o que é muito difícil de ver nas pessoas que postam vídeos no youtube , quase sempre nunca respondem, queria tirar uma outra duvida o percebi que você tem conhecimento nesse ramo e pode ajudar, se eu baixo um vídeo do youtube em um canal oficial no qual ele foi postado em 360p e posso baixar em 360p,480p,720 ou 1080p que ele fica com uma tela cheia normal, mas se o cantor ou grupo atualiza o mesmo vídeo alterando a qualidade de imagem e áudio quando vou baixar novamente, em qualquer formato ele vem uma tela de 16 polegas e em volta dos 4 lados tarja preta, não vem nem 16:9, no meu entendimento, como quando colado em 360p ele está em 4:3 mas já que atualizaram para uma qualidade HD deveria vir em 16:9, isso é estranho pois só acontece com o vídeo que foi atualizado, se eu baixo um vídeo que já foi colocado em HD desde a primeira inserção isso não acontece, ele vem com tela 16:9 e mesmo que eu trabalhe com meu projetor em 4:3 ele preenche toda imagem já que 360p,480p,720p e 1080p está relacionado a qualidade do vídeo e áudio que escolho quando baixo!! Não sei se consegui passar de forma clara o que realmente acontece!! Ficarei grato se puder ajudar e mais uma vez parabéns pela disponibilidade!!!

    • @Audiofilicocom
      @Audiofilicocom  4 года назад +1

      @@gilsontavares9152 Não entendi muito bem a sua questão, mas vou dizer algo sobre o assunto:
      - A proporção da tela (4:3, 1:1, 16:9) não tem ligação direta com a resolução. Um vídeo pode ser 16:9 sendo 360p, 480p, 720p, 1080p, etc., assim como também pode ser 4:3 em qualquer resolução.
      - Não passei por nenhum problema parecido com o que eu acho que você citou aí, mas normalmente esse tipo de problema tem mais a ver com o serviço que você usa para baixar os vídeos. A minha recomendação é testar outros programas ou outros sites para fazer esse download.

    • @gilsontavares9152
      @gilsontavares9152 4 года назад

      @@Audiofilicocom Prezado muito obrigado pela resposta mais uma vez e orientações, você tem razão, eu poderia testar em outras plataformas o grande problema é que eu já tinha poucas opções para baixar clipes em 360p,480p,720p e 1080p do RUclips agora então, só tenho uma única opção pois as demais foram bloqueadas pelo próprio RUclips talvez por força de justiça, não sou a favor da ilegalidade, até pq faço questão de pagar assinatura de TV legalizada mensalmente mas talvez seja a unica pessoa no mundo que não gosta e não tem nenhuma assinatura nas plataformas de streams de filmes ou músicas, o próprio RUclips deveria oferecer esse serviço de downloads por clipes e cobrar individualmente assim teríamos arquivos de mais qualidade!! Muito obrigado pela ajuda!!

  • @viroesperantisto3988
    @viroesperantisto3988 3 года назад

    A melhor parte é o sotaque baiano.

  • @ksm3564
    @ksm3564 3 года назад +1

    Olha o tanto de fones ali atrás.
    Me dá um?