Na entrevista abaixo, Elis Regina fala explicitamente que o problema era o capital (também fala corajosamente sobre aborto e outros temas): ruclips.net/video/uULuJNV6kkg/видео.html
Confesso que num primeiro momento eu também me emocionei com o comercial de IA da Wolkswagen. Mas vendo essa e outras entrevistas dela se vê perfeitamente que ela nem aceitaria isso.
Год назад+42
Vale lembrar também o trecho da entrevista no Vox Populi em que ela diz ter sido um equívoco ter cantado "Nada Será Como Antes" em seu programa de TV como uma apologia de empresas de telecomunicações... Definitivamente, não aceitaria apropriação/deturpação da canção contestatória de Belchior pela ideologia de consumo de uma multinacional que, aliás, foi conivente e cúmplice da ditadura empresarial-militar.
Rapaz, suas sensações, assim como as minhas, só reforçam como o comercial foi bom. Todos os espectros se emocionaram. Afinal, não é disso que a Arte se alimenta e nos entrega de volta?
@ Vc queria o quê? A VW lutando contra o regime? Não seja inocente. Nos anos 70 havia somente 3 montadoras, Ford, Chevrolet e VW. Protecionismo estatal contra importações. Deve ter sido um momento ótimo pra montadora Alemã. Por que ela deveria ir contra?
@@franciscodonizetidasilva9570então amigo, a questão, complexa pra quem acha q ditadura é só o governo, é q as empresas tb fazem parte entende? Por isso o golpe do Bozo (o nosso e não aquele original q a Elis se referiu) não deu certo, pois seria pior pra maioria das empresas, pq se fosse bom davam golpe de novo. E a Elis tinha plena consciência disso, de como as coisas funcionam e esse comercial da VW com a Elis e o Belchior é uma gargalhada no estilo mais sarcástica nazi na cara deles, e na nossa...
@@franciscodonizetidasilva9570 , a montadora não seria contra o Regime mesmo, mas e a Elis e o Belchior? Será que eles topariam esse comercial? Isso que me pergunto.
A mulher deixa qualquer pessoa de " boca aberta", com tanta inteligência, elegância, personalidade. Elis nasceu em uma época que a humanidade jamais entendeu e sequer acompanhou os seus raciocínios. Com toda certeza um Mulher do " FUTURO" e sua partida na época não foi um acaso. Linda Elis 👏👏👏 fã eternamente!
Havia muitas mulheres brilhantes naquela época. Dizer que eram “à frente do seu tempo” não passa de dor de cotovelo dos conservadores. Prova que ainda hoje, 41 anos depois da sua morte, nos surpreende o jeito altivo e sincero de se comunicar. Abram seus olhos, jovens. Não perpetuem um discurso fabricado desde sempre para manter tudo como esteve. 🤔👍🏼
Eita! Essa entrevista fica pra história! Elis Regina Maravilhosa! Quase não há mais pessoas assim no mundo! Coragem, personalidade, talento, sabedoria! Única! Mulher incrível!!!
@@marijuana5131Desde de quando a Elis era " artista da Globo"? Ela foi cantora, não atriz. Cantava na tv sim em qualquer emissora que convidasse. Cada uma! Esse povo tá ressentido mesmo!
@@MariaCarvalho-ks5ixcorreto. As vezes as pessoas colocam política em tudo e confunde as coisas. Deixam de ser isentos por discordar da opiniao do artista. Pelo menos devia conhecer a historia e o contexto daquilo que foi dito.
Durmo mal, sabendo que Elis não autorizaria a imagem dela junto à Volkswagen. Durmo em paz, sabendo que Elis não autorizaria a imagem dela junto à Volkswagen.
5 лет назад+64
"Consciência de classe pouca gente tem", diz Elis neste trecho da antológica entrevista de 1982, no programa Jogo da Verdade, da TV Cultura. A última entrevista e aparição de Elis na televisão. Ela morreria cerca de duas semanas depois. Quando abria a boca, era uma assumidade, uma defesa de tese, uma mulher de lutas, seja para cantar ou para falar. Aqui, fala sobre a necessidade da consciência de classe para peitar patrões, donos do mercado, donos do poder e Ministério da Educação (ou da Cultura), de maneira independente ou em sindicatos. É verdade que, durante sua carreira, dado o contexto da ditadura militar e da censura, Elis foi muito pressionada pela chamada "patrulha ideológica", mas ela se politizou, devido sua forte personalidade, e aprendeu muito, o que se atesta em entrevistas, nas ações de sua vida e nas interpretações de músicas de sua carreira.
#quemmatouelis Elis foi assassinada por ter ameaçado revelar o que sabia da máfia das gravadoras. Ela sabia que ia morrer. Ela andava pouco antes da sua morte com gente da máfia das gravadoras, mata-la era do interesse até de ex-marido. Nelson Mota medroso como sempre durante toda sua vida não deve coragem de acusar a quem ele suspeitava. O legista de Elis foi o mesmo Harry Shibata o mesmo de Vladimir Herzog.
#quemmatouelis Elis foi assassinada por ter ameaçado revelar o que sabia da máfia das gravadoras. Ela sabia que ia morrer. Ela andava pouco antes da sua morte com gente da máfia das gravadoras, mata-la era do interesse até de ex-marido. Nelson Mota medroso como sempre durante toda sua vida não deve coragem de acusar a quem ele suspeitava. O legista de Elis foi o mesmo Harry Shibata o mesmo de Vladimir Herzog.
Foi muito bom rever esse trecho da entrevista. Além do talento musical incontestável, Elis Regina sempre foi muito politizada e um verdadeiro orgulho à nossa nação. Muito do que ela disse é atemporal e mostra que, infelizmente, nós brasileiros, ainda não aprendemos a aprender com os próprios erros.
Uma visionária, a primeira fala da saudosa Elis Regina, manifesta sobre a luta de classes, principalmente Educação e interesses. A última manifestação é algo fenomenal: " ...e eu não quero ser atropelado em um rua, um beco escuro de São Paulo." Respeito e muita saudade.
🤣🤣🤣🤣 Elis, luta de classes? Comunista? Adoro Elis, mas ela jogava pra torcida. Era chique ser de esquerda e "lutar" contra o regime militar, principalmente a censura. Só isso, mais nada.
A cantora mais popular do Brasil em 1982 desfilava a mais fina erudição subversiva em plena rede nacional. A julgar pelo que temos hoje, será que evoluímos?? (Contém ironia)
Isso sim era uma artista que geracao incrivel nao existe mais artistas que preste queria ser desse tempo. Essa mulher representa o brasil a sociedade a musica. N tem comparacao que saudade de ter artistas assim. que saudade de elis regina
Sou associado à ASSIM como compositor e fiquei surpreso com a informação de que foi Elis quem correu atrás de que a coisa acontecesse. Ainda dando meus primeiros passos e creio que lançarei meu primeiro disco este ano, se tudo der certo, no mês que vem. Curioso é que, em certa parcela, o que Elis reclama aqui neste vídeo começou a ser melhor "resolvido": com a tecnologia e a internet, é muito mais possível para um músico ou intérprete se lançar sem depender de uma grande gravadora. Não está o ideal, mas creio que já houve boa melhora.
Год назад+2
Não foi nada resolvido, apenas o modo de trabalho e de produção mudou drasticamente desde então. Outros problemas econômicos surgiram, outros monopólios, outras dificuldades com RUclips, Spotify, Deezer etc.
@ eu não disse que foi resolvido, mas que melhorou, caminhou. Hoje em dia um pequeno músico como eu consegue se lançar. Na época de Elis, só com muita boa vontad$ das gravadoras. Isso é ótimo para quem não é grande, nem poderoso.
Este vídeo da consciência de classe por uma Cantora feito Elis me faz lembrar o exemplo usado por Marx, muito antes de gravadoras, sobre trabalho e capital: "[...] Uma cantora que vende seu canto por conta própria é um trabalhador improdutivo. Mas, a mesma cantora, se um empresário a contrata para ganhar dinheiro com seu canto, é um trabalho produtivo, pois produz capital. [...]"
Se Elis fosse viva hoje, teria seu próprio canal no RUclips e seria um grande sucesso com milhões de inscritos. Tudo muda. Neste século os artistas são mais donos dos seus narizes. Graças a Deus 🙏
2 года назад+2
Não é bem assim. O poderio das gravadoras tradicionais decaiu, ao que o artista pode ter maiores liberdades de escolhas, mas ainda há produtores ditando e moldando sucessos, portanto quanto maior a liberdade e a coragem, menor visibilidade. Graças a dEU$, os conglomerados continuam capitalistas e mandam através dos algoritmos e retiram monetização de quem é engajado (como foi o meu caso). Não só isso: lucram em cima de todos, até de usuários comuns feito você. Recomendo que estude o conceito recente de "sociedade de controle": a ideologia neoliberal faz parecer que tudo, inclusive o trabalho, ficou mais "livre", porém o controle e a exploração tornaram-se constantes.
2 года назад+1
Aliás, a própria filha da Elis relatou algo parecido na seguinte entrevista deste ano: ruclips.net/video/zQc2yUEMH9Y/видео.html
Muito bom rever essa passagem específica da última entrevista da Elis em vida. É um alento nesse momento em que a memória da artista vem sendo usada para fins meramente comerciais. O limite do respeito e do bom senso vem sendo muito ultrapassado por aqueles mesmos que deveriam ser os defensores dessa arte e memória.
Que artista / mulher/ pessoa com nível e capacidade de enxergar a realidade material de uma maneira tão clara que na atualidade não consigo encontrar em nenhuma personalidade pública (seja cantoras, esportistas, jornalistas, atrizes e etc) nada que passe sequer perto.
Lembro quando eu era adolescente e sonhava em fazer música no Brasil. Paralelamente os programas de TV e rádio foram engolidas por Sertanejo Universitário e eu fui trabalhar como atendente de caixa de supermercado.
Ela nasceu com um talento genial. Todo mundo sabe. O que muitos poucos sabem é que ela foi um ser com consciência política em estado avançado. Professores de ciência com 70 anos tem que pagar um sapo pra ela. ELIS, FODONA.... Viva ELIS.. .
Hoje temos plataformas onde os artistas podem lançar suas músicas de forma independente, essas plataformas não vieram “dos patrões” mas tbm não vieram dos “manipulados” como a própria Elis cita. Eita, Elis! Vc foi poupada de muito desengano.
Maravilhosa!!! Essa mulher hoje iria dar uma coça nos artistas corruptos atuais. Mas vai que acontece algum acidente... Nada mudou. Ainda em que existem os que dão exemplo, ganham suas graças sozinhos depois de conhecidos. Mas tem a bolha que são verdadeiros parasitas no país. Viva muitos com caráter como o da Elis!!!
Nunca tinha me dado conta de que a parte "enquanto houver Mercedes e luvas astronômicas" provavelmente foi uma indireta para a Simone, que tinha assinado um contrato milionário com a CBS, por essa época, e teria ganhado uma Mercedes Benz como adiantamento.
A Elis conhecia um pouco mais que os artistas atuais sobre política e economia.
Год назад+3
Coisa fora de série no mundo todo. Que outra Cantora tinha ou tem tal conscientização para além de Cantar?! Só consigo recordar das falas e posicionamentos de Nina Simone. Por isso também Elis é grandiosa.
quando se assiste uma entrevista dessa é que a gente pode entender melhor as críticas da propaganda de carro em 2023 que utilizou uma IA pra recriar a imagem de Elis cantando feliz dentro de um carro da empresa. Anacronismo com a obra, a imagem e o significado político, musical e estético da grande artista que foi Elis.
Год назад+11
Sim! Vale lembrar também aquele trecho em entrevista ao Vox Populi em que Elis disse ter sido um equívoco cantar "Nada Será Como Antes" numa cabine de telecomunicações. Imagine, então, o que pensaria ela da deturpação/apropriação de uma canção contestatória do Belchior pela ideologia de consumo de uma multinacional de carro, que, aliás, foi conivente e cúmplice da ditadura empresarial-militar!
@ Tanto os filhos da Elis e os descendentes do Belchior, que detém os direito autorais da música e da interpretação, não se incomodaram com o comercial da Volkswagen. Por que vc se incomodaria com isso? A música não te pertence.
@@oscarl.decarvalho7397ealmente eles não estão preocupado o isso meu caro, estão preocupados com o dinheiro. Mas è interessante o Debate sim, porque nos faz parar para raciocinar outros pontos de vista, porque se não caímos no campo do comodismo.
Recado pra quem não participou da greve...bom, na verdade, é preciso construir está consciência de classe...caso contrário...oh, pobre nação....Grande Elis
...q eloquência e primor de linguagem de Elis Regina, q clarividência e lucidez, q saber e conhecimento profundo e intimativo das coisas deste país e sua gente, assim se pudera quase dizer q nela queimavam ânsias proféticas, a visionar o quotidiano de miséria e abjeção sob q tonteia e vasqueja hoje a massa desse nosso povo brasileiro ... talento genial , pois, a brilhar e luzir sob todos aspectos e faces da arte , arte sobretudo fundamente entranha no substrato essencial do Brasil,quem pois no-la dera hoje, nos tristes e ainda mais enoitecidos dias q abismam este país,afundido na barbárie cruentada e no caos, na infâmia colonialista dita liberal ou neoliberal,simplesmente a pique de desagregação e dissolução, segundo interesses da embaixada de Washington e da sua marafona imunda , a banca agiota e sanguinária,
@@joseanydias7055 , cara senhorita, sem dúvida, mais creio q o comentário me saiu bem virgulado; de resto, agradeço - lhe o ensejo q me deparou ao notá - lo , fazendo - me rele - lo , cousa de q já nem me lembrava mais, às vezes realmente a gente rabisca algo aqui, no rodapé do RUclips, no correr do teclado, sem maiores cuidados e atenções, obg pela correspondência,
O programa chama "Jogo da Verdade" e ela foi bem no pé da letra, sendo bastante materialista. Agora , pra mim, aquela coisa de "Elis faz muita falta" faz muito mais sentido do que já fazia. Seria interessante demais, pelo menos mais duas décadas de Elis com a língua solta pelo mundo.
O incrível é que em 2023 a situação não mudou. Exemplo paralelo ao que a Elis falou: fui conselheiro do condomínio onde moro e, nas assembleias, compareciam em torno de 6 pessoas, num total de 53 unidades. Ou seja, 6 pessoas decidiam por 53. E depois das assembleias, o síndico recebia uma enxurrada de reclamações sobre as decisões que foram tomadas.
Год назад+3
"Micropoderes" são consequência do "macropoder"...
Elis Regina era bastante inteligente, informada e engajada. Por isso acho estranho que aborde essa questão de forma tão simplista. Diferentemente dos dias atuais em que um artista consegue produzir e distribuir material de qualidade de dentro do próprio quarto, nesses tempos, o custo de produção era elevadíssimo. Não é apenas o custo do tape e do vinil impresso. Precisa incorporar a amortização do custo de toda uma estrutura sem a qual não seria viável ser artista. Desde músicos de estúdio a engenheiros, equipamentos analógicos importados caros e de alta qualidade, tempo de estúdio, hospedagem, pessoal de A&R e marketing, publicidade e divulgação nacional, estrutura administrativa, custos de distribuição, margem do ponto de venda, impostos etc... Tudo isso compunha o preço final de uma unidade de vinil. O artista não tinha nenhum outro trabalho senão sua arte: compor e executar. É uma falácia dizer que "90% ficava com a gravadora". Não é correto nem justo. Ou ela estava desinformada (o que eu duvido) ou divulgando uma enorme fake news. Todos os grandes artistas da época de ouro das gravadoras se tornaram nacionalmente (e até internacionalmente) conhecidos e milionários. Inclusive Elis Regina. Os músicos de sua banda ao vivo, não necessariamente. Poderíamos questionar se ela não "ficou com 90% dos lucros" de seus shows?
Deve ser ironico até a propia Elis criticar os meios de produção da musica e soar um pouco de hipocrisia (sendo uma cantora internacional e milionaria), mas não deixa de estar certa sobre como os meios de produção e a massa do consumo material gira em torno do capital e do sistema, já que é o sistema que nós vivemos
Ela menciona sobre desemprego dos musicos, quando uma discoteca com fita opera é 5 musicos desempregados e 5 famílias sem sustento, isso era a tecnologia da época, hj isso está em larga escala em varios nichos, causando cada vez mais desempregados, mais sempre com uma roupagem ou tema bonito como cortina de fumaça.
Essa parte que ela diz que não quer morrer atropelada ( assassinada) em SP ,porque tem 3 filhos pra criar,me faz pensar...eu já ouvi uma teoria que a Elis pudesse ter sido assassinada porque falava demais.A sua morte pra mim é estranha : ter uma overdose dentro de casa com 3 filhos? Era conveniente eliminà -la no auge da carreira,como a maioria dos artistas morrem,por overdose de drogas,tranformando-a ainda mais em um mito!
Misericórdia, ela morreu de overdose. Vamos nos informar. Nenhum amigo viu indício de ditadura. Ela errou na dose das drogas e álcool. Amigos dizem que ela morreu de "burrice", pois não soube beber e usar drogas. Ditadura militar foi uma merda, mas não há indício algum que foram eles. Em 1980 tava muito "calmo" em relaçao à ações da ditadura.
Não tem fundamento nenhum nisso, com tantos alvos pra que iriam eliminar uma Artista?Ainda mais que era no Governo do Figueiredo, se fosse no governo do Arthur Costa e Silva essa teoria poderia fazer sentido. Poderiam ter eliminado ela muito antes se quisessem realmente fazer isso.
@ puxa! Essa, sim, é digna de ser chamada "diva". Que mulher talentosa Elis foi. Passei a ouvir sua músicas após essa entevista por conta da voz e, nossa!.. das canções que ouvi senti algo tão doce nas minhas narinas, garganta e cérebro. É como se eu tivesse respirando um ar melhor. Que sensação agradável.
Na entrevista abaixo, Elis Regina fala explicitamente que o problema era o capital (também fala corajosamente sobre aborto e outros temas): ruclips.net/video/uULuJNV6kkg/видео.html
Confesso que num primeiro momento eu também me emocionei com o comercial de IA da Wolkswagen. Mas vendo essa e outras entrevistas dela se vê perfeitamente que ela nem aceitaria isso.
Vale lembrar também o trecho da entrevista no Vox Populi em que ela diz ter sido um equívoco ter cantado "Nada Será Como Antes" em seu programa de TV como uma apologia de empresas de telecomunicações... Definitivamente, não aceitaria apropriação/deturpação da canção contestatória de Belchior pela ideologia de consumo de uma multinacional que, aliás, foi conivente e cúmplice da ditadura empresarial-militar.
Rapaz, suas sensações, assim como as minhas, só reforçam como o comercial foi bom. Todos os espectros se emocionaram. Afinal, não é disso que a Arte se alimenta e nos entrega de volta?
@ Vc queria o quê? A VW lutando contra o regime? Não seja inocente. Nos anos 70 havia somente 3 montadoras, Ford, Chevrolet e VW. Protecionismo estatal contra importações. Deve ter sido um momento ótimo pra montadora Alemã. Por que ela deveria ir contra?
@@franciscodonizetidasilva9570então amigo, a questão, complexa pra quem acha q ditadura é só o governo, é q as empresas tb fazem parte entende? Por isso o golpe do Bozo (o nosso e não aquele original q a Elis se referiu) não deu certo, pois seria pior pra maioria das empresas, pq se fosse bom davam golpe de novo. E a Elis tinha plena consciência disso, de como as coisas funcionam e esse comercial da VW com a Elis e o Belchior é uma gargalhada no estilo mais sarcástica nazi na cara deles, e na nossa...
@@franciscodonizetidasilva9570 , a montadora não seria contra o Regime mesmo, mas e a Elis e o Belchior? Será que eles topariam esse comercial? Isso que me pergunto.
O jeito "Malandro" de falar dá gosto ! Sua voz tem doçura e força ao mesmo tempo! Eterna!
Ela não só era uma ótima cantora, tinha uma inteligência incalculável, como falava bem. Saudades dela.
cheirava bem também..
Tinha. Fumou algo estragado? 😅😅😅
@@artemenorainda oxi kkkk
Ela não falou coisa com coisa, "miga"!
Ela maluca só falou bobagens 😂😂😂😂😂😂
Regina sempre linda! Como seria hoje se estivesse viva? Não saberemos jamais.
A mulher deixa qualquer pessoa de " boca aberta", com tanta inteligência, elegância, personalidade. Elis nasceu em uma época que a humanidade jamais entendeu e sequer acompanhou os seus raciocínios. Com toda certeza um Mulher do " FUTURO" e sua partida na época não foi um acaso. Linda Elis 👏👏👏 fã eternamente!
Pois é,com inteligência e raciocínio articulado,mas foi morrer de overdose aos 36 anos.
@@andredeoliveiradasilvaoliv9925Só você é perfeito e não tem problemas e limitações na vida.😂😂😂😂😂😂
@@andredeoliveiradasilvaoliv9925 Pois é, né? Ou será que "suicidaram" ela igual "suicidaram" Vladmir Herzog?
Havia muitas mulheres brilhantes naquela época. Dizer que eram “à frente do seu tempo” não passa de dor de cotovelo dos conservadores. Prova que ainda hoje, 41 anos depois da sua morte, nos surpreende o jeito altivo e sincero de se comunicar.
Abram seus olhos, jovens. Não perpetuem um discurso fabricado desde sempre para manter tudo como esteve. 🤔👍🏼
Inteligência não é sinonimo de alguma coisa, a Anita fala até inglês mas ensina tua filha a quicar na piroca.
Elis era uma força da natureza ....que mulher incrível.
Aí sim ! Te amo moço ! Salve Elis Regina Carvalho Costa ! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Sou muito fã. Sempre postei, aqui no canal, vídeos dela cantando e entrevistas de artistas próximos sobre ela.
Eita! Essa entrevista fica pra história! Elis Regina Maravilhosa! Quase não há mais pessoas assim no mundo!
Coragem, personalidade, talento, sabedoria! Única! Mulher incrível!!!
Todo artista da globo é assim, são contra o empresáriado, mas o Roberto Marinho é gente boa
@@marijuana5131Desde de quando a Elis era " artista da Globo"? Ela foi cantora, não atriz. Cantava na tv sim em qualquer emissora que convidasse. Cada uma! Esse povo tá ressentido mesmo!
Há sim, eu estou viva. E na luta pela consciência da minha classe.
@@MariaCarvalho-ks5ixcorreto. As vezes as pessoas colocam política em tudo e confunde as coisas. Deixam de ser isentos por discordar da opiniao do artista. Pelo menos devia conhecer a historia e o contexto daquilo que foi dito.
Tem gente que está além de seu tempo. Essa aí é um exemplo desse tipo de gente. Mulher Colossal!
"ELES SÃO MANIPULADOS A ESSE PONTO DE BRIGAR PELO INTERESSE DO PATRÃO. EU NÃO VOU BRIGAR POR UM INTERESSE DO QUAL EU RECEBO 10%"
Parece 2021
Seu comentário foi há 8 mesês atrás
Bonito nome, Anne ;)
Essa citação me lembra aquela "greve" dos caminhoneiros que teve há poucos anos.
Essa frase é genial!
Fantástica. Obrigado, Fernando.
Durmo mal, sabendo que Elis não autorizaria a imagem dela junto à Volkswagen.
Durmo em paz, sabendo que Elis não autorizaria a imagem dela junto à Volkswagen.
"Consciência de classe pouca gente tem", diz Elis neste trecho da antológica entrevista de 1982, no programa Jogo da Verdade, da TV Cultura. A última entrevista e aparição de Elis na televisão. Ela morreria cerca de duas semanas depois. Quando abria a boca, era uma assumidade, uma defesa de tese, uma mulher de lutas, seja para cantar ou para falar. Aqui, fala sobre a necessidade da consciência de classe para peitar patrões, donos do mercado, donos do poder e Ministério da Educação (ou da Cultura), de maneira independente ou em sindicatos. É verdade que, durante sua carreira, dado o contexto da ditadura militar e da censura, Elis foi muito pressionada pela chamada "patrulha ideológica", mas ela se politizou, devido sua forte personalidade, e aprendeu muito, o que se atesta em entrevistas, nas ações de sua vida e nas interpretações de músicas de sua carreira.
#quemmatouelis
Elis foi assassinada por ter ameaçado revelar o que sabia da máfia das gravadoras. Ela sabia que ia morrer. Ela andava pouco antes da sua morte com gente da máfia das gravadoras, mata-la era do interesse até de ex-marido. Nelson Mota medroso como sempre durante toda sua vida não deve coragem de acusar a quem ele suspeitava. O legista de Elis foi o mesmo Harry Shibata o mesmo de Vladimir Herzog.
Uma artista muito querida, mas esse papo de luta de classes e sindicato é coisa de maluco.
Elis além de cantar, pensava.
Não vivia no mundo da lua, pelo contrário, tinha os pés fincadinhos no chão.
Com os pés no chão? Pelo que ouvi ela vivia a maioria do tempo drogada e bêbada
O povo comenta sem saber da missa um terço. Típico de brasileiro não gostar de ler, mas sempre ter uma opinião sobre tudo.
Uma entrevista com mais de 40 anos , infelizmente os problemas continuam até maiores mas complexos....socorooooooo
Bem mais complexos
como nossos pais infelizmente é atual
#quemmatouelis
Elis foi assassinada por ter ameaçado revelar o que sabia da máfia das gravadoras. Ela sabia que ia morrer. Ela andava pouco antes da sua morte com gente da máfia das gravadoras, mata-la era do interesse até de ex-marido. Nelson Mota medroso como sempre durante toda sua vida não deve coragem de acusar a quem ele suspeitava. O legista de Elis foi o mesmo Harry Shibata o mesmo de Vladimir Herzog.
@@giovannacarneiro4197 apaga que dá tempo... corre...
Eu mesmo apaguei. Fake bolsonarenta não merece holofote, sobretudo porque o DESgoverno está no fim.
Foi muito bom rever esse trecho da entrevista. Além do talento musical incontestável, Elis Regina sempre foi muito politizada e um verdadeiro orgulho à nossa nação. Muito do que ela disse é atemporal e mostra que, infelizmente, nós brasileiros, ainda não aprendemos a aprender com os próprios erros.
Elis era genial.
Deixou o cara sem palavras
O que ela falou vale pela maioria dos trabalhadores
Grande Elis!
E ate o brasil nunca mudou que mulher incrivel
Eterna Elis Regina!!! ❤ ❤ ❤
Gênio companheira irmã companheira parabéns peregrina companheira guerreira 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏🙏🙏🙏👏👏👏👏
Uma visionária, a primeira fala da saudosa Elis Regina, manifesta sobre a luta de classes, principalmente Educação e interesses. A última manifestação é algo fenomenal: " ...e eu não quero ser atropelado em um rua, um beco escuro de São Paulo." Respeito e muita saudade.
🤣🤣🤣🤣 Elis, luta de classes? Comunista? Adoro Elis, mas ela jogava pra torcida. Era chique ser de esquerda e "lutar" contra o regime militar, principalmente a censura. Só isso, mais nada.
''Te contei?'',ela termina assim,o nome de uma novela de 1978.
@@89681eric não. Ela morre de overdose - drogada. Uma pena, foi grande na música e pequena no autoconhecimento.
@@possi5056 Carma é carma,eu detesto bebida de álcool e virei alcoólatra.
Deixa eu explicar,a timidez e a insegurança me levaram à bebida e à tarja preta ,abraços.
Elis Regina: verdadeiro brilhante!
Precisamos de uma ELLIS para ontem!!!! Saudades. Infelizmente não sou e não fui do tempo dela.
Magnífica entrevista, que cantora politizada!!!!
O reino do mal '" direita vs esquerda e esquerda vs direita" precisa chegar ao fim.
@@ernandessousa9033 Eu também gostaria que amainasse essa disputa.
A cantora mais popular do Brasil em 1982 desfilava a mais fina erudição subversiva em plena rede nacional.
A julgar pelo que temos hoje, será que evoluímos?? (Contém ironia)
Sim... evoluimos !
Como canta Marcynho Sensação (o rei do paredão )
" olha que o jogo virou"
Contém ironia também kk
Nem um centímetro.
chega até ser engraçado um nivel de consciencia dessa mulher, to aqui em 2023, mulher linda incrível!
Se fosse hoje em dia, seria cancelada, falava na lata, maravilhosa!!!
A Elis era bala na agulha papo reto e direto ne!!! Muito emponderada!!! Eternamente Elis...
Viva a Educação no país!
A lucidez dessa mulher me espanta 👏🏻❤️
Idem.
Morro de saudade de você, minha amada Elis!❤
Alguém assistindo essa mulher maravilhosa em 2020 ?
Eu
Pode ser em 09/2022?
2023
2023
Assistindo em 2023, depois da propaganda deturpada da Volks. Mandar esse vídeo para eles fazerem uma peça publicitária em cima.
Isso sim era uma artista que geracao incrivel nao existe mais artistas que preste queria ser desse tempo.
Essa mulher representa o brasil a sociedade a musica.
N tem comparacao que saudade de ter artistas assim. que saudade de elis regina
Então você não conhece o rap.
“Queroa ser dessa época” “que saudade de Elis Regina” 🤔
tão gostoso ouvir gente inteligente conversand ne
Que mulher incrível, meu pai amava as músicas dela e do Belchior.
Sou associado à ASSIM como compositor e fiquei surpreso com a informação de que foi Elis quem correu atrás de que a coisa acontecesse. Ainda dando meus primeiros passos e creio que lançarei meu primeiro disco este ano, se tudo der certo, no mês que vem.
Curioso é que, em certa parcela, o que Elis reclama aqui neste vídeo começou a ser melhor "resolvido": com a tecnologia e a internet, é muito mais possível para um músico ou intérprete se lançar sem depender de uma grande gravadora. Não está o ideal, mas creio que já houve boa melhora.
Não foi nada resolvido, apenas o modo de trabalho e de produção mudou drasticamente desde então. Outros problemas econômicos surgiram, outros monopólios, outras dificuldades com RUclips, Spotify, Deezer etc.
@ eu não disse que foi resolvido, mas que melhorou, caminhou. Hoje em dia um pequeno músico como eu consegue se lançar. Na época de Elis, só com muita boa vontad$ das gravadoras. Isso é ótimo para quem não é grande, nem poderoso.
Tem como não admirar essa Mulher?
Este vídeo da consciência de classe por uma Cantora feito Elis me faz lembrar o exemplo usado por Marx, muito antes de gravadoras, sobre trabalho e capital: "[...] Uma cantora que vende seu canto por conta própria é um trabalhador improdutivo. Mas, a mesma cantora, se um empresário a contrata para ganhar dinheiro com seu canto, é um trabalho produtivo, pois produz capital. [...]"
Se Elis fosse viva hoje, teria seu próprio canal no RUclips e seria um grande sucesso com milhões de inscritos. Tudo muda. Neste século os artistas são mais donos dos seus narizes. Graças a Deus 🙏
Não é bem assim. O poderio das gravadoras tradicionais decaiu, ao que o artista pode ter maiores liberdades de escolhas, mas ainda há produtores ditando e moldando sucessos, portanto quanto maior a liberdade e a coragem, menor visibilidade. Graças a dEU$, os conglomerados continuam capitalistas e mandam através dos algoritmos e retiram monetização de quem é engajado (como foi o meu caso). Não só isso: lucram em cima de todos, até de usuários comuns feito você. Recomendo que estude o conceito recente de "sociedade de controle": a ideologia neoliberal faz parecer que tudo, inclusive o trabalho, ficou mais "livre", porém o controle e a exploração tornaram-se constantes.
Aliás, a própria filha da Elis relatou algo parecido na seguinte entrevista deste ano: ruclips.net/video/zQc2yUEMH9Y/видео.html
Sempre tive dúvidas sobre a morte de Elis Regina não acredito na forma que foi incomodava muita gente com sua fala muito sabia
Grande mulher!
Muito bom rever essa passagem específica da última entrevista da Elis em vida. É um alento nesse momento em que a memória da artista vem sendo usada para fins meramente comerciais. O limite do respeito e do bom senso vem sendo muito ultrapassado por aqueles mesmos que deveriam ser os defensores dessa arte e memória.
Que compreensão!! Que leitura de mundo!!!
Quando eu vejo a inteligencia dela com as cantoras de hoje ...como o Brasil regrediu em cultura
A maior e a mais inteligente das cantoras.
Mesmo discordando em quase 100% dos ideais políticos dela reconheço que era uma boa cantora e que sabia se expressar bem.
"Discordando em quase 100% dos ideais políticos dela" ... Ok , já sabemos em quem tu votas-te. Tchau, passar bem.
@@rochaffcr Já sei que mesmo sendo gaúcho tua visão política não condiz com a maioria de um estado sulista. O importante é ter saúde. Saudações!
@@rochaffcr kkkkkkkkkkkkkkk Tanso
Ela é demais essa mulher
simplesmente FANTASTICA!!!!
Que artista / mulher/ pessoa com nível e capacidade de enxergar a realidade material de uma maneira tão clara que na atualidade não consigo encontrar em nenhuma personalidade pública (seja cantoras, esportistas, jornalistas, atrizes e etc) nada que passe sequer perto.
Verdade.
Que mulher! Além do seu tempo. Consciência de classe, algo que não existe até hoje.
Lembro quando eu era adolescente e sonhava em fazer música no Brasil.
Paralelamente os programas de TV e rádio foram engolidas por Sertanejo Universitário e eu fui trabalhar como atendente de caixa de supermercado.
É a vida, irmã! vc prefere comprar uma carroça ou uma BMW, com o preço de uma carroça?
Difícil essas músicas de hoje e lixim mesmo
É,ficou difícil mesmo!
Mulher foda!
Mulherão.
Elis sempre atemporal!
Quando eu vejo o testemunho de vida dessas pessoas e o fim que elas tiveram... Fico feliz de pertencer ao outro lado!
Como dizem a ignorância é uma benção.
@@Danilo-p2j Cazuza, Renato Russo, Elis Regina e etc.... Ambos morreram por drogas ou álcool. Pra mim, não são exemplos de nada que presta!
@@josemaria1908_ E vocè é?
@@luizgonzaga4891 Eu sou sim, graças a Deus! Trabalho, NÃO uso drogas alguma!
@@josemaria1908_ Daora, não usa drogas e tals, beleza, mas a sua vida deve ser chata pra porra!
A sanidade e lucidez dessa mulher está distante anos luz, das atuais pseudô artistas.
A sanidade e a lucidez dessa mulher foi tanta que ela morreu de overdose,muito álcool e cocaína na cabeça,imagina só se ela não fosse lúcida hein rs.
Olha a cidadã Elis Regina ..que falta faz !!!vamos compartilhar👏👏👏😘😘
Já tinha extremistas desinformados nesse tempo...
Elis, vc é gigante e eterna!
Pra todos os lados ↔️....
@@luizantoniodeoliveira9974 De onde vêm os capitalistas exploradores, sanguessugas?
@@MitosNãoKagghamNaSuaCabeça do estado
Ela nasceu com um talento genial. Todo mundo sabe. O que muitos poucos sabem é que ela foi um ser com consciência política em estado avançado. Professores de ciência com 70 anos tem que pagar um sapo pra ela. ELIS, FODONA.... Viva ELIS.. .
Que mulher autentica
Hoje temos plataformas onde os artistas podem lançar suas músicas de forma independente, essas plataformas não vieram “dos patrões” mas tbm não vieram dos “manipulados” como a própria Elis cita. Eita, Elis! Vc foi poupada de muito desengano.
Caq
Não consigo ouvi-la cantando sem chorar.
TE AMO...
Maravilhosa!!! Essa mulher hoje iria dar uma coça nos artistas corruptos atuais. Mas vai que acontece algum acidente... Nada mudou. Ainda em que existem os que dão exemplo, ganham suas graças sozinhos depois de conhecidos. Mas tem a bolha que são verdadeiros parasitas no país. Viva muitos com caráter como o da Elis!!!
Nunca tinha me dado conta de que a parte "enquanto houver Mercedes e luvas astronômicas" provavelmente foi uma indireta para a Simone, que tinha assinado um contrato milionário com a CBS, por essa época, e teria ganhado uma Mercedes Benz como adiantamento.
Admiro mais ainda essa mulher!
A Elis conhecia um pouco mais que os artistas atuais sobre política e economia.
Coisa fora de série no mundo todo. Que outra Cantora tinha ou tem tal conscientização para além de Cantar?! Só consigo recordar das falas e posicionamentos de Nina Simone. Por isso também Elis é grandiosa.
Ela conhecia a escola austriaca?
Essa entrevista me fez ver como eu era ignorante na época,de certa forma eu continuo,mas melhorou um pouco,rs.
Elis é atemporal, visionária, consciente,sem amarras,uma força descomunal!
Magnífica Elis!
Elis inteligente e especial!!!
Caralho hein! Essa entrevista inteira é brilhante
Elis Regina sempre atual. E olha que faz tempo, mano.
quando se assiste uma entrevista dessa é que a gente pode entender melhor as críticas da propaganda de carro em 2023 que utilizou uma IA pra recriar a imagem de Elis cantando feliz dentro de um carro da empresa.
Anacronismo com a obra, a imagem e o significado político, musical e estético da grande artista que foi Elis.
Sim! Vale lembrar também aquele trecho em entrevista ao Vox Populi em que Elis disse ter sido um equívoco cantar "Nada Será Como Antes" numa cabine de telecomunicações. Imagine, então, o que pensaria ela da deturpação/apropriação de uma canção contestatória do Belchior pela ideologia de consumo de uma multinacional de carro, que, aliás, foi conivente e cúmplice da ditadura empresarial-militar!
@ Tanto os filhos da Elis e os descendentes do Belchior, que detém os direito autorais da música e da interpretação, não se incomodaram com o comercial da Volkswagen. Por que vc se incomodaria com isso? A música não te pertence.
@@oscarl.decarvalho7397ealmente eles não estão preocupado o isso meu caro, estão preocupados com o dinheiro. Mas è interessante o Debate sim, porque nos faz parar para raciocinar outros pontos de vista, porque se não caímos no campo do comodismo.
@@oscarl.decarvalho7397comovente sua argumentação, sensibilidade incrível (contém ironia)
Recado pra quem não participou da greve...bom, na verdade, é preciso construir está consciência de classe...caso contrário...oh, pobre nação....Grande Elis
...q eloquência e primor de linguagem de Elis Regina, q clarividência e lucidez, q saber e conhecimento profundo e intimativo das coisas deste país e sua gente, assim se pudera quase dizer q nela queimavam ânsias proféticas, a visionar o quotidiano de miséria e abjeção sob q tonteia e vasqueja hoje a massa desse nosso povo brasileiro ... talento genial , pois, a brilhar e luzir sob todos aspectos e faces da arte , arte sobretudo fundamente entranha no substrato essencial do Brasil,quem pois no-la dera hoje, nos tristes e ainda mais enoitecidos dias q abismam este país,afundido na barbárie cruentada e no caos, na infâmia colonialista dita liberal ou neoliberal,simplesmente a pique de desagregação e dissolução, segundo interesses da embaixada de Washington e da sua marafona imunda , a banca agiota e sanguinária,
...entranhada"""
Nem sempre falar bonito significa eloquência. Às vezes a pessoa quer impressionar os outros, mas esquece o básico: pontuação.
@@joseanydias7055 , cara senhorita, sem dúvida, mais creio q o comentário me saiu bem virgulado; de resto, agradeço - lhe o ensejo q me deparou ao notá - lo , fazendo - me rele - lo , cousa de q já nem me lembrava mais, às vezes realmente a gente rabisca algo aqui, no rodapé do RUclips, no correr do teclado, sem maiores cuidados e atenções, obg pela correspondência,
O programa chama "Jogo da Verdade" e ela foi bem no pé da letra, sendo bastante materialista.
Agora , pra mim, aquela coisa de "Elis faz muita falta" faz muito mais sentido do que já fazia. Seria interessante demais, pelo menos mais duas décadas de Elis com a língua solta pelo mundo.
Pesquisando sobre nosso atual momento encontro essa entrevista tão atual
Super inteligente,quanta falta faz
Eternamente Elis😍
O incrível é que em 2023 a situação não mudou.
Exemplo paralelo ao que a Elis falou: fui conselheiro do condomínio onde moro e, nas assembleias, compareciam em torno de 6 pessoas, num total de 53 unidades. Ou seja, 6 pessoas decidiam por 53. E depois das assembleias, o síndico recebia uma enxurrada de reclamações sobre as decisões que foram tomadas.
"Micropoderes" são consequência do "macropoder"...
O problema não é ter apenas 6 na reunião.
@@L-u-c-a-ss Bom dia. Poderia desenvolver mais a tua resposta?
Imagina se a Elis soubesse o que rola hoje em dia!! Maravilhosa ela
Essa mulher uma lider
Elis Regina era bastante inteligente, informada e engajada. Por isso acho estranho que aborde essa questão de forma tão simplista.
Diferentemente dos dias atuais em que um artista consegue produzir e distribuir material de qualidade de dentro do próprio quarto, nesses tempos, o custo de produção era elevadíssimo. Não é apenas o custo do tape e do vinil impresso. Precisa incorporar a amortização do custo de toda uma estrutura sem a qual não seria viável ser artista. Desde músicos de estúdio a engenheiros, equipamentos analógicos importados caros e de alta qualidade, tempo de estúdio, hospedagem, pessoal de A&R e marketing, publicidade e divulgação nacional, estrutura administrativa, custos de distribuição, margem do ponto de venda, impostos etc... Tudo isso compunha o preço final de uma unidade de vinil. O artista não tinha nenhum outro trabalho senão sua arte: compor e executar.
É uma falácia dizer que "90% ficava com a gravadora". Não é correto nem justo. Ou ela estava desinformada (o que eu duvido) ou divulgando uma enorme fake news.
Todos os grandes artistas da época de ouro das gravadoras se tornaram nacionalmente (e até internacionalmente) conhecidos e milionários. Inclusive Elis Regina. Os músicos de sua banda ao vivo, não necessariamente. Poderíamos questionar se ela não "ficou com 90% dos lucros" de seus shows?
Você é do ramo? Ou melhor, era do ramo na década de 70/80?
Demagogia do oprimido, o nome disso. Foi e é muito usada na nossa sociedade sensacionalista e emotiva.
Deve ser ironico até a propia Elis criticar os meios de produção da musica e soar um pouco de hipocrisia (sendo uma cantora internacional e milionaria), mas não deixa de estar certa sobre como os meios de produção e a massa do consumo material gira em torno do capital e do sistema, já que é o sistema que nós vivemos
Ela menciona sobre desemprego dos musicos, quando uma discoteca com fita opera é 5 musicos desempregados e 5 famílias sem sustento, isso era a tecnologia da época, hj isso está em larga escala em varios nichos, causando cada vez mais desempregados, mais sempre com uma roupagem ou tema bonito como cortina de fumaça.
Essa parte que ela diz que não quer morrer atropelada ( assassinada) em SP ,porque tem 3 filhos pra criar,me faz pensar...eu já ouvi uma teoria que a Elis pudesse ter sido assassinada porque falava demais.A sua morte pra mim é estranha : ter uma overdose dentro de casa com 3 filhos?
Era conveniente eliminà -la no auge da carreira,como a maioria dos artistas morrem,por overdose de drogas,tranformando-a ainda mais em um mito!
Uma vida inteira criticando a ditadura militar, eu não duvido também! Mulher com atitude é um perigo para essa turma...
Misericórdia, ela morreu de overdose. Vamos nos informar. Nenhum amigo viu indício de ditadura. Ela errou na dose das drogas e álcool. Amigos dizem que ela morreu de "burrice", pois não soube beber e usar drogas.
Ditadura militar foi uma merda, mas não há indício algum que foram eles. Em 1980 tava muito "calmo" em relaçao à ações da ditadura.
Deve ter sido culpa do Bolsonaro!
Não tem fundamento nenhum nisso, com tantos alvos pra que iriam eliminar uma Artista?Ainda mais que era no Governo do Figueiredo, se fosse no governo do Arthur Costa e Silva essa teoria poderia fazer sentido.
Poderiam ter eliminado ela muito antes se quisessem realmente fazer isso.
Mulher visionária
Mulher muito linda...
As causas estão aí, expostas desde sempre.🎉❤
Verdade.
O tempo em que artista que fazia sucesso tbm pensava...Deus podia devolver a Elis rs
Esse era o tempo em que você vivia na bolha da televisão. Que era uma bolha de classe média.
Ela não tinha o jeito romantizado que a maioria das mulheres tem ao falar.
Essa mulher é outro nível
Exatamente!
A voz da Elis Regina é muito mais bonita quando falada do que cantada. Não sabia que era tão grave assim, pensava que era algo mais suave.
Ela sabia usar os graves e todas as nuances como poucas em várias canções.
@ puxa! Essa, sim, é digna de ser chamada "diva". Que mulher talentosa Elis foi. Passei a ouvir sua músicas após essa entevista por conta da voz e, nossa!.. das canções que ouvi senti algo tão doce nas minhas narinas, garganta e cérebro. É como se eu tivesse respirando um ar melhor. Que sensação agradável.
Felizmente hoje chegamos à democratização da música. Obrigado Spotify e o meio digital!
A evolução tecnológica acabou com o poder das gravadoras.
Você é ingênuo ou leigo. O meio digital formou outro poderio e monopólio.
O Spotify e as outras plataformas usam (e abusam) da obra dos artistas e pagam (literalmente) ums trocados de diretos autorais!
@ Cheio de artistas canhotos, por sinal.
Cadê esse povo protestando e oferecendo sua "arte" por outros meios?
Viva o capitalismo.
@@rangemania sua ignorancia me deixa doente, o pior é a época que vive informação livre.
Foda que mulher inteligente e atemporal
Peqna no tamanho mas gde na atitude ❤❤❤
Que mulher!!
@Luana Priscilla, vc já terminou seus estudos?
Saudades infindáveis!...