A Universidade Necessária: reforma curricular e a utilidade da História - Nildo Ouriques (ENEH 2013)
HTML-код
- Опубликовано: 28 окт 2024
- Trecho da palestra do professor Nildo Ouriques, que seguia o tema da Mesa de abertura "A Universidade Necessária: reforma curricular e a utilidade da História", do XXXII Encontro Nacional de Estudantes de História. UERJ - Rio de Janeiro, 24 a 31 de agosto de 2013.
Sem duvida um dos melhores “sacodes” que ja vi! Todo academico deveria ouvir isso!
O Nildo é incrível, não tem papas na língua, é destemido.O Brasil precisa de uns 100 000 Nildos.
precisa mais...precisa de 100 milhões
. O pessoal das universidades estão tão neoliberalizados que acreditam nessa meritocracia neoliberal e se acham as últimas bolachas do pacote enquanto a sociedade com seus impostos, inclusive os trabalhadores humildes que pagam impostos indiretos, sustentam universidade pública.
. Os formados em em universidades públicas hoje acreditam-se os eleitos que merecem apenas admiração e valorização e não dão o menor retorno para a sociedade que pagou caro a formação de todos eles como um investimento público para a sociedade e o País. Esquecem que o Brasil é um país carente de recursos com a vasta maioria da população na miséria a ponto de assistirmos pessoas saqueando caminhões de lixo e brigas por pedaços de ossos.
. Por isso que o Lula e o Frei Betto já pediram para essa juventude universsitária e militantes de esquerda, que adotaram só a pauta de minorias identitarista neoliberal e se esqueceram do resto, para saírem das bolhas e irem conversar com os trabalhadores pauperizados e atomizados nas periferias para ver se ganham consciência de classe ou logo terão que mudar o nome de Partido dos Trabalhadores para Partido dos Identitários com pauta apenas de minorias.
Ele me deu varias pauladas. parabens amigo Nildo Ouriques.
O incrivel de tudo é que o Brasil tem cidadãos altamente capacitados para mudar radicalmente nossa realidade. Assim como o professor Nildo tem muita gente capacitada, e eu pergunto por que essas mentes brilhantes não estão nos mais altos cargos da república mudando a direção do pais? Não me canso de assistir todos os vídeos do Professor Nildo, com seu conhecimento nos abre a mente e nos faz entender o sistema de dominação a que estamos submetidos.
É uma boa pergunta, e creio que a resposta está no fato de o que ele falou não se tratar de um fenômeno natural, mas uma sistemática, uma construção que submete os interesses nacionais aos internacionais, inclusive os interesses científicos de que se justifique e se utilize os resultados alcançados nos polos da ciência em todo e qualquer lugar - conduta altamente anti científica e cretina, mas infelizmente é o que temos
Já até imagino porque voltaram atrás na época em que ele se candidatou a Presidencia do Brasil pelo PSOL em 2018...
Nildo excelente como sempre!
Nildooooooooooooooo, faz uma escola de formação para homens! Precisamos de mais homens como você
Veja o canal IELA (lInstituto de Estudos Latino Americanos). Há também o site e o canal no RUclips da Revolução Brasileira. Lá você encontrará o prof. Nildo Ouriques e outros da mesma linha. Vale a pena dar uma conferida
porra esse cara dá a linha
Que "pancada"!E é tudo verdadeiro.
Livros >>> A UNIVERSIDADE NECESSÁRIA - DARCY RIBEIRO // CARTÉIS E DESNACIONALIZAÇÃO - MONIZ BANDEIRA ........
Parabéns professor. Verdade. Parabéns. Precisamos dessa crítica. Obrigado. Que sua voz e ecoe em muitos lugares.
esse sabe da realidade mediocre da nossa universidade
muito obrigado por compartilhar esse material! estamos na resistencia,. ninguem solta a mao
Se pudesse daria mil likes!!!
O Brasil precisa de declara sua verdadeira INDEPENDENCIA!
kkkkkkkkkkkkk
Detonou!
Nota 100000000000000000000000000000000000
Parabéns Professor!
Que pancada. Alguém ficou vivo depois dessa ?
- Vivemos em um sociedade massificada, hegemônica, segmentada e fragmentada, uma sociedade sem questionamentos uma massa perfeita, uma classe trabalhadora que gera riquezas, mais não participa desse processo.
Obrigada pela publicação desse vídeo, o Nildo disse tudo que eu gostaria de gritar.
Foi incrível e absurdamente construtivo ter participado e presenciado esse momento.
Perfeito...muito feliz em rever isso...
Já leu Milton Santos? Já leu Darcy Ribeiro? Caio Prado Júnior? Ronaldo Vainfas? Vilém Flusser?
Comentando para reviver esse conteúdo extraordinário!
O impacto é desarticulador de todos os conceitos!!!
Verdades que precisam certas ditas
Palmas para esse professor! Gente de bom senso ainda existe dentro do meio acadêmico.
Não tem ninguém para desqualificar as afirmações do Nildo! É a realidade pura!
. A juventude que nasceu após os anos 80 estão mediocrizados e emburrecidos doutrinados pela ideologia neoliberal de Margaret Thatcher que cultua o INDIVÍDUO em detrimento da SOCIEDADE ou da coletividade.
. Deu nessa universidade pública egoísta cheio de classe média identitarista como se existissem só pautas de minorias e nem lembram que existem trabalhadores ou "perdedores" sem diploma universitário que mesmo ganhando salário mínimo ou entregando marmitas no ifud sustentam a universidade pública pq todos pagam impostos indiretos.
. Até a chegada do neoliberarismo era comum ver médicos formados em universidades públicas terem consciencia que tinham uma dívida com a SOCIEDADE que despendeu recursos públicos escassos para formá-lo. Hoje coitado paciente ainda mais em sirios e einsteins da vida que o paciente é visto só como cifras ambulantes.
Eita!!! Na mesma época que aperfeiçoaram a lei de segurança nacional da pelegada... Professor e Equipe: poderiam colocar na descrição as citações, como o Professor do Séc. XIX, Matias... abraço fraterno e muito obrigado!!
Outro vídeo do Nildo: Nildo Ouriques - Vigência e Perspectivas da Teoria da Dependência
Porquê será que eu pensei um pouco mais, sobre o meu Mestrado e Doutorado....Taí o Professor Nildo...
quero mandar pros meus professores
Palavras de aço! Espadada ontológica!
- Estamos todos na merda, mais felizes, sendo teleguiados, acreditado em um Bem Comum.
Ele tece, nesse vídeo, uma série de críticas contundentes à historiografia brasileira, e não há demerito nisso. Porém, ele não lança um norte concreto, um caminho a se percorrer para alcançar a autonomia científica de que tanto fala. O "como" me parece ser muito importante nesse caso. Eu, talvez por falta de acesso ao conhecimento, conheço poucos historiadores genuinamente brasileiros que lançam paradigmas teóricos para pensarmos as problemáticas de nosso país de maneira autônoma. Como fundar caminhos nesse sentido? Me parece que, em termos legais e burocráticos, não somos nós acadêmicos que temos a responsabilidade de construir espaços como esses apontados. Quais seriam os órgãos responsáveis em viabilizar isso? Como proceder?
Creio que ele direcionou um caminho sim: tomemos a tese o Darcy Ribeiro como uma base, entre outras, tomemos a realidade brasileira como a direção. Daí, vamos ao confronto com a logica vigente, lutando pela autonomia da pesquisa perante os interesses internacionais, submetendo as pesquisas aos interesses nacionais, isso é, pesquisar desde questões imediatas do cotidiano do brasileiro, com vistas à entender e melhorar as condições, assim como lutar pela emancipação cientifica e intelectual, lutado por patentes, e por desenvolvimentos próprios de tecnologias que sejam feitas por e para à industria brasileira que atenderá à classe trabalhadora.
Isso demanda uma atividade de extensão mais efetiva, com prospecção e interação dos estudantes e professores com as comunidades, assim como inserir o trabalhador na universidade, como aquele sujeito que poderá direcionar as necessidades produtivas...
Bem, foi isso que entendi da palestra, e daí a consciência da classe trabalhadora poder se expandir, expandindo a consciência universitária, sobrepujando essa pequena politica vigente. Daí, se fazer historia, ou qualquer que seja a ciência, será sob o critério demandado pelo objeto de estudo, e o objeto de estudo seja aquele necessário para o país.
Carlos Eduardo muito bom o seu questionamento. Mas a sua pergunta é que está equivocada. Você não deve perguntar como fazer, o que fazer? Aí é que está a ciência, devemos propor o que fazer e como fazer, pensar juntos. Não podemos nem devemos esperar que nos digam o que devemos fazer. O Brasil precisa declarar a sua independência e começar a trilhar seu caminho sozinho! Acredito que o primeiro ponto de partida é realmente esse: começar a estudar os problemas brasileiros, propor soluções genuinamente brasileiras e também beber da fonte daqueles que pensaram antes de nós, como por exemplo Darcy Ribeiro e muitos outros.
Muito bom!
É mto bom escutar criticas duras e reais
Helissa, obrigado!
“Eu não quero uma nação de pensadores. Eu quero uma nação de trabalhadores”.
J. D. Rockefeller
Muito bom, rs.
Cara, coloca ao nome para ficar mais fácil de achar.
Sensacional
20 acadêmicos ou pseudo-intelectuais se sentiram ofendidos; e contando...
Muito foda
Kkkkk ...
Ele tá certo, gente. Só que esse é o cassandriano destino de Policarpo. Falta nacionalismo à esquerda, falta ciência verdadeira na Universidade Brasileira.
Ps.: Aires é um filósofo brasileiro do século XVIII. Conheci através do Ariano Suassuna também.
Na cara não! Kkkkkkkk
Caraca, q mijada!
Hoje, 5 anos depois...
Conclui-se que ninguém entendeu nada dessas aulas e palestras. A crítica feroz aos governos PTucanos criaram o Governo Bolsonaro. Trocaram o ruim pelo péssimo. Isso não vai causar revolta e mobilizar massas se não houver lideranças (que já devem estar de malas prontas para o exílio). Parabéns a quem fez a crítica pela crítica, por não compreender que um país, com montanhas de problemas como o nosso, não muda em uma geração. Agora lá se vão, a água do banho com o bebê pelo ralo...
Ele é o novo Trofim LysenKo das ciências econômicas do Brasil! Viva o stalinismo nas ciências! Ouriques para ministro da cultura!
meu caralho.
E agora com Bozo em Nildo Ouriques kkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Nildo Ouriques sempre necessário.
Eita provocação da porra! O acadêmico é a derrota do intelectual.
"Alô! Alguém chama o Ouriques aí. Aqui é o século passado. É que eu tô querendo meu discurso de volta. Tô precisando dele aqui na década de sessenta!"
A verdade é que eu tenho medo desse Stalin dos trópicos. Já pensaram esse revolucionário no poder.
Século passado o cacete. Agora.
Vi esse mesmo texto seu em outra publicação de Nildo. Ctrl+V. Parece que você é profissional de Redes Sociais fazendo alienação.
'Stalin dos trópicos' kkkkkkkkkkkkk olha o nível
Tem que ter medo mesmo. A verdade da medo, nao é?
Quem dera fosse um Stalin dos trópicos
VIVA O NACIONALISMO LULA LIVRE
Lula nacionalista? Ah não véi. Você tá doido
VOLTA DILMA
Q? Ela continuou com esse modelo.
O Nildo estava furioso. Os quadros da Universidade, em regra, são deprimentes e não apenas conservadores, mas reacionários.
Livros >>> A UNIVERSIDADE NECESSÁRIA - DARCY RIBEIRO // CARTÉIS E DESNACIONALIZAÇÃO - MONIZ BANDEIRA ........