Documentário «A Revolução da Energia Limpa»
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Há uma revolução energética em curso que está a transformar Portugal. A energia proveniente do sol e do vento já garantem vários dias consecutivos de eletricidade na rede 100% renovável. Numa era em que o investimento em energias renováveis ultrapassa o petróleo e o carvão, será possível um futuro sem combustíveis fósseis?
O mundo, e especialmente a Europa, reavalia a utilização da energia com o objetivo de mitigar as alterações climáticas e travar a perda da biodiversidade, enquanto assegura que a energia verde seja acessível a todos. Esta transformação promete não só mais empregos, mas também lança o desafio de não deixar ninguém para trás.
Portugal tem como objetivo alcançar 85% de eletricidade renovável até 2030 e atingir a neutralidade carbónica em 2050. Mas será que existem os recursos e as políticas públicas necessárias? Estaremos verdadeiramente preparados para ajustar a casa em que vivemos e a mudar a forma como nos deslocamos?
Há quase um carro para cada dois portugueses, dos quais 96% ainda funcionam a gasóleo e a gasolina, e 75% dos edifícios são considerados energeticamente ineficientes, consumindo 33% da energia do país. Os transportes e os edifícios surgem como os setores mais desafiadores na transição energética, com impactos significativos nas emissões de gases com efeito de estufa.
Através da análise de vários especialistas e o olhar de cidadãos, o novo documentário «A Revolução da Energia Limpa» da Fundação é uma co-produção com a RTP, narrado pelo jornalista Carlos Daniel que explora a transição energética em Portugal.
Mais documentários: • Documentários da Fundação
Saiba mais em ffms.pt/pt-pt
Siga-nos nas redes sociais:
FB: / ffms.pt
IG: / fundacao_ffms
TW: / ffmspt
LinkedIn: / fundacao
Excelente documentário com a participação de figuras notáveis na área da energia! Acessível a qualquer cidadão que queira estar bem informado . Parabéns ao Carlos Miguel que soube convidar o Professor João Peças Lopes da FEUP, do extraordinário histórico entusiasta Carlos Pimenta, etc. 👍👍👍
Boa sorte a obrigarem-me a mim e ao resto da malta a largar os carros e a terem que andar de transportes públicos de cada vez que precisarmos de nos deslocar, seja para trabalho como para lazer. Completamente malucos.