Комментарии •

  • @marciatassinari5579
    @marciatassinari5579 4 года назад +5

    "Superar as tentações para crescer no caminho" Monja Maravilhosa Coen

  • @mariaserafimpereira
    @mariaserafimpereira 4 года назад +18

    Só tenho pena de que não tenham falado daquela passagem em que Prem falava a Tashi sobre Yashodhara, essa parte do filme tocou-me muito.

    • @jhulanyatra6901
      @jhulanyatra6901 3 года назад +2

      A verdadeira renúncia seria não ter cedido a outra mulher ele aprendeu a fugir religião não é um lugar de fuga mas realizar limites e como pratica-los através de uma mente na bondade

  • @previtalle
    @previtalle 3 года назад +6

    Minha reflexão iniciou com a fala final a respeito de Yashodhara. Partir dela, pensei: O Sentido da Vida é sua plenitude de nascimentos e mortes, então, por que o celibato é tão fundamental? Como Sidarta não conhecia a doença e a morte se sua mãe faz a passagem a partir da doença? Como ele não conhecia a velhice se ele crescia entre pessoas que envelheciam? Como nasce o Budismo, religião, se ele se iluminou buscando o caminho solitário da verdade? Como uma sociedade patriarcal poderia contar a história de um iluminado sem distorcê-la?

    • @liseschneider5066
      @liseschneider5066 2 года назад +8

      Fiquei me perguntando as mesmas coisas. Estou grata por encontrar sua reflexão aqui.
      Vi o filme ontem e fiquei pensando que a renúncia que devemos fazer é ao ego. Não se trata de renunciar ao amor, mas ao ego. Foi o ego que o levou a se enredar com a outra mulher, e foi também o ego que o levou a buscar um ideal espiritual criado pela mente, e que mais parecia uma fuga. Na relação sexual plena o ego morre, pois ali é preciso entrega, a mente precisa se calar. Ele precisou de renúncia para aprender cada lição que Pema tinha a lhe ensinar, e que ela sabia pela prática, pela vivência - enquanto ele se encontrava preso na teoria.
      Fiquei pensando também no patriarcado que separa homens e mulheres, que torna o sexo diabólico, que torna a mulher diabólica, e que obriga os homens a se separarem delas para se encontrarem espiritualmente, quando o maior encontro é na verdadeira união com outro, e não na separação. Separar masculino e feminino é como separar duas forças que se atraem mutuamente e naturalmente, Yin e Yang, e que só na sua união geram vida - na sua separação forçada, resta a morte, a doença, o exílio. Tudo em nome de ideais patriarcais que elevam o Céu é subestimam a Terra, que exaltam o masculino e demonizam o feminino. Pela primeira vez, depois de ver o filme, me dei conta que até o Budismo, filosofia à qual me afino, é também contaminada pela visão de mundo patriarcal. Entender isso foi libertador...

    • @previtalle
      @previtalle 2 года назад +1

      @@liseschneider5066, há algo estranho nas religiões enquanto instituições. Necessitam do "rebanho", fundamental para a existência delas, mas contraditório com a necessidade do caminho solitário. No Sermão da Montanha há uma passagem: "Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram".

  • @marciapontes33
    @marciapontes33 Год назад

    Que delícia de podcast! Inspirador!!! Gratidão 🙏❤

  • @lynaremaryen654
    @lynaremaryen654 7 лет назад +11

    Este filme 'Samsara' tem aqui no Yutube, é um filme que tem muitas chaves...LINDO!. Grata Otávio Leal e Monja Coen.

  • @gomes542
    @gomes542 7 лет назад +8

    Acabei de ver e me deixou muito reflexiva, principalmente o que Pame fala.

  • @sidneyferreira185
    @sidneyferreira185 3 года назад

    SImplesmente maravilhoso, de uma reflexão profunda na alma e no coração. Gratidão Monja Coen e Dhyan Prem pelas elucidações tão precisas. #aluzvenceu

  • @evasco1979
    @evasco1979 6 лет назад +2

    Gostei dos comentários, obrigada pela partilha. Para quem quiser poupar tempo: começa-se a falar do filme Samsara cinco minutos depois do vídeo começar.

  • @lucianeabreu7019
    @lucianeabreu7019 5 лет назад +6

    Filme q me marcou foi aos 15 anos. Irmão sol irmão lua sobre São Francisco de Assis.

  • @ivaldiraaraujo5984
    @ivaldiraaraujo5984 2 года назад

    Maravilhoso! Gratidão! Gratidão!

  • @solangemaria777
    @solangemaria777 Год назад

    Este filme eu assisti no RUclips...deve estar fazendo um mês...não sei se ainda está disponível...gostei muito....

  • @hellraiser6598
    @hellraiser6598 3 года назад +1

    Um dos melhores filmes que já assisti em minha vida.

  • @sandrasribeiro
    @sandrasribeiro 2 года назад +1

    Samsara excelente 👏. Pode disponibilizar os links de todos os filmes citados aqui pela Monja? 🌈

  • @juvenalcardoso2007
    @juvenalcardoso2007 3 года назад

    Profundamente agradecido!

  • @JccGc4
    @JccGc4 7 лет назад +13

    A mente antecede todos os estados mentais. A mente é o seu criador, pois são todos forjados pela mente. Se uma pessoa fala ou age com uma mente pura, a felicidade segue-a como uma sombra que jamais a abandona...
    "O Todo é Mente; o Universo é Mental". (Tudo é consciência, Deus é tudo que existe).
    "O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima".
    "Nada está parado; tudo se move; tudo vibra".
    "Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados".
    "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação". (Tudo flui.).
    "Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei".
    "O Género está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o género manifesta-se em todos os planos"...
    "A verdadeira Transmutação Hermética é uma Arte Mental."
    "O Todo é Mente; o Universo é Mental."
    Se o mundo é mental, mudar o mundo é mudar a mente;
    Este é o verdadeiro milagre e prodígio.
    O Universo sendo totalmente mental, só poderá ser governado pela Mentalidade.
    Se o Universo é Mental na sua natureza substancial, segue-se que a Transmutação Mental pode mudar as condições e os fenómenos do Universo. Se o Universo é Mental, a Mente será o poder mais elevado que produz os seus fenómenos. Se se compreender isto, tudo o que é chamado de milagres e prodígios será considerado pelo que realmente é...

  • @emorimsalut3773
    @emorimsalut3773 7 лет назад +2

    Muito bom , assisti.

  • @amordechamas6977
    @amordechamas6977 Год назад

    Meu desejo é aprofundar isso

  • @naoprecisasaber5917
    @naoprecisasaber5917 2 года назад

    Boa tarde. Alguém pode me dizer como faço pra ver o filme em português?

  • @alexsouza8463
    @alexsouza8463 8 лет назад +1

    Interessante. Vi esse filme há 4 dias. Muito bom.

    • @tatianasilveira9045
      @tatianasilveira9045 8 лет назад

      Boa tarde, onde posso achar esse filme? Grata.

    • @diegojunior3867
      @diegojunior3867 8 лет назад

      +tatiana silveira É só pesquisar na Internet, mas acho que só tem legendado.

    • @tatianasilveira9045
      @tatianasilveira9045 8 лет назад +1

      +Diego Junior (Kamal) . Muito obrigad:-).

    • @alexsouza8463
      @alexsouza8463 8 лет назад +2

      Olá. Você pode encontrar aqui no RUclips. E como o Diego disse abaixo "só tem legendado".Faço aqui algumas ressalvas: Existe um documentário de mesmo nome, cuidado para não confundir, apesar desse documentário não estar disponível no RUclips. Esse filme é um pouco lento, diferente de muitos filmes, alguns podem achar arrastado. E por fim, tem algumas cenas de sexo e nudez, nada demais, porém pessoas com mais pudores podem se sentir incomodadas. Espero ter ajudado. Abraços.

    • @tatianasilveira9045
      @tatianasilveira9045 8 лет назад +2

      +Alex Souza agradecida:-).

  • @finadus
    @finadus 2 года назад +1

    Sinceramente não vi por esse lado que a monja relata. Onde está a ganancia quando se percebe que está sendo roubado e trapaceado por pessoas inescrupulosas e resolve corrigir isso buscando outra forma de ganhar seu sustento? Onde está a ignorância em viver uma vida em família, amando e cuidando de seus membros e sendo amado por eles? Tudo bem que o melhor seria não sentir raiva. Mas a mesma não é uma legítima forma de defesa humana para determinados abusos vindos de outros? Achei estranho também quando a monja fala que a mulher (Pema) fica "desesperada porque vai perder o marido isso e aquilo". Pareceu-me de um desdém desprezível quanto ao sentimento amoroso de uma esposa pelo seu marido. Lembrei-me das palavras de Pema para Tashi a respeito de Yashodara. Realmente, ninguém pensa ou fala na princesa. Fala-se somente na grandeza de Sidharta que abandona sua esposa e seu filho sem nem sequer dirigir-lhe a palavra. O que vi nesse filme foi um caminho extremamente difícil e conflitante de uma pessoa que não se conhecia o suficiente apesar de todo o treinamento que teve e de ter estado consigo mesmo em meditação por um tempo tão longo. Que todas as técnicas que são mencionadas inclusive pela monja, mais modernas ao que parece, não são garantia de absolutamente nada com relação à "iluminação". E talvez por eu ser uma pessoa provavelmente bastante simplória e valorizar intensamente o amor existente em uma família, não consigo mais crer que a renúncia às "coisas do mundo" possa ser algo tão maravilhoso que deva ser adquirido a qualquer preço, como destruir uma família por exemplo. O filme é maravilhoso e me fez pensar e refletir bastante sobre o caminho budista.

  • @crw30568
    @crw30568 6 лет назад

    Aconselho,verem o filmed.

  • @VanessaSanderPsicologa
    @VanessaSanderPsicologa 3 года назад

    Alguém conseguiu entender os nomes dos filmes mencionados no final? Paraíso das ilusões e Mestre (?)

  • @tatianasilveira9045
    @tatianasilveira9045 8 лет назад +1

    Boa tarde, onde encontro esses filmes?

  • @bethymassoterapeuta7664
    @bethymassoterapeuta7664 7 лет назад

    Atualmente existe sim práticas de meditação no cristianismo. Grata pela explicação.

  • @amordechamas6977
    @amordechamas6977 Год назад

    Eu não consigo ser uma boa esposa. Acabei de ver o filme Samara. Preciso encontrar o caminho...

  • @danielduarte2450
    @danielduarte2450 2 года назад

    o que quer dizer a aguia no começo do filme???

  • @FabianoBatistadeLima
    @FabianoBatistadeLima 7 лет назад

    Não achei esse filme "palácio das ilusões"/" kiss the sky"

    • @humbertoribeiro9969
      @humbertoribeiro9969 6 лет назад +1

      Esse filme SAMSARA só pode ser entendido por quem tem certos princípios de espiritualidade e alguns conhecimentos histórico. O filme tem um sentido muito profundo, que poucos sabem.

  • @sergiosmorais
    @sergiosmorais 7 лет назад +2

    Achei a descrição do filme um inverso da história de Buda.

    • @humbertoribeiro9969
      @humbertoribeiro9969 6 лет назад

      Não achei que houve inverso da estória do Buda, foram fatos que aconteceram de verdade com a Princesa Yasodhara ( esposa de Sidarta Gautama) . Realmente , Sidarta Gautama a abandonou, juntamente com o seu filho Rahula. A diferença é que ele fez este grande sacrifício do abandono por algo extremamente nobre, que foi a sua Iluminação e fundou uma Filosofia de Vida extremamente lógica e importante para o Auto Conhecimento do ser . Quanto a Princesa Yasodhara, nunca foi lhes falado pela história o que lhes aconteceu e ao seu filho. O mundo só sabe sobre Sidharta Gautama.

  • @cristiano2426
    @cristiano2426 2 года назад

    Para se tornar budista raiz tem que ficar 3 anos na avenida paulista meditando.

  • @jhulanyatra6901
    @jhulanyatra6901 3 года назад

    Existe um processo varna asharama regras sociais que existe o tempo certo para tudo primeiro aos 5 anos ele vai para o gurukula estudar depois ele casa depois ele em uma idade renúncia e vai viver sua vida espiritual depois com uns 60 anos
    Faço parte de um grupo e não dá certo abandonar compromissos para dizer que agora vou renunciar é mais difícil ter renúncias dentro de um casamento do que em um mosteiro

  • @amordechamas6977
    @amordechamas6977 Год назад

    Eu quero virar monge😢

  • @virginiaH2000
    @virginiaH2000 6 лет назад +6

    Este filme desmistifica Buda. Foi um cara que abandonou a mulher e o filho na calada da noite. Quem é digna é Yashodara, que criou o filho (sem pai) de Sidartha, o Senhor iluminado Buda, que saiu pelo mundo para se encontrar, sem se preocupar com a própria família. Enfim . Buda não é nenhum iluminado para mim.

    • @deisemarinho
      @deisemarinho 6 лет назад +15

      Monja Coen conta em um video que, quando Buda volta ao reino de seu pai e encontra a esposa e o filho, pede perdão e explica que se a tivesse acordado para se despedir, ele teria desistido da viagem. Ele sabia que estava predestinado e nada poderia fazer com que ele desistisse. Agora, imagine se ele não tivesse ido? Ele precisava ir. Tinha que ir. A esposa o perdoa de todo coração e se torna discípula de seus ensinamentos.

    • @virginiaH2000
      @virginiaH2000 6 лет назад +1

      Deise Ferreira que bom!

    • @jonatangeremiasalves8855
      @jonatangeremiasalves8855 5 лет назад +3

      A vida é feita de sacrifícios, se não fosse esse sacrifício dele hoje teríamos muitas pessoas em depressão, fazendo maldades sem saber das raízes disso.... quando cristo falou parar seus discípulos fazer o mesmo, moises quando quando vai salvar os hebreus deixa sua família... A vida é feita de sacrifícios.

    • @VanabCarvalho
      @VanabCarvalho 4 года назад +3

      Buda Sidharta reconheceu q estava errado após 6 anos de sofrimento, ele viu pelo músico q se esticar a corda demais ela arrebenta e se soltar demais não toca, e abandonou a vida acética, tem no filme O Pequeno Buda, vários "seguidores" o abandonam por bão acreditar nesse caminho do meio, o Equilíbrio

    • @marcosaurelio7876
      @marcosaurelio7876 3 года назад

      O sacrifício em nome da verdade... esse foi o caminho da libertação ou nirvana..por isso q pessoas do mundo todo tem acesso ao budismo e seus ensinamentos. Imagino q na há libertação sem sacrifícios, desapegos, sofrimentos..n tenho certeza, mas acredito q ele deve ter voltado cm outro ser, assim cm Jesus q encarou o diabo no deserto..jesus se tornou Jesus.buda se tornou buda.certamemte dia esposa entendeu

  • @knissanna
    @knissanna 3 года назад

    A monja que faz a apologia do álcool...sei...Buda deve estar furioso....a representante da indústria do vício sei....