Comigo também. Quando eu escuto músicas “seculares” me remete ao passado também, e pra MIM é como se eu tivesse pecado, por que me faz voltar lá. Mas não acho que seja pecado, mas pra mim é como se o Espírito Santo me incomodasse (até com algumas músicas gospels que não tem base bíblica), temos que tomar muito cuidado
Posso ouvir música secular? A Bíblia responde... Basta passar todas as canções (seculares ou cristãs) pelo "filtro de oito estágios" que o Ap Paulo apresenta aos discípulos de Jesus Cristo em Corinto, que diz: "Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor." Filipenses 4.8
Isolam até versículo para poder fazer aquilo que querem... Quem é nascido dinovo e regenerado pelo Espírito não tem prazer naquilo que tem sido morto. Deixa o que é do mundo no mundo e buscai as coisas que é do alto.
Apenas uma dica, pode passar o dia se enchendo das coisas seculares, mas não espere a noite sentir a presença do espírito, pois colhemos o que plantamos.
Verdade. As vezes coisas menos polêmicas do que ouvir música secular consegue trazer frieza. Imagina assuntos sensíveis. É importante ficar atento, porque quando ficamos cegos espiritualmente, de fato perdemos sensibilidade. Já passei por cegueira espiritual em relação a musculação. Só Deus pra reabrir os olhos
Minha dica meu caro, é que vc e quem faz uso de músicas seculares, que se encha daquilo que te aproxima mais de Deus. Lembramos de Adão e Eva, se eles estivessem cheios daquilo que Deus autorizou não teria espaço para aquilo que não podia. Lembrando que que nosso adversário só precisa de brechas para investir.
Não somos discípulas, seguidores de Cristo, não encontro passagens que Ele indique praticar essas coisas. Na suas fala vc falou de graça, mais o que é graca? Favor imerecido, ou seja aponta pra seu incondicional amor que nos dá direito a salvação quando caminhamos os Seus caminhos.
@@nataliamendes449 exatamente. eu, já tentei várias vezes voltar a escutar por teimosia, primeiro, que vi um monte de cristão e até uma teóloga que escutava Metallica, e eu, como rockeira e metaleira antes da conversão fui tentar, eu me senti péssima, parece que o meu coração dói, eu não entendo, me deixa mal, acho que já aceitei e nunca mais vou ouvir. korn? slipknot? mac demarco? joji, ou várias bandas e artistas desse mesmo estilo? nunca mais ouvi falar...
Música ruim não tem a ver com melodia ruim ou ritmo chato. Até por que isso é relativo. O que é chato pra um pode não ser para o outro. Música ruim é aquela que contaria princípios bíblicos. Se, por exemplo, Deus criou a família, formou homem e mulher para que vivam juntos até a morte, em que edifica ouvir uma música que fala de traição?
Se música ruim não tem a ver com melodia, ritmo e harmonia, mas, somente, com princípios bíblicos, aí sim a sua conversa fica abstrata. Então se um cristão canta mal, compõe uma música com arranjo super comum e manjado,você vai engolir só porque fala de seus valores? Se já é difícil definir parâmetros musicais pra avaliar cada gênero, imagine quando colocamos valores no meio...
@@dossantos558 meu irmão ninguém precisa "engolir" nada. Como eu falei gosto é relativo. Se uma música segue princípios bíblicos mas tem um ritmo ou melodia que não te agrada então não ouça. Falei de "música ruim" em relação ao contexto do vídeo (música que não edifica e portanto não deve ser ouvida por quem quer honrar a Cristo)
@@ovalorcristao concordo plenamente, uma música que fala de traição, vulgaridade... é impossível edificar e muito óbvio que não agrada a Deus, temos que ter coerência.
Acho que tudo que edifica deve ser o parâmetro, a pergunta é: "isso me edifica?" "Isso me convém?" As vezes pra uma pessoa a música tal, desde que não ofenda os padrões bíblicos claro, mesmo sendo "secular" não é um problema, porém pra outro é algo que lhe afasta de Deus. Também tem a questão do escandalizar ao meu irmão. "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." (1 Coríntios 6:12) "Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos." "Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize." (1 Coríntios 8:9-13)
Tem músicas que apesar de parecerem inofensivas, ainda assim transmitem uma energia negativa... eu estava a ouvir uma música de um grupo que gosto, mas me bateu uma melancolia tão grande! Acho que não é somente a letra, tem algo a mais...
Sim, não temos que olhar só a letra, mas de onde veio a inspiração daquela música, se foi uma pessoa que possui o Espírito Santo de Deus que compôs, então quando a música for tocada ela vai atrair a presença de Deus, ela vai adorar a Deus. Mas se quem compôs a consagrou a demônios, ela pode ter a letra mais bonita ou inofensiva do mundo mesmo assim ela vai atrair demônios. Então temos que tomar cuidado com os compositores que estamos escutando, esse compositor é cristão? Esse compositor tem um bom testemunho de cristão ou é uma árvore podre?
Tem músicas que escuto que acredito não serem de pessoas cristãs mas eu não sinto nada, nenhum peso por ouvir elas, tem outras que também não são de pessoas cristãs mas sinto uma reprovação dentro de mim ao ouvir elas além de me fazerem sentir mal
Me sinto triste quando ouço porque percebo que uma música secular não vai me fazer estar mais perto de Deus, pelo contrário, se eu ouvi-la frequentemente, posso ficar fria e não querer mais ouvir músicas edificantes.
Sobre ouvir música secular tenho uma experiência interessante. Eu estava muito angustiada por causa do meu filho que está vivendo uma vida destrutiva, então eu já não sabia como orar. Eu disse assim Senhor não sei oq dizer / oq pedir sobre o meu filho o Sr sabe como é a vida q ele ta levando. E fiquei em silêncio, então uma voz bem tranquila falou ao meu coração. Sobre a música do Andréa boccelli (CON TE. PARTIRÒ ),fui no RUclips pesquisar , e é uma canção linda. Chorei tanto e a voz me fez a seguinte pergunta. Será ñ posso fazer do futuro dele algo tão lindo quanto esta canção? Pra mim foi uma experiência maravilhosa. Deus é surpreendente, Ele poderia ter me lembrado um louvor cristão, mas não fez e Ele somente Ele sabe o pq.
Eu tinha uma vida e vivia de acordo com a verdade que eu acreditava, eu cantava exatamente aquilo que eu vivia.....a música era a trilha sonora do estilo de vida que eu tinha. De repente eu conheci a verdade, que não é um fato, é uma pessoa, na pessoa de Jesus, e isso transformou completamente a minha vida! Inevitavelmente a trilha sonora da minha vida mudou. Se tem uma coisa que é igualzinha era no passado é que eu canto exatamente o que eu vivo. Me recuso a cantar algo que não jorre do meu coração que não seja a verdade. (Rodolfo Abrantes)
1 Coríntios 6:12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
Jordan, exatamente por isso nós temos que ter cuidado com o que ouvimos. É bom que um recém convertido, por exemplo, fique longe das músicas seculares no início da sua caminhada para não confundir as coisas. Mas depois de estar maduro não vejo como há problemas em escolher músicas que possam ter sido escritas por cantores não cristãos, desde que nosso propósito seja adorar a Deus. A palavra diz que Deus faz a chuva cair para justos e injustos, portanto ímpios também têm sabedoria e obviamente podemos aprender com eles. Há muitas canções de amor por aí que podem refletir o nosso relacionamento com Deus. Particularmente, há uma que me dá muita força e que é sobre perseverança: "Mais Uma Vez" , da Legião Urbana. Nós temos apenas que cantar a luz da Bíblia e saber o que nos edifica e o que não edifica, e isso vai de músicas até filmes, seriados e livros. Nem todo tipo de arte de um artista cristão vai condizer com a palavra, como nem toda arte feita por um ímpio é maligna. Que lembremos também que música e outros tipos de arte vão muita da interpretação de cada um, tanto de quem canta/escreve como de quem escuta/lê.
Regressei ao Brasil recentemente depois de 18 anos morando fora, aonde tive contato com várias denominações cristãs, e é impressionante como esses assuntos só são pauta por aqui, la fora a preocupação é pregar a palavra, o verdadeiro evangelho. Parece que o cristão brasileiro precisa de um livrinho do “pode ou não pode”. É muito triste isso.
Exatamente. Sinto a mesma coisa. Aqui no Brasil a prioridade da maioria das igrejas é pregar os usos e costumes humanos, e determinar que para viver com Cristo a pessoa deve seguir as regras da igreja. Exemplo: Não cortar o cabelo, só usar saia ou vestido pois a calça é pecado e por ai vai.
Me parece arrogante achar que vcs de fora são tão "evoluído " que já alcançaram um nível de espiritualidade tão grande, que só pensa em pregar a palavra, se todos nós sabemos que as heresias e seitas vem de lá pra cá, pra mim o brasileiro vira lata sempre acha os outros melhores que ele.
Tão evoluído que foi de "fora" que veio a teologia da prosperidade. Nos preocupamos com o pode e não pode pois temos temor e queremos agradar a Deus. Tente fazer o mesmo.
Cada dia que passa a pessoa estão tão religiosa e seguem o homem e não a palavra ,não Ler a bíblia e estudam realmente o que Deus requer de cada um mais ele seguem o homem e suas hipocrisia e costumes
8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8 Esse versículo é um bom filtro, não só para o que pensamos, mas para o que ouvimos, assistimos, lemos, falamos e etc...
Na visão espiritual e não para pegar o versículo isolado para querer ouvir coisas secular que é só mundo independente se é boa ou não se morremos para o mundo tudo que há nele mesmo que tenha boa aparência não nos pertence.
Isso aí. Portanto vc deve parar de comer carne, usar roupas ocidentais, parar de ver filmes, jamais usar sabonete secular. Tbm não use ônibus seculares pois ali só tem mundanos. Não compre. Não beba e nem respire.
@@atorporno280 Ai já falou besteira. os apostolos e a igreja comiam bebiam se vestiam mas tbm diziam para entoar salmos e CANTICOS ESPIRITUAIS. A musica/ louvor foi feito para ser uma adoração exclusiva para deus. Como o mundo jaz no maligno o homem corrompido desviou a adoração da musica/ louvor para coisas banais como amor as mulhesres por exemplo.
@@peteriure6691 Eu te desafio a me mostrar um único lugar na bíblia em que os apóstolos ou a igreja disseram pra cantar músicas EXCLUSIVAMENTE de adoração. Me mostra um único lugar entre genesis e apocalipse onde diga que a música é algo exclusivo para adoração a Deus. Mas, detalhe: Não pode ser interpretação meia boca e subjetiva baseado em cálculos próprios. Nem baseado no que te ensinaram ou no que vc acha que é certo. Tem que ser uma passagemCLARA E OBJETIVA afirmando isso que vc está dizendo. Desafio lançado. Prove dentro da escritura que a música secular é pecado.
Essa distinção é um tanto subjetiva. Mas uma distinção mais própria poderia ser (música x louvor). Por que nem tudo que parece louvor é louvor de fato 😉👍
Muito bem explicado, não desfazendo da explicação do irmão do vídeo. Não ouço música"seculares" e no meio gospel támbem esta cheio de música ruim. Parabéns pela explicação.
@@peteriure6691 não mesmo meu amigo... A palavra hebraica para louvor é halal - הָלַל A palavra halal é um termo muito usado na Bíblia hebraica. A halal aparece mais de 150 vezes na Bíblia, isso sem contar suas variações. Por exemplo, a ordem halleu-yah, que significa todos devem louvar a Yavé (Deus) deriva de halal. Esse é um termo que é geralmente traduzido por aleluia. Outra palavra que também deriva de halal é o termo tehillah, ou tehillim no plural. Um tehillah é um hino, uma canção ou um salmo. Por exemplo, o título hebraico para o livro dos Salmos é tehillim. Com isso você já consegue perceber que a palavra louvor em hebraico, transmite a ideia de falar ou cantar as glórias, as virtudes ou honras de alguém ou alguma coisa.
Podemos ouvir músicas "seculares" sim Mas Temos que entender que apenas louvores vãos encher nosso espírito Devemos saber o tempo de buscar edificação em louvores e também o tempo de ouvir uma musiquinha "comum" ali Não é pecado mas as vezes são distrações que gastam o tempo de estarmos buscando a Deus 🙏🙏
O fruto de que comemos, chama-se: A árvore do conhecimento do bem e do mal... A responsabilidade é pessoal!!!... Nós sabemos onde estamos pecando, e não tem desculpas...
Ele deu essa resposta porque ele ouve música secular, entendi. Continuarei com minhas convicções a respeito de musica do mundo, não as ouço! E está tudo bem. ❤️
Providencie não assistir televisão, cinema e coisas do tipo viu irmã. Talvez o celular, computador, carro tbm. São coisas seculares, ou como vc disse, do mundo. Então não use. Vai que a pessoa que fez seu celular é satanista... Então se isole de tudo que é terreno.
Respeito a pessoa ouvir músicas “seculares” selecionadas pelas letras e pela banda ou cantor, mas, vejo que a MÚSICA em si está muito associada à adoração a Deus. Assim também é com leituras seculares (exceto obrigatórias, como no estudo) em relação ao estudo bíblico. Se eu me preencho de músicas e leituras seculares, certamente terei dificuldades em querer depois ouvir músicas de adoração a Deus ou de ler a Bíblia. É como quem se encheu de fast-food e depois não terá mais fome para comer comida de verdade. Considerando o fator TEMPO: eu particularmente diante do pouco tempo de um dia corrido de família, estudo e trabalho vejo que é melhor priorizar ouvir, ler ou assistir algo que me aproximará de Deus. Isso não é fardo, isso é vida, é hábito, o verdadeiro lazer e é algo se será eternamente vivido pelo cristão. Não quero ser santarrão nem chato (já sendo, rs). Claro que a pessoa pode assistir filme secular, livro secular (o apóstolo Paulo lia - 2 Tm 4.13), ouvir música secular, e outras coisas, tudo selecionado e que contribuam para o seu crescimento na graça e conhecimento de Deus, mas acredito que nesta curta vida, quanto mais tempo dedico para Deus, mais chance terei de agradá-LO e de cumprir o meu propósito. Devemos remir o nosso tempo (Ef 5.16) e ter sempre Deus como nossa prioridade. Negue-se e pegue a sua cruz.
Músicas seculares falam de coisas que geralmente podemos querer exprimir, ou até mesmo nos edificar de formas que músicas sacras não as faz pela sua direção clara e única que é a adoração a Deus. Uma música que fale sobre amor, sobre boas atitudes, uma música crítica sobre alguma perspectiva de vida ou da realidade, ou sobre o expressar determinados sentimentos e assim em diante, as possibilidades são infinitas. É bem provável que, ao ouvir "música secular", só vem à sua mente as vagas e superficiais músicas que você conhecia no seu tempo "mundano", ou no mínimo, não é capaz de ver o potencial musical e suas variantes no mundo artístico. É como dizer que não se pode admirar uma pintura da natureza ou uma arte abstrata porque não mostram expressamente a imagem de Deus, Jesus ou Anjos. É ilógico, justamente partindo do primeiro ponto: Deus é Senhor sobre todas as coisas e todas elas glorificam a Deus. Seja uma pintura da natureza, ou de uma pintura apenas de formas geométricas, todas elas existem por causa de Deus, por Ele e para Ele, logo, o glorifica e exalta seu nome tanto quanto uma pintura que é explicita para com as coisas santas.
@@AmodeusR Amodeus, não sei qual é a sua crença, mas a minha é cristã bíblica e, por isso, penso como salmista que diz: “A minha alma descansa somente em Deus” (Sl 62.1), ou seja, o cristão bíblico não precisa de algo secular para edificar-se, pois Deus é capaz de nos preencher por completo e nos dá uma paz que o mundo nunca poderá nos dar (Jo 14.27). O cristão pode até selecionar ouvir e ler algo secular, MAS NÃO É ALGO NECESSÁRIO, com algumas poucas exceções, como trabalho, estudo e informação, mas tudo dentro dos princípios bíblicos e que não impeçam a pessoa de cumprir os propósitos de Deus em sua vida, como mencionei. Então, o que escrevi foi uma visão pessoal e bíblica sobre PRIORIDADE, TEMPO E SATISFAÇÃO PESSOAL, lembrando sempre que “não amarmos o mundo nem o que nele há, pois TUDO O QUE HÁ NO MUNDO NÃO PROVÉM DO PAI” - Jo 2:15,16. Então, eu não ouço música secular pelas razões que já expus acima e no outro texto e não porque, necessariamente, penso na minha “vida mundana de antes” e nem porque não seria capaz de ver um potencial em músicas do mundo - porquanto sou músico. Considero isso achismo de sua parte, uma exaltação dispensável das coisas deste mundo, uma mera conclusão para sua premissas anteriores ou, quem sabe, experiências pessoais que você generaliza aos outros. E, outra, ressaltei no início do post anterior que vejo a MÚSICA como algo muito associada à adoração a Deus. Leitura até certo ponto. O que tem a ver, então, com a pintura? Pintar ou admirar uma pintura, ou algo do tipo, irá lhe preencher em o quê em relação às coisas Deus? Isso que é ilógico. Só se for o tempo, e aí deve ser reavaliado se estiver tomando o tempo que deveria ser para Deus! E o fato de Deus ser o Senhor de todas as coisas não significa que todas as coisas glorificam a Deus, pois este mundo está debaixo do poder do diabo (1 Jo 5.19) e, por isso, que ser amigo do mundo é constitui-se inimigo de Deus (Tg 4:4). Amodeus, tudo me é permitido, mas nem tudo convém” - 1 Co 6.12 - e “não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo” - 1 Jo 2:15. instagram.com/roberto.marcos.oliveira
Glória ao Senhor Jesus pelo seu comentário irmão, quando entregamos TUDO para Cristo, desfrutamos de uma satisfação em viver inexplicável! a paz que excede todo entendimento, como vc citou (João 14:27). Tenho 19 anos, bem jovem ainda, não a muito tempo, decidi priorizar as coisas do Senhor, ouvir apenas músicas Cristãs, buscar assistir mais pregações, ensinos bíblicos, filmes cristãos, temáticas bíblicas, e a minha vida nunca mais foi a mesma. O quanto fui transformado por Jesus não consigo nem explicar, só Ele é o Caminho a Verdade e a Vida (João 14:6), aleluia!! Que o Senhor Jesus, guarde e abençoe a ti e a sua família irmão Roberto. 🙌🏻📖
Acredito que deixar de consumir, de fazer, de participar das coisas do mundo, são atos de fé. Coisas que não são pecado, mas que você deixa de fazer para se aproximar de Deus. Contudo, se julgarmos aqueles que fazem o que não fazemos, nosso ato de fé NÃO vale de NADA.
Concordo em parte, pois música ruim pra mim é aquela que não edifica como as músicas seculares, somente as que edificam são boas, aquelas que louvam o Senhor.
Vamos supor que um cantor cristão componha uma música para falar sobre o amor que sente pela esposa. Aliás, vamos além da suposição e tomar um caso real como exemplo: o cantor cristão Rodolfo Abrantes tem pelo menos duas músicas que não são sobre Jesus, mas sim sobre sua esposa e o sentimento que ele tem por ela. São elas "Dia Quente" e "Onde o mel é mais doce". Diante disso, podemos afirmar que apesar de estarmos falando de homem de Deus, as letras não são cristãs. Só pelo fato de não ser uma letra sobre Deus, elas deixam de ser edificantes e devem ser evitadas? A maior ordenança biblica para homem casado, depois dos dois maiores mandamentos, provavelmente seja "ame sua esposa como Cristo amou a igreja. Um homem casado cantando uma canção que expressa justamente esse amor intenso pela sua esposa me parece algo muito edificante ainda que não esteja "louvando diretamente" ao Senhor. Falando por mim, particularmente, não sou casado, nem nunca namorei, mas ainda assim quando escuto essas duas músicas do Rodolfo, me sinto fortemente inspirado a cuidar de uma mulher como o bem mais precioso que o Senhor me deu nessa terra caso seja o propósito Dele me conceder uma esposa e honestamente, não sei como esse sentimento não pode ser edificante.
Acho válido assistir ao documentário do Brasil Paralelo intitulado A Primeira Arte. Mesmo lá, onde não se valeram de embasamento bíblico (que é o que deve ser o filtro de todo cristão), mostra-se o que acontece quando ouvimos músicas classificadas como "pobres" (alguém comentou aqui que gosto é relativo), ou seja, eu não sou musicista, mas era algo relacionado com melodias, acordes, etc. Músicas que contêm apenas ritmos e batidas (se não me engano), independentemente da letra, incitam o nosso lado mais instintivo, como violência, sensualidade e até mesmo torna as pessoas mais emburrecidas (palavras minhas resumindo o que se dizia lá) e, consequentemente, mais manipuláveis. Entretanto, eles não falaram sobre músicas seculares × cristãs. O que ficou ali de lição pra mim (ngm tem que concordar), mesmo muita gente na igreja dizendo que todos os ritmos são de Deus, é que tem coisa que não convém. Além disso, tem também a questão da fonte de inspiração. "Ah, mas tudo de bom quem dá é Deus". Ok, mas nem sempre ele é a fonte de inspiração. Muitas das tais composições "seculares" são feitas por pessoas sob efeito de álcool, drogas, por paixões proibidas, enfim... e, claro, não existe isso de secular e sagrado para o cristão. Toda a nossa vida deve ser consagrada a Deus, mas não sei... músicas e shows são um tipo de culto.
Bem aventurado aquele que não se condena naquilo em que aprova. Rm 14:22. É uma questão de consciência. O Espírito que habita em nós é poderoso para mostrar aquilo que é ou não contra sua vontade. Tem muito irmãos que são como aqueles que criticavam e menosprezava quem comia ou não comiam tal coisa, expondo sua falta de amor - Rm 14. Querem definir o final de tudo. TEM PECADO (não todos) que vai ser pra alguém e pra outro alguém não.
eu penso da seguinte forma: a curto prazo não, mas vamos lembrar da passagem "tudo me é licito, mas nem tudo me convém" agora, a longo prazo, acredito que musicas ruins levem gradativamente a habitos pecaminosos, ou seja, ouvir musica ruim indica uma tendencia a um estilo de vida pecaminoso no futuro
Creio que música ruim que ele fala São músicas que não tem uma edificação nenhuma . Musicas que ti deixam triste ou músicas que tenha um palavreado agressivo ou que indicam violência
Musica ruim acredito é aquela que claramente vai contra o que Deus ensina, por exemplo músicas que valorizam a sensualidade é algo ligado ao pecado da imoralidade sexual e por isso é ruim, músicas que falam se sofrência de traição, estão ligados a sentimentos de vingança raiva e desvalorização e por isso é ruim, músicas que falam de amor puro é obviamente algo bom, músicas que falam de família, músicas que valorizam não só a vc mesmo mas o próximo também são coisas boas, creio que o nosso critério de bom e ruim sempre tem que estar ligado a vontade de Deus e seus ensinamentos.
@@CassiaMdB dependendo do contexto, não acho que seja errado. Veja bem que eu falei sobre contexto. Vou dar um exemplo falando de uma música secular que gosto: se chama Perseverance de uma banda norte americana de hardcore chamada Hatebreed. A letra é inteiramente motivacional. Como o nome sugere, fala sobre perseverança, sobre se manter firme nos seus ideais e propósitos mesmo em meio às adversidades, sobre se reerguer quando cair. Como eu disse, não é uma música, nem uma banda cristã, mas já me motivou e me ajudou a levantar em muitos momentos de desânimo. Por isso penso que uma música "motivacional gospel" não seja errada desde que não contrarie princípios bíblicos. Aliás eu cantei numa banda cristã de metal e nós tínhamos muitas letras que eram altamente motivacionais, sobre esperança e perseverança, mas como cristãos, inevitavelmente as letras no fim apontavam para Cristo como a nossa maior motivação, a nossa maior esperança e o nosso conforto nos dias maus. Contudo, jamais defenderei que esse tipo de música seja cantada em períodos de louvor na igreja. Penso que as músicas ministradas na igreja devem ser músicas nos levem a adorar e contemplar a grandeza de Cristo.
Eu acredito q toda musica tem alguma inspiração... Temos q tonar cuidado com isso... Muitas das vzs,a música é de uma qualidade absurda,(musicalmente falando, arranjos,melodia e etc...) Mas no fundo ela transmite algo negativo... Tudo precisa ser analisado, principalmente as internacionais...
@@carolinecerqueira3860 Não, aquilo que ouço, vejo, faço, bebo me edifica e me aproxima de Deus? se eu sou de Cristo, tenho que andar como ele andou(1 João 2:6). Paulo disse "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine. (1 Corintios 6:12). Quem é amigo do mundo é inimigo de Deus(Tiago 4:4).
@@jaisonoliveira Fale por você, cada um é responsável pelas suas escolhas, até Deus nos concede livre arbítrio das escolhas mas não.venha querer oprimir as pessoas pela sua religiosidade e falta de discernimento, assim como tem músicas que se dizem cristãs e o interesse não é adorar Deus é sim o dinheiro, existem músicas seculares que tem muito conteúdo e fala de coisas boas, óbvio que primeiro as coisas de Deus depois as terrenas, se você pensa assim não deveria nem assistir jornal, mexer na internet, beber coca, ter celular,, óbvio que.temos que ter discernimento no que ouve, no que assiste, mas essa religiosidade disfarçada de santidade chega ser ridículo e opressor
Excelente explicação deste assunto que já foi e ainda é tabu nas igrejas. E quem mais sofre com isso são os profissionais da música. Porque os que vivem dela muitas vezes são discriminados por algumas denominações por considerarem que música secular é pecado. É evidentemente que o Cristão deve saber onde e o que ouvir e tocar.
Eu particularmente, gosto de ouvir e cantar somente músicas voltadas para a adoração, músicas gospel. Mas me vi em um dilima com a família, pois gostam de juntar e cantar sertanejo. Teve uma época que eu e minga mãe até probimos. Meu pai tem andado muito triste depois do falecimento da minha mãe e ama mida de viola e isso o alegra muito Então temos feito uma modas, mas seleciono as letras. Reunimos uns amigos. Eu ainda assim fico meio desconcertada., mas uma amiga me falou: há tempos não tinha uma noite tão agradável, e sim estamis aqui felizes, em família nos alegrando e creio que o Senhor está presente.
Aí o que vc vai fazer ?! Ouvir música secular ? Pq só não deixa de ouvir as que não prestam e escuta as boas ou melhor ainda componha músicas boas , com teologia profunda e musicalmente profunda tbm, Aí sim concordaria com vc e falaria estamos juntos irmão, ❤
Eu aprendi que toda música (melodia) é inspirada, ou seja, o homem "recebe" a música de um espírito. Ou do Espírito Santo ,ou de algum espírito do príncipe desse século.O homem não cria música ( a letra sim pode ser inventada pelo o homem). Devemos ter muito cuidado com que música ouvimos e deixamos ministrar nosso coração.
12. Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas são saudáveis. Tudo me é lícito realizar, mas eu não permitirei que nada me domine. (1 Coríntios, 6) Qual influencia a música causa na sua mente? Ela tem te dominado e ocupado o lugar do Senhor , ou é apenas algo leve como um filme ou um canal esportivo ? Acho que é muito particular , existem pessoas que são dominadas por tais práticas que devem se abster, outras não sugerem nada , e continuam com sua consciência plena com o Senhor.
Tem tanta música "gospel" que mais deturpa, corrompe e louva o homem, que eu prefiro ouvir música seculares, em muitas ocasiões. Não estou generalizando, pois louvo a Deus por bandas como Resgate, Oficina G3, Fernandinho, etc, que muito me ensinaram, principalmente no início da minha conversão.
Quando desejamos ouvir música secular, estamos querendo andar por dois possíveis caminhos. Regressar a nostalgia que alimenta o velho homem, ou experimentar algo novo a parte do sagrado. Se não enchermos nossos lábios e ouvidos com salmos, hinos e cânticos espirituais, ocuparemos nossas mentes com o que satisfaz o deus que criamos a nossa própria imagem e semelhança. Se queremos nos encher do Espírito, temos que praticar o que é do Espírito. Remir o tempo é pagar o preço de não satisfazer nossas próprias vontades para resgatar ao máximo aquilo que satisfaz a vontade de nosso Deus. Que o Senhor nos capacite a crescermos no evangelho e sermos cada dia mais parecidos com Cristo. Remindo o tempo porque os dias são maus.
Vídeos assim são muito esclarecedores. Pois, infelizmente, o que é passado (ensinado) para "crentes novatos" que quase tudo NÃO PODE ou ISSO É PECADO!!! No final das contas, a "consciência pesada" gerada pelos costumes afasta o cristão do verdadeiro entendimento. Gosto muito do canal JesusCopy, acompanho há quase 4 anos e sou muito edificado e esclarecido pelos seus vídeos!! Que o Pai conceda ânimo dobre e força para vocês continuarem nessa pegada de evangelismo sem demagogias!!!
Cara, esses podCast de vcs são muuuuuito bons, de verdade. que conteúdo hein, cada um contribuindo para o crescimento de Jesus dentro da nossa vida e de maneira grandiosa! Jesus abençoe ainda mais esse ministério.
Cara na real a musica de alguma forma irá influenciar no seu relacionamento com Cristo e nesse relacionamento Ele mostrará o que vai te aproximar Dele ou vai fazer valorizar o seu ego e esfriar a relação. Mesmo musicas que aparentemente tenha um conteúdo pode está disfarçadas para te distanciar.
O mundo espiritual é dual. Quem faz música ou é inspirado por Deus ou pelo Diabo, não tem meio termo. Como eu tenho coragem de cantar louvores como "tudo entregarei" se nao tenho coragem nem de entregar meu gosto por música mundana?!
O bom e o ruim já são filosoficamente subjetivos, no entanto aqueles que são nova criatura em Cristo e por tanto um com Ele precisam pesar o que é bom e o que é ruim segundo o que Ele ensina e o que Ele fala, por isso a necessidade de conhecer a Deus e entender o que O deixa feliz ou triste, para assim escolher o que considerar bom e o que considerar ruim. Nem tudo que nosso coração gosta é bom, pois a bíblia diz que o coração é corrupto e enganador (Jeremias 17:9)
As pessoas que são contra o consumo de música "secular": parem de assistir filmes seculares também, séries seculares e etc. Nunca mais assista Vingadores, The Walking Dead, Vikings ou qualquer outro entretenimento feito por pessoas "do mundo". A partir de hoje, só tá liberado novela bíblica da Record e Smilinguido.
Depende, assistir um filme de ficção é bem diferente de ouvir uma música que incentiva o mudanismo, por exemplo: músicas que incentivam a tristeza, alcoolismo, prostituição,violência, traição, idolatrar uma namorada acima de todas as coisas etc..
@@ramomlobato Mas aí já vem a questão: música boa x música ruim. Todo cristão, filho do Criador de todas as coisas, deve saber muito bem o que é bom ou ruim.
Somos o templo do Espírito Santo;se um instrumento é consagrado pra aquele fim de tocar músicas de adoração; quanto mais nós , somos a imagem e semelhança de Cristo devemos nos consagrar então. O que eu perco de não ouvir música secular? Se o tempo está a cada dia mais sendo difícil de administrar e as pessoas tem usado essa justificativa pra não ter comunhão com Deus, com sua Palavra e poder adorar em Espírito e em Verdade! Vou perder meu tempo em ouvir música secular mesmo sendo intitulada como boa!? Em que isso me edifica como casa de Deus e sacerdócio Santo?!
Além do mais, a música começou primeiramente no céu. |Apocalipse 4| Apesar da música secular não ser nada demais, a letra até pode ser boa, mas se não glorifica, exalta ou adora a Deus, não vai nos edificar.
Queridos irmãos, acredito que este tema necessita de um aprofundamento nas escrituras, pois ñ se trata de música Boa ou ruim, litúrgica ou ñ litúrgica, mas há, certamente, uma palavra da parte de Deus sobre este tema. Espero, de coração, que os irmãos tenham, como única inspiração, aquela que vem do alto. "...todas as minhas fontes estão em ti. " No amor do Pai!
temos que parar de seguir opiniões de pessoas , são carne como nos e devemos seguir a palavra de Deus , nada contra a opinião do guilherme Andrade , mais tem pessoas que gosta de ouvir essas coisas pra satisfazer a carne . mais não vejo Paulo , Pedro , Davi , Moises cantando outra musica a não ser adorar a Deus ! vamos ter mais relacionamento com Deus e a sua palavra e viver por ela . Deus abençoe a todos .
A opinião do Guilherme é baseada em um contextos bíblico, e como assim satisfazer a carne? Desde quando música (boa) satisfaz a carne? Música é pra nos fazer refletir, relaxar e apreciar o talento de pessoas que colocam sua inspiração naquela arte, mas se a sua ideia de satisfação da carne vem de estilos "musicais" que fazem apologia a coisas profanas, ai eu concordo contigo, e ja lhe adianto que esses estilos nem podem ser considerado "músicas".
Sobre os discipulos não cantarem/ouvirem outras músicas, não podemos afirmar, pois não era algo importante para se escrever no contexto das histórias deles, eles vivam 365 dias do ano como nós vivemos e certamente tinham seus momentos de lazer e de descanso, não temos informações sobre o que eles faziam além das histórias escritas, músicas naquela época era uma das poucas coisas que tinham para entreter, e não era música para satisfação da carne tb, duvido muito eles e tantos outros personagens da Bíblia não ouvirem música como forma de descontração.
quer ouvir? ouça! A vida é tua! Mas... Eu só não me arrisco em dizer isso como uma verdade absoluta, é fácil ouvir o que queremos! no meu ver é só mais uma desculpa para manter hábitos antigos. Faz o seguinte, vou fazer o mesmo a partir de hoje, guardar a opinião pra nós mesmos, falar demais ou escrever demais pra justificar as vontades não adianta nada. Ficar caçando texto pra justificar suas necessidades carnais é fácil, como caçar textos pra justificar que é pecado! Estou muito satisfeito com minha vida com Deus, não quero estragar com coisas pequenas.
Evito músicas que eu ouvia antes, mesmo sendo de ótima qualidade poética e musical, passado pra mim já era, mas também cuido cm os lances que ouço hj em dia. Música pode ser remédio ou veneno.
@@qu31rozsou violinista. O trítono foi chamado dessa maneira simplesmente porque não soa bem. Se você pegar qualquer instrumento e tocar o trítono (que é um intervalo de quarta aumentada de notas) você vai que como fica um som estranho, "feio". Mas não é o diabo. Deus criou todas as notas. Temos que parar de ficar mistificando tudo. Inclusive, quem começou a incluir os tritonos nas músicas não foi Beethoven, foi Bach, muito antes dele! E Bach era um compositor cristão, que compunha para a igreja luterana, e em todas as partituras ele escrevia: soli Deo gloria, que significa: somente a Deus a glória
@@qu31roz de nada! Inclusive, se você tiver interesse, recomendo ouvir Bach! É belíssimo, pura arte, traz muita paz. Recomendo especialmente o Concerto em lá menor! Dá uma ouvida ruclips.net/video/emkJ0A7IfkY/видео.html
Só ouvi "achismos" é relativo dizer que existe música ruim ou boa. Quem tem a capacidade de afirmar isso? Se uma música boa para mim, pode não ser para você. O tema por ser tão polêmico, muitos tem receio de "ser cancelado" ao optarem por se posicionar. Graças a Deus que pelos comentários, vi que muitos não concordam com esses achimos e fica a soma do meu comentário. Cresce aquilo que vc alimenta. Eu prefiro alimentar o meu espírito com adoração SOMENTE a Deus!!
@@annavitoria8943 entendi, mas busque mais de DEUS irmã, estude e busque revelação do Alto. Quem sou eu pra dizer a alguém o que pode ou não pode fazer. Mas DEUS tem as palavras de vida eterna e dará direção a você e a mim tbm. Que a graça de Cristo Jesus esteja convosco
Você vai a cinema só para ver filmes cristãos? Você assiste futebol? Você vai a restaurantes cristãos? Você vai só a ambientes cristãos como shopping, restaurantes...? Por que só vale para a música e não para os outros? Incoerência, hipocrisia... não é uma crítica a você não amigo. Mas sim a essa forma de pensamento que as pessoas da igreja num geral tem contra a música secular!
Eh isso mesmo, música tb eh arte como qualquer outra. Muita música" secular" eh muita rica, bem feita, mas tb tem coisa ruim, o mesmo vale pras "gospel".e o pior eh o julgamento que fazem de quem escuta de tudo... dá raiva...
E só porquê todo mundo tá fazendo virou certo? A mentira muitas vezes repetida continua sendo mentira. Filmes, músicas, esportes, programas de televisão, tudo que faça apologia ao pecado é reprovado por Deus, pois ele odeia o pecado, e obviamente odeia tudo que dicermina e faz propaganda do pecado. Não é porquê todo mundo faz que tá certo irmão. E outra, desde quando a hiprocisia torna algo correto? O homem em si não têm justiça nenhuma, é plenamente inclinado ao mal.
@@LARA-zj4hu quem falou sobre conversar com pessoas irmã, uma coisa não têm nada haver com a outra. Eu nem falei em pessoas. Deus ama as pessoas mas odeia o pecado. Isso não é religiosidade, isso é a Bíblia. Basta ler que ela está cheia de exemplos que confirmam isso.
Como ouvir músicas "Boas" e ter comunhão com Espírito Santo? Será que no tempo de Paulo ele aceitaria ouvir músicas seculares por mais que sérias "boas" . Discípulos tinha um evangelho genuíno que era uma vida inteira entregue a Jesus, não tinha lugar em suas vidas para entrar as músicas boas , que possamos negar a nós mesmo e viver para Cristo .. músicas "boas" é desculpa para ouvir músicas seculares. Sinal que o coração tem um pouco do mundo.
Irmão, se você vê séries, filmes, Lê livros ou consome outras produções que não são propriamente cristãs, não há por que demonizar músicas de cunho não cristão quando estas são pura poesia, por exemplo. Inclusive, deixo a sugestão de "what a wonderful world" do louis armstrong, em que ao ouvir, só consigo sentir a beleza e plenitude daquele que criou toda a beleza que nos rodeia. Abração 🙏
Não, mas Paulo permitia que os cristão comecem comida sacrificado a ídolos, hj em dia quem comeria galinha sacrificada pra macumba ou então as ofertas oferecidas a "idolos"? Se Paulo vivesse hj seria chamado de mundano...
@@Vanessa-ff4lc concordo , vivemos neste mundo , a mídia tem investido muito para nós envolver em muitas coisas , particularmente eu sei de onde Jesus me tirou e ao não fazer algumas coisas é somente que o Espírito Santo me convence , agora músicas seculares eu ouvia muito e até músicas que não falava nem uma palavra torpe, mas eu creio que estou em construção, não sou perfeito, claro eu leio livros que não são cristão como livros da faculdade , alta performance, livros cristão. Também não sou um anjo dependo 100% da graça de Deus e não quero passar por religioso , mas eu creio assim , se Jesus te libertou de algumas coisas porque voltar a trás? Agora se você se sente bem vai pra cima , mas eu não me sentiria mais bem ouvindo e fazendo algumas coisas isso é particular. Eu tenho minha intimidade com Espírito Santo e cada um faz conforme entende que é para edificação. Deus abençoe não entenda que sou anjo kkk sou como Paulo disse .. Principal dos pecadores. Sou carne , falho que depende da graça do nosso Senhor Jesus .. paz do Senhor 🙌
Polêmico, vai dá revelação e o relacionamento de cada um. Prefiro ficar só no louvor, já são tantas coisas que precisamos nos desintoxicar... Além do mais, tudo que tem fôlego louve ao Senhor! Não foi dado o dom para adorar a deuses estranhos, isso foi decisão do homem. Outro sim, a palavra nos adverte a fazer tudo para louvor e adoração de Deus.
Perfeito! Foi resposta de Deus pra minha vida esse vídeo. Você falou uma coisa muito certa: música boa e música ruim. Se uma pessoa tem bom gosto musical, ouve The Beatles e Johnny Cash - como você citou - Doobie Brothers, Steely Dan, Fleetwood Mac, Stevie Wonder, Beach Boys, The Who e muitas outras bandas que gravaram coisas incríveis, acho bem difícil deixar de gostar e de ouvir como forma de entretenimento pra sempre, por conta da conversão. Amo um louvor. Quando pisei na igreja Bola de Neve Sede, em 2016, o louvor foi o que mais me impactou. Porém, a vida toda sempre gostei de boa música. Claro, agora tento filtrar, mas os 70s foram a melhor década da música.
Então irmão é o seguinte, a gente não pode reter tudo o que o irmão acima falou, por que Beatles por exemplo, John Lennon era abertamente contra Jesus Cristo, como você vai se encher de uma coisa que provém da escuridão? Música transcende o espiritual, inclusive há música no céu. É muito perigoso ir só pela palavra dele, até por que consumir conteúdos criados por pessoas que são inimigas do seu Deus não edifica. Peça discernimento
Esse Deus que você e a maioria dos crentes pregam não é o meu Deus. O meu Deus é misericordioso, Jesus não fugia dos PERDIDOS, e sim ficava perto destes para ajudar na iluminação. Vocês fogem de tudo que contraria aos princípios do que seria bom moralmente. Mas eu me inspiro em Jesus, não fico apenas na minha zona de conforto!@@juliad4654
TESTEMUNHO Toc Religioso Em certo momento comecei a ter pensamentos involuntários, indesejados, de forma que não conseguia controlar-los, os pensamentos eram cenas e palavras: pornográfica, preconceituosos, que envolvia Deus, jesus, Espírito Santo, Pessoas, no geral coisas que estavam no meu redor as vezes relacionadas com o que eu olhava, ouvia e outras não. conseguia controlar-los, os pensamentos eram cenas e palavras: pornográfica, preconceituosos, que envolvia Deus, jesus, Espírito Santo, Pessoas, no geral coisas que estavam no meu redor as vezes relacionadas com o que eu olhava, ouvia e outras não. Não estava entendendo a situação que me encontrava, fiquei sem saber o que fazer, com isso me desanimei, orava pouco, lia a Bíblia menos, freguentava a igreja em fez enquanto, não estava fazendo nada para mudar a situação simplesmente me conformei com tudo isso, enfrentei duas complicações em meios aos pensamentos a primeira foi que comecei a lembrar das coisas do passado que me arrependo ter feito, apesar de pedir desculpa perdão para Deus, ainda sentia que não tinha sido perdoado, um sentimento de culpa, busquei conhecimento sobre o assunto " arrependimento" e "perdão" e fui me libertando entendi que ainda restando um sentimento de culpa Deus já havia, me perdoado, em 1joão 1:9 está escrito: "Se confessarmos os nossos pecados ele é justo e fiel para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça", saiba que se você se afastou de Deus pelo seu pecado ou ainda se sente culpada ele já ter perdoou volte para Deus. A Segunda questão é como eu tinha pensamentos relacionados ao Espírito Santo, pensei que havia blasfemado fiquei preocupado, pois achei ter perdido a minha salvação me chatei comigo mesmo, com isso procurei entender mais sobre o assunto e compreendi que não tem como blasfemar por pensamento, se vc está preocupado que blasfemou contra o Espírito santo é porque não blasfemou,quem blasfêmia não que buscar a Deus. Pra vocês entenderem sobre: A blasfêmia contra o Espírito santo, indico a vocês que vejam esse vídeo, recomendo! ruclips.net/video/krbE1biciKs/видео.html Quase perto de completar 1 ano que estava com os pensamentos, falei pra mim mesmo que não podia continuar mas dessa maneira, tomei uma decisão de querer vence, enfrentar o que estava passando, comecei não me importa com os pensamentos (não foi fácil mais com persistência consegui), orava pedindo ajuda pra Deus, lendo a Bíblia firmemente, alimentando minha Fé constantemente, buscando pregação, alimentando o Espírito, vendo pregação e de forma gradualmente os pensamentos foram sumindo, nó momento que foquei em Deus foi quando conseguir vencer. LIÇÕES QUE APRENDI *O inimigo vai usar todos os recursos necessários para ter vê longe dos caminhos do senhor *Apesar da luta que esta passando o senhor é contigo, permaneça nós caminhos De Deus *Não deixe de alimenta sua fé *Vigie fique atento *Abra teu coração pra Deus no momento da oração *Não deixe de freguentava a igreja, os irmãos (as) vão ter ajuda SE VOCÊ ESTA TENDO PENSAMENTOS HORRÍVEL EM RELAÇÃO A DEUS, PESSOAS SAIBA QUE *SÓ POR QUE ESSES PENSAMENTOS ESTA NA SUA MENTE NÃO SIGNIFICA SE SEUS *DEUS É ONISCIENTE E SABE QUE VOCÊ NÃO QUER PENSAR ISSO *NÃO FIQUE PREOCUPADA POR ESTA PENSANDO ESTAS COISAS, NÃO ALIMENTE SEU MEDO *NÃO É SÓ VOCÊ QUE PASSA POR ISSO *NÃO ACREDITE QUE ESTA SENDO CONDENADO POR CAUSA DOS PENSAMENTOS. GABRIEL HENRIQUE ALVES DA SILVA IDADE: 16 anos
Gabriel, me encontro em uma mesma situação que a sua... Estou feliz por ver como Deus te livrou desse problema, quero enfrentar também! Peço oração. Deus é maior!!! ❤️
A questão não é o que pode e o que não pode , e sim o que agrada e não agrada a Deus. Pois agora vivemos para a agradar a Deus . Se pensássemos mais nas coisas do alto não perderíamos tempo com aquilo que é daqui...." quão pouco são os que ainda tentam agradar a Deus em Tudo o que fazem" (John Wesley)
eu nunca toquei um instrumento mas por conta do Metallica eu aprendia tocar Baixo e hoje eu toco na igreja adorando e louvando com o contrabaixo, é claro que foi Deus me deu esse talento mas foi por conta dessas musicas que eu me descobri.
3 года назад
No meu caso cresci ouvindo Black Sabbath, toco baixo TB por causa do Geezer Butler. Hoje sirvo na igreja também por conta do que aprendi no passado
Pode ter certeza, quanto, quanto mais do mundo você tiver menos de Deus você vai ter. Faz 18 anos que Deus me libertou de ouvir e curtir música do mundo. As vezes a letra não tem coisas aparentemente ruim, mas a melodia traz a uma memória afetiva e você tem saudades do Egito.
Graça Comum!!! Há vida emanando em várias fontes! Não necessariamente "de Deus", mas o cerne é: ESTAR PLUGADO NA FONTE ALIMENTADORA QUÊ É CRISTO JESUS!!! O resto é só filtrar!!! Como diz um de meus Mestres; "NÃO GOSTO MESMO DE MÚSICA MUNDANA!!! É POR ISSO QUE PAREI DE OUVIR GOSPEL!!!" Não generalizo! Mas há fundo de verdade, quando vamos a fundo na questão!!! Deus abençoe!!!
Tudo me é lícito mas Nem Tudo me Convém. Não é questão de maturidade mas aquilo o que é feito para Deus e aquilo que é feito para agradar o seu próprio desejo. Que é limpo limpe-se mais e quem é sujo suje-se mais, se é para viver as coisas do mundo é melhor ter ficado no mundo, porque não somos mais do mundo mas se der de Cristo.
A bíblia não diz em momento algum que ouvir música secular é pecado, mas acredito sim que as músicas tem uma carga espiritual que ministram coisas ao nosso coração. Um louvor onde Jesus é o centro da letra me aproxima mais das cosas de Deus, por outro lado, uma música secular leva meu coração a outras coisas que não me aproximam de Deus, não edificam o meu espírito. A pergunta não deve ser se é ou não pecado, mas sim "isso me aproxima de Deus ou não?".
Existe níveis musicais: Divina: Louvores Humanas: Poéticas Satânica: Esses não devem estar nos ouvidos dos cristãos. Música, arte é de Deus sim, não adianta passar a vida ouvindo louvor,morando na igreja e não amando o próximo, todos somos justificados pelo Sangue do Cordeiro 🐑 aquele que diz que não peça comete pecado, a maior riqueza que o Senhor nos deu foi a liberdade com responsabilidade. Deus abençoe sempre 🙏 🤝
Eu me sinto mal por ouvir músicas seculares😢, depois que eu ouço me bate uma angústia mesmo a musica sendo agitada, mas acredito que Deus tem a forma de trabalhar com cada pessoa❤ E ta tudo bem.
A palavra de Deus nos orienta a fazer tudo para glória de Deus. E existem música que se " dizem BOA" mas vai contra os princípios da palavra e existe sim uma influência. Que possamos estar sensível para não entristecer o Espírito Santo, pois o Senhor procura verdadeiros adoradores e um coração quebrantado e contrito ELE não despreza. Chega de músicas boas queremos a presença Dele!!
Paz de cristo coisa que vc esqueceu é que a vida de um cristão tem que ser uma adoração,logo nao e so no culto que devemos louvar ou ter uma musica de adoração,e so pela tese que ele deu,deu pra ver que ele escultava por isso que defendeu.
Ronaldo Goncalves paz do Senhor Não e so um versiculo que mostra como devemos viver,e sim toda a palavra esses doutrinas que eles ensinam são doutrinas liberais aonde pode de tudo,temos que ser imitadores de cristo ,agr imagina cristo cantando pagode, funk, rock é complicado,se cristo abita em nos devemos deixar de fazer as nossas vontades se é que cristo abita em nos uma vida aonde nós negamos a nos mesmos , que é muito difícil por isso tantos versiculos sendo interpletados de maneira não verdadeira ou como o Espírito inspira mais da maneira que alimenta nosso ego,e o versiculo que ele sitou nao diz e nao sustenta a tese dele da uma olhadinha la depois que Deus abençoe.
@@ronaldogoncalves5187 irmão jesus não casou pk o proposito dele aqui era outro que vc sabe qual é mais o casamento foi instituido por Deus desde o início e jesus fala sobre tbm,e logico que a gente tem que ir no supermercado a gente vai morrer de fome?jesus cantou sim na santa ceia ele cantou um salmo que é inspirado por Deus, nos temos que viver sim aqui felizes mais vc ja respondeu não presizamos de coisas seculares e do mundo nos temos hinos que são inspirados por Deus e o nosso contentamento tem que estar em Deus,quando me converte eu escultava muisica secular tbm mais Deus me mostrou que isso nao me edificava,Deus fala agr ouve quem quer . E outra coisa minha fé não e basiada ne novela mais sim na bíblia que Deus abençoe.
A pergunta é, o q é música boa ? O q é ritmo bom ? Maior parte desse argumento é relativo Se é certo ou errado, não sei, mas se não me acrescenta não me faz falta
Boa explicação. Particulamente não escuto música secular pq escandaliza meu meio congregacional e eu quero andar na mesma visão, tbm sei q tem muita letra podre secular, emotivas, depressivas etc... eu mesmo parei de ouvir algumas bandas seculares por estarem me deixando muito melancolico ( mas tbm parei com algumas evangelicas pela mesma razão kkk , ouço de vez em quando) e também tem a relação da música secular ser um gatilho de pecado para alguns, depende do caso.
Entendi tudinho, antes que alguém venha falar que eu não ouvi o vídeo, mas não tirem esse vídeo de contexto pra não virar pretexto pra ouvir funk ou death metal... quando não era crente eu ouvia slipknot, até gosto do som mas vou ouvir uma música que fala de satanás e anti Cristo?!!!cuidado galera!
Acredito que basta discernir no espírito e com base na palavra se pode discernir que música mundana apesar de algumas terem letras fabulosas o objetivo central não é adorar ao Senhor
Fico com o que a Bíblia me orienta, nosso Deus é Santo! E não tem sombra de variação 🙌🏼 sem santidade, ninguém verá o Senhor! "Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce". Tiago 3:11,12
Uall, vim correndo vídeo muito necessário e tenho certeza que vocês da família Jesus Copy deve receber MUITO essa pergunta de ter discernimento de uma música boa pra ruim, Deus abençoe 🥰🔥
É mais fácil eliminar TODAS as músicas de sua vida. Ficar separando o que é bom do que é ruim dá muito trabalho e abre precedente pra chatas discusssões do tipo " cristão pode ou não pode?" é um saco. Já vendi meus fones e caixas de som que tinha. Foi uma libertação. Zero música, zero problemas
No MEU caso, eu sei que NÃO devo escutar música secular pois tenho tendência a voltar a pecados antigos. Evito escutar.
Me faz regressar a um passado que pra mim não é interessante lembrar prefiro evitar.
Comigo também. Quando eu escuto músicas “seculares” me remete ao passado também, e pra MIM é como se eu tivesse pecado, por que me faz voltar lá. Mas não acho que seja pecado, mas pra mim é como se o Espírito Santo me incomodasse (até com algumas músicas gospels que não tem base bíblica), temos que tomar muito cuidado
Verdade,comigo também!
Musicas indies? Se inscreva em nosso canal ^^!
Evito escutar algumas músicas que ouvia quando estava longe de Deus pq me lembram minha vida ímpia. Mas novas músicas não tenho problemas.
Posso ouvir música secular?
A Bíblia responde...
Basta passar todas as canções (seculares ou cristãs) pelo "filtro de oito estágios" que o Ap Paulo apresenta aos discípulos de Jesus Cristo em Corinto, que diz:
"Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor."
Filipenses 4.8
Música erudita por exemplo
Isolam até versículo para poder fazer aquilo que querem... Quem é nascido dinovo e regenerado pelo Espírito não tem prazer naquilo que tem sido morto. Deixa o que é do mundo no mundo e buscai as coisas que é do alto.
@@peteriure6691 Por isso o texto da Palavra de Deus...passando por esse "filtro" só ficará a vontade de Deus para o seu discípulo.
KKKKKKKKKKKKK, não passou nem uma... Ou talvez alguma. Mas se seguir este criterio... vai preferir ser meuito, muito, muito cuisadoso mesmo.
@@Nonatosoares Pois é...mais, é assim mesmo, como disse Jesus nosso Mestre: "Negue-se a si mesmo"
Apenas uma dica, pode passar o dia se enchendo das coisas seculares, mas não espere a noite sentir a presença do espírito, pois colhemos o que plantamos.
Verdade.
As vezes coisas menos polêmicas do que ouvir música secular consegue trazer frieza. Imagina assuntos sensíveis. É importante ficar atento, porque quando ficamos cegos espiritualmente, de fato perdemos sensibilidade. Já passei por cegueira espiritual em relação a musculação. Só Deus pra reabrir os olhos
Minha dica meu caro, é que vc e quem faz uso de músicas seculares, que se encha daquilo que te aproxima mais de Deus. Lembramos de Adão e Eva, se eles estivessem cheios daquilo que Deus autorizou não teria espaço para aquilo que não podia. Lembrando que que nosso adversário só precisa de brechas para investir.
Não somos discípulas, seguidores de Cristo, não encontro passagens que Ele indique praticar essas coisas.
Na suas fala vc falou de graça, mais o que é graca? Favor imerecido, ou seja aponta pra seu incondicional amor que nos dá direito a salvação quando caminhamos os Seus caminhos.
É isso aí!!
Concordo
Eu me aproximei mais de Deus quando escolhi ouvir apenas hinos.
Quando eu começo a ouvir música secular sinto que esfrio na fé.
Hino nacional?
@@josuegomes7677 hinos da igreja
@@josuegomes7677 kkkkkkkk tiração
@@nataliamendes449 exatamente. eu, já tentei várias vezes voltar a escutar por teimosia, primeiro, que vi um monte de cristão e até uma teóloga que escutava Metallica, e eu, como rockeira e metaleira antes da conversão fui tentar, eu me senti péssima, parece que o meu coração dói, eu não entendo, me deixa mal, acho que já aceitei e nunca mais vou ouvir. korn? slipknot? mac demarco? joji, ou várias bandas e artistas desse mesmo estilo? nunca mais ouvi falar...
Música ruim não tem a ver com melodia ruim ou ritmo chato. Até por que isso é relativo. O que é chato pra um pode não ser para o outro.
Música ruim é aquela que contaria princípios bíblicos.
Se, por exemplo, Deus criou a família, formou homem e mulher para que vivam juntos até a morte, em que edifica ouvir uma música que fala de traição?
Se música ruim não tem a ver com melodia, ritmo e harmonia, mas, somente, com princípios bíblicos, aí sim a sua conversa fica abstrata.
Então se um cristão canta mal, compõe uma música com arranjo super comum e manjado,você vai engolir só porque fala de seus valores?
Se já é difícil definir parâmetros musicais pra avaliar cada gênero, imagine quando colocamos valores no meio...
@@dossantos558 meu irmão ninguém precisa "engolir" nada. Como eu falei gosto é relativo.
Se uma música segue princípios bíblicos mas tem um ritmo ou melodia que não te agrada então não ouça.
Falei de "música ruim" em relação ao contexto do vídeo (música que não edifica e portanto não deve ser ouvida por quem quer honrar a Cristo)
@@ovalorcristao concordo plenamente, uma música que fala de traição, vulgaridade... é impossível edificar e muito óbvio que não agrada a Deus, temos que ter coerência.
Concordo
Concordo!
Não tem nada onde Jesus não é SENHOR...mas tem coisas q entristece seu coração...fazer escolhas...é o melhor
Do inferno Ele é Senhor, Sobre todos os demonios Ele é Senhor. Mas eu não quero proximidade com estes.
1 Tessalonicenses 5.21
Examinai tudo. Retende o bem.
Acho que tudo que edifica deve ser o parâmetro, a pergunta é: "isso me edifica?" "Isso me convém?"
As vezes pra uma pessoa a música tal, desde que não ofenda os padrões bíblicos claro, mesmo sendo "secular" não é um problema, porém pra outro é algo que lhe afasta de Deus. Também tem a questão do escandalizar ao meu irmão.
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."
(1 Coríntios 6:12)
"Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos."
"Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize."
(1 Coríntios 8:9-13)
Obrigado 🔥💓
Concordo plenamente .
Ótima reposta
Excelente resposta!!! Concordo 100 por cento!
Falou tudo!
Tem músicas que apesar de parecerem inofensivas, ainda assim transmitem uma energia negativa... eu estava a ouvir uma música de um grupo que gosto, mas me bateu uma melancolia tão grande! Acho que não é somente a letra, tem algo a mais...
Tem uma série “satanismo na música “ que fala sobre isso
Sim, não temos que olhar só a letra, mas de onde veio a inspiração daquela música, se foi uma pessoa que possui o Espírito Santo de Deus que compôs, então quando a música for tocada ela vai atrair a presença de Deus, ela vai adorar a Deus. Mas se quem compôs a consagrou a demônios, ela pode ter a letra mais bonita ou inofensiva do mundo mesmo assim ela vai atrair demônios. Então temos que tomar cuidado com os compositores que estamos escutando, esse compositor é cristão? Esse compositor tem um bom testemunho de cristão ou é uma árvore podre?
Tem músicas que escuto que acredito não serem de pessoas cristãs mas eu não sinto nada, nenhum peso por ouvir elas, tem outras que também não são de pessoas cristãs mas sinto uma reprovação dentro de mim ao ouvir elas além de me fazerem sentir mal
Crente falando de "energia negativa" kkk
Me sinto triste quando ouço porque percebo que uma música secular não vai me fazer estar mais perto de Deus, pelo contrário, se eu ouvi-la frequentemente, posso ficar fria e não querer mais ouvir músicas edificantes.
Sobre ouvir música secular tenho uma experiência interessante.
Eu estava muito angustiada por causa do meu filho que está vivendo uma vida destrutiva, então eu já não sabia como orar. Eu disse assim Senhor não sei oq dizer / oq pedir sobre o meu filho o Sr sabe como é a vida q ele ta levando.
E fiquei em silêncio, então uma voz bem tranquila falou ao meu coração.
Sobre a música do Andréa boccelli (CON TE. PARTIRÒ ),fui no RUclips pesquisar , e é uma canção linda.
Chorei tanto e a voz me fez a seguinte pergunta.
Será ñ posso fazer do futuro dele algo tão lindo quanto esta canção?
Pra mim foi uma experiência maravilhosa.
Deus é surpreendente, Ele poderia ter me lembrado um louvor cristão, mas não fez e Ele somente Ele sabe o pq.
Que experiência maravilhosa
Incrível 👏🏻🙏🏻
@@sempreamada Que lindo testemunho! Amo esta canção do Andrea Boccelli. É lindíssima mesmo!
Eu tinha uma vida e vivia de acordo com a verdade que eu acreditava, eu cantava exatamente aquilo que eu vivia.....a música era a trilha sonora do estilo de vida que eu tinha.
De repente eu conheci a verdade, que não é um fato, é uma pessoa, na pessoa de Jesus, e isso transformou completamente a minha vida! Inevitavelmente a trilha sonora da minha vida mudou. Se tem uma coisa que é igualzinha era no passado é que eu canto exatamente o que eu vivo. Me recuso a cantar algo que não jorre do meu coração que não seja a verdade.
(Rodolfo Abrantes)
Vdd, eu tbm canto o q vivo, e o Egito nao vivo mais la, hj vivo pra Deus e canto o q glorifica e exalta o nome do Senhor 🤷🏻♀️
A sutilidade esconde o perigo! Por ter um coração voltado a Deus, a escolha se torna natural !! Transformação da mente Romanos 12:2
1 Coríntios 6:12
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
Musicas indies? Se inscreva em nosso canal ^^!
Mas irmão, o texto está fora de contexto, oq Paulo fala é contra práticas imorais dentro corpo de Cristo, que estavam acontecendo dentro da comunidade
Isso ai não tem nada haver com respeito a musica cristã e secular mano! Não há como adorar dois senhores
Isso tem nada a ver com música secular! Pegar texto fora de contexto, a tendência é resultar em ensinamentos equivocados.
Fala sobre a imoralidade
Música não é apenas um entretenimento, Música mexe na alma da pessoa. Não vou ouvir uma música secular sabendo disso.
Então você também não pode assistir filmes e seriados "seculares"...
Jordan, exatamente por isso nós temos que ter cuidado com o que ouvimos. É bom que um recém convertido, por exemplo, fique longe das músicas seculares no início da sua caminhada para não confundir as coisas. Mas depois de estar maduro não vejo como há problemas em escolher músicas que possam ter sido escritas por cantores não cristãos, desde que nosso propósito seja adorar a Deus. A palavra diz que Deus faz a chuva cair para justos e injustos, portanto ímpios também têm sabedoria e obviamente podemos aprender com eles. Há muitas canções de amor por aí que podem refletir o nosso relacionamento com Deus. Particularmente, há uma que me dá muita força e que é sobre perseverança: "Mais Uma Vez" , da Legião Urbana. Nós temos apenas que cantar a luz da Bíblia e saber o que nos edifica e o que não edifica, e isso vai de músicas até filmes, seriados e livros. Nem todo tipo de arte de um artista cristão vai condizer com a palavra, como nem toda arte feita por um ímpio é maligna. Que lembremos também que música e outros tipos de arte vão muita da interpretação de cada um, tanto de quem canta/escreve como de quem escuta/lê.
Não tem problema algum em não ouvir isso ou aquilo, o problema é pregar isso como doutrina...
Não sei não Hem irmão, tu tem cara de que gosta de um rock in roll 😁😁
Vc não pode ver quase nada na TV, amigo, nessa ideia. Nem ler, a não ser coisa cristã.
Não entendeu nada da explicação, pelo visto.
Regressei ao Brasil recentemente depois de 18 anos morando fora, aonde tive contato com várias denominações cristãs, e é impressionante como esses assuntos só são pauta por aqui, la fora a preocupação é pregar a palavra, o verdadeiro evangelho. Parece que o cristão brasileiro precisa de um livrinho do “pode ou não pode”. É muito triste isso.
👏👏👏👏
Exatamente. Sinto a mesma coisa. Aqui no Brasil a prioridade da maioria das igrejas é pregar os usos e costumes humanos, e determinar que para viver com Cristo a pessoa deve seguir as regras da igreja. Exemplo: Não cortar o cabelo, só usar saia ou vestido pois a calça é pecado e por ai vai.
Me parece arrogante achar que vcs de fora são tão "evoluído " que já alcançaram um nível de espiritualidade tão grande, que só pensa em pregar a palavra, se todos nós sabemos que as heresias e seitas vem de lá pra cá, pra mim o brasileiro vira lata sempre acha os outros melhores que ele.
Tão evoluído que foi de "fora" que veio a teologia da prosperidade. Nos preocupamos com o pode e não pode pois temos temor e queremos agradar a Deus. Tente fazer o mesmo.
Cada dia que passa a pessoa estão tão religiosa e seguem o homem e não a palavra ,não Ler a bíblia e estudam realmente o que Deus requer de cada um mais ele seguem o homem e suas hipocrisia e costumes
8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Filipenses 4:8
Esse versículo é um bom filtro, não só para o que pensamos, mas para o que ouvimos, assistimos, lemos, falamos e etc...
Na visão espiritual e não para pegar o versículo isolado para querer ouvir coisas secular que é só mundo independente se é boa ou não se morremos para o mundo tudo que há nele mesmo que tenha boa aparência não nos pertence.
Isso aí. Portanto vc deve parar de comer carne, usar roupas ocidentais, parar de ver filmes, jamais usar sabonete secular. Tbm não use ônibus seculares pois ali só tem mundanos. Não compre. Não beba e nem respire.
@@peteriure6691 Embasado em que?
@@atorporno280 Ai já falou besteira. os apostolos e a igreja comiam bebiam se vestiam mas tbm diziam para entoar salmos e CANTICOS ESPIRITUAIS. A musica/ louvor foi feito para ser uma adoração exclusiva para deus. Como o mundo jaz no maligno o homem corrompido desviou a adoração da musica/ louvor para coisas banais como amor as mulhesres por exemplo.
@@peteriure6691 Eu te desafio a me mostrar um único lugar na bíblia em que os apóstolos ou a igreja disseram pra cantar músicas EXCLUSIVAMENTE de adoração. Me mostra um único lugar entre genesis e apocalipse onde diga que a música é algo exclusivo para adoração a Deus.
Mas, detalhe:
Não pode ser interpretação meia boca e subjetiva baseado em cálculos próprios.
Nem baseado no que te ensinaram ou no que vc acha que é certo.
Tem que ser uma passagemCLARA E OBJETIVA afirmando isso que vc está dizendo.
Desafio lançado. Prove dentro da escritura que a música secular é pecado.
Essa distinção é um tanto subjetiva. Mas uma distinção mais própria poderia ser (música x louvor). Por que nem tudo que parece louvor é louvor de fato 😉👍
Muito bem explicado, não desfazendo da explicação do irmão do vídeo. Não ouço música"seculares" e no meio gospel támbem esta cheio de música ruim.
Parabéns pela explicação.
@@robertopires5760 Roberto eu te entendo e estamos juntos meu irmão. Deus te abençoe sempre.
Louvor e música é a mesma coisa....
@@peteriure6691 não mesmo meu amigo... A palavra hebraica para louvor é halal - הָלַל
A palavra halal é um termo muito usado na Bíblia hebraica. A halal aparece mais de 150 vezes na Bíblia, isso sem contar suas variações. Por exemplo, a ordem halleu-yah, que significa todos devem louvar a Yavé (Deus) deriva de halal. Esse é um termo que é geralmente traduzido por aleluia.
Outra palavra que também deriva de halal é o termo tehillah, ou tehillim no plural. Um tehillah é um hino, uma canção ou um salmo. Por exemplo, o título hebraico para o livro dos Salmos é tehillim. Com isso você já consegue perceber que a palavra louvor em hebraico, transmite a ideia de falar ou cantar as glórias, as virtudes ou honras de alguém ou alguma coisa.
E nem pq tdo que se chama louvor e não é, da respaldo pra gnt sujar nossa mente cm musicais seculares
Podemos ouvir músicas "seculares" sim
Mas Temos que entender que apenas louvores vãos encher nosso espírito
Devemos saber o tempo de buscar edificação em louvores e também o tempo de ouvir uma musiquinha "comum" ali
Não é pecado mas as vezes são distrações que gastam o tempo de estarmos buscando a Deus 🙏🙏
O fruto de que comemos, chama-se:
A árvore do conhecimento do bem e do mal... A responsabilidade é pessoal!!!... Nós sabemos onde estamos pecando, e não tem desculpas...
Ele deu essa resposta porque ele ouve música secular, entendi. Continuarei com minhas convicções a respeito de musica do mundo, não as ouço! E está tudo bem. ❤️
Vdd
Providencie não assistir televisão, cinema e coisas do tipo viu irmã. Talvez o celular, computador, carro tbm. São coisas seculares, ou como vc disse, do mundo. Então não use. Vai que a pessoa que fez seu celular é satanista... Então se isole de tudo que é terreno.
Quem é do espírito, discerne coisas espirituais.
Musicas indies? Se inscreva em nosso canal ^^!
E ao homem carnal resta só ver o q é da carne
Vc e um espírito?
Romanos 14:12
Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Respeito a pessoa ouvir músicas “seculares” selecionadas pelas letras e pela banda ou cantor, mas, vejo que a MÚSICA em si está muito associada à adoração a Deus. Assim também é com leituras seculares (exceto obrigatórias, como no estudo) em relação ao estudo bíblico. Se eu me preencho de músicas e leituras seculares, certamente terei dificuldades em querer depois ouvir músicas de adoração a Deus ou de ler a Bíblia. É como quem se encheu de fast-food e depois não terá mais fome para comer comida de verdade. Considerando o fator TEMPO: eu particularmente diante do pouco tempo de um dia corrido de família, estudo e trabalho vejo que é melhor priorizar ouvir, ler ou assistir algo que me aproximará de Deus. Isso não é fardo, isso é vida, é hábito, o verdadeiro lazer e é algo se será eternamente vivido pelo cristão. Não quero ser santarrão nem chato (já sendo, rs). Claro que a pessoa pode assistir filme secular, livro secular (o apóstolo Paulo lia - 2 Tm 4.13), ouvir música secular, e outras coisas, tudo selecionado e que contribuam para o seu crescimento na graça e conhecimento de Deus, mas acredito que nesta curta vida, quanto mais tempo dedico para Deus, mais chance terei de agradá-LO e de cumprir o meu propósito. Devemos remir o nosso tempo (Ef 5.16) e ter sempre Deus como nossa prioridade. Negue-se e pegue a sua cruz.
Concordo com vc! Nos preencher de musicas nao cristas só pq nao tem letra pesada é perda de tempo. Melhor é encher o coraçao de adoraçao.
Músicas seculares falam de coisas que geralmente podemos querer exprimir, ou até mesmo nos edificar de formas que músicas sacras não as faz pela sua direção clara e única que é a adoração a Deus. Uma música que fale sobre amor, sobre boas atitudes, uma música crítica sobre alguma perspectiva de vida ou da realidade, ou sobre o expressar determinados sentimentos e assim em diante, as possibilidades são infinitas. É bem provável que, ao ouvir "música secular", só vem à sua mente as vagas e superficiais músicas que você conhecia no seu tempo "mundano", ou no mínimo, não é capaz de ver o potencial musical e suas variantes no mundo artístico.
É como dizer que não se pode admirar uma pintura da natureza ou uma arte abstrata porque não mostram expressamente a imagem de Deus, Jesus ou Anjos. É ilógico, justamente partindo do primeiro ponto: Deus é Senhor sobre todas as coisas e todas elas glorificam a Deus. Seja uma pintura da natureza, ou de uma pintura apenas de formas geométricas, todas elas existem por causa de Deus, por Ele e para Ele, logo, o glorifica e exalta seu nome tanto quanto uma pintura que é explicita para com as coisas santas.
@@AmodeusR Amodeus, não sei qual é a sua crença, mas a minha é cristã bíblica e, por isso, penso como salmista que diz: “A minha alma descansa somente em Deus” (Sl 62.1), ou seja, o cristão bíblico não precisa de algo secular para edificar-se, pois Deus é capaz de nos preencher por completo e nos dá uma paz que o mundo nunca poderá nos dar (Jo 14.27). O cristão pode até selecionar ouvir e ler algo secular, MAS NÃO É ALGO NECESSÁRIO, com algumas poucas exceções, como trabalho, estudo e informação, mas tudo dentro dos princípios bíblicos e que não impeçam a pessoa de cumprir os propósitos de Deus em sua vida, como mencionei. Então, o que escrevi foi uma visão pessoal e bíblica sobre PRIORIDADE, TEMPO E SATISFAÇÃO PESSOAL, lembrando sempre que “não amarmos o mundo nem o que nele há, pois TUDO O QUE HÁ NO MUNDO NÃO PROVÉM DO PAI” - Jo 2:15,16. Então, eu não ouço música secular pelas razões que já expus acima e no outro texto e não porque, necessariamente, penso na minha “vida mundana de antes” e nem porque não seria capaz de ver um potencial em músicas do mundo - porquanto sou músico. Considero isso achismo de sua parte, uma exaltação dispensável das coisas deste mundo, uma mera conclusão para sua premissas anteriores ou, quem sabe, experiências pessoais que você generaliza aos outros. E, outra, ressaltei no início do post anterior que vejo a MÚSICA como algo muito associada à adoração a Deus. Leitura até certo ponto. O que tem a ver, então, com a pintura? Pintar ou admirar uma pintura, ou algo do tipo, irá lhe preencher em o quê em relação às coisas Deus? Isso que é ilógico. Só se for o tempo, e aí deve ser reavaliado se estiver tomando o tempo que deveria ser para Deus! E o fato de Deus ser o Senhor de todas as coisas não significa que todas as coisas glorificam a Deus, pois este mundo está debaixo do poder do diabo (1 Jo 5.19) e, por isso, que ser amigo do mundo é constitui-se inimigo de Deus (Tg 4:4). Amodeus, tudo me é permitido, mas nem tudo convém” - 1 Co 6.12 - e “não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo” - 1 Jo 2:15.
instagram.com/roberto.marcos.oliveira
C
Glória ao Senhor Jesus pelo seu comentário irmão, quando entregamos TUDO para Cristo, desfrutamos de uma satisfação em viver inexplicável! a paz que excede todo entendimento, como vc citou (João 14:27). Tenho 19 anos, bem jovem ainda, não a muito tempo, decidi priorizar as coisas do Senhor, ouvir apenas músicas Cristãs, buscar assistir mais pregações, ensinos bíblicos, filmes cristãos, temáticas bíblicas, e a minha vida nunca mais foi a mesma. O quanto fui transformado por Jesus não consigo nem explicar, só Ele é o Caminho a Verdade e a Vida (João 14:6), aleluia!!
Que o Senhor Jesus, guarde e abençoe a ti e a sua família irmão Roberto. 🙌🏻📖
Música é uma coisa, louvor é outra... Cada um saiba cuidar do seu vaso cmo santificação e honra!
O culto não é dentro de uma casa, o culto começa quando eu acordo pois meu corpo é o templo e tudo em mim glorifique ao senhor.
👏👏
Acredito que deixar de consumir, de fazer, de participar das coisas do mundo, são atos de fé. Coisas que não são pecado, mas que você deixa de fazer para se aproximar de Deus. Contudo, se julgarmos aqueles que fazem o que não fazemos, nosso ato de fé NÃO vale de NADA.
Concordo em parte, pois música ruim pra mim é aquela que não edifica como as músicas seculares, somente as que edificam são boas, aquelas que louvam o Senhor.
Excelente explicação.
Vamos supor que um cantor cristão componha uma música para falar sobre o amor que sente pela esposa. Aliás, vamos além da suposição e tomar um caso real como exemplo: o cantor cristão Rodolfo Abrantes tem pelo menos duas músicas que não são sobre Jesus, mas sim sobre sua esposa e o sentimento que ele tem por ela. São elas "Dia Quente" e "Onde o mel é mais doce". Diante disso, podemos afirmar que apesar de estarmos falando de homem de Deus, as letras não são cristãs. Só pelo fato de não ser uma letra sobre Deus, elas deixam de ser edificantes e devem ser evitadas? A maior ordenança biblica para homem casado, depois dos dois maiores mandamentos, provavelmente seja "ame sua esposa como Cristo amou a igreja. Um homem casado cantando uma canção que expressa justamente esse amor intenso pela sua esposa me parece algo muito edificante ainda que não esteja "louvando diretamente" ao Senhor. Falando por mim, particularmente, não sou casado, nem nunca namorei, mas ainda assim quando escuto essas duas músicas do Rodolfo, me sinto fortemente inspirado a cuidar de uma mulher como o bem mais precioso que o Senhor me deu nessa terra caso seja o propósito Dele me conceder uma esposa e honestamente, não sei como esse sentimento não pode ser edificante.
Tem música que é sadia que edifica muitas da igreja que enaltece mais o homem que a Deus, pois exaltado a natureza e coisas puras
O Todo poderoso!!
Jesus está voltando!!
Maranata!!
todo dia ele volta,
Amo ensino com clareza, me sinto livre p decidir se devo ouvir ou não, parabéns Douglas 👏🏼👏🏼👏🏼
Acho válido assistir ao documentário do Brasil Paralelo intitulado A Primeira Arte. Mesmo lá, onde não se valeram de embasamento bíblico (que é o que deve ser o filtro de todo cristão), mostra-se o que acontece quando ouvimos músicas classificadas como "pobres" (alguém comentou aqui que gosto é relativo), ou seja, eu não sou musicista, mas era algo relacionado com melodias, acordes, etc. Músicas que contêm apenas ritmos e batidas (se não me engano), independentemente da letra, incitam o nosso lado mais instintivo, como violência, sensualidade e até mesmo torna as pessoas mais emburrecidas (palavras minhas resumindo o que se dizia lá) e, consequentemente, mais manipuláveis. Entretanto, eles não falaram sobre músicas seculares × cristãs. O que ficou ali de lição pra mim (ngm tem que concordar), mesmo muita gente na igreja dizendo que todos os ritmos são de Deus, é que tem coisa que não convém. Além disso, tem também a questão da fonte de inspiração. "Ah, mas tudo de bom quem dá é Deus". Ok, mas nem sempre ele é a fonte de inspiração. Muitas das tais composições "seculares" são feitas por pessoas sob efeito de álcool, drogas, por paixões proibidas, enfim... e, claro, não existe isso de secular e sagrado para o cristão. Toda a nossa vida deve ser consagrada a Deus, mas não sei... músicas e shows são um tipo de culto.
Exato. Todo show é um culto.
👏👏👏
Sua resposta foi inteiramente assertiva e muito sábia!
Bem aventurado aquele que não se condena naquilo em que aprova. Rm 14:22. É uma questão de consciência. O Espírito que habita em nós é poderoso para mostrar aquilo que é ou não contra sua vontade. Tem muito irmãos que são como aqueles que criticavam e menosprezava quem comia ou não comiam tal coisa, expondo sua falta de amor - Rm 14. Querem definir o final de tudo. TEM PECADO (não todos) que vai ser pra alguém e pra outro alguém não.
Vamos trocar o questionamento para: é pecado ouvir música ruim? hahaha
eu penso da seguinte forma:
a curto prazo não, mas vamos lembrar da passagem "tudo me é licito, mas nem tudo me convém"
agora, a longo prazo, acredito que musicas ruins levem gradativamente a habitos pecaminosos, ou seja, ouvir musica ruim indica uma tendencia a um estilo de vida pecaminoso no futuro
Creio que música ruim que ele fala São músicas que não tem uma edificação nenhuma . Musicas que ti deixam triste ou músicas que tenha um palavreado agressivo ou que indicam violência
@@samcaster7033 então qual o tipo de música que edifica, louvores certo. Por vens das dúvidas é melhor evitar.
Todo mundo condenado então kk
Musica ruim acredito é aquela que claramente vai contra o que Deus ensina, por exemplo músicas que valorizam a sensualidade é algo ligado ao pecado da imoralidade sexual e por isso é ruim, músicas que falam se sofrência de traição, estão ligados a sentimentos de vingança raiva e desvalorização e por isso é ruim, músicas que falam de amor puro é obviamente algo bom, músicas que falam de família, músicas que valorizam não só a vc mesmo mas o próximo também são coisas boas, creio que o nosso critério de bom e ruim sempre tem que estar ligado a vontade de Deus e seus ensinamentos.
acho que devemos avaliar as musicas como: me edifica x me contamina. Lembrando que tem hinos que contaminam e músicas "seculares" que edificam!
Não diria os hinos, mas existem sim músicas intituladas gospel que são praticamente um motivacional enaltecendo o homem, ao invés de Deus.
@@CassiaMdB dependendo do contexto, não acho que seja errado. Veja bem que eu falei sobre contexto. Vou dar um exemplo falando de uma música secular que gosto: se chama Perseverance de uma banda norte americana de hardcore chamada Hatebreed. A letra é inteiramente motivacional. Como o nome sugere, fala sobre perseverança, sobre se manter firme nos seus ideais e propósitos mesmo em meio às adversidades, sobre se reerguer quando cair. Como eu disse, não é uma música, nem uma banda cristã, mas já me motivou e me ajudou a levantar em muitos momentos de desânimo. Por isso penso que uma música "motivacional gospel" não seja errada desde que não contrarie princípios bíblicos. Aliás eu cantei numa banda cristã de metal e nós tínhamos muitas letras que eram altamente motivacionais, sobre esperança e perseverança, mas como cristãos, inevitavelmente as letras no fim apontavam para Cristo como a nossa maior motivação, a nossa maior esperança e o nosso conforto nos dias maus.
Contudo, jamais defenderei que esse tipo de música seja cantada em períodos de louvor na igreja. Penso que as músicas ministradas na igreja devem ser músicas nos levem a adorar e contemplar a grandeza de Cristo.
Eu acredito q toda musica tem alguma inspiração...
Temos q tonar cuidado com isso...
Muitas das vzs,a música é de uma qualidade absurda,(musicalmente falando, arranjos,melodia e etc...)
Mas no fundo ela transmite algo negativo...
Tudo precisa ser analisado, principalmente as internacionais...
Os que são guiados pelo o Espírito de Deus esses verdadeiramente são os filhos de Deus!
O Senhor não ouve música, ouve adoração. João 4:23
Musicas indies? Se inscreva em nosso canal ^^!
pura verdade
Então você tem que parar de assistir filmes, mexer no celular, beber, comer me poupe
@@carolinecerqueira3860 Não, aquilo que ouço, vejo, faço, bebo me edifica e me aproxima de Deus? se eu sou de Cristo, tenho que andar como ele andou(1 João 2:6). Paulo disse "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine. (1 Corintios 6:12). Quem é amigo do mundo é inimigo de Deus(Tiago 4:4).
@@jaisonoliveira Fale por você, cada um é responsável pelas suas escolhas, até Deus nos concede livre arbítrio das escolhas mas não.venha querer oprimir as pessoas pela sua religiosidade e falta de discernimento, assim como tem músicas que se dizem cristãs e o interesse não é adorar Deus é sim o dinheiro, existem músicas seculares que tem muito conteúdo e fala de coisas boas, óbvio que primeiro as coisas de Deus depois as terrenas, se você pensa assim não deveria nem assistir jornal, mexer na internet, beber coca, ter celular,, óbvio que.temos que ter discernimento no que ouve, no que assiste, mas essa religiosidade disfarçada de santidade chega ser ridículo e opressor
Excelente explicação deste assunto que já foi e ainda é tabu nas igrejas. E quem mais sofre com isso são os profissionais da música. Porque os que vivem dela muitas vezes são discriminados por algumas denominações por considerarem que música secular é pecado. É evidentemente que o Cristão deve saber onde e o que ouvir e tocar.
Eu particularmente, gosto de ouvir e cantar somente músicas voltadas para a adoração, músicas gospel.
Mas me vi em um dilima com a família, pois gostam de juntar e cantar sertanejo.
Teve uma época que eu e minga mãe até probimos.
Meu pai tem andado muito triste depois do falecimento da minha mãe e ama mida de viola e isso o alegra muito
Então temos feito uma modas, mas seleciono as letras.
Reunimos uns amigos.
Eu ainda assim fico meio desconcertada., mas uma amiga me falou: há tempos não tinha uma noite tão agradável, e sim estamis aqui felizes, em família nos alegrando e creio que o Senhor está presente.
Existem músicas "evangélicas" que são pior do que músicas "secular"
Verdade, principalmente aquelas que enaltece o homem e não a Deus!
Vdd
É são maioria...
Aí o que vc vai fazer ?! Ouvir música secular ?
Pq só não deixa de ouvir as que não prestam e escuta as boas ou melhor ainda componha músicas boas , com teologia profunda e musicalmente profunda tbm,
Aí sim concordaria com vc e falaria estamos juntos irmão, ❤
@@ivoelwin ele não disse que ia parar de ouvir amigo
Eu aprendi que toda música (melodia) é inspirada, ou seja, o homem "recebe" a música de um espírito. Ou do Espírito Santo ,ou de algum espírito do príncipe desse século.O homem não cria música ( a letra sim pode ser inventada pelo o homem). Devemos ter muito cuidado com que música ouvimos e deixamos ministrar nosso coração.
Eu também aprendi assim
Isto vem da historia que lucifer era regente do coral ,mais e uma inverdade .
Verdade! A Pra Sarah Sheeva da uma aula sobre a influência da música sobre as pessoas. O assunto é muito sério.
@@adrianatvb5340 né, aquele vídeo dela é uma revelação dos céus.
Útil para o cristão é ler o evangelho pois aquele que se constitui amigo do MUNDO é inimigo de Deus
Não quer dizer que uma Musica comum seja Profana,um exemplo,cantar parabéns não tem nada de profano
Vc só está esquecendo... Que tudo que vc usa é do mundo e feito por alguém do mundo.... Então! Me responde que mundo é esse que ele se refere??
@@joaocst8680 é muita hipocrisia man desses caras
Realmente lendo aqui parece que o @Rubens Silva não sai de casa e vive olhando/lendo apenas a bíblia.
12. Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas são saudáveis. Tudo me é lícito realizar, mas eu não permitirei que nada me domine.
(1 Coríntios, 6)
Qual influencia a música causa na sua mente? Ela tem te dominado e ocupado o lugar do Senhor , ou é apenas algo leve como um filme ou um canal esportivo ?
Acho que é muito particular , existem pessoas que são dominadas por tais práticas que devem se abster, outras não sugerem nada , e continuam com sua consciência plena com o Senhor.
Tem tanta música "gospel" que mais deturpa, corrompe e louva o homem, que eu prefiro ouvir música seculares, em muitas ocasiões. Não estou generalizando, pois louvo a Deus por bandas como Resgate, Oficina G3, Fernandinho, etc, que muito me ensinaram, principalmente no início da minha conversão.
Quando desejamos ouvir música secular, estamos querendo andar por dois possíveis caminhos. Regressar a nostalgia que alimenta o velho homem, ou experimentar algo novo a parte do sagrado. Se não enchermos nossos lábios e ouvidos com salmos, hinos e cânticos espirituais, ocuparemos nossas mentes com o que satisfaz o deus que criamos a nossa própria imagem e semelhança. Se queremos nos encher do Espírito, temos que praticar o que é do Espírito. Remir o tempo é pagar o preço de não satisfazer nossas próprias vontades para resgatar ao máximo aquilo que satisfaz a vontade de nosso Deus. Que o Senhor nos capacite a crescermos no evangelho e sermos cada dia mais parecidos com Cristo. Remindo o tempo porque os dias são maus.
Vídeos assim são muito esclarecedores. Pois, infelizmente, o que é passado (ensinado) para "crentes novatos" que quase tudo NÃO PODE ou ISSO É PECADO!!! No final das contas, a "consciência pesada" gerada pelos costumes afasta o cristão do verdadeiro entendimento. Gosto muito do canal JesusCopy, acompanho há quase 4 anos e sou muito edificado e esclarecido pelos seus vídeos!! Que o Pai conceda ânimo dobre e força para vocês continuarem nessa pegada de evangelismo sem demagogias!!!
Cara, esses podCast de vcs são muuuuuito bons, de verdade. que conteúdo hein, cada um contribuindo para o crescimento de Jesus dentro da nossa vida e de maneira grandiosa! Jesus abençoe ainda mais esse ministério.
Cara na real a musica de alguma forma irá influenciar no seu relacionamento com Cristo e nesse relacionamento Ele mostrará o que vai te aproximar Dele ou vai fazer valorizar o seu ego e esfriar a relação. Mesmo musicas que aparentemente tenha um conteúdo pode está disfarçadas para te distanciar.
Eu escuto muita música nunca me influenciou negativamente, e só não ouvir música depravado.
O mundo espiritual é dual. Quem faz música ou é inspirado por Deus ou pelo Diabo, não tem meio termo. Como eu tenho coragem de cantar louvores como "tudo entregarei" se nao tenho coragem nem de entregar meu gosto por música mundana?!
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém ❤️
Esse texto esta fora de contexto.
O bom e o ruim já são filosoficamente subjetivos, no entanto aqueles que são nova criatura em Cristo e por tanto um com Ele precisam pesar o que é bom e o que é ruim segundo o que Ele ensina e o que Ele fala, por isso a necessidade de conhecer a Deus e entender o que O deixa feliz ou triste, para assim escolher o que considerar bom e o que considerar ruim. Nem tudo que nosso coração gosta é bom, pois a bíblia diz que o coração é corrupto e enganador (Jeremias 17:9)
Aleluia! Será que o que é bom pra mim é bom pra Deus???
As pessoas que são contra o consumo de música "secular": parem de assistir filmes seculares também, séries seculares e etc. Nunca mais assista Vingadores, The Walking Dead, Vikings ou qualquer outro entretenimento feito por pessoas "do mundo". A partir de hoje, só tá liberado novela bíblica da Record e Smilinguido.
Depende, assistir um filme de ficção é bem diferente de ouvir uma música que incentiva o mudanismo, por exemplo: músicas que incentivam a tristeza, alcoolismo, prostituição,violência, traição, idolatrar uma namorada acima de todas as coisas etc..
Nem pode cantar o Hino Nacional tbm
@@eduardopassero47 kkkk Mds;-;!!
@@ramomlobato não vai poder assistir filmes com essas temáticas tbm não.
@@ramomlobato Mas aí já vem a questão: música boa x música ruim. Todo cristão, filho do Criador de todas as coisas, deve saber muito bem o que é bom ou ruim.
Somos o templo do Espírito Santo;se um instrumento é consagrado pra aquele fim de tocar músicas de adoração; quanto mais nós , somos a imagem e semelhança de Cristo devemos nos consagrar então. O que eu perco de não ouvir música secular? Se o tempo está a cada dia mais sendo difícil de administrar e as pessoas tem usado essa justificativa pra não ter comunhão com Deus, com sua Palavra e poder adorar em Espírito e em Verdade! Vou perder meu tempo em ouvir música secular mesmo sendo intitulada como boa!? Em que isso me edifica como casa de Deus e sacerdócio Santo?!
Exatamente
Além do mais, a música começou primeiramente no céu. |Apocalipse 4|
Apesar da música secular não ser nada demais, a letra até pode ser boa, mas se não glorifica, exalta ou adora a Deus, não vai nos edificar.
Musicas indies? Se inscreva em nosso canal ^^!!
Perfeito!
@@igabisc uma pergunta, vc acredita que todas as músicas evangélicas,...é de adoração a Deus; só pelo fato do cantor ser evangélico??
Amei, porque eu já tinha aprendido sobre jubal no plano de leitura que estamos fazendo kkkkkk
Queridos irmãos, acredito que este tema necessita de um aprofundamento nas escrituras, pois ñ se trata de música Boa ou ruim, litúrgica ou ñ litúrgica, mas há, certamente, uma palavra da parte de Deus sobre este tema.
Espero, de coração, que os irmãos tenham, como única inspiração, aquela que vem do alto.
"...todas as minhas fontes estão em ti. "
No amor do Pai!
temos que parar de seguir opiniões de pessoas , são carne como nos e devemos seguir a palavra de Deus , nada contra a opinião do guilherme Andrade , mais tem pessoas que gosta de ouvir essas coisas pra satisfazer a carne . mais não vejo Paulo , Pedro , Davi , Moises cantando outra musica a não ser adorar a Deus ! vamos ter mais relacionamento com Deus e a sua palavra e viver por ela . Deus abençoe a todos .
A opinião do Guilherme é baseada em um contextos bíblico, e como assim satisfazer a carne? Desde quando música (boa) satisfaz a carne? Música é pra nos fazer refletir, relaxar e apreciar o talento de pessoas que colocam sua inspiração naquela arte, mas se a sua ideia de satisfação da carne vem de estilos "musicais" que fazem apologia a coisas profanas, ai eu concordo contigo, e ja lhe adianto que esses estilos nem podem ser considerado "músicas".
Sobre os discipulos não cantarem/ouvirem outras músicas, não podemos afirmar, pois não era algo importante para se escrever no contexto das histórias deles, eles vivam 365 dias do ano como nós vivemos e certamente tinham seus momentos de lazer e de descanso, não temos informações sobre o que eles faziam além das histórias escritas, músicas naquela época era uma das poucas coisas que tinham para entreter, e não era música para satisfação da carne tb, duvido muito eles e tantos outros personagens da Bíblia não ouvirem música como forma de descontração.
A melhor explicação que já ví a respeito dessa pergunta, foi no canal 2 dedos de teologia!
Tem o link aí?
@@derickdejesus6392 m.ruclips.net/video/ZWUID5L2npM/видео.html De nada ;)
Musicas indies? Se inscreva em nosso canal ^^!
E pra mim foi o Rodolfo Abrantes
quer ouvir? ouça! A vida é tua! Mas...
Eu só não me arrisco em dizer isso como uma verdade absoluta, é fácil ouvir o que queremos! no meu ver é só mais uma desculpa para manter hábitos antigos.
Faz o seguinte, vou fazer o mesmo a partir de hoje, guardar a opinião pra nós mesmos, falar demais ou escrever demais pra justificar as vontades não adianta nada.
Ficar caçando texto pra justificar suas necessidades carnais é fácil, como caçar textos pra justificar que é pecado!
Estou muito satisfeito com minha vida com Deus, não quero estragar com coisas pequenas.
Concordo!
2 Co 5.17: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
👏🏻👏🏻👏🏻
O melhor vídeo que já ouvi a respeito do tema; porque cá pra nós, o que tem, atualmente, de música GOSPEL ruim... misericórdia!
Evito músicas que eu ouvia antes, mesmo sendo de ótima qualidade poética e musical, passado pra mim já era, mas também cuido cm os lances que ouço hj em dia. Música pode ser remédio ou veneno.
Resumindo, é o mais verdadeiro "tudo me é lícito mas nem tudo me convém"
1co 6:12
Eu estudo música clássica e toco piano clássico e não vejo pecado em sinfonias de Mozart, Beethoven etx
Na 5ª sinfonia de Beethoven ocorre trítono, o que é chamado de "som do diabo" e foi proibido pela igreja
eu curto hip hop e etc, c essa trilha sonora de homem aranha através do aranhaversoverso que saiu eu surtei
@@qu31rozsou violinista. O trítono foi chamado dessa maneira simplesmente porque não soa bem. Se você pegar qualquer instrumento e tocar o trítono (que é um intervalo de quarta aumentada de notas) você vai que como fica um som estranho, "feio". Mas não é o diabo. Deus criou todas as notas. Temos que parar de ficar mistificando tudo.
Inclusive, quem começou a incluir os tritonos nas músicas não foi Beethoven, foi Bach, muito antes dele! E Bach era um compositor cristão, que compunha para a igreja luterana, e em todas as partituras ele escrevia: soli Deo gloria, que significa: somente a Deus a glória
@@vitoriamanzinii muito bem explicativo, obrigada!!
@@qu31roz de nada!
Inclusive, se você tiver interesse, recomendo ouvir Bach! É belíssimo, pura arte, traz muita paz. Recomendo especialmente o Concerto em lá menor! Dá uma ouvida
ruclips.net/video/emkJ0A7IfkY/видео.html
Só ouvi "achismos" é relativo dizer que existe música ruim ou boa. Quem tem a capacidade de afirmar isso? Se uma música boa para mim, pode não ser para você. O tema por ser tão polêmico, muitos tem receio de "ser cancelado" ao optarem por se posicionar. Graças a Deus que pelos comentários, vi que muitos não concordam com esses achimos e fica a soma do meu comentário. Cresce aquilo que vc alimenta. Eu prefiro alimentar o meu espírito com adoração SOMENTE a Deus!!
Deus é maravilhoso! Esses dias, estava conversando com o Espírito Santo sobre isso.
E qual foi a revelação de DEUS para vc irmã?
@@RohFFi que apesar de existirem boas músicas,muitas não forem feitas para bons propósito. Eu preciso entender o que *EU posso,E NÃO posso escutar* .
@@annavitoria8943 entendi, mas busque mais de DEUS irmã, estude e busque revelação do Alto.
Quem sou eu pra dizer a alguém o que pode ou não pode fazer. Mas DEUS tem as palavras de vida eterna e dará direção a você e a mim tbm.
Que a graça de Cristo Jesus esteja convosco
@@RohFFi sim, acredito que perguntas como esta,só o Espírito Santo pode nos dar direcionamento.
@@annavitoria8943 exato, achismos de homens levam ao erro, a palavra certa vem do SENHOR NOSSO DEUS.
Andrade como sempre, dando uma excelente explicação.
Musicas indies? Se inscreva em nosso canal ^^!!
Tão simples e a galera complica tanto...
Tem crente que é insuportável
Buscar santidade é ser visto no mundo e não se assemelhar ao mundo.
Você vai a cinema só para ver filmes cristãos?
Você assiste futebol?
Você vai a restaurantes cristãos?
Você vai só a ambientes cristãos como shopping, restaurantes...?
Por que só vale para a música e não para os outros? Incoerência, hipocrisia... não é uma crítica a você não amigo. Mas sim a essa forma de pensamento que as pessoas da igreja num geral tem contra a música secular!
Perfeito!
👏👏👏
Eh isso mesmo, música tb eh arte como qualquer outra. Muita música" secular" eh muita rica, bem feita, mas tb tem coisa ruim, o mesmo vale pras "gospel".e o pior eh o julgamento que fazem de quem escuta de tudo... dá raiva...
E só porquê todo mundo tá fazendo virou certo? A mentira muitas vezes repetida continua sendo mentira. Filmes, músicas, esportes, programas de televisão, tudo que faça apologia ao pecado é reprovado por Deus, pois ele odeia o pecado, e obviamente odeia tudo que dicermina e faz propaganda do pecado. Não é porquê todo mundo faz que tá certo irmão. E outra, desde quando a hiprocisia torna algo correto? O homem em si não têm justiça nenhuma, é plenamente inclinado ao mal.
@@LARA-zj4hu quem falou sobre conversar com pessoas irmã, uma coisa não têm nada haver com a outra. Eu nem falei em pessoas. Deus ama as pessoas mas odeia o pecado. Isso não é religiosidade, isso é a Bíblia. Basta ler que ela está cheia de exemplos que confirmam isso.
Esses cara curtem tudo nessa vida pq segundo eles tudo pertence a Deus . Vão fundo nessa graça de vcs!!
Como ouvir músicas "Boas" e ter comunhão com Espírito Santo? Será que no tempo de Paulo ele aceitaria ouvir músicas seculares por mais que sérias "boas" . Discípulos tinha um evangelho genuíno que era uma vida inteira entregue a Jesus, não tinha lugar em suas vidas para entrar as músicas boas , que possamos negar a nós mesmo e viver para Cristo .. músicas "boas" é desculpa para ouvir músicas seculares. Sinal que o coração tem um pouco do mundo.
Olha, eu concordo e discordo
@@ananunes1606 hahaaha eu ri
Irmão, se você vê séries, filmes, Lê livros ou consome outras produções que não são propriamente cristãs, não há por que demonizar músicas de cunho não cristão quando estas são pura poesia, por exemplo. Inclusive, deixo a sugestão de "what a wonderful world" do louis armstrong, em que ao ouvir, só consigo sentir a beleza e plenitude daquele que criou toda a beleza que nos rodeia. Abração 🙏
Não, mas Paulo permitia que os cristão comecem comida sacrificado a ídolos, hj em dia quem comeria galinha sacrificada pra macumba ou então as ofertas oferecidas a "idolos"? Se Paulo vivesse hj seria chamado de mundano...
@@Vanessa-ff4lc concordo , vivemos neste mundo , a mídia tem investido muito para nós envolver em muitas coisas , particularmente eu sei de onde Jesus me tirou e ao não fazer algumas coisas é somente que o Espírito Santo me convence , agora músicas seculares eu ouvia muito e até músicas que não falava nem uma palavra torpe, mas eu creio que estou em construção, não sou perfeito, claro eu leio livros que não são cristão como livros da faculdade , alta performance, livros cristão. Também não sou um anjo dependo 100% da graça de Deus e não quero passar por religioso , mas eu creio assim , se Jesus te libertou de algumas coisas porque voltar a trás? Agora se você se sente bem vai pra cima , mas eu não me sentiria mais bem ouvindo e fazendo algumas coisas isso é particular. Eu tenho minha intimidade com Espírito Santo e cada um faz conforme entende que é para edificação. Deus abençoe não entenda que sou anjo kkk sou como Paulo disse .. Principal dos pecadores. Sou carne , falho que depende da graça do nosso Senhor Jesus .. paz do Senhor 🙌
Polêmico, vai dá revelação e o relacionamento de cada um. Prefiro ficar só no louvor, já são tantas coisas que precisamos nos desintoxicar... Além do mais, tudo que tem fôlego louve ao Senhor! Não foi dado o dom para adorar a deuses estranhos, isso foi decisão do homem. Outro sim, a palavra nos adverte a fazer tudo para louvor e adoração de Deus.
Concordo com vc!
Musicas indies? Se inscreva em nosso canal ^^!
Gostaria de ouvir a opinião do Pastor Josué Gonçalves 🤔
😂 vai se juntar com o Fábio Jr pra chorar kkkk
Perfeito! Foi resposta de Deus pra minha vida esse vídeo. Você falou uma coisa muito certa: música boa e música ruim. Se uma pessoa tem bom gosto musical, ouve The Beatles e Johnny Cash - como você citou - Doobie Brothers, Steely Dan, Fleetwood Mac, Stevie Wonder, Beach Boys, The Who e muitas outras bandas que gravaram coisas incríveis, acho bem difícil deixar de gostar e de ouvir como forma de entretenimento pra sempre, por conta da conversão. Amo um louvor. Quando pisei na igreja Bola de Neve Sede, em 2016, o louvor foi o que mais me impactou. Porém, a vida toda sempre gostei de boa música. Claro, agora tento filtrar, mas os 70s foram a melhor década da música.
Então irmão é o seguinte, a gente não pode reter tudo o que o irmão acima falou, por que Beatles por exemplo, John Lennon era abertamente contra Jesus Cristo, como você vai se encher de uma coisa que provém da escuridão? Música transcende o espiritual, inclusive há música no céu. É muito perigoso ir só pela palavra dele, até por que consumir conteúdos criados por pessoas que são inimigas do seu Deus não edifica. Peça discernimento
Esse Deus que você e a maioria dos crentes pregam não é o meu Deus. O meu Deus é misericordioso, Jesus não fugia dos PERDIDOS, e sim ficava perto destes para ajudar na iluminação. Vocês fogem de tudo que contraria aos princípios do que seria bom moralmente. Mas eu me inspiro em Jesus, não fico apenas na minha zona de conforto!@@juliad4654
TESTEMUNHO
Toc Religioso
Em certo momento comecei a ter pensamentos involuntários, indesejados, de forma que não conseguia controlar-los, os pensamentos eram cenas e palavras: pornográfica, preconceituosos, que envolvia Deus, jesus, Espírito Santo, Pessoas, no geral coisas que estavam no meu redor as vezes relacionadas com o que eu olhava, ouvia e outras não. conseguia controlar-los, os pensamentos eram cenas e palavras: pornográfica, preconceituosos, que envolvia Deus, jesus, Espírito Santo, Pessoas, no geral coisas que estavam no meu redor as vezes relacionadas com o que eu olhava, ouvia e outras não.
Não estava entendendo a situação que me encontrava, fiquei sem saber o que fazer, com isso me desanimei, orava pouco, lia a Bíblia menos, freguentava a igreja em fez enquanto, não estava fazendo nada para mudar a situação simplesmente me conformei com tudo isso, enfrentei duas complicações em meios aos pensamentos a primeira foi que comecei a lembrar das coisas do passado que me arrependo ter feito, apesar de pedir desculpa perdão para Deus, ainda sentia que não tinha sido perdoado, um sentimento de culpa, busquei conhecimento sobre o assunto " arrependimento" e "perdão" e fui me libertando entendi que ainda restando um sentimento de culpa Deus já havia, me perdoado, em 1joão 1:9 está escrito: "Se confessarmos os nossos pecados ele é justo e fiel para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça", saiba que se você se afastou de Deus pelo seu pecado ou ainda se sente culpada ele já ter perdoou volte para Deus.
A Segunda questão é como eu tinha pensamentos relacionados ao Espírito Santo, pensei que havia blasfemado fiquei preocupado, pois achei ter perdido a minha salvação me chatei comigo mesmo, com isso procurei entender mais sobre o assunto e compreendi que não tem como blasfemar por pensamento, se vc está preocupado que blasfemou contra o Espírito santo é porque não blasfemou,quem blasfêmia não que buscar a Deus.
Pra vocês entenderem sobre: A blasfêmia contra o Espírito santo, indico a vocês que vejam esse vídeo, recomendo!
ruclips.net/video/krbE1biciKs/видео.html
Quase perto de completar 1 ano que estava com os pensamentos, falei pra mim mesmo que não podia continuar mas dessa maneira, tomei uma decisão de querer vence, enfrentar o que estava passando, comecei não me importa com os pensamentos (não foi fácil mais com persistência consegui), orava pedindo ajuda pra Deus, lendo a Bíblia firmemente, alimentando minha Fé constantemente, buscando pregação, alimentando o Espírito, vendo pregação e de forma gradualmente os pensamentos foram sumindo, nó momento que foquei em Deus foi quando conseguir vencer.
LIÇÕES QUE APRENDI
*O inimigo vai usar todos os recursos necessários para ter vê longe dos caminhos do senhor
*Apesar da luta que esta passando o senhor é contigo, permaneça nós caminhos De Deus
*Não deixe de alimenta sua fé
*Vigie fique atento
*Abra teu coração pra Deus no momento da oração
*Não deixe de freguentava a igreja, os irmãos (as) vão ter ajuda
SE VOCÊ ESTA TENDO PENSAMENTOS HORRÍVEL EM RELAÇÃO A DEUS, PESSOAS
SAIBA QUE
*SÓ POR QUE ESSES PENSAMENTOS ESTA NA SUA MENTE NÃO
SIGNIFICA SE SEUS
*DEUS É ONISCIENTE E SABE QUE VOCÊ NÃO QUER PENSAR ISSO
*NÃO FIQUE PREOCUPADA POR ESTA PENSANDO ESTAS COISAS, NÃO ALIMENTE SEU MEDO
*NÃO É SÓ VOCÊ QUE PASSA POR ISSO
*NÃO ACREDITE QUE ESTA SENDO CONDENADO POR CAUSA DOS PENSAMENTOS.
GABRIEL HENRIQUE ALVES DA SILVA
IDADE: 16 anos
Nossa, irmão. Que testemunho!
Nossa!! Eu precisava ler isso! Tenho passado meus últimos meses assim! Obrigada! Deus te abençoe!!!
Glórias a Deus pela sua vida irmão.
Gabriel, me encontro em uma mesma situação que a sua... Estou feliz por ver como Deus te livrou desse problema, quero enfrentar também! Peço oração. Deus é maior!!! ❤️
@@AnaClara-rm7ro amém
A questão não é o que pode e o que não pode , e sim o que agrada e não agrada a Deus. Pois agora vivemos para a agradar a Deus . Se pensássemos mais nas coisas do alto não perderíamos tempo com aquilo que é daqui...." quão pouco são os que ainda tentam agradar a Deus em Tudo o que fazem" (John Wesley)
Escuto maioria internacional, vejo a tradução, se passa uma mensagem bonita, eu escuto. Tem umas que da pra dedicar a Deus, cantar pra Ele.
Eu gosto de músicas com letra romântica, mas estou com dúvida se eu estou errada de ouvir elas 😢.
Eu não vejo nada de errado nas músicas seculared q estão na minha playlist, eu precisava de uma segunda opinião sobre elas 😢
Antes de até mesmo Adão e Eva ser criado a música já existia
A música vem dos pássaros eles já adoravam a Deus ao entardecer de cada dia.
eu nunca toquei um instrumento mas por conta do Metallica eu aprendia tocar Baixo e hoje eu toco na igreja adorando e louvando com o contrabaixo, é claro que foi Deus me deu esse talento mas foi por conta dessas musicas que eu me descobri.
No meu caso cresci ouvindo Black Sabbath, toco baixo TB por causa do Geezer Butler.
Hoje sirvo na igreja também por conta do que aprendi no passado
Pode ter certeza, quanto, quanto mais do mundo você tiver menos de Deus você vai ter. Faz 18 anos que Deus me libertou de ouvir e curtir música do mundo. As vezes a letra não tem coisas aparentemente ruim, mas a melodia traz a uma memória afetiva e você tem saudades do Egito.
Pode até ser lícito ouvir músicas "boas" seculares, mas na minha opinião não nos convém.
Na verdade,era pra separar o que é Musica Santa,Musica comum,e Musica profana,tirando a profana,pode-se ouvir
Graça Comum!!! Há vida emanando em várias fontes! Não necessariamente "de Deus", mas o cerne é: ESTAR PLUGADO NA FONTE ALIMENTADORA QUÊ É CRISTO JESUS!!! O resto é só filtrar!!!
Como diz um de meus Mestres; "NÃO GOSTO MESMO DE MÚSICA MUNDANA!!! É POR ISSO QUE PAREI DE OUVIR GOSPEL!!!"
Não generalizo! Mas há fundo de verdade, quando vamos a fundo na questão!!!
Deus abençoe!!!
As pessoas não são maduras para entender. Triste religiosidade. Sejamos livres!
Tudo me é lícito mas Nem Tudo me Convém. Não é questão de maturidade mas aquilo o que é feito para Deus e aquilo que é feito para agradar o seu próprio desejo. Que é limpo limpe-se mais e quem é sujo suje-se mais, se é para viver as coisas do mundo é melhor ter ficado no mundo, porque não somos mais do mundo mas se der de Cristo.
@Wesley Gustavo musica do secular não insentiva nada, se vc amar aDeus vc vai amar seu próximo nao precisa de musica secular pra insentirvar amar...
Parto do princípio onde "tudo lhe é licito. Porém, nem tudo lhe convem".
A bíblia não diz em momento algum que ouvir música secular é pecado, mas acredito sim que as músicas tem uma carga espiritual que ministram coisas ao nosso coração. Um louvor onde Jesus é o centro da letra me aproxima mais das cosas de Deus, por outro lado, uma música secular leva meu coração a outras coisas que não me aproximam de Deus, não edificam o meu espírito. A pergunta não deve ser se é ou não pecado, mas sim "isso me aproxima de Deus ou não?".
Existe níveis musicais: Divina: Louvores
Humanas: Poéticas
Satânica: Esses não devem estar nos ouvidos dos cristãos.
Música, arte é de Deus sim, não adianta passar a vida ouvindo louvor,morando na igreja e não amando o próximo, todos somos justificados pelo Sangue do Cordeiro 🐑 aquele que diz que não peça comete pecado, a maior riqueza que o Senhor nos deu foi a liberdade com responsabilidade. Deus abençoe sempre 🙏 🤝
Eu me sinto mal por ouvir músicas seculares😢, depois que eu ouço me bate uma angústia mesmo a musica sendo agitada, mas acredito que Deus tem a forma de trabalhar com cada pessoa❤ E ta tudo bem.
Verdade, Sarinha. Fique em paz
Aí é cm vc,tem gnt q n se sente mal,e nem por isso é pecado
A palavra de Deus nos orienta a fazer tudo para glória de Deus. E existem música que se " dizem BOA" mas vai contra os princípios da palavra e existe sim uma influência. Que possamos estar sensível para não entristecer o Espírito Santo, pois o Senhor procura verdadeiros adoradores e um coração quebrantado e contrito ELE não despreza. Chega de músicas boas queremos a presença Dele!!
Paz de cristo
coisa que vc esqueceu é que a vida de um cristão tem que ser uma adoração,logo nao e so no culto que devemos louvar ou ter uma musica de adoração,e so pela tese que ele deu,deu pra ver que ele escultava por isso que defendeu.
Ronaldo Goncalves
paz do Senhor
Não e so um versiculo que mostra como devemos viver,e sim toda a palavra esses doutrinas que eles ensinam são doutrinas liberais aonde pode de tudo,temos que ser imitadores de cristo ,agr imagina cristo cantando pagode, funk, rock é complicado,se cristo abita em nos devemos deixar de fazer as nossas vontades se é que cristo abita em nos uma vida aonde nós negamos a nos mesmos , que é muito difícil por isso tantos versiculos sendo interpletados de maneira não verdadeira ou como o Espírito inspira mais da maneira que alimenta nosso ego,e o versiculo que ele sitou nao diz e nao sustenta a tese dele da uma olhadinha la depois que Deus abençoe.
@@ronaldogoncalves5187 irmão jesus não casou pk o proposito dele aqui era outro que vc sabe qual é mais o casamento foi instituido por Deus desde o início e jesus fala sobre tbm,e logico que a gente tem que ir no supermercado a gente vai morrer de fome?jesus cantou sim na santa ceia ele cantou um salmo que é inspirado por Deus, nos temos que viver sim aqui felizes mais vc ja respondeu não presizamos de coisas seculares e do mundo nos temos hinos que são inspirados por Deus e o nosso contentamento tem que estar em Deus,quando me converte eu escultava muisica secular tbm mais Deus me mostrou que isso nao me edificava,Deus fala agr ouve quem quer .
E outra coisa minha fé não e basiada ne novela mais sim na bíblia que Deus abençoe.
A pergunta é, o q é música boa ? O q é ritmo bom ?
Maior parte desse argumento é relativo
Se é certo ou errado, não sei, mas se não me acrescenta não me faz falta
Boa explicação. Particulamente não escuto música secular pq escandaliza meu meio congregacional e eu quero andar na mesma visão, tbm sei q tem muita letra podre secular, emotivas, depressivas etc... eu mesmo parei de ouvir algumas bandas seculares por estarem me deixando muito melancolico ( mas tbm parei com algumas evangelicas pela mesma razão kkk , ouço de vez em quando) e também tem a relação da música secular ser um gatilho de pecado para alguns, depende do caso.
Uma explicação com base mais no achismo do que na palavra de Deus.
Entendi tudinho, antes que alguém venha falar que eu não ouvi o vídeo, mas não tirem esse vídeo de contexto pra não virar pretexto pra ouvir funk ou death metal... quando não era crente eu ouvia slipknot, até gosto do som mas vou ouvir uma música que fala de satanás e anti Cristo?!!!cuidado galera!
Exato!
Acredito que basta discernir no espírito e com base na palavra se pode discernir que música mundana apesar de algumas terem letras fabulosas o objetivo central não é adorar ao Senhor
Música do Mundo: Aquela cujo conteúdo ou ritmo incita a "cobiça da carne, cobiça dos olhos e soberba da vida".
Ótima resposta. Muito bom.
Fico com o que a Bíblia me orienta, nosso Deus é Santo! E não tem sombra de variação 🙌🏼 sem santidade, ninguém verá o Senhor!
"Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?
Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce".
Tiago 3:11,12
Uall, vim correndo vídeo muito necessário e tenho certeza que vocês da família Jesus Copy deve receber MUITO essa pergunta de ter discernimento de uma música boa pra ruim, Deus abençoe 🥰🔥
Posso todas as coisas em Cristo, mais nem todas me convém. Paulo apóstolo
Uau que maravilhoso , estava meditando isso está semana inteira, gratidão pelo esclarecimento.
Musicas indies? Se inscreva em nosso canal ^^!
Melhor resposta. Mas serve não só pra música. é um ideal que requer um nível de maturidade e desprendimento enorme.
Ótimo uma dúvida que muitos tem !!!
DEUS os abençoe 🙏
Musicas indies? Se inscreva em nosso canal ^^!!
É mais fácil eliminar TODAS as músicas de sua vida. Ficar separando o que é bom do que é ruim dá muito trabalho e abre precedente pra chatas discusssões do tipo " cristão pode ou não pode?" é um saco.
Já vendi meus fones e caixas de som que tinha. Foi uma libertação.
Zero música, zero problemas