@@canalliberdadebolsonarista1394 comunismo já. Chega de ser escravo do estado como no comunismo e não ter a parte boa, que é o estado cuidando do povo.
Concordo! O acesso ao conhecimento não deve ser elitizado, inclusive, muitos cientistas não conseguem ter acesso à artigos que fariam toda a diferença em seus estudos pq nem todos conseguem verba para acessar as várias revistas.
@@Shalimardasilva não é tao complicado assim se vc está associado a uma instituição de ensino. No meu caso por exemplo o meu e-mail institucional me permite acesso gratuito a qualquer artigo da minha área e isso é feito simplesmente usando um e-mail institucional para realizar login ou utilizando algum proxy de rede... Eu diria que o maior problema seria pra pesquisadores independentes sem vínculo a algum laboratório ou instituição de ensino reconhecida
@@kennethbenicio4722 eu sei, mas nem todo pesquisador tem acesso pq não são todas as instituições que estão cadastradas. Recebemos as vezes pedidos de colegas, inclusive das federais, para que enviemos trabalhos pq os mesmos não tem acesso. Agora a CAPES piorou a situação. E mantenho o que falei, o conhecimento deve ser acessível a todos. O que estas editoras fazem é elitizar, restringindo acesso.
@@Shalimardasilva só pra esclarecer, não discordei de ti. Não deveria existir artigos pagos e acho isso um atraso no desenvolvimento científico de países ainda em desenvolvimento. Meu comentário foi apenas no intuito de tentar ajudar quem estivesse numa situação complicada precisando da leitura de artigos e talvez ainda não soubesse que muitas universidades federais disponibilizam essas ferramentas LEGAIS gratuitamente. Agora tu me falou algo que me deixou preocupado, pensava que todas as universidades federais tivessem esse sistema mas então existem algumas que não o fornecem? Situação da pesquisa acadêmica tá cada vez mais complicada nesse país, não consigo nem imaginar como está a situação na área de humanidades e biológicas. Sou da área de tecnologia e por conta disso os cortes acabam chegando por último em meu ambiente, o que passa uma falsa impressão de "estabilidade ". Enfim, perdão pela mensagem gigante. Tenha uma boa tarde =)
@@lucianofcosta pse, embora eu discorde que artigos devam ser pagos o que me estarrece é que os custos de de pagar um artigo de revista é apenas para favorecer o lucro de editoras. Esperava que ao menos uma parte do valor fosse destinada aos autores, mas já que não é assim..
Sou doutoranda em Neurociência e sei bem o quanto é duro desenvolver pesquisa no Brasil. Além do baixo investimento, existe um estigma social de que você "não trabalha" e portanto é um desocupado. Fui muito criticada por pedir demissão do trabalho e me dedicar exclusivamente a pesquisa, mas sigo firme acreditando que posso, com meu estudo, promover qualidade de vida às crianças com microcefalia por Zika vírus, meu objeto de pesquisa ❤️
O Nobel não merece pessoa como eles a ciência e para humanidade, e não um troféu inútil para adquirir status e reconhecimento de elites científicas. Ajudar a sociedade a evoluir é um prêmio de uma extrema honra impossível de ser dimensionado por um simples troféu de ouro.
@@pedrovalentin5447 Eu também tenho ressalvas quanto ao prêmio Nobel, principalmente por premiar praticamente apenas pessoas da Europa e EUA, salvo algumas exceções, cujo trabalho tem que atingir uma popularidade e reconhecimento enormes antes de sequer serem indicados ao prêmio, parecendo que, exceto por Europa e EUA, todo resto do mundo não produz trabalhos científicos e literários de enorme qualidade, é a conhecida "panelinha". Falando apenas de Brasil, de cabeça posso lembrar de uma duzia de produtores de ciência e arte que impactaram o mundo inteiro, e embora tenham sido indicados, jamais um brasileiro ganhou um Nobel (as vezes perdendo para obras claramente inferiores), o que reforça a sensação de "panelinha". Mas mesmo assim, o Nobel não somente um prêmio de "status", é também de incentivo, a começar que o contemplado no recebe um "troféu", mas é agraciado com uma "medalha", que simboliza o reconhecimento e a condecoração do seu trabalho, além de um prêmio em dinheiro (incentivo), atualmente no valor de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 6,1 milhões na atual cotação.
Temos que possibilitar o acesso a ciência para o benefício da humanidade, chega de exploração e ganância para poucos. Chega do Mercantilismo na ciência. Alexsandra, parabéns.
Chocado em desconhecer o Sci-Hub até esse vídeo. Muito obrigado a todos vocês por homenagearem os heróis que são o Aaron Swartz e a Alexandra Elbakyan ao contribuírem pra democratização da ciência.
Maravilha de história! Melhor que novela das 8, gente do céu. Precisamos de transgressores com essa coragem pra oportunizar o acesso ao conhecimento. Não basta transgredir no nosso país pra ter coragem de produzir ciência, o acesso aos nossos colegas tem que permitir. Especialmente nas condições temerosas de desenvolvimento que enfrentamos...
Difícil lembrar do "Menino da Internet" e não me emocionar. Difícil lembrar os primeiros anos de intensidade com a internet na virada do século e não ficar estático de olhos abertos e fixos pensando. Longos anos conhecendo a história do Aaron e outras figuras importantes dentro desse mundo de busca e liberdade provando que a educação, a saúde dos dados e a natureza de distribuição dessas informações são importantes para todos, e de forma natural e sem violência no falar, pertence a todos. Não foi fácil a morte do Aaron, até hoje é muito debatido sobre a história de vida do Aaron na rede e a cada ano se intensifica e se fortalece cada vez mais essa consciência de repassar a informação. Gratidão.
Conheci o Sci-hub há alguns anos por conta de uma reportagem em algum site de notícia gringo em que o título era algo como: "Quais países pirateiam a ciência? Todos." O mais incrível diante desse cenário é ver que mesmo em países de primeiro mundo e nos grandes polos de produção de científica o uso do Sci-hub era bem concentrado. De fato, os preços cobrados pelas revistas é obsceno, ainda mais considerando que o parâmetro sempre é o dólar... Em troca de que? Visibilidade nas revistas de maior conceito por serem mais rigorosas, criteriosas e possuírem trabalhos de maior qualidade com o que aceitam, porém quem faz a revisão são os próprios pesquisadores. Muito interessante essa referência que o vídeo trouxe de que os governos são responsáveis 3 vezes pelo custeio da ciência: pagando pesquisadores, pagando assinaturas das revistas para consultar trabalhos e pagando para publicar. Definitivamente, já passou da hora de mudar como a ciência deve ser revisada e compartilhada, ainda mais em 2021 com acesso a internet difundido mais do que nunca, quando o que mais se ouve falar é em Open Data, Open Research, Open Source, etc... Pagar valores exorbitantes para publicar e consultar artigos parece coisa da época que o único meio de acesso eram os periódicos impressos que chegavam fisicamente nas universidades. Infelizmente, os pesquisadores no Brasil ficam reféns desse sistema, pois para progredir de carreira dentro das universidades é necessário publicar em periódicos mais conceituados, afinal, quem não quer ter seu árduo trabalho reconhecido, com maior visibilidade e mais chances de ser referenciado? Fala-se que a ciência, a pesquisa e a educação são democráticos... pode até ser, mas apenas até onde você puder pagar... Enfim, sem dúvida alguma o Sci-hub tem contribuído muito pelo compartilhamento da ciência e avanço dela.
Oi, concordo com você em tudo, e digo mais: que não garante que os artigos que são "autorizados" a saírem nas revistas "conceituadas" (entre aspas pra frisar msm) enfim, quem garante que estes artigos só receberam a "autorização" de publicação em função de determinadas jogadas políticas/econômicas? Te.ho certeza que entre varios artigos que foram enviados existem pérolas de conhecimento que poderiam dar saltos qualitativos gigantescos na humanidade, mas porque uns e outros detêm o poder, estes artigos ficam no esquecimento da humanidade de forma proposital. Vemos isso direto na universidade!!! Imagina então no local onde se concentram todos os artigos?
@@rodrigodealmeidaneves7426 não é? Eu nunca entendi pq a árvore do conhecimento era proibida 🌝 até pq o conhecimento não é perigoso e sim o que fazemos com ele.
Adorei o vídeo, estou escrevendo meu TCC dentro desta temática. Para quem gostou do assunto, recomendo a pesquisa sobre "Ciência Aberta", que corresponde a abertura de todo o processo cientifico (pre-prints, dados, artigo, avaliação por pares e outros) em favorecimento desenvolvimento colaborativo da Ciência, entendendo a Ciência como um bem comum da humanidade. Sendo resguardado por direitos de livre acesso, desde que se dê os devidos créditos. E o Acesso Aberto, um dos aspectos da Ciência Aberta, orienta os pesquisadores (principalmente os que recebem dinheiro de órgão publico) a disponibilizar uma versão previa de seus artigos em repositórios de pré-prints, a publicar em revistas de acesso aberto e a depositar seu artigo (após período de embargo) em repositórios institucionais que também são gratuitos.
dados de artigos também podem ser usados para espalhar desinformação, até porque, existem artigos de tudo que é tipo. Apenas citar dados não é o suficiente, é necessário saber discutir.
@@Shalimardasilva essas coisas sempre estiveram presentes em nossa sociedade. A questão é que agora essas pessoas ganharam muita influência na Internet. Que antes, era usada apenas por um nicho pequeno de nossa sociedade.
Uma parte desse video pode reforçar quanto é importante a publicação e incentivar revistas cientificas produzidas dentro de departamento e institutos ligados as universidades públicas
Sou usuário assíduo do sci-hub. Não só eu, mas até mesmo quem não usa o sci-hub se beneficia com ele. Sem dúvida, A. Swartz e A. Elbakyan são grandes heróis da humanidade. Parabéns pelo vídeo, Meteoro!
Muito obrigado por esse video!!! Usei o Sci-hub durante minha formacao academia inteira e nao tinha ideia da historia da Alexandra, inspirador demais saber o quão importante a contribuicao dela ao mundo foi. Imagine a quantidade de descobertas que nao teriam sido feitas por conta do Sci-Hub e a Alexandra?
Que conteúdo rico gente, que maravilha trazer para todos nesse canal um pouco da história do Aaron Swartz e da Alexandra Elbakyan. Meu Deus, lembro-me como se fosse hoje esse período e uso da internet entre os anos de 2000/2010, que década, que frio na barriga que não passa até hoje. Fiquei bastante emocionado aqui ao lembrar da dificuldade com os conteúdos e as missões em busca desses conteúdos para o desenvolvimento. Obrigado do fundo da alma Meteoro Brasil.
O Estado sempre irá atrapalhar o desenvolvimento do conhecimento livre, isso porque irão sempre proteger o interesse das grandes corporações. Outra coisa que devemos valorizar nos tempos atuais e que também tem haver com o livre conhecimento, é o uso de softwares livres.
Situação realmente complicada. Não tinha pensado muito sobre o assunto até o momento que tive que desembolsar quase 400 reais pra pagar a publicação de um artigo em congresso. Felizmente consegui financiamento por parte da universidade para auxiliar na quase totalidade dos custos, mas caso não tivesse dado certo seria bem complicado
Minha gratidão e reconhecimento à excelência da percepção e à generosidade da partilha do trabalho de vocês. O futuro do país e da Ciência estão marcados pela ação corajosa de vocês. Grato. Parabéns
Excelente vídeo. Nunca tinha entendido pq os artigos são tão caros, se os cientistas não ganham nada, nem os editores e nem os referees. Ainda mais agora q as revistas estão publicando os artigos majoritariamente on line. Antes pelo menos a pessoa recebia um exemplar da revista impresso.
Muito obrigada por compartilhar essa discussão que ainda pouco se debate no Brasil. Estou fazendo PhD nos EUA e no próximo semestre terei uma disciplina sobre mercado editorial e publicaçōes. Foi muito importante ter assistido essa introdução que vocês fizeram, pra que eu entendesse o suficiente pra perceber que eu não posso perder a oportunidade de estudar a respeito e compartilhar com meus colegas cientistas brasileiros. Vocês são necessários demais! Beijo!
existem muitas pessoas qnem a Aleksandra que não podem nunca se identificar por motivos obvios.. e esse video acaba por ser uma homenagem à luta.. a luta eterna contra esses esquizofrenicos acumuladores que precisam de tratamento, e não de poder.
Como sempre, os vídeos do Meteoro são impecáveis! Eu sempre li artigos publicados pela Elsevier e achava um absurdo que o acesso ao conhecimento precisasse ser pago! PS: eu nunca sabia como pronunciar o nome; aí aprendi com quem trabalhava na revista que eles falavam "elzevíer"!
Video super importante. Um vez conheci uma cientista que me usava de cobaia pra ensaiar a apresentação dela sobre esse mesmo assunto. 😂 Período muito importante da minha vida. Aprendi muito com essa cientista.
Viva Alexandra! Até pra fazer atividade de faculdade eu uso scihub. Pq para mim é impossível dar 300 reais em um artigo sendo que ainda tô na graduação e nem recebo auxílio.
Pessoal, só faltou comentar que nos pagamos CARO para publicar na maior parte das revistas FECHADAS. Para publicar em revistas abertas fica ainda mais caro. Mas nos dois casos nós temos que pagar valores absurdos.
Eu acho que poderiam ter citado no vídeo tbm, como as universidades públicas brasileiras lutam pra manter alguns acessos! É caro, e ainda assim insuficiente! Viva a Alexandra e ao Sci-Hub!!!
Adorei o vídeo! Muito informativo e interessante. Não sabia dessa exploração dos artigos científicos. Depois dizem que o 'capetalismo' é um sistema eficiente e próspero... Eficiente e próspero pra quem? Aplausos para para este tipo de pirataria!
Pessoal, uma informação importante! Aaron não roubou dados do JStore. Como aluno do MIT, ele tinha acesso a esses dados. Ele apenas divulgou, imaginando que viesse a ter apoio dos colegas. Nisso ele estava errado. Recebi essa informação agora há pouco, sobre o vídeo excelente que vocês fizeram. Então, acho que vocês precisam conferir isso, e corrigir, se for o caso. Boa noite!
O pesquisador, seja formado, seja um mestrando ou doutorando, que nunca utilizou ferramentas como o sci-hub e o libgen que atire a primeira pedra. Ah, e com os cortes do atual (des)governo na pesquisa brasileira, essa prática só tende a aumentar.
Poxa que massa, estou iniciando o vídeo aqui numa ansiedade, estou curioso demais com o menino da internet na capa do vídeo. Logo mais estarei comentando sobre o vídeo, gratidão Meteoro Brasil.
Infelizmente, se você que é o autor do artigo e quiser fazer o download dele da revista tem que pagar. Isso aconteceu com um amigo meu que perdeu o artigo original quando seu computador pifou.
Poderiam fazer um sobre problemática envolvendo a limitação ao entretenimento ( cultura) e a certos espaços ( direito ao trânsito, ao lazer, ao meio ambiente) dada em função dos altos preços.
No caso do Brasil, a culpa é das próprias instituições também, que pontuam melhor revistas que estão nessas editoras, forçando pesquisadores a pagar em Dólar para conseguir pontuações exorbitantes para terem as mínimas condições de trabalho. Ninguém espera que um médico construa o bloco cirúrgico, que um caminhoneiro construa a estrada, mas o professor universitário tem que conseguir sozinho todas as condições para realizar o seu trabalho.
Dr Hawkings antes de morrer disse que a tecnologia daria conta de soluções para a humanidade, o que daria viabilidade seria a forma de como distribuiriamos a tecnologia
Isso é uma subversão do direito!As pessoas teem direito à informação portanto não é pirataria e sim uma ação em pró ao direito e justiça aos seres humanos!
"O Menino da Internet" é um documentário sobre a vida de Aaron Schartz e é bem emocionante. Sua morte (decorrente do suicídio) foi uma grande perda para toda a sociedade. Mas a história tende a se repetir. Alan Turing também não ficou impune. Conhecimento não deve e não pode ser elitizado.
O precursor do conhecimento livre foi Santos Dumont que até publicava seus projetos para que todos pudessem copiar. A única patente que teve foi porque um fabricante patenteou para si um projeto de Santos Dumont. Este brigou na justiça, tomou a patente e a liberou. O avião progrediu mais em 10 anos do que o automóvel em 100 graças a Santos Dumont.
Essa é a campanha de financiamento coletivo que mantém esse canal no ar:
www.padrim.com.br/meteorobrasil
comuna
@@canalliberdadebolsonarista1394 comunismo já. Chega de ser escravo do estado como no comunismo e não ter a parte boa, que é o estado cuidando do povo.
@@canalliberdadebolsonarista1394 Cuidado gado, ou um comunista fantasma serrará seus chifres essa noite, enquanto dorme kkkkkkkkk
@@canalliberdadebolsonarista1394 boçal vulgar, paranóico e anacrônico
Se o repositório muda constantemente, como saber o link atual? Tenho interesse em artigos de tecnologia
Viva Alexandra, viva o Sci Hub, viva Aaron Schartz, e viva o Everton e o Meteoro que nos trouxeram essa informação!
Não esqueça da Biblioteca Genesis, maior biblioteca de livros piratas do mundo
@@canalletradelei2946 Muito bom saber . Obrigada, Meteoro.
@@canalletradelei2946 não tem com negar kk Me ajudou demais durante minha graduação em engenharia.
Só não esqueça é Weverton com W kkk
Weverton
A CAPES descontinuou a assinatura de muitas revistas (e a lista só vem aumentando). Só o Scihub salva!
Pois é, nada como ter ministros da C&T e educação cujo projeto não é a melhoria da ciência no Brasil.
Nenhum artigo científico deveria ser pago.
Concordo! O acesso ao conhecimento não deve ser elitizado, inclusive, muitos cientistas não conseguem ter acesso à artigos que fariam toda a diferença em seus estudos pq nem todos conseguem verba para acessar as várias revistas.
@@Shalimardasilva não é tao complicado assim se vc está associado a uma instituição de ensino. No meu caso por exemplo o meu e-mail institucional me permite acesso gratuito a qualquer artigo da minha área e isso é feito simplesmente usando um e-mail institucional para realizar login ou utilizando algum proxy de rede... Eu diria que o maior problema seria pra pesquisadores independentes sem vínculo a algum laboratório ou instituição de ensino reconhecida
@@kennethbenicio4722 eu sei, mas nem todo pesquisador tem acesso pq não são todas as instituições que estão cadastradas. Recebemos as vezes pedidos de colegas, inclusive das federais, para que enviemos trabalhos pq os mesmos não tem acesso. Agora a CAPES piorou a situação. E mantenho o que falei, o conhecimento deve ser acessível a todos. O que estas editoras fazem é elitizar, restringindo acesso.
@@Shalimardasilva só pra esclarecer, não discordei de ti. Não deveria existir artigos pagos e acho isso um atraso no desenvolvimento científico de países ainda em desenvolvimento. Meu comentário foi apenas no intuito de tentar ajudar quem estivesse numa situação complicada precisando da leitura de artigos e talvez ainda não soubesse que muitas universidades federais disponibilizam essas ferramentas LEGAIS gratuitamente. Agora tu me falou algo que me deixou preocupado, pensava que todas as universidades federais tivessem esse sistema mas então existem algumas que não o fornecem? Situação da pesquisa acadêmica tá cada vez mais complicada nesse país, não consigo nem imaginar como está a situação na área de humanidades e biológicas. Sou da área de tecnologia e por conta disso os cortes acabam chegando por último em meu ambiente, o que passa uma falsa impressão de "estabilidade ". Enfim, perdão pela mensagem gigante. Tenha uma boa tarde =)
@@lucianofcosta pse, embora eu discorde que artigos devam ser pagos o que me estarrece é que os custos de de pagar um artigo de revista é apenas para favorecer o lucro de editoras. Esperava que ao menos uma parte do valor fosse destinada aos autores, mas já que não é assim..
Alexandra Elbakyan e Aaron Swartz, heróis, até então desconhecidos por muitos de nós. Parabéns ao Meteoro Brasil por essa bela matéria.
Assista o documentário "O menino da internet" sobre a vida dele, você vai curtir. Mas lembre, "só se você quiser". Tudo de bom sempre Edson.
Sou doutoranda em Neurociência e sei bem o quanto é duro desenvolver pesquisa no Brasil. Além do baixo investimento, existe um estigma social de que você "não trabalha" e portanto é um desocupado. Fui muito criticada por pedir demissão do trabalho e me dedicar exclusivamente a pesquisa, mas sigo firme acreditando que posso, com meu estudo, promover qualidade de vida às crianças com microcefalia por Zika vírus, meu objeto de pesquisa ❤️
Parabéns, Elidianne Araújo! Seu trabalho de fato é muito importante! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🌹🤩
@@rosangelamariapires9647 Gratidão! Aqui no Meteoro sinto que não estou sozinha na loucura que é país.
Nojo dos que te criticaram. Quando precisarem da medicina falem pra eles chamarem o batman, então
👏👏👏 Desejo que se mantenha firme
Parabéns, Elidiane! Por seguir o que acredita. Qual era sua profissão? Fiquei curiosa
Sou professora de universidade pública brasileira. Vim aqui agradecer pelo o Meteoro me fazer chorar com esse vídeo e dar um ar no meu domingo. Grata!
Emocionante
QUE MARAVILHOSAS INICIATIVAS DE "DESOBEDIÊNCIA CIVIL RESPONSÁVEL"!!!!!!!!
Esses dois são os Robin Hoods da ciência! Deveriam ganhar um Nobel!
Não é ciencia, é CAPITALISMO. Menina foda! Pena que o cara preferiu se matar à ir pra Russia
O Nobel não merece pessoa como eles a ciência e para humanidade, e não um troféu inútil para adquirir status e reconhecimento de elites científicas. Ajudar a sociedade a evoluir é um prêmio de uma extrema honra impossível de ser dimensionado por um simples troféu de ouro.
@@ianlobao1305 Pelo visto você não entendeu o comentário do amigo
@@pedrovalentin5447 Eu também tenho ressalvas quanto ao prêmio Nobel, principalmente por premiar praticamente apenas pessoas da Europa e EUA, salvo algumas exceções, cujo trabalho tem que atingir uma popularidade e reconhecimento enormes antes de sequer serem indicados ao prêmio, parecendo que, exceto por Europa e EUA, todo resto do mundo não produz trabalhos científicos e literários de enorme qualidade, é a conhecida "panelinha". Falando apenas de Brasil, de cabeça posso lembrar de uma duzia de produtores de ciência e arte que impactaram o mundo inteiro, e embora tenham sido indicados, jamais um brasileiro ganhou um Nobel (as vezes perdendo para obras claramente inferiores), o que reforça a sensação de "panelinha".
Mas mesmo assim, o Nobel não somente um prêmio de "status", é também de incentivo, a começar que o contemplado no recebe um "troféu", mas é agraciado com uma "medalha", que simboliza o reconhecimento e a condecoração do seu trabalho, além de um prêmio em dinheiro (incentivo), atualmente no valor de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 6,1 milhões na atual cotação.
@@rafaelvilas4230 O capitalismo e o pecado da usura (dentre muitos outros, não é?)
Temos que possibilitar o acesso a ciência para o benefício da humanidade, chega de exploração e ganância para poucos. Chega do Mercantilismo na ciência. Alexsandra, parabéns.
Pra quem não sabe gente, Aaron Swartz é um gênio desde criancinha, e foi um dos pais do Reddit. Então, agradeçam a esse cara, e surre um corrupto.
Amém
Sou fã dele
E hoje em dia o Reddit ta inundado de gente que comemoraria a morte dele se soubessem quem ele foi..
@@charles2521 eu vejo muito mais progressistas no reddit do que em qualquer outro lugar na internet.
Cobrar para cobrir custos eu entendo, mas para encher bolso de acionistas e fod@ viu.
Viva a pirataria!!!! Sem a mesma o conhecimento não iria fluir.
QUE VÍDEO GENIAL!! Essa mulher é a maior contribuição para a ciência, de um modo geral, do século!!
Chocado em desconhecer o Sci-Hub até esse vídeo.
Muito obrigado a todos vocês por homenagearem os heróis que são o Aaron Swartz e a Alexandra Elbakyan ao contribuírem pra democratização da ciência.
Meu Deus, Sci Hub fez minha graduação e minha pós...
Se liga no libgen. Tem muita coisa lá, de livros a artigos. Esses Russos são foda!
Maravilha de história! Melhor que novela das 8, gente do céu. Precisamos de transgressores com essa coragem pra oportunizar o acesso ao conhecimento. Não basta transgredir no nosso país pra ter coragem de produzir ciência, o acesso aos nossos colegas tem que permitir. Especialmente nas condições temerosas de desenvolvimento que enfrentamos...
Viva a Biblioteca Genesis!! Maior biblioteca de livros piratas do mundo.
Difícil lembrar do "Menino da Internet" e não me emocionar. Difícil lembrar os primeiros anos de intensidade com a internet na virada do século e não ficar estático de olhos abertos e fixos pensando. Longos anos conhecendo a história do Aaron e outras figuras importantes dentro desse mundo de busca e liberdade provando que a educação, a saúde dos dados e a natureza de distribuição dessas informações são importantes para todos, e de forma natural e sem violência no falar, pertence a todos. Não foi fácil a morte do Aaron, até hoje é muito debatido sobre a história de vida do Aaron na rede e a cada ano se intensifica e se fortalece cada vez mais essa consciência de repassar a informação. Gratidão.
Conheci o Sci-hub há alguns anos por conta de uma reportagem em algum site de notícia gringo em que o título era algo como: "Quais países pirateiam a ciência? Todos." O mais incrível diante desse cenário é ver que mesmo em países de primeiro mundo e nos grandes polos de produção de científica o uso do Sci-hub era bem concentrado. De fato, os preços cobrados pelas revistas é obsceno, ainda mais considerando que o parâmetro sempre é o dólar... Em troca de que? Visibilidade nas revistas de maior conceito por serem mais rigorosas, criteriosas e possuírem trabalhos de maior qualidade com o que aceitam, porém quem faz a revisão são os próprios pesquisadores. Muito interessante essa referência que o vídeo trouxe de que os governos são responsáveis 3 vezes pelo custeio da ciência: pagando pesquisadores, pagando assinaturas das revistas para consultar trabalhos e pagando para publicar. Definitivamente, já passou da hora de mudar como a ciência deve ser revisada e compartilhada, ainda mais em 2021 com acesso a internet difundido mais do que nunca, quando o que mais se ouve falar é em Open Data, Open Research, Open Source, etc...
Pagar valores exorbitantes para publicar e consultar artigos parece coisa da época que o único meio de acesso eram os periódicos impressos que chegavam fisicamente nas universidades.
Infelizmente, os pesquisadores no Brasil ficam reféns desse sistema, pois para progredir de carreira dentro das universidades é necessário publicar em periódicos mais conceituados, afinal, quem não quer ter seu árduo trabalho reconhecido, com maior visibilidade e mais chances de ser referenciado?
Fala-se que a ciência, a pesquisa e a educação são democráticos... pode até ser, mas apenas até onde você puder pagar...
Enfim, sem dúvida alguma o Sci-hub tem contribuído muito pelo compartilhamento da ciência e avanço dela.
Foi um editorial e artigo da Nature. Eles mostram no vídeo.
Oi, concordo com você em tudo, e digo mais: que não garante que os artigos que são "autorizados" a saírem nas revistas "conceituadas" (entre aspas pra frisar msm) enfim, quem garante que estes artigos só receberam a "autorização" de publicação em função de determinadas jogadas políticas/econômicas? Te.ho certeza que entre varios artigos que foram enviados existem pérolas de conhecimento que poderiam dar saltos qualitativos gigantescos na humanidade, mas porque uns e outros detêm o poder, estes artigos ficam no esquecimento da humanidade de forma proposital. Vemos isso direto na universidade!!! Imagina então no local onde se concentram todos os artigos?
Prometeu simboliza essa ideia, roubou o fogo dos fucking deuses para a humanidade evoluir :)
Pagou caro por isso como muitos, na contemporaneidade, pagam por querer democratizar o acesso ao conhecimento.
Eva simboliza melhor, ela pegou o fruto da árvore da Ciência.
@@rodrigodealmeidaneves7426 não é? Eu nunca entendi pq a árvore do conhecimento era proibida 🌝 até pq o conhecimento não é perigoso e sim o que fazemos com ele.
Meu trabalho só eh possível graças a Alexsandra, te amo!!!
Adorei o vídeo, estou escrevendo meu TCC dentro desta temática.
Para quem gostou do assunto, recomendo a pesquisa sobre "Ciência Aberta", que corresponde a abertura de todo o processo cientifico (pre-prints, dados, artigo, avaliação por pares e outros) em favorecimento desenvolvimento colaborativo da Ciência, entendendo a Ciência como um bem comum da humanidade. Sendo resguardado por direitos de livre acesso, desde que se dê os devidos créditos.
E o Acesso Aberto, um dos aspectos da Ciência Aberta, orienta os pesquisadores (principalmente os que recebem dinheiro de órgão publico) a disponibilizar uma versão previa de seus artigos em repositórios de pré-prints, a publicar em revistas de acesso aberto e a depositar seu artigo (após período de embargo) em repositórios institucionais que também são gratuitos.
Não preciso nem falar sobre a importância disso com esse cenário de COVID-19 e desenvolvimento da vacina.
Ciência abertaaaa 🤸🏾♀️
Meteoro é uma luz no fim do túnel!
Faz um vídeo sobre a ética em pesquisas?! Por favor, nunca te pedi nada!
Amo de coração artigos, foda q num debate, qdo uso dados desse artigo me vem um caboclo e diz "mas eu achoq n é isso, na minha opinião"
Isso me dá um odioooooo, sou estudante de medicina, basicamente só estudo com base em artigo. E os cara fala foda-se tirei do cu essa informação
dados de artigos também podem ser usados para espalhar desinformação, até porque, existem artigos de tudo que é tipo. Apenas citar dados não é o suficiente, é necessário saber discutir.
O que mais tem aumentado nestes últimos anos são as fontes tiradas de "vozes da minha cabeça"!
@@Shalimardasilva essas coisas sempre estiveram presentes em nossa sociedade. A questão é que agora essas pessoas ganharam muita influência na Internet. Que antes, era usada apenas por um nicho pequeno de nossa sociedade.
@@akemap4 com certeza! Mas nada como ter aval governamental para se sentirem respaldados.
Esse foi o vídeo mais importante que já vi como pesquisadora desde que entrei no YT. Obrigada, Meteoro! 😍🥰
Estou aprendendo muito com vocês Meteoro Brasil, e esses grandes cientistas que lutam pela a liberdade do conhecimento, são verdadeiros cidadãos.
Simplesmente PERFEITO!
A ciência é conhecimento, e um dos fundamentos da ciência é: se você quiser conhecer mais, divulgue o que você sabe ...
Conhecimento é poder. Ouse saber. Parabéns Alexandra, Weverton e Meteoro Brasil. Muito obrigado à todos.
Uma parte desse video pode reforçar quanto é importante a publicação e incentivar revistas cientificas produzidas dentro de departamento e institutos ligados as universidades públicas
Sempre fico emocionado com a história de ambos, heróis de verdade do nosso tempo.
Consulto SciHub com certa frequência e não conhecia a "história" de Alexandra. Parabéns ao canal!!
Sou usuário assíduo do sci-hub. Não só eu, mas até mesmo quem não usa o sci-hub se beneficia com ele. Sem dúvida, A. Swartz e A. Elbakyan são grandes heróis da humanidade. Parabéns pelo vídeo, Meteoro!
Vontade de chorar vendo esse vídeo... Tudo muito triste, principalmente num país como o Brasil...
Ahhh ia esquecendo... Muito, muito obg Alexandra ☺️
Aaron Schartz, vive! Um dos grandes da minha geração!
Muito obrigado por esse video!!! Usei o Sci-hub durante minha formacao academia inteira e nao tinha ideia da historia da Alexandra, inspirador demais saber o quão importante a contribuicao dela ao mundo foi.
Imagine a quantidade de descobertas que nao teriam sido feitas por conta do Sci-Hub e a Alexandra?
Não conhecia a Alexandra. Muito obrigado por terem me apresentado uma pessoa tão maravilhosa quanto ela.
Que conteúdo rico gente, que maravilha trazer para todos nesse canal um pouco da história do Aaron Swartz e da Alexandra Elbakyan. Meu Deus, lembro-me como se fosse hoje esse período e uso da internet entre os anos de 2000/2010, que década, que frio na barriga que não passa até hoje. Fiquei bastante emocionado aqui ao lembrar da dificuldade com os conteúdos e as missões em busca desses conteúdos para o desenvolvimento. Obrigado do fundo da alma Meteoro Brasil.
Merecia filme é algo a nível heróico.
O Estado sempre irá atrapalhar o desenvolvimento do conhecimento livre, isso porque irão sempre proteger o interesse das grandes corporações. Outra coisa que devemos valorizar nos tempos atuais e que também tem haver com o livre conhecimento, é o uso de softwares livres.
Situação realmente complicada. Não tinha pensado muito sobre o assunto até o momento que tive que desembolsar quase 400 reais pra pagar a publicação de um artigo em congresso. Felizmente consegui financiamento por parte da universidade para auxiliar na quase totalidade dos custos, mas caso não tivesse dado certo seria bem complicado
Só a Anarquia liberta!
Minha gratidão e reconhecimento à excelência da percepção e à generosidade da partilha do trabalho de vocês. O futuro do país e da Ciência estão marcados pela ação corajosa de vocês. Grato. Parabéns
Excelente vídeo. Nunca tinha entendido pq os artigos são tão caros, se os cientistas não ganham nada, nem os editores e nem os referees. Ainda mais agora q as revistas estão publicando os artigos majoritariamente on line. Antes pelo menos a pessoa recebia um exemplar da revista impresso.
Até hoje, não consigo ver uma foto do Aaron sem me emocionar e me sentir mal.
Emocionante!! Vocês são profissionais de primeira. Belo relato, sempre aprendendo muito com meteoro! Parabéns!
Fiz doutorado em quimica Manaus e usei muito o sci-Hub. Nossa meteoro vcs são demais q linda reportagem
ficaram 5 dias e fiquei até com medo, mas ai voltam com uma porrada de conteudo foda... ainda vou manda um pix dahora pra ajudar ai
Sou compelido a compartilhar a ideia hacker mais importante já proferida: "O CONHECIMENTO HUMANO PERTENCE AOS HUMANOS".
Essa é uma Vitória do conhecimento e da democracia.
Muito obrigada por compartilhar essa discussão que ainda pouco se debate no Brasil. Estou fazendo PhD nos EUA e no próximo semestre terei uma disciplina sobre mercado editorial e publicaçōes. Foi muito importante ter assistido essa introdução que vocês fizeram, pra que eu entendesse o suficiente pra perceber que eu não posso perder a oportunidade de estudar a respeito e compartilhar com meus colegas cientistas brasileiros. Vocês são necessários demais! Beijo!
Eu gostaria muito que o meteoro tivesse um vídeo sobre educação, os meios mais eficientes, a importância dela, e como governos autoritários podam ela.
com a "pirataria" o conhecimento já não chega em muito lugar, imagina sem! nem deveria ser chamado de pirataria, isso é democratização.
Sou fã desse canal! Mas esse trabalho foi como frase inspiradora ao se abrir um livro de conhecimento de maneira aleatória.
Parabéns e muito obrigado.
É ainda mais bizarro quando percebe-se que os cientistas que são responsáveis pelos artigos não recebem nada 🤨.
Nenhum conhecimento deve ser restrito!
existem muitas pessoas qnem a Aleksandra que não podem nunca se identificar por motivos obvios.. e esse video acaba por ser uma homenagem à luta.. a luta eterna contra esses esquizofrenicos acumuladores que precisam de tratamento, e não de poder.
Esse vídeo PRECISA ser compartilhado!
Esses heróis podem ter salvo vidas hoje e milhões no futuro.
Como sempre, os vídeos do Meteoro são impecáveis! Eu sempre li artigos publicados pela Elsevier e achava um absurdo que o acesso ao conhecimento precisasse ser pago! PS: eu nunca sabia como pronunciar o nome; aí aprendi com quem trabalhava na revista que eles falavam "elzevíer"!
Esse menino era um gênio. O crime que fizeram com ele foi inominável e foi uma terrível perda para a Humanidade.
Cada país devia ter uma revista científica estatal para divulgar seus estudos...
Obrigado por esse vídeo. O trabalho de vocês é NECESSÁRIO!
Video super importante. Um vez conheci uma cientista que me usava de cobaia pra ensaiar a apresentação dela sobre esse mesmo assunto. 😂 Período muito importante da minha vida. Aprendi muito com essa cientista.
Conhecimento, energia, água e internet, sempre deveriam ser sustentados pela sociedade de forma pública e nunca por uma empresa.
Ta falando de socialismo.
@@kakesss9126 Em parte.
@@kakesss9126 A agua ja não pode ser cobrada, estamos no socialismo?
Internet estatal? Tá de sacanagem...
Deixa pro privado mesmo. O meio privado já tá pensando em fazer satélite pra ter Internet até na roça. O Estado só vai zoar o processo
Que bonitinhos os moleton da Alexsandra...Bem simpáticos.
Liberal chega a tremer
Viva Alexandra! Até pra fazer atividade de faculdade eu uso scihub. Pq para mim é impossível dar 300 reais em um artigo sendo que ainda tô na graduação e nem recebo auxílio.
Pessoal, só faltou comentar que nos pagamos CARO para publicar na maior parte das revistas FECHADAS. Para publicar em revistas abertas fica ainda mais caro. Mas nos dois casos nós temos que pagar valores absurdos.
Aaah mano era pra chorar ? Tncccc que história incrível, real me emocionei muito parabéns equipe 👏🏻
Eu acho que poderiam ter citado no vídeo tbm, como as universidades públicas brasileiras lutam pra manter alguns acessos! É caro, e ainda assim insuficiente!
Viva a Alexandra e ao Sci-Hub!!!
Adorei o vídeo! Muito informativo e interessante. Não sabia dessa exploração dos artigos científicos. Depois dizem que o 'capetalismo' é um sistema eficiente e próspero... Eficiente e próspero pra quem? Aplausos para para este tipo de pirataria!
Pessoal, uma informação importante! Aaron não roubou dados do JStore. Como aluno do MIT, ele tinha acesso a esses dados. Ele apenas divulgou, imaginando que viesse a ter apoio dos colegas. Nisso ele estava errado. Recebi essa informação agora há pouco, sobre o vídeo excelente que vocês fizeram. Então, acho que vocês precisam conferir isso, e corrigir, se for o caso. Boa noite!
O pesquisador, seja formado, seja um mestrando ou doutorando, que nunca utilizou ferramentas como o sci-hub e o libgen que atire a primeira pedra.
Ah, e com os cortes do atual (des)governo na pesquisa brasileira, essa prática só tende a aumentar.
Uau! Só admiração por essa dupla!
Matéria reciclada, mas excepcional!
Poxa que massa, estou iniciando o vídeo aqui numa ansiedade, estou curioso demais com o menino da internet na capa do vídeo. Logo mais estarei comentando sobre o vídeo, gratidão Meteoro Brasil.
Boa!!!
É ótimo este vídeo! Pois, mostra a população que esta fora do meio cientifico parte da nossa realidade.
E viva o conhecimento científico aberto para o bem da humanidade!!!
Vocês são foda demaisss!!! Cada conteúdo, um melhor que o outro. Obrigado, Meteroro
Obrigada por esta matéria.... Necessária e urgente.... Mt mt mt obrigada...
Meuuuu Deus!!!! Que roubo esses valores!! Um absurdo!!!!
Parabéns, pessoal por nos passar tantas informações relevantes. Já amei os piratas e lamento pelo poder, em todas as esferas, ser sempre tão podre.
Infelizmente, se você que é o autor do artigo e quiser fazer o download dele da revista tem que pagar. Isso aconteceu com um amigo meu que perdeu o artigo original quando seu computador pifou.
Poderiam fazer um sobre problemática envolvendo a limitação ao entretenimento ( cultura) e a certos espaços ( direito ao trânsito, ao lazer, ao meio ambiente) dada em função dos altos preços.
Excelente vídeo! Muito obrigada Meteoro! Sempre!
Viva a democratização do conhecimento, viva a ciência!
Gostaria que o Meteoro colocasse uma tag nos vídeos que fossem re-upload de videos antigos... é chato começar a ver algo e perceber que ja assistiu :ç
No caso do Brasil, a culpa é das próprias instituições também, que pontuam melhor revistas que estão nessas editoras, forçando pesquisadores a pagar em Dólar para conseguir pontuações exorbitantes para terem as mínimas condições de trabalho. Ninguém espera que um médico construa o bloco cirúrgico, que um caminhoneiro construa a estrada, mas o professor universitário tem que conseguir sozinho todas as condições para realizar o seu trabalho.
Fenomenal esse episódio! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Dr Hawkings antes de morrer disse que a tecnologia daria conta de soluções para a humanidade, o que daria viabilidade seria a forma de como distribuiriamos a tecnologia
Boa Tarde , Ótimo.
ai mano esse vídeo me deu até arrepio mais pro final, a mina do sci-hub realmente é um dos seres humanos mais importantes do mundo
Ain que maravilhoso o conteúdo de vocês brigada por existirem amo vocês
Isso é uma subversão do direito!As pessoas teem direito à informação portanto não é pirataria e sim uma ação em pró ao direito e justiça aos seres humanos!
Excelente matéria!!!! Obrigada
"O Menino da Internet" é um documentário sobre a vida de Aaron Schartz e é bem emocionante. Sua morte (decorrente do suicídio) foi uma grande perda para toda a sociedade. Mas a história tende a se repetir. Alan Turing também não ficou impune. Conhecimento não deve e não pode ser elitizado.
O precursor do conhecimento livre foi Santos Dumont que até publicava seus projetos para que todos pudessem copiar. A única patente que teve foi porque um fabricante patenteou para si um projeto de Santos Dumont. Este brigou na justiça, tomou a patente e a liberou. O avião progrediu mais em 10 anos do que o automóvel em 100 graças a Santos Dumont.
O dinheiro ajuda, o dinheiro atrapalha, o dinheiro move o mundo, pra trás ou pra frente.
O conhecimento não pode ser gratuito, mas tampouco ele não pode gerar lucro
Everton, não uso twitter. Quero te dar os parabéns aqui, então. Muito importante compartilhar esse conhecimento ❤️
Parabéns aos ativistas da ciência
Matéria excelente. O progresso da humanidade não pode ser refém da ganância.