Embora não totalmente correto, o termo elefoa já surge há tempos no dicionário Volp : Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Em tempo: Joici, minha querida, parabéns duplo: 1) pela pesquisa, acerca de um desastre que eu desconhecia; 2) você ajustou o volume da vinheta, tá beeeeem mais agradável... vou poder dormir maratonando seu canal! Que aliás, tá crescendo, hein!
Meus pais ainda namoravam, moradores de Botafogo, resolveram ir ao "Gran Circo", em Niterói. Porém, meu pai achou que a saia da minha mãe estava muito justa e pediu que ela trocasse de roupa. Ela se negou. Brigaram feio e Graças a Deus, não foram ao circo. Até hoje, eles têm 53 anos de casados, ainda agradecem a Deus pela briga!
É a velha história do rico que comete um erro que custa várias vidas, paga um "quebra" pra justiça e sai sem pagar por crime algum. Para mim é simplesmente impossível acreditar na justiça, seja aqui no brasil ou em qualquer lugar do mundo. O dinheiro e o status sempre vão falar mais alto do que justiça.
Minha mãe esteve no dia do incêndio no circo. Só se salvou com outros parentes graças a elefanta que abriu uma enorme passagem para centenas de pessoas. Cresci ouvindo essas histórias tristes deste fatídico dia. Tbm tive o privilégio de conhecer pessoalmente, quando criança, o profeta Gentileza. Meus avós moravam no Centro de Niterói e sempre quando eu e minha avó íamos na Visconde de Itaboraí (que é uma rua do Centro da cidade), ele passava por nós, cumprimentava e parava para conversar com minha avó e passava a mão carinhosamente na minha cabeça, me chamando de boneca. Que forte lembrar disso hoje. Tenho 40 anos de idade, mas, nunca irei me esquecer disso.
Meu pai era criança e seus pais não os deixaram ir.Ele ficou em casa chorando porque os primos iam. Perdeu sete pessoas da família...mas ele não toca no assunto. Muito triste isso.
Minha avó foi sobrevivente desse incêndio! Foi curtir o circo com os irmãos, na época nao tinham muitas atrações para crianças em niteroi e ela, como irmã mais velha, levou os irmãos para curtir. Hoje já falecida, teria completado 84 anos em setembro. Sempre contava que ela e as duas irmãs mais velha saíram correndo de mãos dadas com os mais novos sem nem olhar para trás. Felizmente todos os irmãos sobreviveram
Sou de Niteroi, amigos do meus pais morreram no circo! outros ficaram com queimaduras horríveis, alguns desfigurados! um tio meu, que na época era militar e foi um dos que participaram do socorro etc, ficou traumatizado e virou alcoólatra, tamanho o trauma que viveu no dia, ele disse que recolhia corpos de crianças carbonizadas, com uma pá....hoje ele já a falecido por conta de bebida, nunca conseguiu superar isso! muito triste mesmo!
Nossa, Thiago, sinto muito pelo seu tio. Isso é prova de que era um homem de um grande coração. Se compadeceu tanto, que não conseguiu suportar o peso das tristes lembranças.
Imagino que não é qualquer pessoa que suporta um trauma desses , eu só de ouvir essa história estou extremamente comovida e muito triste , pensando nas vítimas e nas famílias , e as pessoas que ajudaram , nossa devem ser imagens que jamais sairão da cabeça dessas pessoas , e muitos como infelizmente o teu tio , não consegue suportar tamanha dor 😭
Meu Deus! Eu sou de São Gonçalo, mas por ser nova não conhecia essa história. Fiquei sabendo hoje, comentando com a minha mãe que nasceu em 62 ela disse que o dentista da minha tia faleceu neste dia horrível
Nessa época, tinha um comercial do Nescau. Dizia: "Nescau, gostoso como uma tarde no circo"! Esse comercial foi tirado imediatamente do ar. Sua narrativa foi excelente. Parabéns!
Olá querida! Trabalhei com a equipe do Dr Ivo Pitanguy, de 1995 até 1999, nos dois hospitais, o de caridade, e o das estrelas. Ele sempre falava dessa história, e de quanto até então o mantia comovido e motivado a querer ser sempre melhor e querer ter o melhor de nós. Ele foi mais que um professor, foi um mentor, um mestre, não fazia diferença entre classes sociais. Fico cada vez mais emociona com seu trabalho Joici! Um beijo!
@@DCC2004 ela falou besteira sim O médico nazista provavelmente é o Josef Mengele O Ivo sempre foi velho, mas nessa época da Segunda Guerra, ele devia ter só uns 15 anos
Costa Coan essa informação não procede, certeza que deve ter sido outra pessoa com o mesmo sobrenome, e não é porque se tem o mesmo sobrenome que são parentes. É só dar uma pesquisada e ver que nem ele e nem o pai clinicaram por lá. Ela provavelmente está falando de outra pessoa
@@DCC2004 o fato de ela trabalhar na Suiça não a torna imune a cometer erros E mesmo que ela tenha contado uma história veridica, não foi o Ivo e você pode estar viajando Agora se você tem certeza que ela falou do Ivo, mesmo ela trabalhando em um hospital na Suiça, ela provavelmente errou :D Para a área clínica estuda-se muito, mas não história
Exatamente né, achei um absurdo. O dono do circo de boa e o dono da clínica que abriu mão de tudo que ele construiu pra trabalhar em prol de ajudar os outros que sofre as "consequências " por pura burocracia...
Meu pai conta que foi um dos dias mais horríveis que ele viveu. A tragédia tomou conta da cidade. Meu pai morava no Rio e minha mãe em Niterói, as notícias custavam a chegar, e parece que minha mãe ia aquela tarde com os primos ao circo, mas por algum motivo não foi. O desespero do meu pai, que ainda era noivo, foi enorme. Ele queria ter notícias, e levou muitas horas, até saber que minha mãe não estava lá. Depois vou mostrar seu vídeo a ele. Ele tem 88 anos e está cego, mas fala muito deste dia, quem sabe da para acrescentar algo a sua pesquisa.
Acabei de falar com ele. Mamãe não ia ao circo não. Ele estava aguardando ela na praça xv, lugar onde as barcas aportavam, e aportam até hj, e via as ambulâncias chegando (os carros chegavam de barca) a ponte rio Niterói não existia, minha mãe custou a chegar, ele sabia que algo muito serio tinha acontecido em Niterói, mas não sabia o que, até que minha mãe chegou, e contou o acontecido.
4 года назад+79
Graças a Deus! Poucas pessoas falam sobre isso. Aconteceu na vida delas e precisa ser registrado, principalmente porque pouco se aprendeu com algo tão doloroso. Um beijo para você e seu papai❤😘
@@MadamesemFiltro Desculpa a intromissão mas, ao ler suas mensagens, reflito um pouco. às vezes, minha esposa demora meia hora para responder no whatsapp e eu já fico na maior pilha, imagine seu pai neste dia sem receber noticias da sua mãe todo esse tempo sabendo que algo grave havia acontecido. Graças a Deus que nada de ruim aconteceu com ninguém da sua família, mas sinto por àqueles que foram afetados.
Um absurdo punir quem ajudou, foi como na boate Kiss, a militar estava sem uniforme e foi punida, a evolução espiritual está longe de nós! E até hoje as pessoas continuam muito cruéis com a aparência física dos outros!
Elis Regina isso é coisa de burocratas, pouco resolutivos, apega-se a protocolos e etc... Não ver a boa ação nem tenta ser resiliente só diz que aquilo é errado,aplica-se a pena e pronto. Hoje as pessoas se omiti diante das tragédias e pensamos: o que mudou? Temos mais burocratas!!! o que leva à pessoa questionar, vale a pena ajudar e depois receber algum processo por não saber se em algum momento está cometendo um "crime"?
A semelhança do dono da clínica que fez um bem tao grande/ tão humano e foi processado acabando na miséria, até à onde vai a frieza e indiferença diante de... É triste.
Acredito que em situações assim conhecemos o verdadeiro caráter das pessoas, o dono da clínica morreu pobre, mas o que ele fez nunca terá como ser quantificado monetariamente.
Meu pai estava lá nesse dia. Ele era rapaz ainda e conseguiu escapar, junto com os pais e o irmão. Embora nenhum deles tenha se machucado, ele viu o incêndio e os corpos. Isso o traumatizou de tal forma que, quando ele soube que minha mãe me levou ao circo, ele ficou irado e apavorado ao mesmo tempo. Foi a única vez que fui a um circo. Só depois de muitos anos é que eu soube o porquê da reação dele.
O avô do meu marido, Dr Oswaldo Macedo foi um dos médicos que saiu de casa para ajudar. Ele sempre contava essa história triste. A coletividade junto com humanidade ajudaram muita gente.
Foi por conta dessa tragédia que meu pai sempre me alerta sobre locais fechados. "Sempre localize a saída de emergência assim que você entrar no lugar"
Caramba!!! No dia ele não foi? Essa é uma grande tragédia mas é uma grande história, se não lhe causar muita dor, registre ele contando a história. Um vídeo... Contando desde o início, como trabalhou no circo, como foi tudo. Seria MUITO interessante. Eu sou de São Gonçalo mas não conhecia essa história. Tenho 26 anos
A cirurgia plástica é maravilhosa. Em 2002 perdi metade do rosto num acidente de carro. Foi uma época extremamente traumática para mim, fiquei super isolada no colégio (foi bem o ano em que fui para o colegial e mudei de escola), tive trauma psicológico e baixa estima por anos. Foi uma equipe maravilhosa e cerca de 15 cirurgias que me deixaram com o rosto normal, entre muitos enxertos e sofrimento de recuperação. Parabéns aos médicos e a todas as pessoas que ajudaram mesmo sem ganhar nada, pois isso pode ajudar a salvar não só a vida, mas a parte mental dos sobreviventes.
Me identifiquei com sua história no meu caso sofri um acidente com 6 meses de vida caí de uma altura de 5 metros e tive meu olho afundado pra dentro tenho um olho mais encima e outro mais fundo e mais em baixo não dá pra ver nitidamente mais me sinto horrível não tenho autoestima pra nada odeio fotos queria muito tirar fotos com meu filho 😢! Se Deus quiser um dia faço algo pra melhorar 🙌
@@geovannasilva2489 é difícil julgar o sofrimento alheio quando não estou no seu corpo, mas entendo em partes... fiquei 2 anos sem me olhar no espelho após meu acidente. De toda forma, espero que conforte o que te digo. Tive um relacionamento muito tóxico uns anos depois que me obrigou a fazer terapia por anos pra entender isso... quando eu fui terminar o relacionamento, ele me disse que nenhum outro homem ficaria comigo porque eu era toda torta e estranha. Você, antes de se achar linda ou feia, é ÚNICA. Seus defeitos não são feiúras, são parte de sua história. Você não é obrigada a se achar uma musa, mas pode refletir que o tempo passa, seu filho cresce e as fotos não são para exibir qualidades ou defeitos, mas para guardar lembranças de um tempo que passará tão rápido com ele. Espero que consiga ter algumas dessas lembranças registradas, independente de postar... para você mesma :-)
Gran Circo Norte Americano, Edificio Joelma, Boate Kiss, acidente com o avião da TAM... O que todos têm em comum? São a prova de que o Brasil não tem a menor estrutura hospitalar e nem o menor bom senso do judiciário desde sempre. Ótimo vídeo, Joi.
@ estava eu, linda e maravilhosa, assistindo seus vídeos hj, quando escuto alguém gritando no meu portão: "Correeeiiioooo". Fui ver e chegou um presente que eu ganhei e foi comprado no seu site. Vou bater foto, postar no insta e te marcar lá 💖
Eu assisti todo o vídeo e segundo a minha avó, tantas pessoas morreram não pq não havia saída de emergência, mas sim pq o circo tinha grades que separavam as secções (primeira classe, segunda classe,... Etc), estás grades estavam trancadas e quando o fogo começou as pessoas não tinham como sair das suas seções e havia um muro ao redor de toda a lona, as pessoas que estavam esperando a próxima seção quebraram esse muro para ajudar quem estava lá dentro a sair ou teria morrido muito mais gente. O Dono do circo era uma pessoa extremamente gananciosa e foi sua ganância a responsável por tamanha desgraça.
Ontem, eu ouvi a história da Kiss e me entristece muito, os relatos de empatia ou não. O fato de cobrarem mais caro por caixões, na tragédia da Kiss, o quanto as pessoas tentam tirar benefícios de tragédias sem pensar na dor do próximo... isso me abala! Com essa história, conhecemos um pouco da trajetória do médico Ivo Pitanguy e vemos os lado humano de tantas pessoas. São histórias totalmente dolorosas, mas, que quando nos fazem sofrer e chorar, nos fazem enxergar que ainda temos empatia, que somos humanos.
Sou de Niterói eu não era nascida mas minha mãe contava que esteve lá com meu pai meu irmão e minhas tias e que sairam vivos porque meu pai cortou a lona com um canivete
Eu sou de sg. Minha avó conta q ela iria bem no dia do acidente com os filhos; mas, por conta de um desentendimento com meu avô (se não me falha a memória), eles não foram.
Minha mãe é uma das crianças sobreviventes desse circo. Até hj ela não vai em nenhum circo, nunca levou as filhas e não permiti até hj , que leve os seus netos.
Minha mãe era enfermeira e meu pai era motorista de ambulância. Ambos trabalhavam no principal hospital de Niterói, para onde as vítimas foram levadas. Minha mãe e meu pai ficaram 24 horas por dia, por uma semana, socorrendo as pessoas: ele as transportando para o hospital e ela atendendo-os no Centro Cirúrgico. Meu pai já é falecido e minha mãe lembra até hoje do horror indescritível no que viu, ouviu e sentiu.
Gostaria de ressaltar o trabalho dos médicos. O Dr. Ivo Pitanguy nunca deixou de fazer a caridade, operava gratuitamente em vários hospitais. Grande homem. Os recém formados indo em socorro foi muito emocionante. Pena que a medicina não tem mais esse nível de desapego. Os convênios cobrando metas, a sociedade cobrando aparência. Pena que esse tempo se perdeu.
Você disse uma grande verdade, muitos médicos midiáticos. Foi-se o tempo de médicos que fazem caridade. Na minha cidade tinha um pediatra dr. WALTER atendia de graça 2 sábados do mês no pátio da igreja. E podia ligar pra ele a qualquer hora e qualquer dia, ele atendia, e se a criança já fosse paciente dele, ele já passava medicação por telefone mesmo ( exceto em caso de uso de antibiótico). Foi meu pediatra e pediatra do.meu filho mais velho. Que Deus o tenha, em paz.
Nossa com esse documentário, me fez lembrar tudo que passei, quando alcoolizada sofri um acidente e tive 45% do meu corpo queimado. O preconceito existe estou a mais de 5 anos sem conseguir um emprego formal minhas queimaduras são bem visíveis, pescoço, braço direito desde o ombro. Eu sei tudo que eles passaram e me deixou muito mexida. Parabéns o documentário muito bem exposto.
A primeira vez que ouvi essa história foi em 2015. Fiz um trabalho voluntário um asilo e uma senhora me contou que estava de viagem em Niterói , ela e os parentes foram pro circo e foram vítimas do incêndio. Essa senhora tinha uma cicatriz no rosto e era cega devido a um pedaço de lona que caiu em seu rosto, além de perder um irmão e uma prima. Quando soube desse incêndio pesquisei sobre mas não achei muita coisa
No dia do acidente, o meu avô fugiu de casa para ver a apresentação pelo lado de fora do circo, já que a mãe dele não havia deixado ele ir. Se ele estivesse lá dentro, provavelmente teria morrido. Ele conta que realmente muitas pessoas foram ajudar no transporte das vítimas, inclusive ele que tinha apenas 10 anos de idade. Parabéns pelo vídeo! Até hoje o meu avô se emociona ao contar o que viu naquele dia e ora por todas as pessoas envolvidas. Realmente foi algo terrível e ele lembra como se tivesse sido hoje.
Minha mãe perdeu uma irmã adotiva nesse incêndio. Algo horrível. Assunto pouco falado em minha família. Tudo que sei é que ela foi escondido, tinha 15 anos. O corpo não foi reconhecido. Por uma foto antes da tragédia, aparece ela esperando para entrar.
Se vc for jovem e ler esse comentário POR FAVOR nunca minta para os seus pais o lugar que vc vai. A pior coisa que existe é ter alguém que vc ama desaparecido. Se não fosse a foto, seria o caso dessa moça.
Nossa que triste, nessa época nem DNA ainda não tinha... Não a julgo quem poderia prever tamanha tragédia, mas não sei pq eu sempre tive medo de circo sei lá nunca tive vontade de ir, tinha preconceito por conta dos animais lá preso mas mesmo sem isso ainda não iria.
Sou de São Gonçalo e minha avó não conseguiu comprar o ingresso pra levar minha mãe quando era pequena (graças a Deus). Minha mãe diz que o cemitério São Miguel foi aberto por causa da necessidade de mais espaço para enterrar as pessoas. Bem triste 😕 Dizem também que o Gentileza gera Gentileza ajudou bastante psicologicamente na época para ajudar as famílias que estavam sofrendo.
A mãe da minha sogra tbm ia ir com ela na barriga e os irmãos, mas q por algum motivo se atrasaram e não conseguiram ir neste dia. Ela me falou sobre esse cemitério, é verdade!
A primeira e única vez que ouvi sobre essa história foi num Linha Direta se não me engano e nunca mais. Essa história não pode ser esquecida, obrigada por trazer de volta
Fiquei em choque só com a musiquinha do Linha direta...Maior medo do programa e história é tensa... Nem curto ir em circos depois q vi o linha direta 😳
Boa tarde Joice, minha irmã na adolescência namorou um rapaz que morava em Niterói e que os pais dele iria leva lo a está apresentação, bem como seu outro irmão (eles eram crianças). Quando eles estavam se arrumando para ir, chega uma visita que impede a saída deles para o circo. As crianças ficaram bem revoltadas e ainda falaram mal da visita, mais tarde a terrível notícia chegou.Conclusão: Eles foram poupados da tragédia.
Bom dia, Meus pais e minha tia e avó são sobreviventes desta catástrofe, inclusive minha avó trabalhou voluntariamente como enfermeira depois que tudo aconteceu. As histórias que cresci ouvindo são terríveis.
A respeito do Dr. Ivo Pytangui, sou muito grata por ter atendido meu filho, que sofreu queimaduras quando tinha 6 anos em sua clínica em Botafogo,uma pessoa boa e muito gentil ,atensiosa com seus pacientes. Tenho certeza que Deus o recebeu 🙏 em sua Glória 🙏
4 года назад
Olá Maria, muito obrigada pelo seu comentário !! Um excelente final de semana 😊!! Bjs 🤡💀👻💗💗💗💗😘😘
Li sobre o caso na internet e fala que foi um incêndio criminoso causado pelo Dequinha e seus comparças (Pardal e Bigode), mas esse vídeo me deu uma visão totalmente diferente. Dequinha, um rapaz negro e com problemas mentais, perfil "perfeito" para levar a culpa em uma época onde pessoas poderiam ser enviadas para Barbacena por esse mesmo motivo e ninguém protestaria contra. Uma época de extremo preconceito (não que hoje esteja muito melhor).
Percebi logo de cara o racismo, preto sem pagando, muito bom vídeo, só esse detalhe que a moça deixou passar , a cor da pele, a gente sabe que no Brasil, ja elege o culpado.
@@kitkat129 a questão racial é algo muito sério no Brasil,não é simplesmente "levantar bandeira", só acompanhar as estatísticas de mortes quem tem o alvo na costa,e nos poupe sim, da sua ignorância.
@@kitkat129 que comentário absolutamente ignorante e alienado. Além de ignorar a questão racial no Brasil, vigente até hoje, ignora também os fatos, como a altura do teto do circo e do fogo ter começado por lá, como é mencionado também no vídeo. Se fosse um incêndio criminoso, provavelmente o fogo começaria debaixo pra cima. Inclusive, como também foi mencionado no vídeo, não foi a primeira e nem de longe a última tragédia com incêndio em circos desse mesmo dono.
Se você procurar saber, o problema grave que ela fala que ele tinha, era na verdade epilepsia. Tanto que ele foi julgado imputável, depois de passar por análise psiquiátrica.
Só que vocês precisam entender que isso aconteceu em 1961. Época em que manter animais em circos era muito comum e todo mundo gostava. Hoje não é mais assim....Graças a Deus!!
Eu gosto de Circo, valorizo muito os artistas q estão ali, é um lugar de muito valor e talento com apresentações belíssimas, já fui em espetáculos de circo inclusive ao Circo de Soleil , e nenhum desses circos q fui tinha animais, os circos mais antigos é q usavam animais como parte do espetáculo!
@@leyslepublio4876 Eu tbm gosto de circo. Aqui mesmo na minha cidade tem um circo. Respeito e admiro muito os artistas que fazem parte. O circo é o ganha pão deles, e por causa dessa pandemia estão precisando de ajuda para manter espetáculo, caso ao contrário eles podem passar fome. O espetáculo está sendo em Drive-in, e para ajudá-los eu fui assistir. Foi um espetáculo lindo. E sobre animais que as pessoas estão falando, hoje não é mais autorizado animais em espetáculos, a lei hoje não permite mais. GRAÇAS A DEUS!!!! Viva o 🎪!! ❤️
PASSAVA CARRO PARTICULAR RECOLHENDO LEITE REMÉDIOS PARA QUEIMADURAS E DOR ETC... NITERÓI FICOU COM UM CHEIRO DE CARNE QUEIMADA POR DIAS .EU LEMBRO QUE A UNIÃO DA POPULAÇÃO NESTA HORA FOI EMOCIONANTE, DR IVO FOI MARAVILHOSO. FOI MUITO TRISTE.
Para vocês terem uma ideia do impacto deste fato, um professor de marketing citou em uma aula, que na época, o achocalatado Nescau tinha o desenho de um circo no rótulo. As vendas caíram vertiginosamente. Foi preciso então mudar o rótulo.
Li em um comentário de outro vídeo sobre a tragédia que o comercial do achocolatado , que na época tinha o slogan "Nescau: gostoso como uma tarde no circo" , teve que ser tirado do ar.
Fiquei emocionada com a solidariedade das pessoas na situação, acho que se fosse hoje, teria um monte de gente fazendo live no Instagram. O profeta Gentileza é um ícone. Marisa Monte gravou uma música em homenagem a ele, pois as suas obras nos viadutos foram apagadas, parece que depois da morte, começaram a restaurar as obras dele. Joici, estou viciada no seu canal, vc é minha companheira na faxina, na hora de fazer comida, coloco o fone e viajo nas tuas histórias. Parabéns pelo trabalho!!!
3 года назад+5
Olá Grazi, muito obrigada pelo seu comentário, carinho e apoio 😊 !! Bjs 🤡💀👻💗💗😽😽😘😘
Esse, homem q falava q era profeta. Ele, morava perto de São Gonçalo, no Bairro Barro Vermelho, RJ. Ele dizia mesmo q tinha tido uma visão, q sua missão era limpar a área e ali construir um jardim. Outra visão q ele tinha era para ele registrar tudo q vinha sua cabeça. Por isso q ele escrevia muita coisa nos viadutos.
Sou daqui de Niterói, e essa história é horrorosa! Permeia as famílias daqui até hoje. Lembrando que, na época, a cidade era muito pequena (em comparação a o que é hoje): a frota de bombeiros era bem reduzida, havia mais estudantes de medicina do que médicos, poucos hospitais, poucas covas nos cemitérios... enfim, baixíssima estrutura pra um caos daquele. Meu avô, médico, veio do Rio pra ajudar - e Dr. Ivo foi um anjo neste caso (e em toda sua vida, na verdade). Depois do incêndio minha família veio morar em Niterói e aqui permanecemos, sempre ajudando a comunidade fluminense. AMO NITERÓI!!! Visitem, quando puderem. São as praias mais bonitas do Rio! Obrigada, Joici, por nos trazer uma das histórias da cidade com tanta cortesia.
Tantas vezes vejo os escritos do Gentileza aqui pelo Rio, mas as pessoas não conhecem a história desse homem tão especial. Obrigada por trazer essa informação.
me arrepiei muito na parte dos médicos chegando do nada, bem rápido para ajudar essas pessoas. Eu como estudante de medicina me emociono bastante com isso pq mostra que segui o caminho certo
Estava assistido até que me surgiu uma incógnita, meu avô morou no rio antes do meu pai nascer em 69, ele era otorrinolaringologista, e apesar de não saber em qual local do rio ele morava, resolvi questionar meu pai sobre e fiquei surpresa quando ele falou que meu avô ajudou neste dia, fico feliz e orgulhosa que ele tenha ajudado.
Vi pessoas dizendo que no Brasil inteiro é proibida a exploração de animais para espetáculos, infelizmente não é bem assim, na minha cidade mês passado estavam anunciando nas ruas um circo que tinha na cidade com “elefante e outros animais” achei absurdo. Não irei jamais em lugares que exploram animais por “diversão”
E saber que minha mãe, minha tia e meu tio iriam nesse dia, mas quando estavam saindo de casa a minha bisá que iriam levar eles ao circo, tinha acabado de ouvir no rádio a tragédia. Ainda conto mais... Meu avô tinha sonhado que iria acontecer uma tragédia, logo depois aconteceu isso. Foi muito triste, quantos inocentes morreram 😔😔😔
Boa Tarde Amada, o hospital que estava fechado, chama-se Antônio Pedro, atual HUAP. O cemitério que foi criado para sepultar as vítimas do incendio , após a incorporação de partes das terras do antigo Palacete do Mimi, com a intervenção do Palhaço Carequinha junto ao Prefeito de São Gonçalo, Dr. Geremias da Mattos Fontes e o Governador da cidade do Rio de Janeiro, Celso Peçanha, chama-se São Miguel. Forte Abraço!!!!!!!
Moro em Niterói, passo diariamente em frente ao local onde era o circo. Lembro que quando era criança, papai sempre que passava em frente, falava com muita tristeza do ocorrido. Muito triste e revoltante! Parabéns pelo canal, vida longa e próspera!
Caramba, eu passei minha infância ouvindo essa história da minha bisa avó, ela estava nesse incêndio e sobreviveu junto com minha avó, elas sobreviveram por muito pouco, essa história é um marco na minha vida até hj pelas palavras da minha bisa
@@th3llo213 elas sobreviveram porque a minha bisa avó estava sentada muito próxima da lona, quando começou o incêndio, ela conseguiu passar por um espaço em baixo da lona com a minha avó no colo
Que história triste Lamento pelas vidas dos animais que foram abandonados para morrer enjaulados, sem nem ter o direito a tentar fugir para salvar suas vidas! Lamento pelas crianças e pessoas que perderam suas vidas nessa tragédia...
Numa entrevista o Mário Ventura, autor do livro citado, diz que nenhum animal nem artista foi vítima do incêndio. Havia uma saída pelos fundos que os artistas/funcionários usavam regularmente e por lá se salvaram..
Emocionante essa história! Sou da área da saúde e estou em prantos ao ouvir esse relato em meio a pandemia . Histórias assim me dá força para continuar na luta!
3 года назад+3
Olá Danielle, parabéns pelo seu trabalho e dedicação !! Muito obrigada pelo seu comentário !! Um excelente final de semana 😊 !!! Bjs 🤡💀👻💗💗💗💗😘😘
Hospital Antônio Pedro, que fica na cidade de Niterói e hoje está cedido pra Universidade federal Fluminense tem a história muito marcada por esse incêndio, que até hoje é relatado pros calouros de medicina. Antes do incêndio, o hospital vivia com verbas da Prefeitura e de consultas particulares que eram realizadas lá. Depois que foi proibida a cobrança das consultas, o hospital não aguentou e fechou as portas. No dia da tragédia, era tanta gente morrendo e precisando de ajuda, que os estudantes da universidade, junto com um grupo de médicos, precisou literalmente arrombar as portas do hospital pra ter um espaço pra atender às pessoas, porque esse o lugar mais próximo, ou seja, era arrombar as portas ou mandar todo mundo ser atendido no Rio. Um ano depois, o hospital voltou a fechar, de novo sem verba. Aí novamente os estudantes foram lá pra que o hospital reabrisse e se tornasse um dos maiores hospitais de Niterói, que atendi a diversos outros municípios. O que mais me marcou nessa história toda foi ver que mais de 40 anos após a tragédia, os pais, avós e familiares desses alunos que relatam a história ainda são capazes de lembrar da tragédia por causa do cheiro de carne humana queimada que tomou conta da cidade naqueles dias.
Nossa, Doutor Ivo Pitanguy, já era uma pessoa iluminada! Ele faleceu há dois anos. Será q estamos falando do mesmo cirurgião plástico? O cirurgião das estrelas?
4 года назад+56
Sim, ele mesmo. Eu reconstruiu o rosto de muitas vítimas. E não foi sozinho, chegou com uma grande equipe que trabalhava com ele na Santa Casa.
É definitivamente a história mais triste da minha cidade, mas tb podemos ver como isso consolidou no povo de Niterói um sentimento de “família”, de solidariedade, de empatia. Conheci algumas pessoas que passaram por esse caos, minha família me contou tb, pois é a história mais conhecida de nossa cidade e tb da cidade vizinha, pois tiveram que abrir 1 cemitério em São Gonçalo (a cidade vizinha) e aumentar o cemitério municipal para comportar tantos mortos, infelizmente. Passei a vida toda esbarrando com o Profeta Gentileza, ele tinha os olhos tristes e cansados, mas era genuinamente um ser humano incrível. Sempre me desejava bom dia ao me encontrar cedinho indo dar aulas, as vezes dava um tapinha no ombro. Imagino o fardo de dor que esse homem carregava. Ele era amor puro.
Eu estava indo para segunda sessão. Ao chegar ja havia muitos mortos colocados no chão. No dia seguinte muitas casas no fonseca estavam com as portas abertas velando os seus mortos. O cemitério de São Miguel foi inaugurado para enterrar os mortos. Conheci uma empregada que tinha levado os 2 filhos da patroa e mais 2 de uma vizinha. Ela em vez de correr pro picadeiro passou as criancas jogando por tra das arquibancadas salvando todas. O gentileza era um empresario que perdeu a familia no circo e passou a escrever mensagens . Proximo a minha casa teve toda uma familia morta . Pai, mae e 2 filhos. Muitas pessoas ficaram desfiguradas. As filas para o IML dobrou as ruas. Foi mesmo muito triste
@ayla markov sim . Ele não estava no circo nem a familia. Mas ele ficou tão tramautizado que largou tudo e se transformou no Gentileza que muitos conheceram. Naturalmente conhecia pessoas que morreram no circo. Quase todo mundo das redondesas conhecia alguem que morreu naquele ato criminoso
@@katiabarcelos6542 O profeta Gentileza não perdeu a família no incêndio. Mas o evento afetou a vida dele. Ele criou no local do incêndio uma espécie de parque, com horta e plantas. Cuidou do lugar por três meses.
O profeta Gentileza percebeu que aquele local seria de muito sofrimento, de alguma forma ele acalentou as pessoas que iriam revisitar o lugar da tragédia, fazendo o ambiente mais leve e acolhedor. Sua frases sempre foram muito fortes e marcante. Realmente é difícil vermos essa falta de sensibilidade e humanidade em nosso país, principalmente dos médicos. Já foi o tempo em que médicos eram sinônimo de auxílio e ajuda humanitários, hoje infelizmente se guiam para o seu próprio enriquecimento, status social e esquemas fraudulentos. Este caso eu não conhecia, muito triste. O que me faz pensar que um país que é incentivado para boas ações e maneiras, é um país mais solidário. Hoje em dia só vemos empresas que não pensam na saúde e no bem estar de seus funcionários. Um ambiente egoico e histriônico. Abraço!🙌
Meu pai ... Dr.Backer era cirurgião plástico e estava recém formado ,dizia pra todos que ... tirou a beca e começou naquele dia ... sua profissão ,que ele amava tanto , hoje ele já é falecido , sou de Niterói e minha mãe disse que não foi ao circo porque ficou na praia brincando , muito triste mesmo ! Hoje moro em Barcelos Portugal 🇵🇹 , adorei seu canal , parabéns .
Meus avós estavam se preparando para ir, a família da minha bisavó tinha vindo toda de Campos ( somos de Niterói mesmo). Minha avó estava grávida de 8 meses da irmã mais velha da minha mãe e queria ir naquele horário, mas meu avô disse que estava muito calor e que era melhor que fossem à noite, eles brigaram e ela então foi tomar um banho quando ouviu a notícia do incêndio no rádio. Infelizmente, todos da família que vieram para assistir a apresentação faleceram… :( P.s: Minha mãe que nem era nascida nunca gostou de circo, principalmente esses que tinham animais.
Eu não conhecia essa história, e realmente, as pessoas mudaram muito. Nesse caso, você falando sobre a comoção das pessoas, como elas ajudaram, se dispuseram a estar ali pelos outros, pessoas e países ajudando com remédios e cuidados. É inevitável pensar que se essa "característica" tivesse permanecido até hoje, vários desastres teriam impactos bem menores. Mas infelizmente, ao passar dos anos, vemos que o ser humano está se tornando cada vez mais individualista. O que é lamentável. Obrigada, Joici. Por contar de um jeito respeitoso, e como sempre com seu jeitinho incrível de nos fazer imaginar como as coisas aconteceram. Você é incrível 💟
Vdd as pessoas mudaram muito infelizmente e cada tempo que se passa estão cada vez mais individualista e cruéis se fosse hj em dia ia ter pessoas mais preocupadas em tirar fotos e filmar do que ajuda infelizmente.
Eu já conhecia esta história. Tenho p mim que a ouvi de seu canal mesmo, mas não estava dado o like no vídeo e eu sempre dou. Sendo assim, assisti de novo e garanti o like!
História muito comovente, n tem como vc n se emocionar ouvindo tudo isso. Fico triste pelas crianças e por todas as vítimas, mas sinto muito também pelos animais, que não escolheram estar naquele lugar e ainda não teve ninguém que chorasse por eles.
Minha sogra sempre morou em São Gonçalo que é uma cidade vizinha de Niterói. Minha sogra me disse q a mãe dela os irmãos estavam se arrumando para irem a este circo no dia do ocorrido, mas por algum motivo eles de atrasaram e não conseguiram ir. Minha sogra estava na barriga da mãe dela e a própria mãe que contou e os irmãos
Eu tenho 83 anos, no dia desta tragédia eu estava em São Paulo capital visitando meus pais,sou de Niterói R.J.,foi um dia muito triste, preocupada com parentes que moravam em minha cidade, e não conseguiamos ligação interurbana, as linhas consestionadas, so soubemos notícias, no dia seguinte,graças a Deus não perdi ninguém, mas uma conhecida que estava no circo, perdeu a mãe o marido e afilha de 7anos,e ela estava grávida, não perdeu o bebê, mas a criança nasceu deformada,e ela ficou bastante deformada.Uma tristeza.
Sou de Niterói e escuto essa história desde a minha infância. Meu pai por pouco não foi ao circo levar meu primo, à época com 8 anos. Devido ao forte calor ( estava uns 40 graus no dia) e ao mau humor de meu finado pai, ele desistiu de ir. Duas vidas de minha família preservadas. O livro do Mauro Ventura é o melhor material sobre a tragédia. É muito doloroso ler, não recomendo para sensibilidades aguçadas. Foi uma das maiores campanhas de solidariedade jamais vistas. Conheci muitas pessoas que traziam em seus corpos a marca da tragédia. E, curiosamente, é algo que a memória coletiva procura não lembrar. Houve há alguns anos um movimento de se criar um marco, um monumento para eternizar o episódio, não no sentido de comemoração mas sim de respeito aos que morreram e aos que tanto fizeram para salvar os sobreviventes. O movimento foi abortado no início. Realmente é um trauma coletivo e poucos se dispõem a falar. PS: o presidente da República era João Goulart.
4 года назад+1
Olá Fernando, muito obrigada pelo seu comentário !! 🤡💀👻
Doutor Ivo Pitangui levou toda vida ajudando às pessoas com deformidades físicas. Reconhecer o trabalho deste médico é no mínimo educado.Em tempo nesta época já era reconhecido como grande cirurgião.
4 года назад+2
Olá Diana, muito obrigada pelo seu comentário!! Bjs 🤡💀👻💗💗😘
Mariza monte tem uma música que fala do Gentileza, não sabia dessa história. Parabéns pelo seu trabalho, você é incrível!!!! Adoro o seu canal 😍🥰 Apagaram tudo Pintaram tudo de cinza A palavra no muro ficou coberta de tinta Apagaram tudo Pintaram tudo de cinza Só ficou no muro tristeza e tinta fresca Nós que passamos apressados Pelas ruas da cidade Merecemos ler as letras e as palavras de gentileza Por isso eu pergunto a você no mundo Se é mais inteligente o livro ou a sabedoria O mundo é uma escola A vida é um circo "Amor" palavra que liberta Já dizia o profeta🎶🎶🎶
Emocionante, vc narrou com seu coração essa tragédia. No fundo esse incêndio mexeu com a comoção popular, e como vc mesmo disse: todos ajudaram de alguma forma sem esperar nada em troca. Eu li sobre esse incêndio na Revista Manchete, mas não detalhou tudo, apenas fotos e resumo do que ocorreu. Antigamente éramos felizes e não sabíamos, eu sou da década de 60 e era realmente diferente: mais união, menos crimes, mais empatia, menos rancor, mais amor, menos ódio, enfim, só quem viveu essa época pode dizer e é difícil passar esse sentimento em palavras...Parabéns pelo seu trabalho. Só uma pena que aquela época a impunidade existia como hoje...e o dono do circo se safou sem indenizar ninguém.
Sou de Niterói, minha tia avó foi enfermeira e voluntária na época. Já ouvi essa história várias vezes da boca dos mais velhos da minha família. Disseram que o cemitério do MARUÍ teve uma parte inteira só para enterrar uma infinidade de corpos. Muito bom ouvir você falar sobre essa história.
História muito chocante mas que não deve ser esquecida! Conheci a história deste incêndio do circo exatamente no domingo no qual o Rio Grande do Sul e todo o país amanheceu de luto pela Kiss. Durante o fantástico foi falado dos 3 maiores incêndios do Brasil. O circo, o Joelma e a Kiss. Depois acabei olhando vídeos sobre eles na internet. Amo seu canal!!
Sou do RJ e não conhecia essa história. Nunca ouvi falar do profeta Gentileza,mas já vi "Gentileza gera gentileza" nós muros do RJ. Muito triste essa história.
Minha avó morava em Niterói e eu ainda era muito pequena, mas as histórias que ouvi de minha mãe, avó e tias é que o Gentileza perdeu a esposa e filhos nesse incêndio. 😢
34:27 Exatamente isso, Joici!! As pessoas antigamente eram muito mais gentis quando o assunto era um tragédia como essa! Todo mundo se ajudava como podia, dava o melhor de si pra ajudar o próximo. Infelizmente hoje a mídia faz um show com as tragédias e quem deveria ajudar consegue tirar proveito da desgraça alheia em benefício próprio. É lamentável!!
Nossa eu sou de Petrópolis- RJ e nunca ouvi falar dessa história. Que triste! Mais triste é saber que o Brasil não importa a época não existe justiça. O Dr Ivo atendia uma vez por mês pessoas de baixa renda de graça.A fila era grande, as vezes levava bastante tempo pra ser atendido, mas ele sempre foi benevolente e dividia seus talentos com todos. Muito obrigada pelo vídeo!
Meu pai estava completando 2 meses de vida no dia 17 de dezembro. Minha avó queria levar ele e as outras 3 filhas no circo, que ficava bem perto de onde moramos até hoje. Meu avô não deixou pq meu pai era muito bebezinho ainda, e achou perigoso. Graças a Deus pela vida do meu avô, pois hoje eu poderia não estaria aqui contando a história. Meu pai com apenas 2 meses, era pouco provável que sobreviveria. Naquela noite meu avô deu a vida a todos os filhos novamente ❤ E até hoje conseguimos ver as pinturas do profeta Gentileza embaixo da ponte Rio-Niterói, perto da rodoviária. Sempre que o ônibus para lá eu fico lendo, são lindas!!
O nome do Hospital não é São Pedro é Hospital Universitário Antônio Pedro. Fiz meu TCC com base nessa história e no Joelma. Se pesquisar após eles ainda montaram circo em alguns locais. Um cemitério emergencia foi criado em São Gonçalo para comportar os óbitos. O seu video resume mas a história é muito mais dolorosa e tem muito sofrimento nisso tudo tem famílias que não conseguiram achar o ente querido. Está de parabéns são poucos vídeos que assistir com um conteúdo maior. Bjusss Sou aqui de Niterói.
Sou B.C instrutor e uso essa história como referência em tragédias brasileiras referentes a Incêndio. Muito triste tudo isso. MUITO OBRIGADO PELO VÍDEO.
3 года назад+1
Olá Diego, muito obrigada pelo seu comentário !! 🤡💀👻
Eu estou aki maratonando seus vídeos. Agora já entendi pq eu tenho tanto medo, pânico de circo. Cheguei a quase desmaiar quando levei meu filhinho a uns 3 anos atrás. Devo ter morrido nesse circo em outra vida . Eu tenho muito medo de lona de circo. Adorei o vídeo. Só de ouvir essa história estou tremendo. Me dá pânico
Conheci o profeta Gentileza em Ouro Preto. Tive o privilégio de tirar uma foto com ele. Lembro que ele falava não só de gentileza e também de gratidão. Era muito simpático, falava devagar e com muita autoridade. Era um iluminado. Saudade grande deste dia. Hoje temos o Sr Eduardo Marinho que faz um trabalho parecido ao do profeta.
Através do seu canal estou conhecendo varias historias que aconteceram no nosso país e eu simplesmente desconhecia , e outras eu conhecia de forma superficialmente e o seu trabalho vem trazendo alguns detalhes que eu si quer imaginava. parabéns... estou amando.
Eu não conhecia essa história, nasci em 73 e somente nessa época q tivemos tv, minha mãe morava em casa de patrões como empregada e nunca relatou pra mim. Vendo sua narração como um filme na minha mente. Que terror... Parabéns pelo trabalho e trazer a tona essa história esquecida infelizmente pelo tempo... Meu respeito aos familiares e vítimas... Infelizmente a ganância das pessoas é sempre a causa de tragédia. Ao gentileza, que história linda, eu acredito muito em missões de Deus, e por isso tenho muito cuidado em separar os moradores de rua, não são tão inúteis como pensam... Eu mesma para faculdade fiz pequenas entrevistas e descobri um senhor de cor preta muito simpático que ficamos dias conversando, ex jogador de futebol e grande amigo de Pelé no início de carreira sofreu por mulher e caiu na bebida e depois morreu por causa disso... Eu respeito muito, pois a minha dor pode ser superada e a do próximo será?? Parabéns pelo trabalho e queria um pedido sobre pesquisa de um crime famoso em minha cidade de Bauru "O CRIME MARA LÚCIA" obrigada!!!
Sou de Niterói, não era nascida mas tenho um primo de consideração que perdeu a família neste incêndio, ele sobreviveu, se reergueu, se formou, se casou e hj é uma excelente pessoa,. Ficaram nele as marcas deste incendiio mas com o tempo apele se recuperou bastante. Muito horrível tudo isso.
Boa noite pessoal! Algumas correções: Presidente João Goulart. Obrigada, e um exelente final de semana a todos!
Parabéns pelo canal 👏👏👏Sensacional 👍👍👍
Errar é humano. Exceto pra quem incendeia um circo, ou faz vista grossa para um proprietário irresponsável, como o dono do circo.
As posições da câmera nos vídeos do jim jones e boate Kiss estão bem melhores, tenta continuar daquele jeito 🥰
LER ATÉ AMANHECER adoro seus vídeos, mas você precisa atentar a certos detalhes! A maioria dos seus vídeos vc pede desculpas pois confundiu nomes!
Embora não totalmente correto, o termo elefoa já surge há tempos no dicionário Volp : Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Em tempo:
Joici, minha querida, parabéns duplo: 1) pela pesquisa, acerca de um desastre que eu desconhecia; 2) você ajustou o volume da vinheta, tá beeeeem mais agradável... vou poder dormir maratonando seu canal! Que aliás, tá crescendo, hein!
Meus pais ainda namoravam, moradores de Botafogo, resolveram ir ao "Gran Circo", em Niterói. Porém, meu pai achou que a saia da minha mãe estava muito justa e pediu que ela trocasse de roupa. Ela se negou. Brigaram feio e Graças a Deus, não foram ao circo. Até hoje, eles têm 53 anos de casados, ainda agradecem a Deus pela briga!
@@tatianapozza4787 sim. Graças a Deus!
Everdade eu era a saia
Literalmente, uma peça de roupa salvou duas vidas...
@@priscilasouza7203 sim.
Graças a Deus!
caraca!"!!! gente! que história. "Saia justa" livramento puxa vida hein?
A lição que tiramos dessa história é: a justiça brasileira SEMPRE foi suja e contra quem deveria proteger.
É a velha história do rico que comete um erro que custa várias vidas, paga um "quebra" pra justiça e sai sem pagar por crime algum.
Para mim é simplesmente impossível acreditar na justiça, seja aqui no brasil ou em qualquer lugar do mundo. O dinheiro e o status sempre vão falar mais alto do que justiça.
Esperar o que da justiça de uma máfia???
Minha mãe esteve no dia do incêndio no circo. Só se salvou com outros parentes graças a elefanta que abriu uma enorme passagem para centenas de pessoas. Cresci ouvindo essas histórias tristes deste fatídico dia. Tbm tive o privilégio de conhecer pessoalmente, quando criança, o profeta Gentileza. Meus avós moravam no Centro de Niterói e sempre quando eu e minha avó íamos na Visconde de Itaboraí (que é uma rua do Centro da cidade), ele passava por nós, cumprimentava e parava para conversar com minha avó e passava a mão carinhosamente na minha cabeça, me chamando de boneca. Que forte lembrar disso hoje. Tenho 40 anos de idade, mas, nunca irei me esquecer disso.
Acompanho há muitos anos a história desse profeta! Encantada!!!
O Gentileza deve ter uma história e tanto
😭
Que bom que sua Mãe e outros parentes sobreviveram. Obrigada por compartilhar sua história.
@@cristianepinheiro80 obrigada querida!
Meu pai era criança e seus pais não os deixaram ir.Ele ficou em casa chorando porque os primos iam. Perdeu sete pessoas da família...mas ele não toca no assunto. Muito triste isso.
Muito triste😢
Os nossos sentimentos 😭 muito triste 😢
Um grande trauma.
Poxa triste mesmo
GARiDo
Minha avó foi sobrevivente desse incêndio! Foi curtir o circo com os irmãos, na época nao tinham muitas atrações para crianças em niteroi e ela, como irmã mais velha, levou os irmãos para curtir. Hoje já falecida, teria completado 84 anos em setembro. Sempre contava que ela e as duas irmãs mais velha saíram correndo de mãos dadas com os mais novos sem nem olhar para trás. Felizmente todos os irmãos sobreviveram
Sou de Niteroi, amigos do meus pais morreram no circo! outros ficaram com queimaduras horríveis, alguns desfigurados! um tio meu, que na época era militar e foi um dos que participaram do socorro etc, ficou traumatizado e virou alcoólatra, tamanho o trauma que viveu no dia, ele disse que recolhia corpos de crianças carbonizadas, com uma pá....hoje ele já a falecido por conta de bebida, nunca conseguiu superar isso! muito triste mesmo!
Nossa, Thiago, sinto muito pelo seu tio. Isso é prova de que era um homem de um grande coração. Se compadeceu tanto, que não conseguiu suportar o peso das tristes lembranças.
Coitadinho, acho que faltou cuidados psicológicos para eles ...
Imagino que não é qualquer pessoa que suporta um trauma desses , eu só de ouvir essa história estou extremamente comovida e muito triste , pensando nas vítimas e nas famílias , e as pessoas que ajudaram , nossa devem ser imagens que jamais sairão da cabeça dessas pessoas , e muitos como infelizmente o teu tio , não consegue suportar tamanha dor 😭
Meu Deus! Eu sou de São Gonçalo, mas por ser nova não conhecia essa história. Fiquei sabendo hoje, comentando com a minha mãe que nasceu em 62 ela disse que o dentista da minha tia faleceu neste dia horrível
Nossa, que triste...
Nessa época, tinha um comercial do Nescau. Dizia: "Nescau, gostoso como uma tarde no circo"! Esse comercial foi tirado imediatamente do ar.
Sua narrativa foi excelente. Parabéns!
Nossa, nunca soube disso, quantas informações interessantes nos comentários!
Bem lembrado
Misericórdia!!!
Depois de ler o seu comentário busquei aqui no RUclips está propaganda....é não tinha como continuar com ela nos meios de comunicação
Tinha mesmo, foi imediatamente retirada do ar após a tragédia !
Olá querida! Trabalhei com a equipe do Dr Ivo Pitanguy, de 1995 até 1999, nos dois hospitais, o de caridade, e o das estrelas. Ele sempre falava dessa história, e de quanto até então o mantia comovido e motivado a querer ser sempre melhor e querer ter o melhor de nós. Ele foi mais que um professor, foi um mentor, um mestre, não fazia diferença entre classes sociais.
Fico cada vez mais emociona com seu trabalho Joici! Um beijo!
Lindo depoimento!
ele é o melhor cirurgião plastico do mundo
@@DCC2004 ela falou besteira sim
O médico nazista provavelmente é o Josef Mengele
O Ivo sempre foi velho, mas nessa época da Segunda Guerra, ele devia ter só uns 15 anos
Costa Coan essa informação não procede, certeza que deve ter sido outra pessoa com o mesmo sobrenome, e não é porque se tem o mesmo sobrenome que são parentes.
É só dar uma pesquisada e ver que nem ele e nem o pai clinicaram por lá. Ela provavelmente está falando de outra pessoa
@@DCC2004 o fato de ela trabalhar na Suiça não a torna imune a cometer erros
E mesmo que ela tenha contado uma história veridica, não foi o Ivo e você pode estar viajando
Agora se você tem certeza que ela falou do Ivo, mesmo ela trabalhando em um hospital na Suiça, ela provavelmente errou :D
Para a área clínica estuda-se muito, mas não história
Bom dia! Um tio avô meu morreu no incêndio. Ele foi identificado carbonizado e abraçado às suas 2 filhas. Muito triste.
Que ato de coragem para protegê-lãs! Amor incondicional.
😭
Sinto muitíssimo.
Esse lance do médico que morreu na miséria por ter sido generoso mostra como nossa burocracia é sádica.
Olá Fernando, muito obrigada pelo seu comentário !!🤡💀👻
Fiquei com muita dó dele
O Estado e seus políticos não estão preocupados com a vida das pessoas, apenas com o dinheiro que conseguirão roubar
Exatamente né, achei um absurdo. O dono do circo de boa e o dono da clínica que abriu mão de tudo que ele construiu pra trabalhar em prol de ajudar os outros que sofre as "consequências " por pura burocracia...
Isso foi muito triste e injusto, no momento fez o que era possível e depois pagar por isso achei injusto mesmo.
Meu pai conta que foi um dos dias mais horríveis que ele viveu. A tragédia tomou conta da cidade. Meu pai morava no Rio e minha mãe em Niterói, as notícias custavam a chegar, e parece que minha mãe ia aquela tarde com os primos ao circo, mas por algum motivo não foi. O desespero do meu pai, que ainda era noivo, foi enorme. Ele queria ter notícias, e levou muitas horas, até saber que minha mãe não estava lá. Depois vou mostrar seu vídeo a ele. Ele tem 88 anos e está cego, mas fala muito deste dia, quem sabe da para acrescentar algo a sua pesquisa.
Acabei de falar com ele. Mamãe não ia ao circo não. Ele estava aguardando ela na praça xv, lugar onde as barcas aportavam, e aportam até hj, e via as ambulâncias chegando (os carros chegavam de barca) a ponte rio Niterói não existia, minha mãe custou a chegar, ele sabia que algo muito serio tinha acontecido em Niterói, mas não sabia o que, até que minha mãe chegou, e contou o acontecido.
Graças a Deus! Poucas pessoas falam sobre isso. Aconteceu na vida delas e precisa ser registrado, principalmente porque pouco se aprendeu com algo tão doloroso. Um beijo para você e seu papai❤😘
@@MadamesemFiltro Desculpa a intromissão mas, ao ler suas mensagens, reflito um pouco. às vezes, minha esposa demora meia hora para responder no whatsapp e eu já fico na maior pilha, imagine seu pai neste dia sem receber noticias da sua mãe todo esse tempo sabendo que algo grave havia acontecido.
Graças a Deus que nada de ruim aconteceu com ninguém da sua família, mas sinto por àqueles que foram afetados.
@ adorei seu canal. Parabéns e que Deus ilumine sua promissora trajetória.
😢😢😢😢
Um absurdo punir quem ajudou, foi como na boate Kiss, a militar estava sem uniforme e foi punida, a evolução espiritual está longe de nós! E até hoje as pessoas continuam muito cruéis com a aparência física dos outros!
Elis Regina isso é coisa de burocratas, pouco resolutivos, apega-se a protocolos e etc... Não ver a boa ação nem tenta ser resiliente só diz que aquilo é errado,aplica-se a pena e pronto. Hoje as pessoas se omiti diante das tragédias e pensamos: o que mudou? Temos mais burocratas!!! o que leva à pessoa questionar, vale a pena ajudar e depois receber algum processo por não saber se em algum momento está cometendo um "crime"?
A semelhança do dono da clínica que fez um bem tao grande/ tão humano e foi processado acabando na miséria, até à onde vai a frieza e indiferença diante de... É triste.
Concordo.
Infelizmente existe indivíduos que só pensa em se dar bem em cima da desgraça alheia, no judiciário existem muitos espíritos de porcos.
Sábias palavras
Acredito que em situações assim conhecemos o verdadeiro caráter das pessoas, o dono da clínica morreu pobre, mas o que ele fez nunca terá como ser quantificado monetariamente.
Que. Tristeza. Essa. Historia. Do. .incêndio. Do. Circo.
A
L
.
ara. ara. ara.
.
Exatamente, Patricia !
O médico que MORREU na miséria por ajudar, merecia o prêmio Nobel. 😭
Meu pai estava lá nesse dia. Ele era rapaz ainda e conseguiu escapar, junto com os pais e o irmão. Embora nenhum deles tenha se machucado, ele viu o incêndio e os corpos. Isso o traumatizou de tal forma que, quando ele soube que minha mãe me levou ao circo, ele ficou irado e apavorado ao mesmo tempo. Foi a única vez que fui a um circo. Só depois de muitos anos é que eu soube o porquê da reação dele.
O avô do meu marido, Dr Oswaldo Macedo foi um dos médicos que saiu de casa para ajudar. Ele sempre contava essa história triste. A coletividade junto com humanidade ajudaram muita gente.
Lindo gesto do avô do teu marido.👏👏
Amor ❤ ao próximo nao tem preço!!.
Foi por conta dessa tragédia que meu pai sempre me alerta sobre locais fechados. "Sempre localize a saída de emergência assim que você entrar no lugar"
Eu faco isso
É o q eu sempre digo para meus filhos, q estejam cientes das saídas e fiquem sentados perto delas.
Nossa ,, eu acabei de comentar isso.. o meu avô, depois desse trauma, sempre fazia isso, e ensinou eu e meu irmão a fazer o mesmo
meu finado pai dizia sempre a mesma coisa
Um ensinamento que vou levar pra mim e a quem eu puder avisar
Meu pai foi músico saxofonista desse circo. Viajou com eles o Brasil todo. Hj meu pai tem 79 anos e sempre nos conta essa história.
Caraca, na época da tragedia ele não estava mais no circo?
Caramba!!! No dia ele não foi? Essa é uma grande tragédia mas é uma grande história, se não lhe causar muita dor, registre ele contando a história. Um vídeo... Contando desde o início, como trabalhou no circo, como foi tudo. Seria MUITO interessante. Eu sou de São Gonçalo mas não conhecia essa história. Tenho 26 anos
@@JaqueRibeiro nem minha mãe era nascida. Foi no início dos anos 60.
A cirurgia plástica é maravilhosa. Em 2002 perdi metade do rosto num acidente de carro. Foi uma época extremamente traumática para mim, fiquei super isolada no colégio (foi bem o ano em que fui para o colegial e mudei de escola), tive trauma psicológico e baixa estima por anos. Foi uma equipe maravilhosa e cerca de 15 cirurgias que me deixaram com o rosto normal, entre muitos enxertos e sofrimento de recuperação. Parabéns aos médicos e a todas as pessoas que ajudaram mesmo sem ganhar nada, pois isso pode ajudar a salvar não só a vida, mas a parte mental dos sobreviventes.
Me identifiquei com sua história no meu caso sofri um acidente com 6 meses de vida caí de uma altura de 5 metros e tive meu olho afundado pra dentro tenho um olho mais encima e outro mais fundo e mais em baixo não dá pra ver nitidamente mais me sinto horrível não tenho autoestima pra nada odeio fotos queria muito tirar fotos com meu filho 😢! Se Deus quiser um dia faço algo pra melhorar 🙌
@@geovannasilva2489 é difícil julgar o sofrimento alheio quando não estou no seu corpo, mas entendo em partes... fiquei 2 anos sem me olhar no espelho após meu acidente. De toda forma, espero que conforte o que te digo. Tive um relacionamento muito tóxico uns anos depois que me obrigou a fazer terapia por anos pra entender isso... quando eu fui terminar o relacionamento, ele me disse que nenhum outro homem ficaria comigo porque eu era toda torta e estranha. Você, antes de se achar linda ou feia, é ÚNICA. Seus defeitos não são feiúras, são parte de sua história. Você não é obrigada a se achar uma musa, mas pode refletir que o tempo passa, seu filho cresce e as fotos não são para exibir qualidades ou defeitos, mas para guardar lembranças de um tempo que passará tão rápido com ele. Espero que consiga ter algumas dessas lembranças registradas, independente de postar... para você mesma :-)
Gran Circo Norte Americano, Edificio Joelma, Boate Kiss, acidente com o avião da TAM... O que todos têm em comum? São a prova de que o Brasil não tem a menor estrutura hospitalar e nem o menor bom senso do judiciário desde sempre.
Ótimo vídeo, Joi.
Olá Zeina, muito obrigada !! Bjs 🤡💀👻💗💗💗😘😘
@ estava eu, linda e maravilhosa, assistindo seus vídeos hj, quando escuto alguém gritando no meu portão: "Correeeiiioooo". Fui ver e chegou um presente que eu ganhei e foi comprado no seu site. Vou bater foto, postar no insta e te marcar lá 💖
Eu assisti todo o vídeo e segundo a minha avó, tantas pessoas morreram não pq não havia saída de emergência, mas sim pq o circo tinha grades que separavam as secções (primeira classe, segunda classe,... Etc), estás grades estavam trancadas e quando o fogo começou as pessoas não tinham como sair das suas seções e havia um muro ao redor de toda a lona, as pessoas que estavam esperando a próxima seção quebraram esse muro para ajudar quem estava lá dentro a sair ou teria morrido muito mais gente. O Dono do circo era uma pessoa extremamente gananciosa e foi sua ganância a responsável por tamanha desgraça.
Meu Deus! 😲😭😭😭
Que tristeza 😞
Chocado com essa informação
Muro ou tapumes???? circo não fixa lugar por muito tempo então o mais coerente e por tapumes em volta da lona e não muro de concreto.
Nem preso foi, impunidade sempre presente na história do Brasil até hoje.
Eu chorei ao ouvir essa história. E Nessas horas de Pandemia, é hora de resgatar esse ajudar as pessoas. Tem muita gente sofrendo.
Nós temos que resgatar isso!!!
Achei que tinha sido só eu!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
A dimensão de sofrimento no mundo é assustadora.
Qualquer ajuda é válida, devemos ajudar pessoas ,animais e também as florestas.
Ontem, eu ouvi a história da Kiss e me entristece muito, os relatos de empatia ou não. O fato de cobrarem mais caro por caixões, na tragédia da Kiss, o quanto as pessoas tentam tirar benefícios de tragédias sem pensar na dor do próximo... isso me abala!
Com essa história, conhecemos um pouco da trajetória do médico Ivo Pitanguy e vemos os lado humano de tantas pessoas.
São histórias totalmente dolorosas, mas, que quando nos fazem sofrer e chorar, nos fazem enxergar que ainda temos empatia, que somos humanos.
Sou de Niterói eu não era nascida mas minha mãe contava que esteve lá com meu pai meu irmão e minhas tias e que sairam vivos porque meu pai cortou a lona com um canivete
E talvez seu pai tenha salvado outras vidas também com esse corte na lona. Que bom que sobreviveriam.
Nossa !
Nossa, canivete abençoado.
Eu sou de sg. Minha avó conta q ela iria bem no dia do acidente com os filhos; mas, por conta de um desentendimento com meu avô (se não me falha a memória), eles não foram.
Até hoje circo não faz muito sucesso aqui em Niterói
Minha mãe é uma das crianças sobreviventes desse circo. Até hj ela não vai em nenhum circo, nunca levou as filhas e não permiti até hj , que leve os seus netos.
🤡💀🎃💗💗😘
Imagino o trauma dela...
Sua mamãe estava lá nesse circo???? Misericórdia 🙏. imagino o trauma dessa mulher hoje... Que Deus abençoe ela sempre...
Minha mãe era enfermeira e meu pai era motorista de ambulância. Ambos trabalhavam no principal hospital de Niterói, para onde as vítimas foram levadas. Minha mãe e meu pai ficaram 24 horas por dia, por uma semana, socorrendo as pessoas: ele as transportando para o hospital e ela atendendo-os no Centro Cirúrgico. Meu pai já é falecido e minha mãe lembra até hoje do horror indescritível no que viu, ouviu e sentiu.
Gostaria de ressaltar o trabalho dos médicos. O Dr. Ivo Pitanguy nunca deixou de fazer a caridade, operava gratuitamente em vários hospitais. Grande homem. Os recém formados indo em socorro foi muito emocionante. Pena que a medicina não tem mais esse nível de desapego. Os convênios cobrando metas, a sociedade cobrando aparência. Pena que esse tempo se perdeu.
Você disse uma grande verdade, muitos médicos midiáticos. Foi-se o tempo de médicos que fazem caridade. Na minha cidade tinha um pediatra dr. WALTER atendia de graça 2 sábados do mês no pátio da igreja. E podia ligar pra ele a qualquer hora e qualquer dia, ele atendia, e se a criança já fosse paciente dele, ele já passava medicação por telefone mesmo ( exceto em caso de uso de antibiótico). Foi meu pediatra e pediatra do.meu filho mais velho. Que Deus o tenha, em paz.
Verdade, hoje poucos médicos tem esse desprendimento
🇧🇷 Tive o prazer de conhecer o professor Ivo, assim ele gostava de ser chamado.
Excelente profissional e pessoa 🇧🇷
@@hj000 que honra a sua. Espero que o mestre esteja bem no céu.🙏🏻
@@hj000também conheci o Professor Ivo fazendo uma palestra aqui na Faculdade de Medicina da Unicamp, um homem sábio, simpático e humilde
Nossa com esse documentário, me fez lembrar tudo que passei, quando alcoolizada sofri um acidente e tive 45% do meu corpo queimado. O preconceito existe estou a mais de 5 anos sem conseguir um emprego formal minhas queimaduras são bem visíveis, pescoço, braço direito desde o ombro. Eu sei tudo que eles passaram e me deixou muito mexida. Parabéns o documentário muito bem exposto.
Espero que você consiga superar, vou orar por você 🙏🏻
Força!!!
Vou orar por vc . Deus te abençoe
Oro por você. Deus a fortaleça!
Que os deuses te guiem. 🙌
Estamos aqui, de graça... vendo o trabalho e o esforço de alguem... temos q no minimo deixar um like,nao esqueça! ;)
Verdade
A primeira vez que ouvi essa história foi em 2015. Fiz um trabalho voluntário um asilo e uma senhora me contou que estava de viagem em Niterói , ela e os parentes foram pro circo e foram vítimas do incêndio. Essa senhora tinha uma cicatriz no rosto e era cega devido a um pedaço de lona que caiu em seu rosto, além de perder um irmão e uma prima.
Quando soube desse incêndio pesquisei sobre mas não achei muita coisa
No dia do acidente, o meu avô fugiu de casa para ver a apresentação pelo lado de fora do circo, já que a mãe dele não havia deixado ele ir. Se ele estivesse lá dentro, provavelmente teria morrido. Ele conta que realmente muitas pessoas foram ajudar no transporte das vítimas, inclusive ele que tinha apenas 10 anos de idade. Parabéns pelo vídeo! Até hoje o meu avô se emociona ao contar o que viu naquele dia e ora por todas as pessoas envolvidas. Realmente foi algo terrível e ele lembra como se tivesse sido hoje.
Minha mãe perdeu uma irmã adotiva nesse incêndio. Algo horrível. Assunto pouco falado em minha família. Tudo que sei é que ela foi escondido, tinha 15 anos.
O corpo não foi reconhecido. Por uma foto antes da tragédia, aparece ela esperando para entrar.
Eu sinto muito😔
😢😢😢
Meu Deus, dias depois tive um respingo de óleo quente em meu braço, somente um respingo, como doeu...imagine a dor tremenda dessa gente 😢
😱😱😱
Se vc for jovem e ler esse comentário POR FAVOR nunca minta para os seus pais o lugar que vc vai.
A pior coisa que existe é ter alguém que vc ama desaparecido.
Se não fosse a foto, seria o caso dessa moça.
Nossa que triste, nessa época nem DNA ainda não tinha... Não a julgo quem poderia prever tamanha tragédia, mas não sei pq eu sempre tive medo de circo sei lá nunca tive vontade de ir, tinha preconceito por conta dos animais lá preso mas mesmo sem isso ainda não iria.
Sou de São Gonçalo e minha avó não conseguiu comprar o ingresso pra levar minha mãe quando era pequena (graças a Deus). Minha mãe diz que o cemitério São Miguel foi aberto por causa da necessidade de mais espaço para enterrar as pessoas. Bem triste 😕
Dizem também que o Gentileza gera Gentileza ajudou bastante psicologicamente na época para ajudar as famílias que estavam sofrendo.
Jeniffer Alves, pergunta sua mãe se o profeta Gentileza, era do seu Bairro vizinho, Bairro Vermelho, vc conhece?
Também sou de São Gonçalo, já ouvi que o São Miguel foi aberto por conta dessa tragédia 😔
@@telmacristina8970 é sim!!!! Caramba eu não sabia disso!
Misericórdia não sabia disso nessa época nem minha mãe era nascida 😑 descobri pela internet Essa tragédia "/
A mãe da minha sogra tbm ia ir com ela na barriga e os irmãos, mas q por algum motivo se atrasaram e não conseguiram ir neste dia. Ela me falou sobre esse cemitério, é verdade!
Moça,você tem muito mais que um talento,sua alma reluz.
@@narceliasilva2257 vai esperar o q de alguém q chama Narcelia. Nem o corretor consegue acertar se nome. Pra q falar isso pra menina?
@@gustavoduarte5474 Se chamar Narcelia já deve ser um castigo por si só kkkkkkk
@@miriansilva2585 boa! Kklkkkkk
@@miriansilva2585 o significado do nome Narcaleia, nasceu em qualquer lugar. No mato, no curral, no chiqueiro. Kkkkkkkk
@@telmacristina8970 Gente kkkkkkkkkkk
A primeira e única vez que ouvi sobre essa história foi num Linha Direta se não me engano e nunca mais. Essa história não pode ser esquecida, obrigada por trazer de volta
Olá Fabíola, muito obrigada !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘
Eu também vi no linha direta e era pra ser mais falada mesmo
Fiquei em choque só com a musiquinha do Linha direta...Maior medo do programa e história é tensa... Nem curto ir em circos depois q vi o linha direta 😳
que a alma de todos falecidos nesse incidente horrível esteja em paz e que pessoas que perderam suas famílias estejam confortadas❤️
Boa tarde Joice, minha irmã na adolescência namorou um rapaz que morava em Niterói e que os pais dele iria leva lo a está apresentação, bem como seu outro irmão (eles eram crianças). Quando eles estavam se arrumando para ir, chega uma visita que impede a saída deles para o circo. As crianças ficaram bem revoltadas e ainda falaram mal da visita, mais tarde a terrível notícia chegou.Conclusão: Eles foram poupados da tragédia.
A espiritualidade mandou a visita pra lá. Que livramento!
Bom dia,
Meus pais e minha tia e avó são sobreviventes desta catástrofe, inclusive minha avó trabalhou voluntariamente como enfermeira depois que tudo aconteceu. As histórias que cresci ouvindo são terríveis.
Conta algumas .
.
Sou de São Gonçalo e não conhecia. Gostaria muito de ouvir mais histórias!
Vc pode contar mais?
Ac
Sou de Niterói e cresci com o meu avô me contando sobre essa tragédia. Realmente muito triste. No hospital da UFF há fotos do incidente
A respeito do Dr. Ivo Pytangui, sou muito grata por ter atendido meu filho, que sofreu queimaduras quando tinha 6 anos em sua clínica em Botafogo,uma pessoa boa e muito gentil ,atensiosa com seus pacientes. Tenho certeza que Deus o recebeu 🙏 em sua Glória 🙏
Olá Maria, muito obrigada pelo seu comentário !! Um excelente final de semana 😊!! Bjs 🤡💀👻💗💗💗💗😘😘
Li sobre o caso na internet e fala que foi um incêndio criminoso causado pelo Dequinha e seus comparças (Pardal e Bigode), mas esse vídeo me deu uma visão totalmente diferente. Dequinha, um rapaz negro e com problemas mentais, perfil "perfeito" para levar a culpa em uma época onde pessoas poderiam ser enviadas para Barbacena por esse mesmo motivo e ninguém protestaria contra. Uma época de extremo preconceito (não que hoje esteja muito melhor).
Depois desse vídeo. Fiquei na dúvida tbm... Parece que o dequinha era a presa perfeita para se culpar
Percebi logo de cara o racismo, preto sem pagando, muito bom vídeo, só esse detalhe que a moça deixou passar , a cor da pele, a gente sabe que no Brasil, ja elege o culpado.
@@kitkat129 a questão racial é algo muito sério no Brasil,não é simplesmente "levantar bandeira", só acompanhar as estatísticas de mortes quem tem o alvo na costa,e nos poupe sim, da sua ignorância.
@@kitkat129 que comentário absolutamente ignorante e alienado. Além de ignorar a questão racial no Brasil, vigente até hoje, ignora também os fatos, como a altura do teto do circo e do fogo ter começado por lá, como é mencionado também no vídeo. Se fosse um incêndio criminoso, provavelmente o fogo começaria debaixo pra cima. Inclusive, como também foi mencionado no vídeo, não foi a primeira e nem de longe a última tragédia com incêndio em circos desse mesmo dono.
Se você procurar saber, o problema grave que ela fala que ele tinha, era na verdade epilepsia. Tanto que ele foi julgado imputável, depois de passar por análise psiquiátrica.
Tenho horror a circos, principalmente com animais escravizados.
Só que vocês precisam entender que isso aconteceu em 1961. Época em que manter animais em circos era muito comum e todo mundo gostava. Hoje não é mais assim....Graças a Deus!!
Também não gosto de circo, desde criança, não sei dizer o motivo, mas, nao gosto, nem de brinquedos de parques, como roda-gigante, etc.
Eu gosto de Circo, valorizo muito os artistas q estão ali, é um lugar de muito valor e talento com apresentações belíssimas, já fui em espetáculos de circo inclusive ao Circo de Soleil , e nenhum desses circos q fui tinha animais, os circos mais antigos é q usavam animais como parte do espetáculo!
hoje animais em circo são proibidos!
@@leyslepublio4876 Eu tbm gosto de circo. Aqui mesmo na minha cidade tem um circo. Respeito e admiro muito os artistas que fazem parte. O circo é o ganha pão deles, e por causa dessa pandemia estão precisando de ajuda para manter espetáculo, caso ao contrário eles podem passar fome. O espetáculo está sendo em Drive-in, e para ajudá-los eu fui assistir. Foi um espetáculo lindo. E sobre animais que as pessoas estão falando, hoje não é mais autorizado animais em espetáculos, a lei hoje não permite mais. GRAÇAS A DEUS!!!! Viva o 🎪!! ❤️
PASSAVA CARRO PARTICULAR RECOLHENDO LEITE REMÉDIOS PARA QUEIMADURAS E DOR ETC... NITERÓI FICOU COM UM CHEIRO DE CARNE QUEIMADA POR DIAS .EU LEMBRO QUE A UNIÃO DA POPULAÇÃO NESTA HORA FOI EMOCIONANTE, DR IVO FOI MARAVILHOSO. FOI MUITO TRISTE.
Nossa, é muito triste😔
Para vocês terem uma ideia do impacto deste fato, um professor de marketing citou em uma aula, que na época, o achocalatado Nescau tinha o desenho de um circo no rótulo. As vendas caíram vertiginosamente. Foi preciso então mudar o rótulo.
@@iori3904 kkkkkkkk
mas engracado ne... se parar pra pensar q o produto tem a ver com o fato? marketing é algo surreal
Li em um comentário de outro vídeo sobre a tragédia que o comercial do achocolatado , que na época tinha o slogan "Nescau: gostoso como uma tarde no circo" , teve que ser tirado do ar.
@@iori3904 Triste é ganhar tudo roubado, inclusive Estadio. Isso é triste. Mas quem não conhece futebol, não sabe o que fala.
@@Ronaldo-hu1ez tem sempre uma pra falar groselha sobre futebol. Essa aí não deve nem ter saído da fralda, e quis lacrar aqui.
Fiquei emocionada com a solidariedade das pessoas na situação, acho que se fosse hoje, teria um monte de gente fazendo live no Instagram.
O profeta Gentileza é um ícone. Marisa Monte gravou uma música em homenagem a ele, pois as suas obras nos viadutos foram apagadas, parece que depois da morte, começaram a restaurar as obras dele.
Joici, estou viciada no seu canal, vc é minha companheira na faxina, na hora de fazer comida, coloco o fone e viajo nas tuas histórias. Parabéns pelo trabalho!!!
Olá Grazi, muito obrigada pelo seu comentário, carinho e apoio 😊 !! Bjs 🤡💀👻💗💗😽😽😘😘
Vdd. Tornou-se um vício! Bom é claro!
Eu tbm sou viciada nesse canal.
Ele virou samba enredo tbm, aqui no Rio, se não me engano grande Rio cantou em sua homenagem. Um samba muito bonito.
Minha avó era mocinha nessa época e ficou tão traumatizada que nunca mais foi a um circo! Ela sempre me contava essa história com pavor nos olhos.
Esse, homem q falava q era profeta. Ele, morava perto de São Gonçalo, no Bairro Barro Vermelho, RJ. Ele dizia mesmo q tinha tido uma visão, q sua missão era limpar a área e ali construir um jardim. Outra visão q ele tinha era para ele registrar tudo q vinha sua cabeça. Por isso q ele escrevia muita coisa nos viadutos.
Nossa! Sou do Barro Vermelho (hoje moro em Niterói, perto de onde foi a tragédia), mas nunca imaginei que o Gentileza era do mesmo bairro que eu! 😮
@@annapaulatavares9533 onde foi a tragédia? Não peguei! Sou de São Gonçalo
@@JaqueRibeiro Praça dos Expedicionários, em Niterói. Na descida da Ponte
Sou daqui de Niterói, e essa história é horrorosa! Permeia as famílias daqui até hoje.
Lembrando que, na época, a cidade era muito pequena (em comparação a o que é hoje): a frota de bombeiros era bem reduzida, havia mais estudantes de medicina do que médicos, poucos hospitais, poucas covas nos cemitérios... enfim, baixíssima estrutura pra um caos daquele. Meu avô, médico, veio do Rio pra ajudar - e Dr. Ivo foi um anjo neste caso (e em toda sua vida, na verdade). Depois do incêndio minha família veio morar em Niterói e aqui permanecemos, sempre ajudando a comunidade fluminense. AMO NITERÓI!!! Visitem, quando puderem. São as praias mais bonitas do Rio!
Obrigada, Joici, por nos trazer uma das histórias da cidade com tanta cortesia.
Tantas vezes vejo os escritos do Gentileza aqui pelo Rio, mas as pessoas não conhecem a história desse homem tão especial. Obrigada por trazer essa informação.
me arrepiei muito na parte dos médicos chegando do nada, bem rápido para ajudar essas pessoas. Eu como estudante de medicina me emociono bastante com isso pq mostra que segui o caminho certo
Simmm chorei aqui! Sou estudante de medicina e eu faria o mesmo. Amo minha futura profissão
GARiDo
Estava assistido até que me surgiu uma incógnita, meu avô morou no rio antes do meu pai nascer em 69, ele era otorrinolaringologista, e apesar de não saber em qual local do rio ele morava, resolvi questionar meu pai sobre e fiquei surpresa quando ele falou que meu avô ajudou neste dia, fico feliz e orgulhosa que ele tenha ajudado.
A impunidade é garantida no Brasil pra quem tem dinheiro.
Lamentável para todos mas principalmente para as crianças e os bichos. Jamais vão a espetáculos que explore os animais.
Eu tambem nao ,sou totalmente contra.
Aqui no Rio Grande do Sul é proibido espetáculos com exploração de animais! 🙏🙏🙏
concordo!!!!
Vi pessoas dizendo que no Brasil inteiro é proibida a exploração de animais para espetáculos, infelizmente não é bem assim, na minha cidade mês passado estavam anunciando nas ruas um circo que tinha na cidade com “elefante e outros animais” achei absurdo. Não irei jamais em lugares que exploram animais por “diversão”
E saber que minha mãe, minha tia e meu tio iriam nesse dia, mas quando estavam saindo de casa a minha bisá que iriam levar eles ao circo, tinha acabado de ouvir no rádio a tragédia. Ainda conto mais... Meu avô tinha sonhado que iria acontecer uma tragédia, logo depois aconteceu isso. Foi muito triste, quantos inocentes morreram 😔😔😔
Meu Deus
O mundo precisa de mais pessoas como Dr. Ivo Pitangui e todos que de alguma forma ajudaram depois dessa tragédia. 👏👏👏
Boa Tarde Amada, o hospital que estava fechado, chama-se Antônio Pedro, atual HUAP. O cemitério que foi criado para sepultar as vítimas do incendio , após a incorporação de partes das terras do antigo Palacete do Mimi, com a intervenção do Palhaço Carequinha junto ao Prefeito de São Gonçalo, Dr. Geremias da Mattos Fontes e o Governador da cidade do Rio de Janeiro, Celso Peçanha, chama-se São Miguel. Forte Abraço!!!!!!!
Moro em Niterói, passo diariamente em frente ao local onde era o circo. Lembro que quando era criança, papai sempre que passava em frente, falava com muita tristeza do ocorrido. Muito triste e revoltante! Parabéns pelo canal, vida longa e próspera!
@Nix Hoje em dia é uma delegacia...
@Nix Verdade!! Alguns circos de amigos meus montaram lá após o acontecimento e eles me falaram que escutavam choro de criança e grito de pessoas.
Nix Eu também não teria coragem... Imagina, você morando num canto que você sabe que ali foi alvo de torturas, dores e sufocos. Não consigo!
@Nix na praça dos expedicionários centro de Niterói, pela pesquisa que fiz, é uma praça.
@@euamocirco9004 vi que agora que é uma praça (praça dos expedicionários) centro de Niterói
Caramba, eu passei minha infância ouvindo essa história da minha bisa avó, ela estava nesse incêndio e sobreviveu junto com minha avó, elas sobreviveram por muito pouco, essa história é um marco na minha vida até hj pelas palavras da minha bisa
Como elas sobreviveram?
@@th3llo213 elas sobreviveram porque a minha bisa avó estava sentada muito próxima da lona, quando começou o incêndio, ela conseguiu passar por um espaço em baixo da lona com a minha avó no colo
Que história triste
Lamento pelas vidas dos animais que foram abandonados para morrer enjaulados, sem nem ter o direito a tentar fugir para salvar suas vidas!
Lamento pelas crianças e pessoas que perderam suas vidas nessa tragédia...
😢😢😢😢
Numa entrevista o Mário Ventura, autor do livro citado, diz que nenhum animal nem artista foi vítima do incêndio. Havia uma saída pelos fundos que os artistas/funcionários usavam regularmente e por lá se salvaram..
Emocionante essa história! Sou da área da saúde e estou em prantos ao ouvir esse relato em meio a pandemia . Histórias assim me dá força para continuar na luta!
Olá Danielle, parabéns pelo seu trabalho e dedicação !! Muito obrigada pelo seu comentário !! Um excelente final de semana 😊 !!! Bjs 🤡💀👻💗💗💗💗😘😘
Hospital Antônio Pedro, que fica na cidade de Niterói e hoje está cedido pra Universidade federal Fluminense tem a história muito marcada por esse incêndio, que até hoje é relatado pros calouros de medicina.
Antes do incêndio, o hospital vivia com verbas da Prefeitura e de consultas particulares que eram realizadas lá. Depois que foi proibida a cobrança das consultas, o hospital não aguentou e fechou as portas. No dia da tragédia, era tanta gente morrendo e precisando de ajuda, que os estudantes da universidade, junto com um grupo de médicos, precisou literalmente arrombar as portas do hospital pra ter um espaço pra atender às pessoas, porque esse o lugar mais próximo, ou seja, era arrombar as portas ou mandar todo mundo ser atendido no Rio.
Um ano depois, o hospital voltou a fechar, de novo sem verba. Aí novamente os estudantes foram lá pra que o hospital reabrisse e se tornasse um dos maiores hospitais de Niterói, que atendi a diversos outros municípios. O que mais me marcou nessa história toda foi ver que mais de 40 anos após a tragédia, os pais, avós e familiares desses alunos que relatam a história ainda são capazes de lembrar da tragédia por causa do cheiro de carne humana queimada que tomou conta da cidade naqueles dias.
🤡💀🎃
Nossa, Doutor Ivo Pitanguy, já era uma pessoa iluminada! Ele faleceu há dois anos. Será q estamos falando do mesmo cirurgião plástico? O cirurgião das estrelas?
Sim, ele mesmo. Eu reconstruiu o rosto de muitas vítimas. E não foi sozinho, chegou com uma grande equipe que trabalhava com ele na Santa Casa.
É definitivamente a história mais triste da minha cidade, mas tb podemos ver como isso consolidou no povo de Niterói um sentimento de “família”, de solidariedade, de empatia. Conheci algumas pessoas que passaram por esse caos, minha família me contou tb, pois é a história mais conhecida de nossa cidade e tb da cidade vizinha, pois tiveram que abrir 1 cemitério em São Gonçalo (a cidade vizinha) e aumentar o cemitério municipal para comportar tantos mortos, infelizmente. Passei a vida toda esbarrando com o Profeta Gentileza, ele tinha os olhos tristes e cansados, mas era genuinamente um ser humano incrível. Sempre me desejava bom dia ao me encontrar cedinho indo dar aulas, as vezes dava um tapinha no ombro. Imagino o fardo de dor que esse homem carregava. Ele era amor puro.
Eu estava indo para segunda sessão.
Ao chegar ja havia muitos mortos colocados no chão. No dia seguinte muitas casas no fonseca estavam com as portas abertas velando os seus mortos. O cemitério de São Miguel foi inaugurado para enterrar os mortos. Conheci uma empregada que tinha levado os 2 filhos da patroa e mais 2 de uma vizinha. Ela em vez de correr pro picadeiro passou as criancas jogando por tra das arquibancadas salvando todas. O gentileza era um empresario que perdeu a familia no circo e passou a escrever mensagens . Proximo a minha casa teve toda uma familia morta . Pai, mae e 2 filhos. Muitas pessoas ficaram desfiguradas. As filas para o IML dobrou as ruas. Foi mesmo muito triste
@ayla markov sim . Ele não estava no circo nem a familia. Mas ele ficou tão tramautizado que largou tudo e se transformou no Gentileza que muitos conheceram. Naturalmente conhecia pessoas que morreram no circo. Quase todo mundo das redondesas conhecia alguem que morreu naquele ato criminoso
Então o Gentileza perdeu a família? No vídeo ela fala que ele largou a família pra limpar o local e se tornar quem era
@@katiabarcelos6542 O profeta Gentileza não perdeu a família no incêndio. Mas o evento afetou a vida dele. Ele criou no local do incêndio uma espécie de parque, com horta e plantas. Cuidou do lugar por três meses.
O profeta Gentileza percebeu que aquele local seria de muito sofrimento, de alguma forma ele acalentou as pessoas que iriam revisitar o lugar da tragédia, fazendo o ambiente mais leve e acolhedor.
Sua frases sempre foram muito fortes e marcante.
Realmente é difícil vermos essa falta de sensibilidade e humanidade em nosso país, principalmente dos médicos.
Já foi o tempo em que médicos eram sinônimo de auxílio e ajuda humanitários, hoje infelizmente se guiam para o seu próprio enriquecimento, status social e esquemas fraudulentos. Este caso eu não conhecia, muito triste.
O que me faz pensar que um país que é incentivado para boas ações e maneiras, é um país mais solidário. Hoje em dia só vemos empresas que não pensam na saúde e no bem estar de seus funcionários. Um ambiente egoico e histriônico.
Abraço!🙌
Meu pai ... Dr.Backer era cirurgião plástico e estava recém formado ,dizia pra todos que ... tirou a beca e começou naquele dia ... sua profissão ,que ele amava tanto , hoje ele já é falecido , sou de Niterói e minha mãe disse que não foi ao circo porque ficou na praia brincando , muito triste mesmo !
Hoje moro em Barcelos Portugal 🇵🇹 , adorei seu canal , parabéns .
Trabalhei um texto com meus alunos sobre o Profeta Gentileza e me lembrei do vídeo e vim aqui assistir... me emocionei ❤️
Meus avós estavam se preparando para ir, a família da minha bisavó tinha vindo toda de Campos ( somos de Niterói mesmo).
Minha avó estava grávida de 8 meses da irmã mais velha da minha mãe e queria ir naquele horário, mas meu avô disse que estava muito calor e que era melhor que fossem à noite, eles brigaram e ela então foi tomar um banho quando ouviu a notícia do incêndio no rádio.
Infelizmente, todos da família que vieram para assistir a apresentação faleceram…
:(
P.s: Minha mãe que nem era nascida nunca gostou de circo, principalmente esses que tinham animais.
Eu não conhecia essa história, e realmente, as pessoas mudaram muito. Nesse caso, você falando sobre a comoção das pessoas, como elas ajudaram, se dispuseram a estar ali pelos outros, pessoas e países ajudando com remédios e cuidados. É inevitável pensar que se essa "característica" tivesse permanecido até hoje, vários desastres teriam impactos bem menores. Mas infelizmente, ao passar dos anos, vemos que o ser humano está se tornando cada vez mais individualista. O que é lamentável.
Obrigada, Joici. Por contar de um jeito respeitoso, e como sempre com seu jeitinho incrível de nos fazer imaginar como as coisas aconteceram.
Você é incrível 💟
Crislaine Oliveira Falou tudo.
Vdd as pessoas mudaram muito infelizmente e cada tempo que se passa estão cada vez mais individualista e cruéis se fosse hj em dia ia ter pessoas mais preocupadas em tirar fotos e filmar do que ajuda infelizmente.
Os valores que meu falecido pai me passou estão se perdendo, infelizmente.
Eu já conhecia esta história. Tenho p mim que a ouvi de seu canal mesmo, mas não estava dado o like no vídeo e eu sempre dou. Sendo assim, assisti de novo e garanti o like!
Joice Rodrigues, deixando os preconceitos de lado; Um Circo pegando fogo não deixa de ser um espetáculo !
15:18 coitado morreu na miséria, espero que Deus tenha colocado ele em um bom lugar🥺
História muito comovente, n tem como vc n se emocionar ouvindo tudo isso. Fico triste pelas crianças e por todas as vítimas, mas sinto muito também pelos animais, que não escolheram estar naquele lugar e ainda não teve ninguém que chorasse por eles.
Minha sogra sempre morou em São Gonçalo que é uma cidade vizinha de Niterói. Minha sogra me disse q a mãe dela os irmãos estavam se arrumando para irem a este circo no dia do ocorrido, mas por algum motivo eles de atrasaram e não conseguiram ir. Minha sogra estava na barriga da mãe dela e a própria mãe que contou e os irmãos
Eu tenho 83 anos, no dia desta tragédia eu estava em São Paulo capital visitando meus pais,sou de Niterói R.J.,foi um dia muito triste, preocupada com parentes que moravam em minha cidade, e não conseguiamos ligação interurbana, as linhas consestionadas, so soubemos notícias, no dia seguinte,graças a Deus não perdi ninguém, mas uma conhecida que estava no circo, perdeu a mãe o marido e afilha de 7anos,e ela estava grávida, não perdeu o bebê, mas a criança nasceu deformada,e ela ficou bastante deformada.Uma tristeza.
Primeira vez que ouvi essa história.parabéns pelo seu trabalho
Sou de Niterói e escuto essa história desde a minha infância. Meu pai por pouco não foi ao circo levar meu primo, à época com 8 anos. Devido ao forte calor ( estava uns 40 graus no dia) e ao mau humor de meu finado pai, ele desistiu de ir. Duas vidas de minha família preservadas. O livro do Mauro Ventura é o melhor material sobre a tragédia. É muito doloroso ler, não recomendo para sensibilidades aguçadas. Foi uma das maiores campanhas de solidariedade jamais vistas. Conheci muitas pessoas que traziam em seus corpos a marca da tragédia. E, curiosamente, é algo que a memória coletiva procura não lembrar. Houve há alguns anos um movimento de se criar um marco, um monumento para eternizar o episódio, não no sentido de comemoração mas sim de respeito aos que morreram e aos que tanto fizeram para salvar os sobreviventes. O movimento foi abortado no início. Realmente é um trauma coletivo e poucos se dispõem a falar.
PS: o presidente da República era João Goulart.
Olá Fernando, muito obrigada pelo seu comentário !! 🤡💀👻
@ , sou muito fã do canal. Fiz outro no vídeo do Castelinho da Rua Apa.
Agora ele foi homenageado...construìram o Terminal Gentiileza no Rio de Janeiro...❤
Doutor Ivo Pitangui levou toda vida ajudando às pessoas com deformidades físicas. Reconhecer o trabalho deste médico é no mínimo educado.Em tempo nesta época já era reconhecido como grande cirurgião.
Olá Diana, muito obrigada pelo seu comentário!! Bjs 🤡💀👻💗💗😘
Meu Deus!!!! Tenho 66 anos e nunca tinha ouvido falar desse acontecimento tão terrível!!!!! Obrigada, Joici!
Olá Maria, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗💗💗😘😘
Mariza monte tem uma música que fala do Gentileza, não sabia dessa história.
Parabéns pelo seu trabalho, você é incrível!!!!
Adoro o seu canal 😍🥰
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras e as palavras de gentileza
Por isso eu pergunto a você no mundo
Se é mais inteligente o livro ou a sabedoria
O mundo é uma escola
A vida é um circo
"Amor" palavra que liberta
Já dizia o profeta🎶🎶🎶
Emocionante, vc narrou com seu coração essa tragédia. No fundo esse incêndio mexeu com a comoção popular, e como vc mesmo disse: todos ajudaram de alguma forma sem esperar nada em troca. Eu li sobre esse incêndio na Revista Manchete, mas não detalhou tudo, apenas fotos e resumo do que ocorreu. Antigamente éramos felizes e não sabíamos, eu sou da década de 60 e era realmente diferente: mais união, menos crimes, mais empatia, menos rancor, mais amor, menos ódio, enfim, só quem viveu essa época pode dizer e é difícil passar esse sentimento em palavras...Parabéns pelo seu trabalho. Só uma pena que aquela época a impunidade existia como hoje...e o dono do circo se safou sem indenizar ninguém.
Sou de Niterói, minha tia avó foi enfermeira e voluntária na época. Já ouvi essa história várias vezes da boca dos mais velhos da minha família. Disseram que o cemitério do MARUÍ teve uma parte inteira só para enterrar uma infinidade de corpos. Muito bom ouvir você falar sobre essa história.
História muito chocante mas que não deve ser esquecida! Conheci a história deste incêndio do circo exatamente no domingo no qual o Rio Grande do Sul e todo o país amanheceu de luto pela Kiss. Durante o fantástico foi falado dos 3 maiores incêndios do Brasil. O circo, o Joelma e a Kiss. Depois acabei olhando vídeos sobre eles na internet.
Amo seu canal!!
Sou do RJ e não conhecia essa história. Nunca ouvi falar do profeta Gentileza,mas já vi "Gentileza gera gentileza" nós muros do RJ. Muito triste essa história.
Sério? Tem até uma música linda da Marisa Monte sobre e baseada nas frases do Gentileza.
Eu tambem nunca.
Mas tem muita “gentileza gera gentileza” especialmente perto da rodoviária novo rio
Minha avó morava em Niterói e eu ainda era muito pequena, mas as histórias que ouvi de minha mãe, avó e tias é que o Gentileza perdeu a esposa e filhos nesse incêndio. 😢
Emocionada e muito aqui , ouvindo essa história,eu não sabia de nada disso😢😢😢. Simplesmente sem palavras 😢💔💔
Adoro seus Vídeos. Já vi vários vídeos sobre este tema, mas como sempre o seu é o melhor! Parabéns ❤
Que judiação com os animais, já estão sendo explorados, presos, torturados e ainda por cima esse incêndio
Pensei o mesmo.
Sim😭😭
Tb pensei isso q judiação sem entender nada ainda sendo esplorados pelos homens 😟😭
Eu me preocupei tanto com eles e com as crianças que não entendiam toda essa exploração, muito triste.
Vdd
34:27 Exatamente isso, Joici!! As pessoas antigamente eram muito mais gentis quando o assunto era um tragédia como essa! Todo mundo se ajudava como podia, dava o melhor de si pra ajudar o próximo. Infelizmente hoje a mídia faz um show com as tragédias e quem deveria ajudar consegue tirar proveito da desgraça alheia em benefício próprio. É lamentável!!
Nossa eu sou de Petrópolis- RJ e nunca ouvi falar dessa história. Que triste! Mais triste é saber que o Brasil não importa a época não existe justiça.
O Dr Ivo atendia uma vez por mês pessoas de baixa renda de graça.A fila era grande, as vezes levava bastante tempo pra ser atendido, mas ele sempre foi benevolente e dividia seus talentos com todos.
Muito obrigada pelo vídeo!
O que é espetacular é que tu tens sempre um trabalho imenso primeiro para teres o máximo de fontes possível. Parabéns
Que horror!!!
Não conhecia está tragédia horrorosa. Que Deus abençoe essas pessoas que morreram nesse circo.
Meu pai estava completando 2 meses de vida no dia 17 de dezembro. Minha avó queria levar ele e as outras 3 filhas no circo, que ficava bem perto de onde moramos até hoje. Meu avô não deixou pq meu pai era muito bebezinho ainda, e achou perigoso. Graças a Deus pela vida do meu avô, pois hoje eu poderia não estaria aqui contando a história. Meu pai com apenas 2 meses, era pouco provável que sobreviveria.
Naquela noite meu avô deu a vida a todos os filhos novamente ❤
E até hoje conseguimos ver as pinturas do profeta Gentileza embaixo da ponte Rio-Niterói, perto da rodoviária. Sempre que o ônibus para lá eu fico lendo, são lindas!!
O nome do Hospital não é São Pedro é Hospital Universitário Antônio Pedro. Fiz meu TCC com base nessa história e no Joelma. Se pesquisar após eles ainda montaram circo em alguns locais. Um cemitério emergencia foi criado em São Gonçalo para comportar os óbitos. O seu video resume mas a história é muito mais dolorosa e tem muito sofrimento nisso tudo tem famílias que não conseguiram achar o ente querido. Está de parabéns são poucos vídeos que assistir com um conteúdo maior. Bjusss Sou aqui de Niterói.
São Miguel
Muitos nao conseguiram achar
Sou B.C instrutor e uso essa história como referência em tragédias brasileiras referentes a Incêndio. Muito triste tudo isso.
MUITO OBRIGADO PELO VÍDEO.
Olá Diego, muito obrigada pelo seu comentário !! 🤡💀👻
Eu estou aki maratonando seus vídeos. Agora já entendi pq eu tenho tanto medo, pânico de circo. Cheguei a quase desmaiar quando levei meu filhinho a uns 3 anos atrás. Devo ter morrido nesse circo em outra vida . Eu tenho muito medo de lona de circo. Adorei o vídeo. Só de ouvir essa história estou tremendo. Me dá pânico
Conheci o profeta Gentileza em Ouro Preto. Tive o privilégio de tirar uma foto com ele. Lembro que ele falava não só de gentileza e também de gratidão. Era muito simpático, falava devagar e com muita autoridade. Era um iluminado. Saudade grande deste dia. Hoje temos o Sr Eduardo Marinho que faz um trabalho parecido ao do profeta.
Através do seu canal estou conhecendo varias historias que aconteceram no nosso país e eu simplesmente desconhecia , e outras eu conhecia de forma superficialmente e o seu trabalho vem trazendo alguns detalhes que eu si quer imaginava. parabéns... estou amando.
Eu não conhecia essa história, nasci em 73 e somente nessa época q tivemos tv, minha mãe morava em casa de patrões como empregada e nunca relatou pra mim. Vendo sua narração como um filme na minha mente. Que terror... Parabéns pelo trabalho e trazer a tona essa história esquecida infelizmente pelo tempo... Meu respeito aos familiares e vítimas... Infelizmente a ganância das pessoas é sempre a causa de tragédia. Ao gentileza, que história linda, eu acredito muito em missões de Deus, e por isso tenho muito cuidado em separar os moradores de rua, não são tão inúteis como pensam... Eu mesma para faculdade fiz pequenas entrevistas e descobri um senhor de cor preta muito simpático que ficamos dias conversando, ex jogador de futebol e grande amigo de Pelé no início de carreira sofreu por mulher e caiu na bebida e depois morreu por causa disso... Eu respeito muito, pois a minha dor pode ser superada e a do próximo será?? Parabéns pelo trabalho e queria um pedido sobre pesquisa de um crime famoso em minha cidade de Bauru "O CRIME MARA LÚCIA" obrigada!!!
Sou de Niterói, não era nascida mas tenho um primo de consideração que perdeu a família neste incêndio, ele sobreviveu, se reergueu, se formou, se casou e hj é uma excelente pessoa,. Ficaram nele as marcas deste incendiio mas com o tempo apele se recuperou bastante. Muito horrível tudo isso.
Maratonando joooiiii 🥰💖