A-337 ATERRAMENTO EM ANEL! VEJA COMO DEVE SER FEITO!CONFORME NBR 5419:2015!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 ноя 2024

Комментарии • 17

  • @gilbertomataroli175
    @gilbertomataroli175 7 лет назад +1

    Bom dia mestre, foi uma excelente aula, obrigado...

  • @guilhermem7686
    @guilhermem7686 5 лет назад +3

    Ótima aula! Seria interessante abordar a situação de impossibilidade de construção do anel exterior (uso de armaduras já descartado), conforme exposto pelos demais colegas.

  • @iptengenharia-engenhariael5426
    @iptengenharia-engenhariael5426 7 лет назад +1

    Esta alternativa ajuda muito na adequação das descidas...

  • @angelopascoaljr6059
    @angelopascoaljr6059 7 лет назад +2

    O aterramento em anel é o ponto mais controvertido quando se trata de adequação à NBR5419/15, em edificações existentes. A interpretação do professor Luciano está perfeita e permite embasar tecnicamente a utilização das armaduras da edificação como anel e descidas, desde que comprovado sua continuidade dentro dos parâmetros normalizados. Esta publicação foi muito importante para elucidação deste assunto.

  • @zecarlos643
    @zecarlos643 3 года назад

    Olá! Na impossibilidade de fazer o anel com o afastamento de pelo 1 metrô da parede há algum problema? No meu caso, consigo fazer o anel externo, porém o cabo cobre nu 50mm só dá para ficar a 20cm afastado da parede.

  • @ednosilvajunior6905
    @ednosilvajunior6905 7 лет назад

    Profº Luciano e como procedo na seguinte situação. Um edifício residencial já em construção, tenho que fazer a reforma do SPDA porém o síndico juntamente com a comissão de obras do prédio não permite que eu realize as medições escareando os pilares e também não concordam que eu quebre a calçada para fazer a enfiação do anel de aterramento. Posso continuar com as prescrições da versão antiga da norma ABNT 5419:2005? Ou seja, continuar com o aterramento pontual das descidas e recomendar em um parecer técnico para que seja feito a adequação futuramente.

  • @eduardomgodoy
    @eduardomgodoy 5 лет назад

    Em um galpão onde tem os pilares não conectados pela fundação ( ou não é possível verificar se é conectado) pode ser conectado através de fitas de alumínio (ou cabos de cobre) no nível do solo, sem estar enterrado (como se fosse um anel inferior)?

  • @MegaLuciano82
    @MegaLuciano82 5 лет назад

    Professor, quando não a possibilidade de colocar os cabos ao redor pode colocar pelo lado de dentro da edificação?

  • @matheuspinto1005
    @matheuspinto1005 7 лет назад

    Boa noite professor, aula excelente!! Gostaria de tirar uma duvida...a medição cruzada ( topo de um pilar x base do pilar vizinho) garante a continuidade na viga baldrame? Eu imaginava que a medição cruzada garantia a funcionalidade do anel de cintamento, sendo assim, para garantir a continuidade da viga baldrame era necessário fazer medições nas bases dos pilares. Desde ja agradeço a atenção

  • @robertoramos1704
    @robertoramos1704 5 лет назад

    Professor, e quando não há a possibilidade da colocação deste anel em virtude de espaçamento da edificação com a vizinhança, neste caso, pode se criar uma malha de aterramento junto a área do estacionamento do subsolo? Por favor, me responde, pois já deparei com esta situação. Abraços

  • @Geoficial
    @Geoficial 6 лет назад

    Este anel, tem a necessidade te hastes de aterramento? Ou apenas o cobre Nu mesmo?

    • @adolfojuniormagalhaesdacos3041
      @adolfojuniormagalhaesdacos3041 5 лет назад +1

      Possui a necessidade de hastes sim, pois sem elas não é possível fazer a dissipação no solo das correntes originadas pelas descargas.