Por Dentro da Política Jânio Quadros

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 июл 2016
  • O Por Dentro da Política desta semana recebe o historiador Bernardo Schmidt para falar sobre a história política de Jânio Quadros.

Комментарии • 16

  • @Juulmand1
    @Juulmand1 7 лет назад +12

    Hoje é o centésimo anniversário do presidente Quadros porque nasceu em 25 de janeiro de 1917. Feliz anniversário, Jânio.

  • @EduardoFerreira-de4ry
    @EduardoFerreira-de4ry 2 года назад +3

    Senhor Presidente Jânio Quadros sua ausência e a saudade que o senhor deixou são incicatrizaveis. Já mais vou esquece ló.Saudade Eterna

  • @tiagozawadzki
    @tiagozawadzki Год назад +1

    Que épisódio, amigos, meus parabéns.

  • @Vitoria-cy5is
    @Vitoria-cy5is 4 года назад +5

    Jânio era espetacular. Ótimo livro.

  • @rodrigoalexandre1896
    @rodrigoalexandre1896 4 года назад +5

    Grande Jânio Quadros!!!

  • @bernardoschmidt
    @bernardoschmidt 8 лет назад +4

    Obrigadíssimo! Foi um prazer participar!

    • @Juulmand1
      @Juulmand1 7 лет назад +2

      Sou americano e estudante do idioma português. Infelizmente, não se pode conseguir o seu livro nos Estados Unidos. Um amigo no Brasil vai comprá-lo para mim. Quero ler esse livro!

    • @bernardoschmidt
      @bernardoschmidt 7 лет назад +1

      +Juulmand1 Espero que você goste! Divulgue o livro por aí. Para comprá-lo é só entrar em contato com editora.opatativa@gmail.com
      Um abraço!

    • @Juulmand1
      @Juulmand1 7 лет назад +1

      Obrigado, Professor Schmidt. Tenho uma pergunta para o senhor. Como era a relação pessoal entre Jânio Quadros e João Goulart? Segundo o Professor Jorge Ferreira, eles não se deram bem. Supostamente, a relação entre Jânio e Jango foi bastante desagradável. O senhor pode explicar por quê?

    • @bernardoschmidt
      @bernardoschmidt 7 лет назад +1

      +Juulmand1 Jânio e Jango vinham de lado opostos, politicamente. Enquanto Jânio representava uma ruptura com a política getulista que se iniciou em 1930 e prosseguiu com Juscelino, mesmo após o suicídio de Getúlio, Jango representava precisamente a continuidade dessa política. Na eleição presidencial de 60, as chapas de presidente e vice eram desvinculadas, então era possível votar em um candidato a presidente e em um candidato a vice de chapas diferentes. Jango, que era da chapa do marechal Lott, venceu a eleição de vice derrotando Milton Campos, que era o vice da chapa de Jânio. Conseqüentemente, elegeu-se uma chapa que não estava alinhada, politicamente.
      Entre eles não havia simpatia ou amizade. Como se diz em inglês, "there was no love lost between them". Mas também não havia desprezo ou qualquer sentimento menor. Eles simplesmente não tinham qualquer relação. O que posso te dizer é que quando Jânio foi condenado a um confinamento de 120 dias na cidade Corumbá, em 1968, Jango foi um dos primeiros a mandar-lhe sua solidariedade por intermédio de um de seus assessores. Em 1974, quando estavam ambos cassados, Jânio deu uma entrevista e lhe perguntaram o que pensava de Jango, que naquela ocasião encontrava-se exilado no Uruguai. Jânio foi irônico e respondeu, apenas: "Está fazendo o que sempre deveria ter feito: criar gado". Abração!

    • @Juulmand1
      @Juulmand1 7 лет назад +1

      Obrigado, Professor Schmidt, pela resposta interessante. Aguardarei o tempo necessário para ler todos os volumes da sua biografia de Jânio. Muito agradecido!

  • @antonioaparecido9625
    @antonioaparecido9625 5 лет назад +3

    Pena que o Homem da Vassoura não está mais entre nós. Mas deixou marcas, sou "filho" de Jânio, e o apoiaria novamente! Quero crer que Bolsonaro será o Jânio que dará certo!

    • @AndreSilva-ux1bn
      @AndreSilva-ux1bn 5 лет назад +4

      Bolsonaro não chega aos pés de Jânio Quadros, que foi professor de Língua portuguesa na colégio Dante Alighieri, advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, um homem muito instruído. Bolsonaro já começou seu governo falando inúmeras asneiras. Queira Deus que tenhamos um caminho pelo menos aceitável, até o final do mandato.

  • @PedroSilva-cy6hc
    @PedroSilva-cy6hc 5 лет назад +6

    O Janio tinha um olhar de louco. Tipo olhar de Collor. rsrsrsr

  • @almanakut
    @almanakut 6 лет назад +3

    Esse covarde, antes de morrer, devia ter falado a verdade sobre a sua renúncia, que deu o poder ao bandido Jango!
    E o que foi a solução em 1964, é a solução atualmente, desde que não errem mais e não deixem herança maldita para o futuro!

    • @AndreSilva-ux1bn
      @AndreSilva-ux1bn 5 лет назад +7

      Se o Jango era bandido, imagine os militares GOLPISTAS e que destruíram todos os avanços do Governo Juscelino.
      Hoje à politica está podre, bandidos de todos os lados, à esquerda e à direita.