Não tenho 100% da minha opinião formada, mas com o que venho analisando as cotas sociais (por baixa renda) resolveria todas as lacunas e distorções da sociedade e ajudaria aqueles que não têm condições ou as tem de forma limitada.
Eu sou a favor de cotas para deficientes e baixa renda, e não sou a favor de cotas raciais e outras mais. Não sou a favor de cotas raciais porque a maioria da população brasileira é negra/parda e pobre, ou seja, a maioria entra no critério da renda.
Não se pode apagar o passado, mas dá pra construir um futuro. Cotas não sanam o problema de desigualdade, que só aumenta no mundo inteiro, e agora ainda mais rapidamente com a pandemia.Cerca de 520 mil bilionários -os 0,01% mais ricos do planeta- detém 11% da riqueza global. Esse número correspondia a 7% em 1995. Ao mesmo tempo, os 50% mais pobres levam apenas 2% do montante. Em alguns anos, a quantidade de pobres no Brasil vai ser tão maior que será ridículo falar em cotas para pobres pois quase todos serão pobres. Algumas pessoas pensam que não é tão grave assim, é só ver o pib do país, ou então correções do salário mínimo, mas isso apenas é maquiagem, os dados de quantas pessoas passam fome só aumenta , e drasticamente. Quem tinha 100 agora tem 10, quem tinha 10 agora tem 1 e amanhã quem tem um ficará devendo. Enquanto os poucos que tinham 1000 terão milhões e os que tinham milhões terão bilhões até que chegará um momento de 1% controlar 99% da riqueza e 99% controlará 1% apenas. Claro, talvez jamais chege nesse extremo sem antes algo muito grande mudar no mundo, mas o caminho é esse e é inevitável. Então, sou a favor de redistribuição de renda, investimentos, educação, saúde, e não em partidos e campanhas promissoras que não mudam a vida das pessoas que mais precisam. Os que podem fazer algo estão presos num esquema em que só podem fazer algo pra si, ou por aqueles que são da mesma "casta" por assim dizer, já que normalmente tem alguma corrupção em tudo que é parte do país quando envolve grandes quantias. Grandes mentes saem do país em busca de reconhecimento no exterior, ou pela violência simplesmente morrem ou abandonam, ou a fome, ou desemprego, enfim. Nesse sentido, indígenas, assim como pretos e pardos e mais um monte de outras minorias, precisam de ajuda, mas o Estado não poderá criar cotas para cada minoria, seria inviável, somos um país de minorias misturadas, e divididos, desde o futebol às eleições, pró vacina e anti vacina etc. Acredito portanto, que as políticas públicas deveriam ser feitas com base não em tentar "compensar" erros do passado, mas em construir o certo pro futuro, tratando de dar de forma equânime , a todos brasileiros, estudo, saúde, trabalho, enfim, cumprir a constituição no seu máximo possível, para que os que foram prejudicados não mais o sejam. Qual o sentido de colocar pra trabalhar num órgão público, onde deveríamos ter pessoas altamente capacitadas, pessoas que tiram tipo 60 na prova de 100, e passam de boa pq estão numa cota racial, enquanto outros precisam tirar 90% ou mais de uma prova por exemplo? se o objetivo é selecionar os melhores, então o país tem que dar as oportunidades para que os prejudicados se tornem melhores ,mas não dar migalhas ou esmolas.
Fiz a prova de Escrevente para a capital esse ano e acertei 83 questões e já aceitei a realidade de que minhas chances são bastante pequenas, para não dizer nulas. Digo isso porque venho de escola pública, preciso estudar e trabalhar, meus pais estão envelhecendo e trabalham na informalidade até hoje (eles não terão aposentadoria e muito provavelmente vou ter que ir atrás do BPC pra eles). Meus pais criam duas filhas da minha irmã que já tem toda a vida desgraçada por ser usuária de drogas. Isso é a realidade de bastante gente de baixa renda. Digo todas essas coisas porque é difícil de não imaginar que o sistemas de cotas como é posto hoje pode ter me prejudicado.
Ninguém de cotas roubará sua vaga, quando se inscreveu para a prova você estava ciente do quantitativo de vagas. Outra coisa é que cotista também trabalha, estuda, tem dependentes e por ai vai...
@@vitornunes8917 80 vagas não foram criadas para cotistas. Essas vagas foram tiradas do total de 400. Acredito que o critério de renda e candidatos provenientes de escolas públicas abrangem muito mais pessoas e de forma mais justa (do modo como o Sisu aplica). Quando eu disse "pode ter me prejudicado", é porque não conheço a realidade desses 80 cotistas já que o critério é puramente racial.
@@johnmichael8502 é exatamente por isso que falei aquilo, não é vaga tirada da ampla, se o tribunal não fosse obrigado por lei a ter cotas ele podia muito bem abrir 300 vagas apenas, mas se ele abre 300 tem de abrir 80 para negros e 20 pcd. É algo criado laaaaa trás e que todos nós quando nos inscrevemos estávamos cientes. Concordo com você que a cota social é bem mais justa, contudo cota tem que ser temporária, você mal vê negros e deficientes no serviço público sem ser os mais básicos, precisamos dessas cotas e da social também temporariamente para equalizar o pessoal de maneira igualitária ao mesmo tempo que teria que melhorar a educação básica para num futuro extinguir as cotas, mas isso é sonho kkk
Não possuo ainda opinião 100% formada sobre cotas PPP. Porém, deveria ter o acesso o PPP de baixa renda. Já vi mt filho de papai, preto, que teve acesso aos melhores cursinhos, ficou por conta exclusivamente dos estudos, gozar dessas vagas. Deveria ser usado o critério das universidades (PPP + 1,5 salário percapta). Não vejo igualdade social se essas vagas continuam a beneficiar as pessoas das classes mais abastadas.
A cota racial independe da condição social da pessoa. Como você disse, pessoas pretas mesmo sendo "filhinhos de papai" ainda sofrem com o racismo estrutural, o que não gera equidade nas relações sociais.
@@MarcosVinicius-yd1bx mas você acha justo uma pessoa ser beneficiada apenas pela cor da pele, enquanto tem outras pessoas com uma renda social inferior que mal tem tempo e recursos para estudar, se ainda existe essa diferença nas relações sociais é culpa do próprio Estado que usa desse recurso para "maquiar" a sua propria ineficácia no combate ao racismo.
Daqui a pouco os concursos terão 50 vagas, mas apenas 5 vagas pra ampla concorrência e o resto pra vários tipos de cota. Minha opinião é que deveriam haver apenas 2 cotas, pra pessoas com baixa renda e pra PCD.
Essa discussão deveria ser levará para o congresso para a população decidir. Mas as resoluções estão saindo de fininho sem levar em conta os reais representantes da população
Tem que botar cota pra todo mundo -> Afrodescendentes, indígenas, homossexuais, canhotos, ruivos, torcedores do Atlético-MG e crossfiteiros. Deixa que a gente da ampla concorrência se mata com a 1 vaga que sobrar. Vai ser mais divertido.
Pode chorar mais que tá lindo. Vai ser uma vaguinha, somente, pra ampla concorrência. Que delícia, hein??!! Aí veremos a meritocracia. Que o melhor vença, não??? Ou vai chorar porque tem pouca vaga??? Hahahahaha Ué, mas Brancos não choram!! São fortes e guerreiros kkkkkkk
@@dossantos558 Uai, quem tá chorando aqui é você. Acabei de falar que sou a favor de cotas pra todas as minorias. A ampla concorrência que se vire com menos vagas porque tem mais oportunidades de estudo. Leia de novo o que eu escrevi.
Eu sou a favor de cotas para deficientes e baixa renda, mas não sou a favor de cotas raciais e outras mais (gênero, opção sexual, etnia etc). Não sou a favor de cotas raciais porque a maioria da população brasileira é negra/parda e pobre, ou seja, ela já participa das cotas no critério da renda.
Cotas sociais e PCD para universidades . Concurso publico so cotas PCDs . O resto é levantar a bunda da cadeira , ir a luta e exigir dos politicos q cumpram sua obrigacao na educacao .
@@thiagoc.m3000 sim, eu também conheço ! A justificativa de quem acha q cor da pele é merecedor de mais direitos não faz sentido algum , 5 minutis de debate vc ja derruba as " justificativas " . Ninguem quer ir pra rua exigir nada dis politicos mas " pedir " tratamento diferenciado quer .
Isso so camufla, coloca alguem negro ou pardo num cargo so pela cor e não pela competência. No futuro teremos o que? Mais desigualdade pq o branco que entrou pela ampla concorrência, na maioria das vezes estudou mais, e o negro pela cota, geralmente a nota é bem menor, ou seja, um branco que estudou mais e um negro que só vai tá lá de enfeite.
@@thiagoc.m3000 Eu sou PcD e realmente existem pessoas com deficiência que são contra as cotas. Eu sou totalmente a favor, a vida nossa já é difícil, não vou ir contra algo que me ajuda de alguma forma. Mas cada um tem seu direito de usufruir ou não das cotas.
Partindo deste teu ponto de vista, não iria fazer muita diferença porque bem dizer todos iriam se declarar miserável, basta não ser o titular de bens móveis e imóveis; e mesmo assim creio que daria, não ultrapassando um valor "X", seria algo subjetivo, as pessoas iriam escolher ser pobre por questão oportuna. Sou branco, passei em três concursos e não sou contra cotas, mas me considero prejudicado por pessoas que passaram nas cotas e tem o mesmo tom de pele que o meu.
Ja viu no Enem? Kkk eu fui da uma olhada na posição, ta lá... 8, 9, 10, 215, 11, 12... Primeiro eu não tinha entendido isso, dpois reparei e vi, o cara pulou mais de 200 posições simplesmente pela cor kkk
@@Gabriel-xl1cn fonte?? No enem é muito vago dizer. Até porque ninguém passa no enem, mas sim no Sisu e para determinadas universidades. Qual unidade foi que o cara passou 200 posições pela cor? Até porque isso não faz sentido já que no Sisu cotista compete com cotista. No Sisu já vem tudo separado. E outra, no "enem" como você diz, as cotas antes de serem raciais são sociais. Ou seja os negros que entraram por cota são estudantes de colégio público também.
@@Gabriel-xl1cn E foi? Manda aqui o link com o PDF desse resultado pra gente dar uma conferida ou então invente uma fic melhorzinha da próxima vez. Porque todo mundo sabe que no Sisu, os cotistas disputam as vagas das cotas entre eles mesmos.
Sou a favor de cota para os mais pobres . Seja branco , negro ou índio . Pow , moro no Pará . Índios aqui ganham indenização e andam de hilux . Kkk não todos , mas tem um monte .
Acredito que sim. Pardos, pela classificação do IBGE são miscigenados. A não ser que esse indígena seja 100% indígena, ele teria direito às cotas de negros. Mas acho que a banca não vem questionar isso, pedindo uma análise de todas as gerações passadas da pessoa pra saber se ela é miscigenada ou não. Então acho que cotas para pardos vale para indígenas também.
@@rubensalex99 Não sei em Cotas de concursos públicos, mas para o IBGE pardos tem a ver com miscigenação de diferentes cores de pele, pode ser branco com preto, branco com indígena, indígena com preto. Só a mistura de orientais com outras cores que não sei se encaixaria em pardo ou amarelo. Também não sabia. Descobri e essa semana e conferi para saber se era verdade.
@@marcusviniciusnascimentosa1219 Eu sei que NÃO É NADA DISSO! ALOOU!! Sou a favor das cotas, quem estuda direitinho não precisa ficar se sentindo ameaçado com isso!
Porque para distribuir as vagas para parlamentares ou seja Deputados,senadores,vereadores nao existem cotas raciais nem cotas para deficientes????? Neste mundo so quem tem valor sao estes malditos politicos...pra ser politico no Brasil nao e exigido absolutamente nada
Mas existia alguma proibição legal para indigenas se inscreverem em concursos? Aliás, qualquer pessoa pode, só se increver, estudar passar dentro do numero de vagas...nunca vi um concurso proibindo pessoas.
Cotas Indígena é de extrema importância, afinal tem cotas para negro pq não teria para Indígenas? Que dizer que não temos essa prioridade que falta de respeito isso sim.
Totalmente contra a qql tipo de cotas, isso estimula mais a discriminação. Concurso É pra quem estuda. Pergunta pro Joaquim Barbosa se ele virou ministro pelas cotas? Isso é insultar a capacidade intelectual da pessoa.
Cotas estimulam a discriminação aonde? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O racista que acha que negros são burros não vão ser convencidos do contrário caso a cota não exista. Não faz sentido algum o que você diz.
@@dossantos558 realmente, se você tem um grupo da população que foi aprovada pra algo com uma nota menor que a da maioria... Ninguém vai estranhar kkkkk imagina uma empresa que precisa de um engenheiro, vai fica subentendido que o engenheiro negro tirou nota menor que o engenheiro branco, ou seja, mais preconceito.
Sou de classe média e sou parda com traços indígenas e afros muito fortes. Sempre vou usar a cota racial e a de escola pública pq estão disponíveis e eu sou a favor delas. A minha condição financeira não me isenta de sofrer preconceitos por conta dos meus traços, do meu cabelo crespo, do padrão eurocentrico imposto pela mídia e dos olhares estranhos dos moradores brancos no condomínio em q eu moro. Já disse uma vez e repito: Cota é resistência, incentivo e ocupação necessária.
Concordo, as vezes uma mulher preta pode ter as melhores qualificações para um determinado cargo em empresas privadas, mas eles preferem escolher mulheres brancas com uma aparência padrão que as vezes nem tem as mesmas qualificações.
Acho que nem essa cota faz sentido. (Pra mim faz mais sentido garantir que o local de prova seja acessível e que o candidato tenha um tempo mais flexível para a resolução da prova, redação e preenchimento do gabarito e só). Sei que o exemplo é extremo mas eu assisti a paraolimpíada e vi a competição de 400m. Se eu fosse correr naquela velocidade deles eu nem chegaria no final da corrida e se eu insistisse capaz de ter um ataque cardíaco no meio da prova.
@@wilsonsantos758 que comparação é essa? Você que não tem deficiência olhar de fora para alguém que tem é muito fácil, mas só a pessoa que tem deficiência sabe as dificuldades dela. Além do que, as cotas PcD são, na maioria das vezes, apenas 5% das vagas. De 100 vagas apenas 5 são para PcD. Essa quantidade ínfima não vai fazer a diferença para você, mas vai para quem tem deficiência e não consegue encontrar emprego por causa da discriminação do setor privado.
Cotas para concurso público é, de maneira geral, injusta porque é feita somente pelo critério racial. Segundo o IBGE, mais de 50% da população brasileira se declara preta ou parda, então imagino que nesse quantitativo existem pretos ou pardos que são de famílias muito bem financeiramente e que tiveram ensino de qualidade em escolas particulares, ou até mesmo podem "somente" estudar sem a preocupação de ter que trabalhar. Critério de renda ou de candidatos provenientes de escolas públicas no Brasil faz muito mais sentido do que cota racial. Nesse caso específico do IBAMA, até que faz sentido cota para indígena por conta da natureza das atividades do órgão.
No fundo, as cotas, independente de quais sejam, mostram que qualquer processo seletivo não é nada meritocrático. haja vista que o próprio Estado ou qualquer entidade que o promove, reconhece que há uma desigualdade de oportunidades que é sinalizada (mas, não somente) pela Educação que cada um recebe. Deste modo, é querer amparar a consequência correta, resolvendo a causa errada. Se houvesse uma Educação digna para todos, independente do poder aquisitivo de cada um ou qualquer outra excludente, não haveria cotas de Escola Público, por exemplo. Aliás, pontuo "digna" porque logicamente não é necessário que seja uma Educação igual para todos, mas sim, uma que tornasse possível que os desfavorecidos tivessem um desempenho tão bom quanto aqueles que, por alguma motivo, são favorecidos.
as cotas raciais evidenciam um descaso com a educação? sim. mas para além da educação elas evidenciam o que o nosso país fez com o povo negro e com os povos indígenas através de leis e políticas que visavam o branqueamento da sociedade brasileira. infelizmente ainda há muito a ser feito, as cotas raciais fazem parte do longo processo de redemocratização que nosso país ainda deve viver.
Nesse caso você só está falando das cotas raciais né? As cotas PcD só deixariam de existir se a deficiência deixasse de existir. Educação e dinheiro não resolvem a desigualdade nesse caso, ainda mais para as deficiências mentais.
Obrigada Hugo por explicar no vídeo o porquê das cotas raciais. Têm muitos ainda que não querem entender sobre essa grande desigualdade, dão a sua opinião de ser contra as cotas, sem pesquisar a porcentagem de pessoas pretas/pardas em cargos públicos. Sou a favor sim para todos que ainda são minorias nesses cargos, principalmente para os indígenas!
Pra mim cota so por renda. Cota por cor por mim não devia existir, eu poderia usar, mas acho muito errado. Prefiro reprovar que ser aprovado dessa forma. E outra, cota pra preto/ pardo, pra índio... Só por representação ao invés de competência... Jajá teremos cotas pra gays, lésbicas, travestis, trans... E por aí vai.
@@Gabriel-xl1cn Eu pensava como você antes de buscar informações sobre cotas raciais. Quando pesquisei sobre o assunto e vi a grande diferença que temos nesses cargos, onde é algo estrutural e precisa urgentemente ser reparado, mudei a minha visão. Sou a favor das cotas sim. Me diz no cargos mais relevantes, como o Executivo e Judiciário, quantos pretos/pardos já ocuparam??
@@Gabriel-xl1cn mas você fala como se a pessoa que usa cotas não precisasse estudar e se empenhar como todas as outras. gente, vamos tirar da nossa cabeça que a pessoa que tem direito as costas, sejam elas raciais ou de renda, automaticamente vai passar no vestibular ou concurso que prestou. existe uma porcentagem de cotas, assim como uma porcentagem de vagas para as pessoas não cotistas.
@@BOb-wt5nt ah, então se a pessoa estudar o assunto automaticamente vai ter sua opinião? Não entendi isso, de verdade. Prefiro que invistam mais na educação básica e tenha alguem negro ou pardo aprovado por competência do que de enfeite em algum cargo.
As cotas raciais são só para concursos federais. Estaduais não são obrigatórios. Pelo menos aqui em MG não. O edital do concurso da PPMG não tem cotas raciais, apenas para portadores de deficiência.
A verdade é que se tivéssemos uma educação igualitária e acessível a todos, simplesmente não teríamos motivos para ter cotas. Obs: sou a favor das cotas!
Até parece q a maioria das pessoas q estudam para concurso nesse pais são ricos. A maioria trabalha duro, pega onibus, mas nem todos conseguem entrar em cotas. Isso de cotas está é acabando com o concurso.
@@glauciohenrique7348 o problema q todo mundo acha q só ele tem dificuldades na vida. E outra, indio entra transquilamente em cotas de negros e pardos.
Amigo voce vai fazer um concurso mais sem conhecimento ne? Mesmo si voce quisesse ir pela cota indígena,voce seria reprovado. Pois a cotas nao quer saber si sua avó e india mais sim voce. Si voce nao mora em uma aldeia,e si voce nao estar registrado no censo nacional da funai voce nao prova que voce e índio
no vídeo anterior, fiquei muito triste quando vi a temática e o video foi excluído. Vim logo correndo assistir por via das duvidas kkk. Acho q deveria ter cota para indiginas dentro da cota dos negros.
Bom dia ! Sou a favor das cotas sim mas não à ponto de serem exorbitantes, se fossemos buscar causas para suprir esse argumento o nosso passado já diria por si próprio.
Hugo, o senado aprovou uma lei que está agora na CCJ que diz que a validade dos concursos só vai começar em 2022. O que significa exatamente isso? (Desculpa, sei que não tem nada a ver com o vídeo).
Que o prazo para convocações dos concursos feitos antes da pandemia começa a contar a partir de 2022. Por exemplo, concurso feito no começo de 2020, tinha prazo de convocação de 2 anos, mas devido a pandemia as convocações estavam suspensas. Ai esse prazo, que era pra terminar agora no final de 2022, vai começar a contar do começo de 2022 e vai até 2024.
cotas raciais e cotas de PCD fazem parte da redemocratização do país. são muito importantes. eu apoio. ter cotas não significa que a pessoa não deve estudar e se empenhar.
Todos que se manifestam contra cotas tem visão pífia sobre a formação da sociedade brasileira e nem se dão ao trabalho de pesquisar sobre como ocorreu a tardia abolição da escravatura, como esta força de trabalho foi substituída por imigrantes europeus, dão opinião apenas olhando pro próprio pé. Existe regra e exceção, sendo o grosso da parte mais desfavorecida da sociedade ser fortemente composta por negros e pardos. Só por curiosidade, comecem a pesquisar nos concursos mais hards do Brasil o quanto é discrepante a nomeação de negros/pardos em relação ao brancos. Será porquê? Agora quem lota penitenciária, favela e sinal de trânsito muito raramente é branco. A culpa não é nossa, mas existe uma enorme dívida com a comunidade negra e de outras minorias, que historicamente sempre foi achatada para o fundo das oportunidades.
Falou pouco e falou bosta. Meu pai é negro e minha mãe branca, sou branco e meu irmão mulato (dos mesmos pais). Meu irmão tem direito a cota e eu não. Cumpre ainda salientar que a cota não atende a finalidade a qual fora instituída que é inserir o negro em par de igualdade com o branco nas classes da sociedade. Mas vc me pergunta pq e eu te respondo que o negro que faz uso da cota pra juiz, auditor, analista etc etc não é o negro da periferia e sim o que mora na zona sul. Moral da história? O negro da zonal sul QUE JÁ ESTÁ INSERIDO NA SOCIEDADE devido a sua condição financeira está tirando a vaga do negro que REALMENTE precisa da cota pra poder se inserir e quebrar esse ciclo. Enquanto os beneficiários de cotas forem negros do mais alto escalão, SEMPRE SEMPRE haverá essa desigualdade. A cota deveria atingir o negro que está na periferia e come feijão com farinha no almoço e na janta e não o que come contra filé todos os dias.
Hugo, você disse algo bem relevante: são muitas as minorias no Brasil. Entretanto, juntas, essas minorias são a maioria. Nada contra as cotas para pretos, pardos ou indígenas, porém, não sei se é adequado usar exclusivamente o critério racial. Num concurso de técnico IBAMA, de nível médio, por exemplo: um negro que tem curso superior tem direito à cota, já um branco sem deficiência, mas sem nível superior não concorre nas cotas. Quem é o excluído? O negro que cursou uma universidade ou um branco que não pôde fazer uma faculdade? Sei que historicamente o negro sempre foi excluído, mas questiono a questão das cotas exclusivas por critério racial. Em órgãos como FUNAI e IBAMA, acho relevante as cotas para indígenas, especificamente. Nos demais casos, entendo que os indígenas poderiam se enquadrar no grupo de pretos e pardos. Em todos os casos eu questiono as cotas exclusivas pelo critério racial.
A representatividade dos negros nas universidades, no setor privado(entre os maiores) e até mesmo nos concursos públicos onde há maior debate, nós somos a minoria, mesmo sendo a "maioria" em número, assim como você disse. Pra você, oq explica de fato essa falta de representatividade nesses cargos em que eu citei??? Tem que ter algum motivo, se tirar as cotas raciais, vocês vão simplesmente pegar tudo pra vocês. Tu falou sobre o nível superior, se tu levantar os dados gerais, você acha mesmo que negros saem na frente em número em relação aos brancos??? Sem contar que o nível superior pra diversos cargos públicos, conta somente como requisito, o que realmente de fato, tem peso na sua aprovação é o cursinho com um conteúdo bom para te direcionar e acesso aos materiais de qualidade, e pra ter ensino de qualidade no nosso país, você vai ter que gastar, e você sabe muito bem quem sai em desvantagem em relação a isso, e se não souber, basta ir em um cursinho presencial de ênfase na sua cidade e observar a sala de aula ou até mesmo em uma escola particular. Isso tudo faz parte de um contexto histórico irmão, tem que ter um "porquê" de dentro das cotas as notas de corte ser majoritariamente baixas em relação a ampla. Assim como é difícil ver *NEGROS* dentro das universidades e dentro dos cargos públicos, principalmente aqueles de grande relevância, é muito mais difícil ver os índios dentro das mesmas, até porque muitos deles foram assassinados né ?? Existem cotas por renda, para deficientes, e eu sinceramente não sei o porque várias pessoas se questionam tanto e é contra as cotas raciais mesmo observando o "padrão" que a sociedade apresenta no dia a dia. Querem cota por renda, mas no quesito renda, nesse país, quem está por baixa somos nós NEGROS e pardos. Sinceramente eu não consigo entender, mas respeito a opinião.
Eu também já questionei isso, mas não podemos esquecer que a escravidão no continente americano foi por critério exclusivamente racial e isso deixou marcas tristes na nossa história. Entre um pobre branco e um pobre preto, o pobre preto quase sempre vai encontrar mais dificuldades. Entre um rico banco e um rico preto, idem. O ideal mesmo é que em breve isso não seja mais necessário.
Eu não concordo com "cotas raciais' em concurso público,pois há muito negro por ai capacitados como brancos ,e nem concordo essa limitação deles em ingressar em um cargo público.Agora concordo com as cotas para deficientes fisicos,esses sim são limitados devido as suas deficiências.
Acho justo as cotas raciais, ainda mais tendo em vista que as notas de corte para os pretos, pardos e indígenas são sempre discrepantes da ampla concorrência. A questão não é só social, mas também é uma questão de representatividade, pensem em quantos negros vocês vem ocupando cargo de liderança em empresas ou cargos de comissão na politica. A sociedade é desigual e cabe ao Estado intervir nesse problema para que todos possam ter uma ascensão mais justa. Até por que, uma pessoa ter passado com cotas não significa que ela é burra ou que não estudou mas sim que ela competiu com pessoas semelhantes, inclusive os que se destacam a nota vai para a ampla concorrência. Última coisa, se vocês reclamam tanto das cotas estudem e passem na ampla concorrência pois ainda tem a maioria das vagas para vocês competirem. É difícil, expressar a minha opinião desse jeito pois sei que a critica vai ser grande, mas podem responder ai em baixo, contanto que não venham com ofensas desnecessárias.
Se pessoas pretas são vistas com mais recorrência hoje em dia, no alto escalão do serviço público, foi devido ao advento das cotas raciais. Antes da existência de cotas, era comum ver juízes, desembargadores, auditores fiscais, analistas e promotores que não fossem brancos?? Mesma coisa com as Universidades, era comum ver o filho da empregada, preto, da comunidade podendo estudar medicina, direito e engenharia, junto com os filhos da patroa? Por favor, não venham me falar de igualdade racial em um país que tem 519 anos, e desses 519 são 388 só de escravidão. O Brasil é outro desde a lei de cotas. Então, sou sim à favor das cotas para pretos e indígenas.
@@gabrieldegois8687 Infelizmente, criar as cotas é melhor do que pintar os brancos. Ver branquinhos amargurados chorando no RUclips por causa disso é bem mais divertido.
@@dossantos558"Ver negrinhos amargurados chorando no RUclips por causa disso é bem mais divertido." Engraçado isso, o cara se considera anti racista e não sabe nem o que é racismo. Da pra ver isso lendo o seu infeliz comentário. Troque uma raça por outra e veja como seu comentário é errado, julga alguém por cor ou raça é ridículo. Imagine que alguem falasse o que você acabou de dizer so que ao contrário, como fiz, voce iria fica feliz? Errado, né?
As cotas são importantes sim, todas elas! Quem as fez estudou o assunto por anos, existem teses de doutorado sobre o assunto com repercussão internacional. Quem sou eu para dizer que estão errados? não estudei o assunto. Achismo não é opinião inteligente.
Indígena? A Índia na cop de iPhone 12 kkkkkk cota pra que. Se questionam para negros e pardos, não se diferencia para indígenas. Único que ao meu ver é ideal, é pcd.
O índio também é ser humano... O índio também sonha. No entanto nós não conseguimos até compreender seu papel na sociedade. Dessa forma eles são totalmente segregados.
@@lactubedog7675 mesmo argumento dos gays, lésbicas, travestis... Se a pessoa estuda, dá pra passar. Não sou a favor de julgar alguem pela cor ou raça, e sim pela inteligência.
@@user-bd4bh3iv2s Pega qualquer concurso, a nota da ampla é maior que a da cota, salvo raríssimas exceções. Se você nunca viu a nota da cota e comparou com a da ampla... Agr entendo pq defende essa aberração, não vai se informar.
Tem um vídeo da Adriane Fauth que ela explica essa história de cotas de maneira louvável. É algo assim: se todos tivessem a mesma situação para uma prova, não precisaria cotas. Mas como há desigualdades naturais e históricas (PCD, afrodescendentes,.) então as cotas devem 'nivelar' essa diferença para que todos participem o mais próximo possível de igual pra igual.
Falando em cotas, eu queria saber como foi pra outros concurseiros com asperger pra obter o direito à cota pra deficiente. To com dificuldade de obter o laudo com as informações necessárias
Pede o seu psiquiatra para fazer um laudo igual aos que as bancas pedem. Procura um edital desse ano da Cebraspe, eles colocam um modelo no final do edital.
Quem acha que cota deveria ser apenas pra PCD deveria estudar história, buscar estatísticas e parar de falar besteira. Mi-mi-mi é o que não dói em vc 😉
Discordo de alguns elementos apresentados por você, Hugo. Sou também favorável a cotas para povos indígenas assim como você, mas acredito que isso não daria margem para expandir as cotas da forma como você apresentou. Acredito também que vale ressaltar os ataques que eles vêm recebendo nos últimos anos com esse governo. No mais, seguirei acompanhando seu canal. Terminei minha graduação recentemente e iniciei os estudos para concurso e de longe seu canal apresenta o melhor conteúdo, em especial os posicionamentos contra a reforma administrativa.
Triste demais ver o comentário. Concurseiro deveria ser uma classe estudando por um futuro melhor para si e para o país. E entendo que para melhorar o país devemos entendê-lo em história e políticas públicas. Achar que somente as cotas para baixa renda são capazes de equiparar as desigualdades sociais e dificuldade de acesso a algumas populações como indígenas, pretos, pardos, quilombolas etc, é ser extremamente ingênuo, mas também ignorante. Graças a Deus a ignorância conseguimos combater com estudo. Indico.
Pessoas reclamam das cotas, mas não reclamam de piadas capacitistas, machistas, racistas, homofóbicas, etc. Infelizmente a cota não era pra ser necessária, mas enquanto os donos do poder e dos privilégios (que vai além do dinheiro) na sociedade continuarem tratando as minorias como inferiores sempre precisaremos de cotas. Isso não tem a ver com a porcentagem na distribuição, tem a ver com o poder de influência em que determinado grupo tem na sociedade.
Cota so aumenta mais o racismo. Imagine um pai que leva seu filho na emergência e lá tem dois médicos igualmente competentes, um negro e outro branco. O negro foi aprovado com nota altíssima na faculdade, mas sabe quem o pai vai escolher? O médico branco por achar que o negro se utilizou de cotas e não tem a mesma competência do branco que teve que "estudar mais" pra entrar pela ampla concorrência.
@@Gabriel-xl1cn "por achar" Aí já é preconceito, amigo. A culpa não é do negro. E já que você citou as notas das federais que tal dar uma olhada nas notas dos cotistas nas federais? Altíssimas também.
@@Gabriel-xl1cn "não tem a mesma competência" Primeiro que os cotistas são muitos capacitados também. Você fala como se pegassem qualquer negro na rua para preencher as vagas. E segundo, as cotas existem por conta da desigualdade social.
As cotas existem pq nós temos desigualdes no Brasil que ultrapassam o lado financeiro da coisa. Os negros, por exemplo, ocupam apenas 15% dos cargos mais altos do serviço público. Diplomatas, menos de 6% se consideram negros. Quando se trata de indígenas, esse número cai pra mais da metade. Fiz direito em 2 universidades públicas, mestrado em outra, e nunca vi 1 indígena sequer. As cotas existem pq é uma entre as milhares de formas que conseguimos de inserir povos subalternizados em lugares que detêm mais poder e mais poder aquisitivo. Quem é contra simplesmente não entende que nosso sistema é excludente e nao garante igualdade em competir, não entende nada sobre nossa estrutura social. Se você já viu algum indígena em altos cargos, fala aqui. Eu nunca vi nenhum. E não é por falta de competência, mas sim de OPORTUNIDADE DE EDUCAÇÃO E DE ACESSO.
O branco pobre tá lascado.
Aaaain...Tadinho do branco pobre. Vai chorar, bb?
@@dossantos558 urubu do crlh
Não tenho 100% da minha opinião formada, mas com o que venho analisando as cotas sociais (por baixa renda) resolveria todas as lacunas e distorções da sociedade e ajudaria aqueles que não têm condições ou as tem de forma limitada.
Eu sou a favor de cotas para deficientes e baixa renda, e não sou a favor de cotas raciais e outras mais. Não sou a favor de cotas raciais porque a maioria da população brasileira é negra/parda e pobre, ou seja, a maioria entra no critério da renda.
@@franciscosousa1907 exato, mas falar isso é ser tachado de preconceituoso.
Sou contra cotas, exceto para deficientes
Concordo, é tomara q isso de cotas acabe logo
@@simartacardoso estão é inventado mais, vao acabar com os concurso público nesse mais.
Não se pode apagar o passado, mas dá pra construir um futuro. Cotas não sanam o problema de desigualdade, que só aumenta no mundo inteiro, e agora ainda mais rapidamente com a pandemia.Cerca de 520 mil bilionários -os 0,01% mais ricos do planeta- detém 11% da riqueza global. Esse número correspondia a 7% em 1995. Ao mesmo tempo, os 50% mais pobres levam apenas 2% do montante. Em alguns anos, a quantidade de pobres no Brasil vai ser tão maior que será ridículo falar em cotas para pobres pois quase todos serão pobres. Algumas pessoas pensam que não é tão grave assim, é só ver o pib do país, ou então correções do salário mínimo, mas isso apenas é maquiagem, os dados de quantas pessoas passam fome só aumenta , e drasticamente. Quem tinha 100 agora tem 10, quem tinha 10 agora tem 1 e amanhã quem tem um ficará devendo. Enquanto os poucos que tinham 1000 terão milhões e os que tinham milhões terão bilhões até que chegará um momento de 1% controlar 99% da riqueza e 99% controlará 1% apenas. Claro, talvez jamais chege nesse extremo sem antes algo muito grande mudar no mundo, mas o caminho é esse e é inevitável.
Então, sou a favor de redistribuição de renda, investimentos, educação, saúde, e não em partidos e campanhas promissoras que não mudam a vida das pessoas que mais precisam. Os que podem fazer algo estão presos num esquema em que só podem fazer algo pra si, ou por aqueles que são da mesma "casta" por assim dizer, já que normalmente tem alguma corrupção em tudo que é parte do país quando envolve grandes quantias. Grandes mentes saem do país em busca de reconhecimento no exterior, ou pela violência simplesmente morrem ou abandonam, ou a fome, ou desemprego, enfim.
Nesse sentido, indígenas, assim como pretos e pardos e mais um monte de outras minorias, precisam de ajuda, mas o Estado não poderá criar cotas para cada minoria, seria inviável, somos um país de minorias misturadas, e divididos, desde o futebol às eleições, pró vacina e anti vacina etc.
Acredito portanto, que as políticas públicas deveriam ser feitas com base não em tentar "compensar" erros do passado, mas em construir o certo pro futuro, tratando de dar de forma equânime , a todos brasileiros, estudo, saúde, trabalho, enfim, cumprir a constituição no seu máximo possível, para que os que foram prejudicados não mais o sejam.
Qual o sentido de colocar pra trabalhar num órgão público, onde deveríamos ter pessoas altamente capacitadas, pessoas que tiram tipo 60 na prova de 100, e passam de boa pq estão numa cota racial, enquanto outros precisam tirar 90% ou mais de uma prova por exemplo? se o objetivo é selecionar os melhores, então o país tem que dar as oportunidades para que os prejudicados se tornem melhores ,mas não dar migalhas ou esmolas.
Fiz a prova de Escrevente para a capital esse ano e acertei 83 questões e já aceitei a realidade de que minhas chances são bastante pequenas, para não dizer nulas. Digo isso porque venho de escola pública, preciso estudar e trabalhar, meus pais estão envelhecendo e trabalham na informalidade até hoje (eles não terão aposentadoria e muito provavelmente vou ter que ir atrás do BPC pra eles). Meus pais criam duas filhas da minha irmã que já tem toda a vida desgraçada por ser usuária de drogas. Isso é a realidade de bastante gente de baixa renda. Digo todas essas coisas porque é difícil de não imaginar que o sistemas de cotas como é posto hoje pode ter me prejudicado.
Ninguém de cotas roubará sua vaga, quando se inscreveu para a prova você estava ciente do quantitativo de vagas. Outra coisa é que cotista também trabalha, estuda, tem dependentes e por ai vai...
@@vitornunes8917 80 vagas não foram criadas para cotistas. Essas vagas foram tiradas do total de 400. Acredito que o critério de renda e candidatos provenientes de escolas públicas abrangem muito mais pessoas e de forma mais justa (do modo como o Sisu aplica). Quando eu disse "pode ter me prejudicado", é porque não conheço a realidade desses 80 cotistas já que o critério é puramente racial.
@@johnmichael8502 é exatamente por isso que falei aquilo, não é vaga tirada da ampla, se o tribunal não fosse obrigado por lei a ter cotas ele podia muito bem abrir 300 vagas apenas, mas se ele abre 300 tem de abrir 80 para negros e 20 pcd. É algo criado laaaaa trás e que todos nós quando nos inscrevemos estávamos cientes. Concordo com você que a cota social é bem mais justa, contudo cota tem que ser temporária, você mal vê negros e deficientes no serviço público sem ser os mais básicos, precisamos dessas cotas e da social também temporariamente para equalizar o pessoal de maneira igualitária ao mesmo tempo que teria que melhorar a educação básica para num futuro extinguir as cotas, mas isso é sonho kkk
Como não tem chances com 83 pontos líquidos num concurso com validade de 4 anos ? Ficou em qual posição sabe ?
@@andrezacosta5046 Ainda não saiu o resultado, mas tão dizendo que o corte será de 85 na capital
Que bosta.
Cota tinha que ter pra PCD e Baixas rendas.
Não possuo ainda opinião 100% formada sobre cotas PPP. Porém, deveria ter o acesso o PPP de baixa renda. Já vi mt filho de papai, preto, que teve acesso aos melhores cursinhos, ficou por conta exclusivamente dos estudos, gozar dessas vagas. Deveria ser usado o critério das universidades (PPP + 1,5 salário percapta). Não vejo igualdade social se essas vagas continuam a beneficiar as pessoas das classes mais abastadas.
A cota deveria ser social independente da cor
Pois é, e o estranho que na Universidade é assim, além de ser ppp tem que comprovar que é baixa renda, não sei porque concurso é diferente.
A cota racial independe da condição social da pessoa. Como você disse, pessoas pretas mesmo sendo "filhinhos de papai" ainda sofrem com o racismo estrutural, o que não gera equidade nas relações sociais.
@@MarcosVinicius-yd1bx mas você acha justo uma pessoa ser beneficiada apenas pela cor da pele, enquanto tem outras pessoas com uma renda social inferior que mal tem tempo e recursos para estudar, se ainda existe essa diferença nas relações sociais é culpa do próprio Estado que usa desse recurso para "maquiar" a sua propria ineficácia no combate ao racismo.
@@marcusantonio3606 exato. Cota SOCIAL. Afinal, quem realmente se ferra, independente de cor, é o pobre.
Daqui a pouco os concursos terão 50 vagas, mas apenas 5 vagas pra ampla concorrência e o resto pra vários tipos de cota. Minha opinião é que deveriam haver apenas 2 cotas, pra pessoas com baixa renda e pra PCD.
Sim
@@dayana1190 mas a maioria q passa é alta renda 🤡 (pelo menos nos mais concorridos)
O DF ja saiu mais outro tipo de cotas... pra variar...
Essa discussão deveria ser levará para o congresso para a população decidir. Mas as resoluções estão saindo de fininho sem levar em conta os reais representantes da população
Cotas só para PCD, o resto é colocar a bunda na cadeira e estudar.
Tem que botar cota pra todo mundo -> Afrodescendentes, indígenas, homossexuais, canhotos, ruivos, torcedores do Atlético-MG e crossfiteiros. Deixa que a gente da ampla concorrência se mata com a 1 vaga que sobrar. Vai ser mais divertido.
Pode chorar mais que tá lindo.
Vai ser uma vaguinha, somente, pra ampla concorrência. Que delícia, hein??!!
Aí veremos a meritocracia. Que o melhor vença, não??? Ou vai chorar porque tem pouca vaga??? Hahahahaha
Ué, mas Brancos não choram!! São fortes e guerreiros kkkkkkk
@@dossantos558 Uai, quem tá chorando aqui é você. Acabei de falar que sou a favor de cotas pra todas as minorias. A ampla concorrência que se vire com menos vagas porque tem mais oportunidades de estudo. Leia de novo o que eu escrevi.
Cota só para pcd, concurso não é programa social.
Eu sou a favor de cotas para deficientes e baixa renda, mas não sou a favor de cotas raciais e outras mais (gênero, opção sexual, etnia etc). Não sou a favor de cotas raciais porque a maioria da população brasileira é negra/parda e pobre, ou seja, ela já participa das cotas no critério da renda.
Cotas sociais e PCD para universidades . Concurso publico so cotas PCDs . O resto é levantar a bunda da cadeira , ir a luta e exigir dos politicos q cumpram sua obrigacao na educacao .
Nesses dias conheci um rapaz que é~pobre, negro e PCD que é radicalmente contra as cotas. E ainda ele tem um irmão gay e uma irmã lésbica.
@@thiagoc.m3000 sim, eu também conheço ! A justificativa de quem acha q cor da pele é merecedor de mais direitos não faz sentido algum , 5 minutis de debate vc ja derruba as " justificativas " . Ninguem quer ir pra rua exigir nada dis politicos mas " pedir " tratamento diferenciado quer .
Isso so camufla, coloca alguem negro ou pardo num cargo so pela cor e não pela competência. No futuro teremos o que? Mais desigualdade pq o branco que entrou pela ampla concorrência, na maioria das vezes estudou mais, e o negro pela cota, geralmente a nota é bem menor, ou seja, um branco que estudou mais e um negro que só vai tá lá de enfeite.
@@thiagoc.m3000 Eu sou PcD e realmente existem pessoas com deficiência que são contra as cotas. Eu sou totalmente a favor, a vida nossa já é difícil, não vou ir contra algo que me ajuda de alguma forma. Mas cada um tem seu direito de usufruir ou não das cotas.
Up
Cotas somente sociais, nada além disso. É mais que suficiente.
Partindo deste teu ponto de vista, não iria fazer muita diferença porque bem dizer todos iriam se declarar miserável, basta não ser o titular de bens móveis e imóveis; e mesmo assim creio que daria, não ultrapassando um valor "X", seria algo subjetivo, as pessoas iriam escolher ser pobre por questão oportuna. Sou branco, passei em três concursos e não sou contra cotas, mas me considero prejudicado por pessoas que passaram nas cotas e tem o mesmo tom de pele que o meu.
"O cotista tirou minha vaga"
Classificação do NÃO COTISTA: 309°
Total de vagas: 15
pois é, é cada uma KKKKK
kakakaka desse jeito
Ja viu no Enem? Kkk eu fui da uma olhada na posição, ta lá... 8, 9, 10, 215, 11, 12... Primeiro eu não tinha entendido isso, dpois reparei e vi, o cara pulou mais de 200 posições simplesmente pela cor kkk
@@Gabriel-xl1cn fonte?? No enem é muito vago dizer. Até porque ninguém passa no enem, mas sim no Sisu e para determinadas universidades. Qual unidade foi que o cara passou 200 posições pela cor? Até porque isso não faz sentido já que no Sisu cotista compete com cotista. No Sisu já vem tudo separado. E outra, no "enem" como você diz, as cotas antes de serem raciais são sociais. Ou seja os negros que entraram por cota são estudantes de colégio público também.
@@Gabriel-xl1cn E foi? Manda aqui o link com o PDF desse resultado pra gente dar uma conferida ou então invente uma fic melhorzinha da próxima vez. Porque todo mundo sabe que no Sisu, os cotistas disputam as vagas das cotas entre eles mesmos.
Sou a favor de cota para os mais pobres . Seja branco , negro ou índio . Pow , moro no Pará . Índios aqui ganham indenização e andam de hilux . Kkk não todos , mas tem um monte .
Concordo plenamente.
Partiu Pará!!! 😂😂😂
Eu não tenho Hilux
Mas os candidatos PARDOS não se encaixa nas vagas de INDÍGENAS???
Pardo é o novo branco já que brancos tão em extinção
Acredito que sim. Pardos, pela classificação do IBGE são miscigenados. A não ser que esse indígena seja 100% indígena, ele teria direito às cotas de negros. Mas acho que a banca não vem questionar isso, pedindo uma análise de todas as gerações passadas da pessoa pra saber se ela é miscigenada ou não. Então acho que cotas para pardos vale para indígenas também.
@@ivaniantunes1766 se pardo do IBGE fosse aceito não teria negro nas cotas. O judiciário alterou a definição de pardo em concurso para preto.
@@rubensalex99 Não sei em Cotas de concursos públicos, mas para o IBGE pardos tem a ver com miscigenação de diferentes cores de pele, pode ser branco com preto, branco com indígena, indígena com preto. Só a mistura de orientais com outras cores que não sei se encaixaria em pardo ou amarelo. Também não sabia. Descobri e essa semana e conferi para saber se era verdade.
Não, ou você é pardo ou indígena. Sou Indígena e não sou parda kkkkk se eu entrasse em cotas para pardos eu não seria aceita.
O pessoal acredita que quem passa nas cotas não estuda...
@@marcusviniciusnascimentosa1219 pois é!!!
Eles falam como se nas cotas entrasse qualquer um e não é assim.
@@marcusviniciusnascimentosa1219 Eu sei que NÃO É NADA DISSO! ALOOU!! Sou a favor das cotas, quem estuda direitinho não precisa ficar se sentindo ameaçado com isso!
@@rithadekassia9958 Acredito que esse é o problema., falta de informação e puro preconceito!
se estuda, faça na ampla concorrência. Vai aumentar mais ainda a representatividade
Hugo, faz um vídeo falando como funciona o seu trabalho lá no TJ, o que você faz, como faz e etc.
up
Defendo cotas, sou branquelo e de classe média sem maiores problemas de renda etc...
Porque para distribuir as vagas para parlamentares ou seja Deputados,senadores,vereadores nao existem cotas raciais nem cotas para deficientes????? Neste mundo so quem tem valor sao estes malditos politicos...pra ser politico no Brasil nao e exigido absolutamente nada
Democracia.
Mas existia alguma proibição legal para indigenas se inscreverem em concursos? Aliás, qualquer pessoa pode, só se increver, estudar passar dentro do numero de vagas...nunca vi um concurso proibindo pessoas.
Cotas Indígena é de extrema importância, afinal tem cotas para negro pq não teria para Indígenas? Que dizer que não temos essa prioridade que falta de respeito isso sim.
Totalmente contra a qql tipo de cotas, isso estimula mais a discriminação. Concurso É pra quem estuda. Pergunta pro Joaquim Barbosa se ele virou ministro pelas cotas? Isso é insultar a capacidade intelectual da pessoa.
👏👏👏👏👏👏👏👏
Cotas estimulam a discriminação aonde? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O racista que acha que negros são burros não vão ser convencidos do contrário caso a cota não exista. Não faz sentido algum o que você diz.
@@dossantos558 realmente, se você tem um grupo da população que foi aprovada pra algo com uma nota menor que a da maioria... Ninguém vai estranhar kkkkk imagina uma empresa que precisa de um engenheiro, vai fica subentendido que o engenheiro negro tirou nota menor que o engenheiro branco, ou seja, mais preconceito.
@@dossantos558 ruclips.net/video/k0osDSy6mBI/видео.html
Sou de classe média e sou parda com traços indígenas e afros muito fortes. Sempre vou usar a cota racial e a de escola pública pq estão disponíveis e eu sou a favor delas. A minha condição financeira não me isenta de sofrer preconceitos por conta dos meus traços, do meu cabelo crespo, do padrão eurocentrico imposto pela mídia e dos olhares estranhos dos moradores brancos no condomínio em q eu moro.
Já disse uma vez e repito: Cota é resistência, incentivo e ocupação necessária.
Concordo, as vezes uma mulher preta pode ter as melhores qualificações para um determinado cargo em empresas privadas, mas eles preferem escolher mulheres brancas com uma aparência padrão que as vezes nem tem as mesmas qualificações.
É ISSO!
Tem que ter cota pra quem é feio tmb
Sou veementemente contra qualquer tipo de discriminação positiva
Os donos do Brasil São recordes nas faculdades????😅😅😅😅
Graças a deus consegui passar no meu primeiro concurso, com muita luta e com algumas técnicas aplicadas, consegui chegar lá
Que técnicas?
@@yuritrajano5171 deixe seu whatsaap para eu te falar
Qual concurso?
Sou a favor da cota para indígena!
Cotas somente as sociais e para PCD.
Acredito que as cotas devem ser sociais e não por cor. Até porque não é um parâmetro objetivo.
A unica cota q faz sentido pra concurso é pra PCD . Na duvida em relacao a cotas para indígena no Ibama , ainda nao tenho opiniao formada .
Vai para a rua protestar.
Acho que nem essa cota faz sentido. (Pra mim faz mais sentido garantir que o local de prova seja acessível e que o candidato tenha um tempo mais flexível para a resolução da prova, redação e preenchimento do gabarito e só). Sei que o exemplo é extremo mas eu assisti a paraolimpíada e vi a competição de 400m. Se eu fosse correr naquela velocidade deles eu nem chegaria no final da corrida e se eu insistisse capaz de ter um ataque cardíaco no meio da prova.
@@alexandrepereira1740 vamos 👍
@@wilsonsantos758 que comparação é essa? Você que não tem deficiência olhar de fora para alguém que tem é muito fácil, mas só a pessoa que tem deficiência sabe as dificuldades dela. Além do que, as cotas PcD são, na maioria das vezes, apenas 5% das vagas. De 100 vagas apenas 5 são para PcD. Essa quantidade ínfima não vai fazer a diferença para você, mas vai para quem tem deficiência e não consegue encontrar emprego por causa da discriminação do setor privado.
Oie Hugo, booa tarde. 💗
Sou super a favor de cotas para toda e qualquer minoria.
Cotas para concurso público é, de maneira geral, injusta porque é feita somente pelo critério racial. Segundo o IBGE, mais de 50% da população brasileira se declara preta ou parda, então imagino que nesse quantitativo existem pretos ou pardos que são de famílias muito bem financeiramente e que tiveram ensino de qualidade em escolas particulares, ou até mesmo podem "somente" estudar sem a preocupação de ter que trabalhar. Critério de renda ou de candidatos provenientes de escolas públicas no Brasil faz muito mais sentido do que cota racial. Nesse caso específico do IBAMA, até que faz sentido cota para indígena por conta da natureza das atividades do órgão.
Sim! Tem que ter! Basicamente quem fundou esse país desde sempre
Quem ta reclamando sobre isso eu dúvido que vai prestar o concurso.
cotas sociais sim, raciais não
No fundo, as cotas, independente de quais sejam, mostram que qualquer processo seletivo não é nada meritocrático. haja vista que o próprio Estado ou qualquer entidade que o promove, reconhece que há uma desigualdade de oportunidades que é sinalizada (mas, não somente) pela Educação que cada um recebe.
Deste modo, é querer amparar a consequência correta, resolvendo a causa errada.
Se houvesse uma Educação digna para todos, independente do poder aquisitivo de cada um ou qualquer outra excludente, não haveria cotas de Escola Público, por exemplo. Aliás, pontuo "digna" porque logicamente não é necessário que seja uma Educação igual para todos, mas sim, uma que tornasse possível que os desfavorecidos tivessem um desempenho tão bom quanto aqueles que, por alguma motivo, são favorecidos.
as cotas raciais evidenciam um descaso com a educação? sim. mas para além da educação elas evidenciam o que o nosso país fez com o povo negro e com os povos indígenas através de leis e políticas que visavam o branqueamento da sociedade brasileira. infelizmente ainda há muito a ser feito, as cotas raciais fazem parte do longo processo de redemocratização que nosso país ainda deve viver.
Nesse caso você só está falando das cotas raciais né? As cotas PcD só deixariam de existir se a deficiência deixasse de existir. Educação e dinheiro não resolvem a desigualdade nesse caso, ainda mais para as deficiências mentais.
Sua cor não define nivel de escolaridade,o que define isso é a renda.Fora cotas raciais,viva contas SOCIAIS.
Muita cota pra tudo. Quem vai melhor passa e acabo.
Todas as cotas raciais nao fazem sentido.
Obrigada Hugo por explicar no vídeo o porquê das cotas raciais. Têm muitos ainda que não querem entender sobre essa grande desigualdade, dão a sua opinião de ser contra as cotas, sem pesquisar a porcentagem de pessoas pretas/pardas em cargos públicos. Sou a favor sim para todos que ainda são minorias nesses cargos, principalmente para os indígenas!
Seu comentário é totalmente necessário 🙏
Pra mim cota so por renda. Cota por cor por mim não devia existir, eu poderia usar, mas acho muito errado. Prefiro reprovar que ser aprovado dessa forma. E outra, cota pra preto/ pardo, pra índio... Só por representação ao invés de competência... Jajá teremos cotas pra gays, lésbicas, travestis, trans... E por aí vai.
@@Gabriel-xl1cn Eu pensava como você antes de buscar informações sobre cotas raciais. Quando pesquisei sobre o assunto e vi a grande diferença que temos nesses cargos, onde é algo estrutural e precisa urgentemente ser reparado, mudei a minha visão. Sou a favor das cotas sim. Me diz no cargos mais relevantes, como o Executivo e Judiciário, quantos pretos/pardos já ocuparam??
@@Gabriel-xl1cn mas você fala como se a pessoa que usa cotas não precisasse estudar e se empenhar como todas as outras. gente, vamos tirar da nossa cabeça que a pessoa que tem direito as costas, sejam elas raciais ou de renda, automaticamente vai passar no vestibular ou concurso que prestou. existe uma porcentagem de cotas, assim como uma porcentagem de vagas para as pessoas não cotistas.
@@BOb-wt5nt ah, então se a pessoa estudar o assunto automaticamente vai ter sua opinião? Não entendi isso, de verdade. Prefiro que invistam mais na educação básica e tenha alguem negro ou pardo aprovado por competência do que de enfeite em algum cargo.
As cotas raciais são só para concursos federais. Estaduais não são obrigatórios. Pelo menos aqui em MG não. O edital do concurso da PPMG não tem cotas raciais, apenas para portadores de deficiência.
A verdade é que se tivéssemos uma educação igualitária e acessível a todos, simplesmente não teríamos motivos para ter cotas.
Obs: sou a favor das cotas!
Até parece q a maioria das pessoas q estudam para concurso nesse pais são ricos. A maioria trabalha duro, pega onibus, mas nem todos conseguem entrar em cotas. Isso de cotas está é acabando com o concurso.
Só concordo com cotas para deficientes, instituir cotas pela cor da pele ou "tribo" não faz o menor sentido
Para o índio faz
@@glauciohenrique7348 o problema q todo mundo acha q só ele tem dificuldades na vida. E outra, indio entra transquilamente em cotas de negros e pardos.
Amigo voce vai fazer um concurso mais sem conhecimento ne? Mesmo si voce quisesse ir pela cota indígena,voce seria reprovado. Pois a cotas nao quer saber si sua avó e india mais sim voce. Si voce nao mora em uma aldeia,e si voce nao estar registrado no censo nacional da funai voce nao prova que voce e índio
Só devia existir uma cota: a social. O resto é balela. Nesse ritmo, a função das cotas vai perder o sentido.
Eu tenho receio de colocar cotas, pra alguns sou negra, pra outros parda. Acho tão subjetivo.
Ah, é branco
no vídeo anterior, fiquei muito triste quando vi a temática e o video foi excluído. Vim logo correndo assistir por via das duvidas kkk. Acho q deveria ter cota para indiginas dentro da cota dos negros.
Hugo, Por favor faz um vídeo sobre: cotas para pessoas com mais de 40 anos em concurso público.
Ueee , nem deveria ter para Negros , imagina para indígenas. E olha que sou pardo viu , nao apoio isso.
Bom dia ! Sou a favor das cotas sim mas não à ponto de serem exorbitantes, se fossemos buscar causas para suprir esse argumento o nosso passado já diria por si próprio.
Hugo, o senado aprovou uma lei que está agora na CCJ que diz que a validade dos concursos só vai começar em 2022. O que significa exatamente isso? (Desculpa, sei que não tem nada a ver com o vídeo).
Que o prazo para convocações dos concursos feitos antes da pandemia começa a contar a partir de 2022. Por exemplo, concurso feito no começo de 2020, tinha prazo de convocação de 2 anos, mas devido a pandemia as convocações estavam suspensas. Ai esse prazo, que era pra terminar agora no final de 2022, vai começar a contar do começo de 2022 e vai até 2024.
Vlw!
cotas raciais e cotas de PCD fazem parte da redemocratização do país. são muito importantes. eu apoio.
ter cotas não significa que a pessoa não deve estudar e se empenhar.
Indigenas não estão dentro de pardos?
Podem até falar q nao, mas na prática entra sim.
@@ton_ss né isso, pardo independe da origem, é mesclado com negro/indígena
Só concordo com cota de renda per capita
Apesar de não me inserir em nenhuma, sou super a favor das cotas!
A Administração Pública deveria ser cega: contrata os mais bem classificados no certame público e já era.
Daqui a pouco vai ser 70% de cotas e 30% para concorrência geral.
Todos que se manifestam contra cotas tem visão pífia sobre a formação da sociedade brasileira e nem se dão ao trabalho de pesquisar sobre como ocorreu a tardia abolição da escravatura, como esta força de trabalho foi substituída por imigrantes europeus, dão opinião apenas olhando pro próprio pé. Existe regra e exceção, sendo o grosso da parte mais desfavorecida da sociedade ser fortemente composta por negros e pardos. Só por curiosidade, comecem a pesquisar nos concursos mais hards do Brasil o quanto é discrepante a nomeação de negros/pardos em relação ao brancos. Será porquê? Agora quem lota penitenciária, favela e sinal de trânsito muito raramente é branco. A culpa não é nossa, mas existe uma enorme dívida com a comunidade negra e de outras minorias, que historicamente sempre foi achatada para o fundo das oportunidades.
Além do que os filhos de imigrantes tinham cotas para universidade e escolas quem não tinha direito civil eram os negros.
esse comentário deveria ser fixado!
Falou pouco e falou bosta. Meu pai é negro e minha mãe branca, sou branco e meu irmão mulato (dos mesmos pais).
Meu irmão tem direito a cota e eu não. Cumpre ainda salientar que a cota não atende a finalidade a qual fora instituída que é inserir o negro em par de igualdade com o branco nas classes da sociedade.
Mas vc me pergunta pq e eu te respondo que o negro que faz uso da cota pra juiz, auditor, analista etc etc não é o negro da periferia e sim o que mora na zona sul. Moral da história? O negro da zonal sul QUE JÁ ESTÁ INSERIDO NA SOCIEDADE devido a sua condição financeira está tirando a vaga do negro que REALMENTE precisa da cota pra poder se inserir e quebrar esse ciclo.
Enquanto os beneficiários de cotas forem negros do mais alto escalão, SEMPRE SEMPRE haverá essa desigualdade.
A cota deveria atingir o negro que está na periferia e come feijão com farinha no almoço e na janta e não o que come contra filé todos os dias.
👏👏👏 exatamente cara, comentário sucinto, mas super pertinente!!
Penso da mesma forma, Welerson! Mas vão te chamar de mimizento por dizer a verdade.
IBAMA não demarca terras!
#Partiu se fantasiar de indigina
Hugo, você disse algo bem relevante: são muitas as minorias no Brasil. Entretanto, juntas, essas minorias são a maioria.
Nada contra as cotas para pretos, pardos ou indígenas, porém, não sei se é adequado usar exclusivamente o critério racial. Num concurso de técnico IBAMA, de nível médio, por exemplo: um negro que tem curso superior tem direito à cota, já um branco sem deficiência, mas sem nível superior não concorre nas cotas. Quem é o excluído? O negro que cursou uma universidade ou um branco que não pôde fazer uma faculdade? Sei que historicamente o negro sempre foi excluído, mas questiono a questão das cotas exclusivas por critério racial.
Em órgãos como FUNAI e IBAMA, acho relevante as cotas para indígenas, especificamente. Nos demais casos, entendo que os indígenas poderiam se enquadrar no grupo de pretos e pardos. Em todos os casos eu questiono as cotas exclusivas pelo critério racial.
A representatividade dos negros nas universidades, no setor privado(entre os maiores) e até mesmo nos concursos públicos onde há maior debate, nós somos a minoria, mesmo sendo a "maioria" em número, assim como você disse. Pra você, oq explica de fato essa falta de representatividade nesses cargos em que eu citei??? Tem que ter algum motivo, se tirar as cotas raciais, vocês vão simplesmente pegar tudo pra vocês. Tu falou sobre o nível superior, se tu levantar os dados gerais, você acha mesmo que negros saem na frente em número em relação aos brancos??? Sem contar que o nível superior pra diversos cargos públicos, conta somente como requisito, o que realmente de fato, tem peso na sua aprovação é o cursinho com um conteúdo bom para te direcionar e acesso aos materiais de qualidade, e pra ter ensino de qualidade no nosso país, você vai ter que gastar, e você sabe muito bem quem sai em desvantagem em relação a isso, e se não souber, basta ir em um cursinho presencial de ênfase na sua cidade e observar a sala de aula ou até mesmo em uma escola particular. Isso tudo faz parte de um contexto histórico irmão, tem que ter um "porquê" de dentro das cotas as notas de corte ser majoritariamente baixas em relação a ampla. Assim como é difícil ver *NEGROS* dentro das universidades e dentro dos cargos públicos, principalmente aqueles de grande relevância, é muito mais difícil ver os índios dentro das mesmas, até porque muitos deles foram assassinados né ?? Existem cotas por renda, para deficientes, e eu sinceramente não sei o porque várias pessoas se questionam tanto e é contra as cotas raciais mesmo observando o "padrão" que a sociedade apresenta no dia a dia. Querem cota por renda, mas no quesito renda, nesse país, quem está por baixa somos nós NEGROS e pardos. Sinceramente eu não consigo entender, mas respeito a opinião.
Eu também já questionei isso, mas não podemos esquecer que a escravidão no continente americano foi por critério exclusivamente racial e isso deixou marcas tristes na nossa história. Entre um pobre branco e um pobre preto, o pobre preto quase sempre vai encontrar mais dificuldades. Entre um rico banco e um rico preto, idem. O ideal mesmo é que em breve isso não seja mais necessário.
Exatamente
@@ivaniantunes1766 Genial a sua colocação Ivani, Genial!!
Só faz pra quem é indígena kkkkkkk
Eu não concordo com "cotas raciais' em concurso público,pois há muito negro por ai capacitados como brancos ,e nem concordo essa limitação deles em ingressar em um cargo público.Agora concordo com as cotas para deficientes fisicos,esses sim são limitados devido as suas deficiências.
Acho justo as cotas raciais, ainda mais tendo em vista que as notas de corte para os pretos, pardos e indígenas são sempre discrepantes da ampla concorrência. A questão não é só social, mas também é uma questão de representatividade, pensem em quantos negros vocês vem ocupando cargo de liderança em empresas ou cargos de comissão na politica.
A sociedade é desigual e cabe ao Estado intervir nesse problema para que todos possam ter uma ascensão mais justa.
Até por que, uma pessoa ter passado com cotas não significa que ela é burra ou que não estudou mas sim que ela competiu com pessoas semelhantes, inclusive os que se destacam a nota vai para a ampla concorrência.
Última coisa, se vocês reclamam tanto das cotas estudem e passem na ampla concorrência pois ainda tem a maioria das vagas para vocês competirem.
É difícil, expressar a minha opinião desse jeito pois sei que a critica vai ser grande, mas podem responder ai em baixo, contanto que não venham com ofensas desnecessárias.
Hugo, você disse que as cotas não são pra sempre, quando as cotas acabarão?
Nao vai acabar, vão é aumentar e, com o tempo, ou vc é rico ou cotista ou tem QI. Populismo vai acabar com o sistema de concursos.
Sou a favor de cotas pcd e social somente.. Já vi conversa de querer meter cota pra trans no meio, aí é o cúmulo da sacanagem kkkk
Hugo excelente vídeo! Me tire uma dúvida por favor, você acha vantagem começar a estudar pro TJ sp mesmo sem nenhuma previsão de edital?
#CotaSocialJá
Se pessoas pretas são vistas com mais recorrência hoje em dia, no alto escalão do serviço público, foi devido ao advento das cotas raciais. Antes da existência de cotas, era comum ver juízes, desembargadores, auditores fiscais, analistas e promotores que não fossem brancos?? Mesma coisa com as Universidades, era comum ver o filho da empregada, preto, da comunidade podendo estudar medicina, direito e engenharia, junto com os filhos da patroa? Por favor, não venham me falar de igualdade racial em um país que tem 519 anos, e desses 519 são 388 só de escravidão. O Brasil é outro desde a lei de cotas. Então, sou sim à favor das cotas para pretos e indígenas.
Pinta os brancos que passa.
@@gabrieldegois8687
Infelizmente, criar as cotas é melhor do que pintar os brancos.
Ver branquinhos amargurados chorando no RUclips por causa disso é bem mais divertido.
@@dossantos558"Ver negrinhos amargurados chorando no RUclips por causa disso é bem mais divertido."
Engraçado isso, o cara se considera anti racista e não sabe nem o que é racismo. Da pra ver isso lendo o seu infeliz comentário. Troque uma raça por outra e veja como seu comentário é errado, julga alguém por cor ou raça é ridículo. Imagine que alguem falasse o que você acabou de dizer so que ao contrário, como fiz, voce iria fica feliz? Errado, né?
Cota é sobre inclusão, é necessário.
As cotas são importantes sim, todas elas! Quem as fez estudou o assunto por anos, existem teses de doutorado sobre o assunto com repercussão internacional. Quem sou eu para dizer que estão errados? não estudei o assunto. Achismo não é opinião inteligente.
O que vescreveu, sim, é achismo, consequentimente não é opinião inteligente.
Tem que ter uma cota para mulheres com a letra L
Indígena? A Índia na cop de iPhone 12 kkkkkk cota pra que.
Se questionam para negros e pardos, não se diferencia para indígenas.
Único que ao meu ver é ideal, é pcd.
Verdade kkkkkk
O índio também é ser humano... O índio também sonha. No entanto nós não conseguimos até compreender seu papel na sociedade. Dessa forma eles são totalmente segregados.
@@lactubedog7675 mesmo argumento dos gays, lésbicas, travestis... Se a pessoa estuda, dá pra passar. Não sou a favor de julgar alguem pela cor ou raça, e sim pela inteligência.
Pode chorar mais que tá lindo.
@@dossantos558 belo argumento. Usa isso na redação, se for cotista acho que passa.
Cota não é esmola. Cotas, em processo seletivo, qualquer que seja são necessárias. É inclusão, reparação e igualdade.
Se você tira uma nota menor que a da maioria e mesmo assim é aprovado, isso é pena. Ou esmola.
@@Gabriel-xl1cn Não sei de onde tirou esse comentário absurdo.
@@user-bd4bh3iv2s Pega qualquer concurso, a nota da ampla é maior que a da cota, salvo raríssimas exceções. Se você nunca viu a nota da cota e comparou com a da ampla... Agr entendo pq defende essa aberração, não vai se informar.
Estudo para concurso a anos, já vi varios concorso onde a nota de cotas eram baixissimas.
Vagas para ruivos já.
Concurso público não é caridade, portanto não deveria existir nenhum tipo de cotas.
Tem um vídeo da Adriane Fauth que ela explica essa história de cotas de maneira louvável.
É algo assim: se todos tivessem a mesma situação para uma prova, não precisaria cotas.
Mas como há desigualdades naturais e históricas (PCD, afrodescendentes,.) então as cotas devem 'nivelar' essa diferença para que todos participem o mais próximo possível de igual pra igual.
Falando em cotas, eu queria saber como foi pra outros concurseiros com asperger pra obter o direito à cota pra deficiente. To com dificuldade de obter o laudo com as informações necessárias
Pede o seu psiquiatra para fazer um laudo igual aos que as bancas pedem. Procura um edital desse ano da Cebraspe, eles colocam um modelo no final do edital.
Cotas sociais são mais importantes das que segregam a população... Existe apenas uma luta real, do rico contra o trabalhador.
Quem acha que cota deveria ser apenas pra PCD deveria estudar história, buscar estatísticas e parar de falar besteira. Mi-mi-mi é o que não dói em vc 😉
Discordo de alguns elementos apresentados por você, Hugo. Sou também favorável a cotas para povos indígenas assim como você, mas acredito que isso não daria margem para expandir as cotas da forma como você apresentou. Acredito também que vale ressaltar os ataques que eles vêm recebendo nos últimos anos com esse governo. No mais, seguirei acompanhando seu canal. Terminei minha graduação recentemente e iniciei os estudos para concurso e de longe seu canal apresenta o melhor conteúdo, em especial os posicionamentos contra a reforma administrativa.
Faz cota pra ruivo e albino...eles sim são minoria.
Inafastável ingressar nessa seara. Há de ter cotas sim!
Eu acho que os negros e brancos são iguais sim, o problema todo é a misera do preconceito.
não nao faz
Triste demais ver o comentário. Concurseiro deveria ser uma classe estudando por um futuro melhor para si e para o país. E entendo que para melhorar o país devemos entendê-lo em história e políticas públicas.
Achar que somente as cotas para baixa renda são capazes de equiparar as desigualdades sociais e dificuldade de acesso a algumas populações como indígenas, pretos, pardos, quilombolas etc, é ser extremamente ingênuo, mas também ignorante.
Graças a Deus a ignorância conseguimos combater com estudo. Indico.
Fala isso pq vc não é uma branca que nasceu em favela, né?
@@andersonaddios246 quem nasce pobre e não for negro ta fu##do kkkkk
Eu já fiquei feliz em saber a maioria das opiniões aqui nos comentários haha. Agora eu sei q o povo q estuda pra concurso ñ é alienado
Pessoas reclamam das cotas, mas não reclamam de piadas capacitistas, machistas, racistas, homofóbicas, etc. Infelizmente a cota não era pra ser necessária, mas enquanto os donos do poder e dos privilégios (que vai além do dinheiro) na sociedade continuarem tratando as minorias como inferiores sempre precisaremos de cotas. Isso não tem a ver com a porcentagem na distribuição, tem a ver com o poder de influência em que determinado grupo tem na sociedade.
É ir pra rua protestar
O que é uma piada capacitista?
Cota so aumenta mais o racismo. Imagine um pai que leva seu filho na emergência e lá tem dois médicos igualmente competentes, um negro e outro branco. O negro foi aprovado com nota altíssima na faculdade, mas sabe quem o pai vai escolher? O médico branco por achar que o negro se utilizou de cotas e não tem a mesma competência do branco que teve que "estudar mais" pra entrar pela ampla concorrência.
@@Gabriel-xl1cn "por achar" Aí já é preconceito, amigo. A culpa não é do negro. E já que você citou as notas das federais que tal dar uma olhada nas notas dos cotistas nas federais? Altíssimas também.
@@Gabriel-xl1cn "não tem a mesma competência" Primeiro que os cotistas são muitos capacitados também. Você fala como se pegassem qualquer negro na rua para preencher as vagas. E segundo, as cotas existem por conta da desigualdade social.
As cotas existem pq nós temos desigualdes no Brasil que ultrapassam o lado financeiro da coisa. Os negros, por exemplo, ocupam apenas 15% dos cargos mais altos do serviço público. Diplomatas, menos de 6% se consideram negros. Quando se trata de indígenas, esse número cai pra mais da metade. Fiz direito em 2 universidades públicas, mestrado em outra, e nunca vi 1 indígena sequer. As cotas existem pq é uma entre as milhares de formas que conseguimos de inserir povos subalternizados em lugares que detêm mais poder e mais poder aquisitivo. Quem é contra simplesmente não entende que nosso sistema é excludente e nao garante igualdade em competir, não entende nada sobre nossa estrutura social. Se você já viu algum indígena em altos cargos, fala aqui. Eu nunca vi nenhum. E não é por falta de competência, mas sim de OPORTUNIDADE DE EDUCAÇÃO E DE ACESSO.
Sim,.faz sentido. Tem todo o direito
Sou contra as cotas ! Com excessão das pessoas com deficiência, excluído estes das áreas policiais.
Tem cota pra tudo..acho que so tem que ter pra universidade...