26:00 Interpretação pessoal a respeito de Ex 3:5 A queda de Adão tornou a terra maldita (Gênesis 3:17-18). A serpente, condenada a rastejar sobre o ventre, está em contato direto com a terra amaldiçoada, e o pó dela será seu alimento (Gênesis 3:14). As sandálias podem simbolizar "uma barreira" entre os pés do homem e a terra amaldiçoada. O cristão deve pensar nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra (Cl 3:2). A sua mente esta em Deus, embora seu corpo nao glorificado esteja ainda na terra. No tocante ao encontro de Moisés com Deus, a Sua presença santificou o Monte Sinai tornando-o puro e santo, razão pela qual as sandálias de Moisés podiam/deviam ser retiradas (Êxodo 3:5). Parece que aqui é a 1ª manifestação física de Deus na terra após a queda de Adão. Antes do lapso Deus visitava Adão no Éden na viração do dia. A Árvore da Vida foi retirada do Éden após a queda, mas Deus, misericordioso, manifestou numa sarça, "Seneh", em hebraico, arbusto espinhoso e seco sem muita beleza, símbolo da condição do homem caído: sem vida plena e distante de Deus. Apesar dessa característica peculiar da sarça,quando Deus se manifesta nela, ela não é consumida. Obs: entendimento pessoal. Editado para incluir a passagem abaixo por ser pertinente ao evento. Rute 4:7 NAA [7] Este era, antigamente, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: quem queria confirmar um negócio tirava a sandália do pé e a entregava ao outro. Era assim que se confirmava um negócio em Israel.
Bom dia meu caro
Viva Cristo Rei
Amém.
Amém!
Trecho abordado: Êxodo 2: 23-25 e Êxodo 3: 1-5
26:00 Interpretação pessoal a respeito de Ex 3:5
A queda de Adão tornou a terra maldita (Gênesis 3:17-18).
A serpente, condenada a rastejar sobre o ventre, está em contato direto com a terra amaldiçoada, e o pó dela será seu alimento (Gênesis 3:14).
As sandálias podem simbolizar "uma barreira" entre os pés do homem e a terra amaldiçoada.
O cristão deve pensar nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra (Cl 3:2). A sua mente esta em Deus, embora seu corpo nao glorificado esteja ainda na terra.
No tocante ao encontro de Moisés com Deus, a Sua presença santificou o Monte Sinai tornando-o puro e santo, razão pela qual as sandálias de Moisés podiam/deviam ser retiradas (Êxodo 3:5).
Parece que aqui é a 1ª manifestação física de Deus na terra após a queda de Adão. Antes do lapso Deus visitava Adão no Éden na viração do dia.
A Árvore da Vida foi retirada do Éden após a queda, mas Deus, misericordioso, manifestou numa sarça, "Seneh", em hebraico, arbusto espinhoso e seco sem muita beleza, símbolo da condição do homem caído: sem vida plena e distante de Deus.
Apesar dessa característica peculiar da sarça,quando Deus se manifesta nela, ela não é consumida.
Obs: entendimento pessoal.
Editado para incluir a passagem abaixo por ser pertinente ao evento.
Rute 4:7 NAA
[7] Este era, antigamente, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: quem queria confirmar um negócio tirava a sandália do pé e a entregava ao outro. Era assim que se confirmava um negócio em Israel.
Amém