Esses dias eu fui pesquisar sobre isso e descobri algo muito interessante. Teve uma época lá nos EUA que criaram um método de envio de notícias do dia por meio de ondas de rádio, onde algumas estações serviam para esse fim, e a pessoa sintonizava a estação numa máquina que era adquirida para esse fim. Ela imprimia assim que saísse a edição do dia para a pessoa ler de manhã, como se fossem várias folhas de uma revistas uma embaixo da outra, dando um tamanho de 1 metro ou mais em alguns casos. Isso tinha a ver com a concorrência na época entre as rádios de notícia (gratuitas) e o jornal impresso. No papel saía texto e fotos, igual um fax, porém não dependia de linha telefônica.
Esse processo é chamado de teletype e podia ser wired ou wireless. A codificação utilizada por esse serviço gerou o teletype code que foi o pai do código ASCII que é o avô dos códigos de caracteres usados nos computadores de hoje em dia. Lembra-se do Telex?
No final da década de 70 trabalhei com uma máquina que fazia o mesmo que essa. Ela se chamava : Telefoto. (Era um pouco mais bonitinha do a década de 30) Uma vez quase arrumei uma briga, quando fui descrever para uma pessoa o modo como ela funcionava. O sujeito, ficou furioso quando eu disse ele que a foto era transmitida pelo telefone!!!! Ele achou que eu estava zombando dele....(kkkk) Essa máquina era Alugada pela UPI . NÃO ERA VENDIDA!!! Era Alugada. E so os grandes jornais podião aluga-la 9:32
@@BokoMoko65 na verdade eu estou falando de uma máquina que funcionava em conjunto com uma estação de rádio. Lá nos EUA foi separada uma faixa de frequência apenas para esse tipo de serviço. Havia varias rádios espalhadas pelo país. Antes mesmo da TV surgir na cada das pessoas. Naquela época, as pessoas se informavam pelo rádio. E o sistema era por meio de tirar foto da página e imprimir do outro lado. Não usava caracteres, ainda era algo analógico, se não me engano, uma agulha esquentava o papel de acordo com o sinal ficar forte ou não, deixando o local mais claro ou escuro, igual na foto original.
@@XDdrox isso que é foda, mas nada impede de montar um transmissor de baixo alcance, não causando interferências nos sistemas de comunicação atual n tem problema.
@@gabrielv.4358 sim, a tecnologia atual é tudo eletrônico, encapsulado, n da pra ver nada funcionando nem editar muito coisa sem esbarrar em software. Tecnologia retro é muito interessante pq vc ver a mecânica funcionando, consegue modificar cada mecanismo, tudo com as próprias mãos.
Estamos precisando de pessoas como vc. O Brasil precisa de pessoas que "des-mistifiquem" as coisas. As pessoas falam em tecnologia alienígena. Não enxergam que tudo está conectado e foi nós mesmos que inventamos. Parabéns pelos vídeos.
Como engenheiro, eu sempre fico muito impressionado com a criatividade do ser humano pra resolver problemas com as tecnologias que tem à disposição. Essa foi uma das mais incríveis que já vi!
Vídeo fantástico. A gente fica um pouco mais inteligente depois de assistir a um vídeo como esse. Seu canal é um presente para quem gosta do assunto. Obrigado!
Assistindo a estas belas imagens, cheias de conhecimento histórico, em uma fazenda, no interior se Goiás! A tecnologia humana nunca para de me surpreender!
Estou em Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, simplesmente incríveis essas invenções e a criatividade humana, nota 10 para o vídeo.
Seu canal é fantástico Mas essa é uma das melhores histórias que vc trouxe aqui no canal. Tem coisas, tipo, ar condicionado que todo mundo conhece, o interessante é conhecer também a história, quem foi, ou qual foram as pessoas que tiveram essas ideias. Mas essa história aí eu nunca tinha ouvido falar, e olha que eu fico fuçando coisas diferentes, histórias quem poucos conhecem. Essa aí é só mais uma prova da genialidade humana, pessoas geniais sempre existiram, o que temos hj é um acúmulo de conhecimento que permite muitos se destacarem, pq tem acesso a educação, e etc... Parabéns pelo tema!
Incrível que antigamente mesmo com recursos e conhecimentos limitados pelo seu tempo, não deixava de ser algo genial. Fico perplexo que muitos dessa geração atual não tem conhecimento e muito menos vontade de aprender. Não sei ao certo se a evolução tecnológica atual foi benéfica, muitos jovens de hj se "acomodaram" com coisas "fáceis e na mão". Muitos desconhecem o "poder" que a Internet dispõe hj em dia.. Se muita gente soubesse o quão difícil era antigamente buscar algum conhecimento, dariam mais valor.. Obg mais uma vez William 👏🏻 como sempre, ótimo canal ❣️
Esse método sem fio, reproduzindo a foto em placa de cobre, eu ainda vi em funcionamento num jornal de pequeno porte no final dos anos 80. Enquanto os grandes jornais tinham verba para adquirirem a tecnologia mais moderna, iam repassando os sistemas antigos para jornais de menor porte, onde sobreviveram, muitas vezes, até o advento da internet.
Nossa cara, eu assistia os vídeos deste canal há anos atrás e achei que já tinha 500k ou mais de inscritos. Me inscrevi aqui. Uma sugestão de vídeo: a história do desfibrilador.
Parabéns pelo canal... Vc é uma pessoa muito inteligente e estudiosa, sua didática é ímpar, consegue explicar de maneira simples algo muito complexo... Seus vídeos deveriam ser utilizado nas escolas do ensino fundamental e médio... Parabéns...
Fiquei realmente impressionado pela capacidade inventiva daquela época. Tenho que elogiar também o texto explicativo que vocês elaboraram. Muito fácil de entender.
Interessantíssimo. Acho que com isso acaba ficando evidente que a inteligência humana sempre foi incrível, mas que os recursos disponíveis em cada época foram gradualmente aumentando conforme a informação era divulgada. Não é difícil imaginar que na época do Egito, onde os faraós se auto denominavam deuses, apenas eles e as pessoas que tinham a permissão deles poderiam inventar coisas magníficas, com possível pena de morte para quem fosse do povão e se destacasse como gênio, mas conforme a estrutura social foi mudando, aumentou-se o número de gênios no mundo. Até pouco tempo atrás não faziam ideia de como levantaram as pirâmides e esfinges, mas considerando o que acabei de dizer, dá pra facilmente imaginar que um tipo de guindaste com recursos mais rudimentares tenha sido criado, assim como a transferência de fotos por sinais sem fio e com fio foi criado antes da internet. Acredito que a tendência é termos mais gênios por m² conforme avançamos na história.
Excelente video! Já considerava o fax uma das maiores invenções, essa aí então é demais. Parabéns por usar a tecnologia para transmitir conhecimentos desse tipo. Valeu!
Basicamente, o princípio de funcionamento é o mesmo entre esses aparelhos, fax, scanners e copiadoras. Todos usam o princípio de fragmentar a imagem e usar as áreas claras e escuras para refletir luz e, com isso, modificar pulsos elétricos. Algo que parece "mágica" passa a parecer absurdamente simples depois que se conhece o princípio de funcionamento.
@@ericktamberg670é o contrário amigo, hj em dia é algo "simples", mas quando se "entende" o funcionamento é de se explodir cabeças, isso nunca foi simples.
@@gabrielnogueira8520 , talvez eu veja de outra forma por ter sido técnico de manutenção de fotocopiadoras. Eu vi esse vídeo das duas bobinas com linhas ainda em VHS num vídeo de treinamento da empresa (Xerox). Havia equipes distintas de técnicos para as fotocopiadoras e para os aparelhos de fax, mas o interessante é ver como um mesmo princípio pode ser aplicado de N formas diferentes. A partir do momento em que a parte mais difícil é solucionada (converter imagens em impulsos elétricos e vice-versa), é relativamente fácil fazer derivações de aplicação. Basta manipular o fluxo desses impulsos elétricos (telefone, ondas de rádio ou mesmo de forma direta) e teremos uma infinidade de aparelhos diferentes, como copiadoras, scanners e fax (hoje temos as multifuncionais que fazem tudo num aparelho só - ainda não existiam no meu tempo de técnico). Creio que a coisa deva ter explodido a cabeça de quem teve que raciocinar do zero para desenvolver o sistema, mas parece muito simples depois que a coisa está pronta e é explicada.
@@ericktamberg670 é exatamente o que quero dizer, uma pessoa leiga como eu vai achar a tecnologia jurássica de "impressão" algo incrível. Fiquei imaginando em como deve ter sido difícil trabalhar com as coisas minúsculas, como trabalhar com a luz, etc... e como uma coisa leva a outra, e em como uma descoberta as vezes abre margem pra criação de uma coisa completamente distinta da inicial.
@@gabrielnogueira8520 , creio que o passo mais difícil tenha sido passar para o escaneamento em cores. O princípio de se fazer isso em preto-e-branco é relativamente fácil em comparação. O curioso é que a tecnologia das comunicações, de certa forma, ocorreu de forma inversa ao que pensamos: ela foi do digital (binário) para o analógico. O próprio código Morse do antigo telégrafo era uma forma digital, pois era constituído por um sinal contínuo interrompido, formando "zeros" e "uns" (traços e pontos) que, combinados, formavam a mensagem. Uma alternância de preto e branco funciona da mesma forma. Nesse sentido, os traços e pontos do código Morse, a alternância preto/branco ou o código binário usado na informática moderna obedecem ao mesmo princípio. O mais complicado foi desenvolver as comunicações SEM recorrer a métodos binários, usando o princípio de modulação de ondas.
É muito interessante ver como as coisas funcionavam no passado,creio que as invenções eram muito mais valorizadas,diferente de hoje que as pessoas não valorizam tanto grandes invenções:(,Ótimo vídeo como sempre 😊
Treze anos antes de a Internet comercial ser iniciada no Brasil, na França tinha o Minitel, uma espécie de Internet, sendo mais limitada, porém era muito usada por lá.
Amigo. Duk! Dá pra entender divinamente com sua explicação. Assim que eu melhorar financeiramente vou ser membro do seu canal. Bati o carro... Semanas.
Sensacional! Por mais canais com essa qualidade de conteúdos! Eu sempre ouço que a informação está sempre accessível para quem quiser, etc... não vou citar nomes, mas os mecanismos de disseminação de conteúdo só mostram fofocas, macacos dançando e/ou ostentando a vida que não levam, palavreado chulo, mentiras, sensacionalismo e teorias da conspiração, entre outros lixos. Enfim, PARABÉNS pelo seu trabalho!
Muito interessante esse vídeo, é quase o que temos hoje em conversor ótica para eletrônico ou também de sinal elétrico analógico para digital, sempre trabalhando com variações de intensidades ou código. Eu entendo por sinal digital como um elétrico analógico muito mais limpo, preciso e com mais possibilidade de variações e maior transmissão de códigos
eu me pergunto quando vc fara um video sobre a historia da televisão sempre quis saber oq faltava para as tv's ficarem a cor antigamente, acompanho seu canal desde 2020 e adoro cada video (sim ja vi todos são muito interessantes e detalhados)
Show muito top... agradeço ao João Paulo Piveta que compartilhou o link , Parabéns ao responsável pelo canal Invenções na História pela ótima matéria rica em informação.
Video muito bom. Considero o primeiro método apresentado no vídeo totalmente analógico. No segundo método a informação da tinta é binária, tem só duas possibilidades, preto ou branco, e o sincronismo do tempo continua sendo analógico.
hj funciona da exata mesma forma, o q muda é a velocidade de transmissão, mas tem umas tecnologias de renderização de imagem que usaram em uma epoca q passaram a progredir a qualidade da imagem com o tempo de transmissão, tipo, pulando linhas no inicio da transmissão, como hj não é mais necessario devido a velocidade, então é transferido linha a linha, em resoluções absurdas em poucos segundos q nem percebemos.
um sistema simples também é a matriz matematica de cinza onde a imagem é dada por pixels com valores de 1 e 2 para preto ou branco somente, de 1, 2, 3 ou 4 para 16 tons de cinza, então inicia com o cabeçalho indicando em numeros quantos pixels por linha e quantas linhas terá, em seguida vai indicando para cada pixel um valor entre 1 e 4 linha por linha e no final tem a imagem
Imagino que é como construir colunas de pixels preto e branco, de quadrado a quadrado. O mais próximo e acessível a isso hoje são os joguinhos de nonograma.
Esses dias eu fui pesquisar sobre isso e descobri algo muito interessante. Teve uma época lá nos EUA que criaram um método de envio de notícias do dia por meio de ondas de rádio, onde algumas estações serviam para esse fim, e a pessoa sintonizava a estação numa máquina que era adquirida para esse fim. Ela imprimia assim que saísse a edição do dia para a pessoa ler de manhã, como se fossem várias folhas de uma revistas uma embaixo da outra, dando um tamanho de 1 metro ou mais em alguns casos. Isso tinha a ver com a concorrência na época entre as rádios de notícia (gratuitas) e o jornal impresso. No papel saía texto e fotos, igual um fax, porém não dependia de linha telefônica.
Esse processo é chamado de teletype e podia ser wired ou wireless.
A codificação utilizada por esse serviço gerou o teletype code que foi o pai do código ASCII que é o avô dos códigos de caracteres usados nos computadores de hoje em dia.
Lembra-se do Telex?
No final da década de 70 trabalhei com uma máquina que fazia o mesmo que essa. Ela se chamava : Telefoto. (Era um pouco mais bonitinha do a década de 30) Uma vez quase arrumei uma briga, quando fui descrever para uma pessoa o modo como ela funcionava.
O sujeito, ficou furioso quando eu disse ele que a foto era transmitida pelo telefone!!!! Ele achou que eu estava zombando dele....(kkkk)
Essa máquina era Alugada pela UPI . NÃO ERA VENDIDA!!!
Era Alugada. E so os grandes jornais podião aluga-la 9:32
@@alexandreriulena se pesquisar sobre UPI 16-S vai aparece a foto do equipamento na cor azul, Imagino que seja esse.
@@BokoMoko65 na verdade eu estou falando de uma máquina que funcionava em conjunto com uma estação de rádio. Lá nos EUA foi separada uma faixa de frequência apenas para esse tipo de serviço. Havia varias rádios espalhadas pelo país. Antes mesmo da TV surgir na cada das pessoas. Naquela época, as pessoas se informavam pelo rádio. E o sistema era por meio de tirar foto da página e imprimir do outro lado. Não usava caracteres, ainda era algo analógico, se não me engano, uma agulha esquentava o papel de acordo com o sinal ficar forte ou não, deixando o local mais claro ou escuro, igual na foto original.
É gente..eu também sou do tempo do Guaraná de Rolha...😂😂😂
Adoro tecnologia retrô! Acho que toda criança deveria montar um rádio galena pelo menos uma vez só pra saber como é! Excelente vídeo! Gravataí, RS.
Sabe o triste? Eu fui montar um e simplesmente não tinha nenhuma AM na região que ele pegava. Apenas interferência de sinal digital.
@@XDdrox isso que é foda, mas nada impede de montar um transmissor de baixo alcance, não causando interferências nos sistemas de comunicação atual n tem problema.
Abraços conterrâneo
Eu tambem! As tecnologias antigas e analógicas / mecânicas são as MAIS fascinantes
@@gabrielv.4358 sim, a tecnologia atual é tudo eletrônico, encapsulado, n da pra ver nada funcionando nem editar muito coisa sem esbarrar em software.
Tecnologia retro é muito interessante pq vc ver a mecânica funcionando, consegue modificar cada mecanismo, tudo com as próprias mãos.
Estamos precisando de pessoas como vc. O Brasil precisa de pessoas que "des-mistifiquem" as coisas. As pessoas falam em tecnologia alienígena. Não enxergam que tudo está conectado e foi nós mesmos que inventamos. Parabéns pelos vídeos.
_Nós mesmos não inventamos NADA. Foram ELES, uma ínfima parte da espécie humana, que inventou tudo. Orgulhar-se de algo que não fizemos é VANGLÓRIA._
Como engenheiro, eu sempre fico muito impressionado com a criatividade do ser humano pra resolver problemas com as tecnologias que tem à disposição.
Essa foi uma das mais incríveis que já vi!
Nunca perco seus vídeos. Seu canal é um oásis num deserto ❤
Recebo seus vídeos de Vitória-ES 🇧🇷
Já vi este "mini documentário"... Mas agora com dublagem da explicação ficou melhor, muito show...
Vídeo fantástico. A gente fica um pouco mais inteligente depois de assistir a um vídeo como esse. Seu canal é um presente para quem gosta do assunto. Obrigado!
Assistindo a estas belas imagens, cheias de conhecimento histórico, em uma fazenda, no interior se Goiás! A tecnologia humana nunca para de me surpreender!
Estou em Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, simplesmente incríveis essas invenções e a criatividade humana, nota 10 para o vídeo.
Assistindo aqui de Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul, amada terra ❤
Ótimo vídeo 🎉
Seu canal é fantástico
Mas essa é uma das melhores histórias que vc trouxe aqui no canal.
Tem coisas, tipo, ar condicionado que todo mundo conhece, o interessante é conhecer também a história, quem foi, ou qual foram as pessoas que tiveram essas ideias. Mas essa história aí eu nunca tinha ouvido falar, e olha que eu fico fuçando coisas diferentes, histórias quem poucos conhecem.
Essa aí é só mais uma prova da genialidade humana, pessoas geniais sempre existiram, o que temos hj é um acúmulo de conhecimento que permite muitos se destacarem, pq tem acesso a educação, e etc...
Parabéns pelo tema!
Isso me fascina, sou formado em eletrônica mas a cada dia descubro que ainda tenho muito mais a aprender, show de bola o vídeo
A curiosidade humana pode fazer coisas incríveis mesmo.
@msenna2632, exatamente! Mas tem gente que acredita que as pirâmides foram construídas pelos ETs.
Como por exemplo me fazer clicar nesse vídeo 🫠
Estou assistindo esses vídeos maravilhosos e bem elaborados diretamente de Freixeiras, interior do Maranhão. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Um dos poucos canais do RUclips que realmente vale a pena ser inscrito
Simplesmente incrível o quão maravilhosa é a mente do ser humano pra invenções 🤯🤯
Vídeo fantástico, parabéns! Abraço aqui de Canoas - RS.
Vídeos muito prazerosos e bem elaborados! gosto muito do canal, assisto do Interior da Bahia
Adoro esse canal , sempre com informações interessantes. Estou assistindo da cidade de Cruzeiro SP.
Muito interessante! Obrigada por postar !
Cara, vídeo muito bom e informativo. Parabéns e continuem trazendo mais curiosidades como essa.
Incrível que antigamente mesmo com recursos e conhecimentos limitados pelo seu tempo, não deixava de ser algo genial.
Fico perplexo que muitos dessa geração atual não tem conhecimento e muito menos vontade de aprender. Não sei ao certo se a evolução tecnológica atual foi benéfica, muitos jovens de hj se "acomodaram" com coisas "fáceis e na mão".
Muitos desconhecem o "poder" que a Internet dispõe hj em dia.. Se muita gente soubesse o quão difícil era antigamente buscar algum conhecimento, dariam mais valor..
Obg mais uma vez William 👏🏻 como sempre, ótimo canal ❣️
Esse método sem fio, reproduzindo a foto em placa de cobre, eu ainda vi em funcionamento num jornal de pequeno porte no final dos anos 80.
Enquanto os grandes jornais tinham verba para adquirirem a tecnologia mais moderna, iam repassando os sistemas antigos para jornais de menor porte, onde sobreviveram, muitas vezes, até o advento da internet.
Era a chamada "Telefoto"
Nossa cara, eu assistia os vídeos deste canal há anos atrás e achei que já tinha 500k ou mais de inscritos.
Me inscrevi aqui.
Uma sugestão de vídeo: a história do desfibrilador.
Parabéns pelo canal... Vc é uma pessoa muito inteligente e estudiosa, sua didática é ímpar, consegue explicar de maneira simples algo muito complexo... Seus vídeos deveriam ser utilizado nas escolas do ensino fundamental e médio... Parabéns...
Olá, sou de Mogi Guaçu SP ,achei espetacular a historia nunca tinha ouvido falar destes sistemas, parabéns pela matéria.
Saga científica incrível! Parabéns pelo relato. Aqui Rio de Janeiro.
Aqui de Curitiba. Sensacional essas invenções.
Ainda existe em Curitiba o museu da imagem e do som?
Se existir, talvez tenha lá um equipamento semelhante.
@@danielvalmorbida9460 Não sei
Obrigado pelo vídeo, amigo. Gosto muito do canal. Sucesso!
Muito obrigado
Excelente vídeo! Parabéns!
Fiquei realmente impressionado pela capacidade inventiva daquela época. Tenho que elogiar também o texto explicativo que vocês elaboraram. Muito fácil de entender.
Esse sistema por ponto telegráfico eu não conhecia e ainda era sem fio, o método mais sofisticado que eles tinham na época
Seu canal é top mano. Vc é foda. Merece mais reconhecimento. ❤❤❤
...seu canal é show. Nada como trazer conhecimento ao próximo...
Forte abraço, desde o Rio de Janeiro...(22/06/2024).
Já dou like antes do Play ❤
Canal maravilhoso
Eu Distrito Federal
Interessantíssimo. Acho que com isso acaba ficando evidente que a inteligência humana sempre foi incrível, mas que os recursos disponíveis em cada época foram gradualmente aumentando conforme a informação era divulgada.
Não é difícil imaginar que na época do Egito, onde os faraós se auto denominavam deuses, apenas eles e as pessoas que tinham a permissão deles poderiam inventar coisas magníficas, com possível pena de morte para quem fosse do povão e se destacasse como gênio, mas conforme a estrutura social foi mudando, aumentou-se o número de gênios no mundo.
Até pouco tempo atrás não faziam ideia de como levantaram as pirâmides e esfinges, mas considerando o que acabei de dizer, dá pra facilmente imaginar que um tipo de guindaste com recursos mais rudimentares tenha sido criado, assim como a transferência de fotos por sinais sem fio e com fio foi criado antes da internet.
Acredito que a tendência é termos mais gênios por m² conforme avançamos na história.
Caramba! Fico abismado com a simplicidade e a genialidade de uma solução dessas
Muito bom!
São curiosidades que nos assolam de vez em quando!
Rio de Janeiro!
Valeu!
Excelente video! Já considerava o fax uma das maiores invenções, essa aí então é demais. Parabéns por usar a tecnologia para transmitir conhecimentos desse tipo. Valeu!
Basicamente, o princípio de funcionamento é o mesmo entre esses aparelhos, fax, scanners e copiadoras. Todos usam o princípio de fragmentar a imagem e usar as áreas claras e escuras para refletir luz e, com isso, modificar pulsos elétricos.
Algo que parece "mágica" passa a parecer absurdamente simples depois que se conhece o princípio de funcionamento.
@@ericktamberg670é o contrário amigo, hj em dia é algo "simples", mas quando se "entende" o funcionamento é de se explodir cabeças, isso nunca foi simples.
@@gabrielnogueira8520 , talvez eu veja de outra forma por ter sido técnico de manutenção de fotocopiadoras. Eu vi esse vídeo das duas bobinas com linhas ainda em VHS num vídeo de treinamento da empresa (Xerox). Havia equipes distintas de técnicos para as fotocopiadoras e para os aparelhos de fax, mas o interessante é ver como um mesmo princípio pode ser aplicado de N formas diferentes.
A partir do momento em que a parte mais difícil é solucionada (converter imagens em impulsos elétricos e vice-versa), é relativamente fácil fazer derivações de aplicação. Basta manipular o fluxo desses impulsos elétricos (telefone, ondas de rádio ou mesmo de forma direta) e teremos uma infinidade de aparelhos diferentes, como copiadoras, scanners e fax (hoje temos as multifuncionais que fazem tudo num aparelho só - ainda não existiam no meu tempo de técnico).
Creio que a coisa deva ter explodido a cabeça de quem teve que raciocinar do zero para desenvolver o sistema, mas parece muito simples depois que a coisa está pronta e é explicada.
@@ericktamberg670 é exatamente o que quero dizer, uma pessoa leiga como eu vai achar a tecnologia jurássica de "impressão" algo incrível.
Fiquei imaginando em como deve ter sido difícil trabalhar com as coisas minúsculas, como trabalhar com a luz, etc... e como uma coisa leva a outra, e em como uma descoberta as vezes abre margem pra criação de uma coisa completamente distinta da inicial.
@@gabrielnogueira8520 , creio que o passo mais difícil tenha sido passar para o escaneamento em cores. O princípio de se fazer isso em preto-e-branco é relativamente fácil em comparação.
O curioso é que a tecnologia das comunicações, de certa forma, ocorreu de forma inversa ao que pensamos: ela foi do digital (binário) para o analógico.
O próprio código Morse do antigo telégrafo era uma forma digital, pois era constituído por um sinal contínuo interrompido, formando "zeros" e "uns" (traços e pontos) que, combinados, formavam a mensagem. Uma alternância de preto e branco funciona da mesma forma. Nesse sentido, os traços e pontos do código Morse, a alternância preto/branco ou o código binário usado na informática moderna obedecem ao mesmo princípio.
O mais complicado foi desenvolver as comunicações SEM recorrer a métodos binários, usando o princípio de modulação de ondas.
Canal incrível.
Só vídeos top!!!!
internet de ponta (ponta de fio) show de bola sinto falta dos seu videos.
Mais um excelente vídeo, como sempre 🎉
Seus vídeos são verdadeiras aulas! Muito bom❤
Poucos canais me deixam mais feliz que o seu quando tem vídeo novo, nuu só pedrada pae
Eu não conhecia essa tecnologia daquela época, gostei bastante do video.
Parabens pelo video e pela pesquisa!
Excelente! Excelente explicação! Amei. Muito obrigado
É muito interessante ver como as coisas funcionavam no passado,creio que as invenções eram muito mais valorizadas,diferente de hoje que as pessoas não valorizam tanto grandes invenções:(,Ótimo vídeo como sempre 😊
Treze anos antes de a Internet comercial ser iniciada no Brasil, na França tinha o Minitel, uma espécie de Internet, sendo mais limitada, porém era muito usada por lá.
Sensacional, e essas imagens chegaram até Goiana-PE
Amigo. Duk!
Dá pra entender divinamente com sua explicação.
Assim que eu melhorar financeiramente vou ser membro do seu canal.
Bati o carro...
Semanas.
Melhor canal de ciência e história
Mais um ótimo conteúdo, parabéns!
Caramba que vídeo top !! Parabéns e obrigado por compartilhar!!
muito legal!!!!
Caruaru-PE
Sensacional!
Por mais canais com essa qualidade de conteúdos!
Eu sempre ouço que a informação está sempre accessível para quem quiser, etc... não vou citar nomes, mas os mecanismos de disseminação de conteúdo só mostram fofocas, macacos dançando e/ou ostentando a vida que não levam, palavreado chulo, mentiras, sensacionalismo e teorias da conspiração, entre outros lixos.
Enfim, PARABÉNS pelo seu trabalho!
Arrasou na explicação, muito bom esse canal.
Valeu pelas informações!
Parabéns pelo canal, por acaso achei seu canal pesquisando sobre o navio Vasa e estou gostando mto dos conteudos ... sou de Danbury - CT ...
Muito bom amigos bello trabalho conteúdo extremamente interessante estou assistindo do ABC Paulista👏👏👏👏👏
Adorei o canal.
Vi o vídeo de Guapimirim RJ
Grato por compartilhar seu conhecimento
❤🎉🎉🎉🎉🎉🎉Parabéns pela excelente explicação. Recife PE.
Muito interessante esse vídeo, é quase o que temos hoje em conversor ótica para eletrônico ou também de sinal elétrico analógico para digital, sempre trabalhando com variações de intensidades ou código. Eu entendo por sinal digital como um elétrico analógico muito mais limpo, preciso e com mais possibilidade de variações e maior transmissão de códigos
Video legal. Estou recebendo as imagens desde Canoas/RS.
Isso é simplesmente incrível
Excelente video e explicação.
De Salvador/BA
Esse conteúdo é incrível 😯
Acho facinante como a nossa tecnologia evoluiu em tão pouco tempo!
Ótima narração. Parabéns pelo vídeo.
Adoro o seu canal. Devia ser obrigatório nas escolas. Recebendo em São Paulo, capital.
Incrível, achei genial essa invenção, e é ainda mais louco comparar isso com as tecnologias atuais, onde com um simples click podemos enviar vídeos...
🇧🇷 Excelente matéria, Betim MG ligado
Muito interessante e muito bem feito o vídeo. Parabéns.
Simplemente fantástico!
Muito bom. Estou na cidade de Araçariguama - SP
Impressionante, impressionante.😮
Excelente vídeo parabéns ❤❤
Adorei ... Fale um dia sobre o transmissor e receptor do marconi aquele que usava COESOR e um video tambem do transmissor do landel
Muito legal esse vídeo, eu vi em portugal e estou enviando para um amigo(irmão) no Brasil, ' vaca a tecnologia '...
Muito bom.
Abraço de Portugal
Esses vídeos são incríveis 😁
me impressionou mais o dos pontos, mas os dois são fantásticos
Vendo está estória fantástica hoje 18 de Junho de 2024 direto de São Bernardo do Campo SP
Muito esclarecedor. Obrigado pelo vídeo. Estou em Belo Horizonte-MG
Que conteúdo top! parabéns!
Esse canal só tem um defeito: sempre que vejo os vídeos, me dá vontade de estudar TI 😂
kkkkkk é verdade!!!
Ótimo vídeo!! Super interessante! Fantástico mesmo!
eu me pergunto quando vc fara um video sobre a historia da televisão sempre quis saber oq faltava para as tv's ficarem a cor antigamente, acompanho seu canal desde 2020 e adoro cada video (sim ja vi todos são muito interessantes e detalhados)
Faltava tecnologia. Um canal de tv analógico ocupa 6mhz de largura e para colocar o sinal de croma custou mais um pouco...
Ótima aula de curiosidade.
Show muito top... agradeço ao João Paulo Piveta que compartilhou o link , Parabéns ao responsável pelo canal Invenções na História pela ótima matéria rica em informação.
Mais um excelente vídeo!
Video muito bom.
Considero o primeiro método apresentado no vídeo totalmente analógico.
No segundo método a informação da tinta é binária, tem só duas possibilidades, preto ou branco, e o sincronismo do tempo continua sendo analógico.
hj funciona da exata mesma forma, o q muda é a velocidade de transmissão, mas tem umas tecnologias de renderização de imagem que usaram em uma epoca q passaram a progredir a qualidade da imagem com o tempo de transmissão, tipo, pulando linhas no inicio da transmissão, como hj não é mais necessario devido a velocidade, então é transferido linha a linha, em resoluções absurdas em poucos segundos q nem percebemos.
pode fazer um vídeo falando do paiger/bip ? e explicar o porquê não podemos usar frequência de rádio ao invés de wi-fi
um sistema simples também é a matriz matematica de cinza onde a imagem é dada por pixels com valores de 1 e 2 para preto ou branco somente, de 1, 2, 3 ou 4 para 16 tons de cinza, então inicia com o cabeçalho indicando em numeros quantos pixels por linha e quantas linhas terá, em seguida vai indicando para cada pixel um valor entre 1 e 4 linha por linha e no final tem a imagem
Muito legal! Parabéns!!
Recebendo essas imagens aqui do Japão 🙌🏻🤜🏻🤛🏻
Imagino que é como construir colunas de pixels preto e branco, de quadrado a quadrado. O mais próximo e acessível a isso hoje são os joguinhos de nonograma.
Adoro seu canal amigo