Olá gostei muito de sua explicação.Terminei de fazer a instalação de minha residência que terá uma carga total de 30A o fio usado foi o 6mm,nesse caso pode colocar um disjuntor geral de 35A?
Boa noite professor em minha residência existe dois banheiros, falando de dimensionamento e disjuntores, eu posso usar um só circuito para os dois banheiro ou tenho que usar um circuito para cada banheiro. Obricado
4 года назад+1
Olá Lucas! Boa pergunta. A NBR 5410 não diz que devemos constituir um circuito específico para cada banheiro, então por isso pode sim, sem problemas, mas te oriento a usar nesse circuito um cabo de 4mm² e disjuntor de 32 Ampères curva B. Não use disjuntor de "amperagem" maior e caso decida usar chuveiro elétrico você terá que constituir outro circuito específico só para o chuveiro.
Bom dia amigo, tira uma dúvida minha por favor, tenho que instalar tomada para um secador de cabelo 3500 watts em 127V, como ultrapassa 20 A, qual tomada devo instalar ?
Olá tudo bem, tenho uma dúvida que nunca consegui uma resposta. A pergunta é Eu posso superdimensionar todos os circuitos de uma residência?(uma casa onde nenhum circuito passara de 15A) Ex. Cabo de 10mm2 na casa toda com disjuntores de 50A em cada circuito?,( sei que é exagero e cabos nem vão passar nos eletrodutos kkkk) mas assim não precisamos calcular nada, os cabos não irão aquecer atoa , dificilmente haverá uma sobre carga , e se houver algum curto o disjuntor irá atuar. Há algum problema em fazer isso??? Fora custo elevado em cabos
3 года назад
Nesse caso, teoricamente não haveria um sobredimensionamento nem no cabo e nem no disjuntor, haveria somente uma incoerência, pois a norma não estipula a seção máxima para cabos em uma residência, somente a seção mínima. Além do mais, além do cabo em questão suportar a demanda da casa com bastante folga, o disjuntor ainda é compatível com a corrente máxima que o cabo suporta, portanto, errado não estaria, só não haveria necessidade de se utilizar esse cabo conforme você mesmo já sabe.
top mais o que seria circuito ? Poderia me da um exemplo ?
5 лет назад
Sim Vanilson! Na verdade, tudo que você liga e funciona faz parte de um circuito um circuito, exemplo, ligou uma lâmpada pode ter a certeza que essa alimentação vem de um circuito elétrico.
Quantos disjuntores podem ser protegidos por um idr ou dps?
6 лет назад
O IDR pode ser instalado para proteger todos os circuitos desde que seja instalado em série com o disjuntor geral e bem dimensionado também. O DPS é instalado um por fase e um para o neutro. OBS: O IDR e o DPS não tem a função de proteger o disjuntor, um protege pessoas e máquinas, o outro protege aparelhos eletrônicos respectivamente.
Aparelho e de 18 amperis gual cabo e dijuntor devo uzar
7 лет назад
Olá amigo! Se a distância entre o ponto de alimentação e o aparelho não for muito grande você pode usar um cabo de 2,5mm² e um disjuntor de 20A. OBS: neste caso ligue somente esse aparelho nesse circuito!!
Boa tarde assisto todos os seus vídeos as vezes mais de três vezes cada um, são ótimos.. me surgiu duas dúvidas. Se o disjuntor for de 50a qual seria o Dr indicado? Na minha planta tem 9 circuitos individuais tuEs,tugs, lâmpadas, eu posso instalar um dr e dois DPS pra todo circuito? E de quanto seria este Dr e o DPS? Estou adorando seus vídeos são excelentes.
Jose Ailton Monteiro de Almeida Amigão, sei que a pergunta não foi feita a mim.... Mas vou tentar esclarecer: Se usarmos como comparação a corrida de fórmula 1, por exemplo, perceberemos que circuito é a volta completa por determinada via (Interlagos, Ímola, etc.), a pista. A cada volta inteira, um determinado carro completou a passagem pelo circuito. Grosso modo, circuito é o trajeto (tendo um ponto de partida e chegada). Circuito elétrico é o caminho por onde os elétrons percorrerão, a fim de fazer a magia da eletricidade acontecer (uma lâmpada só acenderá se estiver atrelada a algum circuito por onde os eletróns possam passar por ele antes de voltarem à largada/fonte). Note que só constituirá circuito elétrico eficiente quando cabos puderem estabelecer "partida e chegada ", ou seja, permitir que a corrente circule de algum lugar para outro. Para isso, cada circuito dependerá de um cabo para a fase e outro para o neutro (circuito monofásico), ou um cabo para a fase A e outro para a fase B (circuito bifásico), por conta da necessária diferença de potencial. Assim, quando dizemos que dentro de um eletroduto temos, por exemplo, um circuito de chuveiro, um de lavadora, um de tomadas de uso geral, e um de iluminação (ou circuito número 1, 2, 3, 4, etc), estamos dizendo que existem vias para que a energia necessária possa circular saindo da fonte para fazer que cada uma das coisas instaladas nestes circuitos possam funcionar e, concumitantemente, "os carros" possam regressar à fonte (largada e chegada). Se temos 4 circuitos distintos em um eletroduto, sabemos que temos pelo menos 8 cabos nele para a eletricidade acontecer (não estou contando o cabo terra nem a fase de retorno de iluminação). Se você for observar a tabela, vai perceber que deve considerar o número de circuitos dentro do eletroduto, e não o número de cabos. Portanto, para a finalidade a que o vídeo se destinou (correção da corrente por fator de agrupamento), conte o número de circuitos no mesmo eletroduto.
Muito bacana ficou excelente sua explicação sobre agrupamentos de circuitos foi uma ótima apresentação e muito boa à demonstração valeu obrigadao
Nós é que agradecemos, forte abraço!!
Pra mim é a melhor plataforma de encinamento
Vc sim meu amigo parabéns boas explicações.
Sucesso que Deus abençoe cada vez mais.
Amém! Muito obrigado.
Muito bom , se todos publicasse coisas assim seria muito bom.
Foi essencial essa aula .
Obrigado Fábio!!
Aula nota 10.
Gostei professor.
Obrigado Valdir!!!
Muito boa aula. Bem elaborado. E fácil de entender. Parabéns
Olá Fábio!
Obrigado por seu comentário! Isso é muito importante para nós.
Muito bem amigo meus parabéns um bom profissional faz a diferença
Obrigado Laurismar!
Parabéns professor maravilhoso seus ensinamentos.
Obrigado Donizete!!!!
Muito boa explicação nota 1000
Excelente
Obrigado Luiz!!
Quando tiver um tempo, visite o nosso site: www.escolaomegatreinamentos.com
Forte abraço!!
Valeu Dr
estou gostando muito dos seus vídeos
Elétrica e um sonho q vivo
Otima aula. Parabéns.
Olá gostei muito de sua explicação.Terminei de fazer a instalação de minha residência que terá uma carga total de 30A o fio usado foi o 6mm,nesse caso pode colocar um disjuntor geral de 35A?
Pode sim! Sem problemas.
Muito bom mestre
Bom dia qual disjuntor geral devo usar , para uma casa com 2 chuveiros 220 e quais os do chuveiros
Olá Eliomar!
Qual é a potência de cada chuveiro?
Boa noite professor em minha residência existe dois banheiros, falando de dimensionamento e disjuntores, eu posso usar um só circuito para os dois banheiro ou tenho que usar um circuito para cada banheiro. Obricado
Olá Lucas! Boa pergunta.
A NBR 5410 não diz que devemos constituir um circuito específico para cada banheiro, então por isso pode sim, sem problemas, mas te oriento a usar nesse circuito um cabo de 4mm² e disjuntor de 32 Ampères curva B.
Não use disjuntor de "amperagem" maior e caso decida usar chuveiro elétrico você terá que constituir outro circuito específico só para o chuveiro.
Muito bom para bem
Obrigado Manuel!
olá muito bom seu video, gostaria de saber qual cabo deve ser usado em disjuntores de 32A, 20A e 16A?
4mm, 2,5mm e 1,5mm respectivamente.
muito obrigado
Como eu faço para alimentar um qdc ao outro em uma distancia de 15metros eu tenho que alimentar pela entrada do geral ou na saida
Vc tem livro de dimensionamento de carga, divisão dos circuito , disjunto geral.
Olá Jardielson!
Por enquanto não.
Bom dia amigo, tira uma dúvida minha por favor, tenho que instalar tomada para um secador de cabelo 3500 watts em 127V, como ultrapassa 20 A, qual tomada devo instalar ?
Pode usar uma tomada de 30 amperes!
Tomada de 20A
que dijuntor posso usar para um padrão trifásico?
Olá tudo bem, tenho uma dúvida que nunca consegui uma resposta.
A pergunta é
Eu posso superdimensionar todos os circuitos de uma residência?(uma casa onde nenhum circuito passara de 15A)
Ex. Cabo de 10mm2 na casa toda com disjuntores de 50A em cada circuito?,( sei que é exagero e cabos nem vão passar nos eletrodutos kkkk) mas assim não precisamos calcular nada, os cabos não irão aquecer atoa , dificilmente haverá uma sobre carga , e se houver algum curto o disjuntor irá atuar.
Há algum problema em fazer isso???
Fora custo elevado em cabos
Nesse caso, teoricamente não haveria um sobredimensionamento nem no cabo e nem no disjuntor, haveria somente uma incoerência, pois a norma não estipula a seção máxima para cabos em uma residência, somente a seção mínima.
Além do mais, além do cabo em questão suportar a demanda da casa com bastante folga, o disjuntor ainda é compatível com a corrente máxima que o cabo suporta, portanto, errado não estaria, só não haveria necessidade de se utilizar esse cabo conforme você mesmo já sabe.
como consigo as aulas do curso de cálculo e dimensionamento de instalações elétricas residenciais
omegatreinamentos.coursify.me/courses/curso-de-calculo-e-dimensionamento-de-instalacoes-eletricas-residenciais
Recomendo.
top mais o que seria circuito ? Poderia me da um exemplo ?
Sim Vanilson!
Na verdade, tudo que você liga e funciona faz parte de um circuito um circuito, exemplo, ligou uma lâmpada pode ter a certeza que essa alimentação vem de um circuito elétrico.
Quantos disjuntores podem ser protegidos por um idr ou dps?
O IDR pode ser instalado para proteger todos os circuitos desde que seja instalado em série com o disjuntor geral e bem dimensionado também.
O DPS é instalado um por fase e um para o neutro.
OBS: O IDR e o DPS não tem a função de proteger o disjuntor, um protege pessoas e máquinas, o outro protege aparelhos eletrônicos respectivamente.
Boa noite eu entendi, mais surgiu uma dúvida como dimensionar o disjuntor geral do QDC?
o disjuntor tem que ser igual ao do medidor
Aparelho e de 18 amperis gual cabo e dijuntor devo uzar
Olá amigo!
Se a distância entre o ponto de alimentação e o aparelho não for muito grande você pode usar um cabo de 2,5mm² e um disjuntor de 20A.
OBS: neste caso ligue somente esse aparelho nesse circuito!!
Boa tarde assisto todos os seus vídeos as vezes mais de três vezes cada um, são ótimos.. me surgiu duas dúvidas. Se o disjuntor for de 50a qual seria o Dr indicado?
Na minha planta tem 9 circuitos individuais tuEs,tugs, lâmpadas, eu posso instalar um dr e dois DPS pra todo circuito? E de quanto seria este Dr e o DPS? Estou adorando seus vídeos são excelentes.
Eu queria saber o que é circuito? Porque você disse que não é número de Cabo eu não sei e quero a prender! Por favor
Jose Ailton Monteiro de Almeida
Amigão, sei que a pergunta não foi feita a mim.... Mas vou tentar esclarecer:
Se usarmos como comparação a corrida de fórmula 1, por exemplo, perceberemos que circuito é a volta completa por determinada via (Interlagos, Ímola, etc.), a pista. A cada volta inteira, um determinado carro completou a passagem pelo circuito. Grosso modo, circuito é o trajeto (tendo um ponto de partida e chegada).
Circuito elétrico é o caminho por onde os elétrons percorrerão, a fim de fazer a magia da eletricidade acontecer (uma lâmpada só acenderá se estiver atrelada a algum circuito por onde os eletróns possam passar por ele antes de voltarem à largada/fonte). Note que só constituirá circuito elétrico eficiente quando cabos puderem estabelecer "partida e chegada ", ou seja, permitir que a corrente circule de algum lugar para outro.
Para isso, cada circuito dependerá de um cabo para a fase e outro para o neutro (circuito monofásico), ou um cabo para a fase A e outro para a fase B (circuito bifásico), por conta da necessária diferença de potencial. Assim, quando dizemos que dentro de um eletroduto temos, por exemplo, um circuito de chuveiro, um de lavadora, um de tomadas de uso geral, e um de iluminação (ou circuito número 1, 2, 3, 4, etc), estamos dizendo que existem vias para que a energia necessária possa circular saindo da fonte para fazer que cada uma das coisas instaladas nestes circuitos possam funcionar e, concumitantemente, "os carros" possam regressar à fonte (largada e chegada).
Se temos 4 circuitos distintos em um eletroduto, sabemos que temos pelo menos 8 cabos nele para a eletricidade acontecer (não estou contando o cabo terra nem a fase de retorno de iluminação). Se você for observar a tabela, vai perceber que deve considerar o número de circuitos dentro do eletroduto, e não o número de cabos.
Portanto, para a finalidade a que o vídeo se destinou (correção da corrente por fator de agrupamento), conte o número de circuitos no mesmo eletroduto.
Olá boa noite tem como vc me manda este projeto pra mim por email