Todo boato tem um fundo de verdade. Meu avô nasceu no ano de 1900. E nos anos 60 me contou essa história do sal. Bem parecida com a narrativa dessa senhora.
Parabéns aos documentaristas! Minha mãe conta essa história, contada por meu avô, que era cearence.É importante saber das fontes! Sou do Pará, da UFPA e apaixonado pela história e gente do nordeste. Viva a vcs, povo extraordinário!
Percebi bastante emoção e nostalgia nos olhos e nas expressões faciais e de seu Neco de Pautilha quando essa senhora narra a história! Deu pra sentir seu olhar e pensamentos voltarem no tempo, parecendo sentir falta, e ao mesmo tempo admirando as proezas de lampião! Posso está falando besteira, mas tenho certeza que, 99% das volantes admiravam lampião ,ou queriam estar com ele! Às vezes, só não estavam temendo represálias sociais
Não acredito NUNCA que uma senhora nessa idade,crie uma narrativa dessas. Ela se perde as vezes,mas alguma coisa tem de verdade no relato.Com certeza,a mãe falou, e ela cresceu com a história na cabeça..eu achei fantástica a prosa...rs. Mais um video muito bom!
As pessoas antigamente lembravam de detalhes da infância, meu pai era assim. Lembrava e contava detalhes do meu avô cabucando mata pra fazer roça de cacau aqui no Sul da Bahia. Hoje as pessoas se esquecem de tudo com facilidade. Isso é o excesso de informação e as mídias sociais, além da rapidez com que tudo está ocorrendo. Não duvido da convicção dessa senhora com essa idade bem vivida.
Ser idosa não faz de alguém uma pessoa verdadeira. Tem uma reportagem de uma brasileira que disse estar abordo do Titanic, mas que no final foi só mentira
Gostei da historia da senhora, muito simpatica. Eu me lembro do meu avô contando historia de lampeao para nos, quando eramos pequenos, e meus irmaos e meus primos.
Agradeço por vocês me relembrarem essa bela história, que o meu pai sempre contava pra mim. Fiquei feliz de ver que a história realmente aconteceu. Eu nunca duvidei do meu pai.
Essa mulher, falou a verdade. Eu já ouvi em entrevistas de ex participantes do bando, que, lampião, jamais admitia alguém do bando, reclamar que a comida estava sem sal, ou ruim.
Aderbal, conheci na cidade de Angical Bahia, um senhor que faleceu ano passado, ele era o senhor João Ferreira, ex morador e filho da região de Jeremoabo, segundo ele, tinha sido da volante e estava no combate a Corisco. Vc chegou a conhecer ele, Sr. João Ferreira (Ferreirinha), contava isso com muita riqueza de detalhes, porém eu ainda não estava me aprofundando tanto nos assuntos pertinentes à história do cangaço e perdi uma enorme oportunidade, ele morreu aos 102 anos
neco de pautilha merece um livro de historia sobre o cangaco.
5 лет назад+11
Essa história do sal também é creditada à Antônio SIlvino o "Rifle de Ouro" e personagens como essa senhora existem aos montes, ainda hoje no sertão, inclusive muitos desses nascidos após a morte de Lampião. Valeu pela matéria.
@@CangacoAderbalNogueira... Também. Essa história não tem base alguma e não há possibilidade de comprovar a sua veracidade. Quando eu andava pelos sertões do Nordeste eu ouvi muita gente contar essa história, na maioria das vezes, alterando os locais onde supostamente teria acontecido e os autores. Para mim não passa de uma fantasia, uma criação da mente fantasiosa de alguém.
Que prazer assistir esses vídeos. É uma viagem no tempo, na história. Obrigado mais uma vez Aderbal. Gente se inscrevam, dê um like no canal. Tem mil e tantas visualizações e apenas trezentos likes.
Sempre ouvi essa história, quem contava muito era minha bisavó. Antes de conhecer mais sobre o cangaço eu acreditava, mas depois de estudos e de relatos percebi que era um lenda ou um mito. Muito boa essa história, mesmo sendo "irreal".
A minha avó contava uma história que eu amava escutar, ela disse que quando era mais nova a mãe dela viu Lampião, ela falou que ele chegou perto da parto e perdiu um copa d'água, ela deu a água e ele tirou do bolso três moedas e deu para a mãe da minha avó!
Gostei desta senhora esta comida este pirao comi muito feito por minha maizinha ai no nordeste ! bateu saudades ! Que lindo esta historia ! meus antigos avos tios eparentes contavam esta historia do sal
Muito bom, eu gosto muito de ouvir o depoimento dessas pessoas, e o que mais impressiona é que eles são criados no sistema antigo, eles tem honra, eles não aumentam a história e não mentem, em nenhum depoimento eu não vi nenhum deles se gabando, querendo se engrandecer, por que a história é sempre contada pelos vencedores, por quem sobrevive, mas essas pessoas são fiéis a história, contam como ela realmente aconteceu, parabéns Aderbal, por registrar esses depoimentos.
Fernando a mentira perdura anos e anos e gerações, não é porque são povo antogo que não mentem , nao estou aqui desfazendo do depoimento dessa senhora de forma alguma, mas tô aqui para dizer que temos que pesquisar muito para não ser pego de surpresa em algo que não aconteceu na história, e essa do sal por exemplo pelo que o prof falou no começo do vídeo não procede, agora o restante sim lampiao realmente era um cara de palavras e não gostava de murmuradores em relação a comida etc , isso eu já vi em outros vídeos de cangaceiros que fora relatado esse ato da personalidade do cangaceiro.
@@CarlosOliveira-yz3lh isso mesmo. Isso não foi com Lampião. Basta ver a quantidade de pessoas que escreveram aqui nos comentários que ouviram a mesma historia dita por pessoas diferentes, épocas diferentes e locais diferentes... e todas atestam que quem contou falou a verdade.
Ouvi a estória faz mtos anos contada por antigos, mas o cangaceiro era o Rifle de Ouro ,q inclusive narrou o episódio qnd estava preso na casa de detenção /Recife.
Muito bom Aderbal, já contei muito essa "estória" por aqui. Infelizmente quando jovem, gostando do tema cangaço, ouvi de um amigo em quem confiava muito, que esse fato se dera com a bisavô dele sendo testemunha, aqui na região de Taquaritinga do Norte- PE. O episódio atribuia eu ao Rifle de Ouro, Antônio Silvino.
Muito boa as essa entrevista com essa senhora que por causa dessa história do sal ja surgiram varias outra istórias diferente parabéns poe esse vídeo sr Aderbal um grande abraço Tavares
Mas que ele castrou uma pessoa é verdadeira, inclusive o pesquisador Robério Santos da Canal O Cangaço na Literatura num de suas abertura do programa postava essa foto, tem tbm um programa dele contando como isso aconteceu
COMO É BOM REVER O SR. NECO DE PAUTILHA! E ACREDITO QUE REALMENTE TENHA ACONTECIDO ESSE FATO NARRADO PELA D. CARMELITA, POR QUE NÃO? E QUANTO A TELEVISÃO, ASSIM COMO A INTERNET, PRA MIM SÃO INVENÇÕES FANTÁSTICAS, MAS INFELIZMENTE MUITAS PESSOAS AS UTILIZAM PARA O MAL... OBRIGADA PELO VÍDEO, AMADO, E UMA ÓTIMA NOITE A TODOS!🌵🌛🙋
Já ouvi muito minha bisavó contando essa historia,Pois quando ela era pequena ela falava que lampião passava por aqui,Pedra De Buíque interior de Pernambuco 😊😊
Isso não foi com Lampião. Basta ver a quantidade de pessoas que escreveram aqui nos comentários que ouviram a mesma historia dita por pessoas diferentes, épocas diferentes e locais diferentes... e todas atestam que quem contou falou a verdade.
Achei a entrevista!!! Eu vi uns cortes dessa entrevista e fiquei procurando a original. Se foi gravado em 2005, creio que essa senhora e esse senhor já estão mortos. Que interessante.
Tinha falando ums tempo atrais dessa historia que meu finado avô tinha contando pra mim e vc tinha falando que foi ate antes de lampião essa historia obrigado por posta video com todas explicação muito bom parabéns 👏👏👏
Essa história do sal é contada desde os tempos remotos, quando ainda existia o cangaço. Eu acho que ela pode ter sido distorcida no tempo, porém eu creio que existe alguma coisa real mais ou menos parecida
Boa tarde a todos, a verdade é que desde que o mundo é mundo contar algo sem ter que sustentar o que fala foi sempre mais fácil, até porque os possíveis envolvidos não estão presentes para argumentar, o que cabe a todos nós é ouvir todas as informações e refletir sem juízos de valor de julgamento.
Todo boato tem um fundo de verdade. Meu avô nasceu no ano de 1900. E nos anos 60 me contou essa história do sal. Bem parecida com a narrativa dessa senhora.
Isso mesmo, só eu ouvi uns 30 depoimentos de pessoas contando essa história com lugares e pessoas diferentes rrss.
QUE VELHA MENTIROSA
Como éh gostoso ouvir as histórias dos "mais velhos" néh....
Eu amooooooo !!!
Sou fascinado, por estas histórias. Ainda mais, quando é contada, por pessoas, com tanta experiência, de vida...
Com essa riqueza de detalhes me parece real.
Que veinha fofa e gentil, galeguinha sabida e simpática. Eu gosto muito de velhinhos.
Gosto de mais dos videos de Aderbal Nogueira as relíquias que viveram no tempo do Nordeste cangaço.muito bom mesmo si sempre de olho 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
agradeço sus palavras
Eu era menino e já ouvia meus pais falar dessa historia de sal, mas que ra um pacote de sal, muito bom ouvir por quem esteve presente ...
Pacote de sal e depois fez tiro ao alvo com o cabra, foi a história que ouvi. Mas, o importante, é que não pode faltar o sal! Kkkk
1 pacote não tem como não
Parabéns aos documentaristas! Minha mãe conta essa história, contada por meu avô, que era cearence.É importante saber das fontes! Sou do Pará, da UFPA e apaixonado pela história e gente do nordeste. Viva a vcs, povo extraordinário!
Sertão, misto de sofrimento, dor e resistência.
Percebi bastante emoção e nostalgia nos olhos e nas expressões faciais e de seu Neco de Pautilha quando essa senhora narra a história! Deu pra sentir seu olhar e pensamentos voltarem no tempo, parecendo sentir falta, e ao mesmo tempo admirando as proezas de lampião!
Posso está falando besteira, mas tenho certeza que, 99% das volantes admiravam lampião ,ou queriam estar com ele! Às vezes, só não estavam temendo represálias sociais
É uma coisa meio controvérsia mas acontecia sim
É muito bom ouvir histórias do cangaço, está Senhora tem o meu respeito.
Não acredito NUNCA que uma senhora nessa idade,crie uma narrativa dessas. Ela se perde as vezes,mas alguma coisa tem de verdade no relato.Com certeza,a mãe falou, e ela cresceu com a história na cabeça..eu achei fantástica a prosa...rs.
Mais um video muito bom!
As pessoas antigamente lembravam de detalhes da infância, meu pai era assim. Lembrava e contava detalhes do meu avô cabucando mata pra fazer roça de cacau aqui no Sul da Bahia.
Hoje as pessoas se esquecem de tudo com facilidade. Isso é o excesso de informação e as mídias sociais, além da rapidez com que tudo está ocorrendo.
Não duvido da convicção dessa senhora com essa idade bem vivida.
Ser idosa não faz de alguém uma pessoa verdadeira. Tem uma reportagem de uma brasileira que disse estar abordo do Titanic, mas que no final foi só mentira
Gostei da historia da senhora, muito simpatica. Eu me lembro do meu avô contando historia de lampeao para nos, quando eramos pequenos, e meus irmaos e meus primos.
Agradeço por vocês me relembrarem essa bela história, que o meu pai sempre contava pra mim. Fiquei feliz de ver que a história realmente aconteceu. Eu nunca duvidei do meu pai.
Amo essas pessoás simples ,,tenho saudades de meu vozinho, contando estórias como estas🤩
Essa senhora, falou com firmeza!
Minha avó nasceu em 1917, e me contava essa mesma história...
Meu avô em 1924 e falava tbm a mesma coisa... porem o pai dele já ficou mais próximo de lampião
Óh estória linda.e essa senhora tão cinpatica 😁 parabéns pra vc Aderbal que faz seus vídeos com muita prazer
Sendo verdade ou mentira o que vale é o registro com pessoas que viveram essa época.
Esse canal é o melhor sobre o assunto cangaço ótimo
Obrigado
Essa mulher, falou a verdade. Eu já ouvi em entrevistas de ex participantes do bando, que, lampião, jamais admitia alguém do bando, reclamar que a comida estava sem sal, ou ruim.
Realmente como Aderbal disse é muito provável que essa história seja mentira
Aderbal, conheci na cidade de Angical Bahia, um senhor que faleceu ano passado, ele era o senhor João Ferreira, ex morador e filho da região de Jeremoabo, segundo ele, tinha sido da volante e estava no combate a Corisco. Vc chegou a conhecer ele, Sr. João Ferreira (Ferreirinha), contava isso com muita riqueza de detalhes, porém eu ainda não estava me aprofundando tanto nos assuntos pertinentes à história do cangaço e perdi uma enorme oportunidade, ele morreu aos 102 anos
A.tera.di.mel.pai.voce.ga.vil.falar.em.goao.branco.grande.fazemdeiro.e.politico.ele.era.de.pernabuco.petrolina.
Meu avô me contou essa história
neco de pautilha merece um livro de historia sobre o cangaco.
Essa história do sal também é creditada à Antônio SIlvino o "Rifle de Ouro" e personagens como essa senhora existem aos montes, ainda hoje no sertão, inclusive muitos desses nascidos após a morte de Lampião. Valeu pela matéria.
Jesuíno Brilhante.
@@CangacoAderbalNogueira... Também. Essa história não tem base alguma e não há possibilidade de comprovar a sua veracidade. Quando eu andava pelos sertões do Nordeste eu ouvi muita gente contar essa história, na maioria das vezes, alterando os locais onde supostamente teria acontecido e os autores. Para mim não passa de uma fantasia, uma criação da mente fantasiosa de alguém.
Também vi história na infância com Antonio Silvino.
@Aderbal Nogueira -Cangaço ruclips.net/video/nosT4nnT7Qw/видео.html
Aderbal, vc e sua equipe são os melhores. Chego até a me emocionar com algumas entrevistas.
Igual essa senhora relatou minha avó que também era do Pernambuco contava. Ela era de 1913.
Que prazer assistir esses vídeos. É uma viagem no tempo, na história. Obrigado mais uma vez Aderbal. Gente se inscrevam, dê um like no canal. Tem mil e tantas visualizações e apenas trezentos likes.
Legal que gostou, nossa história tem dessas nuances.
Eu também escutava esta história do sal quando criança, meu pai contava história de lampião,para mim é meu irmão quando éramos muito criança!!!!!!
Sempre ouvi essa história, quem contava muito era minha bisavó. Antes de conhecer mais sobre o cangaço eu acreditava, mas depois de estudos e de relatos percebi que era um lenda ou um mito. Muito boa essa história, mesmo sendo "irreal".
A minha avó contava uma história que eu amava escutar, ela disse que quando era mais nova a mãe dela viu Lampião, ela falou que ele chegou perto da parto e perdiu um copa d'água, ela deu a água e ele tirou do bolso três moedas e deu para a mãe da minha avó!
Depoimentos interessantes narrados pur pesquisadores muito bom...
Gostei desta senhora esta comida este pirao comi muito feito por minha maizinha ai no nordeste ! bateu saudades ! Que lindo esta historia ! meus antigos avos tios eparentes contavam esta historia do sal
Gostei muito belicima história q eles passaram é muito bom saber as história do passado pricipalmente de lampião q eu sou muito fã
Mais toda história é feita de verdade e lendas e a história do cangaço não podia ser diferente um abraço
Muito bom, eu gosto muito de ouvir o depoimento dessas pessoas, e o que mais impressiona é que eles são criados no sistema antigo, eles tem honra, eles não aumentam a história e não mentem, em nenhum depoimento eu não vi nenhum deles se gabando, querendo se engrandecer, por que a história é sempre contada pelos vencedores, por quem sobrevive, mas essas pessoas são fiéis a história, contam como ela realmente aconteceu, parabéns Aderbal, por registrar esses depoimentos.
Fernando a mentira perdura anos e anos e gerações, não é porque são povo antogo que não mentem , nao estou aqui desfazendo do depoimento dessa senhora de forma alguma, mas tô aqui para dizer que temos que pesquisar muito para não ser pego de surpresa em algo que não aconteceu na história, e essa do sal por exemplo pelo que o prof falou no começo do vídeo não procede, agora o restante sim lampiao realmente era um cara de palavras e não gostava de murmuradores em relação a comida etc , isso eu já vi em outros vídeos de cangaceiros que fora relatado esse ato da personalidade do cangaceiro.
@@CarlosOliveira-yz3lh isso mesmo. Isso não foi com Lampião. Basta ver a quantidade de pessoas que escreveram aqui nos comentários que ouviram a mesma historia dita por pessoas diferentes, épocas diferentes e locais diferentes... e todas atestam que quem contou falou a verdade.
Muito bom ouvir esses casos ainda que não sejam reais obrigada Aderbal 🙏🏻👏🏻👏🏻
Sensacional!
Ouvi a estória faz mtos anos contada por antigos, mas o cangaceiro era o Rifle de Ouro ,q inclusive narrou o episódio qnd estava preso na casa de detenção /Recife.
Jesuíno Brilhante
Maravilhosa entrevista um grande abraço Marcelo pimenta falcão Vespasiano Mg
aderbal, otimo video boa noite abraçao
Muito bom Aderbal, já contei muito essa "estória" por aqui. Infelizmente quando jovem, gostando do tema cangaço, ouvi de um amigo em quem confiava muito, que esse fato se dera com a bisavô dele sendo testemunha, aqui na região de Taquaritinga do Norte- PE. O episódio atribuia eu ao Rifle de Ouro, Antônio Silvino.
Próxima quinta fecharemos essa história.
@@CangacoAderbalNogueira ansioso
A senhora contou a história com clareza,firme, não observei dúvidas. ótima ,reportagem.. é possível sim q houve o caso da xícara de sal...
Muito boa as essa entrevista com essa senhora que por causa dessa história do sal ja surgiram varias outra istórias diferente parabéns poe esse vídeo sr Aderbal um grande abraço Tavares
Obrigado Tavares
Bom dia dia , linda história professor
Foi interessante esse depoimento pois lembro que uma época se falava em minha cidade esses contos, foi ótimo para desmistificar esse fato
Parabéns pelo canal
essas histórias de lampião do sal e a história que lampião castror uma pessoa são umas das histórias mais conhecida e contada sobre a vida de lampião
Mas que ele castrou uma pessoa é verdadeira, inclusive o pesquisador Robério Santos da Canal O Cangaço na Literatura num de suas abertura do programa postava essa foto, tem tbm um programa dele contando como isso aconteceu
Aderbal você tem os melhores vídeo com as histórias reais muito obrigado um.. Forte abraço você enriquece a nossa história é cultiva as nossas raízes
Agradeço suas palavras e obrigado em divulgar a história do nosso Sertão.
obrigado Aderbal. por ter esse belo acervo
Essa história do sal, tem há vê com com a verdade, isso Aderbal uma descoberta parabéns
Que história fantástica Aderbal
Sou do Maranhão. Estado no qual . Cangaço não veio. MS adrimiro
O jeitinho dela contando tudo ❤️
Muito bom !
Obrigado
Amo essas histórias,.❤❤❤❤
Maravilhoso um grande abraço Marcelo pimenta falcão Vespasiano Mg
Valeu Marcelo pela presença aqui no canal.
muito bom vídeo é uma relíquia do cangaço.
Muito ético, mestre Aderbal.
História muito rica em detalhes
Verdade porque quando éramos crianças minha finada avó já contava esta história.
Eu não desacredito nem acredito, toda mentira tem seu lado verdadeiro. Obrigado Aderbal, por postar essa raridade.
Kkkkk eu me senti dentro da situação. E maravilhoso a riqueza de detalhes.
Muito bom ver um vídeo desse parabéns Aderbal
Lindos os dois, creio que não sejam mais vivos, mais sem dúvidas eram pessoas de bom coração .
Excelente relato!! Aderbal vc sempre coerente. Parabéns
valeu.
Viva Mestre Aderbal, que história maravilhosa
Amei isso! Parabéns!!!! Isso é o Brasil, o nosso povo e a nossa história!!!!
Obrigado, espero que goste dos outros vídeos. A história te agradece o interesse.
Exatamente. Isso é fazer história. Pesquisar à fundo os fatos ocorridos.
Sempre tiver grande desconfiança dessa história do sal, agora melhorou 😅
Parabens pelo depoimento.
Gostei do documentário 🤝
Tenho lembranças de coisas, quanto tinha 4 e 5 anos.
Minha vó morava em Mossoró. Minha mãe tinha 7anos
COMO É BOM REVER O SR. NECO DE PAUTILHA! E ACREDITO QUE REALMENTE TENHA ACONTECIDO ESSE FATO NARRADO PELA D. CARMELITA, POR QUE NÃO? E QUANTO A TELEVISÃO, ASSIM COMO A INTERNET, PRA MIM SÃO INVENÇÕES FANTÁSTICAS, MAS INFELIZMENTE MUITAS PESSOAS AS UTILIZAM PARA O MAL... OBRIGADA PELO VÍDEO, AMADO, E UMA ÓTIMA NOITE A TODOS!🌵🌛🙋
Esse ocorrido não foi com Lampião Regina. Ela misturou a realidade com o imaginário, quinta feira postarei o fechamento dessa história.
@@CangacoAderbalNogueira ENTENDI, AMADO. OBRIGADA! 😉🌻
Desde eu menino ouvia de meus pais essa história do sal.
Muito bom Aderbal, meu tio avô, contava essa mesma história!
Amigo, veja quantos comentários falam a mesma coisa.
Já ouvi muito minha bisavó contando essa historia,Pois quando ela era pequena ela falava que lampião passava por aqui,Pedra De Buíque interior de Pernambuco 😊😊
Terra de Candeeiro.
Desde de pequeno que eu ouvia os mais velhos contarem essa história
É uma das maiores lendas sobre Lampião.
Minha mãe contava essa história. Eu era menina.
Hoje estou com 68.
Amei o jeitinho dela falar
OLHA EU AMEI O VÍDEO COM A SENHORA TÁ BOM DIMAS CHOU DE BOLA OK
Agora ficou no ar ... É verdade ou só história?... Excelente reportagem e q ótimo canal 👏👏👏😉
Isso não foi com Lampião. Basta ver a quantidade de pessoas que escreveram aqui nos comentários que ouviram a mesma historia dita por pessoas diferentes, épocas diferentes e locais diferentes... e todas atestam que quem contou falou a verdade.
Meu bisavô contava essa história e faleceu em 2006 com 99 anos
Minha avó me contava essa história. Ela dizia que a mãe dela fala muito nisso.
Amei e parece sim verdade!
Obrigada mais uma vez pelos esclarecimentos,professor.
disponha.
Achei a entrevista!!! Eu vi uns cortes dessa entrevista e fiquei procurando a original.
Se foi gravado em 2005, creio que essa senhora e esse senhor já estão mortos.
Que interessante.
verdade ou não essa história é mt boa e seria mt massa se fosse retratada num filme ou série de lampião
Agora o que vale é a historia e não os crimes cometidos por ambos os lados, a historia não pode morrer com os antigos.
Acho que essa senhora disse a verdade pois contou a história de uma forma muito clara.
Tinha falando ums tempo atrais dessa historia que meu finado avô tinha contando pra mim e vc tinha falando que foi ate antes de lampião essa historia obrigado por posta video com todas explicação muito bom parabéns 👏👏👏
Disponha no que puder ajudar.
Ótimo vídeo
Obrigado
Uma chicara de sal no pirão já e um castigo, um kilo e muito. Muito bom ouvir.
Essa história do sal é contada desde os tempos remotos, quando ainda existia o cangaço. Eu acho que ela pode ter sido distorcida no tempo, porém eu creio que existe alguma coisa real mais ou menos parecida
Parecida sim.
Verdade ou nao a historia achei muito boa!
Não se pode dizer que isso aí é mentira,tem conteúdo verídico, todos falam: então?
É Interessante ela falar no final q televisão foi a perdição das pessoas!
Valeu amigo 👏👏✌️
Primeira história que ouvi de lampião quando tinha 10 anos!
eu ouvia essa historia do sal la no norte do parana quando eu era criança
Essa história ainda vai longe...
Parabéns
Boa tarde a todos, a verdade é que desde que o mundo é mundo contar algo sem ter que sustentar o que fala foi sempre mais fácil, até porque os possíveis envolvidos não estão presentes para argumentar, o que cabe a todos nós é ouvir todas as informações e refletir sem juízos de valor de julgamento.