É impressionante o quanto esse tipo de informação é negligenciada nas faculdades de psicologia. Sinceramente, as próprias orientações do CFP são confusas também.
Muito obrigada pelo comentário Clemerson!! :). Caso não tenha se inscrito no meu canal faça sua inscrição para receber notificações de novos vídeos!! Abraços!
Oi Luciana! Vou ser muito sincera e verdadeira com vc... Eu não gosto muito de fazer relatórios (registros) das sessões. Antigamente eu fazia porque trabalhava em instituições que guardavam os documentos. Mas já tem 02 anos que atendo somente online. Sou da Psicanálise e Psicoterapia Breve Psicanalítica. Trabalho com a associação livre e minha mente se movimenta da mesma forma. Então não tenho muita paciência para ficar registrando cada sessão. Só guardo mesmo os dados da pessoa na primeira entrevista e o motivo da queixa e procura pela terapia. Depois disso, os registros estão na minha mente. Mas não escrevo mais sobre as sessões, de verdade. Se me perguntar, sei de cada um sobre o caso... Claro que não 100% detalhado, mas o que é mais importante e relevante para entender o seu contexto psicoterápico. Isso tem algum problema? Só eu sou assim ou existem outros como eu que não tem paciência para resgistros de atendimento?
Entendo completamente. Na verdade ninguém gosta de ficar fazendo os registros mesmo.. eu resolvi isso fazendo durante a sessão do paciente.. facilita muito minha vida. Só é importante lembrar que além de ser obrigatório, o registro faz com que a gente lembre a cada sessão de alguns detalhes que a gente esqueceria se não estivesse anotado. E tenho percebido que dar uma lida antes de cada sessão faz uma grande diferença na qualidade da sessão para o paciente. Um grande abraço e obrigada pelo comentário!!!
@@psicologalucianasalvador3952 Oi Luciana! Obrigada pelo retorno. Realmente não gosto mesmo de ficar anotando. Na hora da sessão impossível. Sou da Psicanálise e isso não é indicado fazer no momento do atendimento. Além disso, como trabalho com a associação livre a cada sessão, acabo não precisando ler nada antes. E sobre a obrigatoriedade... Duvido que o CFP vai fiscalizar quem trabalha por conta própria e on-line. Um abraço 🌻 😘
Adorei o conteúdo, uma coisa que eu gosto também de adicionar no final de algumas sessões, é como eu me senti em determinado ponto da sessão, isso é bacana para nossa própria análise e para a supervisão também (para trabalhar a contratransferencia)
Corretíssimo! Lembre que o registro da sessão não é relatório. São coisas diferentes. O registro da sessão é um material que ficará para você. Relatório / laudo / atestado / declaração... são documentos que vc faz para enviar para outra pessoa.
Ótimo a clareza sobre o assunto. Minha pergunta é: psicólogo(a) pode enviar esse documento - registro das sessões p a escola ou p Secretaria de Educação? Caso n possa enviar, qual o documentos posso enviar p a escola?
Olá! Grata pelo comentário. Essa e outras dúvidas sobre documentos psicológicos eu abordo no Curso Elaboração de Documentos Psicológicos ▶ hotm.art/CursoDocsPsicologicos
Muito obrigada Everton!! Lembre-se de se inscrever no canal porque estou fazendo vídeos quase toda semana sobre dúvidas de psicólogos. Um grande abraço!!
Obrigada pelo comentário Andreia! Caso não tenha curtido o canal lembre-se de curtir pois irei fazer novos vídeos respondendo a questões dos psicólogos. Abraços!!
Muito obrigada pelo comentário Andreia!! :). Caso não tenha se inscrito no meu canal faça sua inscrição para receber notificações de novos vídeos!! Abraços!
Luciana, gostei muito do seu vídeo, acho que foi um dos mais esclarecedores que ja vi sobre o assunto, e ainda com exemplos práticos. Vi que falou sobre psicólogos que acabam deixando sessões sem registrar e esquecem, ou que não registram as sessões com frequência e acabam perdendo informações.. num caso desse, como o profissional pode fazer para regularizar os registros que ficaram pra trás?
Olá Camila!! Fico muito feliz com seu retorno. Obrigada! :) E curta o canal aqui que irei postar outros vídeos que o pessoa está me pedindo!! Se o psicólogo deixou de fazer registros das sessões, recomendo que faça o quanto antes.. quanto mais tempo passa, esquecemos mais o conteúdo da sessão. Abraços!!
Obrigada pelo comentário Raquel! Caso não tenha curtido o canal lembre-se de curtir pois irei fazer novos vídeos respondendo a questões dos psicólogos. Abraços!!
Obrigada! A caixa de areia a que se referiu é de qual tamanho, digo, dá para ser usada em sala pequena? Se puder fazer um vídeo falando de recursos materiais para o atendimento, sobretudo infantil seria perfeito, sua dicção e forma de falar, com total consciência são didáticos como nossos melhores mestres. Por favor!
Muito obrigada pelo carinho Nirvana e pela dica!! Vou fazer um vídeo sim mostrando a caixa de arei a e outros materiais que utilizo. Um grande abraço!!
Muito obrigada pelo comentário Edineia!! :). Caso não tenha se inscrito no meu canal faça sua inscrição para receber notificações de novos vídeos!! Abraços!
Luciana, obrigado pelo vídeo. Muito esclarecedor! Uma dúvida: no meu caso minha formação é em psicanálise ( sem formação em psicologia ). É recomendável que eu siga a mesma lógica de transcrição e prontuário de um psicólogo? Pergunto isso também por uma eventual necessidade jurídica de utilizar o registro.
Olá Rodrigo! Acho interessante seguir essa lógica de registro até para sua organização, mas como você não é psicólogo não tem obrigatoriedade jurídica ou profissional de realizar isso. Abraços e obrigada pelo comentário.
Só uma dica tente se possível equalizar o som do seu áudio com o da intro.aumentei pra ouvir sua voz mas quando iniciou a intro quase fiquei surdo kkkkks
Olá, pude entender até o momento que, o Registro da sessão é do psicólogo, onde ele registra sobre a sessão de acordo com a abordagem utilizada, suas impressões sobre o atendimento, técnicas utilizadas, falas importantes do paciente, etc, conforme ela explicou ali no vídeo, onde pode-se observar a evolução do paciente. Já o Prontuário deve ser feito de forma bem sucinta e com cautela nas informações, pois o paciente também terá acesso, então deve ter uma linguagem mais simples e citar as técnicas utilizadas e as evoluções do paciente, de forma que não quebre o sigilo e que possa ser entendido o trabalho que foi feito com o paciente, ou seja, sua evolução. Nos dois documentos é possível escrever sobre a evolução, mas cada um deles é feito com um rigor diferente, que deve ser seguido a Resolução do CFP sobre produção de documentos psicológicos.☺️
Olá Claudia!! Obrigada pelo retorno. Eu dou cursos sim para elaboração de documentos e escrita. estou planejando a data para esse ano. Mas se estiver com urgência, também dou supervisão na elaboração do documento, que inclui discutirmos o caso e o que será escrito e a revisão do texto. Abraços!!!
Olá Gabrielle! Obrigada pela pergunta. Então.. o registro da sessão não é somente a descrição do que o paciente falou.. pode ser isso também.. mas envolve a sua análise e as intervenções que você fez. E lembre-se de curtir o canal que irei postar outros vídeos respondendo a perguntas de psicólogos. :)
Olá Gabrielle! Depende.. se era uma equipe de atendimento.. e tiver outros psicólogos que atendiam na clínica e esse paciente, você pode deixar, mas aos cuidados de um psicólogo. Caso o paciente era só atendido por você na Psicologia e não terá outros psicólogos na clínica, você deve levar com você os materiais
Olá! Tive uma sessão no grupo de acolhimento com uma terapeuta ocupacional do CAPS na minha cidade e ela colocou informações confidenciais e sigilosas no prontuário, o qual tive acesso a uma cópia e por isso soube. Me senti pior e invadida, exposta mesmo pois essa informação pode ser lida por qualquer um. Com isso, acabei de arrependendo de ter me aberto com ela. A postura dela está correta? Isso é ético profissionalmente falando? Obrigada!
Olá Verena!! Não posso falar sobre o código de ética da profissão de terapeuta ocupacional, mas o psicólogo, quando vai escrever em um prontuário que outros profissionais da equipe tem acesso, devem escrever o mínimo possível sobre o paciente. Aí no registro de sessão (que só o próprio psicólogo te acesso) sim podera escrever os detalhes. Obrigada pela pergunta e por acompanhar os vídeos aqui!!!
Vídeo excelente!!! Uma dúvida… você faz esses registros durante a sessão, quando o paciente sai da sala ou ao final do dia? Sou estudante de psicologia.
Olá Rosana! Boa pergunta! Eu particularmente faço durante a sessão mesmo.. e depois complemento minha análise se for necessário.. mas dependendo da abordagem, os psicólogos preferem não anotar na frente do paciente e escrever depois. Escrever na hora facilita muito. Abraços!!
@@psicologalucianasalvador3952 Ei Luciana! Excelente video. Como fazer registro de sessão em prontuário de clinica qdo outros profissionais tem acesso.
É impressionante o quanto esse tipo de informação é negligenciada nas faculdades de psicologia. Sinceramente, as próprias orientações do CFP são confusas também.
Excelente. Procurei vários vídeos sobre a temática e esse foi o único que me ensinou bem e passou segurança. Parabéns pela didática!
Muito obrigada pelo comentário Clemerson!! :). Caso não tenha se inscrito no meu canal faça sua inscrição para receber notificações de novos vídeos!! Abraços!
Oi. Passando para compartilhar que fiz um curso completo sobre documentos psicológicos. Informações: ▶ hotm.art/CursoDocsPsicologicos
Muito obrigada pela clareza e os exemplos que demonstrou! Realmente ajudou muito!!! Parabéns!
Video muito bom, obrigada pelo conteúdo!
Sou estudante em psicologia e só tenho a agradecer 🙏 gratidão 🌹
Maravilhoso o vídeo, foi um dos melhores que assisti. Seria interessante providenciar um curso sobre esse tema.
Eterna gratidão!😊🙏
otima ideia Leticia!! muito obrigada!
Muitíssimo obrigada pelos exemplos!❤
Oi Luciana! Vou ser muito sincera e verdadeira com vc... Eu não gosto muito de fazer relatórios (registros) das sessões. Antigamente eu fazia porque trabalhava em instituições que guardavam os documentos. Mas já tem 02 anos que atendo somente online. Sou da Psicanálise e Psicoterapia Breve Psicanalítica. Trabalho com a associação livre e minha mente se movimenta da mesma forma. Então não tenho muita paciência para ficar registrando cada sessão. Só guardo mesmo os dados da pessoa na primeira entrevista e o motivo da queixa e procura pela terapia. Depois disso, os registros estão na minha mente. Mas não escrevo mais sobre as sessões, de verdade. Se me perguntar, sei de cada um sobre o caso... Claro que não 100% detalhado, mas o que é mais importante e relevante para entender o seu contexto psicoterápico.
Isso tem algum problema? Só eu sou assim ou existem outros como eu que não tem paciência para resgistros de atendimento?
Entendo completamente. Na verdade ninguém gosta de ficar fazendo os registros mesmo.. eu resolvi isso fazendo durante a sessão do paciente.. facilita muito minha vida. Só é importante lembrar que além de ser obrigatório, o registro faz com que a gente lembre a cada sessão de alguns detalhes que a gente esqueceria se não estivesse anotado. E tenho percebido que dar uma lida antes de cada sessão faz uma grande diferença na qualidade da sessão para o paciente. Um grande abraço e obrigada pelo comentário!!!
@@psicologalucianasalvador3952 Oi Luciana! Obrigada pelo retorno.
Realmente não gosto mesmo de ficar anotando. Na hora da sessão impossível. Sou da Psicanálise e isso não é indicado fazer no momento do atendimento.
Além disso, como trabalho com a associação livre a cada sessão, acabo não precisando ler nada antes.
E sobre a obrigatoriedade... Duvido que o CFP vai fiscalizar quem trabalha por conta própria e on-line.
Um abraço 🌻 😘
Obrigado pelos seus videos Luciana. Você é uma excelente profissional!
video bem completo, muito obrigada! não restou nenhuma dúvida
Adorei o conteúdo, uma coisa que eu gosto também de adicionar no final de algumas sessões, é como eu me senti em determinado ponto da sessão, isso é bacana para nossa própria análise e para a supervisão também (para trabalhar a contratransferencia)
ótimo!! muito obrigada pelo comentário!
Seu vídeo foi muito significativo pra meu primeiro estágio!! Espero outros vídeos com esses conteúdos! Obrigada 👏🏻👏🏻👏🏻
Fico muito feliz em saber Marta!! Esses comentários nos estimulam a fazer mais!! Abraços
Orientações maravilhosas e bem direcionadas...só uma ressalva, desde a faculdade aprendi que não se deve usar a primeira pessoa nos relatórios.
Corretíssimo! Lembre que o registro da sessão não é relatório. São coisas diferentes. O registro da sessão é um material que ficará para você. Relatório / laudo / atestado / declaração... são documentos que vc faz para enviar para outra pessoa.
Ótimo a clareza sobre o assunto. Minha pergunta é: psicólogo(a) pode enviar esse documento - registro das sessões p a escola ou p Secretaria de Educação? Caso n possa enviar, qual o documentos posso enviar p a escola?
Olá! Grata pelo comentário. Essa e outras dúvidas sobre documentos psicológicos eu abordo no Curso Elaboração de Documentos Psicológicos
▶ hotm.art/CursoDocsPsicologicos
o video que eu estava precisando, muito obrigado
Muito obrigada Everton!! Lembre-se de se inscrever no canal porque estou fazendo vídeos quase toda semana sobre dúvidas de psicólogos. Um grande abraço!!
Maravilhosa!Muito obrigada, melhor vídeo🙏
Gratidão profunda, experiência na apresentação, nem mesmo a orientadora me ajudou tanto.
Puxa Ana!! Fiquei muito feliz com seu elogio. Um grande abraço!!
Amei! Parabéns pela didática. 👏👏
Lu, você tem algum modelo de contrato atualizado? Vi que no seu site tem um de 2021. Um abraço e obrigada
Excelente. Parabéns!
Sua informações foram válidas para mim. Gratidão 🙏
Que bom!! Obrigada pelo comentário!
Obrigada pela clareza, didatica e disponibilidade. Sucesso na sua carreira!
Muita gratidão por essa aula esclarecedora
Muito bom ❤
Gratidão e um abraço aqui de Portugal!
Foi bem prático e objetivo. Adorei. Ganhou mais um inscrito.
Ajudou muito, obrigada!
Adorei conteúdo 👏👏
Obrigada pelo comentário Andreia! Caso não tenha curtido o canal lembre-se de curtir pois irei fazer novos vídeos respondendo a questões dos psicólogos. Abraços!!
Muito obrigada pelo comentário Andreia!! :). Caso não tenha se inscrito no meu canal faça sua inscrição para receber notificações de novos vídeos!! Abraços!
Adorei o conteúdo, ajudou bastante 🥰🥰
Parabéns pelo vídeo, excelente qualidade didática e clareza.
Luciana, gostei muito do seu vídeo, acho que foi um dos mais esclarecedores que ja vi sobre o assunto, e ainda com exemplos práticos. Vi que falou sobre psicólogos que acabam deixando sessões sem registrar e esquecem, ou que não registram as sessões com frequência e acabam perdendo informações.. num caso desse, como o profissional pode fazer para regularizar os registros que ficaram pra trás?
Olá Camila!! Fico muito feliz com seu retorno. Obrigada! :) E curta o canal aqui que irei postar outros vídeos que o pessoa está me pedindo!!
Se o psicólogo deixou de fazer registros das sessões, recomendo que faça o quanto antes.. quanto mais tempo passa, esquecemos mais o conteúdo da sessão. Abraços!!
Gostei
Muito bom. Obrigada!
Obrigada pelo comentário Raquel! Caso não tenha curtido o canal lembre-se de curtir pois irei fazer novos vídeos respondendo a questões dos psicólogos. Abraços!!
Perfeito,ótima explicação
Obrigada! A caixa de areia a que se referiu é de qual tamanho, digo, dá para ser usada em sala pequena? Se puder fazer um vídeo falando de recursos materiais para o atendimento, sobretudo infantil seria perfeito, sua dicção e forma de falar, com total consciência são didáticos como nossos melhores mestres. Por favor!
Muito obrigada pelo carinho Nirvana e pela dica!! Vou fazer um vídeo sim mostrando a caixa de arei a e outros materiais que utilizo. Um grande abraço!!
@Nirvana vc viu que fiz um vídeo sobre a caixa de areia que você me pediu? ;) obrigada pela dica!!
perfeito - grata
Muito obrigada pelo comentário Edineia!! :). Caso não tenha se inscrito no meu canal faça sua inscrição para receber notificações de novos vídeos!! Abraços!
Então é obrigatório o prontuário e também o registro de sessões, é isso? São duas coisas separadas e que são obrigatórias...?
Gostei do conteúdo. Muito obrigado.
Parabéns! Excelente conteúdo!
Simplesmente perfeito 💕
Luciana, obrigado pelo vídeo. Muito esclarecedor!
Uma dúvida: no meu caso minha formação é em psicanálise ( sem formação em psicologia ). É recomendável que eu siga a mesma lógica de transcrição e prontuário de um psicólogo? Pergunto isso também por uma eventual necessidade jurídica de utilizar o registro.
Olá Rodrigo! Acho interessante seguir essa lógica de registro até para sua organização, mas como você não é psicólogo não tem obrigatoriedade jurídica ou profissional de realizar isso. Abraços e obrigada pelo comentário.
Gratidão 💕
Só uma dica tente se possível equalizar o som do seu áudio com o da intro.aumentei pra ouvir sua voz mas quando iniciou a intro quase fiquei surdo kkkkks
Hehe!! Obrigada pela dica.. vou tentar fazer isso nós próximos!!
Qual a diferença entre registro da sessão e evolução?
Olá, pude entender até o momento que, o Registro da sessão é do psicólogo, onde ele registra sobre a sessão de acordo com a abordagem utilizada, suas impressões sobre o atendimento, técnicas utilizadas, falas importantes do paciente, etc, conforme ela explicou ali no vídeo, onde pode-se observar a evolução do paciente. Já o Prontuário deve ser feito de forma bem sucinta e com cautela nas informações, pois o paciente também terá acesso, então deve ter uma linguagem mais simples e citar as técnicas utilizadas e as evoluções do paciente, de forma que não quebre o sigilo e que possa ser entendido o trabalho que foi feito com o paciente, ou seja, sua evolução. Nos dois documentos é possível escrever sobre a evolução, mas cada um deles é feito com um rigor diferente, que deve ser seguido a Resolução do CFP sobre produção de documentos psicológicos.☺️
ola Luciana agradeco o video... isso pode ser usado como prontuario? ou prontuario deve constar algo a mais? obrigada
gostei da sua aula !!! confessp q estou tendo dificuldades na escrita. vc da cursos?
Olá Claudia!! Obrigada pelo retorno. Eu dou cursos sim para elaboração de documentos e escrita. estou planejando a data para esse ano. Mas se estiver com urgência, também dou supervisão na elaboração do documento, que inclui discutirmos o caso e o que será escrito e a revisão do texto. Abraços!!!
Eu tb tenho interesse
Boa tarde, tenho uma dúvida, no registro da sessão para clínica particular posso está descrevendo conforme ele falou ?
Olá Gabrielle! Obrigada pela pergunta. Então.. o registro da sessão não é somente a descrição do que o paciente falou.. pode ser isso também.. mas envolve a sua análise e as intervenções que você fez. E lembre-se de curtir o canal que irei postar outros vídeos respondendo a perguntas de psicólogos. :)
Quando você para de trabalhar numa clínica particular, o prontuário fica com a instituição ou guardo comigo?
Olá Gabrielle! Depende.. se era uma equipe de atendimento.. e tiver outros psicólogos que atendiam na clínica e esse paciente, você pode deixar, mas aos cuidados de um psicólogo. Caso o paciente era só atendido por você na Psicologia e não terá outros psicólogos na clínica, você deve levar com você os materiais
Esse registro de atendimento que fica na clínica é obrigatório ser carimbado ? Pois li a resolução 001/2009 e não está especificando isso.
Precisa?
Olá! Tive uma sessão no grupo de acolhimento com uma terapeuta ocupacional do CAPS na minha cidade e ela colocou informações confidenciais e sigilosas no prontuário, o qual tive acesso a uma cópia e por isso soube. Me senti pior e invadida, exposta mesmo pois essa informação pode ser lida por qualquer um. Com isso, acabei de arrependendo de ter me aberto com ela. A postura dela está correta? Isso é ético profissionalmente falando? Obrigada!
Olá Verena!! Não posso falar sobre o código de ética da profissão de terapeuta ocupacional, mas o psicólogo, quando vai escrever em um prontuário que outros profissionais da equipe tem acesso, devem escrever o mínimo possível sobre o paciente. Aí no registro de sessão (que só o próprio psicólogo te acesso) sim podera escrever os detalhes. Obrigada pela pergunta e por acompanhar os vídeos aqui!!!
@@psicologalucianasalvador3952 Muito obrigada pelo retorno! ❤
Excelente! Vc clínica em que estado?
Olá Rita! Obrigada pelo retorno!! :) Eu atendo em Foz do Iguaçu/ Paraná. Mas também atendo pacientes e dou supervisão online. Abraços
Vídeo excelente!!! Uma dúvida… você faz esses registros durante a sessão, quando o paciente sai da sala ou ao final do dia? Sou estudante de psicologia.
Olá Rosana! Boa pergunta! Eu particularmente faço durante a sessão mesmo.. e depois complemento minha análise se for necessário.. mas dependendo da abordagem, os psicólogos preferem não anotar na frente do paciente e escrever depois. Escrever na hora facilita muito. Abraços!!
@@psicologalucianasalvador3952 Ei Luciana! Excelente video. Como fazer registro de sessão em prontuário de clinica qdo outros profissionais tem acesso.
Maria Aparecida do Nascimento
Exemplo de Modelo 27:20
Muito obrigada por marcar Thiago!!
AAAAAAA