Bate-Pronto Podcast episódio 01. Afinal, o que é racismo?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Bate-Pronto Podcast episódio 01. Afinal, o que é racismo? Com participação de Joyce Anselmo. Perguntas e observações por ela e respostas por mim.

Комментарии • 59

  • @ezequiela09
    @ezequiela09 2 года назад +15

    Mto bom!!!! Mas sugestão, invistam num microfone power (q deixe o som alto e claro).

  • @herrmesmarinho1690
    @herrmesmarinho1690 2 года назад +11

    Jessé, fundamental para compreensão da realidade brasileira e fundamental para fundamentar a luta para a transformação da realidade brasileira.

  • @Marcos-ix2ms
    @Marcos-ix2ms Год назад

    Top...

  • @andreluizdesouza247
    @andreluizdesouza247 2 года назад

    Eu acho que Jessé Souza, Marilena Chauí e Virgínia Fontes ( entre outros poucos) não podem ficar de fora do próximo governo. Não ocupando cargos necessariamente, mas dando suporte intelectual. Jessé, você é espetacular, necessário!

  • @wagnerluiz4718
    @wagnerluiz4718 2 года назад

    Show professor ✌

  • @elymiguel1216
    @elymiguel1216 2 года назад +5

    Gratidão professor! Elite do Atraso tornou-se meu livro de cabeceira.

  • @izaliaabreu6195
    @izaliaabreu6195 2 года назад +1

    Que seja o primeiro de muitos!!! Precisamos sair das trevas...

  • @alcidesfernandes9452
    @alcidesfernandes9452 2 года назад +3

    Excelente! 👏👏👏👏👏👏
    As grandes emissoras de TV têm programas diários pra educar o povo a ser racista! Como é feito? Mostrando jovens pobres sendo presos e humilhados, por estarem com um pacotinho de maconha, estarem fazendo furto.. como se os jovens pobres e negros da periferia fossem “naturalmente” deliquentes.. e com isso a gente aprende a odiar essas pessoas..

  • @BrasilCorreto
    @BrasilCorreto 2 года назад

    👏👏👏👏🇧🇷

  • @corintomartins467
    @corintomartins467 2 года назад

    Boa tarde 💥😀

  • @pauled63
    @pauled63 2 года назад +3

    Gostei muito , Jessé. Todo educador deve ler seu livro. Ainda bem que hoje falamos em racismo. Durante muitos anos não se falava, principalmente, como forma de ocultar a realidade. Fui criada para não falar da cor para não ofender o diferente.

  • @SputnikSoviet
    @SputnikSoviet 2 года назад +1

    Completamente pertinente as falas do Prof. Jessé!

  • @vitorrodrigues5735
    @vitorrodrigues5735 2 года назад

    amo jessé, uma pena nos termos um desgoverno que é justamente o que o jessé denuncia, nadar contra a maré não é fácil pois eles detém o poder estatal. Que dias melhores venham por nossa força e fé.

  • @jorgeeliaselias9253
    @jorgeeliaselias9253 2 года назад +1

    As aulas do professor Jessé Souza são sempre maravilhosas!!

  • @julianopereiragomes4399
    @julianopereiragomes4399 2 года назад +1

    E na era da globalização e das redes sociais podemos falar em racismo-virtual, é o modo de avaliação e agressividade que instiga as pessoas a se atacarem usando seus preconceitos, através das redes. Assim o racismo se disfarça e é mais exposto do que antes e continua vivíssimo entre as pessoas.

  • @eduardolessa6721
    @eduardolessa6721 2 года назад +1

    Parabéns pela aula, obrigado Professor Jessé e Joyce. Como vocês enxergam o acesso ao conhecimento para prestar o vestibular, a escolha do currículo para escolas de ensino público e privado, e o racismo que explicaram nesse vídeo?
    E como seria possível organizar essa insubordinação da "ralé" em um sistema totalmente organizado para torná-la subordinada? Obrigado!!

  • @xixicodoapodi
    @xixicodoapodi 2 года назад

    Uma releitura de tudinho que sabemos e agimos. Agora temos que mudarmos essa nossa cabeça de brasileiro.

  • @carolinaassis4812
    @carolinaassis4812 2 года назад

    Excelente! Muito importante!

  • @clerisnaldocarvalho2846
    @clerisnaldocarvalho2846 2 года назад

    Muito bom, sempre, J. Souza.... Sempre novos aprendizados...

  • @simonedebritosantos5369
    @simonedebritosantos5369 2 года назад

    Maravilha! Espero, desejo e boto fé q vc entre de cabeça nas redes socias e faça outros tantos vídeos para nos orientar neste momento fundamental em q vivemos. Gratidão pela sua contribuição valiosa!

  • @claudiocarvalho-claudiocar6956

    A questão do mulato, do mestiço, do híbrido. Essa é essencial.

  • @antoniomendes6375
    @antoniomendes6375 2 года назад

    Muito bom!! Adorei! Que venham mais episódios!

  • @marques3545
    @marques3545 2 года назад

    SHOW SUA VISAO JESSE. EU SO ' ACHO QUE VC DEVERIA DIALOGAR MAIS COM PESSOAS NEGRAS PRA JUSTAMENTE ENRIQUECER O DEBATE.

  • @pauled63
    @pauled63 2 года назад +1

    Jesse, gostaria que você explicasse como o racismo deve ser tratado no processo educacional nas escolas.

  • @monicaalves6814
    @monicaalves6814 2 года назад

    Jessé, obrigada pela aula!

  • @vivibsb7495
    @vivibsb7495 2 года назад +1

  • @liraamaraldefaria6929
    @liraamaraldefaria6929 2 года назад

    Professor, gostaria de saber de que maneira o senhor dialoga esse conceito de racismo, englobando Tb questões de gênero e classe, com a ideia de interseccionalidade. Fiquei com essa dúvida.

  • @cfredz1001
    @cfredz1001 2 года назад +3

    chamem o prof. silvio de almeida para explicar o racismo estrutural...ele tem livros sobre o tema...nao eh tão superficial como vcs colocam...

  • @Trexfreestyle1991
    @Trexfreestyle1991 2 года назад

    Gostaria que Jesse fala-se do "habitus" trabalhado em seu livro "subcidadania brasileira" e do conceito de "capital cultural".

  • @marciaalmeida2720
    @marciaalmeida2720 2 года назад +1

    Conseguir distorcer os valores de um país para manipular, com certeza é a maior arma a utilizar, e os governos que mais roubam se utilizam deste sistema que é extremamente estratégico e objetivo, para construir uma cultura alienante e opressora. Concordo plenamente com você professor.

  • @pedrosergiovalle
    @pedrosergiovalle 2 года назад

    Enquanto um partido se organizou e se aliou, lutou muito, atingiu o cargo máximo e promoveu mudanças importantes e em prol de trabalhadores e dos menos favorecidos, outros partidos e pessoas trabalharam para combatê-lo, organizações criminosas investiram em carreiras de advogados, delegados, juízes, policiais, jornalistas e políticos.
    Enfim são todos criminosos, cúmplices de um processo que nos querem trabalhando por comida.
    Sinto que a mais cruel forma de prisão é aquela em que se convence uma pessoa de que não está presa.
    Acreditam mesmo que o PT tem apenas eleitores dependentes e comunistas?
    Somos cerca de cem milhões de pessoas onde 30 milhões de votos válidos nos representam, estamos há 20 anos apanhando em casa, no trabalho, na TV, nas revistas, nos jornais, nas redes sociais há menos tempo, mas com muito mais intensidade e falta de escrúpulos pela falsa sensação de impunidade e principalmente a facilidade com que se propagam mentiras, calúnias e difamações.
    Somos satirizados por líderes religiosos, altos cargos públicos, filósofos e intelectuais, somos confundidos e assassinados como criminosos ao estilo inquisição e ainda estamos aqui, como o maior partido do Brasil.
    Temos ao nosso lado um número considerável de pessoas reconhecidamente de alto nível artístico, político e filosófico.
    Temos apoio das maiores lideranças desse país e de muitos outros e temos Lula. Goste ou não, um homem fora do comum.
    Tivessem uma prova cabal de que não passa de um criminoso desses comuns entre os políticos e as leis criadas por Ele, contra a corrupção já o teria enterrado em um presídio de forma absoluta.
    Lula, assim como Dilma, enviou ao congresso projeto para transformar o crime de corrupção em hediondo e de retirada de proteção de fórum privilegiado de políticos, os seus escolhidos deputados e senadores até agora não tiveram tempo para apreciar e decidir sobre essa matéria, claro, a culpa deve ser do PT.
    Todos os partidos têm problemas, a bola da vez é o PT, tomem cuidado pra não servir de manobra a interesses internacionais.
    Já levaram a Vale do Rio Doce, boa parte da Petrobras, do petróleo, dos animais silvestres e etc., e estão no encalço de levar o nióbio, o Aquífero Guarani, Amazônia e etc.
    E o principal que é nossa união, nada mais nada menos que nossa maior arma contra a retirada de nossa riqueza através dos juros da dívida.
    Uma completa e extensa auditoria sobre a dívida e a retirada de privilégios e salários abusivos do funcionalismo público e já teríamos uma previdência forte e estável, educação e saúde de primeiro mundo, acredite, isso não é otimismo de esquerdo-pata.
    Jair youtubernaro não é nada.
    Só o acredita quem tem baixa autoestima, preconceitos encobertos, desconhecimento de economia mundial, orçamento público, dimensões de problemas de nação e etc.
    Desapego de humanismo, assuntos espirituais e forte materialismo, além de egoísmo.
    Além de desconhecer a importância da natureza, pequenas comunidades, minorias, produção de alimentos e energia, relações internacionais e falta de vergonha na cara.
    Impossível defender tal pessoa e seus pífios argumentos sem reconhecer a majestosa onda contrária vinda de todos os lados e segmentos, muitos antagônicos como direita e esquerda, mídia do mundo todo e governos dos mais variados modelos.
    Lula e Geraldo farão um governo com muita dificuldade por terem toda essa contra vontade e políticos desalinhados com o progressismo e o humanismo, mesmo assim teremos resultados positivos e expressivos.
    Como foram os de Lula e José, os quais provavelmente voces aprovaram naqueles dias, se beneficiaram, mas depois, por causa dos 20 centavos da passagem se deixaram comover pela mais importante produção cinematográfica do sistema globo de produções e de jornalistas associados, e hoje considera que existem pessoas querendo através da política assumir suas responsabilidades por:
    - com machismo e preconceito empurrar seus filhos para os desvios de sexualidade, está provado que ocorre mais por razões familiares.
    - tirar a competitividade de seus filhos por falta de treinamento e estudos, visando sempre esportes, showbiz, laser e sexo.
    - decair a qualidade dos representantes políticos por completo afastamento dos partidos e suas convenções, sem participação nas atividades coletivas da comunidade, seja escolar ou outra.
    - por desvalorização do professor e da instituição escolar as quais seus filhos pertencem, pois TV e tudo que nela passam são mais importantes;
    - por confundir A Luz de Deus e de Seus Enviados com atividades religiosas e de propósitos apenas terrenos, materialistas.
    - por elevar o dinheiro a importância superior ao caráter, nobreza de propósitos e ideal de vida.
    - e por considerar que patriotismo seja uma coisa mais ligado ao futebol, fórmula um, carnaval e guerra do que fraternidade com vizinhos.
    - Grato por sua atenção, não deixe de pensar nisso e falar com suas próprias palavras aos seus, isto é fundamental para sua elevação espiritual, os seus pensamentos.
    Não é que não me acredita; O que não queres é acreditar.

  • @julianopereiragomes4399
    @julianopereiragomes4399 2 года назад

    Uma pergunta. O sistema capitalista e o sistema político influenciados pelo mercado são os produtores e os reprodutores do racismo?

  • @weird7273
    @weird7273 10 месяцев назад

    3:48

  • @muralistanomade
    @muralistanomade 2 года назад +1

    Pra ficar perfeito só precisa melhorar a definição de vídeo e o áudio. Sucesso!

  • @weird7273
    @weird7273 10 месяцев назад

    10:15

  • @carlosdebrito1592
    @carlosdebrito1592 2 года назад +1

    JESSÉ SOUZA poderia fazer uma analise mais específica (num vídeo, na medida do possível, curto) sobre os MEMES que circulam aos milhões por aí, há muito tempo, APRESENTADOS COMO ENGRAÇADOS, JOCOSOS, COM PESSOAS SEMPRE MUITO HUMILDES E NEGRAS LEVANDO PAULADAS, sendo perseguidas e até mordidas por cachorros ou, de alguma outra forma, SE DANDO MUITO MAL, para mostrar, EXPLICAR, a essa gente que os recebe e "inocentemente" replica, o quanto esses memes influenciam (para mim, decisivamente) no processo de BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA entre nós.

  • @rafaeleitecarvalho6035
    @rafaeleitecarvalho6035 2 года назад +1

    Seria possível uma comparação entre o ódio aos judeus na Alemanha durante a década de 1940, com o ódio aos africanos e seus dependentes escravizados no Brasil? Se o nazismo é o formato alemão do fascismo, a escravidão no Brasil não pode ser chamada de fascismo por quê?

  • @josimarqueirozdesousa3850
    @josimarqueirozdesousa3850 2 года назад

    Entregar a pizza quentinha na casa do babacana kkkk

  • @gabrielgleysson2471
    @gabrielgleysson2471 2 года назад

    Olá, Joyce e Jessé. Como o racismo deve se combatido? O racismo é o principal problema do Brasil?

    • @vsp8599
      @vsp8599 2 года назад

      não, o maior problema é a pobreza.

    • @gabrielgleysson2471
      @gabrielgleysson2471 2 года назад +1

      @@vsp8599 acredito que o racismo das pessoas que administram as institucionais levam a pobreza. Se a pobreza nesse mundo moderno é porque a racismo por detrás!

    • @vsp8599
      @vsp8599 2 года назад

      @@gabrielgleysson2471 cara, infelizmente a pobreza é a condição natural da humanidade, a exceção é a riqueza. Aos governantes, basta não atrapalhar, que hj todos tem condições de mesmo que não fiquem ricos, possam viver bem. No Brasil, por exemplo, um dos meios de perpetuar a pobreza é por meio de impostos e regulações, principalmente pra camada menos privilegiada.

    • @carlosaraujo4400
      @carlosaraujo4400 2 года назад +1

      @@gabrielgleysson2471 Concordo com você. Como o Jesse falou, o racismo é o mecanismo usado pela "Elite" para legitimar que se a pessoa é pobre, que a culpa é dela e não dessa elite politica e econômica que cria as condições para que o povo não possa ter acesso para sair dessa condição de pobreza.

  • @julianopereiragomes4399
    @julianopereiragomes4399 2 года назад

    O que as pessoas sofrem no Brasil e no mundo é um racismo de classes sociais e etnias. Ou seja, o que as pessoas sofrem é o racismo-humano. Porque esse racismo vai além do racial, esse racismo também é intelectual. É um racismo total, porque ele pega diversas áreas do ser humano mais necessitado e usa os preconceitos como armas de ódio para desumaniza-lo, banaliza-lo e descarta-lo.

  • @vsp8599
    @vsp8599 2 года назад

    agora entendi pq o paulo ghiraldelli fala tão mal do Jessé: eles são a mesma pessoa! kkkkkkkk

    • @carlosaraujo4400
      @carlosaraujo4400 2 года назад +1

      Paulo Ghiraldelli acha que só ele é bom, para ele ninguém mais presta.
      Já assisti a bastante vídeos dele e não digo que ele é ruim, mas ele deve achar que chamar os outros de bagulho bochecha, fazer piadinha dos outros e dizer que os outros são ruins, ele deve achar que com isso ele conquiste mais seguidores.
      Ele deve ser um recalcado. Aposto que ele gostaria de fazer parte do ICL, aí como não faz, fica aí falando essas besteiras.

  • @marcosrod2012
    @marcosrod2012 2 года назад

    Até tinha interesse em conhecer mais sobre o Jessé, mas no primeiro vídeo ver os dois com essas camisetas na me deu uma rejeição enorme ! Fui

  • @carretospontagrossa1554
    @carretospontagrossa1554 2 года назад

    Gostaria de compreender, porquê tantos brasileiros em poucos dias encontraram no atual governante, identificação para levá-lo a presidência do país?

  • @ricardopensador5481
    @ricardopensador5481 2 года назад

    Espada na bainha - Autor desconhecido
    Espada na bainha
    Espada na bainha
    Vamos juntos derrubar, na moral, a ditadura do capital
    Vamos juntos derrubar, na moral, a ditadura do capital
    Quero menos conto e muito ato
    Quero que a verdade corte o seu barato
    Hoje a realidade é outra, não tem rei nem tem rainha
    Tem muito general
    A mando do capital
    E o povo se dá mal
    Não é de hoje que a vida se consome
    É branco, é preto morrendo de fome
    Minha dor não é inveja e nem despeito
    É meu pedaço de vida que ninguém respeita
    Espada na bainha
    Espada na bainha
    Vamos juntos derrubar, na moral, a ditadura do capital
    Vamos juntos derrubar, na moral, a ditadura do capital
    Quero menos conto e muito ato
    Quero que a história corte o seu barato
    Hoje a realidade é outra, não tem rei nem tem rainha
    Tem muito general
    A mando do capital
    E o povo se dá mal
    Não é de hoje que a vida se consome
    É o capital matando de fome
    Minha dor não é inveja e nem despeito
    É meu pedaço de vida que ninguém respeita
    Espada na bainha
    Espada na bainha
    Vamos juntos derrubar, na moral, a ditadura do capital
    Vamos juntos derrubar, na moral, a ditadura do capital ✊🏿
    ruclips.net/video/gKGCc591MVg/видео.html

  • @josecarlosdejesus7760
    @josecarlosdejesus7760 2 года назад

    Jessé ostenta inteligência. Desse jeito não sobra nada para o Pondé e Karnal... acabam virando escoteiros...

  • @Izabellazanchi
    @Izabellazanchi 6 месяцев назад

    Eu quero casar com o Jessé Souza

  • @Izabellazanchi
    @Izabellazanchi 6 месяцев назад

    Jessé, misoginia é racismo, não?😊

  • @weird7273
    @weird7273 10 месяцев назад

    4:30