Muito bom o vídeo, ótimas dicas de segurança dente da água. Isso falta em todos os canais de surf no RUclips, todos se esquecem que surf começa no mar.
Realmente o canal tem muita qualidade, mas na velocidade normal fica muito cansativo. Tenta aumentar a velocidade que o vídeo será reproduzido, sem que as pessoas precisem ajustar na plataforma. Ficará mais atraente. De qualquer forma, muito obrigado, já maratonei!
@@klucios acho que é muita informação relevante p aumentar a velocidade, achei excelente a velocidade que ele fala dá p visualizar o que ele tá falando. Mas tbm se a pessoa quiser dá p ajustar no RUclips a velocidade do vídeo de forma pessoal
Oi, Lala. Obrigado pelos elogios. Aproveita as ondas das praias do Forte de Santa Tereza. La moza tem ondas cheias ótimas para iniciantes. Um grande abraço e ótimo aprendizado!
@@manualdohaole você já conhece Rocha!!! Eu conheci Leandro e ele compartilhou seus vídeos pra mim. Eu estou morando em La Paloma, como já tinha falado...sou uma surfer amateur, principiante! Você é bem-vindo aqui nas praias do Uruguai
Técnico e didático! Adorei! Vi que as infos são mais pra Surf de prancha, sou bodyboarder, mas muitas dessas infos ajudam a desenvolver a técnica no mar
Olá Joyce. Lash é a cordinha. Também chamam de strap em alguns estados do nosso país. Parabéns por estar aprendendo a surfar. São poucas mulheres que se encorajam por enquanto. Quanto mais participação feminina, mais as outras mulheres vão se animar também. Um grande abraço.
Uma dica importante: se você é iniciante não entre no mar sozinho, veja quem está entrando no mar e faça amizade... explique que você é iniciante e peça para entrar junto. Isso ajuda MUITO a evitar acidentes.
Obrigado pelas ótimas dicas meu amigo. Meu primeiro dia foi ontem, "dropei" 3 ondas com ajuda de um amigo. Hoje estou cheio de dor no corpo e me faltou condicionamento físico. Já sei o que atacar.
Olá, Bito. Tu é a segunda pessoa que entende que eu sou de Torres. Me expressei de forma confusa. Quando falei "nosso litoral de Torres" me incluí como gaúcho e não como morador da cidade. Sou de Porto Alegre. "Quem nunca imaginou pegar onda no Guaíba?". Moro longe do litoral, por isso sofri tanto para aprender e resolvi ajudar aqueles na mesma situação. Um grande abraço e boas ondas!
@@6662810 Já ouvi dizer que tem algumas pessoas que, no Guaíba, pegam a onda gerada por um navio rebocador. Nunca vi, mas deve ser uma experiência interessante
Tenho um bloqueio ferrado, não sinto segurança ao entrar no mar e ficar em um local onde não dá pé. Isso faz com que eu fique em um local que as ondas já estão quase quebrando.
Isso é normal. Enfrentar o medo faz parte do esporte, Carlos. Cedo ou tarde vais ter que fazer isso. No início é mais difícil, mas depois se acostuma. Entrar no outside com algum amigo ajuda bastante. Bom aprendizado e boas ondas
Ótimas dicas! Só fiquei com medo agora de começar a surfar. Tô começando agora, só pegando onda no coquinho. Já tava planejando tentar passar a arrebentação na próxima vez que fosse surfar, mas depois da suas dicas, fiquei muito receoso, pois não tenho ninguém pra surfar comigo, então sempre vou sozinho. Além disso, não sou nenhum atleta, sou apenas um adolescente fascinado pelo surf. Não tenho tanto condicionamento físico. Aí vendo o seu vídeo, me veio na cabeça: Se esse cara profissional e que tem um excelente condicionamento físico passou esse perrengue, imagine eu. Fiquei meio apavorado agora kkkkkkkkkk Mas enfim, parabéns pelo canal!
Lucas, muito pelo contrário. Não sou profissional nem atleta. Só não sou sedentário. Pratico atividades físicas moderadas e surfo somente no verão. Eu passei esse perrengue porque entrei no mar em um dia em que as ondas estavam grandes e o período era de 7 segundos (ou seja, quebrava uma onda a cada 7 segundos) e porque não tive calma para esperar um intervalo entre as ondas para recuperar a prancha. Meu objetivo não era assustar e sim mostrar como é mais fácil sair dessa situação do que nosso instinto imagina. Sugiro assistir também ao vídeo "Não desista de surfar", onde eu falo justamente que o surf está acessível a pessoas com qualquer condicionamento físico. "Como atravessar a arrebentação" também é um outro vídeo no qual eu descrevo que atravassar o mar é mais questão de jeito do que de força. Sentir medo faz parte do esporte. Mesmo que estejas surfando sozinho, procure entrar no mar sempre que já houver outras pessoas surfando. Evite apenas ser o primeiro a entrar. Persistência é a habilidade primordial do surf. Espero que você não desista e pegue ótimas ondas. Um grande abraço!
Eu uso um colete de town in, amigo. Meu leash já estourou 5x. Cena perigosa. Após a última que eu nadei 15 minutos pra voltar.... Eu tava em Bertioga...arrebentação longe muito
Vc disse que tomou 9 ondas na cabeça e perdeu a força. Nesse caso, não seria viável pegar uma dessas ondas e ir para o raso de uma vez? (Quando digo "pegar", não precisa ser em pé ou sequer na prancha)
Oi, Luiz. Sim em alguns casos é melhor sair do mar mesmo. Mas as vezes o cansaço vem subitamente de uma onda para outra. E às vezes a arrebentação está muito longe da praia e é mais seguro respirar do que se debater para sair dali. Essas dicas valem pra quando a gente já está cansado demais para conseguir lutar.
Amei as dicas! Meu maior medo é eu cair da prancha e eu não conseguir subir ou o lash enrolar no meu pé, o que eu faço para não deixar isso acontecer??
Bom dia, Thamiris. É bem raro o leash enroscar nos dois pés ao mesmo tempo. Deve ter me acontecido só 3 ou 4 vezes. E não chegou a fazer um nó. Bastou balançar as pernas e ajudar um pouquino com a mão para desenroscar. O material do leash não é suficientemente flexível para que se formem nós embaixo dágua. Se chegares a ficar com os dois pés presos, o segredo é se esforçar para manter a calma, pegar ar e mergulhar para poder usar as mãos para desenroscá-los. É uma situação em que o efeito psicológico é bem maior do que a real gravidade da situação, então controlar o medo é o segredo para resolvê-la. Passar por pequenas situações difíceis como essa é muito importante para o nosso aprendizado de como respeitar o mar e de como sair de situações realmente perigosas. Faz parte do treino mental do esporte
Olá, Ricbma. Ficar com medo faz parte do jogo. Assiste ao vídeo "Habilidades Emocionais no Surf" para maiores detalhes. Um grande abraço e não desista. ruclips.net/video/83CZnZnQVig/видео.html
Olá Daniel, tenho uma dúvida em relação à vacas. Quando tomo uma em mar pequeno, sempre solto minha respiração pra não entrar água no meu nariz, meu oxigênio sempre aguenta de boa. Agora que estou me arriscando em mares maiores (um metro), quando tomo uma vaca dessas ondas maiores, se eu solto o ar pelo nariz, fico quase sem pra voltar à superfície, qual a melhor forma, soltar o ar, não soltar, soltar pouco...??
Olá, M.Silva. Em mar grande eu prefiro aguentar a água entrando pelo nariz e soprar com força para espeli-la após chegar na superfície. Acho a agonia da água no nariz menos desconfortável do que a agonia da falta de ar. Mas não existe melhor modo. Vai da preferência de cada um. Tem sortudos que nem sentem água entrando no nariz. Para mim continua entrando e ardendo. Nunca me acostumei por completo. Considero como parte do esporte. Algumas vezes pensei em experimentar aqueles tapadores de nariz que usam em nado sinconizado, mas certamente eles devem ser arrancados no caso dos caldos mais violentos. Mas em resumo, Na minha opinião pessoal acho que o ar de sobra nos pulmões é mais importante. Nunca se sabe quanto tempo ficaremos embaixo da água. Imagina se teu lash fica preso em alguma coisa e precisas de calma e tempo para soltá-lo! Espero ter ajudado. Um grande abraço e ótimas ondas!
Então, aqui onde eu moro, a praia ela tem muito buraco, as vezes vc entra 1 metrô da areia da praia e já tá fundo, eu meio que peguei um trauma de ficar agarrado em um buraco, as vezes eu caio nesse buraco e eu não consigo remar até a areia, oq eu faço pra sair desses buracos ? E parece que é só quando eu fico em buraco que eu não consigo remar pra sair dele
Olá, Guiga. Experimente remar para o fundo ou para o lado até sair do buraco. Se ficar cansado, mantenha a calma e fique sentado ou deitado na prancha pelo tempo que for necessário até recuperar as forças. Não se esqueça que você tem uma ótima bóia ao alcance das mãos. Aprenda também a reconhecer os buracos. Neles, geralmente as ondas não quebram e a agua fica apenas balançando de forma desorganizada. Aqui no Rio Grande do Sul, onde moro, chamamos esses buracos de panela ou paneleira, pois são fundos e o movimento do mar parece água fervendo.
Olá Victor. Não sei se é por condiciomento psicológico ou falta de preparo físico. O melhor seria fazeres aulas de natação com um educador físico para treinar o corpo e a mente a ficar embaixo dágua. Ambas as habilidades são importantes para o surf. Um grande abraço e um bom aprendizado.
até que em fim um surfista que não tem fala pastosa como se estivesse bêbado ou drogado, parabéns
Muito bom o vídeo, ótimas dicas de segurança dente da água. Isso falta em todos os canais de surf no RUclips, todos se esquecem que surf começa no mar.
Sem dúvidas o melhor canal de surf que já vi. Já assisti vários gringos mas nenhum tão didático igual você
Rapaz, por que tão poucos inscritos? Achei seu video muito informativo e suave de assistir! Me inscrevi! Continua assim!
Devagar se vai ao longe. Que bom que gostou. Muito obrigado!
Realmente o canal tem muita qualidade, mas na velocidade normal fica muito cansativo. Tenta aumentar a velocidade que o vídeo será reproduzido, sem que as pessoas precisem ajustar na plataforma. Ficará mais atraente. De qualquer forma, muito obrigado, já maratonei!
Assisti sempre em 2x
@@klucios acho que é muita informação relevante p aumentar a velocidade, achei excelente a velocidade que ele fala dá p visualizar o que ele tá falando. Mas tbm se a pessoa quiser dá p ajustar no RUclips a velocidade do vídeo de forma pessoal
Parabéns amigo, suas dicas são excelentes , além de passar as informações com bastante clareza !!🤝🤙
Oi Daniel Eu sou a Lala do La Paloma (ROCHA, URUGUAY) Adorei suas Dicas! Eu sou uma surfista principiante e achei bem interessante elas.
Oi, Lala. Obrigado pelos elogios. Aproveita as ondas das praias do Forte de Santa Tereza. La moza tem ondas cheias ótimas para iniciantes. Um grande abraço e ótimo aprendizado!
@@manualdohaole você já conhece Rocha!!! Eu conheci Leandro e ele compartilhou seus vídeos pra mim.
Eu estou morando em La Paloma, como já tinha falado...sou uma surfer amateur, principiante!
Você é bem-vindo aqui nas praias do Uruguai
Técnico e didático! Adorei!
Vi que as infos são mais pra Surf de prancha, sou bodyboarder, mas muitas dessas infos ajudam a desenvolver a técnica no mar
Vc explica mt bem parece um professor mesmo
Vish mainha! Eu nao sei nem o que é Lech. Vou comecar a ter aulas de surf. suas dicas sao maravilhosas. Obrigada!
Olá Joyce. Lash é a cordinha. Também chamam de strap em alguns estados do nosso país. Parabéns por estar aprendendo a surfar. São poucas mulheres que se encorajam por enquanto. Quanto mais participação feminina, mais as outras mulheres vão se animar também. Um grande abraço.
Uma dica importante: se você é iniciante não entre no mar sozinho, veja quem está entrando no mar e faça amizade... explique que você é iniciante e peça para entrar junto. Isso ajuda MUITO a evitar acidentes.
Com certeza, Sarah. Baita dica. Faltou mesmo falar sobre isso. Muito obrigado pela contribuição!
Só dica top
Obrigado pelas ótimas dicas meu amigo. Meu primeiro dia foi ontem, "dropei" 3 ondas com ajuda de um amigo. Hoje estou cheio de dor no corpo e me faltou condicionamento físico. Já sei o que atacar.
Essas dicas são sensacionais...
Muito bom mesmo ter essas dicas
valeu pelas seguranças
Excelentes dicas!
Muito bom.
obrigado
Ainda não surfo mas pretendo começar, e o vídeo foi muito informativo, já ajudou bastante nos conhecimentos e dicas básicas!!
Ôpa. Bora começar, Douglas. Aproveita o verão!
Parabéns pelas excelentes explicações , seus videos são ótimos !
Parabéns pelo conteúdo!!! Muito bem explicado.
estou curtindo todos teus vídeos. muitos bons, parabéns. Legal saber que tu é de Torres!
Sou de Santa Maria - RS.
Olá, Bito. Tu é a segunda pessoa que entende que eu sou de Torres. Me expressei de forma confusa. Quando falei "nosso litoral de Torres" me incluí como gaúcho e não como morador da cidade. Sou de Porto Alegre. "Quem nunca imaginou pegar onda no Guaíba?". Moro longe do litoral, por isso sofri tanto para aprender e resolvi ajudar aqueles na mesma situação. Um grande abraço e boas ondas!
@@manualdohaole legal! 2018 participei de uma campeonato de SUP no Guaíba, chuva e vento, quase deu onda! KKKKK
Sigo assistindo teus vídeos.
@@6662810 Já ouvi dizer que tem algumas pessoas que, no Guaíba, pegam a onda gerada por um navio rebocador. Nunca vi, mas deve ser uma experiência interessante
Eu amei a dica de puxar o leash
Essa eu aprendi com um moleque de 15 anos de idade, acredita?
Suas dicas são ótimas,estou querendo iniciar no esporte e está sendo ótimo.
Tenho um bloqueio ferrado, não sinto segurança ao entrar no mar e ficar em um local onde não dá pé. Isso faz com que eu fique em um local que as ondas já estão quase quebrando.
Isso é normal. Enfrentar o medo faz parte do esporte, Carlos. Cedo ou tarde vais ter que fazer isso. No início é mais difícil, mas depois se acostuma. Entrar no outside com algum amigo ajuda bastante. Bom aprendizado e boas ondas
Valeu mesmo Daniel, gratidão por todo o incentivo.
medo..
🤭🤭🤭
Muito bom!! Ótimas dicas...
Top! Parabéns pelo conteúdo!!!
Boa
Obrigado por nos ajudar com suas dicas valiosas..
Trimailovas 2020 like sempre👍 🌊🏄♂️
Ótimas dicas! Só fiquei com medo agora de começar a surfar. Tô começando agora, só pegando onda no coquinho. Já tava planejando tentar passar a arrebentação na próxima vez que fosse surfar, mas depois da suas dicas, fiquei muito receoso, pois não tenho ninguém pra surfar comigo, então sempre vou sozinho.
Além disso, não sou nenhum atleta, sou apenas um adolescente fascinado pelo surf. Não tenho tanto condicionamento físico. Aí vendo o seu vídeo, me veio na cabeça: Se esse cara profissional e que tem um excelente condicionamento físico passou esse perrengue, imagine eu.
Fiquei meio apavorado agora kkkkkkkkkk
Mas enfim, parabéns pelo canal!
Lucas, muito pelo contrário. Não sou profissional nem atleta. Só não sou sedentário. Pratico atividades físicas moderadas e surfo somente no verão. Eu passei esse perrengue porque entrei no mar em um dia em que as ondas estavam grandes e o período era de 7 segundos (ou seja, quebrava uma onda a cada 7 segundos) e porque não tive calma para esperar um intervalo entre as ondas para recuperar a prancha. Meu objetivo não era assustar e sim mostrar como é mais fácil sair dessa situação do que nosso instinto imagina. Sugiro assistir também ao vídeo "Não desista de surfar", onde eu falo justamente que o surf está acessível a pessoas com qualquer condicionamento físico. "Como atravessar a arrebentação" também é um outro vídeo no qual eu descrevo que atravassar o mar é mais questão de jeito do que de força. Sentir medo faz parte do esporte. Mesmo que estejas surfando sozinho, procure entrar no mar sempre que já houver outras pessoas surfando. Evite apenas ser o primeiro a entrar. Persistência é a habilidade primordial do surf. Espero que você não desista e pegue ótimas ondas. Um grande abraço!
Show as suas dicas!
Muito boa aula
valeu
Muito bom vídeo 🙏
e eu que comecei o surf sem saber nadar kkkk aprendi na marra kkkk ai deu tudo certo kkk surfo a 1 ja
Método salve-se quem puder! Hehehehehehehe
Eu uso um colete de town in, amigo. Meu leash já estourou 5x. Cena perigosa. Após a última que eu nadei 15 minutos pra voltar.... Eu tava em Bertioga...arrebentação longe muito
E não te atrapalha muito esse colete? Não vale mais a pena comprar um leash super mega blaster reforçado?
dropador cegueta é o que mais tem kkkkkkkk vdd
Vc disse que tomou 9 ondas na cabeça e perdeu a força. Nesse caso, não seria viável pegar uma dessas ondas e ir para o raso de uma vez? (Quando digo "pegar", não precisa ser em pé ou sequer na prancha)
Oi, Luiz. Sim em alguns casos é melhor sair do mar mesmo. Mas as vezes o cansaço vem subitamente de uma onda para outra. E às vezes a arrebentação está muito longe da praia e é mais seguro respirar do que se debater para sair dali. Essas dicas valem pra quando a gente já está cansado demais para conseguir lutar.
dependendo do tamanho da espuma da onda , após arrebentação e capaz de você tomar mais caldo ainda por causa da força dela
Sou um baita prego, mas um dia chego lá
Amei as dicas! Meu maior medo é eu cair da prancha e eu não conseguir subir ou o lash enrolar no meu pé, o que eu faço para não deixar isso acontecer??
Bom dia, Thamiris. É bem raro o leash enroscar nos dois pés ao mesmo tempo. Deve ter me acontecido só 3 ou 4 vezes. E não chegou a fazer um nó. Bastou balançar as pernas e ajudar um pouquino com a mão para desenroscar. O material do leash não é suficientemente flexível para que se formem nós embaixo dágua. Se chegares a ficar com os dois pés presos, o segredo é se esforçar para manter a calma, pegar ar e mergulhar para poder usar as mãos para desenroscá-los. É uma situação em que o efeito psicológico é bem maior do que a real gravidade da situação, então controlar o medo é o segredo para resolvê-la. Passar por pequenas situações difíceis como essa é muito importante para o nosso aprendizado de como respeitar o mar e de como sair de situações realmente perigosas. Faz parte do treino mental do esporte
Ok fiquei com medo depois que foi mencionado redes de pescador e o fôlego debaixo de uma serie de ondas:(
Olá, Ricbma. Ficar com medo faz parte do jogo. Assiste ao vídeo "Habilidades Emocionais no Surf" para maiores detalhes. Um grande abraço e não desista. ruclips.net/video/83CZnZnQVig/видео.html
@@manualdohaole Ontem fiquei um bom tempo assistindo os vídeos mas uma hora chego nesse que vc indicou hahha. Ótimo conteúdo..de verdade!
Olá Daniel, tenho uma dúvida em relação à vacas. Quando tomo uma em mar pequeno, sempre solto minha respiração pra não entrar água no meu nariz, meu oxigênio sempre aguenta de boa. Agora que estou me arriscando em mares maiores (um metro), quando tomo uma vaca dessas ondas maiores, se eu solto o ar pelo nariz, fico quase sem pra voltar à superfície, qual a melhor forma, soltar o ar, não soltar, soltar pouco...??
Olá, M.Silva. Em mar grande eu prefiro aguentar a água entrando pelo nariz e soprar com força para espeli-la após chegar na superfície. Acho a agonia da água no nariz menos desconfortável do que a agonia da falta de ar. Mas não existe melhor modo. Vai da preferência de cada um. Tem sortudos que nem sentem água entrando no nariz. Para mim continua entrando e ardendo. Nunca me acostumei por completo. Considero como parte do esporte. Algumas vezes pensei em experimentar aqueles tapadores de nariz que usam em nado sinconizado, mas certamente eles devem ser arrancados no caso dos caldos mais violentos.
Mas em resumo, Na minha opinião pessoal acho que o ar de sobra nos pulmões é mais importante. Nunca se sabe quanto tempo ficaremos embaixo da água. Imagina se teu lash fica preso em alguma coisa e precisas de calma e tempo para soltá-lo!
Espero ter ajudado. Um grande abraço e ótimas ondas!
Então, aqui onde eu moro, a praia ela tem muito buraco, as vezes vc entra 1 metrô da areia da praia e já tá fundo, eu meio que peguei um trauma de ficar agarrado em um buraco, as vezes eu caio nesse buraco e eu não consigo remar até a areia, oq eu faço pra sair desses buracos ? E parece que é só quando eu fico em buraco que eu não consigo remar pra sair dele
Olá, Guiga.
Experimente remar para o fundo ou para o lado até sair do buraco. Se ficar cansado, mantenha a calma e fique sentado ou deitado na prancha pelo tempo que for necessário até recuperar as forças. Não se esqueça que você tem uma ótima bóia ao alcance das mãos.
Aprenda também a reconhecer os buracos. Neles, geralmente as ondas não quebram e a agua fica apenas balançando de forma desorganizada. Aqui no Rio Grande do Sul, onde moro, chamamos esses buracos de panela ou paneleira, pois são fundos e o movimento do mar parece água fervendo.
@@manualdohaole Obrigado pela dica, vou praticar mais isso. Ótimo canal e ótimas dicas S2
você sabe me dizer pq eu não tenho muito fôlego em baixo da água?? isso se chama desespero?
Olá Victor. Não sei se é por condiciomento psicológico ou falta de preparo físico. O melhor seria fazeres aulas de natação com um educador físico para treinar o corpo e a mente a ficar embaixo dágua. Ambas as habilidades são importantes para o surf.
Um grande abraço e um bom aprendizado.
@@manualdohaole obrigado pela dica Tmj mano
Você tem Instagram?
Olá. Instagram do Manual do Haole não. Já tenho pouco tempo para gerenciar o RUclips. Eu não conseguiria dar conta do recado.