Ele reforça muito isso nos eps do podcast, a visão que ele tem sobre o que é aprender, o que é método científico, e sobre o sentido (ou falta de) da separação que temos nas areas academicas é show, me faz repensar muito coisas que são tidas como "certas". Recomendo muito o podcast que ele deixou na descrição.
@@gyt4377 essa e a questao, é muito dificil voce saber qual é a resposta certa para alguma coisa, porem é bem mais facil saber qual a resposta errada, ou melhor, as respostas erradas, entao no metodo cientifico, voce vai excluir cada vez mais as respostas erradas, porque quanto mais respostas erradas forem excluidas, mais proximo a resposta certa voce vai estar.
Concordo com Ranniery. Ouço muito, também. Por causa do Altay, ele é fera na didática, conhecimento, profissionalismo e sem vieses. Ele merecia as duas cocas zeros.
Esse formato de ter outros especialistas apresentando o Nerdologia veio pra me deixar orgulhoso das minhas próprias escolhas de quem seguir nas redes sociais. Eu já seguia todos no Twitter. Como é bom perceber q muito mais gente valoriza o conhecimento das pessoas q nós já valorizávamos. Dá uma gostosa sensação de comunidade e de pertencimento. Além de validação dos nossos gostos, inevitavelmente.
Sugestões Nerdologia: Calendários - Em que ano estamos em diferentes tipos de calendários pelo mundo Nerdologia: A origem dos nomes das cores (só pra não perder o costume)
@@danielelopes6708 eu entendi que a mente cria justificativas para que tarefas e/ou "regras" sejam cumpridas ou que certos eventos sejam melhor assimilados. Mas o que eu queria com o comentário era apontar que a linguagem não está acessível. A construção textual e os termos utilizados poderiam ser mais diretos e amigáveis, uma vez que o texto usado se assemelha mais a artigos científicos/teses/dissertações. Definitivamente o nerdologia não tem a função de explicar detalhadamente, mas sim dar uma introdução e criar interesse (uma vez que a área da psicologia é tão complexa e vasta quanto a propria mente que estuda). Perdão pelo texto longo e explicativo.
Oh, agora sim o time está ainda mais especial! Sempre imaginei alguém no nerdologia, da área de Psicologia, falando sobre temas relacionados. E o Altay certamente honra esse lugar! Que venham os próximos!
A Equipe da Jovem Nerd está de parabéns. Olha só uma forma inteligente de agir. Esse é o tipo de atitude que precisamos das empresas no Brasil. Eu digo isso porque com o nerdologia sendo apresentado por diferentes divulgadores científicos propicia além do próprio conteúdo de divulgação científica, uma janela para nós conhecermos mais divulgadores pelo Brasil. Isso é combater o negacionismo cientifico em dobro e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Massa!
ADORO Altay!!!! Colaboração Maravilhosa. NARUHODO para Nerdologia!!! Agora vai ficar cada vez melhor. Amo o trabalho de todos e as indicações de leitura do Atila.
⚠️⚠️ Gente! Vocês estão sendo enganados! 😰 Esse tal Altay é um nome falso, na verdade é um anagrama pra "Atyla"!! Ou seja, ambos são a MESMA PESSOA!! 🤯🤯🤯🤯 Isso sim é uma dissonância do meu cognitivo 😳😳😳
É muito bom ter esse tipo de conteúdo disponível na Internet. Assim, não me sinto refém das aulas na faculdade e consigo ter mais opções e abordagens do mesmo assunto. Obrigada.
*_Profundamente incrível, parabéns aos envolvidos por este vídeo._* _(Estou elogiando porque o vídeo foi bom mesmo e para influenciar outros a elogiar também agora que sei sobre os efeitos da dissonância cognitiva rsrsrs)_
Muito bom ver o Altay por aki. Sempre ouvi o naruhodo podcast. Tenho certeza que a narração e a dinâmica vai melhorar muito a medida que ele for fazendo, depois do atila, ele é o melhor que eu ouvi explicando coisas complexas
Vídeo muito interessante. Mas acho que ficou um pouco confuso. Talvez tenha tido essa impressão pq o vídeo aborda vários exemplos diferentes do fenômeno, de modo que o fenômeno não fica muito claro.
eu acho que o jeito mais simples de exemplificar dissonância é "desculpa", ex: vc fez algo que não acha certo (fumar cigarro) e de vez confrontar isso cria uma justificativa (desculpa) para não se sentir mal (vou compensar fazendo exercícios)
O termo em si é complicado, exige um pouco de teor da psicologia (até pq é onde é estudado). Eu por exemplo li uns artigos antes, e acabei achando mais fácil
PARABÉNS: "Cientista que tenta todo dia não criar uma justificativa para não ter que mudar de idéia à luz novas evidências" / O grande objetivo não é estar certo, mas cada vez menos errado"
Muito bacana essa iniciativa do nerdologia de abrir o palco para outras ciências, e é ainda mais legal quando tem um profissional qualificadissimo como o altair
Podia primeiro ter começado o vídeo definindo em curtas palavras o que é dissonância cognitiva, pra depois passar para os exemplos de coisas factuais ou estudos sobre o assunto. O vídeo já começa com histórias sobre o assunto mas corre o risco de a pessoa terminar o vídeo sem saber explicar em curtas palavras o que é o assunto abordado.
As pessoas demoram um pouco para ficarem mais a vontade em fazer os vídeos, lembro dos primeiros vídeos do Átila e os últimos, mudou bastante, devagar os narradores vão melhorando
@@MarcosSantos-jb8qb hahah eu fiquei me perguntando se era mesmo ele. A entoação da voz está bem diferente. Falando baixinho e parece que tá lendo o que diz.
Comecei a me lembrar de vezes em que isso se aplicou a mim em momentos importantes da minha vida. Como quando me converti a uma religião ou me mantive na faculdade por pressão "leve" da família.
Altay, bem-vindo. Sua voz casou super bem ao conteúdo. Sobre o tema, tudo que envolve o conportamente me é interessante. Outro tela tb da área da psicológica e sempre atual é a Teoria das Massas.
Aos 1:16 ele fala que é uma estratégia de enfrentamento para "não" dar conta... enquanto no video não mostra isso. Qual é o certo? Ficou confuso isso e redundante
Que legal o Altay por aqui, ouço bastante ele no Naruhodo, gosto bastante do trabalho que ele faz, e também ouvi alguns nerdcasts com ele, muito inteligente
@Gabriel Soares sim e também tem uma parte que ele explica o porquê das crianças com penas leves, não querer mais o brinquedo, eu repetir esse trecho várias vezes e ainda assim não entendi
Eu entendi que mentalmente operamos um mecanismo de compensação, a tal da dissonância cognitiva. No caso das crianças, tipo, a punição sendo menos severa e mesmo assim elas não se deram o prazer de brincar com o brinquedo transgredindo a regra. Então, quando foi autorizado a brincadeira com o objeto, a mente delas sugestionou que ela não se concedeu esse prazer pq nem era tão legal assim. É um mecanismo de compensação para que ela não se sinta mal com a sua decisão de ter obedecido a regra. Já o grupo que teve ameaça de punição severa, não precisou criar nenhuma desculpa, afinal, ele não se concedeu o prazer da brincadeira não porque era um covarde, mas pq ele iria ter graves prejuízos. Eu entendi que a dissonância cognitiva é uma forma de interpretar o mundo não baseada em fatos, mas em presunções, preconceitos e mecanismos mentais que visam me proteger de sofrimento. É uma importante ferramenta na evolução que está sendo usada para controlar nossos comportamentos e tirar proveito deles, seja para lucros financeiros, seja para elegermos um presidente ou qq outra coisa importante... Nos faz questionar até que ponto temos livre arbítrio. Um autor que ajuda a entender muito do ser humano é Yuval Noah Arari. Li Sapiens e Homo Deus, de sua autoria. Livros imprescindíveis a qualquer pessoa.
Enquanto as crianças que receberam a ameaça sereva justificavam que o fato de não poder brincar com o brinquedo era pq a punição seria grave, as que receberam ameaças leves tiveram que acreditar que não valia a pena brincar com o brinquedo pq ele não era tão legal assim. Basicamente é seu cérebro fazendo um "eu nem queria msm 😢" pra poder lidar com a situação
Me senti numa aula de filosofia/ sociologia kkkkk Altay no nerdologia foi uma ótima surpresa, os nerdcasts sobre psicologia com ele e o André sâo os que eu mais ouço.
lembrei o que li acerca desse assunto num livro já muito citado aqui (sapiens, uma breve historia da humanidade) sobre os grandes conflitos da dissonância cognitiva coletiva pelas quais já passamos como "o bom cristão que dá a outra face" vs "o cavaleiro das cruzadas", ou atualmente a liberdade individual vs igualdade. muito interessante
olha, eu já amava o nerdologia com o Átila... mas, dar essa oportunidade a diversidade ao legado do Átila está ajuda ajudando impulsionar a comunidade de educação no RUclips BR. Parabéns! convidem o Calazans do Ponto em Comum hehe
Rey e Kylo eram opostos que procuraram se abrir para ouvir um ao outro. A dissonância é uma tendência da gente procurar qualquer motivo que pode não ser real para confirmar aquilo que a gente acredita e nos manter em bolhas. Se conhecer e perceber o desconforto que você tem quando quer estar certo quando confrontando com algo é perceber a dissonância cognitiva em ação. Se você percebe isso e sabe que isso é dissonância, faz um esforço pra ouvir melhor, testar, verificar o real e quem sabe procurar "não estar mais certo, mas menos errado".
No minuto 1:20 o narrador do vídeo comete um erro de leitura que compromete o entendimento. Ao ler o quadro no fim da pagina encontra-se escrito: "Parece que as pessoas aumentam os danos dos eventos factuais como uma estratégia de enfrentamento para DAR conta da ansiedade de não poder fazer nada a respeito". Porém, o narrador diz: "Parece que as pessoas aumentam os danos dos eventos factuais como uma estratégia de enfrentamento para NÃO DAR conta da ansiedade de não poder fazer nada a respeito" Isso inverte logica da premissa, confundi bastante que está escutando.
É normal. A psicologia exige que você abstraia mais ainda que outras áreas da ciência, beirando a filosofia. Tem que ser nerd cabeçudo pra entender sem grandes problemas - ou já ter familiaridade com isso como eu, que me aventurei na infância a ler livros de psicologia da estante da sala do meu pai, não entendi nada mas achei os termos interessantes.
Estou na metade do livro "Rápido e Devagar" e vim pesquisar um pouco mais sobre o teorema de bayes. Acabei não só vendo o vídeo sobre bayes como este tbm e agora estou todo perdido kakakakaka. Conteúdo excelente.
Ultimamente eu tenho visto o Atila em alguns canais de TV. Com a formação que e com a fama que ele tem em todo pais e no mundo, não e de se admirar que ele não esteja tendo muito tempo para produzir para o Nerdología. Isso é bom. o mundo tem que conhecer mais o Atila e todos os pesquisadores do nosso país!
ou quando você se enfia numa ideologia política cada vez mais bizarra por conta dela. o que leva seus amigos a te rejeitarem por ficar cada vez mais estranho.
@@jubileumaman6863 o Pedro tipo, eu não tenho interesse de ficar vendo post de algumas pessoas que eu já nem gostava tanto e tão falando muita fake news ou defendendo práticas que causam mais mal do que bem. Excluí algumas pessoas que estavam com esse comportamento, silenciei outras e no fim das contas, desativei as redes sociais. Tem um limiar que eu não consigo lidar mesmo, mas melhorou muito após excluir Fb e Ig =D
"o objetivo não é estar certo, e sim cada vez menos errado" perfeito
Ele reforça muito isso nos eps do podcast, a visão que ele tem sobre o que é aprender, o que é método científico, e sobre o sentido (ou falta de) da separação que temos nas areas academicas é show, me faz repensar muito coisas que são tidas como "certas". Recomendo muito o podcast que ele deixou na descrição.
ruclips.net/video/pZAOExJJaf4/видео.html
Bem vindo a verdadeira ciência
E o que é certo ou errado?
@@gyt4377 essa e a questao, é muito dificil voce saber qual é a resposta certa para alguma coisa, porem é bem mais facil saber qual a resposta errada, ou melhor, as respostas erradas, entao no metodo cientifico, voce vai excluir cada vez mais as respostas erradas, porque quanto mais respostas erradas forem excluidas, mais proximo a resposta certa voce vai estar.
O Altay no nerdologia, é o maior crossover do RUclips
Eu já ia comentar "nossa teve um Naruhodo sobre isso esses dias"
Eu pensei A MESMA COISA
"Ue,essd naruhodo tá diferente"
né cara, quase caí pra trás aqui
Esse comentário do Felipe e o que tinha mais likes, então deve ser o melhor! 😁
"A galinha ser o melhor pet faz todo o sentido biológico".
Para quem não sabe o Altay participa de um Podcast sobre ciência chamado Naruhodo, é EXCELENTE !!!
Obrigado , não sabia
Ele falou
Naruhodo é muito bom, ouço bastante, principalmente pela participação do Altay que acrescenta muito ao programa
Caraca, pra mim a voz dele tá bem diferente kkkkkk
Concordo com Ranniery. Ouço muito, também. Por causa do Altay, ele é fera na didática, conhecimento, profissionalismo e sem vieses. Ele merecia as duas cocas zeros.
Esse formato de ter outros especialistas apresentando o Nerdologia veio pra me deixar orgulhoso das minhas próprias escolhas de quem seguir nas redes sociais. Eu já seguia todos no Twitter. Como é bom perceber q muito mais gente valoriza o conhecimento das pessoas q nós já valorizávamos. Dá uma gostosa sensação de comunidade e de pertencimento. Além de validação dos nossos gostos, inevitavelmente.
Sugestões
Nerdologia: Calendários - Em que ano estamos em diferentes tipos de calendários pelo mundo
Nerdologia: A origem dos nomes das cores (só pra não perder o costume)
putz ,esse da origem do nomes das cores seria foda
A história das cores está intimamente ligada à história da ibéria
Temos cores que vieram do latim, grego, árabe, fenício, persa, germânico
@@raulymyamada2855 além de influência indígena
Esse dos calendários já tem, se não me engano é num nerdologia de história que o Felipe fala sobre
Gostei de mais. O tom de voz dele é tão calmo, que torna o assunto confortável de ouvir
Efeito Chaves para Kiko "eu não queria mesmo"
NARUHODO, ILUSTRÍSSIMO OUVINTE!
Um tema muito interessante, muito complicado e apresentado com uma linguagem igualmente complicada. Apesar da conclusão ser muito boa
A linguagem foi simples, o tema é que é mais denso.
Tem dois podcast do nahurodo com o mesmo tema . Ouça. Talvez, vc entenda mais. Aqui o tempo foi curto e ele teve que resumir.
@@danielelopes6708 eu entendi que a mente cria justificativas para que tarefas e/ou "regras" sejam cumpridas ou que certos eventos sejam melhor assimilados. Mas o que eu queria com o comentário era apontar que a linguagem não está acessível. A construção textual e os termos utilizados poderiam ser mais diretos e amigáveis, uma vez que o texto usado se assemelha mais a artigos científicos/teses/dissertações. Definitivamente o nerdologia não tem a função de explicar detalhadamente, mas sim dar uma introdução e criar interesse (uma vez que a área da psicologia é tão complexa e vasta quanto a propria mente que estuda). Perdão pelo texto longo e explicativo.
A Dissonância cognitiva é o meu carater!!!! Em meio as "persuasões " das dificuldades da vida, eu escolho o certo!!!
Caramba Nerdologia + Altay de Souza. Perfeito. Esse novo formato do Nerdologia apresentado por pessoas diferentes está indo muito bem até aqui!
Meu cognitivo sentiu uma dissonância, pois ao mesmo tempo entendeu e não entendeu. Lá vai eu assistir o Ep mais umas 4x pra absorver tudo...kkkkkkkk
Assiste o naruhodo sobre o assunto. Tem mais tempo de explicação.
A dissonância de schrödinger? 😳
@Juliana Lopes coroi, arrasou na explicação
So o primeiro episodio do naruhodo sobre o assunto eu ouvi umas 10x normal meano
Oh, agora sim o time está ainda mais especial! Sempre imaginei alguém no nerdologia, da área de Psicologia, falando sobre temas relacionados. E o Altay certamente honra esse lugar! Que venham os próximos!
A Equipe da Jovem Nerd está de parabéns. Olha só uma forma inteligente de agir. Esse é o tipo de atitude que precisamos das empresas no Brasil. Eu digo isso porque com o nerdologia sendo apresentado por diferentes divulgadores científicos propicia além do próprio conteúdo de divulgação científica, uma janela para nós conhecermos mais divulgadores pelo Brasil. Isso é combater o negacionismo cientifico em dobro e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Massa!
Estou prevendo coach quântico de dissonância cognitiva surgindo em alguns anos.... kkkkkkkk
Coach é a parte da perna que fica acima do joelho.
Vamos aguardar
Acho que preciso disso...
o coach de ressonância cognitiva já tem só não sei se ele é quântico
daí teremos depois um "desapontando estudos" sobre o assunto
ADORO Altay!!!! Colaboração Maravilhosa. NARUHODO para Nerdologia!!! Agora vai ficar cada vez melhor. Amo o trabalho de todos e as indicações de leitura do Atila.
⚠️⚠️ Gente! Vocês estão sendo enganados! 😰 Esse tal Altay é um nome falso, na verdade é um anagrama pra "Atyla"!! Ou seja, ambos são a MESMA PESSOA!! 🤯🤯🤯🤯 Isso sim é uma dissonância do meu cognitivo 😳😳😳
genio
Nooosss
Na verdade é o irmão gêmeo do Atila, por isso o nome dele é escrito com Y🤯
Kkkkk, 😅😂🤣🤪😵
Kkkkkk
A construção do raciocínio até chegar a conclusão do vídeo foi maravilhosa 🤗 Parabéns!!
お前の働くおめでとうございます!
Sugestão: o trem de "o expresso do amanhã"
O trem q até parece um Fox... compacto pra quem vê... gigante pra quem entra... kkkkkkkkk...
@@peroluc HAHAHAHAHAAHA MDS
É muito bom ter esse tipo de conteúdo disponível na Internet. Assim, não me sinto refém das aulas na faculdade e consigo ter mais opções e abordagens do mesmo assunto. Obrigada.
*_Profundamente incrível, parabéns aos envolvidos por este vídeo._*
_(Estou elogiando porque o vídeo foi bom mesmo e para influenciar outros a elogiar também agora que sei sobre os efeitos da dissonância cognitiva rsrsrs)_
Não funcionou?
Muito bom ver o Altay por aki. Sempre ouvi o naruhodo podcast. Tenho certeza que a narração e a dinâmica vai melhorar muito a medida que ele for fazendo, depois do atila, ele é o melhor que eu ouvi explicando coisas complexas
Vídeo muito interessante.
Mas acho que ficou um pouco confuso. Talvez tenha tido essa impressão pq o vídeo aborda vários exemplos diferentes do fenômeno, de modo que o fenômeno não fica muito claro.
eu acho que o jeito mais simples de exemplificar dissonância é "desculpa", ex: vc fez algo que não acha certo (fumar cigarro) e de vez confrontar isso cria uma justificativa (desculpa) para não se sentir mal (vou compensar fazendo exercícios)
O termo em si é complicado, exige um pouco de teor da psicologia (até pq é onde é estudado). Eu por exemplo li uns artigos antes, e acabei achando mais fácil
Acompanho também o Naruhodo há anos e fico muito feliz de ver todas essas mentes brilhantes juntas no Nerdologia. Parabéns pelo projeto e seleção.
PARABÉNS: "Cientista que tenta todo dia não criar uma justificativa para não ter que mudar de idéia à luz novas evidências" / O grande objetivo não é estar certo, mas cada vez menos errado"
Muito bacana essa iniciativa do nerdologia de abrir o palco para outras ciências, e é ainda mais legal quando tem um profissional qualificadissimo como o altair
Podia primeiro ter começado o vídeo definindo em curtas palavras o que é dissonância cognitiva, pra depois passar para os exemplos de coisas factuais ou estudos sobre o assunto. O vídeo já começa com histórias sobre o assunto mas corre o risco de a pessoa terminar o vídeo sem saber explicar em curtas palavras o que é o assunto abordado.
Senti isso
Concordo plenamente, fiquei um pouco confuso no final das contas
Tipo isso
Eu fiquei assim mesmo.
Um dos melhores que já vi por aqui! Parabéns!
As pessoas demoram um pouco para ficarem mais a vontade em fazer os vídeos, lembro dos primeiros vídeos do Átila e os últimos, mudou bastante, devagar os narradores vão melhorando
Engraçado é que ele é bem solto no podcast, agr resta saber quanto tempo vai demorar pra ele ficar a vontade igual ao podcast
@@MarcosSantos-jb8qb hahah eu fiquei me perguntando se era mesmo ele. A entoação da voz está bem diferente. Falando baixinho e parece que tá lendo o que diz.
@@Mausmr Mas eles realmente lêem o que estão dizendo...
Isso é pra tudo
Altay no nerdologia!! Nerdologia com Filipe, Átila e Altay! Que sonho!!
Não tô acreditando nisso. MDS!!! O Altay é sensacional!
Que massa. Leon Festinger e sua teoria é um dos meus favoritos e ver aqui explicado foi maravilhoso. Vou mandar para todos os meus alunos
Eu quero é ver um Nerdologia sobre Galinhas!!!
Já tem
Altay curtiu sua sugestão. 👍
Comecei a me lembrar de vezes em que isso se aplicou a mim em momentos importantes da minha vida.
Como quando me converti a uma religião ou me mantive na faculdade por pressão "leve" da família.
Nerdologia genocídio armênio
(nós não vamos desistir)
Vamo msm n
Não vamos !
Up
Up
Já merece o vídeo só pela insistência.
Altay no nerdologia é algo que eu não pensava que eu precisava, mas eu preciso
José Serra, agora faz parte da equipe 👏🏽👏🏽
Kkkkkkkkkkkkkkk
Muito legal ver o Altay em mais lugares. Gosto muito do Naruhodo e ver um conteúdo em vídeo elucida ainda mais os conhecimentos passados para nós
Só eu q senti falta do Ken Fujioka? Parecia q a qq momento ele ia falar algo
Altay, bem-vindo. Sua voz casou super bem ao conteúdo. Sobre o tema, tudo que envolve o conportamente me é interessante. Outro tela tb da área da psicológica e sempre atual é a Teoria das Massas.
Uau, que surpresa!! Uma voz diferente kkkk
Excelente vídeo, achei incrível e faz muito sentido com o que observo nas pessoas ao meu redor
Aos 1:16 ele fala que é uma estratégia de enfrentamento para "não" dar conta... enquanto no video não mostra isso. Qual é o certo? Ficou confuso isso e redundante
Altayyyyyy seu lindo! Que bom te ver aqui! :)
Meu professor arrasa!
Altay no nerdologia. 5 segundos de vídeo já ganhou meu like
(o que não significa que gosto menos do Átila. Nerdologia tá só juntando fera!)
Depois de tantos anos, jamais imaginei que ouviria algo diferente de "eu sou átila, biólogo pesquisador e..." hahahaha seja Bem vindo Altay
Que legal o Altay por aqui, ouço bastante ele no Naruhodo, gosto bastante do trabalho que ele faz, e também ouvi alguns nerdcasts com ele, muito inteligente
Esse foi o nerdologia que eu menos entendi
@Gabriel Soares sim e também tem uma parte que ele explica o porquê das crianças com penas leves, não querer mais o brinquedo, eu repetir esse trecho várias vezes e ainda assim não entendi
Façam o seguinte
Assistam de novo, e de novo se precisarem
Eu também não entendi muita coisa
Eu entendi que mentalmente operamos um mecanismo de compensação, a tal da dissonância cognitiva. No caso das crianças, tipo, a punição sendo menos severa e mesmo assim elas não se deram o prazer de brincar com o brinquedo transgredindo a regra. Então, quando foi autorizado a brincadeira com o objeto, a mente delas sugestionou que ela não se concedeu esse prazer pq nem era tão legal assim. É um mecanismo de compensação para que ela não se sinta mal com a sua decisão de ter obedecido a regra. Já o grupo que teve ameaça de punição severa, não precisou criar nenhuma desculpa, afinal, ele não se concedeu o prazer da brincadeira não porque era um covarde, mas pq ele iria ter graves prejuízos. Eu entendi que a dissonância cognitiva é uma forma de interpretar o mundo não baseada em fatos, mas em presunções, preconceitos e mecanismos mentais que visam me proteger de sofrimento. É uma importante ferramenta na evolução que está sendo usada para controlar nossos comportamentos e tirar proveito deles, seja para lucros financeiros, seja para elegermos um presidente ou qq outra coisa importante... Nos faz questionar até que ponto temos livre arbítrio. Um autor que ajuda a entender muito do ser humano é Yuval Noah Arari. Li Sapiens e Homo Deus, de sua autoria. Livros imprescindíveis a qualquer pessoa.
Enquanto as crianças que receberam a ameaça sereva justificavam que o fato de não poder brincar com o brinquedo era pq a punição seria grave, as que receberam ameaças leves tiveram que acreditar que não valia a pena brincar com o brinquedo pq ele não era tão legal assim. Basicamente é seu cérebro fazendo um "eu nem queria msm 😢" pra poder lidar com a situação
Me senti numa aula de filosofia/ sociologia kkkkk
Altay no nerdologia foi uma ótima surpresa, os nerdcasts sobre psicologia com ele e o André sâo os que eu mais ouço.
Quando vi o título sabia que era o Altay kkkkkkkk
Eu pensei nele logo..
Finalmente alguém falando desse termo na internet, obrigado.
Excelente vídeo. Sou suspeito, mas apoio mais vídeos sobre psicologia no canal :)
ES-PE-TA-CU-LAR!!! Encerrou muito bem! Nerdologia tá em boas mãos 😊
Tema complicado, vou ter que assistir umas 3X.
Tem um podcast do Naruhodo, onde ele aborda este tema com mais tempo.
@@ricardosilvapimentel2810 Excelente, diga-se de passagem..
lembrei o que li acerca desse assunto num livro já muito citado aqui (sapiens, uma breve historia da humanidade) sobre os grandes conflitos da dissonância cognitiva coletiva pelas quais já passamos como "o bom cristão que dá a outra face" vs "o cavaleiro das cruzadas", ou atualmente a liberdade individual vs igualdade. muito interessante
Caraca, que top!!! Curti essa nova tematica de chamar outros apresentadores
Na vdd o Atila saiu
@@capi_xaba04 sério? Ele falou motivo? Gostava tanto dele no nerdologia...
@@capi_xaba04 motivos?
@@carolsilva4655 Ele n saiu totalmente nn acho q vai fazer o nerdologia tech mas no video das vacinas de rna ele explica no final
@@carolsilva4655 no vídeo anterior ele falou do pq.
olha, eu já amava o nerdologia com o Átila... mas, dar essa oportunidade a diversidade ao legado do Átila está ajuda ajudando impulsionar a comunidade de educação no RUclips BR. Parabéns!
convidem o Calazans do Ponto em Comum hehe
Car*****lhooooo!!! Altay aquiiiiii!!! F*da d+++++++ 😂😂😂
Altay no nerdologia também, to feliz demais!
Não entendi a referência da cena de Star Wars ao final. Qual a relação?
Rey e Kylo eram opostos que procuraram se abrir para ouvir um ao outro. A dissonância é uma tendência da gente procurar qualquer motivo que pode não ser real para confirmar aquilo que a gente acredita e nos manter em bolhas. Se conhecer e perceber o desconforto que você tem quando quer estar certo quando confrontando com algo é perceber a dissonância cognitiva em ação. Se você percebe isso e sabe que isso é dissonância, faz um esforço pra ouvir melhor, testar, verificar o real e quem sabe procurar "não estar mais certo, mas menos errado".
É muito bom ver o Altay no Nerdologia. Espero que ele continue nos vídeos
Átila trás um vídeo sobre a biologia do Warden (Minecraft)
Átila saiu
Meu Deus, eu não acredito que vivi pra ver o Altay no nerdologia. Ouçam o podcast dele com o Ken, se chama Naruhodo e é incrível!!
No minuto 1:20 o narrador do vídeo comete um erro de leitura que compromete o entendimento. Ao ler o quadro no fim da pagina encontra-se escrito: "Parece que as pessoas aumentam os danos dos eventos factuais como uma estratégia de enfrentamento para DAR conta da ansiedade de não poder fazer nada a respeito".
Porém, o narrador diz: "Parece que as pessoas aumentam os danos dos eventos factuais como uma estratégia de enfrentamento para NÃO DAR conta da ansiedade de não poder fazer nada a respeito"
Isso inverte logica da premissa, confundi bastante que está escutando.
Noss Altay no Nerdologia, não é a toa que esse é o melhor programa de divulgação científica no YT brasileiro!
Mta informação.
Altay no Nerdologia é a melhor notícia de 2021
Por mais Nerdologia focado Psicologia
Depois falam que psicologia não é ciência. Sou analista de sistemas, mas eu amo psicologia e os desdobramentos.
@@Balbacinogorno sou UX com bagagem em desenvolvimento tbm... Meu dia-a-dia é estudar pequenos gatilho e aplicar em produtos digitais
Nosssa Altay no Nerdologia, foda demais tá louco!
CADE O ATILA?
Também queria saber...
ele só vai aparecer nas quintas do final do mes agora
NAMORAL QUE VIDEO FODA, DIALÉTICA IMPECÁVEL, O CARA FOI UMA METRALHADORA DE CONHECIMENTO
Suspeito que eu não tenha entendido nem 50% do vídeo
Muito. viajei boa parte do tempo tbm.
Escuta o Naruhodo sobre dissonância cognitiva que ele explica detalhadamente cada coisa do video
O altay no nerdologia!!! Que alegria! Do naruhodo pro mundo! :)
perfeito. Só faltava falar um pouquinho mais alto e claro! Mas incrivel!
Pelo título já sabia que era o Altay. Depois do excelente naruhodo duplo sobre o tema, agora um Nerdcast. Valeu.
Sugestão: história do Anarquismo (de Proudhon e Bakunin à Rojava, Síria)
Um dos melhores assuntos já tratados pelo nerdologia!
Adorei, mas achei o assunto bem denso. Fiquei com bastante dúvidas
É normal. A psicologia exige que você abstraia mais ainda que outras áreas da ciência, beirando a filosofia. Tem que ser nerd cabeçudo pra entender sem grandes problemas - ou já ter familiaridade com isso como eu, que me aventurei na infância a ler livros de psicologia da estante da sala do meu pai, não entendi nada mas achei os termos interessantes.
É bem complicado msm
Ouve o podcast do Naruhodo, la eles falam de várias coisas e taovez te ajude a entender melhor, é mt bom
É uma puta satisfação ver o Altay aqui. Nerdologia é o melhor time. ( Filipe, Átila, Altay).
ficou bom, agradeço e quero mais... mas acho q esse tema ficaria melhor com o Atila.
Átila é fora se série
Estou na metade do livro "Rápido e Devagar" e vim pesquisar um pouco mais sobre o teorema de bayes. Acabei não só vendo o vídeo sobre bayes como este tbm e agora estou todo perdido kakakakaka. Conteúdo excelente.
Pros desavisados: o Átila não vai mais participar dos nerdologias padrão. Só vai participar dos nerdtechs. Agora vamos ver novos rostos apresentando.
pq da mudança ?
@@mpr2337 Ele tá com novos projetos. Dá uma olhada no finalzinho do último nerdtech. Lá ele fala um pouco.
Poxa
Isso é permanente?
@@davidmartins7104 opa, vlw
Altay é um cara diferenciado. Nahurodo é foda!
E agora deixo o like ou não? Claro que sim. Se a maioria gostou é porque é bom xD
O primeiro episódio do NARUHODOLOGIA, de muitos!
Meu cerebro: "KEDE O ATILAAAAA?" 😱
Pois é. 2 semanas já. O q q houve?
Apesar de q a Mila e Altay são sensacionais!
Saiu, veja o video das vacinas de rna ate o final
Sim agora se não me engano ele só faz o nerdtech
@@Bilbopedia Exatamente.
Ultimamente eu tenho visto o Atila em alguns canais de TV.
Com a formação que e com a fama que ele tem em todo pais e no mundo, não e de se admirar que ele não esteja tendo muito tempo para produzir para o Nerdología.
Isso é bom. o mundo tem que conhecer mais o Atila e todos os pesquisadores do nosso país!
CARAMBA que bacana Altay! Parabéns e obrigado à equipe do JN por isso. Espero que o Naruhodo cresça ainda mais agora.
O Atila Ta de férias? Hahahaha...
Acho que ele não vai mais participar...
será q ele nnc mais vai fazer o Nerdologia?
Nossa Gente... eu gosto dessas participações, mas o que será de nerdologia sem Atila... chocada!
Que surpresa boa ouvir o Altay ! Nerdologia cada vez mais incrível
dissonância cognitiva é quando seus amigos te excluem das redes sociais por descobrir o seu posicionamento político
Kkkkkkk saudades 2018.
E tá errado?
@@erodaems sim
ou quando você se enfia numa ideologia política cada vez mais bizarra por conta dela. o que leva seus amigos a te rejeitarem por ficar cada vez mais estranho.
@@jubileumaman6863 o Pedro tipo, eu não tenho interesse de ficar vendo post de algumas pessoas que eu já nem gostava tanto e tão falando muita fake news ou defendendo práticas que causam mais mal do que bem. Excluí algumas pessoas que estavam com esse comportamento, silenciei outras e no fim das contas, desativei as redes sociais. Tem um limiar que eu não consigo lidar mesmo, mas melhorou muito após excluir Fb e Ig =D
Desejei por anos um Nerdologia com esse tema. E ainda veio com o Altay de Souza, do incrível Naruhodo!
gosto mais da voz do Atila, nada contra o Altay, mas o Atila passa uma empolgação
Cadê o Atila?
O Altay é ótimo no podcast nahorodo. Aqui ele teve que resumir um tema que apresentou em dois podcasts.
Sensacional ver o Altay aqui no Nerdologia!
Eu achei muito confuso... acho que o fato de termos um narrador diferente me desorientou desde o início.
Parabéns! Fico muito feliz de ter Altay no nerdologia
Nem sei o que é, só dei like e pronto.
Aí sim
Gostei muito da sua participação. Você também explica muito bem o assunto tratado. Espero te ver mais vezes por aqui 😁
tem que treinar um pouquinho essa voz ein, mas bom conteudo btw
ouça naruhodo
Eu nem sabia q eu queria isso mas muito obrigado por esse presente, um nerdologia com o Altay de Souza