Gosto bastante desse video estilo discussao. Passei a semana pesquisando sobre orçamento de construção, mas só faz sentido se voce tiver certeza que vai morar naquele lugar por um bom periodo e for o sonho da familia, se nao gastar dinheiro como imovel nunca vai ser investimento a nao ser pra quem é do ramo.
Excelente análise, crescemos pensando que casa é um investimento sólido, mas conforme vamos amadurecendo vamos percebendo que não é nem investimento, é um gasto, tem manutenção, impostos, dor de cabeça. Vejo que vale a pena pra quem compra o terreno e constrói do zero e depois vende pelo dobro, mas mesmo assim leva anos as vezes pra retornar o investimento.
Tá cheio de proprietário sem noção que pede o valor que o imóvel não vale. Se ficou 6m sem vender aumentou a chance de ficar 1a, se ficou 1a, aumentou de 2a, se ficou 2a sem vender aumentou chance de ficar 4a. Aliás, as construtoras de apartamento também perderam a noção. Só tentam criam valor com alguns acréscimos para esconder o valor tirado pela redução de tamanho. E o sistema financeiro (que criou diversas modalidades para iludir o trabalhador a financiar) ajuda as construtoras criar mercado e valor. Mas, tá chegando não o estouro mas o murchamento da bolha (imóveis ficarem 10 ou 20 anos rendendo menos que a inflação ou que a poupança).
Moro em SC, mas os altos custos dos alugueis não têm explicação, pois os salários de modo geral dos trabalhadores não passam de 3 mil reais, ou seja, SC no futuro perderá muita mão de obra, pois não terá como sobreviver num estado tão caro, eu mesmo sou concursado e ganho 4 mil por mês e já penso em largar o concurso e ir embora daqui.
Pois conselho que te dou, não larga teu emprego e não venha pro RS. Agora q ta td destruído mesmo com a enchente, ninguém nem vai querer. Pq aqui concursado q ganha 4 mil é pra curso superior, e olhe lá, ensino médio ganhar 2 mil é o máximo..... Moro em Lajeado, é uma cidade pequena, mas o custo de vida É IGUAL DE FLORIPA! Aliguéis caríssimos, tem engarrafamento, moradia de valor razoável pra alugar ou comprar, é longe e fica trancado no trânsito. Enfim, todas as desvantagens de cidade pequena e algumas de cidade grande. Já morei em Floripa por 3 anos. Só voltei p me formar, oh arrependimento. 😅😅😅😅😅😅😅😅😅
@@samararosadasilva3663 Olha, com todo respeito aos gaúchos porque conheço alguns aqui, mas eu reparei que os Gaúchos vêm muito pra SC e esquecem que existem outros estados, eu mesmo sou natural do ES, lá é um estado pouquissimo conhecido que alguns verdadeiramente nem sonham que existe na federação, tenho uma vasta experiência de morar lá em aqui em SC, e posso afirmar sem medo de errar, o ES é infinitamente melhor pra morar pra quem não é rico e depende do trabalho, aqui SC se a pessoa é rica vale a pena, mas rico fica bem em qualquer lugar, digo isso porque lá no ES é um estado mais barato, a mão de obra é mais valorizada, eu digo por mim quando morava lá eu trabalhava 4 dias por semana e ganhava 9 mil por mês, larquei tudo e vim pra SC ganhar 4 achando que era vantagem por causa do concurso, eu me arrependo muito, e já quero voltar pra lá o mais rápido que possível, só pra você ter uma ideia a minha irmã trabalha de diariasta na cidade de Aracruz/ES ela ganha 7.500 por mês, SC por muita propaganda de corretores as cidades estão terrivelmente caras.
@@samararosadasilva3663 Em termos de ganhos, qualidade de vida, custo de vida e infraestrutura eu ainda prefeiro o estado de origem, lá eu tinha muita qualidade de vida e não sabia.
As casa mais antigas sao maiores e hoje muita gente nem quer ter filho, então nao tem necessidade de casa grande cheia de quartos. No final, eu acho, esses imóveis abandonados vao perder o valor de mercado drasticamente.
Boa noite na doce paz do Senhor Jesus Cristo.🙏 Cai de paraquedas nesse vídeo e que Deus continue abençoando você grandemente. Infelizmente em um futuro bem próximo estarei indo morar no Paraguai.
Eu gosto de casas velhas. Adoro. Fiz excelentes negócios com imóveis antigos. Claro que precisam de reparos. Mas são mais fortes, confortáveis, pé direito alto. Agora, que em SC está com preços surreais, nisso concordo.
Eu acho linda a arquitetura dessas casas antigas, mas tem umas por aqui que estão pedindo 10 mil de aluguel, não tem sentido, se fossem mais baratas que as novas moraria também!
Ano passado, em outubro, fui pra BC. Na volta o Waze me jogou em uma rua paralela a rodovia, na região de Itajaí. Chegou em determinado ponto todos de carro a frente voltando. Daí fui ver a magnitude da enchente. Casas lindas alagadas. As ruas a frente todas alagadas. Estava de caminhonete e consegui seguir em frente. Passamos duas quadras com água na altura do para-choque. Só fui pois tinha uma sw4 a frente que seguiu e passou pela água. Na teoria, se ela passou eu TB passo. Mas foi puta cagaço. Kkkkk Minha reflexão que o lugar ela lindo, e se eu tivesse visitado em outra época do ano falaria que moraria lá. Mas depois que vi os perigos do lugar, melhor morar um pouco mais longe mas em pontos sem risco de enchente.
@@tonimrj Pois é ainda mais depois do que aconteceu no RS coisa que ninguém esperava meus familiares perderam tudo lá e olha que nem era perto do Rios é na cidade de São Leopoldo mais longe do rio e a água foi no teto a casa da minha mãe foi condenada e ela até hoje não pode voltar eu moro aqui em Tubarão aqui também da enchentes mais nunca nada como oque aconteceu no RS eu moro do lado do Rio Tubarão porem é uma parte onde a água não foi nas ultimas enchentes mais um pouco mais para baixo do rio o pessoal perdeu tudo e até mesmo na avenida a água foi até o teto das casas a meia parede algumas só que assim que a chuva parou a água desceu rápido, no caso do RS levou de 20 dias há um mês para voltarem para casa e muitas como a minha mãe nem a casa tem mais para morar, eu como moro de aluguel assim que der saio correndo aqui do lado do rio eu moro de um lado da margem onde muitos perderam tudo, do outro lado da margem do Rio Tubarão muitas casas foram engolidas pelo rio, se chega a acontecer chuvas como aconteceu no RS que pegou praticamente todo o estado aqui não vai ser diferente infelizmente.
Sou daqui de PANAMBI RS Aqui também está assim amigo Aluguel de 550 em 2018 alugava casa nova em bairro bom, agora a mesma casa está por 1.500,00 1.800,00 por aí Em bairros normais, bairros bons é 3k 3.5 k por aí Tá feia a coisa E os salários não estão tão bons assim Claro sempre tem pessoas que ganham bem porém a média aqui é 3 pila de salário aí como vai pagar um aluguel assim!
Exatamente, com a população caindo casas vão ter que cair de preço com o passar do tempo, valorização praticamente não vai existir mais, cidades fantasmas serão comuns e teremos que achar outra forma de proteger o patrimônio 😢
@@marcuspearce9115 É o litoral não é mais aquele sonho, o trânsito e falta de segurança pra mim foi o que pesou mais, infelizmente as cidades grandes vão ficando ruins mesmo, isso é no mundo todo, vai fazer uma curva, logo os valores vão cair, Itapema e Porto Belo tem alugueis em média mais caros que em BC já, acho que BC já chegou no auge e está caindo enquanto outras cidades já estão próximas do máximo.
Não compram pq os preços estão absurdamente caros, tanto venda quanto aluguel. O aluguel em SP por exemplo está um absurdo de alto, o pior é que são casas péssimas, uma casa que deveria custar 1.000 reais custa 1.700 e, ainda vem de brinde a fiação zoada e com infiltração... os donos dos imóveis perderam a noção!
Aqui em SC alguns imóveis já vêm de herança, aí não vendem e o aluguel é alto. Mas pessoas que vêm de outros estados compram terrenos em loteamentos, se são casas de bom padrão o bairro tende a ser bom e progredir. Mas se for invasão daí vira um lugar problemático e não vale investir 1 centavo.
Gostei do video , e do raciocinio também! Ainda vejo imovel como um item de primeira necessidade de um ser humano um refugio um teto. Mas o valor ta realmente absurdo, que faz a gente meio que deixar o sonho do basico de lado. Ganho mais de 7k por mes e não me sinto seguro pra financiar uma "Casinha" pois como vc disse, não posso prever se daqui 1 eu ainda terei essa renda, contumas daqui 30 anos, e a unica certeza que temos é que não teremos aposentadoria, ou seja nossa geração está numa cinuca de bico
Se vc mora sozinho com 7k acho que se qualifica pra pedir ajuda ao minha casa, minha vida, se conseguir o valor de entrada não pode amortizar por uns 5 anos pois se não teria que devolver o valor da entrada, depois amortiza o máximo que pode até conseguir quitar e no caso ser demitido tem a opção de pausar as par elas por uns 5 meses se não me engano. Foque primeiro em um imóvel pequeno e "barato" que seja confortável pra fugir do aluguel e "ter onde cair morto" digamos assim, ter casa própria ainda é muito importante apesar do os coach financeiro dizem, para nós não herdeiros e bom ter a segurança de um teto sobre a cabeça
Morei em SC ... Foi bem difícil aluguel alto salário muito baixo... Resultado voltei para Rs.... Vi comércios fechando por não ter quem trabalhe neles...
O problema de valorização imobiliária é mundial. Decorre principalmente da busca delas por investidores que as compram pra alugar ou pro Airbnb. Há cidades turísticas inteiras que estão quase 100% na mão de investidores. Pra tentar amenizar o problema, alguns países têm limitado o número de propriedades de aluguel por pessoa e proibindo Airbnb.
A crise imobiliária é mundial. Preços de aluguel e vendas altíssimos e muitas casas abandonadas. Aqui em Portugal esta bem difícil. Não é sobre desvalorização do real porque aqui em portugal não se consegue mais pagar arrendamento e viver com o salário mínimo que a maioria ganha, 740 euros líquidos e arrendamentos acima de 600 euros. Um quarto em casa coletiva o arrendamento 400, 500 euros... Muitos brasileiros morando em barracas por aqui...
Mano, moro aqui em balneário. Sou doido por uma casa grande, mais afastada, em morro. Pensando em quando tiver chuvas, tals e tmb a questão de estar mais sozinho mesmo. Se souber de algo por aqui, me avisa por favor
Aqui tem bastante, só tem morro a cidade kkkk O problema são os aluguéis, vão ser de 2500 pra cima, vou lançar outro vídeo hoje mostrando os bairros aí dá pra ver várias casas altas, observa se é o que você está procurando de fato.
Tem um ditado antigo que diz: " Em Roma, faça como os romanos". Eu completaria com a seguinte frase: Só venha para Roma se você estiver disposto a ser um romano. Isso não é sobre ditados ou sobre Roma...
Aí também? Aqui no vale europeu a pia também não é inclusa, não entendo isso, as pessoas vão embora levam até o que estava embutido e concretado na parede kkkkkkkk
Vi um video do Leon e Nilce falando algo muito parecido no Canadá, la ta rolando o envelhecimento acelerado da população e pelo sistema previdenciário ser deficitária parte da aposentadoria de muitas pessoas ser complementada com aluguel de imóveis, então quem aluga é irredutível no valor porque é parte dos ganhos no final da vida. Tem influência das plataformas de aluguel temporário por aplicativos.
Dizem que imovel sempre valoriza, mas quando você vai ver as pessoas anunciam a venda do imovel com a valorização e ninguém compra Ex: comprie a casa por 500mil há 5 anos e agora vale 800mil, mas ao anunciar ninguém comora enquanto isso tenho que pagar o iptu ea manutenção e limpeza da casa e quando vender tem imposto sobre venda. No fim e tudo sobre especulação imobiliária
Obrigado, são coisas que vamos aprendendo com a vida, é bom ter casa, mas isso também nos limita, temos que comprar pra morar e em uma cidade que temos certeza que vamos ficar, ou pelo menos que vamos conseguir alugar ou vender depois, é um investimento arriscado também.
Consegui passar em um concurso graças a Deus, la em Joinville (sou de MG). Estou pesquisando os alugueis pra quando me convocarem ja ter uma ideia, mas realmente está muito caro os alugueis.
Pago 3 mil de aluguel em Brusque! Um absurdo! Não compro pq meu marido tem um trabalho que sempre estamos nos mudando, mas dá uma dor no coração de pagar este valor de aluguel.
Cara.... Imóvel se tornou muuuito caro para a geração Z. Eles certamente não vão conseguir investir nisso, defasagem de salários e empregos mundo a fora
É um lugar lindo, mas Itajaí está com problemas de moradores de rua, assaltos, acho difícil valer tanto, só se for alguém de fora que não conheça bem a região, que geralmente é o foco das imobiliárias, vender o lugar como paraíso perfeito e depois deixar o cara se lascar.
Cada vez mais gente voltando do exterior, na verdade. Alguns estados como o meu RS, está diminuindo a população por outros fatores. Muita oferta de imóveis. O estranho processo de gentrificação (mais ou menos imóveis como ativo financeiro), recomendo o filme "a grande aposta" sobre a bolha imobiliária de 2008 nos EEUU. Eu não colocaria minhas fichas nesse jogo. Corretores NUNCA falam que os negócios estão ruins, quanto maior o valor do bem, maior a comissão. A coisa é complexa, então, não tem explicação ou solução simples. Como outros fenômenos econômicos, a teoria só é eficaz após passado o evento.
Outro problema são as casas com 4 quartos +, casas enormes. A galera esta tendo cada vez menos filho, a necessidade de espaço esta cada vez menor. Muitas casas com duas salas de estar, um monte de quarto etc, ficam a venda pelo resto da vida.
Putz verdade, quem que vai precisar de uma casa com 2 salas hoje em dia? Acabamos preferindo coisas menores, de 2 ou 3 quartos. Obrigado pela explicação!
@@sincerosc sim, existe uma análise de mercado para novos empreendimentos, que leva em consideração essas mudanças das famílias. Os levantamentos mostram que as famílias estão preferindo o compacto, não querem mais espaços obsoletos. Assim como mostram que a quantidade de filhos por casais diminuiu, automaticamente a quantidade de quartos também. Também, hoje em dia com os móveis planejados, ficou tudo mais fácil de organizar. Claro, toda regra tem suas exceções.
Gostei dos teus argumentos e sobre sua colocação sobre apartamento realmente é isso que você falou, mas as pessoas preferem isso, como preferem ter ver números no celular do que o dinheiro na sua mão.
Bom, eu comprei um apto de 109 m2, sendo 89m2 interno e o resto de area externa, no centro de navegantes... Custou 255 mil, dei 55 mil de entrada e a parcela ficou em 2.200 reais... 2 quartos, sendo uma suíte... Valeu mto mais a pena q um aluguel
O problema é que apartamento tem o condomínio que é como se fosse um aluguel eterno, o apartamento nunca será nosso, sempre será da construtora, se não pagar eles entram com ação e tomam o imóvel.
@@sincerosc isso é verdade , eu não gosto demapto tbm mas foi o que eu consegui comprar. Estamos amortizando e a ideia é quando quitar usar ele para pegar uma casa melhor... Ainda assim é melhor que aluguel e o condomínio é bem baratinho, 250 reais
Amigo, vou lhe contar uma coisa, a especulação imobiliária em SC esta acabando com muitas cidades do Estado! Eu ja morei em uma cidade com alta especulação imobiliária, e posso lhe garantir, quem investe acaba tendo alto prejuízo, pois a especulação duro certo período.
Realmente, é uma curva, se comprar no topo a tendência é só perder depois, várias cidades de SC estão no topo e não tem como valorizar mais, só perder valor, muito prédio pra pouco comprador.
Seu comentário foi cirurgico. Eu sou empresário da construção civil, aqui no Estado do Pará, e tava analisando investir em Santa Catarina, mas desisti, devido a alta especulação imobiliária. Isso é ruim para o Estado e pode trazer prejuízos para quem fizer investimentos imobiliários. A cidade que moro é considerada a segunda cidade mais rica do estado do Pará, e uma das mais ricas do Brasil. Aqui, eu consigo comprar um lote por RS 40 mil e fazer uma boa casa com RS 150 mil. Com menos de RS 200 mil eu consigo fazer uma boa casa. Mas aí, somente um lote, tá mais de RS 100 ou RS 150 mil. Tudo muito caro. O risco de fazer uma casa e depois da especulação o preço cair, é muito grande. Pois o investidor, já compra caro. Risco de perder dinheiro.
@@GeannSoaresA diferença dos preços de imóveis entre o sul e nordesde é surreal. No litoral norte do RS, há apenas um município bem estruturado e próximo da capital, que possui ~50k habitantes. Depois de uma década de forte desenvolvimento da construção civil, quase todos os prédios novos possuem uma imobiliária, mas de algum modo, os corretores continuam conseguindo vender apartamentos novos por 600k, enquanto casas em bairros próximos ao centro custam ~1M. Estou tentando vender imóveis em 3 municípios e se tornou um costume pesquisar pelo preço de outros. Há anúncios que vejo a anos parados, e mesmo aqueles que reduzem o preço não conseguem vender, entretanto, se você pesquisar por algo no interior do estado, irá ver que tudo é absurdamente caro, exceto imóveis antigos, porque a mão-de-obra é cara. Não é atoa que a maioria das empresas de reforma que vejo no trabalho contratam nordestinos.
Sim, só vi isso em SC até hoje, já morei em várias cidades e nunca vi levarem a pia da cozinha e coisas embutidas pois elas quebram e são feitas sob medida mas em SC quebram tudo e depois colam os pedaços do mármore e adaptam o tamanho em outra casa.
Os preços de aluguel aqui em São Paulo Capital estão ridículos, qualquer caixa de sapato com uma pia de cozinha e uma privada num canto é uns 2000 reais de aluguel, e os pilantras anunciam como studio essas porcarias!
Em 2021 Eu Já morei em Brusque por 3 meses pagando aluguel e durantes os 3 meses tive que pagar até IPTU e na época já era absurdo os valores dos aluguéis portanto não aguentei e voltei para curitiba. mas os valores dos aluguéis aqui em Curitiba que e uma capital são mas em conta que Brusque .
Norte de Curitiba é lindo, mas o sul eu teria medo de viver. Pior que Brusque está começando a ter mendigos também, aí desanima sair, todo lugar alguém pedindo dinheiro, esse fim de semana um mendigo cheio de carne numa sacola me pediu ajuda pra comprar carvão e álcool pra fazer churrasco kkkkkkkk. Nem me convidou!
Hortolândia, cidade do interior de sp na região metropolitana de campinas, casas com aluguel a partir de R$ 1200. Os prédios de apartamento estão vindo com tudo para região pq são muito mais vantajosos. O salário da maioria é incompatível com os alugueis. quem aluga geralmente é alguém mudando para região e que já tem emprego. quem não dá conta de pagar aluguel se muda.
Você descreveu também o mercado imobiliário extremamente imaturo e inescrupuloso de Ruy Barbosa interior da Bahia! Aqui cebtebas de imóveis caindo aos pedaços, não valem nada e os donos querem valores de ricos em capital ou cidades bem desenvolvidas. É uma vergonha e os "imóveis" são bem nojentos. Nunca vi nem na BA e nem em SP esse fenômenos sinistro!!! A realidade é pior do que a descrição. Estou doido pra escapar daqui!!!
Essa estava 1800 o aluguel, 100% mobiliado, até com eletrodomésticos, pratos e tudo, pro padrão da cidade e do local é barato, pra comprar uma dessas é uns 250 mil
Aqui em São Paulo estão construindo para vender. Constrói por R$ 200 mil e vendem por 500 mil... aE as casas nao vale a pena, na maioria parece casa de cenário. Nao vale o custo. Nao são feitas para durar.
Eu tenho uma casa na praia a 13 anos! Agora que saiu a escritura to louco pra vender. Tu nunca acaba de arrumar ela sempre tem algo a fazer! Me enchi o saco! E so despesas com agua, luz iptu , coleta de lixo! E eu vou muito pouco pra la! Com o dinheiro vou aproveitar a vida que ganho muito mais!
A minha cidade sofre um processo de gentrificacao. Onde os aluguéis e valores ficam tão altos que acaba valendo a pena alugar o imóvel e viver de renda com um aluguel barato ou mesmo o financiamento de uma casa menor.
@@sincerosc Bom,crime tem em todo lugar,eu moro no interior mas sempre vou a cidade e até agora acho tranquilo,moro a 32 anos aqui e só fui assaltada duas vezes,mas não me levaram nada.
@@sincerosc vou dar uma pesquisada sobre essas coisas,aqui vejo mais invasão de propriedade,meu irmão já morou em Laranjeiras e também já participou de invasões,eu não gosto disso,acho que para termos alguma coisa precisamos é trabalhar,me desculpe se não pude tirar suas dúvidas.
@@SilFranca22 Obrigado, mas isso que me fez sair daí, ser assaltado por aí é natural, eu fui umas 10 vezes, mas depois que saí nunca mais me assaltaram, morei em MG, SP, MS, SC e até no Paraguay e nunca aconteceu nada. ES é um estado perigoso, vivendo aí temos a ideia de que todo lugar do país é uma porcaria mas na realidade não, o estado que tem muitos bandidos e uma cultura do assalto e roubo, tive amigos que foram presos também, a grande maioria das cidades do Brasil é tranquila e boa de se viver, são 5700 cidades, mas umas 20 estão entre as mais perigosas do mundo e a Serra é uma dessas, só que ainda tem umas 5600 pra conhecer.
@@sincerosc entendo,uma pena que vc teve essa experiência ruim aqui,eu também queria muito conhecer várias cidades,mas meu esposo não gosta de viagens,uma pena,triste é que no caso de assaltos a propabilidade é piorar.
quem vai comprar? todo mundo no sub-emprego, o sujeito que ganha hj r$ 4.000,00 ta feliz da vida, parei de trabalhar para empresas em 1993, salario r$ 2.800,00 correção monetaria disso dá r$ 11.000,00, para fazer o q eu fazia hj pagam de 4.000, a 5.000,.
O preço de tudo, tanto de bens como serviços, é baseado na lei da oferta e da procura. Ninguém tenta vender um Gol 2010 por 100 mil, por exemplo, porque sabem que ninguém vai querer comprar. Mas, curiosamente, ninguém quer aceitar que existe essa lei na hora que coloca um imóvel a venda. Quem vai querer comprar uma casa enorme, velha, construída há 60 anos e nunca reformada, no centro da cidade por 1 milhão, sendo que com esse dinheiro se compra um terreno de bom tamanho em um bairro residencial recém-lançado, constrói uma casa de bom tamanho, usando acabamento de alto padrão e mobiliando com móveis planejados? Espero que logo o mercado imobiliário tenha um choque de realidade e passe a colocar preço nas casas assim como se coloca preço nos carros: respeitando a lei da oferta e da procura.
QQ lugar o preço para alugar e ou vender estão muito caro. A minha casa e em são Paulo para mim 500 estaria bem pago, só que no bairro o preço médio e próx de 900 mil
A ideia é que essas cozinhas e banheiros custam muito para fazer, com mármore e tudo mais, logo quando vão embora não querem deixar esses 15 mil reais em móveis pro inquilino, preferem quebrar tudo e remendar na outra casa kkkk
Uau! Que feio. Muito egoísta da parte dessas pessoas. Fiquei abismado quando você contou... triste realidade. Mas o sej canal já é um sucesso e muito lnformativo. Você fala com o coração e é verdadeiramente sincero. Muito obrigado por responder. Boa sorte.
Casa da década de 90 não é casa velha. Na Europa as pessoas moram em casas com mais de 200 anos. Prefiro casa, apt. ou os vizinhos são horríveis ou se for prédio top o condomínio é no mínimo R$ 1.500. Acho esquisitíssimo esse hábito catarinense de levar até a pia da cozinha. No RS, SP e outros estados que conheço nunca vi casa sem pia. Acho que o catarinense tem mania de coisa super moderna, o maior exemplo é aquele cafonice novo-rico que virou Camboriú. Ainda bem que Floripa não tem arranha-céus. Uma coisa estranhíssima que tem em POA são casas abandonadas e arrombadas, tem até na Auxiliadora que é bairro chique, vizinho os Moinhos de Vento. Isso não é de hoje, tem há várias décadas. Quando eu era criança brincava com as crianças vizinhas numa casa abandonada que tinha perto, até os pais descobrirem e nos proibirem.
Mas se parar pra pensar uma casa feita em 1990 já faz 35 anos por agora, logo vai precisar de reformas, e como a cultura era diferente muitas pessoas não gostam de casas tão grandes com móveis da época, a maioria prefere algo pequeno pq só vai criar cachorro e samambaia kkk
Só não mudei ainda pra SC porque não achei casa com preço justo. Aluguel muito caro para casa longe do centro. E muita casa feia e cara. Eu vou continuar em SP que também não é barato mas a infraestrutura daqui é melhor.
Exatamente, a casa envelhece, requer manutenção, pintura, jardinagem e se for apartamento então tem condomínios altíssimos, casa sem gente pode virar um pesadelo.
SC Eu acho caro de mais os imoveis fora muita casa no litoral não tem escritura muita gente fala tem muito politico dono de imovel uma coisa que sofri muito em SC a mao de obra caro pra caramba serviço ruim
Eu tenho uma casa pra vender, em Capivari de baixo , próximo a tubarão, terreno excelente de esquina, casa grande e valor legal R$ 380.000,00 pode ser financiada, otimo local
Mais um bozo espalhador de fakenews. A velha história do comunismo que não acontece mas apavora um monte de ignorante, levados a a tomar decisões ruins em sua vida.
Perae… Brasil mal falado no exterior? Cara… saiu até aqui na mídia americana a melhora do rating do Brasil esses dias… dólar está (infelizmente para mim) praticamente estagnado na casa dos 5reais…
No geral a mídia sempre falam bem de outros países no mundo todo, mas quem estuda a respeito do Brazil no exterior não vê muita perspectiva por aqui, tanto que esse ano tivemos fuga recorde de investimentos exteriores, a B3 já perdeu uns 15 bilhões, esse dinheiro está indo pra Ásia e América do Norte infelizmente, agora com essa catástrofe do RS a incerteza no país vai ser ainda maior.
Palhoça SC não para de construir e vender imóveis. Meu apto já faz 3 anos que alugo e não ficou um mês desalugado... o pós pandemia jogou todos os preços pra cima.
As pessoas reclamam dos aluguéis. Pensa a pessoa passa a vida inteira pra ter um imóvel. Pessoal não reclama com o patrão que anda de Porsche pra aumentar o salário né?
No Brasil não temos a cultura de cuidar do que é público, sempre tem um vizinho pra estragar tudo, em espaços públicos tem que levar suas coisas e depois tirar, se deixar copos, pratos, espetos roubam tudo.
Acho q vc está equivocado em sua análise. O Brasil tem déficit habitacional. Imóvel sempre foi caro, o problema são nossos governos comunistas que destroem o poder de compra da moeda. O real já perdeu 80% do seu valor inicial. Imóvel sempre será um investimento seguro, seu valor acompanha a inflação e na pior das hipóteses, caso a construção não preste, ainda sobrará o terreno. É importante comprar o imóvel no preço certo. Cada área tem seu calor. Imóvel novo custa 3x mais caro q um usado. Casa usada é um excelente negócio. Se tiver uma boa estrutura, reforma o acabamento q fica nova. Imoveis antigos normalmente contam com grandes áreas úteis e estão em áreas mais urbanizadas, com infraestrutura instalada, deferente dos mais novos. O problema é a modinha e o abandono público. O mercado imobiliário tende a atrair a atenção para as áreas de explanação, longe do centro e áreas úteis cada vez menores. A questão é que a população precisa cobrar o poder público para manter a urbanização dos bairros antigos, senão vira Cracolândia. Herdeiro acha q não vale a pena cuidar de casa velha, quer vender e morar na modinha, aí vão surgindo os bairros abandonados. Mas o mercado regula isso. Casa velha em bairro tradicional é um ótimo negócio. O difícil é ter dinheiro para comprar e reformar.
Imóvel até pode valorizar, novo melhor ainda. Mas vender é outra história. Como diz aí no vídeo, vender Imóvel, é como ganhar na Mega-Sena...parece uma loteria.
Fica em casa que a economia colocamos no rabo depois... É, o depois chegou, agora aguenta perca de 50% do poder de compra. Ain mas os "pobi" quer pagar mais imposto! Ué, paga os impostos ae então, aumento de 15% no aço chinês, 15% reforma tributária, 10% da inundação do Rio Grande do Sul, impressao de dinheiro devido ao governo da gastança, essa impressão de agregado m2 é chamado de inflação e só em 2023 foi de 23%, mas você ganhou um aumento acima de 23%?. Quem quer passar fome e morar em casa velha são justamente os mais pobres, pois eles dizem que querem pagar os móveis e viagens do governo da gastança, que "roubou, mas fez", "pelo menos tiramos o bolsonaro", e assim por diante ... É só o karma, pois não querem reduzir o tamanho do estado, pelo contrário, o povo apoiou a corrupção e impostos , mas quem avisou foi chamada de facista, sendo que facistas são na realidade as pessoas que desejam mais estado, mais leis, mais impostos, mais intervenção estatal...
kkkkkkkkkk, no sentido que tudo é de todo mundo e ao mesmo tempo nada é de ninguém, se você comprar algo todos vão usar e vai dar umas semanas vão quebrar, até tapetes e enfeites nas portas roubam, nas áreas comuns como churrasqueira então piorou, só prédios muito chiques e cheio de câmeras que dão multas conseguem manter a ordem, mesmo assim já vi inquilino quebrar vasos de milhares de reais do salão de festas.
Nunca vi e ouvi tanta desinformação (ou seria maldade mesmo?) em um vídeo. Lamentável que a pessoa não conheça nada - mas nada mesmo - do mercado imobiliário e do estado de Santa Catarina. Sugiro que procure se formar para poder informar melhor os seus seguidores... P.s: não conheço nenhuma casa boa que esteja abandonada neste Estado. Naturalmente que casas de alto padrão (quer seja antigas ou novas) não são para qualquer investidor (e curiosos) como parece ser o caso.
Com relação ao país eu discordo! A economia brasileira e voltou ao ranking dos 10 maiores! E pelo contrário, o Brasil está muito bem visto pelos outros países do mundo.
Bem visto em geral é mesmo, o povo pensa que aqui é um paraíso do Carnaval, mas pra investidores é um manicômio da burocracia, tanto que esse ano tivemos recorde de fuga de capitais estrangeiros, uns 15 bilhões em ações foram retiradas, as empresas aqui não tem liberdade e acabam tendo poucas chances de crescer sem subsídios, só empresas aliadas do governo conseguem se manter
Você surtou ... Só pode! Aonde está vendo notícias ? Meu amigo, isso é um absurdo kkkkkkk sério, todos os investidores estão saindo daqui. Nossa economia tá um caos, maior déficit da HISTÓRIA do país!
Gosto bastante desse video estilo discussao. Passei a semana pesquisando sobre orçamento de construção, mas só faz sentido se voce tiver certeza que vai morar naquele lugar por um bom periodo e for o sonho da familia, se nao gastar dinheiro como imovel nunca vai ser investimento a nao ser pra quem é do ramo.
Excelente análise, crescemos pensando que casa é um investimento sólido, mas conforme vamos amadurecendo vamos percebendo que não é nem investimento, é um gasto, tem manutenção, impostos, dor de cabeça. Vejo que vale a pena pra quem compra o terreno e constrói do zero e depois vende pelo dobro, mas mesmo assim leva anos as vezes pra retornar o investimento.
Tá cheio de proprietário sem noção que pede o valor que o imóvel não vale. Se ficou 6m sem vender aumentou a chance de ficar 1a, se ficou 1a, aumentou de 2a, se ficou 2a sem vender aumentou chance de ficar 4a. Aliás, as construtoras de apartamento também perderam a noção. Só tentam criam valor com alguns acréscimos para esconder o valor tirado pela redução de tamanho. E o sistema financeiro (que criou diversas modalidades para iludir o trabalhador a financiar) ajuda as construtoras criar mercado e valor. Mas, tá chegando não o estouro mas o murchamento da bolha (imóveis ficarem 10 ou 20 anos rendendo menos que a inflação ou que a poupança).
Tava querendo ir embora de Brasília pra santa Catarina mais depois dessa acho melhor não 😅
Simplesmente os Catarina não querem farofeiros por lá.
@@NilzaSantos-ru1vg Não sei como é Brasília, mas SC é muito bom, mas caso tenha uma vida confortável por aí não vale a pena sair pra arriscar
Moro em SC, mas os altos custos dos alugueis não têm explicação, pois os salários de modo geral dos trabalhadores não passam de 3 mil reais, ou seja, SC no futuro perderá muita mão de obra, pois não terá como sobreviver num estado tão caro, eu mesmo sou concursado e ganho 4 mil por mês e já penso em largar o concurso e ir embora daqui.
Pense bem!
Sou do RJ e conheço SC.
É muito melhor!!!
@@aline-w5ycerteza que ele não iria para o Hell de janeiro! 😂😂😂
Pois conselho que te dou, não larga teu emprego e não venha pro RS. Agora q ta td destruído mesmo com a enchente, ninguém nem vai querer. Pq aqui concursado q ganha 4 mil é pra curso superior, e olhe lá, ensino médio ganhar 2 mil é o máximo..... Moro em Lajeado, é uma cidade pequena, mas o custo de vida É IGUAL DE FLORIPA! Aliguéis caríssimos, tem engarrafamento, moradia de valor razoável pra alugar ou comprar, é longe e fica trancado no trânsito. Enfim, todas as desvantagens de cidade pequena e algumas de cidade grande. Já morei em Floripa por 3 anos. Só voltei p me formar, oh arrependimento. 😅😅😅😅😅😅😅😅😅
@@samararosadasilva3663 Olha, com todo respeito aos gaúchos porque conheço alguns aqui, mas eu reparei que os Gaúchos vêm muito pra SC e esquecem que existem outros estados, eu mesmo sou natural do ES, lá é um estado pouquissimo conhecido que alguns verdadeiramente nem sonham que existe na federação, tenho uma vasta experiência de morar lá em aqui em SC, e posso afirmar sem medo de errar, o ES é infinitamente melhor pra morar pra quem não é rico e depende do trabalho, aqui SC se a pessoa é rica vale a pena, mas rico fica bem em qualquer lugar, digo isso porque lá no ES é um estado mais barato, a mão de obra é mais valorizada, eu digo por mim quando morava lá eu trabalhava 4 dias por semana e ganhava 9 mil por mês, larquei tudo e vim pra SC ganhar 4 achando que era vantagem por causa do concurso, eu me arrependo muito, e já quero voltar pra lá o mais rápido que possível, só pra você ter uma ideia a minha irmã trabalha de diariasta na cidade de Aracruz/ES ela ganha 7.500 por mês, SC por muita propaganda de corretores as cidades estão terrivelmente caras.
@@samararosadasilva3663 Em termos de ganhos, qualidade de vida, custo de vida e infraestrutura eu ainda prefeiro o estado de origem, lá eu tinha muita qualidade de vida e não sabia.
As casa mais antigas sao maiores e hoje muita gente nem quer ter filho, então nao tem necessidade de casa grande cheia de quartos. No final, eu acho, esses imóveis abandonados vao perder o valor de mercado drasticamente.
Boa noite na doce paz do Senhor Jesus Cristo.🙏 Cai de paraquedas nesse vídeo e que Deus continue abençoando você grandemente. Infelizmente em um futuro bem próximo estarei indo morar no Paraguai.
Eu gosto de casas velhas. Adoro.
Fiz excelentes negócios com imóveis antigos.
Claro que precisam de reparos. Mas são mais fortes, confortáveis, pé direito alto.
Agora, que em SC está com preços surreais, nisso concordo.
Eu acho linda a arquitetura dessas casas antigas, mas tem umas por aqui que estão pedindo 10 mil de aluguel, não tem sentido, se fossem mais baratas que as novas moraria também!
Essa região do baixo itajai alaga quase tudo, quem tem casa aí tá sempre arriscado a perder tudo
Ano passado, em outubro, fui pra BC. Na volta o Waze me jogou em uma rua paralela a rodovia, na região de Itajaí. Chegou em determinado ponto todos de carro a frente voltando. Daí fui ver a magnitude da enchente. Casas lindas alagadas. As ruas a frente todas alagadas. Estava de caminhonete e consegui seguir em frente. Passamos duas quadras com água na altura do para-choque. Só fui pois tinha uma sw4 a frente que seguiu e passou pela água. Na teoria, se ela passou eu TB passo. Mas foi puta cagaço. Kkkkk Minha reflexão que o lugar ela lindo, e se eu tivesse visitado em outra época do ano falaria que moraria lá. Mas depois que vi os perigos do lugar, melhor morar um pouco mais longe mas em pontos sem risco de enchente.
@@tonimrj Pois é ainda mais depois do que aconteceu no RS coisa que ninguém esperava meus familiares perderam tudo lá e olha que nem era perto do Rios é na cidade de São Leopoldo mais longe do rio e a água foi no teto a casa da minha mãe foi condenada e ela até hoje não pode voltar eu moro aqui em Tubarão aqui também da enchentes mais nunca nada como oque aconteceu no RS eu moro do lado do Rio Tubarão porem é uma parte onde a água não foi nas ultimas enchentes mais um pouco mais para baixo do rio o pessoal perdeu tudo e até mesmo na avenida a água foi até o teto das casas a meia parede algumas só que assim que a chuva parou a água desceu rápido, no caso do RS levou de 20 dias há um mês para voltarem para casa e muitas como a minha mãe nem a casa tem mais para morar, eu como moro de aluguel assim que der saio correndo aqui do lado do rio eu moro de um lado da margem onde muitos perderam tudo, do outro lado da margem do Rio Tubarão muitas casas foram engolidas pelo rio, se chega a acontecer chuvas como aconteceu no RS que pegou praticamente todo o estado aqui não vai ser diferente infelizmente.
Sou daqui de PANAMBI RS
Aqui também está assim amigo
Aluguel de 550 em 2018 alugava casa nova em bairro bom, agora a mesma casa está por 1.500,00 1.800,00 por aí
Em bairros normais, bairros bons é 3k 3.5 k por aí
Tá feia a coisa
E os salários não estão tão bons assim
Claro sempre tem pessoas que ganham bem porém a média aqui é 3 pila de salário aí como vai pagar um aluguel assim!
A população está decrescente, a taxa de natalidade não é a mesma! E também o fator especulação imobiliária, é uma bolha que vai estourar...
Exatamente, com a população caindo casas vão ter que cair de preço com o passar do tempo, valorização praticamente não vai existir mais, cidades fantasmas serão comuns e teremos que achar outra forma de proteger o patrimônio 😢
@@marcuspearce9115 É o litoral não é mais aquele sonho, o trânsito e falta de segurança pra mim foi o que pesou mais, infelizmente as cidades grandes vão ficando ruins mesmo, isso é no mundo todo, vai fazer uma curva, logo os valores vão cair, Itapema e Porto Belo tem alugueis em média mais caros que em BC já, acho que BC já chegou no auge e está caindo enquanto outras cidades já estão próximas do máximo.
Outro ponto importante: redes sociais... a casa deixou de ser casa faz tempo, virou algo pra se aparecer.
Não compram pq os preços estão absurdamente caros, tanto venda quanto aluguel. O aluguel em SP por exemplo está um absurdo de alto, o pior é que são casas péssimas, uma casa que deveria custar 1.000 reais custa 1.700 e, ainda vem de brinde a fiação zoada e com infiltração... os donos dos imóveis perderam a noção!
Aqui em SC alguns imóveis já vêm de herança, aí não vendem e o aluguel é alto. Mas pessoas que vêm de outros estados compram terrenos em loteamentos, se são casas de bom padrão o bairro tende a ser bom e progredir. Mas se for invasão daí vira um lugar problemático e não vale investir 1 centavo.
Se o aluguel tá caro e a maioria não tem essa grana, então é esperado que fique parada.
Gostei do video , e do raciocinio também! Ainda vejo imovel como um item de primeira necessidade de um ser humano um refugio um teto. Mas o valor ta realmente absurdo, que faz a gente meio que deixar o sonho do basico de lado. Ganho mais de 7k por mes e não me sinto seguro pra financiar uma "Casinha" pois como vc disse, não posso prever se daqui 1 eu ainda terei essa renda, contumas daqui 30 anos, e a unica certeza que temos é que não teremos aposentadoria, ou seja nossa geração está numa cinuca de bico
Se vc mora sozinho com 7k acho que se qualifica pra pedir ajuda ao minha casa, minha vida, se conseguir o valor de entrada não pode amortizar por uns 5 anos pois se não teria que devolver o valor da entrada, depois amortiza o máximo que pode até conseguir quitar e no caso ser demitido tem a opção de pausar as par elas por uns 5 meses se não me engano. Foque primeiro em um imóvel pequeno e "barato" que seja confortável pra fugir do aluguel e "ter onde cair morto" digamos assim, ter casa própria ainda é muito importante apesar do os coach financeiro dizem, para nós não herdeiros e bom ter a segurança de um teto sobre a cabeça
Morei em SC ... Foi bem difícil aluguel alto salário muito baixo... Resultado voltei para Rs.... Vi comércios fechando por não ter quem trabalhe neles...
Infelizmente está assim na maioria das cidades, as empresas estão tudo quebradas, até as prefeituras estão sem dinheiro pros próprios funcionários.
Ouvir dizer que os trabalhos em SC paga 3,500 será que paga esse salário?
@@Zaya20213 Se tiver alguma especialização sim, açougueiros e atendentes ali no Koch estavam ganhando esse valor
O problema de valorização imobiliária é mundial. Decorre principalmente da busca delas por investidores que as compram pra alugar ou pro Airbnb. Há cidades turísticas inteiras que estão quase 100% na mão de investidores. Pra tentar amenizar o problema, alguns países têm limitado o número de propriedades de aluguel por pessoa e proibindo Airbnb.
A crise imobiliária é mundial. Preços de aluguel e vendas altíssimos e muitas casas abandonadas. Aqui em Portugal esta bem difícil. Não é sobre desvalorização do real porque aqui em portugal não se consegue mais pagar arrendamento e viver com o salário mínimo que a maioria ganha, 740 euros líquidos e arrendamentos acima de 600 euros. Um quarto em casa coletiva o arrendamento 400, 500 euros... Muitos brasileiros morando em barracas por aqui...
Me disseram isso sobre Eua e Canada também. O jeito vai ser trabalhar online ganhando em euro pra viver na América do sul gastando em outras moedas.
Pura ganancia uns valores tão alto de aluguel.
Essa situação tá se repetindo em várias capitais e cidades do país l os véi tão loucos
Mano, moro aqui em balneário. Sou doido por uma casa grande, mais afastada, em morro. Pensando em quando tiver chuvas, tals e tmb a questão de estar mais sozinho mesmo. Se souber de algo por aqui, me avisa por favor
Aqui tem bastante, só tem morro a cidade kkkk
O problema são os aluguéis, vão ser de 2500 pra cima, vou lançar outro vídeo hoje mostrando os bairros aí dá pra ver várias casas altas, observa se é o que você está procurando de fato.
Tem um ditado antigo que diz: " Em Roma, faça como os romanos". Eu completaria com a seguinte frase: Só venha para Roma se você estiver disposto a ser um romano. Isso não é sobre ditados ou sobre Roma...
Casas velhas oque vale é o terreno pra por abaixo e construir novas ou prédios.
A vantagem da casa é o terreno, pois o que exceder a nossa necessidade, pode-se alugar, tem renda sem preocupação com aposentadoria
Joinville ta terrível tb, aluguéis num valor exorbitante. Casas destruídas , nem pia de cozinha tem e caras. O povo perdeu a noção
Aí também? Aqui no vale europeu a pia também não é inclusa, não entendo isso, as pessoas vão embora levam até o que estava embutido e concretado na parede kkkkkkkk
@@sincerosc Credooo 😅🤣😂
Eu acho Joinville lindo gostaria de morar la um dia mas quando é muito caro ...ai tenho que fazer outros planos 😆😅
Vi um video do Leon e Nilce falando algo muito parecido no Canadá, la ta rolando o envelhecimento acelerado da população e pelo sistema previdenciário ser deficitária parte da aposentadoria de muitas pessoas ser complementada com aluguel de imóveis, então quem aluga é irredutível no valor porque é parte dos ganhos no final da vida. Tem influência das plataformas de aluguel temporário por aplicativos.
Dizem que imovel sempre valoriza, mas quando você vai ver as pessoas anunciam a venda do imovel com a valorização e ninguém compra
Ex: comprie a casa por 500mil há 5 anos e agora vale 800mil, mas ao anunciar ninguém comora enquanto isso tenho que pagar o iptu ea manutenção e limpeza da casa e quando vender tem imposto sobre venda. No fim e tudo sobre especulação imobiliária
10:24 Gastar alto em aluguel também não concordo. Melhor comprar.
11:13 Eu concordo com você completamente.
Obrigado, são coisas que vamos aprendendo com a vida, é bom ter casa, mas isso também nos limita, temos que comprar pra morar e em uma cidade que temos certeza que vamos ficar, ou pelo menos que vamos conseguir alugar ou vender depois, é um investimento arriscado também.
Consegui passar em um concurso graças a Deus, la em Joinville (sou de MG). Estou pesquisando os alugueis pra quando me convocarem ja ter uma ideia, mas realmente está muito caro os alugueis.
Feminismo = queda da taxa de fecundidade = menos moradores e menos compradores
Pago 3 mil de aluguel em Brusque! Um absurdo! Não compro pq meu marido tem um trabalho que sempre estamos nos mudando, mas dá uma dor no coração de pagar este valor de aluguel.
3 mil é muito caro
Eu sou do time dos que gostam de casa. Detesto apartamento. Corrigindo, eu odeio apartamento.
Cara.... Imóvel se tornou muuuito caro para a geração Z. Eles certamente não vão conseguir investir nisso, defasagem de salários e empregos mundo a fora
Vdd
Tem centenas de casas aqui em Cabeçudas em Itajaí com placa de venda há mais de quinze anos e não vende. É de milhão e meio pra cima...kkkkkkkkk
É um lugar lindo, mas Itajaí está com problemas de moradores de rua, assaltos, acho difícil valer tanto, só se for alguém de fora que não conheça bem a região, que geralmente é o foco das imobiliárias, vender o lugar como paraíso perfeito e depois deixar o cara se lascar.
Cada vez mais gente voltando do exterior, na verdade. Alguns estados como o meu RS, está diminuindo a população por outros fatores. Muita oferta de imóveis. O estranho processo de gentrificação (mais ou menos imóveis como ativo financeiro), recomendo o filme "a grande aposta" sobre a bolha imobiliária de 2008 nos EEUU. Eu não colocaria minhas fichas nesse jogo. Corretores NUNCA falam que os negócios estão ruins, quanto maior o valor do bem, maior a comissão. A coisa é complexa, então, não tem explicação ou solução simples. Como outros fenômenos econômicos, a teoria só é eficaz após passado o evento.
Isso mesmo, não tem nem aí se você vai ser alagado, vai morar na crackolândia ou se vai se arrepender pro resto da vida, eles só querem da comissão.
Outro problema são as casas com 4 quartos +, casas enormes.
A galera esta tendo cada vez menos filho, a necessidade de espaço esta cada vez menor.
Muitas casas com duas salas de estar, um monte de quarto etc, ficam a venda pelo resto da vida.
Putz verdade, quem que vai precisar de uma casa com 2 salas hoje em dia? Acabamos preferindo coisas menores, de 2 ou 3 quartos. Obrigado pela explicação!
@@sincerosc sim, existe uma análise de mercado para novos empreendimentos, que leva em consideração essas mudanças das famílias.
Os levantamentos mostram que as famílias estão preferindo o compacto, não querem mais espaços obsoletos.
Assim como mostram que a quantidade de filhos por casais diminuiu, automaticamente a quantidade de quartos também.
Também, hoje em dia com os móveis planejados, ficou tudo mais fácil de organizar.
Claro, toda regra tem suas exceções.
Gostei dos teus argumentos e sobre sua colocação sobre apartamento realmente é isso que você falou, mas as pessoas preferem isso, como preferem ter ver números no celular do que o dinheiro na sua mão.
Bom, eu comprei um apto de 109 m2, sendo 89m2 interno e o resto de area externa, no centro de navegantes... Custou 255 mil, dei 55 mil de entrada e a parcela ficou em 2.200 reais... 2 quartos, sendo uma suíte... Valeu mto mais a pena q um aluguel
O problema é que apartamento tem o condomínio que é como se fosse um aluguel eterno, o apartamento nunca será nosso, sempre será da construtora, se não pagar eles entram com ação e tomam o imóvel.
@@sincerosc isso é verdade , eu não gosto demapto tbm mas foi o que eu consegui comprar. Estamos amortizando e a ideia é quando quitar usar ele para pegar uma casa melhor... Ainda assim é melhor que aluguel e o condomínio é bem baratinho, 250 reais
Parabéns pelo vídeo amigo 👦 like garantido.
Obrigado pelo apoio👍
Amigo, vou lhe contar uma coisa, a especulação imobiliária em SC esta acabando com muitas cidades do Estado! Eu ja morei em uma cidade com alta especulação imobiliária, e posso lhe garantir, quem investe acaba tendo alto prejuízo, pois a especulação duro certo período.
Realmente, é uma curva, se comprar no topo a tendência é só perder depois, várias cidades de SC estão no topo e não tem como valorizar mais, só perder valor, muito prédio pra pouco comprador.
Seu comentário foi cirurgico. Eu sou empresário da construção civil, aqui no Estado do Pará, e tava analisando investir em Santa Catarina, mas desisti, devido a alta especulação imobiliária. Isso é ruim para o Estado e pode trazer prejuízos para quem fizer investimentos imobiliários. A cidade que moro é considerada a segunda cidade mais rica do estado do Pará, e uma das mais ricas do Brasil. Aqui, eu consigo comprar um lote por RS 40 mil e fazer uma boa casa com RS 150 mil. Com menos de RS 200 mil eu consigo fazer uma boa casa. Mas aí, somente um lote, tá mais de RS 100 ou RS 150 mil. Tudo muito caro. O risco de fazer uma casa e depois da especulação o preço cair, é muito grande. Pois o investidor, já compra caro. Risco de perder dinheiro.
@@GeannSoares Aqui onde moro em SC os lotes variam de 480 a 2 milhões, antes da pandemia esses mesmos lotes custavam entre 50 a 120 mil.
@@GeannSoaresA diferença dos preços de imóveis entre o sul e nordesde é surreal.
No litoral norte do RS, há apenas um município bem estruturado e próximo da capital, que possui ~50k habitantes. Depois de uma década de forte desenvolvimento da construção civil, quase todos os prédios novos possuem uma imobiliária, mas de algum modo, os corretores continuam conseguindo vender apartamentos novos por 600k, enquanto casas em bairros próximos ao centro custam ~1M.
Estou tentando vender imóveis em 3 municípios e se tornou um costume pesquisar pelo preço de outros.
Há anúncios que vejo a anos parados, e mesmo aqueles que reduzem o preço não conseguem vender, entretanto, se você pesquisar por algo no interior do estado, irá ver que tudo é absurdamente caro, exceto imóveis antigos, porque a mão-de-obra é cara. Não é atoa que a maioria das empresas de reforma que vejo no trabalho contratam nordestinos.
1,40 mas é lógico, no resto do Brasil é diferente?? É uma dúvida sincera se puderem comentar
Sim, só vi isso em SC até hoje, já morei em várias cidades e nunca vi levarem a pia da cozinha e coisas embutidas pois elas quebram e são feitas sob medida mas em SC quebram tudo e depois colam os pedaços do mármore e adaptam o tamanho em outra casa.
Os preços de aluguel aqui em São Paulo Capital estão ridículos, qualquer caixa de sapato com uma pia de cozinha e uma privada num canto é uns 2000 reais de aluguel, e os pilantras anunciam como studio essas porcarias!
6:53 pela velocidade deu tempo frear? 😂😂
Deu sim kkkkkkkkk
Mas deu um sustinho, até pulei a parte kkk
Em 2021 Eu Já morei em Brusque por 3 meses pagando aluguel e durantes os 3 meses tive que pagar até IPTU e na época já era absurdo os valores dos aluguéis portanto não aguentei e voltei para curitiba. mas os valores dos aluguéis aqui em Curitiba que e uma capital são mas em conta que Brusque .
Norte de Curitiba é lindo, mas o sul eu teria medo de viver. Pior que Brusque está começando a ter mendigos também, aí desanima sair, todo lugar alguém pedindo dinheiro, esse fim de semana um mendigo cheio de carne numa sacola me pediu ajuda pra comprar carvão e álcool pra fazer churrasco kkkkkkkk. Nem me convidou!
Hortolândia, cidade do interior de sp na região metropolitana de campinas, casas com aluguel a partir de R$ 1200. Os prédios de apartamento estão vindo com tudo para região pq são muito mais vantajosos. O salário da maioria é incompatível com os alugueis. quem aluga geralmente é alguém mudando para região e que já tem emprego. quem não dá conta de pagar aluguel se muda.
Você descreveu também o mercado imobiliário extremamente imaturo e inescrupuloso de Ruy Barbosa interior da Bahia! Aqui cebtebas de imóveis caindo aos pedaços, não valem nada e os donos querem valores de ricos em capital ou cidades bem desenvolvidas. É uma vergonha e os "imóveis" são bem nojentos. Nunca vi nem na BA e nem em SP esse fenômenos sinistro!!! A realidade é pior do que a descrição. Estou doido pra escapar daqui!!!
O aluguel em Itajaí está cada vez caro. Está se formando uma bolha imobiliária.
4:36 Rapaz, muito bonito a casa. Mas aí, só pra quem tem dinheiro mesmo pra comprar ou alugar uma casa dessa. 😅
Essa estava 1800 o aluguel, 100% mobiliado, até com eletrodomésticos, pratos e tudo, pro padrão da cidade e do local é barato, pra comprar uma dessas é uns 250 mil
Aqui em São Paulo estão construindo para vender. Constrói por R$ 200 mil e vendem por 500 mil... aE as casas nao vale a pena, na maioria parece casa de cenário. Nao vale o custo. Nao são feitas para durar.
Foi antes da enchente???
Aqui é Brusque SC, não está tendo enchente por aqui agora. Esses locais aqui não pegam enchente não.
@@MaxFatappen Penso que eles vão para o litoral ao invés de se arriscar em locais de rio de novo
Eu tenho uma casa na praia a 13 anos! Agora que saiu a escritura to louco pra vender. Tu nunca acaba de arrumar ela sempre tem algo a fazer! Me enchi o saco! E so despesas com agua, luz iptu , coleta de lixo! E eu vou muito pouco pra la! Com o dinheiro vou aproveitar a vida que ganho muito mais!
A minha cidade sofre um processo de gentrificacao. Onde os aluguéis e valores ficam tão altos que acaba valendo a pena alugar o imóvel e viver de renda com um aluguel barato ou mesmo o financiamento de uma casa menor.
Mas a casa são bem grandes,aqui em Linhares é uma fortuna e é pequena.
Linhares-ES? Como é q qualidade de vida aí? Morei na Serra ali em Laranjeiras e é muito assalto e invasão de casas, Linhares é assim também?
@@sincerosc Bom,crime tem em todo lugar,eu moro no interior mas sempre vou a cidade e até agora acho tranquilo,moro a 32 anos aqui e só fui assaltada duas vezes,mas não me levaram nada.
@@sincerosc vou dar uma pesquisada sobre essas coisas,aqui vejo mais invasão de propriedade,meu irmão já morou em Laranjeiras e também já participou de invasões,eu não gosto disso,acho que para termos alguma coisa precisamos é trabalhar,me desculpe se não pude tirar suas dúvidas.
@@SilFranca22 Obrigado, mas isso que me fez sair daí, ser assaltado por aí é natural, eu fui umas 10 vezes, mas depois que saí nunca mais me assaltaram, morei em MG, SP, MS, SC e até no Paraguay e nunca aconteceu nada. ES é um estado perigoso, vivendo aí temos a ideia de que todo lugar do país é uma porcaria mas na realidade não, o estado que tem muitos bandidos e uma cultura do assalto e roubo, tive amigos que foram presos também, a grande maioria das cidades do Brasil é tranquila e boa de se viver, são 5700 cidades, mas umas 20 estão entre as mais perigosas do mundo e a Serra é uma dessas, só que ainda tem umas 5600 pra conhecer.
@@sincerosc entendo,uma pena que vc teve essa experiência ruim aqui,eu também queria muito conhecer várias cidades,mas meu esposo não gosta de viagens,uma pena,triste é que no caso de assaltos a propabilidade é piorar.
quem vai comprar? todo mundo no sub-emprego, o sujeito que ganha hj r$ 4.000,00 ta feliz da vida, parei de trabalhar para empresas em 1993, salario r$ 2.800,00 correção monetaria disso dá r$ 11.000,00, para fazer o q eu fazia hj pagam de 4.000, a 5.000,.
O preço de tudo, tanto de bens como serviços, é baseado na lei da oferta e da procura. Ninguém tenta vender um Gol 2010 por 100 mil, por exemplo, porque sabem que ninguém vai querer comprar. Mas, curiosamente, ninguém quer aceitar que existe essa lei na hora que coloca um imóvel a venda. Quem vai querer comprar uma casa enorme, velha, construída há 60 anos e nunca reformada, no centro da cidade por 1 milhão, sendo que com esse dinheiro se compra um terreno de bom tamanho em um bairro residencial recém-lançado, constrói uma casa de bom tamanho, usando acabamento de alto padrão e mobiliando com móveis planejados? Espero que logo o mercado imobiliário tenha um choque de realidade e passe a colocar preço nas casas assim como se coloca preço nos carros: respeitando a lei da oferta e da procura.
Casa a venda não, não é casa abandonada
Se está a venda tem 10 anos sem manutenção e caindo aos pedaços então foi abandonada.
QQ lugar o preço para alugar e ou vender estão muito caro. A minha casa e em são Paulo para mim 500 estaria bem pago, só que no bairro o preço médio e próx de 900 mil
Não entendo isso de vender e arrancar tudo... pia, vaso sanitário...
A ideia é que essas cozinhas e banheiros custam muito para fazer, com mármore e tudo mais, logo quando vão embora não querem deixar esses 15 mil reais em móveis pro inquilino, preferem quebrar tudo e remendar na outra casa kkkk
Uau! Que feio. Muito egoísta da parte dessas pessoas. Fiquei abismado quando você contou... triste realidade. Mas o sej canal já é um sucesso e muito lnformativo. Você fala com o coração e é verdadeiramente sincero. Muito obrigado por responder. Boa sorte.
Casa da década de 90 não é casa velha. Na Europa as pessoas moram em casas com mais de 200 anos. Prefiro casa, apt. ou os vizinhos são horríveis ou se for prédio top o condomínio é no mínimo R$ 1.500. Acho esquisitíssimo esse hábito catarinense de levar até a pia da cozinha. No RS, SP e outros estados que conheço nunca vi casa sem pia. Acho que o catarinense tem mania de coisa super moderna, o maior exemplo é aquele cafonice novo-rico que virou Camboriú. Ainda bem que Floripa não tem arranha-céus. Uma coisa estranhíssima que tem em POA são casas abandonadas e arrombadas, tem até na Auxiliadora que é bairro chique, vizinho os Moinhos de Vento. Isso não é de hoje, tem há várias décadas. Quando eu era criança brincava com as crianças vizinhas numa casa abandonada que tinha perto, até os pais descobrirem e nos proibirem.
Mas se parar pra pensar uma casa feita em 1990 já faz 35 anos por agora, logo vai precisar de reformas, e como a cultura era diferente muitas pessoas não gostam de casas tão grandes com móveis da época, a maioria prefere algo pequeno pq só vai criar cachorro e samambaia kkk
Só não mudei ainda pra SC porque não achei casa com preço justo. Aluguel muito caro para casa longe do centro. E muita casa feia e cara. Eu vou continuar em SP que também não é barato mas a infraestrutura daqui é melhor.
Em SC são poucas cidades que tem infraestrutura, o estado quase inteiro tem aspecto de interior
Pedem caro num aluga e fica pagando iptu
Exatamente, a casa envelhece, requer manutenção, pintura, jardinagem e se for apartamento então tem condomínios altíssimos, casa sem gente pode virar um pesadelo.
SC Eu acho caro de mais os imoveis fora muita casa no litoral não tem escritura muita gente fala tem muito politico dono de imovel uma coisa que sofri muito em SC a mao de obra caro pra caramba serviço ruim
Eu tenho uma casa pra vender, em Capivari de baixo , próximo a tubarão, terreno excelente de esquina, casa grande e valor legal R$ 380.000,00 pode ser financiada, otimo local
Deixa o Boulos, aqui de São Paulo saber. Vai levar o povo dele pra invadir.
Mais um bozo espalhador de fakenews. A velha história do comunismo que não acontece mas apavora um monte de ignorante, levados a a tomar decisões ruins em sua vida.
SC Tem arma, eles não vem
Uma grande bolha imobiliária
Perae… Brasil mal falado no exterior? Cara… saiu até aqui na mídia americana a melhora do rating do Brasil esses dias… dólar está (infelizmente para mim) praticamente estagnado na casa dos 5reais…
No geral a mídia sempre falam bem de outros países no mundo todo, mas quem estuda a respeito do Brazil no exterior não vê muita perspectiva por aqui, tanto que esse ano tivemos fuga recorde de investimentos exteriores, a B3 já perdeu uns 15 bilhões, esse dinheiro está indo pra Ásia e América do Norte infelizmente, agora com essa catástrofe do RS a incerteza no país vai ser ainda maior.
Kkk Brasil está tão bom que o investimento estrangeiro só diminuiu
Palhoça SC não para de construir e vender imóveis. Meu apto já faz 3 anos que alugo e não ficou um mês desalugado... o pós pandemia jogou todos os preços pra cima.
As pessoas reclamam dos aluguéis. Pensa a pessoa passa a vida inteira pra ter um imóvel. Pessoal não reclama com o patrão que anda de Porsche pra aumentar o salário né?
Quando você fala "mil" vc ta querendo dizer milhões?
Aluguel é mil pra cima, pra comprar vai de 500 mil até os milhões
7:56 falou o que eu penso. Ap meio que socialismo.
No Brasil não temos a cultura de cuidar do que é público, sempre tem um vizinho pra estragar tudo, em espaços públicos tem que levar suas coisas e depois tirar, se deixar copos, pratos, espetos roubam tudo.
Ótimo vídeo. Like garantido.
Obrigado!
Acho q vc está equivocado em sua análise. O Brasil tem déficit habitacional. Imóvel sempre foi caro, o problema são nossos governos comunistas que destroem o poder de compra da moeda. O real já perdeu 80% do seu valor inicial. Imóvel sempre será um investimento seguro, seu valor acompanha a inflação e na pior das hipóteses, caso a construção não preste, ainda sobrará o terreno. É importante comprar o imóvel no preço certo. Cada área tem seu calor. Imóvel novo custa 3x mais caro q um usado. Casa usada é um excelente negócio. Se tiver uma boa estrutura, reforma o acabamento q fica nova. Imoveis antigos normalmente contam com grandes áreas úteis e estão em áreas mais urbanizadas, com infraestrutura instalada, deferente dos mais novos. O problema é a modinha e o abandono público. O mercado imobiliário tende a atrair a atenção para as áreas de explanação, longe do centro e áreas úteis cada vez menores. A questão é que a população precisa cobrar o poder público para manter a urbanização dos bairros antigos, senão vira Cracolândia. Herdeiro acha q não vale a pena cuidar de casa velha, quer vender e morar na modinha, aí vão surgindo os bairros abandonados. Mas o mercado regula isso. Casa velha em bairro tradicional é um ótimo negócio. O difícil é ter dinheiro para comprar e reformar.
Imóvel até pode valorizar, novo melhor ainda. Mas vender é outra história. Como diz aí no vídeo, vender Imóvel, é como ganhar na Mega-Sena...parece uma loteria.
Povo de SC não é tranquilo não.
Fica em casa que a economia colocamos no rabo depois... É, o depois chegou, agora aguenta perca de 50% do poder de compra. Ain mas os "pobi" quer pagar mais imposto! Ué, paga os impostos ae então, aumento de 15% no aço chinês, 15% reforma tributária, 10% da inundação do Rio Grande do Sul, impressao de dinheiro devido ao governo da gastança, essa impressão de agregado m2 é chamado de inflação e só em 2023 foi de 23%, mas você ganhou um aumento acima de 23%?. Quem quer passar fome e morar em casa velha são justamente os mais pobres, pois eles dizem que querem pagar os móveis e viagens do governo da gastança, que "roubou, mas fez", "pelo menos tiramos o bolsonaro", e assim por diante ... É só o karma, pois não querem reduzir o tamanho do estado, pelo contrário, o povo apoiou a corrupção e impostos , mas quem avisou foi chamada de facista, sendo que facistas são na realidade as pessoas que desejam mais estado, mais leis, mais impostos, mais intervenção estatal...
Experiência comunista foi foda. Kkkkkk o apartamento é uma forma que o capital descobriu de crescer e economizar. Kkkkkkk
Kkkkkkk. Experiência comunista morar em apartamento. Kkkkkk. Respeito é td… casa terrea, apartamento… tanto faz.
kkkkkkkkkk, no sentido que tudo é de todo mundo e ao mesmo tempo nada é de ninguém, se você comprar algo todos vão usar e vai dar umas semanas vão quebrar, até tapetes e enfeites nas portas roubam, nas áreas comuns como churrasqueira então piorou, só prédios muito chiques e cheio de câmeras que dão multas conseguem manter a ordem, mesmo assim já vi inquilino quebrar vasos de milhares de reais do salão de festas.
Nunca vi e ouvi tanta desinformação (ou seria maldade mesmo?) em um vídeo. Lamentável que a pessoa não conheça nada - mas nada mesmo - do mercado imobiliário e do estado de Santa Catarina. Sugiro que procure se formar para poder informar melhor os seus seguidores...
P.s: não conheço nenhuma casa boa que esteja abandonada neste Estado. Naturalmente que casas de alto padrão (quer seja antigas ou novas) não são para qualquer investidor (e curiosos) como parece ser o caso.
Com relação ao país eu discordo! A economia brasileira e voltou ao ranking dos 10 maiores! E pelo contrário, o Brasil está muito bem visto pelos outros países do mundo.
Bem visto em geral é mesmo, o povo pensa que aqui é um paraíso do Carnaval, mas pra investidores é um manicômio da burocracia, tanto que esse ano tivemos recorde de fuga de capitais estrangeiros, uns 15 bilhões em ações foram retiradas, as empresas aqui não tem liberdade e acabam tendo poucas chances de crescer sem subsídios, só empresas aliadas do governo conseguem se manter
Você surtou ... Só pode! Aonde está vendo notícias ? Meu amigo, isso é um absurdo kkkkkkk sério, todos os investidores estão saindo daqui. Nossa economia tá um caos, maior déficit da HISTÓRIA do país!
O Brasil está tão bem visto lá fora que alguns estão até achando que somos parceiros do terrorismo.
Caralho, pagar 2mil de aluguel em um ap vc acha barato? Em que mundo eu estou vivendo meu Deus.
Barato não é, mas com a casa custando 5 mil o apartamento é uma opção mais barata, menos cara seria o termo correto.
agora vc falou bonito, país cada vez mais pobre!!!