Excelente Fábio faltou acrescentar um exemplo com Juros, mas consciente que vocês tem o tempo muito ocupado, já para fazer uma vidéo dá um trabalho enorme! Estás com uma excelente didática mas muito rápido ainda 7/10!😉😉😉😉
Salve!!! Mto obrigado pelo feedback! Nesse caso específico não fiz com os juros por conta do escopo mesmo da dúvida, mas poderia criar as funções financeiras para gerar o PMT e afins Obrigado novamente :)
Boa noite, ótimo vídeo, estava atrás de como fazer isso para criar uma planilha de acompanhamento de cartões aqui. Me ajudou muito e você tem uma didática muito boa, parabéns! Uma dúvida, como posso colocar para por exemplo: Todas as compras que forem feitas até o dia 25, cair na fatura que vence no mês X, compras do dia 26 em diante, cair no mês seguinte? Para que possa separar as faturas do cartão?
Olá! Muito obrigado pelo comentário e elogio! Fico feliz em ter ajudado. Pode criar uma coluna de validação do Date.Day( ) da data... if >= 26 then Date.AddMonths( [DataVencimento] , 1 ) else [DataVencimento] Algo do tipo
Eu tenho uma tabela desse mesmo modelo porém eu registro pagamento a vista e pagamento parcelado na mesma coluna, e como pagamento a vista não tem números de parcela ao executar os cálculos ele me da um erro. Como corrigir isso ?
Em cada uma das etapas que envolvem a coluna de [Parcelas], você pode inserir uma condicional, verificando se [Parcelas] = "A vista" then ... Aí faz o tratamento para esses casos, fazendo com que a [DataPagto] fique também = [Data1ºPagto] nesse caso Também na etapa de [Parcelas], que gera a lista, você pode gerar uma lista com 1 pagamento apenas, fazendo {1} Só ir ajustando cada uma das etapas ;)
Gatti , existe algum link ou se tiver mesmo dentro do Power Query algum lugar que podemos ver a tradução/ significado das fórmulas M ? Se sim , poderia indicar ? Obrigado por compartilhar mais uma vez o conhecimento
Opa! Tem sim! Na própria documentação da Microsoft você tem a documentação em PT-BR docs.microsoft.com/pt-br/powerquery-m/power-query-m-function-reference Tem também o Learn da Microsoft que pode te ajudar nos estudos: learn.microsoft.com/pt-br/power-bi/
Ótimo vídeo! Tenho uma situação parecida: uma tabela com uma quantidade de um certo produto em notas diferentes, quando eu vou passar a quantidade total desse mesmo produto na planilha, tenho que fazer um calculo manual para debitar o valor de uma nota com o valor real do produto, e o valor restante com o valor da outra nota e inserir manualmente linhas. Exemplo: Tenho um produto A com 3000 un. Em uma Nota ele tem 1700 de saldo, em outra nota ele tem 1300 de saldo. Então eu teria que fazer manualmente duas linhas com o mesmo produto porém em quantidades diferentes, gostaria de saber se tem alguma fórmula que fizesse isso para mim, gerando linhas automáticas com as mesmas informações da NF sem que eu precise ficar copiando e colando as células. Desde já agradeço pelo esforço e trabalho.
Olá! Grato pelo comentário e elogio. Nesse caso, você teria que utilizar o recurso AGRUPAR do Power Query, para somar todas as linhas relacionadas do mesmo prouto, e aí gerar o saldo. Bons estudos ;)
Gatti, Desenvolvi, para finalizar o assunto, um LAMBDA que permite passar, de uma só vez, os dados que irão gerar a tabela de parcelas a pagar. Se eles estiverem em uma tabela, caso haja incremento ou exclusão de linhas, a mudança refletir-se-á, de imediato, na tabela gerada. Informo que está autorizado a compartilhar esse LAMBDA com quem desejar. =LAMBDA(GerarTabela; LET(Data1ºPgto;ÍNDICE(GerarTabela;;1); ValorTotalParcelas;ÍNDICE(GerarTabela;;2); QtdeParcelas;ÍNDICE(GerarTabela;;3); Parcelas;ARRED(ValorTotalParcelas/QtdeParcelas;2); Condição;SEQUÊNCIA(;MÁXIMO(QtdeParcelas)); NºParcelas;--DIVIDIRTEXTO(UNIRTEXTO(" ";; BYROW(QtdeParcelas;LAMBDA(x;UNIRTEXTO(" ";;SEQUÊNCIA(x)))));;" ";1); Linhas;LINS(NºParcelas); ÚltimasParcelas;Parcelas-(QtdeParcelas*Parcelas-ValorTotalParcelas); ÚltimosValores;PARACOL(SE(Condição
Excelente solução, como sempre. Mais uma LAMBDA para a coleção rsrs... tinha uma que fazia algo parecido, mas creio que a sua esteja mais completa. Um ponto de aperfeiçoamento é fazer com que a data pegue somente dia útil seguinte caso caia em feriado ou fds. Abraço!
Ótima explicação
Mto obrigado :)
fantástico, muito traquejo, muito!
:D Muito obrigado
Excelente aula, rápida, direto ao ponto e o mais importante, muito útil! Obrigado por compartilhar!
Valeu Xará! :D
Video top. Sem enrolação, direto ao ponto. Valeu Gatti por compartilhar o conhecimento
Valeu a parceria, Juliano! Tmj
Excelente aula!!!!
Muito obrigado :D
Sensacional, Gatti. Já vou usar. Obrigado. Sucesso.
Valeu :D
Excelente vídeo. Parabéns!
Muito obrigado :)
Adorei estava precisando dessa dica
Aee! Agradeço o comentário e fico feliz em ter ajudado.
Perfeito.. salvou aqui, obrigado!!!
👊🏻👊🏻
Parabéns
:)
Muito bom 👏👏🚀🚀
🚀🚀🚀
Boooa, cara! Muito didático, como sempre!
Valeu meu amigo :D
Excelente Fábio faltou acrescentar um exemplo com Juros, mas consciente que vocês tem o tempo muito ocupado, já para fazer uma vidéo dá um trabalho enorme!
Estás com uma excelente didática mas muito rápido ainda 7/10!😉😉😉😉
Salve!!! Mto obrigado pelo feedback!
Nesse caso específico não fiz com os juros por conta do escopo mesmo da dúvida, mas poderia criar as funções financeiras para gerar o PMT e afins
Obrigado novamente :)
Ótima aula. E ainda dizem que quando é de graça não tem qualidade. É porque não conhecem Fábio Gatti. Rimou. Kkkk
Se quiserem me pagar eu até tento melhorar!!!! Kkkkk
Valeu Dantas :D
@@PulodoGatti 🤣🤣
Boa noite, ótimo vídeo, estava atrás de como fazer isso para criar uma planilha de acompanhamento de cartões aqui. Me ajudou muito e você tem uma didática muito boa, parabéns!
Uma dúvida, como posso colocar para por exemplo:
Todas as compras que forem feitas até o dia 25, cair na fatura que vence no mês X, compras do dia 26 em diante, cair no mês seguinte? Para que possa separar as faturas do cartão?
Olá! Muito obrigado pelo comentário e elogio! Fico feliz em ter ajudado.
Pode criar uma coluna de validação do Date.Day( ) da data... if >= 26 then Date.AddMonths( [DataVencimento] , 1 ) else [DataVencimento]
Algo do tipo
Eu tenho uma tabela desse mesmo modelo porém eu registro pagamento a vista e pagamento parcelado na mesma coluna, e como pagamento a vista não tem números de parcela ao executar os cálculos ele me da um erro. Como corrigir isso ?
Em cada uma das etapas que envolvem a coluna de [Parcelas], você pode inserir uma condicional, verificando se [Parcelas] = "A vista" then ...
Aí faz o tratamento para esses casos, fazendo com que a [DataPagto] fique também = [Data1ºPagto] nesse caso
Também na etapa de [Parcelas], que gera a lista, você pode gerar uma lista com 1 pagamento apenas, fazendo {1}
Só ir ajustando cada uma das etapas ;)
Gatti , existe algum link ou se tiver mesmo dentro do Power Query algum lugar que podemos ver a tradução/ significado das fórmulas M ?
Se sim , poderia indicar ?
Obrigado por compartilhar mais uma vez o conhecimento
Opa! Tem sim!
Na própria documentação da Microsoft você tem a documentação em PT-BR
docs.microsoft.com/pt-br/powerquery-m/power-query-m-function-reference
Tem também o Learn da Microsoft que pode te ajudar nos estudos:
learn.microsoft.com/pt-br/power-bi/
@@PulodoGatti muito obrigado ! Sucesso ao canal sempre !
@@ccrbr 🥰
Ótimo vídeo! Tenho uma situação parecida: uma tabela com uma quantidade de um certo produto em notas diferentes, quando eu vou passar a quantidade total desse mesmo produto na planilha, tenho que fazer um calculo manual para debitar o valor de uma nota com o valor real do produto, e o valor restante com o valor da outra nota e inserir manualmente linhas. Exemplo:
Tenho um produto A com 3000 un.
Em uma Nota ele tem 1700 de saldo, em outra nota ele tem 1300 de saldo.
Então eu teria que fazer manualmente duas linhas com o mesmo produto porém em quantidades diferentes, gostaria de saber se tem alguma fórmula que fizesse isso para mim, gerando linhas automáticas com as mesmas informações da NF sem que eu precise ficar copiando e colando as células.
Desde já agradeço pelo esforço e trabalho.
Olá! Grato pelo comentário e elogio.
Nesse caso, você teria que utilizar o recurso AGRUPAR do Power Query, para somar todas as linhas relacionadas do mesmo prouto, e aí gerar o saldo.
Bons estudos ;)
Gatti,
Desenvolvi, para finalizar o assunto, um LAMBDA que permite passar, de uma só vez, os dados que irão gerar a tabela de parcelas a pagar. Se eles estiverem em uma tabela, caso haja incremento ou exclusão de linhas, a mudança refletir-se-á, de imediato, na tabela gerada.
Informo que está autorizado a compartilhar esse LAMBDA com quem desejar.
=LAMBDA(GerarTabela;
LET(Data1ºPgto;ÍNDICE(GerarTabela;;1);
ValorTotalParcelas;ÍNDICE(GerarTabela;;2);
QtdeParcelas;ÍNDICE(GerarTabela;;3);
Parcelas;ARRED(ValorTotalParcelas/QtdeParcelas;2);
Condição;SEQUÊNCIA(;MÁXIMO(QtdeParcelas));
NºParcelas;--DIVIDIRTEXTO(UNIRTEXTO(" ";;
BYROW(QtdeParcelas;LAMBDA(x;UNIRTEXTO(" ";;SEQUÊNCIA(x)))));;" ";1);
Linhas;LINS(NºParcelas);
ÚltimasParcelas;Parcelas-(QtdeParcelas*Parcelas-ValorTotalParcelas);
ÚltimosValores;PARACOL(SE(Condição
Excelente solução, como sempre.
Mais uma LAMBDA para a coleção rsrs... tinha uma que fazia algo parecido, mas creio que a sua esteja mais completa.
Um ponto de aperfeiçoamento é fazer com que a data pegue somente dia útil seguinte caso caia em feriado ou fds.
Abraço!