Gente Elis é surreal! É de uma entrega, uma potência artística absoluta! Em alguns momentos parece que ela vai explodir em faíscas luminosas! É de arrepiar! É de chorar! É de sorrir! É de se apaixonar! E mais que tudo é de aplaudir eloquentemente! Elis a maior de todos os tempos!!!
Concordo ! Me emociona desde que eu tinha 6 anos ! Minha mãe diz que a primeira vez que ouvi eu chorei ! E continuo chorando ate hoje ! É a única me emociona ! Estreio dia 9 de setembro 2022 um show em homenagem a ela !
I think at this point she was done with this world. She knew she did not belong here. She embodied sound and lyrics. She was more than sound or music, a total performance artist. As such no one , not Maria Bethania, not Gal costa , not Simone , none of them reach her ankles in talent. What a talent, what a genius and what a loss. This earth doesn’t respect talent and artistic genius . Thank you Eli’s for leaving traces of your talent with us.
Impossível não chorar de emoção quando ela canta o trem azul e a plateia lhe atira flores que são recolhidas por ela e entregue carinhosamente aos seus geniais músicos. Belo gesto de carinho tanto do público quanto da Elis. Muito emocionante. Meu coração dói só em pensar na falta que ela faz. Quanta coisa boa ela teria acrescentado na sua carreira vitoriosa se tivesse conosco até a presente data. Elis, saudades.
Impossível esquecer Elis. Receba onde estiver Pimentinha querida minhas vibrações de muito amor e carinho! Obrigada por nós ter proporcionado momentos de tanta arte . Deus te cubra de bênçãos.
Me lembro como se fosse hoje. 19 de janeiro de 1982. Eu tinha 16 anos. O Brasil ficou de luto. Eu senti uma angustia tremenda..... Essa mulher marcou uma geração inteira...... Orgulho nacional.
Tinha sua mesma idade. O plantão da globo entrou no ar as 11:00h comunicando o fato. Fiquei em depressão e chorei meses e meses. Só quem sabe da importância dela foi quem viveu a sua época e acompanhou a sua trajetória. ELIS MUDOU A MUSICA BRASILEIRA e IMPULSIONOU A TODOS SEREM MELHORES FACE A COMPETITIVIDADE QUE ELA IMPRIMIA EM SUA CARREIRA...
4:29 isso é coisa de outra dimensão, a voz sincronizada com a guitarra, a entrega de corpo e alma, a emoção, a voz, Elis você será eternamente a melhor vocalista que o Brasil já teve!
Como eu gostaria de estar atrás dessa lente de Super 8, testemunhando e registrando esse maravilhoso espetáculo, esse registro único da última vez de Elis nos palcos cariocas. Teresa Carvalho, que inveja eu tenho de você. E uma gratidão tamanha também.
Ela se despedindo dos colegas com as flores, agradecendo pela colaboração, emocionante!. Chorei, gente! Depois de tantos anos!
9 лет назад+272
Quando vida e obra não se separam, e é o que vemos nesse vídeo, podemos falar que a pessoa é artista e não entertainer. Embora no show Trem Azul, como nunca antes (afinal, a maior crítica que sempre faziam era que Elis era perfeita demais, técnica demais), Elis tenha descuidado bastante da voz (forçando mesmo, arranhando a garganta e berrando), esses trechos mostram porque ela ainda é muito subestimada: falam que ela é a maior cantora do Brasil, mas não fazem estudos sobre sua capacidade estrondosa. Isso daqui 3:13 que ela faz com a voz você não vê nenhuma cantora popular no Brasil fazer. Ela alcança notas que parecem impossíveis para a voz humana. Talvez só Dalva ou Angela Maria conseguissem... É técnica pura, mas nunca de maneira fria: sempre com apelação pública, tensidade e entrega emotiva... Detalhe: ela atinge notas baixas com facilidade também, como nos 2:40, em que ela escorrega de uma nota lá em cima pra essa nota grave quando canta "Deus". Uma nota difícil até mesmo para a voz masculina. Qualquer cantor(a) se sente confortável em um dos registros, mas Elis sabia passear por eles por eles sem dificuldades. Outra coisa: o show Trem Azul devolveu a Elis o que ela havia perdido há tempos: o contato mais quente e apelativo com o público. Quem disse isso foi um amigo meu que assistiu o show no Rio. Até então, depois de suas apresentações na TV e daqueles primeiros discos no comecinho dos anos 70, Elis havia se distanciado do público com canções de cunho social e muitas vezes herméticos (fez isso melhor do que ninguém - Falso Brilhante, Transversal do Tempo e Saudades do Brasil são seminais). O preço do prestígio foi ter se distanciado do público, o que acabou sendo corrigindo no derradeiro Trem Azul, que traz canções propícias para um "show" vibrante. Portanto, ela realmente morreu no auge.
+Fernando Graça brilhante análise, ela realmente gostava de cantar musicas de cunho social e herméticas no final de sua carreira. pra mim ela foi a maior cantora do mundo
+Fernando Graça é isso. Elis transformava a voz em instrumento e o fazia como nenhuma outra, sequer tentava. Ela arriscava, chutava o balde e mesmo se houvesse algum deslize, a voz não chegasse aonde ela queria, ou mesmo deslize na afinação, isso se tornava insignificante tanto para ela, pois não deixava de arriscar, quanto para a música que só se tornava mais dinâmica e rica. Sou músico, não sou purista e mil vezes um músico, cantora....que arrisca e procura o novo, a um/uma que senta em seu trono imaginário e fica ali sempre no conforto, no lugar comum e se achando o Deus que não é. Nenhuma outra cantora chegou ou chega aos pés da Elis. Nem tem como comparar, justamente e inclusive, por esse lado dela rebelde, livre e com conhecimento de causa, pois além de tudo ela tinha técnica pra fazer o que queria ou arriscava. Que me desculpem todas as outras...mas vcs são apenas as outras, quer queiram ou não.
Elis além de ter sido uma das melhores cantoras (no aspecto técnico, carismático, performático, interpretativo...) que o nosso país já teve, a técnica dela se assemelha ao meu ver com uma das maiores cantoras de jazz que o mundo já teve o prazer de ter, ella fitzgerald.
Você disse tudo o que eu falo desde quando ela estava viva... Aos 17 anos, tive o prazer de assisti-la em Fortaleza, mais precisamente em 05/12/1979, no Centro de Convenções. Fiquei paralisado e me perguntando o tempo todo: POR ONDE É QUE ELA RESPIRA QUANDO CANTA? - Perfeita! Cantava ACIMA DOS LIMITES HUMANOS e COM AFINAÇÃO DE COMPUTADOR... Quando ela cantou o CORSÁRIO, eu fiquei sem entender de como ela alcançava aquelas notas tão altas e impossíveis para todo e qualquer ser humano que canta. INIGUALÁVEL e UNICA no mundo... Concordo com EDU LOBO quando disse: ELIS É UM VERDADEIRO MUSICO EM CENA. ELIS TEM CABEÇA DE MUSICO, PENSA E SE COMPORTA COMO UM DELES... - GILBERTO GIL: ELIS ERA SUPERDOTADA! - CAETANO VELOSO: ELIS CANTAVA ACIMA DOS LIMITES HUMANOS! - ALAÍDE COSTA: EM TERMOS DE TÉCNICA EU NUNCA VEREI UMA OUTRA IGUAL! Nota: Lembro-me de que quando cheguei ao camarim e a vi sentada tirando a maquiagem, eu me perguntei: AQUELA EXPLOSÃO DE SOM TODA, QUE ACABARA DE ACONTECER, SAIU DESSA MULHER TÃO PEQUENA? E tem mais, tinha um formato de cabeça muito cumprido, o que a deixava muito bela. Dizem que ela tinha preferencia pelos cabelos curtos para que sua cabeça ficasse mais redonda. ELIS, até hoje, UNICA na musica popular brasileira... E tudo parece que foi ontem!
Ah se eu tivesse uma máquina do tempo... ainda bem que alguns santos capturaram essas imagens pra gente poder viajar um pouco... Obrigado Teresa Carvalho!
Eu tive a honra de assistir ela cantando nos programas de tv 😢
6 лет назад+45
Tão bonito o momento em que distribui as rosas atiradas pelo público para os músicos, ainda que em descontrole de si... Este é o LIMITE MÁXIMO a que um Artista pode chegar... É incrível, é acima de toda média, é uma potência potente demais, mas difícil de controlar quando se sai do palco, quando a cortina se fecha. O alcance estético e artístico é CÓSMICO, mas pesa muito para um indivíduo.
Esperando esse video há anos...só pra ter prova de que ela é a maior! A maior do MUNDO! Uma catarse! Como já disse...a voz da Elis é algo que foge do entendimento de nós meros mortais...Elis Vive, vive dentro de cada um de nós e sempre viverá!
Absolutamente insuperável. Afinação, potência, controle vocal, originalidade de interpretação musical, presença de palco, expressão emocional, uma quase performance teatral da música. Não vimos nada igual desde então, e nada indica que o teremos nesta geração de cantoras absolutamente decadentes, em níveis cuja comparação nem é possível fazer com Elis.
Elis Regina, hoje faz 40 anos sem a nossa querida Pimentinha. Não esqueço de um show que assisti com a nossa eterna musa, "Transversal do Tempo", 1978 - Rio de Janeiro, um dos maiores shows que já assisti até hoje, único e inesquecível. Que falta faz essa admirável mulher, linda e competente, que saudades!
@@Gabrielnobre te entendo e sou suspeito, tenho ambas como favoritas, mas entendo a colocação de "maior do mundo" como "primeiro patamar", ou "não está atrás de ninguém". No mais, vai de gosto (e só temos a agradecer "disputas" artísticas como estas rs)
Incrível. Neste que foi o último show de sua carreira e de sua vida, ela lança como se fosse num ato profético, flores para o seu público sem nem imaginar que dalí a poucos dias, essas flores seriam devolvidas no seu sepultamento. Elis foi única. Nem o Brasil, nem o mundo se darão novamente ao luxo de ter outra Elis. O que consola seus fãs órfãos, são registos como este e sua música intacta nos discos que ela nos deixou.
Esse TREM AZUL eu assiti apenas 3 vz. O TRANSVERSAL do Tempo assisti 23 vz. A entrega nesse foi descomunal, a platéia sentia e devolvia em amor- aplausos e gritos, no meio da música. O público aos pés de Elis, como no inicio de sua carreira. A fila que se formou ao lado do teatro de pessoas querendo abraçá la era gigantesca. Teve uma noite, q a cantora saiu escondida embaixo do casaco do Sergio Natureza. E teve uma noite que ficou abraçada com uma menina bem pobrezinha q estava no teatro-talvez filha de algum funcionário- e deixou Zeze motta, Menescal e eu- um fã ardoroso esperando. Não poupava gritos de entusiamo com todos.
Meu deus o que é essa mulher cantando Se eu quiser falar com Deus, coisa mais linda que já vê na vida. Que onde ela estiver sua alma esteja em paz porque ela foi a melhor e única cantora.
Ufa!!! Ai meu Deus do céu, é muita entrega, muito talento e uma voz incomparável.Pra sempre Elis. Dizer mais o que? Mais viva do que nunca em nossos corações. Simplesmente a maior.
She knew it was the end. The espiritual never tell anyone , but the one departing know, she knew, she was leaving. Rest in Peace. It is really amazing, how the prophets of this world leave sus at 36 years of age. Marylin Monroe, Ellis Regina , Bob Marley, and many more. R.I.P.
Ela morreu aos 36 anos, e tem 36 anos que ela morreu ; mas Elis Regina continua viva no coração e na memória artística e cultural do país. Entrou para a História da Música Popular Brasileira. Vamos proclamar Elis. Vamos manter sempre essa chama acesa. No Céu com Diamantes! VIVA ELIS !!!
Esse vídeo passa uma energia tão poderosa, por um instante pensei que estivesse na platéia, que ela estava ali. Me pego boquiaberta, o sorriso escapa e o coração aperta
A maior cantora do Brasil! É emocionante ver a vibração de uma artista completa com uma interação excepcional com o público maravilhado diante de sua estrela maior. É lamentável que faltava pouco pra a força desta extraordinária cantora se acabar e só ficar a lembrança do seu rastro muito mais de luz do que de sombra. Elis é e sempre será a maior expressão da música brasileira.
Uma das minhas maiores frustrações é não ter sido contemporâneo de Elis. Nasci em 1981. Adoraria ter presenciado um show que fosse dela. Para mim sobram os registros fonográficos e vídeos que nos chegam pelas plataformas. Há um tempo, assisti "Elis a Musical", e mesmo sendo um musical fiquei muito emocionado com tudo que vi. Enfim, por mais que eu me aproxime de livros, discos, vídeos, eles só me dão uma breve impressão do que foi o Cometa Elias. Obrigado por mais esse registro.
Elis é uma exceção, fora da curva !! Demais é pouco pra ela. ELIS É CONSTELAÇÃO. ❤❤
9 лет назад+69
Não é só a entrega total e a coragem de se rasgar por completo numa performance, é também a musicalidade nata nos improvisos, a voz como instrumento, a técnica incrível, e os músicos maravilhosos da banda. Elis é, de longe, a maior cantora brasileira, porque conseguia usar a voz como Dalva, Angela Maria, Elizeth Cardoso, Cassia Eller (mesmo essa vindo depois, mas a atitude já estava ali), sem deixar de ser si mesma, única e original. Nesse show Trem Azul, ela estragou a voz como nunca, gritando mesmo, berrando em certos momentos. Mas o show devolveu a Elis algo que ela havia perdido: o contato mais quente com o público (por isso morreu no auge, como uma estrela, e de fato o conceito do show era esse mesmo, ela encarnava uma estrela de TV). Antes, durante a maior parte dos anos 70, e depois do Fino da Bossa e dos festivais, ela se distanciou do povão (como a maioria dos cantores e músicos) em canções herméticas de cunho político e social - também, pudera: ditadura militar, e Elis, no meio de produtores, músicos, gravadoras, militares, patrulheiros ideológicos, sofreu, se trancou (a cocaína permitiu um desembaraço maior desse mundo caótico da estrela). Ou seja, ela produziu discos especiais, sofisticados e importantes, mas que lhe deram um enorme preço pessoal. No Trem Azul, ela era simplesmente cantora, com canções de fácil digestão, sem complicações, canções de forte apelo popular, mas nem por isso ela deixou de dar o melhor de si, de expor toda sua tragédia pessoal, e com alto nível internacional - esse vídeo é prova disso, Se Eu Quiser Falar com Deus é um absurdo inspirador e desesperador, ela alcança céu e inferno sem medo! Olha, se não for a maior cantora do brasil, é a mais musical: canta no contratempo, swinga como instrumento musical, varia a tonalidade em cima da melodia sem perder o ritmo, tem uma gestuália cênica exemplar, etc...... para não falar do alcance vocal, da gama de compositores que colocou em cena e dos espetáculos inovadores (Falso Brilhante, Transversal do Tempo e Saudade do Brasil). Os músicos também, espetaculares.
9 лет назад+7
***** Eu falei Cassia Eller propositalmente, sei que ela veio depois da Elis, mas em quesito de personalidade vocal acho que as duas tem às vezes pontos em comum. Eu falei Cassia Eller porque ela é o oposto da Angela Maria, são mundos diferentes que Elis conseguia transitar sem problema. Não falei apenas da influencia de Elis, falei que ela consegue abranger todas as cantoras do país inteiro! Você tem noção do que é isso? Ela conseguia cantar na projeção de qualquer cantora, conseguia imitar qualquer uma, foi a mais versátil.
9 лет назад
+Jorge Luiz Vidal veja agora, escrevi mais coisas....
Já vi vários lives dela e esse me surpreendeu.. gosto dessa coisa mais visceral e ela faz isso muito bem, de longe a maior de todas. Uma diva pena a qualidade do vídeo não ser boa.
Pois pra mim é um privilégio assitir essa filmagem, senti um pouquinho da emoção do show, que coisa linda,uma artista completa,a Elis realmente dava um show,nessa época eu tinha dois aninhos.
Eu tive a honra, o prazer e o privilégio de estar presente nesse inesquecível show, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Parafraseando um de seus álbuns, "Saudade do Brasil", o que sinto relembrando esse momento único em minha vida é muita, mas, muita mesmo "Saudade de Elis"...
Talento e entrega total e, de quebra, novamente aos braços do público. No último dia do TREM AZUL, no teatro João Caetano, uma fila gigantesca esperava por um afago, um autógrafo. Teve um dia q Elis saiu escondida embaixo do casaco do Sergio Natureza e entrou no onibus da produção. Uma multidão queria falar com ela.
Eu ouço as múscias e assisto entrevistas de Elis, como se eu estivesse vivendo nessa mesma época. Pena que ela partiu deste mundo, muito antes de eu chegar a ele. Minha geração necessita de música boa, não desmerecendo os artistas que estão chegando agora. Mas infelizmente muitas composições atuais, só são letras desconexas.
Qual artista da atual "leva" tem para si atiradas pétalas de rosa em sinal de respeito e querer. Somente as grandes da música!! Elis é, sem duvidas, uma das maiores cantoras do século XX no mundo. Ela deixou um legado de músicas interpretadas que poucas cantoras conseguem igualar.......... E quando são igualadas é a ELA, a única, la ELIS!!
PROFÉTICA CRÍTICA DO SHOW TREM AZUL, ESCRITA POR ZUZA HOMEM DE MELLO (O Estado de SP, 13 de agosto de 1981) O “Trem Azul”, de Elis: extraordinária récita vocal Por ZUZA HOMEM DE MELLO Elis Regina está de volta à sua querida terra paulista, onde ela desfruta, não sem razão, de uma numerosa platéia, a seguir fielmente, com incontido entusiasmo, as manifestações nem sempre suaves de sua trepidante carreira. Melhor que ninguém na MPB, ela merece essa epígrafe para uma biografia, um filme, seja lá o que for que lhe diga respeito: “A trepidante carreira de Elis Regina”. E em meio a novas trepidações, de ordem artística e também pessoal, que Elis se apresenta, desta vez excepcionalmente numa casa noturna (como já o fizera há anos, no Di Mônaco, o Canecão Anhembi - haveria nome mais original?), que por sinal ainda não havia conhecido tamanho êxito. Quanto às trepidações artísticas, elas ainda são resíduos do rompimento com a Polygram, da contratação pela WEA, onde gravou 2 discos, e do LP resultante da pendência assumida com a Odeon, um disco considerado com justiça como dos mais vulneráveis da cantora. As trepidações pessoais giram em torno do maestro e pianista César Camargo Mariano, arranjador original do show, e agora ausente, com quem Elis criou alguns dos momentos mais sublimes de sua carreira, seja em palco seja em disco. Pois é nesse clima de ausência que esse show vem à tona. Cercado de uma especialíssima atmosfera de tensão e de torcida favorável para que tudo dê certo como é justo e compreensível, como é natural. Não é porém nenhuma grande surpresa o show “Trem Azul”, pois se trata daquela que tem sido referida com inteira razão, pelo pública e pela crítica, como a maior cantora do Brasil. Assim, envolvimentos à parte, é mais uma extraordinária récita vocal com avanços/mudanças próprios/as, como deve ter cada show seu, é claro, mas a récita prognosticável quanto à qualidade, dessa grande cantora, afinada e musical, de invulgar jogo rítmico e inventiva na melodia, além da marcante personalidade interpretativa e exigente profissional. E de quem mais no Brasil, falo só de cantoras, pode-se esperar tudo isso reunido? Elis tem sido sempre, malgrado divergências de opiniões, uma cantora fora de série, taxada, até absurdamente, de perfeita demais. Suas atitudes paralelas aos espetáculos, isto é, declarações ou interpretações de suas declarações, é que levam a posições variáveis em relação à sua figura, à sua postura, mas não à sua atuação. O que se pode dizer, é certo, de seus mais recentes passos artísticos, é uma exagerada complacência na escolha do repertório, que, para uma cantora de seu nível, destoa, empobrece e, sobretudo, reflete falta de atenção para o que de ótimo continua sendo criado, às vezes até especialmente para ela. No mais, Elis continua sendo a grande cantora que sempre foi, como em “Trem Azul”, que tem, o tempo todo, o dedo brilhante do arranjador César Mariano, nesse caso muito mais que de outros igualmente brilhantes colaboradores, o cenarista Elifas Andreato e o diretor Fernando Faro. Elis continua dominando facilmente o ofício que abraçou, pelo qual lutou muito, e que lhe deu o que ela tanto desejou. E ainda pode dar muito mais. “Agora quero voar”, “sou mais livre”, “quero ser feliz”, essas histórias fazem parte de um outro lance sempre presente na sua vida trepidante, que porém deve ser mantida como sua somente. O que se ouve é a voz, o que se vê é a cantora, o que se quer e ama é Elis Regina; é essa que ficará.
Procede essa informação de que nessa apresentação ela estava sob o efeito da coca? Que os músicos disseram isso e que em todas as últimas noites estava cheirando?
8 лет назад+5
Procede. Mas ela procurava não cheirar, porque cheirar cocaína afeta o nariz, consequentemente a voz. Ela jamais gostaria de perder o canto. Então, ela diluía no álcool. Cocaína e álcool são mais mortais. Não se consegue dosar direito. Houve também calmantes. Overdose.
+Fernando Graça Ah, me esqueci desse detalhe. Ela não cheirava, bebia. Precisava confirmar contigo isso, li nuns comentários abaixo e fiquei curioso. Tô meio que obcecado pelos últimos dias da Elis. O mais curioso é observar que de certa forma a droga com o álcool a deixavam mais feliz, porém a qualidade artística não aumentava ou diminuía, se mantinha. Minha hipótese é de que a droga realmente era um refúgio para os dramas pessoais. Os medos, a solidão. Já que no palco continuou sendo a mesma.
8 лет назад+8
Camarada Stalin No palco ela foi mais fundo. Ia pro inferno e pro céu sem medir limites. Ela foi mais fundo. Um amigo meu que assistiu o Trem Azul disse que ela voava. E abusou mais da voz, jogou na garganta, berrando mesmo, é às vezes fazendo um efeito Elza Soares, e nesse vídeo dá pra perceber que ela está quase rouca. Outra coisa: ela ficou mais sensual. A roupa leve, maquiagem pesada, sapato alto. Muito mais resolvida sexualmente do que antes. Caetano disse que a cocaína deu segurança pra Elis. De fato esse é um dos efeitos dessa droga. A pessoa às vezes se sente o máximo em momentos difíceis.
+Fernando Graça Perfeito. Outros detalhes que me escaparam. O salto alto e a roupa mais justa, a maquiagem... Tudo se encaixa. Elis se identificou muito rápido com a cocaina. Descobriu a droga um ano antes de morrer, não foi? E na época disseram que ela sempre usou.
Ela foi tão afundo nessa música. Foi uma despedida Amo e sempre irei amar as músicas dela. Não tive o privilégio de acompanha - la em vida, nasci em 90, mas o prestígio é como se ela fosse tocar amanhã do ladinho de casa. Adoro Elis!!
7 лет назад+3
NUNCA VAI EXISTIR ALGUÉM ASSIM! Nosso idioma não possui um termo que represente o que Elís foi/é. Como eu gostaria de ter nascido nessa época e presenciado esse espetáculo.
Sem dúvidas é a melhor expressão em forma de arte musical, com uma voz que consegue alcançar notas mais altas e médias e com um grave excelente. Foi e é a melhor cantora do Brasil ao lado das grandes cantoras como Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Maysa, Elizete Cardoso, Ângela Maria e tantas outras. Enfim infelizmente o processo de separação e crise existencial que Elis teve foi mais forte do que ela. E por fim ela se deixou levar por esse turbilhão que a arrastou ao abismo da solidão e das drogas.
Imortal! Eterna! Esse Final quando ela abusa da voz cantando Trem Azul é perfeito. “O Sol na cabeça” coisa linda. Como uma cantora chegou a tal perfeição. Elis não precisa de apresentação sua voz fala por si só.
... assisti no Rio, Pça Tiradentes, Teatro João Caetano, um teatro imenso e lindo. Imagino que em outubro de 1981. Em 7 apresentações, acho, assisti 2 vezes. Nunca mais vou esquecer aquilo que vi, está gravado a fogo na minha memória. talento igual? parecido? não. aquilo foi único. seria até possível narrar aquelas 2 inacreditáveis noites para um grande escritor como o Rui Castro. Para mim não.
Obrigado Teresa pelo insight de documentar o vôo de um corpo limitado ao universo da arte e da alma que aspiram por liberdade de expressão. Eu estava lá, mas hoje compreendo muito melhor o que Elis vivia naquele momento único e pessoal de sua vida. Leiam o livro 'Nada será como antes" e estará montado o quebra-cabeças do gênio que conseguiu sobreviver à máquina em nome do amor!
Tinha algo de sobrenatural nessa mulher! Não é possível que se tratava de uma humana, PQP, que som, que voz, que vibe! Elis, sua partida precoce deve ter sido encomendada pelos anjos para que cantasse nos céus. Linda!
Endeusamento exacerbado. Gostei muito de Falso Brilhante, com todos os gritos exagerados. Em Sauadades do Brasil, dormi. Por que ela não gravou Aves Maria como todos os grandes cantores ?
@@miguelgissoni3224 Nem todo mundo tem a sensibilidade de compreender a grandeza e genialidade de Elis. Sorte a sua que teve o privilégio de assiti-la ao vivo!
fernando.td tem regra e execoes vc é uma delas.23 anos curtindo elis.parabens e sabe td mesmo.eu nao quiz generalizar.agora.eu nao nao fale merda!!!merda continuo afirmando sao as e os cantoresinhos q temos hoje..lamento esta geraçao. vc tem idade de uns dos meu filhos.mais uma vz parabens.
Dá pra tu parar de ser tão arrogante? Respeita os outros gêneros musicais! Elis é incrível! Mas isso não anula nem torna conveniente depreciar as outras artistas da atualidade.
diogo;nao estou depreciando outros artitas,so que nao cantam nada estao na midia porque sao bonitinhos.como falo toda regra tem execoes tem muita gente boa hoje principalmente na noite cantando em bares e casas noturnas.posso citar aqui alguns bons exemplos....luciana melo,ana carolina e outras,agora!!!!fafar q as melhores cantoras sao anita ,ivete e claudia leite é sacanagem.
querido relaxe com quem comparamos a elis vai ser sempre comparado a quem trabalhe em suas atualidades a elis a s outra da atualidade são tudo da atualidade a elis esta tão vivas cuanto qualquer outra que se escute a atualidade a elis e do agora pra quem a houve acorda ninguem morrre e muito menos quando se deixa uma obra tao solida como a do trabalho da elis a anita e ivette ludimila gal betania ana carolina maria rita tati quebra barraco ms carol todas que vivam e faça 30 40 anos de carrrera serao sempre elas e elis elis dai quando se fale e se compare elis sempre para mim sera a mais bafonica de todas era um musico completoooooooooooo relaxe não é pra te zangar não mais ela é assim ela é sem orgulho de nada Elis regina queridaaaa a melhor de todos os tempos depois vem descendo dando mais nomes mais elis é elis
Elis, pra sempre Elis! Nessa turnê do disco Trem Azul, Elis estava marcando seu regresso depois de uma série de fatores externos (gravadora e problemas pessoais) onde a pimentinha estava apostando seu retorno sem o brilhantismo de César Camargo Mariano. infelizmente, logo após ela se foi e aquela que considero a maior de todas, deixou essa obra magnífica para nós apreciarmos para sempre. Ainda bem que temos ao menos, as lembranças e as músicas de uma artista visceral e que na minha opinião, jamais será igualada!
Este foi um Show da Elis que em São Paulo foi apresentado no Teatro Maria Della Costa, na Rua Paim, no Bairro Bela Vista que estava mais para o Bexiga. Dei bobeira, a temporada encerrou e fiquei a ver navios. Aos ditos críticos de shows, não os agradou. Vendo este vídeo, dá para sentir que ela queria sair do próprio corpo, soltando a voz como criança, com gestos de quem quer partir, mas tudo isto com muita emoção. Tempo depois a sua alma saiu levitando e seu corpo ficou aqui na Terra. Este vídeo me deixou feliz ao vê-la solta, brincando com sua voz, corpo e alma, sendo celebrada com flores voando da plateia e devolvendo-às como se fosse brincadeira de criança e com muitos aplausos. Diante disto, acho que foi o Show que mais a deixou realizada, pois percorreu da criança feliz até às emoções de adulta. Como não ser grato à sua existência diante de sua grandiosidade. Elis reside em mim. Ela é Estrela e brilhará sempre. Abraços. Josué, 05 de abril de 2024. ruclips.net/video/p4BV6d6dBlE/видео.htmlsi=YPaOCaYUXckUhHjT
talento misturado com loucura, depressão, angústia, drogas, tristeza... infelizmente. Como seria bom se estivesse ainda viva sadia lúcida. rapaz, a banda era a melhor do Brasil também
Emocionante,não da pra não se emocionar,Ai como gostaria de estar na platéia é assim q penso toda vez q assisto seus shows,qdo ela morreu eu era criança,mas ainda lembro a comoção pela tv,eu amo Elis!!!!!!!
Amo a Elis desde pequena. Meus pais sempre colocavam suas músicas em casa. Anos depois passei a gostar do Pedro Mariano e em seguida - amar - a Maria Rita (impossível não fazer comparações com sua mãe). Para quem leu "Nada será como antes" vai perceber que nesta apresentação a Elis está totalmente sob o efeito da cocaína. Elis sempre se entregou em suas músicas, mas o efeito da droga deu superlativo nessa entrega de emoções. É triste!! Mas vou continuar a cultuar suas interpretações para sempre. Viva Elis Regina!!!
Sim, Fabricia: ao assistir esse clip, me lembrei do livro e a questão da cocaína. Uma pena. Mas, a Elis foi e sempre será a maior e melhor cantora brasileira.
Gentes, inscrevi agora no canal e tava ouvem cdindo o primeiro disco da Pimentinha, mas a surpresa, foi , que acabei de formatar um mp3 com os discos ao vivo e pus na capa essa foto que está aqui na CAPA do cana! q ótimo! "feliz COINCIDÊNCIA" EIS A MAIOR CANTORA desse país~~~~
No plano artístico, um gênio; no dia a dia, muito difícil. A alma dela descansou daquela turbulência....o canto pereniza-se no tempo....a artista foi única, visceral...o ser humano, falho, ....cumprida a missão, fecha-se o pano. Nesse show, ela chorou com uma música que não está no repertório oficial do disco homônimo, " Me Deixa em Paz ", Ivan Lins/Vítor Martins. A apresentação foi em outubro de 1981, no Teatro João Caetano, Praça Tiradentes, RJ. A saudade é eterna!
Os artistas de verdade são os seres mais sensíveis do mundo. A alma é diferenciada. É como se viessem "selados" por Deus para viver um rascunho para iluminar as pessoas com o seu próprio ser.
Elis Regina era de outro planeta... Maravilhosa eu choro sempre que assisto esse vídeo,uma entrega surreal...Não era nem nascida quando Elis morreu ,uma das minhas maiores alegria e ter alguns discos dela , inclusive esse último Trem azul
Gente Elis é surreal! É de uma entrega, uma potência artística absoluta! Em alguns momentos parece que ela vai explodir em faíscas luminosas! É de arrepiar! É de chorar! É de sorrir! É de se apaixonar! E mais que tudo é de aplaudir eloquentemente! Elis a maior de todos os tempos!!!
MAGISTRAL!!!
Concordo ! Me emociona desde que eu tinha 6 anos ! Minha mãe diz que a primeira vez que ouvi eu chorei ! E continuo chorando ate hoje ! É a única me emociona ! Estreio dia 9 de setembro 2022 um show em homenagem a ela !
I think at this point she was done with this world. She knew she did not belong here. She embodied sound and lyrics. She was more than sound or music, a total performance artist. As such no one , not Maria Bethania, not Gal costa , not Simone , none of them reach her ankles in talent. What a talent, what a genius and what a loss. This earth doesn’t respect talent and artistic genius . Thank you Eli’s for leaving traces of your talent with us.
Impossível não chorar de emoção quando ela canta o trem azul e a plateia lhe atira flores que são recolhidas por ela e entregue carinhosamente aos seus geniais músicos. Belo gesto de carinho tanto do público quanto da Elis. Muito emocionante.
Meu coração dói só em pensar na falta que ela faz. Quanta coisa boa ela teria acrescentado na sua carreira vitoriosa se tivesse conosco até a presente data. Elis, saudades.
Dói em mim também, mas se ela estivesse viva doeria nela ver esse cenário pobre musical que está no Brasil. Ela amava a música. E amava o Brasil.
Elis Regina canta muito!
obrigado Elis Regina!
Valeu!
Impossível esquecer Elis.
Receba onde estiver Pimentinha querida minhas vibrações de muito amor e carinho! Obrigada por nós ter proporcionado momentos de tanta arte . Deus te cubra de bênçãos.
@@romildarosa4617
Ótima intérprete
A entidade manifesta na encarnação dela é digna de graça!
Obrigado Elis por ter suportado por 36 anos essa força aqui no mundo material!
Perfeito seu comentário, o canto dela não é desse mundo é incrível isso
Me lembro como se fosse hoje. 19 de janeiro de 1982. Eu tinha 16 anos.
O Brasil ficou de luto. Eu senti uma angustia tremenda.....
Essa mulher marcou uma geração inteira......
Orgulho nacional.
Também me lembro como se fosse hoje. Chorei mais por ela que pelo meu pai.
Tinha sua mesma idade. O plantão da globo entrou no ar as 11:00h comunicando o fato. Fiquei em depressão e chorei meses e meses. Só quem sabe da importância dela foi quem viveu a sua época e acompanhou a sua trajetória. ELIS MUDOU A MUSICA BRASILEIRA e IMPULSIONOU A TODOS SEREM MELHORES FACE A COMPETITIVIDADE QUE ELA IMPRIMIA EM SUA CARREIRA...
Eu tinha 17 anos,apesar de mal conhecer a cantora,eu tive um insight de sua importância pra cultura brasileira.foi incrível,nunca esqueço!
I've seen this video 100 times... such a beautiful performance
O Brasil agradece.
4:29 isso é coisa de outra dimensão, a voz sincronizada com a guitarra, a entrega de corpo e alma, a emoção, a voz, Elis você será eternamente a melhor vocalista que o Brasil já teve!
Chama po
@@Raphaellban Para os ignorantes, pessoas que nada tem a agregar, pode ser.
Para os inteligentes, chama-se talento, competência, arte.
Ouvido absoluto é uma questão de indivíduo e a Elis tinha ouvido absoluto.
Como eu gostaria de estar atrás dessa lente de Super 8, testemunhando e registrando esse maravilhoso espetáculo, esse registro único da última vez de Elis nos palcos cariocas.
Teresa Carvalho, que inveja eu tenho de você. E uma gratidão tamanha também.
Quem acompanhava o trabalho dela via que quanto mais velha ela ia ficando, cada vez a voz se destacava mais numa potência extraordinária.
Uma despedida digna dela. Que entrega. Que musicalidade. Sem palavras. Elis é eterna. 👏👏👏👏👏👏
Inesquecível e insubstituível!
Elis Regina canta muito!
Obrigado Elis Regina!
Valeu!
No palco..quem e melhor do que ela..
Ela se despedindo dos colegas com as flores, agradecendo pela colaboração, emocionante!. Chorei, gente! Depois de tantos anos!
Quando vida e obra não se separam, e é o que vemos nesse vídeo, podemos falar que a pessoa é artista e não entertainer. Embora no show Trem Azul, como nunca antes (afinal, a maior crítica que sempre faziam era que Elis era perfeita demais, técnica demais), Elis tenha descuidado bastante da voz (forçando mesmo, arranhando a garganta e berrando), esses trechos mostram porque ela ainda é muito subestimada: falam que ela é a maior cantora do Brasil, mas não fazem estudos sobre sua capacidade estrondosa. Isso daqui 3:13 que ela faz com a voz você não vê nenhuma cantora popular no Brasil fazer. Ela alcança notas que parecem impossíveis para a voz humana. Talvez só Dalva ou Angela Maria conseguissem... É técnica pura, mas nunca de maneira fria: sempre com apelação pública, tensidade e entrega emotiva... Detalhe: ela atinge notas baixas com facilidade também, como nos 2:40, em que ela escorrega de uma nota lá em cima pra essa nota grave quando canta "Deus". Uma nota difícil até mesmo para a voz masculina. Qualquer cantor(a) se sente confortável em um dos registros, mas Elis sabia passear por eles por eles sem dificuldades. Outra coisa: o show Trem Azul devolveu a Elis o que ela havia perdido há tempos: o contato mais quente e apelativo com o público. Quem disse isso foi um amigo meu que assistiu o show no Rio. Até então, depois de suas apresentações na TV e daqueles primeiros discos no comecinho dos anos 70, Elis havia se distanciado do público com canções de cunho social e muitas vezes herméticos (fez isso melhor do que ninguém - Falso Brilhante, Transversal do Tempo e Saudades do Brasil são seminais). O preço do prestígio foi ter se distanciado do público, o que acabou sendo corrigindo no derradeiro Trem Azul, que traz canções propícias para um "show" vibrante. Portanto, ela realmente morreu no auge.
+Fernando Graça brilhante análise, ela realmente gostava de cantar musicas de cunho social e herméticas no final de sua carreira. pra mim ela foi a maior cantora do mundo
+Fernando Graça é isso. Elis transformava a voz em instrumento e o fazia como nenhuma outra, sequer tentava. Ela arriscava, chutava o balde e mesmo se houvesse algum deslize, a voz não chegasse aonde ela queria, ou mesmo deslize na afinação, isso se tornava insignificante tanto para ela, pois não deixava de arriscar, quanto para a música que só se tornava mais dinâmica e rica. Sou músico, não sou purista e mil vezes um músico, cantora....que arrisca e procura o novo, a um/uma que senta em seu trono imaginário e fica ali sempre no conforto, no lugar comum e se achando o Deus que não é.
Nenhuma outra cantora chegou ou chega aos pés da Elis. Nem tem como comparar, justamente e inclusive, por esse lado dela rebelde, livre e com conhecimento de causa, pois além de tudo ela tinha técnica pra fazer o que queria ou arriscava. Que me desculpem todas as outras...mas vcs são apenas as outras, quer queiram ou não.
Elis além de ter sido uma das melhores cantoras (no aspecto técnico, carismático, performático, interpretativo...) que o nosso país já teve, a técnica dela se assemelha ao meu ver com uma das maiores cantoras de jazz que o mundo já teve o prazer de ter, ella fitzgerald.
Você disse tudo o que eu falo desde quando ela estava viva... Aos 17 anos, tive o prazer de assisti-la em Fortaleza, mais precisamente em 05/12/1979, no Centro de Convenções. Fiquei paralisado e me perguntando o tempo todo: POR ONDE É QUE ELA RESPIRA QUANDO CANTA? - Perfeita! Cantava ACIMA DOS LIMITES HUMANOS e COM AFINAÇÃO DE COMPUTADOR... Quando ela cantou o CORSÁRIO, eu fiquei sem entender de como ela alcançava aquelas notas tão altas e impossíveis para todo e qualquer ser humano que canta. INIGUALÁVEL e UNICA no mundo... Concordo com EDU LOBO quando disse: ELIS É UM VERDADEIRO MUSICO EM CENA. ELIS TEM CABEÇA DE MUSICO, PENSA E SE COMPORTA COMO UM DELES... - GILBERTO GIL: ELIS ERA SUPERDOTADA! - CAETANO VELOSO: ELIS CANTAVA ACIMA DOS LIMITES HUMANOS! - ALAÍDE COSTA: EM TERMOS DE TÉCNICA EU NUNCA VEREI UMA OUTRA IGUAL! Nota: Lembro-me de que quando cheguei ao camarim e a vi sentada tirando a maquiagem, eu me perguntei: AQUELA EXPLOSÃO DE SOM TODA, QUE ACABARA DE ACONTECER, SAIU DESSA MULHER TÃO PEQUENA? E tem mais, tinha um formato de cabeça muito cumprido, o que a deixava muito bela. Dizem que ela tinha preferencia pelos cabelos curtos para que sua cabeça ficasse mais redonda. ELIS, até hoje, UNICA na musica popular brasileira... E tudo parece que foi ontem!
+Lorenzo PL
para mim, também Elis é a maior cantora do mundo. Inigualável!
Ah se eu tivesse uma máquina do tempo... ainda bem que alguns santos capturaram essas imagens pra gente poder viajar um pouco... Obrigado Teresa Carvalho!
Pois é... Eu vi essas imagens ao vivo: Essa mulher, Saudade do Brasil e O Trem Azul. Guardo pra sempre na retina...
@@abraaobarros3872 que felicidade hein
Realmente. Obrigado, Teresa Carvalho!
Eu tive a honra de assistir ela cantando nos programas de tv 😢
Tão bonito o momento em que distribui as rosas atiradas pelo público para os músicos, ainda que em descontrole de si... Este é o LIMITE MÁXIMO a que um Artista pode chegar... É incrível, é acima de toda média, é uma potência potente demais, mas difícil de controlar quando se sai do palco, quando a cortina se fecha. O alcance estético e artístico é CÓSMICO, mas pesa muito para um indivíduo.
É um mundo nas costas.
Menos pessoal, menos..E a retaguarda,? Pra que serve?
Esperando esse video há anos...só pra ter prova de que ela é a maior! A maior do MUNDO! Uma catarse! Como já disse...a voz da Elis é algo que foge do entendimento de nós meros mortais...Elis Vive, vive dentro de cada um de nós e sempre viverá!
Raul Gabriel As vezes choro por ñ ter tido o prazer de ter assistido a este show.
Para mim um grande ícone de nossa arte
Disse tudo...vive dentro de cada um de nós!
Para sempre em nossos corações, a voz mais bonita da MPB! Linda, densa, emoção à flor da pele!
@@santosgomes A Maior expressão musical do País. A voz do Brasil!!!
Tive o imenso prazer e privilégio de ver este show aquí em S.P, em Agosto de 1981. Me lembro de cada detalhe como se fosse ontem !
MultiLMarcelo curiosidade, nós dê o prazer de detalhes dela?
*Privilegiado*
E eu no Rio, no João Caetano. Também me lembro como se fosse hoje. Que buraco na MPB. Que saudade !!!
Eu assisti este shou em São Paulo,que maravilha,teve que ir embora tão cedo,outra jamais teremos
MultiLMarcelo QUE TRISTE QUE INVEJA
Absolutamente insuperável. Afinação, potência, controle vocal, originalidade de interpretação musical, presença de palco, expressão emocional, uma quase performance teatral da música. Não vimos nada igual desde então, e nada indica que o teremos nesta geração de cantoras absolutamente decadentes, em níveis cuja comparação nem é possível fazer com Elis.
Elis Regina, hoje faz 40 anos sem a nossa querida Pimentinha. Não esqueço de um show que assisti com a nossa eterna musa, "Transversal do Tempo", 1978 - Rio de Janeiro, um dos maiores shows que já assisti até hoje, único e inesquecível. Que falta faz essa admirável mulher, linda e competente, que saudades!
Realmente é a maior cantora do mundo no seculo XX .Vi esse show 3 vezes e fiquei embasbacado com o talento dessa mulher.
Calma velho...tem a Janis também...e ambas tiveram fim semelhante.
@@Gabrielnobre te entendo e sou suspeito, tenho ambas como favoritas, mas entendo a colocação de "maior do mundo" como "primeiro patamar", ou "não está atrás de ninguém". No mais, vai de gosto (e só temos a agradecer "disputas" artísticas como estas rs)
@@thinzera Pelo seu ponto de vista fica perfeito. O problema, já dizia o Led Zeppelin, é que "as vezes as palavras têm dois significados". heheh
@@Gabrielnobre haha elementar, meu nobre. Ando lembrando muito desta frase de "Stairway", bem lembrado (y)
@@thinzera É uma música sem muito sentido que estranhamente faz muito sentido hauhauhauh
Desde Mexico, Viva ELIS¡¡¡ la mejor Cantante de todos los tiempos sin duda
Aquele show que ela fez na televisão mexicana é perfeito do começo ao fim!
Quando eu quero falar com Deus eu escuto Elis Regina...
***** Que lindo, Paulo!
Eu também
Vou fazer isso, Paulo
verdade! Fazia tempo que ñ falava com ele..
Ai gente ui . Que rapaz sencivel
Incrível. Neste que foi o último show de sua carreira e de sua vida, ela lança como se fosse num ato profético, flores para o seu público sem nem imaginar que dalí a poucos dias, essas flores seriam devolvidas no seu sepultamento. Elis foi única. Nem o Brasil, nem o mundo se darão novamente ao luxo de ter outra Elis. O que consola seus fãs órfãos, são registos como este e sua música intacta nos discos que ela nos deixou.
Esse TREM AZUL eu assiti apenas 3 vz. O TRANSVERSAL do Tempo assisti 23 vz. A entrega nesse foi descomunal, a platéia sentia e devolvia em amor- aplausos e gritos, no meio da música. O público aos pés de Elis, como no inicio de sua carreira. A fila que se formou ao lado do teatro de pessoas querendo abraçá la era gigantesca. Teve uma noite, q a cantora saiu escondida embaixo do casaco do Sergio Natureza. E teve uma noite que ficou abraçada com uma menina bem pobrezinha q estava no teatro-talvez filha de algum funcionário- e deixou Zeze motta, Menescal e eu- um fã ardoroso esperando. Não poupava gritos de entusiamo com todos.
Meu deus o que é essa mulher cantando Se eu quiser falar com Deus, coisa mais linda que já vê na vida. Que onde ela estiver sua alma esteja em paz porque ela foi a melhor e única cantora.
*Lendo alguns dos comentários percebo a inteligência das pessoas que reconhecem a grandeza da eterna Elis!*
Ufa!!! Ai meu Deus do céu, é muita entrega, muito talento e uma voz incomparável.Pra sempre Elis. Dizer mais o que? Mais viva do que nunca em nossos corações. Simplesmente a maior.
De todos os tempos. Incluindo o futuro. Não creio que vá surgir mais no Brasil alguém como ela...
Que relíquia maravilhosa! Talento e entrega total no palco estão aí! Elis, para sempre a MELHOR, a ÚNICA.
Melhor do que todas as outras juntas !!!
Elis Regina canta muito
Obrigado Elis Regina!
Valeu!
Eu sou mexicana e acho que a melhor cantora do mundo todo é brasileira: Elis Regina, a estrela maior!!!
Pois eu sou brasileira e acho que a melhor cantora do mundo, é a Mexicana Thalia!!!
She knew it was the end. The espiritual never tell anyone , but the one departing know, she knew, she was leaving. Rest in Peace. It is really amazing, how the prophets of this world leave sus at 36 years of age. Marylin Monroe, Ellis Regina , Bob Marley, and many more. R.I.P.
Ela morreu aos 36 anos, e tem 36 anos que ela morreu ; mas Elis Regina continua viva no coração e na memória artística e cultural do país. Entrou para a História da Música Popular Brasileira. Vamos proclamar Elis. Vamos manter sempre essa chama acesa. No Céu com Diamantes! VIVA ELIS !!!
Esse vídeo passa uma energia tão poderosa, por um instante pensei que estivesse na platéia, que ela estava ali. Me pego boquiaberta, o sorriso escapa e o coração aperta
Emocionante despedida, tudo mágico. Pobre desta nova geração sem esta sinceridade da voz,sem esta verdade, sem esta musicalidade contagiante.
A maior cantora do Brasil! É emocionante ver a vibração de uma artista completa com uma interação excepcional com o público maravilhado diante de sua estrela maior. É lamentável que faltava pouco pra a força desta extraordinária cantora se acabar e só ficar a lembrança do seu rastro muito mais de luz do que de sombra. Elis é e sempre será a maior expressão da música brasileira.
Esse "Se eu quiser falar com Deus" foi antológico, visceral, sem palavras pra descrever a maior cantora do Brasil de todos os tempos!!!
Ela cantou com o corpo todo. E com a alma também... Cantou toda !!!
A melhor versão que já ouvi dessa canção, meu caro!
Uma das minhas maiores frustrações é não ter sido contemporâneo de Elis. Nasci em 1981. Adoraria ter presenciado um show que fosse dela. Para mim sobram os registros fonográficos e vídeos que nos chegam pelas plataformas. Há um tempo, assisti "Elis a Musical", e mesmo sendo um musical fiquei muito emocionado com tudo que vi. Enfim, por mais que eu me aproxime de livros, discos, vídeos, eles só me dão uma breve impressão do que foi o Cometa Elias. Obrigado por mais esse registro.
Nunca vou esquecer esse dia. Seco pra nossa área de serviço e chorei muito. Perda irreparável.
Elis é uma exceção, fora da curva !! Demais é pouco pra ela.
ELIS É CONSTELAÇÃO. ❤❤
Não é só a entrega total e a coragem de se rasgar por completo numa performance, é também a musicalidade nata nos improvisos, a voz como instrumento, a técnica incrível, e os músicos maravilhosos da banda. Elis é, de longe, a maior cantora brasileira, porque conseguia usar a voz como Dalva, Angela Maria, Elizeth Cardoso, Cassia Eller (mesmo essa vindo depois, mas a atitude já estava ali), sem deixar de ser si mesma, única e original. Nesse show Trem Azul, ela estragou a voz como nunca, gritando mesmo, berrando em certos momentos. Mas o show devolveu a Elis algo que ela havia perdido: o contato mais quente com o público (por isso morreu no auge, como uma estrela, e de fato o conceito do show era esse mesmo, ela encarnava uma estrela de TV). Antes, durante a maior parte dos anos 70, e depois do Fino da Bossa e dos festivais, ela se distanciou do povão (como a maioria dos cantores e músicos) em canções herméticas de cunho político e social - também, pudera: ditadura militar, e Elis, no meio de produtores, músicos, gravadoras, militares, patrulheiros ideológicos, sofreu, se trancou (a cocaína permitiu um desembaraço maior desse mundo caótico da estrela). Ou seja, ela produziu discos especiais, sofisticados e importantes, mas que lhe deram um enorme preço pessoal. No Trem Azul, ela era simplesmente cantora, com canções de fácil digestão, sem complicações, canções de forte apelo popular, mas nem por isso ela deixou de dar o melhor de si, de expor toda sua tragédia pessoal, e com alto nível internacional - esse vídeo é prova disso, Se Eu Quiser Falar com Deus é um absurdo inspirador e desesperador, ela alcança céu e inferno sem medo! Olha, se não for a maior cantora do brasil, é a mais musical: canta no contratempo, swinga como instrumento musical, varia a tonalidade em cima da melodia sem perder o ritmo, tem uma gestuália cênica exemplar, etc...... para não falar do alcance vocal, da gama de compositores que colocou em cena e dos espetáculos inovadores (Falso Brilhante, Transversal do Tempo e Saudade do Brasil). Os músicos também, espetaculares.
***** Eu falei Cassia Eller propositalmente, sei que ela veio depois da Elis, mas em quesito de personalidade vocal acho que as duas tem às vezes pontos em comum. Eu falei Cassia Eller porque ela é o oposto da Angela Maria, são mundos diferentes que Elis conseguia transitar sem problema. Não falei apenas da influencia de Elis, falei que ela consegue abranger todas as cantoras do país inteiro! Você tem noção do que é isso? Ela conseguia cantar na projeção de qualquer cantora, conseguia imitar qualquer uma, foi a mais versátil.
+Jorge Luiz Vidal veja agora, escrevi mais coisas....
+Fernando Graça Num País de grandes cantoras, Elis é a sintese de todas elas,palavras de José Teles,crítico musical.
Já vi vários lives dela e esse me surpreendeu.. gosto dessa coisa mais visceral e ela faz isso muito bem, de longe a maior de todas. Uma diva pena a qualidade do vídeo não ser boa.
@@tiagodearaujo5231 muito triste isso
Incrível esta sensação que tenho quando eu ouço Elis. É sempre como se fosse a primeira vez, é atemporal. Ímpar ❤️❤️👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Pois pra mim é um privilégio assitir essa filmagem, senti um pouquinho da emoção do show, que coisa linda,uma artista completa,a Elis realmente dava um show,nessa época eu tinha dois aninhos.
Gente, tragam Elis Regina de novo
Eu adoroooooo elaaaaaa
Choro toda vez que assisto.
Meu coração se excede quando ouço/vejo Elis. Uma vida entregue a música brasileira, levando, fortalecendo e expandindo sempre. Viva Elis Regina
Imensas saudades!!!! Essa voz nunca mais terá outra igual...Salve Elis!!!!
Elis é insuperável, inesquecível! Queria ver mais deste show. Estava lá, emocionada e feliz. Maravilhosa!
Incrível!! Que voz, que técnica, que vibe que ela transmite, a emoção, a banda.... tô passada!!
ELIS, CASSIA, AMY,Withiney...GRANDES MULHERES.. GRANDE FORÇA..GRANDE VOZ...
+andre gomes, apenas grandes vozes, princialmente as duas primeiras e a última. De resto, nada. Pequenas mulheres e pequenas forças.............
E você é quem, covarde anônimo?
@@carlin1005 Tá na frente do espelho, criatura???
@ Alguém que não tem o alcance de entender tamanha grandiosidade!
Elis Regina canta muito!
Obrigado Elis Regina!
Valeu!
Eu tive a honra, o prazer e o privilégio de estar presente nesse inesquecível show, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Parafraseando um de seus álbuns, "Saudade do Brasil", o que sinto relembrando esse momento único em minha vida é muita, mas, muita mesmo "Saudade de Elis"...
Vi essas imagens, pela primeira vez, 30 anos atrás. São inesquecíveis. Sempre será lastimável a melhor cantora do mundo ter ido embora tão cedo.
Talento e entrega total e, de quebra, novamente aos braços do público. No último dia do TREM AZUL, no teatro João Caetano, uma fila gigantesca esperava por um afago, um autógrafo. Teve um dia q Elis saiu escondida embaixo do casaco do Sergio Natureza e entrou no onibus da produção. Uma multidão queria falar com ela.
Inigualável em todos os sentidos, a maior entre as maiores. Trem Azul, o último show em POA da nossa Elis, que tive o privilégio de assistir!
Eu ouço as múscias e assisto entrevistas de Elis, como se eu estivesse vivendo nessa mesma época. Pena que ela partiu deste mundo, muito antes de eu chegar a ele. Minha geração necessita de música boa, não desmerecendo os artistas que estão chegando agora. Mas infelizmente muitas composições atuais, só são letras desconexas.
Em tempos de recursos escassos oferecer uma potência e uma qualidade vocal dessas só grandes artistas mesmo
Sem comentários! Excepcionalmente demais. Única! Gigante! Eterna! ❤❤
Qual artista da atual "leva" tem para si atiradas pétalas de rosa em sinal de respeito e querer. Somente as grandes da música!! Elis é, sem duvidas, uma das maiores cantoras do século XX no mundo. Ela deixou um legado de músicas interpretadas que poucas cantoras conseguem igualar.......... E quando são igualadas é a ELA, a única, la ELIS!!
Disse tudo ✌
meu Deus que entrega total perfeita Elis e como diamante puro frio e cortante 😘
Era/ainda é, impressionante a qualidade vocal e a poderosa interpretação!!
Que loucura! Surreal! Isso sim é uma cantora
Absoluta, única, espetacular. A maior do mundo ♥️
Muito respeito a esse gênio.
PROFÉTICA CRÍTICA DO SHOW TREM AZUL, ESCRITA POR ZUZA HOMEM DE MELLO (O Estado de SP, 13 de agosto de 1981)
O “Trem Azul”, de Elis: extraordinária récita vocal
Por ZUZA HOMEM DE MELLO
Elis Regina está de volta à sua querida terra paulista, onde ela desfruta, não sem razão, de uma numerosa platéia, a seguir fielmente, com incontido entusiasmo, as manifestações nem sempre suaves de sua trepidante carreira.
Melhor que ninguém na MPB, ela merece essa epígrafe para uma biografia, um filme, seja lá o que for que lhe diga respeito: “A trepidante carreira de Elis Regina”.
E em meio a novas trepidações, de ordem artística e também pessoal, que Elis se apresenta, desta vez excepcionalmente numa casa noturna (como já o fizera há anos, no Di Mônaco, o Canecão Anhembi - haveria nome mais original?), que por sinal ainda não havia conhecido tamanho êxito. Quanto às trepidações artísticas, elas ainda são resíduos do rompimento com a Polygram, da contratação pela WEA, onde gravou 2 discos, e do LP resultante da pendência assumida com a Odeon, um disco considerado com justiça como dos mais vulneráveis da cantora. As trepidações pessoais giram em torno do maestro e pianista César Camargo Mariano, arranjador original do show, e agora ausente, com quem Elis criou alguns dos momentos mais sublimes de sua carreira, seja em palco seja em disco.
Pois é nesse clima de ausência que esse show vem à tona. Cercado de uma especialíssima atmosfera de tensão e de torcida favorável para que tudo dê certo como é justo e compreensível, como é natural. Não é porém nenhuma grande surpresa o show “Trem Azul”, pois se trata daquela que tem sido referida com inteira razão, pelo pública e pela crítica, como a maior cantora do Brasil. Assim, envolvimentos à parte, é mais uma extraordinária récita vocal com avanços/mudanças próprios/as, como deve ter cada show seu, é claro, mas a récita prognosticável quanto à qualidade, dessa grande cantora, afinada e musical, de invulgar jogo rítmico e inventiva na melodia, além da marcante personalidade interpretativa e exigente profissional. E de quem mais no Brasil, falo só de cantoras, pode-se esperar tudo isso reunido?
Elis tem sido sempre, malgrado divergências de opiniões, uma cantora fora de série, taxada, até absurdamente, de perfeita demais. Suas atitudes paralelas aos espetáculos, isto é, declarações ou interpretações de suas declarações, é que levam a posições variáveis em relação à sua figura, à sua postura, mas não à sua atuação. O que se pode dizer, é certo, de seus mais recentes passos artísticos, é uma exagerada complacência na escolha do repertório, que, para uma cantora de seu nível, destoa, empobrece e, sobretudo, reflete falta de atenção para o que de ótimo continua sendo criado, às vezes até especialmente para ela. No mais, Elis continua sendo a grande cantora que sempre foi, como em “Trem Azul”, que tem, o tempo todo, o dedo brilhante do arranjador César Mariano, nesse caso muito mais que de outros igualmente brilhantes colaboradores, o cenarista Elifas Andreato e o diretor Fernando Faro.
Elis continua dominando facilmente o ofício que abraçou, pelo qual lutou muito, e que lhe deu o que ela tanto desejou. E ainda pode dar muito mais. “Agora quero voar”, “sou mais livre”, “quero ser feliz”, essas histórias fazem parte de um outro lance sempre presente na sua vida trepidante, que porém deve ser mantida como sua somente. O que se ouve é a voz, o que se vê é a cantora, o que se quer e ama é Elis Regina; é essa que ficará.
Procede essa informação de que nessa apresentação ela estava sob o efeito da coca? Que os músicos disseram isso e que em todas as últimas noites estava cheirando?
Procede. Mas ela procurava não cheirar, porque cheirar cocaína afeta o nariz, consequentemente a voz. Ela jamais gostaria de perder o canto. Então, ela diluía no álcool. Cocaína e álcool são mais mortais. Não se consegue dosar direito. Houve também calmantes. Overdose.
+Fernando Graça Ah, me esqueci desse detalhe. Ela não cheirava, bebia.
Precisava confirmar contigo isso, li nuns comentários abaixo e fiquei curioso.
Tô meio que obcecado pelos últimos dias da Elis.
O mais curioso é observar que de certa forma a droga com o álcool a deixavam mais feliz, porém a qualidade artística não aumentava ou diminuía, se mantinha.
Minha hipótese é de que a droga realmente era um refúgio para os dramas pessoais. Os medos, a solidão. Já que no palco continuou sendo a mesma.
Camarada Stalin No palco ela foi mais fundo. Ia pro inferno e pro céu sem medir limites. Ela foi mais fundo. Um amigo meu que assistiu o Trem Azul disse que ela voava. E abusou mais da voz, jogou na garganta, berrando mesmo, é às vezes fazendo um efeito Elza Soares, e nesse vídeo dá pra perceber que ela está quase rouca. Outra coisa: ela ficou mais sensual. A roupa leve, maquiagem pesada, sapato alto. Muito mais resolvida sexualmente do que antes. Caetano disse que a cocaína deu segurança pra Elis. De fato esse é um dos efeitos dessa droga. A pessoa às vezes se sente o máximo em momentos difíceis.
+Fernando Graça Perfeito. Outros detalhes que me escaparam. O salto alto e a roupa mais justa, a maquiagem... Tudo se encaixa.
Elis se identificou muito rápido com a cocaina.
Descobriu a droga um ano antes de morrer, não foi?
E na época disseram que ela sempre usou.
Ela foi tão afundo nessa música. Foi uma despedida
Amo e sempre irei amar as músicas dela. Não tive o privilégio de acompanha - la em vida, nasci em 90, mas o prestígio é como se ela fosse tocar amanhã do ladinho de casa. Adoro Elis!!
NUNCA VAI EXISTIR ALGUÉM ASSIM!
Nosso idioma não possui um termo que represente o que Elís foi/é.
Como eu gostaria de ter nascido nessa época e presenciado esse espetáculo.
Meu deus chega ser surreal essa performance inigualável elis talento único e isso que da orgulho de ser brasileiro
Como não gostar tmb de João Marcelo foi o primeiro filho com o homem que maís ela amou , infelizmente hj brigam será?
Depois encontrou outro grande amor Cesar Mariano onde deu estabilidade emocional a nossa gigante Elis
Hoje tocou forte escutar essa diva eterna . Elis fez a minha infância e adolescência .. lembra minha mãe . Chorei. 👏🏻👏🏻👏🏻
sempre q assisto esse vídeo eu choro, acho q ela já estava se despedindo, mto lindo mas mto triste tbm, pq o sofrimento dela era visível
Elis e como um diamante puro frio e cortante,a maior cantora do Brasil hoje amanhã e sempre ...Elis Regina e única 😘,a maior de todas
Que mulher iluminada foi Elis Regina, ela não tinha limites!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏼🎶
Sem dúvidas é a melhor expressão em forma de arte musical, com uma voz que consegue alcançar notas mais altas e médias e com um grave excelente. Foi e é a melhor cantora do Brasil ao lado das grandes cantoras como Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, Maysa, Elizete Cardoso, Ângela Maria e tantas outras. Enfim infelizmente o processo de separação e crise existencial que Elis teve foi mais forte do que ela. E por fim ela se deixou levar por esse turbilhão que a arrastou ao abismo da solidão e das drogas.
Obrigado pelo vídeo, Teresa. Saudade e lágrimas nos olhos!
Meu Deus ,se este pouca ja impressiona e mexe com a gente imagina ao vivo ... quem viu teve una grande sorte !!!
Jamais vai existir outra.unica impecavel.mMAIOR de todas.saudades do que era bom demais..........bons tempos eterna...........
Eu arrepio da cabeça aos pés! Que mulher foi essa mundo. ❤
Arrebatadora. Elis, a Rainha!
É Pouco... Se Roberto Carlos é o rei 😀, Ela é a DEUSA!!!
Estou mais do que emocionado. ELIS, SEMPRE!
Imortal! Eterna! Esse Final quando ela abusa da voz cantando Trem Azul é perfeito. “O Sol na cabeça” coisa linda. Como uma cantora chegou a tal perfeição. Elis não precisa de apresentação sua voz fala por si só.
... assisti no Rio, Pça Tiradentes, Teatro João Caetano, um teatro imenso e lindo. Imagino que em outubro de 1981. Em 7 apresentações, acho, assisti 2 vezes. Nunca mais vou esquecer aquilo que vi, está gravado a fogo na minha memória. talento igual? parecido? não. aquilo foi único. seria até possível narrar aquelas 2 inacreditáveis noites para um grande escritor como o Rui Castro. Para mim não.
Isso mesmo. Foi uma curta temporada. Perdi pra você: Assisti só uma. Jamais esquecerei !
Elis Regina canta muito!
Valeu Elis Regina!
Obrigado!
Me conta tudo! Gostaria muito de ter visto....ouço esse disco desde 1992.....aos domingos...me conta tudo.
Imagino o que você sentiu assistindo Elis ao vivo, pois só em vê-la aqui pelo RUclips, causa tanta coisa boa em minh'alma que é inexplicável.
Obrigado Teresa pelo insight de documentar o vôo de um corpo limitado ao universo da arte e da alma que aspiram por liberdade de expressão. Eu estava lá, mas hoje compreendo muito melhor o que Elis vivia naquele momento único e pessoal de sua vida. Leiam o livro 'Nada será como antes" e estará montado o quebra-cabeças do gênio que conseguiu sobreviver à máquina em nome do amor!
Izahufilho
Izahufilho
Izahufilho
Excelente a sua sacada ✌
Choro que vejo... O nosso maior ícone de música não mais entre nós.😭
Tinha algo de sobrenatural nessa mulher! Não é possível que se tratava de uma humana, PQP, que som, que voz, que vibe! Elis, sua partida precoce deve ter sido encomendada pelos anjos para que cantasse nos céus. Linda!
Jeremias Barreto concordo plenamente com vc
Ela era um caso à parte. E a perspicácia, sagacidade e brilhante inteligência que tinha ? Veja as entrevistas ✌
@@thaledcristian2321 Ela voltou pro Planeta dela. Era demais pro nosso ✌
Endeusamento exacerbado.
Gostei muito de Falso Brilhante, com todos os gritos exagerados.
Em Sauadades do Brasil, dormi.
Por que ela não gravou Aves
Maria como todos os grandes cantores ?
@@miguelgissoni3224 Nem todo mundo tem a sensibilidade de compreender a grandeza e genialidade de Elis. Sorte a sua que teve o privilégio de assiti-la ao vivo!
Como diz a Vai Vai" cantora assim no meu Brasil jamais se ouviu" saudades do que é bom Elis é The Best👏👏👏👏👏👏
acho esse vídeo tão impactante, sei lá, me trás um sentimento de falta de alguém tão próximo, kkkkk aí Elis me emociono fácil contigo mulher
pra mim ela é a melhor do mundo!
HOJE A GERAÇAO TEM;ANITA,IVETE,CLAUDIA ETC AINDA DIZEM QUE SAO AS MELHORES CANTORAS DO BRASIL.COITADOS NAO OUVIRAM ELIS REGINA.
Como não? Tenho 23 anos e sou fã número 1. Não fale merda, ok?
fernando.td tem regra e execoes vc é uma delas.23 anos curtindo elis.parabens e sabe td mesmo.eu nao quiz generalizar.agora.eu nao nao fale merda!!!merda continuo afirmando sao as e os cantoresinhos q temos hoje..lamento esta geraçao. vc tem idade de uns dos meu filhos.mais uma vz parabens.
Dá pra tu parar de ser tão arrogante? Respeita os outros gêneros musicais! Elis é incrível! Mas isso não anula nem torna conveniente depreciar as outras artistas da atualidade.
diogo;nao estou depreciando outros artitas,so que nao cantam nada estao na midia porque sao bonitinhos.como falo toda regra tem execoes tem muita gente boa hoje principalmente na noite cantando em bares e casas noturnas.posso citar aqui alguns bons exemplos....luciana melo,ana carolina e outras,agora!!!!fafar q as melhores cantoras sao anita ,ivete e claudia leite é sacanagem.
querido relaxe com quem comparamos a elis vai ser sempre comparado a quem trabalhe em suas atualidades a elis a s outra da atualidade são tudo da atualidade a elis esta tão vivas cuanto qualquer outra que se escute a atualidade a elis e do agora pra quem a houve acorda ninguem morrre e muito menos quando se deixa uma obra tao solida como a do trabalho da elis a anita e ivette ludimila gal betania ana carolina maria rita tati quebra barraco ms carol todas que vivam e faça 30 40 anos de carrrera serao sempre elas e elis elis dai quando se fale e se compare elis sempre para mim sera a mais bafonica de todas era um musico completoooooooooooo relaxe não é pra te zangar não mais ela é assim ela é sem orgulho de nada Elis regina queridaaaa a melhor de todos os tempos depois vem descendo dando mais nomes mais elis é elis
Definitely one of the best singers this world has ever known…
Elis, pra sempre Elis! Nessa turnê do disco Trem Azul, Elis estava marcando seu regresso depois de uma série de fatores externos (gravadora e problemas pessoais) onde a pimentinha estava apostando seu retorno sem o brilhantismo de César Camargo Mariano. infelizmente, logo após ela se foi e aquela que considero a maior de todas, deixou essa obra magnífica para nós apreciarmos para sempre. Ainda bem que temos ao menos, as lembranças e as músicas de uma artista visceral e que na minha opinião, jamais será igualada!
Eu jamais vou te esquecer, Elis. JAMAIS!
Este foi um Show da Elis que em São Paulo foi apresentado no Teatro Maria Della Costa, na Rua Paim, no Bairro Bela Vista que estava mais para o Bexiga.
Dei bobeira, a temporada encerrou e fiquei a ver navios.
Aos ditos críticos de shows, não os agradou.
Vendo este vídeo, dá para sentir que ela queria sair do próprio corpo, soltando a voz como criança, com gestos de quem quer partir, mas tudo isto com muita emoção.
Tempo depois a sua alma saiu levitando e seu corpo ficou aqui na Terra.
Este vídeo me deixou feliz ao vê-la solta, brincando com sua voz, corpo e alma, sendo celebrada com flores voando da plateia e devolvendo-às como se fosse brincadeira de criança e com muitos aplausos.
Diante disto, acho que foi o Show que mais a deixou realizada, pois percorreu da criança feliz até às emoções de adulta.
Como não ser grato à sua existência diante de sua grandiosidade.
Elis reside em mim.
Ela é Estrela e brilhará sempre.
Abraços.
Josué, 05 de abril de 2024.
ruclips.net/video/p4BV6d6dBlE/видео.htmlsi=YPaOCaYUXckUhHjT
Meu Deus que coisa maravilhosa estou chorando até agora linda elis d+
talento misturado com loucura, depressão, angústia, drogas, tristeza... infelizmente. Como seria bom se estivesse ainda viva sadia lúcida. rapaz, a banda era a melhor do Brasil também
Elis Regina, essa gaúcha GREMISTA, FOI A MELHOR QUE PASSOU NA TERRA...SHOW
Emocionante,não da pra não se emocionar,Ai como gostaria de estar na platéia é assim q penso toda vez q assisto seus shows,qdo ela morreu eu era criança,mas ainda lembro a comoção pela tv,eu amo Elis!!!!!!!
Elis, volta pra gente!
Elis Regina já nasceu pra música o pouco tempo que viveu aqui foi o suficiente pra mostrar o que voz garra e música mulher maravilhosa
Sempre venho aqui amo Elis Regina ❤️
Amo a Elis desde pequena. Meus pais sempre colocavam suas músicas em casa. Anos depois passei a gostar do Pedro Mariano e em seguida - amar - a Maria Rita (impossível não fazer comparações com sua mãe).
Para quem leu "Nada será como antes" vai perceber que nesta apresentação a Elis está totalmente sob o efeito da cocaína.
Elis sempre se entregou em suas músicas, mas o efeito da droga deu superlativo nessa entrega de emoções.
É triste!! Mas vou continuar a cultuar suas interpretações para sempre.
Viva Elis Regina!!!
Sim, Fabricia: ao assistir esse clip, me lembrei do livro e a questão da cocaína. Uma pena. Mas, a Elis foi e sempre será a maior e melhor cantora brasileira.
@@karenrodrigues.2302 Fato! Já a filha...
Ninguém pode ser comparada a elis.
Elis está em outro patamar.
O resto vem depous
Gentes, inscrevi agora no canal e tava ouvem cdindo o primeiro disco da Pimentinha, mas a surpresa, foi , que acabei de formatar um mp3 com os discos ao vivo e pus na capa essa foto que está aqui na CAPA do cana! q ótimo! "feliz COINCIDÊNCIA" EIS A MAIOR CANTORA desse país~~~~
No plano artístico, um gênio; no dia a dia, muito difícil. A alma dela descansou daquela turbulência....o canto pereniza-se no tempo....a artista foi única, visceral...o ser humano, falho, ....cumprida a missão, fecha-se o pano.
Nesse show, ela chorou com uma música que não está no repertório oficial do disco homônimo, " Me Deixa em Paz ", Ivan Lins/Vítor Martins.
A apresentação foi em outubro de 1981, no Teatro João Caetano, Praça Tiradentes, RJ.
A saudade é eterna!
Os artistas de verdade são os seres mais sensíveis do mundo. A alma é diferenciada. É como se viessem "selados" por Deus para viver um rascunho para iluminar as pessoas com o seu próprio ser.
Elis Regina era de outro planeta... Maravilhosa eu choro sempre que assisto esse vídeo,uma entrega surreal...Não era nem nascida quando Elis morreu ,uma das minhas maiores alegria e ter alguns discos dela , inclusive esse último Trem azul