Porque odiamos as nossas universidades?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 ноя 2024

Комментарии • 17

  • @Erick_Fillipe
    @Erick_Fillipe Месяц назад +7

    Porra cara... Estou fazendo um curso de Engenharia também, e eu entrei com uma péssima base em matemática, e eu tô sofrendo muito, já reprovei em muitas diciplinas do ciclo básico... Mas msm assim estou persistindo, e ver vc falando que passou pelo mesmo e hoje conseguiu concluir, me dá uma esperança.

    • @victor.osorio
      @victor.osorio  Месяц назад +1

      Quando estava na faculdade tínhamos um lema se não acabou é porque não acabou. Aí durante o bandejão o pessoal cantava "Tente outra vez" do Raul (eu fiz faculdade de 2002-07, Raul era só uma referência da nossa infância).
      ruclips.net/video/hu_XSw4e9GU/видео.html

    • @nandomax3
      @nandomax3 Месяц назад +2

      Força, cara. Formei em eng mecânica em 7,5 anos. Mas valeu super a pena os perrengues. Eu fui até bem no ciclo básico de exatas, foi a parte específica de mecânica que me fudeu

    • @nandomax3
      @nandomax3 Месяц назад +2

      E sempre bom lembrar que 60 é 100

  • @thiagocosta1184
    @thiagocosta1184 Месяц назад +3

    São tantos comentários que eu teria sobre este vídeo que não cabe aqui haha:
    - Sobre a tal "dedicação", tive professor que falava que quem tinha que trabalhar não merecia vaga em Federal. Fazia provas a tarde para ferrar quem trabalhava. Tentava fazer lobby para mudar o turno, tirar do noturno.
    - Ao final do curso fiz críticas a algumas coisas e fui praticamente escorraçado. Mesmo com tantos professores que faltavam metade das aulas, outro que não dava aula literalmente o semestre inteiro, professor que não falava em público, etc., eu que estava errado em apontar o dedo para a instituição que eu usufrui.
    - TCC tem cada coisa grosseira e absurda que realmente não podemos pegar como retrato do curso. Um exemplo da minha turma: teve TCC que o cara analisou UM, somente UM, gráfico de correlação linear. Se formou.
    - As faculdades PPP (papai pagou passou) são um câncer na nossa Educação. Formam especialistas mediocres, consórcio de canudo e desvio de verba pública. Por outro lado, tive professor em Federal que não deu nenhuma aula e passou todo mundo. O que dá na mesma.
    - No CEFET tinha professor que fazia discurso de Esquerda e outros faziam de Direita. Pior eram eram os alunos fanáticos. Na Federal, no meu curso, nunca ouvi falar de politica partidária. MAs já vi apresentação de Monografia que o tema era corrupção em prefeituras numa determinada área. Não foram pesquisadas prefeituras com prefeitos do PT e isso tava no trabalho. O professor, na apresentação, parabenizou a aluna dizendo que ela fez o certo, visto que PT não devia dinheiro. Então, sim, em alguns casos há forte ideologia, nem sempre para esquerda.

    • @thiagocosta1184
      @thiagocosta1184 Месяц назад +1

      Dei uma viajada, mas é porque falta a mesa de bar haha.

    • @victor.osorio
      @victor.osorio  Месяц назад +2

      Tem muitos desses professores FDP. Durante a minha graduação foi meio a meio, mas agora na UTFPR eu estou tendo uma experiência muito positiva, tanto que alguns professores veem meus videos. 😉
      Mas devo confessar uma coisa aqui... tinha um vício nesse negócio que não sei se ainda existe. Os professores são avaliados pela produção acadêmica e aula era obrigação. Aprendi isso quando comecei a fazer iniciação científica. Na hora que comecei a fazer iniciação muita coisa mudou na relação deles para comigo.

    • @nandomax3
      @nandomax3 Месяц назад +1

      ​@@victor.osoriojá participei desses esquemas do milagre da multiplicação de artigos. Eu fiz uma pesquisa que rendeu 2 artigos diferentes com minha participação direta, 1 artigo pro mestrando que me acompanhava, 1 TCC pra uma colega e o meu TCC hahahahah tudo isso porque? Porque tem que publicar muito pra mostrar trabalho, o foco não é fazer uma pesquisa top e sim várias ok 😅

  • @johngc2010
    @johngc2010 Месяц назад +1

    Oi Victor, tudo bem? Este é o primeiro video do seu canal que eu assisto, tenho te acompanhado no blue sky desde que o X caiu.
    Faço parte do grupo de programados não formados em atuação no mercado, felizmente não tive minha carreira prejudicada por isto, aliás, eu larguei minha graduação para poder me dedicar aos estudos que eu precisava para tocar minha primeira vaga como senior e a "aposta" deu certo a longo prazo. Mas eu sempre indico para as pessoas que estão na dúvida concluirem/iniciarem os estudos formais SIM.
    Se eu pudesse voltar no tempo eu diria para mim mesmo concluir sim o curso, eu sou um caso que deu sorte de ter dado certo (claro com muito estudo auto didata rs) e eu jamais daria o conselho para alguem querido que deixar de fazer faculdade é o caminho; isso é brincar o com futuro de muita gente que só está perdida em busca de direção.
    Ótimo video por sinal.

    • @victor.osorio
      @victor.osorio  Месяц назад +1

      Obrigado!!! Bom feedback por sinal. Aliás, seja bem vindo ao meu canal. Tem vídeo aulas com temas bem interessantes, só fugir dos cafezinhos. 😅

    • @victor.osorio
      @victor.osorio  Месяц назад +1

      Acho que o mesmo conselho eu daria pra mim quando larguei a disciplina de mestrado em 2009. Tudo teria sido diferente e hoje em 2024 estou correndo pra fazer o que poderia ter feito 15 anos atrás.

  • @davidfornazier
    @davidfornazier Месяц назад +1

    Cara, o argumento que mais vejo de falarem de faculdade ser inútil é por que fora dela tu consegue aprender mais rápido X coisa, seja esse X uma linguagem de programação, BD, framework, padrões, etc. E claro que isso tem sua verdade, que dificilmente alguma faculdade vai conseguir estar "atualizada" com as ultimas tecnologias que o mercado usa por que a cada segundo somos inundados com "X coisa nova que vai revolucionar algo". E aqui tem um ponto, tecnologia e mercado, que para mim, existe uma confusão de que a faculdade tem que obrigatoriamente formar massa trabalhadora para o mercado mais atualizada possível com essas tecnologias, o que me faz sentir que o caminho de intercessão entre esses dois entes, faculdade e mercado, estejam atrapalhando o real sentido que o aprendizado poderia fornecer de formação individual e social para todos que passarem por uma.

    • @victor.osorio
      @victor.osorio  Месяц назад +1

      Pois é, tem vários argumentos. Como esse vídeo é um complemento do de ontem, parti para um outro viés abordei a utilidade pública e não a individual. Creio que já falei disso em um cafezinho. Aliás, é o cafezinho que tive mais unfollow. 😅

  • @misatodotnet
    @misatodotnet Месяц назад +1

    Bom dia, Victor! Ótimo cafézinho, você acha que é possível conciliar o curso de engenharia numa federal com um trabalho em período integral? Tive que começar a trabalhar logo que saí do ensino médio e não entrei numa graduação, agora, uns anos depois, sinto um pouco de falta de uma base acadêmica

    • @victor.osorio
      @victor.osorio  Месяц назад +1

      Cara, depende muito do se horário, disposição e do seu trabalho. Eu fiz faculdade muito tempo atrás em uma época onde ou você estudava ou trabalhava. Pela discussão que tenho acompanhado, esse contexto mudou. Mas mesmo assim, na minha época, as pessoas conseguiam fazer noturno. Eu mesmo fiz 1 ano e meio do meu curso noturno para poder trabalhar.
      Não viu dizer que é fácil. Não foi e por muito tempo tive pesadelos onde sonhava que não tinha terminado o meu curso. 😅