Isso é um paradoxo interessante. Fez-me lembrar da teoria do caos... "Deus escreve certo por linhas tortas", como diz a máxima. Perdi a chance de me formar e pegar diploma. Pensei em desistir. Porém, continuei a estudar por conta própria, sempre lendo, pesquisando, etc. Hoje sou feliz em meu ramo, pois com isso criei o meu estilo.
Sempre fui um péssimo aluno, e sempre pensei que odiava estudar, mas a escola me fez pensar assim. Somente durante esta pandemia, que fiquei longe da escola, comecei a despertar interesse por coisas que eu pensei que odiava, como filosofia, neurociência, psicologia e musica.
Mas isso é culpa da educação regulada, e monopolizada via estado. Pra tu vê como livre mercado, ou seja, fruto deste. Ex: Internet, PDF, youtuber etc. Descentralizaou a informação.
@@tadashishizaka concordo, irmão. Quase tudo que estudo é de plataformas descentralizadas, seja pra imprimir partituras, textos ou ler artigos, o fato do estado só permitir mudanças a cada 4 anos e sem opções boas atrasa muito qualquer sistema.
@@DaviMendonca2 nem em 4 em quatro anos. Pois mesmo que o político faça algo ruim para educação, tirar esse algo ruim para uma mudança de gov, desfavorece muitos grupos de interesses, além de ser anti-popular. Pois a população média é muito contaminado pela propaganda estatal. Isso torna muito difícil tal mudança. Principalmente num cenário regulado. Até mesmo em países escandinavos no qual índice de educação estatal são bons, ah gasto desnecessário por populismo forçado, grupos de interesses usam sua força política para queimar o político que propõe tal mudança. Ex: tinha uma época que Estácio por pior que seja essa universidade criou uma formação para Shaper de surfistas. Por não ter pessoas com interesse em tal curso. Talvez pela falta de propaganda, ou interesse médio da população este serviço acabou. As universidade públicas são máquinas de ter cursos que o mercado não demanda, sendo que até em cursos que demandam, tem matérias que o mercado não demanda por mera encheçao de linguiça. O mercado livre é naturalmente rápido, a boa nova vulgo as inovações chegam para quebrar pensamento retrógrado. E a resposta mercadologica sinaliza de forma que a educação se adequa de forma natural explorando com maior equilíbrio as múltiplas inteligências.
A ESCOLA MATOU MINHA VONTADE DE APRENDER. SEMPRE QUE DEMONSTRAVA INTERESSE NO CONTEÚDO APRESENTADO, OU TINHA ALGUM CONHECIMENTO SOBRE ELE, O PROFESSOR ME REPREENDIA E ESNOBAR, COMO SE EU FOSSE UMA ABERRAÇÃO OU PIOR.
Fazer o que se gosta ou descobrir o valor e aprender a gostar daquilo que é preciso fazer, pra alcançar nossos objetivos? Qual é realmente o maior desafio do ser humano? Pela natureza humana, se todos fizessem o que gostam, a população teria as suas necessidades básicas atendidas? Compatibilizar o que queremos viver com o que gostamos de fazer pode ser algo utópico...
Atualmente, a arte e a criatividade foram jogadas no lixo pelos que estão no poder. Eles querem apenas pessoas que hajam como robôs e aceitem as regras como são, sem questionamentos.
todo sistema funciona a favor da elite , até as igrejas pregam a ideia que não devemos questionar ela ,por isso que elas andam de mãos dadas com a politica, por isso desde criança sempre estive fora da caixa, para as pessoas domadas pelo sistema,eu era um rebelde ,mas sempre fui criativo muito alem ,hoje estou bem graças pelo pensamentos fora da caixa...
@@pfauniverso Exato. Eu, quando era pequeno, minha mãe me colocou na catequese. Eu me rebelei. A freira veio com papo de que aqueles não batizados não podiam ir pra o céu... Chutei o balde e nunca fiz a crisma. Não me fez falta. Fui um garoto criativo que aproveitou a infância brincando, inventando naves com caixas de papelão e isopor. Meus pais tinham condições, mas mesmo assim eu gostava de criar brinquedos com diferentes materiais. Graças a Deus nasci com uma alma liberta e questionadora e meus pais não me obrigaram a nada.
@@rarigon Mesma coisa aconteceu comigo , unica coisa que senti mal foi ter desobedecido minha mãe ,menti pra ela que estava indo a igreja,mas jamais fiz crisma, comunhão , sempre rebelde ,pensamentos livres e sempre questionando tudo , totalmente fora da caixa do sistema,jamais deixei esses demônios de fadas atrapalharem minha vida , sempre realista...creio que somos poucos ,eu tambem fazia tudo que os outros apenas sonhavam, desenhista por natureza e inventor...100% autodidata
As escolas ensinam a sermos mecânicos. Não pensar o ''por quê'' das coisas só o ''como''. Filosofia, por exemplo, nunca me interessou na escola(assuntos rasos, sem profundidade) e somente quando concluir o ensino médio e conheci o SUPERLEITURAS e a Nova acrópole Brasil, que decidi mudar a forma como vivia, tentar entender a filosofia á maneira clássica. Viver a filosofia na prática. Estou trabalhando e tentando mudar o meu ''eu'' a cada dia. Obrigada SUPERLEITURAS.
Pink Floyd não deixa de ter razão. A educação de hoje na maioria dos lugares , torna os estudantes mais um tijolo no muro, infelizmente. Por sorte temos as exceções. Quanto a resposta, penso que sou criativa, em alguns aspectos. E adoro meu trabalho, sinto prazer em sair pra trabalhar, em estar em contato com pessoas, ajudá-las a resolver problemas, tirar sua dor. E isso não está relacionado especificamente com a minha profissão em si, meu prazer é em ajudar, interagir.
Dos 100 milhões de Aborrecentes e Lares no Brasil, quem ouve Pink Floyd? Lê as letras? Pra mim o FUNK e TECNOLOGIA destruiu nossa juventude, NÃO as ESCOLAS.
@@Carlos-0000 , isso é muito ruim. Sei que muitas vezes é difícil mudar de profissão, até porque emprego está muito difícil,mas procura fazer algo que goste muito pra tentar equilibrar, se não dá pra mudar de profissão. Acho que ajuda nesse processo de " querer sumir".
@@patricialima0702 obg pelas dicas. Eu gosto de massagem , fiz cursos e estudei muito . Trabalhei por conta própria atendendo clientes nas casas, mas veio a pandemia e perdi tudo. Hoje trabalho com outra coisa. A massoterapia é minha terapia tb. Gosto quando cliente fica satisfeito com meu trabalho, pesquisei vagas nas áreas e não tem. Com tempo os dias foram se passando e eu deixei de lado o que gosto e cai na rotina de trabalhar o mês todo e ganhar 1000 e voltar pra casa. Fazer a mesma coisa a 2 anos e 6 meses, todos os dias a mesma coisa . Para mim é um clico infinito , um pesadelo infinito. Eu só não dou um tiro na cabeça porque tenho medo de ir pro inferno. Se não tivesse inferno eu daria um tiro em mim.
não só a escola mas a própria sociedade em espesifico a religião faz com que boa parte da nossa criatividade seja suprimida e as pessoas acabam vivendo como se tivessem uma ancora sempre as segurando. Eu nasci e cresci em berço cristão, já cheguei a quase ser um pastor, mas sempre fui curioso e sem medo de nada, até meu temor a deus era algo mais para mostrar um respeito para o outros do que algo real, minha curiosidade me fez ler e pesquisar tudo sobre a biblia e quando o que estava dentro dela parou de ser o suficiente eu comecei e estudar todo o mundo que havia fora da biblia, e foi como sair de uma caverna e dar de cara com um universo diferente. Hj sou ateu, mas procuro agregar em mim tudo de bom que todas as religiões do mundo que eu já conheci e virei a conhecer.
Passei por isso no colégio, hoje mais esclarecido sei do meu potencial que acima de muitas pessoas que sempre foram A+ ou são considerados A+, não estou desmerecendo ninguém e sim afirmando ser especial como todos somos capazes de se tornar.
Hoje eu tenho 71 anos e me lembro das aulas de canto que tinha no colégio com a dna. Maria de Lourdes dos 7 aos 12 anos. Amava cantar no coral. São as melhores recordações do meu tempo de estudante.
Fui professor 10 anos de Robótica,quando tentava deixar as crianças serem criativas a escola me punia,chegou momento que não dava mais,só dou aula particular agora.
Ah sim. Uma geração de nerds doentes num quartinho detrás do PERFIL NO TWITTER ou CANAL no RUclips é a geração mais criativa que temos. Tik Tok com gatinho no ap. Casais agindo como retardados no Instagram. Ou geração CRIATIVA. Os artistas do Renascimento tremem. Os músicos clássicos e do Rock se ajoelham à criatividade da geração ukelele, trap, funk.
Na Pandemia, a "Arte" mais consumidas pelas famílias, homens e adolescentes vadios foi a Pornografia Americana. Não por acaso a empresa de entretenimento ue mais cresceu no EUA foi a plataforma de sexo OnlyFans. Chineses deram a tacada certinho pra deixar a sociedade capitalista mais biruta.
O menino nasce, vai pra creche desde cedo, entra na escola em seguida, termina a escola e já vai pro alistamento militar, depois vai entrar no mercado de trabalho. Quanto controle mental, não?
Sou professor e sempre trago estas reflexões. Não conhecia esta forma de pensar deste autor, mas com Caio Rogers, psicólogo da corrente da Educação Humanista. Ainda na faculdade tive acesso ao pensamento de Rogers. Depois "Punir e Reprimir" de Focault e também Darcy Ribeiro no Brasil. Estes três autores trazem a refletir o modelo de ensino que é exatamente para formar mão de obra para a elite, não se preocupando com o "Ser", a vocação pessoal de cada um. O desejo interno. Foucoult dizia "As escolas modernas são como estábulos, onde os professores são os domadores, e os alunos os cavalos rebeldes". Ou seja, a escola está a serviço da elite econômica, moldando pessoas para servi-las, e não vendo suas pontecialidades e descobrindo formas para serem felizes.
Hoje com tanta informação na palma da mão, falta no meu ponto de vista coragem individual para buscar informações corretas, um bom professor e aqueles que sabem, e tem didática para ensinar, como disse um professor de filosofia que tive se no final de cada aula você acreditar fielmente em tudo que dice, então eu falhei.
A escola para mim era uma prisão. Só senti prazer em estudar depois que procurei me conhecer melhor, aprender mais história (verdadeira) e entendi que educação não é adestramento.
Eu desmontava as gaitas de boca para ver de onde vinha os sons, desmontava as bonecas enterrava. Com nove anos, fiz a decoração da minha sala de aula, com personagens da Disney em tamanho grande, tudo à mão, sem ninguém para me ensinar. Mas só recebi elogio da professora, porque fiz tudo na casa dela, na minha duvidaram que fui eu. Como professora de artes, fui podada dentro de escolas, porque tem professor de artes que é considerado esquisito, KKK...
Resumindo: não é somente a escola que poda a criatividade, a família ajuda a enterrar seus sonhos. Talvez a pedagogia Waldorf seja uma boa alternativa.
Esse vídeo resumiu como eu me senti. Ao terminar o Ensino médio ter olhado pra trás e ver que TUDO que aprendi de bom foi apenas nos anos iniciais de estudo. Até a 4 série. Depois foi apenas encheção de conteúdo e linguiça na minha cabeça nada que preste, tanto que nem lembro mais da maioria. O que aprendi com meus primeiros professores trago até hoje.
Concordo plenamente com você, eu também sou autodidata e é ótimo ser assim porque você aprende várias coisas por conta própria e não precisa depender da escola para isso, porque a escola com certeza não vai ensinar lições para vida, inteligência emocional, senso crítico, inteligência financeira, leitura e etc... A escola quer fazer os alunos robôs do sistema.
Immanuel Kant certa vez escreveu que "não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar". Se o sistema educacional fosse focado em ajudar o aluno a desenvolver e cultuvar suas próprias habilidades e aptidões naturais, não haveriam tantas pessoas frustradas na escola, na universidade e no trabalho.
André, é exatamente isso, cara. Sou professor e digo: você disse tudo. Mas essa discussão já existe e esta é a escola que se quer hoje em dia. Não existe especialista que vá contra isto que você falou. O problema é que esta escola dos nossos sonhos esbarra em um monte de impedimentos burocráticos, políticos, religiosos e econômicos. Mas o norte é este aí, amigo.
@@willgreen3119 Friederich Engels tem uma aproximação interessante à reforma do capital que ocorreu durante a Revolução Industrial. Isso afetou em várias áreas e criou necessidade do ensino compulsório nas escolas, como dito no vídeo. Porém, a escola realmente "congelou" devido a todas essas burocracias.
@@andreluizlopes4541 Mas para Kant, o homem vive em sua menoridade, ou seja , na zona de conforto pelo qual ele mesmo é culpado. Ele ensina que devemos ter coragem de se servi do nosso entendimento sem a designação de outro individuo. Hoje percebo que as pessoas estão muito mecanizada, só pensam em trabalho, dinheiro e status, mas conhecimento e sabedoria são poucos que têm.
Quem é criativo de fato, a educação não tira isso. Antigamente era muito mais rígido que hoje, mas a vantagem é que os alunos aprendiam o conteúdo e não eram rebeldes sem causa ou sem noção.
Sou professora e esses tipos de vídeos, as famílias, os alunos, a mídia e todo mundo que quer aparecer matou em mim todo o desejo de ensinar, somos atacados constantemente, mas ninguém vai de verdade até uma escola para ver o que acontece lá dentro, o cansaço, a tristeza, a falta de material, a correria e os baixos salários.
Na minha opinião nada é mais perigoso do que um professor ruim. Depois de formado em outra área, fiz uma licenciatura. Desisti de dar aulas após ter feito meu estágio obrigatório na escola. Fiquei impressionado negativamente com as atitudes de vários professores. O professor Pierluigi Piazzi dizia que existem alunos e estudantes e eu também acho que existem professores e educadores.
Vai dar aula manhã, tarde e noite na Área Rural ou numa favela do PMDB com filhos de traficante. Pra ganhar R$2000 vai lá super homem. Ou mulher maravilha.
@@ciroheadbanger2008 quer ganhar mais? Mude de profissão. Não jogue sua frustração em quem não tem nada a ver com ela. Quem vai pra sala de aula prejudicar pessoas porque é frustrado e incompetente para mudar de área, é criminoso. Simples assim.
To na mesma.. entrar na EDUCAÇÃO Foi um Choque Que me ajudou a entender o porquê o BRASIL ESTA ASSIM. Muito profissional MEIA BOCA, muita gente MENTE FECHADA/TAPADO . A qualidade é BAIXA , o que salva são os valores de muitos da educação. Tu vê que o nivel ta meia boca ja na faculdade, no estágio e depois em alguns casos PIORA. Junta aquele monte de pessimista, militante e emocionado e vira uma espiral Negativa. NEM VEM FALAR DAS CONDIÇÕES pq tem profissionais bons mesmo sob condições PESSIMAS. Ta cheio de borracheiro bom, lavrador Bom, Policial Bom, enfermeiro do sus Bons etc e as condições deles são BEM ruins no geral. Tem alguns doutrinadores e MUITOS Doutrinados, coitados que nem sabem disso e apenas repetem como PAPAGAIOS a doutrinação recebida, tudo pq vieram pra faculdade sem repertório algum então sequer tinham como saber se estavam sendo ensinados, doutrinados, enganados ou evoluidos.
Minha criatividade é observada e comentada pelas pessoas ao meu redor. Só queria aprender a converter um pouco disso em renda financeira, mas está dificil de virar essa chave kkk. Uma hora a gente chega lá.
Sofro com essa mesma dificuldade, mas só o fato de termos o privilégio de manter nossa criatividade intacta já é um feito maravilhoso, a grande maioria sofre consequências muito mais cruéis com as sequelas do período escolar e nossos mecanismos de "ensino".
Show irmão, eu moro em Arroio do Sal, uma praia do norte do RIo grande do Sul, eu e dois filhos, somos músicos. Eu Compus mais de mil músicas, blues jazz... Se passar pelo sul, procure professor de música... Lagarto
A humanidade viverá um outro grau de liberdade, muito diferente do até então conhecido, quando não mais existirem presídios, hospitais psiquiátricos e as escolas.
Respondendo sua pergunta: Não sou criativo. Faço o que tem de ser feito da melhor maneira possível para minha cognição. Não vou mentir: Tenho medo deste tipo de pensamento. Contudo, é assunto que merece uma profunda reflexão.
Para adicionar um questionamento. Eu super percebi isso quando fui morar fora do Brasil. E não é em todos os lugares que as escolas são desse jeito, ou pelo menos não tão sem sentido como é no Brasil. Atualmente eu moro na Argentina, e além de que aqui as pessoas são muito mais politizadas, eu percebo que primeiro não existe uma necessidade de fazer "faculdade" para ser alguém, aqui eles valrizam todos os níveis de educação, desde a educação infantil, ao ensino técnico e a universidade realmente se incentiva quem realmente uer ter um estudo universitario, e aqui a educação universitaria não é realmente pra vc sair especialista e cientista naquilo que vc decidiu fazer, porque não adianta vir com respostas prontas, vc tem que pensar, porque além de que eles costumam ter provas orais, a pessoa que toma a sua prova, ela sempre vai te perguntar o porquê das coisas. Inclusive sinto que só aprendi a estudar aqui. Eles tem educação epistemiologica (pensamento cientifico) desde cedo na maioria das escolas. E é muito luco, porque quando comecei a estudar aqui, comecei a perceber isso, que eu não sabia estudar, porque sempre buscava respostas prontas, e eu não sabia nem COMO questionar o conteudo que chegava pra mim, era assim porque era assim, e as perguntas dos meus companheiros de repente pareciam árabe, eu não entendia porque eles "complicavam" as coisas hahahahaha, hoje eu entendo que na verdade isso é pensar hahaha, e quando eu comecei entender como perguntar para entender as coisas a través da lógica e não só de maneira mecânica, a minha vida mudou, e hoje eu sinto muita necessidade de tentar ajudar as pessoas a verem que elas podem fazer de um tudo se elas começarem a fazer as perguntas certas, e usar isso para pensar fora da caixa.
Eu fui o pior aluno da minha classe. Eu não tinha vontade ou curiosidade de aprender o que me era jogado, eu não tinha muita consciência do que era, mas então uma vez, por acaso, eu escrevi um poema para uma garota que eu gostava e então comecei a escrever mais e mais poemas. Contudo, eu não lia, tinha uma falta de vontade enorme. Após eu me formar, eu comprei um livro, a divina comédia de Dante, eu me apaixonei pela obra e comecei a buscar mais livro do gênero, Eneida, Odisseia, Ilíada, Paraiso Perdido, Os lusíadas e etc. Através desses lixos, eu tive de estudar história para entender, estudei sobre a Grécia, sobre a Europa, sobre Roma, sobre o renascimento, iluminismo, a revolução francesa e etc. Passei a ter um gosto por estudar culturas, línguas, artes e respeito muito a exatas, embora eu ainda não tenha uma vontade tão grande de entrar na parte prática. Tenho uma pequena biblioteca no meu quarto, tenho feitos historias narradas através de versos, de poesia, atualmente estou escrevendo os mitos gregos/romanos, mas vou, também, escrever sobre as tragédias. No meio de toda a busca que eu iniciei por curiosidade, por vontade própria, eu descobri que amava pintura e musica, passei a estudar a arte como uma todo. Nunca pensei que teria gosto por essas coisas, mas descobri que era bom em fazer poesia, mas nunca me mostraram isso na escola. Lembro que me mandaram ler machado de Assis, um trecho dos os lusíadas e Shakespeare e eu odiei aquilo profundamente, mas hoje gosto muito de Machado de Assis. Em suma, eu busquei sozinho e sozinho eu estudei, tive uma vontade natural de buscar por alguns assuntos que nunca me seria apresentado na escola e que tampouco seria me incentivado a buscá-lo, pois não é do interesse do mercado as minhas qualidades e infelizmente não posso dedicar todo meu tempo em meu ofício, pois tenho de trabalhar para poder bancar as minhas inquisições.
Depois que eu voltei da escola nunca mais consigui despertar o que me fazia bem, como dançar, vivo preocupado sem saber o q fazer. Eu tenho que ser feliz fazendo o que eu gosto n só viver por dinheiro. Quero mais LIBERDADE. Teu 14 anos é sou tao confusa, mais também tenho sonhos e queria poder desenvolvelos antes q eu fique mais velha. Meus pais falam q tenho que me preocupar com o futuro,mais ninguém se preocupa com a liberdade.
E o que a gente faz agora? Acabaram comigo... Eu não sei do que eu gosto, nunca soube... Estou no 3° ano e a única coisa que fiz minha vida toda foi fazer trabalho e lição de casa... Me ajuda.
Muito legal, não conhecia Ken Robinson, tenho pouco conhecimento das inteligências múltiplas e da inteligência emocional, mas é com muita tristeza que concordo com o super leituras. Nosso sistema educacional precisa passar por uma profunda reflexão... inclusive acho que a própria sociedade precisa pensar com mais carinho o que significa educação. Isso dá tese de doutorado! Estamos todos falhando e apontando dedo uns para os outros, o tempo indo embora e gerações passando. É muito sério! Estamos falando de vidas, de seres humanos, cada um com sua particularidade e talentos.
A Escola não "matou"nada em mim,desenvolvi um censo crítico sobre mim,sobre diversos assuntos e uma criatividade ímpar, fui incentivado por dois professores (Geografia/História),hoje também sou professor de Geografia,mas diferentemente da minha época de escola anos 90,hj a grande maioria dos professores aniquilam a criatividade do aluno,não desenvolvem a criatividade, a crítica e principalmente a boa ambição, aquela que faz vc não se conformar com o que o Sistema te apresenta em prol de respostas e comportamentos condicionados a sr conformar, sinceramente não sei até aonde isso é coincidência, acho que é propositadamente ,veja s quantidade de analfabetos funcionais por exemplo,é para refletir.
E se a pessoa não gosta do que faz, como a maioria? Eu sei, eu sei, "se vc não gosta de onde está, mova-se, vc não é uma árvore". Preciso criar coragem pra fazer isso.
Lembro que na sala de artes, a aula era desenho livre. Quando começava a desenhar algo da marvel, DC ou até mesmo animes (Hentai não...kk), a professora vinha respeitosamente, elogiava, e sempre aconselhava desenhar algo mais "real", já que na opinião dela eu tinha talento. Então depois de umas aulas, me pediu para desenhar o Che Guevara, e outros que vcs já devem imaginar. Fiz o desenho, mas hj sabendo da verdadeira história dos caras, não faria. Independente desse lado da maioria das professoras que tive, sigo com boas lembranças das aulas.
Sextar é quando o povo chega na sexta feira e se sente livre para viver o fim de semana, aguardam esse dia com adoração pois são escravos do sistema, e vão ser eles próprios algum tempo,... Ou o que pensar lhe fazer felizes.
Sempre comento isto, a escola é eliminados da criatividade. Temos uma prisão curricular (grade curricular), uma linha de produção causadora do desinteresse dos estudantes. Pensar fora da caixinha é para poucos, na atual conjuntura vivemos na escola uma linha de produção, onde o produto final é de baixíssima qualidade. As faculdades doutrinadoras existentes eliminam a vontade de muitos em fazer pesquisas, para limitarem-se apenas ao contrato social, nota de 0 - 10, que isto nada !aos é do que ser medíocre.
Muito bom! Na minha opinião, há o desafio pela criatividade mas também o da conformidade! É necessário ter criatividade, mas precisamos seguir regras de convivência, de execução de determinados procedimentos, leis, etc. Talvez a saída seja mesclar partir da conformidade para a criatividade em alguns casos (viabilizando improvisos, por exemplo) e sair da criatividade para a conformidade (descobrindo que improvisos ou acasos decorrentes de observações podem se tornar práticas). Enfim, é bem desfiador...
Caramba esse vídeo abriu minha mente, é pura verdade, sinto pena de não ter ouvido isso aos 15 anos de idade, iria mudar uma geração vendo por esse lado do prisma
Sim Eu já desenhei um cara segurando um armário numa bicicleta de 0 rodas Tá isso foi uma brisa pqp Mas eu realmente tenho um pouquinho de criatividade, já fiquei 5 horas pensando numa 2 historia de Naruto
Além da filosofia do ensino concretista e formatador, um dos fatores que inibem a criatividade, ou ao menos a atrofia, é a timidês. Penso ser muito importante se difundir no ensino básico disciplinas que cultivem a extroversão. Que motivem as crianças a se exporem e vencer seu medo de público. Com professores bem instruídos e com boa sensibilidade edifica se na criança um cidadão sem traumas de falar em público. De cara isso provocaria uma enorme melhora na qualidade dos nossos políticos.
Ô, Nathállya! Vamo começar mudando esse pensamento aí! Não acredite nisso. Talvez vc apenas precise se conhecer melhor e se dar uma chance. Fica no q vc faz bem!
Criativo?! Não sei, acho que sim penso que não( KK ), porém contudo todavia, minha sede por conhecimento e por aplicá-los da melhor forma possível de acordo com minha verdadeira identidade, continua a não enxergar o seu devido limite...
Gostaria de elogiar a produção e apresentação do vídeo. O conteúdo está disposto de forma clara e sem ficar cansativo, na verdade, se fosse mais longo tenho certeza que ainda estaria interessante 😉
Todos os centros escolares hoje em dia tem seus objetivos. O público é não educar para manter o sistema serviçal escravo existente no país, além de não gastar o mínimo com este serviço público, com isso não supri suficientemente as escolas pois paga mal aos professores e não supri o suficiente com material didático e operacional. Tudo falta nas escolas públicas. Por outro lado as privadas investem bastante em publicidade pois querem consumir alunos para manter o sistema capitalista funcionando, também pagam mal aos professores padronizando o sistema de ensino assim o professor não precisa ser um educador é só seguir o cronograma e programa das aulas. Ambas seguem a cartilha do MEC, que diga-se já é arcaico o suficiente e que pode ficar em 60% ministrado que está tudo bem. O único objetivo das escolas privadas é ganhar dinheiro e das públicas é tentar jogar para as privadas para não onerar o serviço público. Tudo é definido pelo capitalismo, nada diferente disso a anos.
Estudei em escola pública só aprendi a ser vítima e que o comunismo è a solução para o mundo. Até a 8 série eu ainda concordo, passou disso è perca de tempo!
Momento que existe uma regulação da educação via ministério da educação Orwelliana, está se torna monopólio estatal, não existe livre mercado e sim um monte de burocracia estatal, não espere que tenhamos educação, pois sem sistema de preço, não existe interesse em ter um serviço (educação) boa. Um adendo, vê criadores de conteúdo via tiktok, maluco ganha milhões usando-o sua criatividade artística. Que na qual poderia ser maximizada através de mais dedicação a tal. Qual o pensamento do soça Orwelliano médio? Ah, este deve abandonar o App ou perder mais tempo "estudando" para entrar numa faculdade. Seguindo todo desenho de plano ideia que seria o ideal mas na prática não é assim.
Sigo o Superleituras, mas este foi o melhor! Sou artista e professora, por mim mudaria todo o sistema de ensino do Brasil. Começando por ensinar as crianças a plantar árvores frutíferas, depois ipes, construir hortas e jardins. Segundo a escrever suas próprias histórias e poesias. Parar de impor leituras com mais de cem anos, começando da atualidade. Todos deveriam aprender a tocar um instrumento, aprender a dançar, a declamar, a desenhar, a pintar. Mas acima de tudo a cultivar valores humanos: verdade, humildade, Bondade, Amizade, beleza interna, dividir os alimentos, .....
Deveríamos aprender na escola sobre nutrição e alimentação saudável, direitos em geral, economia, investimentos, inteligência emocional, oratória, jogos como xadrez para trabalhar o raciocínio lógico, áreas relacionadas à tecnologia , por exemplo, programação. Enfim, todas as matérias que inclusive ensinadas hoje podem ser que sejam úteis para alguns, mas não para outros. É exatamente por isso que o que deveria ser ensinado é o que com certeza vai participar e os que tem mais chance de englobar a vida do indivíduo.
O sistema quer controlar sua mente durante toda a sua vida.
Na maioria das vezes, acaba conseguindo, infelizmente.
É engraçado como lutamos pra conseguir uma bolsa, mas somos so a mesma coisa.
Para eles.
Ele deve ta mort pelo governo
A desobediência é uma virtude necessária à criatividade.
@Henrique Muller tem orgulho de ter perdido a chance de ter um emprego que dá muito dinheiro? Tipo médico,policial,professor,
@Henrique Muller vdd
Isso é um paradoxo interessante. Fez-me lembrar da teoria do caos... "Deus escreve certo por linhas tortas", como diz a máxima. Perdi a chance de me formar e pegar diploma. Pensei em desistir. Porém, continuei a estudar por conta própria, sempre lendo, pesquisando, etc. Hoje sou feliz em meu ramo, pois com isso criei o meu estilo.
"Se a educação bloqueia o imaginário (criatividade) ela se chama adestramento " Tesla
"Fate"
Sempre fui um péssimo aluno, e sempre pensei que odiava estudar, mas a escola me fez pensar assim. Somente durante esta pandemia, que fiquei longe da escola, comecei a despertar interesse por coisas que eu pensei que odiava, como filosofia, neurociência, psicologia e musica.
Mas isso é culpa da educação regulada, e monopolizada via estado.
Pra tu vê como livre mercado, ou seja, fruto deste. Ex: Internet, PDF, youtuber etc. Descentralizaou a informação.
@@tadashishizaka concordo, irmão. Quase tudo que estudo é de plataformas descentralizadas, seja pra imprimir partituras, textos ou ler artigos, o fato do estado só permitir mudanças a cada 4 anos e sem opções boas atrasa muito qualquer sistema.
@@DaviMendonca2 nem em 4 em quatro anos. Pois mesmo que o político faça algo ruim para educação, tirar esse algo ruim para uma mudança de gov, desfavorece muitos grupos de interesses, além de ser anti-popular. Pois a população média é muito contaminado pela propaganda estatal. Isso torna muito difícil tal mudança.
Principalmente num cenário regulado.
Até mesmo em países escandinavos no qual índice de educação estatal são bons, ah gasto desnecessário por populismo forçado, grupos de interesses usam sua força política para queimar o político que propõe tal mudança.
Ex: tinha uma época que Estácio por pior que seja essa universidade criou uma formação para Shaper de surfistas.
Por não ter pessoas com interesse em tal curso. Talvez pela falta de propaganda, ou interesse médio da população este serviço acabou.
As universidade públicas são máquinas de ter cursos que o mercado não demanda, sendo que até em cursos que demandam, tem matérias que o mercado não demanda por mera encheçao de linguiça.
O mercado livre é naturalmente rápido, a boa nova vulgo as inovações chegam para quebrar pensamento retrógrado.
E a resposta mercadologica sinaliza de forma que a educação se adequa de forma natural explorando com maior equilíbrio as múltiplas inteligências.
@@DaviMendonca2 tenho certeza que vc conhece o canal neurofox
@@srta.3202 Não conhecia até agora. Não uso muito o youtube kkkk, mas obrigado por falar.
A ESCOLA MATOU MINHA VONTADE DE APRENDER. SEMPRE QUE DEMONSTRAVA INTERESSE NO CONTEÚDO APRESENTADO, OU TINHA ALGUM CONHECIMENTO SOBRE ELE, O PROFESSOR ME REPREENDIA E ESNOBAR, COMO SE EU FOSSE UMA ABERRAÇÃO OU PIOR.
Fazer o que se gosta ou descobrir o valor e aprender a gostar daquilo que é preciso fazer, pra alcançar nossos objetivos?
Qual é realmente o maior desafio do ser humano?
Pela natureza humana, se todos fizessem o que gostam, a população teria as suas necessidades básicas atendidas?
Compatibilizar o que queremos viver com o que gostamos de fazer pode ser algo utópico...
Atualmente, a arte e a criatividade foram jogadas no lixo pelos que estão no poder. Eles querem apenas pessoas que hajam como robôs e aceitem as regras como são, sem questionamentos.
todo sistema funciona a favor da elite , até as igrejas pregam a ideia que não devemos questionar ela ,por isso que elas andam de mãos dadas com a politica,
por isso desde criança sempre estive fora da caixa, para as pessoas domadas pelo sistema,eu era um rebelde ,mas sempre fui criativo muito alem ,hoje estou bem graças pelo pensamentos fora da caixa...
@@pfauniverso Exato. Eu, quando era pequeno, minha mãe me colocou na catequese. Eu me rebelei. A freira veio com papo de que aqueles não batizados não podiam ir pra o céu... Chutei o balde e nunca fiz a crisma. Não me fez falta. Fui um garoto criativo que aproveitou a infância brincando, inventando naves com caixas de papelão e isopor. Meus pais tinham condições, mas mesmo assim eu gostava de criar brinquedos com diferentes materiais. Graças a Deus nasci com uma alma liberta e questionadora e meus pais não me obrigaram a nada.
@@rarigon Mesma coisa aconteceu comigo , unica coisa que senti mal foi ter desobedecido minha mãe ,menti pra ela que estava indo a igreja,mas jamais fiz crisma, comunhão , sempre rebelde ,pensamentos livres e sempre questionando tudo , totalmente fora da caixa do sistema,jamais deixei esses demônios de fadas atrapalharem minha vida , sempre realista...creio que somos poucos ,eu tambem fazia tudo que os outros apenas sonhavam, desenhista por natureza e inventor...100% autodidata
As escolas ensinam a sermos mecânicos. Não pensar o ''por quê'' das coisas só o ''como''. Filosofia, por exemplo, nunca me interessou na escola(assuntos rasos, sem profundidade) e somente quando concluir o ensino médio e conheci o SUPERLEITURAS e a Nova acrópole Brasil, que decidi mudar a forma como vivia, tentar entender a filosofia á maneira clássica. Viver a filosofia na prática.
Estou trabalhando e tentando mudar o meu ''eu'' a cada dia.
Obrigada SUPERLEITURAS.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ou amigo, fala assim não, eu sou mecânico! Rs
@@trovaoag
sinto muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pink Floyd não deixa de ter razão. A educação de hoje na maioria dos lugares , torna os estudantes mais um tijolo no muro, infelizmente. Por sorte temos as exceções. Quanto a resposta, penso que sou criativa, em alguns aspectos. E adoro meu trabalho, sinto prazer em sair pra trabalhar, em estar em contato com pessoas, ajudá-las a resolver problemas, tirar sua dor. E isso não está relacionado especificamente com a minha profissão em si, meu prazer é em ajudar, interagir.
Dos 100 milhões de Aborrecentes e Lares no Brasil, quem ouve Pink Floyd? Lê as letras? Pra mim o FUNK e TECNOLOGIA destruiu nossa juventude, NÃO as ESCOLAS.
@@ciroheadbanger2008 o funk e cultura . Bom é o que dizem .
Eu não trabalho com que gosto, então todos os dias pra mim é um pesadelo . As vezes da vontade de sumir .
@@Carlos-0000 , isso é muito ruim. Sei que muitas vezes é difícil mudar de profissão, até porque emprego está muito difícil,mas procura fazer algo que goste muito pra tentar equilibrar, se não dá pra mudar de profissão. Acho que ajuda nesse processo de " querer sumir".
@@patricialima0702 obg pelas dicas. Eu gosto de massagem , fiz cursos e estudei muito . Trabalhei por conta própria atendendo clientes nas casas, mas veio a pandemia e perdi tudo. Hoje trabalho com outra coisa. A massoterapia é minha terapia tb. Gosto quando cliente fica satisfeito com meu trabalho, pesquisei vagas nas áreas e não tem. Com tempo os dias foram se passando e eu deixei de lado o que gosto e cai na rotina de trabalhar o mês todo e ganhar 1000 e voltar pra casa. Fazer a mesma coisa a 2 anos e 6 meses, todos os dias a mesma coisa . Para mim é um clico infinito , um pesadelo infinito. Eu só não dou um tiro na cabeça porque tenho medo de ir pro inferno. Se não tivesse inferno eu daria um tiro em mim.
não só a escola mas a própria sociedade em espesifico a religião faz com que boa parte da nossa criatividade seja suprimida e as pessoas acabam vivendo como se tivessem uma ancora sempre as segurando. Eu nasci e cresci em berço cristão, já cheguei a quase ser um pastor, mas sempre fui curioso e sem medo de nada, até meu temor a deus era algo mais para mostrar um respeito para o outros do que algo real, minha curiosidade me fez ler e pesquisar tudo sobre a biblia e quando o que estava dentro dela parou de ser o suficiente eu comecei e estudar todo o mundo que havia fora da biblia, e foi como sair de uma caverna e dar de cara com um universo diferente. Hj sou ateu, mas procuro agregar em mim tudo de bom que todas as religiões do mundo que eu já conheci e virei a conhecer.
Passei por isso no colégio, hoje mais esclarecido sei do meu potencial que acima de muitas pessoas que sempre foram A+ ou são considerados A+, não estou desmerecendo ninguém e sim afirmando ser especial como todos somos capazes de se tornar.
É o que sempre digo: existem múltiplas inteligências e suas manifestações.
Hoje eu tenho 71 anos e me lembro das aulas de canto que tinha no colégio com a dna. Maria de Lourdes dos 7 aos 12 anos. Amava cantar no coral. São as melhores recordações do meu tempo de estudante.
Tentaram, mas não conseguiram… fui o rebelde, e hoje sou um buscador da essência. 🙏🏼❤️
Bem vindo ao clube buscador da verdade 🌸
Fui professor 10 anos de Robótica,quando tentava deixar as crianças serem criativas a escola me punia,chegou momento que não dava mais,só dou aula particular agora.
Parabéns pela coragem 👏👏👏
A criatividade é uma das chave para uma boa vida, é uma pena que a escola acabe matando ela. Muito obrigado pelo grandioso conteúdo, superleituras!
Ah sim. Uma geração de nerds doentes num quartinho detrás do PERFIL NO TWITTER ou CANAL no RUclips é a geração mais criativa que temos. Tik Tok com gatinho no ap. Casais agindo como retardados no Instagram. Ou geração CRIATIVA. Os artistas do Renascimento tremem. Os músicos clássicos e do Rock se ajoelham à criatividade da geração ukelele, trap, funk.
@@ciroheadbanger2008 concordo, a sociedade está bem doente. Funk, trap e sertanejo são as coisas mais criativas do mundo kkkkk
A pandemia e o tempo em isolamento social mostrou o quanto a Arte é importante. (Ainda mais pra quem não tinha se tocado da importância dela)
Na Pandemia, a "Arte" mais consumidas pelas famílias, homens e adolescentes vadios foi a Pornografia Americana. Não por acaso a empresa de entretenimento ue mais cresceu no EUA foi a plataforma de sexo OnlyFans. Chineses deram a tacada certinho pra deixar a sociedade capitalista mais biruta.
@@ciroheadbanger2008 Californication...
O menino nasce, vai pra creche desde cedo, entra na escola em seguida, termina a escola e já vai pro alistamento militar, depois vai entrar no mercado de trabalho. Quanto controle mental, não?
A escola me matou a vontade de estudar
Seja autodidata. Estude sobre o que te inspira, já começou? Não? Então?
Sou professor e sempre trago estas reflexões. Não conhecia esta forma de pensar deste autor, mas com Caio Rogers, psicólogo da corrente da Educação Humanista. Ainda na faculdade tive acesso ao pensamento de Rogers. Depois "Punir e Reprimir" de Focault e também Darcy Ribeiro no Brasil. Estes três autores trazem a refletir o modelo de ensino que é exatamente para formar mão de obra para a elite, não se preocupando com o "Ser", a vocação pessoal de cada um. O desejo interno. Foucoult dizia "As escolas modernas são como estábulos, onde os professores são os domadores, e os alunos os cavalos rebeldes". Ou seja, a escola está a serviço da elite econômica, moldando pessoas para servi-las, e não vendo suas pontecialidades e descobrindo formas para serem felizes.
Hoje com tanta informação na palma da mão, falta no meu ponto de vista coragem individual para buscar informações corretas, um bom professor e aqueles que sabem, e tem didática para ensinar, como disse um professor de filosofia que tive se no final de cada aula você acreditar fielmente em tudo que dice, então eu falhei.
Verdade! Criatividade é questionamentos...
O foco é imbecilizar p controlar!
Pura verdade. As escolas e os empregos, principalmente, não alimentam a criatividade deixando a relegada em um canto...
Ensinam errado, a começar pela lenda do descobrimento!
Nas próximas eleições vamos colocar a criatividade no poder....
A escola para mim era uma prisão. Só senti prazer em estudar depois que procurei me conhecer melhor, aprender mais história (verdadeira) e entendi que educação não é adestramento.
Eu desmontava as gaitas de boca para ver de onde vinha os sons, desmontava as bonecas enterrava. Com nove anos, fiz a decoração da minha sala de aula, com personagens da Disney em tamanho grande, tudo à mão, sem ninguém para me ensinar. Mas só recebi elogio da professora, porque fiz tudo na casa dela, na minha duvidaram que fui eu. Como professora de artes, fui podada dentro de escolas, porque tem professor de artes que é considerado esquisito, KKK...
Resumindo: não é somente a escola que poda a criatividade, a família ajuda a enterrar seus sonhos. Talvez a pedagogia Waldorf seja uma boa alternativa.
Maravilhosa
Esse vídeo resumiu como eu me senti. Ao terminar o Ensino médio ter olhado pra trás e ver que TUDO que aprendi de bom foi apenas nos anos iniciais de estudo. Até a 4 série. Depois foi apenas encheção de conteúdo e linguiça na minha cabeça nada que preste, tanto que nem lembro mais da maioria. O que aprendi com meus primeiros professores trago até hoje.
Uj
Alguns educadores querem respostas prontas e exclusivas. E despreza a criatividade do aluno
Nesse país ou você vira autodidata ou vira um robô do sistema.
Sou autodidata.
Concordo plenamente com você, eu também sou autodidata e é ótimo ser assim porque você aprende várias coisas por conta própria e não precisa depender da escola para isso, porque a escola com certeza não vai ensinar lições para vida, inteligência emocional, senso crítico, inteligência financeira, leitura e etc... A escola quer fazer os alunos robôs do sistema.
Immanuel Kant certa vez escreveu que "não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar". Se o sistema educacional fosse focado em ajudar o aluno a desenvolver e cultuvar suas próprias habilidades e aptidões naturais, não haveriam tantas pessoas frustradas na escola, na universidade e no trabalho.
André, é exatamente isso, cara. Sou professor e digo: você disse tudo. Mas essa discussão já existe e esta é a escola que se quer hoje em dia. Não existe especialista que vá contra isto que você falou. O problema é que esta escola dos nossos sonhos esbarra em um monte de impedimentos burocráticos, políticos, religiosos e econômicos. Mas o norte é este aí, amigo.
@@willgreen3119 Friederich Engels tem uma aproximação interessante à reforma do capital que ocorreu durante a Revolução Industrial. Isso afetou em várias áreas e criou necessidade do ensino compulsório nas escolas, como dito no vídeo. Porém, a escola realmente "congelou" devido a todas essas burocracias.
"haveria"
Eu sou frustado no trabalho, pos não trabalho com que gosto . Cada dia que passa , parece que estou em um pesadelo infinito.
@@andreluizlopes4541 Mas para Kant, o homem vive em sua menoridade, ou seja , na zona de conforto pelo qual ele mesmo é culpado. Ele ensina que devemos ter coragem de se servi do nosso entendimento sem a designação de outro individuo. Hoje percebo que as pessoas estão muito mecanizada, só pensam em trabalho, dinheiro e status, mas conhecimento e sabedoria são poucos que têm.
Quem é criativo de fato, a educação não tira isso. Antigamente era muito mais rígido que hoje, mas a vantagem é que os alunos aprendiam o conteúdo e não eram rebeldes sem causa ou sem noção.
Sou professora e esses tipos de vídeos, as famílias, os alunos, a mídia e todo mundo que quer aparecer matou em mim todo o desejo de ensinar, somos atacados constantemente, mas ninguém vai de verdade até uma escola para ver o que acontece lá dentro, o cansaço, a tristeza, a falta de material, a correria e os baixos salários.
Verdade. Todo mundo se acha capaz de opinar sobre educação. Mesmo sem ter o menor conhecimento sobre o assunto. Também sou professor.
Mentiram, pra nós o tempo todo ,e e continuam a mentir ainda ,mas alguns não estão mais dormindo
A verdade mora em ti, te escuta mais, e o silêncio, vai amar.
Na minha opinião nada é mais perigoso do que um professor ruim. Depois de formado em outra área, fiz uma licenciatura. Desisti de dar aulas após ter feito meu estágio obrigatório na escola. Fiquei impressionado negativamente com as atitudes de vários professores. O professor Pierluigi Piazzi dizia que existem alunos e estudantes e eu também acho que existem professores e educadores.
Vai dar aula manhã, tarde e noite na Área Rural ou numa favela do PMDB com filhos de traficante. Pra ganhar R$2000 vai lá super homem. Ou mulher maravilha.
@@ciroheadbanger2008 quer ganhar mais? Mude de profissão. Não jogue sua frustração em quem não tem nada a ver com ela. Quem vai pra sala de aula prejudicar pessoas porque é frustrado e incompetente para mudar de área, é criminoso. Simples assim.
@@ciroheadbanger2008Melhor trabalhar de Uber ou motoboy. Rende bem mais q 200k pra quem tá disposto a trabalhar muitas horas.
To na mesma.. entrar na EDUCAÇÃO Foi um Choque Que me ajudou a entender o porquê o BRASIL ESTA ASSIM. Muito profissional MEIA BOCA, muita gente MENTE FECHADA/TAPADO . A qualidade é BAIXA , o que salva são os valores de muitos da educação. Tu vê que o nivel ta meia boca ja na faculdade, no estágio e depois em alguns casos PIORA. Junta aquele monte de pessimista, militante e emocionado e vira uma espiral Negativa. NEM VEM FALAR DAS CONDIÇÕES pq tem profissionais bons mesmo sob condições PESSIMAS. Ta cheio de borracheiro bom, lavrador Bom, Policial Bom, enfermeiro do sus Bons etc e as condições deles são BEM ruins no geral. Tem alguns doutrinadores e MUITOS Doutrinados, coitados que nem sabem disso e apenas repetem como PAPAGAIOS a doutrinação recebida, tudo pq vieram pra faculdade sem repertório algum então sequer tinham como saber se estavam sendo ensinados, doutrinados, enganados ou evoluidos.
Professor pra mim não é educador.
A escola deve mudar e incentivar a criatividade de diversas formas.
Minha criatividade é observada e comentada pelas pessoas ao meu redor. Só queria aprender a converter um pouco disso em renda financeira, mas está dificil de virar essa chave kkk. Uma hora a gente chega lá.
Sofro com essa mesma dificuldade, mas só o fato de termos o privilégio de manter nossa criatividade intacta já é um feito maravilhoso, a grande maioria sofre consequências muito mais cruéis com as sequelas do período escolar e nossos mecanismos de "ensino".
Estou aprendendo viajando sem grana e ficando em lugares que muitos estudantes e professores nunca vão conhecer
Obg obrigado por compartilhar
Sucesso
Show irmão, eu moro em Arroio do Sal, uma praia do norte do RIo grande do Sul, eu e dois filhos, somos músicos. Eu Compus mais de mil músicas, blues jazz... Se passar pelo sul, procure professor de música... Lagarto
Sou um vale da morte 🏜 me permitindo mudar o meu clima e me banhar pela chuva quando ela vier.
A humanidade viverá um outro grau de liberdade, muito diferente do até então conhecido, quando não mais existirem presídios, hospitais psiquiátricos e as escolas.
Respondendo sua pergunta: Não sou criativo. Faço o que tem de ser feito da melhor maneira possível para minha cognição. Não vou mentir: Tenho medo deste tipo de pensamento. Contudo, é assunto que merece uma profunda reflexão.
Uma das 1 coisas é dizer que um calculo é um problema.
Pense e reflita.
Buscar o conhecimento por conta própria isso o sistema oculta de nós, pois eles que apenas que sejamos marionetes deles.
Apito,fila ,entrar...FÁBRICA ..
Ainda querem hino e oração pra
" melhorar"
É a curiosidade que leva o homem ao conhecimento.
Que vídeo incrível! Muito obrigada por estimular minha curiosidade, descobrir seu canal a algum tempo foi um achado. Parabéns! 👏
Para adicionar um questionamento. Eu super percebi isso quando fui morar fora do Brasil. E não é em todos os lugares que as escolas são desse jeito, ou pelo menos não tão sem sentido como é no Brasil.
Atualmente eu moro na Argentina, e além de que aqui as pessoas são muito mais politizadas, eu percebo que primeiro não existe uma necessidade de fazer "faculdade" para ser alguém, aqui eles valrizam todos os níveis de educação, desde a educação infantil, ao ensino técnico e a universidade realmente se incentiva quem realmente uer ter um estudo universitario, e aqui a educação universitaria não é realmente pra vc sair especialista e cientista naquilo que vc decidiu fazer, porque não adianta vir com respostas prontas, vc tem que pensar, porque além de que eles costumam ter provas orais, a pessoa que toma a sua prova, ela sempre vai te perguntar o porquê das coisas. Inclusive sinto que só aprendi a estudar aqui.
Eles tem educação epistemiologica (pensamento cientifico) desde cedo na maioria das escolas. E é muito luco, porque quando comecei a estudar aqui, comecei a perceber isso, que eu não sabia estudar, porque sempre buscava respostas prontas, e eu não sabia nem COMO questionar o conteudo que chegava pra mim, era assim porque era assim, e as perguntas dos meus companheiros de repente pareciam árabe, eu não entendia porque eles "complicavam" as coisas hahahahaha, hoje eu entendo que na verdade isso é pensar hahaha, e quando eu comecei entender como perguntar para entender as coisas a través da lógica e não só de maneira mecânica, a minha vida mudou, e hoje eu sinto muita necessidade de tentar ajudar as pessoas a verem que elas podem fazer de um tudo se elas começarem a fazer as perguntas certas, e usar isso para pensar fora da caixa.
Verdade. Mas a família também tem culpa na educação dos filhos.
Na minha escola tinha uma professora que era evangélica e falava de Karl Max e Che Guevara com água na boca!
Acredito que tanto as escola em geral como os alunos devem entrar em um consenso
Lembrei muito de Paulo Freire!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu fui o pior aluno da minha classe. Eu não tinha vontade ou curiosidade de aprender o que me era jogado, eu não tinha muita consciência do que era, mas então uma vez, por acaso, eu escrevi um poema para uma garota que eu gostava e então comecei a escrever mais e mais poemas. Contudo, eu não lia, tinha uma falta de vontade enorme. Após eu me formar, eu comprei um livro, a divina comédia de Dante, eu me apaixonei pela obra e comecei a buscar mais livro do gênero, Eneida, Odisseia, Ilíada, Paraiso Perdido, Os lusíadas e etc. Através desses lixos, eu tive de estudar história para entender, estudei sobre a Grécia, sobre a Europa, sobre Roma, sobre o renascimento, iluminismo, a revolução francesa e etc. Passei a ter um gosto por estudar culturas, línguas, artes e respeito muito a exatas, embora eu ainda não tenha uma vontade tão grande de entrar na parte prática. Tenho uma pequena biblioteca no meu quarto, tenho feitos historias narradas através de versos, de poesia, atualmente estou escrevendo os mitos gregos/romanos, mas vou, também, escrever sobre as tragédias. No meio de toda a busca que eu iniciei por curiosidade, por vontade própria, eu descobri que amava pintura e musica, passei a estudar a arte como uma todo. Nunca pensei que teria gosto por essas coisas, mas descobri que era bom em fazer poesia, mas nunca me mostraram isso na escola. Lembro que me mandaram ler machado de Assis, um trecho dos os lusíadas e Shakespeare e eu odiei aquilo profundamente, mas hoje gosto muito de Machado de Assis. Em suma, eu busquei sozinho e sozinho eu estudei, tive uma vontade natural de buscar por alguns assuntos que nunca me seria apresentado na escola e que tampouco seria me incentivado a buscá-lo, pois não é do interesse do mercado as minhas qualidades e infelizmente não posso dedicar todo meu tempo em meu ofício, pois tenho de trabalhar para poder bancar as minhas inquisições.
Espero poder ler um dia, um livro com sua autoria
As escola ensina a decorar e não pensar. Percebi isso no segundo ano.
A escola bem q tentou, mas tive uma ótima professora.. e é por isso q contínuo a escrever meus livros.
Concordo.!! Estou na busca de algo que me complete nesse sentido louco da vida.
A sua essência é o reflexo de Cristo, como ele era? Fica a dica.
Depois que eu voltei da escola nunca mais consigui despertar o que me fazia bem, como dançar, vivo preocupado sem saber o q fazer. Eu tenho que ser feliz fazendo o que eu gosto n só viver por dinheiro. Quero mais LIBERDADE. Teu 14 anos é sou tao confusa, mais também tenho sonhos e queria poder desenvolvelos antes q eu fique mais velha. Meus pais falam q tenho que me preocupar com o futuro,mais ninguém se preocupa com a liberdade.
Verdade pura .nos não temos o problemas nenhum na humanidade .tudo já foi resolvido em algum lugar do mundo .parabens
E o que a gente faz agora? Acabaram comigo... Eu não sei do que eu gosto, nunca soube... Estou no 3° ano e a única coisa que fiz minha vida toda foi fazer trabalho e lição de casa... Me ajuda.
Muito interessante,nós fazer enxergar essa robotização humana ,mas como mudar nos nossos filhos...
Muito legal, não conhecia Ken Robinson, tenho pouco conhecimento das inteligências múltiplas e da inteligência emocional, mas é com muita tristeza que concordo com o super leituras. Nosso sistema educacional precisa passar por uma profunda reflexão... inclusive acho que a própria sociedade precisa pensar com mais carinho o que significa educação. Isso dá tese de doutorado! Estamos todos falhando e apontando dedo uns para os outros, o tempo indo embora e gerações passando. É muito sério! Estamos falando de vidas, de seres humanos, cada um com sua particularidade e talentos.
A Escola não "matou"nada em mim,desenvolvi um censo crítico sobre mim,sobre diversos assuntos e uma criatividade ímpar, fui incentivado por dois professores (Geografia/História),hoje também sou professor de Geografia,mas diferentemente da minha época de escola anos 90,hj a grande maioria dos professores aniquilam a criatividade do aluno,não desenvolvem a criatividade, a crítica e principalmente a boa ambição, aquela que faz vc não se conformar com o que o Sistema te apresenta em prol de respostas e comportamentos condicionados a sr conformar, sinceramente não sei até aonde isso é coincidência, acho que é propositadamente ,veja s quantidade de analfabetos funcionais por exemplo,é para refletir.
E se a pessoa não gosta do que faz, como a maioria? Eu sei, eu sei, "se vc não gosta de onde está, mova-se, vc não é uma árvore". Preciso criar coragem pra fazer isso.
Nossa voces nao falham em nem uma. Obrigado por estarem Ai. Deus abencoe voces
Parabéns! Este video é excepcional ilumina nossas reflexões, e nos aparta do rebanho criado para sustentar a elite dominante !...
Lembro que na sala de artes, a aula era desenho livre. Quando começava a desenhar algo da marvel, DC ou até mesmo animes (Hentai não...kk), a professora vinha respeitosamente, elogiava, e sempre aconselhava desenhar algo mais "real", já que na opinião dela eu tinha talento. Então depois de umas aulas, me pediu para desenhar o Che Guevara, e outros que vcs já devem imaginar. Fiz o desenho, mas hj sabendo da verdadeira história dos caras, não faria. Independente desse lado da maioria das professoras que tive, sigo com boas lembranças das aulas.
A minha dignidade total ..
Fato Fora dás Escolas o aprendizado é completo okey Sem diploma 📜 más tudo que aprendi faz com amor é perfeiçoeis ✊✍️✍️🙏👩⚖️
Sextar na vida, significa morrer?
Ou chegar no momento mais feliz dela?
Sextar é quando o povo chega na sexta feira e se sente livre para viver o fim de semana, aguardam esse dia com adoração pois são escravos do sistema, e vão ser eles próprios algum tempo,... Ou o que pensar lhe fazer felizes.
Alguns dos meuas professores até tentaram mais eram muito burros e não conseguiram .
Os outros me ajudaram muito
Sempre comento isto, a escola é eliminados da criatividade. Temos uma prisão curricular (grade curricular), uma linha de produção causadora do desinteresse dos estudantes. Pensar fora da caixinha é para poucos, na atual conjuntura vivemos na escola uma linha de produção, onde o produto final é de baixíssima qualidade. As faculdades doutrinadoras existentes eliminam a vontade de muitos em fazer pesquisas, para limitarem-se apenas ao contrato social, nota de 0 - 10, que isto nada !aos é do que ser medíocre.
Tem gente que enche o saco com esse tal de sextou
Sensacional. O conteúdo é riquíssimo para o desenvolvimento de pessoas com limitações impostas pelo sistema. Bacana a bessa.
Muito bom!
Na minha opinião, há o desafio pela criatividade mas também o da conformidade!
É necessário ter criatividade, mas precisamos seguir regras de convivência, de execução de determinados procedimentos, leis, etc.
Talvez a saída seja mesclar partir da conformidade para a criatividade em alguns casos (viabilizando improvisos, por exemplo) e sair da criatividade para a conformidade (descobrindo que improvisos ou acasos decorrentes de observações podem se tornar práticas).
Enfim, é bem desfiador...
Caramba esse vídeo abriu minha mente, é pura verdade, sinto pena de não ter ouvido isso aos 15 anos de idade, iria mudar uma geração vendo por esse lado do prisma
Sim
Eu já desenhei um cara segurando um armário numa bicicleta de 0 rodas
Tá isso foi uma brisa pqp
Mas eu realmente tenho um pouquinho de criatividade, já fiquei 5 horas pensando numa 2 historia de Naruto
Vídeo muito necessário e edificante, obrigada! Vocês são tops! Bom dia. Deus os abençoe sempre. 💜☀
Além da filosofia do ensino concretista e formatador, um dos fatores que inibem a criatividade, ou ao menos a atrofia, é a timidês. Penso ser muito importante se difundir no ensino básico disciplinas que cultivem a extroversão. Que motivem as crianças a se exporem e vencer seu medo de público. Com professores bem instruídos e com boa sensibilidade edifica se na criança um cidadão sem traumas de falar em público.
De cara isso provocaria uma enorme melhora na qualidade dos nossos políticos.
Eu não me sinto uma pessoa criativa,fico muito triste por não ser....vejo tantas pessoas sendo parece q só eu não consigo....😞! Vídeo excelente. 💜
Ô, Nathállya! Vamo começar mudando esse pensamento aí! Não acredite nisso. Talvez vc apenas precise se conhecer melhor e se dar uma chance. Fica no q vc faz bem!
@@SUPERLEITURAS bom diaa,quase tarde,rs! Entendi, vdd! Muito obrigada pelo apoio....tenham um ótimo dia. ❤🍃
Sou super criativa , do limão faço limonadas .
Jak Má do alibaba tambem esta na lista em criatividade fora do sistema educacional padrão...
O sistema que fazer nós de marionetes.
Através da criatividade.
Palmas para o Pai dele que lhe mostrou o caminho
Criativo?! Não sei, acho que sim penso que não( KK ), porém contudo todavia, minha sede por conhecimento e por aplicá-los da melhor forma possível de acordo com minha verdadeira identidade, continua a não enxergar o seu devido limite...
Adorei esse canal tudo o que eu procurava esta aqui. valeu
Parabens pelo ótimo trabalho.
Cadê Jean Piaget?
Gostaria de elogiar a produção e apresentação do vídeo. O conteúdo está disposto de forma clara e sem ficar cansativo, na verdade, se fosse mais longo tenho certeza que ainda estaria interessante 😉
Todos os centros escolares hoje em dia tem seus objetivos. O público é não educar para manter o sistema serviçal escravo existente no país, além de não gastar o mínimo com este serviço público, com isso não supri suficientemente as escolas pois paga mal aos professores e não supri o suficiente com material didático e operacional. Tudo falta nas escolas públicas. Por outro lado as privadas investem bastante em publicidade pois querem consumir alunos para manter o sistema capitalista funcionando, também pagam mal aos professores padronizando o sistema de ensino assim o professor não precisa ser um educador é só seguir o cronograma e programa das aulas. Ambas seguem a cartilha do MEC, que diga-se já é arcaico o suficiente e que pode ficar em 60% ministrado que está tudo bem. O único objetivo das escolas privadas é ganhar dinheiro e das públicas é tentar jogar para as privadas para não onerar o serviço público. Tudo é definido pelo capitalismo, nada diferente disso a anos.
Bacana ...
Google, Apple = digital q e = exatas ...
Concursos públicos seguem a mesma linha.
Eu sou criativa, sou professora e busco muito levar isto para os meus alunos.
Estudei em escola pública só aprendi a ser vítima e que o comunismo è a solução para o mundo. Até a 8 série eu ainda concordo, passou disso è perca de tempo!
O ensino deveria ser livre.
Top!! Seus ensinamentos. Gratidão!
Eu amo esse som de violino ao fundo, me faz mais me refletir sobre os temas.
Momento que existe uma regulação da educação via ministério da educação Orwelliana, está se torna monopólio estatal, não existe livre mercado e sim um monte de burocracia estatal, não espere que tenhamos educação, pois sem sistema de preço, não existe interesse em ter um serviço (educação) boa.
Um adendo, vê criadores de conteúdo via tiktok, maluco ganha milhões usando-o sua criatividade artística.
Que na qual poderia ser maximizada através de mais dedicação a tal. Qual o pensamento do soça Orwelliano médio? Ah, este deve abandonar o App ou perder mais tempo "estudando" para entrar numa faculdade.
Seguindo todo desenho de plano ideia que seria o ideal mas na prática não é assim.
O segredo dos deuses e a verdadeira história da humanidade,, vídeo com Maria Pereda no RUclips
Perfeito!
Sigo o Superleituras, mas este foi o melhor! Sou artista e professora, por mim mudaria todo o sistema de ensino do Brasil. Começando por ensinar as crianças a plantar árvores frutíferas, depois ipes, construir hortas e jardins. Segundo a escrever suas próprias histórias e poesias. Parar de impor leituras com mais de cem anos, começando da atualidade. Todos deveriam aprender a tocar um instrumento, aprender a dançar, a declamar, a desenhar, a pintar. Mas acima de tudo a cultivar valores humanos: verdade, humildade, Bondade, Amizade, beleza interna, dividir os alimentos, .....
Deveríamos aprender na escola sobre nutrição e alimentação saudável, direitos em geral, economia, investimentos, inteligência emocional, oratória, jogos como xadrez para trabalhar o raciocínio lógico, áreas relacionadas à tecnologia , por exemplo, programação. Enfim, todas as matérias que inclusive ensinadas hoje podem ser que sejam úteis para alguns, mas não para outros. É exatamente por isso que o que deveria ser ensinado é o que com certeza vai participar e os que tem mais chance de englobar a vida do indivíduo.