Após 22 anos de experiência no mundo da programação estou assistindo a unificação da programação. Desenvolvedor Backend virou o Arquiteto de Software . O que tu fala no vídeo são tópicos de arquiteto e não de desenvolvedor . A tarefa o desenvolvedor é codificar as tarefas de acordo a arquitetura já definida pelo arquiteto . Sei que isso e solicitado nas entrevistas mas é mais uma jogada das empresas para ter um cara faz tudo e aumentar o lucros.
Eu nunca ouvi vaga de arquiteto. Quando li oq escreveu, me veio alguma lembrança de já ouvi falar em arquiteto qnd tava começando a programar. Tanto nas vagas q vejo, que trabalhei e todos os devs que conheço, são todos devs. Acho que é ao contrário do que disse, antes era arquiteto e hoje é uma coisa só. Nunca vi um cara que planeja para outro executar nos últimos anos.
@@ProgramadorABordo É o que falei , a um tempo essa função tinha o nome de Arquiteto de software .Hoje isso mudou e as funções cada vez mais são agrupadas em uma pessoa só. Essa pessoa tem que ter todo o conhecimento , tu tens que fazer analise definir a arquitetura , e codificar . Ou seja as empresas querem um faz tudo para pagar um salário que depois não compensa todo esse estudo e conhecimento . Isso aumenta o lucro das empresas , pois antes precisavam de 3 pessoas hoje fazem tudo com uma só .
Excelente comentário, a carga de estudo e conhecimentos que as empresas estão exigindo é para sugar ao máximo o trabalhador, infelizmente a mentalidade que predomina é do cada um por si, pensar em união entre funcionários chega a ser ofensivo para a maioria, e quem paga somos nós todos. O ideário do "empreendedor" é uma armadilha
Concordo com vc, essa preparação é pra vaga de arquiteto/engenheiro, o programador/desenvolvedor e as vezes até o analista de sistemas é o cara que vai usar frameworks padroes de projeto arquitetura etc que o arquiteto/engenheiro de software definiu, geralmente é o cara lider tecnico do time ou um senior com mts anos de experiencia ou um especialista.
Se eu passasse por uma entrevista dessas HOJE, eu passaria vergonha... e olha que sou programador desde 2009. Esse é o problema de se focar só em linguagem e deixar de lado todo o resto.
Sei como é brother! As vezes muito por causa do emprego também, a gente fica numa bolha e quando vai fazer um processo em uma empresa maior, temos um choque de realidade. O segredo é sempre tentar se manter atualizado, seguir bons blogs de arquitetura e escalabilidade e tal.
Especifique no título que esses tópicos são para entrevista Pleno/Sênior, senão quem está iniciando como Júnior vai sair estudando tudo isso já para a primeira vaga
Muito obrigada por seu vídeo, de fato já caíram muitas perguntas dessas para os processos seletivos que fiz para back-end. E preciso dizer que gostei muito dos pontos abordados por tópicos, com exemplos concretos de como poderia ser resolvida a questão, é bastante objetivo. Seria muito legal um vídeo de aprofundamento sobre cada tópico desse!
Parabéns, estou em vias de fazer um processo seletivo, o meu primeiro para DEV e esse vídeo me ajudou muito a ter um pouco mais de clareza sobre como é a entrevista, seria legal ter divido entre entrevistas de júnior, pleno e sênior, pois acredito que são exigências bem diferentes.
Assistir esse vídeo e não dar um like no mínimo é sacanagem kkkk... Ótimo conteúdo, abordou diversos temas e todos eles mega importantes dentro de uma arquitetura backend. Esse conteúdo serve para todos os níveis de dev, mas quem deve se preocupar mais é de pleno para cima ( quem é junior, é um excelente vídeo para "abrir os olhos" diante das arquiteturas existentes e ter o mínimo de noção do ecossistema). Ótimo vídeo. Parabéns.
Valeuu Igor! De fato a ideia é dar dicas para dev de pleno pra cima. Mas também orientar com os tipos de conteúdo que o dev iniciante deve se preocupar, como você mesmo disse! Muito obrigado pela mensagem!
muito top o vídeo, realmente nós programadores nos fechamos muito para somente fazermos nosso trabalho de codificar e pronto, mas vendo essa abordagem que vc levantou chego a conclusão que preciso melhorar mto profissionalmente rsrs
O cara pra saber tudo isso que falou no vídeo tem que ser sênior de 20 anos, super ativo no mercado, tipo "o cara" e ainda vai ser difícil encontrar viu! haiuhauihauhia... Mas obrigado pelas dicas, já dá pra filtrar algumas coisas e focar.
Fala Ayrton, to procurando um CTO para criar um time in-house na minha empresa. Ainda trabalhamos com um time de outsourcing de TI. Sera que voce poderia me ajudar dando uma consultoria? Adorei o seu video, muito bom mesmo, um dos poucos videos no YT que explica muito bem as principais questões que devemos usar numa entrevista para beck-end. Parabens.
ayrton depois teria como fazer vídeos dando dicas de como trabalhar com web em cidades onde o mercado de tecnologia não é tão grande ? likeeee valeu pelos vídeos
Muito bom, mas acrescentaria a importância de skills comportamentais que muitas vezes não são tratadas dentro de entrevista e isso é de suma importância para um time engajado, tornando o clima agradável e que impacta diretamente na qualidade das entregas.
Sim, com toda certeza isso faz toda a diferença também!! Na empresa que trabalhei, você só tinha promoções se estivesse alinhado o comportamental junto com o técnico!
Sim. Para júnior não.. tentei abordar tópicos gerais, que cai em níveis mais avançados. Serve como uma direção também para quem está iniciando seguir os estudos
O dev back-end tem que conhecer infra. Saber conversar com o pessoal da infra para saber o melhor para o seu projeto. Não só isso, o backend tem que saber levantar toda a infra do seu projeto. Hoje tem um universo em relação a infra e não só hardware! Existe o cara que de fato fica na infra/hardware/redes (isso eu nem citei no vídeo) e existe o cara de operação e devops (que é um dos tópicos que levantei no vídeo: escalar aplicação), mas vai muito além disso. Só complementando, o back tem que saber um cado de infra e de front... Assim como o de front precisa conhecer um cado de back e o mínimo de infra/OPs O dev back-end tem que saber projetar sua aplicação para escalar, performar, automatizar processos de deploy, testes, qualidade de sotware e muito mais :) É claro que um dev assim é mais experiênte, é no mínimo pleno.
@@ProgramadorABordo conhecer infra, saber conversar ok. Mas vejo muito backend quem nem sabe os principio da POO e SOLID que não é pouco coisa. Acho inviável termos um backend "canivete suíço".
@@eltonprng Fala!! Mas não é ser exatamente um canivete suíço. A ideia não o dev back-end atuar também na infra. É saber de fato conversar com a galera de infra, planejar um projeto juntos e saber trazer ideias... Muitas vezes pode ter problema na aplicação e é ideal que o dev back-end saiba identificar caso um problema veio da infra. Só que é claro, vai ter o profissional responsável pela infra o dev backend (pessoas diferentes) :)
Programador tem que saber tudo, senão ele é meio programador, e não adianta tb ele apenas entender de arquitetura, de pipes lines, de docknizaçoes,...de chaches,..e os bicho a quatro,.. se ele não tem dominio completo do basicão de lógica de programação e desenrolar o código resolvendo diversos problema de quebra cabeça, ele fica estagnadão e não desenvolve nada novo, só copia as logicas de negocio, programar é matemática pura, ja começa do computador que é uma calculadora.
Faaala Kevin! Para Jr. não! Para jr é mais simples, é sempre bom ter uma noção geral do que são cada fase dessas. Tenho um vídeo aqui no canal que digo o que acho que um dev junior deve ter! Abss
Falaa Andrew! Fica calmo! rs A boa notícia é que TUDO isso, se pode aprender ;) Dá pra aprender na prática, testando em casa ou nas empresas, dá pra aprender lendo livros, fazendo cursos, assistindo vídeos. Estou preparando um curso que tem todos esses tópicos (menos sobre o código legado) e tenho certeza que seria ótimo pra você :) Também vamos falar muito sobre esses tópicos aqui no canal no desenvolvimento da plataforma EAD
Patricia, alguém que atenda a todos esses requisitos é alguém já senior, com anos já no mercado. Queria trazer esses tópicos para reforçar e também para os iniciantes ter um guia do que estudar! Se está no início, não desista! Use como referência e saiba que para um junior esses requisitos em um processo seletivo não se aplica ;)
🔥 𝗔𝗨𝗟𝗔𝗦 𝗔𝗢 𝗩𝗜𝗩𝗢 𝗦𝗢𝗕𝗥𝗘 𝗗𝗘𝗦𝗘𝗡𝗩𝗢𝗟𝗩𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗪𝗘𝗕 𝗧𝗢𝗗𝗔 𝗦𝗘𝗠𝗔𝗡𝗔
👉 programadorabordo.com.br/aulas
🟡 𝗠𝗘𝗨 𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢 𝗗𝗘𝗦𝗘𝗡𝗩𝗢𝗟𝗩𝗜𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗪𝗘𝗕 𝗝𝗔𝗩𝗔𝗦𝗖𝗥𝗜𝗣𝗧 𝗥𝗔𝗜𝗭
👉 jsraiz.com
🔵 𝗖𝗔𝗡𝗔𝗟 𝗧𝗘𝗟𝗘𝗚𝗥𝗔𝗠 𝗖𝗢𝗠 𝗠𝗔𝗧𝗘𝗥𝗜𝗔𝗟 𝗘𝗫𝗖𝗟𝗨𝗦𝗜𝗩𝗢
👉 t.me/canalprogramadorabordo
🟠 𝗠𝗘 𝗜𝗡𝗗𝗜𝗤𝗨𝗘 𝗡𝗢 𝗚𝗜𝗧𝗛𝗨𝗕 𝗦𝗧𝗔𝗥
👉 Coloque o meu usuário GitHub @ayrtonteshima e comente sobre meus conteúdos aqui no canal
stars.github.com/nominate/
*INSTAGRAM*
@programadorabordo
*TWITTER*
@devabordo
Após 22 anos de experiência no mundo da programação estou assistindo a unificação da programação. Desenvolvedor Backend virou o Arquiteto de Software . O que tu fala no vídeo são tópicos de arquiteto e não de desenvolvedor . A tarefa o desenvolvedor é codificar as tarefas de acordo a arquitetura já definida pelo arquiteto . Sei que isso e solicitado nas entrevistas mas é mais uma jogada das empresas para ter um cara faz tudo e aumentar o lucros.
Eu nunca ouvi vaga de arquiteto. Quando li oq escreveu, me veio alguma lembrança de já ouvi falar em arquiteto qnd tava começando a programar.
Tanto nas vagas q vejo, que trabalhei e todos os devs que conheço, são todos devs.
Acho que é ao contrário do que disse, antes era arquiteto e hoje é uma coisa só.
Nunca vi um cara que planeja para outro executar nos últimos anos.
@@ProgramadorABordo É o que falei , a um tempo essa função tinha o nome de Arquiteto de software .Hoje isso mudou e as funções cada vez mais são agrupadas em uma pessoa só. Essa pessoa tem que ter todo o conhecimento , tu tens que fazer analise definir a arquitetura , e codificar . Ou seja as empresas querem um faz tudo para pagar um salário que depois não compensa todo esse estudo e conhecimento . Isso aumenta o lucro das empresas , pois antes precisavam de 3 pessoas hoje fazem tudo com uma só .
@@obalconn Mto bem colocado.. boa parte dos topicos abordados são focados em um desenvolvedor.. muito mais aplicado para um arquiteto.
Excelente comentário, a carga de estudo e conhecimentos que as empresas estão exigindo é para sugar ao máximo o trabalhador, infelizmente a mentalidade que predomina é do cada um por si, pensar em união entre funcionários chega a ser ofensivo para a maioria, e quem paga somos nós todos. O ideário do "empreendedor" é uma armadilha
Concordo com vc, essa preparação é pra vaga de arquiteto/engenheiro, o programador/desenvolvedor e as vezes até o analista de sistemas é o cara que vai usar frameworks padroes de projeto arquitetura etc que o arquiteto/engenheiro de software definiu, geralmente é o cara lider tecnico do time ou um senior com mts anos de experiencia ou um especialista.
Se eu passasse por uma entrevista dessas HOJE, eu passaria vergonha... e olha que sou programador desde 2009. Esse é o problema de se focar só em linguagem e deixar de lado todo o resto.
Sei como é brother! As vezes muito por causa do emprego também, a gente fica numa bolha e quando vai fazer um processo em uma empresa maior, temos um choque de realidade. O segredo é sempre tentar se manter atualizado, seguir bons blogs de arquitetura e escalabilidade e tal.
Especifique no título que esses tópicos são para entrevista Pleno/Sênior, senão quem está iniciando como Júnior vai sair estudando tudo isso já para a primeira vaga
rpz eu ja tava ficando triste kakakaskaka
Muito obrigada por seu vídeo, de fato já caíram muitas perguntas dessas para os processos seletivos que fiz para back-end. E preciso dizer que gostei muito dos pontos abordados por tópicos, com exemplos concretos de como poderia ser resolvida a questão, é bastante objetivo. Seria muito legal um vídeo de aprofundamento sobre cada tópico desse!
Amo backend e me perco muito em que estudar, esses topicos me ajudarão muito!
Boaaa! Veja na descrição também os links! Vão ajudar demais :)
Muito bom o vídeo!!! Realmente tem coisas que não se vê por aí na internet, boa!
Valeuuuu Hector!! Sempre marcando presença nos comentários dos vídeos hhaha valeu!!
Parabéns, estou em vias de fazer um processo seletivo, o meu primeiro para DEV e esse vídeo me ajudou muito a ter um pouco mais de clareza sobre como é a entrevista, seria legal ter divido entre entrevistas de júnior, pleno e sênior, pois acredito que são exigências bem diferentes.
Valeuu Iago!! Pode crer, esses tópicos do jeito que abordei, está mais pra senior!
Foi o melhor vídeo que vi até agora sobre o tema, coloquei no favoritos com esse nome: "O que um bom dev backend deve saber"
Demaiiis Fellipe!!
Assistir esse vídeo e não dar um like no mínimo é sacanagem kkkk...
Ótimo conteúdo, abordou diversos temas e todos eles mega importantes dentro de uma arquitetura backend. Esse conteúdo serve para todos os níveis de dev, mas quem deve se preocupar mais é de pleno para cima ( quem é junior, é um excelente vídeo para "abrir os olhos" diante das arquiteturas existentes e ter o mínimo de noção do ecossistema).
Ótimo vídeo. Parabéns.
Valeuu Igor!
De fato a ideia é dar dicas para dev de pleno pra cima. Mas também orientar com os tipos de conteúdo que o dev iniciante deve se preocupar, como você mesmo disse!
Muito obrigado pela mensagem!
muito top o vídeo, realmente nós programadores nos fechamos muito para somente fazermos nosso trabalho de codificar e pronto, mas vendo essa abordagem que vc levantou chego a conclusão que preciso melhorar mto profissionalmente rsrs
Que demais, Walter!! Pra muito empresa e projetos complexos esses conhecimentos são essenciais!
Parabéns!
Ótimo vídeo mano, estou agrandando ansioso vídeo de front-end.
Faz um vídeo mostrando um pouco desses seus livros ai. Vi que tem uns de web kkkkkk
Hahhaha tem muito livro antigo, inclusive vários de design kkkkk valeu mano! Estou trab no vídeo de front ;)
E aí Ayrton... Sou eu aqui dnv. Obrigado por compartilhar essas ajudas com a gente!
Boaaa! Valeu Nilton!!
Seu canal é sensacional
Opa, valeu mesmo brother!! Não deixe de compartilhar se curtiu o vídeo hehe e qualquer dúvida, só deixar nos comentários! :)
Parabéns pelo vídeo, muito bem explicado e objetivo !!
Obrigada pelo conteúdo! Gratidão 🙏
Mano parabéns pelo conteúdo!! Show de bola !!!
O cara pra saber tudo isso que falou no vídeo tem que ser sênior de 20 anos, super ativo no mercado, tipo "o cara" e ainda vai ser difícil encontrar viu! haiuhauihauhia... Mas obrigado pelas dicas, já dá pra filtrar algumas coisas e focar.
Excelentes pontos!
Valeuu Rapha!
@@ProgramadorABordo tmj irmão!!!
Parabéns pelo vídeo!!!
Muito obrigado, Jhonathan!!
excelente video! Ajudou bstante
Muito muito bom!!! Parabéns pelo vídeo!!
Valeuuu Andrey!!
Fala Ayrton, to procurando um CTO para criar um time in-house na minha empresa. Ainda trabalhamos com um time de outsourcing de TI. Sera que voce poderia me ajudar dando uma consultoria? Adorei o seu video, muito bom mesmo, um dos poucos videos no YT que explica muito bem as principais questões que devemos usar numa entrevista para beck-end. Parabens.
Fala Lukasz. Pode me add no linkedin? /in/ayrtonteshima
ayrton depois teria como fazer vídeos dando dicas de como trabalhar com web em cidades onde o mercado de tecnologia não é tão grande ? likeeee valeu pelos vídeos
Ótima ideia!! Anotei aqui para falar disso breve ;)
Muito bom, mas acrescentaria a importância de skills comportamentais que muitas vezes não são tratadas dentro de entrevista e isso é de suma importância para um time engajado, tornando o clima agradável e que impacta diretamente na qualidade das entregas.
Sim, com toda certeza isso faz toda a diferença também!! Na empresa que trabalhei, você só tinha promoções se estivesse alinhado o comportamental junto com o técnico!
Mais um vídeo foda.
Obrigadão brother! Espero manter o nível "foda" nos próximos também haha qualquer dúvida, só comentar ;)
Acho que tem coisas ai que não seriam perguntadas para uma vaga de júnior por exemplo
Sim. Para júnior não.. tentei abordar tópicos gerais, que cai em níveis mais avançados. Serve como uma direção também para quem está iniciando seguir os estudos
porque um programador vai se meter em uma questão que é de infra ?
O dev back-end tem que conhecer infra. Saber conversar com o pessoal da infra para saber o melhor para o seu projeto. Não só isso, o backend tem que saber levantar toda a infra do seu projeto. Hoje tem um universo em relação a infra e não só hardware!
Existe o cara que de fato fica na infra/hardware/redes (isso eu nem citei no vídeo) e existe o cara de operação e devops (que é um dos tópicos que levantei no vídeo: escalar aplicação), mas vai muito além disso.
Só complementando, o back tem que saber um cado de infra e de front... Assim como o de front precisa conhecer um cado de back e o mínimo de infra/OPs
O dev back-end tem que saber projetar sua aplicação para escalar, performar, automatizar processos de deploy, testes, qualidade de sotware e muito mais :) É claro que um dev assim é mais experiênte, é no mínimo pleno.
@@ProgramadorABordo conhecer infra, saber conversar ok. Mas vejo muito backend quem nem sabe os principio da POO e SOLID que não é pouco coisa. Acho inviável termos um backend "canivete suíço".
@@eltonprng Fala!! Mas não é ser exatamente um canivete suíço. A ideia não o dev back-end atuar também na infra. É saber de fato conversar com a galera de infra, planejar um projeto juntos e saber trazer ideias... Muitas vezes pode ter problema na aplicação e é ideal que o dev back-end saiba identificar caso um problema veio da infra. Só que é claro, vai ter o profissional responsável pela infra o dev backend (pessoas diferentes) :)
Programador tem que saber tudo, senão ele é meio programador, e não adianta tb ele apenas entender de arquitetura, de pipes lines, de docknizaçoes,...de chaches,..e os bicho a quatro,.. se ele não tem dominio completo do basicão de lógica de programação e desenrolar o código resolvendo diversos problema de quebra cabeça, ele fica estagnadão e não desenvolve nada novo, só copia as logicas de negocio, programar é matemática pura, ja começa do computador que é uma calculadora.
Para Jr, essas dicas também se aplicam? Porque eu ainda tenho pouquissima noção da maioria das coisas que você falou...
Faaala Kevin! Para Jr. não! Para jr é mais simples, é sempre bom ter uma noção geral do que são cada fase dessas. Tenho um vídeo aqui no canal que digo o que acho que um dev junior deve ter! Abss
@@ProgramadorABordo valeu, vou lá ver
cara, com certeza esse nível de entrevista não é júnior.
Isso! É mais nível senior hehe
Já trabalhou com programação?
Fala Arthur! Trabalho sim, atualmente sou desenvolvedor na globo.com
Tanta coisa que eu não sei, chega bateu a bad
Falaa Andrew! Fica calmo! rs A boa notícia é que TUDO isso, se pode aprender ;) Dá pra aprender na prática, testando em casa ou nas empresas, dá pra aprender lendo livros, fazendo cursos, assistindo vídeos. Estou preparando um curso que tem todos esses tópicos (menos sobre o código legado) e tenho certeza que seria ótimo pra você :)
Também vamos falar muito sobre esses tópicos aqui no canal no desenvolvimento da plataforma EAD
Desisto
Patricia, alguém que atenda a todos esses requisitos é alguém já senior, com anos já no mercado. Queria trazer esses tópicos para reforçar e também para os iniciantes ter um guia do que estudar!
Se está no início, não desista! Use como referência e saiba que para um junior esses requisitos em um processo seletivo não se aplica ;)