Consegui ler "Os Sertões" quando era novo, levei alguns meses pois li aos poucos. O livro é incrível! A forma como ele descreve a terra, por exemplo, parece que ele dá vida a cada pedra do lugar. Linguagem fabulosa. Um gênio! Fez eu me apaixonar mais pela língua portuguesa.
Genial. Também me faz apaixonar por nossa língua que às vezes julgo tão pobre.... até ler Euclides. Descrições que parecem HQ, momentos que parece Augusto dos Anjos.... E tem estudo aí pra muitas análises.... Adoro a Terra, poucos livros abrem de forma tão magnífica
Li Os Sertões há quase 10 anos e sem dúvida não foi uma leitura fácil, lembro que na época eu comprei 2 dicionários antigos , pois os dicionários atuais não trazia a maioria dos verbetes, acabei fazendo um caderno com o significado dos verbetes que passaram de 300 e fiz outras anotações também, e realmente isso me fez entender e sentir melhor a obra, hoje o Google ajuda muito estou sempre fazendo leituras com o celular do lado para buscar informações ou dicionário rápido. Livros assim valem muito a pena pois vc sai da leitura com uma visão mais ampla.
Depois que eu conheci, neste ano, você, professor Gurgel, minha vida mudou bastante no que tange o meu olhar para a literatura. Obrigado! Deus abençoe você.
Espetacular professor, como sempre. Meu avô João Lopes Lambert, falecido em 2018, aos 95 anos, me contava que durante seu período servindo o Exército durante a II Guerra viu o Dilermando de Assis, já senhor.
Estou AMANDO Os Sertões!!! A primeira parte (A terra) e a segunda (O Homem) são excepcionais. No fundo, não é tão difícil assim... Em determinados momentos chega a ser muito poético. Começarei agora A Luta... Estou em êxtase!!! Obrigado pelo vídeo!!!
Professor, dá vontade de ficar assistindo ao senhor por horas. Que aula maravilhosa! Obs.: Eu pensei que o senhor iria ler um trechinho épico do livro para nos dar ainda mais vontade de ler essa grande obra de arte. Muitíssimo obrigado professor!!!!! 💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙
Excelente! Muito bom professor, parabéns! Continue esse seu projeto pois é excelente. Devemos conhecer realmente os grandes nomes, ou grandes sábios de nosso passado, e melhor ainda ver alguns em vida. Obrigado pelo trabalho e empenho, e estou ansioso por novos nomes dos grandes escritores e poetas do Brasil. Confesso que não tinha interesse em Euclides da Cunha, e nem imaginava que o iria procurar, agora o farei. Obrigado. E parabéns!
Boa noite professor! Só queria parabenizá-lo porque eu vi que o senhor olha todos os comentários. Achei excelente essa sua disposição, principalmente porque o senhor e um grande mestre.
Excelente aula professor !!! Obrigado por suas explanações. Euclides da Cunha (os Sertões), Guimarães Rosa (Grande Sertão - Veredas) e Érico Verissimo (O tempo e o vento) são os livros que ainda quero desbravar, desbravar os vários "Brasis" dentro do nosso Brasil...
Adoro esse livro, por isso venho aqui ouvir de novo a resenha... Tem a divisão clássica da Divina Comédia e, ao meu ver, termina estilo Paraíso Perdido.... Na formação auxiliei amigo meu explorar as imagens (ele quem sugere a ligação com a Divina Comédia e vai fazendo as comparações) presentes.... Lembro que tem um momento em que ele descreve o sol, é algo como água com densidade de mercúrio... Vai rolando pelo chão, subindo, contornando pedras até inundar toda região... O poder de descrição é magnífico.... Acho a obra simples de entender, muita poesia... e tem um jogo de palavras além da compreensão, é obra pra leitura durante a vida toda. Também acho que é bom começar do começo e ir até o fim.... Não tem essa de leitura difícil, se é pra ler algo que já sei, então pra quer ler?
"Quero tudo nas esplêndidas conquistas do Yankee...mas afeiçoadas à nossa maneira,à nossa índole-para nos melhorar,e não nos levar,de repente,pela civilização afora,como um caipira mal vestido numa recepção em Washington!"-Euclides da Cunha.
Querido professor. É uma grande honra apreciar suas críticas! Adorei suas exposições de clássicos como Machado de Assis e Euclides da Cunha. Espero que o sr. nos contemple com vossa sabedoria dissertando sobre mais obras, nacionais e internacionais! Ps. Amaria, se o sr. pudesse nos contemplar falando dos nossos grandes críticos literários como Álvaro Lins, Agrippino Grieco, Álvaro Lins, Wilson Martins, Otto Maria Carpeaux, Tristão de Athayde, Temístocles Linhares, Afrânio Coutinho, Sílvio Romero, Augusto Meyer, Almeida Fischer, Nestor Vitor, Alcides Maya, Roberto Alvim Correa, Moyses Vellinho, Genolino Amado, Eduardo Frieiro, Sérgio Milliet, Brito Broca... Deus te abençoe!
Li "Os Sertões" aos 13 anos e passei a admirar muito o uso das palavras no livro, a descrição do estouro da boiada, do umbuzeiro são tão interessantes quanto a parte final do livro. Depois de ler "Os Sertões", me familiarizei tanto com palavras que a leitura de textos difíceis deixou de um obstáculo. Obrigado pelos seus vídeos aqui no youtube e áudios no telegram, me ajudam muito.
“Pobre Faulkner. Ele realmente acha que grandes emoções vêm de grandes palavras? Ele acha que não sei as palavras de dez dólares? Eu as conheço bem. Mas há palavras mais antigas, simples e melhores, e essas são as que eu uso.” -Ernest Hemingway
Muito obrigada, professor Gurgel! Confesso que parei de ler "Os Sertões", tão encantada que fiquei quando me deparei com uma expressão de tamanha beleza, ao descrever um cajueiro: ... "não há desenraizá-los... e também quando ele descreve a explosão da natureza após as chuvas... Fiquei tão encantada que guardei aquele livro, que ganhei à época do vestibular, dentro do meu coração, para lê-lo num cantinho bem especial. Pois bem, após seu vídeo, fui procurá-lo em minha bibliotequinha para checar e edição e não o encontrei. Como foi bom ver o seu vídeo e ser orientada para adquirir a edição recomendada por você!!! Muitíssimo obrigada, professor.
Maravilhoso seu video. Acabei de comprar Os Sertões, na ediçao da Ateliê, por causa da sua recomendação. Ja comecei a ler em uma edição comum, mas agora vou parar para esperar a chegada edição da Ateliê. Gratidão.
Que aulão, hein! Conseguir encorajar muitos a lerem "Os Sertões", do grande Euclides da Cunha, é realmente surpreendente! O senhor é grande, professor Rodrigo Gurgel! Parabéns por ser quem é! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
estou apaixonado pelo livro e muito ajudou a edição da Ateliê Editora com os rodapés de Leopoldo Bernucci. 5 mil notas de rodapé com cada termo, além das notas do autor. é g e n i a l.
"Os Sertões" é o livro mais justo a respeito do MASSACRE (porque foi isso mesmo, um MASSACRE) de Canudos, pois mostra o conflito tanto do ponto de vista dos vencedores como do ponto de vista dos vencidos. E é uma obra completa, pois mostra absolutamente tudo sobre o Sertão do Nordeste brasileiro (geologia, vegetação, clima, formação do ser humano tipicamente nordestino), como surgiu o fenômeno Antônio Conselheiro e como começou e terminou - da maneira mais horrenda possível - a guerra propriamente dita.
Ateliê Editorial é uma excelente editora. Ótima dica, professor. Tenho já a edição de A Divina Comédia e Os Lusíadas feita por eles, dinheiro bem pago.
Como sempre o senhor nos brinda com o seu carisma e sua sabedoria , muito obrigado por essa aula e Deus continue abençoando o senhor professor. Muito obrigado!
Olá Professor sou Thácio amo seus vídeos te acompanho aqui no RUclips e também nas redes sociais e eu acabei de receber um Livro de Euclides da cunha e fui pesquisa sobre ele vou começar a Ler obrigado pelas dicas
AH!!!! EU AMO LITERATURA, SOU PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, MAS, LITERATURA E HISTÓRIA ME FASCINAM. LI POUCO SOBRE OS SERTÕES, MAS, VOU LÊ - LO DE NOVO. SOU MUITO SENSÍVEL, LI A HISTÓRIA DE CANUDO COM GRANDE TRISTEZA, AS LÁGRIMAS ME IMPEDIAM DE CONTINUAR A LEITURA. PENSEI NAS CRIANÇAS, MULHERES, IDOSOS.
De fato, o início do livro é uma tortura, mas logo dá lugar à paixão pela linguagem em si. Isso é incrível. Desconheço outro livro dessa envergadura - mesmo Guimarães Rosa. Sou advogado e confesso: utilizo Euclides para enriquecer minhas petições, sempre busco dar um toque literário no - por vezes - estéril texto jurídico.
RUclips. Os anúncios no meio dos vídeos a qual estamos totalmente entretidos, tem apenas a função de detestar estes anúncios. Parem com os anúncios no meio dos vídeos. Não funcionam.
Li na escola, e confesso que pulei a parte "A Terra". Muitos termos técnicos de uma ciência que então pouco me interessava, e que já sabia ser em boa parte ultrapassada. Já as outras partes (também em muitos pontos eivadas de ciências hoje ultrapassadas), gostei bastante. Pretendo reler, pois também diz da história de minha família, que em parte é daquela região.
Muito obrigado por mais um vídeo professor, tentei ler Os Sertões quando estava no colégio, mas não consegui terminar a leitura, acredito que hoje conseguiria, o jeito é juntar dinheiro e comprar uma dessas edições. Muito Obrigado.
Quando terminei a leitura desse livro,cheguei a conclusão de que é um dos melhores da literatura brasileira,senão universal! (parafraseando o autor:"o leitor é ,antes de tudo,um forte...)
Ótima dica! Há uns sete anos talvez, eu assisti a uma conferência do Leopoldo Bernucci na Universidade de São Paulo e me animei a ler detidamente Os Sertões na edição preparada por ele. Tinha lido uma edição seca da editora Francisco Alves que pertenceu ao meu avô, mas de leitura muito desagradável e com uma perda de conteúdo bastante grande ao longo da leitura. Mas essa só não lê quem não quer. Abraço!!!
Comecei a ler essa semana , editora Francisco Alves, não tem nenhum comentário para ajudar na leitura. Mas é o que tenho.
3 года назад
Mais um excelente vídeo de nosso Prof. Rodrigo Gurgel. Confesso que tentei ler "Os Sertões" uma vez, mas esbarrei naquela descrição minuciosa dos solos, da geografia, dos metais e não consegui prosseguir. Sob sua palavra, farei uma nova tentativa. Obrigado!
Eu comecei a ler 'Os Sertões' na faculdade, encontrei na biblioteca e aproveitei uma semana mais tranquila de estudos para conhecer essa obra fantástica. Li quase até a metade, depois entrei em recesso de fim de ano e tive que voltar para a casa dos meus pais. Já fazem uns 4 anos que eu comecei, preciso retomar essa leitura incrível assim que possível.
Tenho 18 anos estou começando o estudo literário, peguei esse livro e não consegui ler nem o primeiro capítulo de tão difícil, mas vou continuar exigindo de mim esse entendimento e muito obrigado Professor Gurgel.
Olá, professor! Acabei de chegar ao canal, mas já o parabenizo pela qualidade com que você aborda os assuntos; é extremamente aprazível e encorajador ouvi-lo falar sobre a literatura...Muito obrigado!
Professor seu programa é muito bom parabéns eu tenho tomado gosto pela leitura e seu programa tem me ajudado com isso claro que estou apenas o gatinhando. Eu ainda só muito lento.
Muito bom professor, pretendo comprar essa edição crítica apresentada. Verificando na minha biblioteca, achei uma edição de Os Sertões publicado pela Cultrix e tratar-se de uma edição didática preparada pelo prof. Bosi. Ajuda muito a leitura dessa edição.
Essa edição do prof. Bosi é da década de 70 e na época comecei a ler o clássico do Euclides e ajudou bastante. Mas com certeza a edição do prof. Bernucci é superior e então pretendo fazer a releitura com esta edição. Abraço
Professor Gurgel, o senhor já leu Pereira da Silva? Antonio Joaquim Pereira da Silva. Da ABL. Inclusive uma obra inédita dele estava com Euclides da Cunha para ler e fazer um prefácio, acabou se perdendo em Canudos.
Consegui ler "Os Sertões" quando era novo, levei alguns meses pois li aos poucos. O livro é incrível! A forma como ele descreve a terra, por exemplo, parece que ele dá vida a cada pedra do lugar. Linguagem fabulosa. Um gênio! Fez eu me apaixonar mais pela língua portuguesa.
Genial.
Também me faz apaixonar por nossa língua que às vezes julgo tão pobre.... até ler Euclides.
Descrições que parecem HQ, momentos que parece Augusto dos Anjos.... E tem estudo aí pra muitas análises....
Adoro a Terra, poucos livros abrem de forma tão magnífica
Coincidência, Ton. Vou compra-lo logo quando puder. Deus te abençoe, amigo.
Li Os Sertões há quase 10 anos e sem dúvida não foi uma leitura fácil, lembro que na época eu comprei 2 dicionários antigos , pois os dicionários atuais não trazia a maioria dos verbetes, acabei fazendo um caderno com o significado dos verbetes que passaram de 300 e fiz outras anotações também, e realmente isso me fez entender e sentir melhor a obra, hoje o Google ajuda muito estou sempre fazendo leituras com o celular do lado para buscar informações ou dicionário rápido. Livros assim valem muito a pena pois vc sai da leitura com uma visão mais ampla.
Depois que eu conheci, neste ano, você, professor Gurgel, minha vida mudou bastante no que tange o meu olhar para a literatura. Obrigado! Deus abençoe você.
Muito obrigado!
no que tange
Excelente aula! Esse canal me faz gostar cada vez mais de literatura.
Que ótimo! Obrigado!
O Sr. é simplesmente um gênio, me ajudou a perceber a suma importância da literatura
Espetacular professor, como sempre.
Meu avô João Lopes Lambert, falecido em 2018, aos 95 anos, me contava que durante seu período servindo o Exército durante a II Guerra viu o Dilermando de Assis, já senhor.
Por favor!!!🙏 Continue!🙏 continue!🙏 continue!!!🙏 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Vamos em frente!
Estou AMANDO Os Sertões!!! A primeira parte (A terra) e a segunda (O Homem) são excepcionais. No fundo, não é tão difícil assim... Em determinados momentos chega a ser muito poético. Começarei agora A Luta... Estou em êxtase!!!
Obrigado pelo vídeo!!!
Professor, dá vontade de ficar assistindo ao senhor por horas.
Que aula maravilhosa!
Obs.: Eu pensei que o senhor iria ler um trechinho épico do livro para nos dar ainda mais vontade de ler essa grande obra de arte.
Muitíssimo obrigado professor!!!!!
💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙💙
Também pensei. Mas preferi deixar a leitura para outro vídeo, quando eu fizer uma análise mais detalhada do livro.
@@RodrigoGurgel 😁👍
@@RodrigoGurgel faz logo prof, espero ansiosa!
Fantastic!
Professor, por favor continue a postar videos. São poucos que oferecem um trabalho tão bom e ainda de graça.
Vamos em frente!
Aqui de Portugal ,vou ganhar coragem para ler essa obra. "Os Sertões" Euclides da Cunha.. Obrigada.
Excelente! Muito bom professor, parabéns! Continue esse seu projeto pois é excelente. Devemos conhecer realmente os grandes nomes, ou grandes sábios de nosso passado, e melhor ainda ver alguns em vida. Obrigado pelo trabalho e empenho, e estou ansioso por novos nomes dos grandes escritores e poetas do Brasil. Confesso que não tinha interesse em Euclides da Cunha, e nem imaginava que o iria procurar, agora o farei. Obrigado. E parabéns!
Obrigado, Emerson!
Obrigado professor por nos indicar grandes nomes de nossa literatura! Tá na lista de compras! Itapira-SP
Professor, obrigado por criar esse canal. Que conteúdo maravilhoso!
Obrigado!
Boa noite professor! Só queria parabenizá-lo porque eu vi que o senhor olha todos os comentários. Achei excelente essa sua disposição, principalmente porque o senhor e um grande mestre.
Realmente uma leitura difícil mas necessária e diferenciada pois Euclides com todos seus problemas era um brasileiro ilustre e patriota
Graças a este vídeo eu não larguei Os Sertões na primeira página. Imagina um nego puto: tinha acabo de sair dos contos do Zé Lins do Rego 😂😂
Excelente aula professor !!! Obrigado por suas explanações. Euclides da Cunha (os Sertões), Guimarães Rosa (Grande Sertão - Veredas) e Érico Verissimo (O tempo e o vento) são os livros que ainda quero desbravar, desbravar os vários "Brasis" dentro do nosso Brasil...
Adoro esse livro, por isso venho aqui ouvir de novo a resenha...
Tem a divisão clássica da Divina Comédia e, ao meu ver, termina estilo Paraíso Perdido....
Na formação auxiliei amigo meu explorar as imagens (ele quem sugere a ligação com a Divina Comédia e vai fazendo as comparações) presentes....
Lembro que tem um momento em que ele descreve o sol, é algo como água com densidade de mercúrio... Vai rolando pelo chão, subindo, contornando pedras até inundar toda região...
O poder de descrição é magnífico.... Acho a obra simples de entender, muita poesia... e tem um jogo de palavras além da compreensão, é obra pra leitura durante a vida toda.
Também acho que é bom começar do começo e ir até o fim.... Não tem essa de leitura difícil, se é pra ler algo que já sei, então pra quer ler?
Obrigado pelo conteúdo. Muito bom. Parabéns 👏👏👏
Euclides da Cunha tem um estilo de escrita formidável.
"Quero tudo nas esplêndidas conquistas do Yankee...mas afeiçoadas à nossa maneira,à nossa índole-para nos melhorar,e não nos levar,de repente,pela civilização afora,como um caipira mal vestido numa recepção em Washington!"-Euclides da Cunha.
Querido professor. É uma grande honra apreciar suas críticas! Adorei suas exposições de clássicos como Machado de Assis e Euclides da Cunha. Espero que o sr. nos contemple com vossa sabedoria dissertando sobre mais obras, nacionais e internacionais!
Ps. Amaria, se o sr. pudesse nos contemplar falando dos nossos grandes críticos literários como Álvaro Lins, Agrippino Grieco, Álvaro Lins, Wilson Martins, Otto Maria Carpeaux, Tristão de Athayde, Temístocles Linhares, Afrânio Coutinho, Sílvio Romero, Augusto Meyer, Almeida Fischer, Nestor Vitor, Alcides Maya, Roberto Alvim Correa, Moyses Vellinho, Genolino Amado, Eduardo Frieiro, Sérgio Milliet, Brito Broca...
Deus te abençoe!
Ótima ideia!
Sou grato pela oportunidade de aprender contigo. Parabéns pelo trabalho.
Obrigado, meu caro!
Li "Os Sertões" aos 13 anos e passei a admirar muito o uso das palavras no livro, a descrição do estouro da boiada, do umbuzeiro são tão interessantes quanto a parte final do livro. Depois de ler "Os Sertões", me familiarizei tanto com palavras que a leitura de textos difíceis deixou de um obstáculo. Obrigado pelos seus vídeos aqui no youtube e áudios no telegram, me ajudam muito.
Foi o que aconteceu comigo, Jorge. Mas minha primeira leitura foi um pouco mais tarde, aos 17 anos.
“Pobre Faulkner. Ele realmente acha que grandes emoções vêm de grandes palavras? Ele acha que não sei as palavras de dez dólares? Eu as conheço bem. Mas há palavras mais antigas, simples e melhores, e essas são as que eu uso.”
-Ernest Hemingway
Muito obrigada, professor Gurgel!
Confesso que parei de ler "Os Sertões", tão encantada que fiquei quando me deparei com uma expressão de tamanha beleza, ao descrever um cajueiro: ... "não há desenraizá-los... e também quando ele descreve a explosão da natureza após as chuvas...
Fiquei tão encantada que guardei aquele livro, que ganhei à época do vestibular, dentro do meu coração, para lê-lo num cantinho bem especial.
Pois bem, após seu vídeo, fui procurá-lo em minha bibliotequinha para checar e edição e não o encontrei.
Como foi bom ver o seu vídeo e ser orientada para adquirir a edição recomendada por você!!!
Muitíssimo obrigada, professor.
Maravilhoso seu video. Acabei de comprar Os Sertões, na ediçao da Ateliê, por causa da sua recomendação. Ja comecei a ler em uma edição comum, mas agora vou parar para esperar a chegada edição da Ateliê. Gratidão.
Que Nosso Senhor Jesus Cristo te acompanhe sempre professor. Seu esforço tem ajudado muito, por favor continue!
Obrigado. Reze por mim.
Que aulão, hein! Conseguir encorajar muitos a lerem "Os Sertões", do grande Euclides da Cunha, é realmente surpreendente! O senhor é grande, professor Rodrigo Gurgel! Parabéns por ser quem é! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Já li "os sertões", um livro extremamente difícil, mas que é importante de ser lido!
Ótimo vídeo, professor!
Obrigado!
Essa obra, abrange história, geografia e sociologia, muito importante para saber sobre a região Nordeste !!!!
estou apaixonado pelo livro e muito ajudou a edição da Ateliê Editora com os rodapés de Leopoldo Bernucci. 5 mil notas de rodapé com cada termo, além das notas do autor. é g e n i a l.
Ainda pretendo ler está grande obra! Obrigada professor por essas explicações.
Um abraço, Janaína!
Professor, gostei muito do vídeo, parabéns! Não vejo a hora de assistir um video com uma lista de clássicos indicados pelo sr. Obrigado!
Vamos providenciar.
@@RodrigoGurgel Obrigado!
"Os Sertões" é o livro mais justo a respeito do MASSACRE (porque foi isso mesmo, um MASSACRE) de Canudos, pois mostra o conflito tanto do ponto de vista dos vencedores como do ponto de vista dos vencidos. E é uma obra completa, pois mostra absolutamente tudo sobre o Sertão do Nordeste brasileiro (geologia, vegetação, clima, formação do ser humano tipicamente nordestino), como surgiu o fenômeno Antônio Conselheiro e como começou e terminou - da maneira mais horrenda possível - a guerra propriamente dita.
Ateliê Editorial é uma excelente editora. Ótima dica, professor. Tenho já a edição de A Divina Comédia e Os Lusíadas feita por eles, dinheiro bem pago.
Como eu queria a edição da Divina Comédia
Como sempre o senhor nos brinda com o seu carisma e sua sabedoria , muito obrigado por essa aula e Deus continue abençoando o senhor professor. Muito obrigado!
Muito obrigado, Jairo. Um abraço!
Concordo plenamente, não basta ler sobre as obras, é preciso lê-las também. Muito bom o vídeo.
Obrigado, Diana!
Espetacular!
Muito obrigado, Paulo!
Muito bom professor Gurgel o senhor e um exelente professor
Gosto muito o jeito que o senhor se expressa! Parabéns pelo seu trabalho!
Obrigado!
Olá Professor sou Thácio amo seus vídeos te acompanho aqui no RUclips e também nas redes sociais e eu acabei de receber um Livro de Euclides da cunha e fui pesquisa sobre ele vou começar a Ler obrigado pelas dicas
Professor, o senhor poderia fazer um vídeo falando sobre o livro "Como Ler Livros", de Mortimer J. Adler?
Está na programação.
AH!!!! EU AMO LITERATURA, SOU PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, MAS, LITERATURA E HISTÓRIA ME FASCINAM.
LI POUCO SOBRE OS SERTÕES, MAS, VOU LÊ - LO DE NOVO.
SOU MUITO SENSÍVEL, LI A HISTÓRIA DE CANUDO COM GRANDE TRISTEZA, AS LÁGRIMAS ME IMPEDIAM DE CONTINUAR A LEITURA.
PENSEI NAS CRIANÇAS, MULHERES, IDOSOS.
De fato, o início do livro é uma tortura, mas logo dá lugar à paixão pela linguagem em si. Isso é incrível.
Desconheço outro livro dessa envergadura - mesmo Guimarães Rosa.
Sou advogado e confesso: utilizo Euclides para enriquecer minhas petições, sempre busco dar um toque literário no - por vezes - estéril texto jurídico.
Bem a propósito, parabéns pelo canal! Um dos melhores de literatura, sem dúvidas.
É um grande livro. E vale todos os nossos esforços. Obrigado, meu caro!
RUclips. Os anúncios no meio dos vídeos a qual estamos totalmente entretidos, tem apenas a função de detestar estes anúncios. Parem com os anúncios no meio dos vídeos. Não funcionam.
Maravilho !
Hj com o advento do Kindle , se tornou mais prático ler Euclides da cunha !
Muito obrigado professor!!!
Li na escola, e confesso que pulei a parte "A Terra". Muitos termos técnicos de uma ciência que então pouco me interessava, e que já sabia ser em boa parte ultrapassada. Já as outras partes (também em muitos pontos eivadas de ciências hoje ultrapassadas), gostei bastante. Pretendo reler, pois também diz da história de minha família, que em parte é daquela região.
Muito obrigado por mais um vídeo professor, tentei ler Os Sertões quando estava no colégio, mas não consegui terminar a leitura, acredito que hoje conseguiria, o jeito é juntar dinheiro e comprar uma dessas edições. Muito Obrigado.
Vale a pena, Danilo!
Vc encontra por 20/30 reais no sebo
excelente
Aquele arrependimento por não ter ele disponível na minha estante 😢
Quando terminei a leitura desse livro,cheguei a conclusão de que é um dos melhores da literatura brasileira,senão universal! (parafraseando o autor:"o leitor é ,antes de tudo,um forte...)
Que professor! Que aula! Espero ansiosamente por mais vídeos!
Obrigado, Leonardo!
muito obrigada vou ler .
"Eu não sou nenhum gênio."
O senhor é um poço de modéstia.
Ótima dica! Há uns sete anos talvez, eu assisti a uma conferência do Leopoldo Bernucci na Universidade de São Paulo e me animei a ler detidamente Os Sertões na edição preparada por ele. Tinha lido uma edição seca da editora Francisco Alves que pertenceu ao meu avô, mas de leitura muito desagradável e com uma perda de conteúdo bastante grande ao longo da leitura. Mas essa só não lê quem não quer. Abraço!!!
Grande Bernucci! Ele faz um trabalho inigualável!
Comecei a ler essa semana , editora Francisco Alves, não tem nenhum comentário para ajudar na leitura. Mas é o que tenho.
Mais um excelente vídeo de nosso Prof. Rodrigo Gurgel. Confesso que tentei ler "Os Sertões" uma vez, mas esbarrei naquela descrição minuciosa dos solos, da geografia, dos metais e não consegui prosseguir. Sob sua palavra, farei uma nova tentativa. Obrigado!
Muito bom! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Professor o senhor é 10! Muito obrigado.
Professor, se possível e for do interesse do senhor, faz um vídeo falando sobre o que se chama de literatura maginal. É só uma sugestão. Um
abraço.
Você é o máximo, professor!
Obrigado, Fabiane!
Comprei esse livro na black friday da Amazon por 12 reais, estou ansiosa só esperando chegar.
Muito bom
Obrigado!
Professor Gurgel, que sensibilidade o senhor tem para contar histórias de histórias. Inspira-nos para leitura
Obrigado.
Já li "Os Sertões",e agora com essa aula irei relê-lo certamente.
Obrigado!
Estou me preparando pra essa leitura e entrei pra conferir a resenha feito pelo senhor, professor! Grande abraço!
Eu demorei mais de dois anos para ler Os Sertões. E era uma edição de bolso. Foi um sufoco danado, mas valeu a pena!
Eu comecei a ler 'Os Sertões' na faculdade, encontrei na biblioteca e aproveitei uma semana mais tranquila de estudos para conhecer essa obra fantástica. Li quase até a metade, depois entrei em recesso de fim de ano e tive que voltar para a casa dos meus pais. Já fazem uns 4 anos que eu comecei, preciso retomar essa leitura incrível assim que possível.
Muito obrigado!
Eu que agradeço!
Já li e tenho uma edição de Os Sertões, mas tratei de adquirir a edição crítica indicada. Será uma boa releitura.
Ótimo!
Comecei a ler este livro essa semana depois de assistir a série Desejo da Globo.
Tenho 18 anos estou começando o estudo literário, peguei esse livro e não consegui ler nem o primeiro capítulo de tão difícil, mas vou continuar exigindo de mim esse entendimento e muito obrigado Professor Gurgel.
Vá em frente! Um abraço!
Obrigada pela dica!
Olá, professor! Acabei de chegar ao canal, mas já o parabenizo pela qualidade com que você aborda os assuntos; é extremamente aprazível e encorajador ouvi-lo falar sobre a literatura...Muito obrigado!
Muito bom, obrigado!
Professor seu programa é muito bom parabéns eu tenho tomado gosto pela leitura e seu programa tem me ajudado com isso claro que estou apenas o gatinhando. Eu ainda só muito lento.
Eu ainda sou muito lento mas estou procurando melhorar.
Ótimo! Vá em frente!
Muito bom.Na verdade era o que eu precisava era de uma gramática é de um bom autor.
Excelente!
Obrigado!
Tá certo professor 👍
Valeu!
Caro Rodrigo, gostaria que você fizesse um vídeo sobre Raduan Nassar, especificamente sobre seu livro Lavoura Arcaica.
Anotado, Raquel!
😊😊😊😊😊
Quando a GENTE começa a ler OS SERTÕES NÓS PENSAMOS NO QUE EU ME METI.MAS QUANDO ACABA NOS PERCEBEMOS O QUANTO APRENDEMOS E COMO ELE ERA BOM.
Vídeo bem instrutivo! 🌻 Porquê da diferença da quantidade de páginas de uma versão pra outra? Me chamou atenção isso.
Boa noite, professor
Boa noite!
Muito bom professor, pretendo comprar essa edição crítica apresentada.
Verificando na minha biblioteca, achei uma edição de Os Sertões publicado pela Cultrix e tratar-se de uma edição didática preparada pelo prof. Bosi. Ajuda muito a leitura dessa edição.
O trabalho do Bernucci é infinitamente superior ao do Bosi, meu caro. Abração!
Essa edição do prof. Bosi é da década de 70 e na época comecei a ler o clássico do Euclides e ajudou bastante. Mas com certeza a edição do prof. Bernucci é superior e então pretendo fazer a releitura com esta edição. Abraço
Professor, faça um vídeo sobre os principais críticos literários!
Farei!
Me formei em Letras, acho que não aprendi tanto literatura, quanto ao pouquíssimo tempo que acompanho vosso trabalho por aqui! Obrigado professor!
É sempre tempo de recomeçar, meu caro, de abandonar as fôrmas acadêmicas e ler a própria literatura. Grande abraço!
Professor qual sua opniao sobre a minisserie da rede Esgoto . O Desejo exibida em 1990 que narra a vida de Euclides da Cunha
Não assisti.
muito bom, acho que o seu é o único video que comenta a edição da Atelie
Professor Gurgel, o senhor já leu Pereira da Silva? Antonio Joaquim Pereira da Silva. Da ABL. Inclusive uma obra inédita dele estava com Euclides da Cunha para ler e fazer um prefácio, acabou se perdendo em Canudos.
Bom dia, professor. Onde comprar essa obra maravilhosa? Assisto em Parnaíba no Piauí e aqui não há muitas livrarias.
Há várias livrarias on-line, como a Amazon, por exemplo. A editora que publica "Os Sertões" também faz vendas on-line: www.atelie.com.br
Obrigado, professor.
O professor poderia deixar na descrição dos vídeos os links patrocinados para compra dos livros recomendados
Nos vídeos mais recentes estamos fazendo isso!
O video começa em 2:45
Professor, qual sua opinião sobre a edição da Princípios?
Professor me dê uma dica sobre escrever. Quero me aprimorar na escrita e na leitura,me ajuda!
O que eu iria ganhar lendo um livro fácil? Swou. Gostei e vou continuar na minga labuta.