Um xará GM com a mesma idade , mas com um entendimento do jogo muito melhor que o meu, já que só comecei a jogar xadrez aos 30 anos, me traz satisfação de ver que existe um Rafael que já foi ou ainda é o melhor jogador de xadrez do Brasil! Parabéns GM Rafael Leitão, melhor livro, melhor partida desse livro e melhor vídeo sobre análise de xadrez do RUclips!
É muito bom ver essas análises. E interessante também ver quantas pessoas são necessárias para a construção de um grande mestre. Seu pai com certeza deixou um magnífico legado para quem pode degustar esse aprendizado. Parabéns.
O que é impressionante além de tudo isso é como o Fischer utiliza do par de bispos como uma força monstruosa e os tornam um problema pro adversário literalmente o jogo todo. Grande aula de como utilizar desse recurso que muita gente deixa de lado por motivo nenhum. Excelente vídeo Mestre.
Caro Rafael! Eu sempre pensei o estilo de jogo do Fischer como uma avalanche: é evidente o que está acontecendo e é claro o final - você não vai ter como escapar. Já o estilo do Tal (que é meu favorito), era como tornado ou furacão no qual se é envolvido mas com alguma chance de encontrar um abrigo, tudo caótico, incerto, perdição total. Creio que, guardando as devidas proporções, o jogo do Carlsen seja algo semelhante ao do Fischer, parece-me que ele tenha uma certa fraqueza (não sempre, mas frequentemente) em posições dinâmicas altamente incertas, enquanto que uma posição dinâmica mas com estabilidade posicional é algo mais garantido. Talvez eu esteja viajando demais, mas, esteja à vontade para discordar, é claro :) Um grande abraço, sempre admirando o seu trabalho!
4 года назад+2
Obrigado pelo comentário. Você tem razão, Carlsen está, no estilo do jogo, muito mais para Fischer do que para Tal.
Rafael, seu conteúdo é de primeira, além de um enxadrista excepcional, você nos traz boas histórias e sempre com muito bom humor e clareza, com uma pitadinha assim de malemolência. Sucesso! Bobby Fischer também é o meu favorito. Lembro que tem umas citações que o Bobby falava que o Morphy foi o maior de todos os tempos, mas em uma linha de tempo necessária, acho que o Bobby foi mais relevante. Era posicional, agressivo e tinha seus recortes de sacrifício também. Essa é minha leitura, valeu!!
Rafael, vc falou que aprecia as análises sem computador. Porém isso é algo mais antigo que a gente imagina. Na década de 1930 já existia um GM russo que já analisava com máquina. Era o BOT-vinnik.
Rafael. Vendo esse vídeo e a sua paixão em analisar os escritos do Fischer, lembrei daquela frase que diz que "assim como a música, o xadrez tem uma beleza capaz de fazer o ser humano feliz". Muito legal esse vídeo!
Esse livro é incrível!! Rafael, acho q um dos fatores q permitiu Geller fazer frente à Fischer é pq, além de td q vc disse, Geller era um gde teórico principalmente da Siciliana e isso o ajudou a entender mais profundamente as ideias por trás do jogo do Fischer. Claro q n é uma coisa ou outra, mas um conjunto de fatores, incluindo a garra dele e o profundo conhecimento (coincidência ou n) das linhas q Fischer jogava, como a Siciliana com Bc4 e a Índia do Rei (q ele tb desmitificou totalmente). Excelente vídeo, parabéns! Gde abço
É sensacional. O Fischer não achou ? Certamente achou mas uma hora analise a partida do ponto de vista das negras. Talvez vc já tenha feito. Há um ponto importante: as negras estão sempre um lance a frente. Não observei em todas as variantes, então é possível que haja falha. O Geller sabia o que estava acontecendo e estava um passo à frente.
Eu tinha o livro do Pablo Moran, Bobby Fischer, su vida y partidas. Também tem introdução para cada uma das partidas, e a que mais me recordo foi a partida contra o Larsen , cujo título era magia sobre el tablero. Também tinha outras, um empate contra o Tal, acrobacias sin red. Eu gostava muito desse livro. Ficou emprestado, desaparecido, por mais de 20 anos, consegui recuperar, mas achei melhor vender e passar o livro para outro estudioso. Esta partida que você mostrou, senão me engano, está em outro livro excelente, o grandes Predecessores, vol. 4 do Kasparov. Muito legal estes vídeos.
4 года назад+1
Não encontrei a partida nos Predecessores e isso me deixou surpreso. Mas eu podia jurar que estava lá, acho difícil o Kasparov deixar passar uma partida dessas. Talvez esteja em algum dos outros livros da Coleção.
Cada vídeo mais interessante que o outro. Lembro que comprava livros na Livraria padrão ou na Ao Livro Técnico, na Rua Miguel Couto, no Centro aqui no Rio de Janeiro. Lembro de um marcante e muito querido, o livro em espanhol de partidas do Keres, analisadas por ele. Abraço.
Por falar em engine, hoje o Rafael Leite do Xadrez Brasil mostrou Gurgenidze x Tal e disse que só o Stockfish com rede neural conseguia detectar a vantagem criada pelo "mago de Riga". O Stockfish comum não.
4 года назад+1
Acho difícil, o Stockfish joga em um nível muito alto também.
Olá Mestre! Em 1980 foi meu segundo livro de xadrez e está na minha lista para reescrevê-lo em algébrico com análises suplementares do "Peixe" . Atualmente, estou fazendo o mesmo com táticas e mais táticas, pois estou seguindo a opinião de Ricardo Reti: Antes da estratégia tem que aprender a combinar. Hoje em dia temos que emular um computador na mente, isto é, criarmos uma "memória de trabalho" (termo do National Geografic num programa sobre memória, que incluiu a Judit Polgar!). Antigamente já líamos sobre a memória dos mestres e eu, particularmente, não a desenvolvi idealmente. Contudo, aos 60 anos hoje, aposentado, posso realizar o prazer de estudar metodicamente e cientificamente o xadrez. O que antes era uma "ferramenta" , hoje pode ser uma "delícia". Abraços Pig! Seu assíduo admirador. Nelson Pitanga (ex- classe c da ALEX do Rio)
Perfeito Rafael, o Fischer foi o maior de todos, não sei se vc também tem o livro com todas as partidas do Fischer, foi lançado nos anos 80 pela editora Batsford da Inglaterra.
Oh, Rafael. Que partida sensacional, e o melhor é pegar uma carona na sua aula. Preciosidade única. É uma pena para mim que sofro com as minhas aberturas. Um abraço meu amigo.
O que foi essa partida Fischer x Geller!! Fornece, pelo menos umas 10 posições de treino tático, e não só ataque. Que recursos Geller encontrou! Obrigado GM Rafael Leitão. 👏👍
4 года назад
Exatamente, um treinador consegue pegar umas 10 posições de treino de cálculo dessa partida. Um abraço!
Outra partida incrível é aquela partida 11 do mundial de 72 contra o Spassky. O Spassky ganhou uma siciliana variante do peão envenado muito linda. A propósito, Fischer tinha um QI acima de 180. Isso é absurdamente alto. Pessoas com QI acima de 130 já tendem a desenvolverem problemas psicológicos relacionados a relações interpessoais. Bobby Fischer previsava de um psicólogo muito competente pra ajudá-lo desde criança a superar esse problema.
Muito bom Rafael, esse livro é muito bom mesmo. Como curiosidade, vale comentar sobre a polêmica em torno das edições dele. Foi escrito na notação descritiva pelo Fischer e nunca teve uma edição em algébrica até 1995, quando a editora inglesa Batsford lançou uma - que acabou dando uma polêmica gigantesca porque, além de o Fischer dizer que não vendeu os direitos, os editores/enxadristas contratados pra ajudar na edição, John Nunn entre eles, incluíram várias coisas da própria cabeça, mudando palavras desnecessariamente, "encontrando" análises que o Fischer não viu (mas acabavam sendo erradas, tem até uma análise onde eles incluem um lance ilegal!). Essa história está bem documentada no artigo "Fischer's Fury", do historiador do xadrez Edward Winter. www.chesshistory.com/winter/extra/fischer.html Inclusive, pelo que li, tanta demora pra que saísse uma edição em algébrica foi por mais uma excentricidade do Fischer, que por algum motivo nunca autorizou essa "tradução" e quis que continuasse em descritiva. Em 2009, a Batsford relançou a obra em algébrica, agora cortando todas as alterações e erros da edição de 1995 e mantendo apenas a adaptação da notação. Estou lendo essa e por enquanto os erros apontados no artigo do Winter não constam.
4 года назад+1
Excelente! Agora me lembro dessas polêmicas com o livro.
Belíssima partida, grande análise 👏👏Fischer gostava de posições compreendidas, msm que dificeis e com as ramificações entendidas. Força, frieza e técnica suprema. Ele era dominante. Mas com Geller ele se deparava com um GM que buscava o oposto, um "complicador " de jogo, eu comparo Geller ao GM Morozevich que sou mt fã. Pouca simplificação, variantes sem fim, mts peças em jogo sempre.... Acho que ali Fischer não se sentia Tão dominante, tão confiante como habitualmente lhe era normal nas linhas retilineas onde ele tinha a visão final, sabia e enxergava o desfecho, onde ele era imbatível.
O Karsten Müller menciona Murei e Boleslawski em relação à jogada 17.Txf6! (no seu livro “Bobby Fischer”, p. 299). Talvez o Murei seja Jacob Murey, que fez parte da equipe to Korschnoi em 1978 (match contra Karpov).
Que partida linda! E que final triste. Lembra o Réquiem do Mozart que ficou inacabado com a morte dele... Excepcional vídeo GM Rafael. Sou aluno do Acesso Total. Vamos para cima!
Análise excelente mestre. Conteúdo de altíssima qualidade. Na minha humilde opinião a melhor partida de todas é Kasparov vs Karpov jogo 2 do match de 1987. 0-1
Excelente video ! Uma sugestão... Uma série com bons livros de xadrez onde você escolhe uma partida para comentar, (como nesse video !) e assim serviria para estudar uma partida de mestre, mas também para conhecer um dos excelentes livros da tua biblioteca... Abraços e obrigado !
obra prima é esse video ta doido comecei ler os "100 finais que você deve conhecer" depois dos seus videos sobre finais, vamo ver no que da, tem varios conceitos sobre mobilidade de peças e coisas que eu nem imaginava, gostei tbm do conceito "de pé sobre os ombros dos gigantes" é mais ou menos oque vocês fazem aki pelo xadrez só uma pergunta, pra qual time o senhor torce? kk meio bobo mas fico curioso
Deixei o like, mas não vi até o fim o vídeo. Ganhei esse livro do meu irmão de Natal e estou lendo ele. Assim que eu acabar vou ver se a melhor partida bate com a opinião do grande mestre leitão. Parabéns pelo conteúdo vídeos excelentes
Quando criança, peguei na biblioteca do meu tio, o "Bobby Fischer ensina xadrez". Na época em que foi lançado, foi uma novidade, porque era repleto de exercícios do tipo "como dar mate em dois lances? (brancas jogam)", enquanto que os demais livros da época eram somente teoria. Este livro evoluiu muito o meu jogo, na época.
4 года назад+1
Eu tenho esse livro também, é um livro para iniciantes.
Parabéns Rafael, realmente gosto muito do seus conteúdos e didática, um grande Grande Mestre! aproveitando o comentário, gostaria de fazer um pedido: quando possível gostaria que fizesse um vídeo falando de sua opinião a analise sobre o GM Mikhail Tal!! Imagino que seja um tema que tenhamos muitas opiniões em outros canais porem sua analise e opinião são muito importantes na minha visão ! abraço e continue nos alegrando com seus vídeos!
Rafael, boa tarde! Tudo bem? Por duas vezes, você fez referência a um software do Dvoretsky. Eu não conheço nenhum. Você poderia esclarecer qual é, por favor? Desde já agradeço, e muito sucesso ao canal. Parabéns pelo ótimo trabalho, e pelos causos que você nos brinda!
4 года назад
Esse é um software que ele só vendia aos alunos que visitavam ele em Moscou.
ja tive esse livro, realmente é muito bom. quando iniciei no xadrez, em 78, dois foram de fundamental importância: esse do Fischer. e Xadrez Básico, de Orfeu G. D'Agostini.
Mestre, você disse que o repertório do Fischer era bem retilíneo. Mas no mundial de 1972 ele jogou várias aberturas até então bem atípicas para ele. Tipo sair com c4 (duas partidas) ou usar a Alekhine contra e4 (outras duas partidas). Você acha que ele tinha isso guardado para surpreender o Spassky ou jogou na inspiração mesmo?
4 года назад+1
O Fischer variou bastante durante o match porque essa era a única forma de enfrentar a preparação da máquina soviética. Mas no restante da carreira ele foi bem retilíneo.
GM Rafael Leitão, na sua análise depois das brancas jogarem bxc3, ainda, rolou um "Gambito Leitão". Kkk Brincadeiras a parte ficou excelente o formato do vídeo, pois tem: sugestão de livro; indicação de partida; suas impressões sobre o livro e de que forma ele o ajudou a evoluir. Parabéns mestre pela iniciativa e pioneirismo nesse modelo de vídeo!
A propósito, tenho encontrado dificuldades em encontrar o bom e velho "Xadrez Básico" do Orfeu Alberto D'Agostini, livro muito famoso na nossa época para quem fosse iniciar a estudar xadrez porque tinha introdução à diversos temas de xadrez, desde o movimento das peças à finais, aberturas, estratégias, tática e etc, num mesmo livro... Assim sendo, ante à essa dificuldade contemporânea, que outro livro, na opinião de vocês, unifica dessa forma, numa única edição, essas qualidades para o público iniciantes? Como fazer hoje em dia?
4 года назад+1
Realmente esse é um grande livro. Atualmente eu gosto da Coleção de Xadrez do Boris Zlotnik.
Maestro, poderia fazer uma live sobre o match entre Fischer vs Spassky??!! Pontuando as partidas principais, e fazendo os seus comentários.. Ficaríamos muito felizes!!
Melhor livro é o My System de Nimzowitsch, porque esmiúça os aspectos posicionais do Xadrez e Fischer e todos os GMs devem ter lido e ainda lêm varias vezes. Rafael deveria fazer video(s) sobre o criador das duas aberturas de Nimzowitsch e seu livro.
3 года назад
Eu não gosto desse livro, mas realmente ele é importante para a história do xadrez e tem muita gente que gosta.
@ Vc citou muito bem a única "faqueza" no jogo do Mequinho, um auto-didata gênio, mas esse livro justamente ensina a questão do complexo de casas fracas e fortes, provavelmente o que o Mequinho não estudou em profundidade, e o livro tratava em conexão com profilaxia e superproteção, etc.
@ Vc citou muito bem a unica "fraqueza" do jogo do genio autodidata Mequinho, e a propósito o livro My System tratava (e trata) do tema do comprexo de casas fracas e fortes, tudo integrado aos conceitos de profilaxia, superproteção, etc. Talvez Mequinho tenha lido muito Fisher e "se esquecido" do Nimzowhitch.
A quem interessar, este livro encontra-se disponível para download gratuito em pdf no site www.academia.edu. Em tempo, no livro Aprenda Xadrez com Garry Kasparov há também uma partida que o velho Kaspa perdeu, jogando contra Petrossian.
Boa noite, mestre! Muito bacana suas apresentações, comentários e esclarecimentos adicionais sobre os assuntos enxadrísticos. No entanto, sinto a necessidade de orientação sobre como se deve estudar, de forma eficaz, um livro de xadrez. O que me diz sobre isso? Grato.
4 года назад+1
É preciso estudar ativamente, pensando como jogaria e resolvendo exercícios.
@ Só isso mesmo para melhorar o Cálculo e tomada de decisão? há e uma coisa, quando Eu errar o Lance do livro quando for comparar com a do que foi jogado como devo reagir? *tipo o lance é Bc5 mas ele jogou g6 (Em Meio-Jogo Claro)* e se os resultados não vier Rapidamente? (Por exemplo eu estudei IGUAL como vc falou acertei lances de Super e grandes mestres e lances mt mt bons como o Cxf2 do Botvnnik na Ruy Lopes aberta no livro do Smyslov a primeira partida entre eles no livro Partidas Selecionadas de V.V. Smyslov) E os resultados não vieram e até agr... oq fazer? como ter confiança? sabe dizer quando virão os resultados? ou será que tenho que melhorar em algo?
"Naquela época Fischer ainda não era Fischer e eu já era o Tal". Livro magistral, tenho aqui em inglês e faço a besteira de ainda não ter lido. Já dei uma olhada por cima nas partidas, é claro. Vídeo veio a calhar, muito bom lembrar desse livro.
Caro Mestre, Por coincidência, neste mês eu reli meu exemplar de MY 60 MEMORABLE GAMES, edição da Batsford com notação algébrica. Fischer gostava de usar o termo "BIND" (pronuncia-se "báind"). Como você traduziria essa palavra na terminologia do xadrez? "Vantagem de espaço"? Um abraço.
4 года назад+2
É mais ou menos isso, uma situação em que o adversário está meio asfixiado. Pode traduzir como abraço de urso kkk
Belíssima partida Mas também o rival pensa Si vc não encontrou o caminho certo, lógico, é provável não ter um desfeito favorável Geller foi um gigante Obrigado pela beleza compartilhada
Muito bom, Rafael! Extraordinário! Apesar de muito conhecida, realmente esta partida é pouco lembrada! Só divirjo quanto o Fisher ser o maior jogador de todos os tempos! Talvez o Carlsen seja de fato o Mozart do xadrez! Pois é de um nível altíssimo e continua evoluindo!
O Rafael seleciona partidas "sui generis" da plêiade enxadrística, além de instrutivas e belas. No volume 4 de Meus Grandes Predecessores, Kasparov não contempla esta partida com análises. Mérito para garimpagem do Rafael!
Boa tarde!Prof.Rafael como se chama aquela Abertura onde o jogador põe os dois Bispos,um na diagonal à direita outro à esquerda,tipo duas Índias do Rei (eu já vi essa formação...kkk),se é que existe?
Mestre, dos jogadores atuais qual se parece mais com o Fischer? Discuti recentemente com uns amigos a respeito disso e chegamos no consenso que o jogador mais agressivo e tático como o Fischer era no seu pico de rating é o Hikaru Nakamura. Você compartilha dessa mesma visão ou não?
4 года назад+1
Eu acho que o MVL lembra mais, até pelo repertório dele.
Melhor comentarista de xadrez do Brasil. Porque também tem um nível técnico altíssimo .
Obrigado!
Rafael ainda o melhor jogador de xadrez, com o melhor entendimento do jogo no Brasil!!
😀
Rafael , você é muito gente boa . Estar vendo um vídeo seu é como estar frente a frente com um amigo batendo um bom papo. Parabéns !
Muito obrigado!! :)
Grande ensinamento não só para o xadrez, mas também para a vida: "No xadrez, ri melhor quem ri depois; eu contei mate em 3, levei mate em dois."
😀
Kkkkkk
Essa frase é do Rafael ou de quem ?
@@LuisFernando-kt8gl é do Pelikian
É impressionante como o Leitão mostra nos seus vídeos,o seu amor pelo xadrez e isso é fascinante!
😀
Um xará GM com a mesma idade , mas com um entendimento do jogo muito melhor que o meu, já que só comecei a jogar xadrez aos 30 anos, me traz satisfação de ver que existe um Rafael que já foi ou ainda é o melhor jogador de xadrez do Brasil! Parabéns GM Rafael Leitão, melhor livro, melhor partida desse livro e melhor vídeo sobre análise de xadrez do RUclips!
Muito obrigado pelos elogios!!
É muito bom ver essas análises. E interessante também ver quantas pessoas são necessárias para a construção de um grande mestre. Seu pai com certeza deixou um magnífico legado para quem pode degustar esse aprendizado. Parabéns.
Essa jogada de bispo C4 - C3 do Fisher é sua marca, e nessa partida deixou claro a importância que esse bispo teve, um monstro.
Caramba rafael, eu poderia escutar voce mostrando esse livro o dia inteiro, Muito bom !
Vendo uma partida do melhor jogador da história comentada pelo melhor do Brasil, não tem como não gostar.
😀
Você é um excelente jogador e um grande analista de xadrez e o melhor de tudo tem bom humor!!!
Obrigado!
Tão bom quanto a própria partida, são as reações do Rafael Leitão, demonstrando paixão pelo que está fazendo!!!!
Obrigado!
O que é impressionante além de tudo isso é como o Fischer utiliza do par de bispos como uma força monstruosa e os tornam um problema pro adversário literalmente o jogo todo. Grande aula de como utilizar desse recurso que muita gente deixa de lado por motivo nenhum.
Excelente vídeo Mestre.
Sensacional mestre. Faça mais vídeos com analises de partidas clássicas, essa foi ótima.
Obrigado!
Sua melhor análise sobre Fischer parabéns. Pode postar mas sobre o melhor jogador de xadrez de todos os tempos bob gênio pra me .
Obrigado!
Que conteúdo de excelência!! Voadora, estilo Bruce Lee no like!
😀😀
Caro Rafael!
Eu sempre pensei o estilo de jogo do Fischer como uma avalanche: é evidente o que está acontecendo e é claro o final - você não vai ter como escapar.
Já o estilo do Tal (que é meu favorito), era como tornado ou furacão no qual se é envolvido mas com alguma chance de encontrar um abrigo, tudo caótico, incerto, perdição total.
Creio que, guardando as devidas proporções, o jogo do Carlsen seja algo semelhante ao do Fischer, parece-me que ele tenha uma certa fraqueza (não sempre, mas frequentemente) em posições dinâmicas altamente incertas, enquanto que uma posição dinâmica mas com estabilidade posicional é algo mais garantido.
Talvez eu esteja viajando demais, mas, esteja à vontade para discordar, é claro :) Um grande abraço, sempre admirando o seu trabalho!
Obrigado pelo comentário. Você tem razão, Carlsen está, no estilo do jogo, muito mais para Fischer do que para Tal.
Rafael, seu conteúdo é de primeira, além de um enxadrista excepcional, você nos traz boas histórias e sempre com muito bom humor e clareza, com uma pitadinha assim de malemolência. Sucesso! Bobby Fischer também é o meu favorito. Lembro que tem umas citações que o Bobby falava que o Morphy foi o maior de todos os tempos, mas em uma linha de tempo necessária, acho que o Bobby foi mais relevante. Era posicional, agressivo e tinha seus recortes de sacrifício também. Essa é minha leitura, valeu!!
Obrigado! Sim, o Fischer era fã do Morphy.
Rafael, vc falou que aprecia as análises sem computador. Porém isso é algo mais antigo que a gente imagina. Na década de 1930 já existia um GM russo que já analisava com máquina. Era o BOT-vinnik.
😂😂😂 boa, nota 9
Parabéns pelas análises, o xadrez é apaixonante.
Dois anos depois volto aqui pra rever essa maravilha de vídeo... Sempre bom rever as preciosidades que o Rafael produziu para o nosso xadrez.
Separar a emoção de vencer da razão de o porque perdeu é um ato que demonstra o intelecto evoluído do ser humano.
Quem me deram ser capaz de ver ao menos uma dessas linhas... grandes mestres, grande comentador.
Eu também acho o Fischer o melhor de todos os tempos. Ele fazia o xadrez parecer fácil. Parabéns pelo canal!
Obrigado!!
Rafael. Vendo esse vídeo e a sua paixão em analisar os escritos do Fischer, lembrei daquela frase que diz que "assim como a música, o xadrez tem uma beleza capaz de fazer o ser humano feliz". Muito legal esse vídeo!
Que Partida sensacional! E vc trouxe um comentário riquíssimo! Mostou a complexidade do xadrez e o seu nível de arte!!
Esse livro é incrível!! Rafael, acho q um dos fatores q permitiu Geller fazer frente à Fischer é pq, além de td q vc disse, Geller era um gde teórico principalmente da Siciliana e isso o ajudou a entender mais profundamente as ideias por trás do jogo do Fischer. Claro q n é uma coisa ou outra, mas um conjunto de fatores, incluindo a garra dele e o profundo conhecimento (coincidência ou n) das linhas q Fischer jogava, como a Siciliana com Bc4 e a Índia do Rei (q ele tb desmitificou totalmente). Excelente vídeo, parabéns! Gde abço
excelente o ponto abordado na sua introdução sobre as derrotas do fisher no livro...e ainda mais a partida escolhida.. showww
Obrigado!
É sensacional. O Fischer não achou ?
Certamente achou mas uma hora analise a partida do ponto de vista das negras. Talvez vc já tenha feito. Há um ponto importante: as negras estão sempre um lance a frente.
Não observei em todas as variantes, então é possível que haja falha. O Geller sabia o que estava acontecendo e estava um passo à frente.
Melhor q essa partida só a didática e a emoção q o mestre Leitão traz nas análises, não sei explicar o que ele faz, mais faz bem feito kkkk
Eu tinha o livro do Pablo Moran, Bobby Fischer, su vida y partidas. Também tem introdução para cada uma das partidas, e a que mais me recordo foi a partida contra o Larsen , cujo título era magia sobre el tablero. Também tinha outras, um empate contra o Tal, acrobacias sin red. Eu gostava muito desse livro. Ficou emprestado, desaparecido, por mais de 20 anos, consegui recuperar, mas achei melhor vender e passar o livro para outro estudioso. Esta partida que você mostrou, senão me engano, está em outro livro excelente, o grandes Predecessores, vol. 4 do Kasparov.
Muito legal estes vídeos.
Não encontrei a partida nos Predecessores e isso me deixou surpreso. Mas eu podia jurar que estava lá, acho difícil o Kasparov deixar passar uma partida dessas. Talvez esteja em algum dos outros livros da Coleção.
Minha coleção do Kasparov está em Curitiba ... Não sei onde eu tinha visto a partida ... Preciso trazê-la pra SP!
Cada vídeo mais interessante que o outro. Lembro que comprava livros na Livraria padrão ou na Ao Livro Técnico, na Rua Miguel Couto, no Centro aqui no Rio de Janeiro. Lembro de um marcante e muito querido, o livro em espanhol de partidas do Keres, analisadas por ele. Abraço.
Obrigado! Um abraço.
Por falar em engine, hoje o Rafael Leite do Xadrez Brasil mostrou Gurgenidze x Tal e disse que só o Stockfish com rede neural conseguia detectar a vantagem criada pelo "mago de Riga". O Stockfish comum não.
Acho difícil, o Stockfish joga em um nível muito alto também.
Essa partida é um lindo poema com final triste!
Boby Fischer meu jogador favorito!!!!! Parabéns pelo conteúdo!!! Abraços
Obrigado!
Olá Mestre! Em 1980 foi meu segundo livro de xadrez e está na minha lista para reescrevê-lo em algébrico com análises suplementares do "Peixe" . Atualmente, estou fazendo o mesmo com táticas e mais táticas, pois estou seguindo a opinião de Ricardo Reti: Antes da estratégia tem que aprender a combinar. Hoje em dia temos que emular um computador na mente, isto é, criarmos uma "memória de trabalho" (termo do National Geografic num programa sobre memória, que incluiu a Judit Polgar!). Antigamente já líamos sobre a memória dos mestres e eu, particularmente, não a desenvolvi idealmente. Contudo, aos 60 anos hoje, aposentado, posso realizar o prazer de estudar metodicamente e cientificamente o xadrez. O que antes era uma "ferramenta" , hoje pode ser uma "delícia". Abraços Pig!
Seu assíduo admirador. Nelson Pitanga (ex- classe c da ALEX do Rio)
Perfeito Rafael, o Fischer foi o maior de todos, não sei se vc também tem o livro com todas as partidas do Fischer, foi lançado nos anos 80 pela editora Batsford da Inglaterra.
Oh, Rafael. Que partida sensacional, e o melhor é pegar uma carona na sua aula. Preciosidade única. É uma pena para mim que sofro com as minhas aberturas. Um abraço meu amigo.
O que foi essa partida Fischer x Geller!!
Fornece, pelo menos umas 10 posições de treino tático, e não só ataque. Que recursos Geller encontrou!
Obrigado GM Rafael Leitão. 👏👍
Exatamente, um treinador consegue pegar umas 10 posições de treino de cálculo dessa partida. Um abraço!
_cara...sou teu fã...são vídeos sempre muito ulucidativos...tens muito bom senso..e criatividade até nos comentarios ..parabéns!_
Obrigado!
Muito obrigado, Grande Mestre Rafael Leitão! Mais um presente para os aficionados deste grande jogo!!!!
Outra partida incrível é aquela partida 11 do mundial de 72 contra o Spassky. O Spassky ganhou uma siciliana variante do peão envenado muito linda.
A propósito, Fischer tinha um QI acima de 180. Isso é absurdamente alto. Pessoas com QI acima de 130 já tendem a desenvolverem problemas psicológicos relacionados a relações interpessoais. Bobby Fischer previsava de um psicólogo muito competente pra ajudá-lo desde criança a superar esse problema.
Ótimo vídeo, Leitão. Parabéns pelo bom gosto de sempre e por opiniões bem fundamentadas e relevantes. Sou seu fã.
Obrigado!
Mas esse livro do Fischer chega a ser melhor até que o Catálogo de Fortalezas???
Faz um vídeo contando a origem e história do xadrez
Muito bom Rafael, esse livro é muito bom mesmo. Como curiosidade, vale comentar sobre a polêmica em torno das edições dele. Foi escrito na notação descritiva pelo Fischer e nunca teve uma edição em algébrica até 1995, quando a editora inglesa Batsford lançou uma - que acabou dando uma polêmica gigantesca porque, além de o Fischer dizer que não vendeu os direitos, os editores/enxadristas contratados pra ajudar na edição, John Nunn entre eles, incluíram várias coisas da própria cabeça, mudando palavras desnecessariamente, "encontrando" análises que o Fischer não viu (mas acabavam sendo erradas, tem até uma análise onde eles incluem um lance ilegal!). Essa história está bem documentada no artigo "Fischer's Fury", do historiador do xadrez Edward Winter. www.chesshistory.com/winter/extra/fischer.html
Inclusive, pelo que li, tanta demora pra que saísse uma edição em algébrica foi por mais uma excentricidade do Fischer, que por algum motivo nunca autorizou essa "tradução" e quis que continuasse em descritiva.
Em 2009, a Batsford relançou a obra em algébrica, agora cortando todas as alterações e erros da edição de 1995 e mantendo apenas a adaptação da notação. Estou lendo essa e por enquanto os erros apontados no artigo do Winter não constam.
Excelente! Agora me lembro dessas polêmicas com o livro.
Belíssima partida, grande análise 👏👏Fischer gostava de posições compreendidas, msm que dificeis e com as ramificações entendidas. Força, frieza e técnica suprema. Ele era dominante. Mas com Geller ele se deparava com um GM que buscava o oposto, um "complicador " de jogo, eu comparo Geller ao GM Morozevich que sou mt fã. Pouca simplificação, variantes sem fim, mts peças em jogo sempre....
Acho que ali Fischer não se sentia Tão dominante, tão confiante como habitualmente lhe era normal nas linhas retilineas onde ele tinha a visão final, sabia e enxergava o desfecho, onde ele era imbatível.
Ótima análise!
@
Que honra! 👍😃
O Zurich 53 também é incrível! O Bronstein também é um ótimo autor!!
Uma grande aula de xadrez, obrigado!
Sensacional,fischer era absurdo nas análises desse livro
Realmente!
O Karsten Müller menciona Murei e Boleslawski em relação à jogada 17.Txf6! (no seu livro “Bobby Fischer”, p. 299). Talvez o Murei seja Jacob Murey, que fez parte da equipe to Korschnoi em 1978 (match contra Karpov).
Que partida linda! E que final triste. Lembra o Réquiem do Mozart que ficou inacabado com a morte dele... Excepcional vídeo GM Rafael. Sou aluno do Acesso Total. Vamos para cima!
Valeu Christiano!!
Análise excelente mestre. Conteúdo de altíssima qualidade.
Na minha humilde opinião a melhor partida de todas é Kasparov vs Karpov jogo 2 do match de 1987.
0-1
Obrigado!
Excelente video ! Uma sugestão... Uma série com bons livros de xadrez onde você escolhe uma partida para comentar, (como nesse video !) e assim serviria para estudar uma partida de mestre, mas também para conhecer um dos excelentes livros da tua biblioteca... Abraços e obrigado !
Obrigado pela sugestão!
obra prima é esse video ta doido
comecei ler os "100 finais que você deve conhecer" depois dos seus videos sobre finais, vamo ver no que da, tem varios conceitos sobre mobilidade de peças e coisas que eu nem imaginava, gostei tbm do conceito "de pé sobre os ombros dos gigantes" é mais ou menos oque vocês fazem aki pelo xadrez
só uma pergunta, pra qual time o senhor torce? kk meio bobo mas fico curioso
Que maravilha!!! Ótima partida, muito bom!!! Parabéns mestre!
Obrigado!
Excelente vídeo Grande Mestre. Por isso você tem esse título Rafael!!!!
Vou começar a ler imediatamente esse grande clássico do xadrez.
já tinha em mente o conceito do reconhecimento de padrões.
Deixei o like, mas não vi até o fim o vídeo. Ganhei esse livro do meu irmão de Natal e estou lendo ele. Assim que eu acabar vou ver se a melhor partida bate com a opinião do grande mestre leitão. Parabéns pelo conteúdo vídeos excelentes
Quando criança, peguei na biblioteca do meu tio, o "Bobby Fischer ensina xadrez". Na época em que foi lançado, foi uma novidade, porque era repleto de exercícios do tipo "como dar mate em dois lances? (brancas jogam)", enquanto que os demais livros da época eram somente teoria. Este livro evoluiu muito o meu jogo, na época.
Eu tenho esse livro também, é um livro para iniciantes.
Parabéns Rafael, realmente gosto muito do seus conteúdos e didática, um grande Grande Mestre!
aproveitando o comentário, gostaria de fazer um pedido: quando possível gostaria que fizesse um vídeo falando de sua opinião a analise sobre o GM Mikhail Tal!! Imagino que seja um tema que tenhamos muitas opiniões em outros canais porem sua analise e opinião são muito importantes na minha visão !
abraço e continue nos alegrando com seus vídeos!
Primeiro vídeo que vejo do seu canal, adorei, vamos para os próximos
Obrigado!
Rafael, boa tarde! Tudo bem? Por duas vezes, você fez referência a um software do Dvoretsky. Eu não conheço nenhum. Você poderia esclarecer qual é, por favor? Desde já agradeço, e muito sucesso ao canal. Parabéns pelo ótimo trabalho, e pelos causos que você nos brinda!
Esse é um software que ele só vendia aos alunos que visitavam ele em Moscou.
ja tive esse livro, realmente é muito bom. quando iniciei no xadrez, em 78, dois foram de fundamental importância: esse do Fischer. e Xadrez Básico, de Orfeu G. D'Agostini.
Mestre, você disse que o repertório do Fischer era bem retilíneo. Mas no mundial de 1972 ele jogou várias aberturas até então bem atípicas para ele. Tipo sair com c4 (duas partidas) ou usar a Alekhine contra e4 (outras duas partidas). Você acha que ele tinha isso guardado para surpreender o Spassky ou jogou na inspiração mesmo?
O Fischer variou bastante durante o match porque essa era a única forma de enfrentar a preparação da máquina soviética. Mas no restante da carreira ele foi bem retilíneo.
GM Rafael Leitão, na sua análise depois das brancas jogarem bxc3, ainda, rolou um "Gambito Leitão". Kkk
Brincadeiras a parte ficou excelente o formato do vídeo, pois tem: sugestão de livro; indicação de partida; suas impressões sobre o livro e de que forma ele o ajudou a evoluir. Parabéns mestre pela iniciativa e pioneirismo nesse modelo de vídeo!
Muito obrigado!!
Cara é muito legal acompanhar os seus vídeos, parabéns!
Obrigado!
Mestre, já que você não vai nos contar a história do Larsen sobre o Stein, onde eu posso encontra-lá? Kkkk
O próprio Leitão escreveu a respeito. Pesquise no Google.
São histórias de bastidores kkk
Esse livro do fisher é top,poderiam lançar uma versão com as novas notações. Adaptando os comentários de acordo as novas notações.
Concordo!
@ser respondido pelo Rafael, que honra rsrsrs
A propósito, tenho encontrado dificuldades em encontrar o bom e velho "Xadrez Básico" do Orfeu Alberto D'Agostini, livro muito famoso na nossa época para quem fosse iniciar a estudar xadrez porque tinha introdução à diversos temas de xadrez, desde o movimento das peças à finais, aberturas, estratégias, tática e etc, num mesmo livro... Assim sendo, ante à essa dificuldade contemporânea, que outro livro, na opinião de vocês, unifica dessa forma, numa única edição, essas qualidades para o público iniciantes? Como fazer hoje em dia?
Realmente esse é um grande livro. Atualmente eu gosto da Coleção de Xadrez do Boris Zlotnik.
Maestro, poderia fazer uma live sobre o match entre Fischer vs Spassky??!!
Pontuando as partidas principais, e fazendo os seus comentários..
Ficaríamos muito felizes!!
APOIO infelizmente mesmo em 2022 ainda ele não fez aff... mas ele vai fazer com certeza
Melhor livro é o My System de Nimzowitsch, porque esmiúça os aspectos posicionais do Xadrez e Fischer e todos os GMs devem ter lido e ainda lêm varias vezes. Rafael deveria fazer video(s) sobre o criador das duas aberturas de Nimzowitsch e seu livro.
Eu não gosto desse livro, mas realmente ele é importante para a história do xadrez e tem muita gente que gosta.
@ Vc citou muito bem a única "faqueza" no jogo do Mequinho, um auto-didata gênio, mas esse livro justamente ensina a questão do complexo de casas fracas e fortes, provavelmente o que o Mequinho não estudou em profundidade, e o livro tratava em conexão com profilaxia e superproteção, etc.
@ Vc citou muito bem a unica "fraqueza" do jogo do genio autodidata Mequinho, e a propósito o livro My System tratava (e trata) do tema do comprexo de casas fracas e fortes, tudo integrado aos conceitos de profilaxia, superproteção, etc. Talvez Mequinho tenha lido muito Fisher e "se esquecido" do Nimzowhitch.
Rafael acho que existe um equivoco na variante onde as pretas sacrificam a Dama em d7, pois se txd7 cxd7 segue Dxf7 com clara vantagem para as brancas
Excelente vídeo, só vou terminar uns projetos e logo vou ser aluno da Academia Rafael Leitão.
A quem interessar, este livro encontra-se disponível para download gratuito em pdf no site www.academia.edu.
Em tempo, no livro Aprenda Xadrez com Garry Kasparov há também uma partida que o velho Kaspa perdeu, jogando contra Petrossian.
Boa noite, mestre!
Muito bacana suas apresentações, comentários e esclarecimentos adicionais sobre os assuntos enxadrísticos. No entanto, sinto a necessidade de orientação sobre como se deve estudar, de forma eficaz, um livro de xadrez. O que me diz sobre isso? Grato.
É preciso estudar ativamente, pensando como jogaria e resolvendo exercícios.
@ Só isso mesmo para melhorar o Cálculo e tomada de decisão? há e uma coisa, quando Eu errar o Lance do livro quando for comparar com a do que foi jogado como devo reagir?
*tipo o lance é Bc5 mas ele jogou g6 (Em Meio-Jogo Claro)*
e se os resultados não vier Rapidamente? (Por exemplo eu estudei IGUAL como vc falou acertei lances de Super e grandes mestres e lances mt mt bons como o Cxf2 do Botvnnik na Ruy Lopes aberta no livro do Smyslov a primeira partida entre eles no livro
Partidas Selecionadas de V.V. Smyslov)
E os resultados não vieram e até agr... oq fazer? como ter confiança? sabe dizer quando virão os resultados? ou será que tenho que melhorar em algo?
"Naquela época Fischer ainda não era Fischer e eu já era o Tal".
Livro magistral, tenho aqui em inglês e faço a besteira de ainda não ter lido. Já dei uma olhada por cima nas partidas, é claro.
Vídeo veio a calhar, muito bom lembrar desse livro.
Caro Mestre,
Por coincidência, neste mês eu reli meu exemplar de MY 60 MEMORABLE GAMES, edição da Batsford com notação algébrica.
Fischer gostava de usar o termo "BIND" (pronuncia-se "báind"). Como você traduziria essa palavra na terminologia do xadrez? "Vantagem de espaço"?
Um abraço.
É mais ou menos isso, uma situação em que o adversário está meio asfixiado. Pode traduzir como abraço de urso kkk
Belíssima partida
Mas também o rival pensa
Si vc não encontrou o caminho certo, lógico, é provável não ter um desfeito favorável
Geller foi um gigante
Obrigado pela beleza compartilhada
Geller foi fenomenal!
Belíssimo trabalho ! Parabéns
Muito bom, Rafael! Extraordinário! Apesar de muito conhecida, realmente esta partida é pouco lembrada! Só divirjo quanto o Fisher ser o maior jogador de todos os tempos! Talvez o Carlsen seja de fato o Mozart do xadrez! Pois é de um nível altíssimo e continua evoluindo!
Meus preferidos são, Bobby 60 partidas e o Zurique 1953 de Bronstein.
E o Gligoric? Não teve um placar favorável frente a Fischer?
O Rafael seleciona partidas "sui generis" da plêiade enxadrística, além de instrutivas e belas. No volume 4 de Meus Grandes Predecessores, Kasparov não contempla esta partida com análises. Mérito para garimpagem do Rafael!
Bien ahí! Muchas gracias. Me podés decir ¿porqué en ese libro no está la partida con Byrne? Una grunfeld en la que Fischer sacrifica la dama.
Boa tarde!Prof.Rafael como se chama aquela Abertura onde o jogador põe os dois Bispos,um na diagonal à direita outro à esquerda,tipo duas Índias do Rei (eu já vi essa formação...kkk),se é que existe?
Camarada, não sei se este é o lugar certo para perguntar. Quereria um conselho sobre posições simétricas. Obrigado. Abraço
Complementando, Geller tem um ótimo livro tb: Application of Chess Theory
Partida doida... altamente rica ..Geller x Bobby não seria diferente :)
Verdadeira Obra de Arte! 👏👏👏👏👏🖖
😀
Faz uma playlist das 60 partidas do livro plz
Valeu Maestro Rafael
Mestre, dos jogadores atuais qual se parece mais com o Fischer? Discuti recentemente com uns amigos a respeito disso e chegamos no consenso que o jogador mais agressivo e tático como o Fischer era no seu pico de rating é o Hikaru Nakamura. Você compartilha dessa mesma visão ou não?
Eu acho que o MVL lembra mais, até pelo repertório dele.
Fischer é meu jogador preferido de todos os tempos
Meu também.
Mestre, fala que me ama
Kkkk
Kkkk 2
Putz, já sou casado. Mas vou mandar um coração, serve? 😍
@ kkkkkk já serve
Você é monstro cara
Obrigado!
Bom dia!Prof.Rafael existe algum livro de xadrez que explique os porquês das jogadas do adversário no meio-jogo?
Existe um livro do Nunn que acho que tem uma versão em português. Em inglês o título é "Understanding Chess Move by Move"
@ Obrigado!!!
É uma obra prima!
Com certeza.
Parabéns pelo canal, esse livro ainda é possível encontrar? Tem em Português?
tenho pdf dele em portugues se vc quizer
Tem sim, provavelmente você encontra em sebos virtuais.
@@Cataguarista Quero sim, agradeço, como a gente faz? Você tem o link? Tem algum custo? Desde logo agradeço
O Fisher era um gênio. Mas não teve alguem do peso de um Karpov e do Kasparov. Talvez ele nao tenha jogado pois cogitava não ganhar