Vocês do CEPEAS tem a receita para salvar o mundo! A maior dificuldade de evitar o colapso é desconstruir uma cultura ineficaz há muito tempo consolidada. Eu simplesmente amo o trabalho de vocês!
Salve salve Fernando! Em um desses vídeos semanais tem mais informação que em todos os programas dos grandes canais de mídia brasileira. Gratidão irmão.
Muito obrigado pelo compartilhamento de tanto conhecimento Fernando! Realmente o mundo está as avessas…. Se soubéssemos que a natureza nutre e cura, talvez o ofício da agricultura fosse mais valorizado que a medicina moderna, baseada em insumos para cura de sintomas…. Ninguém quer ter trabalho debaixo de sol e braçal hoje em dia, mas todos acham normal ir pra academia, ficar esteticamente forte e suplementar vitamina D…. Vai entender 😅 A solução não será rápida nem fácil, mas seguimos na luta da transformação! Abrcsss
Não tenho palavras para escrever gratidão o Fernando e o cara nasceu para ensinar só os jenios❤ esseleti conteúdo parabéns tem nos ensinar a transformar a vida na terra 🎉❤❤❤
Boa tarde! A CEPEAS, através da sua pessoa, é que nos enche de orgulho, demostra com fatos essa grande quebra de paradigmas, ascende o alerta para uma agricultura harmoniosa com o planeta, encabeçada por: Ana Primavessi e Erbert Gotsch. Parabéns pelo trabalho! Dermival- Aporá-Bahia. Abraço,
Excelente análisis de las ventajas de los sistemas Sintropicos los casos evidencian que es un camino clave para la conservación, la seguridad y soberanía alimentaria de las poblaciones del trópico..Felicidades Maestro Fernando por el buen trabajo..
Bom dia, parabéns pelo trabalho de vocês, não perco um vídeo. Uma fonte de aprendizado. Entretanto, humildemente penso que a produção agroflorestal e sintrópica não "é mais cara". Eu produzo (de forma amadora) e comercializo o excedente por um preço (justo) muito abaixo dos alimentos monoculturais vendidos nos mercados.
Parabéns pelo vídeo, isso dá uma esperança. Tenho familiares que falam que tentam ter equilíbrio na vida, mas eu digo, Vocês moram e trabalham para o lado desequilibrado, então pra ter equilíbrio vai ter que fazer grandes mudanças na vida! Sempre gostei de projetar alguns cenários. No atual estamos terraformando a Terra em nosso mundo artificial, e não duvido que o ser humano vai conseguir atingir cada vez mais sucesso nisso, só que não é um caminho que eu vejo como saudável. No cenário que tento me ajustar hoje, é um que nossa terraformação coexiste com a biodiversidade, respeitando a natureza. Podemos colonizar outros planetas sendo respeitosos ou não. Acredito que a IA munida com a robótica fará os muito ricos viverem num mundo totalmente a parte do nosso, necessitando cada vez menos dos meros trabalhadores. Nesse cenário, a filosofia que a agrofloresta trás é uma comunhão mais forte entre nós, afinal isso precisou ser destruído pela classe social mais alta, não atoa, vemos filhos não colaborando com os pais, irmãos brigando entre si, e não mais a estrutura familiar saudável, como de indígenas. Afinal, quer fazer alguém colaborar, tire a natureza dela, e só de as ferramentas do seu mundo para ela subsistir. O cenário 2 não está aniquilado totalmente, mas, as patentes e recursos estão na sua maioria como gente do 1. Chamo essa gente que vai deter esses robôs altamente funcionais de semideuses, eles poderão produzir 100% do tempo algo. A questão é a seguinte, a classe superior só atura a de baixo, quando ela tem a chance ela a corta, por isso que o cenário 1 é muito mais evidente. Coisa de ficção científica mesmo. Hoje, me sinto fazendo o mínimo, plantei algumas árvores, no meu espaço do a oportunidade de outros animais coexistirem comigo, deixando algumas plantas especificas só para eles. E realmente, temos que ir nos lavando do que representa a palavra economia, e começar a pensar em outros termos. Todos nós fomos altamente doutrinados na seita capitalista, principalmente, então, para nós é extremamente difícil mudar o hábito. Mas, de pouquinho em pouquinho vamos conseguindo. Eu acho esse foco na Amazônia totalmente comercial, para mim, Lula, Bolsonaro são farinha do mesmo saco, fecha a cortina tomam uísque caro juntos e discutem novos passos teatrais para mostrar ao povo, ambos servem o mesmo Deus, O PODER ECONOMICO. Os recursos gigantes de estrangeiros deviam ser redirecionados para a caatinga e cerrado, se nosso coração tá morrendo, como vamos proteger a Amazônia?
É bastante angustiante saber de tudo isso e olhar em volta e ver tantas pessoas alienadas vivendo em uma espécie de modo 'zumbi'. É claro que apesar disso, devemos perseverar. O FUTURO É ANCESTRAL!
Fala Fernando! Muito Triste essa Realidade. Você viu, saiu um Estudo com a Fruta da Grumixama Brasiliense, o estudo fala que ela tem maior propriedade natural para conservar a Carne do que os Industriais utilizados pelas Indústrias... Pesquisa pra você ver... Concordo com cada palavra que você citou nesse vídeo! Comemos frutas cheias de veneno, por isso o baixo índice nutricional... Que Situação a gente tá enfrentando, pior que a população não dá a mínima pra nada disso.
Aqui no Pará teve uma tentativa em fazer monocutivo de açaí oq observo é que os caxos eles secam muito rapidamente. Os próprios agricultores ribeirinhos sabem empiricamente que não se pode tirar todas as arvores, embora seja em solo encharcado isso mostra que não é falta de água e sim falta de árvores emergentes.
Olá Fernando... Já ouviu falar do Lithotamnium Calcareum? Já existe projetos de fertilizantes orgânicos de Lithotamnium Calcareum (algas marinhas com mais de 70 minerais importantíssimos para nossa saúde),gostaria da sua opinião sobre o assunto.....
Já usei, mas tenho áreas que nunca apliquei e estão maravilhosas, muito fortes, esbanjando saúde. Por processos é muito mais barato e não precisamos minerar os oceanos.
Fernando, adoro seus ensinamento. Inspirada na permacultura comprei uma area na cidade de Juquitiba-SP (800m altitude) e sem demora plantei 500 acacias mangium que, embora a seca, meu terreno acido, argiloso, a incidência dos ventos, as acacias então lindissimas. Estao com 2 anos e 6 meses e atingiram mais de 5 mts de altura. Gostaria de podar a cabeça para controlar o crescimento com objetivo de agregar valor futuro. Como faço essa poda? . Ainda, entre duplas da especie deixei 4mts de corredor, ainda nao plantei nada pq nao sei qual cultura poderia melhor aproveitar a area, tanto para biomassa como para dar melhor sustentabilidade ao sitio. Vc poderia me dar uma luz?
Modelos de regeneração agrícolas ecológicos e florestais para serem realmente expandidos devem chegar aos sítios da agricultura familiar, onde estão os agricultores e agricultoras familiares que conhecem a profissão e estão espalhados por todos micro ecossistemas nos biomas brasileiros. Somos mais de 1 milhão de pessoas nessa categoria profissional em 450 mil propriedades só em MG. Dados do IBGE.
Meu caro, a subsistência vem a partir do momento em que existimos em harmonia com a natureza, com a vida retornando. Sem veneno, com os animais, fungos e todos os processos voltando e tornando o ambiente sustentável. Como ciclos de retroalimentação. Tudo isso é comida, meu amigo. Alimento, moradia e outras bases da vida. Agricultura sintrópica vai plantar tudo isso, para todos. Em abundância.
Bom dia, professor,parabéns plo trabalho Gostaria que vc,através de sua assessoria, me ajudasse a fazer um plantio de vegetação nativa,do cerrado,adquirí um sítio,no bioma cerrado e está tudo degradado, gostaria que vcs fizessem isso,através de algum projeto,se for possível, Obgd,no aguardo O sítio, no qual me refiro, está localizado no município de baliza, estado de Goiás, divisa com Mato Grosso
Oi Ivan , vamos fazer um curso em julho de uma semana, aqui em Goiás, um curso bastante prático, acho que seria melhor você fazer esse curso, o que seria muito mais barato do que uma consultoria.
Feynman, no relatório do desastre do ônibus espacial Challenger, disse: "Para uma tecnologia de sucesso, a realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a Natureza não pode ser enganada.” Richard P. Feynman (1918-1988), foi pioneiro da eletrodinâmica quântica e ganhou o prêmio Nobel de Física, em 1965
@@cepeas2219 Eu entendi essa parte e acredito que seja totalmente possível. Mas eu falo em relação ao todo. O nível de consciência da humanidade para atingir a filosofia/ideologia falada no vídeo é muito difícil para não dizer impossível. Apesar de tudo continuo admirando o trabalho de vocês no CEPEAS.
@@elmesonluiz o capitalismo é isso, só destruição, uso predatório da natureza e da vida humana. Enquanto tivermos a exploração do homem pelo homem, teremos essa situação. Precisamos superar o capitalismo.
A economia não pode ser o alicerce, se você viu o ultimo slide da apresentação, o "lucro" é um subproduto quando respeitamos as leis naturais, quem determina nossas ações é o ecossistema, o que não acontece hoje, chegamos nesse ponto de colapso dos sistemas vivos porque sempre tomamos decisões olhando apenas o lado econômico. A economia é a gestão da casa (etimologia da palavra), temos que tomar decisões baseados na ecologia ( entender como a casa funciona para poder geri-la).
@@cepeas2219 Eu entendo perfeitamente o que vc está dizendo, mas as pessoas acho que nunca vão entender, a menos que vc adapte sua forma de falar ou aguarde 100 anos ou mais até elas entenderem o que vc diz. Se vc falar que a economia ou o "lucro" é um subproduto, eles vão fechar o ouvido na hora, pq ninguém está indo trabalhar pra não ter lucro, ou pra pensar em outra coisa, o destaque tem de ser o lucro ou a economia, é a única forma que as pessoas entendem atualmente, infelizmente
@@Tudumanu tudo dito. Só quem não precisa de rendimentos obtidos pelo trabalho é que pode esquecer a parte económica. Para a agricultura regenerativa, seja de que tipo for, ter sucesso e ser bem aceite pelos produtores, é necessário demonstrar a viabilidade económica da mesma. Nada é perfeito, nem mesmo a agricultura sintrópica. E é natural que os produtores, vendo a agricultura sintrópica ou outros tipos de agricultura regenerativa sendo apresentadas como a solução para todos os problemas, fiquem desconfiados.
Vocês do CEPEAS tem a receita para salvar o mundo! A maior dificuldade de evitar o colapso é desconstruir uma cultura ineficaz há muito tempo consolidada. Eu simplesmente amo o trabalho de vocês!
Salve salve Fernando! Em um desses vídeos semanais tem mais informação que em todos os programas dos grandes canais de mídia brasileira. Gratidão irmão.
Muito obrigado pelo compartilhamento de tanto conhecimento Fernando!
Realmente o mundo está as avessas….
Se soubéssemos que a natureza nutre e cura, talvez o ofício da agricultura fosse mais valorizado que a medicina moderna, baseada em insumos para cura de sintomas….
Ninguém quer ter trabalho debaixo de sol e braçal hoje em dia, mas todos acham normal ir pra academia, ficar esteticamente forte e suplementar vitamina D…. Vai entender 😅
A solução não será rápida nem fácil, mas seguimos na luta da transformação! Abrcsss
Não tenho palavras para escrever gratidão o Fernando e o cara nasceu para ensinar só os jenios❤ esseleti conteúdo parabéns tem nos ensinar a transformar a vida na terra 🎉❤❤❤
Uma aula de extrema importância
Aula maravilhosa 👏🏽👏🏽👏🏽
Boa tarde!
A CEPEAS, através da sua pessoa, é que nos enche de orgulho, demostra com fatos essa grande quebra de paradigmas, ascende o alerta para uma agricultura harmoniosa com o planeta, encabeçada por: Ana Primavessi e Erbert Gotsch.
Parabéns pelo trabalho!
Dermival- Aporá-Bahia.
Abraço,
Excelente análisis de las ventajas de los sistemas Sintropicos los casos evidencian que es un camino clave para la conservación, la seguridad y soberanía alimentaria de las poblaciones del trópico..Felicidades Maestro Fernando por el buen trabajo..
Bom dia, parabéns pelo trabalho de vocês, não perco um vídeo. Uma fonte de aprendizado. Entretanto, humildemente penso que a produção agroflorestal e sintrópica não "é mais cara". Eu produzo (de forma amadora) e comercializo o excedente por um preço (justo) muito abaixo dos alimentos monoculturais vendidos nos mercados.
Boa Professor!
Muito bom vídeo maravilhoso 🎉🎉🎉🎉
Gratidão! Essa guinada dá uma esperança
Parabéns pelo vídeo, isso dá uma esperança. Tenho familiares que falam que tentam ter equilíbrio na vida, mas eu digo, Vocês moram e trabalham para o lado desequilibrado, então pra ter equilíbrio vai ter que fazer grandes mudanças na vida!
Sempre gostei de projetar alguns cenários. No atual estamos terraformando a Terra em nosso mundo artificial, e não duvido que o ser humano vai conseguir atingir cada vez mais sucesso nisso, só que não é um caminho que eu vejo como saudável. No cenário que tento me ajustar hoje, é um que nossa terraformação coexiste com a biodiversidade, respeitando a natureza. Podemos colonizar outros planetas sendo respeitosos ou não.
Acredito que a IA munida com a robótica fará os muito ricos viverem num mundo totalmente a parte do nosso, necessitando cada vez menos dos meros trabalhadores. Nesse cenário, a filosofia que a agrofloresta trás é uma comunhão mais forte entre nós, afinal isso precisou ser destruído pela classe social mais alta, não atoa, vemos filhos não colaborando com os pais, irmãos brigando entre si, e não mais a estrutura familiar saudável, como de indígenas. Afinal, quer fazer alguém colaborar, tire a natureza dela, e só de as ferramentas do seu mundo para ela subsistir. O cenário 2 não está aniquilado totalmente, mas, as patentes e recursos estão na sua maioria como gente do 1.
Chamo essa gente que vai deter esses robôs altamente funcionais de semideuses, eles poderão produzir 100% do tempo algo. A questão é a seguinte, a classe superior só atura a de baixo, quando ela tem a chance ela a corta, por isso que o cenário 1 é muito mais evidente. Coisa de ficção científica mesmo.
Hoje, me sinto fazendo o mínimo, plantei algumas árvores, no meu espaço do a oportunidade de outros animais coexistirem comigo, deixando algumas plantas especificas só para eles. E realmente, temos que ir nos lavando do que representa a palavra economia, e começar a pensar em outros termos. Todos nós fomos altamente doutrinados na seita capitalista, principalmente, então, para nós é extremamente difícil mudar o hábito. Mas, de pouquinho em pouquinho vamos conseguindo.
Eu acho esse foco na Amazônia totalmente comercial, para mim, Lula, Bolsonaro são farinha do mesmo saco, fecha a cortina tomam uísque caro juntos e discutem novos passos teatrais para mostrar ao povo, ambos servem o mesmo Deus, O PODER ECONOMICO. Os recursos gigantes de estrangeiros deviam ser redirecionados para a caatinga e cerrado, se nosso coração tá morrendo, como vamos proteger a Amazônia?
É bastante angustiante saber de tudo isso e olhar em volta e ver tantas pessoas alienadas vivendo em uma espécie de modo 'zumbi'. É claro que apesar disso, devemos perseverar. O FUTURO É ANCESTRAL!
Muito bom 🎉🎉🎉🎉🎉
Caramba, que aula! Obrigado Fernando!
Aula Brilhante Professor
Parabéns muitas graças 🎉
Mais pareceu 45 segundos, esses preciosos minutos.
Muito Bom
Top
Fala Fernando! Muito Triste essa Realidade. Você viu, saiu um Estudo com a Fruta da Grumixama Brasiliense, o estudo fala que ela tem maior propriedade natural para conservar a Carne do que os Industriais utilizados pelas Indústrias... Pesquisa pra você ver... Concordo com cada palavra que você citou nesse vídeo! Comemos frutas cheias de veneno, por isso o baixo índice nutricional... Que Situação a gente tá enfrentando, pior que a população não dá a mínima pra nada disso.
Aqui no Pará teve uma tentativa em fazer monocutivo de açaí oq observo é que os caxos eles secam muito rapidamente. Os próprios agricultores ribeirinhos sabem empiricamente que não se pode tirar todas as arvores, embora seja em solo encharcado isso mostra que não é falta de água e sim falta de árvores emergentes.
Fernando, se possível traga vídeos da fazenda de Esnest.
Mais um belo programa!
Muito bom!!! Maravilhosa aula!!! Muito obrigada!!!
Minha avó sempre dizia tbm: "Por fora bela viola, por dentro pão bolorento"
Saudades dos sabores de antigamente....
Olá Fernando...
Já ouviu falar do Lithotamnium Calcareum?
Já existe projetos de fertilizantes orgânicos de Lithotamnium Calcareum (algas marinhas com mais de 70 minerais importantíssimos para nossa saúde),gostaria da sua opinião sobre o assunto.....
Já usei, mas tenho áreas que nunca apliquei e estão maravilhosas, muito fortes, esbanjando saúde. Por processos é muito mais barato e não precisamos minerar os oceanos.
❤
Fernando, adoro seus ensinamento. Inspirada na permacultura comprei uma area na cidade de Juquitiba-SP (800m altitude) e sem demora plantei 500 acacias mangium que, embora a seca, meu terreno acido, argiloso, a incidência dos ventos, as acacias então lindissimas.
Estao com 2 anos e 6 meses e atingiram mais de 5 mts de altura.
Gostaria de podar a cabeça para controlar o crescimento com objetivo de agregar valor futuro. Como faço essa poda? .
Ainda, entre duplas da especie deixei 4mts de corredor, ainda nao plantei nada pq nao sei qual cultura poderia melhor aproveitar a area, tanto para biomassa como para dar melhor sustentabilidade ao sitio. Vc poderia me dar uma luz?
vamos mostra a poda de acacias manjium no começo de outubro aqui no canal.
Modelos de regeneração agrícolas ecológicos e florestais para serem realmente expandidos devem chegar aos sítios da agricultura familiar, onde estão os agricultores e agricultoras familiares que conhecem a profissão e estão espalhados por todos micro ecossistemas nos biomas brasileiros. Somos mais de 1 milhão de pessoas nessa categoria profissional em 450 mil propriedades só em MG. Dados do IBGE.
Boa noite, como seria uma agricultura sintrópica voltada para a subexistencia?
Meu caro, a subsistência vem a partir do momento em que existimos em harmonia com a natureza, com a vida retornando. Sem veneno, com os animais, fungos e todos os processos voltando e tornando o ambiente sustentável. Como ciclos de retroalimentação. Tudo isso é comida, meu amigo. Alimento, moradia e outras bases da vida. Agricultura sintrópica vai plantar tudo isso, para todos. Em abundância.
Bom dia, professor,parabéns plo trabalho
Gostaria que vc,através de sua assessoria, me ajudasse a fazer um plantio de vegetação nativa,do cerrado,adquirí um sítio,no bioma cerrado e está tudo degradado, gostaria que vcs fizessem isso,através de algum projeto,se for possível, Obgd,no aguardo
O sítio, no qual me refiro, está localizado no município de baliza, estado de Goiás, divisa com Mato Grosso
Oi Ivan , vamos fazer um curso em julho de uma semana, aqui em Goiás, um curso bastante prático, acho que seria melhor você fazer esse curso, o que seria muito mais barato do que uma consultoria.
Se tiver oportunidade faça um curso de agrofloresta, vai revolucionar a recuperação da sua área
Bom dia!!
Vou tentar ms eu gostaria de saber se alguma universidade ou órgão público que me ajude, não disponibilizo de recursos $$
Olha eu fiz um breve curso de fds, mas o RUclips tem material ilimitado, da pra aprender muito
Feynman, no relatório do desastre do ônibus espacial Challenger, disse: "Para uma tecnologia de sucesso, a realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a Natureza não pode ser enganada.” Richard P. Feynman (1918-1988), foi pioneiro da eletrodinâmica quântica e ganhou o prêmio Nobel de Física, em 1965
Interessante! O colapso ambiental está às nossas portas. E infelizmente o atual governo, deveria estar levando a questão ambiental mais a sério .
Muito bonito. Mas, utópico! Como não se paga para sonhar, continuemos sonhando.
70 a 100 arrobas de cacau por hectare não é utopia, é realidade!!!
@@cepeas2219 Eu entendi essa parte e acredito que seja totalmente possível. Mas eu falo em relação ao todo. O nível de consciência da humanidade para atingir a filosofia/ideologia falada no vídeo é muito difícil para não dizer impossível. Apesar de tudo continuo admirando o trabalho de vocês no CEPEAS.
@@elmesonluiz o capitalismo é isso, só destruição, uso predatório da natureza e da vida humana. Enquanto tivermos a exploração do homem pelo homem, teremos essa situação. Precisamos superar o capitalismo.
A palavra caatinga em tupi quer dizer mata branca.
Cultura woke.
Eu acho que o erro é vc falar que não temos que ver a economia. Na verdade fazer agricultura sintrópica é o melhor pra economia a médio e longo prazo.
A economia não pode ser o alicerce, se você viu o ultimo slide da apresentação, o "lucro" é um subproduto quando respeitamos as leis naturais, quem determina nossas ações é o ecossistema, o que não acontece hoje, chegamos nesse ponto de colapso dos sistemas vivos porque sempre tomamos decisões olhando apenas o lado econômico. A economia é a gestão da casa (etimologia da palavra), temos que tomar decisões baseados na ecologia ( entender como a casa funciona para poder geri-la).
@@cepeas2219 Eu entendo perfeitamente o que vc está dizendo, mas as pessoas acho que nunca vão entender, a menos que vc adapte sua forma de falar ou aguarde 100 anos ou mais até elas entenderem o que vc diz. Se vc falar que a economia ou o "lucro" é um subproduto, eles vão fechar o ouvido na hora, pq ninguém está indo trabalhar pra não ter lucro, ou pra pensar em outra coisa, o destaque tem de ser o lucro ou a economia, é a única forma que as pessoas entendem atualmente, infelizmente
O maior lucro é a qualidade de vida. não tem muito haver com dinheiro.
Agrofloresta proporciona isso bem estar, satisfação, contentamento
@@Tudumanu tudo dito. Só quem não precisa de rendimentos obtidos pelo trabalho é que pode esquecer a parte económica. Para a agricultura regenerativa, seja de que tipo for, ter sucesso e ser bem aceite pelos produtores, é necessário demonstrar a viabilidade económica da mesma.
Nada é perfeito, nem mesmo a agricultura sintrópica.
E é natural que os produtores, vendo a agricultura sintrópica ou outros tipos de agricultura regenerativa sendo apresentadas como a solução para todos os problemas, fiquem desconfiados.
Esses caras tem bilhões no bolso e não tem verba para desenvolver uma podadeira?
O objetivo nunca foi ajudar