Это видео недоступно.
Сожалеем об этом.

CALMA URGENTE! Majoritarianismo, democracia e vitimismo hegemônico

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 апр 2024
  • As eleições apocalípticas na Índia, EUA, Rússia, Brasil e as maiorias antidemocráticas. Uma conversa com Alessandra Orofino, Gregorio Duvivier e Bruno Torturra.
    Toda segunda ao vivo às 20h30. E todo quarta em podcast.

Комментарии • 105

  • @Guinaruivo
    @Guinaruivo 3 месяца назад +23

    Caraca, o Bruno é verdadeira usina de ideias, insights precisos e adequados para o assunto tratado, tornando o programa uma fonte de reflexões e conceitos. Parabéns a todos pela necessária iniciativa de tornar "Calma Urgente" semanal.

    • @SuperMarivero
      @SuperMarivero 3 месяца назад +6

      Também acho. Ele mesmo não percebe (pelos comentários hiper-modestos) a sua enorme capacidade analítica... se fosse acadêmico, seria dos mais brilhantes.

    • @luismaiolini9094
      @luismaiolini9094 3 месяца назад +2

      Sim, mas só falta ele saber quando parar de falar e quando escutar. Daria mais equilíbrio do diálogo. Mas são análises ótimas de fato.

  • @viageirosmaislentos
    @viageirosmaislentos 3 месяца назад +5

    minuto 33h25. completamente de acordo! fui evangélico de raiz. filho de pastor. eu mesmo sou teólogo e fui pastor. sua análise está acertadíssima, Bruno.

  • @marialauraborgo5219
    @marialauraborgo5219 3 месяца назад +6

    Muito importante a pauta de hoje!

  • @mamariahluz
    @mamariahluz 3 месяца назад +2

    Formato informal do Calma Urgente: melhor programa de todos. Não fiquem certinhos, padronizados pfv. Mas façam os rolês pra gente apoiar!

  • @cleiry7101
    @cleiry7101 3 месяца назад +12

    O Greg News era o único programa que eu via na velocidade 1.0. Pois é... O único. Agora, toda terça, vejo Calma Urgente!!! Parabéns ao trio por "tirar" o chão das nossas "calmas"... É tudo urgente!

  • @cicofilho5010
    @cicofilho5010 3 месяца назад +5

    Que live massa!!!

  • @niviafx1731
    @niviafx1731 3 месяца назад +5

    Vocês são excelentes.

  • @saletesilva8673
    @saletesilva8673 3 месяца назад +3

    Maravilhoso esse programa. Vocês são três cabeças incríveis. Podcasts estão ficando meio enfadonhos mas esse é um dos poucos que consigo assistir até o final. Obrigada!❤

  • @alexandreali2290
    @alexandreali2290 13 дней назад

    muito bom... vou seguir o programa

  • @thathais100
    @thathais100 3 месяца назад +5

    Eu amo o canal, pq eu sei da minha enorme ignorância sobre todos os assuntos abordados. Obrigada à todos a inteligência de vocês me alimenta a cada vídeo. Quando eu crescer quero ter 10% da inteligência de cada.

    • @123marciapontes
      @123marciapontes 3 месяца назад +1

      Que é isso? Você é uma menina, tem muita vida pela frente e eu que tenho 64 também adoro ouvir o Calma Urgente.

  • @raphaelbrigeiro
    @raphaelbrigeiro 3 месяца назад +3

    Calmos urgentes,
    Queria primeiro parabenizar vocês por essa última live. Todas têm sido muito boas, mas acho que essa foi particularmente ótima. Infelizmente não pude assistir ao vivo, mas isso acabou se convertendo em algo positivo: assisti apenas a metade do tempo total e já tenho várias questões/inquietações que dialogam com a discussão de vocês. Se tivesse assistindo ao vivo, não ia conseguir escrever tudo, ou ia ter que pausar o vídeo pra escrever.
    Não tenho pretensões de qualquer reposta, mas tô respondendo apenas ao impulso de escrever que o vídeo está me causando.
    Sendo assim, lá vai textão:
    -> Sobre majoritarianismos: eu acho esse tema extremamente pertinente. De fato vocês têm razão em dizer que é algo que não é discutido com a atenção devida. O único "comunicador" que vi fazer menção a isso recentemente (e mesmo assim en passant) foi o Ezra Klein em algum episódio do podcast dele no NYT. Ainda não sei tudo que vocês vãoo dizer sobre o tema (como disse, estou apenas na metade do vídeo), mas acho que essa discussão deve ser bastante nuançada e profunda. Todas essas democracias atualmente atacadas por líderes que fazem apelos majoritarianista, no meu ponto de vista, deveriam ser mais majoritarianista e não menos. Isso significa que o sistema político seja mais representativo e mais responsivo ao "povo". A questão fundamental é exatamente a disputa sobre de que maioria ou de que povo estamos falando, ou seja, como estabelecemos o corte entre "maioria" e "minorias", ou entre "povo" e "elite". A título de exemplo, o comunismo marxista foi precisamente (entre outras várias coisas) um tentativa prática de produzir esse corte (na prática deu muita merda, mas aí é outra história). Então devemos ter muito cuidado nesse tipo de crítica, sob pena de nos vermos presos a respostas liberais cada vez menos capazes de lidar com a questão. E no caso brasileiro, dependermos sempre de Xandões e Lulas... Sugestões de livros/autores: Chantal Mouffe e Jacques Rancière, por exemplo.
    -> Religião e Estado Laico: Há muito tempo tenho enorme incômodo com a forma como o campo das esquerdas têm lidado com isso. Não apenas pelas razões apontadas pelo Bruno (Redes e colapso republicano), mas por algo mais profundo. Nunca é demais lembrar o contexto histórico em que essa separação entre religião e política foi feita: nas guerras de religião europeias do século XVII. É importante lembrar da contingência dessa solução, que não foi "inventada" por Hobbes, Grotius, Lockes et caterva. Foi uma solução prática para um problemas concreto. Isso não significa que não possamos atualizar essa solução, mas acho isso cada vez menos capaz de produzir um bom "fim". A disputa religiosa voltou ao palco político de forma aberta. E não nos mesmos termos que no século XVII. Sinto que as possibilidades de solução pra o retorno do conflito não se encontrará no retorno ao passado, por assim dizer. Sugestão de livro: Crítica e Crise, do Koselleck.
    -> Religião e fascismo: Gostei bastante de praticamente tudo que vcs falaram a respeito dessa nova conexão, que diferencia os movimentos atuais daqueles da primeira metade do século XX. Mas senti falta de duas observações que considero fundamentais para a compreensão dessa conexão, uma bastante prática e factual, e outra de cunho mais abstrato (tipo Zeitgeist). A primeira (1) tem a ver com as invasões ocidentais em países muçulmanos. Da mesma forma que você só entende os antigos fascismo à sombra do imperialismo do fim do século XIX e início do século XX, me parece que você só entende esse novo fascismo à luz dos movimentos do imperialistas do fim do século XX e início do XXI. Lembrem-se da forma como o Bush filho enquadrou discursivamente as invasões do Afeganistão e Iraque. A segunda (2) diz respeito ao fato de que os fascismos alemão, italiano e japonês eram todos projetos desenvolvimentistas/futuristas. Nesse sentido, o discurso era reacionário, mas a prática era a produção violenta de um novo mundo, por mais catastrófico que ele viesse a ser. Acho que esses dois elementos podem enriquecer essa compreensão na qual vocês estão empenhados. Sugestão de livros: Origens do Totalitarismo (especificamente a seção sobre imperialismo); Discurso sobre o colonialismo, de Aimé Césaire; e Crítica à razão negra, do Achille Mbembe.
    Direita cristã e políticos moralmente devassos: Acho essa questão imensamente fascinante. E ela talvez tenha uma resposta bastante simples, pelo menos como primeira resposta: vontade de poder! Trump, Bolsonaro, Berlusconi (pra não esquecê-lo) são todos políticos que, mais do quaisquer outros com relação orgânica com igrejas conservadoras, deram acesso a esses grupos aos corredores do poder. E o trunfo delas é exatamente essa "vilaneza", esse caráter ignominioso. É exatamente isso que torna eles capazes de fazer as coisas mais baixas em benefício desses grupos religiosos. Aliás, recentemente estava ouvindo um episódio do podcast do Chris Hayes da MSNBC em que ele entrevistava um pastor progressista, Doug Pagitt. E ele sintetizou esse movimento com a melhor imagem possível: aquela de Satã tentando Jesus no deserto e oferecendo a ele "todos os reinos desse mundo", com a diferença de que, ao contrário do carpinteiro galileu, eles resolveram aceitar o "pacto" e adorar o "diabo". Achei muito bom! Não tenho sugestões de livro sobre esse assunto, mas sugiro esse episódio aí, pra quem tem acesso ao inglês.
    Pronto! Textão escrito!
    Mais uma vez parabéns pelo novo formato do programa que vocês estão montando. É uma forma bem legal de preencher o vácuo que o Gregnews já deixou. Espero que a versão "alfa" saia logo. Boa sorte pra vocês (e pra todos nós)!

  • @indaleciaaparecidapaimdeso642
    @indaleciaaparecidapaimdeso642 3 месяца назад +8

    Vocês são grandes, amo vocês. Desejo cada vez mais lucidez e saúde pra vocês. Continuem firmes

  • @isabeladamilanovieira5974
    @isabeladamilanovieira5974 3 месяца назад

    Boa tarde. #ObrigadoIrã

  • @augustoluizdearagaopessin1641
    @augustoluizdearagaopessin1641 3 месяца назад +4

    Obrigado pelo trampo

  • @anacouto875
    @anacouto875 3 месяца назад +1

    O Greg é muito lúcido!

  • @valeriabraga6659
    @valeriabraga6659 3 месяца назад +1

    Vocês são ótimos, acompanho toda semana!!❤❤

  • @claudiocarvalho-claudiocar6956
    @claudiocarvalho-claudiocar6956 3 месяца назад +37

    Concordo com o ódio do Gregório à hipocrisia do respeito à idiotice.

    •  3 месяца назад

      Tinha uma frase muito usada antigamente que a gente tem que voltar a usar mais: "respeito não se impõe, se conquista".

  • @Nega-AleXandra
    @Nega-AleXandra 3 месяца назад +1

    “O púlpito: fé, poder e o Brasil dos evangélicos” discute a influência da religião no País - ANA VIRGINIA BALLOUSSIER - Nascida no Rio de Janeiro em 1987, é jornalista da Folha de S.Paulo e repórter especial do jornal, cobrindo religião, política e direitos humanos. Seu livro oferece um mergulho profundo em um fenômeno social em crescimento, proporcionando uma visão panorâmica das transformações que estão moldando o Brasil dos evangélicos. O livro é uma publicação da editora Todavia , em formatos impresso e ebook.

  • @tarsiladelima5201
    @tarsiladelima5201 3 месяца назад +1

    Fico tão tão feliz quando dá mais que 1h30

  • @hss6422
    @hss6422 3 месяца назад +6

    Vitimista hegemônico! Esse é o resumo da live, muito bom.

  • @luizcamoris
    @luizcamoris 3 месяца назад

    Adorei. Rindo junto

  • @carlanascimento3614
    @carlanascimento3614 3 месяца назад +7

    Eu amo vocês ! Fico feliz demais com o anúncio do vídeo ❤

  • @sandrafreitas8667
    @sandrafreitas8667 3 месяца назад +9

    Eu amo ficar desnorteada e rumar para o refluxo com vocês 🥰

  •  3 месяца назад +1

    A Alessandra fez até boas observações sobre o que aconteceu nos últimos anos no comportamento da população em relação à política partidária/eleitoral, mas o Bruno nem falou que teve uma "politização", falou em "mais pessoas preocupadas com política".

  • @deboragrion
    @deboragrion 3 месяца назад +1

    vocês são ótimos!

  • @RobertoBlatt
    @RobertoBlatt 3 месяца назад +1

    Gostando muito desse debate. Eu na minha simplicidade adorava uma série chamada Raised by Wolves que prevê uma distopia de ateus frente fundamentalistas. Era bacana, mas a HBO cancelou o projeto. Religião como ficção. É isso

  • @gvargasdequeiroz
    @gvargasdequeiroz 3 месяца назад +3

    Calma Urgente é um conforto. Longa vida a nós

  • @chavinhodo8
    @chavinhodo8 3 месяца назад +2

    O fenômeno atual que se passa por interesse em política é na verdade anti-política...

  • @mzmarciarum2909
    @mzmarciarum2909 3 месяца назад +2

    Documentário:
    'Til Kingdom Come, dirigido por Maya Zinshtein.

  • @RodrigoGomes-so8vm
    @RodrigoGomes-so8vm 3 месяца назад +9

    Documentário "‘Til Kingdom Come"
    ruclips.net/video/S3YSG8sgU4g/видео.htmlsi=rA85aqFg-w0OE6Ud

  • @nathaliameyer4302
    @nathaliameyer4302 3 месяца назад +1

  • @mzmarciarum2909
    @mzmarciarum2909 3 месяца назад +2

    Parabéns pelo excelente conteúdo.
    Por gentileza, escrevam na descrição o nome do documentário citado. Grata.

  • @RobertoBlatt
    @RobertoBlatt 3 месяца назад +1

    GemsTones Brothers também é excelente

  •  3 месяца назад

    Muito bom

  • @angu1984
    @angu1984 3 месяца назад +1

    O "Under the Banner of Heaven" virou uma minisérie em 2022. Aqui passacno Star+. Nos EUA foi lançada na plataforma Hulu

  • @GustavoIto
    @GustavoIto 3 месяца назад +2

    atrasado mais cheguei! adorei a conversa vlw :3

  • @craftandcrack
    @craftandcrack 3 месяца назад

    Comecei a acompanhar agora, muito bom! O áudio da Alessandra fica meio ruim sem microfone, principalmente no Spotify. Mas o conteúdo 100%

  • @lucianemaciel9416
    @lucianemaciel9416 3 месяца назад

    Muito bom!!!!

  • @valeriabraga6659
    @valeriabraga6659 3 месяца назад +1

    Concordo inteiramente com Alessandra quando ela fala sobre lideranças evangélicas progressistas na política: não tem que ter

  • @elisatozetti7190
    @elisatozetti7190 3 месяца назад +16

    Eu sou cristã e votaria em um ateu

    • @123marciapontes
      @123marciapontes 3 месяца назад +3

      Também penso que sou cristã (🤔) e acho que deveria ser obrigatório político ateu ou que não ficassem explicitando sua religião.

  • @candidaleao3954
    @candidaleao3954 3 месяца назад +2

    Fui a 1000 certinho

  • @NomadXperience1.0
    @NomadXperience1.0 3 месяца назад

    Amei!

  • @alekowalski
    @alekowalski 3 месяца назад +1

    Gente acabei de assistir o filme da Maya que a Alê indicou. Fiquei perturbadissima 😮

  • @hevedebarros
    @hevedebarros 3 месяца назад +1

    Mto bom assistir vcs!! O som do Greg tá abafado. Difícil entender. O da Alessandra tb não é bom.

  • @ComunistadeIphone-lo9zf
    @ComunistadeIphone-lo9zf 3 месяца назад +2

    o you tube ta tirando da busca, foi difícil achar

  • @ricardobbarreto
    @ricardobbarreto 3 месяца назад

    O filme Till Kingdom come tem aqui no RUclips 😉

  • @raizanogueira2543
    @raizanogueira2543 Месяц назад

    Indicação dos livros:
    - Gregório: Alfabeto das colisões
    - Gregório: Sobre desistir
    - Alessandra: Documentário Til Kingdom Come dirigido por Maya Zinshtein.
    - Bruno: Pela bandeira do paraíso
    - Bruno: Filme Israelism
    Me ajude a completar 👇🏽👇🏽👇🏽

  • @brigidakrausemarcon1969
    @brigidakrausemarcon1969 3 месяца назад

    Alguns intelectuais definem essa questão do enfraquecimento do judiciário, seja o anarcocapitalismo.

  • @ivonevieiracorrea3754
    @ivonevieiracorrea3754 3 месяца назад

    Por aqui, interior de São Paulo, impossível dialogar com evangélicos.

  • @togisivni
    @togisivni 3 месяца назад

    Hungria

  • @renatoguimaraes2725
    @renatoguimaraes2725 3 месяца назад

    Saudades de quando os 'crentes' reclamavam que sempre foram ridicularizados, normalmente citando a Rede Globo, que os papéis deles eram sempre humildes e vergonhosos para a classe e bla bla bla... Daí resolveram tomar o poder na política como uma reparação histórica. Dia desses um do meu convívio me disse que esse papel foi feito historicamente pela igreja católica. Meio que não tive como discordar...

  • @carolcsantos1
    @carolcsantos1 3 месяца назад +2

    Aqui no Canadá, 12 milhões se dizem sem religião em uma população de 36 milhões de pessoas. Praticamente 1/3 do país. Me sinto muito mais feliz e segura aqui sabendo que religião não é o centro de tudo, principalmente sendo mulher.

  • @mzmarciarum2909
    @mzmarciarum2909 3 месяца назад +1

    Documentário na íntegra:
    ruclips.net/video/S3YSG8sgU4g/видео.html

  • @raphaelbrigeiro
    @raphaelbrigeiro 3 месяца назад +1

    O documentário que a Alessandra comentou, se não me engano, se chama "Til' Kingdom Come". E tem aqui no youtube (mas acho que sem legendas)
    ruclips.net/video/S3YSG8sgU4g/видео.htmlfeature=shared

  • @jonasgranada
    @jonasgranada 3 месяца назад

    up

  • @lenacardoso07
    @lenacardoso07 3 месяца назад +2

    Concordo conigo Greg. Esquerda alucinada não é esquerda!

  • @fernandad.barlow3257
    @fernandad.barlow3257 3 месяца назад +1

    Mas nos Estados Unidos igual ao Brasil. Eles preferem qq coisa menos ateus. 😢

  • @Arthur-go3up
    @Arthur-go3up 3 месяца назад

    “Ô fenômeno mais importa é quaanto tá religiosidade da pessoa é a mais importante”
    ou seja, a pauta identitária.
    Bruno, pauta identitária vale pra reafirmar o negro como negro e tbm o evangélico como evangélico…E NÃO SE FALA EM LUTA DE CLASSE
    se a luta for identitária cristãos sempre seria maioria. tem que levar marxismo, rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht pra classe trabalhadora…
    o identitarismo liberal não deu certo como disputa eleitoral.
    infelizmente.

  • @Arthur-go3up
    @Arthur-go3up 3 месяца назад

    Tirando o Greg o papo tá ótimo ahahahha

  • @togisivni
    @togisivni 3 месяца назад

    Polêmica

  • @tatuec
    @tatuec 3 месяца назад +1

    Qual o nome do livro que o Bruno indicou?

    • @rcbiancalana
      @rcbiancalana 3 месяца назад

      Pela bandeira do paraíso, do Jon Krakauer

  • @pinheiro1935
    @pinheiro1935 3 месяца назад +1

    A Alessandra precisa de um microfone

  • @edsonangotijunior1755
    @edsonangotijunior1755 3 месяца назад +1

    Uma pergunta: só existe fé religiosa? A fé sem religião é o que?

  • @togisivni
    @togisivni 3 месяца назад

    36:08 no caso, como a direita trump Bozó não tem pauta, essa desse expediente pra captar o apoio e audiência dos ressentidos, nesse contexto de capitalismo financeiro (atomizado pelo neoliberalismo)

  • @anasequeirade
    @anasequeirade 3 месяца назад

    música de John Lennon (Plastic Ono band)- God : ruclips.net/video/aCNkPpq1giU/видео.html

  • @maryhelen5able
    @maryhelen5able 3 месяца назад +1

    O respeito à religiosidade das pessoas me obriga a respeitar a religiosidade do Malafaia? 😂 E essa usurpação do estado laico não foi o que
    aconteceu no Iran, em 79, que resultou com o fundamentalismo no poder? (Sendo que lá não foi “por iniciativa” do país em si, mas sim uma armação muito bem feita pelos ingleses)? Não seria o caso de ver o que há por trás das iniciativas para derrubar o estado laico, seja onde for? Talvez não seja só a extrema direita ou fascistas, whatever…
    Por falar nisso, vocês respondem a perguntas dos seguidores(não idiotas como talvez a minha😊)?
    Parabéns por esse Calma Urgente. Muito boooomm!!!

  • @thaisqueiroz5674
    @thaisqueiroz5674 3 месяца назад

    Quem pegou o nome do documentário ?

  • @Arthur-go3up
    @Arthur-go3up 3 месяца назад

    Marx sabia que a única maioria era a trabalhadora (que sempre será maioria). se os partidos Liberais seguirem longe de Marx e perto da esquerda euro-americana…tão ferrado.

  • @ttadii
    @ttadii 3 месяца назад

    Questionar comentários e ações intolerantes é visto por eles, evangélicos de extrema direita, como um ataque à religião e à pessoa deles.

  • @guilhermemvsoliveira
    @guilhermemvsoliveira 3 месяца назад

    é curioso que podemos pensar que a maioria das democracias atuais são majoritárias

  • @RobertoBlatt
    @RobertoBlatt 3 месяца назад

    Cara, 2013, quem caiu naquilo era otário, isso é fato. Quanto à ministra... convenhamos, realismo.

  • @togisivni
    @togisivni 3 месяца назад

    Faculdade crítica

  • @guilhermemvsoliveira
    @guilhermemvsoliveira 3 месяца назад

    mas o projeto do Trump ele é bem da ordem do território e de uma defesa étnica, sobretudo nessa segunda campanha na qual ele ataca constantemente os imigrantes e certas nacionalidades 34:17

  • @togisivni
    @togisivni 3 месяца назад

    1:01:28 o IDENTITARISMO é fascistoide

  • @guilhermesouza5451
    @guilhermesouza5451 3 месяца назад +1

    Esse argumento de que os evangélicos são movidos pela fé enquanto a esquerda é movida pela racionalidade e pela preocupação pela "política pública" é basicamente o que a turma da Faria Lima faz contra a esquerda. Nós somoa movidos pela emoção enquanto eles da Faria Lima são movidos pela preocupação com fatos e números. É um argumento horroroso e não é verdadeiro. Todo mundo é movido pelas emoções.
    Talvez seja hora da gente parar de apelar para um " argumento racional" na política, que nunca existiu de verdade, e começar a apelar pras emoções mesmo. Não tem absolutamente nada de errado com isso. Inclusive, o Lula ganhou três eleições pq ele sabe apelar pra esse lado emocional.

  • @Eduardo1007
    @Eduardo1007 3 месяца назад

    Harmonizando gorfo 😂😂

  • @pedrotoledo9378
    @pedrotoledo9378 2 месяца назад

    Eu acho o programa muito bom, mas faria uma crítica construtiva: é impressionante a quantidade de vezes em que a Alessandra, especificamente, é interrompida, principalmente pelo Bruno.
    Não creio que seja nada por mal, nem nada, mas talvez valha a pena prestar um pouquinho de atenção nisso. Tem hora que chega a incomodar um pouco.

  • @Heloisa455
    @Heloisa455 3 месяца назад

    ‘Til Kingdom Come (2020): ruclips.net/video/S3YSG8sgU4g/видео.html

  • @cynthiamahon3638
    @cynthiamahon3638 3 месяца назад +1

    Gente gosto das idéias, dos argumentos, mas chega uma hora que o Bruno e Alessandra começam um negócio esquisito. Um fala o outro interrompe, não deixa terminar e já corta o outro. Chega uma hora que desligo porque fico cansada da confusão, não consigo ouvir o Bruno terminar o raciocínio e nem Alessandra, ficam se cortando e não sinto que é para se completar ou trocar, uma hostilidade mesmo. Vai cansando e desisto de ouvir.

    • @tarsiladelima5201
      @tarsiladelima5201 3 месяца назад

      Eles têm essa faísca mesmo, os próprios reconhecem kkkkkkk não desiste deles não ❤ o saldo é bem mais positivo que negativo

  • @chavinhodo8
    @chavinhodo8 3 месяца назад

    A extrema direita mundial está vendo o Gustavo gayer em Copacabana... E isso já é muita coisa... Com Trump na presidência pode ser catastrófico.

  • @Arthur-go3up
    @Arthur-go3up 3 месяца назад

    O que sobrou dos cristãos de esquerda acabaram de sair de cena depois dos comentários do Greg. Não tá muito liberal esse discurso Greg. Estás esquecendo de uma coisa: CLASSE. Que religião segue o proletário brasileiro?? Se tu ataca a identidade da maioria da classe trabalhadora tu não é nem de esquerda nem liberal…

  • @anahelenadonascimento9231
    @anahelenadonascimento9231 3 месяца назад

    A carinha de Gregorio Duvivier aparenta claramente uma total desolação . Num vídeo desse canal , de umas 2 semanas atrás , em que ele e mais dois amigos fazem discussão sobre a política brasileira , o senhor Gregorio estava fumando o que parecia claramente ser um cigarro de maconha . Apertou o botão do ' foda-se ' querido ? Que tal escrever um roteiro para o Porta dos Fundos sobre um super-herói brasileiro que socorre à todos , solucionando todos os problemas ? Um chuta-bunda que socorre à todos , até para a solução dos problemas de saúde mental ? Podia ser um personagem fixo com dois roteiros por semana . Eu iria me divertir muito . Vocês humoristas são a via de escape do mundo , portanto vocês não podem se entregar , a despeito dos terrores desse tempo de auge da transição planetária

  • @lenacardoso07
    @lenacardoso07 3 месяца назад

    Não querida. A tal esquerda a qual você se refere não tem uma "bancada" como a evangélica na câmara. Mas é claro que a direita tem exclusividade no emprego da religiosidade no poder. Basta olhar para as pautas de costume da direita religiosa.... e as da esquerda onde predomina o Direito Individual e Humano. Você é suspeita para opinar, sinto dizer

  • @cumplid
    @cumplid 3 месяца назад +1

    Dugin é um dos grandes disseminadores desse retorno da imbricação explícita entre Estado e Igreja, bons debates dele entre 2014 e 2019 contra filósofos e pensadores ocidentais liberais (inclusive Fukuyama)

    • @cumplid
      @cumplid 3 месяца назад

      inclusive nessa nova abordagem de conseguir construir um fascismo que nao se prende a uma acepcao de raça, cor, etc.. mas que vai para o espírito