Fui criado em uma cidade de 14 mil habitantes e fui pra uma de 500 mil morar sozinho e trabalhar. Em menos de 3 anos desisti da minha carreira (setor administrativo em transportadoras), comprei equipamentos de jardinagem e voltei pra minha cidade natal pra trabalhar cortando grama, podando árvores e cuidando de jardins. Obviamente é muito mais árduo trabalhar no pesado e no sol quente, ao invés da sala com computador e ar condicionado, mas me sinto muito mais saudável fisica e mentalmente.
Também aconteceu parecido comigo, mas fiquei 5 anos com a promessa de que conseguiria manter minha carreira e, ainda assim, viver numa cidade pequena, enfim consegui, e é gratificante
Se brincar ganha mais R$ pois os salários nas cidades mal reajustam a inflação. Eu Tbm me mudei de BH para uma cidade pequena e foi a melhor coisa que fiz.
@saulosousaoficial608 faz 6 meses que comecei, estou montando a carteira de clientes e mirando em uns condomínios, então tô faturando baixo ainda mas a expectativa tá boa. Apesar que com pouca coisa que eu consiga fixo por mês eu já estou no lucro, lá o custo de vida era muito alto e nao me sobrava nada, a grana era toda pras contas, aqui eu estou na casa dos meus pais, então só de não pagar aluguel e rachar as despesas os meus custos já caíram bastante.
Essa é minha indagação, voltar para Cidade? Tenho filhos que precisam trabalhar, fico nessa indecisão? Queria muito ter nascido em uma cidade pequena,poderia ser mais fácil a adaptação e visão de mundo. Tenho um terreno de 1,000 metros na área rural, e não tenho coragem de morar no local, mas estou receosa, de me arrepender. 🥴
Quanto mais gente mora em um lugar, pior ele se torna. O ser humano foi feito pra viver em grupos pequenos, não de 1 milhão, 20 milhões. Se você quer qualidade de vida, more em cidades pequenas.
Aqui onde fica a minha chácara aconteceu exatamente isso. Durante a pandemia muita gente comprou sítios por aqui pra se "esconder" do vírus. Com o tempo esse pessoal se decepcionou com a vida rural (porque são urbanoides preguiçosos) e começaram a retornar para os seus apartamentos. Hoje esses sítios que foram abandonados estão sendo transformados em clubes, salões de festa e loteamentos, e uma área que já foi rural está se tornando uma área sub urbana muito mal frequentada. Esse processo de destruição de áreas rurais está acontecendo em muitas regiões do Brasil.
Sim, essa questão é realidade mesmo, os proprietários antigos estão morrendo e os esdeiros tem o terreno fracionado que por sua vez vendem de forma fracionada também daí vai vindo gente estranha pra região e dependendo do valor das terras se transformam em "favelas rurais"
No 8º período de psicologia fizemos um experimento com o mesmo pressuposto: todos ganham ou apenas um ganha enquanto os outros perdem. A sala foi separada em 4 grupos que precisavam escolher entre competir ou colaborar, mas nenhum dos grupos sabia a decisão dos outros até que todos revelassem ao mesmo tempo. Logo na primeira rodada do experimento um único grupo decidiu se dar bem e isso foi o suficiente para instaurar a desconfiança e a "competitividade". Infelizmente a maioria não percebeu do que esse experimento se tratava. Enquanto alguns celebravam a vitória e outros ficavam chateados por não terem ganhado, eu ficava só olhando e pensando o quão confiável eram essas pessoas com quem convivi durante 4 anos. No fim, concluí que todos perdemos e fracassamos naquele experimento que foi chamado pelo professor, da área de administração, de "dinâmica". Foi interessante notar que nem mesmo o próprio professor professor entendeu do que se tratava o experimento, mas achei compreensível, uma vez que ele operava sob uma mentalidade totalmente corporativa e o resultado obtido era "positivo" para ele, uma vez que gerava luco para as empresas.
Seria bacana se você gravasse um vídeo detalhando passo a passo como migrar a sua vida urbana para uma vida rural/cidade pequena. Abordando temas como adaptação do seu trabalho ou fonte de renda.
Eu moro no mato grosso, realmente existe chances disso, mas o que mais acontece são, roubos de defensivos, acontece mais em fazendas, mas o ideal é ter uma arma, segurança rural e convivência entre os vizinhos, e também alguns meios que esse canal indica
Cara, acho um pouco de exagero da sua parte. Moro no campo e não vejo nada disso. Existe, sempre existiu porém não é nada tão grave como vc quer dizer que é. Muito perigoso é a cidade, assiste aí ou mora num interior mesmo
Comprei uma chácara, até agora só me fudendo. Vim pra cá esse mês, morando em um barraquinho de madeirite, pegando água, tomando banho e lavando as roupas nos vizinhos, mas ja tenho energia off grid, e esperando chegar as madeiras pra começar minha casa.
Seu vídeo acabou de cair como uma luva. Recentemente, conversando com minha irmã, que tem 23 anos, percebi que ela tbm está tentando se livrar da "comodidade" da vida urbana e toda sua "agilidade". Acho que as pessoas, naturalmente, estão notando que o modelo atual de convivência social não vai se sustentar por muito mais tempo. E caso se mantenha, o preço será muito maior do que poderemos pagar. Ainda bem que tem gente como vc pra poder, sempre que possível, alertar os incautos das artimanhas do sistema pra tentar salvar aqueles se deparam com sua mensagem.
Tá desinformado meu caro, Deus criou o homem pra ele glorificar a Deus, Deus precisa da oração dos mal informados pra ele existir! Se é que existe mesmo
O que mais faz lembrar que as cidades não são seguras é quando eu vejo aqueles videos de aniversario de cidades onde fazem aqueles bolos gigantes, só de ver o comportamento das pessoas, imagine numa situação de crise.
O seu trabalho é excelente, Júlio,gosto da sua dicção e articulação com as palavras, você é didático e isso facilita o entendimento do mais leigo. Continue fazendo a diferença!!! Um abraço. Joel . Belo Horizonte- MG.
Acreditando nisso, irá continuar leigo e ainda confuso. Cara, não crie deuses na internet. Eles podem estar, apenas, priorizando monetização. Pense e coloque em teste tudo o que ouve. É esse comodismo de aceitar tudo que faz a pessoa " ser pouco favorecida em instrução e conhecimento".
Passei a viver em uma cidade de interior bem pequena mesmo, mas o povo daqui não é amistoso não. E como não tem emprego, gostam de explorar quem chega na cidade.
tenha paciência, em pouco tempo criará mais contatos e será conhecida e passarão a confiar mais em vc. aconteceu comigo, saí de uma cidade de 110.000 habitantes para uma de 6 mil habitantes. uma benção, mas, foi demorado a adaptação
Moro em sp e trabalho como motorista de aplicativo, então falou em estresse, falou comigo kkkkk E sinto na pele como as pessoas de uma cidade como sp são bem mais estressadas e até mal educadas, é foda, tento não me afetar com isso, mas é impossível. Cada dia que passa fico mais convencido que tenho que sair daqui e ir pra uma cidade tranquila, o problema mesmo é questao de trabalho. São Paulo é um caos total, as pessoas não param, sempre com pressa, fora a violência, que tá cada dia pior, só vejo desvantagem morar em uma cidade grande, sempre que tenho chance saio daqui, vou pra casa da minha irmã, que é interior, vou pra casa de uns amigos que moram em Embu Guaçu, e me sinto muito bem quando estou nesses lugares, é impressionante como o humor muda, como as pessoas mudam em lugares mais tranquilos, só estou esperando a chance perfeita pra sair desse caos e ter uma vida tranquila, sem afobação, sem caos e sem tanto estresse.
São Paulo é sem sombra de dúvida o pior lugar que já estive. Odiava ir trabalhar lá, e as vezes eu tinha quer dormir em hotel, pqp, o ar de SP é horrível, aquele Rio fede na cidade quase que inteira, tudo é frio, cinza, pixado, lixo em tudo quanto é canto… é deprimente. E o problema é que as pessoas que já nascem nesse meio normalizam essa vivencia tóxica em uma cidade grande.
@@KleberAbrãoDúvido se é pior em questão de violência e estresse. Vc ganha mais dinheiro em grande cidade, mas não compensa nada viver com violência e perturbação constante em grande cidade. Não faço a mínima questão de sair do meu nordeste, pra ir pra uma favela no Rio ou residir em SP. São uns infernos esses lugares.
Um ditado popular que diz; "quantos menos somos, melhor passamos". Realmente o ambiente urbano é muito crítico, perigoso, estressante, competitivo e predatório. Não acostumo morar em cidades!!!
Fico muito desconfortável em cidade grande, toda vez que preciso ir para a cidade ao lado (Bauru-Sp) mal vejo a hora de ir embora, nem consigo imaginar passar um dia em São Paulo kkkkk
O problema das pequenas cidades ou comunidades, é a fofoca. Todo mundo sabe de tudo. Sou de SP e fui morar em uma cidade de 20 mil habitantes, era ruim também em alguns aspectos. Acho que tudo tem os dois lados, tanto na cidade grande quanto na pequena.
Isso é fácil de resolver, só não fica postando sua vida particular nas redes sociais , e também filtrar suas amizades e círculo social , sempre morei em comunidade agrícola em cidade pequena , então quanto menos as pessoas sabem de nossas vidas ,menor a chance de queimarem sua imagem , fazerem fofocas de sua pessoa ou então tentarem se intrometer na suas vidas.
@@matheusstahl8591Exatamente. É não falar da sua vida para os outros. E pedir educadamente que nossos familiares não explanem nossa vida para os vizinhos, simples👍
@@vitorviturino Sabe, não é bem assim que funciona em uma cidade pequena de verdade. Quando morei naquela cidade, eu trabalhava lá e as pessoas na segunda feira sabiam se eu tinha lavado o carro no domingo, se tinha ido ao banco, se tinha ido ao mercado, se estava com a minha esposa na feira, se tinha aparado o gramado da casa, etc. Comentavam isso comigo na segunda feira. Nunca revelei nada, mas eles sabiam de tudo. Naquela época as redes sociais ainda estavam começando, eu nem tinha isso. Mas nem precisava, a rede social era a própria cidade.
Fiz um curso de vendas quando trabalhava num banco: aprendi nesse treinamento uma situação em que resultado negociação tinha 03 resultados possíveis: 1 relação ganha perde . 2 perde ganha 3 ganha xganha (divisão justa das moedas 3x3). Muito bom esse vídeo. Um forte abraço CWB
Obrigado por ainda manter esse tipo de vídeo, pessoal... Isso é muito importante. Por favor, voltem com o boletim SV, momento crítico e afins! Sei que é trabalhoso e desinteressante no sentido de retorno, mas isso ajuda muita gente. Deus abençoe!
Tema muito interessante, e o Julio como sempre muito acertivo e habilidoso com o uso das palavras para desenvolver sua ideia sobre o assunto de forma clara e eficiente... Parabéns!
O bicho vai pegar a tal ponto que nem a zona rural vai escapar. Fui no mercado hoje 27/12/2024 e gastei 145 reais com 40 ovos, 1,6kg de musculo, 1kg limão e 3kg de frango. Coube tudo em uma mochila de 40L. A coisa vai ficar ruim a nível mundial.
Concordo com você. A solução para caso as coisas continuarem do jeito que estão é dolarizar parte da sua renda ou sair do país. Tudo está ficando muito caro por conta dos gastos absurdos desse governo.
@@gamerfx3466 Por pouco tempo! Mesmo que leve alguns anos, do ponto de vista humano, a ruina e o caos vão chegar quando o mundo todo entrar em uma grande crise.
Boa tarde ,Julio! Depende muito do lugar no campo ou roça a pessoa se encontra, morava nas grandes cidades e fui para o campo pensando que estava melhor em termos de educação e respeito, enfim me decepcionei muitooo, pois as pessoas estavam iguais ou ate piores das cidades.... Talvez eu não tenha tido sorte... Mas onde chega tudo e de tudo , vai ficando mais do mesmo...
Se informe com os vizinhos sobre onde vc vai viver, se eles sabem de alguma pendência, cheia de rio, briga de vizinhos e etc, senão pode estar entrando em uma situação muito mais estressante que o ambiente urbana
Criado em uma pequena cidade de 120mil habitantes. Minhas férias era na roça casa da vó.😅 Hj vivo meu sonho em mora na roça. Plantei uma banana da terra de meio kgs cada banana 😅😅😅
Por favor, leia o artigo "A metrópole e a vida mental" de Georg Simmel. Foi uma leitura muito útil pro meu tcc, cuja temática era algo entre psicologia social e arquitetura eclética (é difícil explicar em poucas palavras kkkk) No texto, o autor vai falar como essa grande concentração de pessoas nos centros urbanos, lá no século 19, influenciou a saúde mental dos indivíduos e, claro, deixa rastros até os dias de hoje em nós. Recomendo a leitura, é um texto curto :)
Depois que passei a acompanhar o modo de vida do pessoal do sul, mais especificamente, pequenas cidades e zoa ruela, percebi que há um vínculo muito forte entre essas pessoas, o cooperativismo funciona e isso vai de encontro ao que vc disse no vídeo .
A personalidade de uma pessoa que gosta do campo é muito diferente de uma pessoa que gosta de cidade grande, são como água e óleo. Percebo isso observando meus amigos e conhecidos,os que moram na capital e os que moram no interior.
Ninguém está seguro em lugar nenhum esse é o verdadeiro preparo de um sobrevivencialista, nao é fugir mas se adaptar a qualquer ambiente. E tem muita gente encrenqueira na area rural também, também tem fumadores, cara esse mundo não é algodão doce.
Por isso que países menores tem possibilidade de funcionar melhor. Qual a responsabilidade de comunidade um político lá no DF tem com uma pessoa que nunca irá encontrar na vida?
Conversa com qualquer narcisista todos em quase absoluto tem aversão a natureza sempre vislumbram ou endeusam a vida urbana isso e interessante pois e um tipo de padrão
Ótimo vídeo, ótima reflexão, vc sempre pontual, embora o estudo da sociedade no geral é bem denso e massante ao meu ver, consigo assistir seus vídeos até o final pois seus conteúdos sempre agregam muito conhecimento simtetizado e prático, útil. Obrigado amigo. Moro há 9 anos no interior do PR, cidade de 17k, e aqui consigo comprar em +- 40%do comércio e pagar depois, sem consulta ao nome etc.
Que espetáculo de vídeo… meu Deus. Que linha bem construída. 14 minutos que viram umas chavinhas no cérebro. Imagina uma startup que ajuda pessoas a encontrarem propriedades rurais de forma bem filtrada, seria genial pra mim. Ou até indo mais longe: uma empresa que intermediaria toda a parte de reformas essenciais pra adaptar propriedades rurais às necessidades do novo proprietário. O cliente só entra com o dinheiro e apresenta seus interesses e necessidades, a empresa cuida da busca da propriedade ideal, bem como as reformas. Entrega uma propriedade com placas solares, encanamento, algumas estruturas iniciais, e fornece suporte por X meses.
Por isso q eu detesto ir pra cidade grande , so vo pra la quando preciso resolver algum tipo de problema que nao é possivel resolver daqui das cidade pequenas .
Em 2020 fui para una cidadezinha de Minas, levei meu material de barbearia e deixei uma boa clientela aqui no RJ. Minha esposa estava cuidando da mãe dela na época e foi morar lá e eu aproveitei a pandemia e fui para experimentar morar no interior; mas as oportunidades de trabalhos nesses lugares são bem escassas, voltei um ano depois novamente para o RJ; não que eu não gostei da vida rural , mas penso que a pessoa para ir morar em um lugar assim deva ter uma renda certa por mês. A pessoa ir com a cara e a coragem , com certeza vai se decepcionar. Se eu estivesse aposentado com certeza ficaria o resto da vida lá, porque o lugar é bem tranquilo , muito bom de se viver ....
olá, tenho 55 anos, quando era criança e as dificuldades financeiras eram uma realidade de quase todas as pessoas, viviamos em um ambiente de solidariedade entre todas as pessoas. hoje os governos, que são o pior câncer humano que existe, criou divisões que até então não existiam. é o que militares chamam de strategia de guerra, separe as pessoas para que fique mais facíl dominar. eramos todos humanos até serem criadas as raças, diferenças sexuais e financeiras. e enquanto não recuperarmos nossa humanidade sem politica, a coisa só piora. abraço
Estou numa vida ideal de acordo com o que este vídeo fala. Me sinto feliz e privilegiado. Ganhei longevidade, cura saude e paz. Desliguei do urbanismo com responsabilidade.
Nasci e cresci na Capital do Ceará com 2 milhões de habitantes e há 3 anos me mudei para o interior do estado, uma cidade com 8 mil habitantes e posso afirmar, aqui as pessoas são mais gentis. A vida corre um pouco mais devagar e além do mais o meu custo de vida diminuiu bastante, podendo assim oferecer mais conforto para a minha família. Claro que não temos acesso a mesma quantidade de lazeres que existem em uma cidade grande, mas eu realmente já queria fugir disso.
Eu vendo isso pensando em ir pra São Paulo a maior cidade do país pra fazer faculdade de economia pq só lá tem as melhores queria fazer a faculdade e vazar logo de São Paulo
Recomendação de leitura para quem se interessa pelo assunto: "Humanidade: Uma história otimista do homem" O livro basicamente aborda dois pontos centrais. O primeiro deles que o cooperativismo foi muito mais importante para a humanidade do que o egoísmo, e que somos fundamentalmente empáticos, mas só com aqueles que identificamos como semelhantes. É basicamente por isso que boa parte das guerras são causadas por desumanizações como "tal povo não é da espécie humana", ou por isso que as cidades mais preconceituosas são as menos diversas, já que o convívio com o próximo leva a uma identificação e humanização. O segundo ponto é que a nossa percepção de coisas boas e ruins é muito distorcida pelo mundo e pela mídia. Acontecem inúmeras boas ações no dia a dia que eu tenho certeza que vocês conseguem lembrar com o mínimo de esforço, mas as situações ruins são muito mais noticiadas e revoltantes.
5:52 isso também é um conceito abordado no livro 12 Regras para a Vida (que a propósito eu vi que o Thiago tem quando vi a esposa dele mostrando eles ajeitando a casa no canal Mulheres SV). O homem tem a incrível necessidade de escolher o conveniente, a não ser que ele crie um vínculo com uma outra pessoa (um vizinho, p.ex), como quando faz favores, onde criará essa necessidade de: "tem mais chance de ele fazer o mesmo por mim do que alguém que eu não fiz nada". Isso se dá, na proposta do autor, pelo futuro ter sido venerado como um Deus pelos nosso ancestrais; deixo algo para depois, pois não terei mais trabalho depois. Eistein chamava isso de Juros Compostos, vendo como a maior criação dos seres humanos. Esse vínculo, no final, cria o caminho contrário ao da conveniência, ou seja: o homem se torna e escolhe o que é significativo. Ainda estou lendo, então só posso recomendar capítulos que li até agora. Os melhores que abordam essas questões do vídeo são: Regra 3, 6 e 7.
Pena que acordei tarde, mas enfim, apesar da idade consegui comprar meu canto, falta ainda construir e deixar o lugar bonito pra curtir um pouco e deixar pra minha família no futuro.
Eu estou morando em uma cidade de um pouco mais de 300 mil habitantes, e eu noto isso. Estou me organizando financeiramente para ir a uma cidade menor, onde eu sempre percebi como as pessoas dessas cidades menores são mais "gente boa".
No livro de Ellen G White "Vida no Campo", ela diz que "as cidades são viveiros de imoralidade". Nessa obra, ela aconselha os cristãos a fugirem das grandes cidades e, como fundamento, aponta para as crises dos últimos dias que sobrevirão às metrópoles.
No momento melhor estado do Brasil é Santa Catarina e os terrenos estão absurdamente caros. O jeito é se adaptar e planejar pra, quem sabe, ter a sorte de conseguir essa janela antes que se feche.
Mas lembre sempre de, se vier, se adaptar a cultura. Sou catarinense e quem vem com uma mente prepper americana, lobo solitário, querendo se fechar e achando que em SC tudo é lindo e maravilhoso não vai se dar bem. SC é lotada de muitos municípios pequenos, diferentes de outras regiões que possuem enormes cidades, mas poucas cidades no geral. Essa cultura de sentimento comunitário é herança da imigração e colonização, já que há 150 anos os imigrantes chegavam aqui e precisavam criar comunidades pequenas, fortes e estruturadas.
@@augustocesarnasario Já pesquisei sobre essa cultura e além de tudo eles têm preconceito contra os nordestinos por várias razões que são até justificáveis. Mas realmente não é pra todos.
@joaosilva-y6s O pessoal fala muito sobre "preconceito contra nordestinos/nortistas". E na verdade não é contra nordestinos, mas sim com quem vem pra cá e quer se aproveitar do povo e dos auxílios do governo. Ou seja, esse "preconceito" é inclusive com quem é catarinense kkkkkkkk não tem nada a ver com nordestinos. Meus vizinhos são nordestinos e moram aqui há 20 anos, nos damos muito bem mesmo, grandes amigos. Todos que quiserem vir para cá serão sempre muito bem-vindos, desde que queiram trabalhar muito e serem honestos. Essa é a visão que tenho no geral do povo catarinense.
Pensa o seguinte: você camimha de manhã pra ir trabalhar, numa cidade pequena, você da bom dia para pessoas que você conhece, seus vizinhos, os vendedores ambulantes matam sua fome, garis, policiais, e por aí vai. Imagina isso numa cidade como São Paulo, se você der bom dia pra todo mundo por quem passa na rua, você vai ficar louco. É um dos motivos das relações comunitárias em gtandes centros serem praticamente inexistentes
Tô pensando compra um veleiro pq vc pode deslocar-se qualquer lugar sem gastar muito ter um bom estoque de comida e uma vara de pesca boa não precisa mais nada
Freud já dizia que a neurose é o preço que se paga por viver em sociedade. Além disso, pesquisas já mostraram a correlação entre a vida nas grandes cidades e uma maior incidência de transtornos mentais. A verdade é que eu não quero esperar ficar doído. Prefiro morar no sítio. 😅
ECONOMIA resume bem um conceito necessário que se perdeu completamente em ambientes urbanos Economia não é sobre MOEDA, é sobre TROCA de bens e serviços Predadores eventualmente irão encontrar seu Luigi Mangione
19 часов назад
A cosmopolita está destruindo meu emocional, saúde e até espiritual
Meus parentes que moraram na minha cidade pequena e moraram na cidade grande (Ponta Grossa ou Curitiba) eles disseram preferir o ambiente daqui, mas as pessoas da cidade porque aqui o povo é muito mais burro, o IDH da minha cidade é um dos mais baixos do Paraná (abaixo de 0,7) e o QI dificilmente passa dos 70, mesmo a cidade sendo bem cuidada na parte urbana a educação e acesso a saúde reduzem o IDH, mas uma coisa é inegável, aqui o povo fala mal de todos, são contra o conhecimento, bebem e fazem festa sempre, são os típicos europeus agricultores medievais. Mesmo assim, aqui é um ambiente muito mais tranquilo que nas cidades, e eu particularmente prefiro o povo da cidade pequena, quando eu estava fazendo vestibulares tinha que ir nas cidades grandes, lá eu via gente com um estilo que particularmente me irrita profundamente, não cumprimentam, estilo que remete a militância, grosseiros e muito mais, apesar da minha cidade ter gente má, não se compara ao sentimento das cidades grandes.
Júlio. Leia o livreto 'VIDA NO CAMPO de Ellen White'. Isso vai ser útil para criar conteúdo para seu canal. A autora fala sobre assuntos como este. Vai ser bom para você que se tornou cristão. Abraço!
como é a vida estando sujeito aos diferentes tipos de relações para alguém q mora afastado, a vida com certeza será significativamente diferente para uma pessoa cujo o único acesso a cidade seja passando por grande número de pessoas com a qual tenha relações positivas (bons vizinhos) ou negativas (maus vizinhos, acampamento de invasores, proprietários que rejeitam direito de passagem, e a lista segue). ter maus vizinhos em área urbana estruturada parece ser menos significativo do que ter maus vizinhos em área rural, pois estar afastado é uma vulnerabilidade significativa. e adiciono; todo mundo gosta de cordialidade, mas em algumas pequenas cidades é exigido e falhar com a exigência é interpretado de forma equivalente a desrespeito, enquanto em algumas cidades maiores cordialidade precede truques e golpes com inaceitável frequência, treinando os habitantes a aversão a cordialidades, por vezes ainda de forma muito civilizada, a exemplos das cidades que as pessoas esperam as pessoas saírem do trem/ônibus antes de começarem a entrar, mas o fazem sem se cumprimentar, demonstrando uma colaboração sem cerimônia muito funcional do ponto de vista social, mas não inter-pessoal.
Eu moro na capital de de São Paulo. Eu vim do nordeste para São Paulo quando criança. Fui criado em sítio sou do interior da Paraíba distrito chamado Solânea. Eu tenho muitas lembranças boas de lá, mas também como nem tudo são flores, as pessoas que tinham mais estudos tinham mais oportunidades de arrumar emprego, o que minha mãe não tinha a oferecer e teve que trocar a paz, o ar limpo, o sossego e a natureza e nossa comida diretamento da terra para fogão a lenha, para vivermos hoje em uma DESGRAGAÇA de favela chamada Paraisópolis. Eu confesso que São Paulo salvou muitas vidas e deu muitas oportunidades para muitas pessoas, inclusive para imigrantes, mas muita gente estranha convivendo em um ambiente inseguero (na minha opinião favorecida pelo Estado), falta de planejamento para o tamanho da população, e fora a característica de grande parte da população brasileira em sempre querer sair bem em tudo, nem que seja no "jeitinho brasileiro". E claro né, sem mencionar o que ocorre, e vem ocorrendo desde que São Paulo é São Paulo: poluição do ar, poluição do som, literalmente não tem parques, transporto público (para eu que não tenho condição de transporte privado), é um LIXO, a segurança quem faz aqui no meu bairro é o PCC. Eu sonho em sair daqui, ano que vem vou tentar nem que seja a pé, não aguento crualdade, eu tive que fechar meu coração pra tudo, porque ser "bonzinho" por aqui é assinar a setência de montarem em cima de você. E resumidamente para cloncuir com o vídeo, realmente, 90% das pessoas aqui são super egoítas (na minha opinão de vivência) deshumildes, sem simpatia com próximo, são raras as pessoas que estende a mão tanto aqui dentro da comunida quanto fora, falsas e sempre mascaradas, este o modo operends de São Paulo. O sobrevivencialismo trouce minhas boas memórias de criança que tinha no meio dos matos, a paz, a natureza e a belíssima comida da terra pro fogão a lenha. Penso em fazer parte de uma comunidade sobrevivencialista urbana e fazer o máximo para que possamos nos manter unidos e tenhar a vida no campo com os conhecimento obetido na cidade. São Paulo tem excelentes cidades no interior e terras fértis, mini cidades locazidas e grande variedade. Em fim, que se vocês meus irmãos crêem, que o Deus de Israel os abençoem com muita paz, saúde, sabedoria e força para os desavios ano que vem, amém✨🇮🇱❤️
Estou muito mal da saúde morando a 5 anos no Rio de janeiro capital, buscando encontrar um lugar no mato pra trabalhar e morar, fui criado no mato, sou técnico agrícola.
Morar na roça certamente têm algumas vantagens em relação às cidades, mas não dá pra romantizar também, tudo tem seu ônus. Esse estilo de vida não é pra todo mundo (primeiro por que a maioria das pessoas que mora nas cidades dificilmente se acostumaria a viver na roça, e segundo por que isso seria inviável mesmo, economicamente e socialmente). Sem contar que essa idealização da vida no campo muitas vezes acaba flertando com ideias reacionárias (anti-tecnologia, anti-ciência, anti-civilização/modernidade, etc). Não que seja o caso de vocês, mas é algo a se prestar atenção.
Sou extremamente urbana. Nao me vejo indo para campo a não ser que tenha um. Meio de locomoção pra ir e vir quando quiser. Mas sinto vontade de ter minha própria horta, ter arvores frutiferas, ter um terreno amplo. Se dia tiver condições, quero ir pra uma cidade de media a pequena.
Fui criado em uma cidade de 14 mil habitantes e fui pra uma de 500 mil morar sozinho e trabalhar. Em menos de 3 anos desisti da minha carreira (setor administrativo em transportadoras), comprei equipamentos de jardinagem e voltei pra minha cidade natal pra trabalhar cortando grama, podando árvores e cuidando de jardins. Obviamente é muito mais árduo trabalhar no pesado e no sol quente, ao invés da sala com computador e ar condicionado, mas me sinto muito mais saudável fisica e mentalmente.
Também aconteceu parecido comigo, mas fiquei 5 anos com a promessa de que conseguiria manter minha carreira e, ainda assim, viver numa cidade pequena, enfim consegui, e é gratificante
Se brincar ganha mais R$ pois os salários nas cidades mal reajustam a inflação. Eu Tbm me mudei de BH para uma cidade pequena e foi a melhor coisa que fiz.
@saulosousaoficial608 faz 6 meses que comecei, estou montando a carteira de clientes e mirando em uns condomínios, então tô faturando baixo ainda mas a expectativa tá boa. Apesar que com pouca coisa que eu consiga fixo por mês eu já estou no lucro, lá o custo de vida era muito alto e nao me sobrava nada, a grana era toda pras contas, aqui eu estou na casa dos meus pais, então só de não pagar aluguel e rachar as despesas os meus custos já caíram bastante.
Essa é minha indagação, voltar para Cidade?
Tenho filhos que precisam trabalhar, fico nessa indecisão?
Queria muito ter nascido em uma cidade pequena,poderia ser mais fácil a adaptação e visão de mundo.
Tenho um terreno de 1,000 metros na área rural, e não tenho coragem de morar no local, mas estou receosa, de me arrepender. 🥴
Quanto mais gente mora em um lugar, pior ele se torna. O ser humano foi feito pra viver em grupos pequenos, não de 1 milhão, 20 milhões. Se você quer qualidade de vida, more em cidades pequenas.
sempre tem aqueles final de rua que o povo usa pra jogar lixo
Cidades de até 50 mil. Querendo aumentar a população, basta fazer como os EUA e UK fazem: condados (cidades-jardim)
@@Augusto_Tenorioisso mesmo
Aqui onde fica a minha chácara aconteceu exatamente isso. Durante a pandemia muita gente comprou sítios por aqui pra se "esconder" do vírus. Com o tempo esse pessoal se decepcionou com a vida rural (porque são urbanoides preguiçosos) e começaram a retornar para os seus apartamentos. Hoje esses sítios que foram abandonados estão sendo transformados em clubes, salões de festa e loteamentos, e uma área que já foi rural está se tornando uma área sub urbana muito mal frequentada. Esse processo de destruição de áreas rurais está acontecendo em muitas regiões do Brasil.
Kkkkk cara, o Brasil é um país rural. 99% do Brasil é mato. Para de falar bobagem
@mariohenrique15 é o que o Júlio acabou de falar no vídeo, vc está confirmando só.
Doideira, o ser humano não gosta de paz, somos escravos de prazeres imediatos
@@alexsandrosb9570 mas não é o que o rapaz fala no comentário. “Destruição das áreas rurais” é algo totalmente fora dela realidade kkkk
Sim, essa questão é realidade mesmo, os proprietários antigos estão morrendo e os esdeiros tem o terreno fracionado que por sua vez vendem de forma fracionada também daí vai vindo gente estranha pra região e dependendo do valor das terras se transformam em "favelas rurais"
A energia das grandes cidades é horrível
A cidade grande desumaniza, e normaliza a desumanização.
Comentário cirúrgico
No 8º período de psicologia fizemos um experimento com o mesmo pressuposto: todos ganham ou apenas um ganha enquanto os outros perdem.
A sala foi separada em 4 grupos que precisavam escolher entre competir ou colaborar, mas nenhum dos grupos sabia a decisão dos outros até que todos revelassem ao mesmo tempo.
Logo na primeira rodada do experimento um único grupo decidiu se dar bem e isso foi o suficiente para instaurar a desconfiança e a "competitividade".
Infelizmente a maioria não percebeu do que esse experimento se tratava. Enquanto alguns celebravam a vitória e outros ficavam chateados por não terem ganhado, eu ficava só olhando e pensando o quão confiável eram essas pessoas com quem convivi durante 4 anos.
No fim, concluí que todos perdemos e fracassamos naquele experimento que foi chamado pelo professor, da área de administração, de "dinâmica".
Foi interessante notar que nem mesmo o próprio professor professor entendeu do que se tratava o experimento, mas achei compreensível, uma vez que ele operava sob uma mentalidade totalmente corporativa e o resultado obtido era "positivo" para ele, uma vez que gerava luco para as empresas.
Profundo
Aqui no Mato sobrou material de construção nós doamos e emprestamos ferramentas, e pegamos verduras...assim vivemos uma simbiose!
Seria bacana se você gravasse um vídeo detalhando passo a passo como migrar a sua vida urbana para uma vida rural/cidade pequena. Abordando temas como adaptação do seu trabalho ou fonte de renda.
Excelente ideia
Ja existe
Comprar imovel rural sem pensar no que vai produzir comercialmente é muito equivocado.
UP
Uma Ecovila sería uma boa ideia.
O campo é muito perigoso no Brasil. É preciso ter muito cuidado com a romantização. Mesmo que vc tenha meios de defesa, pode passar por dor de cabeça.
Eu moro no mato grosso, realmente existe chances disso, mas o que mais acontece são, roubos de defensivos, acontece mais em fazendas, mas o ideal é ter uma arma, segurança rural e convivência entre os vizinhos, e também alguns meios que esse canal indica
Cara, acho um pouco de exagero da sua parte. Moro no campo e não vejo nada disso. Existe, sempre existiu porém não é nada tão grave como vc quer dizer que é.
Muito perigoso é a cidade, assiste aí ou mora num interior mesmo
Arranje uns bons cães de guarda, uma arma de fogo e invista em boa iluminação de sua propriedade e acredito que os problemas diminuam muito.
na minha regiao o campo é o lugar mais seguro
Comprei uma chácara, até agora só me fudendo. Vim pra cá esse mês, morando em um barraquinho de madeirite, pegando água, tomando banho e lavando as roupas nos vizinhos, mas ja tenho energia off grid, e esperando chegar as madeiras pra começar minha casa.
O começo é assim mesmo como vc acha que as grandes fazendas foram criadas no futuro vc vai agradecer por ter um sítio
Seu vídeo acabou de cair como uma luva. Recentemente, conversando com minha irmã, que tem 23 anos, percebi que ela tbm está tentando se livrar da "comodidade" da vida urbana e toda sua "agilidade". Acho que as pessoas, naturalmente, estão notando que o modelo atual de convivência social não vai se sustentar por muito mais tempo. E caso se mantenha, o preço será muito maior do que poderemos pagar.
Ainda bem que tem gente como vc pra poder, sempre que possível, alertar os incautos das artimanhas do sistema pra tentar salvar aqueles se deparam com sua mensagem.
Deus criou o homem para viver em contato com a natureza, quanto mais longe dela, parece que mais o homem enlouquece.
Tá desinformado meu caro, Deus criou o homem pra ele glorificar a Deus, Deus precisa da oração dos mal informados pra ele existir! Se é que existe mesmo
@maicobitencourt339 se for por isso, também te acho desinformado.
@@maicobitencourt339kkkkk tá jogando muito God of War
Maicon e da cidade grande 😂
@@rodrigofreires8482mas é verdade, em Gênesis dis que Deus criou o homem para glorifica lo
O que mais faz lembrar que as cidades não são seguras é quando eu vejo aqueles videos de aniversario de cidades onde fazem aqueles bolos gigantes, só de ver o comportamento das pessoas, imagine numa situação de crise.
O seu trabalho é excelente, Júlio,gosto da sua dicção e articulação com as palavras, você é didático e isso facilita o entendimento do mais leigo. Continue fazendo a diferença!!! Um abraço. Joel . Belo Horizonte- MG.
Acreditando nisso, irá continuar leigo e ainda confuso.
Cara, não crie deuses na internet. Eles podem estar, apenas, priorizando monetização.
Pense e coloque em teste tudo o que ouve.
É esse comodismo de aceitar tudo que faz a pessoa " ser pouco favorecida em instrução e conhecimento".
Passei a viver em uma cidade de interior bem pequena mesmo, mas o povo daqui não é amistoso não. E como não tem emprego, gostam de explorar quem chega na cidade.
tenha paciência, em pouco tempo criará mais contatos e será conhecida e passarão a confiar mais em vc. aconteceu comigo, saí de uma cidade de 110.000 habitantes para uma de 6 mil habitantes. uma benção, mas, foi demorado a adaptação
No relato bíblico,quem edificou a primeira cidade(chamada Enoque) ,foi o primeiro sociopata Caim:quando em fuga,do infame assassinato.
Nasci e cresci em São Paulo capital, odeio morar aqui.
Moro em sp e trabalho como motorista de aplicativo, então falou em estresse, falou comigo kkkkk
E sinto na pele como as pessoas de uma cidade como sp são bem mais estressadas e até mal educadas, é foda, tento não me afetar com isso, mas é impossível.
Cada dia que passa fico mais convencido que tenho que sair daqui e ir pra uma cidade tranquila, o problema mesmo é questao de trabalho.
São Paulo é um caos total, as pessoas não param, sempre com pressa, fora a violência, que tá cada dia pior, só vejo desvantagem morar em uma cidade grande, sempre que tenho chance saio daqui, vou pra casa da minha irmã, que é interior, vou pra casa de uns amigos que moram em Embu Guaçu, e me sinto muito bem quando estou nesses lugares, é impressionante como o humor muda, como as pessoas mudam em lugares mais tranquilos, só estou esperando a chance perfeita pra sair desse caos e ter uma vida tranquila, sem afobação, sem caos e sem tanto estresse.
Acho que SP vai piorar, nisso que o Júlio falou. É assustador o tanto de prédio residencial que está brotando nessa cidade.
São Paulo é sem sombra de dúvida o pior lugar que já estive. Odiava ir trabalhar lá, e as vezes eu tinha quer dormir em hotel, pqp, o ar de SP é horrível, aquele Rio fede na cidade quase que inteira, tudo é frio, cinza, pixado, lixo em tudo quanto é canto… é deprimente. E o problema é que as pessoas que já nascem nesse meio normalizam essa vivencia tóxica em uma cidade grande.
Prepare pra passar por dificuldade, cidade pequena não gira dinheiro.
A mão de obra é barata e o custo de vida é caro.
@@KleberAbrãoDúvido se é pior em questão de violência e estresse.
Vc ganha mais dinheiro em grande cidade, mas não compensa nada viver com violência e perturbação constante em grande cidade.
Não faço a mínima questão de sair do meu nordeste, pra ir pra uma favela no Rio ou residir em SP. São uns infernos esses lugares.
@ThiagoGuerreiro500 se eu pudesse viveria sim no seu nordeste.
Mas temos família que depende de nós.
Mas a vontade é de ir pra sua região.
Um ditado popular que diz; "quantos menos somos, melhor passamos". Realmente o ambiente urbano é muito crítico, perigoso, estressante, competitivo e predatório. Não acostumo morar em cidades!!!
Irmão, eu odeio cidades também não suporto
Fico muito desconfortável em cidade grande, toda vez que preciso ir para a cidade ao lado (Bauru-Sp) mal vejo a hora de ir embora, nem consigo imaginar passar um dia em São Paulo kkkkk
🙌🙌🙌
Passo todos os dias qui, infelizmente 😔
O problema das pequenas cidades ou comunidades, é a fofoca. Todo mundo sabe de tudo. Sou de SP e fui morar em uma cidade de 20 mil habitantes, era ruim também em alguns aspectos. Acho que tudo tem os dois lados, tanto na cidade grande quanto na pequena.
"Cidade pequena, inferno grande."
Isso é fácil de resolver, só não fica postando sua vida particular nas redes sociais , e também filtrar suas amizades e círculo social , sempre morei em comunidade agrícola em cidade pequena , então quanto menos as pessoas sabem de nossas vidas ,menor a chance de queimarem sua imagem , fazerem fofocas de sua pessoa ou então tentarem se intrometer na suas vidas.
@@matheusstahl8591Exatamente. É não falar da sua vida para os outros. E pedir educadamente que nossos familiares não explanem nossa vida para os vizinhos, simples👍
acho que as fofocas é por conta do que você quer que as pessoas saibam, você é quem tem controle do que quer que as outras pessoas saibam sobre você.
@@vitorviturino Sabe, não é bem assim que funciona em uma cidade pequena de verdade. Quando morei naquela cidade, eu trabalhava lá e as pessoas na segunda feira sabiam se eu tinha lavado o carro no domingo, se tinha ido ao banco, se tinha ido ao mercado, se estava com a minha esposa na feira, se tinha aparado o gramado da casa, etc. Comentavam isso comigo na segunda feira. Nunca revelei nada, mas eles sabiam de tudo. Naquela época as redes sociais ainda estavam começando, eu nem tinha isso. Mas nem precisava, a rede social era a própria cidade.
Fiz um curso de vendas quando trabalhava num banco: aprendi nesse treinamento uma situação em que resultado negociação tinha 03 resultados possíveis:
1 relação ganha perde .
2 perde ganha
3 ganha xganha (divisão justa das moedas 3x3).
Muito bom esse vídeo. Um forte abraço CWB
Com certeza há uma grande diferença de quem mora nas metrópoles e quem mora no campo.
Obrigado por ainda manter esse tipo de vídeo, pessoal... Isso é muito importante. Por favor, voltem com o boletim SV, momento crítico e afins! Sei que é trabalhoso e desinteressante no sentido de retorno, mas isso ajuda muita gente. Deus abençoe!
Percebi muito isso nesses últimos anos. Na roça as pessoas são menos piores, na cidade está cheio de gente perversa, cruel mesmo.
Tema muito interessante, e o Julio como sempre muito acertivo e habilidoso com o uso das palavras para desenvolver sua ideia sobre o assunto de forma clara e eficiente... Parabéns!
Eu costumo falar que quando diminui o asfalto aumenta o caráter e os sorrisos.
Moro na cidade, mas meu quintal e grande e tem até uma mina d'água e uma pequena Lagoa é o meu refúgio
O bicho vai pegar a tal ponto que nem a zona rural vai escapar.
Fui no mercado hoje 27/12/2024 e gastei 145 reais com 40 ovos, 1,6kg de musculo, 1kg limão e 3kg de frango. Coube tudo em uma mochila de 40L.
A coisa vai ficar ruim a nível mundial.
Concordo com você. A solução para caso as coisas continuarem do jeito que estão é dolarizar parte da sua renda ou sair do país. Tudo está ficando muito caro por conta dos gastos absurdos desse governo.
Roça vai escapar sim. Porém será necessário bastante conhecimento e esforço.
@@gamerfx3466 Por pouco tempo!
Mesmo que leve alguns anos, do ponto de vista humano, a ruina e o caos vão chegar quando o mundo todo entrar em uma grande crise.
A sobrevivência rural é muito melhor.
@@MARCOSMOZZER concordo, mas só vai demorar um pouco mais para sucumbir.
Mais um excelente vídeo Júlio, bom ano novo.
Deus abençoe 🪓👊🏻
Boa tarde ,Julio!
Depende muito do lugar no campo ou roça a pessoa se encontra, morava nas grandes cidades e fui para o campo pensando que estava melhor em termos de educação e respeito, enfim me decepcionei muitooo, pois as pessoas estavam iguais ou ate piores das cidades....
Talvez eu não tenha tido sorte...
Mas onde chega tudo e de tudo , vai ficando mais do mesmo...
puramente a verdade; eu estou investindo em estrutura para uma "autonomia" de forma organizada muito em breve sair do corre corre da cidade.
Cultura do brasileiro.
"Ri ri ri levei vantagi"
O Bostileirinho médio QI 83 é desse naipe aí...kkkkkkkkkkkkkk
odeio cidade grande, nasci e fui criado em cidade grande, hoje to me programando pra sair daqui.
Se informe com os vizinhos sobre onde vc vai viver, se eles sabem de alguma pendência, cheia de rio, briga de vizinhos e etc, senão pode estar entrando em uma situação muito mais estressante que o ambiente urbana
Criado em uma pequena cidade de 120mil habitantes. Minhas férias era na roça casa da vó.😅 Hj vivo meu sonho em mora na roça. Plantei uma banana da terra de meio kgs cada banana 😅😅😅
Por favor, leia o artigo "A metrópole e a vida mental" de Georg Simmel. Foi uma leitura muito útil pro meu tcc, cuja temática era algo entre psicologia social e arquitetura eclética (é difícil explicar em poucas palavras kkkk)
No texto, o autor vai falar como essa grande concentração de pessoas nos centros urbanos, lá no século 19, influenciou a saúde mental dos indivíduos e, claro, deixa rastros até os dias de hoje em nós. Recomendo a leitura, é um texto curto :)
Depois que passei a acompanhar o modo de vida do pessoal do sul, mais especificamente, pequenas cidades e zoa ruela, percebi que há um vínculo muito forte entre essas pessoas, o cooperativismo funciona e isso vai de encontro ao que vc disse no vídeo .
A personalidade de uma pessoa que gosta do campo é muito diferente de uma pessoa que gosta de cidade grande, são como água e óleo.
Percebo isso observando meus amigos e conhecidos,os que moram na capital e os que moram no interior.
Ninguém está seguro em lugar nenhum esse é o verdadeiro preparo de um sobrevivencialista, nao é fugir mas se adaptar a qualquer ambiente. E tem muita gente encrenqueira na area rural também, também tem fumadores, cara esse mundo não é algodão doce.
A diferença é e brutal entre um encrenqueiro na zona rural para um na zona urbana .
Na zona rural o marginal vira adub0
A diferença e brutal
Por isso que países menores tem possibilidade de funcionar melhor.
Qual a responsabilidade de comunidade um político lá no DF tem com uma pessoa que nunca irá encontrar na vida?
Isso tudo é relativo... Nhô Lau era ruim pra cacete com o Chico Bento.
Isso pq o moleque só queria umas goiabas.
Julio falando tudo o que eu sempre testemunhei e preguei, mas eu sempre fui o louco
Conversa com qualquer narcisista todos em quase absoluto tem aversão a natureza sempre vislumbram ou endeusam a vida urbana isso e interessante pois e um tipo de padrão
Ótimo vídeo, ótima reflexão, vc sempre pontual, embora o estudo da sociedade no geral é bem denso e massante ao meu ver, consigo assistir seus vídeos até o final pois seus conteúdos sempre agregam muito conhecimento simtetizado e prático, útil. Obrigado amigo. Moro há 9 anos no interior do PR, cidade de 17k, e aqui consigo comprar em +- 40%do comércio e pagar depois, sem consulta ao nome etc.
Com esse comentário tão elogioso a isso, fico preocupado com você. 🤔
Que espetáculo de vídeo… meu Deus. Que linha bem construída. 14 minutos que viram umas chavinhas no cérebro.
Imagina uma startup que ajuda pessoas a encontrarem propriedades rurais de forma bem filtrada, seria genial pra mim. Ou até indo mais longe: uma empresa que intermediaria toda a parte de reformas essenciais pra adaptar propriedades rurais às necessidades do novo proprietário.
O cliente só entra com o dinheiro e apresenta seus interesses e necessidades, a empresa cuida da busca da propriedade ideal, bem como as reformas. Entrega uma propriedade com placas solares, encanamento, algumas estruturas iniciais, e fornece suporte por X meses.
Por isso q eu detesto ir pra cidade grande , so vo pra la quando preciso resolver algum tipo de problema que nao é possivel resolver daqui das cidade pequenas .
Em 2020 fui para una cidadezinha de Minas, levei meu material de barbearia e deixei uma boa clientela aqui no RJ. Minha esposa estava cuidando da mãe dela na época e foi morar lá e eu aproveitei a pandemia e fui para experimentar morar no interior; mas as oportunidades de trabalhos nesses lugares são bem escassas, voltei um ano depois novamente para o RJ; não que eu não gostei da vida rural , mas penso que a pessoa para ir morar em um lugar assim deva ter uma renda certa por mês. A pessoa ir com a cara e a coragem , com certeza vai se decepcionar. Se eu estivesse aposentado com certeza ficaria o resto da vida lá, porque o lugar é bem tranquilo , muito bom de se viver ....
olá, tenho 55 anos, quando era criança e as dificuldades financeiras eram uma realidade de quase todas as pessoas, viviamos em um ambiente de solidariedade entre todas as pessoas. hoje os governos, que são o pior câncer humano que existe, criou divisões que até então não existiam. é o que militares chamam de strategia de guerra, separe as pessoas para que fique mais facíl dominar. eramos todos humanos até serem criadas as raças, diferenças sexuais e financeiras. e enquanto não recuperarmos nossa humanidade sem politica, a coisa só piora. abraço
Cara faça mais vídeos assim, muito interessante
Gostei do video. As preocupacoes que eu ja tinha antes do video nem eram o suficiente mesmo
Estou numa vida ideal de acordo com o que este vídeo fala. Me sinto feliz e privilegiado. Ganhei longevidade, cura saude e paz. Desliguei do urbanismo com responsabilidade.
Nasci e cresci na Capital do Ceará com 2 milhões de habitantes e há 3 anos me mudei para o interior do estado, uma cidade com 8 mil habitantes e posso afirmar, aqui as pessoas são mais gentis. A vida corre um pouco mais devagar e além do mais o meu custo de vida diminuiu bastante, podendo assim oferecer mais conforto para a minha família. Claro que não temos acesso a mesma quantidade de lazeres que existem em uma cidade grande, mas eu realmente já queria fugir disso.
A China está comprando diversos sítios e fazendas no nordeste. Imagina se eles vão vender depois?
Teoria dos jogos é maravilhosa, melhor materia da graduação em economia
Eu vendo isso pensando em ir pra São Paulo a maior cidade do país pra fazer faculdade de economia pq só lá tem as melhores queria fazer a faculdade e vazar logo de São Paulo
@James127. Fiz na esamc de Sorocaba, é voltada pra mercado, n tem as frescura que tem nas voltada pra pesquisa ...
Recomendação de leitura para quem se interessa pelo assunto: "Humanidade: Uma história otimista do homem"
O livro basicamente aborda dois pontos centrais. O primeiro deles que o cooperativismo foi muito mais importante para a humanidade do que o egoísmo, e que somos fundamentalmente empáticos, mas só com aqueles que identificamos como semelhantes. É basicamente por isso que boa parte das guerras são causadas por desumanizações como "tal povo não é da espécie humana", ou por isso que as cidades mais preconceituosas são as menos diversas, já que o convívio com o próximo leva a uma identificação e humanização.
O segundo ponto é que a nossa percepção de coisas boas e ruins é muito distorcida pelo mundo e pela mídia. Acontecem inúmeras boas ações no dia a dia que eu tenho certeza que vocês conseguem lembrar com o mínimo de esforço, mas as situações ruins são muito mais noticiadas e revoltantes.
5:52 isso também é um conceito abordado no livro 12 Regras para a Vida (que a propósito eu vi que o Thiago tem quando vi a esposa dele mostrando eles ajeitando a casa no canal Mulheres SV). O homem tem a incrível necessidade de escolher o conveniente, a não ser que ele crie um vínculo com uma outra pessoa (um vizinho, p.ex), como quando faz favores, onde criará essa necessidade de: "tem mais chance de ele fazer o mesmo por mim do que alguém que eu não fiz nada". Isso se dá, na proposta do autor, pelo futuro ter sido venerado como um Deus pelos nosso ancestrais; deixo algo para depois, pois não terei mais trabalho depois. Eistein chamava isso de Juros Compostos, vendo como a maior criação dos seres humanos. Esse vínculo, no final, cria o caminho contrário ao da conveniência, ou seja: o homem se torna e escolhe o que é significativo.
Ainda estou lendo, então só posso recomendar capítulos que li até agora. Os melhores que abordam essas questões do vídeo são: Regra 3, 6 e 7.
Excelente conteúdo. Ouvi desse dilema na época do ensino médio. Tu explicou de forma bem didática.
Grande julio!!! Sempre explicando assuntos complexos de forma simples! Parabens julio!! Bom ano novo!!
Pena que acordei tarde, mas enfim, apesar da idade consegui comprar meu canto, falta ainda construir e deixar o lugar bonito pra curtir um pouco e deixar pra minha família no futuro.
Até aqui na cidade onde eu moro que é "pequena" no RS e já é uma bosta. Agora imagina em cidades como Porto Alegre? Misericórdia!
É um caos meu caro.
Júlio Muito Obrigado pela ótima reflexão.
Como iniciante, o que preciso fazer? Como posso investir, em qual plataforma? Se você conhece alguma, por favor, compartilhe.
Como iniciante, o que preciso fazer? Como posso investir, em qual plataforma? Se você conhece alguma, por favor, compartilhe.
Júlio, você poderia fazer um vídeo sobre o porte de arma na defesa do seu rancho.
Eu estou morando em uma cidade de um pouco mais de 300 mil habitantes, e eu noto isso. Estou me organizando financeiramente para ir a uma cidade menor, onde eu sempre percebi como as pessoas dessas cidades menores são mais "gente boa".
No livro de Ellen G White "Vida no Campo", ela diz que "as cidades são viveiros de imoralidade". Nessa obra, ela aconselha os cristãos a fugirem das grandes cidades e, como fundamento, aponta para as crises dos últimos dias que sobrevirão às metrópoles.
No momento melhor estado do Brasil é Santa Catarina e os terrenos estão absurdamente caros. O jeito é se adaptar e planejar pra, quem sabe, ter a sorte de conseguir essa janela antes que se feche.
Comprar terreno em cidade pequena onde ainda tem terra desvalorizada.
Mas lembre sempre de, se vier, se adaptar a cultura. Sou catarinense e quem vem com uma mente prepper americana, lobo solitário, querendo se fechar e achando que em SC tudo é lindo e maravilhoso não vai se dar bem. SC é lotada de muitos municípios pequenos, diferentes de outras regiões que possuem enormes cidades, mas poucas cidades no geral. Essa cultura de sentimento comunitário é herança da imigração e colonização, já que há 150 anos os imigrantes chegavam aqui e precisavam criar comunidades pequenas, fortes e estruturadas.
@@augustocesarnasario Já pesquisei sobre essa cultura e além de tudo eles têm preconceito contra os nordestinos por várias razões que são até justificáveis. Mas realmente não é pra todos.
@joaosilva-y6s O pessoal fala muito sobre "preconceito contra nordestinos/nortistas". E na verdade não é contra nordestinos, mas sim com quem vem pra cá e quer se aproveitar do povo e dos auxílios do governo. Ou seja, esse "preconceito" é inclusive com quem é catarinense kkkkkkkk não tem nada a ver com nordestinos. Meus vizinhos são nordestinos e moram aqui há 20 anos, nos damos muito bem mesmo, grandes amigos. Todos que quiserem vir para cá serão sempre muito bem-vindos, desde que queiram trabalhar muito e serem honestos. Essa é a visão que tenho no geral do povo catarinense.
excelente, obrigado. se Deus quiser um dia vou ter meu sítio e criar meus filhos lá
Não concordo, morei muitos anos em São Paulo e agora faz 3 anos que vivo em um pequeno povoado na Bahia, não vejo diferença, a sociedade está doente
Julio, passa umas dicas para comprarmos terra no interior do sul. Vi você comentando que é meio complicado de comprar.
Pensa o seguinte: você camimha de manhã pra ir trabalhar, numa cidade pequena, você da bom dia para pessoas que você conhece, seus vizinhos, os vendedores ambulantes matam sua fome, garis, policiais, e por aí vai.
Imagina isso numa cidade como São Paulo, se você der bom dia pra todo mundo por quem passa na rua, você vai ficar louco.
É um dos motivos das relações comunitárias em gtandes centros serem praticamente inexistentes
Exelente vídeo 👏
Tô pensando compra um veleiro pq vc pode deslocar-se qualquer lugar sem gastar muito ter um bom estoque de comida e uma vara de pesca boa não precisa mais nada
Otima conclusão
Tudo isso se resume a uma coisa: AMBIENTE.
Vídeo muito bom.
Aqui perto aconteceu de vim urbanos comprando sítio e se fudendo depois pq acharam que não prencisavam ter contato com os que já vivem no lugar
Excelente vídeo!
Freud já dizia que a neurose é o preço que se paga por viver em sociedade.
Além disso, pesquisas já mostraram a correlação entre a vida nas grandes cidades e uma maior incidência de transtornos mentais.
A verdade é que eu não quero esperar ficar doído. Prefiro morar no sítio. 😅
Por isso Tenho Medo de Marcar Encontros da Vida Virtual na Vida Real
Video saindo no momento da segunda temporada da série Round 6
Lembre: da vida,tu levará somente Oque Viveu!
Excelente!
ECONOMIA resume bem um conceito necessário que se perdeu completamente em ambientes urbanos
Economia não é sobre MOEDA, é sobre TROCA de bens e serviços
Predadores eventualmente irão encontrar seu Luigi Mangione
A cosmopolita está destruindo meu emocional, saúde e até espiritual
Muinto bom esse vídeo
Júlio, fale sobre as ecovilas!
Meus parentes que moraram na minha cidade pequena e moraram na cidade grande (Ponta Grossa ou Curitiba) eles disseram preferir o ambiente daqui, mas as pessoas da cidade porque aqui o povo é muito mais burro, o IDH da minha cidade é um dos mais baixos do Paraná (abaixo de 0,7) e o QI dificilmente passa dos 70, mesmo a cidade sendo bem cuidada na parte urbana a educação e acesso a saúde reduzem o IDH, mas uma coisa é inegável, aqui o povo fala mal de todos, são contra o conhecimento, bebem e fazem festa sempre, são os típicos europeus agricultores medievais. Mesmo assim, aqui é um ambiente muito mais tranquilo que nas cidades, e eu particularmente prefiro o povo da cidade pequena, quando eu estava fazendo vestibulares tinha que ir nas cidades grandes, lá eu via gente com um estilo que particularmente me irrita profundamente, não cumprimentam, estilo que remete a militância, grosseiros e muito mais, apesar da minha cidade ter gente má, não se compara ao sentimento das cidades grandes.
Júlio. Leia o livreto 'VIDA NO CAMPO de Ellen White'. Isso vai ser útil para criar conteúdo para seu canal.
A autora fala sobre assuntos como este. Vai ser bom para você que se tornou cristão. Abraço!
A autora desse livro que você mencionou é a mesma Ellen White, a famosa "profetiza" da Igreja Adventista do Sétimo Dia?
@@carlossindani6654 Infelizmente é ela mesmo... sugiro fugir do livro indicado
@@marcosbarros7095 Pq??
Tem gente ruim e gente boa em qualquer lugar, na verdade o que conta são seus interesses, aí não importa se está na cidade ou no campo
Sempre achei que o ser humano foi feito pra viver em pequenas comunidades
Por gentileza, não encontrei o link do canal sobre psicologia. Poderia postar ou fixar nos comentários?
Top demais valeu
Ei Julio estou aqui.
como é a vida estando sujeito aos diferentes tipos de relações para alguém q mora afastado, a vida com certeza será significativamente diferente para uma pessoa cujo o único acesso a cidade seja passando por grande número de pessoas com a qual tenha relações positivas (bons vizinhos) ou negativas (maus vizinhos, acampamento de invasores, proprietários que rejeitam direito de passagem, e a lista segue).
ter maus vizinhos em área urbana estruturada parece ser menos significativo do que ter maus vizinhos em área rural, pois estar afastado é uma vulnerabilidade significativa.
e adiciono; todo mundo gosta de cordialidade, mas em algumas pequenas cidades é exigido e falhar com a exigência é interpretado de forma equivalente a desrespeito, enquanto em algumas cidades maiores cordialidade precede truques e golpes com inaceitável frequência, treinando os habitantes a aversão a cordialidades, por vezes ainda de forma muito civilizada, a exemplos das cidades que as pessoas esperam as pessoas saírem do trem/ônibus antes de começarem a entrar, mas o fazem sem se cumprimentar, demonstrando uma colaboração sem cerimônia muito funcional do ponto de vista social, mas não inter-pessoal.
GANHOU + 1 LIKE (SC) Santa Catarina... Balneário Gaivota ...
.
.
.
.
Eu moro na capital de de São Paulo. Eu vim do nordeste para São Paulo quando criança. Fui criado em sítio sou do interior da Paraíba distrito chamado Solânea. Eu tenho muitas lembranças boas de lá, mas também como nem tudo são flores, as pessoas que tinham mais estudos tinham mais oportunidades de arrumar emprego, o que minha mãe não tinha a oferecer e teve que trocar a paz, o ar limpo, o sossego e a natureza e nossa comida diretamento da terra para fogão a lenha, para vivermos hoje em
uma DESGRAGAÇA de favela chamada Paraisópolis.
Eu confesso que São Paulo salvou muitas vidas e deu muitas oportunidades para muitas pessoas, inclusive para imigrantes, mas muita gente estranha convivendo em um ambiente inseguero (na minha opinião favorecida pelo Estado), falta de planejamento para o tamanho da população, e fora a característica de grande parte da população brasileira em sempre querer sair bem em tudo, nem que seja no "jeitinho brasileiro".
E claro né, sem mencionar o que ocorre, e vem ocorrendo desde que São Paulo é São Paulo: poluição do ar, poluição do som, literalmente não tem parques, transporto público (para eu que não tenho condição de transporte privado), é um LIXO, a segurança quem faz aqui no meu bairro é o PCC.
Eu sonho em sair daqui, ano que vem vou tentar nem que seja a pé, não aguento crualdade, eu tive que fechar meu coração pra tudo, porque ser "bonzinho" por aqui é assinar a setência de montarem em cima de você.
E resumidamente para cloncuir com o vídeo, realmente, 90% das pessoas aqui são super egoítas (na minha opinão de vivência) deshumildes, sem simpatia com próximo, são raras as pessoas que estende a mão tanto aqui dentro da comunida quanto fora, falsas e sempre mascaradas, este o modo operends de São Paulo.
O sobrevivencialismo trouce minhas boas memórias de criança que tinha no meio dos matos, a paz, a natureza e a belíssima comida da terra pro fogão a lenha.
Penso em fazer parte de uma comunidade sobrevivencialista urbana e fazer o máximo para que possamos nos manter unidos e tenhar a vida no campo com os conhecimento obetido na cidade.
São Paulo tem excelentes cidades no interior e terras fértis, mini cidades locazidas e grande variedade.
Em fim, que se vocês meus irmãos crêem, que o Deus de Israel os abençoem com muita paz, saúde, sabedoria e força para os desavios ano que vem, amém✨🇮🇱❤️
Estou muito mal da saúde morando a 5 anos no Rio de janeiro capital, buscando encontrar um lugar no mato pra trabalhar e morar, fui criado no mato, sou técnico agrícola.
Em resumo: falta de coerção social
Morar na roça certamente têm algumas vantagens em relação às cidades, mas não dá pra romantizar também, tudo tem seu ônus. Esse estilo de vida não é pra todo mundo (primeiro por que a maioria das pessoas que mora nas cidades dificilmente se acostumaria a viver na roça, e segundo por que isso seria inviável mesmo, economicamente e socialmente). Sem contar que essa idealização da vida no campo muitas vezes acaba flertando com ideias reacionárias (anti-tecnologia, anti-ciência, anti-civilização/modernidade, etc). Não que seja o caso de vocês, mas é algo a se prestar atenção.
Sou extremamente urbana. Nao me vejo indo para campo a não ser que tenha um. Meio de locomoção pra ir e vir quando quiser. Mas sinto vontade de ter minha própria horta, ter arvores frutiferas, ter um terreno amplo. Se dia tiver condições, quero ir pra uma cidade de media a pequena.