@@larirodrigues25 sim! A gordofobia é tão sutil e sorrateira na nossa autoestima que impediu que eu me visse como eu sou realmente. Mas o problema não sou eu, eu não tenho que me encaixar em padrão nenhum. Anos de terapia me fizeram olhar pra todos eles e sentir pena hoje em dia. Mas eles ainda fazem muita gente sofrer. Já vi e ouvi cada barbaridade que vc não tem noção.. e eles se sentem legitimados a fazer qualquer bizarrice. Tenho pena, mas cm a minha autoestima eles não mexem mais..
também já li todos os livros dele, meu favorito é jantar secreto. acho a criatividade do raphael algo sem igual, ele merece reconhecimento internacional ao mesmo nível de muito autor gringo gigante por aí.
Mano, dps que eu li esse livro, eu realmente fiquei pensando : PQP, CERTEZA QUE EXISTE TRÁFICO HUMANO PRA CANIBALISMO. É igual Harry Potter: é tão real, mais tão real, que vc fica na dúvida se é só ficção kkkk
Eu li que Jantar Secreto foi comprado por um estúdio dos EUA. E soube que os outros livros dele, suicidas e dias perfeitos, TB virarão filmes, mas o Raphael n está na produção deles não. E acho q Uma mulher no escuro TB é extremamente adaptável. N sei como ainda não saiu QQ um desses filmes. Já era pra ter saído! Meu sonho ver DP e JS no cinema. O booktrailer deles aqui no YT é muito perfeito.
Eu meio que discordo... Suicidas seria COMPLICADISSIMO de transportar pra outra mídia, é mttt literário. Agr, Jantar secreto por exemplo realmente daria um puta filmasso
Minha falecida professora me disse em 2013, que o raphael iria fazer muito sucesso! Me deu o suicidas, e eu me APAIXONEI! Desde então, acompanho o trabalho dele com muito carinho.
Raphael Montes é um escritor INCRÍVEL! A narrativa dele é tão real que já tive todo o tipo de reação durante a leitura, até enjoo (Jantar Secreto, sempre que ia comer carne 😂). Até Suicidas, que é um livro mais “fraco”, me deixou em CHOQUE na última página, fiquei com medo dele KKKKKK. Eu o aprecio demais, sou fã de carteirinha. E outra, o pessoal problematiza desnecessariamente as histórias do Raphael, mas idolatra o Stephen King e consome tudo o que ele publica sem pensar duas vezes, só porque é estrangeiro. Parece que só pode falar de crime ou escrever ficção que contenha uma violência explícita se for americano. Me poupe. E foi simplesmente TUDO PRA MIM ele se juntar com a Ilana Casoy pra escrever “Bom Dia, Verônica”, elaborando um enredo sensacional sobre psicopatia e violência contra mulher no Brasil. Eu amo!
O Raphael escreve MUITO bem e tem histórias envolventes. Infelizmente, PARA MIM, tem muito gatilho e prefiro não ler outros livros dele (li a garota no escuro e uma das partes é extremamente detalhada sobre E******, pra mim é um assunto que me deixa extremamente mal). Já o Stephen, consigo ler muitos dos livros, porque recentemente ele tem focado em ficção científica e os livros mais antigos dele são mais focados em suspense ou terror. Acho que o problema não é ter morte ou sangue, pq isso ambos os autores têm! O problema é que o Rapha escreve sobre alguns outros assuntos em MUITO detalhe, o que pode gerar desconto em pessoas que já tiveram algumas dessas experiências, sacas? Enfim, ele é um baita autor pq consegue tirar várias reações viscerais da gente. Mas não é um autor pra todos! :) Então achei a comparação meio nada a ver. Tenho certeza que muitos não leem não é pq ele é brasileiro, mas sim, porque realmente é algo que tem MUITO gatilho, principalmente de cunho sexual, no caso do que eu li. (de novo, é só a minha experiência)
Disse tudo!! Parabéns pelo comentário!! O king pode, a gringa pode, mas o Raphael não, "é muito violento, tem violência contra a mulher", Mimimi. Hipocrisia e viralatismo definem. Ranço disso!! O Raphael é brilhante!!! Se fosse americano tava milionário e famoso! Todos os livros já teriam virado filme.
pois é, penso muito nisso. Eu não vejo a galera fazendo as criticas da mesma forma a autores gringos, é sempre no tom de "não funcionou pra mim" kkkkkkk
Raphael Montes tem uma escrita viciante! Adoro as histórias e de como ele não tem pena do leitor em proporcionar as mais loucas sensações! Um dos meus escritores favoritos, com ctz.
Também li todos os livros, minha ordem de preferidos são: 1) Jantar secreto 2) Bom dia, Verônica 3) Uma mulher no escuro 4) Suicidas 5) O vilarejo 6) Dias perfeitos Raphael é incrível, ele prende o leitor do começo ao fim, mas são histórias pesadas, a pessoa precisa gostar desse tipo de leitura.
li jantar secreto e tive pesadelos por meses, nada nunca me traumatizou tanto assim, eu passava mal e acordava assustada no meio da noite, foi horrível, mas o livro é bom
To terminando de ler e esses dias eu quase choro lendo, de tanto que me assustei. To ralando pra terminar de ler (a escrita é ótima, mas o assunto... Traumatiza real)
@@marleyannealmeida1091 não sei se é exatamente terror, mas o livro fala de canibalismo, e eu achei que o Raphael ia escrever um livro sobre pessoas psicopatas ou surtadas, mas os personagens são muito reais no meu ponto de vista, e isso me fez muito mal. o livro é bom, mas tem que ter estômago forte
26:32 Paulo, sobre isso eu tenho uma opinião baseada numa última leitura que fiz do Livro 'Trono de Diamante' (q não tem nada a ver com a série da SJM, é de outro autor que já até morreu). Este livro começou de um jeito tão imersivo como poucos conseguem e eu me apaixonei na escrita, já estava considerando um 5☆ #favoritado. Porém, logo no primeiro capítulo o AUTOR insere um personagem e utiliza de características típicas de personagens homossexuais para se referir a ele como alguém repulsivo. Foi extremamente desconfortável ler um autor utilizar "voz afeminada", "roupas de cores berrantes", "aquela borbeletinha". Eu me senti como recebendo um soco na cara enquanto lia. Pois bem, eu sou da opinião que o autor pode sim criar personagens qie sejam homofóbicos, racistas, gordofóbicos e outras questões polêmicas. O problemático, ao meu ver, é quando o autor trás isso na narração, passando a impressão de que aquelas opiniões são dele próprio. Embora eu sei q o narrador pode ser um eu-lírico, não tem como desassociar o autor do discurso quando ele o apresenta dessa forma.
E outra, mesmo q ele retrate um personagem preconceituoso tem q deixar claro q é errado pensar assim. Isso é uma coisa q acontece com o King tbm, por exemplo, q às vezes nem dá para distinguir oq é ideologia dele e oq é do personagem, oq incomoda.
@@victoriavitoria5038 olha eu nunca senti q fosse uma lição de moral mas tem coisas bastantes reflexivas sim pelo menos em O Cemitério e em O Iluminado
Gnt, eu tenho 16 anos de idade e honestamente tem vzs q as preocupações de vcs ME preocupam. O King é um autor incrível, e é ridículo ficarem problematizando certas coisas que os personagens dele falam. Ele está ali pra retratar o pior do ser humano; então até o protagonista - que muitas vezes é o “mocinho” da história - vai ter uns pensamentos de merda, e, sendo a história narrada no ponto de vista dele (não em primeira pessoa, mas mostrando os pensamentos deste personagem), vai ser descrito aquilo como o “normal”. Mas isso NÃO QUER DIZER QUE SEJA, e muito menos que seja O CERTO, plmdds!!! Os livros do King são destinados para um público maior justamente por isso, porque nas mãos de alguém mais novo, além de obviamente terem diversos gatilhos, ainda pode influenciar o pensamento daquela pessoa. Não são livros em que se está escrito o certo e o errado, para vc aprender, como uma apostila escolar (?); são livros com um bando de coisa violenta e um monte de ser humano terrível, pra vc tirar algo daquela leitura, refletir sobre a sociedade. Mas sério, mesmo eu achando um pc meh e repetitivo o tanto de gordofobia que tem nos livros dele (to no meu quarto livro do King, e parece regra q tenha personagem gordofóbico e homofóbico, pqp), obviamente a questão aqui não é problematizar o autor, pelo amor de Deus, mas olhar para a sociedade em si e pensar sobre o tanto que ela pode ser um cocô (?). Esse tp de discussão ACABA cmg, sinceramente kkk, pq ficam problematizando autores espetaculares q na vdd tão prestando um serviço ao retratarem o ser humano como realmente é, ao invés de refletir sobre os seres humanos retratados naquelas obras, olhando pra sociedade em q a gnt vive.
Não acredito!!! O Paulo fez um vídeo especial de 45 min só sobre o Raphael Montes, meu autor Br favorito!!!! Amoooo esse lindo!!! Esse momento é meeeeuuu!!!! Eu tô em choque!!! 😭😭❤️. Paulo, vc é mesmo a patroa. Te amo seu lindo!!! ❤️❤️❤️❤️
Sim, Paulo. O uso de "Mais bem-sucedidos" está correto. Ao contrário do que muitos podem pensar, "melhor escrito, melhor sucedido, música melhor cantada: não são expressões aceitas pela gramática, e sim "música mais bem cantada, trabalho mais bem escrito" etc Claro que você não é obrigado a utilizar a gramática normativa como base em todos seus momentos, mas sim, sua frase foi bem construída.
eu não vejo como tão problemática a questão das vítimas femininas dele. Eu já penso isso do King, mas o Rapha não faz mulheres rasas que são apenas vítimas e que só servem pra sofrer. Ele faz elas com dimensões e, mesmo qnd elas sofrem um monte de coisas, ainda tem forças pra revidar e mudar e lutar (pode olhar pras mulheres de O vilarejo, a Cora, a Clarisse, a Veronica e a "passarinha", a Victoria...). Sinto muita falta disso no King.
@@danielasiqueirasilva3035 It a coisa achei isso. Ela é a única personagem dos 5 principais que foi tratada de forma diferente na narrativa e a única coisa que ela tinha de personalidade era ser vítima de violência doméstica e uma questão sexual lá.
Esse é um dos maiores defeitos do King, na minha opinião. Tem uma cena em Joyland que o protagonista cogita a ideia de matar a ex namorada que o deixou, se comparando ao próprio assassino (de mulheres) que é o vilão do livro. Um pensamento completamente desnecessário que não agrega em nada na leitura, talvez se o protagonista fosse virar um vilão no final, mas não. Ele só pensa isso e segue, super desnecessário.
Pra quem ainda não leu Suicidas e vai ler em livro físico, pede pra outra pessoa colocar alguma coisa tampando (uma fita, por exemplo) a última linha do livro que é um nome. Melhora muito a experiência!!!
Paulo, eu gosto MUITO do trabalho do Raphael, acho um dos melhores autores jovens do Brasil, e vejo q nos seus últimos trabalhos q realmente a escrita melhorou e ele conseguiu “furar a bolha” do nicho do horror e abordar temas cada vez mais profundos. Amei o vídeo ❤️❤️
Essa tese dos diálogos de novela fazem TANTO SENTIDO! Assisti ao vídeo ontem e precisei comentar pq não parei de pensar nisso 😂 é exatamente o que eu sinto com livros nacionais e com a maioria das séries
Tô lendo Jantar secreto. É meu primeiro livro do Raphael. Sobre a gordofobia, me incomodou no começo, pois vc fica naquela coisa "são pensamentos apenas do personagem ou do autor?". Sabendo que são apenas dos personagens, ficou ok pra mim ler. É importante lembrar que os personagens está vivendo 2015, e que essa discussão n tinha a repercussão q tem hj. A gordofobia presente no livro, apesar de usada um pouco em excesso, acho bem usada, pq mostra principalmente pensamentos gordofóbicos inconscientes em todos nós. Os pensamentos do Dante, a recursa das prostitutas em transar com ele por ser gordo, como o personagem gordo mente na primeira carta dizendo para "a mãe" que está frequentando a academia e emagrecendo, e que ela ficaria feliz em ter um filho magrinho no futuro.
No livro Suicidas tem muitas falas homofobicas e eu entendi que faz parte da trama. Livro de suspense e terror são brutais, envolve violência e muitas vezes para impactar o público
meu primeiro livro do raphael foi jantar secreto e me ganhou de uma forma indescritível. a criatividade desse homem me chocou demais, incrível! mais uma prova, entre milhares, que a literatura nacional também merece prestígio.
O livro é maravilhoso. Cheio de detalhes, você se sente na cena. Li poucos livros, uns 10 no máximo, mas esse é o melhor que li no gênero, nunca imaginei que ia gostar tanto de um livro nacional, parabéns Raphael!
Amo Raphael Montes, e "jantar secreto" é um favorito! Lance da cidade como personagem lembra Luiz Alfredo Garcia Roza, q tb adoro. Tô acima do peso, e entendo q exagero do autor na gordofobia seria p chamar atenção desse preconceito ainda negligenciado, pouco falado, quase normalizado. Creio q autor pode/deve escrever assunto q quiser, e talvez tu tenha razão q se coloque aviso d gatilho se foco for YA. Vídeo e análises maravilhosos, adorei! Abç
Amo amo amo Raphael Montes e tudo que esse homem produz. Merece muuuuuito reconhecimento e fico muito feliz quando ele mostra no Instagram os livros dele em outros países.
Ainda to vendo o começo do video, mas preciso dizer: ja li todos, menos bom dia verônica. E absolutamente TODAS AS VEZES eu virei a noite lendo. (Também li suicidas nessa edição antiga, quero comprar a nova pra ficar a coleçãozinha combinando kk)
li jantar secreto em poucas horas e fiquei horrorizada/encantada kkk mas tenho vontade de ler outros livros dele. e super concordo com a questao da gordofobia, vai muito aléeeem
Eu só li "Dias Perfeitos" e amei! Li em um dia. Comecei a ler Suicidas, mas ne, eu tenho tendencias e resolvi nao continuar. Mas em breve espero ler os outros.
ameeeeei o video sobre os livros do raphael!!! tudo pra mim. e sobre jantar secreto, concordo que o dante e os outros amigos eram muito gordofóbicos e é incômodo sim, mas pra mim fez parte do que o autor quis fazer com o leitor. a todo momento algum personagem falava algo "problemático" ou que não era politicamente correto, eram falas muito pesadas e há vários poemas/frases no livro com críticas sociais. por isso achei que fez parte do livro querer incomodar muito o leitor e nos fazer pensar em algumas coisas que são ditas. foi o que eu senti lendo pelo menos.
Adoro o Raphael, já o vi pessoalmente e ele é muito gente fina. Estava há uns 2 anos sem ler livros mas peguei Jantar Secreto e devorei, assim como O Vilarejo que é genial. Espero conseguir ler os outros livros dele, estão na minha lista. Obrigada pelo vídeo, ficou ótimo!!!
A parte dos diálogos novelescos eu senti também, só não conseguia achar a palavra exata kkkkk. Lendo "Suicidas" e apesar de estar viciada na história (e enojada com os acontecimentos) a parte dos diálogos me parece muito artificial. Minha mente não aceita que jovens na casa dos vinte e nos anos 2000 falem daquele jeito.
Queria um vídeo lista de livros bons disponíveis no kindle unlimited, já que tem muitas opções, e a opinião do Paulo seria muito legal de assistir (sei que tem alguns famosos como HP, mas é difícil achar um que valha a pena ler).
Suicídas foi um livro que me abalou muito. Não só por achar algumas cenas muito gráficas, mas porque pra mim é um tema particularmente pesado que me dá gatilhos porque eu tinha vizinhos que "brincavam" de roleta russa quando eu era pequena no meu antigo prédio. Meus preferidos são Dias Perfeitos e O Vilarejo. Jantar Secreto a partir de algum momento da história, achei muito fantasioso e o fim achei menos surpriendente do que Suicidas. E Uma Mulher No Escuro foi o único que realmente não gostei. Algo na protagonista não bateu bem por ela ser uma mulher. Bom Dia, Verônica foi o único que não li por motivos que acho as edições da Dark Side difícies de ler.
Meu primeiro contato com romance foi através do livro Suicidas de Raphael Montes. Isso foi há quase um ano. Depois dele (do livro), parti para outros romances como os escritos por Stephen King, inclusive, meu primeiro livro dele foi da trilogia Bill Hodges, Mr.Mercedes. Eu fiquei quase um semestre sem ter coragem de terminar porque não tinha "estômago" suficiente pra continuar lendo, mas terminei. Acho que não tem nada de errado com o gênero, mas ler à noite (um pouco antes de ir dormir) é vacilo demais. Obrigado pelo vídeo!!
41:33 Nossa, colocou em palavras o que sempre me incomodou. E infelizmente isso me impede de assistir algumas coisas, porque estou acostumada com um molde mais natural de diálogos e menos dramático. Já assisti muuita novela quando criança, mas há muitos anos deixei de assistir e fui puxada totalmente pelo padrão narrativo das séries.
Amo todos os livros dele, infelizmente não consegui prosseguir com Dias Perfeitos (achei o mais pesado, me deu até mal estar). Não consigo escolher o melhor rsrsrs. Adorei o vídeo, Paulo!!
Li alguns livros do Raphael. Comecei com Suiciadas, dps Dias Perfeitos(que me deixou em choque por varios dias), Bom dia Veronica e hoje terminei Jantar Secreto, que realmente é o mais grafico deles
Sério!?!? Sou apaixonada por Dias Perfeitos! N conseguia parar por minuto. Já suicidas eu n amei como os outros, apenas gostei. Achei um livro cansativo, poderia ter tido menos enrolação. E foi o único livro que li na vida que me deu náusea na fatídica cena do Noel com a Ritinha. Achei tenebroso. Mas aquele final!!!!❤️. Então foi o livro dele que eu menos amei. Gostei, mas vc percebe o qto. a escrita dele evoluiu. Se eu tivesse começado a ler o Raphael por suicidas, tlvz n teria me tornado fã. Minha sorte foi que comecei a ler por Uma mulher no escuro e fui descendo na ordem. Aí cada um q eu lia achava mais perfeito que o anterior. E desde UMNE que me tornei fã dele. Mas JS e DP são meus livros favoritos dele. Eu sou completamente apaixonada por esses dois. Sem defeitos!!! ❤️
Paulo tem rolado um fenomeno no brasil de novas editoras "especializadas" em adaptações de fanfics Tem varias e tem livros muito legais (as editoras que eu consigo lembrar agora são a euphoria e a violeta), a maioria são de livros de romance com casais gays e tem vaaarias historias legais.
Tirando "Bom dia, Verônica" li todos os outros do Raphael. O último que eu li, em maio, foi "Uma Mulher no Escuro" também, e eu odiei. Uma coisa que notei sobre o Raphael é que ele segue uma fórmula. Eu - nem tô zoando - adivinhei cada plot desse livro. Não que eu seja super inteligente, ou que seja muito boa de palpite, mas é porque ele realmente é super previsível. Toda vez que eu penso mais sobre, menos eu gosto dele. Foi o único livro do autor que eu desgostei. E concordo super com o Paulo na hora dos 70 plot twists do final. Foi Deus ex-machina total.
Eu tava falando com o meu noivo nesse fim de semana justamente sobre algo que me incomodava na escrita do Raphael, mas não consegui explicar pra ele... Agora vendo o seu vídeo, faz total sentido, é isso mesmo! Eu li 3 livros dele e gostei bastante, tirando essa parte dos diálogos esquisitos... Bom dia, Verônica me decepcionou um pouco. Me prendeu muito, mas não curti o final tanto assim...
Ahhh ♥️♥️ que satisfação é ver vc sempre falando do Raphael. Conheci o autor através de vc e hoje considero o meu favorito de todos. Então: obrigada ☺️
Ai eu amo tanto Suicidas mas preciso reler dps da sua critica, foi meu primeiro contato com o Raphael, tbm ja li todos e acho que tds são favs, bem cadelinha do raphael
meu top raphael (ate então) é esse aqui: 1. jantar secreto 2. bom dia veronica 3. o vilarejo 4. dias perfeitos (tô empolgada pra ler "uma mulher no escuro" e "suicidas")
Paulo, acho que essa questão de diálogos mais novelescos que não se assemelham ao cotidiano real é algo que vai depender da novela, e geralmente é de novela ruim. Isso tem mudado um pouco, com autores que prezam por diálogos mais críveis, o João Emanuel Carneiro e a Manuela Dias são alguns exemplos.
Faz um vídeo assim sobre a autora Patrícia Highsmith. Ela é a autora preferia do Raphael Montes. Rainha do suspense psicológico. Pacto Sinistro que foi filmado por Alfred Hitchcock foi o primeiro livro dela.
Eu fico chocada em como eu concordo com vc em tudooooo kkkkk, eu também sou muito chata pra diálogo, se começo a não achar aquelas falas críveis já me desanimo demais com o livro, tudo bem que é ficção, mas tem coisa que não dá!!
pra quem gosta desse tipo de leitura que toca na ferida , mt over e descritivas eu indico a Karin Slaughter!!! ela sempre fala sobre assuntos desconfortáveis e tem umas cenas q PQP me destruíram!! eu amo demais ela e o Rafael.
Cara, eu tive a mesma impressão do final de "Uma mulher no escuro". Eu não consegui gostar desse livro. Confesso que isso me deu uma impressão ruim do autor, mas o que você disse ao final sobre valorizar os autores nacionais me pegou forte, temos que valorizar mesmo. Obrigada pela resenha. Parabéns 🥰
Na tentativa de escrever algo único e que entraria pra história, achei que o autor se perde em diversos momentos e o pior, acaba mentindo para os leitores. SPOILER. Ele anuncia na sinopse que 9 jovens são encontrados mortos, porém, próximo do fim do livro nós descobrimos que 1 deles ainda estava vivo. Uma coisa é uma história ter várias reviravoltas, mas um autor realmente qualificado não precisa mentir pros seus leitores para que isso ocorra.
Eu amo os livros do Raphael, acompanho a carreira dele desde o lançamento de Dias Perfeitos e ele lança um livro eu já compro e leio na primeira semana. Minha ordem de preferência é: 1. Suicidas 2. Dias Perfeitos 3. Bom dia Veronica 4. O Vilarejo 5. Uma Mulher no Escuro 6. Jantar Secreto
E como o proprio Paulo disse, é literatura para adultos além de ter tds os avisos de gatilho Se fosse pra jovens eu entenderia a preocupação Mas é pra adultos
Sobre limitar o trabalho do escritor (como escritor, talvez eu esteja levemente equivocado, mas enfim), eu nunca li um livro do Raphael, agora pretendo ler, mas pelo o que o Paulo disse e já identifiquei em alguns livros que eu já li, não acho problemático escrever e se aprofundar em violência contra mulher (obviamente é bom ter aviso de gatilho), porque, querendo ou não, livros refletem a nossa sociedade atual (de um jeito bom ou ruim). O Paulo disse que muitas pessoas veem como se as vítimas em principal fossem femininas nos livros do Raphael, mas a verdade é essa, todo dia milhares de mulheres em todo o mundo sofrem de agressão de todos os tipos apenas por serem mulheres (meus pronomes são masculinos, mas eu nasci binariamente uma mulher, então eu já passei por bastante coisa relacionada a isso), acho que um dos passos para acabar com isso é falar sobre (sem romantizar, é claro), deixar explícito o problema. Muitas vezes as pessoas problematizam, mas esquecem que na vida real isso acontece. Fora que, como muitas vezes comparado, Stephen King escreve sobre todo tipo de gatilho e só vi pessoas criticando uma vez em um livro específico, vulgo It: a coisa, de resto nunca. Acho que a gente da muito mérito para os autores de fora e esquece que a literatura nacional também deve ser reconhecida, não to dizendo que os problemas não devem ser apresentados e pontuados, mas que as vezes a gente crítica uma coisa que vem daqui e quando acontece a mesma coisa lá fora, nós passamos pano.
acho que Jantar Secreto foi o livro mais perturbador que li na vida, mas foi tão diferente de tudo que já tinha visto que amei! foi meu primeiro contato com algo tão "gore" assim e foi doidíssimo kkkkkkkkk quanto aos diálogos novelescos eu me sinto do mesmo jeito vendo produções nacionais, mas pq não cresci vendo novela então tô zero acostumada com esse tipo de diálogo. mas aí vai da desconstrução da cabeça mesmo, pq importante é dar crédito às coisas boas que nascem aqui né!
bom dia verônica foi o último que li e confesso que prefiro a adaptação, mas pode ser que taina muller de protagonista tenha me influenciado nessa escolha 🗣️🗣️
Sobre o que você citou das pessoas compararem a Sara Jamais com o GRRM, acho que entra em outra discussão que já vi pelo twitter de que existem livros ADULTOS (como os da Sarah) que vem lá de fora sendo vendidos como YA por terem romances ou por serem escritos por mulheres e/ou pessoas LGBT e de demais minorias.
Eu tomava chá, com a minha vó, assistindo novela das 6... por isso que eu sou gay KKKKKKKKKKKKK Paulo perfeito kkkkk
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Nada ver.. crescir assistindo novela é não sou gay. 🤷🏽♂️ Nada ver isso.. 👊🏽😂
@@wedkimpedrobatista7364 Todo mundo sabe que n é vdd. É zuera, calma kkkk
Paulo: "nunca li um personagem tão gordofóbico".
Eu: "passa um Natal aqui em casa".
Socorro
a diferença é q na sua casa n são personagens né, são reais 🥲
Que barra hein
vc é linda, não deixe ninguém te convencer do contrário 💙
@@larirodrigues25 sim! A gordofobia é tão sutil e sorrateira na nossa autoestima que impediu que eu me visse como eu sou realmente. Mas o problema não sou eu, eu não tenho que me encaixar em padrão nenhum. Anos de terapia me fizeram olhar pra todos eles e sentir pena hoje em dia. Mas eles ainda fazem muita gente sofrer. Já vi e ouvi cada barbaridade que vc não tem noção.. e eles se sentem legitimados a fazer qualquer bizarrice. Tenho pena, mas cm a minha autoestima eles não mexem mais..
também já li todos os livros dele, meu favorito é jantar secreto. acho a criatividade do raphael algo sem igual, ele merece reconhecimento internacional ao mesmo nível de muito autor gringo gigante por aí.
Pois é! Acho que vai rolar cada vez mais isso!
Eu quebrei o queixo de tanto que eu abri a boca em o jantar secreto. Veio veio veio. Todo mundo quase se converte em vegeteriando após ler
Mano, dps que eu li esse livro, eu realmente fiquei pensando : PQP, CERTEZA QUE EXISTE TRÁFICO HUMANO PRA CANIBALISMO. É igual Harry Potter: é tão real, mais tão real, que vc fica na dúvida se é só ficção kkkk
@@paulovictor8909 exatamente... passei a imaginar q tudo é possível, ainda mais qnd tem tanto dinheiro envolvido 👀 kk
sim!!! é o meu tbm
Os livros do Raphael são extremamente adaptáveis à produções audio visuais!!!!!!
SIM, meu sonho ver todos na telinha
Eu li que Jantar Secreto foi comprado por um estúdio dos EUA. E soube que os outros livros dele, suicidas e dias perfeitos, TB virarão filmes, mas o Raphael n está na produção deles não. E acho q Uma mulher no escuro TB é extremamente adaptável. N sei como ainda não saiu QQ um desses filmes. Já era pra ter saído! Meu sonho ver DP e JS no cinema. O booktrailer deles aqui no YT é muito perfeito.
Eu meio que discordo... Suicidas seria COMPLICADISSIMO de transportar pra outra mídia, é mttt literário. Agr, Jantar secreto por exemplo realmente daria um puta filmasso
@@caiovinicius5204Jantar Secreto daria muito uma minissérie!! Seria foda e faria muito sucesso.
Minha falecida professora me disse em 2013, que o raphael iria fazer muito sucesso! Me deu o suicidas, e eu me APAIXONEI! Desde então, acompanho o trabalho dele com muito carinho.
"...por isso que eu sou gay" PAULO KSSKDSKDJKFJ pelo amor de deus
me choca o fato do Raphael ter começado tão jovem (17 anos) e mesmo assim ser tão talentoso e entregado essas obras primas
Raphael Montes é um escritor INCRÍVEL! A narrativa dele é tão real que já tive todo o tipo de reação durante a leitura, até enjoo (Jantar Secreto, sempre que ia comer carne 😂). Até Suicidas, que é um livro mais “fraco”, me deixou em CHOQUE na última página, fiquei com medo dele KKKKKK. Eu o aprecio demais, sou fã de carteirinha. E outra, o pessoal problematiza desnecessariamente as histórias do Raphael, mas idolatra o Stephen King e consome tudo o que ele publica sem pensar duas vezes, só porque é estrangeiro. Parece que só pode falar de crime ou escrever ficção que contenha uma violência explícita se for americano. Me poupe. E foi simplesmente TUDO PRA MIM ele se juntar com a Ilana Casoy pra escrever “Bom Dia, Verônica”, elaborando um enredo sensacional sobre psicopatia e violência contra mulher no Brasil. Eu amo!
também senti enjoo lendo jantar secreto, nunca imaginei sentir isso c um livro kkkkkk experiência 4d
O Raphael escreve MUITO bem e tem histórias envolventes.
Infelizmente, PARA MIM, tem muito gatilho e prefiro não ler outros livros dele (li a garota no escuro e uma das partes é extremamente detalhada sobre E******, pra mim é um assunto que me deixa extremamente mal).
Já o Stephen, consigo ler muitos dos livros, porque recentemente ele tem focado em ficção científica e os livros mais antigos dele são mais focados em suspense ou terror. Acho que o problema não é ter morte ou sangue, pq isso ambos os autores têm! O problema é que o Rapha escreve sobre alguns outros assuntos em MUITO detalhe, o que pode gerar desconto em pessoas que já tiveram algumas dessas experiências, sacas?
Enfim, ele é um baita autor pq consegue tirar várias reações viscerais da gente. Mas não é um autor pra todos! :)
Então achei a comparação meio nada a ver. Tenho certeza que muitos não leem não é pq ele é brasileiro, mas sim, porque realmente é algo que tem MUITO gatilho, principalmente de cunho sexual, no caso do que eu li. (de novo, é só a minha experiência)
Disse tudo!! Parabéns pelo comentário!! O king pode, a gringa pode, mas o Raphael não, "é muito violento, tem violência contra a mulher", Mimimi. Hipocrisia e viralatismo definem. Ranço disso!! O Raphael é brilhante!!! Se fosse americano tava milionário e famoso! Todos os livros já teriam virado filme.
pois é, penso muito nisso. Eu não vejo a galera fazendo as criticas da mesma forma a autores gringos, é sempre no tom de "não funcionou pra mim" kkkkkkk
é verdade moça, o cara é brabo e o brasileiro segue babando ovo só do que é gringo, comentário perfeito!
Suicidas: 6:00
Dias perfeitos: 12:54
O Vilarejo 18:43
Jantar Secreto: 21:58
Bom dia, Verônica 32:00
Uma mulher no escuro: 36:59
Obrigado amigo vc é um amigo
graças a Deus kkk
Dele só li O Vilarejo
Obrigada amigo!
Tu é um anjo
Raphael Montes tem uma escrita viciante! Adoro as histórias e de como ele não tem pena do leitor em proporcionar as mais loucas sensações! Um dos meus escritores favoritos, com ctz.
Terminei Jantar Secreto e.... dois comprimidos de Rivotril pra acalmar. 😰 muito bom
kkkkk
Também li todos os livros, minha ordem de preferidos são:
1) Jantar secreto
2) Bom dia, Verônica
3) Uma mulher no escuro
4) Suicidas
5) O vilarejo
6) Dias perfeitos
Raphael é incrível, ele prende o leitor do começo ao fim, mas são histórias pesadas, a pessoa precisa gostar desse tipo de leitura.
Preciso tirar meu Bom dia, Veronica da estante logo, mas me apaixonei pelas artes de O Vilarejo, adoro livros ilustrados assim 😍
As artes são lindaaaaaasss
Raphael Montes. Guardem esse nome, ainda vamos ouvir falar muito dele. Paulo como sempre entregando TUDO e fazendo a gente esquecer da faculdade ❤
li jantar secreto e tive pesadelos por meses, nada nunca me traumatizou tanto assim, eu passava mal e acordava assustada no meio da noite, foi horrível, mas o livro é bom
To terminando de ler e esses dias eu quase choro lendo, de tanto que me assustei. To ralando pra terminar de ler (a escrita é ótima, mas o assunto... Traumatiza real)
Qual é a temática, o ponto do terror do livro?
@@marleyannealmeida1091 também fiquei curiosa agora lkkkk
@@marleyannealmeida1091 não sei se é exatamente terror, mas o livro fala de canibalismo, e eu achei que o Raphael ia escrever um livro sobre pessoas psicopatas ou surtadas, mas os personagens são muito reais no meu ponto de vista, e isso me fez muito mal. o livro é bom, mas tem que ter estômago forte
🤣🤣🤣🤣🤣. Sério? Gente, que curioso! Eu amei! E n achei nada traumático como muitos acham! Mal posso esperar pelo filme! 🙏🙌
Vilarejo pra mim é o suprassumo da literatura brasileira contemporânea.
26:32 Paulo, sobre isso eu tenho uma opinião baseada numa última leitura que fiz do Livro 'Trono de Diamante' (q não tem nada a ver com a série da SJM, é de outro autor que já até morreu). Este livro começou de um jeito tão imersivo como poucos conseguem e eu me apaixonei na escrita, já estava considerando um 5☆ #favoritado. Porém, logo no primeiro capítulo o AUTOR insere um personagem e utiliza de características típicas de personagens homossexuais para se referir a ele como alguém repulsivo. Foi extremamente desconfortável ler um autor utilizar "voz afeminada", "roupas de cores berrantes", "aquela borbeletinha". Eu me senti como recebendo um soco na cara enquanto lia.
Pois bem, eu sou da opinião que o autor pode sim criar personagens qie sejam homofóbicos, racistas, gordofóbicos e outras questões polêmicas. O problemático, ao meu ver, é quando o autor trás isso na narração, passando a impressão de que aquelas opiniões são dele próprio. Embora eu sei q o narrador pode ser um eu-lírico, não tem como desassociar o autor do discurso quando ele o apresenta dessa forma.
E outra, mesmo q ele retrate um personagem preconceituoso tem q deixar claro q é errado pensar assim. Isso é uma coisa q acontece com o King tbm, por exemplo, q às vezes nem dá para distinguir oq é ideologia dele e oq é do personagem, oq incomoda.
@@brunamelo6719 achei que só eu tivesse essa impressão do King.
@@brunamelo6719 , mas o King não escreve livro para passar moral . Não é a proposta dele , e personagem é personagem e ponto.
@@victoriavitoria5038 olha eu nunca senti q fosse uma lição de moral mas tem coisas bastantes reflexivas sim pelo menos em O Cemitério e em O Iluminado
Gnt, eu tenho 16 anos de idade e honestamente tem vzs q as preocupações de vcs ME preocupam. O King é um autor incrível, e é ridículo ficarem problematizando certas coisas que os personagens dele falam. Ele está ali pra retratar o pior do ser humano; então até o protagonista - que muitas vezes é o “mocinho” da história - vai ter uns pensamentos de merda, e, sendo a história narrada no ponto de vista dele (não em primeira pessoa, mas mostrando os pensamentos deste personagem), vai ser descrito aquilo como o “normal”. Mas isso NÃO QUER DIZER QUE SEJA, e muito menos que seja O CERTO, plmdds!!! Os livros do King são destinados para um público maior justamente por isso, porque nas mãos de alguém mais novo, além de obviamente terem diversos gatilhos, ainda pode influenciar o pensamento daquela pessoa. Não são livros em que se está escrito o certo e o errado, para vc aprender, como uma apostila escolar (?); são livros com um bando de coisa violenta e um monte de ser humano terrível, pra vc tirar algo daquela leitura, refletir sobre a sociedade.
Mas sério, mesmo eu achando um pc meh e repetitivo o tanto de gordofobia que tem nos livros dele (to no meu quarto livro do King, e parece regra q tenha personagem gordofóbico e homofóbico, pqp), obviamente a questão aqui não é problematizar o autor, pelo amor de Deus, mas olhar para a sociedade em si e pensar sobre o tanto que ela pode ser um cocô (?). Esse tp de discussão ACABA cmg, sinceramente kkk, pq ficam problematizando autores espetaculares q na vdd tão prestando um serviço ao retratarem o ser humano como realmente é, ao invés de refletir sobre os seres humanos retratados naquelas obras, olhando pra sociedade em q a gnt vive.
Não acredito!!! O Paulo fez um vídeo especial de 45 min só sobre o Raphael Montes, meu autor Br favorito!!!! Amoooo esse lindo!!! Esse momento é meeeeuuu!!!! Eu tô em choque!!! 😭😭❤️.
Paulo, vc é mesmo a patroa. Te amo seu lindo!!! ❤️❤️❤️❤️
Sim, Paulo. O uso de "Mais bem-sucedidos" está correto.
Ao contrário do que muitos podem pensar, "melhor escrito, melhor sucedido, música melhor cantada: não são expressões aceitas pela gramática, e sim "música mais bem cantada, trabalho mais bem escrito" etc
Claro que você não é obrigado a utilizar a gramática normativa como base em todos seus momentos, mas sim, sua frase foi bem construída.
Suicidas foi meu primeiro livro dele e eu li em um dia , é meu livro favorito dele. E o final... pqp muito bom rs
eu não vejo como tão problemática a questão das vítimas femininas dele. Eu já penso isso do King, mas o Rapha não faz mulheres rasas que são apenas vítimas e que só servem pra sofrer. Ele faz elas com dimensões e, mesmo qnd elas sofrem um monte de coisas, ainda tem forças pra revidar e mudar e lutar (pode olhar pras mulheres de O vilarejo, a Cora, a Clarisse, a Veronica e a "passarinha", a Victoria...). Sinto muita falta disso no King.
Qual livro do king vc achou que a mulher era apenas uma vítima rasa? Eu tô puxando pela memória aqui e não estou lembrando de nenhum dos que eu li.
@@danielasiqueirasilva3035 It a coisa achei isso. Ela é a única personagem dos 5 principais que foi tratada de forma diferente na narrativa e a única coisa que ela tinha de personalidade era ser vítima de violência doméstica e uma questão sexual lá.
Ela, no caso, a ruivinha do grupo de amigos (n lembro o nome nunca kakaka)
Penso exatamente a mesma coisa.
Esse é um dos maiores defeitos do King, na minha opinião. Tem uma cena em Joyland que o protagonista cogita a ideia de matar a ex namorada que o deixou, se comparando ao próprio assassino (de mulheres) que é o vilão do livro. Um pensamento completamente desnecessário que não agrega em nada na leitura, talvez se o protagonista fosse virar um vilão no final, mas não. Ele só pensa isso e segue, super desnecessário.
Pra quem ainda não leu Suicidas e vai ler em livro físico, pede pra outra pessoa colocar alguma coisa tampando (uma fita, por exemplo) a última linha do livro que é um nome. Melhora muito a experiência!!!
kkkkkkkk sim
Paulo, eu gosto MUITO do trabalho do Raphael, acho um dos melhores autores jovens do Brasil, e vejo q nos seus últimos trabalhos q realmente a escrita melhorou e ele conseguiu “furar a bolha” do nicho do horror e abordar temas cada vez mais profundos. Amei o vídeo ❤️❤️
Essa tese dos diálogos de novela fazem TANTO SENTIDO! Assisti ao vídeo ontem e precisei comentar pq não parei de pensar nisso 😂 é exatamente o que eu sinto com livros nacionais e com a maioria das séries
Tô lendo Jantar secreto. É meu primeiro livro do Raphael. Sobre a gordofobia, me incomodou no começo, pois vc fica naquela coisa "são pensamentos apenas do personagem ou do autor?". Sabendo que são apenas dos personagens, ficou ok pra mim ler. É importante lembrar que os personagens está vivendo 2015, e que essa discussão n tinha a repercussão q tem hj. A gordofobia presente no livro, apesar de usada um pouco em excesso, acho bem usada, pq mostra principalmente pensamentos gordofóbicos inconscientes em todos nós. Os pensamentos do Dante, a recursa das prostitutas em transar com ele por ser gordo, como o personagem gordo mente na primeira carta dizendo para "a mãe" que está frequentando a academia e emagrecendo, e que ela ficaria feliz em ter um filho magrinho no futuro.
No livro Suicidas tem muitas falas homofobicas e eu entendi que faz parte da trama. Livro de suspense e terror são brutais, envolve violência e muitas vezes para impactar o público
feliz demais de te ver falando do meu autor nacional preferido, simplesmente AMO o Raphael (e você também kkkkk). 💙
Eu li O Jantar Secreto com 16 anos e foi quando eu me apaixonei pelo suspense/terror/gore. Eu adoro o Raphael Montes ele é incrível!
Eu Adoro o Raphael Montes!!! Já li JANTAR SECRETO, O VILAREJO e UMA MULHER NO ESCURO do autor !!! E vi a série BOM DIA VERÔNICA e adorei!!!
Dias Perfeitos é muito bom, leia!
meu primeiro livro do raphael foi jantar secreto e me ganhou de uma forma indescritível. a criatividade desse homem me chocou demais, incrível! mais uma prova, entre milhares, que a literatura nacional também merece prestígio.
Gente tem tantos livros de autores bons
Eu sou viciada em Raphael Montes por culpa sua!!!!! Obrigada, como sempre, por só me influenciar para o bem ❤️
O livro é maravilhoso. Cheio de detalhes, você se sente na cena. Li poucos livros, uns 10 no máximo, mas esse é o melhor que li no gênero, nunca imaginei que ia gostar tanto de um livro nacional, parabéns Raphael!
duas coisas que amo! paulo e montes 😍😍😍😍
Aaaaa 💙💙💙💙
Reis!!❤️👑
Amo Raphael Montes, e "jantar secreto" é um favorito! Lance da cidade como personagem lembra Luiz Alfredo Garcia Roza, q tb adoro. Tô acima do peso, e entendo q exagero do autor na gordofobia seria p chamar atenção desse preconceito ainda negligenciado, pouco falado, quase normalizado. Creio q autor pode/deve escrever assunto q quiser, e talvez tu tenha razão q se coloque aviso d gatilho se foco for YA. Vídeo e análises maravilhosos, adorei! Abç
Amo amo amo Raphael Montes e tudo que esse homem produz. Merece muuuuuito reconhecimento e fico muito feliz quando ele mostra no Instagram os livros dele em outros países.
Ainda to vendo o começo do video, mas preciso dizer: ja li todos, menos bom dia verônica. E absolutamente TODAS AS VEZES eu virei a noite lendo.
(Também li suicidas nessa edição antiga, quero comprar a nova pra ficar a coleçãozinha combinando kk)
Valeu!
li jantar secreto em poucas horas e fiquei horrorizada/encantada kkk mas tenho vontade de ler outros livros dele. e super concordo com a questao da gordofobia, vai muito aléeeem
Eu só li "Dias Perfeitos" e amei! Li em um dia. Comecei a ler Suicidas, mas ne, eu tenho tendencias e resolvi nao continuar. Mas em breve espero ler os outros.
Ansiosa pra um vídeo seu comentando os livros da Collen (não me importo se o vídeo tiver 100 horas)🙌🥰
Cara, você é muito show! Sincerão do jeito que eu gosto.
Você é ... 🤜🏽🤜🏼🤜🏻🤜🏿🤜
E é verdade,Paulo. O Raphael é um autor super acessível,gente boa,sempre responde a gente que é leitor,no insta. Gosto muito dele.
o final de suicidas foi tão fora da realidade que eu fiquei tipo "mana, não!"
JKKKKKKKKKKK
Eu acabei de ler e to nessa mesma situação “não acredito que ele fez isso” kkkkkkkkkkkk
Pensei q era só eu! Eu amei o livro mas achei o final péssimo 👎 nada a ver com nada.
SIM, eu achei genial
@@Ryvtaz Genial? Parecia que ele tinha prazo pra entregar o livro e meteu qualquer coisa ali no meio. Viajou legal
MDS EU TAVA MORRENDOOOOO por esse vídeo..SÉRIO! 😭💜
AAAAA OBRIGADO!
Mano, a edição de Paulo from Rio (23:04) ficou perfeita KKKK Rodolfo, sou tua fã
Eu amo o Raphael! Acho os livros incríveis. Meu preferido é Jantar Secreto.
ameeeeei o video sobre os livros do raphael!!! tudo pra mim. e sobre jantar secreto, concordo que o dante e os outros amigos eram muito gordofóbicos e é incômodo sim, mas pra mim fez parte do que o autor quis fazer com o leitor. a todo momento algum personagem falava algo "problemático" ou que não era politicamente correto, eram falas muito pesadas e há vários poemas/frases no livro com críticas sociais. por isso achei que fez parte do livro querer incomodar muito o leitor e nos fazer pensar em algumas coisas que são ditas. foi o que eu senti lendo pelo menos.
Adoro o Raphael, já o vi pessoalmente e ele é muito gente fina.
Estava há uns 2 anos sem ler livros mas peguei Jantar Secreto e devorei, assim como O Vilarejo que é genial. Espero conseguir ler os outros livros dele, estão na minha lista.
Obrigada pelo vídeo, ficou ótimo!!!
A parte dos diálogos novelescos eu senti também, só não conseguia achar a palavra exata kkkkk. Lendo "Suicidas" e apesar de estar viciada na história (e enojada com os acontecimentos) a parte dos diálogos me parece muito artificial. Minha mente não aceita que jovens na casa dos vinte e nos anos 2000 falem daquele jeito.
Queria um vídeo lista de livros bons disponíveis no kindle unlimited, já que tem muitas opções, e a opinião do Paulo seria muito legal de assistir (sei que tem alguns famosos como HP, mas é difícil achar um que valha a pena ler).
Achei esse vídeo incrível por que não conhecia o trabalho do Rafael, mesmo com os pontos que você apontou pretendo conhecer o trabalho dele :)
Adoro videos longos👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Amei Jantar Secreto, inclusive virei vegetariana.
Suicídas foi um livro que me abalou muito. Não só por achar algumas cenas muito gráficas, mas porque pra mim é um tema particularmente pesado que me dá gatilhos porque eu tinha vizinhos que "brincavam" de roleta russa quando eu era pequena no meu antigo prédio. Meus preferidos são Dias Perfeitos e O Vilarejo. Jantar Secreto a partir de algum momento da história, achei muito fantasioso e o fim achei menos surpriendente do que Suicidas. E Uma Mulher No Escuro foi o único que realmente não gostei. Algo na protagonista não bateu bem por ela ser uma mulher. Bom Dia, Verônica foi o único que não li por motivos que acho as edições da Dark Side difícies de ler.
As suas análises são as melhores Paulo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Mas os vídeos de memes no meio são minha vidaaaaa 😂
Meu primeiro contato com romance foi através do livro Suicidas de Raphael Montes. Isso foi há quase um ano. Depois dele (do livro), parti para outros romances como os escritos por Stephen King, inclusive, meu primeiro livro dele foi da trilogia Bill Hodges, Mr.Mercedes.
Eu fiquei quase um semestre sem ter coragem de terminar porque não tinha "estômago" suficiente pra continuar lendo, mas terminei. Acho que não tem nada de errado com o gênero, mas ler à noite (um pouco antes de ir dormir) é vacilo demais.
Obrigado pelo vídeo!!
41:33 Nossa, colocou em palavras o que sempre me incomodou. E infelizmente isso me impede de assistir algumas coisas, porque estou acostumada com um molde mais natural de diálogos e menos dramático. Já assisti muuita novela quando criança, mas há muitos anos deixei de assistir e fui puxada totalmente pelo padrão narrativo das séries.
recomendo que vc leia os livros do Cesar bravo, Paulo, ele e o Raphael montes são amigos e ele já elogiou muito os trabalhos do Cesar, fica aí a dica.
Amo todos os livros dele, infelizmente não consegui prosseguir com Dias Perfeitos (achei o mais pesado, me deu até mal estar). Não consigo escolher o melhor rsrsrs. Adorei o vídeo, Paulo!!
Li alguns livros do Raphael. Comecei com Suiciadas, dps Dias Perfeitos(que me deixou em choque por varios dias), Bom dia Veronica e hoje terminei Jantar Secreto, que realmente é o mais grafico deles
so não tá perfeito pq não tem o Rapha junto contigo na gravação (meu sonho esse feat)
Ótimas observações! Parabéns pelo raciocínio lógico e o pensamento fora da caixinha 👏🏻
acho tao legal ouvir o paulo falar sobre o tempo dele na netflix
Eu amei jantar secreto, suicidas e o vilarejo, mas quando fui pegar dias perfeitos não rolou
É normal, acontece com os melhores autores ahahahahaha
Nossa eu tb não consegui terminar de ler até hoje. O único livro dele q ainda não li
Sério!?!? Sou apaixonada por Dias Perfeitos! N conseguia parar por minuto. Já suicidas eu n amei como os outros, apenas gostei. Achei um livro cansativo, poderia ter tido menos enrolação. E foi o único livro que li na vida que me deu náusea na fatídica cena do Noel com a Ritinha. Achei tenebroso. Mas aquele final!!!!❤️. Então foi o livro dele que eu menos amei. Gostei, mas vc percebe o qto. a escrita dele evoluiu. Se eu tivesse começado a ler o Raphael por suicidas, tlvz n teria me tornado fã. Minha sorte foi que comecei a ler por Uma mulher no escuro e fui descendo na ordem. Aí cada um q eu lia achava mais perfeito que o anterior. E desde UMNE que me tornei fã dele. Mas JS e DP são meus livros favoritos dele. Eu sou completamente apaixonada por esses dois. Sem defeitos!!! ❤️
Te entendo, tentei ler e abandonei esse livro, acho que n cheguei nem na metade
odiei dias perfeitos, é nojento de um jeito diferente... sla,,,, alem de ser chato...
mas amei jantar secreto e o vilarejo
Paulo tem rolado um fenomeno no brasil de novas editoras "especializadas" em adaptações de fanfics
Tem varias e tem livros muito legais (as editoras que eu consigo lembrar agora são a euphoria e a violeta), a maioria são de livros de romance com casais gays e tem vaaarias historias legais.
Cara amo você comentando kkkk eu adoro muito os livros do Raphael conheci ele em 2013 é favorito demais pra mim. Mas vc comentando rsrs tudo pra mim 😅
Amo que você demora, larguei tudo pra assistir!
Adorei as reviews! Apesar de thrillers não serem exatamente meu forte, salvei alguns títulos pra tentar ler no futuro.
Amooo os plots dos livros Rafael 😍
Raphael Montes é meu autor favorito, meu livro preferido é jantar secreto
Tirando "Bom dia, Verônica" li todos os outros do Raphael. O último que eu li, em maio, foi "Uma Mulher no Escuro" também, e eu odiei. Uma coisa que notei sobre o Raphael é que ele segue uma fórmula. Eu - nem tô zoando - adivinhei cada plot desse livro. Não que eu seja super inteligente, ou que seja muito boa de palpite, mas é porque ele realmente é super previsível. Toda vez que eu penso mais sobre, menos eu gosto dele. Foi o único livro do autor que eu desgostei. E concordo super com o Paulo na hora dos 70 plot twists do final. Foi Deus ex-machina total.
Eu tava falando com o meu noivo nesse fim de semana justamente sobre algo que me incomodava na escrita do Raphael, mas não consegui explicar pra ele... Agora vendo o seu vídeo, faz total sentido, é isso mesmo!
Eu li 3 livros dele e gostei bastante, tirando essa parte dos diálogos esquisitos...
Bom dia, Verônica me decepcionou um pouco. Me prendeu muito, mas não curti o final tanto assim...
Paulooooo, cadê a continuação de "Amores Improváveis "?
Semana que vem se tudo der certo. Precisei de uma pausa pra ler outros tipos de livros!
Ahhh ♥️♥️ que satisfação é ver vc sempre falando do Raphael. Conheci o autor através de vc e hoje considero o meu favorito de todos. Então: obrigada ☺️
Paulo, entre pro mundo da Agatha Christie, vc vai curtir demais, e vídeos seus sobre ela seriam ótimos hahahahah
Ai eu amo tanto Suicidas mas preciso reler dps da sua critica, foi meu primeiro contato com o Raphael, tbm ja li todos e acho que tds são favs, bem cadelinha do raphael
Paulo, amei o vídeo!! Adoro os livros do Raphael apesar de achar alguns dos finais muito formulaicos.
meu top raphael (ate então) é esse aqui:
1. jantar secreto
2. bom dia veronica
3. o vilarejo
4. dias perfeitos
(tô empolgada pra ler "uma mulher no escuro" e "suicidas")
Suicidas é maravilhoso
Maravilhosa sua análise! Fiquei interessada em ler outro livro dele, mas tenho os mesmos incômodos que você 😂 exatamente!
Paulo, acho que essa questão de diálogos mais novelescos que não se assemelham ao cotidiano real é algo que vai depender da novela, e geralmente é de novela ruim. Isso tem mudado um pouco, com autores que prezam por diálogos mais críveis, o João Emanuel Carneiro e a Manuela Dias são alguns exemplos.
Simmmmmm! O João é incrível, a Manuela preciso conhecer melhor!
Faz um vídeo assim sobre a autora Patrícia Highsmith. Ela é a autora preferia do Raphael Montes. Rainha do suspense psicológico. Pacto Sinistro que foi filmado por Alfred Hitchcock foi o primeiro livro dela.
Eu fico chocada em como eu concordo com vc em tudooooo kkkkk, eu também sou muito chata pra diálogo, se começo a não achar aquelas falas críveis já me desanimo demais com o livro, tudo bem que é ficção, mas tem coisa que não dá!!
Não consegui assistir ontem mas já tô batendo meu ponto aqui💁🏻♀️✨
Esse vídeo tá um primor em tudo! Parabéns pro editor também
pra quem gosta desse tipo de leitura que toca na ferida , mt over e descritivas eu indico a Karin Slaughter!!! ela sempre fala sobre assuntos desconfortáveis e tem umas cenas q PQP me destruíram!! eu amo demais ela e o Rafael.
Raphael*
Cara, eu tive a mesma impressão do final de "Uma mulher no escuro". Eu não consegui gostar desse livro. Confesso que isso me deu uma impressão ruim do autor, mas o que você disse ao final sobre valorizar os autores nacionais me pegou forte, temos que valorizar mesmo. Obrigada pela resenha. Parabéns 🥰
Na tentativa de escrever algo único e que entraria pra história, achei que o autor se perde em diversos momentos e o pior, acaba mentindo para os leitores. SPOILER. Ele anuncia na sinopse que 9 jovens são encontrados mortos, porém, próximo do fim do livro nós descobrimos que 1 deles ainda estava vivo. Uma coisa é uma história ter várias reviravoltas, mas um autor realmente qualificado não precisa mentir pros seus leitores para que isso ocorra.
Simplesmente o meu autor favorito de todos os tempos
Em pouquíssimo tempo o Paulo tornou-se meu booktuber favorito! 😍 Lendaaaaaa!
Minha lista só aumentando 😆 fiquei curiosa
Eu amo os livros do Raphael, acompanho a carreira dele desde o lançamento de Dias Perfeitos e ele lança um livro eu já compro e leio na primeira semana.
Minha ordem de preferência é:
1. Suicidas
2. Dias Perfeitos
3. Bom dia Veronica
4. O Vilarejo
5. Uma Mulher no Escuro
6. Jantar Secreto
Sou totalmente contra limitar a arte. O autor é livre, leia que quiser.
Perfeito! 👏👏👏🌹
Exatamente!
E como o proprio Paulo disse, é literatura para adultos além de ter tds os avisos de gatilho
Se fosse pra jovens eu entenderia a preocupação
Mas é pra adultos
Né
Adoro os vídeos longoss, perfeito
Sobre limitar o trabalho do escritor (como escritor, talvez eu esteja levemente equivocado, mas enfim), eu nunca li um livro do Raphael, agora pretendo ler, mas pelo o que o Paulo disse e já identifiquei em alguns livros que eu já li, não acho problemático escrever e se aprofundar em violência contra mulher (obviamente é bom ter aviso de gatilho), porque, querendo ou não, livros refletem a nossa sociedade atual (de um jeito bom ou ruim). O Paulo disse que muitas pessoas veem como se as vítimas em principal fossem femininas nos livros do Raphael, mas a verdade é essa, todo dia milhares de mulheres em todo o mundo sofrem de agressão de todos os tipos apenas por serem mulheres (meus pronomes são masculinos, mas eu nasci binariamente uma mulher, então eu já passei por bastante coisa relacionada a isso), acho que um dos passos para acabar com isso é falar sobre (sem romantizar, é claro), deixar explícito o problema. Muitas vezes as pessoas problematizam, mas esquecem que na vida real isso acontece.
Fora que, como muitas vezes comparado, Stephen King escreve sobre todo tipo de gatilho e só vi pessoas criticando uma vez em um livro específico, vulgo It: a coisa, de resto nunca. Acho que a gente da muito mérito para os autores de fora e esquece que a literatura nacional também deve ser reconhecida, não to dizendo que os problemas não devem ser apresentados e pontuados, mas que as vezes a gente crítica uma coisa que vem daqui e quando acontece a mesma coisa lá fora, nós passamos pano.
acho que Jantar Secreto foi o livro mais perturbador que li na vida, mas foi tão diferente de tudo que já tinha visto que amei! foi meu primeiro contato com algo tão "gore" assim e foi doidíssimo kkkkkkkkk
quanto aos diálogos novelescos eu me sinto do mesmo jeito vendo produções nacionais, mas pq não cresci vendo novela então tô zero acostumada com esse tipo de diálogo. mas aí vai da desconstrução da cabeça mesmo, pq importante é dar crédito às coisas boas que nascem aqui né!
bom dia verônica foi o último que li e confesso que prefiro a adaptação, mas pode ser que taina muller de protagonista tenha me influenciado nessa escolha 🗣️🗣️
Meu Deus nunca vou cansar de exaltar essa edição, amo!🗣️🤧🗣️🤧🗣️🤧🗣️ (falto gritar com os memes)
O VIDEO MAIS ESPERADO AAA
" uma mulher no escuro" me ajudou a lidar com traumas e sim amei muito 😍
Gente, alguém sabe qual é o capítulo inédito no livro Suicidas da edição nova? Li essa edição, mas não entendi qual dos capítulos é o extra socorrooo
Sobre o que você citou das pessoas compararem a Sara Jamais com o GRRM, acho que entra em outra discussão que já vi pelo twitter de que existem livros ADULTOS (como os da Sarah) que vem lá de fora sendo vendidos como YA por terem romances ou por serem escritos por mulheres e/ou pessoas LGBT e de demais minorias.