Só um detalhe, o mangue não é sujo, se muito, poluído por intervenção humana, mas ao natural, o mangue é um rico ecossistema, com uma diversidade imensa de fauna e flora.
Sou de Recife, e fui guitarrista da primeira banda, a EXO-C, que colocou uma música em uma rádio de capital nacional, a rádio cidade, mesmo que a música só tocasse na região. Na verdade existia uma cena com várias bandas desde a metade dos anos 80 (a Mundo Livre começou por aí) e o Mangue beat foi o coroamento de anos de estrada e luta. O som de Chico Science e Nação Zumbi é uma mistura de ritmos locais com o RAP e o Punk e hardcore. Parabéns pelo canal
Há algumas semanas teve um show gratuito do Lamento Negro (que já tocou com o Chico), Mundo Livre e Nação Zumbi em Rio Doce - Olinda (terra natal do Nação), e eu fui.
Meus dois centavos: As maiores influências do Chico Science & Nação Zumbi e mundo livre s/a na verdade são: Defalla, Fellini, Black Future, Ira! (fase Psicoacústica), G.U.E.T.O. além da música regional. Um dos maiores responsáveis pela (re)descoberta da banda foi o Carlos Eduardo Miranda. O mundo livre s/a não ficou tão popular porque sempre teve um discurso mais político em suas canções. Muito pela formação do Fred Zer04 (jornalista) e também por conta da sua influência musical (punk). E a estreia em vinil/cd demorou. Esquecerem de dizer que “Da lama ao caos” só não ficou melhor porque o Liminha “aliviou” na produção o peso das canções ao vivo. Esqueceram de citar a Eddie que é uma excelente banda (na ativa até hoje). “Quando a maré encher” que foi regravada pela Nação e também pela Cassia Eller é música da banda. A Karina Buhr já fez parte da banda. Querosene Jacaré é a banda do Ortinho. Sheik Tosado era banda do China (que volta e meia acerta o alvo com algum disco legal). O disco, homônimo, do Jorge Cabeleireira faz frente as estreias das duas bandas. Não dá pra não mencionar o Samba pra burro do Otto. Não citaram o festival Rec Beat. E menção honrosa a Face do Subúrbio, The Playboys (do sensacional “Paulo André não me ouve”).
Mr.Science era um cara antenadissimo - localmente e mundialmente, de Lia de Itamaraca a Beastie Boys. Além de ser o mentor e idealizador da parada, junto com Zero Quatro, era o principal entusiasta. Quanto ao Mundo Livre, acho que se perdeu(radicalizou) depois do quarto disco. Some-se a isso o fato de Zero Quatro ter ficado em Recife e os caras da Nação Zumbi terem ido pra SP - acho que esses são os motivos da Nação ter bemmm mais notoriedade que eles hoje em dia. Ps: A banda Eddie e o Otto também são belas crias do movimento.
Ótimo vídeo! Me repirorou à importãncia que teve e não dei na época, quando vi no Recife, carnaval de 2008, Marco Zero, Nação Zumbi (sem Science) abrindo pra Paralamas...e em seguida Milton Nascimento com Lenine, no mesmo palco...que época!, que nostalgia!! 🙌🎵
Nunca aturei o Manguebeat, mas sempre respeitei. Não encaixa nos meus ouvidos tanta percussão nas músicas, mas as letras são ótimas. Muita qualidade na nossa música, na época... Tempo bom que não volta mais... muito menos melhora.
Amo todos os movimentos da minha época, e Manguebeat está entre os preferidos. E olha que eu considero o punk um movimento da minha época, nasci no mesmo ano que ele. Lembro quando criança dos moicanos pelas ruas de São Paulo. Tá... foi só uma vez que eu vi rs...
Grande Chico Science! Tive o prazer de assisti-lo por duas vezes, uma em Uberlândia no campus da UFU num show incrível e pouco depois no Hollywood Rock 1996. Também tive o prazer de, com minha banda Uganga, dividir o palco com o Mundo Livre aqui em Minas. Viva o Manguebeat!
Enquanto músico Recifense bombardeado por tudo que o Movimento proporcionou aqui na cidade, só posso carregar tudo que foi feito e agradecer por tudo que fizeram.
Orquestra Manguefonica. Uma fusão de Mundo Livre S.a e Nação Zumbi. Um dos melhores shows q vi na minha vida. Aqui no teatro de arena de Ribeirão Preto, um lugar mágico assim como o show.
Em 98, talvez, eu pedi num amigo oculto de uma turma minha da rede municipal o CD do Mestre Ambrósio, Fuá na casa de Cabral. A coitada ds aluna penou para achar aqui na Ilha, mas é um álbum que ouço até hoje. Gostei muito do programa hoje. Biofá, gostei bastante do teu álbum tb, Settle Down é o lado A do single. Parabéns!
Caramba, fiquei muito feliz em prestigiar um vídeo sobre esse movimento incrível que foi o Mangue beat!!! Sou mesmo completamente apaixonada pela Nação, idolatrando o Da lama ao caos e identificando em cada batuque e verso a cultura desse meu país Pernambuco (sou de Recife). Parabéns pelo vídeo!
Querosene Jacaré era uma puta banda! O disco 'Você Não da Missa um Terço' é dos melhores do movimento. Ortinho, grande parceiro de Arnaldo Antunes, era o vocalista.
Como mineiro radicado em Recife, fiquei muito feliz em assistir esse vídeo . Vocês sintetizaram bem o Manguebeat com algumas faltas que quem é daqui da cidade conhece . Paralelamente ao Manguebeat uma cena rock forte surgiu como Devotos do Ódio, Textículos de Mary, dentre outras bandas . Parabéns pela pauta !
Olha que interessante. Sou formado em teatro, dou aula de teatro na universidade e minha principal formação artística é justamente o Manguebeat e Chico Science, que mudaram minha vida! Na minha história pessoal, é antes e depois. Tanto que minha área preferida é justamente trilha sonora para espetáculos teatrais (na verdade é a dimensão acústica e eletroacústica da cena, mas eu digo sonoplastia para simplificar). No entanto, a opinião de vocês sobre teatro é lamentável! O teatro brasileiro é, atualmente, um dos mais interessantes, empolgantes, criativos e experimentais do mundo!!! Veja só: tenho uma amiga, pesquisadora de manifestações teatrais aqui em BH, onde vivo parcialmente. Ela disse uma coisa curiosa: para ela, a cena teatral e performativa de Belo Horizonte se encontra num momento de tamanha efervescência que ela a comparou justamente, vejam vocês, com o Manguebeat! Para ela não há outro paralelo histórico melhor para definir o momento artístico de BH. A diferença é que, enquanto em Recife o movimento artístico cultural foi capitaneado pela música, aqui em BH vem sendo puxado pelas manifestações performáticas (o que incluí não só o teatro tradicional, mas outras formas espetaculares). Como a música ocupa uma posição mais estratégica e de visibilidade na cultura brasileira, o Manguebeat pôde estourar, enquanto a efervescência cultural de BH ainda permanece relativamente desconhecida! Marco Nanine é realmente um patrimônio da cultura brasileira, um trabalhador do teatro, com longa e reconhecida trajetória, que merece todo o respeito. Mas o teatro mais importante feito no Brasil hoje é coisa absolutamente diferente do que ele faz. Não significa que seja melhor ou pior, mas que o centro nervoso teatral está em outro ponto! Enfim, foi só para dizer que a incrível inovação do Manguebeat tem mais paralelos com o teatro do que pareceu figurar no vídeo de vocês. A par isso, declaro minha mais profunda admiração ao canal e em especial à parceria de vocês dois! Continuem com o excelente trabalho. Um forte abraço teatro-musical! ;)
As referencias do Chico Science vão muito além da Tropicalia, vale lembrar que ele regravou "Criança de Domingo" do Funziona Senza Vapore (projeto do Cadão Volpato pós Fellini) e sampleou The Fall em Rios, Pontes e Overdrives. Duas bandas paulistas também são muito importantes como influência pra essa cena: Ira na fase Psicoacustica (vocês podem achar facilmente audios do Chico Science tocando uma versão de Advogado do Diabo) e a outra é o G.U.E.T.O uma das bandas pioneiras no Brasil na fusão de Rap, Funk e Rock.
Apenas um Rapaz Latino-Americano Sinceramente eu não sei mas sei que é um sampler do The Fall, talvez tu descubra no programa Ronca Ronca do Maurício Valadares ele fez uma homenagem a banda recentemente quando o Mark E Smith morreu.
Coloco o Samba Esquema Noise do Mundo Livre S/A como a pedra fundamental do movimento e que me surpreende até hoje. Nesse lista pode colocar a banda Eddie. A Karina Buhr fez parte dela antes do Cumade Fulozinha e a música "Quando a Maré Encher" virou sucesso quando regravada pela Nação pós Chico Science.
Gostei demais do vídeo, e como pernambucano me senti honrado pelo canal que mais admiro nessa plataforma! Parabéns a todos e obrigado! Admito que fiquei na fé de vocês comentarem um pouco sobre a música atual daqui de PE, como Mamelungos, Johnny Hooker, Banda Eddie, Academia da Berlinda etc
Como bom recifense, posso atestar que a influência do manguebeat foi além da música e estética. Teria muita coisa pra falar aqui nos comentários, precisaríamos de uma conversa em botequim pra expor tudo. Mas uma ressalva gostaria de fazer: Fred 04 nunca esteve em pé de igualdade com Chico Science, mesmo quando este estava vivo.
Que maneiro! Há muito tempo havia pedido esse vídeo. Me lembro de ter comentado sobre isso qdo descobri o tropicalismo por um vídeo de vcs. Vlw Louie e Bio
Parabéns pela iniciativa de falar desse importante movimento. Só acho que esqueceram de falar mais da carreira solo do Otto, ele tem trabalhos fantásticos em sua carreira! E uma outra banda das antigas também que continua em atividade e em alta no PE é a Banda Eddie!
Em 2016 tive a felicidade de assistir uma peça de teatro chamada Caranguejo Overdrive (inspirado na obra de Josué de Castro - Homens e Caranguejos). A peça contou com apoio de uma banda que tocava músicas do movimento Mangue e que nos levava pelos estuários de todas as partes do Brasil e não só de Recife ou do Rio de Janeiro. A história é um romance político! A companhia de teatro é do Rio de Janeiro e ouvi rumores de que entraria novamente em cartaz, fiquem atentos e agarrem os ingressos. Aqui em São Paulo todas as salas lotaram, para a minha alegria! Vou deixar link do documentário sobre o homem que foi a maior inspiração para Chico Science escrever as letras da Nação Zumbi e para que as veias do mangue voltassem a ser oxigenadas! Josué de Castro - Cidadão do Mundo❤ ruclips.net/video/CHNcILiJKLM/видео.html Outra coisa que quero compartilhar é o filme Baile Perfumado de 1997 (história sobre o bando de Lampião) que tem trilha sonora feita por toda essa galera que vocês citaram no vídeo e Fred 04 além de participar da trilha sonora, atua. Foi deste filme que saiu o clipe de Sangue de Bairro (Afrociberdelia). Filme - Baile Perfumado ruclips.net/video/3Hw0SjxHUso/видео.html Sangue de Bairro - Clipe Oficial ruclips.net/video/NsDfqtuXrZg/видео.html Abraços e boas energias❤
Gostei das camisetas do The Who e do Queen. Os discos Da Lama ao Caos (1994),Afrociberdelia (1996) e Mundo Livre S/A-Samba Esquema Noise (1994) são os maiores expoentes do movimento Manguebeat que teve o seu auge nos anos 90,com certeza.
A singularidade da Banda Chico Science & Nação Zumbi com as outras bandas locais chego a concordar. Além de se destacar das outras, o som era diferente. Mas o erro vem quando os amigos falam que é mais estético do que musical. A musicalidade e a estética se equilibram, nem um e nem outro são mais fortes. CSNZ além de realmente terem referencias como Tropicalia e Paralamas do Sucesso, foi esquecido que na musica de Chico Science e NZ existe os batuques afro-indígena, como o maracatu e caboclinho, que por sua vez juntou-se ao rock, rap, reaguee, jazz e funk americano, e isso era inovador, e isso é musicalidade muito forte. Além das letras terem referencias as lendas urbanas, personalidades sociais e politicas, fauna e flora, desigualdade social, ciências e religião (Isso é rico musicalmente falando). Tão bom que foi exportado internacionalmente e tão bom de forma meteórica. Dentre outras coisas faladas, vcs mandaram muito bem! Parabéns!
Chico foi a última grande figura da música em âmbito nacional. A modernização e reformulação da música brasileira, especialmente no nordeste, o elevaram a um nível de importância que até hoje merece ser contemplada.
O debate foi bem raso. Talvez fosse interessante convidar alguém que pudesse contribuir. Não deu pra ir até o final. Mas tá valendo, nas atuais circunstâncias...
Uma curiosidade: não lembro onde eu li, mas lembro bem do que Chico disse na entrevista, se não me engano deve ter sido na revista showbizz da época, onde Chico disse que um disco que os influenciaram muito foi o Psicoacústica de 1988 da banda Ira!. Curti muito Chico Science e Nação Zumbi nos anos noventa, sou da periferia de SP e lembro que a banda rolava solto nos sons dos carros da galera, que pararam temporariamente, com o pagode e o axé da época, para mim foi um grande alívio. Parabéns pelo papo, também gostei das analogias!
Acrescentando que Chico Science e Nação Zumbi participaram do Hollywood Rock de 96 e a Nação esteve no Later with Jools Holland em 2006. E sem cerimônia, Lucio Maia é um Hendrix brasileiro.
"mangue é uma coisa sub desenvolvida, suja - pântano- e tem algumas coisas que crescem lá". Caras, não. O mangue é um ecossistema fundamental, mas fundamental mesmo...
Cuca Lazarotto, com o CD laranja de 'Afrociberdelia' na mão, apresentou o clipe 'Maracatu Atômico' na última transmissão da MTv Brasil pela Abril. Jorge Mautner da melhor qualidade! E 'Fuá na Casa de Cabral' é minha adolescência pura. Mamãe tinha o CD e eu curtiu muito!
Parabéns pelo vídeo, sou fã da banda e não esperava por esse presente, gosto do movimento como um todo mas realmente, o álbum Da Lama ao Caos se destaca em meio a todas as outras obras. Abraços e parabéns mais uma vez Lui!
Luiz, eu sugeriria a você algo sobre a Jenny Haan, do Babe Ruth. Eu a acho superior, bem superior à Janis Joplin. A Janis tinha timbre mais forte, mais mídia, etc., mas a Jenny tinha o canto nas 'veias'. Considero-a uma das melhores páginas do rock, embora perdida e desbotada. Abraço!
Lui,Lui Boa Noite ! 3 sugestões: 1. "Conversa de Botequim Live,Participação da Galera", 2. "Falar sobre as melhores letras do Rock falando sobre as diferenças poéticas e de estruturas a evolução de cada álbum " 3. "influência de Coisas que fogem do padrão do Rock,Tipo Renato Russo ouvindo Richard Wagner Obs: Era o artista Favorito de Adolf Hitler segundo um documentário que vi , AXL Rose ouvindo Elton John,Fred Mercury ouvindo Montserrat Caballé entre outros.
"Um filho prodígio tem muitos pais." Acho que o "Picassos Falsos" é outro que não escaparia ileso de um "exame de DNA" da obra do grande "Chico Science", especialmente por algumas nuances no genial e subestimado "Supercarioca" de 1988.
Faltou uma menção à Banda Eddie. Apesar de ter surgido um pouco mais tarde, nos anos 2000, pode ser enquadrada no movimento tb, não? É uma ótima banda!
Já que quando a banda é gringa no final dos vídeos voces sempre perguntam qual banda brasileira mais se parece com tal banda agora faço o desafio: Qual banda gringa mais se parece com o som feito pelo manguebeat???
Poxa..... ficou faltando algumas coisas achei muito pouco o tempo esqueceram de falar da banda Mombojo som dos caras são foda recomendo pra quem não conhece.
Kkkkkkk vocês estavam muito looucos rsrs Bem pra um recifense da “nova geração “ que foi criança na década de 90, escutar que vocês foram pro show de Chico, chega a doer na alma em saber que não vamos mais ter essa oportunidade, sentimos muito a falta do nosso mangue boy.🦀📡 Uma curiosidade chorão falou em uma entrevista que no começo do Charlie Brown eles organizaram um show pra abrir pro Chico e nação Zumbi mas só pra abrir pra o show e nunca conseguiram pagar os custos do show mas rolou em Santos.
Chico Science & Nação Zumbi foram tb muito influenciados pelos albuns Check your Head (1992) e ill communication (1994) do Beastie Boys . Eles falaram isso numa entrevista
Cacete, um dos melhores vídeos ever!!!! Nada na internet se compara a Luiz e Biofa moderadamente alcoolizados!!!Adoro Chico Science. Parabéns pelo vídeo novamente!!!“Lá, lá pra beira do marVou levar uma rede pra poder descansar”
Três primeiros álbuns dos Devotos são muitos bons. Em relação a bandas que influenciaram o Manguebeat foram o Ira ! com "Psicoacústica", Picassos Falsos com "Supercarioca" e o Fellini, entre outras.
Prefiro muito mais a Nação nessa fase pós-Chico Science. Idolatro a banda com o Jorge du Peixe no vocal. O disco de 2014 que leva o nome da banda é excelente, nota 1000.
Luiz, ótimo vídeo. Só queria pedir uma análise da discografia do Dire Straits, que eu estou completamente viciado no momento e do The Smiths que sempre vai estar no meu top 3! Foi mal não decidi qual pedir, tive que pedir os dois hahahah
Só um detalhe, o mangue não é sujo, se muito, poluído por intervenção humana, mas ao natural, o mangue é um rico ecossistema, com uma diversidade imensa de fauna e flora.
Sou de Recife, e fui guitarrista da primeira banda, a EXO-C, que colocou uma música em uma rádio de capital nacional, a rádio cidade, mesmo que a música só tocasse na região.
Na verdade existia uma cena com várias bandas desde a metade dos anos 80 (a Mundo Livre começou por aí) e o Mangue beat foi o coroamento de anos de estrada e luta. O som de Chico Science e Nação Zumbi é uma mistura de ritmos locais com o RAP e o Punk e hardcore.
Parabéns pelo canal
Tota Maia boa
Jamison
O mangue não é sujo amigo, e sim o HOMEM.
Viva Francisco de Assis França ! 🤙🏻🤟🏻🤟🏻🦀🦀🦀
Há algumas semanas teve um show gratuito do Lamento Negro (que já tocou com o Chico), Mundo Livre e Nação Zumbi em Rio Doce - Olinda (terra natal do Nação), e eu fui.
Meus dois centavos:
As maiores influências do Chico Science & Nação Zumbi e mundo livre s/a na verdade são: Defalla, Fellini, Black Future, Ira! (fase Psicoacústica), G.U.E.T.O. além da música regional.
Um dos maiores responsáveis pela (re)descoberta da banda foi o Carlos Eduardo Miranda.
O mundo livre s/a não ficou tão popular porque sempre teve um discurso mais político em suas canções. Muito pela formação do Fred Zer04 (jornalista) e também por conta da sua influência musical (punk). E a estreia em vinil/cd demorou.
Esquecerem de dizer que “Da lama ao caos” só não ficou melhor porque o Liminha “aliviou” na produção o peso das canções ao vivo.
Esqueceram de citar a Eddie que é uma excelente banda (na ativa até hoje). “Quando a maré encher” que foi regravada pela Nação e também pela Cassia Eller é música da banda. A Karina Buhr já fez parte da banda.
Querosene Jacaré é a banda do Ortinho.
Sheik Tosado era banda do China (que volta e meia acerta o alvo com algum disco legal).
O disco, homônimo, do Jorge Cabeleireira faz frente as estreias das duas bandas.
Não dá pra não mencionar o Samba pra burro do Otto.
Não citaram o festival Rec Beat.
E menção honrosa a Face do Subúrbio, The Playboys (do sensacional “Paulo André não me ouve”).
Mr.Science era um cara antenadissimo - localmente e mundialmente, de Lia de Itamaraca a Beastie Boys. Além de ser o mentor e idealizador da parada, junto com Zero Quatro, era o principal entusiasta. Quanto ao Mundo Livre, acho que se perdeu(radicalizou) depois do quarto disco. Some-se a isso o fato de Zero Quatro ter ficado em Recife e os caras da Nação Zumbi terem ido pra SP - acho que esses são os motivos da Nação ter bemmm mais notoriedade que eles hoje em dia. Ps: A banda Eddie e o Otto também são belas crias do movimento.
Ótimo vídeo! Me repirorou à importãncia que teve e não dei na época, quando vi no Recife, carnaval de 2008, Marco Zero, Nação Zumbi (sem Science) abrindo pra Paralamas...e em seguida Milton Nascimento com Lenine, no mesmo palco...que época!, que nostalgia!! 🙌🎵
Pernambuco só tem banda foda !
Nunca aturei o Manguebeat, mas sempre respeitei. Não encaixa nos meus ouvidos tanta percussão nas músicas, mas as letras são ótimas. Muita qualidade na nossa música, na época...
Tempo bom que não volta mais... muito menos melhora.
Amo todos os movimentos da minha época, e Manguebeat está entre os preferidos. E olha que eu considero o punk um movimento da minha época, nasci no mesmo ano que ele. Lembro quando criança dos moicanos pelas ruas de São Paulo. Tá... foi só uma vez que eu vi rs...
Cara q Massa!! Sou Pernambucano, que orgulho me deu esse vídeo..
Vi shows fodas da Nação zumbi!!
Grande Chico Science! Tive o prazer de assisti-lo por duas vezes, uma em Uberlândia no campus da UFU num show incrível e pouco depois no Hollywood Rock 1996. Também tive o prazer de, com minha banda Uganga, dividir o palco com o Mundo Livre aqui em Minas. Viva o Manguebeat!
um dos maiores movimentos do mundo da música!
Enquanto músico Recifense bombardeado por tudo que o Movimento proporcionou aqui na cidade, só posso carregar tudo que foi feito e agradecer por tudo que fizeram.
Orquestra Manguefonica.
Uma fusão de Mundo Livre S.a e Nação Zumbi.
Um dos melhores shows q vi na minha vida.
Aqui no teatro de arena de Ribeirão Preto, um lugar mágico assim como o show.
Em 98, talvez, eu pedi num amigo oculto de uma turma minha da rede municipal o CD do Mestre Ambrósio, Fuá na casa de Cabral. A coitada ds aluna penou para achar aqui na Ilha, mas é um álbum que ouço até hoje. Gostei muito do programa hoje.
Biofá, gostei bastante do teu álbum tb, Settle Down é o lado A do single. Parabéns!
Pensar no quanto o Mangue Beat fez sucesso...e vendo hoje o q faz sucesso...da uma certa agonia. Parabéns.
Caramba, fiquei muito feliz em prestigiar um vídeo sobre esse movimento incrível que foi o Mangue beat!!! Sou mesmo completamente apaixonada pela Nação, idolatrando o Da lama ao caos e identificando em cada batuque e verso a cultura desse meu país Pernambuco (sou de Recife). Parabéns pelo vídeo!
Querosene Jacaré era uma puta banda! O disco 'Você Não da Missa um Terço' é dos melhores do movimento. Ortinho, grande parceiro de Arnaldo Antunes, era o vocalista.
Massa demais. Parabéns!!!
A ideia do caranguejo vem do Josué de Castro. Chico Science era gênio.
Manguebeat é foda, simplesmente!
Como mineiro radicado em Recife, fiquei muito feliz em assistir esse vídeo . Vocês sintetizaram bem o Manguebeat com algumas faltas que quem é daqui da cidade conhece . Paralelamente ao Manguebeat uma cena rock forte surgiu como Devotos do Ódio, Textículos de Mary, dentre outras bandas . Parabéns pela pauta !
Sensacional !
"Um papo desses antes do almoço,é muito bom pra ficar pensando melhor".
Praieira! Salve Chico! Salve Nação! Saravá Zumbi!
Marcelo N. Salve Chico Science,e sua trupe!
Valeu pelo bate papo. Manguebeat representando até hoje.
Olha que interessante. Sou formado em teatro, dou aula de teatro na universidade e minha principal formação artística é justamente o Manguebeat e Chico Science, que mudaram minha vida! Na minha história pessoal, é antes e depois. Tanto que minha área preferida é justamente trilha sonora para espetáculos teatrais (na verdade é a dimensão acústica e eletroacústica da cena, mas eu digo sonoplastia para simplificar).
No entanto, a opinião de vocês sobre teatro é lamentável! O teatro brasileiro é, atualmente, um dos mais interessantes, empolgantes, criativos e experimentais do mundo!!!
Veja só: tenho uma amiga, pesquisadora de manifestações teatrais aqui em BH, onde vivo parcialmente. Ela disse uma coisa curiosa: para ela, a cena teatral e performativa de Belo Horizonte se encontra num momento de tamanha efervescência que ela a comparou justamente, vejam vocês, com o Manguebeat! Para ela não há outro paralelo histórico melhor para definir o momento artístico de BH. A diferença é que, enquanto em Recife o movimento artístico cultural foi capitaneado pela música, aqui em BH vem sendo puxado pelas manifestações performáticas (o que incluí não só o teatro tradicional, mas outras formas espetaculares). Como a música ocupa uma posição mais estratégica e de visibilidade na cultura brasileira, o Manguebeat pôde estourar, enquanto a efervescência cultural de BH ainda permanece relativamente desconhecida!
Marco Nanine é realmente um patrimônio da cultura brasileira, um trabalhador do teatro, com longa e reconhecida trajetória, que merece todo o respeito. Mas o teatro mais importante feito no Brasil hoje é coisa absolutamente diferente do que ele faz. Não significa que seja melhor ou pior, mas que o centro nervoso teatral está em outro ponto!
Enfim, foi só para dizer que a incrível inovação do Manguebeat tem mais paralelos com o teatro do que pareceu figurar no vídeo de vocês. A par isso, declaro minha mais profunda admiração ao canal e em especial à parceria de vocês dois! Continuem com o excelente trabalho. Um forte abraço teatro-musical!
;)
mangue beat foi uma granda revolução para ás musica nacional hoje o conversa de botequim foi foda massa..
As referencias do Chico Science vão muito além da Tropicalia, vale lembrar que ele regravou "Criança de Domingo" do Funziona Senza Vapore (projeto do Cadão Volpato pós Fellini) e sampleou The Fall em Rios, Pontes e Overdrives. Duas bandas paulistas também são muito importantes como influência pra essa cena: Ira na fase Psicoacustica (vocês podem achar facilmente audios do Chico Science tocando uma versão de Advogado do Diabo) e a outra é o G.U.E.T.O uma das bandas pioneiras no Brasil na fusão de Rap, Funk e Rock.
Que música é aquela no começo de Rios, Pontes e Overdrives?
Apenas um Rapaz Latino-Americano Sinceramente eu não sei mas sei que é um sampler do The Fall, talvez tu descubra no programa Ronca Ronca do Maurício Valadares ele fez uma homenagem a banda recentemente quando o Mark E Smith morreu.
O Biofá foi muito feliz em sua colocação, Manguebeat deu uma oxigenada necessária ao cenário musical brasileiro.
Coloco o Samba Esquema Noise do Mundo Livre S/A como a pedra fundamental do movimento e que me surpreende até hoje. Nesse lista pode colocar a banda Eddie. A Karina Buhr fez parte dela antes do Cumade Fulozinha e a música "Quando a Maré Encher" virou sucesso quando regravada pela Nação pós Chico Science.
Recife, uma da manhã, e eu vendo esse vídeo. A mão de abrir a cerveja chega a tremer.
Gostei demais do vídeo, e como pernambucano me senti honrado pelo canal que mais admiro nessa plataforma! Parabéns a todos e obrigado! Admito que fiquei na fé de vocês comentarem um pouco sobre a música atual daqui de PE, como Mamelungos, Johnny Hooker, Banda Eddie, Academia da Berlinda etc
Como bom recifense, posso atestar que a influência do manguebeat foi além da música e estética. Teria muita coisa pra falar aqui nos comentários, precisaríamos de uma conversa em botequim pra expor tudo. Mas uma ressalva gostaria de fazer: Fred 04 nunca esteve em pé de igualdade com Chico Science, mesmo quando este estava vivo.
Que maneiro! Há muito tempo havia pedido esse vídeo. Me lembro de ter comentado sobre isso qdo descobri o tropicalismo por um vídeo de vcs. Vlw Louie e Bio
"Jorge Cabeleira e O Dia Em que Seremos Todos Inúteis", era o nome da banda. Também era do movimento Mangue
Ze Wilker tbm era um excelente ator. Um dos melhores.
Faltou falarem do Eddie, uma ótima banda que tá aí na ativa até hoje, inclusive acabou de lançar disco novo...
Parabéns pela iniciativa de falar desse importante movimento. Só acho que esqueceram de falar mais da carreira solo do Otto, ele tem trabalhos fantásticos em sua carreira!
E uma outra banda das antigas também que continua em atividade e em alta no PE é a Banda Eddie!
Em 2016 tive a felicidade de assistir uma peça de teatro chamada Caranguejo Overdrive (inspirado na obra de Josué de Castro - Homens e Caranguejos). A peça contou com apoio de uma banda que tocava músicas do movimento Mangue e que nos levava pelos estuários de todas as partes do Brasil e não só de Recife ou do Rio de Janeiro. A história é um romance político! A companhia de teatro é do Rio de Janeiro e ouvi rumores de que entraria novamente em cartaz, fiquem atentos e agarrem os ingressos. Aqui em São Paulo todas as salas lotaram, para a minha alegria!
Vou deixar link do documentário sobre o homem que foi a maior inspiração para Chico Science escrever as letras da Nação Zumbi e para que as veias do mangue voltassem a ser oxigenadas!
Josué de Castro - Cidadão do Mundo❤
ruclips.net/video/CHNcILiJKLM/видео.html
Outra coisa que quero compartilhar é o filme Baile Perfumado de 1997 (história sobre o bando de Lampião) que tem trilha sonora feita por toda essa galera que vocês citaram no vídeo e Fred 04 além de participar da trilha sonora, atua. Foi deste filme que saiu o clipe de Sangue de Bairro (Afrociberdelia).
Filme - Baile Perfumado
ruclips.net/video/3Hw0SjxHUso/видео.html
Sangue de Bairro - Clipe Oficial
ruclips.net/video/NsDfqtuXrZg/видео.html
Abraços e boas energias❤
Gostei das camisetas do The Who e do Queen. Os discos Da Lama ao Caos (1994),Afrociberdelia (1996) e Mundo Livre S/A-Samba Esquema Noise (1994) são os maiores expoentes do movimento Manguebeat que teve o seu auge nos anos 90,com certeza.
A singularidade da Banda Chico Science & Nação Zumbi com as outras bandas locais chego a concordar. Além de se destacar das outras, o som era diferente. Mas o erro vem quando os amigos falam que é mais estético do que musical. A musicalidade e a estética se equilibram, nem um e nem outro são mais fortes. CSNZ além de realmente terem referencias como Tropicalia e Paralamas do Sucesso, foi esquecido que na musica de Chico Science e NZ existe os batuques afro-indígena, como o maracatu e caboclinho, que por sua vez juntou-se ao rock, rap, reaguee, jazz e funk americano, e isso era inovador, e isso é musicalidade muito forte. Além das letras terem referencias as lendas urbanas, personalidades sociais e politicas, fauna e flora, desigualdade social, ciências e religião (Isso é rico musicalmente falando). Tão bom que foi exportado internacionalmente e tão bom de forma meteórica. Dentre outras coisas faladas, vcs mandaram muito bem! Parabéns!
Chico foi a última grande figura da música em âmbito nacional. A modernização e reformulação da música brasileira, especialmente no nordeste, o elevaram a um nível de importância que até hoje merece ser contemplada.
Luiz Heitor chorão depois eu acho
Luiz Heitor cruzrirão cabuloso vem tri kkk
Sou fã desse grande movimento. Chico Science e Fred 04 são gênios e merecem todo reconhecimento.
O debate foi bem raso. Talvez fosse interessante convidar alguém que pudesse contribuir. Não deu pra ir até o final. Mas tá valendo, nas atuais circunstâncias...
Galeria de arte verdade. Raso como um pires. Mas valeu a intenção/homenagem.
Uma curiosidade: não lembro onde eu li, mas lembro bem do que Chico disse na entrevista, se não me engano deve ter sido na revista showbizz da época, onde Chico disse que um disco que os influenciaram muito foi o Psicoacústica de 1988 da banda Ira!. Curti muito Chico Science e Nação Zumbi nos anos noventa, sou da periferia de SP e lembro que a banda rolava solto nos sons dos carros da galera, que pararam temporariamente, com o pagode e o axé da época, para mim foi um grande alívio. Parabéns pelo papo, também gostei das analogias!
Acrescentando que Chico Science e Nação Zumbi participaram do Hollywood Rock de 96 e a Nação esteve no Later with Jools Holland em 2006. E sem cerimônia, Lucio Maia é um Hendrix brasileiro.
"mangue é uma coisa sub desenvolvida, suja - pântano- e tem algumas coisas que crescem lá". Caras, não. O mangue é um ecossistema fundamental, mas fundamental mesmo...
Biofáááááá!!
Cuca Lazarotto, com o CD laranja de 'Afrociberdelia' na mão, apresentou o clipe 'Maracatu Atômico' na última transmissão da MTv Brasil pela Abril. Jorge Mautner da melhor qualidade!
E 'Fuá na Casa de Cabral' é minha adolescência pura. Mamãe tinha o CD e eu curtiu muito!
Excelente a citação do Chico Sciencie ao Josué de Castro, Geógrafo e Médico escritor do clássico Geografia da fome
Ótimo conversa de Botequim
Só faltou lembrar da banda Eddie, da famosa "Quando a Maré Encher". Mas parabens pelo video
Ô LUIZ, tu leu minha mente! Torci para que a indicação fosse Mestre Ambrósio, e como sempre essa foi uma ótima conversa de botequim. Abraço.
Muito bom manos!
Parabéns pelo vídeo, sou fã da banda e não esperava por esse presente, gosto do movimento como um todo mas realmente, o álbum Da Lama ao Caos se destaca em meio a todas as outras obras. Abraços e parabéns mais uma vez Lui!
Viva a Chico Science... É PÉ
podiam fazer um video falando sobre as bandas de Stoner
O principal papel do Ney é o Barbosa da TV pirata!!! kkkkkkkk era a melhor parte! Grande ator!
Chico vive! Nação zumbi melhor banda do Brasil! Da lama ao caos é o melhor disco de rock do Brasil, empatado com o cabeça dinossauro hehe
Luiz, eu sugeriria a você algo sobre a Jenny Haan, do Babe Ruth. Eu a acho superior, bem superior à Janis Joplin.
A Janis tinha timbre mais forte, mais mídia, etc., mas a Jenny tinha o canto nas 'veias'.
Considero-a uma das melhores páginas do rock, embora perdida e desbotada.
Abraço!
Um dos melhores vídeos do canal
Hahahaaha muito bom, tem que beber mesmo pra ficar mais original. Faz tempo que não escuto nação, deu até vontade.. abss
Eu ia pedir pro Luiz gravar um vídeo relembrando a morte do mestre Chico, e vocês me vêm com isso.
Muito amor a esse canal!
Lui,Lui Boa Noite !
3 sugestões: 1. "Conversa de Botequim Live,Participação da Galera", 2. "Falar sobre as melhores letras do Rock falando sobre as diferenças poéticas e de estruturas a evolução de cada álbum " 3. "influência de Coisas que fogem do padrão do Rock,Tipo Renato Russo ouvindo Richard Wagner Obs: Era o artista Favorito de Adolf Hitler segundo um documentário que vi , AXL Rose ouvindo Elton John,Fred Mercury ouvindo Montserrat Caballé entre outros.
"Um filho prodígio tem muitos pais."
Acho que o "Picassos Falsos" é outro que não escaparia ileso de um "exame de DNA" da obra do grande "Chico Science", especialmente por algumas nuances no genial e subestimado "Supercarioca" de 1988.
Ouvi muito o disco “da lama ao caos” nos anos 90, mas fiquei nisso. TOTO, coming soon!
Faltou uma menção à Banda Eddie. Apesar de ter surgido um pouco mais tarde, nos anos 2000, pode ser enquadrada no movimento tb, não? É uma ótima banda!
18:20 - *Concordo contigo, Biofá.*
Unico canal que dou like antes de assistir!
Gostaria de ouvir vocês falando de Arnaldo Antunes
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
Lui já ouviu falar da banda cordel do fogo encantado ?
Já que quando a banda é gringa no final dos vídeos voces sempre perguntam qual banda brasileira mais se parece com tal banda agora faço o desafio: Qual banda gringa mais se parece com o som feito pelo manguebeat???
Fiquei esperando que vocês comentassem sobre o que acham do Nação Zumbi hoje, depois de tantos anos sem o Science. Se gostam e tal.
Tem que rolar um conversa de botequim sobre rock gaucho!
A menção de Malcom McLaren é pelo fato deles ouvirem muito os discos de hip hop que ele lançou nos anos 80.
Sim, Jorge Cabeleira E O Dia Em Que Seremos Todos Inúteis também é manguebeat!!! E Devotos do Ódio é puro punk rock.
Poxa..... ficou faltando algumas coisas achei muito pouco o tempo esqueceram de falar da banda Mombojo som dos caras são foda recomendo pra quem não conhece.
Devotos do Ódio é uma banda de Hardcore/Punk
Kkkkkkk vocês estavam muito looucos rsrs
Bem pra um recifense da “nova geração “ que foi criança na década de 90, escutar que vocês foram pro show de Chico, chega a doer na alma em saber que não vamos mais ter essa oportunidade, sentimos muito a falta do nosso mangue boy.🦀📡
Uma curiosidade chorão falou em uma entrevista que no começo do Charlie Brown eles organizaram um show pra abrir pro Chico e nação Zumbi mas só pra abrir pra o show e nunca conseguiram pagar os custos do show mas rolou em Santos.
Muito bom, eu tava mesmo precisando de um vídeo bom sobre o Manguebeat. Fico perdido com esse movimento!
Chico Science & Nação Zumbi foram tb muito influenciados pelos albuns Check your Head (1992) e ill communication (1994) do Beastie Boys . Eles falaram isso numa entrevista
O mundo livre S/a tem
Muita influencia do Jorge ben... grande banda. “Salve o zero 4 salve , salve a música”
Cacete, um dos melhores vídeos ever!!!! Nada na internet se compara a Luiz e Biofa moderadamente alcoolizados!!!Adoro Chico Science. Parabéns pelo vídeo novamente!!!“Lá, lá pra beira do marVou levar uma rede pra poder descansar”
Falem sobre o funk (o americano)
Três primeiros álbuns dos Devotos são muitos bons.
Em relação a bandas que influenciaram o Manguebeat foram o Ira ! com "Psicoacústica", Picassos Falsos com "Supercarioca" e o Fellini, entre outras.
Prefiro muito mais a Nação nessa fase pós-Chico Science. Idolatro a banda com o Jorge du Peixe no vocal. O disco de 2014 que leva o nome da banda é excelente, nota 1000.
Lui Lui , Bio e Diretor, discografia de 2 horas dos Stones, por favor !!! abraço ao melhor canal do Tube
us cara tão travadoooo....hhhaaaaaa...melhor conversa de botequim de todos os tempos!!
Aeeee Luuuiii, vcs poderiam comentar sobre o Nenhum de Nós, acho que ainda não vi vídeo de vcs sobre eles... Será que não curtem? Abração
MUITO BOM.
Percussao do Nação Zumbi eu nunca vi melhor
Outra dica é sobre a obra do Richie Kotzen, conhece? É um artista fantástico que vale a pena conhecer seus álbuns.
Aê Luís..e esse braço branco marcado de cinta de pad?
Pessoal falem sobre a cena do metal em sampa e bh
LUIZ ANALISA A DISCOGRAFIA DO THE SMITHS COM O BIOFA!!!
por favor!!
SIIIIIM
Up
Saiu ja
Biofá terminou mal o vídeo,assim que eu gosto,parabéns pelo ótimo vídeo.
Luiz, ótimo vídeo. Só queria pedir uma análise da discografia do Dire Straits, que eu estou completamente viciado no momento e do The Smiths que sempre vai estar no meu top 3! Foi mal não decidi qual pedir, tive que pedir os dois hahahah
faltou falar do Eddie.