Olá professor. Gostaria de tirar uma dúvida que não achei a resposta em nenhum livro. Quando colocamos uma bateria e um capacitor com um chave, me parece estranho pensar que o mesmo elétron que sai de uma placa precisa necessariamente ir até a outra. Seria errado pensar que ao fechar a chave, ao mesmo tempo que um elétron sai de uma placa em direção ao pólo positivo da bateria, um outro elétron está saindo do pólo negativo da bateria em direção à outra placa? Na prática teríamos o mesmo efeito, uma placa ficaria com + q e a outra - q, mas a dinâmica do processo de carga seria diferente... não sei 😅 Queria tentar entender quadro a quadro como se dá o processo de carga. Na prática eu queria saber se existiria um pequeno instante em que uma placa teria uma carga diferente da outra. Afinal se um elétron sai de uma placa, este vai ter carga +q. E se este elétron precisa percorrer uma distância até a outra placa, durante o tempo que o elétron está percorrendo o caminho, a outra placa ainda estaria neutra, e só quando o elétron chegar na outra placa que ela ficará com carga -q. Imaginando que temos 1 metro de fio entre cada placa e seu respectivo pólo da bateria, para colocar uma carga +q nas plácas, o elétron percorre 1m ou 2m? Imagino que isso seria relevante para o cálculo da constante de tempo de carga do capacitor.
O que acaba ocorrendo é mais ou menos a segunda opção. Um elétron sai de uma placa positiva enquanto outro elétron entra na placa negativa, "empurrado" pelo polo negativo da bateria. Isso ocorre concomitantemente de maneira dinâmica, de modo que o campo elétrico dentro do capacitor aumenta gradualmente até atingir seu máximo.
Olá professor. Gostaria de tirar uma dúvida que não achei a resposta em nenhum livro.
Quando colocamos uma bateria e um capacitor com um chave, me parece estranho pensar que o mesmo elétron que sai de uma placa precisa necessariamente ir até a outra.
Seria errado pensar que ao fechar a chave, ao mesmo tempo que um elétron sai de uma placa em direção ao pólo positivo da bateria, um outro elétron está saindo do pólo negativo da bateria em direção à outra placa? Na prática teríamos o mesmo efeito, uma placa ficaria com + q e a outra - q, mas a dinâmica do processo de carga seria diferente... não sei 😅
Queria tentar entender quadro a quadro como se dá o processo de carga.
Na prática eu queria saber se existiria um pequeno instante em que uma placa teria uma carga diferente da outra. Afinal se um elétron sai de uma placa, este vai ter carga +q. E se este elétron precisa percorrer uma distância até a outra placa, durante o tempo que o elétron está percorrendo o caminho, a outra placa ainda estaria neutra, e só quando o elétron chegar na outra placa que ela ficará com carga -q.
Imaginando que temos 1 metro de fio entre cada placa e seu respectivo pólo da bateria, para colocar uma carga +q nas plácas, o elétron percorre 1m ou 2m? Imagino que isso seria relevante para o cálculo da constante de tempo de carga do capacitor.
O que acaba ocorrendo é mais ou menos a segunda opção. Um elétron sai de uma placa positiva enquanto outro elétron entra na placa negativa, "empurrado" pelo polo negativo da bateria. Isso ocorre concomitantemente de maneira dinâmica, de modo que o campo elétrico dentro do capacitor aumenta gradualmente até atingir seu máximo.