Olá! Não entendi sua colocação que diz “com essa modificação podemos carregar qq célula de lítio de 200mA para baixo”. Se a célula tem 2200mA = 2,2A seria muito acima. Pra mim ficou confuso, se puder explicar ficarei grato. Uma outra questão, tem um pack de 3 células (18650) em série é mais 3 em paralelos e uso um BMS 3S, serviria para carregar?
Olá Nilson! Para informar a todos, isso ocorreu em 2:50. Você tem razão, pensei uma coisa e disse outra. Acabou "passando" na edição. Por favor considere 2200mAh e não 200mA como eu disse no vídeo. Obrigado por nos alertar. Quanto a sua pergunta, o tp4056 não serve para carregar packs com mais de uma célula em série. Isso porque a tensão máxima que ele fornece à bateria é 4,2v. Um pack 3s precisa de 12,6v. Não sei se ficou claro. Se ficou dúvida é só perguntar. Obrigado pelo comentário e por nos alertar sobre o erro. Abração.
@@tilontec Olá! Entendi agora sobre o que vc falou e não há problema, as vezes as coisas “passam” mesmo, natural de nós, seres humanos 🙂. Fico feliz em ter ajudado. Com relação ao carregamento do pack era isso mesmo que queria saber, se serviria para o carregamento, imaginei que não serviria, mas não custava perguntar😄. Grato pela resposta!
Excelente explanação E como já foi dito, parabéns pela linguagem clara e correta, nada de “VOU ESTAR carregaNDO”, “VOU ESTAR mediNDO”, “VOU ESTAR informaNDO” e por aí vai!😏
Canal muito didático nas explicações, muito bom. Ao que parece, existe uma ponte entre as quatro saídas, com um carregador conectado, a placa pode alimentar um sistema enquanto carrega, porém essa energia tá vindo da própria bateria enquanto a mesma tá carregando, e não diretamente da fonte conectada na entrada.
Excelente. utilizei suas informações e modifiquei um carregador duplo que tenho aqui. já tinha observado que carregava muito rápido e as baterias esquentavam muito. abri e substitui os resistores de 1k por 3k. ficou bem mais lento para completar a carga mas assim as baterias nem esquentaram. a única diferença foi a referencia do CI, o meu aqui é o "mx-11 2033". ótimo conteúdo parabéns.
Boa noite, parabéns pelo seu vídeo, vc é muito importante para nós , leigos na eletrônica, vc explica muito bem e aberto, vc é humilde, parabéns, gostaria de fazer uma pergunta . Existe um carregador e balanceador, com regulagem de tensão ?
Olá amigo! Sim, procure por carregador automático para baterias de lítio. Existem vários modelos e provavelmente algum vai te atender. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Utilizei ele no padrão de 1A pra carregar duas baterias em paralelo o que deixou 500mA pra cada bateria, fornecendo uma carga lenta... gostei do resultado. Demorou mais de 6h pra carregar mas como as baterias estavam bem descarregadas, com tensão em aproximadamente 1,2v consegui recuperar as baterias usando a carga lenta e elas voltaram para o normal.
Bom dia, é possível utilizar em 2 baterias que estejam com tensão diferentes ? Por exemplo, uma com 1,5v e outra com 3v, como funciona no caso de uma delas carregar primeiro que a outra?
Muito obrigado pelas dicas, vou colocar um desse no meu som porque o módulo carregador original dele queimou e não vale apena concertar e com certeza esse vai atender a necessidade
Muito bem explicado, me tirou uma dúvida de qual tensão máxima de entrada, mas tenho só mais uma 😊, esse módulo não precisa se removido da bateria, quando for usar carga? Ou seja , depois estar carregada, não precisa ser removido??
Olá amigo! Não é necessário remover o módulo após completado o carregamento ou seja, pode sim utilizar a bateria com o tp4056 conectado. Verifique se sua carga gerencia a descarga da bateria. Na dúvida, opte por um tp4056 com proteção para garantir a vida da bateria. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Muito bom o vídeo, bem explicado... mas ainda fiquei com uma pequena dúvida... se a tensão de saída dela eh 1amp , na entrada posso usar uma fonte de 5v 2amp e ela irá limitar a carga da bateria em 1amp?
Olá Valdir! Na entrada pode sim usar uma fonte de 5v 2A . Na realidade a corrente (os amperes) pode ser qualquer valor acima de 1A. A tensão (5v) é que não pode mudar. Espero ter ajudado. Abração
Eu associei 4 baterias em serie naquele suporte e em paralelo a cada bateria eu associei um desse TP4056 e quando conectei a bateria eles fritaram. Tem que ter cuidado. Eles carregam as baterias individualmente, mas no consumo deve-se ligar o consumo associando em série as saídas do módulo, e não na carga. Outra dica: você pode carregar todas as placas associando em paralelo as entradas (IN) ou em série aplicando uma fonte com a tensão igual a 5V multiplicado pela quantidade de módulos. Lembrando que em paralelo a corrente fornecida será somada, e em paralelo ela se manterá.
Excelente vídeo, meus parabéns muito bem explicado.. Ganho mais um inscrito e like tbm!! na próximo caso consiga fazer um vídeo montando um pack de bateira como essa placa seria bem legal de acompanhar.. isso em ligação em paralelo claro..
Parabéns, ótimo vídeo, ótima explicação. Adquiri umas plaquinhas dessas, testei 2 e elas ficam com os dois leds acesos. É um defeito das placas que comprei ou um comportamento normal?
Olá amigo! Que bom que gostou do vídeo. Os dois leds acesos ao mesmo tempo significa que as baterias não estão conectadas ou defeito nas baterias. Porém ainda existe a possibilidade das plaquinhas estarem com defeito. Espero que solucione. Obrigado pelo comentário. Abração.
Olá eu tenho uma dúvida, para um sistema de caixinha de som que utiliza mais de 5A de pico e 1A de média essas plaquinhas vão servir? Se não servir têm algum outro modelo que atenda essas necessidades?
Olá amigo! Normalmente amplificadores apresentam uma corrente média bem inferior ao pico. Mesmo porque dificilmente se utiliza um amplificador na potência máxima o tempo todo. As especificações que passou, superam a capacidade do tp4056 com proteção porém, de acordo com o dito acima, acredito que deva atender. Eu faria um teste. Espero ter ajudado. Abração.
Excelente explicação! Parabéns pela didática. Uma dúvida: no caso, se a fonte de alimentação for limitada a 500mA e eu quiser carregar uma célula de íons de lítio de 300mAh, eu devo inserir um resistor com o dobro da resistência indicada na tabela do "R prog"? Ou seja, de 4kOhm para 8kOhm?
Olá Edinaldo! Para uma bateria de 300mAh recomendo uma corrente máxima de carregamento de 150mA. Portanto pela tabela o valor mais próximo para Rprog seria de 10k (130mA). Quanto a sua fonte de alimentação ela deve fornecer ao menos 20% a mais de corrente ou seja 500mA de fonte está ótimo para seu caso. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Ótima explanação. Dúvida: Eu tenho um pack com 4 baterias 18650 em paralelo que alimentará continuamente um circuito. Pretendo usar um painel solar para carregá-lo durante o dia. É possível ligar dois módulos desses em paralelo para carregar esse Pack?
Olá amigo! Apesar de o fabricante não mencionar essa configuração, talvez encontre essa sugestão aqui mesmo no RUclips. Infelizmente não posso recomendar isso pois nunca testei. Obrigado pelo comentário. Abração.
Ótimo vídeo. Obrigado pela aula. Uma dúvida: A célula Lipo do vídeo possui uma placa BMS conectada em seus terminais e pelos terminais P+ e P- dessa placa saem os fios Vermelho e preto da bateria. Minha dúvida é, devo ligar o Módulo TP4056 aos fios (ou seja, ao P+ e P- da BMS) ou diretamente a bateria, ligando a carga ao P+ e P- da BMS. Desde já muito obrigado.
Olá Clark! Se sua bateria já possui o BMS, deve utilizar os fios de saída/entrada do BMS. Ou seja, neste caso não ligue o tp4056 diretamente na bateria. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Muito bom, parabéns pelo vídeo! Acho q a última pergunta seria possível de três maneiras. Perg.: *A fonte mantém o carregamento ao mesmo tempo que uso o equipamento?* A 1ª Forma seria utilizar a plaquinha mais antiga já que dos mesmos terminais de alimentação da bateria também poderiam sair dois fios para alimentar a carga. A 2ª maneira seria fazer o mesmo na plaquinha mais nova, porém perderíamos a função do circuito de proteção. Uma 3ª opção seria fazer uma ponte ligando dois diodos em Y, unindo (B+ e Out+) e outra ponte em (B- e Out-), ou talvez nem precise da ponte no lado negativo, somente no lado positivo. Me corrijam se eu estiver errado ou equivocado... Caso contrário espero ter ajudado! Um forte abraço, fiquem com Deus!
Olá Félix! O tp4056 carrega baterias de lítio 3,7v nominais ou 4,2v máximos. Porém seu fornecimento de corrente é no máximo 1000mA ou seja, sua bateria de 20000mAh será carregada em 20 horas. Se esse tempo não for um problema para você, pode utilizá-lo sem problemas. Note que para ele fornecer essa corrente é importante que a fonte de 5v forneça no mínimo 1A de corrente. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Boa tarde parabéns muito bem explicado sobre ai essa plaquinha é estou querendo fazer um projetinho com essa plaquinha e gostaria que você desse uma dica se posso ou não essa plaquinha pode ficar ligado na bateria 🔋 mesmo ela estando carregada por completo
Outra pergunta eu quero ligar a carga somente com a bateria essa plaquinha carrega a bateria 🔋 na falta da energia a carga continua com a carga da bateria
Olá Mauro! Pode deixar a carga conectada na bateria e no tp4056 ao mesmo tempo. Porém, no momento do carregamento, a corrente do carregador será dividida entre a carga e a bateria. Isso pode impedir que sua carga funcione dependendo do estado da bateria pois, no pior caso, a bateria iria drenar toda a corrente do carregador. Tecnicamente não afeta o circuito, apenas pode causar efeitos indesejados como explicado acima. Nesse caso sugiro utilizar uma placa tp4056 com proteção já que pretende usar em conjunto com a carga. Isso protegeria a bateria para evitar descargas abaixo do seu limite. Espero ter ajudado. Abração
Parabéns, excelente aula, muito obrigado por dividir seu conhecimento. Se possível, gostaria de uma informação. Quantas baterias em paralelo devo colocar para não precisar trocar o resistor da placa?
Olá Sérgio! Some a capacidade das baterias para saber. Se suas baterias forem de 1200mAh cada uma, pode ligar a partir de 2 em paralelo ou seja pode ligar 2, 3, 4.... Se as baterias forem de 2500mAh, já poderia ligar a partir de uma ou seja 1, 2, 3, 4... Se a bateria for de 500mAh pode ligar a partir de 4 em paralelo ou seja 4, 5, 6,... Resumindo, a soma das capacidades de todas as baterias que pretende ligar em paralelo deve ser no mínimo 2000mAh que é o dobro da corrente máxima fornecida pelo tp4056. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Esse vídeo é ótimo... Parabéns! Tenho uma dúvida... Montei um carregador de células de lítio, com uma fonte atx... Devido à uma modificação que fiz na fonte para um outro projeto, ela me entrega 4.7v... Essa mesma fonte, pode me entregar até 10ah em 5v. Esse carregador pode carregar simultaneamente até 16 células... Só que dependendo da tensão de carga que a célula já tem armazenada, essa recarga se torna muito demorada... Várias horas ou um dia inteiro... Quando reduzo a quantidade de células, por exemplo, 6 unidades, a carga é mais rápida. Todas as células ficam em paralelo e não utilizo a placa TP4056... fico monitorando a carga até que ela se complete. Minha pergunta é : Se colocar uma placa dessas para cada 2 baterias 500mah x2 =1ah) vou ter um ganho de velocidade na carga? Monitorando a corrente que saia para as baterias, notei que a mesma chegava no máximo a 2,7 ah, mesmo a fonte sendo capaz de fornecer 10ah. Agradeço a atenção.
Olá Elenilson! O tp4056 vai otimizar ao máximo a velocidade do carregamento sem afetar as baterias. Não tenho como garantir que será mais rápido mas tudo indica que sim. Eu faria o teste. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
@@tilontec Olá amigo... Boa tarde e obrigado pela pela gentileza em responder... Então... Voltando ao assunto do meu carregador de células de lítio, desfiz a modificação da fonte, para o antigo formato... Ela agora me entrega até 5,1V e até 20ah. Notei que a carga das 16 células, agora ficou bem mais rápido, pois a fonte entrega uma amperagem maior... Porém, também notei que embora a carga tenha ficado muito mais rápida, algumas células estão com um aquecimento acentuado. Já encomendei as placas TP4056... Será, que essa placa que segundo vc explicou, pode entregar até 1ah, vai limitar a corrente para esse valor, tornando o carregamento mais seguro, pois será mais lento? Pretendo usar 1 placa para cada 2 células, obtendo assim 500mah para cada célula...
Olá Elenilson! Para tirar sua dúvida quanto ao tempo de carregamento ele depende da corrente e da capacidade da célula. Se sua célula for de 2000mAh e estiver totalmente descarregada um tp4056 levará 2h para carregar. Ou seja, divida a capacidade da célula pela corrente de carregamento. 2000mAh/ 1000mA = 2 horas. Assim pode calcular para suas baterias e saber quanto tempo levará para carregar qualquer uma. Se estiverem em paralelo como seu caso some a capacidade de todas as células e divida pela corrente de carregamento. O tp4056 controla o carregamento e entrega o máximo possível sem danificar a célula. Se suas células forem de 2000mAh ou 2200mAh cada, sua ideia de ligar 2 células em um único tp4056 é perfeita e seria a forma mais rápida sem danificar a célula. Para agilizar utilize vários tp4056, um para cada par de baterias. Quando a bateria aquece, ela provavelmente já está danificada. Carregar direto com uma fonte de 5v 10A irá danificar as células pois não pode passar de 4,2v. Espero ter ajudado. Abração.
Olá João! Infelizmente não temos vídeo com duas baterias porém se quiser utilizar com o tp4056 basta adicionar a segunda célula em paralelo. Não tem segredo. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Esta ótima pergunta é top faz um vídeo de este possível circuito,eu também gostaria de ter um circuito que de um lado fosse alimentando pelo um pequeno painel solar e de outro teria a bateria 3,7 v e sua alimentação uma lâmpada por exemplo
Olá Elidio! Basta utilizar o tp4056 com proteção e do lado da entrada (5v) coloque um StepDown alimentado pela sua placa solar. Ajuste este StepDown para 5v que é a tensão de entrada do tp4056. Do lado da bateria não muda nada. Espero ter ajudado. Abração.
Olá, gostaria de saber se posso usar o próprio conector sub-c, onde faz a carga da bateria, como saída para alimentar um circuito com esp32 e uma matriz de led (8x32). Funcionaria como um powerbank sem a necessidade de ter 5v estabilizado.
Olá amigo! Se pretende fazer isso de forma a usar a mesma fonte tanto para carregar quanto para alimentar o ESP, não vejo problemas. Porém se a ideia for usar a bateria como nobreak, isso não pode ser feito dessa forma. Para isso vai precisar montar um circuito dedicado. Temos vídeo sobre isso no canal ruclips.net/video/X0TuuAHLW_I/видео.htmlsi=6v0WAK5Hnt7OQkpI Espero ter ajudado. Abração.
no inicio deste ano, a shoppe colocou uma promoção desta placa a R$ 1,20 cada. comprei 40 delas e instalei em varios aparelhos, desde joysticks ate controles remotos e outros. muito bom.
@@B.E.H. usei entre baterias de celular, até aquela semelhantes a dos controles de PS3. Instalei também em dois controles sem fio de Xbox clássico que tenho e 3 de PS2 sem fio.
Olá Carlos! Isso mesmo, a carga vai ligada em paralelo. Porém, como se trata de um carregador, pense em colocar uma chave liga/desliga para que possa desligar a carga no momento do carregamento. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
O meu carregar é do modelo que está com o fio verde e azul. Se eu carregar uma bateria de 1.200mah, não pode...certo? Mas se eu ligar duas em paralelo vai ficar 2.200mah, aí eu poderei carregar sem fazer a modificação na placa, correto?
Olá Marco! Na maioria dos casos, quando são packs, tratam-se de BMSs. Se está se referindo à células 18650, existe um circuito de proteção que faz a função de um fusível. Porém existem vários modelos e isso pode variar bastante. Espero ter ajudado. Abração.
Olá Robson! Sim, perfeitamente possível. A única observação seria quanto ao tempo. Como o tp4056 fornece 1A, se considerar as baterias totalmente descarregadas, o tempo estimado para 2 baterias de 6800mAh será de 14h. Esse seria o pior caso. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Olá amigo! Quando está vermelho é porque está carregando. Azul significa que já carregou completamente a bateria. Verifique se a bateria está carregada medindo a sua tensão. Deve estar próxima de 4,2v. Nesse caso o led sempre ficará Azul. Porém se estiver abaixo disso o led da plaquinha deveria estar vermelho. Se não estiver funcionando dessa forma, primeiro verifique se sua fonte de 5v está funcionando corretamente ou substitua ela. Se o problema persistir, só resta mesmo a plaquinha ou a bateria com defeito. Substitua uma das duas para identificar o defeito. Espero ter ajudado. Abração
No caso para carregar duas celulas de litio em serie seria necessario duas placas dessas ligadas as saidas em serie tambem, alcançando a tensçao de ~8v. Eu recomendaria usar um diodo do negativo para o positivo de uma placa para a outra evitando assim o retorno do lado positivo da placa para o lado negativo da outra. Abaixaria em ~0.4v a ~0.6v a tensão mas ficaria bem mais seguro. Poderia-se usar um capacitor eletrolitico de 10V na saida para estabilizar a tensão e ate aumenta-la um pouco para compensar o diodo.
Olá amigo! Não esqueça de utilizar 2 fontes isoladas, uma para cada tp4056 para evitar danos no carregamento. Obrigado por contribuir com a dica. Abração.
Boa noite. Estou montando um modulo deste TP 4056 para uma parafusadeira de 2,4 volts. Os módulos estão queimando e não protegendo. Tem alguma sugestão? Vi em um video a pessoa retirando e "jampeando" o R3 e depois instalou um potenciometro para regular a corrente. Parabéns e obrigado.
Olá Marcelo! Se a plaquinha está queimando, provavelmente não é compatível ou a corrente da parafusadeira é muito alta, isso se usou a plaquinha com proteção. Se a plaquinha que queimou não tinha proteção e mesmo assim queimou, pode estar ligando errado ou alimentando com tensão errada pois nesse caso ela serviria apenas para carregar as baterias não teria porque queimar. Por último, pode ser pico reverso do motor. Para solucionar coloque um diodo 1N4004 em paralelo com o motor. Ligue o catodo(o que tem a marcação com anel) ao positivo do motor e o outro terminal do diodo, o anodo, ao negativo do motor. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
@@tilontecOlá! Havia ligado corretamente. A corrente de partida do motor ultrapassa 4,0 A, então passa da proteção da placa e há a queima. Instalei o diodo, mas em série para (inclusive) diminuir a tensão e consequentemente rotação do motor, e usei para alimentar o motor, saída direta da bateria. Mas mesmo assim, já adquiri o diodo indicado, e assim que tiver tempo, vou fazer um teste, estou esperando chegar mais placas BMS 1S que comprei, ai, coloco aqui o resultado. Estou trabalhando no retrofitting de uma vassoura elétrica Electrolux Ergorápido, tentando usar o circuito original para não perder o controle e não fazer as "gambiarras" que os "trocadores de baterias" publicam por ai. Já funcionou, proteção térmica, de fusível, estou resolvendo o problema de ligar e carregar as baterias. Grato
Olá Marcelo! O diodo em série não impede o pico reverso e ele tem capacidade de danificar a plaquinha. Tente o diodo em paralelo ao motor ou se preferir em paralelo com a saída do tp4056. Espero ter ajudado. Abração.
Otimo vídeo amigo ! Por favor me responda uma grande dúvida. Este módulo com proteção ele consegue carregar baterias abaixo de 1000 mah, tipo 200,400, mha sem precisas fazer a mudança do resistor como no primeiro módulo do vídeo?
Olá Alex! Infelizmente a placa com proteção também precisa da alteração no valor do resistor conforme mostrado no vídeo. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Ótimo vídeo. Mesmo após tanto tempo, tenho uma dúvida. Quando o circuito acende o led que indica que a bateria terminou de ser carregada, ele continua mandando carga para bateria ou ele corta a tensão/corrente? Posso deixar ele ligado mesmo após o término da carga que não iria dar uma sobrecarga na bateria?
Olá Victor! Ao terminar a carga, a corrente é cortada. Se quiser, pode sim deixar ligado à bateria porém no modelo sem proteção é recomendado manter a fonte ligada ao tp4056 para evitar que a tensão caia abaixo do valor seguro, principalmente se a bateria estiver conectada a uma carga. Já no modelo com proteção, não há essa necessidade pois já tem os componentes necessários para proteger a bateria nesses casos. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
@@tilontec ótima explicação. Obrigado! E este modelo com proteção é o mesmo? TP4056? No vídeo não vi vc mencionar isso. É apenas um TP4056 com circuito de proteção?
Olá Victor! Sim tudo exatamente igual e ainda possui o circuito que protege a bateria contra descarga profunda. Somente os pontos de conexão da bateria são diferentes. Existe um ponto para a bateria e um ponto para a utilização(saída). Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Em relação a última pergunta, teria como colocar em uma luminária de emergência a qual carrega a bateria e fornecer energia para o funcionário da lâmpada em standby?
Olá Geraldo! Pode sim. Porem precisa analisar o circuito para saber se a luminária que vai "fornece" energia, suportaria essa ligação. Existem uma infinidade de luminárias no mercado. É difícil dizer com certeza. Espero ter ajudado. Abração.
Olá Carlos! Para o tp4056 sem proteção não importa quantos leds vai usar pois ele serve apenas para carregar as baterias. Para saber a quantidade de leds precisar calcular conforme a capacidade da sua bateria e o consumo de cada led. Se o tp4056 for com proteção, o limite sugerido pelo fabricante é 1A. Espero ter ajudado. Abração.
Olá. Parabéns pelo vídeo. Caso eu tenha na entrada (conector USB) menos de 1A a placa vai funcionar também? E sobre a corrente de saída, estando em 4,2V, a bateria não utilizaria apenas a corrente necessária, com o máximo de 1A? Esta última pergunta é porque eu uso uma fonte que me permite ajustar tanto a tensão quanto a corrente máximas e observar quanto consome de corrente e percebo que é o momento de desligar quando a corrente consumida é mínima. Grande abraço!
Olá Walter! Com corrente menor na entrada o tp4056 vai funcionar porém provavelmente não atingirá a corrente máxima (1A) durante o carregamento. A corrente de saída só seria limitada (1A) se usar a versão tp4056 com proteção. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Mais uma belíssima explicação, mas como sou novo na área e tive um probleminha com minha tp4056 gostaria de saber o que poderia ter acontecido... Coloquei a plaquinha para balancear um pack da bateria da minha scooter elétrica... Deu certo no 1º, no 2º já no 3º não acendeu o vermelho coloquei para carregar assim mesmo, e para minha surpresa ela carregou o pack mas não parou nos 4,2v ... Chegando a 4,25 a sorte que eu estava acompanhando com o multímetro. Pergunto o que houve?
Olá Wellington! Pelo seu relato, deve ter carregado 1S de cada vez já que não seria possível carregar packs acima de 1S com o tp4056. Na realidade o valor mais preciso seria 4,2v ± 1,5% de tolerância o que permite chegar até 4,263v. Verifique novamente pois pode estar dentro da tolerância. No entanto, se passar disso, sugiro a substituição do tp4056. Não é comum apresentar problemas mas é possível. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Ótimo vídeo!! Estou começando a fazer projetinhos agora e ajudou demais!! extremamente didático e um dos poucos do youtube em português, muito obrigada!! Uma dúvida, estou fazendo um tamagochi e pretendo utilizar o TP4056 (versão com proteção) para uma bateria de lítio 3.7v 200mAh, ainda seria necessário trocar o resistor?
Olá GameCah! Que bom que tenha gostado. Infelizmente teria que substituir o resistor pois esta plaquinha vem programada para 1A e isso vai danificar a bateria. O resistor recomendado seria 10k. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Eu tenho uma caixinha JBL não é original Mais queria saber se eu posso usar esse tipo de carregador pra carregar a bateria pq a da plaquinha da caixinha não carrega 100% só carrega um pouco e para daí queria saber se posso usar esse tipo junto com a plaquinha pra poder carregar a bateria completa
Olá amigo. Primeiro sugiro verificar se as baterias já não estão desgastadas pois nesse caso fica mesmo difícil atingir a carga total. Pode ser o problema. Quanto a sua pergunta, seria possível sim se for uma única bateria ou se no caso de serem mais de uma, elas devem estar em paralelo. Neste caso pode utilizar o tp4056. Observe o resistor de programação de corrente para não danificar as baterias assim como explicado no vídeo. Espero ter ajudado. Abração.
Perfeito! Era justamente minha dúvida: carregar pack 2x 3.7V em paralelo para aumentar o mAh. Entendi que sim e logo não precisa mexer no resistor de programação já que preciso de mais corrente para carregar as duas baterias. Show!!! Agora só preciso comprar um pack confiável. Algum vendedor para recomendar?
Olá! Tudo bem amigo? Posso alimentar essa placa com carregador turbo? Outra dúvida, se eu alimentar 3 placas em paralelo com um único carregador, eu poderia ligar as saídas das placas em série? Assim, obtendo 12v? Obrigado!
Olá William! Se o seu carregador for 5v não tem problemas. Quanto a ligação que deseja fazer, infelizmente não é possível. Para ligar as saídas em série precisa necessariamente isolar as entradas de cada tp4056. Espero ter ajudado. Abração.
@@tilontec O carregador trabalha com as tensões de 5v, 9v e 12v. Mas só eleva a tensão com celulares que tem a função de carregamento turbo... Será que subirá a tensão na TP4056?
Bom dia, agradeço por compartilhar seu conhecimento, me ajudou muito a encontrar uma solução pra reparar um headset que parou de carregar, porém adquiri uma bateria parecida com a que vc mostrou no vídeo para alimentar o fone com a plaquinha com a proteção, porém a bateria que adquiri compatível com a do fone, é 3.7V 2.000mAH mas saem dela 3 fios (pto/vm/bco) e não apenas 2, então estou na dúvida qual não deverá ser conectado no B+ B-
Olá @Medida Certa Locações! Normalmente os fios a serem conectados são preto e vermelho. Alguns modelos possuem um terminal para monitorar a temperatura (pode ser seu caso). Baterias com mais de uma célula em série, também costuma vir com fios a mais (intermediários) para serem ligados a um BMS. Pelo que disse não parece ser seu caso já que a bateria é de 3,7v ou seja, apenas uma célula. Então se for o caso não deve usar o fio branco. Use apenas o vermelho e preto. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Boa noite . Uma dúvida.. eu uso uma plaquinha dessas TP4056, e carrego duas células 18650 em paralelo..ou seja carrego as duas juntas.. uso um carregador de celular de 5V e 1A. Nesse caso, esse 1A é dividido para as duas células? Sendo 500mAh para cada? É Isso? Outra pergunta... quero fazer uma carregador para carregar 6 células ao mesmo tempo, usando uma TP4056 para duas células em paralelo. Eu poderia ligar as 3 plaquinha juntas alimentada por uma únicas fonte? Ao invés de colocar três carregadores de celular. Se for possível, essa fonte teria de ser quantos Voltes e quantos amperes para alimentar as três plaquinha juntas? Ou posso usar ainda um carregador de celular de 5v e 1A para alimentar as três ao mesmo tempo? Obrigado mais uma vez.. seu vídeos são muito esclarecedores..
Olá Norberto! Sim, a corrente de 1A seria dividida entre as células, no caso 500mA para cada uma. Claro que para isso essas células devem ser idênticas. No carregador que deseja montar, pode sim fazer como disse e a fonte deve ser de 5v porém deve suportar toda a corrente ou seja, no seu caso deve ser de 3A ou mais já que serão 3 tp4056 de 1A cada. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Bom dia. Posso fazer, então, uma fonte nobreak, com uma placa dessa com proteção + uma bateria 18650 + plugues macho e femêa p4 e usa-la no meu roteador(5v ou 12v com step down) na falta de energia por exemplo?
Olá amigo! Pode sim. Porém sua carga não deve ultrapassar 1,5A que é o limite do tp4056 com proteção. Lembre também que será necessário um StepUp para alimentar um roteador pois a bateria fornece apenas 3,7v nominais. Espero ter ajudado. Abração.
Gostaria de saber se essas plaquinhas têm a mesma referência a que têm a proteção e a que não têm e se dá para carregar 2 baterias que dão 7,4volt! o meu obrigado,e os meus parabéns pelos vídeos
Olá amigo! A especificação é a mesma sim tanto no modelo com proteção quanto no modelo sem proteção. Não é possível carregar mais de uma bateria em série porém, em paralelo pode colocar várias baterias sabendo-se que a corrente de 1A será dividida entre todas as células. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Tenho um projeto com um nano arduino preciso alimentar com uma bateria de até 5v se eu usar um de 3.7v e 2a essa placa de carga conseguiria realizar o carregamento ou só de apena 1,2A
Olá Guilherme! O tp4056, que pode fornecer até 1A, pode perfeitamente carregar baterias de 2A ou mais. Nesse caso(bateria de 2A) o carregamento estará completo no dobro do tempo de uma bateria de 1A. Desculpe se não entendi a pergunta. Espero ter ajudado. Abração.
Olá bom dia! Sou Michael de Salvador ... Gostei do seu canal! Olha, eu estou c uma idea de conectar um mine painel solar ao meu drone e entre o drine e o painel colocar o pt 5046. Teria êxito? Quando a bateria do meu drone estiver carregada o PT irá cortar a alimentação do mini painel solar?
Olá Michael! Pelo que entendi quer carregar a bateria do drone durante o voo. Na minha visão isso não é viável pois a placa não gera mais energia do que o drone consome ou seja, seria apenas um peso a mais. Porém se quiser fazer siga como abaixo. Se quiz dizer carregar com ele pousado, teria apenas que garantir que a placa não passe de 5v e para isso talvez tenha que instalar um controlador de carga ou regulador de tensão entre a placa e o tp4056. Quanto a última pergunta, o tp4056 cortaria o carregamento da bateria e não do painel solar, este continuaria alimentado o tp4056 enquanto tiver sol. Porém antes de fazer tudo o que dissemos acima, tenha certeza de que a bateria do drone é de lítio e possui a tensão nominal de 3,7v ou tensão máxima de 4,2v. Espero ter ajudado. Abração.
Tenho um mine of gr para lampadas com dois bancos de bateria de 3,7 v com 184 amperes estou so com dois amperes de carregamento duas plaquinha solar de 6 v e um amperes cada esta tudo manual preciso de no minino 10 amperes de carregamento o que eu devo faser. .nesta situação
Olá Ramiro! Pelo que entendi utiliza 2 placas solares de 1A cada. Infelizmente o tp4056 não suporta corrente acima de 1A. Dessa forma será necessário um carregador de 10A para atender sua demanda. Pesquise no mercado livre por exemplo. No seu caso vai precisar de um controlador de carga para as placas solares ao invés de um carregador. Porém se suas placas não tiverem capacidade para fornecer 10A, o que parece ser o caso, não adianta colocar um carregador/controlador de 10A. Quando for comprar, também precisa observar a tensão de trabalho das baterias desse controlador pois o mais comum é 12v ou 24v e no seu caso, pelo que entendi, seu banco de baterias é de 3,7v. Fique atento a tudo isso. Espero ter ajudado. Abração.
Bom dia, é possível utilizar para carregar 2 baterias em paralelo que estejam com tensão diferentes ? Por exemplo, uma com 1,5v e outra com 3v, como funciona no caso de uma delas carregar primeiro que a outra?
Olá amigo! Primeiro deve ter certeza de que são baterias do mesmo tipo ou seja, de lítio e ambas de 3,7v nominais. Dito isso, o correto seria vc carregar uma de cada vez e após as duas estarem com a mesma tensão (já carregadas) aí sim, pode liga-las em paralelo e utilizá-las normalmente. Como agora estão em paralelo, a tensão em ambas será sempre a mesma ou seja, vão descarregar juntas com a mesma tensão então na próxima vez poderá ligá-las ao tp4056 sem qualquer problema pois estarão sempre com a mesma tensão. Espero ter ajudado. Abração.
Bom diaa, boa tarde ou boa noites, queria saber se uma placas dessa consegue carrega 5 bateria de 2200mA ou eu preciso compra 4 placa e coloca uma conectado uma na outra pra carrega as 5 bateria
Olá amigo! Esse módulo consegue carregar as 5 baterias porém, como fornece no máximo 1A, vai levar por volta de 11h para completar a carga . Isso se iniciar a carga com todas as células completamente descarregadas. Se tiver alguma carga nelas o tempo será menor. Se optar por instalar vários tp4056, um para cada bateria, o tempo seria de 2:30 horas para carregar do zero. Porém, neste caso, precisa ligar cada um na sua própria bateria(individualmente). Espero ter ajudado. Abração.
Olá Matheus! Se está se referindo ao modelo sem proteção, pode sim. Basta ligar tudo o que precisar diretamente aos polos de conexão da bateria (ligação em paralelo). Espero ter ajudado. Abração.
Ola, gostei do vídeo está de parabéns! mas ainda tenho algumas dúvidas, como vc mesmo comentou, sobre como fazer um carregador de 7,4V.. quero montar um circuito com carregador usb que alimente as duas baterias em Série, onde as mesmas estejam protegidas por baixa ou alta carga.. como se fosse um 4056, mas um para cada bateria
Olá Antenor! Se quis dizer carregar 2 baterias em série com 2 plaquinhas tp4056 em uma mesma fonte de alimentação, isso não é possível a não ser que consiga uma fonte que tenha 2 saídas isoladas para ligar na entrada dos TP4056 caso contrário, ocorrerá um curto circuito. Minha sugestão é montar um BMS 2s e colocar um StepUp ajustado em 8,0v e com a corrente compatível com suas baterias para fazer o carregamento. Pode usar como exemplo nosso vídeo de carregador de packs de litio ruclips.net/video/efhcLq6EO64/видео.html No lugar do StepDown que usamos, instale um StepUp já que precisa elevar os 5v da USB para a tensão da série de baterias (8,0v), somente precisaria fazer os ajustes. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Tenho uma mp3, de caixinha de som. O mesmo não tem proteção para a bateria, então eu comprei o TP4056 com proteção (o mais novo), e também tenho a bms para uma célula a que solda na bateria. Minha pergunta é qual a melhor configuração, só o TP4056 com proteção, só com a bms na bateria, ou as duas coisas. ???
Boa noie amigo!eu denovo! Desde já agradeço pelas informações fiz uma caixinha na latinha de cerveja fico top!!! Se puder me tirar mais uma dúvida.... ela carrega em série também?.... que queria ligar uma plaquinha decodificadora mais o mínimo dela é 5v.... elas em série daria certo....
Olá amigo! Não sei se entendi mas o tp4056 só carrega até 4,2v ou seja, apenas uma célula ou 1s. Desta forma não pode carregar células em série. Espero ter ajudado. Abração.
Eu fis um carregador de bateria para usar no medidor de pressão so que as dua luzes ficarão acesas vc acha que pode ser a bateria que pode estar com problema
Olá Marianna! Normalmente os dois leds acesos indicam que a bateria está com problema ou desconectada. Verifique se não existe algum mal contato nas ligações. Se estiver tudo ok pode ser sim a bateria ou até mesmo o tp4056 com defeito. Espero ter ajudado. Abração.
Parabéns pelo vídeo. Com relação a carga da bateria, no caso, se usar um carregador que forneça por exemplo 5V a 500mA, nessa situação eu não precisaria alterar o resistor, certo? Obrigado.
Olá Eduardo! A tensão que vai para a bateria é inferior a 5v então 500mA do carregador não garante que a corrente de carregamento será limitada em 500mA. Para a fonte o que importa é a potência. Ainda assim o correto seria alterar o resistor. Espero ter ajudado. Se ainda ficou dúvida, fique à vontade para perguntar. Abração.
Olá! Não entendi sua colocação que diz “com essa modificação podemos carregar qq célula de lítio de 200mA para baixo”. Se a célula tem 2200mA = 2,2A seria muito acima. Pra mim ficou confuso, se puder explicar ficarei grato. Uma outra questão, tem um pack de 3 células (18650) em série é mais 3 em paralelos e uso um BMS 3S, serviria para carregar?
Olá Nilson! Para informar a todos, isso ocorreu em 2:50. Você tem razão, pensei uma coisa e disse outra. Acabou "passando" na edição. Por favor considere 2200mAh e não 200mA como eu disse no vídeo. Obrigado por nos alertar. Quanto a sua pergunta, o tp4056 não serve para carregar packs com mais de uma célula em série. Isso porque a tensão máxima que ele fornece à bateria é 4,2v. Um pack 3s precisa de 12,6v. Não sei se ficou claro. Se ficou dúvida é só perguntar. Obrigado pelo comentário e por nos alertar sobre o erro. Abração.
@@tilontec Olá! Entendi agora sobre o que vc falou e não há problema, as vezes as coisas “passam” mesmo, natural de nós, seres humanos 🙂. Fico feliz em ter ajudado. Com relação ao carregamento do pack era isso mesmo que queria saber, se serviria para o carregamento, imaginei que não serviria, mas não custava perguntar😄. Grato pela resposta!
@@tilontec, neste caso da placa 3s, posso colocar um step up para aumentar a tensão para 12,6V?
@@motocandoemdupla acredito que sim, já vi 1 projeto assim.
@@motocandoemdupla sim. O carregamento será um pouco mais lento. Pois a corrente é transformada em tensão para 5 virar 12. Mas dá pra usar sim.
Muito agradável ouvi-lo, sem vicios de linguagem, com uma dicção excelente, um português bem falado e muito bem explicado!
Olá Marcos! Gentileza sua. Agradeço o comentário e fico feliz que tenha gostado. Obrigado!! Abração.
É sim! Vc tem razão!
Sinceramente, não sou de comentar vídeos aqui, mas esse não teve como, ótima explicação, ganhou mais um inscrito. Sucesso na sua jornada
Olá Leonardo! Que bom que tenha gostado. Muito motivador seu comentário. Obrigado e seja muito bem vindo ao canal. Abração.
Cara, vc é genial! Explicou tudo excepcionalmente e com clareza, meus parabéns! Following!
Olá gabucarneiro! Que bom que gostou do vídeo. Seja muito bem vindo ao canal. Obrigado pelo comentário. Abração.
Excelente explanação
E como já foi dito, parabéns pela linguagem clara e correta, nada de “VOU ESTAR carregaNDO”, “VOU ESTAR mediNDO”, “VOU ESTAR informaNDO” e por aí vai!😏
Olá amigo! Que bom que gostou do vídeo. Obrigado pelo comentário. Abração.
Canal muito didático nas explicações, muito bom.
Ao que parece, existe uma ponte entre as quatro saídas, com um carregador conectado, a placa pode alimentar um sistema enquanto carrega, porém essa energia tá vindo da própria bateria enquanto a mesma tá carregando, e não diretamente da fonte conectada na entrada.
Olá Reinaldo! Exatamente isso. Perfeito. Que bom que esteja gostando dos vídeos. Obrigado por assistir e contribuir com suas observações. Abração.
Vc explica bem calmo,
Olá amigo! 🙏🏻 Obrigado pelo comentário. Abração.
Tutorial perfeito!!! Tirou todas as minhas dúvidas 👏🏻👏🏻👏🏻
Olá amigo! Que bom que gostou do vídeo. Obrigado pelo comentário. Abração.
Excelente. utilizei suas informações e modifiquei um carregador duplo que tenho aqui. já tinha observado que carregava muito rápido e as baterias esquentavam muito. abri e substitui os resistores de 1k por 3k. ficou bem mais lento para completar a carga mas assim as baterias nem esquentaram. a única diferença foi a referencia do CI, o meu aqui é o "mx-11 2033". ótimo conteúdo parabéns.
Olá Wagner! Que bom que tenha sido útil. Obrigado pelo comentário e por compartilhar sua experiência. Abração.
Boa noite, parabéns pelo seu vídeo, vc é muito importante para nós , leigos na eletrônica, vc explica muito bem e aberto, vc é humilde, parabéns, gostaria de fazer uma pergunta .
Existe um carregador e balanceador, com regulagem de tensão ?
Olá amigo! Sim, procure por carregador automático para baterias de lítio. Existem vários modelos e provavelmente algum vai te atender. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Utilizei ele no padrão de 1A pra carregar duas baterias em paralelo o que deixou 500mA pra cada bateria, fornecendo uma carga lenta... gostei do resultado. Demorou mais de 6h pra carregar mas como as baterias estavam bem descarregadas, com tensão em aproximadamente 1,2v consegui recuperar as baterias usando a carga lenta e elas voltaram para o normal.
Olá amigo! Que bom que tenha dado certo. Obrigado por compartilhar sua experiência. Abração.
Bom dia, é possível utilizar em 2 baterias que estejam com tensão diferentes ? Por exemplo, uma com 1,5v e outra com 3v, como funciona no caso de uma delas carregar primeiro que a outra?
@@gledson4183ideal é que voce balanceie antes de montar um pack
Posso usar em bateria de 500mA? Bateria de carro de controle remoto
A plaquinha aguenta 6 células em ligada em paralelo?
Gostei de conhecer sobre essa placa. As vezes precisamos de circuitos como esses em nossos projetos!
Olá Eduardo! Verdade. Obrigado pelo comentário. Abração.
Infelizmente só da pra curtir uma vez… ótima explicação. Obrigado
Olá André! Que bom que gostou do vídeo. Eu que agradeço. Obrigado!
Muito obrigado pelas dicas, vou colocar um desse no meu som porque o módulo carregador original dele queimou e não vale apena concertar e com certeza esse vai atender a necessidade
Olá Lucas! Que bom que gostou do vídeo e que foi útil. Eu que agradeço pelo comentário. Abração.
O cara conseguiu me prender a atenção por 18 minutos kkkkkk muito bom seus vídeos
Olá Luciano! Que bom que gostou do vídeo. Espero ajude. Obrigado pela mensagem. Abração.
Muito bem esplicado e sem enrolação, parabéns
Olá amigo! Que bom que tenha gostado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Boa noite amigo, obrigado pela belíssima aula sobre o circuito e suas aplicações, a tempos procurava um conteúdo sobre esse carregado.
Olá amigo. Que bom que tenha gostado. Obrigado pelo comentário. Abração.
17:49 vou procurar agora no canal, mas é um conteúdo bom e que com certeza vai me dar boas ideias pra projetinhos 🙃
hahahhh top, entrei no canal e o vídeo resposta é o primeiro na aba início.
assistindo aqui.
Bom dia. Muito esclarecedor. Obrigado novamente..
Olá Norberto! Obrigado pelo comentário. Abração amigo.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco!
Olá amigo! Eu que agradeço. Obrigado pelo comentário. Abração.
Excelente explicação, parabéns tirou todas as minhas dúvidas
Olá Armando! Que bom que gostou do vídeo. Agradeço seu comentário. Abração.
Muito bem explicado, me tirou uma dúvida de qual tensão máxima de entrada, mas tenho só mais uma 😊, esse módulo não precisa se removido da bateria, quando for usar carga? Ou seja , depois estar carregada, não precisa ser removido??
Olá amigo! Não é necessário remover o módulo após completado o carregamento ou seja, pode sim utilizar a bateria com o tp4056 conectado. Verifique se sua carga gerencia a descarga da bateria. Na dúvida, opte por um tp4056 com proteção para garantir a vida da bateria. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Parabéns boa explicação falou tudo até oque eu ainda ia perguntar.
Olá Roberto! Que bom que gostou do vídeo. Obrigado pelo comentário. Abração.
Boa noite
Excelente vídeo
Gostei muito das explicações pois tenho essas placas e não sabia muito sobre elas
Olá José! Que bom que tenha gostado. Se precisar de ajuda é só postar aqui. Obrigado pelo comentário. Abração.
Muito bom o vídeo, bem explicado... mas ainda fiquei com uma pequena dúvida... se a tensão de saída dela eh 1amp , na entrada posso usar uma fonte de 5v 2amp e ela irá limitar a carga da bateria em 1amp?
Olá Valdir! Na entrada pode sim usar uma fonte de 5v 2A . Na realidade a corrente (os amperes) pode ser qualquer valor acima de 1A. A tensão (5v) é que não pode mudar. Espero ter ajudado. Abração
@@tilontec ajudou em muito, ficava na dúvida, usando só carregador de celular daqueles com a corrente baixa... obg agora terei mais opções 🤣👍👍👍
Show de aula parabéns
Eu associei 4 baterias em serie naquele suporte e em paralelo a cada bateria eu associei um desse TP4056 e quando conectei a bateria eles fritaram. Tem que ter cuidado. Eles carregam as baterias individualmente, mas no consumo deve-se ligar o consumo associando em série as saídas do módulo, e não na carga. Outra dica: você pode carregar todas as placas associando em paralelo as entradas (IN) ou em série aplicando uma fonte com a tensão igual a 5V multiplicado pela quantidade de módulos. Lembrando que em paralelo a corrente fornecida será somada, e em paralelo ela se manterá.
Excelente vídeo, meus parabéns muito bem explicado.. Ganho mais um inscrito e like tbm!! na próximo caso consiga fazer um vídeo montando um pack de bateira como essa placa seria bem legal de acompanhar.. isso em ligação em paralelo claro..
Olá Diogo! Que bom que gostou amigo. Pode deixar, está anotado aqui na nossa lista. Obrigado pelo comentário e pela sugestão. Abração.
O melhor vídeo sobre a placa! PARABÉNS! Me ajudou muito, pois entrou nos detalhes!
Olá amigo! Que bom que tenha gostado. Obrigado pelo comentário. Abração amigo.
Muito interessante essa proteção que desliga a bateria a 2,8 v e limita a corrente a 120 mah
Esse vídeo é muito bom, parabéns!
Olá Mário! Que bom que tenha gostado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Parabéns, ótimo vídeo, ótima explicação. Adquiri umas plaquinhas dessas, testei 2 e elas ficam com os dois leds acesos. É um defeito das placas que comprei ou um comportamento normal?
Olá amigo! Que bom que gostou do vídeo. Os dois leds acesos ao mesmo tempo significa que as baterias não estão conectadas ou defeito nas baterias. Porém ainda existe a possibilidade das plaquinhas estarem com defeito. Espero que solucione. Obrigado pelo comentário. Abração.
Olá eu tenho uma dúvida, para um sistema de caixinha de som que utiliza mais de 5A de pico e 1A de média essas plaquinhas vão servir? Se não servir têm algum outro modelo que atenda essas necessidades?
Olá amigo! Normalmente amplificadores apresentam uma corrente média bem inferior ao pico. Mesmo porque dificilmente se utiliza um amplificador na potência máxima o tempo todo. As especificações que passou, superam a capacidade do tp4056 com proteção porém, de acordo com o dito acima, acredito que deva atender. Eu faria um teste. Espero ter ajudado. Abração.
Excelente explicação! Parabéns pela didática. Uma dúvida: no caso, se a fonte de alimentação for limitada a 500mA e eu quiser carregar uma célula de íons de lítio de 300mAh, eu devo inserir um resistor com o dobro da resistência indicada na tabela do "R prog"? Ou seja, de 4kOhm para 8kOhm?
Olá Edinaldo! Para uma bateria de 300mAh recomendo uma corrente máxima de carregamento de 150mA. Portanto pela tabela o valor mais próximo para Rprog seria de 10k (130mA). Quanto a sua fonte de alimentação ela deve fornecer ao menos 20% a mais de corrente ou seja 500mA de fonte está ótimo para seu caso. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Ótima explanação.
Dúvida: Eu tenho um pack com 4 baterias 18650 em paralelo que alimentará continuamente um circuito. Pretendo usar um painel solar para carregá-lo durante o dia. É possível ligar dois módulos desses em paralelo para carregar esse Pack?
Olá amigo! Apesar de o fabricante não mencionar essa configuração, talvez encontre essa sugestão aqui mesmo no RUclips. Infelizmente não posso recomendar isso pois nunca testei. Obrigado pelo comentário. Abração.
No lugar de trocar o resistor,pode colocar um potenciômetro multivoltas no valor de 10Kohms assim você pode carregar múltiplas baterias!
Olá Américo! Obrigado pela dica. Abração.
O problema é conseguir soldar naquele micro espacinho com ferramenta comum.
Ótimo vídeo. Obrigado pela aula. Uma dúvida: A célula Lipo do vídeo possui uma placa BMS conectada em seus terminais e pelos terminais P+ e P- dessa placa saem os fios Vermelho e preto da bateria. Minha dúvida é, devo ligar o Módulo TP4056 aos fios (ou seja, ao P+ e P- da BMS) ou diretamente a bateria, ligando a carga ao P+ e P- da BMS.
Desde já muito obrigado.
Olá Clark! Se sua bateria já possui o BMS, deve utilizar os fios de saída/entrada do BMS. Ou seja, neste caso não ligue o tp4056 diretamente na bateria. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Obrigado.
Como faço pra ligar esse step up 134n3p com uma bateria de vaper. Quero substituir as pilhas do controle da Tv.
Muito bom, parabéns pelo vídeo!
Acho q a última pergunta seria possível de três maneiras.
Perg.: *A fonte mantém o carregamento ao mesmo tempo que uso o equipamento?*
A 1ª Forma seria utilizar a plaquinha mais antiga já que dos mesmos terminais de alimentação da bateria também poderiam sair dois fios para alimentar a carga.
A 2ª maneira seria fazer o mesmo na plaquinha mais nova, porém perderíamos a função do circuito de proteção.
Uma 3ª opção seria fazer uma ponte ligando dois diodos em Y, unindo (B+ e Out+) e outra ponte em (B- e Out-), ou talvez nem precise da ponte no lado negativo, somente no lado positivo.
Me corrijam se eu estiver errado ou equivocado... Caso contrário espero ter ajudado! Um forte abraço, fiquem com Deus!
Olá Rubem! Obrigado pelo comentário e por compartilhar suas dicas conosco. Com certeza vai ajudar bastante. Abração.
Muito obrigado pelos conhecimento repassados.
Mas estou com um dúvida
Esse componente consegue realizar o carregamento de uma bateria 4V / 20.000 MAH?
Olá Félix! O tp4056 carrega baterias de lítio 3,7v nominais ou 4,2v máximos. Porém seu fornecimento de corrente é no máximo 1000mA ou seja, sua bateria de 20000mAh será carregada em 20 horas. Se esse tempo não for um problema para você, pode utilizá-lo sem problemas. Note que para ele fornecer essa corrente é importante que a fonte de 5v forneça no mínimo 1A de corrente. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Boa tarde parabéns muito bem explicado sobre ai essa plaquinha é estou querendo fazer um projetinho com essa plaquinha e gostaria que você desse uma dica se posso ou não essa plaquinha pode ficar ligado na bateria 🔋 mesmo ela estando carregada por completo
Outra pergunta eu quero ligar a carga somente com a bateria essa plaquinha carrega a bateria 🔋 na falta da energia a carga continua com a carga da bateria
Olá Mauro! Pode sim deixar a bateria conectada mesmo após ter completado o carregamento. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração
Olá Mauro! Pode deixar a carga conectada na bateria e no tp4056 ao mesmo tempo. Porém, no momento do carregamento, a corrente do carregador será dividida entre a carga e a bateria. Isso pode impedir que sua carga funcione dependendo do estado da bateria pois, no pior caso, a bateria iria drenar toda a corrente do carregador. Tecnicamente não afeta o circuito, apenas pode causar efeitos indesejados como explicado acima. Nesse caso sugiro utilizar uma placa tp4056 com proteção já que pretende usar em conjunto com a carga. Isso protegeria a bateria para evitar descargas abaixo do seu limite. Espero ter ajudado. Abração
Parabéns, excelente aula, muito obrigado por dividir seu conhecimento.
Se possível, gostaria de uma informação. Quantas baterias em paralelo devo colocar para não precisar trocar o resistor da placa?
Olá Sérgio!
Some a capacidade das baterias para saber. Se suas baterias forem de 1200mAh cada uma, pode ligar a partir de 2 em paralelo ou seja pode ligar 2, 3, 4.... Se as baterias forem de 2500mAh, já poderia ligar a partir de uma ou seja 1, 2, 3, 4... Se a bateria for de 500mAh pode ligar a partir de 4 em paralelo ou seja 4, 5, 6,... Resumindo, a soma das capacidades de todas as baterias que pretende ligar em paralelo deve ser no mínimo 2000mAh que é o dobro da corrente máxima fornecida pelo tp4056. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Muito bom, parabéns pelo valioso trabalho
Olá amigo! Que bom que gostou. Obrigado pelo comentário. Abração.
já tinha visto falar dessa placa, mas estava na duvida de poderia usar com um pack 1s 3p que vou fazer, obrigado pelo esclarecimento
Olá Janderson. Que bom que tenha sido útil. Obrigado pelo comentário. Abração.
Esse vídeo é ótimo... Parabéns! Tenho uma dúvida... Montei um carregador de células de lítio, com uma fonte atx... Devido à uma modificação que fiz na fonte para um outro projeto, ela me entrega 4.7v... Essa mesma fonte, pode me entregar até 10ah em 5v. Esse carregador pode carregar simultaneamente até 16 células... Só que dependendo da tensão de carga que a célula já tem armazenada, essa recarga se torna muito demorada... Várias horas ou um dia inteiro... Quando reduzo a quantidade de células, por exemplo, 6 unidades, a carga é mais rápida. Todas as células ficam em paralelo e não utilizo a placa TP4056... fico monitorando a carga até que ela se complete. Minha pergunta é : Se colocar uma placa dessas para cada 2 baterias 500mah x2 =1ah) vou ter um ganho de velocidade na carga? Monitorando a corrente que saia para as baterias, notei que a mesma chegava no máximo a 2,7 ah, mesmo a fonte sendo capaz de fornecer 10ah. Agradeço a atenção.
Olá Elenilson! O tp4056 vai otimizar ao máximo a velocidade do carregamento sem afetar as baterias. Não tenho como garantir que será mais rápido mas tudo indica que sim. Eu faria o teste. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
@@tilontec Olá amigo... Boa tarde e obrigado pela pela gentileza em responder... Então... Voltando ao assunto do meu carregador de células de lítio, desfiz a modificação da fonte, para o antigo formato... Ela agora me entrega até 5,1V e até 20ah. Notei que a carga das 16 células, agora ficou bem mais rápido, pois a fonte entrega uma amperagem maior... Porém, também notei que embora a carga tenha ficado muito mais rápida, algumas células estão com um aquecimento acentuado. Já encomendei as placas TP4056... Será, que essa placa que segundo vc explicou, pode entregar até 1ah, vai limitar a corrente para esse valor, tornando o carregamento mais seguro, pois será mais lento? Pretendo usar 1 placa para cada 2 células, obtendo assim 500mah para cada célula...
Olá Elenilson! Para tirar sua dúvida quanto ao tempo de carregamento ele depende da corrente e da capacidade da célula. Se sua célula for de 2000mAh e estiver totalmente descarregada um tp4056 levará 2h para carregar. Ou seja, divida a capacidade da célula pela corrente de carregamento. 2000mAh/ 1000mA = 2 horas. Assim pode calcular para suas baterias e saber quanto tempo levará para carregar qualquer uma. Se estiverem em paralelo como seu caso some a capacidade de todas as células e divida pela corrente de carregamento. O tp4056 controla o carregamento e entrega o máximo possível sem danificar a célula. Se suas células forem de 2000mAh ou 2200mAh cada, sua ideia de ligar 2 células em um único tp4056 é perfeita e seria a forma mais rápida sem danificar a célula. Para agilizar utilize vários tp4056, um para cada par de baterias. Quando a bateria aquece, ela provavelmente já está danificada. Carregar direto com uma fonte de 5v 10A irá danificar as células pois não pode passar de 4,2v. Espero ter ajudado. Abração.
Obrigado pela aula professor!! tmj!!
Olá Diogo! Eu que agradeço. Obrigado pelo comentário. Abração.
Parabéns. Vc tem vídeo falando sobre as duas baterias?
Olá João! Infelizmente não temos vídeo com duas baterias porém se quiser utilizar com o tp4056 basta adicionar a segunda célula em paralelo. Não tem segredo. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Excelente video!!!
Obrigado amigo. Abração.
Esta ótima pergunta é top faz um vídeo de este possível circuito,eu também gostaria de ter um circuito que de um lado fosse alimentando pelo um pequeno painel solar e de outro teria a bateria 3,7 v e sua alimentação uma lâmpada por exemplo
Olá Elidio! Basta utilizar o tp4056 com proteção e do lado da entrada (5v) coloque um StepDown alimentado pela sua placa solar. Ajuste este StepDown para 5v que é a tensão de entrada do tp4056. Do lado da bateria não muda nada. Espero ter ajudado. Abração.
Excelente vídeo.
Muito obrigado.
Olá Johnes! Que bom que gostou do vídeo. Obrigado pelo comentário. Abração.
Olá, gostaria de saber se posso usar o próprio conector sub-c, onde faz a carga da bateria, como saída para alimentar um circuito com esp32 e uma matriz de led (8x32). Funcionaria como um powerbank sem a necessidade de ter 5v estabilizado.
Olá amigo! Se pretende fazer isso de forma a usar a mesma fonte tanto para carregar quanto para alimentar o ESP, não vejo problemas. Porém se a ideia for usar a bateria como nobreak, isso não pode ser feito dessa forma. Para isso vai precisar montar um circuito dedicado. Temos vídeo sobre isso no canal ruclips.net/video/X0TuuAHLW_I/видео.htmlsi=6v0WAK5Hnt7OQkpI
Espero ter ajudado. Abração.
Excelente vídeo. Muitos parabéns
Olá Miguel! Que bom que tenha gostado. obrigado pelo comentário. Abração.
Excelente conteúdo, didática excepcional, @arduinomaquinas agradece com +1 inscrito, saudações amigo !😉
Olá amigo! Que bom que gostou do vídeo. Eu que agradeço. Seja bem vindo. Abração.
no inicio deste ano, a shoppe colocou uma promoção desta placa a R$ 1,20 cada. comprei 40 delas e instalei em varios aparelhos, desde joysticks ate controles remotos e outros. muito bom.
Olá Gustavo! Com certeza, excelente custo benefício. Obrigado por compartilhar. Abração.
Comprei pra colocar no controle do Xbox 360. Funcionou e continua funcionando perfeitamente.
Quais baterias você comprou para esses projetos, amigo?
@@B.E.H. usei entre baterias de celular, até aquela semelhantes a dos controles de PS3. Instalei também em dois controles sem fio de Xbox clássico que tenho e 3 de PS2 sem fio.
Excelente explicação, muitíssimo obrigado 🤝
Olá Pedro! Que bom que tenha gostado. Eu que agradeço. Obrigado pelo comentário. Abração.
Parabéns pelo vídeo, muito didático. Poderia me tirar uma dúvida, no caso da placa sem proteção a carga é ligada em paralelo com a bateria?
Olá Carlos! Isso mesmo, a carga vai ligada em paralelo. Porém, como se trata de um carregador, pense em colocar uma chave liga/desliga para que possa desligar a carga no momento do carregamento. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Excelente vídeo.
Obrigado pelas explicações.
Olá William! Que bom que tenha gostado. Obrigado por comentar. Abração
O meu carregar é do modelo que está com o fio verde e azul. Se eu carregar uma bateria de 1.200mah, não pode...certo? Mas se eu ligar duas em paralelo vai ficar 2.200mah, aí eu poderei carregar sem fazer a modificação na placa, correto?
Olá amigo! Exatamente, pode fazer como sugeriu. Espero ter ajudado. Abração
Olá! Para que serve aquele circuito que vem junto com o encapsulamento da bateria?
Olá Marco! Na maioria dos casos, quando são packs, tratam-se de BMSs. Se está se referindo à células 18650, existe um circuito de proteção que faz a função de um fusível. Porém existem vários modelos e isso pode variar bastante. Espero ter ajudado. Abração.
boa noite, parabéns pelo vídeo, gostaria de tirar uma dúvida, eu consigo carregar 2 baterias de 3,7v , 6.800mAh em paralelo ?
Olá Robson! Sim, perfeitamente possível. A única observação seria quanto ao tempo. Como o tp4056 fornece 1A, se considerar as baterias totalmente descarregadas, o tempo estimado para 2 baterias de 6800mAh será de 14h. Esse seria o pior caso. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Omi, acabei de receber um módulo desse menor. no inicio ele ficava vermelho o led, agora ele di fica azul. Pergunta sera que ele queimou?
Olá amigo! Quando está vermelho é porque está carregando. Azul significa que já carregou completamente a bateria. Verifique se a bateria está carregada medindo a sua tensão. Deve estar próxima de 4,2v. Nesse caso o led sempre ficará Azul. Porém se estiver abaixo disso o led da plaquinha deveria estar vermelho. Se não estiver funcionando dessa forma, primeiro verifique se sua fonte de 5v está funcionando corretamente ou substitua ela. Se o problema persistir, só resta mesmo a plaquinha ou a bateria com defeito. Substitua uma das duas para identificar o defeito. Espero ter ajudado. Abração
Uma ótima aula!!
Obrigado
Olá amigo! Que bom que gostou do vídeo. Obrigado pelo comentário. Abração.
No caso para carregar duas celulas de litio em serie seria necessario duas placas dessas ligadas as saidas em serie tambem, alcançando a tensçao de ~8v. Eu recomendaria usar um diodo do negativo para o positivo de uma placa para a outra evitando assim o retorno do lado positivo da placa para o lado negativo da outra. Abaixaria em ~0.4v a ~0.6v a tensão mas ficaria bem mais seguro. Poderia-se usar um capacitor eletrolitico de 10V na saida para estabilizar a tensão e ate aumenta-la um pouco para compensar o diodo.
Olá amigo! Não esqueça de utilizar 2 fontes isoladas, uma para cada tp4056 para evitar danos no carregamento. Obrigado por contribuir com a dica. Abração.
Boa noite. Estou montando um modulo deste TP 4056 para uma parafusadeira de 2,4 volts. Os módulos estão queimando e não protegendo. Tem alguma sugestão? Vi em um video a pessoa retirando e "jampeando" o R3 e depois instalou um potenciometro para regular a corrente. Parabéns e obrigado.
Olá Marcelo! Se a plaquinha está queimando, provavelmente não é compatível ou a corrente da parafusadeira é muito alta, isso se usou a plaquinha com proteção. Se a plaquinha que queimou não tinha proteção e mesmo assim queimou, pode estar ligando errado ou alimentando com tensão errada pois nesse caso ela serviria apenas para carregar as baterias não teria porque queimar. Por último, pode ser pico reverso do motor. Para solucionar coloque um diodo 1N4004 em paralelo com o motor. Ligue o catodo(o que tem a marcação com anel) ao positivo do motor e o outro terminal do diodo, o anodo, ao negativo do motor. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
@@tilontecOlá! Havia ligado corretamente. A corrente de partida do motor ultrapassa 4,0 A, então passa da proteção da placa e há a queima. Instalei o diodo, mas em série para (inclusive) diminuir a tensão e consequentemente rotação do motor, e usei para alimentar o motor, saída direta da bateria. Mas mesmo assim, já adquiri o diodo indicado, e assim que tiver tempo, vou fazer um teste, estou esperando chegar mais placas BMS 1S que comprei, ai, coloco aqui o resultado. Estou trabalhando no retrofitting de uma vassoura elétrica Electrolux Ergorápido, tentando usar o circuito original para não perder o controle e não fazer as "gambiarras" que os "trocadores de baterias" publicam por ai. Já funcionou, proteção térmica, de fusível, estou resolvendo o problema de ligar e carregar as baterias. Grato
Olá Marcelo! O diodo em série não impede o pico reverso e ele tem capacidade de danificar a plaquinha. Tente o diodo em paralelo ao motor ou se preferir em paralelo com a saída do tp4056. Espero ter ajudado. Abração.
Otimo vídeo amigo ! Por favor me responda uma grande dúvida. Este módulo com proteção ele consegue carregar baterias abaixo de 1000 mah, tipo 200,400, mha sem precisas fazer a mudança do resistor como no primeiro módulo do vídeo?
Olá Alex! Infelizmente a placa com proteção também precisa da alteração no valor do resistor conforme mostrado no vídeo. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Ótimo vídeo. Mesmo após tanto tempo, tenho uma dúvida. Quando o circuito acende o led que indica que a bateria terminou de ser carregada, ele continua mandando carga para bateria ou ele corta a tensão/corrente? Posso deixar ele ligado mesmo após o término da carga que não iria dar uma sobrecarga na bateria?
Olá Victor! Ao terminar a carga, a corrente é cortada. Se quiser, pode sim deixar ligado à bateria porém no modelo sem proteção é recomendado manter a fonte ligada ao tp4056 para evitar que a tensão caia abaixo do valor seguro, principalmente se a bateria estiver conectada a uma carga. Já no modelo com proteção, não há essa necessidade pois já tem os componentes necessários para proteger a bateria nesses casos. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
@@tilontec ótima explicação. Obrigado! E este modelo com proteção é o mesmo? TP4056? No vídeo não vi vc mencionar isso. É apenas um TP4056 com circuito de proteção?
Olá Victor! Sim tudo exatamente igual e ainda possui o circuito que protege a bateria contra descarga profunda. Somente os pontos de conexão da bateria são diferentes. Existe um ponto para a bateria e um ponto para a utilização(saída). Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Em relação a última pergunta, teria como colocar em uma luminária de emergência a qual carrega a bateria e fornecer energia para o funcionário da lâmpada em standby?
Olá Geraldo! Pode sim. Porem precisa analisar o circuito para saber se a luminária que vai "fornece" energia, suportaria essa ligação. Existem uma infinidade de luminárias no mercado. É difícil dizer com certeza. Espero ter ajudado. Abração.
Bom dia mestre, estou com projeto de mesa de fita led neon, quantas led posso colocar neste mini carregador?
Olá Carlos! Para o tp4056 sem proteção não importa quantos leds vai usar pois ele serve apenas para carregar as baterias. Para saber a quantidade de leds precisar calcular conforme a capacidade da sua bateria e o consumo de cada led. Se o tp4056 for com proteção, o limite sugerido pelo fabricante é 1A. Espero ter ajudado. Abração.
Olá. Parabéns pelo vídeo. Caso eu tenha na entrada (conector USB) menos de 1A a placa vai funcionar também? E sobre a corrente de saída, estando em 4,2V, a bateria não utilizaria apenas a corrente necessária, com o máximo de 1A? Esta última pergunta é porque eu uso uma fonte que me permite ajustar tanto a tensão quanto a corrente máximas e observar quanto consome de corrente e percebo que é o momento de desligar quando a corrente consumida é mínima. Grande abraço!
Olá Walter! Com corrente menor na entrada o tp4056 vai funcionar porém provavelmente não atingirá a corrente máxima (1A) durante o carregamento. A corrente de saída só seria limitada (1A) se usar a versão tp4056 com proteção. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
É o recomendado é os 5 v normal
Mais uma belíssima explicação, mas como sou novo na área e tive um probleminha com minha tp4056 gostaria de saber o que poderia ter acontecido...
Coloquei a plaquinha para balancear um pack da bateria da minha scooter elétrica...
Deu certo no 1º, no 2º já no 3º não acendeu o vermelho coloquei para carregar assim mesmo, e para minha surpresa ela carregou o pack mas não parou nos 4,2v ...
Chegando a 4,25 a sorte que eu estava acompanhando com o multímetro.
Pergunto o que houve?
Olá Wellington! Pelo seu relato, deve ter carregado 1S de cada vez já que não seria possível carregar packs acima de 1S com o tp4056. Na realidade o valor mais preciso seria 4,2v ± 1,5% de tolerância o que permite chegar até 4,263v. Verifique novamente pois pode estar dentro da tolerância. No entanto, se passar disso, sugiro a substituição do tp4056. Não é comum apresentar problemas mas é possível. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Altas explicação. Parabéns.
Olá Tele! Que bom que tenha gostado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Ótimo vídeo!! Estou começando a fazer projetinhos agora e ajudou demais!! extremamente didático e um dos poucos do youtube em português, muito obrigada!! Uma dúvida, estou fazendo um tamagochi e pretendo utilizar o TP4056 (versão com proteção) para uma bateria de lítio 3.7v 200mAh, ainda seria necessário trocar o resistor?
Olá GameCah! Que bom que tenha gostado. Infelizmente teria que substituir o resistor pois esta plaquinha vem programada para 1A e isso vai danificar a bateria. O resistor recomendado seria 10k. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Eu tenho uma caixinha JBL não é original
Mais queria saber se eu posso usar esse tipo de carregador pra carregar a bateria pq a da plaquinha da caixinha não carrega 100% só carrega um pouco e para daí queria saber se posso usar esse tipo junto com a plaquinha pra poder carregar a bateria completa
Olá amigo. Primeiro sugiro verificar se as baterias já não estão desgastadas pois nesse caso fica mesmo difícil atingir a carga total. Pode ser o problema. Quanto a sua pergunta, seria possível sim se for uma única bateria ou se no caso de serem mais de uma, elas devem estar em paralelo. Neste caso pode utilizar o tp4056. Observe o resistor de programação de corrente para não danificar as baterias assim como explicado no vídeo. Espero ter ajudado. Abração.
Perfeito! Era justamente minha dúvida: carregar pack 2x 3.7V em paralelo para aumentar o mAh. Entendi que sim e logo não precisa mexer no resistor de programação já que preciso de mais corrente para carregar as duas baterias. Show!!! Agora só preciso comprar um pack confiável. Algum vendedor para recomendar?
Olá Jorge! Que bom que tenha sido útil. Infelizmente não tenho recomendação de vendedor. Obrigado pelo comentário. Abração.
Compra bateria velha de notebook, retira as células!
Olá! Tudo bem amigo? Posso alimentar essa placa com carregador turbo? Outra dúvida, se eu alimentar 3 placas em paralelo com um único carregador, eu poderia ligar as saídas das placas em série? Assim, obtendo 12v?
Obrigado!
Olá William! Se o seu carregador for 5v não tem problemas. Quanto a ligação que deseja fazer, infelizmente não é possível. Para ligar as saídas em série precisa necessariamente isolar as entradas de cada tp4056. Espero ter ajudado. Abração.
@@tilontec O carregador trabalha com as tensões de 5v, 9v e 12v. Mas só eleva a tensão com celulares que tem a função de carregamento turbo... Será que subirá a tensão na TP4056?
Olá William! Nunca testei porém acredito que não terá problemas. Abração.
Bom dia, agradeço por compartilhar seu conhecimento, me ajudou muito a encontrar uma solução pra reparar um headset que parou de carregar, porém adquiri uma bateria parecida com a que vc mostrou no vídeo para alimentar o fone com a plaquinha com a proteção, porém a bateria que adquiri compatível com a do fone, é 3.7V 2.000mAH mas saem dela 3 fios (pto/vm/bco) e não apenas 2, então estou na dúvida qual não deverá ser conectado no B+ B-
Olá @Medida Certa Locações! Normalmente os fios a serem conectados são preto e vermelho. Alguns modelos possuem um terminal para monitorar a temperatura (pode ser seu caso). Baterias com mais de uma célula em série, também costuma vir com fios a mais (intermediários) para serem ligados a um BMS. Pelo que disse não parece ser seu caso já que a bateria é de 3,7v ou seja, apenas uma célula. Então se for o caso não deve usar o fio branco. Use apenas o vermelho e preto. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Boa noite . Uma dúvida.. eu uso uma plaquinha dessas TP4056, e carrego duas células 18650 em paralelo..ou seja carrego as duas juntas.. uso um carregador de celular de 5V e 1A. Nesse caso, esse 1A é dividido para as duas células? Sendo 500mAh para cada? É Isso? Outra pergunta... quero fazer uma carregador para carregar 6 células ao mesmo tempo, usando uma TP4056 para duas células em paralelo. Eu poderia ligar as 3 plaquinha juntas alimentada por uma únicas fonte? Ao invés de colocar três carregadores de celular. Se for possível, essa fonte teria de ser quantos Voltes e quantos amperes para alimentar as três plaquinha juntas? Ou posso usar ainda um carregador de celular de 5v e 1A para alimentar as três ao mesmo tempo? Obrigado mais uma vez.. seu vídeos são muito esclarecedores..
Olá Norberto! Sim, a corrente de 1A seria dividida entre as células, no caso 500mA para cada uma. Claro que para isso essas células devem ser idênticas. No carregador que deseja montar, pode sim fazer como disse e a fonte deve ser de 5v porém deve suportar toda a corrente ou seja, no seu caso deve ser de 3A ou mais já que serão 3 tp4056 de 1A cada. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
@@tilontec muito obrigado novamente..Gratidão.. seus vídeos, sempre os melhores.. muito esclarecedor..
Boa noite amigo. Excelentes explicações. Dúvida de iniciante: a placa com proteção seria a mesna coisa que BMS?
Olá Amaury! Sim, o tp4056 com proteção faz a mesma função de um BMS comum. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
@@tilontec Obrigado
Bom dia. Posso fazer, então, uma fonte nobreak, com uma placa dessa com proteção + uma bateria 18650 + plugues macho e femêa p4 e usa-la no meu roteador(5v ou 12v com step down) na falta de energia por exemplo?
Olá amigo! Pode sim. Porém sua carga não deve ultrapassar 1,5A que é o limite do tp4056 com proteção. Lembre também que será necessário um StepUp para alimentar um roteador pois a bateria fornece apenas 3,7v nominais. Espero ter ajudado. Abração.
Gostaria de saber se essas plaquinhas têm a mesma referência a que têm a proteção e a que não têm e se dá para carregar 2 baterias que dão 7,4volt! o meu obrigado,e os meus parabéns pelos vídeos
Olá amigo! A especificação é a mesma sim tanto no modelo com proteção quanto no modelo sem proteção. Não é possível carregar mais de uma bateria em série porém, em paralelo pode colocar várias baterias sabendo-se que a corrente de 1A será dividida entre todas as células. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
@@tilontec O meu obrigado pela resposta estou esclarecido 👍
Tenho um projeto com um nano arduino preciso alimentar com uma bateria de até 5v se eu usar um de 3.7v e 2a essa placa de carga conseguiria realizar o carregamento ou só de apena 1,2A
Olá Guilherme! O tp4056, que pode fornecer até 1A, pode perfeitamente carregar baterias de 2A ou mais. Nesse caso(bateria de 2A) o carregamento estará completo no dobro do tempo de uma bateria de 1A. Desculpe se não entendi a pergunta. Espero ter ajudado. Abração.
Olá! Com essa placa que tem proteção, é possível utilizar o circuito alimentado durante o carregamento?
Agora assistindo até o final vi que já respondeu!!
Ahh, e parabéns pelo vídeo! Muito bem feito
Bela explicação!
Gratidão!
Olá bom dia! Sou Michael de Salvador ... Gostei do seu canal! Olha, eu estou c uma idea de conectar um mine painel solar ao meu drone e entre o drine e o painel colocar o pt 5046. Teria êxito? Quando a bateria do meu drone estiver carregada o PT irá cortar a alimentação do mini painel solar?
Olá Michael! Pelo que entendi quer carregar a bateria do drone durante o voo. Na minha visão isso não é viável pois a placa não gera mais energia do que o drone consome ou seja, seria apenas um peso a mais. Porém se quiser fazer siga como abaixo. Se quiz dizer carregar com ele pousado, teria apenas que garantir que a placa não passe de 5v e para isso talvez tenha que instalar um controlador de carga ou regulador de tensão entre a placa e o tp4056. Quanto a última pergunta, o tp4056 cortaria o carregamento da bateria e não do painel solar, este continuaria alimentado o tp4056 enquanto tiver sol. Porém antes de fazer tudo o que dissemos acima, tenha certeza de que a bateria do drone é de lítio e possui a tensão nominal de 3,7v ou tensão máxima de 4,2v. Espero ter ajudado. Abração.
@@tilontec A bateria é de 3,7 V sim!
Tenho um mine of gr para lampadas com dois bancos de bateria de 3,7 v com 184 amperes estou so com dois amperes de carregamento duas plaquinha solar de 6 v e um amperes cada esta tudo manual preciso de no minino 10 amperes de carregamento o que eu devo faser. .nesta situação
Olá Ramiro! Pelo que entendi utiliza 2 placas solares de 1A cada. Infelizmente o tp4056 não suporta corrente acima de 1A. Dessa forma será necessário um carregador de 10A para atender sua demanda. Pesquise no mercado livre por exemplo. No seu caso vai precisar de um controlador de carga para as placas solares ao invés de um carregador. Porém se suas placas não tiverem capacidade para fornecer 10A, o que parece ser o caso, não adianta colocar um carregador/controlador de 10A. Quando for comprar, também precisa observar a tensão de trabalho das baterias desse controlador pois o mais comum é 12v ou 24v e no seu caso, pelo que entendi, seu banco de baterias é de 3,7v. Fique atento a tudo isso. Espero ter ajudado. Abração.
Bom dia, é possível utilizar para carregar 2 baterias em paralelo que estejam com tensão diferentes ? Por exemplo, uma com 1,5v e outra com 3v, como funciona no caso de uma delas carregar primeiro que a outra?
Olá amigo! Primeiro deve ter certeza de que são baterias do mesmo tipo ou seja, de lítio e ambas de 3,7v nominais. Dito isso, o correto seria vc carregar uma de cada vez e após as duas estarem com a mesma tensão (já carregadas) aí sim, pode liga-las em paralelo e utilizá-las normalmente. Como agora estão em paralelo, a tensão em ambas será sempre a mesma ou seja, vão descarregar juntas com a mesma tensão então na próxima vez poderá ligá-las ao tp4056 sem qualquer problema pois estarão sempre com a mesma tensão. Espero ter ajudado. Abração.
Eu comprei uma de 2A para minha bateria de 7.4v
11:25 perguntas. A P5 16:21 é interessante.
Nossa ajudou d+, obrigada.
Olá Francineide! Que bom que gostou do vídeo. Obrigado pelo comentário. Abração.
Bom diaa, boa tarde ou boa noites, queria saber se uma placas dessa consegue carrega 5 bateria de 2200mA ou eu preciso compra 4 placa e coloca uma conectado uma na outra pra carrega as 5 bateria
Olá amigo! Esse módulo consegue carregar as 5 baterias porém, como fornece no máximo 1A, vai levar por volta de 11h para completar a carga . Isso se iniciar a carga com todas as células completamente descarregadas. Se tiver alguma carga nelas o tempo será menor. Se optar por instalar vários tp4056, um para cada bateria, o tempo seria de 2:30 horas para carregar do zero. Porém, neste caso, precisa ligar cada um na sua própria bateria(individualmente). Espero ter ajudado. Abração.
Professor, faça mais vídeos.
Olá amigo! Que bom que está gostando. Fique tranquilo, voltaremos em breve. Obrigado pela mensagem. Abração.
No primeiro modelo apresentado consigo fazer a alimentação de um outro circuito por meio de um jumper entre a bateria e o modulo?
Olá Matheus! Se está se referindo ao modelo sem proteção, pode sim. Basta ligar tudo o que precisar diretamente aos polos de conexão da bateria (ligação em paralelo). Espero ter ajudado. Abração.
pra mim ligar um power bank numa fonte de 5 volts eu tenho que intercalar um circuito de B M S .? ou o power bank já tem um regulador interno?
Olá amigo! Normalmente os powerbanks já têm tudo pronto para ligar no 5v. Espero ter ajudado. Abração.
muito bom seu video, parabéns
Olá amigo. Que bom que tenha gostado. Obrigado pelas palavras. Abração.
Ola, gostei do vídeo está de parabéns! mas ainda tenho algumas dúvidas, como vc mesmo comentou, sobre como fazer um carregador de 7,4V.. quero montar um circuito com carregador usb que alimente as duas baterias em Série, onde as mesmas estejam protegidas por baixa ou alta carga.. como se fosse um 4056, mas um para cada bateria
Olá Antenor! Se quis dizer carregar 2 baterias em série com 2 plaquinhas tp4056 em uma mesma fonte de alimentação, isso não é possível a não ser que consiga uma fonte que tenha 2 saídas isoladas para ligar na entrada dos TP4056 caso contrário, ocorrerá um curto circuito. Minha sugestão é montar um BMS 2s e colocar um StepUp ajustado em 8,0v e com a corrente compatível com suas baterias para fazer o carregamento. Pode usar como exemplo nosso vídeo de carregador de packs de litio ruclips.net/video/efhcLq6EO64/видео.html No lugar do StepDown que usamos, instale um StepUp já que precisa elevar os 5v da USB para a tensão da série de baterias (8,0v), somente precisaria fazer os ajustes. Espero ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Abração.
Tenho uma mp3, de caixinha de som. O mesmo não tem proteção para a bateria, então eu comprei o TP4056 com proteção (o mais novo), e também tenho a bms para uma célula a que solda na bateria. Minha pergunta é qual a melhor configuração, só o TP4056 com proteção, só com a bms na bateria, ou as duas coisas. ???
Olá Beto! Se usar o tp4056 com proteção não vai precisar do BMS. Espero ter ajudado. Abração.
Valeu Obrigado TMJ.@@tilontec
Boa noie amigo!eu denovo! Desde já agradeço pelas informações fiz uma caixinha na latinha de cerveja fico top!!! Se puder me tirar mais uma dúvida.... ela carrega em série também?.... que queria ligar uma plaquinha decodificadora mais o mínimo dela é 5v.... elas em série daria certo....
Olá amigo! Não sei se entendi mas o tp4056 só carrega até 4,2v ou seja, apenas uma célula ou 1s. Desta forma não pode carregar células em série. Espero ter ajudado. Abração.
Eu fis um carregador de bateria para usar no medidor de pressão so que as dua luzes ficarão acesas vc acha que pode ser a bateria que pode estar com problema
Olá Marianna! Normalmente os dois leds acesos indicam que a bateria está com problema ou desconectada. Verifique se não existe algum mal contato nas ligações. Se estiver tudo ok pode ser sim a bateria ou até mesmo o tp4056 com defeito. Espero ter ajudado. Abração.
Parabéns pelo vídeo. Com relação a carga da bateria, no caso, se usar um carregador que forneça por exemplo 5V a 500mA, nessa situação eu não precisaria alterar o resistor, certo? Obrigado.
Olá Eduardo! A tensão que vai para a bateria é inferior a 5v então 500mA do carregador não garante que a corrente de carregamento será limitada em 500mA. Para a fonte o que importa é a potência. Ainda assim o correto seria alterar o resistor. Espero ter ajudado. Se ainda ficou dúvida, fique à vontade para perguntar. Abração.