Nós temos uma estrutura curricular, muito engessada ainda. Uma sala de aula, incompreensível e enfadonha para qq aluno. E, não é pensado um modelo mais dinâmico, participativo, atuante. Certa vez, assistindo à uma palestra do professor Luiz Antônio Gomes Sena, em que ele falava sobre os entraves para a alfabetização, muitos insights me aconteceram. Dentre eles, essa discrepância, que já pelos anos 2000, era visível entre a atuação de uma criança em seu meio e sua formatação aos modelos escolares.
Só sendo um professor sendo pai de autista para entender a real situação...tomara que isso mude. Só de assistir ao vídeo da pra ver que o Benício precisa de um acompanhamento individualizado/personalizado. Sejamos realistas e sensíveis gente! Parabéns pelo vídeo, foi necessário.
Claro que temos muitas dificuldades de aplicar a teoria na prática. Pois a inclusão deve existir mas tem que se criar ambiente para isso. Crianças no espectro precisam se socilalizar, ter na vida escolar a diversidade que é a vida em sociedade 🌻🙏🏽
Sou Pedagoga e com um filho Autista. O Meu filho, é um anjo tranquilo. E entende tudo o que falamos. A socialização dele com outras pessoas e lugares são perfeitos. Ele frequenta restaurantes, cinema, festas... Mas a parte educacional eu já desisti. Existe uma falta de Conhecimento Pedagógico para Autistas. Eu levava, planos de aulas, para os professores dele, para que fossem, usados em sala de aula. Eles, são alfabetizados com palavras concretas. . Ex: casa, carro, pão, biscoito etc... Eles, diferente das outras criancas, ditas "normais". Não apredem vogais e nem alfabeto. Meu filho não vai pra Faculdade. Hoje, se meu filho, escrever o nome dele. Eu já fico muito Feliz.❤ E faze- lo Feliz, é o objetivo da minha Vida.
Selma também sou mãe de um autista e meu lindão tem 4 anos a questão do alfabeto e vogais não se aplica à todos os autistas pq meu pequeno fui ensinando o alfabeto e as vogais pelo som das letras e já lê texto fluentemente. Infelizmente essa é uma realidade para crianças não autistas ("típicas"),pois tenho uma filha de 10 anos (não é do mesmo pai) que tem coleguinhas "típicos" que não sabem ler no quinto ano do fundamental na escola estadual. Aí bate o desespero porque o que sobra pras crianças atípicas como as nossas?? Percebí a dificuldade dos coleguinhas no terceiro ano quando ela chegava em casa comentando. Aí pensei no meu pequeno e comecei aos 2 anos a brincar com as letras e os números. Na época ele não era verbal veio falar com 3 anos e 2 meses! Que JESUS te abençoe a vc e todos os pais de crianças atípicas!❤
Sou professora e a realidade que vivo é de a cada ano recebermos mais alunos com TEA. Está aumentando exponencialmente. No município que vivo e trabalho essa questão está sendo tratada com o maior descaso, salas de educação infantil recebendo 4 alunos com TEA, na mesma sala, que comporta 25 alunos. É humanamente impossível se trabalhar assim com nenhum apoio praticamente. Precisamos rever essa questão com urgência, são colocados pra auxiliar o professor estagiários de pedagogia, que muitas vezes diante da dificuldade não ficam. Não vamos aguentar por muito tempo, o futuro da educação me parece sombrio, teremos muitos professores doentes e creio que daqui uns anos ninguém vai se dedicar a essa profissão
Pois é, é uma realidade bem difícil. Se os pais já tem dificuldade com um autista em casa, não é justo achar que só a professora e 1 estagiário conseguem com esses alunos todos. O recreio também é difícil, já que às vezes é só o estagiário por conta de uma sala toda.
Essa fala sua amiga é muito necessária. Infelizmente estão literalmente jogando crianças dentro da sala e nós não temos apoio nenhum. Vou fazer uma faculdade em outra área pq sinceramente do jeito que está ficando eu não me imagino aposentando dentro de uma sala de aula sem o mínimo de recursos para atender de forma digna as crianças com Tea e outros transtornos que necessitam de um atendimento de fato de qualidade!
Muito importante o seu comentário, mas se o aluno tem o laudo de TEA com certeza cada aluno deveria ter um professor de apoio para a criança, está na Lei. Até porque os autistas sofrem muito com barulhos e interações sociais. Aqui na minha cidade também estou lutando para conseguir uma PAP para meu filho na Escola, porque a própria Escola se recusa a atender a solicitação, ele estuda na mesma escola desde o pré, já faz 3 anos, o laudo saiu ano passado em Julho. E nesse tempo na escola meu filho já apanhou muito, caiu, sofreu discriminação e continuo sem resposta. Concordo plenamente que as Escolas não estão preparadas para receber pessoas com TEA e outros transtornos. Precisamos cobrar ensino de qualidade, porque ir colocando crianças dentro da sala de aula sem dar a assistência necessária vai gerar grandes problemas num futuro próximo, tanto para professores que não estão preparados, e principalmente para as crianças que estão sofrendo com tantos estímulos. Estamos tendo tantos diagnósticos de TEA assim como de outros transtornos também, meu filho de 23 anos também teve diagnóstico ano passado. Atualmente os médicos estão mais atualizados e por isso tantos diagnóstico inclusive tardios.
Oi amiga, penso exaramente isso. E nao limito aos alunos com 5ranstorno e deficiencia, sao todos. Todos saem perdendo, pois nao temps suporte algum ou qdo se tem é deficitário. Salas cheias, sem recurso e esquecem que o prof é somente um e nao vejo uma ajuda real até muito importante, que ninguem fala que é ajuda pdicologica tb alem pras familias pros profs saberem lidar com esses desafios. Muitos adoecem ou deixam profissao por descaso de anos com nós!!!
É tão lindo ver uma criança com autismo que teve e tem os recursos para se desenvolver. É uma pena que essa não é a realidade para muitos, talvez até a maioria.
Tenho um guri TEA II de suporte, e por inúmeras razões, principalmente o desinteresse do Estado em preparar os profissionais da educação para acolher os PCDs, hoje praticamos o homeschooling e posso dizer com total certeza que foi a melhor escolha que eu fiz pro meu guri! Tentamos o ensino regular, mas foi um desastre! Hj ele está apenas com 6 aninhos, está alfabetizado, faz as operações básicas de matemática, é bilíngue tem noção de espaço geográfico, etc…. Não é nada fácil assumir essa responsabilidade, mas faz diferença!
Falta é condições, minha tinha tem 12 anos de prefeitura,muito bem preparada,mas na sala tem 25,30 alunos especiais. Como ela vai dar,esse atendimento individual?Como ter sensibilidade? Não tem como...
Que horrível, esse pai está forçando a mente desse menino. Deixe ele fazer o que desejar, brincar, dormir à vontade. Esse menino precisa de liberdade! O que esse menino precisa é de cuidados, manutenção, carinho, e brinquedos. Jamais o forçar a trabalhos exaustivos para a mente dele. O que esse pai está fazendo é um absurdo.
Que trabalho fantástico vc faz, dr Lucelmo! Seu nome já está gravado na história do autismo no Brasil, principalmente no que diz respeito a educação. Obrigada! Benício é lindo! #homologacamilo
Que horrível, esse pai está forçando a mente desse menino. Deixe ele fazer o que desejar, brincar, dormir à vontade. Esse menino precisa de liberdade! O que esse menino precisa é de cuidados, manutenção, carinho, e brinquedos. Jamais o forçar a trabalhos exaustivos para a mente dele. O que esse pai está fazendo é um absurdo.
Sou professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro desde 2010 e tenho aprendido muito com a diversidade que há no ambiente escolar (inclusive, tem sido uma das inspiração da minha formação continuada). Amei a participação do Benício! Parabéns pelos dezesseis desse lindo e gratidão por seu trabalho tão necessário aqui no youtube!
Professor, seu nome já está na história da educação desse país. Obrigado pela sua dedicação a essa comunidade que tanto carece, mas que também nunca ganhou tanta visibilidade como nos dias atuais. Um abraço pra vc e para o Benício!
Que horrível, esse pai está forçando a mente desse menino. Deixe ele fazer o que desejar, brincar, dormir à vontade. Esse menino precisa de liberdade! O que esse menino precisa é de cuidados, manutenção, carinho, e brinquedos. Jamais o forçar a trabalhos exaustivos para a mente dele. O que esse pai está fazendo é um absurdo.
Sou pedagoga formada, mas hj trabalho acompanhando um aluno autista em uma escola particular, tenho sofrido por não poder ter um ensino individualizado e personalizado pra essa criança, a maior parte do tempo de aula eu passo narrando as respostas pra ele, essa criança tem um potencial enorme de aprendizado, mas precisa ser respeitada dentro das suas limitações e do seu tempo de aprendizado.
meu filho esta em escola particular e a propria professora disse que ele tera o PEI, ou seja muitas escolas entendem o que é o PEI e ja estão praticando, a homologação é essencial
Poderia ser feito alguma atividade em sala no qual os alunos fora do espectro participem com os alunos dentro do espectro. E sim necessário um ensino diferenciado para os autistas mas tbm um modo dos demais incluírem e aceitarem
Lucelmo obrigada por abrir a história do Benício em prol a causa do TEA. Sou mãe atipica de uma menina de 19 anos e ver que a situação na escola está em plena luta para evolução me traz esperança.
Que horrível, esse pai está forçando a mente desse menino. Deixe ele fazer o que desejar, brincar, dormir à vontade. Esse menino precisa de liberdade! O que esse menino precisa é de cuidados, manutenção, carinho, e brinquedos. Jamais o forçar a trabalhos exaustivos para a mente dele. O que esse pai está fazendo é um absurdo.
Quando a individualização do ensino é tida como discriminação, tiramos as oportunidades e os direitos fundamentais do seu Benício, do meu Marcelo e tantos outros alunos como os nossos filhos. #homologacamilo
Que amor o papai e filho!!! É nítido o seu amor e paciência pelo seu filho!!! Parabéns!!! Só quem é pai ou mãe de autista tem noção real das dificuldades e desafios do dia-a-dia!!! Quem quer fechar os olhos pra realidade, quer ficar no comodismo!!!
Lucelmo, você é muito mais que um pai, é um anjo, um herói que ajuda não só seu filho, mas milhares de pessoas. Sinta-se no caminho certo como uma pessoa do bem. Continue sempre assim, nós precisamos de você! Parabéns por ser um exemplo em nossa sociedade!! ⭐️ ( 💙🧩🌻♾️🌈 )
FICO MUITO TRISTE COM A REALIDADE DAS ESCOLAS ! SOU PROFESSORA E VÓ DE DOIS AUTISTAS VEJO A FALTA DE PREPARO DOS PROFISSIONAIS !! QUEM TEM ESSA REALIDADE EM CASA TEM A EXPERIÊNCIAS DIS DOIS LADOS!! ESPERO QUE POSSAMOS EVOLUIR E OLHAR PARA OS AITISTAS COMO INDIVIDUO CAPAZ DE SER INCLUIDO NESSA SOCIEDADE!!! PARABÉNS PELO SEU TRABALHO QUE NOS AJUDA MUITO!!!
Dr...meu Miguel tem 15 anos e tbm é autista nâo verbal , nâo alfabetizado e DI grave a profunda. Fora a eplepsia refratária. Como fico feliz em ver seu jeito com ele. O meu nunca foi compreendido pelo pai e agora é abandonado. Vc é um paizâo! O neuro dele costuma dizer q ele pode não ter inteligência pra estudar, mas sabido é demais...kkkk Lhe entendo totalmente..passo o mesmo q você. Parabéns pelo trabalho. Deus abençoe vcs. O Benício é lindo!❤
Fico feliz em conhecer o Benício. Gosto muito dos conteúdos do canal. Meu filho teve o diagnóstico do Tea grau 1 este ano aos 33 anos. Foi libertador para nós dois! Foi muito difícil a infância sem entender o que estava acontecendo. Hoje já entendemos muitas coisas com os vídeos. Que Deus continue abençoando tua vida e seu trabalho. Um carinhoso abraço pra você e Benício! 😊
Parece a história minha e do meu filho...hj ele tem 37 e muita coisa já melhorou entre nós depois da descoberta (sem diagnóstico) Sem condições financeiras...,
Obrigada Benício por nos presentear com sua participação!! Professor, não há explicação para tanto conflito. O planejamento individual deixa claro que as adaptações beneficiam a todos, é uma abertura para o desenvolvimento, para o aprendizado coletivo.
Maravilhoso esse vídeo! Mostra a realidade de um pai atípico que luta pela melhoria para seu filho e tantos outros autistas. Meu filho é autista e também se chama Benício. Sucesso nessa luta árdua na construção de um mundo mais inclusivo.
Parabéns por defender essas causa trazendo seu filho , a gente sabe que é uma exposição, porém muito necessária nesse momento! Muita admiração pelo seu trabalho professor! #homologacamilo
Bom dia! Minha filha também estava no nono ano em 2023, com 16 anos. Ela não é alfabetizada e também tinha uma excelente professora de AEE. Tive sorte de ter trabalhado nessa escola também. Os irmãos dela têm Autismo nível 1. Mas o caso dela é como o do Benício. Na escola em que trabalho temos também alunos que precisam de Plano individualizado. Muito obrigada pelo compartilhamento da sua experiência. Vou compartilhar com as colegas. Gratidão!
❤❤Que amor seu filho, concordo com você que deve haver o olhar individualizado e com certeza irá ajudar nossos anjos ❤❤❤ Comecei acompanhar seu canal um pouco antes do diagnóstico do meu neto, assim como seu filho meu neto é muito amoroso,parabéns pelo seu engajamento como pai, como profissional e como uma pessoa que luta para que as mudanças ocorram para que as crianças que vivem no espectro e têm tantas coisas para aprender e também nos ensinam tanto em sermos pessoas melhores. Abraços 😊❤
Mas qual é o sentido de um aluna autista de 16 anos, não alfabetizada frequentando o nono ano? Não seria o mesmo que matricular uma criança de 4 anos no pré-vestibular? Se não pior ..
@@msz286 Se entendes o ensino como memorização conteudista faz sentido tua indagação. Porém, entendemos o ensino como uma formação geral. Trabalhar questões de lógica, de compreensão de realidade, de preparo para viver em sociedade com outros núcleos além do familiar, trabalhar a geografia e ciência de forma dinâmica e não copiando textos de quadro. A matemática através da Lógica com jogos por exemplo, avançado nos níveis de acordo a idade... E aprimorando habilidades que muitas vezes eles já trazem de casa, como as artes, os cálculos.... E quem apresenta déficits, isto tem que ser trabalhado na escola, pois todos têm direito a educação.
@@msz286 Tive a sorte de trabalhar na rede municipal e estadual. Em uma das escolas que trabalhei do município, aceitei o desafio de professora auxiliar. Vou te dar exemplos: Sétimo ano, aluna com deficiência intelectual e cadeirante, aluno com autismo e outro com síndrome de Down, a professora titular falando sobre Feudalismo, eu construindo maquete e castelo feudal com eles. Um Oitavo ano, o professor trabalhando mapa mundi, eu montando o globo e o mapa de EVA com uma aluna autista, ou seja, adaptações do mesmo conteúdo dos colegas. Tenho vários exemplos, porém não vou perder tempo com preconceito na internet. Boa semana! Paz!
Lucelmo, que gesto grandioso. Fique emocionada ao ver os sacríficos que um pai, uma mãe de criança com deficiência é capaz de fazer pra que as pessoas compreendam as necessidades de nossos filhos. Aqui em Rolim de Moura-RO tô na batalha. Estamos tentando sensibilizar a SEMEC local, mas surgiram os mesmos argumentos - que daqui a pouco escola vai virar clínica, que tem pai que tá correndo atrás de laudo pra conseguir mediador pros filhos, etc. Mas vamos rebatendo ponto a ponto. Pais e mães estão engajados no #homologacamilo
Estamos na luta sou pai de Autista 🧩 nível 3 de suporte e está mais que na hora de a sociedade em um todo olhar e compreender os Autistas e suas famílias.... #homologacamilo
Lucelmo, te admiro casa vez mais! Como mãe de autista já sei da importância do parecer. Colocar o Benício no seu vídeo deixou claro para quem não convive com autistas que o parecer é o melhor. #homologacamilo
Cada caso deve ser visto isoladamente, não adianta insistir em ensinar uma coisa que não pode ser aprendida, o professor tem toda razão em seu posicionamento
Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores já passaram. Apocalipse 21:3-4
Parabéns pela iniciativa, de nos apresentar ao Benicio! Suas colocações são muito pertinentes. Sou psicóloga e atendo crianças e adolescentes com TEA no meu municipio. Infelizmente, ainda vemos alguns absurdos como as crianças deixarem de frequentar a escola porque ainda nao tem professor de apoio, ou a ecola disponibilizar um professor de apoio para duas ou mais crianças.
Para quem, como eu, não lembrava sobre oração subordinada sindética e assindética: As orações coordenadas são aquelas que não dependem de outras para ter sentido completo. Quando as orações não são ligadas entre si por conectivos, são chamadas de orações coordenadas assindéticas. Quando as orações são ligadas por conectivos, são chamadas de orações coordenadas sindéticas P.S.: continuo sem saber... 😅 Benício lindo!
Está é a tua e a nossa missão. A luta de país atípicos. Coragem e sucesso. Muito amor e alegria na vossa vida. Mude o Brasil e espalhe para o mundo ❤️ muitos precisam de você.
🧩🌻 O meu filho é Autista nível 1 oculto com tantas lutas principalmente na escola pelo fato de andar,falar, ele não tinha o diagnóstico só depois de 5 anos saiu o diagnóstico do TEA ao 11 anos O meu filho hoje não quer ir mais à escola está Rígido Foi preciso o Dr Pedopsiquiatria ligar para escola para o meu filho ter o que sempre mereceu O RESPEITO 🧩🌻 Não é fácil, eu estou medicada também 😔 Muito obrigada pelo seu vídeo beijinho para o filhote 🌻🧩💕
Cada criança autista possui suas dificuldades. E precisa ser levado em consideração assim como vc disse. Parabéns pelo excelente trabalho. Continue com esse canal maravilhoso. Tenho aprendido muito.
Muito feliz de conhecer o Benicio, escuto vc falar dele e queria muito conhece lo. Obrigada por apresentar seu príncipe. Vc é muito querido Lucelmo. Obrigada por ser uma luz de conhecimento e empatia em nossas vidas.
Ah, Lucelmo, como vc é necessário. E que prazer conhecer o Benício. Penso como vc inclusive na questão do propósito da exposição da imagem de filhos que não autorizaram essa exposição e enquanto não têm consciência do que significa essa exposição. Obrigada por tanto. ❤
Boa tarde, sou professora do estado aqui em SC e sempre preferi e vejo o trabalho de segundo professor e escola quanto recursos e cuidados melhor que o município, isso que já trabalhei em vários município por aqui... Sou mãe tbm de um menino autista e pra mim não importa o lugar sempre terá essa insegurança de saber se ele estará bem ou se vão tratar bem falo em todos os aspectos....super válido esse conteúdo para que cada vez mais sejam feita as adaptações corretas de acordo com cada indivíduo👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado Lucelmo e Benício por compartilharem uma parte da vida de vocês. Infelizmente vivemos em um país em que decisões são guiadas por sentimentos, não por evidências, e que pessoas têm opiniões muito fortes sobre o tema sem saber nem o que é autismo nem o que é oração coordenada sindética.
Nós que somos pais , sabemos bem das necessidades dos nossos tesouros, cada dia uma luta, cada dia um aprendizado, cada dia uma evolução, cada dia uma vitória. Que o Senhor Jesus nos use cada vez mais para ajudar a melhorar a sociedade no que ela realmente precisa
Vou deixar aqui registrado que estou enfrentando frustração e ódio em níveis iguais ou acima de quando não sabia nada da minha situação de TEA e PCD. Desde metade do ano passado, por indicação de um psicólogo junguiano, colega de trabalho no setor de RH, também TEA e inscrito do canal, fui atrás de neurologista e neuropsicólogo pelo plano de saúde no Ceará. Demorou 17 semanas, entre oito sessões e atrasos para conseguir meu laudo, porém o psicólogo investigou tudo e decidiu TEA mesmo. Ocorre que, finalmente, depois de anos, consegui minha remoção para minha terra natal, dentro do setor público e simplesmente os médicos de MG, mesmo particulares, resolveram rejeitar o laudo neuropsicológico feito no Ceará! Quantas barreiras! Que absurdo! Tenho um laudo, quase inútil, que só me deu isenção no transporte público, e não consigo finalizar o diagnóstico, que é ato privativo de médico. Claro que é SÓ desembolsar um laudo particular novo, que tudo se resolve. No mínimo curioso
Que delícia poder conhecer o Benicio, ele é uma benção de DEUS! Muito obrigada doutor por nos oportunizar essas informações. DEUS te abençoe grandemente, juntos chegaremos lá!
Muito lindo esse vídeo, a afetividade se manifestando em todos os sentidos, minha tese de mestrado: afetividade na educação especial, um olhar diferenciado.
Oi, Lucelmo ainda não estou dando aulas, mas nos projetos integradores e estágios pude vivenciar um pouco da realidade da educação inclusiva, e concordo muito com o que disse, não basta só estar numa sala de aula, é necessário criar adequações do ensino-aprendizagem ser algo realmente que faça a diferença, vi em algumas salas alunos que já estavam no 9° ano e não conseguiram ter avanço, apenas ficavam as aulas sentados sem fazer atividade nenhuma. Já demos um grande passo em começar a incluir, porém para se ter uma educação inclusiva com resultados ainda falta muito.
Sim professor, precisamos de um olhar para todos. É necessário tambem uma mudança na jornada do professor com horários destinados a essa demanda por planos individualizados. Não dá para oferecer qualidade para os estudantes com a jornada atual. Professores comprometidos trabalham antes durante e depois. A inclusão têm sido feita a toque de caixa no Brasil, sofrem todos pais, estudantes e profissionais. Beijo pro Benício e boa sorte no estado.
Este plano individualizado com conteúdos específicos para o autista, também inclui, alunos autistas com nível 3 e com agressividade ficarem em salas individualizadas também?
Parabéns Pai pelo gesto de ensinar a todos. Eu sou autista e sei a dificuldade e diferença de cada caso. 1 padrão não é igual para todos assim como nosso DNA.
7 месяцев назад+1
Parabéns, é muito importante mostrar a realidade, e também a necessidade da inclusão e PEI nas escolas
❤❤ Mostrar o seu filho só comprova o quanto você é humano e o quanto você se importa com toda a comunidade autista. Eu só tenho a agradecer imensamente por ter pessoas nessa terra como você! Meu filho tem 10 anos e também é nao verbal, grau 3 e D.I. Abraço, amigo. Beijos no Benício. ☺️
Como é fofo!!! Me identifiquei muito, pois tenho um filho tea nível 3, com DI, apraxia de fala (não verbal), de 8 anos. Meu filho tem bastante agitação, estereotipias… infelizmente, nestes anos de tratamento ainda não foi possível introduzir uma forma de comunicação alternativa. Apresenta tb disruptivos frequentes. Na lutinha tb para adequar a medicação mais apropriada para ele. Tem AT escolar e domiciliar. Estamos na torcida para que ao chegar nessa idade de mocinho, tenhamos conseguido avançar em algum destes aspectos, e ver seu rapazinho, acende uma luzinha no fim do túnel pra nós aqui. Obrigada!
E eu achando que ele era apenas mais um cara estudado falando de autismo... Mas não é! Antes de qualquer coisa, ele é um pai preocupado com o filho e um professor dedicado e interessado em garantir melhorias na educação no ensino municipal e estadual para as crianças e jovens autistas.❤
Fiquei emocionada com seu vídeo. Parabéns!! Benício, olá tudo bem? Eu sou Fernanda e gostei de te conhecer. Você é um rapaz muito bonito e corajoso. Eu te admiro!!
Nós temos uma estrutura curricular, muito engessada ainda. Uma sala de aula, incompreensível e enfadonha para qq aluno. E, não é pensado um modelo mais dinâmico, participativo, atuante. Certa vez, assistindo à uma palestra do professor Luiz Antônio Gomes Sena, em que ele falava sobre os entraves para a alfabetização, muitos insights me aconteceram. Dentre eles, essa discrepância, que já pelos anos 2000, era visível entre a atuação de uma criança em seu meio e sua formatação aos modelos escolares.
Só sendo um professor sendo pai de autista para entender a real situação...tomara que isso mude. Só de assistir ao vídeo da pra ver que o Benício precisa de um acompanhamento individualizado/personalizado. Sejamos realistas e sensíveis gente! Parabéns pelo vídeo, foi necessário.
Está faltando realismo, com certeza!
Mas ele além de professor ele.e o que ? Técnico demais humano de.menos
A sala de aula dele tem quantos alunos e qtos professores pra fazer tudo que ele propõe????
Claro que temos muitas dificuldades de aplicar a teoria na prática. Pois a inclusão deve existir mas tem que se criar ambiente para isso. Crianças no espectro precisam se socilalizar, ter na vida escolar a diversidade que é a vida em sociedade 🌻🙏🏽
Parabéns professor,pelo seu grande trabalho somente um professor para ter essa visão.
Sou Pedagoga e com um filho Autista. O Meu filho, é um anjo tranquilo. E entende tudo o que falamos. A socialização dele com outras pessoas e lugares são perfeitos. Ele frequenta restaurantes, cinema, festas...
Mas a parte educacional eu já desisti. Existe uma falta de Conhecimento Pedagógico para Autistas. Eu levava, planos de aulas, para os professores dele, para que fossem, usados em sala de aula. Eles, são alfabetizados com palavras concretas. . Ex: casa, carro, pão, biscoito etc...
Eles, diferente das outras criancas, ditas "normais". Não apredem vogais e nem alfabeto. Meu filho não vai pra Faculdade. Hoje, se meu filho, escrever o nome dele. Eu já fico muito Feliz.❤ E faze- lo Feliz, é o objetivo da minha Vida.
Eu sei que deve ser muito corrido, mas vc já tentou alfabetiza lo em casa?
Selma também sou mãe de um autista e meu lindão tem 4 anos a questão do alfabeto e vogais não se aplica à todos os autistas pq meu pequeno fui ensinando o alfabeto e as vogais pelo som das letras e já lê texto fluentemente. Infelizmente essa é uma realidade para crianças não autistas ("típicas"),pois tenho uma filha de 10 anos (não é do mesmo pai) que tem coleguinhas "típicos" que não sabem ler no quinto ano do fundamental na escola estadual. Aí bate o desespero porque o que sobra pras crianças atípicas como as nossas?? Percebí a dificuldade dos coleguinhas no terceiro ano quando ela chegava em casa comentando. Aí pensei no meu pequeno e comecei aos 2 anos a brincar com as letras e os números. Na época ele não era verbal veio falar com 3 anos e 2 meses! Que JESUS te abençoe a vc e todos os pais de crianças atípicas!❤
E a sala de AEE? E a profissional (psicopedagoga)?
Sou professora e a realidade que vivo é de a cada ano recebermos mais alunos com TEA. Está aumentando exponencialmente. No município que vivo e trabalho essa questão está sendo tratada com o maior descaso, salas de educação infantil recebendo 4 alunos com TEA, na mesma sala, que comporta 25 alunos. É humanamente impossível se trabalhar assim com nenhum apoio praticamente. Precisamos rever essa questão com urgência, são colocados pra auxiliar o professor estagiários de pedagogia, que muitas vezes diante da dificuldade não ficam. Não vamos aguentar por muito tempo, o futuro da educação me parece sombrio, teremos muitos professores doentes e creio que daqui uns anos ninguém vai se dedicar a essa profissão
Pois é, é uma realidade bem difícil. Se os pais já tem dificuldade com um autista em casa, não é justo achar que só a professora e 1 estagiário conseguem com esses alunos todos. O recreio também é difícil, já que às vezes é só o estagiário por conta de uma sala toda.
Com certeza amiga!!
Essa fala sua amiga é muito necessária. Infelizmente estão literalmente jogando crianças dentro da sala e nós não temos apoio nenhum. Vou fazer uma faculdade em outra área pq sinceramente do jeito que está ficando eu não me imagino aposentando dentro de uma sala de aula sem o mínimo de recursos para atender de forma digna as crianças com Tea e outros transtornos que necessitam de um atendimento de fato de qualidade!
Muito importante o seu comentário, mas se o aluno tem o laudo de TEA com certeza cada aluno deveria ter um professor de apoio para a criança, está na Lei.
Até porque os autistas sofrem muito com barulhos e interações sociais.
Aqui na minha cidade também estou lutando para conseguir uma PAP para meu filho na Escola, porque a própria Escola se recusa a atender a solicitação, ele estuda na mesma escola desde o pré, já faz 3 anos, o laudo saiu ano passado em Julho.
E nesse tempo na escola meu filho já apanhou muito, caiu, sofreu discriminação e continuo sem resposta.
Concordo plenamente que as Escolas não estão preparadas para receber pessoas com TEA e outros transtornos.
Precisamos cobrar ensino de qualidade, porque ir colocando crianças dentro da sala de aula sem dar a assistência necessária vai gerar grandes problemas num futuro próximo, tanto para professores que não estão preparados, e principalmente para as crianças que estão sofrendo com tantos estímulos.
Estamos tendo tantos diagnósticos de TEA assim como de outros transtornos também, meu filho de 23 anos também teve diagnóstico ano passado.
Atualmente os médicos estão mais atualizados e por isso tantos diagnóstico inclusive tardios.
Oi amiga, penso exaramente isso. E nao limito aos alunos com 5ranstorno e deficiencia, sao todos. Todos saem perdendo, pois nao temps suporte algum ou qdo se tem é deficitário. Salas cheias, sem recurso e esquecem que o prof é somente um e nao vejo uma ajuda real até muito importante, que ninguem fala que é ajuda pdicologica tb alem pras familias pros profs saberem lidar com esses desafios. Muitos adoecem ou deixam profissao por descaso de anos com nós!!!
É tão lindo ver uma criança com autismo que teve e tem os recursos para se desenvolver. É uma pena que essa não é a realidade para muitos, talvez até a maioria.
Olá Benício! Seja bem-vindo sempre!❤
Tenho um guri TEA II de suporte, e por inúmeras razões, principalmente o desinteresse do Estado em preparar os profissionais da educação para acolher os PCDs, hoje praticamos o homeschooling e posso dizer com total certeza que foi a melhor escolha que eu fiz pro meu guri! Tentamos o ensino regular, mas foi um desastre! Hj ele está apenas com 6 aninhos, está alfabetizado, faz as operações básicas de matemática, é bilíngue tem noção de espaço geográfico, etc…. Não é nada fácil assumir essa responsabilidade, mas faz diferença!
vc conseguiu mesmo matriculado o home schooling é escola particular?
@cleoribeiro5745 home quer dozer casa em inglês, quer dizer educação dada em casa pelos pais...
nossa q legal, ate um respeito a caracteristicas de alguns autismo q nao quer se socializar!! É possivel, q bom
Falta é condições, minha tinha tem 12 anos de prefeitura,muito bem preparada,mas na sala tem 25,30 alunos especiais. Como ela vai dar,esse atendimento individual?Como ter sensibilidade? Não tem como...
Que horrível, esse pai está forçando a mente desse menino. Deixe ele fazer o que desejar, brincar, dormir à vontade. Esse menino precisa de liberdade! O que esse menino precisa é de cuidados, manutenção, carinho, e brinquedos. Jamais o forçar a trabalhos exaustivos para a mente dele. O que esse pai está fazendo é um absurdo.
Como eles precisam de amor, de atenção, ô meu Deus proteja essas crianças ❤
Que trabalho fantástico vc faz, dr Lucelmo! Seu nome já está gravado na história do autismo no Brasil, principalmente no que diz respeito a educação. Obrigada! Benício é lindo! #homologacamilo
Muito obrigado! #homologacamilo
Que vídeo inteligente, parabéns e que Deus os abençoe ❤
Parabens pelo seu trabalho.Vá em frente.As pessoas precisam dessas orientaçoes
Que horrível, esse pai está forçando a mente desse menino. Deixe ele fazer o que desejar, brincar, dormir à vontade. Esse menino precisa de liberdade! O que esse menino precisa é de cuidados, manutenção, carinho, e brinquedos. Jamais o forçar a trabalhos exaustivos para a mente dele. O que esse pai está fazendo é um absurdo.
@@padrebevictorpratyvar1582 eu não entendi seu comentário. Certamente não assistiu até o final.
Sou professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro desde 2010 e tenho aprendido muito com a diversidade que há no ambiente escolar (inclusive, tem sido uma das inspiração da minha formação continuada). Amei a participação do Benício! Parabéns pelos dezesseis desse lindo e gratidão por seu trabalho tão necessário aqui no youtube!
Professor, seu nome já está na história da educação desse país. Obrigado pela sua dedicação a essa comunidade que tanto carece, mas que também nunca ganhou tanta visibilidade como nos dias atuais.
Um abraço pra vc e para o Benício!
Obrigado, um grande abraço!
Que horrível, esse pai está forçando a mente desse menino. Deixe ele fazer o que desejar, brincar, dormir à vontade. Esse menino precisa de liberdade! O que esse menino precisa é de cuidados, manutenção, carinho, e brinquedos. Jamais o forçar a trabalhos exaustivos para a mente dele. O que esse pai está fazendo é um absurdo.
Sou pedagoga formada, mas hj trabalho acompanhando um aluno autista em uma escola particular, tenho sofrido por não poder ter um ensino individualizado e personalizado pra essa criança, a maior parte do tempo de aula eu passo narrando as respostas pra ele, essa criança tem um potencial enorme de aprendizado, mas precisa ser respeitada dentro das suas limitações e do seu tempo de aprendizado.
meu filho esta em escola particular e a propria professora disse que ele tera o PEI, ou seja muitas escolas entendem o que é o PEI e ja estão praticando, a homologação é essencial
O ensino individualizado é obrigação da escola dar.
@@eliasfranca7173não é tão simples assim. As escolas particulares darão. Mas já as públicas.........
Poderia ser feito alguma atividade em sala no qual os alunos fora do espectro participem com os alunos dentro do espectro.
E sim necessário um ensino diferenciado para os autistas mas tbm um modo dos demais incluírem e aceitarem
Lucelmo obrigada por abrir a história do Benício em prol a causa do TEA. Sou mãe atipica de uma menina de 19 anos e ver que a situação na escola está em plena luta para evolução me traz esperança.
#homologacamilo
Bom dia! Sou professora e mãe atípica, perfeita as suas colocações, precisamos desse olhar para realmente garantir a qualidade e equidade na Educação.
Que horrível, esse pai está forçando a mente desse menino. Deixe ele fazer o que desejar, brincar, dormir à vontade. Esse menino precisa de liberdade! O que esse menino precisa é de cuidados, manutenção, carinho, e brinquedos. Jamais o forçar a trabalhos exaustivos para a mente dele. O que esse pai está fazendo é um absurdo.
Quando a individualização do ensino é tida como discriminação, tiramos as oportunidades e os direitos fundamentais do seu Benício, do meu Marcelo e tantos outros alunos como os nossos filhos. #homologacamilo
Obrigada por compartilhar a presença do Benício com todos nós, trazendo um assunto tão importante. Sou grata por fazer parte desse canal.
Eu quem agradeço
Que rapaz lindo! Deus abençoe grandemente a vida de vocês.
Muito importante vc trazer Benício meu filho tambem e autista esta em investigação também do Dth
Que sorte tem o Benício de ter pais tão carinhosos e cuidadosos como vocês ❤
Doutor, o senhor é uma pessoa admirável, simplesmente admirável ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Sou professor. Esse vídeo é necessário... Deveria ser passado para todos os professores e pais.
Oi Benício, sua presença iluminou os esclarecimentos de seu pai! beijos para você !
Muito obrigado
Por gentileza. Sempre que possível, traga Benício por aqui. ❤
Que amor o papai e filho!!! É nítido o seu amor e paciência pelo seu filho!!! Parabéns!!! Só quem é pai ou mãe de autista tem noção real das dificuldades e desafios do dia-a-dia!!! Quem quer fechar os olhos pra realidade, quer ficar no comodismo!!!
Prazer em te conhecer Benício ❤ Obrigada por lutar pelos nossos direitos Lucelmo ❤
Tudo por causa dele!
Lucelmo, você é muito mais que um pai, é um anjo, um herói que ajuda não só seu filho, mas milhares de pessoas. Sinta-se no caminho certo como uma pessoa do bem. Continue sempre assim, nós precisamos de você! Parabéns por ser um exemplo em nossa sociedade!! ⭐️
( 💙🧩🌻♾️🌈 )
FICO MUITO TRISTE COM A REALIDADE DAS ESCOLAS !
SOU PROFESSORA E VÓ DE DOIS AUTISTAS
VEJO A FALTA DE PREPARO DOS PROFISSIONAIS !!
QUEM TEM ESSA REALIDADE EM CASA TEM A EXPERIÊNCIAS DIS DOIS LADOS!!
ESPERO QUE POSSAMOS EVOLUIR E OLHAR PARA OS AITISTAS COMO INDIVIDUO CAPAZ DE SER INCLUIDO NESSA SOCIEDADE!!!
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO QUE NOS AJUDA MUITO!!!
Lucelmo, acredito que no Céu teremos pessoas como Você, exemplo de SER HUMANO! Que Deus Abençoe muito a sua FAMÍLIA.
Dr...meu Miguel tem 15 anos e tbm é autista nâo verbal , nâo alfabetizado e DI grave a profunda. Fora a eplepsia refratária. Como fico feliz em ver seu jeito com ele. O meu nunca foi compreendido pelo pai e agora é abandonado. Vc é um paizâo! O neuro dele costuma dizer q ele pode não ter inteligência pra estudar, mas sabido é demais...kkkk Lhe entendo totalmente..passo o mesmo q você. Parabéns pelo trabalho. Deus abençoe vcs. O Benício é lindo!❤
Fico feliz em conhecer o Benício.
Gosto muito dos conteúdos do canal.
Meu filho teve o diagnóstico do Tea grau 1 este ano aos 33 anos.
Foi libertador para nós dois!
Foi muito difícil a infância sem entender o que estava acontecendo.
Hoje já entendemos muitas coisas com os vídeos.
Que Deus continue abençoando tua vida e seu trabalho.
Um carinhoso abraço pra você e Benício! 😊
Parece a história minha e do meu filho...hj ele tem 37 e muita coisa já melhorou entre nós depois da descoberta (sem diagnóstico) Sem condições financeiras...,
Este é um dos seus melhores e mais claros vídeos: fala sobre o a necessidade real do PEI e tem a participação da sua família. Parabéns, Lucelmo!
Não foi uma decisão fácil, mas necessária!
Bem vindo Benício 🎉👏🏻👏🏻
Parabéns ❤lindo filho !linda família e belíssimo trabalho!🎉
Obrigada Benício por nos presentear com sua participação!! Professor, não há explicação para tanto conflito. O planejamento individual deixa claro que as adaptações beneficiam a todos, é uma abertura para o desenvolvimento, para o aprendizado coletivo.
Primeiro obrigada Benício ❤ e gratidão professor por lutar juntos com todos nós por um plano de ensino mais assertivo e mais adequado.
Assim seja!
Maravilhoso esse vídeo! Mostra a realidade de um pai atípico que luta pela melhoria para seu filho e tantos outros autistas. Meu filho é autista e também se chama Benício. Sucesso nessa luta árdua na construção de um mundo mais inclusivo.
Seguimos na luta!
Parabéns por defender essas causa trazendo seu filho , a gente sabe que é uma exposição, porém muito necessária nesse momento! Muita admiração pelo seu trabalho professor! #homologacamilo
Nesse momento precisamos mesmo todos estarmos empenhados!
#homologacamilosantana
Bom dia! Minha filha também estava no nono ano em 2023, com 16 anos. Ela não é alfabetizada e também tinha uma excelente professora de AEE. Tive sorte de ter trabalhado nessa escola também. Os irmãos dela têm Autismo nível 1. Mas o caso dela é como o do Benício. Na escola em que trabalho temos também alunos que precisam de Plano individualizado. Muito obrigada pelo compartilhamento da sua experiência. Vou compartilhar com as colegas. Gratidão!
Estamos juntos!
❤❤Que amor seu filho, concordo com você que deve haver o olhar individualizado e com certeza irá ajudar nossos anjos ❤❤❤
Comecei acompanhar seu canal um pouco antes do diagnóstico do meu neto, assim como seu filho meu neto é muito amoroso,parabéns pelo seu engajamento como pai, como profissional e como uma pessoa que luta para que as mudanças ocorram para que as crianças que vivem no espectro e têm tantas coisas para aprender e também nos ensinam tanto em sermos pessoas melhores.
Abraços 😊❤
Mas qual é o sentido de um aluna autista de 16 anos, não alfabetizada frequentando o nono ano? Não seria o mesmo que matricular uma criança de 4 anos no pré-vestibular? Se não pior ..
@@msz286 Se entendes o ensino como memorização conteudista faz sentido tua indagação. Porém, entendemos o ensino como uma formação geral. Trabalhar questões de lógica, de compreensão de realidade, de preparo para viver em sociedade com outros núcleos além do familiar, trabalhar a geografia e ciência de forma dinâmica e não copiando textos de quadro. A matemática através da Lógica com jogos por exemplo, avançado nos níveis de acordo a idade... E aprimorando habilidades que muitas vezes eles já trazem de casa, como as artes, os cálculos.... E quem apresenta déficits, isto tem que ser trabalhado na escola, pois todos têm direito a educação.
@@msz286 Tive a sorte de trabalhar na rede municipal e estadual. Em uma das escolas que trabalhei do município, aceitei o desafio de professora auxiliar. Vou te dar exemplos:
Sétimo ano, aluna com deficiência intelectual e cadeirante, aluno com autismo e outro com síndrome de Down, a professora titular falando sobre Feudalismo, eu construindo maquete e castelo feudal com eles.
Um Oitavo ano, o professor trabalhando mapa mundi, eu montando o globo e o mapa de EVA com uma aluna autista, ou seja, adaptações do mesmo conteúdo dos colegas. Tenho vários exemplos, porém não vou perder tempo com preconceito na internet. Boa semana! Paz!
Lucelmo, que gesto grandioso. Fique emocionada ao ver os sacríficos que um pai, uma mãe de criança com deficiência é capaz de fazer pra que as pessoas compreendam as necessidades de nossos filhos. Aqui em Rolim de Moura-RO tô na batalha. Estamos tentando sensibilizar a SEMEC local, mas surgiram os mesmos argumentos - que daqui a pouco escola vai virar clínica, que tem pai que tá correndo atrás de laudo pra conseguir mediador pros filhos, etc. Mas vamos rebatendo ponto a ponto. Pais e mães estão engajados no #homologacamilo
Estamos na luta sou pai de Autista 🧩 nível 3 de suporte e está mais que na hora de a sociedade em um todo olhar e compreender os Autistas e suas famílias.... #homologacamilo
Obrigado por abraçar e ser, voz para quem não tem voz , creio em deus que meu filho um dia tera seus direitos garantido,
Lucelmo, te admiro casa vez mais! Como mãe de autista já sei da importância do parecer. Colocar o Benício no seu vídeo deixou claro para quem não convive com autistas que o parecer é o melhor. #homologacamilo
Que bonito professor, isso se chama amor a vidas. Deus abençoe seu filho.
Assim seja!
👏👏👏 Papai dedicado e feliz aniversário pra vc e Deus abençoe sempre vocês todos 🙏🙏🙏🙏❤❤❤❤
Olá, Benício ❤
Muito bom ter um professor, que vem esclarecer de forma tão específica, um assunto tão necessário, de tanta urgência 👏👏
Eu sou autista de nível 1 e em breve serei psiquiatra. Esse vídeo foi muito importante para mim.
eu tenho uma professora apoio na faculdade, até mandei para ela
Cada caso deve ser visto isoladamente, não adianta insistir em ensinar uma coisa que não pode ser aprendida, o professor tem toda razão em seu posicionamento
Como professora concordo plenamente com você temos que considerar o aluno como único é necessário o PEI. Bem como a avaliação individualizada..
Professores sabem bem a realidade!
Eles não gostam de ficar parados, ouvindo, sobretudo, escutando o que não é do seu interesse.
Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores já passaram.
Apocalipse 21:3-4
Parabéns pela iniciativa, de nos apresentar ao Benicio! Suas colocações são muito pertinentes. Sou psicóloga e atendo crianças e adolescentes com TEA no meu municipio. Infelizmente, ainda vemos alguns absurdos como as crianças deixarem de frequentar a escola porque ainda nao tem professor de apoio, ou a ecola disponibilizar um professor de apoio para duas ou mais crianças.
Para quem, como eu, não lembrava sobre oração subordinada sindética e assindética:
As orações coordenadas são aquelas que não dependem de outras para ter sentido completo. Quando as orações não são ligadas entre si por conectivos, são chamadas de orações coordenadas assindéticas. Quando as orações são ligadas por conectivos, são chamadas de orações coordenadas sindéticas
P.S.: continuo sem saber... 😅
Benício lindo!
Eu sou autista. E entendi isso na primeira aula. Mas eu nâo tenho deficiência cognitiva
Obrigada por nos representar como pais de filhos autistas, muito orgulho da sua luta !
Que lindo o teu filho. Deus abençoe muito vocês.
Foi uma aula perfeita! Parabéns pela contribuição e participação, Benício! 👏🏻👏🏻👏🏻📚💯
Muito lindo como você é carinhoso com seu filho e o ama. Que possa ser exemplo para tantos pais que abandonam filhos especiais ou não têm paciência.
Beijos para você também Benício ❤ Que Deus abençoe sempre sua vida e sua família 🙏😊❤️. Você está evoluindo! Acredite ❤
Está é a tua e a nossa missão. A luta de país atípicos. Coragem e sucesso. Muito amor e alegria na vossa vida. Mude o Brasil e espalhe para o mundo ❤️ muitos precisam de você.
Amei os esclarecimentos👏🏻👏🏻👏🏻💯💕🙋🏻♀️ gratidão 😘🩵
🧩🌻 O meu filho é Autista nível 1 oculto com tantas lutas principalmente na escola pelo fato de andar,falar, ele não tinha o diagnóstico só depois de 5 anos saiu o diagnóstico do TEA ao 11 anos
O meu filho hoje não quer ir mais à escola está Rígido
Foi preciso o Dr Pedopsiquiatria ligar para escola para o meu filho ter o que sempre mereceu
O RESPEITO 🧩🌻
Não é fácil, eu estou medicada também 😔
Muito obrigada pelo seu vídeo beijinho para o filhote 🌻🧩💕
Bom conhecer seu filho também.
Nossa Senhora abençoe sua família.
Hoje,estou com 61 anos e tive meu diagnóstico de autismo aos 59 anos de idade e seus vídeos me ajudaram muito a tomar a decisão de procurar um médico.
Importante foi que vc sabe agora
Gratidão pela postagem, prezado Doutor!!!
Cada criança autista possui suas dificuldades. E precisa ser levado em consideração assim como vc disse. Parabéns pelo excelente trabalho. Continue com esse canal maravilhoso. Tenho aprendido muito.
Que Deus continue abençoando vocês. Parabéns
É um anjo, que Deus continue os abençoando. ❤
Muito feliz de conhecer o Benicio, escuto vc falar dele e queria muito conhece lo. Obrigada por apresentar seu príncipe. Vc é muito querido Lucelmo. Obrigada por ser uma luz de conhecimento e empatia em nossas vidas.
❤ obrigada por nos ajudar em seus vídeos e por compartilhar sua história e lindo filho ❤ sucesso sempre.
Ah, Lucelmo, como vc é necessário. E que prazer conhecer o Benício. Penso como vc inclusive na questão do propósito da exposição da imagem de filhos que não autorizaram essa exposição e enquanto não têm consciência do que significa essa exposição. Obrigada por tanto. ❤
Seja bem-vindo sempre, Benício! Você é lindo e que benção ter pais tão voltados para o seu bem-estar!
Obrigado 🙌
Que sorte do Benicio ter esse pai do coração tao lindo e compreensivo 🩷🩷🩷
Beijo, lindo Benicio! Prof. Lucelmo, parabéns por tudo o que é.
Sem qualquer demagogia ou clichê, quanto mais conheço sua história, mais te admiro!
Obrigado, acho que aos poucos as pessoas entendem minhas motivações!
Boa tarde, sou professora do estado aqui em SC e sempre preferi e vejo o trabalho de segundo professor e escola quanto recursos e cuidados melhor que o município, isso que já trabalhei em vários município por aqui...
Sou mãe tbm de um menino autista e pra mim não importa o lugar sempre terá essa insegurança de saber se ele estará bem ou se vão tratar bem falo em todos os aspectos....super válido esse conteúdo para que cada vez mais sejam feita as adaptações corretas de acordo com cada indivíduo👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado Lucelmo e Benício por compartilharem uma parte da vida de vocês. Infelizmente vivemos em um país em que decisões são guiadas por sentimentos, não por evidências, e que pessoas têm opiniões muito fortes sobre o tema sem saber nem o que é autismo nem o que é oração coordenada sindética.
Nós que somos pais , sabemos bem das necessidades dos nossos tesouros, cada dia uma luta, cada dia um aprendizado, cada dia uma evolução, cada dia uma vitória. Que o Senhor Jesus nos use cada vez mais para ajudar a melhorar a sociedade no que ela realmente precisa
Vou deixar aqui registrado que estou enfrentando frustração e ódio em níveis iguais ou acima de quando não sabia nada da minha situação de TEA e PCD.
Desde metade do ano passado, por indicação de um psicólogo junguiano, colega de trabalho no setor de RH, também TEA e inscrito do canal, fui atrás de neurologista e neuropsicólogo pelo plano de saúde no Ceará.
Demorou 17 semanas, entre oito sessões e atrasos para conseguir meu laudo, porém o psicólogo investigou tudo e decidiu TEA mesmo.
Ocorre que, finalmente, depois de anos, consegui minha remoção para minha terra natal, dentro do setor público e simplesmente os médicos de MG, mesmo particulares, resolveram rejeitar o laudo neuropsicológico feito no Ceará!
Quantas barreiras! Que absurdo!
Tenho um laudo, quase inútil, que só me deu isenção no transporte público, e não consigo finalizar o diagnóstico, que é ato privativo de médico.
Claro que é SÓ desembolsar um laudo particular novo, que tudo se resolve.
No mínimo curioso
Deus abençoe grandemente você e sua família ❤
Parabéns Lucelmo e obrigada Benício ♥️
Quanto amor por esse super pai!!! Amei o beijo Benício!!!
Obrigado de dividir seu lindo filho ❤meu filho tem 20 anos, com DI e T21e TEA❤
Parabéns por nos ensinar um pouco mais sobre este assunto importante.
Amooooo seu Canal!!
Parabéns!! Sou dentista e seu canal muito me ajuda!!
Deus abençoe grandemente o Benício e sua família!🙌
Que delícia poder conhecer o Benicio, ele é uma benção de DEUS! Muito obrigada doutor por nos oportunizar essas informações. DEUS te abençoe grandemente, juntos chegaremos lá!
Muito lindo esse vídeo, a afetividade se manifestando em todos os sentidos, minha tese de mestrado: afetividade na educação especial, um olhar diferenciado.
Lindo!!!! Muito carinho e muito amor para você, Benício. ❤❤❤❤❤❤
Oi, Lucelmo ainda não estou dando aulas, mas nos projetos integradores e estágios pude vivenciar um pouco da realidade da educação inclusiva, e concordo muito com o que disse, não basta só estar numa sala de aula, é necessário criar adequações do ensino-aprendizagem ser algo realmente que faça a diferença, vi em algumas salas alunos que já estavam no 9° ano e não conseguiram ter avanço, apenas ficavam as aulas sentados sem fazer atividade nenhuma. Já demos um grande passo em começar a incluir, porém para se ter uma educação inclusiva com resultados ainda falta muito.
Queridos vcs, gratidão aos dois
Parabéns! Deus abençoe vocês em Jesus Cristo todos os dias!
❤ Benicio, parabéns pelo seu aniversário, seja muito feliz.
BEIJOS BENÍCIO PARABENS PELO VIDEO❤
Gratidao pelo seu canal ❤
Muito legal ,felicidades vai dar certo
Excelente canal! Parabéns!
Sim professor, precisamos de um olhar para todos. É necessário tambem uma mudança na jornada do professor com horários destinados a essa demanda por planos individualizados. Não dá para oferecer qualidade para os estudantes com a jornada atual. Professores comprometidos trabalham antes durante e depois. A inclusão têm sido feita a toque de caixa no Brasil, sofrem todos pais, estudantes e profissionais.
Beijo pro Benício e boa sorte no estado.
Este plano individualizado com conteúdos específicos para o autista, também inclui, alunos autistas com nível 3 e com agressividade ficarem em salas individualizadas também?
Parabéns Pai pelo gesto de ensinar a todos. Eu sou autista e sei a dificuldade e diferença de cada caso. 1 padrão não é igual para todos assim como nosso DNA.
Parabéns, é muito importante mostrar a realidade, e também a necessidade da inclusão e PEI nas escolas
❤❤ Mostrar o seu filho só comprova o quanto você é humano e o quanto você se importa com toda a comunidade autista. Eu só tenho a agradecer imensamente por ter pessoas nessa terra como você! Meu filho tem 10 anos e também é nao verbal, grau 3 e D.I. Abraço, amigo. Beijos no Benício. ☺️
Como é fofo!!!
Me identifiquei muito, pois tenho um filho tea nível 3, com DI, apraxia de fala (não verbal), de 8 anos.
Meu filho tem bastante agitação, estereotipias… infelizmente, nestes anos de tratamento ainda não foi possível introduzir uma forma de comunicação alternativa. Apresenta tb disruptivos frequentes. Na lutinha tb para adequar a medicação mais apropriada para ele. Tem AT escolar e domiciliar. Estamos na torcida para que ao chegar nessa idade de mocinho, tenhamos conseguido avançar em algum destes aspectos, e ver seu rapazinho, acende uma luzinha no fim do túnel pra nós aqui.
Obrigada!
Deus abençoe so gratidão por explicar tao bem ,com carinho o tema ajuda muito. Total.😊❤
E eu achando que ele era apenas mais um cara estudado falando de autismo... Mas não é! Antes de qualquer coisa, ele é um pai preocupado com o filho e um professor dedicado e interessado em garantir melhorias na educação no ensino municipal e estadual para as crianças e jovens autistas.❤
Fiquei emocionada com seu vídeo. Parabéns!! Benício, olá tudo bem? Eu sou Fernanda e gostei de te conhecer. Você é um rapaz muito bonito e corajoso. Eu te admiro!!