Olá Pessoal! No minuto 2:15 é dito que uma expedição russa chegou no Alasca em 1941, quando na verdade foi em 1741. Foi um erro na narração. Peço desculpas pelo equívoco. Grande abraço a todos!
Muito obrigado pelo elogio @Diogo Cardoso ! Posso falar sobre o Hawaii, sim! Na verdade, tenho a intenção de fazer vídeos falando de vários Estados e Províncias de diferentes países. De qualquer forma, agradeço a sua sugestão e vou colocar ela como prioridade. Grande abraço!!!
@@globalizandoconhecimento eu ainda acho o negócio de indepencia do Brasil ainda mais foda, enquanto práticamente todos os países latinos lutaram para serem independentes da Espanha, o Brasil simplesmente pagou Portugal de forma pacífica.
Apenas o carvão mineral em reservas identificadas no Alaska são de 140 bilhões de toneladas que vale algo em torno de U$14 trilhões. Segundo sites confiáveis o potencial geológico total das bacias de carvão são 3 - 5 trilhões de toneladas e o Alaska detém uma grande parte de todo carvão mineral dos EUA. Alaska é extremamente rico em recursos minerais energéticos isso porque esta na mesma linha Continental da Siberia que fica do outro lado. Dentro da NPR-A no Alaska que tem uma área total de 95.506 KM² ou bem menos que 10% da território do alaska existe 1200- 1500 KM³ de gás natural que em valor por 1000m³ de maneira conservadora vale entre U$720 bihões a U$900 bilhões. E o total de gás natural não descoberto potencial do Alaska é de 4000 KM³ que ao valor de U$600,00 por 1000m³ vale U$2.4 trilhões. O petróleo convencional descoberto no Alaska somando o viável para extração e o não viável é de 70 bilhões de barris e o petróleo convencional não descoberto estimado é de 24 bilhões de barris que ao total vale U$7.5 trilhões. O Alaska também é rico em chumbo, prata, ouro, cobre e zinco. Sim foi o melhor negócio feito no século 19. Apenas o gás natural na NPR-A paga o que custou o Alaska inúmeras vezes.
Pior q foi o melhor negócio para os Estados Unidos porém o pior para a Rússia pois eles não sabiam que lá tinha tantos minérios e hj eles querem compra de volta
Acredito que seja usando uma rota pelo Ártico, né? A distância por essa rota seria, sim, mais curta. Mas levando em conta o gelo do Ártico, essa rota fica comprometida. Imagine, então, na época em que o Alasca era russo. Mas acredita-se que, daqui a alguns anos, com o aquecimento que vem ocorrendo, essas rotas se tornem mais viáveis. Obrigado pelo comentário!
Para isso, o seu avião teria que fazer vôo transpolar, o que não é aconselhável pois o Sr ficaria sem satélite gps e provavelmente sem comunicação via satélite, dentre outros meios. No entanto, nada impede que assim o faça. Porém, mesmo nesse caso, não haveria necessidade de sobrevoar território de nenhum país europeu.
Vídeo bastante esclarecedor sobre essa região do Alasca e do estreito de Bhering, inclusive o porquê de assim ter esse nome. Parabéns pela qualidade do conteúdo e da ótima narração.
Digo e repito, se os professores de hj pudessem sempre elaborar uma aula especifica assim, ilustrativa, no formato de video, a galera aprendia rapidinho. Ate hj nem lembro o que aprendi de historia e geografia na escola kkkkkkk
Muito interessante! No deserto de areia do Oriente Médio, escondia-se muito petróleo! Debaixo do gelo do Alaska, também! O quê deverá estar oculto embaixo da selva amazônica? Pois é!
Água. Que é o petróleo do futuro, que é a razão pela qual é FUNDAMENTAL deixar a Amazônia para quem entende de floresta, ou seja, os povos indígenas. Se deixarmos nas mãos dos brancos, o mundo inteiro vai morrer de sede.
O Alasca também é um território muito estratégico, além de que anchorage na guerra fria, era usada como escala para ir pro Japão e outros países da Ásia com avião.
Excelente muito bom... adoro seus vídeos. Como é bom conhecimento, que o Brasil consiga crescer e virar uma grande economia para nós a população viver bem..
Valeu @DLS22MESTRE JOGOS E LANCES ! Conhecimento é, realmente, muito bom. E tomara que a gente nunca perca a esperança de ver o Brasil prosperando. Abraço!!!
Império Russo é impressionante. Sabes se ele considerava esses locais distantes da Capital como colônias? Como era a relação deles com os povos que já habitavam as regiões? Consideravam russos também ou faziam atrocidades como outras potências europeias na mesma época?
Do mesmo jeito que o Império Russo tratava os Kazaques,Usbeques,Tajiques, Turcomenos,Quirquises, etc. Obrigando eles a cederam as terras ao império Russo, e em troca os Russos deixavam eles quietos na deles, na maioria das vezes era assim...na maioria.
NÃO..Os RUSSOS TIRÂNICOS E INVASORES DA UCRÂNIA,D DOUTROS PAÍSES MAS,Só,Viam Ax POTÊNCIAS Ocidentais E Européias,COMO PORTUGAL E INGLATERRA E OUTRAS NAÇÕES Europeias,COMO COLONIZADORES E Escravagistas..ELES Oz RUSSOS TIRÂNICOS E INVASORES DA UCRÂNIA D DOUTRAS NAÇÕES INCLUINDO POVOS COM FRONTEIRAS COM ESSA MISERÁVEL RÚSSIA BOLCHEVIQUE STALINISTAS LENINISTAS Ou COMUNISTAS TOTALITÁRIOS E SELVAGENS E SANGUINÁRIOS ..AFINAL Os RUSSOS,FORAM DOS PAÍSES QUE MAIS NAÇÕES INVADIRAM Ao LONGO da SUA TRISTE HISTÓRIA DOS SELVAGENS AFINAL SEMPRE INVADIRAM TODOS OS POVOS Do MUNDO A3 SUA VOLTA..Mas ELES Os SOVIÉTICOS Ou RUSSOS TIRÂNICOS E INVASORES DA UCRÂNIA E De TODOS Os POVOS À SUA VOLTA...É BOM Que Se DIGA Z VERDADE...VEJAM ESSA INVASÃO À UCRÂNIA PELO ESPIÃO E MAFIOSO DO PUFIM AZEDO..Ou SERÁ QUE NINGUÉM ESTÁ Assistindo À ESSA INVASÃO À UCRÂNIA PELO ESPIÃO E MAFIOSO Do PUfim Da KGB ESSE MAFIOSO Do PUfim....ATÉ QUANDO O MUNDO ACORDA...??????
@@Thegod__ PARABÉNS A VOCÊ POR FALAR A VERDADE PURÍSSIMA ..TEMOS QUE Desmascarar ESSE POVO Da RÚSSIA..SÃO INVASORES SOVIÉTICOS Dr TODOS OS POVOS Do MUNDO. AFINAL Atacavam OS OUTROS POVOS E PAÍSES...E ELES..?,????QUE INVADIRAM E Massacraram D ESCRAVIZARAM TODOS OS POVOS Do MUNDO. PORQUÊ,NINGUÉM FALA SOBRE TODOS ESSES CRIMES,QUE Os RUSSOS Têm PRATICADO CONTRA TODOS OS POVOS Do MUNDO....PORQUÊ...????TAMBÉM Se ACHAM DONOS Da UCRÂNIA..????
Excelente Video meu amigo !!! Confeso que não esperava um video sobre esse lugar tive a oportunidade de conhecer esse maravilhoso estado , trabalhei na Millrock Exploration Corporation na epoca em paceria com a Vale , Anchorage é uma otima cidade de se viver , custo de vida excelente o unico ponto negativo é o frio mas com o tempo você se acostuma. Durante as ferias tive a oportunidade de conhecer a Ilha de Kodiak lugar maravilhoso as paisagens são coisas surreais. No contexto historico fico imaginando como seria se a Russia não tivesse vendido para os Estados Unidos , a Guerra Fria poderia te sido bem diferente heheh . Grande Abraço !!!
E aí @Jou ! Que bom que gostou desse vídeo também! E que coincidência, né? Muito legal saber que você já trabalhou lá! Deve ter sido uma experiência fantástica. Depois de ter feito esse vídeo, fiquei com vontade de conhecer o Alasca também, kkkk! Eu acredito que a tensão entre União Soviética e Estados Unidos seria muito maior caso o Alasca ainda fosse território russo, principalmente pela proximidade aos EUA e o acesso facilitado por terra. Grande abraço amigo! Tudo de bom pra você!
Ótimos vídeos..novo aqui no canal. Gostaria de ver a história do Suriname, Guiana e Guiana Francesa.. São três países sul americano, porém muito raro ver alguma notícia, ou não se houve nada desses três países. Já vi vídeos de viajantes, passando por cidades desses países..e são países de belas paisagens.
VERDADE PURÍSSIMA...ESSAS Pequenas COLÔNIAS DESSES PAÍSES EUROPEUS,NINGUÉM Xr Atreve A CRITICAR PORQUÊ...?????AFINAL PORTUGAL E ESPANHA DERAM A INDEPENDÊNCIA A TODAS AS COLÔNIAS N AMÉRICA LATINA EM TODO O MUNDO....E PORQUÊ A FRANÇA Z INGLATERRA E HOLANDA,CONTINUAM DOMINANDO ESSAS COLÔNIAS....??????MUITA HIPOCRISIA NESTE MUNDO.....kkkkk
Excelente vídeo! Aprendo muito com seus vídeos, como sempre excelente conteúdo e é incrível, como a voz desse narrador, ficou perfeita para esse tipo de vídeo... Só uma observação: reparou que quando fala da chegada do " Bering" ,no Alasca , invés de falar 1741, fala se " 1941, ao descrever as datas??
Muito obrigado pelo elogio @Ildemar Gama Santana Gama ! Fico feliz que esteja aprendendo com os vídeos do Canal! Obrigado também pela observação quanto a data. Eu realmente não tinha percebido. Desculpe o equívoco! Grande abraço!!!
Bem legal esse vídeo e muito bem produzido. Já fiz um vídeo sobre o Alasca tb lá no meu canal e esse é um lugar bem interessante. Valeu, grande abraço!
Obrigado pelo elogio @Filipe Castro Alves ! Geralmente costumo usar bastante mapa nos meus vídeos, mas não foi o caso desse. Mas obrigado pela sugestão!😉 Abraço!
Vou fazer sim @Bc ! Esse é mais um que já está na minha lista. Só está faltando um pouco de tempo, já que é um assunto que exige muita pesquisa. Anda mais se for bem detalhado. Mas em breve vai sair. Abraço!!!
Simplesmente parabéns pelo excelente trabalho vídeo, texto, informações incríveis e de forma direta e fácil 13mil likes e 3 deslikes! Olha, são pouquíssimos vídeos com um ratio tão favorável
Recomendo-te que reduzas ou até cesse com o uso do gentílico "americano" para referir-te exclusivamente aos EUA. Apesar de permitido em ALGUMAS ocasiões, ele é, oficialmente, preterido e desencorajado no Brasil, sendo permitido apenas em ocasiões em que não gere interpretação dúbia. Um exemplo a evitar está bem apresentado no início do vídeo, onde falas sobre "os estados americanos", que poderia facilmente ser interpretado como os Estados da América - países; com territórios, nações; e mais - que tu mesmo já apresentaste em outro vídeo do canal. Ao invés desse, utilize o gentílico "estadunidense", que é, oficialmente, o preferido. Isso está descrito na seção de Topônimos e Gentílicos, do Manual de Redação do Itamaraty. Também podes consultar de forma direta no sítio digital da FUNAG. Ademais, parabéns pelo ótimo trabalho! Já assisti a quase todos os teus vídeos deste canal. O conteúdo é de excelente qualidade! Deixo aqui uma pequena contribuição em forma de conhecimento, para que os resultados futuros sejam ainda mais aprimorados.
Olá @Luís Edu Müller ! Antes de tudo, quero agradecer pelo elogio e por você estar acompanhando o nosso canal. E antes que leia a minha resposta, quero que saiba que respeito a sua colocação e sei que a sua intenção é a melhor possível. Com relação ao uso do gentílico "americano" sei que seu uso é bastante polêmico mas, como também sei que o seu uso não está errado, me senti à vontade de usa-lo. Sei que não é o seu caso mas, apenas para complementar, alegar que o termo "americano" só pode ser usado para se referir ao que está relacionado ao continente não é correto, pois alguns termos podem ser usados para designar duas coisas diferentes como, por exemplo, mineiro. Esse termo pode ser usado tanto para quem é de Minas Gerais, quanto para quem trabalha em minas, independente da sua origem. Da mesma forma, americano pode ser usado tanto para se referir a quem é dos EUA, quanto para quem é do continente. Portanto, caso o termo não deixe dúvida, ele pode ser usado sem problemas, exatamente como está sugerido no site da FUNAG. Até por curiosidade, há quem defenda que "estadunidense" não é correto, pois estaríamos nos referindo à forma de administração política do Estado, que nesse caso, é uma federação formada pela união dos Estados. Assim, os mexicanos também poderiam ser chamados de estadunidenses, já que o nome oficial do país é Estados Unidos Mexicanos. Também há que defenda que norte-americano está errado, já que esse termo poderia, então, ser usado para classificar os canadenses, já que eles estão na América do Norte. Então, para finalizar, acho que é apensa uma questão de gosto e, ás vezes, uma forma ou outra de se encaixar melhor em uma frase, até para que o termo não fique muito repetitivo. Grande abraço!!!
@@globalizandoconhecimento Obrigado pela resposta! Entendo bem o teu ponto de vista e realmente não está errado utilizar esse gentílico para referência exclusiva aos EUA, visto que é aceito oficialmente e em diversos dicionários da língua portuguesa. Mas eu gostaria de elaborar um pouco mais sobre o assunto. De fato, como disseste, vários termos possuem mais de um sentido, e esse gentílico é admitido pela FUNAG como forma de referência exclusiva aos estadunidenses em algumas ocasiões. Porém, aqui entra a nota 23 do documento falando que, a rigor: O termo "estadunidense" é o gentílico para Estados Unidos ou EUA, sendo esses os únicos nomes curtos aceitáveis; Enquanto "norte-americano" é gentílico da América do Norte, o que, inclusive, diverge do conceito do (falso) cognato no inglês estadunidense, visto que essa é considerada por eles como um continente em si, correspondendo a uma porção de terra diferente do subcontinente de mesmo nome adotado no ensino geográfico no Brasil; Já "americano" é o gentílico para América e, nesse caso, SEMPRE é referente ao continente. Esse nome não é aceito oficialmente como forma curta de topônimos nacionais, ao contrário do que é propagado por muitas traduções e dublagens brasileiras realizadas sobre conteúdos extrangeiros. Também não deve ser algo que mudará, afinal até o nosso próprio hino nacional faz menção ao nome: "[...] ó Brasil, florão da América [...]". Ainda cita que é preferível a utilização de outras formas de referência, como através de locuções (governo dos EUA, estado dos EUA, etc). Mesmo assim, permite a utilização de "americano" como gentílico do país quando não abrir margens para interpretações dúbias. Porém, aí entra uma observação: para o locutor, que sabe exatamento sobre o que está falando, pode ser fácil a distinção, mas para o ouvinte pode não ser tão simples ou rápido de assimilar. Não sou formado em geografia ou história, tampouco estive no México ou outras nações de língua espanhola na América, mas já li alguns documentos relatando sobre o uso de tais gentílicos nesses países, inclusive no México, onde eles mesmos utilizam o cognato "estadounidense" para referência aos Estados Unidos. Esses mesmos documentos também relataram um uso muito maior desse gentílico, fazendo menção aos EUA, em comparação ao cognato "americano", que é utilizado para autoreferência, já que essas mesmas populações têm plena conciência de estarem na América. Obs.: Caso tenha conhecimento de algum documento semelhante, mesmo que falando o oposto, eu gostaria de indicação. Estou sempre buscando fortalecer minhas bases argumentativas, e tu pareces ser mais hábil e qualificado na busca por esse e outros muitos tipos de informações, kk! Quanto à menção à forma de governo, não creio que se encaixe aqui, pois o gentílico é gerado a partir do nome oficial, Estados Unidos da América, e do próprio nome curto que muito é utilizado, Estados Unidos. Mas entendo bem esse teu ponto e creio que algum outro gentílico que não gerasse interpretação dúbia ou incongruência poderia ser adotado. Um forte candidato é o "ianque", com cognatos adotados em outros idiomas, mas que poderia acabar caindo na mesma situação da "Holanda" e do "holandês", abandonados como topônimo e gentílico nacional porque não representava a população do país como um todo. Também falaste sobre a variação no uso dos gentílicos para evitar repetições. Notei que utilizaste "estadunidense" apenas uma vez durante o vídeo, enquanto que "americano" foi utilizado várias vezes. Então valho-me do teu exemplo para argumentar aqui: o único gentílico para Minas Gerais é "mineiro", sem a possibilidade dessa variação caso a narração fosse sobre esse estado, o que torna a repetição quase obrigatória, ou que alterne entre outras formas de menção também passíveis no caso dos EUA. Mesmo assim, não vejo a repetição como um prejuízo quando ela se faz necessária para a clareza. Mas ainda há a questão do hábito popular que, com certeza, fortalece esse uso de "americano", impulsionado pelos grandes jornais brasileiros, alheios às normas e usuários recorrentes de termos incorretos. Esse gentílico não é o único a ser utilizado de forma errada por esses jornais. É comum ouvir outros topônimos ou gentílicos sendo pronunciados de forma errada ou defasada, tais como: Belarus, vezes pronunciado como "Bélarus", ou pior, Bielorrússia (em contexto atual, não histórico); ou Moldávia, como referência ao país Moldova, ao invés da região; etc. Para um canal que dissemina conhecimento, na minha opinião, a maior precisão das informações transmitidas acarretará em um maior prestígio. O mais apropriado seria a utilização dos termos que gerarem maior exatidão na mensagem, sendo "estadunidense" um termo que perde em popularidade, nesse caso, devido à estranheza causada pela falta do uso, mas que supera na precisão. Vejo essas novas formas de disseminação de conhecimento, tais como o teu canal, como oportunidades de evolução e abandono de vícios propagados por grandes mídias, que nem sempre transmitem as informações corretas. Ainda assim, tudo depende daqueles que produzem tais conteúdos. Considera tudo o que eu disse como sugestões para refletir, caso estejas disposto. De qualquer forma, mesmo que eu não concorde plenamente com o forma como propagas todas as informações, ainda gosto muito da grande maioria do conteúdo, e continuarei acompanhando as publicações. Continua com a excelente qualidade, que terás aqui um assíduo espectador!
Olá @TakaShinN ! A minha ideia é contar a história de todos os Estados, e não só dos EUA, mas de outros países também como, por exemplo, o Brasil. Mas obrigado pela sugestão. Vou colocar como prioridade. Abraço!!!
Pelo jeito está sim @Kelvin Marcos ! Depois do início da invasão à Ucrânia, alguns políticos russos fizeram declarações alegando que a Rússia tem o direito de receber de volta o território do Alasca. E agora? Será que eles vão tentar tomar o Alasca dos EUA? Grande abraço!!!
@@globalizandoconhecimento acho que nao, para mim e para ver se os eua se assustam e deixam fornecer armas a ucrania ou entao para puxar ainda mais pelo o sentimento nacionalista do povo russo. Se tivessem com itencao nao andavam a anunciar que podiam fazer, no craso da ucrania negaram ate terem la os 2 pes, e que era histeria do ocidente por isso acho k nao
Foi sim @Raphael Oliveira ! Inclusive, fiz um vídeo recentemente falando sobre isso, contando a relação histórica entre Rússia e Finlândia. Dá uma olhada lá. Abraço!!!
Pois é @Ninut ! Já estamos percebendo isso há algum tempo. E já aproveitando, ficaria muito agradecido se você pudesse nos ajudar compartilhando o nosso conteúdo para que ele tenha mais alcance. Grande abraço!!!
Olá Pessoal! No minuto 2:15 é dito que uma expedição russa chegou no Alasca em 1941, quando na verdade foi em 1741. Foi um erro na narração. Peço desculpas pelo equívoco. Grande abraço a todos!
tranquilo, sem problemas, o vídeo ficou muito bom!
sem problemas. antes de ver esse comentário eu voltei o vídeo 3x pra ver se ouvi direito kkkkkk
Eu também voltei pra me certificar do ano correto
@@maxbrazil idem...rsrs...
Imagina amigo, parabéns pelo trabalho 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente vídeo. Será que podias falar sobre a história geopolítica do Hawaii? Abraço de Portugal!
Muito obrigado pelo elogio @Diogo Cardoso !
Posso falar sobre o Hawaii, sim! Na verdade, tenho a intenção de fazer vídeos falando de vários Estados e Províncias de diferentes países. De qualquer forma, agradeço a sua sugestão e vou colocar ela como prioridade. Grande abraço!!!
👏👏👏
👏👏👏
@@globalizandoconhecimento faz um video sobre a india
@@globalizandoconhecimento faz um vídeo da História da China seria muito legal.
Grande Abraço
O melhor negócio feito no século 19
Olá @Dezainaデザイナー !
Talvez, um dos melhores negócios da história. Abraço!
O melhor negócio do século 19 foi a compra da Louisiana, não a compra do Alasca
@@globalizandoconhecimento eu ainda acho o negócio de indepencia do Brasil ainda mais foda, enquanto práticamente todos os países latinos lutaram para serem independentes da Espanha, o Brasil simplesmente pagou Portugal de forma pacífica.
Apenas o carvão mineral em reservas identificadas no Alaska são de 140 bilhões de toneladas que vale algo em torno de U$14 trilhões. Segundo sites confiáveis o potencial geológico total das bacias de carvão são 3 - 5 trilhões de toneladas e o Alaska detém uma grande parte de todo carvão mineral dos EUA.
Alaska é extremamente rico em recursos minerais energéticos isso porque esta na mesma linha Continental da Siberia que fica do outro lado.
Dentro da NPR-A no Alaska que tem uma área total de 95.506 KM² ou bem menos que 10% da território do alaska existe 1200- 1500 KM³ de gás natural que em valor por 1000m³ de maneira conservadora vale entre U$720 bihões a U$900 bilhões.
E o total de gás natural não descoberto potencial do Alaska é de 4000 KM³ que ao valor de U$600,00 por 1000m³ vale U$2.4 trilhões.
O petróleo convencional descoberto no Alaska somando o viável para extração e o não viável é de 70 bilhões de barris e o petróleo convencional não descoberto estimado é de 24 bilhões de barris que ao total vale U$7.5 trilhões.
O Alaska também é rico em chumbo, prata, ouro, cobre e zinco.
Sim foi o melhor negócio feito no século 19. Apenas o gás natural na NPR-A paga o que custou o Alaska inúmeras vezes.
Pior q foi o melhor negócio para os Estados Unidos porém o pior para a Rússia pois eles não sabiam que lá tinha tantos minérios e hj eles querem compra de volta
Alasca foi aquele terreno comprado no meio do nada que valoriza com o tempo kkk
A distância entre São Petersburgo e Anchorage é menor passando pela Europa do que pela própria Rússia
Acredito que seja usando uma rota pelo Ártico, né? A distância por essa rota seria, sim, mais curta. Mas levando em conta o gelo do Ártico, essa rota fica comprometida. Imagine, então, na época em que o Alasca era russo. Mas acredita-se que, daqui a alguns anos, com o aquecimento que vem ocorrendo, essas rotas se tornem mais viáveis. Obrigado pelo comentário!
@@globalizandoconhecimento com as mudanças climáticas vão ocorrer o transporte marítimo na região
@@vinniciusfranca96 triste? Isso e incrível como a Rússia e gigante
Para isso, o seu avião teria que fazer vôo transpolar, o que não é aconselhável pois o Sr ficaria sem satélite gps e provavelmente sem comunicação via satélite, dentre outros meios. No entanto, nada impede que assim o faça. Porém, mesmo nesse caso, não haveria necessidade de sobrevoar território de nenhum país europeu.
@@KRYPTOS_K5 São feitos desde 1957, pelos dinamarqueses.
Bela história do Alaska. Vejo todos os dias na Theater Discovery, a saga atual desse povo guerreiro. Vida longa para os Alaskianos.
Ótimo vídeo ! Abraço de Portugal 🇵🇹
Muito obrigado @Dioggo !😃
Saudações brasileiras!!!
👏👏👏
Belíssima e exuberante natureza do Alasca com paisagem típica do hemisfério norte.
O deserto do Saara também tem uma paisagem típica do hemisfério norte.
Como é que esse canal não é famoso?
Vídeo bastante esclarecedor sobre essa região do Alasca e do estreito de Bhering, inclusive o porquê de assim ter esse nome. Parabéns pela qualidade do conteúdo e da ótima narração.
que excelente aula, professor . muitíssimo obrigado por compartilhar esse conhecimento conosco
Que aula Mano, parabéns!
Digo e repito, se os professores de hj pudessem sempre elaborar uma aula especifica assim, ilustrativa, no formato de video, a galera aprendia rapidinho. Ate hj nem lembro o que aprendi de historia e geografia na escola kkkkkkk
Eu lembro mais é pouco
Muitos já fazem isso
Muito interessante!
No deserto de areia do Oriente Médio, escondia-se muito petróleo!
Debaixo do gelo do Alaska, também!
O quê deverá estar oculto embaixo da selva amazônica?
Pois é!
Deve ter muitos minérios.
Água. Que é o petróleo do futuro, que é a razão pela qual é FUNDAMENTAL deixar a Amazônia para quem entende de floresta, ou seja, os povos indígenas. Se deixarmos nas mãos dos brancos, o mundo inteiro vai morrer de sede.
Nada e se tiver algo deve ficar lá em paz!
Acho muito bonito o estado do alasca
O Alasca também é um território muito estratégico, além de que anchorage na guerra fria, era usada como escala para ir pro Japão e outros países da Ásia com avião.
Ótimo vídeo, bem didático!
Muito interessante. Alaska e seu passado especial.
Valeu @Giovane Rene Sá Almeida !✌️
👏👏👏
Excelente muito bom... adoro seus vídeos. Como é bom conhecimento, que o Brasil consiga crescer e virar uma grande economia para nós a população viver bem..
Valeu @DLS22MESTRE JOGOS E LANCES !
Conhecimento é, realmente, muito bom. E tomara que a gente nunca perca a esperança de ver o Brasil prosperando. Abraço!!!
👏👏👏
Assisto quase todos os dias no Discovery Theater, A ultima Fronteira. A Capital é linda.
Império Russo é impressionante. Sabes se ele considerava esses locais distantes da Capital como colônias?
Como era a relação deles com os povos que já habitavam as regiões? Consideravam russos também ou faziam atrocidades como outras potências europeias na mesma época?
Do mesmo jeito que o Império Russo tratava os Kazaques,Usbeques,Tajiques, Turcomenos,Quirquises, etc.
Obrigando eles a cederam as terras ao império Russo, e em troca os Russos deixavam eles quietos na deles, na maioria das vezes era assim...na maioria.
NÃO..Os RUSSOS TIRÂNICOS E INVASORES DA UCRÂNIA,D DOUTROS PAÍSES MAS,Só,Viam Ax POTÊNCIAS Ocidentais E Européias,COMO PORTUGAL E INGLATERRA E OUTRAS NAÇÕES Europeias,COMO COLONIZADORES E Escravagistas..ELES Oz RUSSOS TIRÂNICOS E INVASORES DA UCRÂNIA D DOUTRAS NAÇÕES INCLUINDO POVOS COM FRONTEIRAS COM ESSA MISERÁVEL RÚSSIA BOLCHEVIQUE STALINISTAS LENINISTAS Ou COMUNISTAS TOTALITÁRIOS E SELVAGENS E SANGUINÁRIOS ..AFINAL Os RUSSOS,FORAM DOS PAÍSES QUE MAIS NAÇÕES INVADIRAM Ao LONGO da SUA TRISTE HISTÓRIA DOS SELVAGENS AFINAL SEMPRE INVADIRAM TODOS OS POVOS Do MUNDO A3 SUA VOLTA..Mas ELES Os SOVIÉTICOS Ou RUSSOS TIRÂNICOS E INVASORES DA UCRÂNIA E De TODOS Os POVOS À SUA VOLTA...É BOM Que Se DIGA Z VERDADE...VEJAM ESSA INVASÃO À UCRÂNIA PELO ESPIÃO E MAFIOSO DO PUFIM AZEDO..Ou SERÁ QUE NINGUÉM ESTÁ Assistindo À ESSA INVASÃO À UCRÂNIA PELO ESPIÃO E MAFIOSO Do PUfim Da KGB ESSE MAFIOSO Do PUfim....ATÉ QUANDO O MUNDO ACORDA...??????
@@Thegod__ PARABÉNS A VOCÊ POR FALAR A VERDADE PURÍSSIMA ..TEMOS QUE Desmascarar ESSE POVO Da RÚSSIA..SÃO INVASORES SOVIÉTICOS Dr TODOS OS POVOS Do MUNDO. AFINAL Atacavam OS OUTROS POVOS E PAÍSES...E ELES..?,????QUE INVADIRAM E Massacraram D ESCRAVIZARAM TODOS OS POVOS Do MUNDO. PORQUÊ,NINGUÉM FALA SOBRE TODOS ESSES CRIMES,QUE Os RUSSOS Têm PRATICADO CONTRA TODOS OS POVOS Do MUNDO....PORQUÊ...????TAMBÉM Se ACHAM DONOS Da UCRÂNIA..????
Não foi pior do que os Europeus fizeram com os índios do Brasil
Na Sibéria só tem asiático
E dos lugares desse mundo de meu Deus,q se eu pudesse gostaria de conhecer.lugar lindo
Amigo seu programa é excelente. Como sugestão faça um sobre a história do Hawai o 50º. estado dos EUA. A história é muito interessante
Excelente Video meu amigo !!! Confeso que não esperava um video sobre esse lugar tive a oportunidade de conhecer esse maravilhoso estado , trabalhei na Millrock Exploration Corporation na epoca em paceria com a Vale , Anchorage é uma otima cidade de se viver , custo de vida excelente o unico ponto negativo é o frio mas com o tempo você se acostuma. Durante as ferias tive a oportunidade de conhecer a Ilha de Kodiak lugar maravilhoso as paisagens são coisas surreais. No contexto historico fico imaginando como seria se a Russia não tivesse vendido para os Estados Unidos , a Guerra Fria poderia te sido bem diferente heheh . Grande Abraço !!!
E aí @Jou ! Que bom que gostou desse vídeo também!
E que coincidência, né? Muito legal saber que você já trabalhou lá! Deve ter sido uma experiência fantástica. Depois de ter feito esse vídeo, fiquei com vontade de conhecer o Alasca também, kkkk! Eu acredito que a tensão entre União Soviética e Estados Unidos seria muito maior caso o Alasca ainda fosse território russo, principalmente pela proximidade aos EUA e o acesso facilitado por terra. Grande abraço amigo! Tudo de bom pra você!
👏👏👏
@@globalizandoconhecimento kk pode comprar a passagem meu brother vale muito a pena.
@Jou kkkk
Vontade não falta, mas assim que der irei com toda certeza! 😃
Outro abraço proce,caro amigo mas eu fico por aqui mesmo,no calorzinho do Ceará Fortaleza,um caloroso abraço,kkkk ta5 doido, é muito gelado!!!!!!!
Ótimos vídeos..novo aqui no canal. Gostaria de ver a história do Suriname, Guiana e Guiana Francesa.. São três países sul americano, porém muito raro ver alguma notícia, ou não se houve nada desses três países. Já vi vídeos de viajantes, passando por cidades desses países..e são países de belas paisagens.
VERDADE PURÍSSIMA...ESSAS Pequenas COLÔNIAS DESSES PAÍSES EUROPEUS,NINGUÉM Xr Atreve A CRITICAR PORQUÊ...?????AFINAL PORTUGAL E ESPANHA DERAM A INDEPENDÊNCIA A TODAS AS COLÔNIAS N AMÉRICA LATINA EM TODO O MUNDO....E PORQUÊ A FRANÇA Z INGLATERRA E HOLANDA,CONTINUAM DOMINANDO ESSAS COLÔNIAS....??????MUITA HIPOCRISIA NESTE MUNDO.....kkkkk
Guiana Francesa não é um país, é departamento ultramarino da França.
@@mateusmoura7059 eu sei que é um estado Francês...
Excelente conteúdo 👏👏
Legal, saber disso.
Valeu @Paulo Braga !👍
👏👏👏
Meus parabéns pelo vídeo, bem inteligente , estruturado e muito esclarecedor.
Já deixei o gostei 👍🏻
EXCELENTES vídeo e explanação. 👍
Parabéns pelo vídeo 👏👏
Obrigado @Ademir de Souza !👍
👏👏👏
Mandou BEM pra CARAMBA meu cumpadi! Ótima AULA!
👍👍
Excelente!!
Obrigado @Johnny Gomes de Lima ! 😃
👏👏👏
Maravilhoso como sempre! Parabéns!:-))
Mais um vídeo sensacional! Errata: em 2:15 é 1741, não 1941
Muito obrigado pelo elogio @Gabriel Luppi !
Obrigado também pela observação e desculpe o equívoco!
Grande abraço!!!
Oloko
Podes crer.
Vídeo de excelência!!! Já me inscrevi no canal!
Em 2:16, houve um erro de datas, mas nada que tire o grande mérito pele boa explicação.
Muito obrigado.
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho
Parabéns pelo vídeo informativo da origem do Alaska. 👍
Seu canal é maravilhoso 😁😁😁
Muito obrigado @Nilton Miguel Aguilar DeCosta 👊🙌
Excelente vídeo! Aprendo muito com seus vídeos, como sempre excelente conteúdo e é incrível, como a voz desse narrador, ficou perfeita para esse tipo de vídeo... Só uma observação: reparou que quando fala da chegada do " Bering" ,no Alasca , invés de falar 1741, fala se " 1941, ao descrever as datas??
Muito obrigado pelo elogio @Ildemar Gama Santana Gama ! Fico feliz que esteja aprendendo com os vídeos do Canal! Obrigado também pela observação quanto a data. Eu realmente não tinha percebido. Desculpe o equívoco! Grande abraço!!!
canal bom dms, explica direitinho
Como o Brasil comprou o Estado do Acre? Faz um vídeo explicando em detalhes?
Excelente reportagem..
Parabéns, ótimo vídeo, ótima explicação. Nota 10!
Bem legal esse vídeo e muito bem produzido. Já fiz um vídeo sobre o Alasca tb lá no meu canal e esse é um lugar bem interessante. Valeu, grande abraço!
Excelente vídeo
Obrigado @LUAN GABRIEL !✌️
👏👏👏
Muito boa narrativa.
Muito bom!!!
Valeu @Alexandre Alves !👍
Abraço!!!
👏👏👏
Legal!
Valeu!✌️
👏👏👏
bem resumido, bem explicado, obg pelo video, show
Excelente vídeo👏, contudo acho que devia dar informação através de gráficos, tabelas e mais mapas🇵🇹🇵🇹
Obrigado pelo elogio @Filipe Castro Alves !
Geralmente costumo usar bastante mapa nos meus vídeos, mas não foi o caso desse. Mas obrigado pela sugestão!😉
Abraço!
👏👏👏
@@globalizandoconhecimento
Amigo, seu canal é nota mil!
Você deveria indicar livros sobre cada tema aos inscritos.
Que aula! ;)
Ótimo vídeo . Abraços. 🙌
Parabens pelo video, muito interessante. Blz.
Muito bom👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
So conteúdo top
Muito obrigado @regis dones !
Valeu!!!✌️
👏👏👏
Faz uma vídeo sobre a formação do Estados Unidos detalhada
Vou fazer sim @Bc ! Esse é mais um que já está na minha lista. Só está faltando um pouco de tempo, já que é um assunto que exige muita pesquisa. Anda mais se for bem detalhado. Mas em breve vai sair. Abraço!!!
@@globalizandoconhecimento Obaaaaa.... maravilha!
Excelente
Obrigado @Alfredo Ristow !
O mesmo digo eu
👏👏👏
Simplesmente parabéns pelo excelente trabalho
vídeo, texto, informações incríveis e de forma direta e fácil
13mil likes e 3 deslikes! Olha, são pouquíssimos vídeos com um ratio tão favorável
Excelente vídeo!
Interessante esse vídeo eu não tinha noção como era o Alasca, achava que era só gelo rs
Bela história. Aqui fala de Moçambique
Quanto vale o dinheiro da compra do Alasca hoje em dia?
Olá @Davi Rebouças de Lima !
Segundo as fontes que eu pesquisei, equivale a mais ou menos 127 milhões de dólares nos dias de hoje. Abraço!
@@globalizandoconhecimento E quanto vale a compra do Canadá?
Amo Sitka e Skagway uma das cidades mais lindas do Alaska
Gata
Amo esses vídeos de histórias "aleatórias" kkk
Mano por favor será que tu podia fazer um vídeo falando sobre a História da China por favor?
0:06 o de cima e Dragão olhando a aguía por cima e vice versa significado "A batalha final "
Recomendo-te que reduzas ou até cesse com o uso do gentílico "americano" para referir-te exclusivamente aos EUA. Apesar de permitido em ALGUMAS ocasiões, ele é, oficialmente, preterido e desencorajado no Brasil, sendo permitido apenas em ocasiões em que não gere interpretação dúbia. Um exemplo a evitar está bem apresentado no início do vídeo, onde falas sobre "os estados americanos", que poderia facilmente ser interpretado como os Estados da América - países; com territórios, nações; e mais - que tu mesmo já apresentaste em outro vídeo do canal.
Ao invés desse, utilize o gentílico "estadunidense", que é, oficialmente, o preferido. Isso está descrito na seção de Topônimos e Gentílicos, do Manual de Redação do Itamaraty. Também podes consultar de forma direta no sítio digital da FUNAG.
Ademais, parabéns pelo ótimo trabalho! Já assisti a quase todos os teus vídeos deste canal. O conteúdo é de excelente qualidade! Deixo aqui uma pequena contribuição em forma de conhecimento, para que os resultados futuros sejam ainda mais aprimorados.
Olá @Luís Edu Müller ! Antes de tudo, quero agradecer pelo elogio e por você estar acompanhando o nosso canal. E antes que leia a minha resposta, quero que saiba que respeito a sua colocação e sei que a sua intenção é a melhor possível.
Com relação ao uso do gentílico "americano" sei que seu uso é bastante polêmico mas, como também sei que o seu uso não está errado, me senti à vontade de usa-lo.
Sei que não é o seu caso mas, apenas para complementar, alegar que o termo "americano" só pode ser usado para se referir ao que está relacionado ao continente não é correto, pois alguns termos podem ser usados para designar duas coisas diferentes como, por exemplo, mineiro. Esse termo pode ser usado tanto para quem é de Minas Gerais, quanto para quem trabalha em minas, independente da sua origem. Da mesma forma, americano pode ser usado tanto para se referir a quem é dos EUA, quanto para quem é do continente. Portanto, caso o termo não deixe dúvida, ele pode ser usado sem problemas, exatamente como está sugerido no site da FUNAG.
Até por curiosidade, há quem defenda que "estadunidense" não é correto, pois estaríamos nos referindo à forma de administração política do Estado, que nesse caso, é uma federação formada pela união dos Estados. Assim, os mexicanos também poderiam ser chamados de estadunidenses, já que o nome oficial do país é Estados Unidos Mexicanos. Também há que defenda que norte-americano está errado, já que esse termo poderia, então, ser usado para classificar os canadenses, já que eles estão na América do Norte.
Então, para finalizar, acho que é apensa uma questão de gosto e, ás vezes, uma forma ou outra de se encaixar melhor em uma frase, até para que o termo não fique muito repetitivo.
Grande abraço!!!
@@globalizandoconhecimento Obrigado pela resposta! Entendo bem o teu ponto de vista e realmente não está errado utilizar esse gentílico para referência exclusiva aos EUA, visto que é aceito oficialmente e em diversos dicionários da língua portuguesa. Mas eu gostaria de elaborar um pouco mais sobre o assunto.
De fato, como disseste, vários termos possuem mais de um sentido, e esse gentílico é admitido pela FUNAG como forma de referência exclusiva aos estadunidenses em algumas ocasiões.
Porém, aqui entra a nota 23 do documento falando que, a rigor:
O termo "estadunidense" é o gentílico para Estados Unidos ou EUA, sendo esses os únicos nomes curtos aceitáveis;
Enquanto "norte-americano" é gentílico da América do Norte, o que, inclusive, diverge do conceito do (falso) cognato no inglês estadunidense, visto que essa é considerada por eles como um continente em si, correspondendo a uma porção de terra diferente do subcontinente de mesmo nome adotado no ensino geográfico no Brasil;
Já "americano" é o gentílico para América e, nesse caso, SEMPRE é referente ao continente. Esse nome não é aceito oficialmente como forma curta de topônimos nacionais, ao contrário do que é propagado por muitas traduções e dublagens brasileiras realizadas sobre conteúdos extrangeiros. Também não deve ser algo que mudará, afinal até o nosso próprio hino nacional faz menção ao nome: "[...] ó Brasil, florão da América [...]".
Ainda cita que é preferível a utilização de outras formas de referência, como através de locuções (governo dos EUA, estado dos EUA, etc). Mesmo assim, permite a utilização de "americano" como gentílico do país quando não abrir margens para interpretações dúbias. Porém, aí entra uma observação: para o locutor, que sabe exatamento sobre o que está falando, pode ser fácil a distinção, mas para o ouvinte pode não ser tão simples ou rápido de assimilar.
Não sou formado em geografia ou história, tampouco estive no México ou outras nações de língua espanhola na América, mas já li alguns documentos relatando sobre o uso de tais gentílicos nesses países, inclusive no México, onde eles mesmos utilizam o cognato "estadounidense" para referência aos Estados Unidos. Esses mesmos documentos também relataram um uso muito maior desse gentílico, fazendo menção aos EUA, em comparação ao cognato "americano", que é utilizado para autoreferência, já que essas mesmas populações têm plena conciência de estarem na América.
Obs.: Caso tenha conhecimento de algum documento semelhante, mesmo que falando o oposto, eu gostaria de indicação. Estou sempre buscando fortalecer minhas bases argumentativas, e tu pareces ser mais hábil e qualificado na busca por esse e outros muitos tipos de informações, kk!
Quanto à menção à forma de governo, não creio que se encaixe aqui, pois o gentílico é gerado a partir do nome oficial, Estados Unidos da América, e do próprio nome curto que muito é utilizado, Estados Unidos. Mas entendo bem esse teu ponto e creio que algum outro gentílico que não gerasse interpretação dúbia ou incongruência poderia ser adotado. Um forte candidato é o "ianque", com cognatos adotados em outros idiomas, mas que poderia acabar caindo na mesma situação da "Holanda" e do "holandês", abandonados como topônimo e gentílico nacional porque não representava a população do país como um todo.
Também falaste sobre a variação no uso dos gentílicos para evitar repetições. Notei que utilizaste "estadunidense" apenas uma vez durante o vídeo, enquanto que "americano" foi utilizado várias vezes. Então valho-me do teu exemplo para argumentar aqui: o único gentílico para Minas Gerais é "mineiro", sem a possibilidade dessa variação caso a narração fosse sobre esse estado, o que torna a repetição quase obrigatória, ou que alterne entre outras formas de menção também passíveis no caso dos EUA. Mesmo assim, não vejo a repetição como um prejuízo quando ela se faz necessária para a clareza.
Mas ainda há a questão do hábito popular que, com certeza, fortalece esse uso de "americano", impulsionado pelos grandes jornais brasileiros, alheios às normas e usuários recorrentes de termos incorretos. Esse gentílico não é o único a ser utilizado de forma errada por esses jornais. É comum ouvir outros topônimos ou gentílicos sendo pronunciados de forma errada ou defasada, tais como: Belarus, vezes pronunciado como "Bélarus", ou pior, Bielorrússia (em contexto atual, não histórico); ou Moldávia, como referência ao país Moldova, ao invés da região; etc.
Para um canal que dissemina conhecimento, na minha opinião, a maior precisão das informações transmitidas acarretará em um maior prestígio. O mais apropriado seria a utilização dos termos que gerarem maior exatidão na mensagem, sendo "estadunidense" um termo que perde em popularidade, nesse caso, devido à estranheza causada pela falta do uso, mas que supera na precisão.
Vejo essas novas formas de disseminação de conhecimento, tais como o teu canal, como oportunidades de evolução e abandono de vícios propagados por grandes mídias, que nem sempre transmitem as informações corretas. Ainda assim, tudo depende daqueles que produzem tais conteúdos.
Considera tudo o que eu disse como sugestões para refletir, caso estejas disposto. De qualquer forma, mesmo que eu não concorde plenamente com o forma como propagas todas as informações, ainda gosto muito da grande maioria do conteúdo, e continuarei acompanhando as publicações. Continua com a excelente qualidade, que terás aqui um assíduo espectador!
MT bom vídeo faça mais
a compra do Alasca foi uma mixaria , foi praticamente dado de graça
Obrigado
Otimo video ..
Faz história do Havaí
Olá @TakaShinN !
A minha ideia é contar a história de todos os Estados, e não só dos EUA, mas de outros países também como, por exemplo, o Brasil. Mas obrigado pela sugestão. Vou colocar como prioridade. Abraço!!!
@@globalizandoconhecimento obg
boa ideia!
Top o vídeo
Muito legal ❤
interessante, a historia desse estado.
Show de vídeo
Legal.
Very Good
Hj em dia a Rússia deve estar uma pistola de ter vendido o Alaska para o EUA.😂🤣
Pelo jeito está sim @Kelvin Marcos ! Depois do início da invasão à Ucrânia, alguns políticos russos fizeram declarações alegando que a Rússia tem o direito de receber de volta o território do Alasca. E agora? Será que eles vão tentar tomar o Alasca dos EUA? Grande abraço!!!
@@globalizandoconhecimento acho que nao, para mim e para ver se os eua se assustam e deixam fornecer armas a ucrania ou entao para puxar ainda mais pelo o sentimento nacionalista do povo russo. Se tivessem com itencao nao andavam a anunciar que podiam fazer, no craso da ucrania negaram ate terem la os 2 pes, e que era histeria do ocidente por isso acho k nao
5:04 😢
Muito bom
o alaska quer dizer terra grande, foi um ótimo negócio para os estados unidos
A Finlândia já foi parte do Império Russo antes da União Soviética
Foi sim @Raphael Oliveira !
Inclusive, fiz um vídeo recentemente falando sobre isso, contando a relação histórica entre Rússia e Finlândia. Dá uma olhada lá. Abraço!!!
Pareçe que bugou as visualizações, tá muito baixo do Normal
Pois é @Ninut ! Já estamos percebendo isso há algum tempo. E já aproveitando, ficaria muito agradecido se você pudesse nos ajudar compartilhando o nosso conteúdo para que ele tenha mais alcance. Grande abraço!!!
Pode deixar
O Brasil precisa de história muita história
Juneau, o Sr deve falar "Junô". É uma crítica positiva. Seus vídeos de geografia histórica são os melhores em língua portuguesa. Parabéns.
em 2:17” o sr fala “ EM 1941 “ etc ❗️que erro crasso , e parece que NINGUEM NOTOU ❗️❓❓
Quem mais veio comovido pela história de Jesse koz & Shurastey?
Incrível que o Alaska mesmo sendo tão perto da Rússia foi descoberto por Bering muitos anos depois do descobrimento da América.
Os americanos são bom de negócio. Compraram Lousiana dos franceses e depois o Alasca dos russos.
2:16 O narrador se equivoca e diz 1941 pois deveria ser 1741.
Ótimo.
Que medo 😱
Quando morei no Alasca vivia lascado de frio.
toppppp
Uma coisa que eu sempre quis saber era se por acaso o Canada já reivindicou o Alaska?
Não.