Acertei no chute. Fiquei chateada pq já havia estudado esse assunto e acabei perdendo um tempinho nela que poderia ser dedicado a outras questões. Que bom que deu certo, mas não gosto de contar com os riscos😅
@@zkyww O professor usou o teorema de Pitágoras, que vale para triângulos retângulos. Nesse caso, as velocidades de 50 e 30 formam os dois catetos do triângulo, e a velocidade resultante é a hipotenusa. A fórmula do teorema de Pitágoras é: hipotenusa² = cateto₁² + cateto₂². Substituímos os valores: hipotenusa² = 50² + 30², hipotenusa² = 2500 + 900, hipotenusa² = 3400, hipotenusa = √3400 = 40. Como o triângulo formado tem lados proporcionais a 3, 4 e 5 (um triângulo pitagórico), a hipotenusa é 40. É por isso que o professor chegou ao resultado rapidamente! Como as outras velocidades eram 30 e 50 e os vetores formavam um triângulo, só poderia ser 40 m/ min.
É um caso especial de triângulo retângulo, chamado de triângulo pitagórico. SEMPRE que os dois catetos estiverem proporcionais a 3 e 4, a hipotenusa vai ser proporcional a 5. Você pode sim fazer pitágoras, mas esse tipo de triângulo é comum em provas, então conhecer esse caso pode te fazer poupar tempo. Por exemplo: Um triângulo com catetos 3 e 4, a hipotenusa vai ser 5 Um triângulo com catetos 6 e 8, a hipotenusa vai ser 10 Um triângulo com catetos 9 e 12, a hipotenusa vai ser 15 Um triângulo com catetos 1,5 e 2, a hipotenusa vai ser 2,5 Um triângulo com catetos 0,6 e 0,8, a hipotenusa vai ser 1 Um triângulo com catetos 30 e 40, a hipotenusa vai ser 50 (foi justamente esse raciocínio que o Thales teve, pois a hipotenusa - sentido que o nadador nadou - era 50m/s e a corrente atuava como um dos catetos de 30m/s, então o outro cateto - que foi o real percorrido pelo nadador - foi 40m/s)
Poxa, que triste, eu consegui ter todo esse raciocínio, acertei as velocidades, mas como estava tão cansada, era final de prova, não percebi que a questão pedia o tempo e não as velocidades, acabei chutando e errando por falta de atenção... 😭
Nem me fale. Errei umas 10 questões ao todo por falta de atenção, poderia ter chegado aos 158 acertos, 43 em matemática que tem peso 3 para o curso que eu quero, e agora estou com medo que isso custe minha aprovação.
Acertei no chute.
Fiquei chateada pq já havia estudado esse assunto e acabei perdendo um tempinho nela que poderia ser dedicado a outras questões. Que bom que deu certo, mas não gosto de contar com os riscos😅
5:09 não entendi como ele conseguiu chegar em 40 m/min sem aplicar Pitágoras, alguém saberia me dizer como ele fez isso?
teorema do triângulo pitagórico 3,4 e 5
@margot5003 obrigado amigo, poderia me explicar melhor?
@@zkyww
O professor usou o teorema de Pitágoras, que vale para triângulos retângulos. Nesse caso, as velocidades de 50 e 30 formam os dois catetos do triângulo, e a velocidade resultante é a hipotenusa.
A fórmula do teorema de Pitágoras é:
hipotenusa² = cateto₁² + cateto₂².
Substituímos os valores:
hipotenusa² = 50² + 30²,
hipotenusa² = 2500 + 900,
hipotenusa² = 3400,
hipotenusa = √3400 = 40.
Como o triângulo formado tem lados proporcionais a 3, 4 e 5 (um triângulo pitagórico), a hipotenusa é 40. É por isso que o professor chegou ao resultado rapidamente! Como as outras velocidades eram 30 e 50 e os vetores formavam um triângulo, só poderia ser 40 m/ min.
É um caso especial de triângulo retângulo, chamado de triângulo pitagórico. SEMPRE que os dois catetos estiverem proporcionais a 3 e 4, a hipotenusa vai ser proporcional a 5.
Você pode sim fazer pitágoras, mas esse tipo de triângulo é comum em provas, então conhecer esse caso pode te fazer poupar tempo.
Por exemplo:
Um triângulo com catetos 3 e 4, a hipotenusa vai ser 5
Um triângulo com catetos 6 e 8, a hipotenusa vai ser 10
Um triângulo com catetos 9 e 12, a hipotenusa vai ser 15
Um triângulo com catetos 1,5 e 2, a hipotenusa vai ser 2,5
Um triângulo com catetos 0,6 e 0,8, a hipotenusa vai ser 1
Um triângulo com catetos 30 e 40, a hipotenusa vai ser 50 (foi justamente esse raciocínio que o Thales teve, pois a hipotenusa - sentido que o nadador nadou - era 50m/s e a corrente atuava como um dos catetos de 30m/s, então o outro cateto - que foi o real percorrido pelo nadador - foi 40m/s)
valeu prof
Poxa, que triste, eu consegui ter todo esse raciocínio, acertei as velocidades, mas como estava tão cansada, era final de prova, não percebi que a questão pedia o tempo e não as velocidades, acabei chutando e errando por falta de atenção... 😭
Sempre o cansaço vence. Achei que ia me sair bem pq fiz simulados esse ano. Parece que nada é suficiente pra ajudar nisso, nem mesmo treinar. Fazer oq
Mas não se culpe
Nem me fale. Errei umas 10 questões ao todo por falta de atenção, poderia ter chegado aos 158 acertos, 43 em matemática que tem peso 3 para o curso que eu quero, e agora estou com medo que isso custe minha aprovação.
@@Maria-um3pw eu sei muito bem o que você está sentindo, Maria. Eu também fiz muitos simulados, mas infelizmente não foi o suficiente.
@@Maria-um3pw obrigada, você também não, agora é juntar os cacos, levantar e recomeçar.