Fui à SUIÇA ver BICICLETAS | projetopedal

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 ноя 2024

Комментарии • 49

  • @josecouto8594
    @josecouto8594 Год назад +1

    Ainda faltou acrescentar que aqui não se usa a buzina dos carros! Se caso houver um descontentamento com outros usuarios da via pública, dá-se sinal de luzes em casos extremos!
    Bom Ano a todos com vais bikes👌🏽🙌🏽🙌🏽✌🏽

  • @liciniosabino7434
    @liciniosabino7434 Год назад +11

    Eu vivo na Suíça sou camionista de profissão e utilizador e apaixonado pela bicicleta, 13:20 posso dizer que a cultura a nível das bicicletas está bem á frente do nosso Portugal, eu moro já bem centro da Suíça e a diferença para Genève em relação a segurança e civismo no trânsito é grande, a prossimidade com a França poderá ser um dos fatores,aqui qualquer pessoa nova ou mais idosa tem uma bicicleta em casa e faz uso dela assiduamente,em questão ao trânsito,tem leis bastante agressivas para as pessoas que conduzem carros ou camiões que não respeitam os ciclistas, e os próprios ciclistas também são controlados se tiverem comportamentos menos racionais,mas uma coisa posso dizer eu saiu de casa para a minha voltinha de bicicleta e vou tranquilo que dificilmente alguém vai fazer aquelas tangentes, e ninguém apita com pressa para nos ultrapassar.Boas pedaladas para todos.

  • @domingosabreu181
    @domingosabreu181 Год назад +5

    Tenho pena que metade dos portugueses não vejam esta reportagem muito bom Parabéns 🚴👍

  • @Netlord69
    @Netlord69 Год назад +2

    Este documentário devia ir ao parlamento😁

  • @harpo.marx1917
    @harpo.marx1917 Год назад +1

    Um portugués reflexiona na Suíça sobre o uso quotidiano das bicicletas, termina dizendo, que os suíços não têm "hábito" de roubar bicicletas como os portugueses, e veio-me à memória "Ladrão de bicicletas" de Vittorio de Sica. A Itália de Vittorio de Sica tem uma afinidade com Portugal, dois países pobres e católicos, e o perdão é dado pela confissão, a Suíça sempre foi rica e calvinista e a confissão não existe, e para eles "roubar", ante o "Deus do Calvino" é mais complicado. Chamo-me Luís, nasci e vivi em Portugal até a adolescência numa vila (hoje cidade) a poucos quilómetros da Cidade do Porto, recordo na infância, os domingos de futebol, as bicicletas estacionadas ao lado do estádio (antes, "campo de futebol"), recordo que pelo menos era mais da metade da gente que assistia ao "desafio" (bonita palavra), que se deslocava em bicicleta. Também recordo de menino levado por adultos em automóvel, ao passar por Esposende e Vila do Conde, de noite ao terminar o turno das fábricas, centenas de mulheres ciclistas que "invadiam" a estrada, e era um espectáculo iluminado pelos faróis dos automóveis. Lembro-me nos oitenta/noventa, ir desde o Minho ao Algarve e não encontrar nenhum ciclista, hoje em dia é uma maravilha, milhares de ciclistas e centenas de quilómetros de ecovias. Portugal é um país que tinha no "carro" uma idealização aspiracional, por identificar um bem que só os ricos possuíam, e os pobres só podiam ter bicicletas, depois vieram as motas de 50cm3, mas isso é outra história. Abandonar o uso da bicicleta era uma forma de esquecer a sua pobreza, hoje Portugal é um país que está já mais perto da "Europa rica", e as classes médias que não existiam, hoje já não têm vergonha de andar de bicicleta. Para terminar, os cadeados bons são caros, mas "garantem" que pela manhã, que a "bicicleta barata" vai estar lá para ir ao trabalho, à escola ou à diversão, o "cadeado caro" convertesse em barato pelas muitas vezes que evita de ter que comprar muitas vezes bicicletas baratas. Um grande abraço e um "Bom 2023 Biciclista", espero conhecê- lo algum dia pessoalmente.

  • @ginbraiba
    @ginbraiba Год назад +9

    O nosso grande problema como povo é que ninguém respeita ninguém, nem sequer se põe no lugar do outro!
    Relembro que se na Suíça houver um sinal de trânsito proibido a 30km/h, eles vão mesmo a 30km/h.
    Se passares um sinal laranja que está prestes a mudar para vermelho recebes em casa uma carta com um aviso. Na próxima leva multa. (cá em Portugal há pessoas que ativam os semáforos de controlo de velocidade de propósito para os que vão a cumprir os limites fiquem parados 10 segundos no sinal de vermelho...que nojo me metem ;)
    Na Suíça os pais são incentivados a deixarem os seus filhos a irem de bicicleta ou a pé sozinhos para o jardim de infância...sim SOZINHOS.
    Tive lá família a trabalhar que ficaram indignados porque não podiam pôr a máquina a lavar roupa de noite...aliás...cada condómino tinha o seu dia das máquinas e não as podia ligar noutro dia para não incomodar os vizinhos.
    Não faltam exemplos de civismo...é outra forma de viver...por isso é q a maioria dos portugueses que conheço que estiveram na Suíça não gostaram porque lá havia regras com as quais não concordavam! Só lá estavam mesmo pelo dinheiro, não percebendo que uma sociedade baseada no respeito e na empatia é que é o sonho de qualquer nação!

  • @pedropinto2997
    @pedropinto2997 Год назад

    Obrigado Pedro por tanta cultura que das as pessoas num só vídeo
    Eu muitas vezes penso se vou ou não de bike para o trabalho apesar de ter uma subida de 5km mas isso não é o que me dá medo , o que me dá medo é como e quando o irei fazer !!

  • @PedroAlmeidaRibeiro
    @PedroAlmeidaRibeiro Год назад +2

    Moro na Suiça, não em Genebra(acho que foi aí que tiveste) e realmente muita boa gente de bicicleta, para perceberes mais procura Didier Bulkhalter (antigo présidente Suiço que ficou viral por ir de comboio todos os dias para o trabalho durante a presidencia e tudo isso sem guarda costas) secalhar é um exemplo que explica as diferenças!

  • @rogerioribeiro7020
    @rogerioribeiro7020 Год назад

    Sensacional 👏👏👏

  • @joaocosta-xy5li
    @joaocosta-xy5li Год назад +3

    Parece-me mesmo que é uma questão de mentalidade, nisto como em outras coisas. Espero viver o tempo suficiente para que alguma coisa mude, seria bom para todos. Enquanto isso Pedro, não desistas de passar esta mensagem, que faça parte dos votos de um novo ano.

  • @simaomartins3123
    @simaomartins3123 Год назад +1

    Na Holanda ainda há mais. Então nos parques das estações de metro ou autocarro são centenas ou milhares delas. Muitas abandonadas cheias de ferrugem e por vezes até apenas quadros estão amarrados a postes. São locais "diferentes".

  • @MusicaJoseDiasdaGama
    @MusicaJoseDiasdaGama Год назад

    Deverias ver a rua Castilho em Lisboa. A faixa da ciclovia tem, do lado esquerdo, quando circulas em direção á baixa, uma faixa de estacionamento. Quando o condutor que na faixa de rodagem circula no mesmo sentido e pretende voltar á direita para qualquer uma das laterais perde toda a visibilidade sobre a ciclovia. Isto foi desenhado por mentecaptos sentados numa qualquer secretária sem a minima noção do que é segurança em mobilidade. E se fosse só esta, o problema é que existem muitas mais.

  • @Benit0Alex
    @Benit0Alex Год назад

    Já aquí no brasil o caso é ao contrario, muitas bicicletas com trancas bem inferiores, com preços muito abaixo do que uma bicicleta custa, e infelizmente o furto/roubo é muito mais frequente, aquí não podemos deixar nossa bicicleta por muito tempo na rua sozinha.

  • @Gabriellux
    @Gabriellux Год назад +1

    Fiquei com água na boca, um dia irei em Portugal e também na Suiça. 😁

  • @Abrasar1
    @Abrasar1 Год назад

    Bom vídeo a dar resposta a todas as questões do uso ou não da bicicleta como meio de mobilidade.

  • @Zone41
    @Zone41 Год назад

    Pedro, excelente vídeo e muito boa reflexão para o que pretendemos para o futuro!!

  • @desousacarlos4717
    @desousacarlos4717 Год назад

    Olá muito bom vídeo uma realidade a nossa cultura de bikes entre outras está muito longe infelizmente, fui imigrante 10 anos aí muito pertinho do lado francês,uma outra realidade.

  • @vitorfanfarra
    @vitorfanfarra Год назад

    Acho que faltou ai umas coisas: 1. também ha roubos de bicicletas (entre outras coisas), as pessoas importam-se menos porque ha seguros para tudo e mais alguma coisa... 2. devia fazer a mesma experiencia em tempo de escola (e junto a uma escola) para efetivamente mostrar a grande diference em PT e CH... e nao mostrou o parque de bicicletas de uma estacao de comboios.... mas é uma mensagem muito positiva a que passa. (nota: quando estou em PT o meu filho vai a pé para a escola, e nao vai sozinho porque 99% dos condutores nao respeita as duas passadeiras que temos que usar para la chegar. Na Suiça, na vila onde moro, ha voluntarios a parar o transito para as criancas passarem a estrada...)

  • @JoaoSantos-xm5fr
    @JoaoSantos-xm5fr Год назад +9

    Em Portugal as bicicletas não é para o dia a dia é mais para mostrar quem tem a mais cara e topo de gama temos melhores bikes do que o vizinho do lado e vivem melhor que nós com mais poder de compra Feliz Ano Novo

  • @gedafo
    @gedafo Год назад

    Bela reflexão

  • @brunomelhor3587
    @brunomelhor3587 Год назад

    Conheço alguns países assim, mas nada bate a Holanda. Aquilo é outro planeta.

  • @tiagosoares4406
    @tiagosoares4406 Год назад

    Pedro, excelente vídeo,mas permite-me discordar em alguns aspetos! Não podemos comparar 2 coisas sem comparação! A Suíça e seus habitantes é muita vez utilizado como exemplo (e bem),mas vamos ser realistas não podemos comparar!
    Desde os políticos ( que deveriam ser os primeiros intervenientes) até aos habitantes! Entendo que tenhas ficado maravilhado com essa realidade,mas aqui infelizmente é outra! E não muda de um dia para o outro!

  • @miguelrocha3425
    @miguelrocha3425 Год назад

    Brutal .

  • @alexSigns
    @alexSigns Год назад

    aqui nos EUA so NY tem muita bike

  • @brunocycling
    @brunocycling Год назад +1

    na circunvalação já necessita de uma ciclovia carros passam a grande velocidade la

    • @LusoRagtimer
      @LusoRagtimer Год назад

      Em alguns sítios e em algumas horas. Porque o normal é estar completamente entupida de carros, com os condutores a verem alegremente as bicicletas a passar por eles enquanto marcam passo.

  • @nunorpm-energizeme
    @nunorpm-energizeme Год назад

    Fenomenal
    Só é pena, eu não ter um irmão na Suíça para ir andar de bike por lá e viver a experiência 😂

  • @seawaveldadpt_vendas3911
    @seawaveldadpt_vendas3911 Год назад

    Infelizmente as escolas não têm onde deixar as bicicletas em segurança, no padrão (muito perto da tua loja) as bicicletas ficam ao abandono enquanto os miudos estão em aulas.
    Já questionei a escola e a resposta foi que não há alternativa e não garantem nada, nem local onde deixar as bicicletas

  • @paulomatematica9985
    @paulomatematica9985 Год назад

    Eu adoro andar de bicicleta, como lazer / desporto light.
    Em primeiro lugar a mairia das bicicletas à venda não são veiculos de mobilidade. A posição de condução não é a correta, nem ergonómicamente nem emtermosde segurança. Para ser meio de transporte deveria ser de "costas direitas" por causa da melhor visão.
    Depois, em termos de conduzir todo o ano, mais seguro seria haveralgumas de três rodas e até reclinadas também.
    O problema é que quem anda todos os dias, como eu faço,anda sempre como "credo" na boca.
    Abraço

    • @LusoRagtimer
      @LusoRagtimer Год назад

      Toda a bicicleta que ande e onde o utilizador se sinta bem e com agrado é meio de mobilidade. Talvez nuns locais melhor que noutros, mas serve. Muito importante: usar retrovisor. O perigo está sempre a 360 graus.

  • @miguelrocha3425
    @miguelrocha3425 Год назад

    Aqui em Portugal é só para o estilo eu tanho uma chergpig

  • @raphaelalvescunha6054
    @raphaelalvescunha6054 Год назад

    No Brasil não é diferente. Crianças não vão mais à escola de bicicleta.

  • @leandrocruz7360
    @leandrocruz7360 Год назад +1

    Aqui no Brasil infelizmente as bicicletas são caras, são poucas ciclovias e pouco incentivo ao uso da bicicleta.

    • @dickystreets
      @dickystreets Год назад

      E vc esqueceu de dizer que existem quadrilhas especializadas em roubos de bicicletas, como aconteceu na loja da Trek em São Paulo que levaram TUDO e até hoje nw se tem nemhuma pista das bicicletas! 😳🥴😫😥😭

    • @leandrocruz7360
      @leandrocruz7360 Год назад +1

      @@dickystreets isso realmente é um absurdo, mas acho que concordamos que se tem roubo assim é porque tem pessoas para comprar as bikes que foram roubadas, o que é outro absurdo.

    • @dickystreets
      @dickystreets Год назад

      @@leandrocruz7360
      Yeah! ✌️😎

  • @cularu1
    @cularu1 Год назад

    Parece que os Suíços já tem um problema que é bikes abandonadas a mais.

    • @ProjetoPedal
      @ProjetoPedal  Год назад +1

      Não, há uma forma de se irem livrando delas. Até nisso estão à frente.

  • @tiagocoutinho7740
    @tiagocoutinho7740 Год назад +1

    A cultura portuguesa está longe de se adaptar ao uso da bicicleta, desde os simples cidadãos até aos políticos que tomam decisões lamentáveis (desde a criação de leis até à construção de infraestrutura).

  • @luisenes1590
    @luisenes1590 Год назад

    Faltou comentar que na maior parte dos semáforos mesmo em vermelho, podes virar a direita

    • @LusoRagtimer
      @LusoRagtimer Год назад

      É o que eu faço sempre em Portugal, mas primeiro contorno o semáforo com a bicicleta à mão. E ganho imenso tempo aos carros. No Porto o ciclista é sempre o homem mais rápido em pista, fora aquele intervalo do almoço 11:30 - 14:30, em que há pouco trânsito.

  • @LusoRagtimer
    @LusoRagtimer Год назад

    A bicicleta interessa 1000 X mais aos portugueses que aos suíços por uma razão muito simples: são miseravelmente pagos. Em igualdade de trabalho e de horas, um português leva para casa menos de 1/3 do que leva um suíço. Claro que o QI dos portugueses também não é o mesmo, e isso explica muito da atitude dos portugueses em relação à bicicleta. Porque a verdade é que um português médio que encoste o carro na zona de Lisboa ou Porto, ou das capitais de distrito, para ir todos os dias trabalhar de bicicleta, ao fim de um ano meteu ao bolso um ou dos meses de ordenado! E se prescindir completamente dele e deixar de pagar prestação, combustível, revisão, seguro, IUC, inspecção, estacionamento, quota do ACP e sei lá o que mais, é mais de meio ano de ordenado. É como se ganhasses num ano o que ganhas em dois! Porque andar de bicicleta é grátis (ou praticamente, se for eléctrica) e faz o 3 em 1 absoluto: poupas em transporte, em ginásio e em tempo. É que nem calçado gastas! E se não houver quedas, nem roubos, nem furos, nem corrente a sair, só tens uma coisa a perder: barriga!

  • @RicardoSilva-lt8rk
    @RicardoSilva-lt8rk Год назад

    São as duas incompetência e inconveniência, não da votos não promove o uso da bicicleta

  • @brunomfduque
    @brunomfduque Год назад

    Epa brutal o espirito de andar pela cidade descansado de bike sem ter que andar a ziguezaguear a fundo no transito ou com medo de 10 em 10s de ser atropelado ! Falta muito respeito e espirito assim cá em Portugal (e em muitos outros paises)

    • @vitorfanfarra
      @vitorfanfarra Год назад

      ele fez o filme no dia de Natal... num dia normal é o caos, ninguem respeita (falo de condutores e ciclistas...)