Eu simplesmente parei de comprar chocolates, sorvetes e biscoitos por conta da falta de sabor e principalmente pagar por algo que irá prejudicar a minha saúde e da minha família.
Poucas coisas no mercado são realmente o que dizem. Atualmente só dá pra confiar nos alimentos básicos que não podem ser alterados, como arroz, feijão, carne in natura sal e açúcar. O resto tá na mão das grandes indústrias. Eu evito de comprar todo tipo de produto processado pois claramente despencou na qualidade...
Quando eu era criança, meados de 2008, eu amava o chocolate suflair, comia toda semana. Depois de mais de 10 anos sem comer, comprei um e estava ansioso para relembrar a minha infância. Na primeira mordida, o sonho acabou. Hoje todos os chocolates são horríveis, e simplesmente não compro mais, infelizmente o bom chocolate vai ficar só na minha memória.
Oi tudo bom? Lembro quando foi lançado o Suflair eu tinha dez anos , até a embalagem era mais bonita , a PAN infelizmente faliu parece que a cacau show comprou as instalações infelizmente o tempo também leva as coisas boas.
Suflair na verdade sempre foi ruim, foi a sua percepção que mudou. Eu nasci em 1990 e quando era criança adorava aquele chocolate de guardachuvinha que o cara citou no vídeo e o Moça Fiesta. Hoje só de sentir o cheiro, sinto vontade de vomitar.
Há 30 anos eu trabalhava numa indústria de tintas. Fui numa distribuidora de parafina no bairro paulistano do Ipiranga. A parafina é usada para fazer tintas esmalte. Ao chegar lá, vi caixas e caixas escrito: parafina para fins alimentícios. Perguntei : onde usam isso? O funcionario: ora, vc não sabe ? No chocolate! Para dar liga ao chocolate....vixiiii....me senti enganado tanto tempo.
O chocolate não se mantém acima de 26 graus, e brasileiro quer chocolate na gôndola do mercado, perto do caixa. Não existem milagres, o chocolate precisa de parafina e gordura vegetal para não virar líquido por aqui.
Amigo, se Você reside em locais onde falta energia elétrica, derreta chocolate dentro de um tubo PVC de 1\2 polegada e com um pavio no centro. Depois desenforme e use como peça decorativa e iluminação de emergência! tem tanta parafina que virou chocolate multiuso.
@@HeroiByronianoHyperboreo não é simples, normalmente, as pessoas não querem isso. Queremos o chocolate na gôndola do mercado, próximo aos caixas. É ali que ele vende mais. Queremos chocolate na mochila, como petisco ou lanche e não queremos que ele fique líquido quando consumi-los. Não é simples, tanto não é, que usamos vários artifícios para evitar refrigeração.
@@giovanifm1984 "Queremos" Oi? Quem quer? Fale por você, eu facilmente abdicaria de uma suposta praticidade para ter um produto de qualidade Do que adianta não derreter fácil na mochila se você está comendo gordura hidrogenada com açúcar?
Pois é.. uma coisa que quase ninguém sabe é que um dos donos do grupo Cosan e dono da Raízen doou milhões para a campanha de lula em 2022. Coincidentemente, o governo aprovou esses 35% de álcool na gasolina... Mas é tudo pelo meio ambiente
Nos carros, nos serviços on line, nos eletrônicos, nos calçados, nos brinquedos, enfim, tudo que é para o "mercado" brasileiro é de qualidade inferior, agora qual a raiz disso? Será que todas as empresas se uniram para lascar o brasileiro???
café, chocolate, sorvete e outris tantos alimentos usados por grande maioria da sociedade é mais mistura que o próprio produto. já dizia minha avó " quanto menos o homem tocar no alimento melhor ele é". Canal excelente, utilidade publica.
@@KiotoTattoos-dn1rz com certeza a indústria alimentar está cada vez mais se encaminhando para o fim do produtos zoado ou avacalhado só vende lixos alimentar
@@ClaytonLidnei vai falar q tu lembra disso acontecendo na época do FHC? Pq eu não me lembro... gasolina era gasolina, a bono tinha 200g, o chocolate tinha 200g... isso aconteceu nos últimos 20 anos. E em partes foi pra maquiar muito a nossa inflação real.
O pior é que os 25% de sólidos de cacau, são na realidade casca do cacau; que é barata e de baixa qualidade, ao contrário da manteiga do cacau que é nobre, e que é o verdadeiro ingrediente de um chocolate de qualidade, é raramente utilizado. Não compro "chocolate" nacional há anos. Prefiro pagar mais caro por chocolate importado e verdadeiro, que comer essas porcarias fabricadas aqui. Uma vez um grande produtor de cacau brasileiro, que exporta cacau para vários países, sarcasticamente disse: "Não entendo como o Brasil possui tantas marcas produtoras de chocolate, se ninguém aqui faz encomendas de cacau comigo."
A indústria é só o reflexo do caos que é o Brasil nesse sentido. Além da mentalidade de manada nessas e outras, brasileiro sempre teve o paladar limitado e medíocre, tendendo pra extremos (como normalizar o exagero no açúcar ou sal em tudo) que mascaram o fato do preparo ser de baixa qualidade. Pasmem, a maioria dos brasileiros até hoje nunca comeram pão de verdade na vida, só conhecem aquela bizarrice lotada de melhoradores, açúcar, gordura vegetal e farinha de baixíssima qualidade. Nossos farináceos são horríveis e qualquer padaria melhorzinha (por exemplo, as que usam ingredientes naturais e de qualidade) já vira algo gourmetizado. Raras são as pessoas que sabem comer bem e que tem educação pra exigir qualidade de um produto, além de saber apreciar algo decente. Um exemplo clássico disso é que mal faz 10-15 anos que finalmente temos café e cerveja de qualidade mais popularizada no mercado nacional. Todo esse movimento é muito recente, brasileiro sempre foi acostumado com porcaria e achar que tá tudo bem, pois consideram essas e outras "frescura" (reflexo da ignorância e falta de cultura/conhecimento da maioria). Mas enfim, não adianta falar isso se boa parte não tem educação nem referência, é a mesma coisa de querer argumentar com uma pessoa que escutou a vida inteira um JBL estourado de graves que um Zero Red ou um HE400 é muito melhor e vale a diferença de preço.
Aqueles chocolates gostosos que a gente comia quando criança estão com gosto de margarina e isopor. Esses dias eu comprei um LoLo com um sorriso no rosto, lembrando como eu gostava daquele sabor. Não consegui comer metade, um lixo!
@@daniloscapellato E davam a desculpa que nosso paladar mudou porque ficamos adultos, por isso os doces de nossa infância já não são tão gostosos. Papo furado. Balela. A real é que inferiorizaram os ingredientes.
E ainda há uma especulação que foi sabotagem, fora que no Brasil foi implantado o projeto de desindustrialização do país iniciando em 1970. Hoje, quase tudo que consumismo é importado e as poucas mentes brilhantes que poderiam contribuir estão indo para o exterior.
@@daniloscapellato mas é isso que é pra mudar, investir em melhoria industrial para não vender a materia e comprar o produto de fora. Esses pensamentos como o seu, atrasaram o país em 50 anos em relação os outros paises.
Eu trabalhava em um local que meus chefes viajavam todo ano para Israel e quando voltavam traziam chocolate. A diferença era evidente, mesmo quando era kitkat ou outro chocolate existente aqui no Brasil. A partir daí, soube a diferença tremenda da qualidade e agora sei o motivo!!
vivemos em um país de terceiro mundo e as indústrias apenas se aproveitam disso, vendendo porcarias e por preços cada vez mais altos, os carros brasileiros também seguem esse padrão de qualidade inferior.
Voltei da Suiça mês passado. Lá até o detergente é muito concentrado e melhor que o Brasil. Chocolate, iogurte, queijo, bolachas, embutidos....tudo muito superior ao Brasil. Pensei comigo mesmo: nossa! 90% do que vende m no Brasil, pode jogar tudo fora!
Um pais onde o QI medio e 83, um pais onde idolatram politicos, onde o povo acha que o sus e de graça, onde mais vale vc estudar rh 2 anos e se encostar no estado do que estudar engenharia e industrializar o pais que vai ser eternamente agrario. Grande futuro.
Vc acha q são os adultos que mais consomem? Acha q os pais falarão não? Já n falam não quando a criança dá tapa na cara deles, imagina fazendo birra pra comprar chocolate... O ngc é os adultos que podem pagar por chocolates melhores, o fazerem. Mas se nem o roubo dos ovos de páscoa acabam, imagina dos chocolates normais. Muita gente aqui n pode comprar chocolate importado! O problema realmente é econômico, boicote de produtos "baratos" é muito difícil aqui
A única revolta que o brasileiro sente é quando seu time perde a classificatória ou quando seu influencers é desclassificado do BBB...aqui o povo é amordaçado, estuprado diariamente com tantos impostos, mas o brasileiro é ignorantes de mais para entender que esta sendo violentado...só se preocupam em ter o dinheirinho no final de semana pra tomar o mé...A culpa de todas as mazelas do Brasil é do próprio brasileiro, e não adianta falar que os culpados são os políticos, quando na verdade o que esta lá em cima é reflexo direto do que esta aqui embaixo. .
Moro em Portugal há 10 anos com a família. Na última vez que fomos ao Brasil, em 2022, decidi matar a saudade e comprei as mesmas caixas de bombom que eu adorava na infância, e que minhas filhas também comiam quando eram pequenas. Para nossa surpresa, mal conseguimos comer dois chocolates de cada caixa. Achamos intragáveis. Nem pareciam chocolate.
Eu trabalhei na indústria alimentícia e falo que é super importante olhar e entender a composição do produto. Sorvetes, mel, azeite, sucos, iogurtes saborizados e chocolates são uns dos alimentos mais falsos que existem no mercado.
@@thebesttimer7094quando você compra um chocolate de boa qualidade, algum belga, suíço, ou alemão (e nem são todos) você sente a diferença. O problema é que esses daí só dá para comprar uma vez a cada década 😂😂😂
@@ludmilafs Iogurte com sabor é complicado mesmo. O melhor é comprar iogurte natural e acrescentar mel de algum apicultor de sua cidade. Ou fazer seu próprio iogurte natural e comer com calda feita em casa con frutas orgânicas, de preferência.
Comprei esses dias uma barra da Lacta, que é mais gordura que qualquer outra coisa. O chocolate passa longe. Infelizmente pagamos caro por produtos de péssima qualidade.
Estou fora do Brasil há dez anos. Voltei ano passado e fiquei triste em ver como a qualidade dos produtos comuns, de nosso uso diário, caiu. E como nosso povo aceita tudo ser reclamar! Aqui na Europa, se não tem qualidade, não vende. O consumidor tem que exigir qualidade.
Estou há mais de 30 anos no Canadá, e a cada vez que ia ao Brasil, voltava com uma mala praticamente cheia de caixas de Garoto e Lacta, para presentear. Há alguns anos atrás, meus filhos pediram pra não trazer mais, porque estavam muito ruins.
Muito complicado comparar Brasil com Europa, concordo com você, mas é muito mais fácil se revoltar quando se tem acesso a coisas melhores, quando se sabe oq está comendo e PRINCIPALMENTE, quando se tem poder aquisitivo pra ignorar os preços dos produtos lix0, e comprar melhores! Com a maior parte da população da classe média pra baixo, ou seja, pobres, poucos têm condições de comprar Toblerone, Lindt, e afins. Quando n se luta pra conseguir o básico, vc tem mais tempo pra pensar e protestar!
Como somos celíacos aqui em casa, sempre lemos todos os rótulos, então isso não é novidade pra mim. Quando comecei a ler os rótulos fiz muitas mudanças de marcas, as vezes a marca do lado não tem nenhum aditivo e é o mesmo preço. Descobri por exemplo que leite ninho é um composto lácteo e não leite em pó, passei usar piracanjuba por isso. E o chocolate, compramos divine, marca brasileira e que o principal ingrediente é cacau e manteiga de cacau, mesmo preço dessas outras marcas. A gente tem que ficar de olho porque infelizmente o descaso de muitas empresas com a saúde é gritante, só pensam em lucro. Que todos possam começar a ler os rótulos pra não serem mais enganados, e prestigiarmos as empresas que tem consideração com a saúde das pessoas! Muito bom o vídeo!
@@sunflowertournesol8538 nem sempre dá pra confiar pq infelizmente a Anvisa não consegue perna pra fiscalizar bem tantas empresas e rótulos que existem, mas empresas grandes em tese tem uma fiscalização bem maior, então acho difícil não colocarem certinho os ingredientes, pq se não colocarem pode ter multa pesada. E na real que infelizmente quase ninguém lê o rótulo, então pra empresa colocar as porcarias no rótulo não muda o lucro, o povo continua comprando. Eu acho que a composição especificamente dos produtos as empresas colocam certinho, o erro no rótulo costuma estar na parte do alerta de pra alérgicos.
Moro no Reino Unido. Pedi para um amigo trazer um produto do Boticario e alguns chocolates. O perfume era pura agua e o Prestigio e Diamante Negro virou uma gororoba horrivel. Que oena.
Perfume eu discordo, tenho muitos perfumes importados aqui em casa e não acho eles tão superiores ao Boticário não. Alguns sim, outros tão pau a pau. Tenho o Idolê, o Jadore, o La vie est Belle, o Amor Amor e o Scandal. Tenho perfumes ótimos da Boticário com o mesmo padrão.
Tanto produto marcado "nova fórmula", aí quando você consome já nota de cara como o produto piorou, no entanto, não dá pra fugir muito já que a grande maioria tá alterando geral, estamos lascados.
Ou a indústria altera ou a população fica sem produto, o custo está cada vez maior, impostos para sustentar um sistema de governo custoso, governo não tem dinheiro, não gera receita, tudo sai do seu bolso, já já o leite vai cair para 800ml, pois tem muita gente que já não consegue pagar 5 / 6 reais no litro.... culpa da indústria?? Será que estamos batendo no culpado certo?
A culpa não é da Anvisa , na vdd a culpa é da inflação amigo , sem inflação não tem pq as marcas piorararemna qualidade dos produtos ao longo dos anos , afinal , oferta e demanda regem o universo.
@@jonathangarra7824 Tem culpa sim, você não faz ideia do que é aprovado. Sou pesquisador, cirurgião e professor. Aqui é permitido tanta coisa que nos EUA e na União Européia não foram. Desde equipamentos médicos de baixíssima qualidade (terceiro mundo) até comida industrializada contendo substâncias não ideais ao consumo nas quantidades praticadas.
Infelizmente não é somente aqui no Brasil, em vários outros países da América do Sul é a mesma coisa. Parece até que comemos o "lixo" que alguns países não querem.
Brasil fabrica muita coisa de péssima qualidade e depois exporta pros países vizinhos, já vi várias marilans, richesters, garotos da vida, tudo só gordura hidrogenada sendo vendidas no Uruguai e Argentina
O Brasil é mais rico, é produtor e já pagamos mais impostos! Então, o chocolate daqui é que tinha que ser o melhor. E é óbvio que ficamos com aquilo que não presta que os outros não querem.
poder de compra dos países ricos sempre vão se sobressair na hora de escolher os melhores produtos para consumo, óbvio que o empresário brasileiro quer faturar em dólar e euro
No Brasil dava para engolir muitas coisas e até empurrar com a barriga. Mas quando começou a tocar na alimentação, a indústria alimentícia fazer com que os alimentos do Brasil viesse está falidos , como está hoje em dia. A situação está intolerável! Não dá para engolir. A comida e alimentação do Brasil, está no momento deplorável, lamentável. O país piorou muito, muito e muito... O Brasil era um país que tinha qualidade de alimentação, os brasileiros não pode nem mais hoje em dia se vangloriar com alimentação e comida Brasileira. As indústrias alimentícias do país faliu alimentação Brasileira. Já não temos mais umas das melhores alimentação do mundo, isso acabou e teve um fim. Um triste fim!
Pior que isso só é verdade para NÓS da própria população! Os alimentos que são exportados são do melhor padrão, o que ainda nos mantém com a fama boa lá na gringa. PS: Lembrando que no caso dos chocolates, grande parte das reservas de cacau brasileiras já são propriedades estrangeiras, com a Nestlé sendo dona da maioria destas propriedades.
@@neonparadise3095 acredito que não me expressei corretamente. Você não vai ver necessariamente o produto, mas a materia prima do Brasil, de mais alta qualidade, tem sim como destino ir para fora do país. Posso te afirmar pois conheço dois produtores, um de café e um de feijão, e eles dizem que as melhores colheitas já estão até vendidas com meses de antecedência. E que pelas próprias leis da Anvisa, os de menores qualidades que podem ser aceitos no nosso mercado ficam.
@@TheEmanoel14 É um país que não tem amor à sua população e nem respeita os próprio cidadãos. Lamentável isso do Brasil! Não vejo mais saída, só o aeroporto mesmo
Esse ano tive a oportunidade de fazer uma viagem pela Europa. Em um dos voos internos (indo para a Áustria), recebemos um chocolate durante o serviço de bordo (que a princípio é algo simples e barato). Foi de longe um dos melhores chocolates que eu e minha família comemos nos últimos tempos. Fomos unânimes em falar que o chocolate era muito melhor do que os brasileiros.
O dia que o brasileiro começar a comer pensando em se nutrir a industria alimentícia quebra. Eles não vendem alimentos, eles vendem prazer. E prazer é um vício. Álcool e açúcar são a garantia de lucro no bolso deles.
Quem critica o país é vira-latas sim, ainda mais por criticar por comprar porcarias. Existem vários tipos de chocolates no Brasil com qualdiade superior (Cacau Show, Kopenhagen, Kinder, Neugebauer 1899, e por aí vai...) mas o Brasileiro quer comprar o Lacta de R$ 5 a barra achando que vai consumir algo de qualidade. Compra porcaria, a culpa não é dele, é "o país que não presta". Como chamar isso, senão vira-latismo?
Cara, a qualidade dos videos desse canal é algo incrível. Parabéns por manter um trabalho tão bom, no meio de um monte de canal "dark" com narração de IA tosca e roteiro porco.
Os mineiros falam tanto que tem o melhor doce de leite, ao menos, no nível dos vendidos no supermercado todos tem amido agora, quando não, há outros ingredientes que nem deveriam está ali, como glucose de milho
Месяц назад+21
Eu lembro muito desses chocolates em forma de guarda-chuva, vendiam muito no interior de Minas Gerais quando eu era criança(primeira década dos anos 2000).
Sou pequeno produtor rural e lhe digo Muitos preferem comprar produtos industrializados do que direto do produtor. Como pequeno produtor de leite direto recebo visita de vigilancia sanitaria e sempre esta tudo ok com o leite, mas muito preferem comprar leite em caixinhas com validade raspada. De fato a grande maioria dos brasileiros são reféns das grandes indústrias e ingerem produtos que mal sabem o que é, mas tem a pequena parte que preferem o industrislizado do que o mais natural possível.
Olha onde eu moro o pequeno produtor cobra caríssimo por um produto que nem sempre é de qualidade. Pelo menos as grandes empresas de der errado tem como processar. Mas olha... Na maioria das vezes não vale a pena. Valores 5x maiores pela "qualidade" de um produto q tem quase a mesma composição do industrial. Fora a ideia q agora "artesanal" é gourmet. Não é pra maioria da população q está sofrendo com a inflação. Mas isso não é culpa do produtor quando ele não inflaciona o produto, mas sim de um país onde o poder de compra é baixo e os custos altos, fora a alta margem de lucro q geralmente se pratica.
@@FernandaLopes-qb6tt Quantas desculpas para valorizar a indústria NEH kkkkkkk 1° A burocracia que é processar uma grande empresa é a mesma de processar um pequeno produtor 2° Se a gente for por relação preço pobre não comprava iPhone no Brasil 3° Como um produto direto do produtor é 5x mais caro do que o da indústria se a indústria muitas vezes compra do produtor ? 4° Então você quer pegar exemplo de um ou dois produtores da sua região e generalizar todos os outros ? 5° Cite pelo menos 5 produtos que no mercado é 5x mais barato do que do produtor.
Olha, as vezes não, pelo menos no MEU caso, moro no rj e simplesmente não existe "pequeno produtor". Sou doida pra encontrar alguém que forneça leite fresco, queijos e derivados, porque com o percentual de gordura do leite da pra fazer várias coisas, mas simplesmente não tem. Antigamente tinha o de saquinho, hoje nem mais. As vezes quero um creme de leite fresco e não tem, quando tem é nos mercados e é caro pra cacete. Entendo que não da pra transportar um produto delicado como o leite em grandes distancias, mas você pode ter certeza que se tivesse eu e MUITA GENTE iam ser os primeiros a comprar.
Produtos naturais e saudaveis sao inacessiveis ao brasileiro. O povo ganha mal e compra o que cabe no orcamento e nao o que tem mais qualidade pois o preço é exorbitante. Se tivessemos poder de compra, certeza que escolheriamos os mais saudaveis e caros. Mas esses produtos acaba se tornando algo exclusivo pra quem tem grana.
Isso não é apenas preferência.. O pequeno produtor simplesmente não chega até as pessoas em áreas urbanas. Fora que tem muita sacanagem nisso, nem sempre é de qualidade e por vezes há trambiques para lucrar mais.
Não é tão simples, se passasse uma lei hoje exigindo qualidade nos sorvetes e chocolates eles ficariam imediatamente inacessíveis a população. Na real tem opções de chocolates brasileiros bons e sem gordura, mas são poucos que podem pagar R$30 em uma barra e R$60 em um potinho de sorvete
@@Carloskyppeu estava levantando como deixar a margarina de lado e encontrei esse mesmo dilema. A solução mais barata pra mim é trocar a gordura dela pela do abacate. Mas muitas vezes não encontro ele em boas condições no supermercado e não tenho como cultivar em casa.
Queria dar uma sugestão: Existe uma pauta importante que já avançou nos Estados Unidos que é a legislação de direito ao reparo. Ela é extremamente importante pois compro uma briga contra gigantes da tecnologia contra a obsolescência programada e a geração de lixo tecnológico. Gostaria de ver um vídeo seu a respeito Sobre este assunto.
A diferença do chocolate estrangeiro pro brasileiro é gritante, prefiro pagar 50 reais num chocolate gringo do que 5 reais num Suflair que só tem açúcar e está cada vez menor.
@@trffter Olha as marcas que eu conheço são a Jacque(esse vem dois com preço de 1 está na faixa de 45 reais), eu descobri um chocolate da Polônia da marca E.Wedel que custa em torno de 35 reais muito gostoso por sinal, Lindtt tbm é bom mas tá beeem caro. Eu compro aqui e SP numa loja de produtos importados perto da Avenida Paulista.
Meu pai faleceu de diabetes, mesmo eu não tendo preciso vigiar os alimentos que consumo. Fiz um propósito de ficar 1 mês sem chocolate, doces e sobremesas em agradecimento de algo. 🙏🏻
Como sempre mais um vídeo com um show de conhecimento, todos os vídeos seus que envolvem a saúde eu compartilho com o grupo de trabalho, pois sou justamente dessa área. Deus abençoe🙏🏼
Impressionante, estava pensando justamente nisso hoje. Comecei a consumir chocolates europeus agora não consigo mais comer chocolates brasileiros, a diferença é absurda!
Até aquela marca cara que muitos acham que é "sorvete de verdade", a Ben & Jerry's, usa gordura vegetal e água nos ingredientes. O melhor sorvete do tipo industrializado aqui no Brasil, por hora, é Bacio di Latte. Um dia também estraga!
@@nathaliaamorim6811 Compramos aqui de vez em quando porque o preço realmente é proibitivo pra ficar comprando toda hora e já gasto muito com chocolates importados, sou chocolatra de carteirinha.
O brasileiro é tão Otávio que não pensa em qualidade e sim quantidade e preço não querem pagar o que realmente vale a pena não dá valor ao suor alheio querem tudo de graça tem que se lascar mesmo
@@cardeque exatamente, o que da mais raiva é que continuam votando nos mesmos politicos de sempre, tomando lado a ou b e depois que passa a época de eleição voltam a hibernar, o dia que o brasileiro realmente acordar, terá uma guerra civil pra arrumar toda essa bagunça que foi instaurada desde a criação da república.
acharam o que, que iam continuar pagando 5 reais em chocolate da lacta com a mesma qualidade de antigamente kkkkkkk. A real que a inflação é 3x maior doque a anunciada pelo IBGE, coisas que são acessiveis hoje em dia, são por causa dessas maracutaias.
Na verdade não, a Inflação é uma Média de X itens que são essenciais, e algumas besterinhas, se fosse uma mediana seria um valor menor ou maior, mas ainda nesse caso a média está no máximo de precisão possivel, além de que a Inflação total do real foi de 500%, mas segundo o IPCA ela foi de 900%, pois o IPCA leva em conta o salário, além da inflação.
@@yago6383A inflação real é o aumento da base monetária, isso que você disse é o índice divulgado pelos órgãos e jornais que basicamente é uma cesta básica com produtos escolhidos por eles, ou seja, basta alterar um produto de boa qualidade por um de baixíssima qualidade que, com o preço sendo o mesmo ou menor, a impressão é de que a “inflação caiu”.
@@yago6383a inflação é a expansão monetária, o Brasil vem expandindo sua base monetária exponencialmente a anos. Isso destrói o valor da moeda e força o preço dos produtos para cima ou a qualidade para baixo.
@@casbarbosa37 é o governo quem causa isso através de impostos e regulações que aumentam a barreira de entrada e atrapalham ou impedem novos concorrentes. Se uma empresa está sendo abusiva, num livre mercado, com certeza aparecerá um concorrente oferecendo produto com maior qualidade ou menor preço, pois este irá tomar para si uma ampla faixa do mercado que está insatisfeito, simplesmente pelo fato de querer lucrar o máximo possível.
A queda na qualidade do chocolate no Brasil é frequentemente atribuída às indústrias, mas essa visão não capta a verdadeira causa do problema. O que realmente está forçando as empresas a reduzir a qualidade de seus produtos não é a ganância ou má gestão, mas sim a política econômica descontrolada do Estado, especialmente a impressão desenfreada de dinheiro, que resulta em inflação. Quando o governo imprime papel-moeda sem um suporte real na economia, o valor da moeda cai, e o custo de produção sobe drasticamente. Ingredientes, transporte, e mão de obra se tornam mais caros. Diante disso, as indústrias são obrigadas a fazer concessões para manter seus preços competitivos. Isso leva à inserção de ingredientes mais baratos ou à redução da qualidade dos produtos, como o chocolate. Caso contrário, repassar integralmente o aumento dos custos ao consumidor faria com que os preços disparassem, tornando o chocolate um item inacessível para muitos. Enquanto isso, em países de primeiro mundo, mesmo com regulamentações mais rígidas que proíbem a adição de gorduras ou outros ingredientes de menor qualidade no chocolate, a situação é diferente. A moeda forte dessas nações impede que seus governos recorram à impressão excessiva de dinheiro. A estabilidade econômica e a força da moeda nesses países mantêm a inflação sob controle, o que permite que as indústrias mantenham a qualidade dos produtos sem comprometer tanto os preços. A questão central, portanto, não é a ausência de regulamentação ou falhas no setor privado, mas sim o impacto devastador de uma moeda fraca e de um governo que, ao imprimir dinheiro para cobrir seus gastos, gera inflação e pressiona as indústrias a cortar custos. Nos países desenvolvidos, a inflação é mantida em níveis baixos devido à solidez econômica, o que permite que seus produtos mantenham a alta qualidade, mesmo com regras mais rigorosas. No Brasil, porém, o real continua perdendo valor, e as indústrias precisam escolher entre sacrificar a qualidade ou aumentar os preços a níveis insustentáveis. O verdadeiro vilão, nesse cenário, não são as empresas, mas o Estado, com sua política inflacionária, que cria um ambiente onde o sacrifício da qualidade do produto é a única forma de sobrevivência no mercado. Resumo: o Estado é o seu pior inimigo!
Comentário excelente. Uma minoria no Brasil entende o problema central. Inclusive, vários fatores geram inflação ou perda de poder de compra da moeda e salários no país. Dentre eles temos essa financeirização da economia (Estado se endividando via dívida pública), produtividade estagnada desde da década de 80 que afeta o custo de produção no país e a processo de desindustrialização que gera a queda de bons empregos com salários altos. Tudo está conectado e má gestão do Estado (economia, finanças, gasto público etc) gera diversas distorções na economia do país (vide Venezuela e Argentina).
Chocolate da Garoto, Lacta,Nestlé? Eu não consumo mais. GORDURA PURA.Gosto horrível. Prefiro parar de comer chocolate Me recuso a entupir minhas veias.😢
1kg de cacau puro já preparado para uso vale 1000 reais. Acham mesmo que vão vender chocolate bom pra pobre que não sabe nem o que é café de verdade e muito menos cacau puro? Pra quê? Se podem exportar tudo e ganhar muito mais?
tu consegue comprar chocolate importado por 10 reais, mas o pura gordura custa 5 reais em mercado sei la em, não acho tao dificil uma pessoa preferir pagar 8 reais ou 7 em um chocolate brasileiro decente do que esses lixos que vendem a 5 até pq 10 reais em um produto que foi importado e produzido com mao de obra mais cara custa 10 pq o nosso horrivel custa 5, 6 reais? pode ter crtz que o problema n é so imposto nao
Brasileiro nem liga pra isso. Tava falando com um amigo de um conhecido meu que conseguiu certificação pra sushi de vdd aqui no Brasil, que demanda mt desde a criação de peixes, e a primeira coisa que ele me respondeu foi: "Mt frescura isso de criar peixe em água controlada. É tudo a mesma coisa."
Eu moro na região sul da Bahia e como aqui a produção de cacau é forte temos a sorte de comer um chocolate melhor nas pequenas fábricas de chocolates da cidade. E muitos aqui em Ilhéus tem pé de cacau em seus quintais e preparam seus próprios chocolates.
A "indústria" bostileira e a complexidade que o estado cria, me surpreende cada dia mais.. Faz um vídeo sobre a zona franca de Manaus e como uma quebra da indústria brasileira e abertura do mercado pode nos salvar desse apocalipse
Essa Zona Fur@d@ de Manaus 🤣vai se arrebentar sozinha, pois os brasileiros não estão tendo nem dinheiro para encher o carrinho do supermercado. Então, imagina comprar as bugigangas montadas por lá.
Esse vídeo é uma utilidade pública! Deveria ser utilizado de paradigma pelo governo federal, mas, independente do governo ser de esquerda ou de direita, é muito mais lucrativo facilitar a vida dos grandes empresários do que cuidar da saúde de uma população virimada pela ganância alheia.
Vários motivos para os produtos brasileiros serem ruins; inflação,que faz o empresário ter que reduzir custos, concorrente estrangeiro que produz com mão de obra mais barato, custo para produzir mais caro, baixo poder aquisitivo do brasileiro,etc.
Essas indústrias poderiam montar e vender produtos de real qualidade para a classe média alta brasileira. Afinal, mercado tem, ao se ver a presença de muitas lojas com produtos importados em shoppings no país. Fica a impressão de que o problema não está na renda, mas na legislação.
A queda drástica e súbita na qualidade dos chocolates, biscoitos e doces ali no início dos anos 2000 me ajudou a abandonar esse vício. Pior é que eu observo as pessoas consumindo esses doces em mordidas tão grandes e engolindo quase sem mastigar e imagino um rebanho devorando ração sem se quer perceber o que estão ingerindo...
O negócio é fazer nosso próprio chocolate 😅,aqui em casa já faço meu próprio café e aprendi a fazer açúcar,aquele marrom caro,rsrs o ruim é o trabalho que dá pra fazer,mais em compensação ñ custa nada e temosva certeza de consumir algo mais naturalve puro
A primeira vez que vim pro UK, eu achava que qualquer chocolate, até o mais barato era melhor que o melhor chocolate produzido em massa no Brasil. Nunca entendi o motivo... Agora tá explicado! Obrigado!😂👏🏻👏🏻👏🏻
seu canal é um compromisso com a informação, muito obrigada pelo seu conteúdo! eu espero de verdade que seus vídeos atinjam mais e mais brasileiros e aos poucos os que ainda possuem alguma linha de raciocínio comecem a se impor e deixar de consumir tudo que oferecem pra gente.
Depos do Shrinkflation agora a irmã maior e mais malvada shitflation. Manteiga de verdade ta 30 conto os 500g. Queijo de verdade é agulha num palheiro e é quase 100 reais o kg.
Até a cacau show colocou um monte de merda no chocolate. Diferença enorme dos produtos da marca de 2 anos para hoje. Por coincidência ontem como 2 bombom da mesma ontem e hoje estou passando mal. Sinto como se tivesse consumido algo sintético.
Nossa, Tales, que vídeo sensacional. Minha mãe trouxe um "requeijão" do mercado que era tudo, menos requeijão. Gosto de sebo azedo com consistência questionável. Tivemos que dar um jeito de reaproveitar. Nunca mais compramos a marca em questão. O pior é que mesmo não sendo o que se propõem, esses alimentos maquiados ainda são caros...
Lembro que vi uma matéria um tempo atrás que dizia que o chocolate ia ficar cada vez mais caro e raro por conta da escassez de cacau no futuro. Mas hoje eu vejo que não, os chocolates continuarão presentes nas prateleiras, o que vai mudar (e já está mudando) é a qualidade. A cada ano que passa, a qualidade do chocolate cai tanto que vai chegar um momento em que o produto só vai ter chocolate no nome.
@@bielmoraiis vc viu o vídeo todo? Na Europa tem opções ótimas de chocolate, se você tiver o dinheiro que eles tem, basta comprar no Brasil chocolate de ótima qualidade. Se você tem pouco dinheiro, vai ter que se contentar com uma marca ruim, a mesma coisa acontece na Europa, você acha que todo chocolate lá é bom? 😂😂😂. Vai sonhando, lá tem marcas para o público "baixa renda" que são praticamente a mesma coisa que aqui no Brasil
@@Cello-Rick de fato, mas é nítido a queda de qualidade, não só do chocolate, mas de vários produtos. O maior problema nem é o preço de chocolates de melhor qualidade - isso sempre existiu e sempre vai existir - o maior problema é que a régua de qualidade vai ficando tão baixa, que até os chocolates Premium podem ter a qualidade afetada no futuro.
@@bielmoraiis mas isso se dá pelo fato da nossa economia ser ruim. Se ninguém mais comprar Ferrero Rocher, eles terão que fazer algo, certamente será diminuir a qualidade pra ficar mais barato.
Ou Impostos tem que baixar, ou as empresas se tornaram organizações sem fins lucrativos (vai falir), ou consumidores vai pagar por tudo. Não tem essa de ganha ganha. Alguém precisa perder.
Olhando alguns comentários da para ver como o Brasileiro é muito limitado. O problema é que o Brasil é pobre e terceiro mundo, e o BR ainda tem mania de achar que tudo se resolve na canetada, protecionismo ou com um político. Se a anvisa der uma canetada hoje proibindo isso o Brasileiro para de comer "chocolate". É que nem a nova medida da reforma tributária que vai taxar alimentos ultra processados, vc acha que quem vai ser mais prejudicado com isso? é claro que o pobre. E no fim o brasileiro aplaude o político achando que ele está protegendo a população. Pais que não é industrializado é um pais pobre, sem falar que aqui todo mundo quer se encostar no estado, a final é muito mais fácil vc estudar 2 anos de RH e se encostar em um concurso do que estudar alguma Engenharia. Quem tem mais capacidade, sai do brasil e vai trabalhar em um país industrializado de primeiro mundo. E nos restam os medíocres, temos uma indústria medíocre com poucas empresas, com salários medíocres devido as poucas empresas, uma estrutura estatal falida e gigantesca que não consegue asfaltar uma rua, mas quer legislar sobre redes sociais. Uma educação medíocre, pois boa parte dos professores só são professores pois querem se encostar no estado, saúde é a mesma coisa. E assim vai... Nem precisei entrar no mérito dos políticos kkk
É a cultura do colher sem plantar. Levar vantagem. Buscar sempre o caminho fácil. O resultado está aí. País medíocre, povo medíocre, economia medíocre, produtos medíocres.
@@Gabriel-zr4kz Inclusive, a falta de indústria + setores tecnológicos e sofisticados no país afeta os termos de troca e a nossa produtividade que reflete no poder de compra da moeda e dos salários.
Não é atoa que uma vez conseguindo cursar engenharia aeroespacial, teria que sair do país. Simplesmente não teria onde trabalhar, teria um currículo de valor mas seria desempregada. Pelo lado bom, dependendo da instituição, empresas de fora já ficam em cima dos alunos. Estou falando sobre o ITA. Uma das poucas instituições que funcionam nesse buraco
@@TheEmanoel14 depois que virou uma mistura láctea eu nunca mais comprei, em contrapartida o sorvete do Burger King continua bom! Hoje não vou mais ao McDonald’s, só Burger King.
Até países com a economia bem pior que do Brasil, os alimentos são melhores. Brasil é uma colônia. O que é bom vai para exportação. Só fica o lix0 para os Br que pagam caro por não ter concorrência no Brasil.
Eu falo para as pessoas que o melhor da produção brasileira é exportado para fora e o pior fica aqui, não existe união das pessoas para exigir coisas de qualidade
Cadastre-se na NOMAD com o código "ELEMENTAR" para ganhar até 20 dólares de cashback na primeira operação de câmbio: nomad.onelink.me/wIQT/ELEMENTAR
Feito. 😊
Opaaaaa
Sempre posso contar com os descontos do elementar kkkkkkkk
Muito bom
Os 'carros' também são a mesma "politicagem" de vendas.
A culpa disso tudo é do povo que fica idolatrando político corrupto!! Ja passou da hora de ter uma revolução nesse país
Depois que vim morar no exterior percebi que o pior do mundo é o do Brasil.
Eu simplesmente parei de comprar chocolates, sorvetes e biscoitos por conta da falta de sabor e principalmente pagar por algo que irá prejudicar a minha saúde e da minha família.
Exatamente.
Poucas coisas no mercado são realmente o que dizem. Atualmente só dá pra confiar nos alimentos básicos que não podem ser alterados, como arroz, feijão, carne in natura sal e açúcar. O resto tá na mão das grandes indústrias. Eu evito de comprar todo tipo de produto processado pois claramente despencou na qualidade...
BOAAA
@@victorlrsdieta da roça >
Outro produto que está péssimo é o iogurte. A maioria é aguado, inclusive os mais caros.
Moro no Chile a um ano, um amigo me trouxe um Nestlé duo do Brasil que eu amava... Fui comer, parecia manteiga com açúcar rsss
Os alimentos ai no Chile, no geral, são de boa qualidade e preço justo?
@@ochagas mesma bosta
Nunca gostei de chocolates, sempre achei que fosse achocolatado com mais açúcar
Os único chocolates que me interessam são os 70% ou mais de cacau
Como é a qualidade dos alimentos chilenos? Padrão bostil?
*Brasil é a casa do caralho mesmo, pagamos caro pra comer gordura. Depois desse vídeo não compro mais chocolates ensebados.*
Infelizmente só existem duas saídas: comprar o chocolate importado da Europa ou comprar os ingredientes e fazer a receita em casa mesmo.
Para quem ainda está se perguntando onde é exatamente: o “caralho” é a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das Caravelas.
Sempre foi assim, diria mais, era até pior antigamente, pois sequer tínhamos opções de produtos melhores.
Já foi bom, hoje todas as empresas querem que vc se f×d4
@@willermartins9443 🍷
Quando eu era criança, meados de 2008, eu amava o chocolate suflair, comia toda semana. Depois de mais de 10 anos sem comer, comprei um e estava ansioso para relembrar a minha infância. Na primeira mordida, o sonho acabou. Hoje todos os chocolates são horríveis, e simplesmente não compro mais, infelizmente o bom chocolate vai ficar só na minha memória.
Eu também me lembro disso!!
O gosto era completamente diferente do que é nos dias de hoje!
Tive a mesma impressão, o sabor dele chocolate ao leite não é mais o mesmo, o duo até engana bem mas a qualidade caiu muito
Oi tudo bom? Lembro quando foi lançado o Suflair eu tinha dez anos , até a embalagem era mais bonita , a PAN infelizmente faliu parece que a cacau show comprou as instalações infelizmente o tempo também leva as coisas boas.
Suflair na verdade sempre foi ruim, foi a sua percepção que mudou. Eu nasci em 1990 e quando era criança adorava aquele chocolate de guardachuvinha que o cara citou no vídeo e o Moça Fiesta. Hoje só de sentir o cheiro, sinto vontade de vomitar.
Você não experimentou o Surflair quando saiu. Nos anis 80 era muito melhor que esse de 2008 rsss....
Há 30 anos eu trabalhava numa indústria de tintas. Fui numa distribuidora de parafina no bairro paulistano do Ipiranga. A parafina é usada para fazer tintas esmalte. Ao chegar lá, vi caixas e caixas escrito: parafina para fins alimentícios. Perguntei : onde usam isso? O funcionario: ora, vc não sabe ? No chocolate! Para dar liga ao chocolate....vixiiii....me senti enganado tanto tempo.
O chocolate não se mantém acima de 26 graus, e brasileiro quer chocolate na gôndola do mercado, perto do caixa. Não existem milagres, o chocolate precisa de parafina e gordura vegetal para não virar líquido por aqui.
Amigo, se Você reside em locais onde falta energia elétrica, derreta chocolate dentro de um tubo PVC de 1\2 polegada e com um pavio no centro. Depois desenforme e use como peça decorativa e iluminação de emergência! tem tanta parafina que virou chocolate multiuso.
@@giovanifm1984
Simples, mantenha o chocolate em lugares refrigerados, melhor do que alterar totalmente a composição do produto
@@HeroiByronianoHyperboreo não é simples, normalmente, as pessoas não querem isso. Queremos o chocolate na gôndola do mercado, próximo aos caixas. É ali que ele vende mais. Queremos chocolate na mochila, como petisco ou lanche e não queremos que ele fique líquido quando consumi-los. Não é simples, tanto não é, que usamos vários artifícios para evitar refrigeração.
@@giovanifm1984
"Queremos"
Oi? Quem quer? Fale por você, eu facilmente abdicaria de uma suposta praticidade para ter um produto de qualidade
Do que adianta não derreter fácil na mochila se você está comendo gordura hidrogenada com açúcar?
estou 0% surpreso. não é só comida, tenta abastecer o carro com "gasolina" kkkk
E vai ficar ainda mais "purinha"... Se não bastasse 27,5%, agora vão enfiar 35% de etanol a partir do ano que vem.
Exatamente, que gasolina é essa com quase 50% de álcool.
Nos postos Ipiranga o carro chega a tremer depois de abastecer.
Pois é.. uma coisa que quase ninguém sabe é que um dos donos do grupo Cosan e dono da Raízen doou milhões para a campanha de lula em 2022. Coincidentemente, o governo aprovou esses 35% de álcool na gasolina... Mas é tudo pelo meio ambiente
Nos carros, nos serviços on line, nos eletrônicos, nos calçados, nos brinquedos, enfim, tudo que é para o "mercado" brasileiro é de qualidade inferior, agora qual a raiz disso? Será que todas as empresas se uniram para lascar o brasileiro???
café, chocolate, sorvete e outris tantos alimentos usados por grande maioria da sociedade é mais mistura que o próprio produto. já dizia minha avó " quanto menos o homem tocar no alimento melhor ele é". Canal excelente, utilidade publica.
Praticamente 100% dos produtos diminuíram de tamanho e perderam a qualidade
@@KiotoTattoos-dn1rz com certeza a indústria alimentar está cada vez mais se encaminhando para o fim do produtos zoado ou avacalhado só vende lixos alimentar
Faz o L
@@fabiohenriquefreire 😂😂😂😂😂😂😂😂
@@ClaytonLidnei vai falar q tu lembra disso acontecendo na época do FHC? Pq eu não me lembro... gasolina era gasolina, a bono tinha 200g, o chocolate tinha 200g... isso aconteceu nos últimos 20 anos. E em partes foi pra maquiar muito a nossa inflação real.
@@fabiohenriquefreire os bandidos do congresso mais o presidente só muda os anos mais o problema e o mesmo 24 temporadas depois
O pior é que os 25% de sólidos de cacau, são na realidade casca do cacau; que é barata e de baixa qualidade, ao contrário da manteiga do cacau que é nobre, e que é o verdadeiro ingrediente de um chocolate de qualidade, é raramente utilizado. Não compro "chocolate" nacional há anos. Prefiro pagar mais caro por chocolate importado e verdadeiro, que comer essas porcarias fabricadas aqui. Uma vez um grande produtor de cacau brasileiro, que exporta cacau para vários países, sarcasticamente disse: "Não entendo como o Brasil possui tantas marcas produtoras de chocolate, se ninguém aqui faz encomendas de cacau comigo."
Pois é, também tô pensando em importa chocolates e outros doces, porque os daqui decairam bastante.
@@davidthedark_ligth9207 Sem contar um outro agravante: são caros e estão: MENORES!!
@@DrTechXXvdd, comprei uma caixa de bombom garoto e fiquei surpreso com o tamanho dos bombons 🤏
Vou lá comprar chocolate com meu salário mínimo e jah volto aí
A indústria é só o reflexo do caos que é o Brasil nesse sentido. Além da mentalidade de manada nessas e outras, brasileiro sempre teve o paladar limitado e medíocre, tendendo pra extremos (como normalizar o exagero no açúcar ou sal em tudo) que mascaram o fato do preparo ser de baixa qualidade. Pasmem, a maioria dos brasileiros até hoje nunca comeram pão de verdade na vida, só conhecem aquela bizarrice lotada de melhoradores, açúcar, gordura vegetal e farinha de baixíssima qualidade. Nossos farináceos são horríveis e qualquer padaria melhorzinha (por exemplo, as que usam ingredientes naturais e de qualidade) já vira algo gourmetizado.
Raras são as pessoas que sabem comer bem e que tem educação pra exigir qualidade de um produto, além de saber apreciar algo decente. Um exemplo clássico disso é que mal faz 10-15 anos que finalmente temos café e cerveja de qualidade mais popularizada no mercado nacional. Todo esse movimento é muito recente, brasileiro sempre foi acostumado com porcaria e achar que tá tudo bem, pois consideram essas e outras "frescura" (reflexo da ignorância e falta de cultura/conhecimento da maioria). Mas enfim, não adianta falar isso se boa parte não tem educação nem referência, é a mesma coisa de querer argumentar com uma pessoa que escutou a vida inteira um JBL estourado de graves que um Zero Red ou um HE400 é muito melhor e vale a diferença de preço.
Aqueles chocolates gostosos que a gente comia quando criança estão com gosto de margarina e isopor.
Esses dias eu comprei um LoLo com um sorriso no rosto, lembrando como eu gostava daquele sabor. Não consegui comer metade, um lixo!
Tudo sabor artificial o jeito é fazer em casa mesmo
Agora e lixooo
O jeito é importar chocolates de verdade, tô começando a pesar em fazer isso.
Eu dei pro meu primo aquela caixa de bombom da Nestlé ele disse que era horrível muito doce, gorduroso e enjoativo.
@@daniloscapellato E davam a desculpa que nosso paladar mudou porque ficamos adultos, por isso os doces de nossa infância já não são tão gostosos. Papo furado. Balela. A real é que inferiorizaram os ingredientes.
Chocolate diminuiu e aumentou o preço
Reduflação.
Diminuiu a quantidade, qualidade e com dobro do valor de 10 anos atrás.
fora que uns term grafeno e restos de insetos Lacta = grafeno Hershey's = restos de insetos
Sim. Quando como um chocolate só sinto o açúcar e a gordura. Gostava muito do chocolate, mas parei de gostar um pouco por causa do gosto.
Estagflação é o nome, quem comprou ovo de Páscoa esse ano sentiu bem o preço do cacau e a queda na produção, acabou pegando firme
Chocolate hoje em dia só importado ou de loja cara, infelizmente... Os do mercado são só banha hidrogenada e açúcar 😥
Só compro da cacau show apesar de não ser o melhor, é que eu mais conheço
@@vapo_oficialMatéria prima de quinta
Onde adquirir importado ?
@@ThaalesDutra internet. Procura ritter sport, esse é bom 👍
@@ThaalesDutra o Milka feito na Europa acha fácil em qualquer supermercado (ao menos aqui em Mogi das Cruzes).
É revoltante saber que aqui no Brasil, pagamos por produtos que são caros, com pouca quantidade e baixa qualidade.
Uma coisa triste que fiquei sabendo neste vídeo, o Brasil já foi o maior produtor de cacau do mundo, hoje é o sétimo. Decepcionante.
E ainda há uma especulação que foi sabotagem, fora que no Brasil foi implantado o projeto de desindustrialização do país iniciando em 1970. Hoje, quase tudo que consumismo é importado e as poucas mentes brilhantes que poderiam contribuir estão indo para o exterior.
Nem adianta ser o primeiro se não sabe fazer o produto, melhor exportar pra quem faz melhor que são os europeus.
@@estudantess E se eu te contar que foi um partido específico quem financiou a tragédia?
Assista um documentário disponível no RUclips, que se chama O Nó
@@daniloscapellato mas é isso que é pra mudar, investir em melhoria industrial para não vender a materia e comprar o produto de fora. Esses pensamentos como o seu, atrasaram o país em 50 anos em relação os outros paises.
Eu trabalhava em um local que meus chefes viajavam todo ano para Israel e quando voltavam traziam chocolate. A diferença era evidente, mesmo quando era kitkat ou outro chocolate existente aqui no Brasil. A partir daí, soube a diferença tremenda da qualidade e agora sei o motivo!!
Fui comprar um prestígio por nostalgia e me decepcionei muito, é caro e é ruim pra caralho deu até odeio de uma merda daquela.
vivemos em um país de terceiro mundo e as indústrias apenas se aproveitam disso, vendendo porcarias e por preços cada vez mais altos, os carros brasileiros também seguem esse padrão de qualidade inferior.
Tu teria que experimentar o chocolate belga, simplesmente perfeito eu viajo pela Europa e sim e nítido a diferença dos sabores e padrão de alimento
A Hershey vendia um de coco melhor que o açucarado prestigio.
Voltei da Suiça mês passado. Lá até o detergente é muito concentrado e melhor que o Brasil. Chocolate, iogurte, queijo, bolachas, embutidos....tudo muito superior ao Brasil. Pensei comigo mesmo: nossa! 90% do que vende m no Brasil, pode jogar tudo fora!
Esse vídeo me lembra dos aliementos do livro "1984".
Quem já leu entende
Não é só cacau, o café também é um lixo, nem cheiro ou gosto de café têm...
Até as frutas aqui estão perdendo o sabor 😂 tome lhe agrotóxicos
Depende do café. Existem várias opções de excelentes cafés nacionais.
Quem pega os cafés bons daqui são tudo do norte global. Eles pagam mais, fazer oque ne, oferta e demanda, livre mercado
Você precisa de comprar café ESPECIAL (nota acima de 80) torrado em GRÃOS, e moê-lo na hora.
Compre café de qualidade, 100% arábica. O Brasil tem os melhores cafés do mundo, basta saber o que comprar.
eu NAO AGUENTO MAIS morar nessa ESPELUNCA DE 3 MUNDO q é o brasil mdssss
O resto do mundo também está desabando.
Pois saia, uai! 😂😂😂
É os produtos mudaram muito com o tempo e pra pior. A Trakinas que eu era viciado na infância não dá pra comer hoje, não passa nem perto do chocolate.
Disse tudo
Era uma das melhores bolachas, hoje não é nem um quarto do que era em 2006, 2007 e 2008
Sim, a passatempo era umas das melhores também e hoje está intragável.
@@thariny é mesmo era muito boa.
@@thariny verdade 😎 hj em dia ainda quebra o galho, mais hj em dia está aos pés do que um dia já foi
Eu não aguento mais esse país maldito , falhamos em absolutamente tudo
😭😭😭😭😭😭😭
Tem razão 😓
Maldito são vcs
Isso aqui não tem a mínima chance de dar certo.
@@williamalexsander9916 eu já tô tacando o foda-se, eu só quero ir morar em algum lugar que dê pra se importar
Nosso país tinha tanto potencial e desperdiçou tudo
Se acalme, pois a tendência é só piorar
Que isso, o Brasil nunca perde uma oportunidade
De perder oportunidades
F
Infelizmente 😢
Acho que essa frase já era dita por Cabral
Um pais onde o QI medio e 83, um pais onde idolatram politicos, onde o povo acha que o sus e de graça, onde mais vale vc estudar rh 2 anos e se encostar no estado do que estudar engenharia e industrializar o pais que vai ser eternamente agrario. Grande futuro.
O negócio é não comprar mais nenhum chocolate, enquanto não melhorarem a qualidade. Exerçamos nisso poder de consumidor.
Vc acha q são os adultos que mais consomem? Acha q os pais falarão não? Já n falam não quando a criança dá tapa na cara deles, imagina fazendo birra pra comprar chocolate... O ngc é os adultos que podem pagar por chocolates melhores, o fazerem. Mas se nem o roubo dos ovos de páscoa acabam, imagina dos chocolates normais. Muita gente aqui n pode comprar chocolate importado! O problema realmente é econômico, boicote de produtos "baratos" é muito difícil aqui
A única revolta que o brasileiro sente é quando seu time perde a classificatória ou quando seu influencers é desclassificado do BBB...aqui o povo é amordaçado, estuprado diariamente com tantos impostos, mas o brasileiro é ignorantes de mais para entender que esta sendo violentado...só se preocupam em ter o dinheirinho no final de semana pra tomar o mé...A culpa de todas as mazelas do Brasil é do próprio brasileiro, e não adianta falar que os culpados são os políticos, quando na verdade o que esta lá em cima é reflexo direto do que esta aqui embaixo. .
Também pensava assim, infelizmente quem escolhe os políticos não é o povo, mas sim a elite, nós só os sustentamos.....
Pois é, se você for contra essa Elite, você é massacrado, eles farão de tudo para não perder o poder!@@Cavalhier
É o povo sim. Não se isenta ninguém.
@@pauladejavite2520 Então você tem culpa? Eu fico com a consciência limpa.
adoro como brasileiro acha que o problema é imposto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Video sem mil cortes por minuto, roteiro impecável e explicação Simples e agradável. Simplesmente ELEMENTAR ❤
Moro em Portugal há 10 anos com a família. Na última vez que fomos ao Brasil, em 2022, decidi matar a saudade e comprei as mesmas caixas de bombom que eu adorava na infância, e que minhas filhas também comiam quando eram pequenas. Para nossa surpresa, mal conseguimos comer dois chocolates de cada caixa. Achamos intragáveis. Nem pareciam chocolate.
Os bombons são sabor chocolate. Não são mais chocolate.
Eu trabalhei na indústria alimentícia e falo que é super importante olhar e entender a composição do produto.
Sorvetes, mel, azeite, sucos, iogurtes saborizados e chocolates são uns dos alimentos mais falsos que existem no mercado.
Chocolate ao leite é pura gordura vegetal, tenho até nojo de chocolate hj em dia
Verdade, sempre leio os rótulos. E os melhores sempre estão em marcas menos valorizadas pelo povo em geral.
@@thebesttimer7094quando você compra um chocolate de boa qualidade, algum belga, suíço, ou alemão (e nem são todos) você sente a diferença. O problema é que esses daí só dá para comprar uma vez a cada década 😂😂😂
@@ludmilafs Iogurte com sabor é complicado mesmo. O melhor é comprar iogurte natural e acrescentar mel de algum apicultor de sua cidade. Ou fazer seu próprio iogurte natural e comer com calda feita em casa con frutas orgânicas, de preferência.
Queijos tipo queijo, pães quase sem nada natural, maionese, ketchup, e a lista vai crescendo.
Comprei esses dias uma barra da Lacta, que é mais gordura que qualquer outra coisa. O chocolate passa longe. Infelizmente pagamos caro por produtos de péssima qualidade.
Lacta é ruim demais, a barra de chocolate chega a brilhar de tanta química kkkkk
Estou fora do Brasil há dez anos. Voltei ano passado e fiquei triste em ver como a qualidade dos produtos comuns, de nosso uso diário, caiu. E como nosso povo aceita tudo ser reclamar! Aqui na Europa, se não tem qualidade, não vende. O consumidor tem que exigir qualidade.
Estou há mais de 30 anos no Canadá, e a cada vez que ia ao Brasil, voltava com uma mala praticamente cheia de caixas de Garoto e Lacta, para presentear. Há alguns anos atrás, meus filhos pediram pra não trazer mais, porque estavam muito ruins.
Muito complicado comparar Brasil com Europa, concordo com você, mas é muito mais fácil se revoltar quando se tem acesso a coisas melhores, quando se sabe oq está comendo e PRINCIPALMENTE, quando se tem poder aquisitivo pra ignorar os preços dos produtos lix0, e comprar melhores! Com a maior parte da população da classe média pra baixo, ou seja, pobres, poucos têm condições de comprar Toblerone, Lindt, e afins. Quando n se luta pra conseguir o básico, vc tem mais tempo pra pensar e protestar!
Como somos celíacos aqui em casa, sempre lemos todos os rótulos, então isso não é novidade pra mim. Quando comecei a ler os rótulos fiz muitas mudanças de marcas, as vezes a marca do lado não tem nenhum aditivo e é o mesmo preço. Descobri por exemplo que leite ninho é um composto lácteo e não leite em pó, passei usar piracanjuba por isso. E o chocolate, compramos divine, marca brasileira e que o principal ingrediente é cacau e manteiga de cacau, mesmo preço dessas outras marcas. A gente tem que ficar de olho porque infelizmente o descaso de muitas empresas com a saúde é gritante, só pensam em lucro. Que todos possam começar a ler os rótulos pra não serem mais enganados, e prestigiarmos as empresas que tem consideração com a saúde das pessoas! Muito bom o vídeo!
Será que dá pra confiar nos rótulos?
@@sunflowertournesol8538 marromenos
Obrigada pelas dicas. Poderia me dar mais nomes de bons produtos??
@@pinkypeach09 Piracanjuba não é da Nestlé?
@@sunflowertournesol8538 nem sempre dá pra confiar pq infelizmente a Anvisa não consegue perna pra fiscalizar bem tantas empresas e rótulos que existem, mas empresas grandes em tese tem uma fiscalização bem maior, então acho difícil não colocarem certinho os ingredientes, pq se não colocarem pode ter multa pesada. E na real que infelizmente quase ninguém lê o rótulo, então pra empresa colocar as porcarias no rótulo não muda o lucro, o povo continua comprando. Eu acho que a composição especificamente dos produtos as empresas colocam certinho, o erro no rótulo costuma estar na parte do alerta de pra alérgicos.
Moro no Reino Unido. Pedi para um amigo trazer um produto do Boticario e alguns chocolates. O perfume era pura agua e o Prestigio e Diamante Negro virou uma gororoba horrivel. Que oena.
diamante negro era o melhor chocolate e virou um negócio sem gosto hoje em dia...
Perfume eu discordo, tenho muitos perfumes importados aqui em casa e não acho eles tão superiores ao Boticário não. Alguns sim, outros tão pau a pau.
Tenho o Idolê, o Jadore, o La vie est Belle, o Amor Amor e o Scandal. Tenho perfumes ótimos da Boticário com o mesmo padrão.
Também, né, Boticário... Você esperava o quê? Cosméticos que custam menos de 300,00 não prestam.
A NHS é uma m***erda!! Boa sorte.
A N-H-S é uma verdadeira bøsta!! Quando tiver problema aí, da um pulo aqui. Inclusive para prevenção.
Tanto produto marcado "nova fórmula", aí quando você consome já nota de cara como o produto piorou, no entanto, não dá pra fugir muito já que a grande maioria tá alterando geral, estamos lascados.
Ou a indústria altera ou a população fica sem produto, o custo está cada vez maior, impostos para sustentar um sistema de governo custoso, governo não tem dinheiro, não gera receita, tudo sai do seu bolso, já já o leite vai cair para 800ml, pois tem muita gente que já não consegue pagar 5 / 6 reais no litro.... culpa da indústria?? Será que estamos batendo no culpado certo?
"Nova fórmula" ou "Novo peso" já se entende como Produto piorado ou Encolhido e o preço mantido, respectivamente.
A ANVISA é uma piada, tenham certeza disso.
A culpa não é da Anvisa , na vdd a culpa é da inflação amigo , sem inflação não tem pq as marcas piorararemna qualidade dos produtos ao longo dos anos , afinal , oferta e demanda regem o universo.
@@jonathangarra7824 Tem culpa sim, você não faz ideia do que é aprovado. Sou pesquisador, cirurgião e professor. Aqui é permitido tanta coisa que nos EUA e na União Européia não foram. Desde equipamentos médicos de baixíssima qualidade (terceiro mundo) até comida industrializada contendo substâncias não ideais ao consumo nas quantidades praticadas.
@@MaxillofacialeducationAspartame foi proibido no exterior, mas aqui é liberado.
@@jonathangarra7824para de defender o estado
@@jonathangarra7824a culpa é de pessoas como vc q arrumam desculpas qdo descobrem q estao pagando p comer lixo
Infelizmente não é somente aqui no Brasil, em vários outros países da América do Sul é a mesma coisa. Parece até que comemos o "lixo" que alguns países não querem.
Verdade, só comemos o que sobra dos países de 1° mundo.
O Brasil que na verdade importa muito lixo produzido aqui pros países vizinhos e eles acabam consumindo essa gordura hidrogenada também
Brasil fabrica muita coisa de péssima qualidade e depois exporta pros países vizinhos, já vi várias marilans, richesters, garotos da vida, tudo só gordura hidrogenada sendo vendidas no Uruguai e Argentina
O Brasil é mais rico, é produtor e já pagamos mais impostos!
Então, o chocolate daqui é que tinha que ser o melhor.
E é óbvio que ficamos com aquilo que não presta que os outros não querem.
poder de compra dos países ricos sempre vão se sobressair na hora de escolher os melhores produtos para consumo, óbvio que o empresário brasileiro quer faturar em dólar e euro
No Brasil dava para engolir muitas coisas e até empurrar com a barriga.
Mas quando começou a tocar na alimentação, a indústria alimentícia fazer com que os alimentos do Brasil viesse está falidos , como está hoje em dia. A situação está intolerável!
Não dá para engolir.
A comida e alimentação do Brasil, está no momento deplorável, lamentável.
O país piorou muito, muito e muito...
O Brasil era um país que tinha qualidade de alimentação, os brasileiros não pode nem mais hoje em dia se vangloriar com alimentação e comida Brasileira.
As indústrias alimentícias do país faliu alimentação Brasileira.
Já não temos mais umas das melhores alimentação do mundo, isso acabou e teve um fim.
Um triste fim!
Pior que isso só é verdade para NÓS da própria população! Os alimentos que são exportados são do melhor padrão, o que ainda nos mantém com a fama boa lá na gringa. PS: Lembrando que no caso dos chocolates, grande parte das reservas de cacau brasileiras já são propriedades estrangeiras, com a Nestlé sendo dona da maioria destas propriedades.
@@neonparadise3095 acredito que não me expressei corretamente. Você não vai ver necessariamente o produto, mas a materia prima do Brasil, de mais alta qualidade, tem sim como destino ir para fora do país. Posso te afirmar pois conheço dois produtores, um de café e um de feijão, e eles dizem que as melhores colheitas já estão até vendidas com meses de antecedência. E que pelas próprias leis da Anvisa, os de menores qualidades que podem ser aceitos no nosso mercado ficam.
@@neonparadise3095
Em qual cidade do Canadá vc mora?
Estou indo morar aí!
@@TheEmanoel14
É um país que não tem amor à sua população e nem respeita os próprio cidadãos.
Lamentável isso do Brasil!
Não vejo mais saída, só o aeroporto mesmo
@@neonparadise3095
Haaa...
Vou pra Montreal
Esse ano tive a oportunidade de fazer uma viagem pela Europa. Em um dos voos internos (indo para a Áustria), recebemos um chocolate durante o serviço de bordo (que a princípio é algo simples e barato). Foi de longe um dos melhores chocolates que eu e minha família comemos nos últimos tempos. Fomos unânimes em falar que o chocolate era muito melhor do que os brasileiros.
Tai porque a gente ama o seu canal tu fala é explica coisas que a nos nem sabíamos 👍
Realmente o cara é p1ca, mas o que é triste é o fato do nosso país ser inferior até na indústria alimentícia, que decepção 😞
Maioria dos vidros sim, mas um ou outro fica ruim
Já eu venho observando isso a muito tempo.
O dia que o brasileiro começar a comer pensando em se nutrir a industria alimentícia quebra. Eles não vendem alimentos, eles vendem prazer. E prazer é um vício. Álcool e açúcar são a garantia de lucro no bolso deles.
Exatamente.
Dopamina?
@@V1l5k calma papagaio da dopamina, nem tudo é dopamina
@@V1l5kSim. No sentido de que estimulam o corpo a produzir dopamina e serotonina.
Fazem mal, mas enganam com a sensação de prazer.
Mas as comidas saudáveis também estão caras e ruins. Moro numa cidade grande e aqui é raro achar uma fruta que preste.
Eu já pedir a paciência com o brasil, e quem critica aqueles que saem do país, não passa de um vira lata invejoso.
ⓘ 𝘊𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵á𝘳𝘪𝘰 censurado 𝘱𝘰𝘳 𝘥𝘦𝘵𝘦𝘳𝘮𝘪𝘯𝘢çã𝘰 𝘥e Alexandre de Moraes
@@MeuShapeEmShorts
😂😂🤣🤣⛄
Quem critica o país é vira-latas sim, ainda mais por criticar por comprar porcarias. Existem vários tipos de chocolates no Brasil com qualdiade superior (Cacau Show, Kopenhagen, Kinder, Neugebauer 1899, e por aí vai...) mas o Brasileiro quer comprar o Lacta de R$ 5 a barra achando que vai consumir algo de qualidade. Compra porcaria, a culpa não é dele, é "o país que não presta". Como chamar isso, senão vira-latismo?
Ok...boa sorte.
Cara, a qualidade dos videos desse canal é algo incrível. Parabéns por manter um trabalho tão bom, no meio de um monte de canal "dark" com narração de IA tosca e roteiro porco.
Se os vídeos fossem maiores seriam perfeitos 😅😊, a qualidade aqui é ótima demais.
Sou de SP e comprei um potinho de manteiga do símbolo do avião que custa quase 30 reais. Essa manteiga está quase uma margarina qualquer.
@@viladompedro9319 a aviação está horrível uma droga
@@viladompedro9319 além de estar cara essa merda tem gosto de terra tá quase igual a margarina a mesma porcaria cheio de gordura hidrogenizada
@@ClaytonLidneiate o doce de leite dessa marca esta ruim
Aviação tá péssima, até o doce de leite estão colocando amido dentro...
Os mineiros falam tanto que tem o melhor doce de leite, ao menos, no nível dos vendidos no supermercado todos tem amido agora, quando não, há outros ingredientes que nem deveriam está ali, como glucose de milho
Eu lembro muito desses chocolates em forma de guarda-chuva, vendiam muito no interior de Minas Gerais quando eu era criança(primeira década dos anos 2000).
Isso vendia no Brasil tudo, já era ruim na época 😂
Sou pequeno produtor rural e lhe digo
Muitos preferem comprar produtos industrializados do que direto do produtor.
Como pequeno produtor de leite direto recebo visita de vigilancia sanitaria e sempre esta tudo ok com o leite, mas muito preferem comprar leite em caixinhas com validade raspada.
De fato a grande maioria dos brasileiros são reféns das grandes indústrias e ingerem produtos que mal sabem o que é, mas tem a pequena parte que preferem o industrislizado do que o mais natural possível.
Olha onde eu moro o pequeno produtor cobra caríssimo por um produto que nem sempre é de qualidade. Pelo menos as grandes empresas de der errado tem como processar. Mas olha... Na maioria das vezes não vale a pena. Valores 5x maiores pela "qualidade" de um produto q tem quase a mesma composição do industrial. Fora a ideia q agora "artesanal" é gourmet. Não é pra maioria da população q está sofrendo com a inflação. Mas isso não é culpa do produtor quando ele não inflaciona o produto, mas sim de um país onde o poder de compra é baixo e os custos altos, fora a alta margem de lucro q geralmente se pratica.
@@FernandaLopes-qb6tt Quantas desculpas para valorizar a indústria NEH kkkkkkk
1° A burocracia que é processar uma grande empresa é a mesma de processar um pequeno produtor
2° Se a gente for por relação preço pobre não comprava iPhone no Brasil
3° Como um produto direto do produtor é 5x mais caro do que o da indústria se a indústria muitas vezes compra do produtor ?
4° Então você quer pegar exemplo de um ou dois produtores da sua região e generalizar todos os outros ?
5° Cite pelo menos 5 produtos que no mercado é 5x mais barato do que do produtor.
Olha, as vezes não, pelo menos no MEU caso, moro no rj e simplesmente não existe "pequeno produtor". Sou doida pra encontrar alguém que forneça leite fresco, queijos e derivados, porque com o percentual de gordura do leite da pra fazer várias coisas, mas simplesmente não tem. Antigamente tinha o de saquinho, hoje nem mais. As vezes quero um creme de leite fresco e não tem, quando tem é nos mercados e é caro pra cacete. Entendo que não da pra transportar um produto delicado como o leite em grandes distancias, mas você pode ter certeza que se tivesse eu e MUITA GENTE iam ser os primeiros a comprar.
Produtos naturais e saudaveis sao inacessiveis ao brasileiro. O povo ganha mal e compra o que cabe no orcamento e nao o que tem mais qualidade pois o preço é exorbitante.
Se tivessemos poder de compra, certeza que escolheriamos os mais saudaveis e caros. Mas esses produtos acaba se tornando algo exclusivo pra quem tem grana.
Isso não é apenas preferência..
O pequeno produtor simplesmente não chega até as pessoas em áreas urbanas. Fora que tem muita sacanagem nisso, nem sempre é de qualidade e por vezes há trambiques para lucrar mais.
Ja dizia o Toreto "Aqui é o Brasil"
EXCELENTE VIDEO! Aliás mais um.. tome like e já foi compartilhado com família toda e amigos!
A indústria levou muito a serio o programa do chaves, onde o suco parece, tem gosto mas não é.
A solução é simples:Não comprem!!!
Não é tão simples, se passasse uma lei hoje exigindo qualidade nos sorvetes e chocolates eles ficariam imediatamente inacessíveis a população.
Na real tem opções de chocolates brasileiros bons e sem gordura, mas são poucos que podem pagar R$30 em uma barra e R$60 em um potinho de sorvete
Exato
@@Carloskyppeu estava levantando como deixar a margarina de lado e encontrei esse mesmo dilema. A solução mais barata pra mim é trocar a gordura dela pela do abacate. Mas muitas vezes não encontro ele em boas condições no supermercado e não tenho como cultivar em casa.
@@Carloskyppassim como era antigamente. Daí vai cair a ficha do povo q ele está mais pobre que nós anos 90 e q hj ele só é enganado
Queria dar uma sugestão: Existe uma pauta importante que já avançou nos Estados Unidos que é a legislação de direito ao reparo. Ela é extremamente importante pois compro uma briga contra gigantes da tecnologia contra a obsolescência programada e a geração de lixo tecnológico. Gostaria de ver um vídeo seu a respeito Sobre este assunto.
A diferença do chocolate estrangeiro pro brasileiro é gritante, prefiro pagar 50 reais num chocolate gringo do que 5 reais num Suflair que só tem açúcar e está cada vez menor.
O problema não é só o açúcar, o mais perigoso é a gordura hidrogenada
Onde você compra? E quais as marcas que valem a pena?
@@CrisLisboa37 Sim sim! E pensar que a Nestlé fazia chocolates bons até meados da década de 90.
@@trffter Olha as marcas que eu conheço são a Jacque(esse vem dois com preço de 1 está na faixa de 45 reais), eu descobri um chocolate da Polônia da marca E.Wedel que custa em torno de 35 reais muito gostoso por sinal, Lindtt tbm é bom mas tá beeem caro. Eu compro aqui e SP numa loja de produtos importados perto da Avenida Paulista.
Pena que a sua situação não se assemelha ao de 80% da população e o mercado é para todos.... será que o verdadeiro culpado é a indústria?
Sou do sul da Bahia e trabalhei com cacau até o início do ano 2001 quando a vassoura de bruxa dizimou a lavoura.
Meu pai faleceu de diabetes, mesmo eu não tendo preciso vigiar os alimentos que consumo. Fiz um propósito de ficar 1 mês sem chocolate, doces e sobremesas em agradecimento de algo. 🙏🏻
Como sempre mais um vídeo com um show de conhecimento, todos os vídeos seus que envolvem a saúde eu compartilho com o grupo de trabalho, pois sou justamente dessa área.
Deus abençoe🙏🏼
Impressionante, estava pensando justamente nisso hoje. Comecei a consumir chocolates europeus agora não consigo mais comer chocolates brasileiros, a diferença é absurda!
Eu só consumo o talento que é nacional
Que marca de chocolate?
@@priscillaamancio4477 pesquisa rickdoces, lá tem toda a linha da Europa
Já faz anos que não como sorvete de pote dessas marcas famosas do mercado. Gosto ruim. Chocolates em barra a mesma coisa.
Descobri ontem que agora tem requeijão fake também, esqueci de ler o rótulo só descobri quando abri o pote em casa. 🤬🤬
Até aquela marca cara que muitos acham que é "sorvete de verdade", a Ben & Jerry's, usa gordura vegetal e água nos ingredientes. O melhor sorvete do tipo industrializado aqui no Brasil, por hora, é Bacio di Latte.
Um dia também estraga!
@@MarkHobbes Amooo essa marca, é de qualidade mesmo e óbvio que o preço é maior, mas vale a pena
@@varleysilva7617 Deve ter sido Cremille 😂😂😂😂
@@nathaliaamorim6811 Compramos aqui de vez em quando porque o preço realmente é proibitivo pra ficar comprando toda hora e já gasto muito com chocolates importados, sou chocolatra de carteirinha.
O brasileiro é tão Otávio que não pensa em qualidade e sim quantidade e preço não querem pagar o que realmente vale a pena não dá valor ao suor alheio querem tudo de graça tem que se lascar mesmo
faz sentido..... muitos preferem comprar muito (em qtd) de chocolate ruim por X reais, do que pouco chocolate bom pelos mesmos X reais......
A maior parte das famílias sobrevive com 1 salário mínimo. Existem escolhas que estão completamente fora da sua realidade. Seja mais humilde!
@@cardeque exatamente, o que da mais raiva é que continuam votando nos mesmos politicos de sempre, tomando lado a ou b e depois que passa a época de eleição voltam a hibernar, o dia que o brasileiro realmente acordar, terá uma guerra civil pra arrumar toda essa bagunça que foi instaurada desde a criação da república.
Colega, no Brasil os produtos ruins já são muito caros, imagine os de boa qualidade
Os documentários que vc faz são incríveis 👏👏👏👏
Conteúdo de alta qualidade, 0 enrolação e 100% direito ao ponto 👍🏽
milagre não tá escrito na thumb "o fim do chocolate" 😂😂😂
Isso aqui no bananil n rola meu amigo elementar, o povo é dócil e gosta de comer lavagem.
República das bananas
Chegam ao ponto de você comprar uma coisa de qualidade e a pessoa não gostar, de tão acostumada está em comer porcarias.
acharam o que, que iam continuar pagando 5 reais em chocolate da lacta com a mesma qualidade de antigamente kkkkkkk. A real que a inflação é 3x maior doque a anunciada pelo IBGE, coisas que são acessiveis hoje em dia, são por causa dessas maracutaias.
Na verdade não, a Inflação é uma Média de X itens que são essenciais, e algumas besterinhas, se fosse uma mediana seria um valor menor ou maior, mas ainda nesse caso a média está no máximo de precisão possivel, além de que a Inflação total do real foi de 500%, mas segundo o IPCA ela foi de 900%, pois o IPCA leva em conta o salário, além da inflação.
@@yago6383A inflação real é o aumento da base monetária, isso que você disse é o índice divulgado pelos órgãos e jornais que basicamente é uma cesta básica com produtos escolhidos por eles, ou seja, basta alterar um produto de boa qualidade por um de baixíssima qualidade que, com o preço sendo o mesmo ou menor, a impressão é de que a “inflação caiu”.
@@yago6383a inflação é a expansão monetária, o Brasil vem expandindo sua base monetária exponencialmente a anos. Isso destrói o valor da moeda e força o preço dos produtos para cima ou a qualidade para baixo.
Excelente, sério e importante vídeo, como todos os deste canal.
Parabéns.
Aquele chocolate guarda chuva parecia um sebo de vela misturado com açúcar e uma pitada de nescal para o cheiro
vdd o negócio parece que não dissolve fica uma massinha horrível kk
Barra de chocolate da Garoto é feita aqui e mais cara do que o exportado para os EUA.
Sim, a fábrica fica ns minha cidade, perto da minha casa 🏡, e já foi muito bom. Depois que a Nestlé comprou a Garoto, já não ficou bom 😢
O nome disso é impostos kkkkkk
@@SimSimi.ツ exato.
@@SimSimi.ツ não somente impostos...... bota na conta do empresário tambem que empurra produto de baixa qualidade porque o governo permite......
@@casbarbosa37 é o governo quem causa isso através de impostos e regulações que aumentam a barreira de entrada e atrapalham ou impedem novos concorrentes.
Se uma empresa está sendo abusiva, num livre mercado, com certeza aparecerá um concorrente oferecendo produto com maior qualidade ou menor preço, pois este irá tomar para si uma ampla faixa do mercado que está insatisfeito, simplesmente pelo fato de querer lucrar o máximo possível.
O brasileiro vive num chiqueiro de país comendo lavagem de porco e ainda te chamam de vira lata se dizer que outros países são melhores😂.
A queda na qualidade do chocolate no Brasil é frequentemente atribuída às indústrias, mas essa visão não capta a verdadeira causa do problema. O que realmente está forçando as empresas a reduzir a qualidade de seus produtos não é a ganância ou má gestão, mas sim a política econômica descontrolada do Estado, especialmente a impressão desenfreada de dinheiro, que resulta em inflação.
Quando o governo imprime papel-moeda sem um suporte real na economia, o valor da moeda cai, e o custo de produção sobe drasticamente. Ingredientes, transporte, e mão de obra se tornam mais caros. Diante disso, as indústrias são obrigadas a fazer concessões para manter seus preços competitivos. Isso leva à inserção de ingredientes mais baratos ou à redução da qualidade dos produtos, como o chocolate. Caso contrário, repassar integralmente o aumento dos custos ao consumidor faria com que os preços disparassem, tornando o chocolate um item inacessível para muitos.
Enquanto isso, em países de primeiro mundo, mesmo com regulamentações mais rígidas que proíbem a adição de gorduras ou outros ingredientes de menor qualidade no chocolate, a situação é diferente. A moeda forte dessas nações impede que seus governos recorram à impressão excessiva de dinheiro. A estabilidade econômica e a força da moeda nesses países mantêm a inflação sob controle, o que permite que as indústrias mantenham a qualidade dos produtos sem comprometer tanto os preços.
A questão central, portanto, não é a ausência de regulamentação ou falhas no setor privado, mas sim o impacto devastador de uma moeda fraca e de um governo que, ao imprimir dinheiro para cobrir seus gastos, gera inflação e pressiona as indústrias a cortar custos. Nos países desenvolvidos, a inflação é mantida em níveis baixos devido à solidez econômica, o que permite que seus produtos mantenham a alta qualidade, mesmo com regras mais rigorosas.
No Brasil, porém, o real continua perdendo valor, e as indústrias precisam escolher entre sacrificar a qualidade ou aumentar os preços a níveis insustentáveis. O verdadeiro vilão, nesse cenário, não são as empresas, mas o Estado, com sua política inflacionária, que cria um ambiente onde o sacrifício da qualidade do produto é a única forma de sobrevivência no mercado.
Resumo: o Estado é o seu pior inimigo!
Comentário excelente. Uma minoria no Brasil entende o problema central. Inclusive, vários fatores geram inflação ou perda de poder de compra da moeda e salários no país. Dentre eles temos essa financeirização da economia (Estado se endividando via dívida pública), produtividade estagnada desde da década de 80 que afeta o custo de produção no país e a processo de desindustrialização que gera a queda de bons empregos com salários altos. Tudo está conectado e má gestão do Estado (economia, finanças, gasto público etc) gera diversas distorções na economia do país (vide Venezuela e Argentina).
@@tygoufaynanchal3903 bem lembrado!
Galera reclama que chocolate bom custa 30 reais ou mais, mas compra iPhone de 10.000 mil reais. Ai ai ai....
Comentário mais lúcido possível
Quase ninguém vai ler 😂
Parabéns pelo canal, sempre com informações de qualidade.
Chocolate da Garoto, Lacta,Nestlé?
Eu não consumo mais. GORDURA PURA.Gosto horrível. Prefiro parar de comer chocolate Me recuso a entupir minhas veias.😢
Os melhores dos alimentos da agricultura são exportados, e o pior fica pra gente
Agro acima de tudo, pobre abaixo de todos.
Obviamente, a moeda de quem compra geralmente é 5, 6, 7 vezes mais forte que a nossa, para a população de lá o preço é justo
o motivo disso é óbvio, o brasileiro médio não tem dinheiro pra comprar coisas de qualidade, o brasileiro médio compra o que dá
Exatamente.
@@EvandroSiolNão é culpa dos Agros e sim da nossa moeda fraca, eles irão vender para os países que vão lucrar mais.
1kg de cacau puro já preparado para uso vale 1000 reais. Acham mesmo que vão vender chocolate bom pra pobre que não sabe nem o que é café de verdade e muito menos cacau puro? Pra quê? Se podem exportar tudo e ganhar muito mais?
tu consegue comprar chocolate importado por 10 reais, mas o pura gordura custa 5 reais em mercado sei la em, não acho tao dificil uma pessoa preferir pagar 8 reais ou 7 em um chocolate brasileiro decente do que esses lixos que vendem a 5 até pq 10 reais em um produto que foi importado e produzido com mao de obra mais cara custa 10 pq o nosso horrivel custa 5, 6 reais? pode ter crtz que o problema n é so imposto nao
Olha mas eu duvido que seja caro assim.
@@1gorSouz4 pior que o cacau puro é cotação na bolsa de valores. Commodities
Brasileiro nem liga pra isso. Tava falando com um amigo de um conhecido meu que conseguiu certificação pra sushi de vdd aqui no Brasil, que demanda mt desde a criação de peixes, e a primeira coisa que ele me respondeu foi: "Mt frescura isso de criar peixe em água controlada. É tudo a mesma coisa."
Eu moro na região sul da Bahia e como aqui a produção de cacau é forte temos a sorte de comer um chocolate melhor nas pequenas fábricas de chocolates da cidade. E muitos aqui em Ilhéus tem pé de cacau em seus quintais e preparam seus próprios chocolates.
A "indústria" bostileira e a complexidade que o estado cria, me surpreende cada dia mais..
Faz um vídeo sobre a zona franca de Manaus e como uma quebra da indústria brasileira e abertura do mercado pode nos salvar desse apocalipse
Essa Zona Fur@d@ de Manaus 🤣vai se arrebentar sozinha, pois os brasileiros não estão tendo nem dinheiro para encher o carrinho do supermercado. Então, imagina comprar as bugigangas montadas por lá.
Esse vídeo é uma utilidade pública! Deveria ser utilizado de paradigma pelo governo federal, mas, independente do governo ser de esquerda ou de direita, é muito mais lucrativo facilitar a vida dos grandes empresários do que cuidar da saúde de uma população virimada pela ganância alheia.
Fundamental para o paladar e saúde. Excelente conteúdo.
Vários motivos para os produtos brasileiros serem ruins; inflação,que faz o empresário ter que reduzir custos, concorrente estrangeiro que produz com mão de obra mais barato, custo para produzir mais caro, baixo poder aquisitivo do brasileiro,etc.
Acrescenta também a ganância, a mentira e a corrupção.
Essas indústrias poderiam montar e vender produtos de real qualidade para a classe média alta brasileira. Afinal, mercado tem, ao se ver a presença de muitas lojas com produtos importados em shoppings no país. Fica a impressão de que o problema não está na renda, mas na legislação.
O Brasil é uma piada de mal gosto...
Os ingredientes que originalmente vêm daqui, são melhores produzidos lá fora que o próprio lugar de origem 😂
voce quis dizer "processados" lá fora....... vc tem razão.... é de cair o queixo ne
voce quis dizer "processados" lá fora....... vc tem razão.... é de cair o queixo ne
Os ingredientes custam caro
A queda drástica e súbita na qualidade dos chocolates, biscoitos e doces ali no início dos anos 2000 me ajudou a abandonar esse vício. Pior é que eu observo as pessoas consumindo esses doces em mordidas tão grandes e engolindo quase sem mastigar e imagino um rebanho devorando ração sem se quer perceber o que estão ingerindo...
Uma verdadeira aula, verdades expostas. Valeu internet, valeu canal elementar. Agora estou ciente que até no chocolate 🫕 tem máfia.
Ótimo vídeo, parabéns pela coragem
O negócio é plantar em casa. Depois que me obriguei a comer mais frutas meu organismo não aceita mais grandes quantidades de açúcar
O negócio é fazer nosso próprio chocolate 😅,aqui em casa já faço meu próprio café e aprendi a fazer açúcar,aquele marrom caro,rsrs o ruim é o trabalho que dá pra fazer,mais em compensação ñ custa nada e temosva certeza de consumir algo mais naturalve puro
isso é um absurdo, a famosa "reduflação"
A primeira vez que vim pro UK, eu achava que qualquer chocolate, até o mais barato era melhor que o melhor chocolate produzido em massa no Brasil. Nunca entendi o motivo... Agora tá explicado! Obrigado!😂👏🏻👏🏻👏🏻
seu canal é um compromisso com a informação, muito obrigada pelo seu conteúdo! eu espero de verdade que seus vídeos atinjam mais e mais brasileiros e aos poucos os que ainda possuem alguma linha de raciocínio comecem a se impor e deixar de consumir tudo que oferecem pra gente.
Depos do Shrinkflation agora a irmã maior e mais malvada shitflation.
Manteiga de verdade ta 30 conto os 500g.
Queijo de verdade é agulha num palheiro e é quase 100 reais o kg.
Requeijao de verdade é 10
Até a cacau show colocou um monte de merda no chocolate. Diferença enorme dos produtos da marca de 2 anos para hoje. Por coincidência ontem como 2 bombom da mesma ontem e hoje estou passando mal. Sinto como se tivesse consumido algo sintético.
Chocolate Será Raridade Daqui a Algum Tempo se Fizerem da Maneira Certa
Mas no Brasil os Fabricantes Fazem Cada Merda e Quem Come Que se Lasque
Pq Vc Escreve Sempre Com A Letra Maiuscula, Amigo?
@@marcl6959 Mania de Facebook Desde 2013 kkkkk
@@marcl6959 Só Digito Normalmente no PC
Se aumentar a porcentagem do cacau, vai faltar cacau para fazer chocolate. Mas é um risco aceitável vendo que a gordura hidrogenada é maléfica.
Nossa, Tales, que vídeo sensacional. Minha mãe trouxe um "requeijão" do mercado que era tudo, menos requeijão. Gosto de sebo azedo com consistência questionável. Tivemos que dar um jeito de reaproveitar. Nunca mais compramos a marca em questão. O pior é que mesmo não sendo o que se propõem, esses alimentos maquiados ainda são caros...
Os biscoitos e os chocolates estão cada vez mais doce. Chega doer na garganta!
Lembro que vi uma matéria um tempo atrás que dizia que o chocolate ia ficar cada vez mais caro e raro por conta da escassez de cacau no futuro. Mas hoje eu vejo que não, os chocolates continuarão presentes nas prateleiras, o que vai mudar (e já está mudando) é a qualidade. A cada ano que passa, a qualidade do chocolate cai tanto que vai chegar um momento em que o produto só vai ter chocolate no nome.
@@bielmoraiis vc viu o vídeo todo? Na Europa tem opções ótimas de chocolate, se você tiver o dinheiro que eles tem, basta comprar no Brasil chocolate de ótima qualidade. Se você tem pouco dinheiro, vai ter que se contentar com uma marca ruim, a mesma coisa acontece na Europa, você acha que todo chocolate lá é bom? 😂😂😂. Vai sonhando, lá tem marcas para o público "baixa renda" que são praticamente a mesma coisa que aqui no Brasil
@@Cello-Rick de fato, mas é nítido a queda de qualidade, não só do chocolate, mas de vários produtos. O maior problema nem é o preço de chocolates de melhor qualidade - isso sempre existiu e sempre vai existir - o maior problema é que a régua de qualidade vai ficando tão baixa, que até os chocolates Premium podem ter a qualidade afetada no futuro.
@@bielmoraiis mas isso se dá pelo fato da nossa economia ser ruim. Se ninguém mais comprar Ferrero Rocher, eles terão que fazer algo, certamente será diminuir a qualidade pra ficar mais barato.
@@Cello-Rick é foda. A Dilma tava certa quando falou que todo mundo ia perder.
Apenas sabor chocolate.
Resposta: Por causa da moeda fiduciária e sua consequente inflação.
Eu moro na Finlândia há 7 anos, é absurda a diferença da qualidade do chocolate produzido aqui e o do Brasil.
Valeu pelo vídeo gostei bastante da voz e da edição, pois eu tenho uma grande admiração pelo seu trabalho aqui no RUclips😃
Ou Impostos tem que baixar, ou as empresas se tornaram organizações sem fins lucrativos (vai falir), ou consumidores vai pagar por tudo.
Não tem essa de ganha ganha. Alguém precisa perder.
Olhando alguns comentários da para ver como o Brasileiro é muito limitado. O problema é que o Brasil é pobre e terceiro mundo, e o BR ainda tem mania de achar que tudo se resolve na canetada, protecionismo ou com um político. Se a anvisa der uma canetada hoje proibindo isso o Brasileiro para de comer "chocolate". É que nem a nova medida da reforma tributária que vai taxar alimentos ultra processados, vc acha que quem vai ser mais prejudicado com isso? é claro que o pobre. E no fim o brasileiro aplaude o político achando que ele está protegendo a população. Pais que não é industrializado é um pais pobre, sem falar que aqui todo mundo quer se encostar no estado, a final é muito mais fácil vc estudar 2 anos de RH e se encostar em um concurso do que estudar alguma Engenharia. Quem tem mais capacidade, sai do brasil e vai trabalhar em um país industrializado de primeiro mundo. E nos restam os medíocres, temos uma indústria medíocre com poucas empresas, com salários medíocres devido as poucas empresas, uma estrutura estatal falida e gigantesca que não consegue asfaltar uma rua, mas quer legislar sobre redes sociais. Uma educação medíocre, pois boa parte dos professores só são professores pois querem se encostar no estado, saúde é a mesma coisa. E assim vai... Nem precisei entrar no mérito dos políticos kkk
É a cultura do colher sem plantar. Levar vantagem. Buscar sempre o caminho fácil. O resultado está aí. País medíocre, povo medíocre, economia medíocre, produtos medíocres.
@@tygoufaynanchal3903 Perfeito!
Disse tudo.
@@Gabriel-zr4kz Inclusive, a falta de indústria + setores tecnológicos e sofisticados no país afeta os termos de troca e a nossa produtividade que reflete no poder de compra da moeda e dos salários.
Não é atoa que uma vez conseguindo cursar engenharia aeroespacial, teria que sair do país. Simplesmente não teria onde trabalhar, teria um currículo de valor mas seria desempregada. Pelo lado bom, dependendo da instituição, empresas de fora já ficam em cima dos alunos. Estou falando sobre o ITA. Uma das poucas instituições que funcionam nesse buraco
E o “sorvete” do McDonald’s? Kkkkkk o que é aquilo? O que fizeram com aquilo? Intragável
Provei o tal Flurry de sabor novo, e nem mesmo aquelas massas da Nestle tem gosto tão desprezível quanto esse.
@@TheEmanoel14 depois que virou uma mistura láctea eu nunca mais comprei, em contrapartida o sorvete do Burger King continua bom! Hoje não vou mais ao McDonald’s, só Burger King.
Esses dias provei o sorvete novo de chocolate do McDonald's e o gosto deu uma piorada, nem acreditava que o sabor de chocolate era meu favorito
Muito obrigado pelo compartilhamento de informação.
Parabéns pelo trabalho
Até países com a economia bem pior que do Brasil, os alimentos são melhores. Brasil é uma colônia. O que é bom vai para exportação. Só fica o lix0 para os Br que pagam caro por não ter concorrência no Brasil.
Brasil que país amaldiçoado.
Qualidade do chocolate caiu demais, melhor comprar os artesanais
Eu falo para as pessoas que o melhor da produção brasileira é exportado para fora e o pior fica aqui, não existe união das pessoas para exigir coisas de qualidade