Gratidão Bruno, boa semana pra vcs! Penso que o ego seja o porteiro que pensa ser o dono do prédio! Ele é útil, mas precisa aprender a se colocar no devido lugar! Nossa tarefa é fazer ele se sentir feliz, mesmo sabendo que não é o centro do Universo! Bjão ❤️
De fato é comum ouvir dizer que o ego é o problema. Este mesmo ego é a soma de todas nossas experiências na vida e cabe a ele promover aspectos positivos e redirecionar aspectos negativos.
Sempre achei que o ego era dividido em inferior e superior, tb sempre achei que ele é essencial para a manutenção prática da vida. Por isso, nunca achei que ele devesse ser destruído em vida, mas sim que deveria ser educado com foco na essência...
Nossos inimigos são nossas paixões, que segam nosso ego, subjuga nossa rasão e nos tornam inseguros e necessitados da atenção e admiração dos outros! Do ego saudável vem a segurança e a serenidade!
Muito boa reflexão! O próprio egoísmo nem sempre é ruim. Uma parte do egoísmo é auto cuidado. Se você não está passando por cima de ninguém, está respeitando as regras e os limites do outro, o egoísmo não é ruim. Não é da benevolência do padeiro que ele vende pão, como já dizia Adam Smith quando estudou os sentimentos morais. A ausência total de egoísmo nos torna desprotegidos e alvo fácil para abusos de toda a sorte. É o egoísmo que nos faz colocar limites ao abuso do outro e nos ajuda na negociação.
Graças ao ego me expresso na primeira pessoa, sou o centro de tudo que há nesses planos, o expectador que ousa se mover e experienciar relações nele. A dissolução do ego mostra-se natural em níveis espirituais superiores, pois agindo de forma Uníssona com o Todo, você É. É dessa forma que humildemente percebo, pois apenas um estudante.
O caminho do autoconhecimento, que sim, é autêntico. Temos que estar sempre nos inquirindo. O ego, leva a magoas bobas, raiva de pequenas coisas. Buscar a consciência é o caminho. Tanto que as pessoas, são diferentes com grupos diferentes. Um ser consciente, é equilibrado, harmonico e poucas coisas não o afetam. Questão de opinião.
Gratidão! Também estava meio que “ boiando “ nessa dualidade de EGO E EGOÍSMO…. Numa batalha interna fdp ( 🤭🙃) e poof … me vem vc menino bonito a explicar essa dicotomia q tentamos fazer entre um ( ego=eu) e egoísmo ( eu=dominador) …. É um alívio pensar q somos os estamos presos pq queremos…. Obg por me ajudar a expandir minha consciência e meu EU! 😘❤️🙏🏻
O ego não é como tudo na vida ? - Nada é bom ou ruim. A maneira como lidamos com algo é que vai definir se esse algo é bom ou ruim para nós, em algum momento, segundo nosso critério.
O Ego simplesmente atrapalha a expansão e a evolução mental e espiritual, ego é uma ética individual, mas prescisamos compreender se essa ética e a moral fundamental se é recíproca diante do convívio social e pessoal.
Que interessante você postar esse vídeo hoje. Sincronicidade. Eu estava abrindo o RUclips justamente para abrir um vídeo sobre EGO postado em outro canal. Obrigado pelo seu trabalho! Aprendo muito assistindo o canal!
Bem bacana Bruno, obrigado!!! Algo que a Jout Jout fala me lembra muito disso: "Bateu, doeu? Pega que é teu." Nem sempre consigo entender de onde vem essa dor, e as vezes sei mas não sei o que fazer com essa informação, mas ter consciência que dói já é o começo pra encontrar a solução né kkkkk
Bruno creio nisso, as vezes não necessita o algo ser integrado quando vem do inconsciente, mas muitas destas vezes e apenas experiencia e depois disso pode ser dissolver!
Gostei bastante do raciocínio. Vejo que existe uma necessidade para que o ego exista, senão o próprio não teria 'se desenvolvido'. Faz parte e precisamos dele. O que não significa que devemos estagnar e ignorar a possibilidade de expandir nossa consciência. Esse tema me lembrou de quando experimentei ayahuasca, pois me veio uma sensação de calar o ego, e por mais que tenha sido uma experiência profunda, na qual aprendi muito, também fica muito clara a necessidade dessa 'barreira' para o nosso dia-a-dia, para que essa existência atual possa funcionar no caminho dela, de maneira natural. O ego é necessário, muitas vezes mal compreendido.
É Bruno, boa! Discernimento! Também tentei entender o ego no budismo e na psicologia, psicanálise... tem algo comum, pq o ego nos adapta ao meio externo, daí vem as máscaras, etc. Mas sim, não dá e nem precisa eliminar o ego. Basta ter consciência pra resolver dilemas. E consciência idem, tem algo em comum no budismo e como parte da personalidade. Seria mais o caso de incluir e equilibrar o todo ao invés de excluir, dividir e opor.😉👣🍃✨💖
A questão do EGO precisa ser melhor entendida pela sociedade como um todo. Eu lembro de ter escutado sobre EGO, em pesquisas sobre os trabalhos em si mesmo, sem ter a supervisão de um profissional da psicologia para ajudar. Daí as interpretações ficam mais no lutar contra o EGO, do que saber trabalhar com ele. Foi com vocês que eu pude começar a sair do movimento do "combate ao EGO", para avaliar e trabalhar com o EGO!!! Valeu por salvarem o meu EGO e me fazer entender que precisamos o ter trabalhando conosco (afinal, somos nós mesmos)!!!
Tbm concordo que não devemos matar o ego, por todos os motivos que vc bem falou, mas penso que ele seja nosso falso "eu, que é formado pela sociedade, família, crenças, etc. E atender aos apelos do ego, nos distancia cada vez mais da nossa essência, dificultando a expansão da consciência.
Incrível isso, Bruno! Eu refletia sobre essa mensagem implícita em boa parte das religiões e sociedades secretas “de que deveríamos anular o Ego”, quando me dei conta de que era muito conveniente aos dirigentes das mesmas que não tivéssemos a condução de nossas vidas em nossas mãos, mas sim na deles. E ali não faltam egos a querer se autoafirmar, sempre às custas dos seus seguidores. Amo Buda e seus ensinamentos, mas sabemos que ele, JC e outros avatares não fundaram religião alguma em vida, portanto a grande maioria dos seus seguidores anulam seus egos e até poder de julgamento em prol de se manterem naquela “pseudo família feliz” que são seus grupos religiosos, onde não precisam mais expressar seu Eu, mas apenas seguir o que alguém ou um conjunto de dogmas convenientemente lhe exige. Viva a psicologia! Id, Ego e Superego são fundamentais em nosso desenvolvimento psíquico, afinal.
O mecanismo de entender o que está em mim, que descontrolou, que vira monstros, parte da expansão da consciência. O monstro não virou uma ferramenta pq foi eliminado.
Bom dia 🌻 Bruno 💕 Gostei muito do vídeo, devemos procurar sempre o meio . Bruno vc nos deu ótimas explicações. Um abençoado fim de semana para todos. 🤗 ❤
Sensacional, Bruno. Preciso ver mais umas vezes para pegar todos os detalhes do vídeo. Acho que "ego" e "carma" são as palavras que mais vejo sendo usadas "indevidamente"
Apavorou piáaaaaaa!!! Muitíssimo obrigada!!!! Que vídeo maravilhoso, concordo super, faz muito sentido, era tudo que eu precisava ouvir nesse momento... principalmente após um acontecimento no trabalho ontem, como fez sentido... parece que os acontecimentos se encaicaixaram, agora tudo fez sentido, valeu mesmo piá!🙏😘🥰❤
Separar o ego de si causa uma cisão do eu se vc é o ego, mas se vc não é o ego, e sim o organismo, vc transcendeu isso aí, enquanto vc é o ego não o separe de si, mas se um dia alcançar a consciência organísmica obviamente vc negará a realidade do ego, e fará essa espécie de deserviso as pessoas que se identificam com o ego.
Há muitas confusão sobre o que é ego, que as filosofias orientais entendem e o que é ego que o ocidente entende, principalmente de origem psicanalitica. Existe um problema de interpretação, tradução e semântica. Excelente vídeo.
Bruno!!!! Que vocabulário, que didática, que conteúdo bem explanado! ✨ Queria achar um elogio na mesma intensidade do palavrão que falei assim que assisti! 💫 E S P E T A C U L A R 💙🌎 Obrigada por compartilhar! ✨💙
O que ocorre é que as pessoas pegam uma tradição, estudam ela pela metade e fora de um contexto, para então tentarem aplicar na sua realidade imediata. Peguemos o exemplo do Budismo, que diz que o ego deve ser "eliminado". Para entender isso, você precisa compreender os elos interdependentes, que diz que as coisas não existem por conta própria. Em outras palavras, tudo o que existe depende de partes para existir, e nessa união de partes, forma-se a ideia de mundo que temos, que não passa de um rótulo, uma ilusão. Quando compreendemos que toda a noção de mundo que temos é uma interpretação, então passamos a considerar essas coisas como totalmente subjetivas e ilusórias. É como alguém sonhando, ou alguém tomado pela raiva ou pela paixão. Distorcemos as coisas, vemos coisas que não existem, nos tornamos cegos seja por ódio ou paixão. Quando desconstruímos essas ideias, e passamos a ver as coisas como elas realmente são, então nos desapegamos, e através do desapego, nos libertamos daquela ilusão. O mesmo se aplica ao nosso "ego", ou ao conjunto que faz com que nos expressemos de forma objetiva. Todo esse conjunto é um conjunto de partes que formam uma imagem do que acreditamos ser, que não necessariamente corresponde à realidade. Quando observamos isso, e entendemos que todas os seres se comportam do mesmo modo, em outras palavras; todos querem se afastar daquilo que os faz sofrer, e almejam o que é prazeroso, então todos nós somos extensões uns dos outros, sendo a individualidade um tipo de percepção. Achar que estamos sozinhos, ou que somos únicos é uma ilusão, pois tudo se manifesta com base em causas e condições. Compreendido isso, percebemos a ilusão de nosso "ego", do quanto somos "especiais", pois em verdade, todos somos iguais. Compreendendo isso nos liberta de vários problemas de comportamento e faz despertar a compaixão. Através da compaixão, e tirando o foco da sua personalidade objetiva, você então passa a ser uma pessoa mais consciente, mais compassiva, mais tolerante, respeitosa, e desenvolve inúmeras qualidades, que estão de acordo com o aspecto positivo desse mesmo "ego". Porém agora você não se apega a esse "ego", pois ele é só uma manifestação de um conjunto de coisas que não são necessariamente você. Quando Buda percebeu isso, sentado sob a árvore, ele disse; todos os seres e eu somos um só. Tomou a terra como sua testemunha, a testemunha de suas vivências e experiências, e atingiu a iluminação, o Nirvana, ou liberação. Quando você segue qualquer linha espiritual que faz com que transcenda sua personalidade objetiva, então essa "dissolução do ego" se torna algo natural, e você substitui o foco da sua atenção. Se antes você focava no ego, agora você foca em algo maior, gradativamente se identificando com coisas maiores. Em certo momento, você percebe que não é nenhuma dessas coisas, e que a identificação é uma expressão natural da mente, uma tendência natural da mente, e quando compreende isso, você simplesmente não se apega a tais identificação. Segurando as coisas com a mão aberta, você então se liberta, e ao atingir a libertação, para de sofrer por ignorância.
Gostei muito do Vídeo! Foram definições muito boas que poderão ajudar a identificar diversos padrões na vida. Mas acho que seria interessante fazer um vídeo contrapondo o EU com o NÓS. Mostrando até onde o EU pode ir para não perturbar as engrenagens que formam o NÓS. Gostaria de ver a visão de vocês! Parabéns pelo vídeo!
Muito tempo ouvindo sobre Ego, essa é sem dúvida a melhor visão que já ouvi, coerente, racional, lógica, muito profunda. Com essa visão fica mais fácil, a compreensão o auto conhecimento, Com auxílio do nosso tão temido Ego. Parabens e gratidão pelo vídeo.
È isso mesmo ...temos que eliminar o ego....sem mimimi...só no brasil que não precisa, a gente da um jeitinho... conheço um pessoal ai que é bem relacionado com Anúbis e tudo se resolve...kkk...a falácia do ego é perspicaz em forjar subterfúgios e justificativas das mais engenhosas para sua eterna subsistência...
Muito bom Bruno! Finalizou com aquilo que estou realizando em mim mesmo. Estou fazendo as pazes e tornando o ego meu amigo. Tem sido uma chave muito importante que estou aprendendo a virar para o meu desenvolvimento e amadurecimento. Muito grato pelo excelente canal.
conciencia em primeiro lugar , ego em segundo...fica clrao que tem essas duas manifestacoes no que compõem a gente... quando meu ego quer algo ,eu sempre mi forço a perceber que eu nao sou ele e a vontade perde forca ..se eu nao aprendesse a fazer isso ,eu ficaria no automatismo dele .só reagindo a tudo com julgamento baseado nas nescessidade constante dele...a consciência enfraquece o ego que pode sim se tornar um vilao escravizador dos seus insaciáveis desejos de sensacoes ..fico mais com echart toole nessa ,por que na pratica se identificar com o espaco e nao só com as sensacoes da materia esta mi trazendo paz e leveza....antes eu nem percebia que eu era um escravo total das sensacoes e experiências.era compulsório e caótico .agora se identificar com o neutro da consciência acontece uma divisao entre o ego ,desejos, e a consciencia, ato de perceber que nada é ela a nao ser ela em si ...é outro nível!
Oi Bruno, conforme a doutrina gnostica de Samuel Aun Weor, EGO = soma de todos os milhares de eu psicológicos que carregamos em nossa psiquê, a eliminação do ego faz parte de um dos três fatores da revolução da consciência. Você poderia abordar a Gnosis em seus vídeos?
A maioria das pessoas que vivem falando em morte do ego, eu tenho a impressão que falam isso por pura modinha... se vc perguntar para a pessoa honestamente qual é o conceito de ego a qual ela se refere ela nao saber explicar, se é o conceito de ego Segundo Jung, ou se é algo mais ligado as linhas de filosofias orientais. Ai honestamente de novo agente pergunta e oque é o ego. A pessoa responde que ego são os maus instintos, o desejo maligno, a "voz da sua cabeça que faz vc fazer besteira". E ai vc pergunta como eliminar o ego??? a pessoa responde: Matando... Como que mata o ego? Apenas mate-o.... WTF kkkkkkkkkkkkkkk Oque esta acontecendo com as pessoas? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O Ego trabalha com: Manipulação, Ameaça e Chantagem. Com o despertar da consciência ( descobrimos Quem Somos) o Ego perde a influência, embora esteja dentro de nós. Eu governo! Sugiro o filme: Clube da Luta com Bradd Pit. Ali o Ego é mostrado como ele age no Homem.
Não acho que nós somos o ego , mas sim que ele é parte de nós e que funciona como uma ferramenta a serviço de algo maior que é a consciência.
Ótima reflexão. É muito difícil ver alguém falando do ego dessa forma, há uma obsessão na destruição do que somos.
Gratidão Bruno, boa semana pra vcs! Penso que o ego seja o porteiro que pensa ser o dono do prédio! Ele é útil, mas precisa aprender a se colocar no devido lugar! Nossa tarefa é fazer ele se sentir feliz, mesmo sabendo que não é o centro do Universo! Bjão ❤️
Boa explicação 🙌
2222222 as Assassinas as se3ee2ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssw as ss2222w
Gostei da explicação, lembrei até de um dos porteiros aqui do meu prédio kkk
De fato o ego é o guardião da personalidade, mas também é preciso controlar os impulsos egocêntricos para que o ego não nos controle. Gratidão!
De fato é comum ouvir dizer que o ego é o problema. Este mesmo ego é a soma de todas nossas experiências na vida e cabe a ele promover aspectos positivos e redirecionar aspectos negativos.
Sempre achei que o ego era dividido em inferior e superior, tb sempre achei que ele é essencial para a manutenção prática da vida. Por isso, nunca achei que ele devesse ser destruído em vida, mas sim que deveria ser educado com foco na essência...
Entender que é seu, que é sua responsabilidade.
Não terceirizar dizendo que é O EGO, pq o ego sou eu.
O ego e o egoísmo são o bem e o mal dentro de cada um.
Queria ter tido uns professores assim na faculdade! Que didática! Teria sido bem mais fácil compreender conteúdos mais complicados à época!
Faz total sentido, devemos sentir as coisas para integrar ou transmutar tal coisa
Nossos inimigos são nossas paixões, que segam nosso ego, subjuga nossa rasão e nos tornam inseguros e necessitados da atenção e admiração dos outros! Do ego saudável vem a segurança e a serenidade!
Muito boa reflexão! O próprio egoísmo nem sempre é ruim. Uma parte do egoísmo é auto cuidado. Se você não está passando por cima de ninguém, está respeitando as regras e os limites do outro, o egoísmo não é ruim. Não é da benevolência do padeiro que ele vende pão, como já dizia Adam Smith quando estudou os sentimentos morais. A ausência total de egoísmo nos torna desprotegidos e alvo fácil para abusos de toda a sorte. É o egoísmo que nos faz colocar limites ao abuso do outro e nos ajuda na negociação.
Graças ao ego me expresso na primeira pessoa, sou o centro de tudo que há nesses planos, o expectador que ousa se mover e experienciar relações nele. A dissolução do ego mostra-se natural em níveis espirituais superiores, pois agindo de forma Uníssona com o Todo, você É. É dessa forma que humildemente percebo, pois apenas um estudante.
O caminho do autoconhecimento, que sim, é autêntico. Temos que estar sempre nos inquirindo. O ego, leva a magoas bobas, raiva de pequenas coisas. Buscar a consciência é o caminho. Tanto que as pessoas, são diferentes com grupos diferentes. Um ser consciente, é equilibrado, harmonico e poucas coisas não o afetam. Questão de opinião.
Cada dia mais encantada com a forma com que o conhecimento nos é passado aqui.
Gratidão! Também estava meio que “ boiando “ nessa dualidade de EGO E EGOÍSMO…. Numa batalha interna fdp ( 🤭🙃) e poof … me vem vc menino bonito a explicar essa dicotomia q tentamos fazer entre um ( ego=eu) e egoísmo ( eu=dominador) …. É um alívio pensar q somos os estamos presos pq queremos…. Obg por me ajudar a expandir minha consciência e meu EU! 😘❤️🙏🏻
Compartilhando 🧡
Concordo! O equilíbrio e a dualidade são muito importantes
O ego não é como tudo na vida ? - Nada é bom ou ruim. A maneira como lidamos com algo é que vai definir se esse algo é bom ou ruim para nós, em algum momento, segundo nosso critério.
O Ego simplesmente atrapalha a expansão e a evolução mental e espiritual, ego é uma ética individual, mas prescisamos compreender se essa ética e a moral fundamental se é recíproca diante do convívio social e pessoal.
Fez todo sentido e finalmente consegui entender o que é o EGO
Vou matando o ego enquanto alimentas o teu. 🙏💙🙏 Boa reflexão.
Que interessante você postar esse vídeo hoje. Sincronicidade. Eu estava abrindo o RUclips justamente para abrir um vídeo sobre EGO postado em outro canal. Obrigado pelo seu trabalho! Aprendo muito assistindo o canal!
Bruno, sempre necessário! VIDA longa a VOCÊ!
Bem bacana Bruno, obrigado!!! Algo que a Jout Jout fala me lembra muito disso: "Bateu, doeu? Pega que é teu." Nem sempre consigo entender de onde vem essa dor, e as vezes sei mas não sei o que fazer com essa informação, mas ter consciência que dói já é o começo pra encontrar a solução né kkkkk
Bruno creio nisso, as vezes não necessita o algo ser integrado quando vem do inconsciente, mas muitas destas vezes e apenas experiencia e depois disso pode ser dissolver!
Gostei bastante do raciocínio. Vejo que existe uma necessidade para que o ego exista, senão o próprio não teria 'se desenvolvido'. Faz parte e precisamos dele. O que não significa que devemos estagnar e ignorar a possibilidade de expandir nossa consciência.
Esse tema me lembrou de quando experimentei ayahuasca, pois me veio uma sensação de calar o ego, e por mais que tenha sido uma experiência profunda, na qual aprendi muito, também fica muito clara a necessidade dessa 'barreira' para o nosso dia-a-dia, para que essa existência atual possa funcionar no caminho dela, de maneira natural.
O ego é necessário, muitas vezes mal compreendido.
Rapaz eu gosto de linkar esse tipo de coisa a astrologia, então faz mto sentido pra mim
É Bruno, boa! Discernimento! Também tentei entender o ego no budismo e na psicologia, psicanálise... tem algo comum, pq o ego nos adapta ao meio externo, daí vem as máscaras, etc. Mas sim, não dá e nem precisa eliminar o ego. Basta ter consciência pra resolver dilemas. E consciência idem, tem algo em comum no budismo e como parte da personalidade. Seria mais o caso de incluir e equilibrar o todo ao invés de excluir, dividir e opor.😉👣🍃✨💖
A questão do EGO precisa ser melhor entendida pela sociedade como um todo. Eu lembro de ter escutado sobre EGO, em pesquisas sobre os trabalhos em si mesmo, sem ter a supervisão de um profissional da psicologia para ajudar. Daí as interpretações ficam mais no lutar contra o EGO, do que saber trabalhar com ele. Foi com vocês que eu pude começar a sair do movimento do "combate ao EGO", para avaliar e trabalhar com o EGO!!! Valeu por salvarem o meu EGO e me fazer entender que precisamos o ter trabalhando conosco (afinal, somos nós mesmos)!!!
Tbm concordo que não devemos matar o ego, por todos os motivos que vc bem falou, mas penso que ele seja nosso falso "eu, que é formado pela sociedade, família, crenças, etc.
E atender aos apelos do ego, nos distancia cada vez mais da nossa essência, dificultando a expansão da consciência.
Incrível isso, Bruno! Eu refletia sobre essa mensagem implícita em boa parte das religiões e sociedades secretas “de que deveríamos anular o Ego”, quando me dei conta de que era muito conveniente aos dirigentes das mesmas que não tivéssemos a condução de nossas vidas em nossas mãos, mas sim na deles. E ali não faltam egos a querer se autoafirmar, sempre às custas dos seus seguidores. Amo Buda e seus ensinamentos, mas sabemos que ele, JC e outros avatares não fundaram religião alguma em vida, portanto a grande maioria dos seus seguidores anulam seus egos e até poder de julgamento em prol de se manterem naquela “pseudo família feliz” que são seus grupos religiosos, onde não precisam mais expressar seu Eu, mas apenas seguir o que alguém ou um conjunto de dogmas convenientemente lhe exige. Viva a psicologia! Id, Ego e Superego são fundamentais em nosso desenvolvimento psíquico, afinal.
Bruno! um beijo no SEU ❤ . OBRIGADA POR TUDO!
Que conteúdo e reflexões excelentes!
Gostaria de um vídeo sobre Culpa. Você comentou sobre a pessoa que transfere sua culpa para outros. Mas e o oposto, a pessoa que se culpa de tudo?
Ótima didática. Você já vinha comentando sobre a questão em outros vídeos, hoje desdobrou o assunto muito bem. Obrigado!
O mecanismo de entender o que está em mim, que descontrolou, que vira monstros, parte da expansão da consciência. O monstro não virou uma ferramenta pq foi eliminado.
Bom dia 🌻
Bruno 💕
Gostei muito do vídeo, devemos procurar sempre o meio . Bruno vc nos deu ótimas explicações. Um abençoado fim de semana para todos. 🤗 ❤
BA RAAAA LHOOOOOO COM C... VC É MUITO FODA E DIDÁTICO.... MUITO OBRIGADA... AINDA SEREI MADRINHA DE VCS E VOU ATE VCS P CONHECE-LOS
Nossa, adorei esse vídeo!!
Perfeito!
Obrigada Bruno!
Vídeo maravilhoso como sempre! 😊 🙏
Muito bom Bruno, foi muito esclarecedor esse video, como sempre, muito obrigado! 🙏😁❤️
Sensacional, Bruno. Preciso ver mais umas vezes para pegar todos os detalhes do vídeo.
Acho que "ego" e "carma" são as palavras que mais vejo sendo usadas "indevidamente"
Apavorou piáaaaaaa!!! Muitíssimo obrigada!!!! Que vídeo maravilhoso, concordo super, faz muito sentido, era tudo que eu precisava ouvir nesse momento... principalmente após um acontecimento no trabalho ontem, como fez sentido... parece que os acontecimentos se encaicaixaram, agora tudo fez sentido, valeu mesmo piá!🙏😘🥰❤
Separar o ego de si causa uma cisão do eu se vc é o ego, mas se vc não é o ego, e sim o organismo, vc transcendeu isso aí, enquanto vc é o ego não o separe de si, mas se um dia alcançar a consciência organísmica obviamente vc negará a realidade do ego, e fará essa espécie de deserviso as pessoas que se identificam com o ego.
Apaixonada por seu conteúdo.
Belas ilustrações obrigado ,por me fazer reflitir essas questões
Uauuuuu Arrasou com esse vídeo!!!! Amei demais!
Há muitas confusão sobre o que é ego, que as filosofias orientais entendem e o que é ego que o ocidente entende, principalmente de origem psicanalitica. Existe um problema de interpretação, tradução e semântica.
Excelente vídeo.
Bruno!!!! Que vocabulário, que didática, que conteúdo bem explanado! ✨ Queria achar um elogio na mesma intensidade do palavrão que falei assim que assisti!
💫 E S P E T A C U L A R 💙🌎 Obrigada por compartilhar! ✨💙
Que vídeo bom, Bruno!!
Sintético e esclarecedor!
Obrigada!
Excelente reflexão. Parabéns pelo trabalho.
O que ocorre é que as pessoas pegam uma tradição,
estudam ela pela metade e fora de um contexto,
para então tentarem aplicar na sua realidade imediata.
Peguemos o exemplo do Budismo, que diz que o ego deve ser "eliminado".
Para entender isso, você precisa compreender os elos interdependentes,
que diz que as coisas não existem por conta própria.
Em outras palavras, tudo o que existe depende de partes para existir,
e nessa união de partes, forma-se a ideia de mundo que temos,
que não passa de um rótulo, uma ilusão.
Quando compreendemos que toda a noção de mundo que temos é uma interpretação,
então passamos a considerar essas coisas como totalmente subjetivas e ilusórias.
É como alguém sonhando, ou alguém tomado pela raiva ou pela paixão.
Distorcemos as coisas, vemos coisas que não existem, nos tornamos cegos seja por ódio ou paixão.
Quando desconstruímos essas ideias, e passamos a ver as coisas como elas realmente são,
então nos desapegamos, e através do desapego, nos libertamos daquela ilusão.
O mesmo se aplica ao nosso "ego", ou ao conjunto que faz com que nos expressemos de forma objetiva.
Todo esse conjunto é um conjunto de partes que formam uma imagem do que acreditamos ser,
que não necessariamente corresponde à realidade.
Quando observamos isso, e entendemos que todas os seres se comportam do mesmo modo,
em outras palavras; todos querem se afastar daquilo que os faz sofrer, e almejam o que é prazeroso,
então todos nós somos extensões uns dos outros, sendo a individualidade um tipo de percepção.
Achar que estamos sozinhos, ou que somos únicos é uma ilusão, pois tudo se manifesta com base em causas e condições.
Compreendido isso, percebemos a ilusão de nosso "ego", do quanto somos "especiais", pois em verdade, todos somos iguais.
Compreendendo isso nos liberta de vários problemas de comportamento e faz despertar a compaixão.
Através da compaixão, e tirando o foco da sua personalidade objetiva, você então passa a ser uma pessoa mais consciente,
mais compassiva, mais tolerante, respeitosa, e desenvolve inúmeras qualidades, que estão de acordo com o aspecto positivo desse mesmo "ego".
Porém agora você não se apega a esse "ego", pois ele é só uma manifestação de um conjunto de coisas que não são necessariamente você.
Quando Buda percebeu isso, sentado sob a árvore, ele disse; todos os seres e eu somos um só.
Tomou a terra como sua testemunha, a testemunha de suas vivências e experiências,
e atingiu a iluminação, o Nirvana, ou liberação.
Quando você segue qualquer linha espiritual que faz com que transcenda sua personalidade objetiva,
então essa "dissolução do ego" se torna algo natural, e você substitui o foco da sua atenção.
Se antes você focava no ego, agora você foca em algo maior, gradativamente se identificando com coisas maiores.
Em certo momento, você percebe que não é nenhuma dessas coisas, e que a identificação é uma expressão natural da mente,
uma tendência natural da mente, e quando compreende isso, você simplesmente não se apega a tais identificação.
Segurando as coisas com a mão aberta, você então se liberta, e ao atingir a libertação, para de sofrer por ignorância.
Gostei muito do Vídeo! Foram definições muito boas que poderão ajudar a identificar diversos padrões na vida. Mas acho que seria interessante fazer um vídeo contrapondo o EU com o NÓS. Mostrando até onde o EU pode ir para não perturbar as engrenagens que formam o NÓS. Gostaria de ver a visão de vocês! Parabéns pelo vídeo!
Muito tempo ouvindo sobre Ego, essa é sem dúvida a melhor visão que já ouvi, coerente, racional, lógica, muito profunda.
Com essa visão fica mais fácil, a compreensão o auto conhecimento,
Com auxílio do nosso tão temido Ego. Parabens e gratidão pelo vídeo.
Gratidão por esse canal existir
Thank you só much, i admire all your knowledge.
Your God bless you brother.
Ego é Inconsciente, o Self é pura consciência.
Concordo!
Gratidão Brunão!!! Muito bom o tema👍👍👍
Brabo demais Brunooooo!!!
Faz muito sentido, vídeo esclarecedor!
È isso mesmo ...temos que eliminar o ego....sem mimimi...só no brasil que não precisa, a gente da um jeitinho... conheço um pessoal ai que é bem relacionado com Anúbis e tudo se resolve...kkk...a falácia do ego é perspicaz em forjar subterfúgios e justificativas das mais engenhosas para sua eterna subsistência...
Expansão da consciência
Amo esse canal 💞💞💞
Nesse assunto recomendo muito o filme Revolver (2005)
é verdade cara
Bruno no comandooooo! 🤘🤘
Perfeito👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽sucesso ão canal
Eu amei. Precisava ouvir isso ☺️
Melhor conteúdo que já vi por aqui sobre o assunto. Objetivo, didático e utilitário. Arrasou!
Obrigada por esse vídeo, necessário.
Fantástico demais.
Excelente explicação. 👏🏽
Muito bom Bruno! Finalizou com aquilo que estou realizando em mim mesmo. Estou fazendo as pazes e tornando o ego meu amigo. Tem sido uma chave muito importante que estou aprendendo a virar para o meu desenvolvimento e amadurecimento. Muito grato pelo excelente canal.
Melhor vídeo do canal 🔥
Ótimo conteúdo, muito obrigado.
Excelente....
Muito esclarecedor!!👍
Excelente
Maravilhoso!!!
Ou seja,o ego(eu) ñ quer sair da" zona de conforto".Por isso se protege pois tem medo do q ñ conhece.
Legal,gostei!
Gratidão
O ser humano gosta tanto de terceirizar suas culpa, que até acha que o ego é outra coisas alem dele mesmo.
Muito Bom ❤️
Perfeito
Vídeo incrível
Muito bom!
A explicação começa em 3'15"
Para Jung, o retorno a nossa Essência que transborda o Ego, ainda manteria algum tipo de traço singular/individual ou seria a dissolução no Todo?
RUclips deveria ter Oscar e eu votaria aqui. Dá pra curtir 1000 vezes??
O meu Ego gostou dessa camisa Bruno! Onde eu posso achar ela pra comprar?
~Blastoiseee !!1!
conciencia em primeiro lugar , ego em segundo...fica clrao que tem essas duas manifestacoes no que compõem a gente... quando meu ego quer algo ,eu sempre mi forço a perceber que eu nao sou ele e a vontade perde forca ..se eu nao aprendesse a fazer isso ,eu ficaria no automatismo dele .só reagindo a tudo com julgamento baseado nas nescessidade constante dele...a consciência enfraquece o ego que pode sim se tornar um vilao escravizador dos seus insaciáveis desejos de sensacoes ..fico mais com echart toole nessa ,por que na pratica se identificar com o espaco e nao só com as sensacoes da materia esta mi trazendo paz e leveza....antes eu nem percebia que eu era um escravo total das sensacoes e experiências.era compulsório e caótico .agora se identificar com o neutro da consciência acontece uma divisao entre o ego ,desejos, e a consciencia, ato de perceber que nada é ela a nao ser ela em si ...é outro nível!
Oi Bruno, conforme a doutrina gnostica de Samuel Aun Weor, EGO = soma de todos os milhares de eu psicológicos que carregamos em nossa psiquê, a eliminação do ego faz parte de um dos três fatores da revolução da consciência. Você poderia abordar a Gnosis em seus vídeos?
Carai🤯🤯
Você leu O Poder do Agora?
Saiba que você precisa controlar o Ego.
A maioria das pessoas que vivem falando em morte do ego, eu tenho a impressão que falam isso por pura modinha...
se vc perguntar para a pessoa honestamente qual é o conceito de ego a qual ela se refere ela nao saber explicar, se é o conceito de ego Segundo Jung, ou se é algo mais ligado as linhas de filosofias orientais.
Ai honestamente de novo agente pergunta e oque é o ego.
A pessoa responde que ego são os maus instintos, o desejo maligno, a "voz da sua cabeça que faz vc fazer besteira".
E ai vc pergunta como eliminar o ego???
a pessoa responde: Matando...
Como que mata o ego?
Apenas mate-o....
WTF kkkkkkkkkkkkkkk
Oque esta acontecendo com as pessoas? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O Ego trabalha com: Manipulação, Ameaça e Chantagem. Com o despertar da consciência ( descobrimos Quem Somos) o Ego perde a influência, embora esteja dentro de nós. Eu governo! Sugiro o filme: Clube da Luta com Bradd Pit. Ali o Ego é mostrado como ele age no Homem.
👍🏽
6